Academic literature on the topic 'Projeto Quilombo Resistência Negra'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Projeto Quilombo Resistência Negra.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Projeto Quilombo Resistência Negra"

1

Treece, David. "Candeia, o projeto Quilombo e a militância antirracista nos anos 1970." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 70 (August 31, 2018): 166–88. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i70p166-188.

Full text
Abstract:
Ao participar da ressurgência da militância antirracista em meados da década de 1970, o Grêmio Recreativo de Arte Negra Escola de Samba Quilombo, fundado pelo compositor e cantor Antônio Candeia Filho, se inspirava no grande exemplo histórico da resistência negra, ou seja, as comunidades de escravos rebeldes chamadas quilombos. Este ensaio reavalia as perspectivas do projeto Quilombo em relação ao antirracismo e à política identitária negra, e mostra como, no auge da ditadura militar, ele propunha uma visão progressista e democrática da resistência enquanto projeto criativo coletivo – tipificado culturalmente pela escola de samba comunitária e pela prática improvisatória colaborativa do samba de partido-alto –, que colocava no centro do seu ideário as tradições estéticas e filosóficas negras, ao passo que atravessava de aneira inclusiva as fronteiras raciais de cor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matias, Emanuela Ferreira, Samia Paula Dos Santos Silva, and Rosa Maria Barros Ribeiro. "Caminhos Negros no Ceará: Identidades de Resistências / Black Paths in Ceará: Resistance Identities." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 46 (July 29, 2019): 379–91. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1892.

Full text
Abstract:
Os séculos de escravismo foram marcados pela a luta e a resistência da população negra configurada nos quilombos que se efetivaram como a maior forma de resistência da organização dos negros e negras neste País. Neste contexto, a abolição consolidou a segregação racial no Brasil, a luta abolicionista trouxe no seu pacote a ideologia do branqueamento da população brasileira por considerar a raça negra inferior. O Pensamento da democracia racial, em 1930, foi forjada, para vender um país avançado sem segregação racial, romantizando a mistura entre negros, brancos e índios quando de fato racismo sentenciou o negro a viver em condições precárias em todas as regiões do Brasil, um projeto de nação que nega a importância da população negra. Dentro desse universo de complexidade analisamos as lutas e às resistências dos quilombos de hoje como os do passado, assim como das periferias dentro de uma perspectiva de quilombagem em Clóvis Moura. Concluiu-se que, os quilombos são verdadeiros patrimônios culturais do Brasil e que, suas memórias do escravismo criminoso, precisam ser expostas e escritas para que tal crime contra a humanidade, não caia no esquecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Mirianne Santos de, and Ilka Miglio de Mesquita. "Identidade negra, educação e práticas de resistência: uma leitura decolonial num quilombo urbano." Perspectiva 37, no. 2 (June 28, 2019): 480–98. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e52939.

Full text
Abstract:
A partir das lentes do Pensamento Decolonial e do fazer etnográfico num lócus subalterno, palco de luta e resistência – o quilombo urbano ‘Maloca’, localizado na capital sergipana – analisamos as ações desenvolvidas no Projeto Criliber (Criança – Liberdade), voltadas à formação da identidade da criança negra. O nosso objetivo foi traçado no sentido de compreender a atuação de um grupo historicamente marginalizado e o enfrentamento do racismo. O Referencial teórico está pautado em Homi Bhabha (1998), Stuart Hall (2003) e Catharine Walsh (2013) que problematizam a manutenção dos resquícios da colonização e reconhecem, na articulação de grupos marginalizados, diferentes possibilidades de descortinar a colonialidade. Na tentativa de se libertar das amarras da colonização, as ações da Criliber têm reverberado para o fortalecimento do sentimento de pertencimento e autoafirmação da identidade negra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Araújo, Clébio Correia de, Luana da Silva Farias, and Pedro Henrique Soares Pereira. "Memória e identidade quilombola: o caso da comunidade remanescente de quilombo Pau d'Arco." Diversitas Journal 5, no. 1 (January 13, 2020): 188–202. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i1-935.

Full text
Abstract:
RESUMO: Uma comunidade quilombola é um espaço em construção sujeito ao descentramento e a globalização como todo o espaço contemporâneo. É plausível apontar que a formação de lugares de memórias dentro dessas comunidades tradicionais, apesar de ser uma manifestação vivida no presente, transporta a comunidade a um passado que dá sentido e unidade ao grupo. No tocante a essa temática, aqui serão tratados dados finais do projeto de pesquisa intitulado Cultura, identidade negra e resistência: O caso da comunidade remanescente de quilombo Pau d’Arco, onde a partir da percepção dos sujeitos quilombolas sobre si mesmos e sobre o grupo a que pertencem, as narrativas e os costumes tradicionais, os pesquisadores procuram identificar e compreender como se constituem e funcionam os lugares de memória da comunidade quilombola Vila Pau d’arco, no município de Arapiraca-AL, construindo assim, uma história de como sua história foi construída. Metodologicamente esse é um trabalho de pesquisa do tipo etnográfico associado à história oral, com uma análise qualitativa dos dados levantados. Esse último, será obtido por meio de entrevistas e observação participante, que implicará na imersão dos pesquisadores no universo sócio cultural dos sujeitos pesquisados. PALAVRAS-CHAVE: quilombo; história oral; comunidades tradicionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Comin de Carvalho, Ana Paula, and Mariana Balen Fernandes. "O negro no Recôncavo da Bahia: reflexões sobre construções identitárias, retóricas de etnicidade, raça e cultura." Ilha Revista de Antropologia 21, no. 2 (February 13, 2020): 007–34. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8034.2019v21n2p7.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem o objetivo de refletir sobre os limites do reconhecimento público e político da população negra no estado da Bahia. Para tanto realizamos uma análise comparativa dos contextos etnográficos do chamado turismo étnico-afro; de identificação, regularização e proteção dos territórios quilombolas frente a projetos de desenvolvimento na região do Recôncavo. Tomamos como universos empíricos a exploração turística em termos étnicos da Festa da Boa Morte e de algumas comunidades remanescentes de quilombo de Cachoeira e os conflitos das comunidades remanescentes de quilombos de Santo Amaro e municípios adjacentes frente à implantação de um empreendimento imobiliário de âmbito internacional na Ilha de Cajaíba, local considerado fundamental simbólica e materialmente por estes grupos. Em ambos os casos atentamos para as construções identitárias, retóricas da etnicidade, raça e cultura que emergem nesses processos e o quanto elas são aceitas ou não pelos diferentes agentes envolvidos. Práticas e manifestações culturais tidas como tradicionais são acionadas nos dois contextos com sentidos, intencionalidades e resultados distintos. Evidencia-se a grande resistência por parte tanto do Estado quanto da sociedade em reconhecer o negro como sujeito político ou de direito, mas tão somente como objeto cultural, marco da identidade regional e nacional brasileira. Desse modo, a cultura continua sendo o lugar por excelência reservado aos afro-brasileiros, isto é: o espaço da diferença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Faria, Marcos Fábio Cardoso de. "Série Aquilombô e a publicação como resistência negra." Pitágoras 500 10, no. 1 (June 26, 2020): 14–24. http://dx.doi.org/10.20396/pita.v10i1.8659832.

Full text
Abstract:
Este artigo tem, por objetivo, apresentar a Série Editorial Aquilombô, uma atividade do Fórum Permanente das Artes Negras – Aquilombô. Trata-se de um trabalho de caráter panorâmico, em que são abordados os seguintes pontos: o conceito de quilombo e sua aplicabilidade como epistemologia política para a empregabilidade de artistas negros; os processos que levaram a criação do Fórum, bem como sua função social e política; e a postura ética e estética que move as publicações da Série Aquilombô, com uma descrição de seus livros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Águas, Carla Ladeira Pimentel. "Festa, fronteira e resistência:." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 33, no. 2 (June 13, 2014): 151–64. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2013.v33.393.

Full text
Abstract:
Este artigo explora os vínculos entre festa, produção de identidade e resistência, a partir da trajetória do quilombo de Mata Cavalo, uma comunidade negra rural situada no município de Nossa Senhora do Livramento, Estado de Mato Grosso, cuja população foi expulsa do território original nos anos 40 do século passado. Baseada no conceito de espaço de fronteira, a presente reflexão analisa os paralelismos entre o processo de retomada do grupo de dança do Congo e o processo de retomada do território original pela população diasporizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coser, Stelamaris. "Imaginando Palmares: a obra de Gayl Jones." Revista Estudos Feministas 13, no. 3 (December 2005): 629–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2005000300010.

Full text
Abstract:
O longo poema narrativo Song for Anninho (1981), da escritora negra Gayl Jones (Estados Unidos), interfere na narrativa da história colonial brasileira ao resgatar a figura feminina na República de Palmares, reescrever a saga de resistência dos palmaristas do ponto de vista imaginário de uma mulher negra do século XVII e, através dela, reinventar o cotidiano, os amores, as disputas e os sonhos das pessoas comuns que integravam o quilombo. O texto reflete sobre a verdade histórica, o aspecto construído de documentos, as seleções e exclusões da linguagem, e a importância do relato oral para o conhecimento de vivências e identidades à margem da história oficial. Nessa versão especial, o relato dramático do sonho, da luta e da destruição do mais famoso quilombo brasileiro usa a imaginação literária para expandir a memória e os arquivos de um dos fatos mais importantes da história das Américas, contribuindo para estimular o diálogo interamericano e iluminar a diáspora africana no Brasil e no continente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Katrib, Cairo Mohamad Ibrahim, and Astrogildo Fernandes da Silva Júnior. "APRESENTAÇÃO." Revista Educação e Políticas em Debate 9, Especial (November 3, 2020): 837–42. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v9nespeciala2020-58019.

Full text
Abstract:
Optamos por iniciar a apresentação do volume especial deste dossiê, uma edição em celebração ao Dia da Consciência Negra, com o trecho da Canção Kizomba festa da raça, de Martinho da Vila, lançada em 1988. A canção registra um agradecimento a Zumbi pela resistência à escravização dos negros no Brasil. Zumbi é considerado o último líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Capitania de Pernambuco, região que atualmente faz parte do estado de Alagoas. O Quilombo de Palmares era uma comunidade formada por escravizados negros que fugiram de fazendas, de prisões ou de senzalas e que resistiam ao processo de escravização. O quilombo foi destruído por forças da Coroa Portuguesa, depois de vários enfrentamentos, e Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 de novembro de 1695, deixando-nos como herança a importância da luta pela liberdade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Vilma Aparecida de, Maria Vieira Silva, and Leonice Matilde Richter. "Black Lives Matter!: pelo reconhecimento da igualdade de direitos para a população afrodescendente." Revista Educação e Políticas em Debate 9, Especial (November 6, 2020): 830–36. http://dx.doi.org/10.14393/repod-v9nespeciala2020-58084.

Full text
Abstract:
A luta contra o racismo, em suas multifacetadas manifestações, é incessante e ininterrupta, no entanto, durante o mês de novembro, as diferentes expressões antirracistas se potencializam em razão do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro . A data concerne ao dia da morte de Zumbi dos Palmares (em 1695), um dos ícones da luta contra o sistema escravista e símbolo do Quilombo Resistência, mas também nos remete à relevância de debates e reflexões sobre os processos de desconstrução do racismo estrutural; à valorização da cultura africana; a problematização das desigualdades vivenciadas pela população negra em todas as instâncias do tecido social como também a necessidade de políticas públicas para mitigar os efeitos perversos derivados de séculos de injustiças contra os negros e discriminação racial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Projeto Quilombo Resistência Negra"

1

Nascimento, Márcia Jucilene do. "Por uma pedagogia crioula : memória, identidade e resistência no quilombo de Conceição das Crioulas – PE." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/31319.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-12-05T16:42:41Z No. of bitstreams: 1 2017_MárciaJucilenedoNascimento.pdf: 5588388 bytes, checksum: ab590b52f0abd399ac43c97f723e6947 (MD5)
Rejected by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br), reason: Boa tarde, Por favor, adicione o campo Orientador. Atenciosamente. on 2018-02-08T20:26:00Z (GMT)
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2018-02-15T14:23:23Z No. of bitstreams: 1 2017_MárciaJucilenedoNascimento.pdf: 5588388 bytes, checksum: ab590b52f0abd399ac43c97f723e6947 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-02-28T19:06:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_MárciaJucilenedoNascimento.pdf: 5588388 bytes, checksum: ab590b52f0abd399ac43c97f723e6947 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-28T19:06:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_MárciaJucilenedoNascimento.pdf: 5588388 bytes, checksum: ab590b52f0abd399ac43c97f723e6947 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28
Esta dissertação objetiva descrever o processo de educação escolar específica desenvolvido no quilombo de Conceição das Crioulas,-Salgueiro/PE, construído a partir do movimento de reconstrução da sua história, iniciado nos anos 1980. Esse processo desencadeou várias lutas, dando prioridade à reconquista do território e à busca por uma educação com ideais descolonizantes. Baseadas na memória individual e coletiva dos e das crioulenses, fizemos um relato histórico dos acontecimentos de resistência da comunidade e da dominação e opressão impostas desde a chegada das crioulas até os dias atuais. A trajetória metodológica baseouse em entrevistas, conversas informais e na análise de um vídeo-documentário, elaborado especificamente para este trabalho. Esse percurso permitiu ainda um exercício avaliativo sobre o nosso jeito de ver e fazer educação escolar por um período de vinte e dois anos, cujo marco temporal é a conquista da Escola Municipal Professor José Mendes, escola de 6º ao 9º ano, inaugurada em 1995. Primeiramente o trabalho narra sobre elementos importantes para o início dessa busca. Em seguida, descreve práticas e ações específicas da educação de Conceição das Crioulas. Logo após, traça uma análise comparativa entre esta e outras experiências pedagógicas, apontando aproximações e também distanciamentos significativos entre elas. Por fim, ao final do último capítulo, conceitua essa experiência, que foi denominada na comunidade de Pedagogia Crioula.
This dissertation aims to describe the specific schooling process developed in the quilombo of Conceição das Crioulas, in Salgueiro / PE. This process was a result of the socio-historical reconstruction movement of the quilombo’s history, which started in the 1980s. This process triggered several conflicts, and priority was given to the regaining of their territory and to the search for educational practices with decolonizing ideals. Based on the individual and collective memories of Conceição das Crioulas people, we have registered the historical accounts of the community’s resistance to the domination and oppression systems imposed to them since the arrival of the creole founders until today. The methodological trajectory was based on interviews, informal conversations and the analysis of a video-documentary, specifically recorded for this research. This path also allowed us to evaluate how we have perceived and done our school education over a period of twenty-two years, whose milestone is the inauguration, in 1995, of Professor José Mendes school, a local public school where grades 6th to 9th are taught. First, this paper addresses important elements for the beginning of this search. Next, it describes practices and specific actions of the education of Conceição das Crioulas. After that, it draws a comparative analysis about this and other pedagogical experiences, highlighting connections and significant distances between them. Finally, at the end of the last chapter, it conceptualizes this experience, which was named Crioula Pedagogy in the community.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Marques, Jose Geraldo. "Imprensa e resistencia negra : o projeto integracionista em discursos do Getulino." [s.n.], 2008. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270810.

Full text
Abstract:
Orientador: João Wanderley Geraldi
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-11T00:22:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marques_JoseGeraldo_D.pdf: 5784849 bytes, checksum: 424e56d9cd263f60ae8ceb56465932a9 (MD5) Previous issue date: 2008
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de caso de um sujeito afásico (CN). Através de seu acompanhamento longitudinal, realizado com base em uma abordagem discursiva da afasia, buscou-se compreender as características de sua afasia, discutindo as classificações propostas na literatura e a relação entre sua caracterização e o processo terapêutico. Esta tese destaca as características singulares de um caso que se recusa a encaixar-se nas tipologias existentes, evidenciando a heterogeneidade do fenômeno afásico e as contribuições de um processo terapêutico que não exclui o sujeito. Os dados mostram as relações entre os níveis lingüísticos e apontam que os gestos articulatórios não caminham dissociados de outros aspectos da linguagem em seu funcionamento. O esforço para conter cadeias de associações fônicas e a constante re-instauração da cena enunciativa na produção de seus enunciados se destacam enquanto características do funcionamento da afasia de CN. O processo terapêutico mostra que não se trata de ensinar ou treinar os aspectos alterados pela afasia. O processo com CN ensina que a opção por uma teoria de linguagem que inclua o sujeito, ao invés de uma teorização voltada apenas para o sintoma e para o que falta em sua fala, se mostra decisiva para promover e explicar as mudanças que CN faz durante o período do acompanhamento
Abstract: This thesis presents a case study of an aphasic person (CN). We longitudinally examine the performance of CN in different situations. The study adopts the aphasia¿s discursive approach (Coudry, 1986/88). We try to understand changes in CN¿s language functioning and the characteristics of CN¿s aphasia. The CN¿s aphasia presentation differs from typical aphasias described in traditional typologies. CN¿s language exhibits unique characteristics that lead us to consider the heterogeneity in aphasia and the advantages of a therapeutic process based on a specific view about the relationship between language and subject. Our findings support the relationship between linguistic levels and the relation between articulatory gestures and other language aspects. The effort to limit phonic associations and to build the enunciative scene is frequent and constitutes a typical aspects that demonstrates how language works in this case. The improvements in CN¿s language functioning from our initial evaluation provides support for the language¿s view that includes the subject in its scope and the therapeutic process that is not limited to following training programs or educational treatments
Doutorado
Linguistica
Doutor em Linguística
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Projeto Quilombo Resistência Negra"

1

Centro de Cultura Negra do Maranhão and Projeto Vida de Negro (Maranhão, Brazil), eds. Vida de negro no Maranhão: Uma experiência de luta, organização e resistência nos territórios quilombolas. São Luís, Maranhão, Brasil: Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Centro de Cultura Negra do Maranhão., ed. PQRN--Projeto Quilombo Resistência Negra: "promovendo mudanças, (re)construindo práticas". São Luís, Maranhão, Brasil: CCN-Centro de Cultura Negra do Maranhão, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Projeto Quilombo Resistência Negra"

1

MARQUES DA SILVA MEDEIROS, DIEGO, and ANDRÉA KOZAKA. "PLANEJAMENTO DA TRILHA INTERPRETATIVA DOS CARAGUATÁS (APA BAÍA NEGRA, LADÁRIO, MS)." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.451.

Full text
Abstract:
NA OPORTUNIDADE DE UM PROJETO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO JUNTO A ESTUDANTES DA UFGD, FOI REALIZADO O PLANEJAMENTO DA TRILHA INTERPRETATIVA DOS CARAGUATÁS, LOCALIZADA NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL BAÍA NEGRA, NO MUNICÍPIO DE LADÁRIO, MS, EM MEIO AO PANTANAL SUL-MATO-GROSSENSE. A EXPERIÊNCIA SE MOSTROU RICA E INTERESSANTE À INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO CTSA E ENSINO DE CIÊNCIAS E, POR ESSE MOTIVO, DECIDIU-SE POR REDIGIR ESTE RELATO, ONDE, POR MEIO DA EXPERIÊNCIA, DISCUTIMOS O MÉTODO DE PLANEJAMENTO DE TRILHAS INTERPRETATIVAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography