Academic literature on the topic 'PSICOLOGIA COMPARATIVA'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'PSICOLOGIA COMPARATIVA.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "PSICOLOGIA COMPARATIVA"

1

Almeida, Leonardo Pinto de. "Para uma caracterização da Psicologia social brasileira." Psicologia: Ciência e Profissão 32, spe (2012): 124–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-98932012000500009.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo construir um esboço panorâmico da história da psicologia social brasileira. Inicialmente, partimos da intuição de Farr sobre a diferença conceitual entre psicologias sociais sociológicas e psicológicas para com isso estabelecer pontos de comparações entre as diversas perspectivas em Psicologia social. Analisamos diversos grupos teóricos para tentar construir um modo de compreensão sobre as implicações políticas, metodológicas e práticas de suas respectivas posições. Em nosso horizonte de reflexão, tomamos as psicologias sociais associadas ao behaviorismo, à Psicologia comparativa e ao cognitivismo, em solo norte-americano. Traçamos as influências da Psicologia cognitivista em solo brasileiro, mostrando que estava ligada à busca de variáveis dotadas de estabilidade, ao postulado da neutralidade do investigador e às noções de adaptabilidade e produtividade. Após a crise dessa perspectiva, observamos a influência da teoria das representações sociais e da teoria crítica em relação à Psicologia socio- histórica. Esta fundamenta uma ideia de homem associada ao materialismo dialético, à historicidade e à transformação social. Além da perspectiva socio-histórica, refletimos ainda sobre a Psicologia social relacionada ao problema das instituições para assim traçarmos as implicações críticas dessa perspectiva e da socio-histórica em relação ao pensamento norte-americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bach Junior, Jonas, and Elizabete Villibor Flory. "A Consciência do Eu e a Psicologia de Steiner e Wallon." Perspectiva 38, no. 4 (January 13, 2021): 1–18. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e65302.

Full text
Abstract:
O estudo abordou o desenvolvimento da consciência do eu, de acordo com um quadro comparativo entre as psicologias da educação de Rudolf Steiner e de Henri Wallon. É atribuída grande importância, por ambos os autores, ao surgimento na criança da autoconsciência da personalidade por volta dos três anos de idade. O advento da consciência do eu é acompanhado por crises e conflitos que possuem implicações práticas no campo da educação infantil. As psicologias de Wallon e Steiner abordam o ser humano de modo complexo e multifacetado, onde a evolução da psique é manifestação dos desdobramentos da motricidade, da afetividade, da inteligência, do querer, que culminam em capacidades exclusivamente humanas: o equilíbrio do andar ereto, a linguagem, o pensar e a autoconsciência. Esta pesquisa é teórica, de base bibliográfica, e realiza uma análise comparativa entre as duas teorias. Além disso, insere os dois autores na perspectiva contemporânea da psicologia da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lopes, Rafael Gimenes, and Sílvio Vasconcellos. "Implicações da teoria da evolução para a psicologia: a perspectiva da psicologia evolucionista." Estudos de Psicologia (Campinas) 25, no. 1 (March 2008): 123–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2008000100012.

Full text
Abstract:
A idéia de que o comportamento humano está baseado em instintos mostrou-se popular entre os psicólogos há cem anos. Na atualidade, os psicólogos evolucionistas vêm postulando que o comportamento é fortemente influenciado por fatores hereditários, e que os mesmos objetivam ampliar a aptidão. O principal propósito deste estudo foi introduzir e discutir a teoria evolucionista e suas implicações para a área de psicologia. Os autores revisaram artigos e livros sobre o tema. Este artigo pode contribuir para o desenvolvimento de um novo paradigma para a etologia e para a psicologia comparativa no âmbito da psicologia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vasco, António Branco, Osvaldo Santos, and Fernando Silva. "Psicoterapia sim! Eficácia, efectividade e psicoterapeutas (em Portugal)." PSICOLOGIA 17, no. 2 (February 4, 2014): 485. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.463.

Full text
Abstract:
O presente artigo resulta de uma intervenção realizada na Livraria Barata, no âmbito dos “Encontros com a Psicologia”, organizados pela Associação Portuguesa de Psicologia. Os autores equacionam três temáticas, inevitavelmente articuladas: (1) eficácia geral e comparativa da psicoterapia; (2) efectividade da psicoterapia (em Portugal); e (3) características dos psicoterapeutas portugueses. Estas dias últimas temáticas tomam em consideração estudos empíricos realizados em Portugal.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v17i2.463
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira, Jeanine Ângela, Alex Costa Anjos, and Lígia Carolina Oliveira Silva. "Comportamento Organizacional: diferenças na produção empírica entre psicologia e Administração." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 10, no. 3 (October 11, 2016): 152. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v10i3.656.

Full text
Abstract:
O objetivo da presente pesquisa consistiu na realização de uma análise de como o tema de Comportamento Organizacional está sendo estudado tanto por pesquisadores da área de Psicologia como da área de Administração atualmente no Brasil. Este estudo se distingue das outras revisões publicadas sobre o tema ao comparar duas áreas do conhecimento que se intercalam em relação ao Comportamento Organizacional. Os critérios utilizados para selecionar os artigos foram: publicações entre 2009 e 2014; escrito por psicólogos ou administradores; publicados em periódicos brasileiros avaliados pela CAPES. A análise dos dados foi realizada através de análises descritivas e de tendência central. Foram observados também os principais temas e objeto de estudo, de forma comparativa, nas duas áreas. No total, foram analisados 302 artigos, dentre os quais 132 eram de Administração e 130 de Psicologia. Dentre estes, 25 artigos tinham autores tanto da Psicologia quanto da Administração, enquanto 15 apresentaram autores de outras áreas. Foi verificada predominância de investigações sobre comprometimento, estresse, e satisfação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rudá, Caio, Denise Coutinho, and Naomar De Almeida Filho. "FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO NO BRASIL." Revista e-Curriculum 17, no. 2 (June 28, 2019): 419–40. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i2p419-440.

Full text
Abstract:
A formação em Psicologia no Brasil tem sido amplamente estudada e discutida em ambientes acadêmicos, desde antes da sua institucionalização em universidades e faculdades. Diante da escassez de estudos críticos acerca da educação superior nacional, este estudo propõe examinar a formação em Psicologia como consequência da constituição peculiar da educação superior no Brasil, visando à sua caracterização por meio de uma abordagem comparativa. Mediante um estudo de casos múltiplos, buscou-se analisar a formação em psicologia, no nível de graduação. Os principais resultados apontam para uma estrutura de formação anacrônica, não condizente com as especificidades ontológicas da Psicologia e apartada das expectativas acerca do papel da educação superior na formação cidadã crítica e profissional. Acredita-se, portanto, que a formação em Psicologia deve ser revista em todas as dimensões, desde seus marcos normativos aos tipos de componentes curriculares. Aponta-se uma desejável revisão da arquitetura acadêmica, substituindo o tradicional arranjo linear pelo regime de ciclos. Desse modo, toda a formação inicial estaria assentada em uma etapa propedêutica, sendo complementada numa segunda etapa que ofereceria conteúdos estruturantes do campo psicológico e habilitaria à utilização de instrumentos e técnicas psicológicos indispensáveis à atuação profissional. Por fim, uma profissionalização mais efetiva dar-se-ia num terceiro ciclo de formação especializada, conforme áreas de especialidade e atuação ou orientações teórico-metodológicas, em programas de residência e/ou mestrado ou doutorado profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Saraiva, Fernando Tavares, Marcus Bentes de Carvalho Neto, and Saulo De Freitas Araujo. "O impacto da obra de J. B. Watson na psicologia norte-americana: Alguns parâmetros de comparação." Estudos e Pesquisas em Psicologia 16, no. 3 (March 15, 2018): 1053–69. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2016.32959.

Full text
Abstract:
O impacto da obra de J. B. Watson tem sido explorado na historiografia da psicologia. Neste âmbito, destacam-se estudos que utilizam como método a análise bibliométrica. Tais pesquisas, no entanto, não utilizam parâmetros comparativos que possam indicar de forma mais precisa o grau de impacto daquela obra. O presente estudo busca preencher tal lacuna por meio de uma análise bibliométrica comparativa das referências às obras de Watson e outros três relevantes psicólogos do período: Edward B. Titchener, Edward L. Thorndike e William James. A pesquisa foi realizada em cinco importantes periódicos norte-americanos da área, entre os anos 1903 e 1923 – uma década antes e uma década após a publicação do Manifesto Behaviorista. Os resultados permitem concluir que, embora não possa ser tomada propriamente como um marco revolucionário, a obra de Watson teve, na década posterior à publicação do Manifesto Behaviorista (1914-1923), um impacto próximo ao de Titchener e maior do que o de Thorndike, ainda que distante da influência exercida por James.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Eduardo Moura da, and Silvana Calvo Tuleski. "Crítica ao método de pesquisa construcionista social a partir da psicologia vigotskiana." Psicologia Escolar e Educacional 22, no. 1 (April 2018): 195–203. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018014981.

Full text
Abstract:
Resumo A utilização do pensamento vigotskiano para contrapor o modelo experimental positivista foi um dos destinos de sua teoria no ocidente. Uma das apropriações de Vigotski foi feita pelo construcionismo social. Tal movimento teórico tem sido utilizado como método de pesquisa em várias áreas do saber, inclusive no contexto educacional. Nesse sentido, realizamos uma análise comparativa entre os conceitos de Vigotski que são utilizados por esse movimento e suas implicações para a teoria do conhecimento. Constatamos que alguns conceitos de Vigotski são tomados sem se levar em conta a totalidade de sua obra, principalmente sua concepção de linguagem. Argumentaremos que autores como Gergen e Shotter generalizaram as explicações de Vigotski sobre o desenvolvimento infantil para todos os estágios do desenvolvimento cultural. Por fim, analisaremos a compreensão construcionista de imaginação. Demonstraremos que separar a imaginação da explicação de Vigotski sobre a relação entre linguagem e pensamento levou o construcionismo a uma interpretação pós-moderna desse psicólogo soviético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fulgencio, Leopoldo. "Comentários críticos das referências textuais de Freud a Kant." Psicologia USP 12, no. 1 (2001): 49–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642001000100004.

Full text
Abstract:
Propõe-se aqui sublinhar, criticamente, os principais momentos da obra de Freud onde temos referências textuais a Kant, tanto para dar início a um trabalho de análise comparativa entre conceitos de uma e outra disciplina, quanto para indicar que há uma relação estrutural entre as posições filosóficas de Kant e o pensamento epistemológico de Freud aplicado à psicanálise, enquanto prática própria às ciências da natureza. Neste sentido, defende-se que a crítica de certos conceitos fundamentais da psicanálise freudiana, enquanto pertencente ao quadro da filosofia kantiana, seria uma atitude necessária ao desenvolvimento da psicologia psicanalítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Canguçu-Campinho, Ana Karina, Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos, and Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima. "O discurso biomédico e o da construção social na pesquisa sobre intersexualidade." Physis: Revista de Saúde Coletiva 19, no. 4 (2009): 1145–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312009000400013.

Full text
Abstract:
A intersexualidade se define pela existência de desequilíbrio entre os fatores responsáveis pela determinação do sexo: o indivíduo apresenta caracteres tanto masculinos quanto femininos. A ambiguidade sexual apresenta-se como demarcador da condição de intersexo. Esta revisão de literatura analisou artigos científicos de medicina, psicologia, ciências sociais e direito/ativismo político, acessados através de bancos e portais eletrônicos. As publicações foram analisadas segundo contexto, área/disciplina, tipo de artigo, conteúdo e metodologia do estudo. Os resultados apontaram que os artigos médicos consideraram a intersexualidade como doença crônica, enfatizando as características endocrinológicas e genéticas, efeitos físicos e psicológicos da cirurgia genital. Os artigos de psicologia destacaram aspectos da sexualidade, identidade e orientação sexual. As ciências sociais realizaram uma crítica à visão bipolar do gênero, ressaltando o processo de designação sexual dos intersexuais. Os artigos do campo do direito/ativismo político priorizaram temas como: estigmas sociais, implicações das cirurgias da genitália e mobilização social em prol do direito à saúde. Em relação às metodologias dos estudos, as pesquisas médicas utilizaram predominantemente a abordagem comparativa; os estudos em psicologia utilizaram abordagens qualitativas com entrevistas semi-estruturadas ou questionários; em ciências sociais, os artigos priorizaram pesquisas etnográficas e revisões de literatura; no campo do direito/ativismo político, foram destacadas narrativas e estudos de caso. As narrativas das famílias só foram encontradas em uma publicação, pertencente ao campo da psicologia. Na maioria dos artigos, o conceito de intersexualidade aparece claramente atravessado pelo discurso biomédico. O legado da biomedicina atua diretamente na construção de significados sobre o corpo e gênero.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "PSICOLOGIA COMPARATIVA"

1

Carelli, Izaura Maria. "Análise comparativa do sintagma nominal em textos científicos de língua inglesa das áreas de Psicologia e Botânica." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/24224.

Full text
Abstract:
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa foi estudar a complexidade do sintagma nominal no texto científico de língua inglesa. Analisamos a complexidade, do sintagma nominal em relação à função sintática (sujeito e não-sujeito) ao tipo de publicação ( livros e periódicos ) e à área científica (Psicologia e Botânica). Verificamos a ocorrência do sintagma nominal simples e complexo, e também o grau de complexidade do sintagma medido em termos da quantidade de elementos na sua modificação. Após havermos classificado 2804 sintagmas nominais, quanto à função sintática e complexidade, e analisando-os estatisticamente, concluímos que : 1 - a complexidade do sintagma nominal tende a estar associado à função sintática exercida por tal sintagma; 2 - não ficou comprovada a associação entre complexidade do sintagma e o tipo de publicação; 3 - há uma associação entre complexidade do sintagma nominal e área científica e, 4 - nos textos analisados, há um maior percentual de sintagmas nominais complexos do que sintagmas nominais simples. Quanto aos sintagmas nominais complexos, há uma tendência de predominância dos sintagmas nominais só pós-modificados, independentemente da função sintática, do tipo de publicação e da área científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Muller, Jactania Marques. "Análise comparativa de artefatos para preservação da memória de trabalho." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167981.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2016-09-20T04:41:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 341438.pdf: 856539 bytes, checksum: a848646c3aae1f9c820687b481014291 (MD5) Previous issue date: 2016
Ao longo da vida as regiões do cérebro que contribuem para o desempenho da memória sofrem alterações e umas das regiões cerebrais que exibem forte mudança relacionada com a idade em estrutura e função é o córtex pré-frontal. Por isso, grande parte dos déficits de memória observado em idosos saudáveis envolve a memória de trabalho. Para avançar o conhecimento científico disponível sobre a memória de trabalho, foi desenvolvida uma revisão integrativa da literatura sobre o tema, com o objetivo de identificar categorias de análise de artefatos para a preservação da memória de trabalho. A partir das categorias de análise, elaborou-se um modelo analítico que foi utilizado para a análise comparativa de três artefatos para preservação da memória de trabalho distintos, tratando-se dos modelos BrainHQ, CogniFit e Lumosity. As três propostas foram apresentadas e analisadas com base nos critérios: fundamentos orientadores; concepção de memória adotada; abordagem para treinamento da memória; e estratégias do processo de treinamento. Foi possível perceber na análise que os três modelos partem da mesma orientação teórica acerca do mecanismo envolvido no processo da formação cognitiva, assim como na compreensão da memória humana que apresentam aspectos comuns no que diz respeito ao que a memória representa. Quanto a abordagem para treinamento da memória, as propostas se diferem e, ao analisar as estratégias para gerar resultados, trazem mais pontos de convergência do que divergência quanto às condições para alcançar resultados reais e duradouros.

Abstract : Over the life brain regions that contribute to memory performance undergo changes and one of the brain regions that exhibit strong age-related change in structure and function is the prefrontal cortex. For this reason, most memory deficits observed in healthy elderly involves working memory. To advance the available scientific knowledge on the working memory, has developed an integrative review of literature on the subject, to identify categories of analysis of artifacts to preserve the working memory. From the analysis categories, developed an analytical model that was used for the comparative analysis of three artifacts distinct to preserve working memory, in the case of models BrainHQ, CogniFit and Lumosity. The three proposals were submitted and evaluated based on the criteria: guiding fundamentals; conception adopted memory; approach to memory training; and strategies of the training process. It could be observed in the analysis that the three models start from the same theoretical orientation about the mechanisms involved in the process of cognitive training, as well as understanding of human memory that have common aspects with respect to what is the memory. As the approach to memory training, the proposals differ and, to analyze the strategies to generate results, bring more points of convergence than divergence as to the conditions to achieve real and lasting results.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SANTOS, José Ricardo dos. "Cognição animal: identidade generalizada e simetria em macaco-prego (Cebus apella)." Universidade Federal do Pará, 2003. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1914.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:42Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:328
Complex behavioral repertories, such as generalized identity matching and equivalence classes, have been easily found in normal humans, children, and youngsters with learning deficits. However, it is not easy to find such a positive results with non-human subjects. Symmetry is one of the most difficultly found defining properties of equivalence in nonhumans. It might happen because symmetry involves sample-comparison function reversals as well as modification in the sequence and position of stimuli presentation. The negative results in obtaining generalized identity matching and equivalence class formation in non-humans subjects may be related to incoherence between the SCT (Stimulus Control Topography) planned by the experimenter and the SCT presented by the subjects. So it suggests the necessity of a more specific methodological development. The present study proposed to apply the training and testing experimental procedures to obtain generalized identity matching and to verify the possibility of emergence of symmetry after arbitrary matching to sample training, through sample stimulus control shaping procedure and in the absence of correlation between the function and the positions of the stimuli. One capuchin monkey (Cebus apella) served as subject. He was young-adult and naive. Two experiments were executed. In the Experiment I, we carried out simple discrimination reversals training, conditional discrimination training, with an identity matching to sample procedure, and generalized identity test in extinction. The results showed that the procedure used to train simple discrimination (and reversals) was efficient as well as the procedure to train identity matching. All generalized identity tests reached positive results. In the Experiment II, we carried out arbitrary matching to sample training, with a sample stimulus shaping procedure in 8 steps, and one BA symmetry test. This study aimed to verify if elements positively related in conditional discriminations (AB training, for example) might be recombined by the subject without additional training. The performance of the subject in the BA symmetry test reached 100% of correct choices, showing that it is possible to obtain the property of symmetry in arbitrary conditional discriminations with non-humans subjects. The data also suggest that additional research has to be carried out in order to contribute to specifying the necessary conditions to obtaining complex repertory such as equivalence class formation in non-human subjects.
Repertórios comportamentais complexos, tais como identidade generalizada e classes de equivalência, têm sido encontrados com relativa facilidade em sujeitos humanos ditos normais, assim como em crianças e adolescentes com déficit de aprendizagem, porém, com extrema dificuldade em sujeitos não-humanos. Uma das propriedades definidoras de equivalência mais difíceis de obter com não humanos é a simetria, provavelmente por envolver, além das reversões das funções de modelo e comparação dos estímulos, também mudanças na seqüência e na posição de apresentação dos estímulos. O insucesso na obtenção de identidade generalizada e formação de classes de equivalência em sujeitos não-humanos pode estar ligado à incoerência entre a Topografia de Controle de Estímulos planejada pelo experimentador e a desenvolvida pelos sujeitos, sugerindo a necessidade de desenvolvimento metodológico mais específico. O presente estudo buscou aplicar procedimentos experimentais de treino e teste para a obtenção de identidade generalizada e verificar a possibilidade de emergência de simetria após treino de pareamento arbitrário ao modelo, via procedimento de modelagem do estímulo modelo e na ausência de correlação entre as funções modelo e comparação dos estímulos e suas posições. Foi utilizado um macaco-prego (Cebus apella) sub-adulto, experimentalmente ingênuo. Foram realizados dois experimentos. No Experimento I, foram efetuados treinos de reversões de discriminações simples, treinos de relações condicionais em um procedimento de pareamento ao modelo por identidade e teste de identidade generalizada em extinção. Os resultados indicam que o procedimento foi eficiente para o treino de discriminações simples e reversões, assim como para a aquisição de relações condicionais de escolha por identidade ao modelo. O procedimento foi eficaz na seleção do comportamento de escolha de acordo com o modelo por identidade generalizada, uma vez que todos os resultados dos testes de identidade generalizada foram positivos. No Experimento II, foram efetuados treinos de pareamento ao modelo arbitrário AB, utilizando procedimento de modelagem do estímulo modelo em 8 passos, e um teste de simetria BA. Este experimento visou verificar se os elementos positivamente relacionados em discriminações condicionais (num treino AB, por exemplo) poderiam ser recombinados pelo sujeito sem treino adicional. A performance do sujeito no teste de simetria BA atingiu a precisão de 100% de acertos, mostrando que é possível obter, com sujeitos não humanos, a propriedade de simetria em relações condicionais arbitrárias. Os dados justificam que novos estudos sejam realizados a fim de contribuir para a especificação das condições necessárias para a obtenção de repertório complexo como a formação de classes de equivalência em sujeitos não humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SOUZA, Liane Dahás Jorge de. "Formação de classes funcionais em cães domésticos (Canis familiaris)." Universidade Federal do Pará, 2009. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5699.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-05-13T13:53:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_FormacaoClassesFuncionais.pdf: 678932 bytes, checksum: 1a685a737e24ef02e89dad6494f11cb0 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-09-12T12:58:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_FormacaoClassesFuncionais.pdf: 678932 bytes, checksum: 1a685a737e24ef02e89dad6494f11cb0 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-09-12T12:58:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_FormacaoClassesFuncionais.pdf: 678932 bytes, checksum: 1a685a737e24ef02e89dad6494f11cb0 (MD5) Previous issue date: 2009
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente estudo investigou a possibilidade de ensinar dois cães domésticos (Canis familiaris) a responderem adequadamente a duas classes de três estímulos (caixas contendo pedaço de alimento quando com função positiva) através de um procedimento de mudanças sucessivas de discriminação simples (MSDS). A coleta de dados foi realizada em uma sala na qual duas, quatro ou seis caixas de madeira eram dispostas lado a lado, em posições fixas. Inicialmente, os sujeitos responderam a dois estímulos por sessão (um positivo[S+] e outro negativo[S-]), até que quatro das seis caixas apareciam com ambas as funções. Na fase seguinte, as quatro caixas foram apresentadas juntas, de maneira que duas caixas de uma classe eram S+ e as outras duas S-. Foram realizadas mudanças de função até que os sujeitos alcançassem o critério de aprendizagem em 11 de 12 sessões. Em seguida os sujeitos foram expostos a uma sessão ao reforçamento de respostas nas duas caixas ainda não utilizadas e depois a um treino de discriminação simples com as seis caixas. Foi realizado um teste consistindo em uma sessão de mudança com quatro caixas, após a qual eram re-inseridas as duas caixas restantes na sala experimental. Com os resultados negativos obtidos nesse teste, foi realizado um treino de MSDS com as seis caixas, após o qual o teste foi refeito. Ambos os sujeitos responderam adequadamente a todas as tentativas. Outros cinco testes foram realizados com as demais caixas, no mesmo formato do primeiro teste. Um sujeito respondeu adequadamente a dois desses cinco testes e o outro a três deles. Discute-se os efeitos da ênfase na discriminação visual e o uso de posições fixas das caixas sobre o desempenho dos sujeitos.
The present study investigated the possibility of teaching two domestic dogs (Canis familiaris) to respond adequately to two classes of three stimuli (boxes with pieces of food when having S+ function) through a procedure of successive changes of simple discrimination (SCSD). Sessions were carried out in a room in which two, four or six wooden boxes were placed side by side. Initially, the subjects responded to two stimuli (a positive [S+] and another negative [S-]) for session, until four of the six boxes appeared with both of the functions. In the following phase, the four boxes were presented together, whith two boxes of a class functioning as S+ and the other two, as S-. Changes were performed until the subjects reached the criteria of learning in 11 out of 12 sessions. After that, the subjects were trained to respond to the two boxes that had not been used before, and then, the training with all six boxes was initiated. The test took place after a session of change with four boxes in which the two remaining boxes had been re-inserted in the experimental room. Having negative results in this test, training of SCSD was conducted with the six boxes, after which the test was remade. Both of the subjects had adequately responded to all the trials. Other five tests were conducted with the others boxes, in the same format of the first test. One of the subjects adequately responded to two of these five tests and the other to three of them. It is argued about the effect of the emphasis in the visual discrimination and the use of fixed positions of the boxes on the performance of the subjects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daniel, J?nior Geraldo Magela. "Sobre a constitui??o do sujeito: uma an?lise comparativa entre a psicologia s?cio-sociologia do conhecimento de berger e luckmann." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13534.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GeraldoMDJ.pdf: 918320 bytes, checksum: a8ad84d34ab543d4e5e63625f4a07403 (MD5) Previous issue date: 2007-02-14
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
This study investigated how the process of the constitution of the subject is interpreted in the formulations of the founders of socio-historical psychology (Lev S. Vigotski, Alexei N. Leontiev and Alexander R. Luria) and in the sociology of knowledge of Peter Berger and Thomas Luckmann. These two theoretical perspectives, despite having different philosophical formulations as ontological and epistemological intentions (socio-historical psychology, historical dialectical materialism; the sociology of Berger and Luckmann and phenomenology) arrive, however, at the same basic conclusion about the social nature of the subject. The objective of the study, therefore, was that of identifying the differences and convergences between the two perspectives and then, try to determine the possibility of a theoretical synthesis between them in relation to the constitution of the subject. At the same time, we intended to analyse the implications of this possible synthesis in order to comprehend the manner in which the ideology functions in human societies as thought by Louis Althusser and Al?pio de Sousa Filho. We arrived at the conclusion that, despite being incompatible from the ontological and epistemological points of view, a synthesis is possible between socio-historical psychology and the sociology of knowledge of Berger and Luckmann in relation to the conception of society and the comprehension of the process of the constitution of the subject. Starting from the philosophical intentions of socio-historical psychology, it is possible to incorporate, enriching points such as: Berger s and Luckmann sconception of society and the interpretation of the process of constitution of the subject. This possible synthesis, when interpreted in light of the reflections of Althusser and Sousa Filho on the phenomenon of ideology in human societies, is constituted in a real unveiling of the concrete provisos by which the ideology acts in human societies in order to transform biological examples of the human species in specific social subjects
Este trabalho tratou de investigar o modo como ? interpretado o processo de constitui??o do sujeito nas formula??es dos fundadores da Psicoligia s?cio-hist?rica (Lev S.Vigotski, Alexei N. Leontiev e Alexander R. Luria) e na Sociologia do conhecimento de Peter Berger e Thomas Luckmann. Essas duas perspectivas te?ricas, apesar tomarem por pressupostos ontol?gicos e epistemol?gicos diferentes formula??es filos?ficas (a Psicologia s?cio-hist?rica, o Materialismo hist?rico-dial?tico; a Sociologia de Berger e Luckmann, a Fenomenologia), chegam, n?o obstante, ? mesma conclus?o b?sica sobre a natureza social do sujeito. Nosso objetivo, por conseguinte, era o de identificar diferen?as e converg?ncias entre as duas perspectivas e buscar a possibilidade de uma s?ntese te?rica entre elas, no tocante ? constitui??o do sujeito. Ao mesmo tempo, pretend?amos analisar as implica??es dessa poss?vel s?ntese para a compreens?o do modo de atua??o da ideologia, tal como pensada por Louis Althusser e Al?pio de Sousa Filho, nas sociedades humanas. Chegamos ? conclus?o de que muito embora incompat?veis do ponto de vista ontol?gico e epistemol?gico, ? poss?vel uma s?ntese entre a Psicologia s?cio-hist?rica e a Sociologia do conhecimento de Berger e Luckmann no tocante ? concep??o de sociedade e ? compreens?o do processo de constitui??o do sujeito. A partir dos pressupostos filos?ficos da Psicologia s?cio-hist?rica, ? poss?vel incorporar, como enriquecimentos pontuais, a concep??o de sociedade e a interpreta??o do processo de contitui??o do sujeito que fazem Berger e Luckmann. Essa s?ntese poss?vel, por sua vez, quando interpretada ? luz das reflex?es de Althusser e Sousa Filho sobre o fen?meno da ideologia nas sociedades humanas, se constitui numa verdadeira explicita??o dos dispositivos concretos pelos quais a ideologia age de modo a transformar exemplares biol?gicos da esp?cie humana em sujeitos sociais espec?ficos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schneider, Junior Marcelo. "Ilusões cognitivas em tomada de decisão envolvendo risco e incerteza: uma análise comparativa entre estudantes e não-estudantes." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2014. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132749.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2014.
Made available in DSpace on 2015-05-12T04:05:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 333145.pdf: 2154682 bytes, checksum: 450a6c0cfa9dbc78409fcd50a542f72c (MD5) Previous issue date: 2014
O uso de estudantes na construção de teorias comportamentais tem sido primordial (ARKES E BLUMER, 1985; KAHNEMAN E TVERSKY, 1979; WEBER E CAMERER, 1998). Entretanto, existe uma lacuna neste campo de pesquisa, pois existem poucos trabalhos explorando a implicação do uso de estudantes nos resultados. Dessa forma, o presente estudo buscou verificar as limitações ao uso de estudantes em experimentos que envolvam tomadas de decisão. Assim sendo, surgem as seguintes questões: (i) estudantes são bons representantes da população em geral nas decisões que envolvem risco? (ii) quais são as diferenças e similaridades envolvendo estudantes e o não-estudantes com relação à tomada de decisão envolvendo risco? A fim de responder estas questões, foi realizada uma comparação entre os resultados encontrados junto aos estudantes e o público geral (não-estudantes), utilizando-se as mesmas condições experimentais (desenho de experimento e ambiente de coleta de dados). Foram investigadas as seguintes ilusões cognitivas: efeito reflexo, efeito certeza e efeito custo irrecuperável. A amostra foi composta por 400 estudantes e 400 indivíduos constituídos da população em geral (não-estudantes), sendo ambas formadas por usuários do software Amazon Mechanical Turk. Os estudantes e o público geral se mostraram distintos com relação a inúmeros aspectos (idade, estado civil, escolaridade, ocupação, ter filhos e conhecimento em finanças comportamentais). Entretanto, ficou evidente que cada aspecto em particular pode ser determinante em influenciar um efeito e não deter qualquer influência sobre outro. Essas observações retratam que o uso de estudantes em finanças comportamentais é válido. Entretanto, deve ser realizado com ressalvas, pois aspectos demográficos podem deter proporções distintas entre populações, de forma a ocasionar superestimações ou subestimações dos efeitos, de acordo com a amostra utilizada.

Abstract : The use of students in building behavioral theories has been essential (ARKES E BLUMER, 1985; KAHNEMAN E TVERSKY, 1979; WEBER E CAMERER, 1998). However, there is a gap in this field of research because there are few studies exploring the implication of the use of students in the results. Therefore, this study sought to verify the limitations to the use of students in experiments involving decision making under risk. The following issues arise: (i) are students good representatives of the general population in decisions involving risk? (ii) what are the differences and similarities involving students and non-students with respect to decision-making involving risk? To answer these questions we did a comparison between the results with students and the general public, using the same experimental conditions (design of experiment and data collection environment). We investigated the following cognitive illusions: reflection effect, certainty effect, and sunk cost effect. The sample consisted of 400 students and 400 individuals consisting of ordinary people (non-students), both formed by users of Amazon Mechanical Turk software. Students and non-students presented different characteristics like age, marital status, education, occupation, parenthood, and knowledge in behavioral finance. However, it was evident that every aspect in particular can be decisive in influencing an effect and hold no influence over another. These observations show that the use of students in behavioral finance experiments is valid. However, it should be done with caution because demographics can present different proportions between the two populations, which can lead to over-estimation or underestimation of the effects, depending on the sample used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Spinelli, Lu?sa Helena Pinheiro. "Quando as mulheres se tornam m?es: a hist?ria reprodutiva feminina numa vis?o evolucionista." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17205.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:36:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisaHPS.pdf: 820088 bytes, checksum: 537c4e8af24d7306e530e9593e9ad34a (MD5) Previous issue date: 2008-12-12
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico
In this thesis we tested evolutionary hypotheses, with empirically collected data, in a sample composed of pregnant Brazilian women. We consider that during pregnancy and soon after the baby's birth fundamental reproductive decisions take place, given the complete feminine involvement with the reproduction phenomenon. The results are presented in four empirical articles related to the history of female reproduction. The topics approached were mate selection, the life-history theory, the strategies of parental investment and postpartum depression. Data collection was accomplished through interviews with pregnant women and after the baby s birth, with a sample composed of women from two income classes (low income and middle class), in Natal, Brazil. With respect to mate selection, the results suggest that a real situation of reproductive mate selection shows significant differences when compared to the results obtained in studies involving potential mate selection (Article I). Considering the life-history theory, we have partially confirmed the hypothesis of the father`s absence influencing the development of the young female syndrome (Article II). In regard to parental investment strategies and the decrease of fatherhood uncertainty, we identified a larger attribution of the baby's resemblance after birth with the father, confirming our hypothesis (Article III). The results related to postpartum depression occurrence partially support the hypothesis that it is an evolutionary adaptation (Article IV). This thesis is part of a consolidation movement of Evolutionary Psychology in Brazil and it presents results on female reproductive history hitherto unpublished.
Durante a gravidez e logo ap?s o nascimento do beb? ocorrem decis?es reprodutivas fundamentais, dado o completo envolvimento feminino com o fen?meno da reprodu??o. Nesta tese, realizamos o teste de hip?teses evolucionistas, com dados coletados empiricamente, numa amostra de mulheres gr?vidas brasileiras. Os resultados s?o apresentados em quatro artigos emp?ricos relacionados ? hist?ria reprodutiva feminina, sendo os temas abordados a sele??o de parceiros, a teoria da hist?ria de vida, as estrat?gias de investimento parental e a depress?o p?s-parto. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com mulheres gr?vidas e ap?s o nascimento do beb?, numa amostra de mulheres de duas faixas de renda (baixa renda e classe m?dia), na cidade de Natal, RN, Brasil. Sobre a sele??o de parceiros, os resultados obtidos sugerem que uma situa??o real de sele??o de parceiros reprodutivos apresenta diferen?as significativas se comparada ? sele??o de parceiros em potencial (Artigo I). Considerando a teoria da hist?ria da vida, confirmamos parcialmente a hip?tese de que a aus?ncia paterna influencia o desenvolvimento da s?ndrome da f?mea jovem, com maior ocorr?ncia de gravidez na adolesc?ncia e precocidade no in?cio da vida sexual (Artigo II). No que se refere ?s estrat?gias de investimento parental e diminui??o de incerteza da paternidade, identificamos em nossa amostra que as mulheres realizam uma maior atribui??o de semelhan?a do beb? com o pai ap?s o nascimento, confirmando nossa hip?tese (Artigo III). Os resultados obtidos sobre a ocorr?ncia da depress?o p?s-parto suportam parcialmente a hip?tese de que ela seja uma adapta??o evolu?da (Artigo IV). Essa tese se insere num movimento de consolida??o da Psicologia Evolucionista no Brasil e traz resultados in?ditos sobre a hist?ria reprodutiva feminina, baseados numa perspectiva evolucionista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cunha, Érica Vidal da. "Análise comparativa quanto ao trabalho materno remunerado ou não : interação com bebê, tempo de cuidado e crenças /." Bauru, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157434.

Full text
Abstract:
Orientadora: Lígia Ebner Melchiori
Banca: Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Banca: Olga Maria Piazentim Rolim Rodrigues
Resumo: Na sociedade atual, o trabalho se configura como um dos fatores que podem influenciar a relação entre mãe e criança. Deste modo, verificou-se a necessidade de realizar essa pesquisa com o objetivo de descrever, comparar e relacionar a interação mãe-bebê, tempo de cuidado, rede de apoio e crenças de mães que trabalhavam fora e mães que não trabalhavam fora. Para responder aos objetivos esse trabalho foi dividido em três estudos que contaram com a participação de 16 díades mãe-bebê, sendo oito mães que exerciam atividade remunerada fora de casa e oito mães que não a exerciam. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização do Sistema Familiar Versão - Pais ou Responsável, o Protocolo de Avaliação da Interação Diádica - Adaptado, o Protocolo de Atividade Diária e entrevista sobre Crenças Maternas. O estudo um, "Mães que exercem ou não atividade remunerada: qualidade da interação com o bebê", apontou que as mães que trabalhavam fora estimulavam cognitivamente mais e realizavam maior diversidade de atividades com seus filhos do que as mães que não trabalhavam fora. No estudo dois, "Mães que exercem ou não atividade remunerada: tempo de cuidado com o bebê, divisão de tarefas domésticas e rede de apoio", verificou-se que mães que não trabalhavam dedicavam mais tempo ao filho durante os dias da semana enquanto o grupo que trabalhava dedicava mais tempo aos finais de semana. Destaca-se que as mães que trabalhavam praticamente não realizavam atividade de lazer sem os ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Today, work is one of the factors that can influence the relationship between mother and child. Thus, it was necessary to carry out this research to describe, compare and relate the mother-baby interaction, care time, support network and beliefs of working mothers and mothers who did not work outside. To respond to the objectives, this study was divided in three studies that had the participation of 16 mother-infant dyads, of which eight mothers were engaged in paid work outside the home and eight mothers who did not exercise paid work. The instruments used were the Family - Based or Parent - Family Version Characterization Questionnaire, the Adapted - Diadical Interaction Assessment Protocol, the Daily Activity Protocol and the Maternal Beliefs interview. The study one: Mothers who exercise or not paid activity: quality of interaction with the baby, pointed out that working mothers stimulated more cognitively and performed more diversity of activities with their children than mothers who did not work outside. In study two: mothers with or without paid activity: baby care time, division of household tasks and support network, non-working mothers were found to spend more time on their child during the days of the week while the group that worked harder on weekends. It is noteworthy that working mothers practically did not perform leisure activities without their children, which occurred in the other group. The data demonstrated that baby-related activities have been split with... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Moizés Oliveira da. "Investigação comparativa de desempenho cognitivo entre idosos ativos e sedentários em um centro de atendimento comunitário." Universidade Federal do Amazonas, 2011. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3952.

Full text
Abstract:
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2015-05-27T18:38:35Z No. of bitstreams: 1 Moisés Oliveira da Silva - Dissertação.pdf: 1356461 bytes, checksum: 38f8005d6b32d6ad51f4033f3449d50c (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-27T18:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moisés Oliveira da Silva - Dissertação.pdf: 1356461 bytes, checksum: 38f8005d6b32d6ad51f4033f3449d50c (MD5) Previous issue date: 2011-03-18
Population aging is a worldwide reality. In Brazil, to exemplify, the elderly population grew up in numbers from three to twenty million, approximately, between 1960 and 2008. This change had a decisive influence on Brazil´s epidemiological profile. Within a few decades ago, the terms of mortality conditions were mainly related to infectious diseases, currently there is a preponderance of chronic-degenerative diseases, such as cardiovascular disease, hyperplasia of the respiratory system and dementias, among others. Regarding the dementias, some recent experiences have shown that non-pharmacological interventions may enhance the drug treatment of these. Within this perspective, the present study proceeded in two phases. At first, using a battery of neuropsychological evaluations, was raised, comparatively, the cognitive profile of active and sedentary seniors who attend to a specialized senior care center in the city of Manaus. In the second phase, was developed and implemented a Program for elderly people, who were identified as suffering of cognitive functions decline at first. The intervention consisted of a cognitive stimulation program, performed in twelve sessions, with weekly frequency and duration of 90 minutes. The sample consisted of 203 people, while 133 (65.5%) were females. From the total, 83 (40.9%) performed some type of physical exercise on a regular way and the schooling ranged from zero to 21 years, with an average of 4.39 and standard deviation of 4.01 years. Thirty five seniors participated in the second phase of the program and responded to a neuropsychological evaluation after the end of the program. Among the instruments used, such as the word list test, mini-mental state examination and Wisconsin card sorting, detected improvement in cognitive functioning, in statistically significant levels. Results show considerable gains in several cognitive components after stimulation process and suggest that the technique could be applied in both research and clinical practice. For this one, it is recommended that the program should be tested in a longer format or even as a continued action.
O envelhecimento populacional é uma realidade mundial. No Brasil, por exemplo, a população idosa passou, em números aproximados, de três para vinte milhões entre 1960 e 2008. Esta mudança teve influência decisiva no perfil epidemiológico brasileiro. Se até há poucas décadas as condições de morbi-mortalidade eram de natureza infecto-contagiosa, na atualidade preponderam os quadros crônico-degenerativos, com destaque para as doenças cardiovasculares, hiperplasias do aparelho respiratório, demências, dentre outras. No que tange aos quadros demenciais, algumas experiências recentes têm demonstrado que intervenções não medicamentosas podem potencializar os benefícios dos tratamentos farmacológicos. Dentro desta perspectiva é que transcorreu o presente estudo em duas fases. Em um primeiro momento, fazendo uso de uma bateria de avaliação neuropsicológica, foi realizado de forma comparativa o levantamento do perfil cognitivo de idosos ativos e sedentários que freqüentam um centro comunitário especializado no atendimento do idoso em Manaus. Na segunda fase, foi desenvolvido e aplicado um Programa de Estimulação Neuropsicológica para os idosos identificados com baixo desempenho cognitivo. A intervenção foi constituída por exercícios de estimulação das funções cognitivas, realizada em doze sessões, com freqüência semanal e duração de 90 minutos. A amostra foi composta por 203 pessoas, sendo 133(65,5%) do sexo feminino. Destes 83 (40,9%) declararam realizar regularmente algum tipo de exercício físico. A escolaridade variou de zero a 21 anos, com média de 4,39 e desvio padrão 4,01 anos. Participaram da segunda fase 35 idosos, que responderam uma outra avaliação neuropsicológica depois do treinamento. Vários instrumentos utilizados, como o Teste Lista de Palavras, Mini-Exame do Estado mental e Teste Wisconsin de Classificação de Cartas, detectaram melhora de desempenho após o treinamento em níveis estatisticamente significativos. Os resultados demonstram que a técnica apresenta considerável potencial para uso na pesquisa e na prática clínica. Para esta última indicação, dado a duração limitada dos benefícios alcançados, é recomendado que o programa seja testado com um formato mais distendido ou como intervenção continuada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Faria, Terezinha Gomes. "Análise comparativa do nível de motivaçao intrínseca de atletas de ambos os sexos, participantes de esportes individuais e coletivos, com diferentes níveis de experiencia." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2004. http://hdl.handle.net/1884/24771.

Full text
Abstract:
Orientador : Ricardo Weigert Coelho
Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Biológicas, Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Física. Defesa: Curitiba, 2004
Inclui bibliografia
Área de concentraçao: Exercício e esporte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "PSICOLOGIA COMPARATIVA"

1

Introduzione alla psicologia comparata. Roma: NIS, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fornaro, Pierpaolo. Trapassato presente: L'appropriazione psicologica dell'antico attraverso la narrativa moderna. Torino: Tirrenia Stampatori, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vincenzi, Giuseppe Carlo. La consistenza psicologica dei fonemi nella tradizione dello strutturalismo classico. Bologna: CLUEB, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lorenz, Konrad. The natural science of the human species: An introduction to comparative behavioral research : the "Russian Manuscript" (1944-1948). Cambridge, Mass: MIT Press, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Feral children and clever animals: Reflections on human nature. New York: Oxford University Press, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hierro, Fernando Pelaez Del, and Joaquim Vea Baro. Etologia: Bases Biologicas De La Conducta Animal Y Humana (Psicologia). Piramide Ediciones Sa, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

1948-, Iversen Iver H., and Lattal Kennon A, eds. Experimental analysis of behavior. Amsterdam: Elsevier, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aguiar, Euzelene Rodrigues. Análise histórica da evolução do consumo de álcool entre indígenas do Brasil: um processo individual, coletivo e étnico. Ediciones Universidad de Salamanca, 2021. http://dx.doi.org/10.14201/0vi0447.

Full text
Abstract:
El consumo de bebidas alcohólicas en las culturas indígenas brasileñas se remonta a tiempos inmemoriales, cuyas prácticas etílicas tradicionales ya incluían la fermentación de frutas, cereales y raíces. Posteriormente, las bebidas destiladas fueron introducidas en la vida cotidiana a través de los procesos de pacificación y colonización. El análisis de la interfaz entre raza/etnia, género y salud parte de la investigación sobre el consumo de alcohol entre hombres y mujeres indígenas y propone un estudio interdisciplinar, favoreciendo la interlocución entre la Historia de la Ciencia y las Ciencias Sociales, con énfasis en la Psicología. El enfoque de la Psicología Social, específicamente, se debe a la íntima relación entre el consumo de alcohol y la interacción individuo-sociedad. El alcoholismo ha sido considerado como una enfermedad social generalmente presente en las clases populares en función de sus condiciones de vida, status, poder, costumbres, así como de su participación económica y política. En esta investigación se realizó un análisis del origen y evolución del consumo del alcohol entre indígenas en Brasil, considerándose aspectos históricos y socioculturales a partir de un contexto general hasta su realidad local. Desde la metodología histórica se optó por la Teoría Fundamentada (Grounded Theory), como método de investigación, a través de la realización de entrevistas semiestructuradas. El trabajo de campo fue realizado con bebedores indígenas de dos etnias; los Pataxó del extremo sur del estado de Bahía, de liderazgo masculino; y los Jenipapo-Kanindé del estado de Ceará, cuyo liderazgo es femenino. El objetivo principal de este estudio fue comprender la dimensión subjetiva de la acción de consumir bebidas alcohólicas entre hombres y mujeres indígenas de ambas etnias a partir de un estudio comparativo. Entre las principales conclusiones de este trabajo se verificó que en el caso de los Pataxó, al contrario que en sus celebraciones tradicionales, la conducta bebedora de muchos indígenas ya no se caracteriza por la festividad y socialización sino que se trata más bien de una actividad solitaria que generalmente ocurre en su ambiente doméstico. En lo que se refiere a los Jenipapo-Kanindé la socialización también se da a través del consumo de bebidas alcohólicas, en cuyo contexto las mujeres indígenas se asumen públicamente como bebedoras, indicando un empoderamiento femenino que se revela también a través de una mayor participación de aquellas en las instancias comunitarias de liderazgo y poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Feral Children and Clever Animals: Reflections on Human Nature. Oxford University Press, USA, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "PSICOLOGIA COMPARATIVA"

1

Suda, Adriana Cota, Auziane Picanço de Britto, and Arina Marques Lebrego. "DAS GRADES DE FERRO AOS PORTÕES DAS RESIDÊNCIAS TERAPÊUTICAS UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO PROCESSO DE DESINSTUCIONALIZAÇÃO PSIQUIÁTRICA NAS CIDADES DE BARBACENA-MG E BELÉM-PA:." In Psicologia em Foco: Temas Contemporâneos, 43–65. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200700729.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Duarte, and Tiina Kesti. "Construção discursiva da liderança um estudo comparativo." In Organizações em transição: contributos da psicologia do trabalho e das organizações, 87–119. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0452-7_5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Freitas, Bárbara Fernanda Marinho de, Letícia Fiuza Canal, Bruna Mendes Ballen, and Sandro Caramaschi. "APONTAMENTOS SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA: UM COMPARATIVO ENTRE MULHERES NEGRAS, BRANCAS E PARDAS." In A Psicologia em suas Diversas Áreas de Atuação 3, 153–63. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18320170613.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Robles Delgado, Maria Jose, and Luciana Ramirez Imedio. "La menopausia un ciclo de vida: análisis comparativo de la percepción que las mujeres urbanas y rurales de la provincia de Granada tienen de su propia menopausia." In Psicologia da saúde: teoria, intervenção e pesquisa, 287–334. EDUEPB, 2011. http://dx.doi.org/10.7476/9788578791926.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chambel, M. ª. José, Luís Curral, Lina Fortes Ferreira, and Mª Amélia Marques de Morais. "A gestão de recursos humanos e as percepções, atitudes e bem estar dos trabalhadores: um estudo comparativo de dois casos." In Organizações em transição: contributos da psicologia do trabalho e das organizações, 281–300. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2000. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0452-7_11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography