Academic literature on the topic 'Publicidade escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Publicidade escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Publicidade escolar"

1

Soares, Thereza Maria Zavarese. "Narrativa escolar e publicidade." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 3, no. 1 (2003): 41–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982003000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo vem a apresentar os resultados da pesquisa intitulada Efeitos do filme publicitário na produção de textos de alunos do ensino fundamental. Utilizando como fundamentação teórica a Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992), analisamos 230 textos de alunos da 6ª série. Entre os resultados obtidos destacamos a evidência de que o modo de organização discursiva dos filmes publicitários, narrativo e/ou descritivo, produz efeitos no plano cognitivo que se manifestam na produção textual desses alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Caio Eduardo G., Ivana Aragão L. Vasconcelos, and Juliana Farias de N. Barros. "Políticas públicas de nutrição para o controle da obesidade infantil." Revista Paulista de Pediatria 29, no. 4 (December 2011): 625–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822011000400024.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar criticamente as políticas públicas de nutrição brasileiras no controle da obesidade infantil. FONTES DE DADOS: Buscaram-se artigos, ensaios, resenhas, resoluções e legislações nas bases SciELO, Lilacs, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Sistema de Legislação em Saúde e Legislação em Vigilância Sanitária, que abordavam políticas públicas de nutrição brasileiras no controle da obesidade infantil, publicados entre 1990 e 2010. Foram utilizadas as palavras-chaves: "obesidade", "sobrepeso", "criança", "escolar(es)", "políticas públicas", "política de saúde", "política de nutrição", "cantina escolar", "alimentação escolar", "propaganda de alimentos", "publicidade de alimentos", "rótulos alimentares", em português e em inglês. SÍNTESE DOS DADOS: O governo brasileiro, nos últimos anos, tem promulgado ações de promoção de saúde que visam ao combate da obesidade infantil, como o Programa Saúde na Escola, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Regulamentação dos Alimentos Comercializados nas Cantinas Escolares, o Projeto Escola Saudável, a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas, os Dez Passos para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas e a Regulamentação de Propaganda e Publicidade de Alimentos. Observa-se a necessidade de implementar e de fiscalizar as leis e regulamentações para o controle da obesidade infantil no Brasil, além de promover a alimentação saudável, nos aspectos que envolvem o público infantil. CONCLUSÕES: O projeto, o planejamento, a implementação e a gestão dessas políticas devem se apoiar na busca da transformação do problema social da obesidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kalinke da Silva, Priscila, Mônica De Sousa Alves, Gercina Aparecida Angelo, and Aline Nunes de Souza. "MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS ECOLÓGICAS." Revista Extensão em Ação 21, no. 1 (July 8, 2021): 11–24. http://dx.doi.org/10.32356/exta.v21.n1.44030.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por finalidade publicizar as ações conjuntas do projeto Práticas Ecológicas, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Frutal-MG, e as atividades de mídia-educação, realizadas por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal. O trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade, no segundo semestre de 2019, cuja a finalidade era promover uma educação ambiental, com a realização de uma horta orgânica no espaço escolar, concomitante ao desenvolvimento de produtos comunicacionais que contribuíram para a divulgação destas ações para a comunidade. A ação conjunta das crianças e dos acadêmicos de comunicação resultou em diversos produtos relacionados à horta, como produção de minidocumentários, fanzines, páginas em plataformas digitais e mascotes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Magalhães, Luísa Peixoto de. "“Este ano, no Natal, eu gostaria muito de receber…” Estudo empírico sobre a relação crianças-publicidade televisiva de brinquedos." Comunicação e Sociedade 8 (December 20, 2005): 241–51. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1195.

Full text
Abstract:
No âmbito da discussão sobre o poder da sugestão televisiva e da assunção generalizada de que “as crianças pedem tudo o que vêem na televisão”, procura-se, neste trabalho, questionar directamente o factor sugestão, no sentido de observar esta realidade e a sua ideia fundamental, que é a de que a publicidade televisiva apresenta riscos muito sérios para a formação dos cidadãos que a ela estão inevitavelmente sujeitos.O estudo que agora se apresenta é derivado deste questionamento e envolve 136 crianças em idade escolar (7-12 anos), as quais respondem por duas ocasiões a um inquérito relativo ao período de férias de Natal e aos presentes de Natal que esperam receber. O primeiro inquérito ocorre antes do início da campanha publicitária televisiva relativa a brinquedos e o segundo ocorre na última semana de aulas do 1º período.Espera-se que as crianças possam expressar os seus desejos de Natal ao longo da campanha publicitária, no sentido de verificar a sua constância ou possíveis alterações devidas à publicidade televisiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Rebecka Santana, Priscilla Santana Silva, and Paulo Victor Dafico moreira da Costa Gomes. "ASPECTOS LEGAIS DO REFLEXO DA PUBLICIDADE INFANTIL NA CRIANÇA." Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 12, no. 35 (October 14, 2019): 101–20. http://dx.doi.org/10.23925/v12n35_artigo6.

Full text
Abstract:
Tendo como base o princípio da hipossuficiência e vulnerabilidade do infante submetido e influenciado pela publicidade infantil pretende-se questionar a legalidade dos meios que são utilizados pela mídia para persuadi-los, bem como o grau de influência exercido em seus respectivos familiares e responsáveis que se submetem aos desmandos infantis e podem estar contribuindo para os problemas relacionados ao consumismo, que leva, por vezes, ao comprometimento da formação do indivíduo. Este estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica e de campo capazes de fornecer elementos suficientes a fim de se verificar, dentro de uma população local, composta por crianças em idade escolar e variadas condições sociais, se há abusividades na publicidade infantil e quais as suas consequências jurídicas. Seguinte ao acolhimento dos dados obtidos bibliograficamente, foi entregue um livro, resultado de pesquisas anteriores acerca da abusividade da publicidade voltada à criança, às famílias participantes da pesquisa, para que, em seguida, por aplicação de questionários individuais, devidamente catalogados e estatisticamente relacionados, fossem obtidos dados relevantes ao tema em estudo. Destarte, o propósito maior da pesquisa foi o desafio de apresentar a legalidade que envolve o tema e conscientizar as famílias da região quanto à importância de se cuidar das crianças no que toca à facilidade de acesso que possuem às campanhas publicitárias a eles voltadas com cunho consumista. Várias são as considerações teóricas e práticas a respeito das ações de marqueting direcionadas ao público infantil e questiona-se até que ponto a criança deve ser alvo desse tipo de mensagem, visto que, além de conquistar os pais por meio dos infantes, estes últimos podem ter a sua formação comprometida vez que crescem com atitude positiva em relação à determinada marca devido ao percurso mercadológico desenvolvido em suas inúmeras formas de divulgação, abrindo-se o leque de questionamentos que vão das implicações legais que devem ser observadas, até os prováveis danos que podem vitimar o infante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Borges, Thelma Pontes, and Miguel Pacifico Filho. "A Educação Apinayé: resultados de oficinas e observações na escola MariazinhaThe Apinayé Education: results of workshops and observations at school Mariazinha." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 5, no. 7 (December 21, 2015): 144. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.76.

Full text
Abstract:
<p>A escolha dos povos Apinayé e da escola Mariazinha ocorreu por conta da publicidade nacional do péssimo resultado desta escola na prova do ENEM/2009. Por conta de um interesse bilateral, tanto nosso como dos professores indígenas de tentar entender o ocorrido, realizou-se durante uma semana uma série de atividades que permitissem identificar fatores de compreensão desta situação. Dessa forma, entre as atividades previstas realizamos uma oficina de grupo, que tinha como objetivo mobilizar os professores indígenas e não indígenas para que estes pudessem identificar questões ligadas ao processo educativo, de funcionamento da escola/aldeia. Após o trabalho chegamos a algumas categorias propostas pelo grupo: alfabetização e currículo; divergências entre os professores índios e não índios; professor polivalente; professor indígena; falta de material didático e de apoio; transporte, estrutura e recursos; trabalho infantil; alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de percebermos algumas medidas na tentativa de reversão destes problemas, existe a necessidade de se buscar uma integração entre a comunidade indígena, professores não índios e governos, na tentativa de tornar o espaço-subjetivo escolar em local de construção de representações do povo apinayé, auxiliando na identidade de sua cultura, no fortalecimento de sua língua e na mediação dos debates políticos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Cláudio Márcio. "Da sala à praça: motivação, mediação e Vigotsky para entender o comportamento." Comunicação e Sociedade 33 (June 29, 2018): 347–67. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.33(2018).2921.

Full text
Abstract:
A motivação é tema chave para a disciplina de Comportamento do Consumidor nos cursos de Publicidade e Propaganda. Mas sua conceituação é abordada por diversas teorias, por vezes contraditórias. Soma-se a aversão do alunato quanto ao estudo teórico. Esse trabalho propõe uma abordagem que o leve a construir seu próprio entendimento, sem menosprezar os diferentes do seu. Desenvolveu-se uma série de atividades, entre tradicionais e inovadoras, através uma metodologia ativa, que considere o aluno o centro de sua formação. Como referência, o psicólogo e educador Lev Vigotsky. Espera-se que sirva de incentivo para metodologias semelhantes, que unam o ambiente escolar com o espaço público, o interior da sala com o interior do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Elana Da Silva, Oséias Messias Leite, Rita Amara De Jesus, Sidnéia Dalpra Lima, and Vanessa Dias Dos Santos. "POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE ARIQUEMES/RO: UM OLHAR SOBRE O DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO." Revista Científica FAEMA 9, edespdir (December 7, 2018): 656–57. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9iedespdir.701.

Full text
Abstract:
O sistema educacional brasileiro tem se moldado, ou pelo menos, vem tentado se moldar ao longo dos anos. Essencial após o advento do Texto Constitucional de 1988, a educação passou a ser consagrada como um direito fundamental, regulamentando especificamente o assunto no seu artigo 205, que a educação cuida de um direito de todos e é um dever compartilhado do Estado e da família, a ser promovido e incentivado com a colaboração da sociedade. Sobre esse direito, o trabalho objetivou precipuamente investigar o funcionamento de políticas públicas desenvolvidas no ensino fundamental nas escolas do município de Ariquemes/RO, vindo a identificar nesse ponto a problemática da pesquisa, qual seja, um cenário deficiente do cumprimento dos deveres inerentes municipais na garantia do gozo pleno ao direito constitucional à educação. Nesse contexto, importante destacar que apesar do Plano Municipal estar de acordo com o recomendado no Plano Nacional de Educação – PNE e o Município de Ariquemes atender 97,9% (noventa e sete vírgula nove por cento) dos alunos que os procuram, não há a aplicação de nenhuma medida no sentido de zelar pela permanência dos alunos nas salas de aula, tampouco, para buscar aqueles que estão fora delas. Notou-se que apesar de serem adotadas medidas no sentido de acompanhar a evasão escolar, não existem de fato medidas eficazes para garantir o retorno desses alunos ao ambiente escolar e que, embora a chamada pública,seja uma medida de grande publicidade e transparência, ela garante apenas que aqueles que tenham interesse possam ser atendidos, não garantindo desse modo, o acesso à educação a todos os munícipes. Para concretização deste estudo, em relação aos procedimentos metodológicos, utilizou-se de estudos bibliográficos e documentais, com o objetivo de debater os contextos referentes ao tema analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Defendi, Cristina Lopomo, and Suely Corvacho. "O eu e o outro na composição poética de um jovem estudante." Raído 11, no. 25 (July 11, 2017): 242. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i25.4884.

Full text
Abstract:
A partir da proposta de Bakhtin (1997), que concebe o enunciado como a unidade da língua, o que pressupõe um enunciador, situação de enunciação, valores expressivos, uma resposta a enunciados já ditos, uma projeção da compreensão responsiva do outro, o artigo analisou um texto poético produzido por um aluno da quinta série/sexto ano de uma escola estadual de São Paulo, dirigido à mãe, com os seguintes objetivos: (i) verificar como o contexto interferiu no enunciado; (ii) identificar as marcas de subjetividade do autor, comparando seu texto a outros nos quais se apoiou; (iii) levantar possíveis relações entre marcas de subjetividade e discursos da vida cotidiana. Para identificar os recursos linguísticos e estilísticos absorvidos, cotejou-se o texto escolar e os que o aluno escolheu para se inspirar: um poema de um autor consagrado (“Para sempre”, de Carlos Drummond de Andrade), um texto poético produzido por um professor de Português, e uma cantiga portuguesa. Nos três textos, há em comum a homenagem à mãe. O resultado da análise aponta para uma escrita que busca o modelar, que se apropria de alguns recursos como forma de ter sua produção bem aceita e, quando se distancia dos “modelos”, resgata uma visão de mundo veiculada pela publicidade: um mundo harmonioso, um eu autocentrado e uma forma de sedução específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Frota, Ana Amélia Sá Ferreira, and Marcel Pereira Pordeus. "ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLAR VEICULADA POR DOIS GRANDES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARTICULAR EM FORTALEZA/CEARÁ." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 897–912. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1728.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma síntese da minha dissertação de mestrado, defendido na Universidad Interamericana. Nele, discorro a importância da constatação e análise prática de propagandas abusivas no contexto educacional, que se observa na atual sociedade brasileira, e, mais especificamente, na cidade de Fortaleza. O que se pretende com este trabalho, em sentido amplo, é refletir sobre a forma como o direito fundamental social da educação, protegido pela Constituição Federal de 1988 está se tornando um mero produto de consumo em razão da pressão intensa que o sistema capitalista exerce sobre o mundo globalizado. Pretende-se em sentido estrito, demonstrar a evolução da importância do direto à educação no período da colonização do país e nas constituições brasileiras de 1824 até 1988, enfatizando o ensino particular da atualidade; apontar os aspectos psicoanalíticos, jurídicos e éticos da publicidade no sistema educacional brasileiro; analisar os meios de acesso ao ensino superior no Brasil e seu reflexo no ranking das escolas; apresentar o perfil abusivo das propagandas desenvolvidas pelas escolas particulares entre os anos de 2006 e 2017, e 11 anos depois, verificar a situação concreta da atual propaganda enganosa e abusiva veiculada pelas instituições de ensino particular de Fortaleza. O Objetivo é refletir sobre essa realidade, procurando entender até que ponto sociedade e empresários da educação compactuam pela manutenção da mercantilização da educação em detrimento a uma educação de qualidade, a uma educação de formação ampla, com valores humanísticos; englobando aspectos morais e profissionais, que desenvolva o pensamento crítico dos jovens, e não somente uma educação técnica que vise apenas o resultado imediatista do sucesso nos concursos de vestibular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Publicidade escolar"

1

Teixeira, Rogéria Dias. "Ideologia na publicidade escolar." Universidade Federal de Sergipe, 2010. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5780.

Full text
Abstract:
This research brings up the topic of ideology in advertising school of seven establishments in the private school, located in Aracaju-SE. Advertising is carried on the billboard. The study is based on the theoretical analysis of the speech the French line, specifically the ideas of Pecheux (1988) and Orlandi (2007) on discursive formation and ideological training.The choice of this line is the theoretical justification in the fact that AD French conceive that the study of human language is always tied to time socio-historical and ideological as it is produced speech. This study examines the various discourses produced and served in that medium of mass communication in order to explain the ideology that is reproduced through the voices (institutional, society, etc.) materialized in discourse. To do this, it starts with a concept of advertising that is tied to the ideology of consumption, to realize that education has become a commodity in society controlled by the capitalist and consumer goods. Next, we present a brief history of discourse analysis of the French line, and their categories, which are essential tools for the analysis undertaken in this research. Subsequently, outline some considerations on the production of speech and education in order to demonstrate how the discourse is tied to socio-historical context in which it is produced and how it is part of meaning. After the steps above, proceed to review the body: the advertisements from private schools were collected during November and December 2008 to November and December 2009, when registration for the following year. At this time, are brought to the fore the voices that are latent in the materiality of advertising discourse and the ideology that they reproduce. There was, after analysis, that the schools reproduce in their speeches advertising ideology of consumption and legitimizes the power relationship between classes.
Esta pesquisa traz como tema a ideologia na publicidade escolar de sete estabelecimentos da rede particular de ensino, situados em Aracaju-SE. A publicidade é veiculada por outdoor. O estudo fundamenta-se nos pressupostos teóricos da Análise de Discurso de linha francesa, especificamente, nas ideias de Pecheux (1988) e Orlandi (2007) sobre formação discursiva e formação ideológica. A escolha dessa linha teórica encontra justificativa no fato de a AD francesa conceber que o estudo da linguagem humana deve sempre estar relacionado ao momento sócio-histórico e ideológico em que é produzido o discurso. O trabalho analisa os diferentes discursos produzidos e veiculados nesse suporte de comunicação de massa com o objetivo de explicitar a ideologia que é reproduzida por meio das vozes (institucional, da sociedade etc.) materializadas no discurso. Para isso, parte-se de uma concepção de publicidade que está atrelada à ideologia do consumo, por perceber que a educação tem se tornado uma mercadoria na sociedade controlada pelo processo capitalista de bens e consumo. Em seguida, expõe-se um breve histórico da Análise do Discurso de linha francesa, bem como as suas categorias; as quais são ferramentas essências à análise empreendida nesta pesquisa. Posteriormente, esboçam-se algumas considerações sobre produção do discurso e educação com o fim de demonstrar como o discurso está atrelado ao contexto sócio-histórico em que é produzido e como isso faz parte da significação. Após as etapas descritas acima, procede-se a análise do corpus: peças publicitárias de escolas da rede privada, coletadas nos meses de novembro e dezembro de 2008 a novembro e dezembro de 2009, período de matrícula para o ano subsequente. Nesse momento, são trazidas à tona as vozes que estão latentes na materialidade do discurso publicitário, bem como a ideologia que elas reproduzem. Observou-se, após a análise, que as escolas reproduzem em seus discursos publicitários a ideologia do consumo e legitimam a relação de poder entre as classes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Sílvio da Costa. "Mídia-educação no contexto escolar." Florianópolis, SC, 2008. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91584.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Made available in DSpace on 2012-10-24T00:30:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 250763.pdf: 3662869 bytes, checksum: 82429c8a5e3d8dd61e4e2e0762a3614a (MD5)
A presente pesquisa mapeou atividades de mídia-educação que vem sendo feitas em escolas de Ensino Fundamental de Florianópolis. O estudo foi realizado em duas etapas. A primeira consistiu em um mapeamento geral que teve por objetivo identificar os trabalhos realizados, assim como conhecer algumas de suas características. Nessa primeira aproximação obtivemos retorno de 83 escolas das redes estadual, municipal e particular. A partir desses dados foram escolhidas três escolas nas quais, através de entrevistas, observação e o uso de formulários, aprofundamos a observação a respeito dos usos, dificuldades e soluções relacionados às atividades com, sobre e/ou através das mídias no ambiente escolar. A pesquisa mostra a importância de que professores e gestores compreendam que os processos de mídia-educação devem levar em conta tanto o uso (consumo), quanto a análise crítica (leitura) e o uso como meio de expressão (produção) dos meios de comunicação. Ressalta também a necessidade de uma formação teórico-prática dos professores, a partir de, entre outros elementos, as expectativas e usos que eles mesmos já possuem das mídias. A análise dos dados está embasada em uma compreensão das mídias como artefatos culturais contemporâneos, operados coletiva ou individualmente, que tanto influem quanto recebem influência das pessoas com as quais se comunicam ou colocam em comunicação. Por isso enxergamos alunos e professores, gestores, pais e outras pessoas como receptores ativos e potenciais emissores de mensagens diretas ou mediadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Torquato, Iracema Batista. "Avaliação dos impactos das propagandas políticas Amigos da Escola no âmbito escolar /." Marília : [s.n.], 2005. http://hdl.handle.net/11449/104835.

Full text
Abstract:
Orientador: Ana Maria Freire da Palma Marques de Almeida
Banca: Manuel Carlos Chaparro
Banca: Antonio Carlos de Jesus
Banca: Lauro Frederico Barbosa da Silveira
Banca: Jorge Kanehide Ijuim
Resumo: A tese de doutorado denominada "Avaliação dos impactos das propagandas políticas 'Amigos da Escola' no âmbito escolar" descreve e avalia os impactos que a campanha publicitária da Rede Globo de Televisão causou nos sujeitos informantes: alunos do Curso de Pós-graduação em Educação da Unesp, Faculdade de Ciências de Bauru; professores universitários e comunicadores, usuários do site Comunique-se. A campanha tem como objetivo o chamamento de voluntários para participarem das ações político-sócio-pedagógicas nas escolas da rede pública. Durante o experimento, coletamos os dados, através de questionário composto por perguntas semifechadas, fechadas e abertas. A metodologia e os resultados foram embasados pelo referencial da semiótica fenomenológica de Charles Sanders Peirce. Os resultados quantitativos mostram que a proposta da campanha foi aceita por 59% dos informantes. Trata-se de um resultado positivo, visto que pela primeira vez temos uma campanha publicitária televisiva que se propõe a mobilizar a sociedade organizada civil (terceiro setor), se não para participar ativamente dos problemas da escola pública brasileira, pelo menos para tomar conhecimento sobre eles.
Abstract: This doctorate thesis named Avaliação dos Impactos da Propaganda Política 'Amigos da Escola' no Âmbito Escolar (Evaluation of the Impacts of the Publicity Campaign 'Schools Friends' on a Sample of Informants) describes and evaluates the impacts of the Brazilian TV station Rede Globo's publicity campaign on its informants. These were postgraduates in Science Education from Faculdade de Ciências in the city of Bauru, São Paulo state; college professors; media professionals and Comunique-se website users. The data were collected through interviews with the informants which were revised and formatted so they were closed, semi-open and open questions. Based on Peircean semiotics, the analysis revealed that the proposal of that campaign was approved of by 59% of the informants, which is a positive result provided it is the first time there is a TV publicity campaign aimed to mobilize non-profit organisations at national level either to help schools run by the Brazilian government improve or to be aware of their problems.
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Torquato, Iracema Batista [UNESP]. "Avaliação dos impactos das propagandas políticas Amigos da Escola no âmbito escolar." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/104835.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-03-07Bitstream added on 2014-06-13T18:45:17Z : No. of bitstreams: 1 torquato_ib_dr_mar.pdf: 2002634 bytes, checksum: 0c1fe463e562aaf51929b281a62304a9 (MD5)
A tese de doutorado denominada Avaliação dos impactos das propagandas políticas 'Amigos da Escola' no âmbito escolar descreve e avalia os impactos que a campanha publicitária da Rede Globo de Televisão causou nos sujeitos informantes: alunos do Curso de Pós-graduação em Educação da Unesp, Faculdade de Ciências de Bauru; professores universitários e comunicadores, usuários do site Comunique-se. A campanha tem como objetivo o chamamento de voluntários para participarem das ações político-sócio-pedagógicas nas escolas da rede pública. Durante o experimento, coletamos os dados, através de questionário composto por perguntas semifechadas, fechadas e abertas. A metodologia e os resultados foram embasados pelo referencial da semiótica fenomenológica de Charles Sanders Peirce. Os resultados quantitativos mostram que a proposta da campanha foi aceita por 59% dos informantes. Trata-se de um resultado positivo, visto que pela primeira vez temos uma campanha publicitária televisiva que se propõe a mobilizar a sociedade organizada civil (terceiro setor), se não para participar ativamente dos problemas da escola pública brasileira, pelo menos para tomar conhecimento sobre eles.
This doctorate thesis named Avaliação dos Impactos da Propaganda Política 'Amigos da Escola' no Âmbito Escolar (Evaluation of the Impacts of the Publicity Campaign 'Schools Friends' on a Sample of Informants) describes and evaluates the impacts of the Brazilian TV station Rede Globo's publicity campaign on its informants. These were postgraduates in Science Education from Faculdade de Ciências in the city of Bauru, São Paulo state; college professors; media professionals and Comunique-se website users. The data were collected through interviews with the informants which were revised and formatted so they were closed, semi-open and open questions. Based on Peircean semiotics, the analysis revealed that the proposal of that campaign was approved of by 59% of the informants, which is a positive result provided it is the first time there is a TV publicity campaign aimed to mobilize non-profit organisations at national level either to help schools run by the Brazilian government improve or to be aware of their problems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brandão, Maria Aparecida de Oliveira. "Educação e cultura visual: apropriações da publicidade e das logomarcas no caderno escolar e o imaginário estudantil." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5301.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:18:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Aparecida de Oliveira Brandao.pdf: 1942915 bytes, checksum: 85c14c4d25be8e88a86abee18a5c5727 (MD5) Previous issue date: 2010-05-21
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
This study aims to describe and analyze the types of relationships that can be established between media culture and visual imagery student in light of the logos included on the cover of the school notebook. The elements of visual media culture to which we refer in this research are the field of advertising. We will address announcements and clippings logos featured in the world of culture and fashion streetwear, surfwear and skateboard found in the corpus obtained through the collection and photo of a significant number of covers of notebooks of students in elementary and secondary public school teaching of Maua, Sao Paulo, aged between 11 and 18, conducted between 2007 and 2009. The research will be conducted from sociological approaches, aesthetic and semiotic. We rely on Michel Maffesoli to understanding this covers notebooks as an indicator of agregaré (tribalism) before the new postmodern sociality and the contributions from Andrea Semprini and Clotilde Perez concerning the culture of brands such as communication and connotations of identity. The semiotics and discourse analysis model developed around A. J. Greimas, as well as semiotics plastic with contributions from Jean-Marie Floch and Ana Claudia de Oliveira served as the basis of theoretical and testing procedures of visual discourse which seeks to examine how the images make sense. We hypothesized that the imagination of students is somehow readable on the covers of books they choose, in which subjects have built by advertising and a visual culture that is marketing. With this research intends to show a particular way of interference of culture media on the imaginary student, since their images are posted in a prominent position front, the basic school material
A presente pesquisa tem como objetivo descrever e analisar os tipos de relações que podem ser estabelecidas entre cultura midiática visual e imaginário estudantil, à luz das logomarcas inseridas na capa do caderno escolar. Os elementos da cultura midiática visual aos quais nos referimos nesta pesquisa são do campo da publicidade. Abordaremos anúncios e recortes de logomarcas de destaque no mundo da cultura e da moda do streetwear, surfwear e do skateboard encontrados no corpus obtido através da coleção e fotografia de um conjunto expressivo de capas de cadernos de alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino de Mauá, São Paulo, com idades entre 11 e 18 anos, realizado entre os anos de 2007 e 2009. A pesquisa será realizada a partir dos enfoques sociológico, estético e semiótico. Baseamo-nos em Michel Maffesoli para a compreensão dessas capas de cadernos como indicador de agregarismo (tribalismo) perante a nova sociabilidade pós-moderna e nas contribuições de Andrea Semprini e Clotilde Perez referentes à cultura das marcas como comunicação e de conotação identitária. A semiótica discursiva e o modelo de análise desenvolvido em torno de A. J. Greimas, assim, como a semiótica plástica com as contribuições de Jean-Marie Floch e Ana Claudia de Oliveira embasaram os aportes teóricos e os procedimentos de análise do discurso visual onde se procura analisar como as imagens fazem sentido. Trabalhamos com a hipótese de que o imaginário dos alunos é, de algum modo, legível nas capas de cadernos que escolhem, nas quais temos sujeitos construídos pela publicidade e por uma cultura visual que é marketing. Com esta pesquisa pretendemos evidenciar uma particular maneira de interferência da cultura midiática sobre o imaginário estudantil, uma vez que suas imagens são lançadas em posição de destaque frontal, no material básico escolar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Spaniol, Ana Maria. "Influência da publicidade de alimentos sobre a escolha alimentar de crianças e adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2014. http://repositorio.unb.br/handle/10482/16798.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2014.
Submitted by Ana Cristina Barbosa da Silva (annabds@hotmail.com) on 2014-11-06T12:49:17Z No. of bitstreams: 1 2014_AnaMariaSpaniol.pdf: 3456134 bytes, checksum: 205f81be5ca65e99b6e2e22db5e32017 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-11-10T10:57:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_AnaMariaSpaniol.pdf: 3456134 bytes, checksum: 205f81be5ca65e99b6e2e22db5e32017 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-11-10T10:57:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_AnaMariaSpaniol.pdf: 3456134 bytes, checksum: 205f81be5ca65e99b6e2e22db5e32017 (MD5)
O comportamento alimentar é resultado da interação de fatores inerentes ao indivíduo e sua fase do ciclo da vida, características sensoriais, custo e disponibilidade de alimentos, aspectos culturais e religiosos, influência social e aspectos relacionados à publicidade e à mídia. Esta apresenta um papel central no estabelecimento comportamento alimentar de crianças e adolescentes, fato relacionado ao aumento das taxas de excesso de peso e obesidade o que reforça a questão da regulamentação da publicidade de alimentos. Neste sentido, a literatura não demonstra como ocorre a influência da publicidade de alimentos não saudáveis na presença de alertas de saúde nas mensagens publicitárias de alimentos não saudáveis. Dessa maneira, o objetivo geral desta dissertação consistiu em caracterizar o efeito da exposição da publicidade de alimentos sobre o componente cognitivo da atitude, sobre as preferências e sobre as intenções de consumo alimentar de estudantes do ensino fundamental da rede pública do Distrito Federal. De modo a atingir tal objetivo, propuseram-se dois estudos com o objetivo de relacionar os aspectos psicossociais e situacionais com os componentes atitudinais do consumo alimentar de crianças e adolescentes e identificar o efeito da exposição à publicidade com e sem alertas de saúde sobre as normas descritivas e subjetivas, os componentes da atitude sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis e à autoavaliação da alimentação entre escolares de 8 a 19 anos. O método de pesquisa se deu em duas etapas, sendo elas um estudo transversal do tipo survey por meio do preenchimento de instrumento autoadministrado e um estudo quase-experimental com aplicação de questionários em momento anterior e posterior ao experimento. Os participantes corresponderam a 786 sujeitos estudantes do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental, com média de idade igual 12 anos, sendo 56% (n = 440) do sexo feminino. Os dados foram analisados com a utilização do programa SPSS no qual foram realizadas análises descritivas, correlacionais, teste t, análise de variância e regressão logistíca, sendo considerado p<0,05 para a significância estatística. Os resultados do estudo 1 apontaram influência de determinantes associados ao tempo destinado à audiência da mídia televisiva e ao computador com o consumo de alimentos não saudáveis. O estudo 2 por sua vez mostrou uma valorização dos aspectos benéficos dos alimentos não saudáveis, havendo aumento da intenção de consumo entre todos os grupos estudados, contudo, o grupo exposto aos alertas de saúde apresentaram impacto na atitude de base cognitiva sobre os mesmos. Assim, os achados trouxeram importantes elementos de como ocorre a escolha e preferência alimentar, tornando-se útil na elaboração de propostas referentes à educação alimentar e nutricional de crianças e adolescentes e demonstrando a necessidade de uma regulamentação eficaz de modo a proteger o público infantil e incentivar hábitos alimentares saudáveis. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The food behavior results from the interaction of factors inherent to the individual and their stage of the life cycle, sensory characteristics, cost and availability of food, cultural and religious aspects, social influence and aspects related to advertising and media. The media is an important view to food behavior among children and adolescents, which is associated with increased rates of overweight and obesity reinforcing the issue of regulation of food advertising. However, it is not known if the advertising of unhealthy foods with health warnings influences the food choice. Thus, the general aim of this study was to characterize the effect of exposure to food advertising on the cognitive component of attitude, on the preferences and intentions on the food consumption of basic school students in the Federal District. Two studies were conducted with the goal of linking the psychosocial and situational aspects to the attitudinal components of food intake among children and adolescents and identify the effect of exposure to food advertising with and without health warnings on the descriptive and subjective norms, attitudinal components and self-evaluation of eating among students in the age group studied. The research method was performed in two different studies: first, a cross-sectional study by a self-administered instrument and second, a quasi-experimental study with a self-administered questionnaire before and after the experiment. They were realized with 786 students of the 4th to the 9th grade of basic school, with an average age of 12 years and 56% (n = 440) were female. Data were analyzed using SPSS for descriptive, correlational, variance analysis, t test and logistic regression, considering p <0.05 for statistical significance. The results of first study showed the influence between television and computer viewing and unhealthy food intake. Study 2 showed an appreciation of the beneficial aspects of unhealthy foods increasing their preference and consumption. However, the groups that were exposed to health warnings showed impact on cognitive about them. The findings had important elements about food choice and preference that can help the proposals of food and nutrition education for children and adolescents and confirms the need for effective regulation of food advertising to protect the public and encourage children's healthy eating behaviors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pilla, Adriana de Sousa. "Docência em língua espanhola: sentidos produzidos pela publicidade de escolas de idiomas." Universidade Federal de São Carlos, 2015. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5800.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:25:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 6658.pdf: 2411076 bytes, checksum: 7bc9be97ac332df4218f651c91914697 (MD5) Previous issue date: 2015-03-16
This research's overall aim is to identify which meanings on teaching are produced and put into circulation by language schools advertising and which of these meanings refer specifically to Spanish Language. This is a qualitative-interpretative research that takes as object of analysis advertisements of four of the main Brazilian language schools franchising. We consider that the aspects related to the material conditions of the profession, linked with other historical aspects, contribute to the creation of meanings about the Spanish language and its teaching in Brazil. We trace, then, a historical overview on the Spanish language teaching in Brazil since Leffa (1999), Picanço (2003), and Daher(2006), we discuss theoretical aspects of the teaching professionalism based on Shulman (2005), Tardif (2002), and Gauthier (2006), and we support our studies on the Socio-discursive Interactionism proposed by Bronckart (2006, 2008,2009, 2012) and Machado (2009) to substantiate our discussions and text analysis. As results, our analysis indicates that language schools advertisements give emphasis to didactic material use (unique, updated, modern ones), and also on the school s Teaching Methods and their technologies, considering the teacher's role as something less important in the process. In this aspect, they confirm the results of previous researches about prescriptive texts (MACHADO et alii, 2009, p.25) in which teachers take position as simple adjuvants or instruments of a process ( ) her/his main work is represented as being the one who applies principles, contents, and the prescribed methodologies .
O objetivo geral da pesquisa é identificar quais sentidos sobre a docência são produzidos e postos em circulação pela publicidade de escolas de idiomas e quais desses sentidos referemse especificamente à língua espanhola. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativointerpretativista, que toma como objeto de análise publicidades das 4 principais franquias de escolas brasileiras de idiomas. Consideramos que os aspectos relacionados com as condições materiais da profissão, aliados a outros de caráter histórico, contribuem para a criação de sentidos sobre a língua espanhola e seu ensino no Brasil. Traçamos, dessa forma, um panorama histórico sobre o ensino de espanhol no Brasil a partir de Leffa (1999), Picanço (2003) e Daher (2006), discutimos aspectos teóricos da profissionalidade docente baseados em Shulman (2005), Tardif (2002) e Gauthier (2006) e nos apoiamos na proposta do Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2006, 2008, 2009, 2012) e Machado et alli (2009) para fundamentar nossas discussões e análises dos textos. Como resultados, nossas análises apontam que as publicidades das escolas de idiomas enfatizam o uso dos materiais didáticos (exclusivos, atualizados, modernos), dos métodos de ensino da escola e das tecnologias, considerando o papel do professor como algo menor no processo. Nesse sentido, confirmam resultados de pesquisas anteriores sobre textos prescritivos (MACHADO et alii, 2009, p.25) nos quais os professores ocupam posição de simples adjuvantes ou instrumentos de um processo (...) seu trabalho maior é representado como sendo o de aplicar princípios, os conteúdos e as metodologias prescritas .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Goellner, Rene Vilodre. "A publicidade na "Terra do Nunca" : as relações entre consumo, juventude e a escolha do curso de Publicidade e Propaganda." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/30823.

Full text
Abstract:
A investigação examina como se articulam as relações entre o campo publicitário, as práticas de consumo e a escolha dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, por parte dos jovens de duas instituições de ensino do Estado do Rio Grande do Sul, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), de Porto Alegre, e a FACCAT, de Taquara. Para isso, utiliza como aporte teórico a abordagem sociocultural do consumo, de Nestor García Canclini (1991 e 1993), a partir de uma releitura, na qual foi incluída a produção teórica de Pierre Bourdieu (1992, 1994 e 1998b), através das noções de habitus, capital e campo, além de outros autores. Contemplando uma estratégia multimetodológica, o estudo desvelou os elementos responsáveis pela escolha dos jovens no ingresso da profissão, destacando as representações construídas via consumo midiático, o processo de juvenilização e as condições socioculturais a que estão sujeitos.
This study investigates how the relations among the advertising field, consumption practices, and the choosing of undergraduate courses in Advertising are articulated by the students of two schools in the state of Rio Grande do Sul – Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), in Porto Alegre, and FACCAT, in Taquara. To this end, the study uses as theoretical basis the sociocultural approach to consumption of Nestor García Canclini (1991, 1993), in a review that includes, among other authors, the theoretical contribution of Pierre Bourdieu (1992, 1994, 1998b) through the concepts of habitus, capital, and field. Addressing the theme through a multi-methodological strategy, the study revealed the elements which are responsible for the choices made by this young population when joining the profession, highlighting the representations built via media consumption, the juvelinization process and the sociocultural conditions to which they are subjected.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Matos, Silvia Toreli. "Cenografia e ethos em publicidades dos sistemas de ensino na revista Nova Escola." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2010. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/13492.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T18:22:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Toreli Matos.pdf: 3655380 bytes, checksum: ce29a3b7a886bed99109019922dd4d02 (MD5) Previous issue date: 2010-11-25
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Understanding the linguistic phenomena that occur in the media, the Applied Linguistics is the mediator of knowledge, linking dialogues with several areas that have in common a concern with language and social practice. This research uses this combination of dialogues focusing on discourse analysis to the French line, from a discursive perspective to analyze the corpus of reference that consists of advertisements from Educational Systems published by the Nova Escola magazine, from April/2008 to April/2009. There are 29 advertisements of 11 Educational Systems. The theoretical framework underpinning the analysis is based on contributions proposed by Dominique Maingueneau in Gênese dos Discursos (2007), assuming the Semântica Global, according to which all levels of discourse are integrated and contribute to the formation of a body of discourse. The notion of ethos, as developed by Amossy (2008), was also taken into account. Based on the relationship between different levels of discourse, the Teaching Systems selected, were analyzed from only a few plans of discourse, specially the notions of scenery and ethos used and education borrowing terms from the business world anxious to offer a product. The research methodology used is centered on the device of a discursive practice in which articulate verbal and nonverbal, one confirms (or not) what the other proposes. So the research question: what ethos and scenery can we deduce from the subjects enunciators Educational Systems from their broadcast advertising campaigns in the magazine Nova Escola? As a result of the analysis, the scenery infers the ethe from the Educational Systems in its advertisements, evaluate Education - in the past considered a common good - as a product: a commodity offered by the business discourse, advertising, convincing and accession . Through analysis we can perceive the presence of business discourse in the discourse of education and its transformation to a product, to a commodity. It is also a noticeable change in the conception of education, teaching and learning, both empirically and in the discursive level
Compreendendo os fenômenos linguísticos que ocorrem na comunicação social, a Linguística Aplicada é mediadora de saberes, articulando diálogos com várias áreas que tenham em comum a preocupação com a linguagem e a prática social. Esta pesquisa utiliza essa articulação de diálogos centrando-se na Análise do Discurso de linha francesa para, a partir de uma perspectiva discursiva, analisar o corpus de referência constituído por 29 publicidades de 11 Sistemas de Ensino veiculadas na revista Nova Escola, no período compreendido entre abril/2008 e abril/2009. O quadro teórico que fundamenta as análises se baseia nas contribuições propostas por Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos (2007), partindo do princípio da Semântica Global, segundo o qual todos os planos do discurso estão integrados e contribuem para a constituição de um corpo discursivo. O quadro teórico contempla também estudos desenvolvidos por Ruth Amossy (2008), cuja noção de ethos coopera na análise dos enunciados. As publicidades selecionadas foram analisadas apenas a partir de alguns desses planos, em particular a partir das noções de cenografia e ethos. Levou-se em conta também o léxico utilizado, que se alinha a discursos educacionais que entendem a educação como produto . A metodologia de pesquisa está centrada no dispositivo de uma prática discursiva na qual se articulam o verbal e o não-verbal. Partiu-se da seguinte pergunta de pesquisa: que ethos e cenografia é possível depreender dos sujeitos enunciadores Sistemas de Ensino a partir de suas campanhas publicitárias veiculadas na Revista Nova Escola? Como resultado da análise, fica perceptível uma mudança na concepção de educação, de ensino e de aprendizagem, marcada pela presença do discurso empresarial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ueda, Márcia Hiroko. "O efeito da publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis sobre as escolhas alimentares de crianças." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5839.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, 2010.
Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-11-04T15:48:37Z No. of bitstreams: 1 2010_MarciaHirokoUeda.pdf: 1403799 bytes, checksum: 5224cd655541130447cc83eddd06ce48 (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-11-05T23:29:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_MarciaHirokoUeda.pdf: 1403799 bytes, checksum: 5224cd655541130447cc83eddd06ce48 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-11-05T23:29:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_MarciaHirokoUeda.pdf: 1403799 bytes, checksum: 5224cd655541130447cc83eddd06ce48 (MD5)
A mídia televisiva tem sido utilizada como um amplo meio de comunicação voltado para a promoção de alimentos não saudáveis. Entretanto, a promoção de práticas saudáveis de alimentação é limitada. Este estudo avaliou o efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis (VS), não saudáveis (VNS) e vídeos neutros (VN), não relacionados com a alimentação, sobre as escolhas alimentares de crianças. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo o grupo experimental exposto à seqüência VN-VS-VNS ou VN-VNS-VS e o grupo de referência, apenas ao VN. Após a exposição ao vídeo, a criança escolhia figuras de alimentos para as suas refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Os dados apresentados envolvem também a descrição do estado nutricional, consumo alimentar, exposição à televisão e a influência do contexto alimentar. Os resultados mostraram efeitos dos vídeos sobre as escolhas de alimentos nas 3 e 4 sessões, sendo observado no grupo que iniciou com o VS, a diminuição na porcentagem de escolhas saudáveis na passagem para o VNS e no grupo que iniciou com o VNS, o aumento dessas escolhas com a exibição do VS. Na análise de dados individuais é possível observar, em algumas crianças, diferenças nas escolhas com a exposição aos diferentes vídeos. A exposição excessiva à televisão e durante as refeições, o baixo consumo de frutas e verduras, o sobrepeso e obesidade foram encontradas nos participantes e são variáveis citadas em pesquisas que relacionam práticas alimentares não saudáveis e a obesidade infantil. A pesquisa fortalece os estudos interdisciplinares voltados para a necessidade de regulamentação das publicidades de alimentos, o incentivo a programas de promoção da alimentação saudável e o envolvimento dos pais, escola, sociedade, sistema de saúde, ONGs e governo para a promoção de práticas culturais saudáveis. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The media has been used as wide medium of communication to promote unhealthy foods. On the other hand, the promotion of healthy eating habits has been limited. The study evaluated the influence of cartoons videos with healthy (HV), unhealthy (UV) food advertisements and neutral video (NV) not relate to food, on childrens choice. The video was present in 5 sessions. Children in the experimental group watched the videos in sequence: NV-HV-UV or NV-UV-HV. The reference group only watched NVs. After the video exhibition, the child chose food pictures for their meals: breakfast, lunch, snack, dinner. The data presented involve the description of nutrition status, dietary intake, exposure to television and the meals contexts influence. The results showed effects of the videos on the choices of food in the 3rd and 4th sessions, being observed in the group that started with the HV, the decrease in the percentage of healthy choices in the transition to the UV and the group that started with the UV, the increase these choices with the view of HV. On individual analysis was observed in some children, differences in choices through exposure to different videos. Excessive exposure to television and during meals, low consumption of fruits and vegetables, overweight and obesity were found in participants and those are variables cited in research that relate unhealthy eating and childhood obesity. The research strengthens the interdisciplinary studies focused on the need for regulation of food advertising, the incentive programs to promote healthy eating and parental, school, society, health system, NGOs and government involvement to promote healthy cultural practices
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Publicidade escolar"

1

Martins, Jaquelene Mendes, and Wagner Rodrigues Silva. "Pesquisa escolar sobre contos de fadas como intertextos em publicidades impressas." In Leitura e literatura infantil e juvenil: travessias e atravessamentos, 147–77. Pimenta Cultural, 2020. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2020.338.147-177.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Publicidade escolar"

1

Mesquita, Cristina, and Cristiana Ribeiro. "Os media como fator influenciador das escolhas alimentares das famílias." In INNODOCT 2018. València: Editorial Universitat Politècnica de València, 2018. http://dx.doi.org/10.4995/inn2018.2018.8910.

Full text
Abstract:
Existem fatores influenciadores das escolhas das familias, sobre alimentação dos seus filhos, tais como a publicidade e as estratégias de marketing. Os documentos oficiais (como o Referencial de Educação para os media) e algumas referências alertam para a importância da escola/jardim de infância na educação para os media a para os hábitos alimentares saudáveis. Porém, não parecem existir muitos estudos que se foquem no impacto da ação dos educadores, neste âmbito. Esta investigação teve como principal objetivo perceber qual a influência dos media nas escolhas alimentares das crianças e das suas famílias. Este estudo realizou-se no decorrer do estágio pedagógico em contexto de Educação Pré-Escolar (EPE) e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). Neste artigo são utilizados apenas os dados dos questionários realizados às famílias. Neste sentido, a recolha e análise dos dados inscreve-se numa perspetiva quantitativa, a partir de um questionário destinado aos pais. Como resultado, observa-se que as famílias das crianças, influenciam os hábitos alimentares das crianças e que são influenciadas pela publicidade e pelas estratégias de marketing, embora não tenham muita consciência sobre isso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

GABRIEL, Edgard Godoi. "FRASES SEM TEXTO NA PUBLICIDADE DE UMA ESCOLA DE IDIOMAS: DISCURSOS EM TORNO DE UM BRASIL BILÍNGUE." In I SEMINÁRIO DISCURSO E CULTURA. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/discult2018-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BIAZON, VICTOR VINICIUS, MONICA CAMERON LAVOR FRANCISCHINI, FERNANDO ALBERTO JORGETO, CECÍLIA ADRIANA DA SILVA, KARINA COELHO RAFAELI, and WAINER CRISTIANO CANCIAN. "PROPAGANDA ENGANOSA E ABUSIVA ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO IMERSIVO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE MARKETING DE UMA UNIVERSIDADE." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52216.

Full text
Abstract:
O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM SUA SEÇÃO IV TRATA DAS PRÁTICAS ABUSIVAS NO FORNECIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, SENDO QUE EM SEU ARTIGO 37 PROÍBE TODA A PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA, CONTEXTUALIZANDO CADA UMA DELAS. HOJE, COM A UTILIZAÇÃO DA INTERNET, A COMUNICAÇÃO CORRE O MUNDO RAPIDAMENTE, POR ISSO, É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE AS ORGANIZAÇÕES CUIDEM DA SUA IMAGEM NO MERCADO, UMA VEZ QUE OS CONSUMIDORES PODEM CONSULTAR RAPIDAMENTE AS INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE OUTROS CONSUMIDORES ANTES DE FINALIZAREM A COMPRA, PODENDO ESCOLHER ENTRE AQUELA QUE TRAZ O MAIOR CUSTO POR BENEFÍCIO CONSIDERANDO AS AVALIAÇÕES CORRESPONDENTES COM OUTROS FATORES DE INFLUÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE COMPRA. ASSIM, COMO PROFISSIONAIS DE MARKETING, COMPREENDER ESSE TEMA É FUNDAMENTAL PARA A GESTÃO DA PROMOÇÃO QUE INTEGRA O COMPOSTO MERCADOLÓGICO. DESTA FORMA, A PRESENTE PESQUISA, UTILIZANDO-SE DA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, OBJETIVOU IDENTIFICAR O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DE MARKETING DA EAD UNICESUMAR ACERCA DA PROPAGANDA ENGANOSA E ABUSIVA POR MEIO DA ANÁLISE DAS ENTREGAS DA ATIVIDADE MAPA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA DISCIPLINA DE DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL. VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDERAM A DIFERENÇA ENTRE AS PROPAGANDAS ENGANOSAS E ABUSIVAS, BEM COMO REALIZARAM CORRETAS ORIENTAÇÕES PARA QUE NÃO COMETAM ESTE TIPO DE AÇÃO NO EXERCÍCIO DA SUAS PROFISSÕES, RESGUARDANDO A IMAGEM DAS ORGANIZAÇÕES NO MERCADO.ANALISANDO O NÍVEL DE COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES, ESSE TEMA PODE SER EXPLORADO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO OU EXTENSÃO NOS POLOS DE APOIO ESPALHADOS PELO BRASIL, LEVANDO ESSE ENTENDIMENTO A TODA A COMUNIDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BIAZON, VICTOR VINICIUS, MONICA CAMERON LAVOR FRANCISCHINI, FERNANDO ALBERTO JORGETO, CECÍLIA ADRIANA DA SILVA, KARINA COELHO RAFAELI, and WAINER CRISTIANO CANCIAN. "PROPAGANDA ENGANOSA E ABUSIVA ENQUANTO OBJETO DE ESTUDO IMERSIVO: ESTUDO DE CASO NO CURSO DE MARKETING DE UMA UNIVERSIDADE." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.52216.

Full text
Abstract:
O CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR EM SUA SEÇÃO IV TRATA DAS PRÁTICAS ABUSIVAS NO FORNECIMENTO DE PRODUTOS E SERVIÇOS, SENDO QUE EM SEU ARTIGO 37 PROÍBE TODA A PUBLICIDADE ENGANOSA E ABUSIVA, CONTEXTUALIZANDO CADA UMA DELAS. HOJE, COM A UTILIZAÇÃO DA INTERNET, A COMUNICAÇÃO CORRE O MUNDO RAPIDAMENTE, POR ISSO, É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO QUE AS ORGANIZAÇÕES CUIDEM DA SUA IMAGEM NO MERCADO, UMA VEZ QUE OS CONSUMIDORES PODEM CONSULTAR RAPIDAMENTE AS INFORMAÇÕES E EXPERIÊNCIAS DE OUTROS CONSUMIDORES ANTES DE FINALIZAREM A COMPRA, PODENDO ESCOLHER ENTRE AQUELA QUE TRAZ O MAIOR CUSTO POR BENEFÍCIO CONSIDERANDO AS AVALIAÇÕES CORRESPONDENTES COM OUTROS FATORES DE INFLUÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE COMPRA. ASSIM, COMO PROFISSIONAIS DE MARKETING, COMPREENDER ESSE TEMA É FUNDAMENTAL PARA A GESTÃO DA PROMOÇÃO QUE INTEGRA O COMPOSTO MERCADOLÓGICO. DESTA FORMA, A PRESENTE PESQUISA, UTILIZANDO-SE DA PESQUISA DESCRITIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, OBJETIVOU IDENTIFICAR O NÍVEL DE ENTENDIMENTO DOS ALUNOS DE MARKETING DA EAD UNICESUMAR ACERCA DA PROPAGANDA ENGANOSA E ABUSIVA POR MEIO DA ANÁLISE DAS ENTREGAS DA ATIVIDADE MAPA DOS ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DA DISCIPLINA DE DIREITO DO CONSUMIDOR E COMERCIAL. VERIFICOU-SE QUE A MAIORIA DOS ALUNOS COMPREENDERAM A DIFERENÇA ENTRE AS PROPAGANDAS ENGANOSAS E ABUSIVAS, BEM COMO REALIZARAM CORRETAS ORIENTAÇÕES PARA QUE NÃO COMETAM ESTE TIPO DE AÇÃO NO EXERCÍCIO DA SUAS PROFISSÕES, RESGUARDANDO A IMAGEM DAS ORGANIZAÇÕES NO MERCADO.ANALISANDO O NÍVEL DE COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES, ESSE TEMA PODE SER EXPLORADO A PARTIR DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO OU EXTENSÃO NOS POLOS DE APOIO ESPALHADOS PELO BRASIL, LEVANDO ESSE ENTENDIMENTO A TODA A COMUNIDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography