To see the other types of publications on this topic, follow the link: Proteção ambiental - Caxias (MA).

Journal articles on the topic 'Proteção ambiental - Caxias (MA)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 32 journal articles for your research on the topic 'Proteção ambiental - Caxias (MA).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Formiga, Luiza Daiana Araújo da Silva, Janete dos Santos Oliveira, Márcia Verônica Pereira Gonçalves, Francilene Oliveira Lima, Alana Ellen de Sousa Martins, Judson Chaves Rodrigues, Francisco Ideilson Lima Soares, and Jaqueline Oliveira Moreira. "ESTUDO DA ENTOMOFAUNA DE DIPTERA EM ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NO MARANHÃO." Revista de Geociências do Nordeste 6, no. 2 (December 22, 2020): 257–65. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2020v6n2id19857.

Full text
Abstract:
O conhecimento da dipterofauna de uma determinada área é de grande importância para conhecer a sua biodiversidade. Pois, alguns dípteros são considerados bioindicadores, demonstrando indícios da qualidade ambiental de uma região. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento da ordem Diptera em diferentes ambientes na Área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias-MA. A área experimental foi dividida em Área 1 (Mata de galeria) e Área 2 (Cerrado). Foram realizadas seis coletas, entre os meses de outubro de 2017/março de 2018. Utilizando armadilhas Provid. Em cada área foram instalados seis transectos paralelos, com distância de aproximadamente 10 m entre si e em cada transecto foram marcadas cinco unidades amostrais equidistantes, onde foram amostrados 30 pontos em cada área, totalizando 60 pontos. O presente estudo obteve um total 1.040 espécimes da ordem Diptera nas duas áreas, sendo 479 espécimes e 22 famílias para a Área I e 561 espécimes e 23 famílias para Área II. O levantamento de famílias da ordem Diptera realizado na Área de Proteção Ambiental do Inhamum aponta a riqueza de espécimes existentes nas áreas destacadas por esse estudo e os estimadores de riqueza mostram que mais pesquisas precisam ser realizadas, pois, devem existir na região espécimes raros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rimar da Silva, Jayme, Guilherme Santana Lustosa, and Daniel Silas Veras-dos-Santos. "ANÁLISE DOS ESTUDOS AMBIENTAIS REALIZADOS EM CAXIAS – MA NOS ANOS 2010 A 2014." Cadernos Cajuína 1, no. 2 (July 6, 2016): 100. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i2.28.

Full text
Abstract:
<p><strong>:<em> </em></strong>O presente estudo teve como objetivo analisar os estudos ambientais realizados em Caxias - MA. O trabalho envolveu o levantamento descritivo das principais metodologias de avaliação de impacto ambiental utilizada pelos empreendedores caxienses, verificando a conformidade das principais variáveis de caráter ambiental com a legislação brasileira vigente. A pesquisa do tipo documental constitui na análise dos Estudos Ambientais (EA) disponibilizados na Secretária Municipal de Meio Ambiente e Preservação dos Recursos Naturais – SEMUMA, foram publicados 92 estudos ambientais nos últimos cinco anos (2010-2014). As varáveis do estudo foram: categorização dos estudos ambientais, ano de elaboração do estudo, responsáveis pela elaboração do estudo (equipe técnica, pessoa física ou jurídica), empreendedor, tipo de empreendimento, técnica de avaliação (metodologia de mensuração do impacto ambiental) e a conformidade dos estudos com a legislação CONAMA. Os resultados finais apontam que o Plano de Controle Ambiental (PCA) é utilizado como estudo ambiental para o licenciamento de todas as atividades modificadora dos recursos naturais. Apontam ainda que esses estudos utilizam como metodologia de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) o Check-list, ou seja, dos 92 estudos ambientais, 59,7% utilizaram a listagem para avaliar os impactos ambientais ocasionados pelos empreendimentos caxienses. Além do mais, a SEMUMA não utiliza nenhum termo de referências para os estudos ambientais elaborados nos processos de licenciamento ambiental. Por isso, não existe um método específico para ser utilizado em cada tipo de empreendimento, nem mesmo há a verificação da quantidade e qualidades das informações apresentadas pelos estudos, que apresentaram uma moderada consonância com a legislação do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Gilney Soares, Janaina Gomes Dantas, Marcos André Capitulino de Barros Filho, Rafaela Maria Serra de Brito, Talissa Rabêlo Moraes, Ticianne De Sousa de Oliveira Mota Andrade, Herbert Senzano Lopes, Patrícia Cristina de Araújo Puglia de Carvalho, and Wenderson Carlos da Silva Teixeira. "Análise cartográfica da área de proteção ambiental do Itapiracó São Luís/MA (Brasil)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 5 (June 5, 2020): 309–16. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.005.0029.

Full text
Abstract:
Existem diferentes mecanismos de proteção ambiental, um deles é o instrumento de gestão da Política Nacional de Meio Ambiente: a criação de espaços especialmente protegidos do tipo Unidades de Conservação da Natureza, que garante proteção aos recursos naturais naquele espaço. Considerando as premissas da sustentabilidade ambiental, o Estado do Maranhão instituiu a Área de Proteção Ambiental do Itapiracó, porém essa proteção concedida pelo diploma legal da APA não conseguiu seus objetivos, tanto por falhas na definição da poligonal, quanto na implementação da APA, o que culminou com o desconhecimento da população sobre este espaço protegido e suas funções ambientais. O presente trabalho analisou de forma crítica a redação do Decreto Estadual n. 15.618/1997, o qual cria a APA do Itapiracó, averiguando a descrição apresentada e mencionando alguns problemas redacionais, assim como interpretativos. Deste modo, ficou evidente a necessidade de atualização da norma devido à ausência de parâmetros de exatidão cartográfica, tendo em vista a constatação da ineficiência da norma para estabelecer a poligonal referente a APA do Itapiracó e, consequentemente, em proteger as nascentes do Riacho Itapiracó.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kitagawa, Alexandre Takio, Malena Carvalho Da Costa, Lucas Julião Mello De Lima, Mônica Gonçalves Kitagawa, Hernani Aguiar, Rodrigo de Oliveira Lula Salles, and Nathália Carina Dos Santos Silva. "PERFIL DOS VISITANTES DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA TAQUARA, DUQUE DE CAXIAS, RJ." Anais do Uso Público em Unidades de Conservação 1, no. 3 (December 31, 2013): 01–08. http://dx.doi.org/10.47977/2318-2148.2013.v1n3p1.

Full text
Abstract:
O processo de visitação em unidades de conservação vem aumentando nos últimos anos e pode trazer benefícios sociais e econômicos, além dos riscos ambientais decorrentes de possíveis impactos negativos. O presente estudo tem como tema o Parque Natural Municipal da Taquara, município de Duque de Caxias - RJ, que faz limite ao Norte com a Área de Proteção Ambiental de Petrópolis e com a Reserva Biológica de Tinguá. Nos meses mais quentes recebe aproximadamente 4.000 visitantes por mês. Para melhoria da estrutura do local e implantação de um programa de Educação Ambiental, é necessário conhecer o perfil dos visitantes e que pode contribuir na elaboração de programas e projetos educativos. A pesquisa registrou que os visitantes são, em sua maioria, jovens oriundos da Taquara e de outros bairros vizinhos; 81% do sexo masculino e 54% apresentando apenas o primeiro grau. O principal atrativo relatado pelos entrevistados é o banho de rio/cachoeira. O baixo nível de escolaridade da maioria dos visitantes precisa ser considerado na proposição de programas de Educação Ambiental voltados para UCs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Camelo Júnior, Antônio, Guilherme Silva, and Gonçalo Conceição. "FLORÍSTICA DE UM FRAGMENTO VEGETACIONAL DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO BURITI DO MEIO, CAXIAS, MARANHÃO." Agrarian Academy 4, no. 7 (July 31, 2017): 268–79. http://dx.doi.org/10.18677/agrarian_academy_2017a26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Jeferson Botelho, Debora Danna Soares da Silva, Layse Lorena Neves Sales, Ketelly Marley Campos Cantanhede, Stephanie Jael Negrão de Freitas, Ana Carla Leite Carvalho Cabral, Beatriz Da Silva Alves, Jennifer Da Cruz Arouche Silva, Francisco De Assis Gonçalves Júnior, and Adeildo Cabral da Silva. "Levantamento e caracterização dos impactos ambientais na área de preservação do Itapiracó, São Luís/MA." Nature and Conservation 13, no. 4 (July 15, 2020): 31–36. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.004.0004.

Full text
Abstract:
Em virtude do rápido e contínuo processo de degradação ambiental, o meio ambiente vem sofrendo com crescimento urbano desordenado, atividades poluidoras e o aumento da demanda sobre os recursos naturais. No entanto, faz-se necessário o monitoramento e gerenciamento dos impactos ambientais ocorridos na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó - São Luís/MA. O presente trabalho objetivou-se levantar os impactos ambientais causados por atividades antrópicas na Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. O trabalho trata-se de uma pesquisa de campo estratégica e de análise por Sistema de Informação Geográfica (SIG) que foram realizadas nos dias 05/03/2018, 09/03/2018, 16/03/2018, 20/03/2018, 25/03/2018 e 29/03/2018, através da observação sistemática das condições ambientais do local. A partir da pesquisa, notou-se que a APA do Itapiracó vem sofrendo ao longo dos anos com a degradação ambiental, essa crescente devastação é oriunda, principalmente, do uso incorreto de seus recursos naturais. Na área de estudo foram identificados vários impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no local e no seu entorno. Os principais impactos ambientais constatados na área foram à retirada da mata ciliar das margens do Riacho Itapiracó e o acúmulo de resíduos sólidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

dos Santos, Daniele, Eduardo Silva, and Gonçalo da Conceição. "CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DAS ESPÉCIES DE CYPERACEAE DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL MUNICIPAL DO INHAMUM, CAXIAS, MARANHÃO." Agrarian Academy 1, no. 1 (2014): 312–16. http://dx.doi.org/10.18677/agrarian_academy_2014_010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stedile, Nilva Lúcia Rech, Vania Elisabete Schneider, Monique Walltrick Nunes, and Adriane Carine Kappes. "A aplicação do modelo FPSEEA no gerenciamento de resíduos de serviço de saúde." Ciência & Saúde Coletiva 23, no. 11 (November 2018): 3683–94. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182311.19352016.

Full text
Abstract:
Resumo Para compreender a complexa relação entre o campo ambiental e o da saúde é indispensável o uso de indicadores. Para propor os de Saúde Ambiental, o Ministério da Saúde recomenda um Modelo proposto pela OMS. Este, denominado Modelo FPSEEA, é composto pelos elementos: Força Motriz, Pressão, Situação, Exposição, Efeito, Ações. O objetivo deste artigo é propor a aplicação deste Modelo no Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde (RSS). Trata-se de pesquisa documental utilizando duas fontes de dados: a) relatórios técnicos de pesquisas sobre RSS dos últimos 15 anos (ambulatorial, odontológico, hospitalar, veterinário, universitário e de UBS) na Universidade de Caxias do Sul; b) Manual do MS “Saúde Ambiental: guia básico para construção de indicadores”. Os resultados evidenciam que o Modelo é relevante por permitir analisar determinado contexto, propor indicadores e definir ações específicas para, no caso deste estudo, monitorar e aprimorar formas de manejo dos RSS. Evidenciam, ainda, que o modelo proposto constitui uma importante ferramenta de análise, tanto na MWM, como no planejamento de ações que minimizem os riscos, especialmente biológicos e químicos, resultando em saúde e proteção do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosário, M. B. S. S., T. C. Lima, and H. K. B. Nunes. "Entre morros e olhares: a percepção ambiental de moradores frente aos riscos de deslizamentos em Caxias, MA, Brasil." Terr Plural 14 (2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/terraplural.v.14.2013841.032.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Delmo Mattos da, and Saile Azevedo da Cruz. "MÍNIMO EXISTENCIAL CONSTITUCIONAL E VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NO ÂMBITO DOS DESLOCAMENTOS COMPULSÓRIOS." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 16, no. 35 (October 16, 2019): 339–65. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v16i35.1572.

Full text
Abstract:
O advento da instalação da Termelétrica do Porto do Itaqui, em São Luís-MA, proporcionou o deslocamento compulsório de famílias oriundas da comunidade da Vila Madureira, Itaqui-Bacanga, São Luís-MA, para a Vila Nova Canaã, Paço do Lumiar-MA. Nessa conjuntura, alguns direitos socioambientais que compõem o direito ao mínimo existencial foram mitigados. Com base nesse pressuposto, este artigo almeja analisar e discutir a efetivação do alcance do mínimo existencial na comunidade reassentada em questão, demonstrando que tal possibilidade somente será concretizada com a aplicação de políticas públicas não discriminatórias que possam diminuir a vulnerabilidade socioambiental. Para tanto, foi analisada a efetividade dos direitos à saúde e ao trabalho, por meio da observação participante com a aplicação de entrevistas. Por intermédio da coleta desses dados, pôde-se, portanto, evidenciar o não reconhecimento de certos direitos subjetivos a prestações relativas ao mínimo necessário para a existência digna. Assim, demonstra-se que os direitos fundamentais e da proteção ensejam incondicionalmente a inserção da proteção ambiental nos direitos fundamentais, proporcionando a garantia do mínimo existencial para o desenvolvimento pleno da personalidade humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

De Sousa Lima, Samanta. "RACISMO AMBIENTAL E COMUNIDADES INDÍGENAS - MA VISÃO DECOLONIAL E HISTÓRICA DA LUTA INDÍGENA NA ATUALIDADE." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 1, no. 1 (June 7, 2021): e25282. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v1i1.282.

Full text
Abstract:
A presente dissertação tem como temática o Racismo Ambiental voltado para um enfoque nas comunidades indígenas. Através de um recorte histórico se compreende a história do racismo ambiental e como ele se aplica a história brasileira através de dados e documentos oficiais que traz o enfoque acerca das condições de moradia proprietária étnicas e raciais reivindicadas nesse período, como também retratam os danos étnicos sofridos pelas populações indígenas no país fazendo um parâmetro histórico e legislativo sobre a proteção dos direitos dos povos indígenas afim de alcançar os seguintes questionamentos: Como os povos indígenas foram isolados e excluídos do processo de desenvolvimento brasileiro? Porque até os dias atuais as populações indígenas tem seus direitos negados e são as primeiras comunidades a sofrerem das consequências provenientes do capitalismo?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Queiroz da Silva, Kaique Kelvin, Lais Carolline Nascimento Siqueira, Daniel Silas Veras-dos-Santos, and Carlos Augusto Silva de Azêvedo. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL DO RIACHO LAMEGO PELA RAZÃO EPT/CHIRONOMIDAE E TESTE MICROBIOLÓGICO." Cadernos Cajuína 1, no. 3 (December 23, 2016): 15. http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.24.

Full text
Abstract:
<strong>: </strong>A água é um recurso natural indispensável para a existência dos ecossistemas e das populações humanas. No entanto, ao longo do tempo, as ações antrópicas têm gerado a degradação quantitativa e qualitativa desse bem tão necessário à vida, em todas as suas tipologias, incluindo os mananciais, que são considerados fontes importantes para o abastecimento público. Dentro do perímetro do Campus do Instituto Federal do Maranhão no município de Caxias-MA, corre o Riacho Lamego que possui fitofisionomia de vereda, a qual representa importante papel como bacia coletora, por possibilitar a manutenção da perenidade de mananciais. Pelo exposto, considera-se necessária a realização de análise e monitoramento desse corpo hídrico, visando ao estabelecimento de seu diagnóstico qualitativo. Dessa forma, este trabalho avaliou a qualidade ambiental do Riacho Lâmego, por meio da medida bioindicadora Razão EPT (Ephemenoptera, Plecoptera e Tricoptera) /Chironomidae, que determina a relação entre organismos tolerantes e intolerantes à poluição ambiental, também foi feito uma avaliação da balneabilidade do riacho através de teste microbiológico de coliformes fecais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Amorim, Amanda Costa, and Carlos Jardel Araújo Soares. "Educação ambiental no contexto escolar: conscientização de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino fundamental." Revista Educação, Psicologia e Interfaces 3, no. 2 (August 26, 2019): 34–56. http://dx.doi.org/10.37444/issn-2594-5343.v3i2.142.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta um estudo feito sobre a educação ambiental em uma escola com Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Caxias – MA, propondo que a Educação Ambiental (EA) seja tratada no ambiente escolar, centrada nos princípios de colaboração, independência e interação entre os educandos. O objetivo foi identificar o nível de conscientização dos alunos da modalidade EJA sobre educação ambiental. Para a sua realização, foi feita pesquisa descritiva e bibliográfica, e aplicado um questionário para 60 alunos. Os principais resultados encontrados foram pouco conhecimento sobre o meio ambiente, reconheceram que a cidade tem problemas ambientais, no qual o principal agente causador é o homem. E o problema mais relevante foi a poluição dos rios. O veículo de comunicação mais utilizado para adquirir informação é a televisão, sendo perceptível a falta da busca pela leitura de livros, revistas e jornais a respeito do meio ambiente. Outra informação relevante foi que menos de 20% recebem conhecimento sobre Educação Ambiental por meio dos professores. Notou-se que os alunos dessa modalidade de ensino socializam seus conhecimentos no ambiente familiar e na comunidade, levando com que a informação repassada, atingisse de forma indireta, outras pessoas ligadas à escola de aplicação. Os alunos compreenderam a importância de contribuir com a preservação do meio ambiente, não só na escola, mas em casa com a família, responsabilizando-se em preservar o meio em que vive.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Maia, Nezilina Dos Santos, Waldirene Pereira Araújo, Pedro Alberto Pavão Pêssoa, and Joaldo Da Silva Lopes. "A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM CAXIAS-MA." Acta Tecnológica 16, no. 1 (July 24, 2021): 87. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v16i1.987.

Full text
Abstract:
<p>A sociedade, cotidianamente, depara-se com problemáticas ambientais causadas pela ação do homem, tais como desmatamento, queimadas criminosas das florestas, poluição da água com atividade de garimpo, descarte inadequado de lixo doméstico, industrial ou hospitalar, despreocupação ou ausência de políticas públicas relacionadas à coleta seletiva do lixo nos municípios, as quais interferem diretamente no clima, na paisagem das cidades e na saúde. Com o intuito de sensibilizar a sociedade, conteúdos relacionados ao meio ambiente foram incluídos no currículo da Educação Básica, prática que ficou conhecida como Educação Ambiental (EA). Sendo esta decisiva para consolidar o processo de ensino e aprendizagem na formação de cidadãos preocupados com a preservação ambiental. A partir dessa premissa, esta pesquisa teve como objetivo investigar a importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem, segundo a visão de professores e alunos de uma escola pública no município de Caxias - MA. Utilizaram-se de métodos quantitativos e qualitativos cujos instrumentos de coleta de dados foram observações e questionários semiabertos aplicados aos alunos do 3° ano do Ensino Médio e a seus professores de Química, Física e Biologia. Os alunos afirmaram que essa temática tem sido discutida em sala de aula e ensinada pelos professores através de aulas expositivas, visitas técnicas, execução de projetos como horta escolar, oficinas, estudo do meio ambiente como ferramenta de ensino e a realização anual de um evento conhecido como “Ecobike”. Nesse estudo, constatou-se que a EA é relevante para a formação dos alunos, sendo reconhecida por eles como um instrumento que irá lhes proporcionar uma nova perspectiva de vida no âmbito global. Os professores relataram que enfrentam dificuldades na consolidação da EA, dentre elas, a necessidade de formação continuada na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Garcia, Maria Rodrigues, and Marivânia Leonor Furtado. "A COMUNIDADE DE PESCADORES TRADICIONAIS DE CARNAUBEIRAS-ARAIOSES-MA: PERCEPÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E ASPECTOS CULTURAIS." Espaço e Cultura, no. 40 (December 11, 2016): 181–202. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2016.41905.

Full text
Abstract:
Carnaubeiras, território socialmente produzido por uma comunidade de extrativistas marinhos, tem na pesca sua principal forma de reprodução social, econômica, cultural e ambiental. Essa comunidade situada a uma distância de 27 km da sede do município de Araioses, inserido na mesorregião Leste do Maranhão, na Microrregião do Baixo Parnaíba. Neste trabalho visou-se abordar os aspectos culturais da pesca no povoado buscando ressaltar as características da identidade dos pescadores artesanais permeadas por tensões e conflitos em torno prática da pesca artesanal e a gestão da RESEX Marinha do Delta do Parnaíba. Os dados coletados demonstram a vulnerabilidade deste grupo, especificamente em relação à ausência de políticas públicas efetivas capazes de garantir proteção destes pescadores artesanais e sua territorialidade específica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Carvalho, Athina da Silva, Ádila Patrícia Chaves Silva, Ana Luiza Caldas Diniz, Isa Rosete Mendes Araújo Nascimento, Jéssica Pereira Souza, and Zafira da Silva de Almeida. "Biologia reprodutiva do camarão-branco, Penaeus schmitti (Decapoda, Penaeidae), na Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba-MA." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 6, 2021): e120101018554. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18554.

Full text
Abstract:
Penaeus schmitti é uma espécie de grande importância para o estado do Maranhão, porém estudos acerca de sua biologia são pouco conhecidos no estado, o que torna essencial a realização de tais estudos, uma vez que estes auxiliam no manejo correto da espécie e consequentemente a preservação da mesma. Desta forma, este trabalho teve por objetivo caracterizar os aspectos reprodutivos de P. schmitti no município de Tutóia, Maranhão, através de análises macroscópicas das gônadas, da determinação do comprimento, da proporção sexual e primeira maturidade. Durante o período de um ano foram analisados 240 exemplares. As diferenças na proporção sexual foram testadas pelo teste do qui-quadrado (χ2) ao nível de significância de 0,05. Quanto a proporção sexual, constatou-se que as fêmeas tiveram maior representatividade que os machos, demonstrando assim, respetivamente, 57% e 43% do total amostrado. Ao realizar a análise da distribuição por classe de comprimento de P. schmitti, percebeu-se que as fêmeas se apresentaram maiores que os machos. Onde o comprimento médio das fêmeas foi de 11,08 cm e do machos 10,07 cm. Não foi possível constatar o período reprodutivo da espécie devido à ausência de indivíduos em estádio maturo. O tamanho encontrado da primeira maturação de P. Schmitti foi de 9,49 cm. Valor inferior aos que foram encontrados em outras regiões no nordeste do Brasil. Diante das informações obtidas são sugeridas medidas de gerenciamento e conservação da espécie visando a exploração racional do recurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Chaves, Luzia Helena Silva, and José De Ribamar Ross. "Infection control in the preparation of parenteral liquid handing by nursing service / Controle de infecção no preparo e manuseio de líquidos parenterais pelo serviço de enfermagem / Control de la infección en la preparación y manipulación de líquidos par." Revista de Enfermagem da UFPI 4, no. 2 (June 27, 2015): 17. http://dx.doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3194.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar a utilização das técnicas assépticas pela equipe de enfermagem no preparo e administração de medicação parenteral. Metodologia: estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa realizado em um hospital público de Caxias-MA. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2013 com 58 profissionais da equipe de enfermagem, dentre eles, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário e um check-list. O programa EPI Info versão 3.5.2 foi o definido para o processamento das informações e cruzamento de variáveis. Resultados: Dentre os pesquisados, 61,5% dos enfermeiros cobram e supervisionam o uso de técnicas assépticas enquanto que 40% dos profissionais técnicos destacaram receber apenas cobranças. A utilização das luvas foi o equipamento de proteção individual mais mencionado. Mais da metade dos pesquisados responderam realizar limpeza de bandejas e bancadas, porém nem todos utilizam área restrita para preparo das medicações. Não houve igualdade de valores relacionados às frequências encontradas nos resultados em comum de ambos os instrumentos de coleta de dados, porém surgiram algumas contradições com diferenças significativas. Conclusão: É possível manter um controle de infecção hospitalar através da utilização adequada de técnicas assépticas prévias ou durante a administração de medicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gama, Luana Helena Oliveira Monteiro, Paula Fernanda Pinheiro Ribeiro Paiva, Orleno Marques da Silva Junior, and Maria de Lourdes Pinheiro Ruivo. "Modelagem ambiental e uso da inteligência artificial para prognóstico de desmatamento: o caso da Rebio do Gurupi-MA." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 7, 2021): e13810211609. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.11609.

Full text
Abstract:
As áreas protegidas foram criadas principalmente para a conservação da biodiversidade na Amazônia. No entanto, existem altas taxas de desmatamento dentro das mesmas, ocasionado pela concessão de estradas, assentamentos e ocupações. O uso de técnicas de geoprocessamento é de suma importância para detectar mudanças no uso e ocupação do solo. Tal estudo objetiva modelar cenários futuros na Reserva Biológica Gurupi-MA no software DINAMICA EGO, usando o método de transição para simular trajetórias de desmatamento até 2030, com base nas variáveis: altitude, declividade, estradas, assentamento e hidrográfica. Como resultado da matriz de transição, quatro transições foram computadas: floresta para desmatamento, floresta para extração ilegal de madeira, extração ilegal de madeira para desmatamento e exploração ilegal de madeira. As áreas da classe florestal apresentaram maior número de células com alteração, com um percentual de 0,25% de desmatamento e 6,08% de células para exploração ilegal. Constatou-se que vários fatores contribuem para o aumento do desmatamento próximo a estradas e assentamentos: extração ilegal de madeira, criação de gado, caça e ocupação humana, comprometendo a fauna e a flora da região. A partir da simulação do cenário futuro (2030), observou-se que a classe de desmatamento tende a crescer ao norte de REBIO. Até 2030, pode haver uma redução total de 9,17% da cobertura florestal nesta UC. Por meio da modelagem ambiental, juntamente com os planos de comando, controle e monitoramento, é possível orientar o desenvolvimento socioeconômico e ambiental em áreas protegidas da Amazônia maranhense, para a manutenção e proteção de sua riqueza natural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, Gustavo Pereira, Carlos Alberto Algarves Peixoto Neto, Yuri Teixeira Amaral, and Glécio Machado Siqueira. "BIOGEOGRAPHICAL CHARACTERIZATION OF THE MARANHENSE EASTERN MESOREGION (BRAZIL)." Journal of Geospatial Modelling 1, no. 1 (December 15, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.22615/jgm-1.1-5809.

Full text
Abstract:
AbstractThis review aims to study the main aspects of Maranhense East Mesoregion Biogeography of the state portion has suffered socio-economic and cultural changes, besides environmental conflicts due to the advance of capitalist agriculture as soy and eucalyptus agribusiness. The Maranhense East Mesoregion is formed by the union of 44cities grouped into six microregions: Chapadinha, Coelho Neto, Baixo Parnaíba Maranhense, Chapada do Alto Itapecuru, Codó, and Caxias. Historically, this mesoregion had its occupation linked to peripheral areas to the large cotton plantations of the Itapecuru and cattle creation in Pastos Bons, in the XVII and XVIII century. The economy of this mesoregion is mainly based on Eucalyptus for pulp and paper, soybean, maize, and sugarcane. It must be emphasized that the introduction of the soybean, sugarcane, the expansion of eucalyptus and the charcoal production increased the pollution of the rivers and the destruction of native resources. The lack of inspection as to legal reserve areas in rural properties and the lack of conservation units in this region may be considered as aggravating in relation to the intense expansion of agricultural activities. The vegetation of the Maranhense East Mesoregion encompasses several formations, being basically characterized by the forests of babassu and the areas of cerrado latu senso, besides the small patches of Caatinga near the border with the state of Piaui and transitional formations. The climate is typical of tropical zones, predominantly As in the Parnaíba Delta region and the Aw throughout the rest of the mesoregion, with annual average temperatures between 24°C to 28°C and precipitation index with values between 1800mm to 1000mm. The studied mesoregion has only five Conservation Unit: Mirador State Park, Morros Garapenses State Environmental Protection Area, Parnaíba Delta Environmental Protection Area, Parnaíba Delta Marine Extractive Reserve, Chapada Limpa Extractive Reserve.Keywords: Maranhão geography. Environmental conservation. Socioeconomic aspects.CARACTERIZAÇÃO BIOGEOGRÁFICA DA MESORREGIÃO LESTE MARANHENSE (BRASIL)ResumoEsta revisão tem como objetivo estudar os principais aspectos da Biogeografia da Mesorregião Leste Maranhense, porção do estado que tem sofrido mudanças socioeconômicas e culturais, além de conflitos ambientaisdevido ao avanço da agricultura capitalista como o agronegócio da soja e eucalipto. A Mesorregião Leste Maranhense é formada pela união de 44 municípios agrupados em seis microrregiões: Chapadinha, Coelho Neto, Baixo Parnaíba Maranhense, Chapadas do Alto Itapecuru, Codó e Caxias. Historicamente, esta mesorregião teve sua ocupação ligada às áreas periféricas às grandes plantações de algodão do Itapecuru e criação de gados em Pastos Bons, no século XVII e XVIII. A economia desta mesorregião baseia-se principalmente no Eucalipto para a produção de celulose e papel, soja, milho e cana-de-açúcar. Deve-se ressaltar que a introdução da soja, da cana-de-açúcar, a expansão do eucalipto e a produção de carvão vegetal aumentaram a poluição dos rios e a destruição de recursos nativos. A falta de fiscalização quanto às áreas de reserva legal nas propriedades rurais e a falta de unidades de conservação nesta região, podem ser consideradas como agravantes em relação à expansão intensa das atividades agropecuárias. A cobertura vegetal da mesorregião Leste maranhense engloba várias formações, sendo basicamente caracterizada pelas florestas de babaçu e pelas áreas de cerrado lato senso, além das pequenas manchas de caatinga próximas à fronteira com o estado do Piauí e formações transicionais. O clima da região é característico das zonas tropicais, predominantemente As na região doDelta do Parnaíba e o Aw em todo o restante da mesorregião, com temperaturas médias anuais entre 24 °C até 28 °C e índices de precipitação pluviométrica com valores entre 1800 mm a 1000 mm. A mesorregião estudada apresenta apenas cinco Unidades de Conservação: Parque Estadual do Mirador, Área de Proteção Ambiental Estadual dos Morros Garapenses, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba, Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, Reserva Extrativista de Chapada Limpa.Palavras-chave: Geografia do Maranhão. Conservação ambiental. Aspectos socioeconômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bruzaca, Ruan Didier, and Mônica Teresa Costa Sousa. "CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS NO CONTEXTO DESENVOLVIMENTISTA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA: PROTEÇÃO DE DIREITOS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS NO MARANHÃO FRENTE À DUPLICAÇÃO DA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 24 (January 25, 2016): 147–73. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v12i24.587.

Full text
Abstract:
O presente artigo científico pretende analisar as consequências do modelo de desenvolvimento adotado na região amazônica, tomando como exemplo o empreendimento da duplicação da Estrada de Ferro Carajás, que afeta os estados do Maranhão e Pará. Para tal, inicia-se com a análise dos aspectos históricos da exploração na referida região para, em seguida, dar ênfase à problemática envolvendo a implementação do Programa Grande Carajás e, especificamente, da ferrovia Estrada de Ferro Carajás. Não obstante os conflitos socioambientais ocasionados pelo projeto original, atualmente procede-se à duplicação da ferrovia, sendo necessário analisar suas características e ilegalidades no licenciamento ambiental. Com isso, dar-se-á enfoque aos casos das comunidades quilombolas Monge Belo e Santa Rosa dos Pretos, Itapecuru-MA, examinando as respostas jurídicas das instituições do sistema de justiça envolvidas. Neste sentido, dar-se-á ênfase às atuações da Defensoria Pública da União, do Ministério Público da União, da Justiça Federal e à militância da advocacia popular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cantanhede, Waldiana Almeida, and Thomas Jefferson Alves Santos. "ANÁLISE DA VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E OS DESAFIOS DO PLANEJAMENTO URBANO NO MUNICÍPIO DE ROSÁRIO – MA." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 21, no. 2 (September 30, 2019): 816–26. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v21n2.527.

Full text
Abstract:
O crescimento das cidades de forma desorganizada tem despertado grandes preocupações acerca do mecanismo de proteção e defesa do bem-estar de seus habitantes, as de ordem social e ambiental são deveras preocupantes pelos impactos que estas trazem. Com a finalidade de conhecer os problemas e as necessidades socioambientais no município de Rosário – MA, através da análise de indicadores sociais e a consulta do Plano Diretor da cidade, buscou-se demonstrar os problemas socioambientais enfrentados no município, e a importância de um bom planejamento urbano aliado à gestão ambiental. A base econômica do município está nas atividades de pesca, agricultura familiar, extrativismo, pecuária, artesanato, frágil indústria e comércio bastante limitado. Observou-se no município uma carência em seu planejamento, principalmente na implantação de projetos ambientais, no qual o problema da negligência de tais questões é acentuado pela omissão da comunidade na gestão. O descaso do poder público é mais evidente pelas pessoas de baixa renda que, além de arcar com o ônus da dificuldade de acesso à habitação, ao saneamento básico, à educação, ao transporte e à saúde, entre outros itens necessários à reprodução social, essa população também é a mais exposta e vulnerável aos riscos ambientais intrínsecos aos contextos urbanos.Palavras-chave: Vulnerabilidade Socioambiental; Planejamento Urbano; Rosário – MA.ABSTRACTThe growth of cities in a disorganized manner has raised great concerns about the mechanism of protection and defense of the welfare of their inhabitants, the social and environmental are very worrying for the impacts they bring. In order to know the social and environmental problems and needs in the city of Rosario – MA, through the analysis of social indicators and needs in the impacts they bring. In order to know the social and environmental problems and needs in the city of Rosario – MA, through the analysis of social indicators and the consultation of the master plan of the city, we sought to demonstrate the social and environmental problems faced in the city and the importance of a good urban planning combined with environmental management. The economic base of the municipality is fishing, family farming, extractives, livestock, crafts, fragile industry and very limited trade. There was a lack of planning in the municipality, especially in the implementation of environmental projects, in which the problem of neglect of such issues is accentuated by the omission of the community in management. The neglect of the public power is more evident by the low-income people who, besides bearing the burden of the difficulty of access to housing, basic sanitation, education, this population is also the most exposed and vulnerable to environmental risks intrinsic to urban contexts.Keywords: Socio Environmental Vulnerability; Urban Planning; Rosario – MA.RESUMENEl crecimiento de las ciudades de manera desorganizada ha suscitado grandes preocupaciones sobre el mecanismo de protección y defensa del bienestar de sus habitantes, los social y lo ambiental son muy preocupantes por los impactos que conllevan. Para conocer los problemas y necesidades sociales y ambientales en la ciudad de Rosario – MA, a través del análisis de indicadores sociales y la consulta del Plan Maestro de la ciudad, y la importancia de un buen planificación urbana combinada con gestión ambiental. La base económica del municipio es la pesca, la agricultura familiar, el extractivismo, la ganadería, la artesanía, la industria frágil y el comercio muy limitado. Hubo una falta de planificación en el municipio, especialmente en la implementación de proyectos ambientales, en los que el problema de la negligencia de tales problemas se acentúa por la omisión de la comunidad en la gestión. El abandono del poder público es más evidente por las personas de bajos ingresos que además de suportar la carga de la dificultad de acceso a la vivienda, saneamiento básico, educación, esto la población también es la más expuesta y vulnerable a los riesgos ambientales intrínsecos a los contextos urbanos.Palabras clave: Vulnerabilidad social y ambiental; Planificación urbana; Rosario – MA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Castro, J. S., J. S. Silva, L. C. Freitas, and R. N. F. Carvalho-Neta. "Biomarcadores histopatológicos na espécie Hoplias malabaricus (Pisces, Osteichthyes, Erythrinidae) em uma Unidade de Conservação de São Luís (MA)." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 6 (December 2014): 1687–94. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7414.

Full text
Abstract:
Neste estudo objetivou-se validar dois órgãos (brânquia e fígado) de Hoplias malabaricus para análise de biomarcadores de contaminação aquática na Área de Proteção Ambiental (APA) do Maracanã em São Luís-MA. Exemplares de traíra foram capturados em uma lagoa de policultivo e no Rio Ambude, localizados na APA do Maracanã. A biometria foi realizada em laboratório. Brânquias e o fígado de cada espécime foram fixados em formol a 10% e mantidos em álcool a 70% até a execução da técnica histológica usual. Cortes de aproximadamente 5µm de espessura foram corados em hematoxilina e eosina (HE). Os resultados referentes à biometria dos peixes capturados durante o período de estiagem indicaram que o comprimento total e padrão dos exemplares foram maiores quando comparados com os indivíduos do período chuvoso. As alterações hepáticas identificadas foram: lipidose, necrose, infiltração leucocitária, vacuolização do citoplasma, hemossiderina e centro de melanomacrófagos. Constataram-se as seguintes lesões branquiais: fusão lamelar, aneurisma lamelar, deslocamento e necrose do epitélio, proliferações de células do muco e dilatação capilar. As respostas biológicas de H. malabaricus, registradas em nível branquial e hepático, podem ser caracterizadas como biomarcadores de contaminação aquática. As brânquias mostraram-se como os melhores órgãos para esse tipo de análise na espécie. Esses resultados indicam que os peixes da região apresentam a saúde comprometida por poluentes presentes nos ambientes analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Loiola, Nilson Dos Santos, Alane Oliveira Nascimento, and Kelma Morais Silva. "Gerenciamento de resíduos no contexto escolar: uma potencial ferramenta para a bioconsciência de alunos do IFMA, Barra do Corda-Maranhão." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 7 (August 10, 2020): 577–86. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.007.0045.

Full text
Abstract:
A ambivalência entre o preservar e conservar levou a população a atual diversidade de ideias e às desordens globais, de um lado os grupos ambientais radicais e do outro os compreensivos, sustentáveis e economicamente pujantes, cabendo agora o desafio de desvincular a humanidade desse embate guiando-a para um movimento ambiental libertador onde, mediante a educação ambiental, se construa consciência ambiental e as ações em prol da proteção planetária não necessitem de porquês para ganharem sentido e relevância. A participação é um elemento fundamental em todo processo social, em especial nos arranjos econômicos e ambientais uma vez que demandam, acima de tudo, a identificação e afinidade ideológica de seus partícipes. No bojo das ações de educação ambiental, fomentar meios para que a sociedade se identifique com os projetos e sinta afinidade com as correntes ambientais deve ser o primeiro passo para a concepção de uma comunidade engajada. Nesse sentido o presente projeto buscou articular ações no espaço físico do IFMA/ Campus Barra do Corda com concepções teóricas metodológicas do grupo Boticário, unindo iniciativa privada com iniciativa pública, no sentido de obter uma justaposição de olhares acerca do reuso e reciclagem de resíduos sólidos provenientes de produtos de perfumaria, cosméticos e de resíduos orgânicos, favorecendo a cadeia produtiva de uma organização solidária, a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR) em São Luís – MA. O projeto foi executado com uma metodologia descritiva, exploratória e quantitativa, coletando aproximadamente 33,696 Kg de resíduos, dentre eles embalagens de papel, plástico, metal, vidro, além de borra de café, todos direcionado para práticas de reciclagem, seja por meio da ASCAMAR ou distribuídos para uso como complemento de adubação (borra de café desidratada). Dessa forma, o projeto contribuiu para debates sobre o tema, fortalecimento da eco consciência dos participantes (em especial dos alunos), para a promoção do engajamento da comunidade escolar em dinâmicas de educação ambiental, concluindo-se que devido sua importância geral o referido projeto deve ser retomado tão logo as condições sanitárias permitam, a fim de abranger mais alunos para assim ocorrer inclusão de novas turmas, novos parceiros e novas comunidades a serem atendidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Miranda, João M. D., and Fernando C. Passos. "Composição e dinâmica de grupos de Alouatta guariba clamitans Cabrera (Primates, Atelidae) em Floresta Ombrófila Mista no Estado do Paraná, Brasil." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 1 (March 2005): 99–106. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000100013.

Full text
Abstract:
As espécies do gênero Alouatta Lacépède, 1799 são sociais e formam grupos que mostram grandes variações na sua composição sexo-etária. Alouatta guariba clamitans Cabrera, 1940 é uma das espécies com escassos trabalhos que mostrem aspectos sociais deste primata. O estudo foi conduzido na Chácara Payquerê, localizada no Município de Balsa Nova, Estado do Paraná, Sul do Brasil. A área é inserida no contexto da Floresta Ombrófila Mista e faz parte da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana. O trabalho foi conduzido de fevereiro de 2002 até junho de 2004, identificando grupos, registrando a composição sexo-etária e sua dinâmica. Foram identificados seis grupos na área de estudo, no decorrer dos três anos as médias de suas composições foram: 6,33 indivíduo/grupo; 1,47 Macho Adulto (MA)/grupo; 0,46 Machos subadultos/grupo; 2,2 Fêmeas Adultas(FA)/grupo; 1,13 Juvenis II/grupo; 0,8 Juvenis I/grupo e 0,27 Infantes/grupo. Para uma análise sobre a composição sexo-etária da espécie, os dados obtidos neste trabalho foram somados a 66 outros grupos de A. g. clamitans disponíveis na literatura (totalizando 72 grupos), sendo que as médias para a espécie foram: 6,25 indiv./grupo; 1,39 MA/grupo; 2,26 FA/grupo e 2,62 Indivíduos Imaturos/grupo. Quanto à dinâmica dos grupos registraram-se: 11 nascimentos; 25 mudanças de categoria etária; 4 indivíduos transeuntes; 1 morte/desaparecimento e a quebra de um grupo em dois. Este trabalho analisa a composição sexo-etária de A. g. clamitans além de discutir alguns aspectos da dinâmica dos grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Viana, Thalia Matos Aguiar, Suelen Rosana Sampaio de Oliveira, Hetty Salvino Torres, Wanda Batista de Jesus, Alef Fontinele Teixeira, and Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta. "Biomarcadores histológicos em brânquias e fígados de Sciades herzbergii (Bloch, 1794) em uma área portuária e em uma de proteção ambiental – MA, Brasil / Histological biomarkers in Sciades herzbergii (Bloch, 1794) gills and livers in a port area and an environmental protection area - MA, Brazil." Brazilian Journal of Development 7, no. 4 (April 20, 2021): 41047–65. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv7n4-526.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Rodrigo Lima, and Fabrizia Gioppo Nunes. "ANÁLISE DO USO DA TERRA EM UMA SECÇÃO ÀS MARGENS DO RIO TOCANTINS AUXILIADA POR ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA – NDVI." InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 5, no. 18 (December 22, 2019): 9379. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.2019.9379.

Full text
Abstract:
LAND USE ANALISYS IN A SECTION OF TOCANTINS’S RIVER MARGINAL STRIP SUPPORTED BY NORMALIZED DIFFERENCE VEGETATION INDEX (NDVI)ANÁLISIS DEL USO DE LA TIERRA EN UNA SECCIÓN LOS MARGENES DEL RÍO TOCANTINS AUXILIADOS POR ÍNDICE DE VEGETACIÓN POR DIFERENCIA NORMALIZADA – NDVIRESUMOO mapeamento de uso e cobertura da terra é um instrumento indispensável para uma boa gestão do ambiente em geral, podendo obedecer diferentes recortes espaciais. A adoção de alternativas para aperfeiçoar esse produto, tais como a leitura de dados anuais de Índices de Vegetação torna-o mais efetivo e capaz de oferecer respostas a determinadas questões. Nesta perspectiva, o presente estudo tem como objetivo o mapeamento e reconhecimento de áreas degradadas e de áreas preservadas, em uma secção delimitada as margens do Rio Tocantins, auxiliados por séries temporais de NDVI. A metodologia incluiu o mapeamento de uso e cobertura da terra no ano de 2015; delimitação da Área de Proteção Ambiental (APP) e; a utilização de séries anuais de NDVI, disponibilizadas pela plataforma online do Google Earth Engine. A ferramenta de NDVI é apresentada como uma alternativa a avaliação da conversão de coberturas naturais para diferentes tipologias de uso da terra. Como exemplos, são retratados três pontos de conversões de uso: solo exposto para vegetação regenerada; vegetação natural para tanques de pisciculturas e; solo exposto intercalado à vegetação rasteira para área urbanizada. Os resultados apontam que a APP analisada se encontra em estado de alerta, uma vez que sua conversão em áreas degradadas ultrapassa cerca de 50%, e a ferramenta de NDVI foi essencial para determinar quando ocorreram essas modificações em distintas classes de uso.Palavras-chave: Uso da Terra; Séries Temporais; Rio Tocantins; Imperatriz-MA.ABSTRACTThe mapping of land use and land cover is an indispensable tool for good management of the environment in general, and can obey different spatial cutouts. Adopting alternatives to improve this product, such as reading annual Vegetation Index data makes it more effective and able to provide answers to certain questions. In this perspective, the present study aims to map and recognize degraded areas and preserved areas, in a section delimited the banks of the Tocantins River, aided by NDVI time series. The methodology included land use and land cover mapping in 2015; delimitation of the Environmental Protection Area (APP) and; use of annual NDVI series made available through the Google Earth Engine online platform. The NDVI tool is presented as an alternative to evaluate the conversion of natural coverages for different land use typologies. As examples, three points of use conversions are depicted: exposed soil for regenerated vegetation; natural vegetation for fish ponds and; exposed soil interspersed with undergrowth to urbanized area. The results indicate that the analyzed APP is in a state of alert, since its conversion to degraded areas exceeds about 50%, and the NDVI tool was essential to determine when these changes occurred in different classes of use.Keywords: Land Use; Time Series; Tocantins River; Imperatriz-MA.RESUMENEl mapeo del uso de la tierra y la cobertura de la tierra es una herramienta indispensable para la buena gestión del medio ambiente en general, y puede obedecer a diferentes recortes espaciales. Adoptar alternativas para mejorar este producto, como leer los datos anuales del Índice de Vegetación, lo hace más efectivo y capaz de proporcionar respuestas a ciertas preguntas. En esta perspectiva, este estudio apunta a mapear y reconocer áreas degradadas y áreas preservadas, en una sección delimitada a orillas del río Tocantins, ayudado por series de tiempo NDVI. La metodología incluyó el uso del suelo y el mapeo de la cobertura del suelo en 2015; delimitación del Área de Protección Ambiental (APP) y; uso de la serie anual NDVI disponible a través de la plataforma en línea Google Earth Engine. La herramienta NDVI se presenta como una alternativa para evaluar la conversión de coberturas naturales para diferentes tipologías de uso de la tierra. Como ejemplos, se representan tres conversiones de puntos de uso: suelo expuesto para vegetación regenerada; vegetación natural para estanques de peces y; suelo expuesto intercalado con maleza en el área urbanizada. Los resultados indican que la aplicación analizada se encuentra en estado de alerta, ya que su conversión a áreas degradadas supera aproximadamente el 50%, y la herramienta NDVI fue esencial para determinar cuándo ocurrieron estos cambios en diferentes clases de uso.Palabras clave: Uso de la Tierra; Series Temporales; Río Tocantins; Imperatriz-MA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Câmara, Rosélis de Jesus Barbosa, and Rozuila Neves Lima. "Gestão ambiental: investigação sobre a Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã (MA)." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 8, no. 5 (November 30, 2015). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2015.v8.6501.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata sobre a temática sociedade/natureza e suas interações a partir de uma reflexão sobre a necessidade de se pensar mecanismos que aliem questões como desenvolvimento e proteção dos recursos naturais. Dentro dessa proposta, aborda sobre gestão ambiental em áreas naturais protegidas e a prática da atividade turística. Investiga a unidade de conservação Área de Proteção Ambiental (APA) da Região do Maracanã, o seu processo de gestão e os instrumentos adotados nesse processo. A APA está localizada a 18 km do centro de São Luís/MA e foi regulamentada em 1991 e além de seu valor ambiental, é detentora de representativo valor cultural e histórico. Sua gestão é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (SEMA). A investigação foi constituída de duas etapas delineadas em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Durante a pesquisa de campo foram realizadas visitas técnicas a área de estudo para averiguar a situação da APA quanto a sua gestão. Também foram realizadas entrevistas com agente ambiental e com representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão. Como resultado, a pesquisa apontou que a situação atual da Área de Proteção Ambiental da Região do Maracanã é de risco e por isso requer a implantação imediata de uma gestão ambiental que seja capaz de garantir a manutenção da sua diversidade biológica, disciplinar seu processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais e culturais que motivaram a sua criação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Oliveira, Miguel Sena de, Alessandro Wagner Coelho Ferreira, Hermeson Cassiano de Oliveira, and Edlley Pessoa. "Orchids of the central region of eastern Maranhão, Brazil." Rodriguésia 72 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860202172057.

Full text
Abstract:
Abstract The eastern portion of the state of Maranhão is a transitional area between Amazon Rainforest, Cerrado and Caatinga. Knowledge about the flora of this region is very poor, especially regarding Orchidaceae. The aim of this study was to provide a survey of the species of this family in the central area of this region. Fieldwork was performed monthly between December 2015 and April 2019 in the municipalities of Aldeias Altas, Caxias, Codó and São João do Sóter. An identification key, morphological descriptions and illustrations of the species are presented. Orchidaceae is represented in the area by seven genera and 17 species. The richest genera were Catasetum (five species), and Habenaria (four species). Habenaria schenckii is a new record for the state. The majority of the species are epiphytes (eight species, 47%) or terrestrial (seven species, 41%). The municipality of Caxias was the richest, with 13 species (76%), of which six were collected in the conservation units (CU’s) existing in the municipality (Área de Proteção Ambiental Municipal (APAM) Buriti do Meio Municipal and APAM Inhamum). Our data highlight the importance of the CU’s for the conservation of Orchidaceae, and the potential of ecotonal regions for discovering new records for the region.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Araújo, Mônica de Nazaré Ferreira de, Eduardo Lima dos Santos Gomes, Linda Maria Rodrigues, and Ana Letícia Burity Da Silva. "Ecoturismo e desenvolvimento comunitário: possibilidades de inclusão da “Juçara” Euterpe Oleracea Mart. nos roteiros ecoturísticos da Área de Proteção Ambiental do Maracanã, São Luís (MA)." Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 9, no. 2 (May 30, 2016). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2016.v9.6491.

Full text
Abstract:
O ecoturismo é uma atividade socioambiental capaz de promover benefícios de conservação ambiental, assim como proporcionar o bem estar às populações locais envolvidas no processo de seu desenvolvimento. A partir dessa acepção, o presente artigo teve o objetivo de analisar a relação da Juçara Euterpe Oleracea Mart. e o ecoturismo diagnosticado como atividade turística a ser fomentada na APA do Maracanã. A metodologia utilizada centrou-se na análise documental como fio condutor para delinear os resultados. Esta análise enquadrou documentos importantes do acervo do Departamento de Turismo e Hotelaria (DETUH) do Centro de Ciências Sociais (CCSO) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Os resultados encontrados indicam que a Euterpe Oleracea Mart. é a marca característica da APA e o seu uso, tradicionalmente, serve para a alimentação da população local, bem como para os festejos denominado “festa da Juçara”. Verifica-se que é possível fomentar benefícios tangíveis do ecoturismo para as comunidades locais da APA a partir do fortalecimento de sua economia local baseada no beneficiamento da Juçara Euterpe Oleracea Mart. como elemento catalisador do desenvolvimento comunitário para o ecoturismo na APA do Maracanã. Contudo, uma correlação significativa entre a Juçara Euterpe Oleracea Mart. e o ecoturismo ainda é incipiente, pois ainda há percalços metodológicos a serem seguidos, principalmente concernente a construção de espaços deliberativos democráticos que assegurem de fato e de direito a institucionalidade do ecoturismo como atividade socioambiental capaz de promover o bem-estar e a conservação ambiental da APA do Maracanã. Ecotourism and community development: inclusion possibilities of "Juçara" Euterpe oleracea Mart. in ecotourism routes of Área de Proteção Ambiental do Maracanã, São Luís (MA, Brazil) ABSTRACT Ecotourism is an environmental activity that promotes environmental benefits of environmental conservation, as well as providing welfare to local population involved in the process of its development. From this sense, this article aims to analyze the relationship of Juçara Euterpe Oleracea Mart. and ecotourism diagnosed as tourism to be promoted in that APA Maracanã. The methodology focused on document analysis as a guideline of outline the results. This analysis fits important documents of the Department of the Tourism and Hotelary the Centre for Social Sciences of the Federal University of Maranhão. The results indicate that the Euterpe Oleracea Mart. is the hallmark of APA and its use traditionally serves to feed the local population and called for celebrations “festa da juçara”. It appears that is possible to promote ecotourism tangible benefits to local communities APA from strengthening its local economy based on processing of Euterpe Oleracea Mart. as a catalyst of community development for ecotourism in the APA in the Maracanã. However, a significant correlation between Euterpe Oleracea Mart. and ecotourism is still in its infancy, as there are still methodological obstacles to be followed, especially concerning the construction of democratic deliberative spaces to ensure in fact and in law the institutions of ecotourism as environmental activity to promote the welfare and environmental conservation APA Maracanã. KEYWORDS: Community Development; Ecotourism; APA Maracanã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Correia, Fabiana Pereira, and Luciene Cristina Risso. "Potencial ecoturístico de paisagens simbólicas em territórios protegidos: reflexões a partir da Área de Proteção Ambiental da Região de Maracanã, São Luís – MA, Brasil." Revista Geografia e Pesquisa, May 4, 2021. http://dx.doi.org/10.22491/1806-8553.v12n1a310.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Sylvia Letícia Oliveira. "Editorial." Acta Tecnológica 16, no. 1 (July 24, 2021). http://dx.doi.org/10.35818/acta.v16i1.1041.

Full text
Abstract:
<p class="p1">Prezadxs leitorxs,</p><p class="p1">A revista Acta Tecnológica, traz nesta edição, um conjunto de artigos em diversas áreas do conhecimento. Iniciando o volume 16, número 1, trazemos o artigo <strong>Os Transtornos causados pelo aumento do lixo na cidade turística de Carolina - Maranhão</strong>, os autores investigaram como se dá a relação dos moradores com a produção e o acúmulo de lixo.</p><p class="p1">Na mesma área, o artigo 2, <strong>Reator UASB: uma alternativa sustentável para o tratamento de esgoto no município de Codó - MA</strong>, os autores avaliaram as melhorias nas condições de saneamento do município de Codó, Maranhão, através da construção do protótipo de um reator UASB (<em>Upflow Anaerobic Sludge Blanket) </em>destinado à remoção de matéria orgânica do esgoto doméstico que é lançado diretamente no Rio Itapecuru.</p><p class="p1">Com discussões sobre processos de mobilização e lutas sociais pela educação de jovens e adultos, o artigo 3, <strong>As lutas sociais por políticas de educação no Brasil para EJA de 1990 a 2006: da formação da agenda política a formulação do PROEJA</strong> há a retomada do debate acerca dos aspectos estruturais que envolveram mudanças políticas e sociais nos anos de 1990, buscando entender os reflexos do ideário neoliberal na construção da agenda reformista e das políticas de educação no Brasil.</p><p class="p1">O artigo 4, <strong>Saneamento inadequado em Carolina - MA: estudo de caso no bairro Brejinho</strong>, mostra a precariedade do saneamento no bairro Brejinho, na cidade de Carolina, Maranhão, e seu impacto na vida dos moradores.</p><p class="p1">Na área de alimentos, o artigo 5, <strong>Caracterização química e comparação entre hambúrguer artesanal e o industrializado</strong> tem uma proposta mais saudável de hambúrguer e análise físico-química da composição do produto elaborado, comparado com o hambúrguer industrializado.</p><p class="p1">O artigo 6 <strong>A Inclusão da educação ambiental no processo de ensino e aprendizagem na visão de professores e alunos de uma escola pública em Caxias - MA</strong> relata a importância da Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem, segundo a visão de professores e alunos.</p><p class="p1">O Artigo 7 <strong>Aprimorando o conceito de lentes e expandindo a criatividade no design emergente através de técnicas do design especulativo</strong>, apresenta, através de uma discussão dialética, a visão de estudiosos da futurologia sobre como a experimentação criativa em narrativas pode ajudar no desenvolvimento de novas perspectivas para lidar com problemas sistêmicos adaptativos.</p><p class="p1">O Artigo 8 <strong>Ensino de gramática: formas remissivas lexicais e formação de sentido</strong> traz para a discussão a renitente postura de ensino de gramática presa a regras e a normas que não contribuem para o crescimento linguístico do aluno.</p><p class="p1">Finalizando este número, o artigo 9, <strong>Produção de mudas de maracujazeiro sob lâminas e frequência de aplicação de solução nutritiva</strong>, com um estudo incipiente sobre lâminas de irrigação e frequência de aplicação de solução nutritiva em mudas de maracujazeiro-amarelo cultivado em sistema hidropônico.</p><p class="p1">Boa leitura!</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

CORREIA, FABIANA PEREIRA, and LUCIENE CRISTINA RISSO. "Geograficidades nas Toadas do Bumba-meu-boi de Maracanã: dos Manifestos de Amor ao Lugar às Possibilidades na Gestão da APA da Região de Maracanã, São Luís - MA, Brasil." Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade, May 4, 2020, 139. http://dx.doi.org/10.18764/2447-6498.v6n1p139-150.

Full text
Abstract:
Este artigo resulta de uma pesquisa fenomenológica sobre sentidos de lugar e geograficidades na gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) da Região de Maracanã, localizada no município de São Luís, Estado do Maranhão. O principal objetivo é refletir sobre as geograficidades expressas nas toadas do Bumba-meu-Boi de Maracanã, visando demonstrar seu potencial na gestão da APA. Dentre os procedimentos metodológicos, se destacam: revisão teórica, participação em eventos do Bumba-meu-Boi, consultas a jornais e sítios eletrônicos, registros fotográficos e conversas com representantes do Bumba-meu-Boi. Os resultados demonstram que as geograficidades identificadas são manifestos de topofilia, fatos relevantes à gestão pública da APA. Ademais, indicam a necessidade de incluir aspectos das geograficidades na gestão de territórios protegidos. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), bem como a todas as pessoas e instituições que apoiam a realização da pesquisa.Palavras-chave: Topofilia. Cultura popular. Conservação ambiental.Geographicities in the Tunes of the Maracanã’s Bumba-meu-boi: from Manifests of Topophilia to Possibilities in the Management of the EPA of the Maracanã Region, São Luís - MA, BrazilABSTRACT This article results from a phenomenological research on meanings of place and geographicities in the management of the Environmental Protection Area (EPA) of the Maracanã Region, located in São Luís, Maranhão State. The main objective is to reflect about the geographicities expressed in the tunes of Maracanã’s Bumba-meu-Boi, to demonstrate its potential in EPA management. Among the methodological procedures, the following stand out: theoretical review, participation in Bumba-meu-Boi events, newspapers and websites searches, photographic register and conversations with representatives of Bumba-meu-Boi. The results show that the identified geographicities are manifest of topophilia, facts relevant to EPA's public management. Moreover, they indicate the need to include aspects of geographicities in the management of protected territories. We thank the Support Foundation for Research and Scientific and Technological Development of Maranhão (FAPEMA), as well as all the people and institutions that support the research.Keywords: Topophilia. Popular culture. Environmental conservation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography