Academic literature on the topic 'Projetos de tecnologias e sistemas de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Projetos de tecnologias e sistemas de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Projetos de tecnologias e sistemas de informação"

1

Falsarella, Orandi Mina, and Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi. "Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma abordagem utilizando projetos." Gestão & Produção 24, no. 3 (March 27, 2017): 610–21. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x481-16.

Full text
Abstract:
Resumo: O trabalho discorre sobre a importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Planejamento Estratégico Empresarial e a relevância da integração desses sistemas e tecnologias às estratégias de negócio da organização. Trata-se de um estudo empírico fundamentado na literatura sobre o tema cujo objetivo é apresentar como o conceito projeto contribui para o processo de integração da estratégia de negócios da empresa com a estratégia da TIC. A proposta é construída através da relação dos produtos decorrentes do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial, dos projetos necessários para iniciar a execução do plano e da relação desses como insumos para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação. Como resultado, são apresentados exemplos que ilustram de forma prática esse processo de integração e seu acompanhamento com base no Balanced Scorecard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Semeler, Alexandre Ribas. "Concepção de interfaces para websites de bibliotecas universitárias: projeto, elaboração e gestão de informação em meio digital." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 11, no. 1 (January 4, 2013): 72. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1652.

Full text
Abstract:
Aborda o desenvolvimento e a implantação de websites para bibliotecas universitárias. Tem como objetivo investigar as ferramentas, as tecnologias e as metodologias necessárias para o projeto e a concepção de interfaces de websites. Discute o fluxo de trabalho e o desenvolvimento de websites, concentrando esforços no projeto, na elaboração e na gestão da informação em meio digital. Aponta aspectos necessários para o trabalho com projetos de design de navegação, identidade visual e implementação de sistemas de gerenciamento de conteúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Marina, Claudia Aparecida De Mattos, and João Chang Junior. "Fatores Críticos de Adoção da Tecnologia da Informação (TI) em Saúde e o seu Impacto na Gestão: um estudo exploratório." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 14, no. 3 (July 1, 2019): 209. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2621.

Full text
Abstract:
O progresso em tecnologias da informação em saúde oferece novas oportunidades, bem como novos cenários de aplicação, trazendo benefícios em qualidade dos serviços médicos e redução dos custos de saúde. Porém, a literatura científica relacionada com este tema parece ser ainda muito dispersa e fragmentada, demandando novos estudos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a decisão de adoção de tecnologias informação em saúde, e desenvolver uma lista indicando os fatores críticos que influenciam sua adoção e o impactos na gestão da saúde. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a pesquisa Qualitativa através de um estudo de caso em um Organização de Saúde e a Tecnologia analisada foi a implantação do Prontuário Eletrônico. Com relação aos resultados, foram identificados os seguintes fatores críticos de adoção: elaboração de um plano diretor de TI, integração com os sistemas legados, tendências tecnológicas promovendo inovação, envolvimento da alta administração, gestão de projetos com equipes hibridas, plano de capacitação para equipe enfermagem, pressão da concorrência, perfil dos pacientes e a necessidade de novos modelos de negócio. Os principais impactos observados com a adoção dos sistemas foram: melhoria da segurança do paciente, redução do Índices de erro de medicamento, visibilidade das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freire, Rodrigo Araujo, and Ricardo Bernardes De Mello. "A PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL (APF)." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 4, 2019): 311–27. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.132.

Full text
Abstract:
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a priorização de projetos de Sistemas de Informação (SI) na Administração Pública Federal (APF), mais especificamente na Força Aérea Brasileira (FAB). Tal abordagem se faz necessária pela falta de processos com metodologia científica para gerenciar eficientemente o portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. O objetivo deste trabalho é comparar o modelo de priorização de projetos adotados pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal e o modelo The Analytic Hierarchy Process(AHP), com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento do respectivo processo de priorização no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esta tarefa será conseguida a partir de pesquisa bibliográfica e documental com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a adequada análise do estudo de caso referente ao portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. A pesquisa esclareceu que existe um modelo adotado na APF para o cenário proposto e que o referido modelo atende à priorização de projetos de Sistemas de Informação na Administração Pública Federal, dentro do ambiente da Força Aérea Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fraga, Vladimir Figueiredo. "Tecnologias de interface cérebro-computador para tradução de braille e libras: possibilidades e alternativas." ScientiaTec 4, no. 1 (June 30, 2017): 3–19. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.1609.

Full text
Abstract:
As tecnologias de Interface Cérebro-Computador em conjunto com as Tecnologias da Informação e Comunicação estão se tornando uma nova maneira de interagir com o computador. Investigar as possibilidades de utilizá-las para traduzir estímulos táteis resultantes da utilização do Sistema Braille e estímulos motores resultantes da Língua dos Sinais (LIBRAS) para idiomas textuais comuns é o objetivo principal desse estudo. Com base em uma fundamentação teórica realizada a partir de uma contextualização sobre as tecnologias e as formas de comunicação, e a partir da idealização de dois projetos tecnológicos tradutores, foram realizadas buscas em repositórios de trabalhos acadêmicos e máquinas de procura genéricas, tendo como critério de busca palavras-chave derivadas da referida contextualização e das diretrizes para os projetos tecnológicos tradutores. Os resultados foram analisados em busca de trabalhos de mesmo tema que o elaborado nesse estudo, ou que ao menos possibilitem alguma verificação quanto à viabilidade. Após apresentação dos resultados, são elaboradas considerações interdisciplinares, objetivando uma dialética com pesquisadores das áreas de estudo envolvidas, também descrevendo alternativas em âmbito de considerações finais sobre um projeto tecnológico viável utilizando Eletromiografia para aperfeiçoamento de Tecnologia Assistiva utilizada por pessoas cegas na produção textual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Toutain, Lídia Maria Batista Brandão. "RESSIGNIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO APORTADA PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ensaio avaliativo." PontodeAcesso 13, no. 2 (November 29, 2019): 238. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i2.34553.

Full text
Abstract:
Nesse ensaio, ressalta-se o expressivo significado que as tecnologias de informação e comunicação promoveram no desenvolvimento dos países, sobretudo no que tange ao bem-estar dos cidadãos, à geração de capital social e à criação e sustentação de projetos estruturantes. A disponibilização da banda larga, o acesso gratuito à internet, a universalização da educação digital são exemplos de recursos informacionais, que associados a outras medidas incentivadoras, como o ensino do empreendedorismo nas escolas, os estímulos ao aparecimento de inventores, fizeram surgir iniciativas compartilhadas, como as incubadores de empresas e os parques tecnológicos. A esse contexto tecnológico inovador, associa-se o uso de novos processos automatizados de tratamento da informação pelas bibliotecas, com o propósito de organizar e disponibilizar o incomensurável volume de informações, de modo quase que customizado, porque baseado nos modelos cognitivos de busca da informação pelo usuário, a partir do desenvolvimento de sistemas automáticos de armazenamento e recuperação da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bencke, Luciana Regina, Anderson Luiz Fernandes Perez, and Osvaldo Da Costa Armendaris. "Rodovias Inteligentes: uma visão geral sobre as tecnologias empregadas no Brasil e no mundo." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 4 (December 24, 2017): 80–102. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.353.

Full text
Abstract:
A busca por transformar as Rodovias em espaços interativos, seguros, com soluções sustentáveis e orientadas ao usuário da via, ganha mais importância a cada dia. Várias organizações internacionais, públicas e privadas se empenham nos projetos de pesquisa e na corrida pela inovação na área. Neste contexto, os Sistemas Inteligentes de Transporte desempenham papel fundamental. Atualmente existe um vasto leque de pesquisas relacionadas a estes sistemas englobando tecnologias como as VANETs, sistemas baseados em informações coletadas por sensores existentes nos veículos e nos smartphones e os VANTs. Este artigo traz uma revisão do tema Rodovias Inteligentes, apresentando uma análise sobre as tecnologias empregadas no Brasil e no mundo, bem como os principais desafios dos sistemas de informação aplicados às rodovias. Grandes transformações estão por vir no cenário internacional, mas no Brasil ainda existem muitos problemas de infraestrutura a resolver. Buscar por pesquisas e soluções de alto valor agregado deve ser inspiração para o desenvolvimento de sistemas que auxiliem os gestores das rodovias brasileiras nos próximos passos em direção às Rodovias Inteligentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nassar, Victor, and Milton Luiz Horn Vieira. "O compartilhamento de informações no transporte público com as tecnologias RFID e NFC: uma proposta de aplicação." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (March 9, 2017): 327–40. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao12.

Full text
Abstract:
Resumo O transporte público nos grandes centros urbanos brasileiros apresenta dificuldades relacionadas à informação disponibilizada aos usuários, tais como dados sobre linhas de ônibus, seus trajetos, terminais e horários, atualizações sobre as ocorrências de atrasos, entre outros. A aplicação de tecnologias possibilita compartilhar informações a fim de auxiliar o transporte urbano em geral. Nesse cenário, este artigo possui o objetivo de discutir a proposta de aplicação do Smart Bus, que utiliza as tecnologias NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification) para efetuar o compartilhamento de informações no transporte público. Após o referencial teórico, há um levantamento de projetos que utilizam as tecnologias NFC e RFID no transporte urbano e de aplicativos que contribuem com a gestão de informações sobre o trânsito. Em seguida, discutem-se o Smart Bus e as influências resultantes do compartilhamento de informação nos sistemas de transporte público. Por fim, verificou-se a contribuição da aplicação para o mapeamento do perfil das vias, ônibus e passageiros, localizando atrasos e provendo dados para a gestão do transporte público. Ressaltam-se ainda as implicações em relação à privacidade e à segurança dos dados de usuários, além da infraestrutura tecnológica necessária à implantação de projetos envolvidos nos conceitos das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guedes, Renan Mastrange, Marilson Alves Gonçalves, Fernando José Barbin Laurindo, and Antonio Cesar Amaru Maximiano. "Maturidade de gestão de projetos de sistemas de informação: um estudo exploratório quantitativo no Brasil." Production 24, no. 2 (October 15, 2013): 364–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132013005000083.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar diferenças na maturidade de gestão de projetos de sistemas de informações em tecnologia da informação (TI/SI) nas diferentes organizações. Foram aplicados questionários eletrônicos para mensurar a percepção de profissionais sobre a maturidade dos projetos de TI/SI em sua organização. Compreende a análise de 56 organizações com atuação no Brasil, envolvendo os setores de serviços, comercial e público, inclusive o terceiro setor. A pesquisa se desenvolveu durante o ano de 2011 e foi apoiada por um framework conceitual construído com base em vários trabalhos empíricos sobre o tema, principalmente o OPM3Ò. O artigo apresenta resultados que evidenciam que a maturidade de gestão de projetos de TI/SI das organizações não apresenta diferença significativa entre os setores. No entanto, aponta evidências de que grandes organizações possuem maior maturidade em gestão de projetos TI/SI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Marielle Barros de. "Mediação informativo-cultural: e a formação dos mediadores?" Ciência da Informação em Revista 6, no. 2 (September 6, 2019): 70. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2e.

Full text
Abstract:
<p>A mediação informativo-cultural vem se tornando cada vez mais pauta do dia nas pesquisas no âmbito das ciências da informação contemporâneas, principalmente, a partir do uso mais intenso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nos processos infocomunicacionais. Neste contexto, analisamos como está inserida a temática da mediação da informação e da cultura nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Iberoamérica. Os currículos (projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas) utilizados como amostra foram aqueles de duas universidades cujos cursos da área de Ciência da Informação estão vinculados à Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), quais sejam: o curso de Sistemas de Información y Documentación da Universidad de La Salle, da Colômbia, bem como os currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, que se encontra na Região Sudeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, bem como a Análise Comparativa. Os resultados demonstraram que, nos textos dos projetos pedagógicos dos cursos analisados na área de Ciência da Informação do Brasil e da Colômbia, embora com algumas diferenças locais, a mediação é abordada de forma indireta, como algo que perpassa toda a atividade dos profissionais da informação, mas não é abordada especificamente como campo de reflexão próprio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Projetos de tecnologias e sistemas de informação"

1

Gonçalves, Miguel de Matos Martins. "Equipas virtuais em contexto de projetos de sistemas e tecnologias de informação." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12752.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação
Vive-se hoje uma época onde as organizações estão em constante mutação, as preocupações acrescidas com a qualidade e a performance tornaram o mundo empresarial um espaço agressivo e pouco tolerante ao erro. Contratar colaboradores culturalmente distantes ou geograficamente afastados, estimulando deste modo novas formas de trabalhar e cooperar passaram hoje a ser uma realidade e em alguns casos um fator diferenciador. Tentar compreender a existência de possíveis diferenças na gestão destas equipas, a viabilidade financeira da sua utilização o impacto da heterogeneidade cultural e geográfica no comportamento das mesmas são os grandes objetivos que o estudo pretende esclarecer. Para responder a estes temas, são abordados ao longo do estudo pontos essenciais para o correto funcionamento das Equipas Virtuais, sustentados numa investigação da literatura existente sobre o tema das Equipas Virtuais, com o intuito de aferir quais as caraterísticas principais já observadas por investigadores. Posteriormente é analisado um estudo de caso representativo da utilização de Equipas Virtuais, num contexto de um grande projeto de Sistemas de Informação. Foram recolhidas opiniões de alguns dos elementos participantes no projeto na forma de um questionário. Seguiu-se uma análise das respostas onde se obtiveram algumas conclusões. A necessidade de incentivar o uso de técnicas de inclusão como forma de eliminar as barreiras causadas pela distância física, a importância de aproximar os colaboradores fomentando uma maior cumplicidade e a relevância dos eventos presenciais na promoção da confiança, foram algumas das conclusões obtidas, cujo contributo espera-se, possa vir a ser útil a futuros investigadores.
Today is a time where organizations are constantly changing, increased concerns about quality and performance have made the business world an aggressive and not tolerant of error. Hiring culturally distant or geographically distant collaborators, stimulating new ways of working and cooperating, have now become a reality and in some cases a differentiating factor. Trying to understand the existence of possible differences in the management of these teams, the financial viability of their use and the impact of cultural and geographic heterogeneity on their behavior are the main objectives that the study intends to clarify.In order to respond to these themes, essential points for the correct functioning of the Virtual Teams, based on an investigation of the existing literature on the topic of Virtual Teams, are addressed throughout the study, in order to ascertain the main characteristics already observed by researchers. Subsequently a representative case study of the use of Virtual Teams is analyzed, in the context of a large Information Systems project. Opinions were collected from some of the project participants in the form of a questionnaire. This was followed by an analysis of the answers where some conclusions were obtained. The need to encourage the use of inclusion techniques as a way of eliminating the barriers caused by physical distance, the importance of bringing employees closer to each other and fostering more complicity and the relevance of face-to-face events in the promotion of trust were some of the conclusions obtained. It is hoped, may prove useful to future researchers.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Duarte, Ana Catarina da Luz Silva. "A avaliação do investimento em projetos de sistemas e tecnologias da informação: o caso do banco de Portugal." Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6621.

Full text
Abstract:
Tese de Mestrado em Gestão e Políticas Públicas
O momento de crise que afeta os mercados internacionais desde o início do século XXI tem influenciado os processos e as decisões de fazer investimento em qualquer área de atividade. Tem exigido cada vez mais aos países políticas e metodologias dotadas de uma maior racionalidade económica cuja importância, até então, não se evidenciava no planeamento e na avaliação desse investimento. Em Portugal, o PRACE, o PREMAC, o PGERRTIC e o Memorando de Entendimento com a Troika, são algumas das políticas públicas que preconizam tal preocupação, que se tem anunciado gradualmente mais pertinente também na área dos Sistemas e Tecnologias da Informação (SI/TI) das organizações. Contudo, nesta matéria, a identificação e quantificação de custos e benefícios revela-se difícil e complexa dado que os métodos normalmente utilizados para avaliação do investimento em SI/TI são de natureza financeira tradicionalmente aplicados noutras áreas. No Banco de Portugal (BdP) existe um modelo de organização e de gestão dos sistemas e tecnologias da informação mas a metodologia praticada na avaliação do investimento ao nível dos projetos, e por cenário de implementação, não garante um apuramento global do seu valor dado que a análise assenta essencialmente na contabilização das despesas. Neste sentido, procurando responder à necessidade da gestão de topo em ter uma ferramenta consolidada facilitadora da tomada de decisão, propõe-se neste trabalho um Modelo de Análise Custo-Benefício, a incorporar no processo atual de avaliação do investimento em projetos de SI/TI no BdP, cuja experimentação veio dar provas da sua pertinência no momento de decidir.
The moment of crisis affecting international markets since the beginning of the XXI century has influenced the investment processes and decisions in any area of activity. It has increasingly required to the countries policies and methodologies gain greater rational economic importance of which, so far, not revealed to planning and evaluation of that investment. In Portugal, the PRACE, the PREMAC, the PGERRTIC and the Memorandum of Understanding with Troika are some of the public policies that advocate such concern, which has become gradually more relevant also in the area of Systems and Information Technology (IS/IT) of the organizations. However, in this area, the identification and quantification of costs and benefits has been difficult and complex since the methods normally used to evaluate the investment in IS/IT are of a financial nature traditionally applied in other areas. At the Bank of Portugal (BoP) there is a model of organization and management of systems and information technologies but the methodology carried in evaluating the investment at the project level, and implementation scenario, does not provide an overall clearance of its value given that the analysis is based mainly on the expenditure accounts. In this sense, seeking to respond to the need for top management to have a consolidated tool facilitator of decision making, is proposed in this work a Model of Cost-Benefit Analysis, to incorporate into the current process evaluation of investment projects in IS/IT at the BoP, whose experimentation came to give evidence of its relevance when deciding on.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Pâmela Adelino. "A percepção dos fatores de sucesso e falha em projetos de tecnologias da informação em empresas brasileiras." Universidade Federal de Pernambuco, 2010. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5687.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:41:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo730_1.pdf: 1469820 bytes, checksum: 316c5f49c749beb806043345f5c9b158 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2010
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O objetivo desse estudo é analisar a atual situação das empresas que trabalham com gestão de projetos de tecnologia da informação a fim de conhecer a relação de fracasso e sucesso destes projetos com o tipo de gerenciamento aplicado. Devido à globalização das empresas de tecnologia da informação, o aspecto cultural tem sido avaliado, visto que nessas empresas existe a colaboração entre equipes multiculturais e isto pode ter um efeito direto no desempenho do projeto. Esse estudo tem o propósito de apresentar os fatores determinantes que levam à falha de projetos de tecnologia da informação. Para isso, primeiramente foi feito um levantamento teórico sobre essa temática, e em seguida, foram realizadas entrevistas e questionários para a coleta de dados. A análise foi feita através do software Statistica, a qual comprovou as eficiências e ineficiências em práticas de gerenciamento de projetos, além da falta de estratégias e utilização de tecnologias que possam auxiliar no acompanhamento de projetos dessa natureza
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MONTEIRO, Josilene Alves. "Avaliação de sinergias na seleção de portfólio de projetos de tecnologia e sistemas de informação." Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23647.

Full text
Abstract:
Submitted by Rafael Santana (rafael.silvasantana@ufpe.br) on 2018-02-15T18:11:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação_Josilene_Alves_Monteiro.pdf: 1218722 bytes, checksum: 23ff57a6ade3ceb2a088358b1f0df2a0 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-02-15T18:11:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Dissertação_Josilene_Alves_Monteiro.pdf: 1218722 bytes, checksum: 23ff57a6ade3ceb2a088358b1f0df2a0 (MD5) Previous issue date: 2016-12-15
Na gestão de portfólio de projetos de tecnologia da informação (TI) e sistemas de informação (SI) a sinergia é um aspecto relevante a ser considerado, visto que os projetos de TI e SI apresentam um grande potencial sinérgico. Dessa forma, se faz necessário avaliar mecanismos que possibilitem mensurar a sinergia entre os projetos e, por conseguinte, apoiar decisões com relação aos investimentos em TI/SI. Esta pesquisa propõe dois modelos baseados em métodos de apoio multicritério a decisão (AMD) para o gerenciamento de portfólio de projetos de TI/SI considerando a avaliação de sinergias entre os projetos no portfólio. Primeiramente, foi abordado um modelo que considera a avaliação das sinergias de forma geral entre as combinações de projetos de TI/SI para a formação de um portfólio ideal considerando as restrições impostas ao problema de decisão, baseado no método PROMETHEE V. Em seguida, foi proposto um modelo baseado em uma adaptação da função valor do método de agregação aditivo, que inclui dois aspectos: a aplicação do modelo de agregação aditivo e a avaliação de três tipos de sinergias de TI/SI entre os projetos no portfólio predeterminado pela organização. Por fim, para cada modelo, uma aplicação numérica foi feita de forma a exemplificar a aplicação dos modelos em tomadas de decisão, mostrando que as sinergias têm um grande impacto na seleção de portfólios de projetos de TI/SI, visto que a consideração de sinergias traz alterações na solução recomendada quando comparado à utilização dos métodos de AMD sem a avaliação de sinergias.
When managing a portfolio of information technology (IT) and information systems (IS) projects, synergy is considered a relevant aspect, since IT and IS projects have a great synergistic potential. Therefore, mechanisms must be evaluated that may make it possible to measure the synergy between the projects and thus, to support decisions concerning investments in IT/IS. This paper proposes two models, based on multcriteria decision aid (MCDA) methods for managing such a portfolio, that include evaluating synergies between the projects in the portfolio. First of all, a study of a model was undertaken that evaluates the synergies in general between the combinations of IT/IS projects that would form an ideal portfolio. The model takes into consideration the restrictions imposed on the decision problem. This study was based on the PROMETHEE V method. Next, a model was proposed based on adapting the value function of the additive aggregation method, which includes two aspects: applying the additive aggregation model and evaluating three sorts of IT/IS synergies between the projects in the portfolio which the organization had predetermined. Finally, for each model, a numerical application was made so as to exemplify the applicability of the models for decision making. This showed that synergies have a great impact on selecting IT/IS projects for a portfolio, given that taking synergies into account brings about changes in the recommended solution when contrasted with using MCDA methods which do not evaluate synergies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Christopoulos, Tania Pereira. "O papel do gerente nos projetos de implementação de soluções ERP: estudo sobre a capacidade de articulação de tecnologia, de pessoas e de processos para o sucesso do projeto." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1999. http://hdl.handle.net/10438/5553.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:20:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1999-06-29T00:00:00Z
Trata do papel do gerente de implementação de soluções ERP no que se refere as suas habilidades de gerenciar as mudanças resultantes do processo, como por exemplo, as resistências dos usuários ao desenvolvimento do projeto. Discute como as metodologias e os recursos disponíveis ao gerente de implementação podem ser utilizadas para maximizar a probabilidade de sucesso do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Debora Virginio. "Target 2.0: um modelo colaborativo para gestão de lições aprendidas em projetos suportado por tecnologias da web 2.0." Universidade Nove de Julho, 2015. http://bibliotecadigital.uninove.br/handle/tede/1192.

Full text
Abstract:
Submitted by Nadir Basilio (nadirsb@uninove.br) on 2016-03-31T17:17:43Z No. of bitstreams: 1 Debora Virginio Rosa.pdf: 1617498 bytes, checksum: 093b4bf9c43324e32270016a2a62915a (MD5)
Made available in DSpace on 2016-03-31T17:17:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Debora Virginio Rosa.pdf: 1617498 bytes, checksum: 093b4bf9c43324e32270016a2a62915a (MD5) Previous issue date: 2015-02-23
Knowledge has become a valuable intangible asset that can help project management, in a way that known errors activities can be avoided and processes that have worked can be repeated and hence, integrated into organization. However, problems associated with the management of lessons learned are pervasive in organizations, including project members claiming lack of time to perform activities of lessons learned management, prioritizing other activities. When lessons learned activities are carried out, it was identified inconsistencies in the process of capture of tacit knowledge because team members often do not feel comfortable in sharing their knowledge or report their failures. Additionally, when the capture occurs, the project members find it difficult to record the information because the IT tools currently available to support the process of lessons learned, appear inefficient, especially in terms of search engines. Project management guides used in organizations (e.g. PMBoK-PMI and ICB-IPMA) do not have processes or specific activities for knowledge management and lessons learned in projects. Therefore, it was identified the need for the treatment of lessons learned in organizations and specifically in Information Technology (IT) and Information Systems (IS) projects. This dissertation aims to: 1. Develop a model of adoption of IT 2.0 tools to assist IT/IS project managers in the lessons learned management and 2. Validate the proposed model by reviewing the model with experts in projects. We used mixed methods as paradigm and method in this research. Ten interviews and 183 answers of the questionnaire were used to answer the research question "how lessons learned can be managed with the support of IT 2.0 tools in IT/IS projects?” As a result, it was generated the Target 2.0 model, which includes the following lessons learned management processes: raising awareness, collect/verify, store/disseminate and reuse processes. They are supported by technologies as Wikis, Social Networks, Blogs, Really Simple Syndication (RSS) and Web Office. Regards the contribution to theory, this dissertation is of explanatory and predictive type, has incremental originality and scientific and practical use. For the contribution to practice the study assists the project team to implement lessons learned activities suggesting tools and processes. We conclude that the lessons learned can be managed through lessons learned processes performed in any phase of the project. The suggested tools facilitate the exchange of experiences and collaboration and the Target 2.0 model covers processes, technology and people, aspects that can ensure better results when aligned with the strategy and the structure of the organization.
O conhecimento é um recurso intangível valioso, que auxilia a gestão de projetos, de forma que erros conhecidos sejam evitados e atividades e processos que deram certo sejam repetidos e, consequentemente, integrados à organização. Entretanto, problemas associados à gestão de lições aprendidas são pervasivos nas organizações, o que inclui membros do projeto que alegam falta de tempo para desempenhar atividades de gestão de lições aprendidas, priorizando outras atividades. Por outro lado, quando a gestão de lições aprendidas é realizada, identificam-se inconsistências no processo de captura de conhecimento tácito, pois os membros do projeto, muitas vezes, não se sentem à vontade em compartilhar o conhecimento criado ou em reportar suas falhas. Além disso, quando a captura ocorre, os membros do projeto encontram barreiras para registrar as informações, pois as ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que têm suportado a gestão de lições aprendidas mostram-se ineficientes, principalmente os seus mecanismos de busca. Os guias de gerenciamento de projetos utilizados nas organizações (e.g. PMBoK-PMI e ICB-IPMA) não possuem processos ou tratativas para gestão de lições aprendidas em projetos. Neste contexto, identificou-se a necessidade de investigar a gestão de lições aprendidas em projetos de TI e Sistemas de Informação (SI). Esta dissertação tem como objetivos: 1. desenvolver um modelo de adoção de TI 2.0 para auxiliar os gestores de projetos de TI/SI no tratamento das lições aprendidas e 2. validar o modelo proposto com especialistas em projetos. Para atingir estes objetivos, os métodos mistos foram usados como paradigma e método de pesquisa. Dez entrevistas e 183 respostas válidas ao questionário foram usadas para responder a questão de pesquisa “como as lições aprendidas podem ser geridas com o apoio de ferramentas de TI 2.0 em projetos de TI/SI?". Como resultado foi gerado o modelo Target 2.0 que contempla os seguintes processos de gestão de lições aprendidas: conscientização, coleta/verificação, armazenamento/disseminação e reutilização. Esses processos são suportados pelas tecnologias Wikis, Redes Sociais, Blogues, Office na Web e Really Simple Syndication (RSS). Quanto à contribuição para a teoria, o modelo Target 2.0 é do tipo explicativo e preditivo, possui originalidade incremental e utilidade científica e prática. Para a contribuição para a prática o estudo auxilia a equipe de projetos a executar as atividades de lições aprendidas sugerindo ferramentas e processos. Conclui-se que as lições aprendidas podem ser geridas através de processos de lições aprendidas realizados em qualquer fase do projeto. As ferramentas incorporadas ao Target 2.0 facilitam a troca de experiências e a colaboração e este modelo cobre os pilares de processos, tecnologia e pessoas, aspectos que podem garantir melhores resultados quando em conjunto são alinhados com a estratégia e a estrutura da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guedes, Renan Mastrange. "Percepção da maturidade de gerenciamento de projetos de tecnologia da informação: um estudo comparativo entre setores no Brasil." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-09042012-170354/.

Full text
Abstract:
O contexto global de crescente instabilidade econômica, o desenvolvimento das telecomunicações e a integração dos mercados internacionais aumentou a necessidade das organizações lidarem com um número cada vez maior de mudanças. Sendo os projetos os propulsores da mudança organizacional, concebê-los e planeja-los para atingir seus objetivos de maneira eficaz nesse ambiente volátil torna-se ainda mais desafiador. Um dos recursos que tem sido utilizado para esse fim é a melhoria contínua dos processos, técnicas e ferramentas de gestão por meio da avaliação de maturidade organizacional no gerenciamento de projetos. Esta pesquisa busca identificar possíveis diferenças na maturidade de gestão de projetos de tecnologia de informação nas organizações de distintos setores de atividade, indo além, este trabalho também busca identificar outras relações da maturidade com o porte da organização, escopo geográfico, origem, tempo de mercado entra outras características. Nesta pesquisa, analisam-se as diferenças de maturidade em gestão de projetos de sistemas de informação em 56 organizações agrupadas em seus setores de atividades de serviços, comercial, setor público e terceiro setor no Brasil. Na etapa de revisão bibliográfica foi realizado um levantamento dos trabalhos empíricos que estudam a maturidade de gestão de projetos e foram consolidadas as principais contribuições de cada estudo além de realizar uma análise crítica de seus métodos e resultados. Na etapa de pesquisa de campo realizada em 2010, foram aplicados questionários eletrônicos baseados no OPM3® do PMI para mensurar a percepção dos profissionais de diversas organizações sobre a maturidade dos projetos de TI. Os resultados evidenciam que a maturidade geral de gestão de projetos de TI das organizações não apresentou diferença estaticamente significativa entre setores. No entanto, os resultados apontam evidências estatísticas de que: 1) grandes organizações possuem maior maturidade em gestão de projetos TI, 2) de maneira específica, a maturidade de gestão de integração, escopo, tempo e riscos parecem estar relacionadas ao setor da organização enquanto a maturidade de gestão de integração, comunicações e riscos parecem estar relacionadas com faturamento e quantidade de funcionários, 3) as organizações estudadas apresentam de maneira geral níveis mais baixos de maturidade de gestão de riscos, comunicações e recursos humanos e níveis mais altos de maturidade de gestão de tempo e custos. Finalmente, durante a análise de dados foi realizada uma análise de regressão que indicou uma possível correlação positiva entre a importância aferida aos facilitadores organizacionais da gestão de projetos e o nível de maturidade em gestão de projetos de tecnologia da informação das organizações.
The global context of increasing economic instability, the telecommunications development and the international markets integration inflated the requirements for organizations to deal with an augmented number of changes. As projects are the drivers for changing businesses, is much more challenge to conceive, develop and plan them in order to achieve best results and to be more efficient in an instable world. One of the supporting initiatives for this matter is the continuous improvement throughout evaluation of project management organizational maturity. This research gathers similarities and differences in a cross-industry analysis projects maturity levels for managing information technology projects, in other words, what are the differences in term of project management maturity when keeping constant the type of project. This study evaluates differences in 56 organizations in Brazil consolidated by their industries as services, manufacture, retail, public-sector and non-for-profit. During the literature review phase, this study gathered project maturity cross-sector empirical papers emphasizing their main ideas and the current issues behind its methods and outcomes. At the field research phase during 2010, a web-survey based on PMI\'s OPM3® was used to map the IT project maturity through the perceptions of professionals in several organizations in Brazil. The main data analysis outcome is that there\'s no evidence that the overall IT project maturity is related to the organization\'s industry. On the other hand, the data provides non-parametrical statistic evidence to say that: 1) big organizations have higher level of overall (all knowledge areas) IT project management maturity, 2) narrowing down the data showed that integration, scope, time and risk management maturity is related to the organization\'s industry while integration, communication and risk management maturity is related to the organizations revenue and number of employees and, 3) the data also shows that organizations, in general, have lower levels of maturity at risk, communication and human resources management and higher levels of maturity at time and costs management. Finally, a regression analysis revealed a positive correlation between higher levels of organizational enablers and IT project maturity and also that is possible to assume that the organizational enablers are seen as more valuable resources at bigger organizations or even organizations that have higher project maturity levels.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

O'Keeffe, Juan Franciso Fonseca. "Análise de fatores de impacto no erro de estimativa de esforço e de duração em projetos de software." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012. http://hdl.handle.net/10923/1257.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:41:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000438587-Texto+Completo-0.pdf: 1401578 bytes, checksum: bfaaf06536f40d2e33aa6f25fd11a6d9 (MD5) Previous issue date: 2012
Information Technology (IT) resources are representing a growing role in the market, supporting operational and strategic business activities. Software development activities are an important part of the total IT resources consumed by companies. The Brazilian software market and related services are almost 1% of Brazilian GDP and growing year after year, offering opportunities for professionals and organizations that provide software products and services. As the business volume grows, the literature indicates that most software development projects show duration and/or effort overruns, which represent problems for client organizations and service providers. These problems are related to (i) effort and (ii) duration estimation errors. The objective of this work is to identify the factors that mainly contribute to minimize effort and duration estimation errors in software development projects. The research adopts a quantitative method of explanatory hypothesis. The dimensions and analysis factors were defined based on the literature review and pre-tests with specialists. Conclusions show that teamwork, execution control and resource management are the main responsibles for minimizing estimation error.
Recursos de Tecnologia de Informação (TI) têm representado um papel crescente no mercado suportando atividades operacionais e estratégicas de tomada de decisões sobre objetivos de negócios. Atividades de desenvolvimento de software é uma parte importante do total de recursos de TI consumido pelas empresas. O mercado brasileiro de software e serviços relacionados atinge atualmente quase 1% do PIB brasileiro e com crescimento a cada ano, oferecendo oportunidades para profissionais e organizações provedoras de produtos e serviços de desenvolvimento de software. Ao mesmo tempo em que cresce o volume de negócios, pesquisas indicam que a maior parte dos projetos de software excede a quantidade de esforço e/ou duração estimada, o que representa problemas para organizações clientes e prestadoras de serviços. Este trabalho tem por objetivo identificar os fatores que mais contribuem para minimizar o erro de estimativa (i) de esforço e (ii) de duração em projetos de software. A pesquisa adota um método quantitativo de hipótese explanatória. As dimensões e fatores para análise dos erros de estimativa foram definidos com base na revisão de literatura sobre o tema e pré-testes com especialistas. As conclusões do trabalho apontam para trabalho em equipe, controle de execução e gerência de recursos como sendo os principais responsáveis por minimizar o erro de estimativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Batista, Victor Alceno Zacarias. "Como otimizar a implementacao de sistemas integrados de gestao." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1999. http://hdl.handle.net/10438/5646.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1999-07-14T00:00:00Z
Atualmente, há pouca discussão a respeito de se implementar ou não um sistema integrado de gestão, ao menos nas grandes empresas (aquelas com faturamento anual superior a 500 milhões de dólares). Os fabricantes de ERPs já estão direcionando seus produtos para as empresas médias e, se continuarem esta tendência, brevemente haverá versões direcionadas até para as pequenas empresas. Como as empresas médias e pequenas têm menos recursos, este movimento tem conduzido a uma otimização dos processos de implementação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bezerra, Cicero Aparecido. "Projeto de sistemas de informação baseado em qualidade: uma abordagem voltada à pequena empresa." Florianópolis, SC, 2001. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81784.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2001
Made available in DSpace on 2012-10-19T07:49:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2013-07-16T18:39:59Z : No. of bitstreams: 1 178883.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
A utilização de sistemas de informação como ferramenta de apoio gerencial, e estratégico muitas vezes, tem delineado a forma das empresas manterem-se no mercado. Porém, este instrumento deve ser projetado de acordo com as necessidades da empresa, sob o risco de trazer mais prejuízos do que benefícios. O projeto de sistemas de informação deve pressupor a presença da qualidade nos diversos subprodutos de cada etapa. A pequena empresa tem na informatização de suas atividades gerenciais, um poderoso instrumento competitivo, uma vez que, aliado à agilidade que possui como fator diferencial, permite atingir mercados inexplorados ou inatingíveis pelas grandes empresas. Para isto, o uso de tecnologias de informação adequadas à realidade da organização é essencial. Esta realidade requer custos baixos, prazo curto de instalação e fiincionalidade de acordo com o negócio, sem descaracteriza-lo. O presente estudo identifica pontos críticos em projetos de sistemas de informação, associados à falta de qualidade, apresentando alternativas voltadas à implementação na pequena empresa, de modo a trazer benefícios para esta, bem como para engenheiros de software, permitindo a concretização de um projeto de sistemas de informação, em menor tempo, menor custo e com melhores resultados referentes à satisfação do cliente.
Abstract: The usage of information systems as management supporting tool, and strategic many times, has outlined the way to the enterprises to maintain in the market. However, this instrument must be projected according to the enterprise necessities, under the risk of bringing about more damages than benefits. The information system design must presume the existence of quality in the several by-products of each degree. The small enterprise has, by using softwares in its management activities, a powerful competitive instrument that, once allied to the agility as an outstanding factor, can reach unexplored markets or the ones not reached by the major enterprises. So, the usage of information technology adequate to the reality of the organization is essential. This reality requires low-price queries, short-time installing and functionality according to the business, without changing its characteristics. The current study identifies critical topics on information system design, associated to the lack of quality, presenting alternatives indicated to the implementing in the small enterprise, intending to bring benefits to it, as much as to the software engineers, allowing the achievement of an information system design, in a shorter period of time, with lower costs and with better results according to the customer’s satisfaction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Projetos de tecnologias e sistemas de informação"

1

Sistemas de Informação Versus Tecnologias da Informação. Érica, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Análise e Projetos de Sistemas de Informação Orientados a Objetos. Campus, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

DURÃES, G. M., André Luiz Andrade REZENDE, and C. PABLLO. Do Ensino à Inovação: Uma Coletânea Plural dos Projetos de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Vivenciados no IF Baiano. Editora e Livraria Appris, 2021. http://dx.doi.org/10.18366/gmac.1903.2021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gestão do Conhecimento e Inovação – Volume 2. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gestão do Conhecimento e Inovação – Volume 1. Belo Horizonte: Editora Poisson, 2017.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Projetos de tecnologias e sistemas de informação"

1

Silveira, Sidnei Renato, Cristiano Bertolini, Fábio José Parreira, Gilse Antoninha Morgental Falkembach, Guilherme Bernardino da Cunha, Vinicius Gadis Ribeiro, and Antônio Rodrigo Delepiane de Vit. "ESTUDO DE PROPOSTAS PARA O PROJETO DE SOFTWARE EDUCACIONAL." In Tecnologia da Informação: Sistemas e Aplicações, 08–16. Synapse Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/editpa-2021_tisa-0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcanti, Washington Moreira, and Maria aparecida Fernandes. "TECNOLOGIAS EMERGENTES: SISTEMAS BASEADOS EM RADIOFREQUÊNCIA (RFID) PARA GESTÃO DE ESTOQUES." In Tecnologia da Informação: Sistemas e Aplicações, 147–58. Synapse Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.36599/editpa-2021_tisa-0010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO, MARIA, and PAULA VANESSA BERVIAN. "IMPLICAÇÕES DO FRAMEWORK TPACK, NA FORMAÇÃO, ATUAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.312.

Full text
Abstract:
APRESENTAMOS IMPLICAÇÕES DO FRAMEWORK TPACK, NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA. A PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO NARRATIVA. ASSIM, PUBLICIZAMOS NESTE ESTUDO ASPECTOS PERTINENTES AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS DE PROJETOS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO, INICIAL E CONTINUADA, REFERENTES AO FRAMEWORK: CONCEITOS, COMPONENTES DOS CONSTRUCTOS, PERSPECTIVAS, CONTEXTO E TECNOLOGIAS VOLTADOS À CONSTITUIÇÃO DO TPACK DOS PROFESSORES. ESTE QUADRO TEÓRICO TORNA-SE PROFÍCUO PARA COMPREENSÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) COMO INSTRUMENTOS CULTURAIS DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

MACEDO, J. C., and R. V. COSTA. "Análise constitucional dos projetos de lei apresentados, entre agosto de 2018 e agosto de 2019, no âmbito da câmara dos deputados federais sobre fake news: os desafios impostos pelas eleições presidenciais de 2018." In O Direito e as Novas Tecnologias na Sociedade da Informação. Dialética, 2021. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-1058-2-c8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Carolina Martins dos, and Kátia Barbosa Macêdo. "GESTÃO CONTEMPORÂNEA, AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A MOBILIZAÇÃO SUBJETIVA NO TRABALHO." In Coleção Gênesis: ciência e tecnologia, 275–84. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2019. http://dx.doi.org/10.18224/genesis.v1.2019.275-284.

Full text
Abstract:
Contemporaneamente, as instituições demandam profissionais capazes de processar informações complexas em tempo real, tal como uma máquina. Trata-se de um novo discurso institucional que a mídia reforça e que ativa os mecanismos psíquicos. Novas concepções da organização do trabalho e do comportamento emergem da interação entre as demandas de Tecnologia da Informação, sua organização social e as reações de indivíduos que devem trabalhar com novos sistemas tecnológicos. Objetivo: Investigar as vivências subjetivas de um grupo de gestores do SENAI/GO em relação à informatização de processos da Instituição sob as lentes da abordagem Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Método: O estudo possui caráter descritivo e exploratório. A metodologia utilizada fundamenta-se na clinica psicodinâmica do trabalho, proposta por Christophe Dejours.na qual, com base na teoria psicanalítica e nas ciências sociais, procura desvelar e compreender as vivências intra e intersubjetivas de uma categoria específica sobre a organização do trabalho, no caso, a dos gestores do SENAI/GO. Os dados foram coletados a partir de análise documental, entrevistas individuais com 15 trabalhadores e em três sessões de escuta clínica coletiva com cinco gestores. A demanda não foi constituída, mas sim trabalhada. Resultados: As tecnologias foram criadas para melhorar, agilizar, simplificar e substituir o trabalho braçal, no entanto, percebe-se que diante essa nova realidade que se é apresentada, ocorre uma aceleração e sobrecarga de trabalho, sendo evidenciados sintomas de ansiedade entre os participantes. A inserção do celular significou para o gestor um dispêndio de energia, não mensurado. Os trabalhadores, participantes refletiram como no decorrer dos últimos dez anos o contato com o outro diminuiu, interferindo nas relações ou até mesmo substituindo relações humanas por relações homem-maquina. Conclusão: percebeu-se o esvaziamento das condições para reunião do coletivo de trabalho, o trabalhador tem que se informar sozinho, a sua interface é com a máquina, e sem condições sociais torna-se difícil a construção do coletivo de trabalho. A constituição do espaço de discussão, a fim de melhorar as condições e organização do trabalho favoreceu a construção de estratégias coletivas conforme proposto pela metodologia deste trabalho com o objetivo de promover a saúde mental dos trabalhadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Projetos de tecnologias e sistemas de informação"

1

De Andrade, Sidgley C., Tania F. C. Tait, Flávio M. De Oliveira, and Marcelo B. Ribeiro. "Caracterização do gerenciamento de projetos de software para m-business." In VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2012.14389.

Full text
Abstract:
Os avanços nas áreas de computação e telecomunicação possibilitaram o desenvolvimento de novas tecnologias com independência espacial e temporal. Dispositivos e serviços móveis são exemplos dessa evolução tecnológica que impulsionou as organizações para desenvolverem software visando atender e gerar as novas perspectivas e oportunidades de negócio. O uso da tecnologia móvel como estratégia de negócio envolve um conjunto de aplicações e serviços que são denominados de m-business. Este artigo tem por objetivo apresentar o resultado da pesquisa de campo que caracteriza o gerenciamento de projetos de software para dispositivos móveis e identifica os riscos e desafios enfrentados por algumas empresas na gestão de projetos para m-business.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Laura, Jorge Sá, and João Varajão. "IMPACTOS DA IOT NA GESTÃO DE PROJETOS DE TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO." In 17ª Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Associação Portuguesa de Sistemas de Informação, APSI, 2017. http://dx.doi.org/10.18803/capsi.v17.403-405.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pimentel, Mariano. "ComunicaTEC: Tecnologias de Comunicação para Educação e Colaboração." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14725.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o projeto ComunicaTEC cujo objetivo é investigar o uso e promover o desenvolvimento de ferramentas de comunicação voltadas para a Educação e o Trabalho em grupo. Este projeto adota o Modelo de Trabalho para análise e projeto de ferramentas para colaboração. É apresentado um estudo de caso com uma ferramenta para a realização de entrevistas. O estudo de caso exemplifica a aplicação dos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento elaborados neste projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Edson Leandro de Araújo, Adailton Magalhães Lima, Ernane de Oliveira Sales, and Anderson Jorge Serra Da Costa. "Integração entre Ferramentas de Gerência de Projetos Utilizando XML." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6112.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve um trabalho de pesquisa, cujo o tema está relacionado às ferramentas utilizadas para auxiliar a gerência de projetos de desenvolvimento de software. É frequente a necessidade destas organizações utilizarem uma combinação de ferramentas complementares para auxiliar o controle e administração de seus projetos. Porém, a heterogeneidade das ferramentas de gerenciamento de projetos é um fator que complica as organizações de integrar suas informações. Portanto, este artigo apresenta uma solução para o problema de integração entre sistemas gestoras de projetos utilizando a tecnologia XML. É apresentado o resultado da integração de duas ferramentas utilizando a solução proposta como forma de demonstrar a viabilidade do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mascarenhas, Emanuela da Rocha, Nécio de Lima Veras, Leandro L. C. De Souza, and Mariela Inés Cortés. "Abordagem baseada em um Agente para apoio à Gestão Integrada de Mudanças em Projetos." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6149.

Full text
Abstract:
Mudanças podem ocorrer ao longo do ciclo de vida de um projeto, causando impacto principalmente nos parâmetros de tempo, escopo e custo. Para minimizar os possíveis efeitos negativos e evitar o comprometimento do sucesso do projeto, faz-se necessário um gerenciamento contínuo das solicitações de mudanças, garantindo que somente mudanças devidamente analisadas e formalmente aprovadas sejam incorporadas na linha de base do projeto. Este trabalho objetiva apresentar uma abordagem baseada na tecnologia de agentes inteligentes para a automatização do gerenciamento de mudanças em projetos, auxiliando os gerentes de projetos no processo decisório de escolha das mudanças mais adequadas para serem aprovadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mota, Edson, and Paulo C. Da Silva. "Ambiente de visualização de dados sociais (ADVS): Uma proposta para apoiar a gestão de stakeholders." In X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2014.6108.

Full text
Abstract:
A gestão de stakeholders é uma preocupação inerente à gestão de projetos. Muitos projetos são abortados ou não alcançam seu objetivo em razão de uma ineficiente gestão dos stakeholders. Com o objetivo de auxiliar a solução dessa questão, este artigo procura identificar como a tecnologia da informação pode contribuir para o engajamento e construção de relações sustentáveis entre as partes interessadas de um projeto. Para tanto, propõe-se a confecção de um ambiente de gerenciamento de stakeholders denominado de Ambiente de Visualização de Dados Sociais – AVDS, um arcabouço tecnológico que procura sistematizar processos contribuindo para gestão e melhoria constante das relações entre os stakeholders e projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oliveira, Gustavo C., and Ricardo M. Bastos. "No-Risk - Um Método para Aplicação de Gerência de Riscos em Projetos de Software." In II Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2005. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2005.14970.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método para gerência de riscos em projetos de software, denominado No-Risk, concebido a partir de um estudo preliminar desenvolvido na forma de uma pesquisa junto a gerentes de projeto. Tal estudo teve como objetivo identificar quais são os fatores de risco relevantes em projetos desta natureza, associados às dimensões de custo, prazo e qualidade. Este método foi elaborado para integração com o processo de desenvolvimento de software de uma empresa de tecnologia da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leon, Pablo Luiz, and Flávio Horita. "Modernização de Arquiteturas de Sistemas para suporte à Transformação Digital." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2020.13128.

Full text
Abstract:
Com a massificação no uso da tecnologia, empresas e o governo têm empregado tecnologias para viabilizar a transformação digital dos produtos e serviços demandados pela sociedade. Contudo, a descentralização dos sistemas torna-se importante para criar novas soluções e/ou serviços aos usuários com uma experiência mais conectada e em tempo real. Há dois desafios: 1) como descentralizar os sistemas legados existentes para fornecer uma solução de tecnologia que atenda as novas necessidades dos usuários desta sociedade mais digital; e 2) como criar uma arquitetura de sistemas que contemple as característıcas inerentes na transformação digital. Neste sentido, esta proposta de projeto busca apresentar uma abordagem de modernização de sistemas legados de maneira à convergir os negócios um cenàrio de transformação digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Mônica Ximenes Carneiro, and Marcílio Ferreira Souza-Júnior. "Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió." In Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2021.15377.

Full text
Abstract:
O Plano Nacional de Educação 2014-2024 estabeleceu a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação para inserção de atividades de extensão nos seus currículos, assegurando no mínimo 10% do total de créditos, o que foi denominado de curricularização da extensão. Este artigo tem como objetivo apresentar um relato sobre a concepção da primeira proposta de curricularização da extensão em um curso do IFAL, contemplada no Bacharelado em Sistemas de Informação desde o semestre 2018-1. A proposta consistiu na oferta de três disciplinas obrigatórias (duas de projetos integradores e uma de tecnologias sociais e assistivas) e participações em outras atividades extensionistas institucionais (programas, projetos, cursos, serviços de extensão tecnológica e voluntariado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maretti, Vinícius, Paulo Afonso Júnior, and Heitor Costa. "Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre Comunicação no Contexto da Gerência de Projetos de Sistemas de Informação." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5949.

Full text
Abstract:
A comunicação é um dos fatores críticos que influenciam diretamente no (in)sucesso de um projeto independentemente do seu tipo ou da indústria em que é desenvolvido. Mesmo sendo indispensável, esse fator ainda é negligenciado por profissionais da área de Tecnologia da Informação, que optam por dar foco aos elementos técnicos. Considerando a falta de material de apoio e sua disseminação em vários projetos e trabalhos científicos, neste trabalho, é apresentada uma compilação de estudos resultantes de uma revisão sistemática de literatura que abordam Gerência de Comunicação na Gerência de Projetos de Software. Como resultado, as principais técnicas, ferramentas e desafios encontrados na literatura são abordados, quantitativamente e qualitativamente, de maneira que funcionem como um guia, no qual os profissionais da área poderão encontrar informações que auxiliem nas tomadas de decisão relativas à comunicação em seus projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography