To see the other types of publications on this topic, follow the link: Projetos de tecnologias e sistemas de informação.

Journal articles on the topic 'Projetos de tecnologias e sistemas de informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Projetos de tecnologias e sistemas de informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Falsarella, Orandi Mina, and Celeste Aída Sirotheau Corrêa Jannuzzi. "Planejamento Estratégico Empresarial e Planejamento de Tecnologia de Informação e Comunicação: uma abordagem utilizando projetos." Gestão & Produção 24, no. 3 (March 27, 2017): 610–21. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x481-16.

Full text
Abstract:
Resumo: O trabalho discorre sobre a importância dos Sistemas de Informação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no Planejamento Estratégico Empresarial e a relevância da integração desses sistemas e tecnologias às estratégias de negócio da organização. Trata-se de um estudo empírico fundamentado na literatura sobre o tema cujo objetivo é apresentar como o conceito projeto contribui para o processo de integração da estratégia de negócios da empresa com a estratégia da TIC. A proposta é construída através da relação dos produtos decorrentes do desenvolvimento do Planejamento Estratégico Empresarial, dos projetos necessários para iniciar a execução do plano e da relação desses como insumos para a elaboração do Planejamento Estratégico de Tecnologia de Informação e Comunicação. Como resultado, são apresentados exemplos que ilustram de forma prática esse processo de integração e seu acompanhamento com base no Balanced Scorecard.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Semeler, Alexandre Ribas. "Concepção de interfaces para websites de bibliotecas universitárias: projeto, elaboração e gestão de informação em meio digital." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 11, no. 1 (January 4, 2013): 72. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v11i1.1652.

Full text
Abstract:
Aborda o desenvolvimento e a implantação de websites para bibliotecas universitárias. Tem como objetivo investigar as ferramentas, as tecnologias e as metodologias necessárias para o projeto e a concepção de interfaces de websites. Discute o fluxo de trabalho e o desenvolvimento de websites, concentrando esforços no projeto, na elaboração e na gestão da informação em meio digital. Aponta aspectos necessários para o trabalho com projetos de design de navegação, identidade visual e implementação de sistemas de gerenciamento de conteúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gonçalves, Marina, Claudia Aparecida De Mattos, and João Chang Junior. "Fatores Críticos de Adoção da Tecnologia da Informação (TI) em Saúde e o seu Impacto na Gestão: um estudo exploratório." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas 14, no. 3 (July 1, 2019): 209. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v14i3.2621.

Full text
Abstract:
O progresso em tecnologias da informação em saúde oferece novas oportunidades, bem como novos cenários de aplicação, trazendo benefícios em qualidade dos serviços médicos e redução dos custos de saúde. Porém, a literatura científica relacionada com este tema parece ser ainda muito dispersa e fragmentada, demandando novos estudos. Assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar a decisão de adoção de tecnologias informação em saúde, e desenvolver uma lista indicando os fatores críticos que influenciam sua adoção e o impactos na gestão da saúde. Para o desenvolvimento da pesquisa foi adotada a pesquisa Qualitativa através de um estudo de caso em um Organização de Saúde e a Tecnologia analisada foi a implantação do Prontuário Eletrônico. Com relação aos resultados, foram identificados os seguintes fatores críticos de adoção: elaboração de um plano diretor de TI, integração com os sistemas legados, tendências tecnológicas promovendo inovação, envolvimento da alta administração, gestão de projetos com equipes hibridas, plano de capacitação para equipe enfermagem, pressão da concorrência, perfil dos pacientes e a necessidade de novos modelos de negócio. Os principais impactos observados com a adoção dos sistemas foram: melhoria da segurança do paciente, redução do Índices de erro de medicamento, visibilidade das informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Freire, Rodrigo Araujo, and Ricardo Bernardes De Mello. "A PRIORIZAÇÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SI) NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL (APF)." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 19, no. 1 (March 4, 2019): 311–27. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v19i1.132.

Full text
Abstract:
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a priorização de projetos de Sistemas de Informação (SI) na Administração Pública Federal (APF), mais especificamente na Força Aérea Brasileira (FAB). Tal abordagem se faz necessária pela falta de processos com metodologia científica para gerenciar eficientemente o portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. O objetivo deste trabalho é comparar o modelo de priorização de projetos adotados pelo Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) do Governo Federal e o modelo The Analytic Hierarchy Process(AHP), com o propósito de auxiliar no aperfeiçoamento do respectivo processo de priorização no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esta tarefa será conseguida a partir de pesquisa bibliográfica e documental com o intuito de fornecer os subsídios necessários para a adequada análise do estudo de caso referente ao portfólio de SI para as Operações Aéreas Militares. A pesquisa esclareceu que existe um modelo adotado na APF para o cenário proposto e que o referido modelo atende à priorização de projetos de Sistemas de Informação na Administração Pública Federal, dentro do ambiente da Força Aérea Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fraga, Vladimir Figueiredo. "Tecnologias de interface cérebro-computador para tradução de braille e libras: possibilidades e alternativas." ScientiaTec 4, no. 1 (June 30, 2017): 3–19. http://dx.doi.org/10.35819/scientiatec.v4i1.1609.

Full text
Abstract:
As tecnologias de Interface Cérebro-Computador em conjunto com as Tecnologias da Informação e Comunicação estão se tornando uma nova maneira de interagir com o computador. Investigar as possibilidades de utilizá-las para traduzir estímulos táteis resultantes da utilização do Sistema Braille e estímulos motores resultantes da Língua dos Sinais (LIBRAS) para idiomas textuais comuns é o objetivo principal desse estudo. Com base em uma fundamentação teórica realizada a partir de uma contextualização sobre as tecnologias e as formas de comunicação, e a partir da idealização de dois projetos tecnológicos tradutores, foram realizadas buscas em repositórios de trabalhos acadêmicos e máquinas de procura genéricas, tendo como critério de busca palavras-chave derivadas da referida contextualização e das diretrizes para os projetos tecnológicos tradutores. Os resultados foram analisados em busca de trabalhos de mesmo tema que o elaborado nesse estudo, ou que ao menos possibilitem alguma verificação quanto à viabilidade. Após apresentação dos resultados, são elaboradas considerações interdisciplinares, objetivando uma dialética com pesquisadores das áreas de estudo envolvidas, também descrevendo alternativas em âmbito de considerações finais sobre um projeto tecnológico viável utilizando Eletromiografia para aperfeiçoamento de Tecnologia Assistiva utilizada por pessoas cegas na produção textual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Toutain, Lídia Maria Batista Brandão. "RESSIGNIFICAÇÃO DAS POLÍTICAS, FUNDAMENTOS E PROCESSOS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO APORTADA PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ensaio avaliativo." PontodeAcesso 13, no. 2 (November 29, 2019): 238. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v13i2.34553.

Full text
Abstract:
Nesse ensaio, ressalta-se o expressivo significado que as tecnologias de informação e comunicação promoveram no desenvolvimento dos países, sobretudo no que tange ao bem-estar dos cidadãos, à geração de capital social e à criação e sustentação de projetos estruturantes. A disponibilização da banda larga, o acesso gratuito à internet, a universalização da educação digital são exemplos de recursos informacionais, que associados a outras medidas incentivadoras, como o ensino do empreendedorismo nas escolas, os estímulos ao aparecimento de inventores, fizeram surgir iniciativas compartilhadas, como as incubadores de empresas e os parques tecnológicos. A esse contexto tecnológico inovador, associa-se o uso de novos processos automatizados de tratamento da informação pelas bibliotecas, com o propósito de organizar e disponibilizar o incomensurável volume de informações, de modo quase que customizado, porque baseado nos modelos cognitivos de busca da informação pelo usuário, a partir do desenvolvimento de sistemas automáticos de armazenamento e recuperação da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bencke, Luciana Regina, Anderson Luiz Fernandes Perez, and Osvaldo Da Costa Armendaris. "Rodovias Inteligentes: uma visão geral sobre as tecnologias empregadas no Brasil e no mundo." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 4 (December 24, 2017): 80–102. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.353.

Full text
Abstract:
A busca por transformar as Rodovias em espaços interativos, seguros, com soluções sustentáveis e orientadas ao usuário da via, ganha mais importância a cada dia. Várias organizações internacionais, públicas e privadas se empenham nos projetos de pesquisa e na corrida pela inovação na área. Neste contexto, os Sistemas Inteligentes de Transporte desempenham papel fundamental. Atualmente existe um vasto leque de pesquisas relacionadas a estes sistemas englobando tecnologias como as VANETs, sistemas baseados em informações coletadas por sensores existentes nos veículos e nos smartphones e os VANTs. Este artigo traz uma revisão do tema Rodovias Inteligentes, apresentando uma análise sobre as tecnologias empregadas no Brasil e no mundo, bem como os principais desafios dos sistemas de informação aplicados às rodovias. Grandes transformações estão por vir no cenário internacional, mas no Brasil ainda existem muitos problemas de infraestrutura a resolver. Buscar por pesquisas e soluções de alto valor agregado deve ser inspiração para o desenvolvimento de sistemas que auxiliem os gestores das rodovias brasileiras nos próximos passos em direção às Rodovias Inteligentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nassar, Victor, and Milton Luiz Horn Vieira. "O compartilhamento de informações no transporte público com as tecnologias RFID e NFC: uma proposta de aplicação." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 9, no. 2 (March 9, 2017): 327–40. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.009.002.ao12.

Full text
Abstract:
Resumo O transporte público nos grandes centros urbanos brasileiros apresenta dificuldades relacionadas à informação disponibilizada aos usuários, tais como dados sobre linhas de ônibus, seus trajetos, terminais e horários, atualizações sobre as ocorrências de atrasos, entre outros. A aplicação de tecnologias possibilita compartilhar informações a fim de auxiliar o transporte urbano em geral. Nesse cenário, este artigo possui o objetivo de discutir a proposta de aplicação do Smart Bus, que utiliza as tecnologias NFC (Near Field Communication) e RFID (Radio Frequency Identification) para efetuar o compartilhamento de informações no transporte público. Após o referencial teórico, há um levantamento de projetos que utilizam as tecnologias NFC e RFID no transporte urbano e de aplicativos que contribuem com a gestão de informações sobre o trânsito. Em seguida, discutem-se o Smart Bus e as influências resultantes do compartilhamento de informação nos sistemas de transporte público. Por fim, verificou-se a contribuição da aplicação para o mapeamento do perfil das vias, ônibus e passageiros, localizando atrasos e provendo dados para a gestão do transporte público. Ressaltam-se ainda as implicações em relação à privacidade e à segurança dos dados de usuários, além da infraestrutura tecnológica necessária à implantação de projetos envolvidos nos conceitos das Cidades Inteligentes e da Internet das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guedes, Renan Mastrange, Marilson Alves Gonçalves, Fernando José Barbin Laurindo, and Antonio Cesar Amaru Maximiano. "Maturidade de gestão de projetos de sistemas de informação: um estudo exploratório quantitativo no Brasil." Production 24, no. 2 (October 15, 2013): 364–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132013005000083.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar diferenças na maturidade de gestão de projetos de sistemas de informações em tecnologia da informação (TI/SI) nas diferentes organizações. Foram aplicados questionários eletrônicos para mensurar a percepção de profissionais sobre a maturidade dos projetos de TI/SI em sua organização. Compreende a análise de 56 organizações com atuação no Brasil, envolvendo os setores de serviços, comercial e público, inclusive o terceiro setor. A pesquisa se desenvolveu durante o ano de 2011 e foi apoiada por um framework conceitual construído com base em vários trabalhos empíricos sobre o tema, principalmente o OPM3Ò. O artigo apresenta resultados que evidenciam que a maturidade de gestão de projetos de TI/SI das organizações não apresenta diferença significativa entre os setores. No entanto, aponta evidências de que grandes organizações possuem maior maturidade em gestão de projetos TI/SI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moraes, Marielle Barros de. "Mediação informativo-cultural: e a formação dos mediadores?" Ciência da Informação em Revista 6, no. 2 (September 6, 2019): 70. http://dx.doi.org/10.28998/cirev.2019v6n2e.

Full text
Abstract:
<p>A mediação informativo-cultural vem se tornando cada vez mais pauta do dia nas pesquisas no âmbito das ciências da informação contemporâneas, principalmente, a partir do uso mais intenso das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) nos processos infocomunicacionais. Neste contexto, analisamos como está inserida a temática da mediação da informação e da cultura nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Iberoamérica. Os currículos (projetos pedagógicos e planos de ensino de disciplinas) utilizados como amostra foram aqueles de duas universidades cujos cursos da área de Ciência da Informação estão vinculados à Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC), quais sejam: o curso de Sistemas de Información y Documentación da Universidad de La Salle, da Colômbia, bem como os currículos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais, que se encontra na Região Sudeste do Brasil. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, bem como a Análise Comparativa. Os resultados demonstraram que, nos textos dos projetos pedagógicos dos cursos analisados na área de Ciência da Informação do Brasil e da Colômbia, embora com algumas diferenças locais, a mediação é abordada de forma indireta, como algo que perpassa toda a atividade dos profissionais da informação, mas não é abordada especificamente como campo de reflexão próprio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Boeckmann, Clara Emilie, and Nevton Borba de Andrade. "Mudanças organizacionais no processo de modernização da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco." Revista do Serviço Público 57, no. 2 (February 20, 2014): 191–210. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v57i2.196.

Full text
Abstract:
A partir de 1998, teve início, na Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, o Programa de Modernização Fazendária (Promofaz), que promoveu diversas mudanças organizacionais, concentrando esforços em projetos estruturadores, incluindo investimentos no planejamento de tecnologia da informação (TI). Dentre os projetos de TI, destacou-se a elaboração das arquiteturas de sistemas e tecnológicas. Neste trabalho, foi realizada uma revisão dos processos organizacionais da modernização fazendária, abrangendo aspectos de cultura, mudança e aprendizagem organizacionais, confrontados com referenciais históricos e teóricos, e maior enfoque na área de tecnologia da informação. Apesar das dificuldades, o processo de informatização tem provocado fortes impactos nos componentes culturais da instituição. Sem a utilização da tecnologia da informação como ferramenta, provavelmente não se implantariam os novos modelos de gestão adotados pela Sefaz, mas se observou que a tecnologia, sozinha, não faz o milagre da mudança, sendo necessário todo um conjunto de esforços e um trabalho paralelo com outros fatores de mudança.Palavras-chave: mudança organizacional, informação tecnológica, Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zaparoli, Wagner. "Engenharia de requisitos: um fundamento na construção de sistemas de informação." Exacta 1 (February 13, 2008): 97–108. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v1i0.522.

Full text
Abstract:
Os indícios da crescente utilização da tecnologia da informação por vários segmentos da sociedade, como parte integrante e definitiva de suas atividades, aliados à complexidade das soluções propostas aos problemas do cotidiano, fizeram surgir uma disciplina dentro da Engenharia de Software, denominada Engenharia de Requisitos. Este artigo analisa os motivos pelos quais sugere-se a utilização irrevogável dessa disciplina no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. São apresentados como justificativas alguns números que indicam os prováveis responsáveis pelos fracassos de projetos sistêmicos, as principais características da Engenharia de Requisitos, seu mecanismo de utilização e, por fim, o esforço evolutivo para o bom uso das técnicas disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Zaparoli, Wagner. "Engenharia de requisitos: um fundamento na construção de sistemas de informação." Exacta 1 (February 13, 2008): 97–108. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v1i0.522.

Full text
Abstract:
Os indícios da crescente utilização da tecnologia da informação por vários segmentos da sociedade, como parte integrante e definitiva de suas atividades, aliados à complexidade das soluções propostas aos problemas do cotidiano, fizeram surgir uma disciplina dentro da Engenharia de Software, denominada Engenharia de Requisitos. Este artigo analisa os motivos pelos quais sugere-se a utilização irrevogável dessa disciplina no processo de desenvolvimento de sistemas de informação. São apresentados como justificativas alguns números que indicam os prováveis responsáveis pelos fracassos de projetos sistêmicos, as principais características da Engenharia de Requisitos, seu mecanismo de utilização e, por fim, o esforço evolutivo para o bom uso das técnicas disponíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Tiago Ribeiro de, and Daniel Jugend. "Esforços de integração em projetos radicais e incrementais de desenvolvimento de novos produtos baseados na biodiversidade: estudo de caso em empresa do setor de biotecnologia." Gestão & Produção 23, no. 4 (August 25, 2016): 676–88. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2438-15.

Full text
Abstract:
Resumo Pesquisas recentes em gestão do processo de desenvolvimento de produtos têm apresentado resultados divergentes sobre a necessidade de esforços de integração interfuncional. Estudos demonstram que aspectos contingenciais e o grau de inovação incorporado aos projetos de produtos são elementos que devem ser considerados nesses esforços de integração. O objetivo deste trabalho foi analisar como ocorrem os esforços de integração em projetos de inovação incremental e radical no desenvolvimento de novos produtos. Realizou-se estudo de caso único em empresa que desenvolve continuamente tecnologias e produtos baseados na biodiversidade brasileira. Dentre os principais resultados, notou-se que, devido a sua maior complexidade tecnológica, os projetos de inovação radical demandam intensa integração interfuncional, e que a distância física do departamento de P&D também demonstrou ser prática que gera resultados positivos para o desenvolvimento desse tipo de projeto. Por outro lado, observou-se que a co-localização é benéfica à interação entre as equipes no caso dos projetos de inovação incremental. Outro resultado observado foi a aplicação de tecnologias de informação, tais como o sistema Customer Relationship Management, como mecanismos formais de auxílio à integração interfuncional em projetos de inovação radical e incremental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Paletta, Francisco Carlos, and José Antonio Moreiro Gonzalez. "Modelos de busca, acesso, recuperação e apropriação da informação na web de dados." Informação & Informação 24, no. 2 (November 30, 2019): 182. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2019v24n2p182.

Full text
Abstract:
Introdução: A era digital demanda por novas propostas e abordagens técnicas associadas à utilização da Tecnologia da Informação na recuperação e apropriação da informação no contexto da Web de Dados. O desenvolvimento dessa área permitirá um maior entendimento dos recursos da tecnologia colaborativa utilizados em ambientes informacionais digitais na organização da informação e do conhecimento. A inserção dessas tecnologias consiste em inovações que devem estar vinculadas à tradição e à missão das bibliotecas e dos repositórios digitais. Objetivos: Este trabalho tem por objetivo discutir os resultados parciais de projeto de pesquisa conduzido no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e está estruturado em três fases: (i) Modelos de busca, acesso, e recuperação da informação; (ii) Infraestrutura tecnológica em bibliotecas digitais; e (iii) Ferramentas de busca e recuperação da informação na Web de Dados. Metodologia: Identificar e discutir as tendências nos modelos de busca da informação, em especial interesse aqueles que influenciam o contexto da organização e recuperação da informação, de modo que o uso da tecnologia possa proporcionar a criação e agregação de valor aos modelos de busca, acesso, recuperação e apropriação da informação na Web de Dados. Conclusões: Atualmente se conhece muita coisa sobre planejamento, aquisição, organização, controle e desenvolvimento de coleções, mas muito pouco sobre como o usuário interage com os sistemas ou para que fins, e como a informação, que é a matéria-prima do sistema, está sendo utilizada. Torna-se evidente a necessidade de aprofundar os estudos e pesquisas que permitam entender os modelos de busca e apropriação da informação em um cenário dependente de recursos computacionais na Web inteligente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santos, Gildenir Carolino, Vera Regina Toledo Camargo, Sérgio Ferreira Amaral, and Regiane Alcântara Bracchi. "Promoção de evento sobre biblioteconomia, educação e divulgação científica (BEDIC): uma proposta para o aperfeiçoamento dos profissionais no âmbito da UNICAMP." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 122. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8331.

Full text
Abstract:
O evento proposto, denominado inicialmente como Biblioteconomia, Educação e Divulgação Científica (BEDiC) proporcionará a troca de informações entre profissionais da educação, da informação e divulgadores da ciência, os quais pretendem, por meio da tecnologia, mobilizar suas competências para promover o bem-estar da sociedade. A organização do evento se preza no estabelecimento de parceria entre o Laboratório de Estudos Avançado em Jornalismo (LABJOR), Laboratório de Novas Tecnologias na Educação (LANTEC) e o Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC), vinculado ao Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU). Para 2016, a temática inicial se dará em torno da "Competência em Informação e Educação no Contexto da Sociedade Digital”, através de mesas temáticas, oficinas e seminários que englobará questões como a educação à distância, projetos pedagógicos digitais, construção de bibliotecas digitais, repositórios, portais de periódicos e divulgação científica, envolvidos pela própria questão da competência em informação. Espera-se discutir questões relacionadas à capacidade de busca, uso e interpretação da informação, bem como seus impactos no processo de formação dos indivíduos. Além de tudo, pretende-se difundir propostas e projetos em andamento com possibilidades de diálogos entre as áreas de Educação, Ciência da Informação e Divulgação Científica, principalmente quanto às questões de compartilhamento de soluções técnicas de acessibilidade às fontes eletrônicas de informação e serviços virtuais, além de estabelecer debates entre pesquisadores e especialistas no assunto. Visa, ainda, disseminar a adoção de tecnologia digital, discutindo as soluções e tendências nacionais e internacionais relacionadas à produção e à recuperação de documentos eletrônicos, bem como identificar, descrever e analisar as competências em informação no contexto atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Grossi, Márcia Gorett Ribeiro, Marlene De Oliveira, and Welber Amaro Santos de Souza. "Software livre e projetos sociais - opções utilizadas como instrumento democratizador na sociedade da informação." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 7, no. 1 (August 5, 2009): 95. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v7i1.1977.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas contribuições de programas sociais e educacionais de inclusão social e digital no Brasil e refletir sobre o software livre e sua contribuição no acesso ao conhecimento e à informação, Apresenta-se dados importantes sobre as desigualdades econômicas e consequentemente tecnologias existentes entre os paises no Sistema Mundial. Para isso apresenta-se como fruto o estudo realizado das iniciativas do Estado brasileiro para diminuir as desigualdades do acesso às tecnologias e, assim promover a inclusão digital. Mostra-se dados e informações importantes sobre contextualizar a disponibilização do conhecimento na sociedade da informação, mostrando como essa disseminação pode ser mais democrática utilizando as tecnologias de informação e os softwares livres, uma vez que o avanço científico, tecnológico e dos meios de comunicação proporcionam maior acesso às tecnologias da informação e de comunicações e posicionam-se cada vez melhor na sociedade pós-industrial. Traz também algumas iniciativas de programas de inclusão digital no Brasil, que tem como meta a redução da exclusão digital. AbstractThis article aims to present some contributions of social and educational programs for social and digital inclusion in Brazil and to think about free software and its contribution to access knowledge and information. It presents important data about economic inequalities, including existing technologies among the World System countries. For this, reports as the results the study of the Brazilian states initiatives to reduce inequalities of access to technology in order to promote digital inclusion. It brings important information about the contextualization of knowledge availability in the information society, showing how its dissemination can be more democratic, using the information technologies and free softwares. It is feasible, since the advance of science, technology and media provide greater access to information and communication technologies and stand up more and more in the post-industrial society. Also, presents some initiatives of digital inclusion programs in Brazil, that aims to reduce digital exclusion.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Stalbaum, Brett, Jane De Almeida, and Cicero Da Silva. "Estudos do Software (software studies) e a cultura da mobilidade contemporânea." Lumina 12, no. 3 (December 30, 2018): 113–32. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2018.v12.21514.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é analisar os sentidos conceituais dos processos computacionais e de que forma eles se relacionam e afetam, ou até mesmo constituem novas formas de processos comunicacionais, provocando modificações no âmbito das teorias da comunicação. O texto apresenta questões relacionadas à desterritorialização dos espaços formais das fronteiras físicas da informação e propõe uma reflexão baseada em uma análise das mídias locativas em relação aos pesquisadores que criam suas obras baseadas na Internet a partir da utilização desses sistemas em seus trabalhos. O artigo apresenta a metodologia do Software Studies para analisar quatro projetos de mídias locativas: HiperGps, Walkingtools, HiperGeo e Gun GeoMarker, que abordam questões sobre espaço e tecnologia de georeferenciação por meio de aparelhos celulares, com o objetivo de pensar a territorialidade do acesso à informação digitalizada e suas representações como processos comunicacionais. O artigo especula acerca das questões sobre espaços e territórios, sobre a tecnologia dos servidores móveis que apontam para problemas com os quais os estados terão de lidar no futuro: em que espaço físico ficarão “hospedados” os “dados” de algum projeto ou sistema de informação e qual Estado terá a responsabilidade pela hospedagem, transferência e acesso aos dados?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cavalcante, Maria Tereza Leal, and Miguel Murat Vasconcellos. "Tecnologia de informação para a educação na saúde: duas revisões e uma proposta." Ciência & Saúde Coletiva 12, no. 3 (June 2007): 611–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000300011.

Full text
Abstract:
Neste artigo realizam-se duas revisões: a primeira discute a incorporação de tecnologias de informação na saúde e na educação. A segunda apresenta uma revisão de conceitos tecnológicos aplicáveis na Educação na Saúde. O objetivo é evidenciar a pertinência de incorporação de tecnologias de informação em projetos institucionais de formação de profissionais para o Sistema Único de Saúde brasileiro, em larga escala, e apresentar dispositivos materiais e políticos para processos de ensino-aprendizagem em saúde que favoreçam o compartilhamento de conteúdos, a reutilização de materiais educativos e a interdisciplinaridade. Como resultado, ilustram-se possibilidades de adoção de padrões e do desenvolvimento de objetos de aprendizagem, tecnologias aplicáveis para a criação, distribuição e gestão de conteúdos. Na dimensão política, destacam-se liderança institucional e redes de cooperação como os elementos estruturantes para a articulação de esforços de instituições acadêmicas, centros de formação e serviços para a criação coletiva de uma base tecnológica para a Educação na Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sciarra, Adília Maria Pires, and João Marcelo Rondina. "Informática em Saúde e a Interoperabilidade nos Sistemas Hospitalares." Arquivos de Ciências da Saúde 25, no. 2 (July 20, 2018): 2. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.25.2.2018.1262.

Full text
Abstract:
A Informática em Saúde ou Informática Médica , ou ainda, Tecnologia da Informação em Saúde (em Inglês Medical Informatics)é definida por Blois e Shortliffe (1990) como “um campo de rápido desenvolvimento científico que lida com armazenamento,recuperação e uso da informação, dados e conhecimentos biomédicos para a resolução de problemas e tomada de decisão”. A Saúdeé uma das áreas onde há maior necessidade de informação para a tomada de decisões. A Informática Médica é o campo científico quelida com recursos, dispositivos e métodos para otimizar o armazenamento, recuperação e gerenciamento de informações biomédicas.O crescimento da Informática em Saúde deve-se, em grande parte: aos avanços nas tecnologias de computação e comunicação, àcrescente convicção de que o conhecimento médico e as informações sobre os pacientes são ingerenciáveis por métodos tradicionaisbaseados em papel, e devido à certeza de que os processos de acesso ao conhecimento e tomada de decisão desempenham papelcentral na Medicina moderna.Portanto, no setor da saúde, dentre as diversas aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que desempenhamrecursos para facilitar a criação e o uso de dados, de informação e de conhecimento de saúde; a Interoperabilidade surge comoa capacidade que os diversos sistemas da informação e aplicativos de software têm de se comunicar, trocar dados e utilizar asinformações trocadas para suportar e viabilizar todos os aspectos do sistema de saúde.O setor da saúde no Brasil ainda guarda muitos desafios, entre eles o próprio uso da Tecnologia da Informação (TI). Nesse aspecto,a Interoperabilidade já está deixando de ser uma tendência para ser uma exigência do mercado, uma vez que, além de reduzir custose eliminar deficiências através da automatização de tarefas, oferece maior controle e agilidade do workflow e otimização do tempo;garante também ao paciente uma melhor experiência de atendimento. A análise de dados facilita a identificação de pontos quedevem ser mais bem trabalhados e a realocação estratégica da força de trabalho. No entanto, muitas organizações de saúde aindanão adotaram a Interoperabilidade dos sistemas de saúde por mera falta de conhecimento do processo. São três as etapas paraimplementação da Interoperabilidade nos sistemas de saúde:1. Desenvolvimento e implementação do registro eletrônico de saúde (EHR):Essencial para trabalhar a saúde de forma preventiva, o registro eletrônico de saúde (ou EHR, em sua sigla em inglês), facilita acontinuidade, e, portanto a qualidade, a eficiência e o acesso aos cuidados de saúde. O EHR garante a integridade e a permanência dainformação original em formato acordado e por tempo determinado; capacidade para diferentes vistas pelos utilizadores, e interaçõesamigáveis e ainda interoperação com diferentes bases de dados em diversos locais (capacidade de integração em sistemas clínicose administrativos diferentes).2. Desenvolvimento e implementação de medidas de desempenho administrativo sensíveis para certificação:Além de grandes custos operacionais, a desorganização da imensa quantidade de dados coletados em um sistema hospitalargera déficit indireto por conta do tempo perdido em busca da tradução desses dados para a mesma linguagem, para que, só então,os profissionais possam atender seus pacientes. Por outro lado, o controle ineficiente de fornecedores e a falta de transparênciageram gastos desnecessários e vultosos anualmente. A interoperabilidade viabiliza a análise de informações estratégicas, como oaproveitamento de leitos, o tempo gasto no atendimento e maior controle de estoques e pagamento de fornecedores:3. Definição e adoção de um padrão único de linguagem entre sistemas:Hoje diversas organizações e instituições de saúde já utilizam tecnologias que digitalizam processos, mas é necessário quehaja uma padronização de linguagem para que todos consigam intercambiar informações de forma eficiente e rápida. Hoje, ummédico tem que sair de um sistema e entrar em outro para poder ter acesso às informações de um mesmo paciente. Para haverinteroperabilidade, todos os players precisam estar integrados através de uma única linguagem-padrão, para que conversem entre sisem a necessidade de intervenção humana.No Brasil as informações e padrões de Interoperabilidade em saúde disponibilizados pelo projeto de Interoperabilidade SOA-SUS(portaria nº 2.073, de 31 de agosto de 2011) são o conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que disciplinamo intercâmbio de informações entre os sistemas de saúde Federal, Municipal, Distrital e Estadual, estabelecendo condições deinteração com os entes federativos e a sociedade. O objetivo é promover a utilização de uma arquitetura da informação em saúdeque contemple a representação de conceitos para permitir o compartilhamento de dados em saúde, além da cooperação de todos osprofissionais, estabelecimentos de saúde e demais envolvidos na atenção à saúde prestada ao usuário do SUS, em meio seguro e comrespeito ao direito de privacidade. Dessa forma será possível otimizar o atendimento ao paciente e a gestão em saúde, reduzindocustos, retrabalhos e erros humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Chella, Marco Túlio, Rosana Carla do Nascimento Givigi, and Hendrik Teixeira Macedo. "Modelos e Abordagens de Projeto para o Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas." Revista Gestão & Conexões 3, no. 1 (June 17, 2014): 107–21. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2013.3.1.5936.107-121.

Full text
Abstract:
DOI: http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.3.1.5936.107-121. É cada vez maior a conscientização da importância e benefício da inclusão e participação na sociedade de pessoas portadoras de necessidades especiais. A eliminação de barreiras que habilitem a participação plena na sociedade dos portadores de necessidades especiais requer o desenvolvimento de novos sistemas de tecnologia assistiva e o aperfeiçoamento dos mecanismos de informação e acesso às tecnologias existentes. Para atingir esse objetivo, há a necessidade de um diálogo efetivo entre os diversos atores, isto é, usuários, comunidade médica e de serviços sociais e profissionais da área da engenharia. Para dar suporte a esse diálogo, faz-se necessário que terminologias comuns, conceitos e definições sejam agrupados em um modelo unificado e comum. Este artigo apresenta modelos em desenvolvimento e o ponto de interseção com os métodos tradicionais de projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Sampaio, Andréa Da Rosa, and Guilherme Meirelles Mesquita de Mattos. "A cidade contemporânea é histórica." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 2 (November 9, 2020): e00166. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i2.166.

Full text
Abstract:
O avanço dos recursos tecnológicos na era digital tem favorecido os estudos urbanos em termos de ferramentas e metodologias cada vez mais apuradas para a compreensão dos fenômenos contemporâneos, dentre elas as técnicas de geoprocessamento em plataformas SIG (Sistemas de Informação Geográfica). A ampliação desmesurada de informação para os estudos urbanos suscita uma reflexão sobre instrumentos metodológicos na era digital. Partindo do pressuposto que a cidade contemporânea é histórica, e portanto, um acúmulo materializado de idealizações passadas, busca-se evidenciar a relevância da análise morfológica e do instrumental da história urbana potencializado por tecnologias digitais, para a compreensão da cidade contemporânea em sua complexidade, reconhecendo sua historicidade, a partir de seu processo urbano. Para demonstrar o potencial da articulação entre a cartografia digital em plataforma SIG e as abordagens clássicas da morfologia urbana, adota-se como objeto empírico a Área Central da Cidade do Rio de Janeiro, selecionando casos de áreas tensionadas pelos vestígios de projetos realizados no século XX, para refletir sobre as possibilidades da cartografia digital na decodificação do emaranhado de projetos e desígnios que deram origem ao palimpsesto urbano que estrutura a Área Central Carioca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Silva, Júlio César Santos, Daniel Barbosa Procópio, and José André Villas Bôas Mello. "O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." P2P E INOVAÇÃO 6, no. 1 (October 1, 2019): 191–205. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p191-205.

Full text
Abstract:
Esse artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura referente a intervenções planejadas e avaliadas na implantação de tecnologia da informação na administração pública. A base de dados para o levantamento dos artigos foram Scielo, Web of Science, SciVerse Scopus e Medline/PubMed a fim de identificar nas publicações nacionais e internacionais indexadas nas bases de dados mencionadas no período de 2012 à 2019. A pesquisa evidencia uma substancial falta de integração entre os sistemas e que a Tecnologia da Informação é capaz de ajudar a Gestão publica a reduzir as lacunas no acompanhamento da execução de serviços e projetos, facilitando a transparência dos gastos públicos e políticas direcionadas à sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carvalho, Marly Monteiro de, and Daniela Mirandola. "A comunicação em projetos de TI: uma análise comparativa das equipes de sistemas e de negócios." Production 17, no. 2 (August 2007): 330–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000200009.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo compreender o processo de comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI). Além disso, este estudo busca investigar a influência do perfil profissional, considerando-se as áreas de temas e de negócios, na importância atribuída à área de comunicações em projetos. A abordagem metodológica selecionada usa uma combinação de métodos qualitativos e quantitativos. Um estudo de caso foi desenvolvido em uma empresa prestadora de serviços de TI de grande porte. Adicionalmente, foram coletadas informações através de um questionário do tipo survey preenchido por 57 profissionais da empresa estudada, envolvidos em projetos de TI, dos quais 58% são da área de sistemas e 42% da área de negócios. Os resultados sugerem que existem características distintivas entre estes dois perfis de profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Costa, Clayton Maciel, Islame Felipe Fernandes, and Leandro Ismael Almeida. "SISCI - SISTEMA PARA CONTROLE DE IRRIGAÇÃO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS CELULARES." HOLOS 1 (March 5, 2012): 147. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.681.

Full text
Abstract:
O advento das tecnologias de informação, a expansão da Web e as modernas necessidades de mobilidade e compartilhamento de dados tiveram como resultado o investimento em sistemas adequados a dispositivos móveis, como o aparelho celular. Entretanto, utilização dessas tecnologias para otimização de processos pertinentes à área agrícola é pouco utilizada, e o desenvolvimento do projeto SisCI baseia-se nessa necessidade. Esse projeto trata-se do desenvolvimento de um sistema de tempo real para o controle e monitoramento remoto de irrigações através de celulares com acesso a Internet. Tem por objetivo introduzir novas tecnologias às irrigações da região do Vale do Açu, provendo redução de custos para os proprietários agrícolas. O projeto será aplicado na Fazenda Escola do IFRN Ipanguaçu, apresentado em eventos do IFRN e regionais, e em cursos de informática para alunos de escolas públicas de Ipanguaçu. Por fim, o projeto tem como principais resultados: (i) o sistema SisCI com documentação e código executável seguindo a arquitetura padrão W3C para serviços Web; (ii) três trabalhos de conclusão de curso técnico; (ii) três artigos e três banners para SEATEC e CONNEPI; e, (iv) cursos para a comunidade de Ipanguaçu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Schuhmacher, Vera Rejane Niedersberg, José de Pinho Alves Filho, and Elcio Schuhmacher. "As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação." Ciência & Educação (Bauru) 23, no. 3 (July 2017): 563–76. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320170030002.

Full text
Abstract:
Resumo: O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em situações de Ensino tem sido contraditório no círculo docente. Muitos professores, ao reconhecerem seu valor na Educação, em situações de integração, experimentam dificuldades na construção e na mediação do conhecimento. Este artigo apresenta os resultados da investigação sobre as barreiras enfrentadas pelo docente na inserção das TIC em sua prática no sistema escolar. A proposta metodológica envolveu a análise dos Projetos Político Pedagógicos de cursos de Licenciatura; entrevista a coordenadores e questionários com professores do Ensino Médio e das Licenciaturas. Aponta-se para um professor interessado em usar as TIC, mas desprovido do conhecimento necessário para empregá-las em situações de ensino-aprendizagem. Algumas situações que, em princípio, haviam sido consideradas como "barreiras" se configuraram efetivamente como "obstáculos" à prática docente. Identificaram-se três grupos de obstáculo: estrutural, epistemológico e didático. Apresentam-se proposições que oportunizam a identificação da gênese dos obstáculos e estratégias para sua superação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Schäfer, Murilo Billig, and Eliseu dos Santos Lima. "A classificação e a avaliação de documentos: análise de sua aplicação em um sistema de gestão de documentos arquivísticos digitais." Perspectivas em Ciência da Informação 17, no. 3 (September 2012): 137–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362012000300010.

Full text
Abstract:
Na busca por maior agilidade e eficácia na realização de suas atividades, as organizações utilizam, cada vez mais, os documentos arquivísticos digitais. As características desses documentos - detentores de informações indispensáveis para a consecução dos objetivos organizacionais - permitem o acesso facilitado às informações, agilidade no desenvolvimento de projetos, compartilhamento simultâneo da informação entre indivíduos e organizações, além de promover a difusão de acervos culturalmente relevantes. Entretanto, para que tais características possam ser usufruídas, é imprescindível a adoção da gestão de documentos e informações nos ambientes digitais, apresentando-se como um desafio ao atual contexto tecnológico informacional. Neste sentido, este estudo apresenta os principais elementos identificados quando da aplicação da classificação e avaliação de documentos arquivísticos, em um Sistema de Gestão de Documentos Digitais (SGDD), de acordo com as orientações do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, analisando suas implicações. Tal iniciativa serve de auxilio no estabelecimento de projetos que visem à gestão documental em meio digital, ao mesmo tempo em que compartilha experiências e conhecimentos para o desenvolvimento da tecnologia aplicada à informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moreno Jr., Valter, and Marcelo Lucas Silva. "Adoção de PMO como Ferramenta de Controle Gerencial." Revista de Gestão e Projetos 1, no. 1 (March 28, 2010): 48–73. http://dx.doi.org/10.5585/gep.v1i1.20104.

Full text
Abstract:
A área de Tecnologia da Informação (TI) é responsável pelos projetos de desenvolvimento de software e pelos sistemas de informação (SI) essenciais para a competitividade das grandes empresas. Apesar de os crescentes avanços em técnicas e conhecimentos de gerenciamento de projetos, ainda são registradas altas taxas de projetos de desenvolvimento e implantação de SI que fracassam. Dessa forma, um dos desafios enfrentados pela área de TI nas empresas é a adoção de mecanismos que possam garantir a eficiência do gerenciamento de seus projetos. Este trabalho descreve como a implantação de um Escritório de Gerenciamento de Projetos (Project Management Office – PMO) pode auxiliar as organizações a alcançarem maior eficácia e eficiência na execução e controle de projetos na área de TI/SI. Para isso, realizou-se uma ampla revisão da literatura, atendo-se aos tipos de implementação de PMO, e um estudo de caso, sobre a adoção do PMO como ferramenta de suporte e de controle gerencial de projetos de TI/SI, em uma empresa brasileira de serviços de telecomunicações. A pesquisa auxiliou a identificação dos fatores críticos de sucesso, de benefícios e de dificuldades associadas às práticas de controle gerencial de projetos de TI executadas por um Escritório de Gerenciamento de Projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Vidotti, Silvana Aparecida Borsetti Gregório, Caio Saraiva Coneglian, Sandra Milena Roa-Martínez, Felipe Augusto Arakaki, Mariana Baptista Brandt, and Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira. "Repositório de dados de pesquisa para grupo de pesquisa: um projeto piloto." Informação & Tecnologia 4, no. 2 (October 20, 2018): 221–42. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2017v4n2.40198.

Full text
Abstract:
Considerando a importância dos dados na realização de análises de pesquisas e a possibilidade de uso e reuso de conjunto de dados, torna-se relevante utilizar ferramentas que auxiliem a gerenciar os dados de pesquisa coletados no desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como reunir, em um mesmo local, os artigos científicos, trabalhos apresentados em eventos, dissertações e teses, dentre outras publicações. Neste contexto, os repositórios de dados de pesquisa científica podem organizar, armazenar e permitir o acesso e o uso de resultados apresentados em diferentes formatos. Assim, este trabalho teve como objetivo compreender e investigar as características inerentes aos repositórios de dados de pesquisa atrelados aos elementos dos Sistemas de Informação de pesquisas correntes (CRIS - Current Research Information System). Tem-se como objetivo específico, analisar a ferramenta DSpace-CRIS para a implantação de um repositório de dados, garantindo a disponibilização de informações e dados relacionadas aos projetos de pesquisa, aos pesquisadores, às instituições envolvidas e às publicações, dentre outras. Para tanto, buscou-se embasamento teórico sobre Dados de Pesquisa, Metadados e Padrões de Metadados para Dados de Pesquisa, Perfil de aplicação, Curadoria Digital, Plano de Gestão de Dados, Repositórios de Dados de Pesquisa e informações técnicas sobre o DSpace-CRIS. Desse modo, foi possível a implantação de um repositório de dados de pesquisa utilizando o sistema de informação de pesquisas correntes - CRIS, para o Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação. Como resultado, foi possível perceber que as funcionalidades dessa ferramenta atendem as necessidades e as características das publicações de dados de pesquisa como o enriquecimento de uma produção intelectual, permitindo gerenciar dados e informações. Nesse sentido verifica-se que o DSpace-CRIS é uma opção favorável para ser utilizada pelos grupos de pesquisa, que neste repositório permitiu a integração de projetos tanto com as produções intelectuais quanto com os dados coletados durante as pesquisas, possibilitando o (re) uso dos dados de pesquisa, a interoperabilidade entre diferentes ambientes e a disseminação dos recursos gerados pela comunidade do GPNTI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Aguilar-Aleixo, Luciana, and Gabriele Marisco. "O DIÁLOGO UNIVERSIDADE-SOCIEDADE PROMOVIDO POR PROJETOS DE EXTENSÃO EM EVOLUÇÃO, SAÚDE E BIODIVERSIDADE UTILIZANDO TDICs." Revista Extensão & Cidadania 8, no. 14 (December 18, 2020): 447–59. http://dx.doi.org/10.22481/recuesb.v8i14.7847.

Full text
Abstract:
Este relato de experiência visa apresentar a condução das atividades extensionistas desenvolvidas a partir da parceria de dois projetos de extensão vinculados ao Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante a pandemia de COVID-19. Os dois projetos têm como objetivo divulgar o conhecimento científico sobre Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Evolução. Para isso, foram utilizadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como as mídias sociais e a rádio universitária, visando contribuir com a interlocução do conhecimento biológico, embasado no rigor científico. As atividades foram iniciadas no mês de julho de 2020, com previsão de continuidade para 2021. Durante esse período, mais de 1.500 pessoas participaram dos projetos, por meio de mesas-redondas, mídias sociais e sistema de comunicação da UESB. As ações desenvolvidas foram efetivas na construção de um canal de diálogo das equipes dos projetos com a sociedade, promovendo o debate sobre o conhecimento científico para além dos muros da universidade e proporcionando à equipe consistência pedagógica na prática extensionista. Este relato de experiência visa apresentar a condução das atividades extensionistas desenvolvidas a partir da parceria de dois projetos de extensão vinculados ao Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante a pandemia de COVID-19. Os dois projetos têm como objetivo divulgar o conhecimento científico sobre Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Evolução. Para isso, foram utilizadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como as mídias sociais e a rádio universitária, visando contribuir com a interlocução do conhecimento biológico, embasado no rigor científico. As atividades foram iniciadas no mês de julho de 2020, com previsão de continuidade para 2021. Durante esse período, mais de 1.500 pessoas participaram dos projetos, por meio de mesas-redondas, mídias sociais e sistema de comunicação da UESB. As ações desenvolvidas foram efetivas na construção de um canal de diálogo das equipes dos projetos com a sociedade, promovendo o debate sobre o conhecimento científico para além dos muros da universidade e proporcionando à equipe consistência pedagógica na prática extensionista. Este relato de experiência visa apresentar a condução das atividades extensionistas desenvolvidas a partir da parceria de dois projetos de extensão vinculados ao Departamento de Ciências Naturais, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), durante a pandemia de COVID-19. Os dois projetos têm como objetivo divulgar o conhecimento científico sobre Saúde, Meio Ambiente, Sustentabilidade e Evolução. Para isso, foram utilizadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), como as mídias sociais e a rádio universitária, visando contribuir com a interlocução do conhecimento biológico, embasado no rigor científico. As atividades foram iniciadas no mês de julho de 2020, com previsão de continuidade para 2021. Durante esse período, mais de 1.500 pessoas participaram dos projetos, por meio de mesas-redondas, mídias sociais e sistema de comunicação da UESB. As ações desenvolvidas foram efetivas na construção de um canal de diálogo das equipes dos projetos com a sociedade, promovendo o debate sobre o conhecimento científico para além dos muros da universidade e proporcionando à equipe consistência pedagógica na prática extensionista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ribeiro, Daniele Knopp, Denise Barbosa de Castro Friedrich, Edna Aparecida Barbosa De Castro, Fábio da Costa Carbogim, Zuleyce Maria Lessa Pacheco, Maria Tereza Ramos Bahia, Anna Karla Nascimento Lima, et al. "Educação Permanente em Saúde: relato de experiência do desenvolvimento de questionário avaliativo online." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 18 (November 29, 2019): e1644. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1644.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Socializar o desenvolvimento de um questionário online, produzido em contribuição de docentes e discentes de Enfermagem. Relato de experiência: Trata-se de um relato de experiência da elaboração do questionário online que foi utilizado na pesquisa "Educação Permanente como dispositivo de gestão do Sistema Único de Saúde”, construído em três seções: identificação dos participantes, compreensão e aplicação da temática ao objeto do estudo e análise do formulário, em contribuição de docentes e discentes de Enfermagem. Sustentada no referencial teórico de Educação Permanente em Saúde, da Hermenêutica Dialética e das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs. E aplicado às referências técnicas de diversas áreas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e suas unidades regionais – gerências e superintendências regionais de saúde, implicados na gestão de projetos e programas desenvolvidos junto à Atenção Primária à Saúde. Considerações finais: O questionário online enquanto uma possível ferramenta para avaliação da Educação Permanente em Saúde, minimiza as limitações geográficas e consente à evolução das tecnologias de comunicação e informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Paul, Jean-Jacques. "ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO ENSINO SUPERIOR: experiência brasileira e internacional." Caderno CRH 28, no. 74 (August 2015): 309–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792015000200005.

Full text
Abstract:
Este artigo traça um panorama das diversas experiências de acompanhamento de egressos do ensino superior, destacando as metodologias utilizadas nos diferentes países ou em projetos internacionais. Os dispositivos de acompanhamento resultam de políticas governamentais ou de instituições autônomas e visam a dar maior visibilidade ao sistema de ensino superior cada vez mais complexo. Fornecendo subsídios essenciais para a avaliação dos resultados dos sistemas educativos, os dispositivos de acompanhamento atingiram os melhores indicadores de funcionamento no caso italiano, Alma Laurea. No Brasil, há experiências díspares, começando nos anos 1970, passando pelos estudos na USP e UFC no início dos 1990, até o estágio atual, com a proliferação de portais de egressos. Constituem exigências metodológicas do acompanhamento, conforme indica a experiência: caráter institucional sistemático e participativo; periodicidade regular e atualização permanente; utilização de tecnologias da informação para coleta de dados; definição clara e adequada da população a ser atingida, segundo os tipos de diplomas; produção de escalas adequadas para a avaliação dos destinos ocupacionais e sua relação com a formação; e disponibilização dos bancos de dados para a comunidade acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Catarina Gomes da, Ricardo Cunha Dias, Paulo Castro Seixas, and Luís Manuel Baptista. "Oeiras smart." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10, ed.esp. (October 23, 2020): 90–112. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10ied.esp..2755.

Full text
Abstract:
Este texto apresenta um projeto-piloto de desmaterialização de um procedimento inerente à delegação de competências entre o Município de Oeiras e as Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho. Num quadro em que as cidades portuguesas começam a apostar mais fortemente nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para mudar a relação entre cidadãos, espaços e serviços municipais, este projeto é apresentado como um learning case de inteligência territorial. O projeto foi conduzido numa unidade orgânica do município, procurando-se aferir as potencialidades das tecnologias open-source (QGIS 3.6) na governança digital da cidade. A governança digital implica habilitar práticas governativas centradas nos usuários (cidadão e empresas) como cocriadores de serviços e políticas públicas. Nesse sentido, este projeto de digitalização idealiza numa segunda fase o envolvimento e participação dos usuários para que os serviços e as políticas possam ser sustentados nas suas necessidades/preferências. A desmaterialização do procedimento implicou a identificação dos circuitos e fluxos de informação, tipologias documentais envolvidas e responsabilidades associadas a cada atividade, no sentido da sua simplificação, informatização e otimização. A principal aprendizagem deste learning case é a de evidenciar a partir do terreno como pequenos projetos incrementais estão/podem ser ativados para que no futuro uma transformação digital mais profunda possa acontecer. A smartificação liderada pelos municípios (Smart Cities 2.0) está ainda, portanto, numa fase de kick-off que deve ser analisada, especificamente na sua relação com a governança digital, através de casos de aprendizagem para um melhor planejamento e gestão do território. Palavras-chave: Inteligência Territorial. Desmaterialização. Governança Digital. Smart Cities. Learning Case.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ripa, Roselaine. "Apontamentos sobre a modalidade a distância no Ensino Superior e a autoridade pedagógica no mundo digital." Comunicações 24, no. 2 (September 11, 2017): 167. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n2p167-180.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem o objetivo de trazer apontamentos sobre o crescimento da educação a distância no Ensino Superior no Brasil, por meio de reflexões sobre as relações entre mídia e educação no mundo digital, bem como as perspectivas de utilização das metodologias da EaD em outros níveis e sistemas de ensino, a partir da sua implantação como modalidade educacional com a publicação da LDB nº 9394/96. Nessa perspectiva, considerando alguns dados sobre a educação a distância no Brasil retirados dos últimos relatórios técnicos do Censo do Ensino Superior, apresentaremos alguns estudos que analisam a implantação da educação a distância e sua relação com a construção de um projeto educacional que utiliza as tecnologias de informação e educação nos processos de ensino e aprendizagem. Em seguida, iremos propor alguns questionamentos sobre a docência no contexto das tecnologias digitais de informação e comunicação, utilizando estudos que destacam reflexões sobre a autoridade pedagógica no mundo digital, tendo como perspectiva a Teoria Crítica da Sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Jeronymo, Caroline Munoz Cevada, Antonio Goncalves de Farias Junior, Emanuel Jeronymo Lima Oliveira, Higor Linhares Damaceno, Abraão Gomes Pereira Lira, Antônio Ricart Jacinto de Oliveira Medeiros, Maria Vitoria Mendes Batista, et al. "Assistência técnica para implantação da tecnologia BIM e GIS para consulta automática ao código de urbanismo e obras da cidade de Cajazeiras-PB." Revista Práxis: saberes da extensão 7, no. 14 (April 17, 2019): 62. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692019v7n14p62-67.

Full text
Abstract:
<p>Relata resultado de um projeto que teve como objetivo prestar serviço de assessoria técnica à prefeitura municipal de Cajazeiras-PB no processo de implantação de um sistemas de consulta automática aos índices urbanísticos contido no documento intitulado “Código de urbanismo e obras” com suporte das tecnologias Building Information Modelling (BIM), além de métodos e técnicas de uso do Sistema de Informação Geográfica (GIS) para a criação e disponibilização de um banco de dados georreferenciado em ambiente web dos mapas de zoneamento urbano da cidade. Foram realizadas consultas a mapas e plantas cadastrais (impressas e digitais), produção de arquivos no formato shapefile das faces e logradouros, limite municipal, tabulação de dados numéricos dos índices urbanísticos descritos ao longo dos documentos normativos e estruturação de dados para emissão de relatórios das consultas automáticas. A implementação da tecnologia BIM já nas primeiras etapas de desenvolvimento apresentou avanços para a tomada de decisões mais consistentes e em menor tempo e custo de produção. Além disso, a implantação e uso dessa tecnologia pode popularizar informações, tornando-as mais simples e acessíveis ao cidadão comum de Cajazeiras, PB que nem sempre tem o domínio da linguagem técnica das legislações.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Lima, José Gabriel Da Silva, Nycolas Ramon Alves da Silva, and Mirko Barbosa Perkusich. "Estimulando o ingresso nos perfis profissionais de computação no Cariri Paraibano." Revista Práxis: saberes da extensão 8, no. 17 (May 8, 2020): 09. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692020v8n17p09-14.

Full text
Abstract:
<span>Nos tempos atuais, as Tecnologias da Informação e Comunicação são bastante exigidas pela sociedade e governos, tanto no contexto pessoal, como no profissional. A tendência é que essa exigência, em especial, em nível de sistemas, aumente com o passar do tempo. Neste contexto, o objetivo deste projeto é estimular o ingresso nos perfis profissionais de computação no Cariri paraibano, mais especificamente, no curso de CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do IFPB, Campus Monteiro. As atividades realizadas são do tipo de capacitação, incluindo cursos presenciais no IFPB - Campus Monteiro. Como resultado, é esperado o aumento da divulgação do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFPB - Campus Monteiro, e do interesse de jovens do Cariri na área de estudo em questão.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sanches, Tiago Zambuzi, and Tomas Guner Sniker. "Design da informação e conteúdo para dispositivos móveis: projeto de website para Instituição de Ensino Superior, IES, adaptado para iPad." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, no. 2 (April 11, 2013): 100–109. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i2.126.

Full text
Abstract:
O acesso instantneo de informaes e o desenvolvimento de tecnologias de comunicao mveis ocasiona uma potencializao dos modos de interatividade. A criao e a popularizao dos tablets apresentam a necessidade de desenvolvimento de sistemas e websites adequados para estes dispositivos. Nestes termos, o presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o emprego do design de interface no desenvolvimento de um projeto de website para a Faculdade de Administrao de Artes de Limeira, FAAL, com adequaes para a visualizao em tablets, em especfico para o iPad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pereira, Edmeire Cristina, Ronald Jesus da Conceição, and Blas Enrique Caballero Nunez. "A metodologia do marco lógico e a gestão da informação: um estudo de caso para Tunas-PR." Transinformação 21, no. 1 (April 2009): 63–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862009000100005.

Full text
Abstract:
Apresenta a Metodologia do Marco Lógico (MML) como uma ferramenta para análise de formulação e avaliação de políticas públicas, de programas e projetos de desenvolvimento sustentável, com vistas ao acesso a financiamentos de projetos por organismos internacionais. São caracterizados o histórico, as bases conceituais da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) e da Agência Sueca de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (ASDI), as etapas e a estrutura da MML, bem como suas vantagens e desvantagens. Evidencia que o papel da Gestão da Informação para a MML é muito importante, na medida em que pode colaborar com empreendedores e formuladores de políticas públicas de desenvolvimento sustentável, no tocante ao levantamento de fontes primárias e secundárias para a tomada de decisões; gestão da propriedade intelectual (como o registro de marcas e o depósito de patentes, por exemplo); transferência de tecnologia e colaboração na criação de sistemas de informações econômico-sociais e ambientais para o desenvolvimento sustentável, principalmente, de municípios de baixo IDH-M.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Malanovicz, Aline Vieira. "Expectativas dos key-users quanto à adoção de sistema de controle financeiro." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 8, no. 2 (December 17, 2020): 139–57. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v8i2.16735.

Full text
Abstract:
Entre os fatores que podem motivar o sucesso dos projetos de desenvolvimento e aplicação de tecnologia estão as expectativas e a aceitação da implantação de novos sistemas de informação. Nessas condições, o objetivo desta pesquisa é identificar, no contexto de uma empresa pública do setor financeiro, quais são as expectativas dos usuários-chaves em relação à implantação de um novo sistema de informação, analisando-as segundo o modelo da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (UTAUT). A coleta de dados foi realizada através de entrevistas johpor telefone e de questionário enviado por e-mail em março de 2019 para os sujeitos selecionados – usuários-chaves dos processos que devem ser suportados pelo novo sistema. Como resultado, foram identificadas, na pesquisa, as variáveis do modelo UTAUT para intenção de uso, quais sejam: expectativa de desempenho (confiabilidade das informações, utilidade do sistema, agilidade na realização das tarefas, melhoria geral no trabalho), expectativa de esforço (interação com o novo sistema, agilidade no uso do sistema, facilidade de uso do sistema, dificuldade em aprender) e influência social (opinião das pessoas influentes, prestígio das pessoas que utilizam o sistema, auxílio do gestor, apoio geral da empresa). Também foram identificadas variáveis moderadoras (sendo elas: gênero, idade, experiência, voluntariedade) e expectativas positivas quanto às condições facilitadoras (suporte para a escolha do sistema, suporte técnico e operacional na implementação, suporte técnico no uso). Conclui-se que os resultados qualitativos parecem se adequar ao modelo. O estudo dos fatores referentes ao efetivo comportamento de uso é proposto como interesse para pesquisa futura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lacerda, Juliana Ferreira Santos Bastos, and Jefferson de Oliveira Gomes. "Uma visão mais sustentável dos sistemas construtivos no Brasil: análise do estado da arte." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 7, no. 2 (November 20, 2014): 167–86. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v7i2.469.

Full text
Abstract:
Diante da elevada quantidade de recursos consumidos e resíduos gerados pela indústria da construção civil, identificou-se a necessidade de buscar sistemas construtivos que levem em consideração os três aspectos do desenvolvimento sustentável – econômico, social e ambiental – de forma equilibrada. Este artigo aborda o estado da arte dos sistemas construtivos convencionais e industrializados no Brasil, sejam eles light wood frame, light steel frame e concreto/PVC, expondo suas mais importantes características com vistas ao desenvolvimento de um sistema mais sustentável. O estudo é baseado na pesquisa de informação bibliográfica sobre os temas abordados. Sistemas construtivos sustentáveis combinados ao uso de tecnologias seguem o conceito de baixo custo e redução do impacto ambiental nas diversas fases do ciclo de vida da construção, desde a concepção do projeto, passando pela execução, até o usuário final, tendendo à diminuição do tempo, otimizando o uso de matérias-primas, promovendo a conscientização de todos os envolvidos no processo e abrangendo soluções que possibilitem a redução do uso de recursos naturais, o uso da eficiência financeira e proporcione conforto e qualidade para o usuário. Os sistemas abordados apresentam vantagens e desvantagens em sua utilização. Contudo, é oportuno e relevante ampliar os trabalhos sobre a sustentabilidade das edificações, sendo necessário desenvolver um método de avaliação do desempenho sustentável desses sistemas para apoio na tomada de decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Araujo, Nelma Camelo, and Deise Juliana Francisco. "Ética em pesquisa com seres humanos na web: o caso da Plataforma Brasil." Informação & Informação 21, no. 3 (September 14, 2016): 361. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p361.

Full text
Abstract:
Introdução: As Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, possibilitam a aproximação entre diferentes pessoas, organizações e instituições de pesquisa. Nesse cenário e visando auxiliar o pesquisador das instituições de pesquisa no Brasil foi implantado o Sistema de Informação na web via Conselho Nacional de Saúde denominado Plataforma Brasil, que será discutido ao longo desse artigo.Objetivo: Essa discussão visa despertar o pesquisador de qualquer área do conhecimento não apenas da área da saúde, da importância no uso da Plataforma quando da apresentação de seus projetos de pesquisa nos Comitês de Ética em Pesquisa de suas instituições de origem.Metodologia: O artigo foi desenvolvido partindo da experiência das autoras enquanto representantes de Comitê de Ética em Pesquisa e suas percepções quanto as dificuldades encontradas por pesquisadores no uso da Plataforma Brasil.Resultados: A partir da apresentação do sistema Plataforma Brasil, pretende-se problematizar o processo de análise ética de protocolos de pesquisa no Brasil.Conclusão: Apontam-se pontos positivos e negativos da informatização do sistema Comissão de Ética em Pesquisa e Conselho Nacional em Pesquisa – CEP/CONEP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Paulo Evangelista, Aline Luiza, Ivana Cristina De Holanda Cunha Barreto, and Luiz Odorico Monteiro de Andrade. "Saúde Digital e Gestão Compartilhada." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, no. 2 (December 20, 2019): 114–30. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a9.

Full text
Abstract:
Introdução: O avanço tecnológico na sociedade é um fato e faz-se necessário considerar o uso de tecnologias nos sistemas de saúde, aumentando o escopo de intervenções no âmbito da atenção e da gestão. Os objetivos do estudo foram analisar a associação entre tecnologias em saúde e gestão compartilhada e identificar as contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a gestão compartilhada em saúde. Métodos: Estudo qualitativo. Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura com artigos científicos em língua portuguesa e inglesa. Encontradas 115 publicações na MEDLINE e 3 na Revista Eletrônica Gestão &amp; Saúde. Resultados: Analisou-se 8 produções, publicadas no período de 2008 a 2018, identificando-se experiências de avaliação de tecnologias em saúde em 25 países com o exercício de gestão compartilhada. O Projeto de Lei Federal Nº 9.617/2018 foi incluso por propor a gestão compartilhada através da comunicação na internet, totalizando 9 produções. É possível o público participar da gestão em saúde utilizando ferramentastecnológicas. Conclusão: Tem-se a ampliação da incorporação de tecnologias na saúde e o seu constante desenvolvimento no contexto nacional e internacional. A gestão compartilhada em saúde através das TICs é uma intervenção de saúde digital que poderá fortalecer a participação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gontscharow, Tatiana Camargo, Sâmia Momesso Marques, César Gustavo Rocha Lima, and Jose Augusto Lollo. "EXPERIÊNCIA NA CAPACITAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA." REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 9, no. 3 (December 28, 2018): 157. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2018v9i3.8198.

Full text
Abstract:
O meio ambiente e todos os aspectos relacionados ao seu uso, conservação e proteção estão sendo cada vez mais objeto de discussão. Para que a gestão pública obtenha bons resultados na proteção de recursos naturais, é fundamental o uso de tecnologias associadas à administração. Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) possibilitam integrar bases de dados administrativos de municípios a bases cartográficas, permitindo maior agilidade na tomada de decisões a preservação de recursos. As múltiplas análises passíveis de execução em um SIG levam, em conjunto, a melhor gestão de uma grande massa de dados. Com tal visão, foi desenvolvido o projeto de extensão “SIG e Gestão Pública: Interação Universidade-Administração” do qual foram apresentadas aqui algumas experiências vivenciadas durante seu período de execução (2016-2017). Os objetivos do projeto foram: capacitar gestores públicos (prioritariamente), estudantes universitários e população em geral quanto à aplicação do SIG (SPRING); promover a troca de experiências das diferentes aplicações do Software na administração pública; assessorar gestores públicos na tomada de decisões, e incentivar a disponibilização de dados e resultados técnicos para novos estudos. As atividades presenciais foram realizadas nas dependências do Campus Central da UNESP de Ilha Solteira/SP e incluíram workshops e exercícios práticos com SIG. Merecem destaque a assiduidade e a avaliação final positiva dos participantes (em 2016 e 2017), as iniciativas de trocas de experiências entre eles, e a busca por novas soluções de obtenção e tratamento de dados e seu compartilhamento. As trocas de experiências e a busca por novas soluções foram as razões de maior interação entre os cursistas, e entre eles e a equipe que desenvolveu o curso. Palavras-chave: Gestão Pública, Meio Ambiente, Sistema de Informação Geográfica (SIG) Content shared under Creative Commons Attribution 4.0 Licence CC-BY Experience in the training of public managers in geographical information systems Abstract: The environment and all aspects related to its use, conservation and protection are increasingly being the subject of discussion. To achieve good results in public management of natural resources, the use of technologies associated with the administration is essential. Geographic Information Systems (GIS) make it possible to integrate administrative databases of municipalities to cartographic databases, allowing greater flexibility in decision-making resource conservation. The multiple analyzes that can be executed in a GIS lead, together, the best management for a large amount of data. With this in mind, was developed the extension project "GIS and Public Management: University-Administration Interaction", which are presented here some experiences during its execution period (2016-2017). The objectives of the project were: to train public managers (primarily), University's students and the average population about the application of GIS (SPRING); to promote the exchange of experiences of different applications of the Software in the public administration; advise public managers on decision making and encourage the provision of data and technical results for further studies. The classroom activities were held on the premises of the UNESP Campus at Ilha Solteira - SP and included workshops and practical exercises with GIS. It is worth noting the assiduity and the positive final evaluation of all participants (in 2016 and 2017), the will to exchange experiences and the search for new ways of data acquisition and processing solutions, as well as sharing it. The experience exchange and the search for new solutions were the most critical factors in the interaction between the students and the team that developed the course. Keywords: Public Management, Environment, Geographic Information System (GIS). Experiencia en la capacitación de administradores públicos en sistemas de información geográfica Resumen: El medio ambiente y todo el aspecto relacionado a su uso, conservación y protección son temas actuales y objetos de discusión. Para que la gestión pública obtenga buenos resultados en la protección de los recursos naturales, es fundamental el uso de tecnologías asociadas a la administración. Los Sistemas de Información Geográfica (SIGs) posibilitan integrar las bases de datos administrativas de las ciudades con sus bases cartográficas, permitiendo mayor agilidad en la toma de decisiones en lo que se refiere a la preservación de los recursos naturales. Los múltiples análisis que se ejecuta en un SIG llevan en consideración, en conjunto, la mejor gestión de una gran cantidad de datos. Con tal visión se desarrolló el proyecto de extensión "SIG y Gestión Pública: Interacción Universidad-Administración" del cual aquí se presentan algunas de las experiencias ocurridas durante su período de ejecución (2016-2017). Los objetivos del proyecto fueron: capacitar gestores públicos (prioritariamente), estudiantes universitarios y población en general en cuanto a la aplicación del SIG (SPRING); estimular el intercambio de experiencias de las diferentes aplicaciones del Software en la administración pública; asesorar a los gestores públicos en la toma de decisiones, y alentar la disponibilidad de datos y resultados técnicos para nuevos estudios. Las actividades presenciales se realizaron en el Campus Central de la UNESP de Ilha Solteira/SP e incluyeron talleres y ejercicios prácticos con SIG. Se destaca la asiduidad y la evaluación final positiva de los participantes (en 2016 y 2017), las iniciativas de intercambio de experiencias entre ellos, y la búsqueda de nuevas soluciones para la obtención, tratamiento y difusión de los datos. Los intercambios de experiencias y la búsqueda de nuevas soluciones fueron las razones de mayor interacción entre los participantes y, entre ellos y el equipo que desarrolló el curso. Palabras-clave: Gestión Pública, Medio Ambiente, Sistema de Información Geográfica (SIG).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Granjeiro, Breno Ricardo Rêgo, and Lúcia De Fátima Lúcio Gomes da Costa. "A APLICABILIDADE DO MODELO DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O CASO UNP." EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, no. 1 (September 20, 2016): 47. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2016.4413.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, com as mudanças ocorridas nas estruturas organizacionais, pode-se perceber que a área de Tecnologia da Informação passou a ser um dos componentes importantes nas empresas, e o uso da Governança de Tecnologia da Informação tem ganhado destaque, pois ela possibilita maior competitividade e alinhamento das iniciativas de TI com a estratégia do negócio. A Governança de Tecnologia da Informação se trata de um conjunto de processos para avaliar e direcionar o uso da TI para dar suporte à organização e monitorar seu uso para realizar planos. Este trabalho apresenta um estudo de caso de caráter descritivo e exploratório que teve o objetivo de analisar como o modelo de governança de TI se aplica a instituição Universidade Potiguar (UnP), localizada no município de Natal, no Rio Grande do Norte, bem como entender e explicar os aspectos que o norteiam, desde a origem da governança corporativa, como também a visão geral do modelo, definindo as suas caraterísticas e também compreender o uso de tal mecanismo com relação em gerar vantagem competitiva para a instituição. Para isso, foram analisados esses aspectos através de uma entrevista semiestruturada, respondendo a pergunta problema. Pode-se concluir que a área de TI serve de apoio à estrutura educacional da instituição, pois ela está diretamente ligada com metas e estratégia da Instituição, e se subdivide em cinco setores principais: Operações de TI; Security Office, Escritório de Projetos, Desenvolvimento de Sistemas e de Controles Internos de TI. A implantação do modelo na instituição ocorreu alinhada com o uso dos modelos de melhores práticas para aplicação da governança sendo eles: Control Objectives for Information and related Technology (COBIT); Information Technology Infrastructure Library (ITIL); Project Management Body of Knowledge (PMBOK), ISO2700 e Scrum, e o uso desse modelo garante integridade, disponibilidade, confiabilidade e confidencialidade dos serviços, informações e sistemas. Outro fato que se pode concluir que em relação ao uso do modelo de governança para obter vantagem competitiva, observou-se que é preciso garantir que a GTI exista efetivamente na organização e que esteja nos requisitos de compliance, o que garante uma melhor colocação no mercado, além de garantir que os recursos estão sendo utilizados da maneira correta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gobbi, Maria Cristina, and Francisco Machado Filho. "Televisão e Mídias Digitais na América Latina: um cenário em construção." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 38, no. 1 (June 2015): 85–107. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201514.

Full text
Abstract:
ResumoO texto é resultado inicial do projeto denominado Global iTV, Interactive and Hybrid TV systems: a new advanced scheme for future services and applications in a global environment, contemplado pela Chamada MCTI/CNPq nº 13/2012 – Programa de Cooperação Brasil – União Europeia, direcionado para a área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), que tem como mote central desenvolver um padrão que possibilite a interoperabilidade dos diversos sistemas de TV Digital a operarem de forma conjunta, trocando e utilizando informações. Assim, utilizando pesquisa bibliográfica e documental, o artigo caminha na perspectiva de demonstrar como esse panorama está desenhado a partir do advento da televisão digital e do uso da tecnologia na América Latina, buscando apontar semelhança, diferenças, problemas e soluções advindos do uso e consumo da digitalização do sinal de televisão, na região. Os resultados demonstram a importância da convergência midiática, mas apontam que ainda há extensas camadas da população na região que estão a margem da Sociedade Digital e dos benefícios propiciados pelas redes digitais e que a pobreza e a baixa escolaridade são contributos importantes desse cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Allan Rocha de, Luca Schirru, and Miguel Bastos Alvarenga. "Direitos autorais e mineração de dados e textos no combate à Covid-19 no Brasil." Liinc em Revista 16, no. 2 (December 31, 2020): e5536. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5536.

Full text
Abstract:
A explosão da pandemia de COVID-19 intensificou a importância das técnicas e ferramentas de mineração de dados e textos (TDM), as quais estão por trás de diversas aplicações essenciais ao combate ao SARS-CoV-2, desde o monitoramento médico e da expansão da doença ao desenvolvimento de vacinas. Nesse cenário, indagamos como a pandemia evidencia a importância dos instrumentos de TDM na inovação científica e tecnológica, assim como os efeitos do atual sistema de proteção por direitos autorais sobre as bases de dados e o desenvolvimento dessas tecnologias, que dependem fortemente do acesso e circulação aberta de informação. Para tanto, fazemos uso de pesquisa bibliográfica e documental, centrada nos casos do observatório de COVID-19 da Johns Hopkins University, do projeto NextStrain e sistemas de inteligência artificial. Primeiramente, apresentamos suscintamente as tecnologias de mineração de dados e textos, bancos de dados e aprendizado de máquina, suas aplicações e importância para a inovação científica e tecnológica. Em seguida, discutimos o papel do direito autoral sobre bases de dados e os obstáculos para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias intensivas em dados. Concluímos que a atual proteção sobre bancos de dados por direito autoral cria empecilhos ao acesso e uso de dados e para a pesquisa, e que a promoção das limitações e exceções, especialmente para mineração de textos e dados e desenvolvimento de pesquisas, é crucial para o desenvolvimento científico e inovação tecnológica, e ainda mais especificamente para o sucesso do combate a esta e outras pandemias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Souza, Allan Rocha de, Luca Schirru, and Miguel Bastos Alvarenga. "Direitos autorais e mineração de dados e textos no combate à Covid-19 no Brasil." Liinc em Revista 16, no. 2 (December 31, 2020): e5536. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5536.

Full text
Abstract:
A explosão da pandemia de COVID-19 intensificou a importância das técnicas e ferramentas de mineração de dados e textos (TDM), as quais estão por trás de diversas aplicações essenciais ao combate ao SARS-CoV-2, desde o monitoramento médico e da expansão da doença ao desenvolvimento de vacinas. Nesse cenário, indagamos como a pandemia evidencia a importância dos instrumentos de TDM na inovação científica e tecnológica, assim como os efeitos do atual sistema de proteção por direitos autorais sobre as bases de dados e o desenvolvimento dessas tecnologias, que dependem fortemente do acesso e circulação aberta de informação. Para tanto, fazemos uso de pesquisa bibliográfica e documental, centrada nos casos do observatório de COVID-19 da Johns Hopkins University, do projeto NextStrain e sistemas de inteligência artificial. Primeiramente, apresentamos suscintamente as tecnologias de mineração de dados e textos, bancos de dados e aprendizado de máquina, suas aplicações e importância para a inovação científica e tecnológica. Em seguida, discutimos o papel do direito autoral sobre bases de dados e os obstáculos para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias intensivas em dados. Concluímos que a atual proteção sobre bancos de dados por direito autoral cria empecilhos ao acesso e uso de dados e para a pesquisa, e que a promoção das limitações e exceções, especialmente para mineração de textos e dados e desenvolvimento de pesquisas, é crucial para o desenvolvimento científico e inovação tecnológica, e ainda mais especificamente para o sucesso do combate a esta e outras pandemias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Fernandes, Guilherme von der Heyde, Carlos Torres Formoso, and Patrícia Tzortzopoulos-Fazenda. "Método para verificação automatizada de requisitos em empreendimentos Habitacionais de Interesse Social." Ambiente Construído 18, no. 4 (October 2018): 259–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400304.

Full text
Abstract:
Resumo Uma das possíveis estratégias para melhorar a qualidade dos empreendimentos de construção é o uso de Building Information Modelling1 (BIM), que envolve inovações relacionadas à tecnologia da informação e mudanças em processos críticos. Na habitação de interesse social no Brasil, um dos desafios enfrentados é a necessidade de avaliar em um prazo relativamente curto um grande número de projetos submetidos para financiamento, principalmente após a criação do programa Minha Casa, Minha Vida. A verificação automatizada de projetos tem sido apontada na literatura como uma das principais oportunidades para o uso de BIM. A avaliação de projetos por órgãos governamentais é com frequência baseada principalmente na experiência dos técnicos responsáveis, e pode haver falta de uniformidade nos critérios adotados, além de ser um processo demorado e custoso. O objetivo deste trabalho consiste em propor um método automatizado de verificação de requisitos para projetos de empreendimentos de habitação de interesse social com o uso de BIM. Esse método foi testado em dois empreendimentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e foi comparado com o processo realizado manualmente. O estudo também apresenta contribuições referentes à natureza dos requisitos para esse tipo de empreendimento e discute as mudanças de processo necessárias para o uso de sistemas computacionais de verificação automatizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Moura Meneses, Anderson Alvarenga, Christiano Jorge Gomes Pinheiro, Onair José Laudelino Valente, Tarcísio Nunes Cardoso, João Victor Barbosa Alves, Roberto Schirru, Regina Cely Barroso, Delson Braz, and Luiz Fernando Oliveira. "Análise de Imagens Médicas através de Sistemas Computacionais Inteligentes para Apoio ao Diagnóstico Clínico." Revista Eletrônica TECCEN 1, no. 2 (December 1, 2008): 2. http://dx.doi.org/10.21727/198409932008.teccen.v1i2.art2-01-09.

Full text
Abstract:
Histomorfometria óssea é uma importante análise na prevenção e tratamento de câncer e osteoporose,fornecendo informação quantitativa para diagnóstico clínico. A MicrotomografiaComputadorizada por Raios X é uma técnica de imagens não-destrutiva e não-invasiva comuma alta resolução que permite imagens ampliadas. Na análise histomorfométrica de tais imagens,é possível usar técnicas de tratamento tais como filtros morfológicos e binarização. Taistécnicas, no entanto, podem causar perda de informação relevante para a quantificação damassa óssea. Neste trabalho é descrita a aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) parareconhecimento de tecido ósseo como parte de uma pesquisa sobre análise histomorfométricaem imagens cuja aquisição foi feita no Laboratório ELETTRA, em Trieste, Itália, na linha depesquisa SYRMEP (Synchrotron Radiation for Medical Physics – Radiação Síncrotron paraFísica Médica). Nestes testes iniciais, uma RNA Perceptron Multi-Camadas (PMC) Feed-Forward (FF) com algoritmo de aprendizagem de Retro-Propagação de Erro foi utilizada natarefa de reconhecimento. A qualidade dos resultados na tarefa da classificação de subimagensfoi verificada através de Curvas ROC (Receiver Operating Characteristic). Para este tipo deRNA obtivemos uma area sob a curva de 1,000, o que significa que a arquitetura e o treinamentoda RNA se mostraram adequados para a tarefa de reconhecimento de tecido ósseo. As imagensobtidas também são mostradas neste trabalho. Os resultados dos testes demonstraram aviabilidade de aplicação metodológica de Redes Neurais Artificiais e sua adequação às característicasdas imagens obtidas por Microtomografia Computadorizada por Raios X, para evitar perdas ocasionadas por outras técnicas de manipulação e tratamento de imagens. Tambémapresentamos uma breve descrição das principais tecnologias de implementação do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Moura Meneses, Anderson Alvarenga, Christiano Jorge Gomes Pinheiro, Onair José Laudelino Valente, Tarcísio Nunes Cardoso, João Victor Barbosa Alves, Roberto Schirru, Regina Cely Barroso, Delson Braz, and Luiz Fernando Oliveira. "Análise de Imagens Médicas através de Sistemas Computacionais Inteligentes para Apoio ao Diagnóstico Clínico." Revista Eletrônica TECCEN 1, no. 2 (December 1, 2008): 2. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v1i2.41.

Full text
Abstract:
Histomorfometria óssea é uma importante análise na prevenção e tratamento de câncer e osteoporose,fornecendo informação quantitativa para diagnóstico clínico. A MicrotomografiaComputadorizada por Raios X é uma técnica de imagens não-destrutiva e não-invasiva comuma alta resolução que permite imagens ampliadas. Na análise histomorfométrica de tais imagens,é possível usar técnicas de tratamento tais como filtros morfológicos e binarização. Taistécnicas, no entanto, podem causar perda de informação relevante para a quantificação damassa óssea. Neste trabalho é descrita a aplicação de Redes Neurais Artificiais (RNA) parareconhecimento de tecido ósseo como parte de uma pesquisa sobre análise histomorfométricaem imagens cuja aquisição foi feita no Laboratório ELETTRA, em Trieste, Itália, na linha depesquisa SYRMEP (Synchrotron Radiation for Medical Physics – Radiação Síncrotron paraFísica Médica). Nestes testes iniciais, uma RNA Perceptron Multi-Camadas (PMC) Feed-Forward (FF) com algoritmo de aprendizagem de Retro-Propagação de Erro foi utilizada natarefa de reconhecimento. A qualidade dos resultados na tarefa da classificação de subimagensfoi verificada através de Curvas ROC (Receiver Operating Characteristic). Para este tipo deRNA obtivemos uma area sob a curva de 1,000, o que significa que a arquitetura e o treinamentoda RNA se mostraram adequados para a tarefa de reconhecimento de tecido ósseo. As imagensobtidas também são mostradas neste trabalho. Os resultados dos testes demonstraram aviabilidade de aplicação metodológica de Redes Neurais Artificiais e sua adequação às característicasdas imagens obtidas por Microtomografia Computadorizada por Raios X, para evitar perdas ocasionadas por outras técnicas de manipulação e tratamento de imagens. Tambémapresentamos uma breve descrição das principais tecnologias de implementação do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography