Academic literature on the topic 'Propriedades da matéria'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Propriedades da matéria.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Propriedades da matéria"

1

Gatamorta, Fabio, and Bruna Vilas Boas. "Estudo da influencia da matéria prima em produtos tixoconformados por prensa pneumática." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 118. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8315.

Full text
Abstract:
As propriedades mecânicas e metalúrgicas de um material dependem de vários fatores ligados ao processo de fabricação utilizado. Do mesmo modo, as características finais de um produto não são imutáveis e a melhoria de sua qualidade ganha interesse pela competitividade que ocorre entre os meios produtivos fazendo com que a compreensão sobre suas transformações nos processos seja um fator decisivo. O conhecimento sobre o método empregado e o resultado final é fundamental e por isso este trabalho tem como objetivo o estudo do processo de conformação da liga AA2024 no estado semissólido fazendo uso de uma prensa pneumática. O material foi conformado por tixoconformação em uma prensa desenvolvida em conjunto com um sistema matriz-punção. A matéria-prima foi inicialmente caracterizada quanto à suas propriedades de resistência à tração e dureza e posteriormente foi realizado um estudo de tixoabilidade. Foram produzidas amostras tixoconformadas e os produtos obtidos foram caracterizados mecanicamente. Os resultados foram analisados estatisticamente e comparados com o do material comercial laminado e tratado mostrando uma redução de 25% na propriedade mecânica de dureza e uma diminuição de 45% nos valores de limite de escoamento no material tixoforjado comparados ao material laminado e tratado comercial. O uso da prensa pneumática se mostrou adequado ao processo de fabricação mesmo com baixos valores de força empregados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cavalcanti, Rafael Bezerra, and Maria Rosimar de Sousa. "ANÁLISE DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DOS PRODUTOS DA CERÂMICA VERMELHA DA CIDADE DO APODI." HOLOS 4 (February 8, 2010): 113. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.353.

Full text
Abstract:
As pesquisas no setor cerâmico têm se voltado para a determinação das propriedades das matérias-primas utilizadas e de seus produtos. O presente trabalho tem como objetivo caracterizar duas amostras de argila utilizadas como matéria-prima na fabricação de cerâmica vermelha no Vale do Apodi-RN e analisar as propriedades tecnológicas do produto cerâmico obtido. A matéria-prima será submetida a análises de composição química, granulometria, difração de raios-x, ATD, ATG e DTG. Então, a partir da mistura das duas argilas, conformaremos corpos de prova com dimensões de 100x100x10 mm através de prensagem uniaxial, sob pressão de 25 MPa, e estes serão sinterizados a temperaturas entre 800°C e 950°C. Então, serão observadas as propriedades tecnológicas de retração linear, absorção de água, massa específica aparente e tensão de ruptura a flexão. De posse dessas informações, realizaremos um estudo comparativo entre o produto ora fabricado na indústria cerâmica e o produto fabricado em laboratório, cujos resultados viabilizarão uma implementação de incrementos tecnológicos à indústria cerâmica com o intuito de melhorar a qualidade de seus produtos e diversificar a sua produção. O presente trabalho está em desenvolvimento, porém alguns resultados já foram obtidos através da realização das análises de composição química, granulometria e difração de raios-x. PALAVRAS-CHAVE: Argila, cerâmica vermelha, propriedades, qualidade, Apodi-RN.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Júnior, Jayme Marrone. "Teoria da Conveniência Funcional: Uma reflexão sobre as propriedades fundamentais da matéria." Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento 12, no. 07 (August 26, 2019): 133–57. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/fisica/conveniencia-funcional.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mello, Carlos Rogério de, Geraldo César de Oliveira, Daniel Furtado Ferreira, and José Maria de Lima. "Predição da porosidade drenável e disponibilidade de água para Cambissolos da Microrregião Campos das Vertentes, MG." Pesquisa Agropecuária Brasileira 37, no. 9 (September 2002): 1319–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2002000900016.

Full text
Abstract:
O uso de equações para predição de algumas propriedades do solo é importante para redução do tempo e dos custos laboratoriais despendidos, especialmente para aplicação rápida e precisa desses valores em projetos agrícolas. A estimativa de uma propriedade do solo através de outras propriedades, que são obtidas de forma rotineira, deve ser contemplada. O objetivo deste trabalho foi obter equações que permitam estimar, com boa precisão, o grau de porosidade drenável e a disponibilidade total de água, a partir da análise textural, do teor de matéria orgânica e da densidade do solo, cuja determinação em laboratório é fácil e rápida. Para isto, trabalhou-se com Cambissolos da Microrregião Campos das Vertentes, MG, até a profundidade de 40 cm, utilizando 36 pontos amostrais. Por meio do programa SAS, através do procedimento "Backward", foi possível ajustar equações que apresentaram boas predições das propriedades em estudo a partir de análises rotineiras de laboratório, o que servirá de suporte para futuros estudos na região analisada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, João Víctor De Andrade dos, Geilson Rodrigues da Silva, Lucas Pereira Gandra, Angela Kwiatkowski, and Aline Dos Santos Garcia Gomes. "Propriedades da cana-de-açúcar e qualidade da bebida brasileira caldo de cana." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 56 (September 13, 2021): 238. http://dx.doi.org/10.18265/1517-0306a2021id4793.

Full text
Abstract:
<p class="Normal1"><span>Além de ser matéria-prima para o açúcar, a cana é considerada uma alternativa para o setor de biocombustíveis e outras bioenergias são produzidas a partir da queima do seu bagaço. A cana também é utilizada in natura sob a forma de forragem, e também como alimentação animal ou como matéria-prima para a fabricação de cachaça, caldo de cana, rapadura e melado. O caldo de cana é uma bebida obtida pela extração do caldo pela moagem (esmagamento) do colmo da cana-de-açúcar. O alto teor de sacarose em sua composição química, confere ao colmo o sabor doce devido. A cana-de-açúcar é uma cultura semiperene de grande versatilidade, sendo matéria-prima do açúcar (sacarose), da cachaça, do álcool e da rapadura. Como há poucos trabalhos na literatura científica que destacam a cana-de-açúcar para produção da bebida caldo de cana, também conhecida como garapa, este trabalho visa apresentar alguns aspectos da cultura e da bebida, como características químicas e conservação. A conservação é um aspecto importante a ser analisado, visto que o caldo de cana tem em sua composição alto teor de sacarose, o que pode promover elevado índice de degradação dos componentes da bebida e reduzir sua qualidade tão apreciada pelos brasileiros. Embora seja uma bebida popular, o caldo de cana ainda carece de condições de higiene mais apropriadas para a sua comercialização. Sendo assim, este trabalho destaca que ainda são necessárias contribuições científicas para o fortalecimento comercial da bebida.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hernández-Arboleda, Alejandro, and Davi Cabral Rodrigues. "Rotação de galáxias e matéria escura." Cadernos de Astronomia 2, no. 1 (February 8, 2021): 6. http://dx.doi.org/10.47456/cad.astro.v2n1.33939.

Full text
Abstract:
Galáxias desempenharam e seguem desempenhando um relevante papel na determinação da matéria escura e suas propriedades. Apresentamos uma introdução sobre a dinâmica interna de galáxias, em particular sobre a rotação de galáxias de disco, e sobre como seus dados indicam a presença de matéria escura. Este texto é destinado a qualquer leitor interessado no assunto, ainda que sem experiência prévia em astrofísica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Farias, Daniel Tavares de, and Rafael Rodolfo Melo. "Propriedades físicas da madeira de cinco espécies nativas da caatinga." Advances in Forestry Science 7, no. 3 (November 3, 2020): 1147–52. http://dx.doi.org/10.34062/afs.v7i3.10333.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo realizar a caracterização das propriedades físicas da madeira de cinco espécies nativas da Caatinga. As espécies avaliadas foram aroeira (Myracrodruon urundeuva), angico branco (Anadenanthera colubrina), canafistula (Senna trachypus), cedro (Cedrela odorata) e cumaru (Amburana cearensis). Para realização desta pesquisa, foram utilizadas 28 amostras de cada com dimensões de 2,0 x 3,0 x 4,0 cm nos sentidos radial, tangencial e longitudinal, respectivamente. Foram realizados testes físicos para determinação da massa específica básica, dos coeficientes de contração linear nos eixos tangencial, radial, contração volumétrica e fator de anisotropia. A madeira de cumaru foi a que apresentou a maior densidade e, a menor foi observada para madeira de cedro. Para os testes de contração, as madeiras de aroeira, cedro e cumaru foram as que apresentaram a maior estabilidade, podendo ser usadas como matéria prima de produtos que exijam da madeira sólida elevada qualidade quanto à variação de suas dimensões. A madeira de angico branco apresenta potencial para ser empregada para fins estruturais, devido à sua elevada massa específica. Já a canafistula, por se tratar de uma madeira leve, é mais adequada para caixotaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Tony Jarbas Ferreira, José Ronaldo Macedo, Lucedino Paixão Ribeiro, Francesco Palmieri, Pedro Luiz de Freitas, and Ariomar de Castro Aguiar. "IMPACTO DO MANEJO CONVENCIONAL SOBRE PROPRIEDADES FÍSICAS E SUBSTÂNCIAS HÚMICAS DE SOLOS SOB CERRADO." Ciência Rural 31, no. 1 (February 2001): 27–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782001000100005.

Full text
Abstract:
A utilização do manejo convencional em solos sob cerrado tem acarretado modificações nas suas propriedades, bem como no comportamento e qualidade da sua matéria orgânica. O objetivo desta pesquisa foi investigar o impacto do manejo convencional nas propriedades físicas e no conteúdo e qualidade de substâncias húmicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo, originalmente sob cerrado. O estudo foi realizado em uma propriedade agrícola no município de São Desidério-BA. Foram avaliadas quatro áreas sob diferentes períodos de uso e uma sob cerrado nativo. Os tempos de uso foram de um, dois, três e seis anos, sendo que a área estudada após seis anos passou por um período de três anos de pousio. O sistema de preparo do solo utilizado foi o tradicional da região, que consiste no uso de duas passadas de grade pesada aradora e duas de grade niveladora. Também foram realizadas, na ocasião de cada plantio, uma adubação com N-P-K + micronutrientes e calagens com base em resultados de análise de solo. As áreas foram cultivadas com milho e soja em sistema de rotação. Verificou-se que o manejo adotado não foi sustentável, pois já nos primeiros três anos de uso agrícola, ocorreu grande deterioração das propriedades físicas do solo, como densidade, porosidade e conteúdo de água disponível. O processo de humificação e a qualidade da matéria orgânica foram influenciados pela aplicação de calcário e pela rotação de culturas (milho/soja) e, ainda, que o sistema de manejo utilizado mostrou-se mais benéfico para o processo de estabilização das substâncias húmicas do que para as propriedades físicas dos solos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Baldin, Talita, Maiara Talgatti, Amanda Grassamann da Silveira, Bruna Gabrieli Resner, and Elio José Santini. "EMBALAGENS CARTONADAS COMO MATÉRIA-PRIMA NA FABRICAÇÃO DE COMPÓSITOS." Nativa 6, no. 2 (March 26, 2018): 177. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v6i2.4990.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de uso de partículas de resíduos de embalagens cartonadas e partículas de Eucalyptus grandis para a fabricação de compósitos, colados com adesivo à base de ureia-formaldeído. Foram utilizadas cinco diferentes proporções de madeira de E. grandis e embalagens cartonadas. As partículas de madeira e embalagens cartonadas foram produzidas em laboratório. A avaliação da qualidade dos compósitos envolveu a caracterização da geometria das partículas, das propriedades físicas: massa específica básica, teor de umidade de equilíbrio, absorção de água e inchamento em espessura após 2 e 24 horas de imersão em água e das propriedades mecânicas: flexão estática (MOE e MOR), resistência ao arrancamento de parafuso, ligação interna e dureza Janka. A incorporação de partículas de embalagens cartonadas proporcionou uma melhoria nas propriedades físicas em relação aos compósitos puros de madeira. Já para as propriedades mecânicas, compósitos com até 50% de embalagens cartonadas obtiveram melhores resultados, no entanto, a incorporação a partir de 75% ocasionou decadência nessas propriedades. Compósitos de madeira de E. grandis e embalagens cartonadas apresentaram potencial para utilização em ambientes internos e podem ser uma alternativa para a produção de compósitos sustentáveis e de boa qualidade.Palavra-chave: materiais sustentáveis, propriedades físicas e mecânicas, ureia-formaldeído. CARTONBOARD PACKAGING AS A RAW MATERIAL IN THE MANUFACTURE OF COMPOSITES ABSTRACT:The aim of this study was to evaluate the potential waste particles use of carton packaging and particles of E. grandis for the manufacture of particle boards, bonded with urea-formaldehyde-based adhesive. Five different proportions of E. grandis wood and cartons have been used. The wood particles and cartons were produced in the laboratory. The quality assessment panels involved characterizing the geometry of the particles, the physical properties: specific gravity, equilibrium moisture content, water absorption and thickness swelling after 2 and 24 hours of immersion in water and mechanical properties: flexural static (MOR and MOE), resistance to screw pullout, internal bond and Janka hardness. The incorporation of particulate cartons provided an improvement in physical properties relative to pure wood panels. As for the mechanical properties, panels of up to 50 % of cartons obtained best results, however, incorporating from 75 % decay caused these properties. The wood particleboard of E. grandis and cartons showed potential for use indoors and become an alternative for producing sustainable panels and of good quality.Keywords: sustainable materials, physical-mechanical properties; urea-formaldehyde. DOI:
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbosa, Pedro. "CONTRIBUTOS PARA UMA TEORIA QUÂNTICA DO CIBERTEXTO." Revista de Estudos Literários 2 (April 30, 2012): 121–83. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_2_4.

Full text
Abstract:
Alguns pressupostos epistemológicos da teoria quântica na sua abordagem do mundo natural (virtualidade/atualidade, interação observador/observado, imprevisibilidade e causalidade estatística, dualidade onda-partícula, noção de informação, etc.) aproximam-se surpreendentemente das propriedades manifestas pelas novas textualidades digitais, nascidas com a era do computador, e aqui designadas genericamente como «cibertexto». É propósito deste artigo ensaiar uma aproximação entre o modelo quântico e o modelo semiótico, não tanto para revelar uma simples homologia, mas antes para sugerir uma visão unitária subjacente à abordagem dos vários níveis de realidade (matérica, biológica, mental, cultural e espiritual). Essa aproximação entre a visão quântica da matéria e o cibertexto centraliza-se terminalmente na unificação triádica dos conceitos matéria/ energia/ informação com os conceitos fulcrais do triângulo semiótico significante/ significado/ sentido (ou, no domínio da estética, TAC: tecnologia/ arte/ consciência).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Propriedades da matéria"

1

Silva, Leandro José Beraldo e. "Propriedades dinâmicas da matéria escura." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-06072015-114443/.

Full text
Abstract:
Esta tese tem como objetivo o estudo de aspectos dinâmicos e estatísticos da matéria escura em distribuições esféricas de massa. O fato de suas partículas constituintes interagirem gravitacionalmente mas não eletromagneticamente, e portanto sua evolução ser regida por interações de longo alcance, traz algumas complicações teóricas na descrição de suas propriedades nos termos da mecânica estatística, dificuldades compartilhadas com sistemas auto-gravitantes em geral. Para melhor compreender essas propriedades, estudamos as distribuições de matéria escura em três abordagens diferentes. Na primeira, utilizamos dados observacionais, utilizando lentes gravitacionais, em aglomerados de galáxias para comparar a performance de alguns modelos propostos para o perfil de densidade da matéria escura. Dividimos estes modelos em fenomenológicos ou teóricos. Dos primeiros, todos são capazes de descrever os dados observacionais com performance comparável. Entre os modelos teóricos estudados, o modelo chamado DARKexp descreve os dados tão bem quanto os primeiros. Numa segunda abordagem, utilizamos dados de simulações numéricas para testar uma função proposta para a distribuição de velocidades das partículas. Esta função inclui a anisotropia no campo de velocidades na chamada distribuição q-gaussiana. Comparamos a performance desta função com a da função gaussiana e concluímos que a primeira representa uma melhor descrição dos dados, mesmo levando em conta a introdução de um parâmetro extra, apesar de ainda apresentar algumas discrepâncias, especialmente nas regiões internas dos halos. Por fim, discutimos a possível relevância do conceito de indistinguibilidade na determinação dos estados de equilíbrio de sistemas auto-gravitantes em geral, propondo uma associação deste conceito com o nível de mistura do sistema. Implementamos esta associação numa análise combinatória e estudamos as conseqüências para a determinação da função distribuição e do perfil de densidades. Esta associação também levanta algumas dúvidas sobre a validade da equação de Vlasov durante o processo de relaxação violenta.
This thesis aims to study the dynamic and statistical aspects of dark matter in spherical distributions. The fact that their constituent particles interact gravitationally but not electromagnetically, and therefore its evolution is governed by long-range interactions, brings some theoretical complications in their description in terms of the statistical mechanics, difficulties shared with self-gravitating systems in general. To better understand these properties, we studied the distributions of dark matter in three different approaches. First, we used observational data, using gravitational lensing in galaxy clusters to compare the performance of some proposed models for the dark matter density profile. We divide these models in phenomenological or theoretical. All of the formers are able to describe the observational data with comparable performance. Among the theoretical models studied, the model called DARKexp describes the data as well as the formers. In a second approach, we use numerical simulation data to test a proposed function for the velocity distribution. This function includes the velocity anisotropy into the so called q-Gaussian distribution. We compared the performance of this function with the Gaussian function and concluded that the first is a better description of the data, even taking into account the introduction of an extra parameter, although still presenting some discrepancies, especially in the inner regions of the halo. Finally, we discuss the relevance of the concept of indistinguishability in determining the states of equilibrium of self-gravitating systems in general, suggesting an association of this concept with the mixing level of the system. We implement this association in a combinatorial analysis and study the consequences for the determination of the distribution function and the density profile. This association also raises some questions about the validity of the Vlasov equation during the process of violent relaxation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Jonas Romero Fonseca de. "Propriedades eletrônicas da matéria topológica: heteroestruturas e efeitos da rotação." Universidade Federal da Paraí­ba, 2014. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/5742.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-05-14T12:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1315751 bytes, checksum: ac1c804a66de6eb3a5e3c4a1cb7d3e04 (MD5) Previous issue date: 2014-02-19
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
In this thesis we study the electronic properties of several systems of condensed matter physics using two different continuum models, the effective mass theory and the effective Dirac Hamiltonian. In several systems, there is an effective mass depending on position. Some models for the kinetic energy operator were proposed to describe these systems, but there is no definition of which one is the most appropriate. It is one of the oldest open questions in solid state physics. We propose a new model, where we consider all permutations among the operators and show that it satisfies the fundamental requirements of quantum mechanics. We use this model to obtain the minibands structure of a heterostructure composed by two different materials and compare our model with other models previously proposed. We also get the Schrödinger equation for a particle constrained to a curved surface with position dependent mass. We follow the da Costa approach, where there is a geometric potential. We show that the position dependent mass does not affect the geometric potential, contributing only to the kinetic part. We use this equation to study the electronic transport in a junction of two cylinders with different radii, with the effective mass varying with the cylinder radius. Using the effective Dirac Hamiltonian, we consider a graphene sheet on a periodic substrate heterostructure composed by two different materials. Each material induces a specific energy gap and Fermi velocity in the graphene, so the Dirac Hamiltonian has a gap (mass) term and a Fermi velocity depending on position. We write this operator taking into account that it has to be Hermitian and we obtain the minigaps induced by the substrate in the electronic structure of graphene. Motivated by experimental results, we study the effects of rotation on the electronic structure of carbon nanotubes, fullerene C60 and topological insulators, using an effective Dirac operator. In the carbon nanotube and C60 cases, the rotation adds a shift in the energy levels and a break in spin degeneracy. In the topological insulator case, the rotation adds only a shift in the energy.
Nesta tese estudamos as propriedades eletrônicas de diversos sistemas físicos da matéria condensada utilizando dois modelos contínuos distintos, o modelo de massa efetiva e o hamiltoniano de Dirac efetivo. Em vários sistemas existe o aparecimento de uma massa efetiva dependente da posição. Diversos modelos para o hamiltoniano cinético com massa efetiva variável foram propostos, mas não existe uma definição de qual seja o mais adequado. Essa é uma das questões mais antigas em aberto na física do estado sólido. Nós propomos um novo modelo, levando em conta todas as permutações possíveis entre os operadores e mostramos que ele satisfaz os requisitos fundamentais da mecânica quântica. Nós usamos esse modelo para obter a estrutura de minibandas de uma heteroestrutura formada por dois materiais diferentes e comparamos o nosso modelo com outros modelos propostos anteriormente. Também obtemos a equação de Schrödinger para uma partícula confinada a uma superfície curva com massa efetiva dependendo da posição. Seguimos a abordagem de da Costa, onde surge um potencial geométrico. Mostramos que a massa variável não altera a potencial geométrico, contribuindo apenas para a parte cinética. Nós usamos a equação obtida para estudar as propriedades de transporte eletrônico em uma junção de dois cilindros de raios diferentes, com a massa efetiva variando com o raio do cilindro. Utilizando um hamiltoniano de Dirac efetivo nós consideramos o grafeno sobre um substrato formado por uma heteroestrutura com dois materiais diferentes. Cada material induz um gap de energia e uma velocidade de Fermi específica no grafeno, fazendo com que tenhamos um hamiltoniano de Dirac com termo de gap (massa) e velocidade de Fermi dependendo da posição. Nós escrevemos esse operador levando em conta que ele tem que ser hermitiano e obtemos a estrutura de minibandas induzidas na estrutura eletrônica do grafeno pelo substrato. Motivados por resultados experimentais, nós também estudamos os efeitos da rotação na estrutura eletrônica do nanotubo de carbono, fulereno C60 e isolante topológico, utilizando um hamiltoniano de Dirac efetivo. Para o nanotubo de carbono e o C60 a rotação adiciona um deslocamento nos níveis de energia e há uma quebra na degenerescência de spin. No isolante topológico a rotação induz apenas um deslocamento na energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Veiga, J. S. [UNESP]. "Propriedades da matéria nuclear em modelos de quarks constituintes." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 1996. http://hdl.handle.net/11449/132865.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-01-13T13:28:16Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1996. Added 1 bitstream(s) on 2016-01-13T13:31:40Z : No. of bitstreams: 1 000147986.pdf: 3091262 bytes, checksum: 52c85a892e15d474b1f6a01e37991695 (MD5)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Veiga, J. S. "Propriedades da matéria nuclear em modelos de quarks constituintes /." São Paulo, 1996. http://hdl.handle.net/11449/132865.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Giacomet, Andréa Fátima. "Análise não perturbativa das propriedades da matéria de nêutrons /." Florianópolis, SC, 1997. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77320.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas.
Made available in DSpace on 2012-10-17T02:58:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T21:32:03Z : No. of bitstreams: 1 152554.pdf: 2069354 bytes, checksum: 2737bf510df2e63e94536462aa0bca70 (MD5)
Neste trabalho são calculadas a auto-energia e a densidade de energia para a matéria de nêutrons com o auxílio da expansão d otimizada, uma aproximação não perturbativa que combina técnicas de teoria de perturbação e o princípio variacional. Foi utilizado para descrever a matéria de nêutrons em altas densidades o modelo relativístico de Walecka. No estudo da densidade de energia foram considerados somente os termos diretos, provenientes do vácuo e do meio, e foram obtidos dois resultados, um que reproduz a solução obtida utilizando a aproximação relativística de Hartree e outro que dá origem a um estado altamente denso para a matéria de nêutrons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

ANDREZ, J. R. "Propriedades estruturais e magnéticas da liga Fe50Mn25Ga25." Universidade Federal do Espírito Santo, 2017. http://repositorio.ufes.br/handle/10/7380.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-08-01T21:59:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_10751_Tese_Jhone Ramsay - PPGFis.pdf: 11993441 bytes, checksum: 587e0b722c1833d4e5be8aba827a929d (MD5) Previous issue date: 2017-02-23
Neste trabalho, nós investigamos as propriedades estruturais e magnéticas da liga Heusler 𝐹𝑒2𝑀𝑛𝐺𝑎, preparada por fusão a arco voltaico, que posteriormente foi submetida a esforços mecânicos para fabricação na forma de pó e fita, onde a mudanças nas propriedades devido à estes esforços também foram investigadas (com e sem tratamento térmico). As técnicas de análise utilizadas foram difratometria de raios-X, medidas de magnetização 𝐷𝐶 em função do campo aplicado [𝑀(𝐻)] e da temperatura [𝑀(𝑇)], e também a técnica local de Espectroscopia Mössbauer com campo externo nulo. A caracterização estrutural indica que a liga 𝐹𝑒2𝑀𝑛𝐺𝑎 se estabiliza na estrutura 𝐿12, e não há indícios de transformação de fase martensítica na faixa de temperatura estudada. Do ponto de vista magnético, a análise dos resultados sugerem que, enquanto os momentos magnéticos dos átomos de 𝑀𝑛 se ordenam acima de 300 𝐾, os momentos magnéticos dos átomos de 𝐹𝑒 se ordenam abaixo de 300 𝐾, se acoplando de forma antiparalela com a sub-rede de 𝑀𝑛, tornando o magnetismo em baixas temperaturas mais complexo. O esforço mecânico sobre a liga induz redução do tamanho de grão e aumento das tensões internas na estrutura 𝐿12, favorecendo desordens químicas. Os resultados mostram que a liga 𝐹𝑒2𝑀𝑛𝐺𝑎 tem suas propriedades magnéticas muito sensíveis aos processos de fabricação e ao grau das desordens atômicas na estrutura 𝐿12. Os resultados mostram que os esforços mecânicos favorecem estas desordens. As desordens químicas favorecem competições entre interações antiferromagnéticas e ferromagnéticas, que consequentemente leva a um estado magnético frustrado quando as sub-redes de 𝐹𝑒 e 𝑀𝑛 se ordenam magneticamente. Devido as desordens químicas intrinsicamente encontradas na fabricação das amostras e o aumento no grau dessas desordens quando as amostras são submetidas a esforços mecânicos, mostramos que: (𝑖) a transição metamagnética do acoplamento antiparalelo dos átomos de 𝐹𝑒 e 𝑀𝑛 para um estado magnético não colinear quando a intensidade do campo magnético é aumentada (curva em forma de 𝑆) e (𝑖𝑖) a característica do loop em forma de vespa (wasp-waisted magnetic loop) é consequência da frustração das interações magnéticas entre os átomos de 𝐹𝑒 e 𝑀𝑛 vizinhos. Nós também mostramos que mesmo em semelhantes condições experimentais de tratamento térmico, as desordens químicas na liga preparada, na fita e no pó são diferentes, produzindo propriedades magnéticas distintas no produto final. Deslocamento vertical (eixo de magnetização) e horizontal (eixo do campo magnético) são observados nas curvas de magnetização em função do campo aplicado (𝑀(𝐻)) no processo field cooling, e esse efeito pode estar associado com um estado magneticamente frustrado que ocorre devido a interação de duas sub-redes magnéticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MEDEIROS, Rodrigo de Miranda Henriques. "O Ensino de propriedades macroscópicas da matéria : uma abordagem baseada nos aspectos estruturais." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2006. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/5988.

Full text
Abstract:
Submitted by (lucia.rodrigues@ufrpe.br) on 2016-11-28T12:46:05Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo de Miranda Henriques Medeiros.pdf: 1009593 bytes, checksum: 80fd35ea1f763386752a376741c332de (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-28T12:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rodrigo de Miranda Henriques Medeiros.pdf: 1009593 bytes, checksum: 80fd35ea1f763386752a376741c332de (MD5) Previous issue date: 2006-02-27
The contents of physics have offered an inadequate vision of the current picture of this area of the knowledge, their dynamism and including insertion in science and the technology, not only in the courses destined to physicists, but also in those offered as disciplines of support. In the courses of Licentiateship in Physics, the disrespect of the modern and contemporary physics are still more serious, because the teachers who are formed for basic education are neither prepared to act according to new reality nor to take care of toward the lines of direction proposed in the PCN for this discipline. In this work, we have directed the attention for the topical structure of the material, with objective to promote better understanding of the electric, thermal and optic properties of materials from the study of its structural aspects. Thus, this research was carried through with a group of physics licensures from Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. The Theory of the Personal Constructs and the Complex Thought had been chosen as methodological and theoretical basis and the results, collected through writings and the construction of repertory grids, had indicated that the intervention was sufficiently significant. In accordance with carried through the qualitative and quantitative analyses can be concluded that the students had started to use more constructs to compare different materials, and they had successfully established specific relations between the structural aspects of the matter and the macrocospic properties of the materials, as well as between the different properties theirselves.
Os conteúdos de física, tanto nos cursos destinados aos físicos quanto naqueles oferecidos como disciplinas de apoio, há muito oferecem uma visão inadequada do quadro atual dessa área do conhecimento, de seu dinamismo e de sua abrangente inserção na ciência e na tecnologia. Nos cursos de Licenciatura em Física, a desconsideração da física moderna e contemporânea é ainda mais grave, já que os professores formados para o ensino médio não estão preparados para atuar segundo a nova realidade, nem tão pouco para atender às diretrizes propostas nos PCN para essa disciplina. Neste trabalho, direcionamos a atenção para o tópico estrutura da matéria, com objetivo de promover uma melhor compreensão das propriedades elétricas, térmicas e ópticas de materiais a partir do estudo dos seus aspectos estruturais. Assim, esta pesquisa foi realizada com um grupo de licenciandos de física da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. A Teoria dos Construtos Pessoais e o Pensamento Complexo foram escolhidos como pressupostos teórico-metodológicos e os resultados, coletados através de gravações e da construção de matrizes de repertório, indicaram que a intervenção foi bastante significativa. De acordo com as análises qualitativas e quantitativas realizadas pode-se concluir que os alunos passaram a utilizar mais construtos para comparar os diferentes materiais e que conseguiram estabelecer relações específicas entre os aspectos estruturais da matéria e as propriedades macroscópicas dos materiais, bem como relacionar melhor as propriedades entre si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

SILVA, Clécio Clemente de Souza. "Propriedades de equilíbrio e de transporte da matéria de vórtices em nanoestruturas supercondutoras." Universidade Federal de Pernambuco, 2003. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/6462.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T18:05:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo7982_1.pdf: 2807972 bytes, checksum: 20ebb226caaa9e13d21afe2db8723c1c (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2003
Nesta tese, estudamos teoricamente os aspectos dinâmicos e de equilíbrio da matéria de vórtices em duas classes de supercondutores nano estruturados: (i) amostras mesoscópicas, cujas dimensões são comparáveis aos comprimentos caráter ísticos do vórtice; e (ii) amostras com uma rede regular de armadilhas artificiais. Em ambos os casos, a simetria da rede de vórtices ´e extremamente dependente dos parâmetros espaciais da amostra, de modo que as propriedades da rede de vórtices podem ser controladas artificialmente. A nucleação de vórtices em filmes mesoscópicos e subseqüentes formações estruturais, à medida que um campo externo é variado foram simuladas por um algoritmo de dinâmica de Langevin. A estrutura dos vórtices e suas interações foram calculadas resolvendo a equação de London com as condições de contorno apropriadas. Mesmo na ausência de nao-homogeneidades, que, em geral, previnem ou retardam o movimento dos vórtices, o ciclo de magnetização calculado para estas amostras apresenta histerese. Isso resulta da forte barreira de superfície que retarda a entrada e a saída dos vórtices gerando estados metaestáveis profundos. Além disso, as curvas de magnetização de filmes de diferentes espessuras apresentam oscilações que indicam transições estruturais envolvendo a criação ou destruição de uma cadeia de vórtices. Usando um processo de minimização de Monte Carlo, calculamos o estado fundamental da rede de vórtices em filmes supercondutores com uma rede quadrada de poços de potencial. As propriedades elásticas da rede de vórtices foram estudadas no regime linear. Desenvolvemos um modelo simples que nos permitiu obter expressões analíticas para a resposta da rede de vórtices a uma pequena 8 excitação ac. Deste modelo, resulta que o espectro de freqüências ´e determinado por duas freqüências características: a freqüência de acoplamento entre os vórtices e as armadilhas e a freqüência de acoplamento entre os vórtices aprisionados e os vórtices intersticiais. O regime de validade do modelo foi estudado através de simulações de dinâmica molecular. Estudamos também as propriedades de transporte de vórtices através deste potencial periódico. Desenvolvemos um modelo perturbativo para calcular curvas características de voltagem versus corrente. Estudamos algumas fases dinâmicas em função da corrente (intensidade e direção) e da temperatura através deste modelo. Mostramos que a quebra de simetria rotacional provocada pelo potencial periódico gera uma resposta altamente anisotrópica do movimento dos vórtices. Calculamos ainda a temperatura em que o estado desordenado do movimento dos vórtices em correntes baixas cristaliza em uma rede elástica. A temperatura de cristalização que encontramos escala com o inverso do quadrado da velocidade do centro de massa, em contraste com a conhecida lei do inverso da velocidade encontrada para o movimento de vórtices em um potencial aleatório
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tatumi, Sonia Hatsue. "Estudo das Propriedades Termoluminescentes e dos Centros Paramagnéticos da Aragonita." Universidade de São Paulo, 1994. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43133/tde-28022014-162646/.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo o estudo das propriedades termoluminescentes de policristais de Aragonita, com o auxílio da técnica da Ressôncia do Spin Eletrônico (RSE); estudo este efetuado, visando a viabilidade da aragonita em ser utilizada na datação por Termoluminescência (TL) e RSE. A amostra estudada é uma deposição secundária de aragonita, na forma de um espeleotema, que foi retirado da Caverna do Diabo, Estado de São Paulo. Foram analisadas a estabilidade térmica dos picos TL e dos sinais de RSE, o comportamento dos mesmos mediante a irradiação com raios gamae cinética que envolve a emissão TL da amostra correlacionando-os com os centros RSE. A curva de emissão termoluminescente da amostra natural consiste de dois picos a 530 e 590 K, quando a amostra natural é irradiada com raios gama, observamos mais dois picos a temperaturas menores 405 e 485 K. Um tratamento térmico a temperatura de 653 K por 10 min e posterior irradiação com raios - gama, induz o crescimento do pico de 485 K. Todos os picos seguiram o modelo monoenergético da cinética de segunda ordem. Os sinais de RSE da aragonita foram identificados e os valores de g obtidos foram: g = 1,998, 2002, 2,003, 2,005, 2,007 e 2,016 esses sinais foram identificados com os centros \'C\'\'O POT. -, IND. 3\',\'C\'\'O POT. -3, IND. 3\',\'C\'\'O POT. -, IND. 2\',\'PB POT. 3+\'. Através de medidas de decaimento térmico dos sinais de RSE, relacionamos os mesmos com os picos TL da amostra e concluímos que os picos de menor temperatura (380, 405, 415, 480 K) provavelmente têm como centro de recombinação TL o \'PB POT. 3+\' e o \'C\'\'O POT. -, IND. 3\', como centro TL o \'C\'\'O POT. -, IND. 2\'. Os picos de alta temperatura o centro de recombinação TL seria o \'C\'\'O POT. -, IND. 3\' e o centro TL \'C\'\'O POT. -3, IND. 3\', estes resultados são baseados em um modelo qualitativo elaborado por Calderon et al, 1984, para amostras de calcita. Este modelo está de acordo com a hipótese da cinética de segunda ordem. Um valor preliminar da idade da amostra foi encontrada I = 4 x \'10 POT. 6\' anos, pelo método da datação por TL, considerando os resultados concluímos que a aragonita poderá ser uma amostra viável para a datação por TL.
Thermoluminescence and ESR properties of aragonite cristals were studied for dating purpose. The sample was a speleothem and it was collected from \"Devil Cave\", State of São Paulo. Natural sample has a TL emission curve with two peaks at 530 and 590 K. The irradiated sample ( gama- rays) has four peaks at 405, 485, 530, 590 K; and the pre-anneal and subsequent irradiation induced the increase of 485 K peak, and two news peaks at 380 and 415 K. Ali the peaks were fitted reasonably well with second - order kinetics model. The g-values of ESR signals was determined (g = 1.998, 2.002, 2.003, 2.005, 2.007, 2.016) and they were related to \'C\'\'O POT. -, IND. 3\',\'C\'\'O POT. -3, IND. 3\',\'C\'\'O POT. -, IND. 2\' and \'PB POT. 3+\' An isochronal thermal anneal sequence experiment indicates that \'PB POT. 3+\' and \'C\'\'O POT. -, IND. 3\' centres are related to low temperature peaks (380, 405, 415 and 480 K). The \'C\'\'O POT. -, IND. 2\' and \'C\'\'O POT. -, IND. 3\'- centres are correlated to high temperature peaks (590, 595K). Calderon et al, 1984 proposed a model that explains the mechanism of TL processes in calcite. This model applied to aragonite shows that \'PB POT. 3+\'and \'C\'\'O POT. -, IND. 3\' holes centres are the TL recombination centres and why one assumes electrons come from \'C\'\'O POT. -, IND. 2\' and \'C\'\'O POT. -3, IND. 3\' - centres. This model can explain second order kinetics for TL peaks. An age I = 4 x \'10 POT. 6\' years was obtained using TL dating method. We conclude that the aragonite can be used by TL dating method.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Sandra Isabel Marques de. "Propriedades da matéria orgânica macromolecular proveniente de efluentes de fábricas de pasta de papel." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2005. http://hdl.handle.net/10773/2953.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve por objectivo a verificação das alterações estruturais e da distribuição de tamanhos moleculares da matéria orgânica dissolvida do efluente global de uma fábrica de pasta de papel kraft quando exposta à luz solar. Para o efeito, foram preparadas soluções de ácidos fúlvicos previamente extraídos do efluente, as quais foram caracterizadas antes e após exposição solar através da aplicação das técnicas analíticas de UV-Vis e de FM. Os ácidos fúlvicos das soluções sujeitas a exposição solar foram extraídos e caracterizados pelas mesmas técnicas e ainda por FTIR e 13C RMN. As alterações na distribuição de tamanhos moleculares resultantes da exposição solar foram estudadas pela aplicação da técnica de ultrafiltração em conjunto com a utilização de equações matemáticas que modelam a permeação de solutos através de membranas de ultrafiltração. A caracterização espectroscópica revelou que as principais alterações estruturais provocadas pela exposição à luz solar correspondem à degradação de estruturas típicas da lenhina e à diminuição da aromaticidade. O fraccionamento por ultrafiltração mostrou que a exposição solar provoca uma diminuição dos tamanhos moleculares da matéria orgânica do efluente. ABSTRACT: The aim of the present work was to check the structural and dissolved organic matter molecular sizes distribution changes that occur on a kraft pulp mill effluent after solar exposure. For this purpose, solutions of fulvic acids previously extracted from effluent were prepared and characterized before and after solar exposure trough UV Vis and MF techniques. The fulvic acids from solar exposed solutions were extracted and characterized trough the above techniques as well as FTIR and 13C RMN. Solar exposure induced molecular sizes distribution changes were assessed by a combination of ultrafiltration technique with ultrafiltration membrane solute permeation modelling mathematic equations. Spectroscopic characterization showed lignin typical structures degradation and reduced aromaticity as a result of solar exposure. Ultrafiltration fractionation revealed a decrease of effluent organic matter molecular sizes from solar exposure.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Propriedades da matéria"

1

Farret, Felix Alberto. Aproveitamento de Pequenas Fontes de Energia Elétrica. 3rd ed. Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://dx.doi.org/10.32379/9788573912593.

Full text
Abstract:
Neste livro, são discutidos aspectos da terminologia usada em geração de energia em microescala com linguagem simples e detalhamento suficiente para o entendimento da matéria. Tais aspectos devem ser levados em consideração para a tomada de decisão sobre o tipo de instalação a ser usado, que melhor se adapte às finalidades e condições de determinada região. Com as informações contidas neste livro, torna-se possível aos interessados em fontes alternativas de energia elétrica, principalmente aos estudantes e profissionais das áreas de Engenharia Elétrica, Mecânica, Civil e Agronomia, ou técnicos dessas especialidades, conhecer os detalhes mais relevantes para a seleção da melhor forma de microaproveitamento elétrico que pode ser usado em determinada propriedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Tatiane do Nascimento, and Rogério Rodrigues Faria. Ecótono Cerrado Pantanal: meio ambiente e história natural. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ecp672.1121-0.

Full text
Abstract:
O termo Bioma refere-se a uma área do espaço geográfico representada por um tipo uniforme de ambiente, dentro do qual é possível identificar características similares de macroclima, fitofisionomia, solo e altitude (WALTER, 1986). Dentro dessas áreas espécies surgiram e se desenvolveram em resposta à essas características do ambiente. Tal processo permite que por exemplo, dentro dessas áreas os vegetais apresentem aspectos, formas e processos fisiológicos característicos (CRAWLEY, 1989). Dessa maneira, a manutenção desses biomas, com suas características ambientais únicas, é de fundamental importância para a manutenção da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que ali ocorrem (regulação climática, ciclo de matéria, segurança alimentar, entre outros) (PBMC/BPBES, 2018; JOLY et al., 2019). O Brasil é formado por seis grandes biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal (IBGE, 2019). Dentro desses ambientes são encontrados uma grande diversidade de fauna e flora e características únicas de relevo e clima. Essa variedade de biomas está relacionada a grande extensão territorial do Brasil e a sua posição geográfica. Todas essas características fazem do Brasil o maior detentor de biota continental do mundo, sendo estimado um valor entre 15% e 20% das aproximadamente 1,5 milhões de espécies descritas no planeta. Só de plantas vasculares os números mais recentes citados são de 56108 espécies, com 12400 (22%) endêmicas. Esses dados representam aproximadamente 22% do total mundial (LEWINSOHN; PRADO, 2002; SHEPHERD, 2002; HUBBELL, 2008; GIAM et al., 2010). Dentro desse contexto, os biomas Cerrado e Pantanal se integram por meio dos rios que nascem nos planaltos do Cerrado. Esses rios contribuem na formação do Pantanal, nas planícies inundáveis da bacia do Paraguai (BRASIL, 2007). No Domínio Cerrado, a dinâmica ambiental é proveniente de uma marcada sazonalidade climática com duas estações bem definidas, o período seco e o período chuvoso (ASSAD, 1994; SILVA, 2011). Essa sazonalidade climática modifica constantemente as propriedades do solo, da flora e da paisagem e a reestruturação de muitas comunidades (AMARAL et al., 2013; MALHEIROS, 2016). No Pantanal as áreas conhecidas como planícies de inundação se caracterizam pela presença de hábitats que variam de aquáticos a terrestres, de acordo com o grau de comunicação com o rio principal (PAZ; TUCCI, 2010). Os ciclos de secas e cheias são um importante fenômeno hídrico para a região, criando um sistema complexo e dinâmico (JUNK; DA SILVA, 1999; RESENDE, 2008). O Cerrado é uma das 25 áreas do mundo consideradas críticas para a conservação, devido à riqueza biológica e à alta pressão antrópica a que vem sendo submetido (MYERS et al., 2000). O Pantanal, por sua vez, é reconhecido mundialmente pela abundância de sua fauna (MITTERMEIER et al., 1990; HARRIS et al., 2005) e é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco (BRASIL, 2018). O conhecimento dos aspectos que envolvem a fauna, a flora e as características dessas paisagens são de extrema importância para a sua conservação e preservação. As áreas de transição entre esses dois biomas, chamadas áreas de ecótono, se fazem presentes no estado do Mato Grosso do Sul. Nessa região, os biomas Cerrado e Pantanal possuem correlações quanto aos aspectos geomorfológicos e fitogeográficos (RODRIGUES et al., 2017). Na região o encontro entre o Planalto de Maracaju-Campo Grande e a Planície Pantaneira é uma área comum de elementos bióticos e abióticos entre o planalto e a planície (FILHO et al., 2009). A transição entre dois ecossistemas implica a existência de uma área com valores intermediários para diversos parâmetros ambientais (NEIFF, 2003). Por um lado, a área de transição pode gerar um aumento na biodiversidade, dado o fato dessas áreas apresentarem representantes de fauna e flora dos dois ecossistemas (VELOSO et al., 1991). Contudo, essas áreas de transição podem também representarem barreira ou área de isolamento com ecossistemas vizinhos (MALANSON, 1997). Desta forma, uma análise voltada para as áreas de ecótono entre esses dois biomas faz-se necessária, uma vez que a preservação de um depende da preservação do outro. Sobretudo para o entendimento de que essas paisagens de ecótono podem ser responsáveis pelo isolamento e amortecimento das alterações dentro dos biomas Cerrado e Pantanal. Este E-book traz estudos desenvolvidos na área de ecótono Cerrado Pantanal no município de Aquidauana (MS) e entorno. O município está localizado a 130 Km a oeste da capital Campo Grande. Aquidauana por se tratar de um município com influência dos biomas Cerrado e Pantanal, abriga uma grande biodiversidade, sendo citada pelo Ministério do Meio Ambiente (BRASIL, 2002) como área prioritária para conservação da biodiversidade. Na mesma via, o município se destaca por sua vocação turística e agropecuária, o que demanda atenção, devido ao processo de intensa ocupação e exploração antrópica dos recursos naturais. Dessa maneira, o conhecimento de suas características ambientais e dos processos ecológicos desempenhados por sua fauna e flora contribuem para sua preservação e manutenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Propriedades da matéria"

1

Corrêa, Arlene G. "Plantas e resíduos da agricultura empregados em remediação como matéria-prima para catalisadores metálicos." In Biomassa: estrutura, propriedades e aplicações, 85–100. EdUFSCar, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9786586768442.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Natália Lima, Myazaki, Cardoso Mariana, Miotto Marília, Rezzadori Kátia, and Verruck Silvani. "POTENCIAL DA IDENTIFICAÇÃO BACTERIANA EM QUEIJOS ARTESANAIS ATRAVÉS DE METAGENÔMICA." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 439–55. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.439-455.

Full text
Abstract:
Além dos consumidores atuais serem mais exigentes em relação a alimentação por conta da saúde, a tecnologia corrobora pela busca de alimentos que possibilitam novas experiencias sensoriais. Desta forma o interesse por esses produtos está em crescimento nos últimos anos, sendo que dentro desses grupos de alimentos os queijos artesanais de leite cru se destacam, visto que ao contrário dos queijos industrializados são produtos lácteos fermentados onde a padronização não é regra. Esses queijos são tradicionalmente produzidos e consumidos no mundo todo, sendo que suas propriedades sensoriais variam de acordo com a região na qual são fabricados, por conta da microbiota características de cada região, diferentes enzimas presentes na matéria prima que transloca para os queijos produzidos com leite que não passa por tratamento térmico, além do saber-fazer específicos. Apesar dos surtos de doenças transmitidas por alimentos terem apresentados resultados menores nos últimos anos no Brasil, dados epidemiológicos no país de DTAs relacionadas ao consumo de queijos são escassos, por conta disso o mapeamento microbiológico desses alimentos é extremamente importante para assegurar a saúde do consumidor. Visando a melhor especificidade e identificação de bactérias em alimentos, as ferramentas microbiológicas clássicas como, identificação de bactérias em placas, isolamento e identificação bioquímica estão dando espaço ao uso de ferramentas avançadas de identificação bacteriana, como o sequenciamento do genoma bacteriano. Visto que o genoma codifica informações e as propriedades dos microrganismos, a metagenômica além de permitirem a compreensão completa da ecologia bacteriana destes produtos são técnicas que independem de meios de cultivos. Desta forma, o objetivo deste estudo foi revisar estudos utilizando análise metagenômica em queijos artesanais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Aires da Conceição, Ana Paula Bernardo dos Santos, Ana Paula Sodré da Silva Estevão, Anne Caroline da Silva Rocha, Matheus Silva de Oliveira, Thamiris Pereira Cid, and Vanessa de Souza Nogueira Penco. "CONFECÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS SOBRE PROPRIEDADES ESPECÍFICAS DA MATÉRIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL." In Educação: Minorias, Práticas e Inclusão 2, 214–32. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.34321180519.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Menezes, Raquel Rodrigues do Nascimento. "UTILIZAÇÃO DA HIDROCICLONAGEM E DA SECAGEM POR ATOMIZAÇÃO NO BENEFICIAMENTO DE MATÉRIAS-PRIMAS CERÂMICAS: PROPRIEDADES DE CORPOS CERÂMICOS PRODUZIDOS COM MATÉRIAS-PRIMAS PROCESSADAS POR HIDROCICLONAGEM." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Agroecologia 7, 245–60. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.32319160525.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Propriedades da matéria"

1

Oliveira, Matheus. "ESTUDO DA UTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA COMO MATÉRIA-PRIMA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL E CARACTERIZAÇÃO DE SUAS PROPRIEDADES." In ANAIS DO XVIII CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA MECâNICA E INDUSTRIAL. Joinville - Santa Catarina, Brasil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/conemi-2018-91228.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tavares, Fábio Júlio, and Elias Márcio Tavares. "ESTUDO DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS DE ORIGEM ANIMAL EM PROPRIEDADES RURAIS PARA A PRODUÇÃO DE FERTILIZANTES ORGANOMINERAIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1695.

Full text
Abstract:
Introdução: As atividades agropecuárias têm apresentado um crescimento acentuado no Brasil, onde os aglomerados de animais diversos geram elevado volume de dejetos altamente concentrados em nutrientes, contudo, esses resíduos têm sido um fato agravante do contexto ambiental quando não são destinados a locais adequados após os devidos processamentos. Desse modo, com a demanda crescente de fertilizantes nas culturas vegetais, sendo muitas vezes limitada pela escassez de matéria-prima nas formulações químicas sumamente minerais, surge alternativamente a possibilidade de produção de fertilizantes organominerais através do processamento de dejetos animais combinados a insumos de aprimoramento composicional nas instalações de propriedades administrativas rurais. Objetivo: Analisar a possibilidade de ampliação e difusão produtiva de formulações químicas a partir de dejetos de origem animal, como alternativa às composições de fertilizantes integralmente minerais. Investigar estratégias de produção autossustentável no contexto econômico da empresa. Material e Métodos: A fim de contextualizar a pesquisa ao campo da sustentabilidade ambiental em propriedades rurais, foram realizadas consultas em informes periódicos especializados em produções científicas agropecuárias e agroecológicas, em dados de análises prévias e artigos científicos em tais áreas, bem como aplicações dessas pesquisas em observações experimentais de campo. Resultados: Após observações do tratamento de dejetos de origem animal em propriedades rurais, no que diz respeito ao destino desses substratos, foi notória a necessidade de adequação produtiva, havendo, não obstante, elevada possibilidade de implantação de técnicas de processamento dos resíduos para a produção de fertilizantes organominerais, sendo o método de usinagem, aplicando o revolvimento e controle termodinâmico do subproduto e adição de compostos sólidos granulados, adequando as condições necessárias para garantir a qualidade do produto final. Conclusão: Conclui-se, enfim, que, após análise minuciosa do cenário agroprodutivo atual no Brasil e a destinação dos resíduos animais, é possível desenvolver projetos de produção de adubos organominerais de formas sustentáveis e economicamente viáveis, a fim de otimizar a capacidade produtiva em propriedades rurais, visando a assertividade de investimentos e sofisticação na destinação de recursos, resultando em agroecologia sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Milene Oliveira, and Isabella Adona Perondi. "FILME BIODEGRADÁVEL COM ADIÇÃO DE EXTRATO DA CASCA DE JABUTICABA (MYRCIARIA CAULIFLORA)." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1387.

Full text
Abstract:
Introdução: A utilização de polímeros biodegradáveis vem ganhando destaque já que tecnologias alternativas estão sendo desenvolvidas para a minimização do uso de plásticos. Polímeros, como amidos e polipeptídios, são empregados junto à agentes plastificantes e solventes para elaboração de filmes biodegradáveis. Extratos de frutas e vegetais também podem ser adicionados à filmes biodegradáveis, oferecendo boas propriedades mecânicas e de barreira, e permitindo a incorporação de aditivos naturais, como antioxidantes. A jabuticaba (Myrciaria cauliflora), uma fruta nativa brasileira, possui em sua casca uma alta atividade antioxidante e teor de compostos bioativos elevado, apresentando um grande potencial para ser aplicada em filmes biodegradáveis e ativos. Objetivos: desenvolver e caracterizar filmes biodegradáveis à base de amido e gelatina contendo extrato da casca de jabuticaba. Material e Métodos: As cascas de jabuticabas foram liofilizadas e moídas até granulometria de 80 mesh. Para a produção dos filmes, pela técnica casting, foram utilizados quantidades padronizadas de fécula de mandioca, gelatina, glicerol e extrato de casca de jabuticaba em diferentes concentrações (F0:controle, F1:0,5 m/v, F2:1,0 m/v e F3:1,5 m/v). Os filmes foram caracterizados quanto às propriedades mecânicas, solubilidade em água, permeabilidade ao vapor de água, microscopia eletrônica de varredura e calorimetria exploratória diferencial. Resultados: Os filmes produzidos apresentaram-se visualmente homogêneos e maleáveis. Para as propriedades de elongação e resistência a tração, os filmes F2 e F3 mostraram maior elasticidade e menor resistência. Não houve diferença significativa (p<0,05) na solubilidade em água para F1, F2 e F3, enquanto F0 apresentou uma solubilidade significativamente superior. A permeabilidade ao vapor de água dos filmes foi estatisticamente superior nos filmes F2 e F3. As microestruturas obtidas mostraram um aumento da heterogeneidade da matriz polimérica do filme de acordo com o aumento de matéria seca no extrato. A calorimetria exploratória diferencial revelou apenas um evento endotérmico para F1, F2 e F3 em 82,15°C, enquanto F0 mostrou o pico endotérmico em 86,55°C. Conclusão: os filmes F2 e F3 apresentaram características potenciais para serem testados em embalagens flexíveis e ativas para alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Carla Mary Ferreira, Sara Mirian Ferreira Silva, Júlia Cordeiro de Farias, Samuel Cézar Alexandre Silva, and Risonildo Pereira Cordeiro. "USO FITOTERÁPICO DA GRAVIOLA (ANNONA MURICATA LINN) EM TRATAMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1049.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso da A. muricata, na medicina tradicional, muitas vezes está relacionado ao uso de suas folhas, frutos e raízes, sob a forma de chá para tratamento de doenças. Muitos compostos bioativos e fitoquímicos são encontrados na graviola, estudos têm mostrado ação hipotensiva, antiespasmódica, vasodilatadora, relaxante do músculo estomacal e atividade citotóxica contra células cancerígenas a partir dos extratos das folhas e troncos. Objetivo: Explorar o potencial da graviola no tratamento de doenças através de uma revisão de literatura. Material e métodos: Efetuou-se busca em artigos de periódicos indexados nas bases de dados BVS, SciELO e PubMed, inglês e português, publicados nos últimos dez anos. Resultados: Pesquisas revelam que a graviola possui uma grande concentração de compostos, entre eles os compostos fenólicos, incluindo taninos e flavonoides que têm seus usos terapêuticos como agentes anti-inflamatórios, antifúngicos, antioxidantes e ainda, propriedades cicatrizantes. A. muricata apresentou atividade citotóxica em testes com animais sobre células tumorais de diversos tipos de câncer, demonstrando um efeito citotóxico 10.000 vezes maior que a adriamicina, usada como fármaco de referência. Outro estudo realizado demonstra que a anonacina promove a morte de neurônios dopaminérgicos, por diminuição da produção de energia, sendo também ressaltado seu possível papel na etiologia de algumas formas do Mal de Parkinson atípico de Guadalupe. Conclusão: Foi comprovado a eficácia da planta em tratamentos de doenças musculares, estomacais, cancerígena e outras. Além de que o tratamento fitoterápico constitui uma importante alternativa no controle de doenças, considerando o baixo custo, facilidade de incorporação aos serviços públicos de saúde, fácil manuseio, larga disponibilidade de matéria-prima e aceitação popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Júlio César Riccó Plácido, and Maria Do Rosário Gonçalves Mira. "Termografia: ferramenta auxiliar na pesquisa de materiais e no design de produtos." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Valencia: Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3651.

Full text
Abstract:
Termografia é um procedimento de medição passiva e sem contato, que apresenta a distribuição de temperatura na superfície de um material, que se apresenta como aporte para análises da condutividade térmica e auxiliar a da percepção tátil. Este equipamento possibilita ao designer reunir recursos adicionais em procedimento de mapeamento da relação de percepção, permitindo uma prospecção aprofundada e interior da matéria em estudo. O objeto em estudo é representado por um espectro de cores que exprime variações de temperatura e detalhes que são imperceptíveis a olho nu, que são registrados pela imagem gerada pelo equipamento, permitem a visualização de áreas e variações de emissão de calor da superfície do objeto. Tais dados se tornam diferenciais e indutivos para o processo de projeto. Considerando a importância da termografia, este artigo direciona seus estudos para validar esse instrumento auxiliar de coleta de dados, que permite compreender a percepção a partir da interação, do usuário com polímeros, identificando qualidades inerentes em cada tipo de material, indicando novas possibilidades e alternativas em seu uso. Plásticos ou polímeros, não são em si uma entidade única de material, mas muitas categorias com qualidades e propriedades específicas, representam uma classe a parte entre as modalidades de materiais. Usúarios utilizam-se da interação tátil, para avaliar estas qualidades. Mapear essa interação por meio da termografia pode fornecer dados de relevância para designers no desenvolvimento de produtos. Para a coleta de dados foi utilizado a termo-câmera Flir Ex6 com detector de matriz de plano focal (FPA), microbolómetro não refrigerado, com gama espectral 7,5-13 μm. Para o corpo de amostras foram selecionados os polímeros: PP, PMMA, Poliestireno, PU e PVC em tamanho de 80 x 80mm e espessuras variando entre 3 e 5mm. A variação de espessuras se deve ao padrão de mercado. Participaram do estudo 15 participantes homens e mulheres, em idades variadas. Pretendeu-se verificar se a termografia se apresenta como uma ferramenta auxiliar em uma investigação para melhor interpretação de variáveis térmicas dos polímeros e averiguar tanto a sensibilidade de contato como a condutividade de cada material e se o fator de condutividade térmica altera a percepção de suas qualidades pelos usuários.DOI: http://dx.doi.org/10.4995/IFDP.2016.3651
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Monteiro, Maria Luiza da Silva, Sérgio Neves Monteiro, Alison Clay Rios da Silva, and Verônica Scarpini Candido. "DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES TÉRMICAS DAS MATÉRIAS-PRIMAS UTILIZADAS NA FABRICAÇÃO DE CERÂMICA REFRATÁRIA." In 73º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-31729.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Oreggioni, Maria Soledad, Santiago Margot, Roberto Musante, Pedro Etchevarne, Oscar Baglivo, and Daniel Costoya. "AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE REDUÇÃO-DEGRADAÇÃO E DE AMOLECIMENTO E FUSÃO DA CARGA USADA NO AF2 DA TERNIUM ARGENTINA." In 49° Seminário de Redução de Minérios e Matérias-primas. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-357x-33808.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Miguel José, António Bettencourt Ribeiro, and Fernando Garrido Branco. "Estratégias de mitigação da retração em betões autocompactáveis." In HAC2018 - V Congreso Iberoamericano de Hormigón Autocompactable y Hormigones Especiales. Valencia: Universitat Politècnica València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/hac2018.2018.5191.

Full text
Abstract:
Grande parte dos avanços verificados nos últimos anos na tecnologia do betão prendem-se com o uso de betões com muito baixas relações água/ligante. Nestes betões a retração total e, em particular, a retração autogénea tornaram-se fatores dominantes. A retração autogénea é já considerada como o “Tendão de Aquiles” dos betões de alta resistência/alto desempenho. Os betões autocompactáveis (BAC), devido à utilização de menores dosagens de agregado grosso e de maiores dosagens de pó também são incluídos no mesmo grupo. O BAC apresenta-se atualmente como um material que demonstrou ter um elevado potencial, nas áreas da produtividade, condições de trabalho e até mesmo em matérias resultantes das suas características intrínsecas. Nomeadamente, apresenta propriedades especiais, que justificam a sua preferência em muitas aplicações. No entanto, são conhecidos vários casos de comportamento inadequado, devido principalmente ao comportamento deficiente deste material durante o processo de hidratação e secagem. A retração tem uma importância significativa na conceção, dimensionamento, processo construtivo e comportamento em serviço das estruturas de betão. No entanto, não estão ainda completamente esclarecidos os mecanismos básicos a ela inerentes e a forma como interagem entre si. Os modelos de previsão existentes e exigências normativas específicas não consideram de forma adequada a influência dos fatores existentes. Além disso, a possibilidade de utilização de novos materiais limita fortemente a aplicação do conhecimento existente. Nesse sentido, e de modo contribuir para a resolução de uma das principais desvantagens do material betão autocompactável – a sua elevada retração, foi realizada uma extensa campanha de ensaios em provetes, tendo em vista a avaliação da respetiva retração. Entre outros materiais ou técnicas, foi dada especial importância à utilização de adjuvantes redutores de retração e adições expansivas. Com base nos resultados obtidos nos ensaios realizados, foi possível avaliar a eficiência da utilização dos materiais testados e estabelecer algumas limitações de utilização. Obtiveram-se melhoramentos significativos nas propriedades estudadas, que permitiram formular uma hierarquização das estratégias de mitigação da retração estudadas. Apresentam-se soluções técnicas satisfatórias, em termos de melhoramento de comportamento e viabilidade económica, recorrendo apenas a materiais disponíveis no mercado português. DOI: http://dx.doi.org/10.4995/HAC2018.2018.5191
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Flores, Ismael Vemdrame, Guilherme Liziero Ruggio da Silva, Victor Zymla, Eduardo Osório, and Antônio Cezar Faria Vilela. "AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA GRANULOMETRIA SOBRE AS PROPRIEDADES DE CARVÕES E COQUES - PARTE 1: CARACTERIZAÇÃO DE CORTES GRANULOMÉTRICOS DE CARVÃO." In 44º Seminário de Redução de Minério de Ferro e Matérias-primas, 15º Simpósio Brasileiro de Minério de Ferro e 2º Simpósio Brasileiro de Aglomeração de Minério de Ferro. São Paulo: Editora Blucher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/2594-357x-25432.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography