To see the other types of publications on this topic, follow the link: Publicidade escolar.

Journal articles on the topic 'Publicidade escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Publicidade escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Soares, Thereza Maria Zavarese. "Narrativa escolar e publicidade." Revista Brasileira de Linguística Aplicada 3, no. 1 (2003): 41–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982003000100004.

Full text
Abstract:
Este artigo vem a apresentar os resultados da pesquisa intitulada Efeitos do filme publicitário na produção de textos de alunos do ensino fundamental. Utilizando como fundamentação teórica a Semiolingüística de Patrick Charaudeau (1992), analisamos 230 textos de alunos da 6ª série. Entre os resultados obtidos destacamos a evidência de que o modo de organização discursiva dos filmes publicitários, narrativo e/ou descritivo, produz efeitos no plano cognitivo que se manifestam na produção textual desses alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reis, Caio Eduardo G., Ivana Aragão L. Vasconcelos, and Juliana Farias de N. Barros. "Políticas públicas de nutrição para o controle da obesidade infantil." Revista Paulista de Pediatria 29, no. 4 (December 2011): 625–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822011000400024.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar criticamente as políticas públicas de nutrição brasileiras no controle da obesidade infantil. FONTES DE DADOS: Buscaram-se artigos, ensaios, resenhas, resoluções e legislações nas bases SciELO, Lilacs, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde, Sistema de Legislação em Saúde e Legislação em Vigilância Sanitária, que abordavam políticas públicas de nutrição brasileiras no controle da obesidade infantil, publicados entre 1990 e 2010. Foram utilizadas as palavras-chaves: "obesidade", "sobrepeso", "criança", "escolar(es)", "políticas públicas", "política de saúde", "política de nutrição", "cantina escolar", "alimentação escolar", "propaganda de alimentos", "publicidade de alimentos", "rótulos alimentares", em português e em inglês. SÍNTESE DOS DADOS: O governo brasileiro, nos últimos anos, tem promulgado ações de promoção de saúde que visam ao combate da obesidade infantil, como o Programa Saúde na Escola, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, a Regulamentação dos Alimentos Comercializados nas Cantinas Escolares, o Projeto Escola Saudável, a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas, os Dez Passos para a Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas e a Regulamentação de Propaganda e Publicidade de Alimentos. Observa-se a necessidade de implementar e de fiscalizar as leis e regulamentações para o controle da obesidade infantil no Brasil, além de promover a alimentação saudável, nos aspectos que envolvem o público infantil. CONCLUSÕES: O projeto, o planejamento, a implementação e a gestão dessas políticas devem se apoiar na busca da transformação do problema social da obesidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Kalinke da Silva, Priscila, Mônica De Sousa Alves, Gercina Aparecida Angelo, and Aline Nunes de Souza. "MÍDIA-EDUCAÇÃO E PRÁTICAS ECOLÓGICAS." Revista Extensão em Ação 21, no. 1 (July 8, 2021): 11–24. http://dx.doi.org/10.32356/exta.v21.n1.44030.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por finalidade publicizar as ações conjuntas do projeto Práticas Ecológicas, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Frutal-MG, e as atividades de mídia-educação, realizadas por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Frutal. O trabalho foi desenvolvido em uma escola municipal da cidade, no segundo semestre de 2019, cuja a finalidade era promover uma educação ambiental, com a realização de uma horta orgânica no espaço escolar, concomitante ao desenvolvimento de produtos comunicacionais que contribuíram para a divulgação destas ações para a comunidade. A ação conjunta das crianças e dos acadêmicos de comunicação resultou em diversos produtos relacionados à horta, como produção de minidocumentários, fanzines, páginas em plataformas digitais e mascotes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Magalhães, Luísa Peixoto de. "“Este ano, no Natal, eu gostaria muito de receber…” Estudo empírico sobre a relação crianças-publicidade televisiva de brinquedos." Comunicação e Sociedade 8 (December 20, 2005): 241–51. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.8(2005).1195.

Full text
Abstract:
No âmbito da discussão sobre o poder da sugestão televisiva e da assunção generalizada de que “as crianças pedem tudo o que vêem na televisão”, procura-se, neste trabalho, questionar directamente o factor sugestão, no sentido de observar esta realidade e a sua ideia fundamental, que é a de que a publicidade televisiva apresenta riscos muito sérios para a formação dos cidadãos que a ela estão inevitavelmente sujeitos.O estudo que agora se apresenta é derivado deste questionamento e envolve 136 crianças em idade escolar (7-12 anos), as quais respondem por duas ocasiões a um inquérito relativo ao período de férias de Natal e aos presentes de Natal que esperam receber. O primeiro inquérito ocorre antes do início da campanha publicitária televisiva relativa a brinquedos e o segundo ocorre na última semana de aulas do 1º período.Espera-se que as crianças possam expressar os seus desejos de Natal ao longo da campanha publicitária, no sentido de verificar a sua constância ou possíveis alterações devidas à publicidade televisiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ribeiro, Rebecka Santana, Priscilla Santana Silva, and Paulo Victor Dafico moreira da Costa Gomes. "ASPECTOS LEGAIS DO REFLEXO DA PUBLICIDADE INFANTIL NA CRIANÇA." Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 12, no. 35 (October 14, 2019): 101–20. http://dx.doi.org/10.23925/v12n35_artigo6.

Full text
Abstract:
Tendo como base o princípio da hipossuficiência e vulnerabilidade do infante submetido e influenciado pela publicidade infantil pretende-se questionar a legalidade dos meios que são utilizados pela mídia para persuadi-los, bem como o grau de influência exercido em seus respectivos familiares e responsáveis que se submetem aos desmandos infantis e podem estar contribuindo para os problemas relacionados ao consumismo, que leva, por vezes, ao comprometimento da formação do indivíduo. Este estudo se fundamenta em pesquisa bibliográfica e de campo capazes de fornecer elementos suficientes a fim de se verificar, dentro de uma população local, composta por crianças em idade escolar e variadas condições sociais, se há abusividades na publicidade infantil e quais as suas consequências jurídicas. Seguinte ao acolhimento dos dados obtidos bibliograficamente, foi entregue um livro, resultado de pesquisas anteriores acerca da abusividade da publicidade voltada à criança, às famílias participantes da pesquisa, para que, em seguida, por aplicação de questionários individuais, devidamente catalogados e estatisticamente relacionados, fossem obtidos dados relevantes ao tema em estudo. Destarte, o propósito maior da pesquisa foi o desafio de apresentar a legalidade que envolve o tema e conscientizar as famílias da região quanto à importância de se cuidar das crianças no que toca à facilidade de acesso que possuem às campanhas publicitárias a eles voltadas com cunho consumista. Várias são as considerações teóricas e práticas a respeito das ações de marqueting direcionadas ao público infantil e questiona-se até que ponto a criança deve ser alvo desse tipo de mensagem, visto que, além de conquistar os pais por meio dos infantes, estes últimos podem ter a sua formação comprometida vez que crescem com atitude positiva em relação à determinada marca devido ao percurso mercadológico desenvolvido em suas inúmeras formas de divulgação, abrindo-se o leque de questionamentos que vão das implicações legais que devem ser observadas, até os prováveis danos que podem vitimar o infante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Borges, Thelma Pontes, and Miguel Pacifico Filho. "A Educação Apinayé: resultados de oficinas e observações na escola MariazinhaThe Apinayé Education: results of workshops and observations at school Mariazinha." Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti 5, no. 7 (December 21, 2015): 144. http://dx.doi.org/10.18815/sh.2015v5n7.76.

Full text
Abstract:
<p>A escolha dos povos Apinayé e da escola Mariazinha ocorreu por conta da publicidade nacional do péssimo resultado desta escola na prova do ENEM/2009. Por conta de um interesse bilateral, tanto nosso como dos professores indígenas de tentar entender o ocorrido, realizou-se durante uma semana uma série de atividades que permitissem identificar fatores de compreensão desta situação. Dessa forma, entre as atividades previstas realizamos uma oficina de grupo, que tinha como objetivo mobilizar os professores indígenas e não indígenas para que estes pudessem identificar questões ligadas ao processo educativo, de funcionamento da escola/aldeia. Após o trabalho chegamos a algumas categorias propostas pelo grupo: alfabetização e currículo; divergências entre os professores índios e não índios; professor polivalente; professor indígena; falta de material didático e de apoio; transporte, estrutura e recursos; trabalho infantil; alcoolismo e doenças sexualmente transmissíveis. Apesar de percebermos algumas medidas na tentativa de reversão destes problemas, existe a necessidade de se buscar uma integração entre a comunidade indígena, professores não índios e governos, na tentativa de tornar o espaço-subjetivo escolar em local de construção de representações do povo apinayé, auxiliando na identidade de sua cultura, no fortalecimento de sua língua e na mediação dos debates políticos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magalhães, Cláudio Márcio. "Da sala à praça: motivação, mediação e Vigotsky para entender o comportamento." Comunicação e Sociedade 33 (June 29, 2018): 347–67. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.33(2018).2921.

Full text
Abstract:
A motivação é tema chave para a disciplina de Comportamento do Consumidor nos cursos de Publicidade e Propaganda. Mas sua conceituação é abordada por diversas teorias, por vezes contraditórias. Soma-se a aversão do alunato quanto ao estudo teórico. Esse trabalho propõe uma abordagem que o leve a construir seu próprio entendimento, sem menosprezar os diferentes do seu. Desenvolveu-se uma série de atividades, entre tradicionais e inovadoras, através uma metodologia ativa, que considere o aluno o centro de sua formação. Como referência, o psicólogo e educador Lev Vigotsky. Espera-se que sirva de incentivo para metodologias semelhantes, que unam o ambiente escolar com o espaço público, o interior da sala com o interior do sujeito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mendes, Elana Da Silva, Oséias Messias Leite, Rita Amara De Jesus, Sidnéia Dalpra Lima, and Vanessa Dias Dos Santos. "POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIDAS NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICIPIO DE ARIQUEMES/RO: UM OLHAR SOBRE O DIREITO CONSTITUCIONAL À EDUCAÇÃO." Revista Científica FAEMA 9, edespdir (December 7, 2018): 656–57. http://dx.doi.org/10.31072/rcf.v9iedespdir.701.

Full text
Abstract:
O sistema educacional brasileiro tem se moldado, ou pelo menos, vem tentado se moldar ao longo dos anos. Essencial após o advento do Texto Constitucional de 1988, a educação passou a ser consagrada como um direito fundamental, regulamentando especificamente o assunto no seu artigo 205, que a educação cuida de um direito de todos e é um dever compartilhado do Estado e da família, a ser promovido e incentivado com a colaboração da sociedade. Sobre esse direito, o trabalho objetivou precipuamente investigar o funcionamento de políticas públicas desenvolvidas no ensino fundamental nas escolas do município de Ariquemes/RO, vindo a identificar nesse ponto a problemática da pesquisa, qual seja, um cenário deficiente do cumprimento dos deveres inerentes municipais na garantia do gozo pleno ao direito constitucional à educação. Nesse contexto, importante destacar que apesar do Plano Municipal estar de acordo com o recomendado no Plano Nacional de Educação – PNE e o Município de Ariquemes atender 97,9% (noventa e sete vírgula nove por cento) dos alunos que os procuram, não há a aplicação de nenhuma medida no sentido de zelar pela permanência dos alunos nas salas de aula, tampouco, para buscar aqueles que estão fora delas. Notou-se que apesar de serem adotadas medidas no sentido de acompanhar a evasão escolar, não existem de fato medidas eficazes para garantir o retorno desses alunos ao ambiente escolar e que, embora a chamada pública,seja uma medida de grande publicidade e transparência, ela garante apenas que aqueles que tenham interesse possam ser atendidos, não garantindo desse modo, o acesso à educação a todos os munícipes. Para concretização deste estudo, em relação aos procedimentos metodológicos, utilizou-se de estudos bibliográficos e documentais, com o objetivo de debater os contextos referentes ao tema analisado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Defendi, Cristina Lopomo, and Suely Corvacho. "O eu e o outro na composição poética de um jovem estudante." Raído 11, no. 25 (July 11, 2017): 242. http://dx.doi.org/10.30612/raido.v11i25.4884.

Full text
Abstract:
A partir da proposta de Bakhtin (1997), que concebe o enunciado como a unidade da língua, o que pressupõe um enunciador, situação de enunciação, valores expressivos, uma resposta a enunciados já ditos, uma projeção da compreensão responsiva do outro, o artigo analisou um texto poético produzido por um aluno da quinta série/sexto ano de uma escola estadual de São Paulo, dirigido à mãe, com os seguintes objetivos: (i) verificar como o contexto interferiu no enunciado; (ii) identificar as marcas de subjetividade do autor, comparando seu texto a outros nos quais se apoiou; (iii) levantar possíveis relações entre marcas de subjetividade e discursos da vida cotidiana. Para identificar os recursos linguísticos e estilísticos absorvidos, cotejou-se o texto escolar e os que o aluno escolheu para se inspirar: um poema de um autor consagrado (“Para sempre”, de Carlos Drummond de Andrade), um texto poético produzido por um professor de Português, e uma cantiga portuguesa. Nos três textos, há em comum a homenagem à mãe. O resultado da análise aponta para uma escrita que busca o modelar, que se apropria de alguns recursos como forma de ter sua produção bem aceita e, quando se distancia dos “modelos”, resgata uma visão de mundo veiculada pela publicidade: um mundo harmonioso, um eu autocentrado e uma forma de sedução específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Frota, Ana Amélia Sá Ferreira, and Marcel Pereira Pordeus. "ANÁLISE DA PROPAGANDA ESCOLAR VEICULADA POR DOIS GRANDES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PARTICULAR EM FORTALEZA/CEARÁ." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (July 31, 2021): 897–912. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1728.

Full text
Abstract:
Este artigo é uma síntese da minha dissertação de mestrado, defendido na Universidad Interamericana. Nele, discorro a importância da constatação e análise prática de propagandas abusivas no contexto educacional, que se observa na atual sociedade brasileira, e, mais especificamente, na cidade de Fortaleza. O que se pretende com este trabalho, em sentido amplo, é refletir sobre a forma como o direito fundamental social da educação, protegido pela Constituição Federal de 1988 está se tornando um mero produto de consumo em razão da pressão intensa que o sistema capitalista exerce sobre o mundo globalizado. Pretende-se em sentido estrito, demonstrar a evolução da importância do direto à educação no período da colonização do país e nas constituições brasileiras de 1824 até 1988, enfatizando o ensino particular da atualidade; apontar os aspectos psicoanalíticos, jurídicos e éticos da publicidade no sistema educacional brasileiro; analisar os meios de acesso ao ensino superior no Brasil e seu reflexo no ranking das escolas; apresentar o perfil abusivo das propagandas desenvolvidas pelas escolas particulares entre os anos de 2006 e 2017, e 11 anos depois, verificar a situação concreta da atual propaganda enganosa e abusiva veiculada pelas instituições de ensino particular de Fortaleza. O Objetivo é refletir sobre essa realidade, procurando entender até que ponto sociedade e empresários da educação compactuam pela manutenção da mercantilização da educação em detrimento a uma educação de qualidade, a uma educação de formação ampla, com valores humanísticos; englobando aspectos morais e profissionais, que desenvolva o pensamento crítico dos jovens, e não somente uma educação técnica que vise apenas o resultado imediatista do sucesso nos concursos de vestibular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Carneiro, Stânia Nágila Vasconcelos. "APRESENTAÇÃO." Revista Expressão Católica 6, no. 2 (June 21, 2018): 3. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i2.2223.

Full text
Abstract:
A Revista Expressão Católica é uma publicação online com seu primeiro número publicado em Abril de 2012. A Revista é semestral e estamos recebendo artigos Originais, Revisões de Literatura e Relatos de Experiência durante todo o ano. A UNICATÓLICA possui quase 200 professores e mais de 3.400 mil alunos distribuídos em Cursos Superiores e de Pós-Graduação Lato-Sensu. Nossa proposta foi e é abrir um espaço para a discussão acadêmica onde apresentemos o resultado de pesquisas e inovações do nosso corpo Docente, Discente e de pesquisadores de outras instituições que tenham trabalhos nas áreas de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Educação e Ensino. Para atender a tamanha diversidade de assuntos, foi montado um Corpo Editorial e um Conselho Consultivo Interdisciplinar composto por pesquisadores titulados nas principais Universidades do Brasil e do Exterior. Nossa intenção é fazer da produção acadêmica um instrumento de divulgação de conhecimento que transcenda os limites da instituição e abarque não apenas o ambiente douto, mas também se constitua como elemento fundamental para realização dos ideais de educação e cidadania. Adotamos o processo de revisão blind peer review em nosso conselho consultivo, um sistema de revisão por pares onde o avaliador não conhece o nome dos autores dos artigos enviados, o que garante maior idoneidade ao processo de avaliação e publicação. Neste Volume 06, Número 02, contamos com 10 artigos que discutem temáticas como: A rotina didática como categoria pedagógica concretizadora das intenções educativas constituídas no trabalho docente; A singularidade em Emmanuel Mounier e Hannah Arendt; As relações de racismo no âmbito escolar da EJA: sua construção histórica e estratégias de superação; Docência universitária no curso de licenciatura em letras: relação entre saberes, formação e disciplinas pedagógicas; Ética profissional da psicologia e a publicidade de psicólogos em redes sociais; Feminismos: caminhos percorridos e tendências contemporâneas; Gestão escolar e ações afirmativas: ensino de história e cultura afro-brasileira e africana em uma escola pública de Redenção-Ce. Apreciemos esta leitura! Profa. Dra. Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro Editora-chefe REC
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Carvalhais, Maribel, António Ferreira, Andreia Patrícia Milheiro da Silva, Carla Dias, Daysi Silva, Diana Leite, and Jéssica Ramos. "Promover estilos de vida saudáveis nos estudantes de enfermagem." Revista de Investigação & Inovação em Saúde 3, no. 1 (June 30, 2020): 43–53. http://dx.doi.org/10.37914/riis.v3i1.79.

Full text
Abstract:
Enquadramento: Com a entrada na Universidade podem iniciar-se comportamentos menos saudáveis, que podem estender-se para as outras fases da vida, levando a uma menor qualidade de vida. Objetivos: Identificar os estilos de vida dos estudantes de enfermagem; reconhecer fatores que dificultam ou facilitam os estilos de vida saudáveis; identificar modos de promover e sensibilizar para as práticas de estilos de vida saudáveis. Metodologia: Adotamos a metodologia “photovoice”, um método participativo (qualitativo), sendo aplicado em duas Instituições de Ensino Superior da região centro. A amostra envolveu 16 estudantes com idades entre os 18 e 28 anos. Resultados: A maioria dos estudantes engloba no seu estilo de vida: estudo intensivo, falta de tempo, alimentação não saudável e má conciliação entre a vida profissional/pessoal e escolar. Os fatores que facilitam os estilos de vida saudáveis são os media, enquanto, os que dificultam são a falta de tempo e de recursos, a publicidade e as influências. Conclusão: Os dados anteriores refletem a urgente necessidade de atuação na aquisição de estilos de vida saudáveis. É fundamental que as instituições de ensino superior recorram frequentemente a um estilo de vida, de aprendizagem e de trabalho que promova o desenvolvimento da saúde dos seus estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Leão, Dryelle Oliveira Dias, and Muriel Gubert. "PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE OS CHAMADOS COMPOSTOS LÁCTEOS." DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde 14 (November 12, 2019): e43609. http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2019.43609.

Full text
Abstract:
A indústria busca constantemente inovar e lançar no mercado novos produtos que atraiam o consumidor. Nesse contexto, foi lançado o composto lácteo, um produto com a mistura de pelo menos 51% de base láctea (leite ou derivados) com outros produtos alimentícios que, segundo os próprios fabricantes, é voltado para crianças de um ano até a idade pré-escolar. Existem no mercado brasileiro 13 tipos diferentes de compostos lácteos. A semelhança entre as embalagens pode causar confusão na compra por parte dos cuidadores, que podem achar que esses compostos são substitutos, equivalentes ou seguimento das fórmulas infantis, a um custo reduzido. Eles costumam ser promovidos comercialmente com brindes e descontos em compras múltiplas ou combos, além de serem intensamente promovidos em mídias sociais. Os rótulos deles valorizam o fato de conterem óleos essenciais, fibras, imunonutrientes, vitaminas e minerais, o que pode induzir o consumidor a pensar que o produto fornece, sozinho, tudo que a criança precisa nesta faixa etária, apesar de ser um produto ultraprocessado, não recomendado para o consumo dessa criança. Por serem produtos novos no mercado, ainda não se enquadram na Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras, hoje Lei nº 11.265/2006 e Decreto nº 9.579/2018. Sugere-se a inclusão do composto na legislação, com a comercialização controlada no escopo da lei, bem como a criação de normas para restringir a publicidade abusiva deste e outros produtos para crianças entre um e três anos de idade.DOI: 10.12957/demetra.2019.43609
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Pallarés Piquer, Marc. "La publicidad como instrumento de aprendizaje escolar." Revista Iberoamericana de Educación 61, no. 1 (January 15, 2013): 1–12. http://dx.doi.org/10.35362/rie6111275.

Full text
Abstract:
Resumen Tradicionalmente los contenidos educativos han sido un resumen de los saberes que representan las formas de hacer de la cultura, el pensamiento y las creencias de la humanidad. Así, las diferentes disciplinas se reflejaban en unos contenidos educativos organizados en torno a unas materias escolares “encerradas” bajo la llave de los libros de texto. En este artículo se alude a la conveniencia del uso de la publicidad como herramienta escolar. Partiendo del alto índice de consumo de mensajes publicitarios del alumnado, se argumentan las implicaciones pedagógicas y pragmáticas de operaciones textuales en las que interactúan los procedimientos verbales de creación del sentido, que adquirirán la “forma” de aquellos objetivos que se convertirán en aprendizaje, con otros sistemas iconográficos de comunicación. La escuela, en pleno siglo XXI, no puede permanecer ajena a una enseñanza orientada al desarrollo de la competencia comunicativa del alumnado, ya que las imágenes no son únicamente un reflejo natural de la realidad física sino también textos que obedecen a determinadas condiciones de enunciación y recepción. Las imágenes son textos que provocan un “efecto de realidad” en los receptores, por eso conviene que la escuela los potencie desde una edad temprana y que enseñe cómo se articulan los usos iconoverbales de la comunicación. Este hecho podrá hilvanar un saber escolar en torno a las imágenes que sea capaz de relanzar una competencia basada en una comprensión cabal de la iconosfera visual en la que el alumnado vive inmerso en su día a día.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ueda, Marcia Hiroko, Rafael Barreiros Porto, and Láercia Abreu Vasconcelos. "Publicidade de alimentos e escolhas alimentares de crianças." Psicologia: Teoria e Pesquisa 30, no. 1 (March 2014): 53–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722014000100007.

Full text
Abstract:
O efeito de vídeos de desenhos com publicidade de alimentos saudáveis e não saudáveis versus vídeos neutros sobre as escolhas alimentares foi avaliado em 24 crianças de escola pública. Os vídeos foram apresentados em cinco sessões, sendo cada grupo exposto a uma sequência específica de publicidade. Após a exposição, a criança escolhia figuras de alimentos para as refeições do dia. Análises intra e entre sujeitos, por meio da Ancova de medidas repetidas, demonstraram que, com a mudança de vídeo, as crianças alteraram em até 13% a escolha de alimentos saudáveis ou não. O aumento da exibição de publicidade de alimentos saudáveis e a diminuição da publicidade de alimentos não saudáveis pode contribuir para a alimentação e peso saudáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Correa, Rodrigo Stéfani, Juliana Petermann, and Fábio Hansen. "Publicidade, institucionalidade e formação publicitária." Signos do Consumo 10, no. 2 (July 12, 2018): 38. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p38-52.

Full text
Abstract:
As reflexões apontadas neste artigo compreendem a primeira fase da pesquisa interinstitucional com a temática do ensino de criação publicitária e repercutem os trabalhos exercidos na Escola Superior de Propaganda e Marketing (RS), na Universidade Federal de Pernambuco (PE) e na Universidade Federal de Santa Maria (RS). O objetivo principal nesta etapa foi explorar as práticas de ensino consideradas institucionalizadas, fundamentais para compreensão de determinadas características pedagógicas favoráveis ao senso de “inovação” nas dinâmicas do ensino ligado às matérias de criatividade. Em especial, consideram-se as proposições teóricas de Piaget, Edgar Morin e Vygotsky quanto aos processos de orientação, em que se coloca em perspectiva três dimensões específicas: interação, técnicas e condições de ambiência, igualmente tencionadas pelas projeções de Berger e Luckmann e outros textos dos pesquisadores colaboradores, que farão um estudo longitudinal abarcando todas as regiões do Brasil, com exceção da região Norte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Durand, José Carlos. "Educação e ideologia do talento no mundo da publicidade." Cadernos de Pesquisa 36, no. 128 (August 2006): 433–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742006000200008.

Full text
Abstract:
A publicidade no Brasil como ramo de negócio e profissão se expandiu muito nos anos 1940, 1950 e 1960. A chegada de agências americanas com um padrão mais sofisticado de trabalho, a rápida e vigorosa implantação do rádio e da TV e a subordinação da mídia impressa e eletrônica à receita de anúncios são fatores que definiram uma etapa de muito otimismo e esperança para os publicitários. Comparando as concepções e aspirações que presidiram à criação, em 1951, da primeira escola de propaganda em São Paulo (hoje, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM), com as queixas e indefinições quanto ao que deva nortear o ensino de publicidade, hoje massificado, o artigo aponta interesses econômicos e simbólicos que ajudam a entender o distanciamento que as agências mantêm em relação às faculdades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Camargo, Ricardo Zagallo. "Criatividade ao cubo: proposta de um modelo teórico para o ensino e aprendizagem da criação publicitária." Revista Observatório 1, no. 2 (December 8, 2015): 174. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2015v1n2p174.

Full text
Abstract:
Ensaio que propõe um modelo para contribuir com o ensino e aprendizagem da criação publicitária, em especial em cursos de graduação de publicidade e propaganda. O texto tem como base um levantamento bibliográfico e documental e a experiência do autor como professor universitário na Universidade de Mogi das Cruzes e na Escola de Comunicação e Artes da USP, entre 1999 e 2006. A partir do entendimento de criatividade como um ato social, com compromissos, responsabilidades e vínculo com uma determinada materialidade (OSTROWER, 1987), propõe um modelo com três dimensões: repertório operacionalizável; capacidade de combinação; e responsabilidades múltiplas (sociais, culturais e criativas, entre outras). Dimensões que se contempladas, permitiriam atingir um nível de criatividade "elevado ao cubo".PALAVRAS-CHAVE: Criatividade; Criação publicitária; Educação superior; Ensino e aprendizagem; Responsabilidade social. ABSTRACTThis essay proposes a preliminary model to improve the teaching and learning of the creative process, particularly in the context of undergraduate courses on advertising. The proposal was based in a bibliographic review, documental search, and in the author's experience as university professor between 1999 and 2006 at the University of Mogi das Cruzes (UMC) and University of São Paulo (ECA-USP). The theoretical basis refers to the comprehension of creativity as a social act, its commitments and responsibilities. An act that is intrinsically linked to a specific materiality (OSTROWER, 1987). From these theoretical and methodological basis, we propose a model that has three dimensions: operational repertory (a repertory ready for use); combination skills (especially to make unexpected connections); and the diverse professional responsibilities (social, environmental, cultural, creative responsibilities, amongst others). In case these dimensions are really taken as boosting the creative process, it could "creativity to the cube". KEYWORDS: creativity; creative process; advertising; teaching and learning; responsibilities RESUMENEnsayo que propone un modelo preliminar para mejorar la enseñanza y el aprendizaje del proceso creativo, en particular en el contexto de los cursos de licenciatura en materia de publicidad. La propuesta se basa en una revisión bibliográfica, la búsqueda documental y en la experiencia del autor como profesor universitario, entre 1999 y 2006 en la Universidad de Mogi das Cruzes (UMC) y la Universidad de São Paulo (ECA-USP). La base teórica se refiere a la comprensión de la creatividad como un acto social, sus compromisos y responsabilidades. Un acto que está intrínsecamente vinculado a una materialidad específica (Ostrower, 1987). A partir de estas bases teóricas y metodológicas, proponemos un modelo que tiene tres dimensiones: repertorio operativo (un repertorio listo para su uso); habilidades de combinación (especialmente para hacer conexiones inesperadas); y las diversas responsabilidades profesionales (responsabilidades creativas, sociales, ambientales, culturales, entre otros). Dimensiones que se contemplan, alcanzarían un nivel de creatividad "al cubo".PALABRAS CLAVE: la creatividad; proceso creativo; publicidad; enseñanza y el aprendizaje; responsabilidades.Referências BELINKY, T. Acontecências. Coleção Vida à vista. Belo Horizonte: Ed. Dimensão, 2002.CALVINO, I. Por que ler os clássicos? São Paulo: Cia. das Letras, 1993, p. 254-272.DEWEY, J. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.DUARTE JR., J. O Sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 5ª edição. Curitiba, PR: Criar Edições, 2001.HANSEN, F. O ensino de criação publicitária e a sua relação com o mercado publicitário. Trabalho apresentado no GP Publicidade e Propaganda do XI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011.__________. As formações imaginárias e seus efeitos de sentido no ensino e na aprendizagem de criação publicitária. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 2, jun. 2013 . Disponível em . Acesso em 19 jul. 2014.HERMANN, N. Ética e estética: a relação quase esquecida. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.HOLLANDA, F. B. Os dicionários de meu pai. In: AZEVEDO, F. F.S. Dicionário analógico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010, p. v.LIMA, M. C. A (In) competência Diplomada. In: CASAQUI, V.; LIMA, M. C.; RIEGEL, V. (orgs.). Trabalho em publicidade e propaganda: história, formação profissional, comunicação e imaginário. São Paulo: Atlas, 2011.OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 18º edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.PIRATININGA, L.C. Publicidade: arte ou artifício? São Paulo: T. A. Queiroz, 1994.PRIETO, H. Quer ouvir uma história? Lendas e mitos no mundo da criança. São Paulo: Editora Angra, 1999.READ, H. A redenção do robô. São Paulo: Summus, 1986.SENNETT, R. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006.TAVARES, D. Racionalização no ensino da publicidade digital. Trabalho apresentado no GP Publicidade e Propaganda do XI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Recife, 2011.TOSCANI, O. A publicidade é um cadáver que nos sorri. 3a ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.TOSIN, G. Publicidade e Arte: Perspectivas para o Estudo de um Sincretismo Contemporâneo. Trabalho apresentado no NP Publicidade e Propaganda do VI Encontro dos Grupos de Pesquisa em Comunicação, evento componente do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasília, 2006. Disponível em: Url: http://opendepot.org/2690/ Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):Issuu / Calameo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lacchè, Luigi. "Justiça criminal e opinião pública na Itália entre os séculos XIX e XX." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 7, no. 2 (August 29, 2021): 801. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v7i2.594.

Full text
Abstract:
Através do exemplo italiano – mas com referências, também, à experiência de formação do chamado “sistema misto” na França e à experiência da Grã-Bretanha, tida como modelar para os reformadores continentais – o presente artigo pretende demonstrar que a “justiça criminal dos modernos” é caracterizada desde as suas origens pelo vínculo – problemático – entre justiça criminal e opinião pública. Em um primeiro momento, apesar de algumas perplexidades, a publicidade é vista como um traço indelével de uma justiça criminal de um regime liberal. Em um segundo momento, a publicidade passa a ser atacada – pelos juristas da escola positiva, por exemplo – como algo incompatível com a cientificidade do processo judicial, até que a própria publicidade perderia o seu significado original com o advento do fascismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bertoncini, Mateus, Viviane Coêlho de Séllos-Knoerr, and Gustavo Henrique Rocha de Macedo. "REFLEXÕES SOBRE VÍCIOS DA PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: DA PERSONALIZAÇÃO OBLÍQUA À ESCOLHA TENDENCIOSA DOS VEÍCULOS DE IRRADIAÇÃO." Revista Opinião Jurídica (Fortaleza) 18, no. 28 (June 3, 2020): 257. http://dx.doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i28.p257-275.2020.

Full text
Abstract:
O artigo aborda a publicidade do Estado, os seus limites constitucionais e as características que o material publicitário deve reunir para não se transformar em personalização oblíqua do administrador público e consequente ato de improbidade administrativa. Esta pesquisa busca parâmetros da legislação espanhola sobre a publicidade estatal, cujas premissas se revelam compatíveis com o regime jurídico brasileiro. Aponta-se, neste estudo, a obrigatória obediência a critérios técnicos para eleição dos veículos de comunicação contratados para irradiar as campanhas públicas, que deve ignorar qualquer valoração política ou ideológica, com apoio em precedentes da Suprema Corte Espanhola, evitando-se desvio de poder e correspondente responsabilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Suárez Acevedo, Daniel, Elena María Trujillo Maza, Alicia Londoño Martinez, and Mariana Lema Velez. "Efectos de la publicidad en el consumo de bebidas alcohólicas en escolares de Bogotá." Revista de Salud Pública 17, no. 2 (October 15, 2015): 157–70. http://dx.doi.org/10.15446/rsap.v17n2.40677.

Full text
Abstract:
<p class="Body1"><strong>Objetivo</strong> Este estudio pretende mostrar las percepciones que tiene un grupo de adolescentes escolarizados entre 12 y 14 años, frente al consumo de bebidas alcohólicas y su relación con la publicidad de las mismas.</p><p class="Normal1"><strong>Metodología</strong> Desde un enfoque cualitativo se realizaron grupos focales, entrevistas semiestructuradas y sesiones de observación participante, en dos colegios públicos de la ciudad de Bogotá, con escolares entre los 12 y 14 años de edad.</p><p class="Normal1"><strong>Resultados</strong> En sus diferentes intervenciones los escolares refieren que el consumo de alcohol en esta franja de edad es una conducta frecuente y valorada como algo positivo. Se hace evidente que jóvenes entre los 12 y los 14 años están expuestos a la publicidad relacionada con el consumo de alcohol; recordando y haciendo referencia de diversas piezas publicitarias en televisión, vallas, afiches, redes sociales y páginas de la internet. Esta publicidad para los participantes asocia el consumo de alcohol con temas llamativos como son el fútbol, las fiestas y los amigos.</p><p class="Normal1"><strong>Discusión</strong> Los resultados son consistentes con estudios cuantitativos que muestran una elevada prevalencia de consumo de alcohol en adolescentes colombianos. Se evidencia una relación entre la valoración positiva del consumo que hacen adolescentes de 12 a 14 años, la normalización del consumo y la publicidad que llega a ellos y que promueve el consumo de bebidas alcohólicas. Estos resultados cuestionan la efectividad de las regulaciones actuales frente a la publicidad del alcohol lo que debe ser tenido en cuenta para el diseño de nuevas políticas públicas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Rojas-Huayllani, Evelin C., and Doris H. Delgado-Pérez. "Influencia de la publicidad televisiva peruana en el consumo de alimentos no saludables en escolares de 4º a 6º primaria." Anales de la Facultad de Medicina 74, no. 1 (April 10, 2013): 21. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v74i1.2031.

Full text
Abstract:
La exposición a la publicidad televisiva promueve el consumo de alimentos no saludables, constituyendo un riesgo para el aumento del sobrepeso y obesidad. Objetivo: Determinar la influencia de la publicidad televisiva peruana en el consumo de alimentos no saludables en escolares de 4º a 6º de primaria. Diseño: Descriptivo de asociación cruzada. Lugar: Institución Educativa Nº 7072, Villa El Salvador, Lima, Perú. Participantes: Escolares entre 9 y 12 años de edad. Intervenciones: Se aplicó dos encuestas previamente validadas y probadas en prueba piloto, a 120 escolares de ambos sexos que asistieron a clases y que tuvieron consentimiento informado firmado por sus padres. Principales medidas de resultados: Tiempo de ver televisión y consumo de alimentos no saludables. Resultados: Los estudiantes en promedio vieron televisión más de 7 horas diarias (DS 1,17). Los programas más vistos fueron los que estaban dirigidos a público mayor de 14 años. Los alimentos no saludables más publicitados y comprados fueron galletas y bebidas azucaradas. Se encontró asociación significativa entre alimentos no saludables más vistos en TV y consumo de alimentos no saludables. Conclusiones: Existió relación entre la publicidad televisiva y el consumo de alimentos no saludables en escolares del nivel primario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Minzi, Viviana. "Advertising in Argentina: changes in the ways to represent and think about public school." Comunicar 10, no. 20 (March 1, 2003): 136–41. http://dx.doi.org/10.3916/c20-2003-19.

Full text
Abstract:
Advertising does not only sell goods or services. Its messages fit in with the social discourses that shape the vision of today´s world. Thus, it is challenging to investigate the tensions and contacts between pedagogical and publicity discourses on schoo La publicidad no sólo vende bienes y servicios; sus mensajes se acoplan al conjunto de discursos sociales que modelan las visiones de mundo circulantes en la actualidad. Por ello, en el momento más crítico del sistema educativo público argentino, resulta atractivo rastrear las tensiones y contactos entre los discursos pedagógico y publicitario respecto de la escuela, la infancia y el conocimiento. Indagar cómo los enunciados provenientes del mercado legitiman o cuestionan las visiones tradicionales de «niño» e «institución escolar» construidas en Argentina durante la primera mitad del siglo XX.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Hollman, Verónica. "Imágenes cartográficas del mundo e imaginarios geográficos en la geografía escolar en Argentina." ETD - Educação Temática Digital 11, no. 2 (May 31, 2010): 165. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i2.889.

Full text
Abstract:
Las imágenes cartográficas, como otros géneros de imágenes, nos ofrecen formas de mirar e imaginar el mundo de la manera en que éstas lo presentan. Sin dudas, éstas constituyen una de las imágenes más presentes en la cultura visual: informes y artículos de distintos géneros, publicidades y presentaciones apelan a ellos, con frecuencia, para mostrar y afirmar las peculiaridades que presentan determinados procesos y fenómenos. Proponemos discutir aquí la permanencia de una imagen cartográfica en la geografía escolar en Argentina así como algunas de sus implicancias. Finalmente, intentamos evidenciar las posibilidades que se abren en la enseñanza y en la conformación de imaginarios geográficos al introducir visiones cartográficas del mundo que discuten y confrontan con los discursos visuales hegemónicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Deporte Andrade, Paula, and Marisa Vorraber Costa. "USANDO CRIANÇAS PARA VENDER: INFÂNCIA E CONSUMO NA PUBLICIDADE DE REVISTAS." Reflexão e Ação 18, no. 2 (July 5, 2010): 230–48. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v18i2.1551.

Full text
Abstract:
Na atual sociedade, também identificada como “sociedade de consumidores” (BAUMAN, 2008), todas as pessoas, independentemente de condições econômicas, gênero, idade e grupo social, são convocadas a fazer parte das redes de consumo. Neste artigo nos voltamos para a infância e abordamos uma das faces de sua inserção na sociedade de consumidores, procurando mostrar como as crianças vem sendo usadas para vender. Como referencial teórico adotamos, entre outros, os escritos de Zygmunt Bauman, Juliet Schor e Robert Bocock que tratam das versões contemporâneas do consumo e as problematizam. A partir da análise da publicidade em revistas semanais de grande circulação, discutimos o quanto é produtivo para o mercado econômico a aliança entre infância e consumo, e argumentamos que esse uso das crianças na publicidade contribui para uma nova concepção de infância: a infância do consumo. Uma infância erotizada, preocupada em adquirir, em mostrar-se, uma infância insaciável e sempre em movimento. É essa infância que está chegando à escola com novos interesses, preferências e condutas, tornando-se merecedora de toda a nossa atenção. Palavras-chave: Infância contemporânea; infância e consumo; sociedade de consumidores; publicidade; revistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Themudo, Tiago Seixas, and Andréa Sales Santiago Schmidt. "DIREITO PRIVADO E DEMOCRACIA: ORIGENS GREGAS DO SISTEMA REGISTRAL IMOBILIÁRIO BRASILEIRO." Revista Jurídica da FA7 17, no. 3 (December 14, 2020): 121–32. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;17.3:1231.

Full text
Abstract:
É objetivo deste trabalho analisar o sistema de registro de imóveis no Brasil, cujo fim precípuo é a garantia da publicidade, enquanto princípio democrático, dos negócios jurídicos. Essa preocupação com a publicidade remonta à Grécia Antiga, de forma que nas diversas cidades havia mecanismos que tornavam as negociações envolvendo imóveis conhecidas por todos. Inclusive, estabeleceu-se, no sistema grego, os livros fundiários, para as inscrições dos negócios envolvendo propriedade imóvel. Sendo assim, poder-se-ia afirmar, a partir da análise das formas de publicidade e do sistema de hipotecas existentes na Grécia Antiga, que o sistema registral imobiliário brasileiro possui origens helênicas, e não romanas? Para responder a esta questão foram analisadas referências da historiografia jurídica greco-romana, bem como as obras da escola francesa de história do direito privado grego e romano. Para o estabelecimento das relações entre os fatos jurídicos e o contexto social, político e econômico, foram seguidos os preceitos metodológicos da historiografia contemporânea. Contribui-se, desta maneira, à reflexão histórica sobre o direito privado no ocidente e sua relação com as democracias gregas, incrementando o capital intelectual do campo jurídico brasileiro e, consequentemente, nossa criatividade institucional, indispensável em tempos de transformações rápidas e profundas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Saavedra-Garcia, Lorena, Mayra Meza-Hernández, Kiomi Yabiku-Soto, Akram Hernández-Vásquez, Helena V. Kesar, Cahuide Mejia-Victorio, and Francisco Diez-Canseco. "Oferta y publicidad de alimentos y bebidas en instituciones educativas y entornos escolares de Lima Metropolitana. Un estudio exploratorio." Revista Peruana de Medicina Experimental y Salud Pública 37, no. 4 (November 9, 2020): 726–32. http://dx.doi.org/10.17843/rpmesp.2020.374.5838.

Full text
Abstract:
El objetivo del estudio fue describir la oferta y la publicidad de alimentos y bebidas en instituciones educativas y entornos escolares de 15 colegios públicos y privados de Lima en 2019. Se realizaron observaciones inopinadas y se registraron los alimentos ofrecidos, la presencia de advertencias publicitarias, octógonos y la publicidad en quioscos y cafeterías. A la hora de salida se observó la venta ambulatoria de alimentos. Todas las escuelas ofrecían productos ultraprocesados, el 73,3% vendía alimentos con octógonos y el 60% tenía publicidad de alimentos procesados y ultraprocesados. En el 86,7% de los colegios había vendedores ambulantes de alimentos, varios de los alimentos eran productos ultraprocesados. Los resultados sugieren un ambiente alimentario no saludable dentro y alrededor de las escuelas, y el incumplimiento de la regulación actual. Resulta necesario mejorar la difusión y supervisión de la política alimentaria, y construir con las escuelas estrategias para promover una alimentación saludable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bem, Isabelle Bezerra, and Hommel Pinheiro Lima. "A CRIANÇA E O CONSUMO SUSTENTÁVEL: UMA ABORDAGEM DA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA DA SUBJETIVIDADE NO CONTEXTO AMBIENTAL." Ciência e Sustentabilidade 2, no. 1 (August 16, 2016): 56. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.21201656-81.

Full text
Abstract:
<p><strong>: </strong>As mudanças nos padrões organizacionais, que primam por políticas de certificação ambiental cada vez mais rígida, visando à preservação do meio ambiente, esquecem-se da educação para o consumo. A expansão do consumo alcança patamares maiores a cada ano, sendo impossível desvincular a prática do consumo do cotidiano dos jovens. Entretanto deve-se compreender a prática de consumir não como nociva, mas passiva de adequação ao cenário atual de escassez de recursos primários. Buscou-se compreender de que forma a Cultura das mídias impacta nas decisões pertinentes ao consumo de bens e serviços relacionados ao público infantojuvenil e qual a percepção desses indivíduos em relação as implicações ao meio ambiente. É neste contexto, que se apresenta o objetivo geral desta pesquisa: verificar a influência da mídia e da escola formal na construção do consumidor infantil e sua conscientização ambiental. Para tanto lançou-se mão de metodologia bibliográfica, exploratória e descritiva, com método quantitativo a partir da aplicação de um questionário misto com 194 estudantes de escolas públicas e privadas. Aponta-se como principal resultado o fato de que a escola se torna ferramenta fundamental na educação dos consumidores que se encontram imersos em teias ilusórias tecidas pela publicidade e reforçadas pelos grupos sociais e seus símbolos. O esclarecimento e direcionamento desse público jovem deve ocorrer dentro da escola, a qual necessita desenvolver nos alunos uma visão holística dos indivíduos e do meio em que vivem, sendo possível a formação de consciência e atitudes preconizadas na avaliação de ações críticas, em prol da sustentabilidade ambiental. <strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ribaric, Marcelo Eduardo. "Silêncio e Intertextualidade: O Discurso Poético na Publicidade Audiovisual de Wong Kar-wai." Comunicação & Sociedade 42, no. 2 (November 16, 2020): 247–81. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v42n2p247-281.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa, pelas vias da análise do discurso da escola francesa, o filme de advertainment The Follow (A Perseguição), criado e dirigido pelo cineasta chinês Wong Kar Wai, visto aqui como criação artística, particularmente, como linguagem poética. Articulamos como hipótese primeira que a obra, ao propor um novo olhar sobre as estruturas narrativas recorrentes do cinema e da publicidade pode, a partir de implícitos e não ditos, evocar referências silenciosas que fazem parte do repertório cultural do espectador para dar sensibilidade à narrativa. O apoio teórico de Bakhtin e Kristeva torna possível pensar a prática da intertextualidade como construção artística da publicidade e com o pensamento de Sontag e Orlandi, abordamos a poética fílmica por meio dos silêncios, obrigatórios no ato criativo. Por fim este artigo não se conclui em sí e, como no ato poético, ele não termina, ela simplesmente acontece.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, G. F. C. "Na Prática, a Teoria É Outra? A Publicidade & Propaganda Goianas no Banco de Escola." Comunicação & Sociedade 29, no. 48 (December 31, 2007): 115–35. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v29n48p115-135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Alcantara, Felipe Benite de, Jessica Cristina da Silva Rodrigues, Khetlin Karoline Da Silva, Mariana Cirelli Dos Santos, Thainá Marani Silva, and Andrea Lorenzi Berni. "A Influência da mídia e publicidade na alimentação de escolares: o papel da educação alimentar." Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, no. 13 (July 18, 2019): e2005. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1005.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar os comportamentos das crianças frente aos alimentos influenciados pela mídia e publicidade e propor estratégias de mudanças alimentares a serem construídas conjuntamente. Métodos: Trata-se de um estudo de epidemiologia analítica, experimental, não controlado, prospectivo e incompleto desenvolvido com 70 escolares de ambos os sexos, de uma instituição de ensino privada da cidade de São Paulo-SP, no ano de 2018 com duração de um semestre de aplicação, onde foram realizadas as coletas de dados diagnósticos e intervenções nutricionais. Resultados: Existiram uma minoria de crianças que escolheram alimentos industrializados com personagens na embalagem por gostarem do personagem e por acreditarem ser saudável e nutritivo. Ao comparar os resultados da visita diagnóstica com a avaliação somativa, foi observado que as crianças tiveram mudanças nas escolhas alimentares, visto que, anteriormente, escolheram alimentos ultraprocessados como salgadinho de milho, nuggets e batata frita e, após as intervenções, passaram a escolher alimentos in natura e minimamente processados como sucos de fruta, frutas e bolos caseiros. Conclusão: Conclui-se que a mídia e publicidade interferem nas escolhas alimentares das crianças e responsáveis, através do uso de personagens e apelos nutricionais dos produtos, influenciando na aquisição de alimentos industrializados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, Rita Marisa Ribes. "Infância, televisão e publicidade: uma metodologia de pesquisa em construção." Cadernos de Pesquisa, no. 116 (July 2002): 81–105. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742002000200005.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como foco principal a relação estabelecida entre criança e publicidade televisiva. A perspectiva teórica e metodológica é baseada nas idéias de Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin e Oliviero Toscani. O objetivo é entender o contexto social e cultural mais amplo no qual essa questão é mantida sob permanente tensão, em especial em razão de algumas mudanças que o marcam acentuadamente: a emergência de novos agrupamentos familiares que, por diferirem dos arranjos nucleares tradicionais, demandam um reordenamento das relações criança-adulto; a desterritorialização do capitalismo e sua concentração no consumo; a fragmentação da vida cotidiana; a construção de uma política de vídeo e a inversão sofrida nos âmbitos públicos e privados; o lugar central hoje ocupado pela mídia e a constatação de que há uma hegemonia das tecnologias eletrônicas e virtuais nos processos de comunicação, bem como a pulverização dos espaços de saber. Nesse contexto, os meios audiovisuais- entre eles a televisão - têm compartilhado cada vez mais com a família e com a escola sua função educativa, ocasionando para ambas um grande desconforto: faz-se necessário, mais do que nunca, repensar o lugar social que ocupam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Severiano, Maria de Fátima, and Vanessa Ester Silva Farias. "SUPER-HOMENS E PUBLICIDADE: reflexões sobre o tempo-mercadoria na produção de subjetividades performáticas." Revista_Mídia_e_Cotidiano 3, no. 3 (December 17, 2013): 516. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v3i3.9701.

Full text
Abstract:
Em face do atual paradoxo entre a experiência de escassez de tempo e a expansão tecnológica midiática, no contexto da cultura do consumo, o presente artigo propõe uma reflexão acerca do papel da publicidade na veiculação de estilos de vida narcisistas modulados pelos ideais de performance, representados pela figura do “super-homem”. Sob a inspiração dos teóricos da Escola de Frankfurt, tal fenômeno é analisado em peças publicitárias que fazem apelo à aceleração do ritmo de vida dos indivíduos, via objetos tecnológicos, considerando as repercussões psicossociais e as novas formas de controle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Sevillano-García, María Luisa, and Angélica Sotomayor-Baca. "Food Advertising and Consumption by Students in Huánuco (Peru)." Comunicar 20, no. 39 (October 1, 2012): 177–84. http://dx.doi.org/10.3916/c39-2012-03-08.

Full text
Abstract:
The significant shortcomings detected in the nutrition of students in the district of Huánuco (Peru), together with the television advertising observed for products of dubious nutritional value, led us to design and conduct a research project intended to analyse the relationship between the two: The influence of television commercials on the consumption of food products advertised in 2010, which is summarised in this article. In the study we carried out a correlative study of a sample of 120 pupils at different educational establishments. They answered questionnaires, were interviewed and underwent physical examination. We also analysed the food commercials broadcast by television channels and the nutritional value of the products. Chi-square inferential analysis was used. The research showed that the pupils’ health has been adversely affected, with a serious incidence of tooth decay, a problem attributed to the consumption of certain foodstuffs. The study detected a positive relationship, which was highly significant statistically, between attachment to television advertisements and the consumption by the pupils of advertised foods which are rich in sodium, calcium, sugar and calories. Also demonstrated was the interdependence between exposure to television advertising and the consumption of foods with a high fat content, which should be monitored and controlled by government officials. Las importantes carencias nutritivas apreciadas en estudiantes del distrito de Huánuco (Perú), junto con la publicidad televisiva de productos de dudosa calidad nutricional observada, nos llevó a plantear y desarrollar una investigación con el objeto de analizar la relación entre ambos fenómenos titulada: Influencia de los anuncios televisivos en el consumo de alimentos publicitados durante el 2010, cuyo resumen se presenta en este artículo. En la investigación planteamos un estudio correlacional con una muestra de 120 escolares de diversas instituciones educativas, a quienes se aplicaron satisfactoriamente encuestas, entrevistas y guía de evaluación física; también se analizó la publicidad emitida por los canales de televisión sobre alimentos y su contenido nutricional. El análisis inferencial aplicado fue Ji cuadrado (?2). Con esta investigación se ha demostrado que el estado de salud de los escolares está afectado, siendo muy agudo respecto a la caries dental, problema que se atribuye al consumo de ciertos alimentos. Se constata que existe relación positiva, con alta significancia estadística, entre la adherencia a los anuncios televisivos y el consumo de alimentos publicitados de alto contenido en sodio, calcio, azúcar y de calorías por los escolares estudiados; así mismo, se prueba la interdependencia entre la exposición a los anuncios televisivos y el consumo de alimentos con productos de alto contenido en grasa que merecen ser vigilados y controlados por los responsables.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Bourbotte, Silvina, Abril Sack, Marcela Aída González, and María Rosa Williner. "Influencia de la publicidad televisiva en la elección de alimentos en escolares. Importancia de la educación nutricional." FABICIB 20 (May 9, 2017): 92–101. http://dx.doi.org/10.14409/fabicib.v20i0.5962.

Full text
Abstract:
Ante la diversidad de factores que afectan la calidad de la alimentación, preocupa la relación entre publicidad-edad infantil, como así también la educación alimentaria en la escuela. El objetivo fue evaluar el impacto de la publicidad televisiva en la elección de alimentos, y la influencia de los talleres de educación nutricional (TEN), sobre esta elección. Se realizó un estudio prospectivo, descriptivo-correlacional y transversal en 156 escolares de tercero, cuarto y quinto grado de dos escuelas que difieren en el dictado de TEN. Se aplicó individualmente una encuesta estructurada sobre Exposición y Consumo de Productos Publicitados, y de frecuencia de consumo de alimentos publicitados. En la escuela con TEN fue mayor el consumo de yogures, bizcochos de arroz, entre otros, y menor el de caramelos, chupetines, gaseosas, helados y hamburguesas, mostrando que la presencia de TEN ha sido y será una estrategia valiosa sobre la elección de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Germano, Ana Paula, and Giceli Maria Cervi. "CURRÍCULO, SAÚDE E ESCOLA: TECNOLOGIAS BIOPOLÍTICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS." Revista Contrapontos 15, no. 1 (April 22, 2015): 93. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v1n1.p93-110.

Full text
Abstract:
Este trabalho problematiza a formação de subjetividades por meio do currículo da escola e nela a estética das imagens sobre o corpo humano presentes em três livros de Ciências do ensino fundamental do oitavo ano. Tal fenômeno é discutido sob a ótica dos conceitos de biopoder e de biopolítica foucaultianos. Muitas são as tecnologias de poder operando por meio das representações do corpo presentes nesses livros. Dentre estas tecnologias, pode-se citar como exemplo o discurso médico, o esporte, a indústria cultural, a moda, a publicidade. As imagens presentes nos livros e selecionadas para a análise tanto se referem às explicações biológicas do funcionamento do corpo, quanto representam atitudes em relação à saúde ou, ainda, às práticas esportivas. Contudo, o que se pode ver de modo mais contundente nas imagens é certa padronização estética do corpo, tanto significando beleza quanto saúde. O que atua nessa padronização são complexas tecnologias biopolíticas, que podem criar formas de subjetividade em estudantes que os utilizam frequentemente, como noções distorcidas de beleza e saúde, padronização de atitudes, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Maquinay-Pomés, Aurora. "Hablar de anuncios en la escuela." Comunicar 3, no. 5 (October 1, 1995): 36–40. http://dx.doi.org/10.3916/c05-1995-07.

Full text
Abstract:
Después de unas consideraciones sobre la magia de la publicidad y de su integración como elemento configurador en el patrimonio cultural de los receptores de la misma, y en especial de nuestros escolares, la autora nos ofrece una interesante propuesta didáctica muy práctica para la Educación Secundaria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Armijos Ramón, Nolberto Fabián. "LA INVERSIÓN ECONÓMICA DE PUBLICIDAD EN MEDIOS ONLINE Y OFFLINE EN EL ÁREA COMERCIAL DE RESTAURANTES DE LA CIUDAD DE LOJA." Tsafiqui 13, no. 1 (December 12, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.29019/tsafiqui.v13i1.588.

Full text
Abstract:
En la actualidad los medios de comunicación online y offline son plataformas que se complementan para el servicio de publicidad de productos y servicios con el fin de influir en el comportamiento del consumidor. El costo o la efectividad en cada medio puede ser la diferencia al momento de invertir, de ahí, la preferencia a la hora de escoger la plataforma. La presente investigación centró su análisis en conocer los ingresos de la inversión que realizan los restaurantes de la ciudad de Loja, Ecuador en publicidad en medios convencionales (offline) y medios digitales (online). Se conoció una preferencia a los medios online con menor cantidad de inversión y mayor porcentaje de preferencia. Se trabajó con una muestra de los locales más representativos. Además, en el análisis de resultados se pudo comprobar e identificar que los medios en internet, especialmente redes sociales con un 40 % frente a los medios offline, son actualmente los preferidos para la inversión de publicidad con una inversión inferior en dólares al de medios tradicionales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Megías Delgado, Mario, Patricia De Casas Moreno, and Gema Paramio Pérez. "Publicidad y competencia mediática para la educación ambiental en alumnos de primaria." Alteridad 14, no. 2 (June 24, 2019): 220–30. http://dx.doi.org/10.17163/alt.v14n2.2019.06.

Full text
Abstract:
Los medios de comunicación y, sobre todo, la publicidad juegan un papel muy importante en la formación de la sociedad, especialmente, en el sector más joven. En este sentido, hay que reforzar los modelos pedagógicos en el aula para conseguir ciudadanos críticos. Por otro lado, el medio ambiente, en los últimos tiempos, se ha convertido en uno de los temas más populares de estudio. Por lo tanto, la presente investigación pretende arrojar luz sobre el uso de la publicidad para la enseñanza de la educación ambiental en el contexto de la Educación Primaria. Para ello, se ha llevado a cabo una investigación cualitativa a través de la observación participante y grupos focales. La muestra compuesta por 5 spots publicitarios relacionados con temas medioambientales y 75 alumnos de la granja escuela Huerto-Alegre de Granada, trata de esclarecer el nivel de conocimiento que poseen estos estudiantes sobre el objeto de estudio. Los principales resultados y conclusiones demuestran que a pesar de vincular problemas medio ambientales con los spots visionados existe una discontinuidad en los contextos familiar y escolar, incluso con ayuda del mediador, incidiendo en la necesidad de reforzar las competencias en la formación y conocimiento del alumnado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Pereira, Camilla de Freitas, and Theanna de Alencar Borges. "A SEGURANÇA ALIMENTAR NO USO DE AGROTÓXICOS E O DIREITO DE ESCOLHA DO CONSUMIDOR." Dom Helder Revista de Direito 3, no. 5 (June 18, 2020): 181–205. http://dx.doi.org/10.36598/dhrd.v3i5.1836.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo investigar os prejuízos causados à saúde humana pelo uso abusivo de agrotóxicos e o direito de escolha do consumidor entre utilizar ou não determinado produto por meio de informações adequadas em suas embalagens. Para alcançar tal objetivo, traça-se a evolução histórica do uso dessas substâncias, e, posteriormente, demonstram-se os danos causados por seu uso. Por fim, elencam-se brevemente as normas nacionais e internacionais que cuidam da segurança alimentar em perspectiva à globalização, apontando a necessidade de interesses públicos e privados convergirem para regulá-las, incluindo questões como direito à informação, publicidade e comercialização segura de produções que utilizem agrotóxicos. A pesquisa utiliza-se da metodologia dedutiva, pesquisa bibliográfica, e da legislação nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Melgarejo Moreno, Irene, and María del Mar Rodríguez Rosell. "Los canales infantiles politemáticos de televisión digital en España: análisis y clasificación." Doxa Comunicación. Revista interdisciplinar de estudios de comunicación y ciencias sociales, no. 13 (2011): 171–91. http://dx.doi.org/10.31921/doxacom.n13a7.

Full text
Abstract:
Los nuevos aportes tecnológicos y el desarrollo de la digitalización han hecho posible que hoy día exista una “amplia” gama de Canales Infantiles Politemáticos de televisión que se han convertido en una alternativa para los más pequeños. Con esta investigación, donde se estudian parámetros como el género y el formato, la publicidad y la autopromoción o la segmentación de edades y el curriculum escolar se muestra el panorama existente en España en cuanto a canales infantiles; para ello se ha diseñado una metodología de estudio basada en la triangulación de métodos científicos donde convergen diversas técnicas, lo que nos permite obtener una aproximación a la realidad de los Canales Infantiles Politemáticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Brisolla, Marcia Santos, Patrícia Quitero Rosenzweig, and Lívia Santos Brisolla. "MODOS DE SER MENINA/MULHER NAS MEDIAÇÕES COM AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS." Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 9, no. 1 (September 19, 2019): 34. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v9i1.7567.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa focaliza a publicidade pela perspectiva das pedagogias culturais embasada nas teorias pós-críticas em educação. Propomo-nos a analisar o modo como as meninas em trânsito para a vida adulta (menina/mulher) se apro¬priam da imagem publicitária a elas direcionada a fim de investigar as pedagogias culturais e os saberes compartilhados nos processos de rejeição e identificação produzidos nas mediações com a publicidade. Com tal propósito, selecionamos como objeto duas mensagens publicitárias da marca Capricho (CH) veiculadas nas redes sociais. Nesta perspectiva, foram realizadas duas sessões de grupo focal com pré-adolescentes na faixa etária de 13 anos, estudantes do 8º ano do ensino fundamental II de uma escola particular. Ao interagir e se relacionar com o mundo Capricho, a menina/mulher passa a participar de uma dimensão simbólica permeada por referências imagéticas, estilos de vida, padrões de comportamento e papéis sociais. Os resultados indicaram que as participantes do grupo focal percebem o quanto são direcionadas e orientadas para seguir um padrão pré-determinado de comportamento social, aparência e consumo. Todavia, na maioria das vezes, acabam se ajustando a essas crenças e valores, pelo receio de julgamentos ou de não serem aceitas em seus grupos de referência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Guimarães, Camila Blanco, and Camila Claudiano Quina Pereira. "Infância e práticas alimentares: estudo bioético sobre vulnerabilidade e risco." Revista Bioética 28, no. 2 (June 2020): 288–96. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020282391.

Full text
Abstract:
Resumo Trata-se de estudo de campo, qualitativo, exploratório e transversal, desenvolvido com pais de alunos de duas escolas de cidades do interior de Minas Gerais, totalizando 27 participantes. Foi realizada oficina em que os entrevistados responderam questionários e assistiram a palestra informativa. Buscou-se evidenciar os efeitos da persuasão da indústria alimentícia sobre a dieta das crianças, visto que o Brasil vem enfrentando aumento expressivo de sobrepeso, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis também na infância. Ficou claro que a publicidade se aproveita da vulnerabilidade e falta de conhecimento de pais e responsáveis para influenciar suas escolhas. Para enfrentar esse problema, o artigo demonstra a necessidade de proteger a população por meio de educação nutricional, leis e regulamentação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Constante, Robson Da Silva, Saraí Patrícia Schmidt, and Ana Luiza Carvalho Da Rocha. "JOVENS ALUNOS CRIAM CAPAS DE REVISTAS: o que eles têm mesmo a dizer?" Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, no. 2 (August 31, 2017): 208. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.380.

Full text
Abstract:
Refletir sobre o quanto as estratégias editoriais de mídias impressas podem influenciar a vida de jovens leitores com suas “armadilhas mercadológicas”, quando visam contribuir (ou não) com a busca da autoafirmação de suas identidades e de seus estilos de vida, ainda em construção. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo detalhar como seria uma capa de revista idealizada/imaginada por jovens alunos do ensino médio e cursando o Técnico em Publicidade, de uma escola comunitária da cidade de Novo Hamburgo – RS. Esses alunos, principalmente as jovens do gênero feminino, são o público-alvo das revistas Atrevida e Todateen, porém neste estudo os jovens estudantes entram em cena como produtores midiáticos de “suas próprias revistas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Constante, Robson Da Silva, Saraí Patrícia Schmidt, and Ana Luiza Carvalho Da Rocha. "JOVENS ALUNOS CRIAM CAPAS DE REVISTAS: o que eles têm mesmo a dizer?" Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, no. 2 (August 31, 2017): 208. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i2.9836.

Full text
Abstract:
Refletir sobre o quanto as estratégias editoriais de mídias impressas podem influenciar a vida de jovens leitores com suas “armadilhas mercadológicas”, quando visam contribuir (ou não) com a busca da autoafirmação de suas identidades e de seus estilos de vida, ainda em construção. Diante dessa problemática, este estudo tem como objetivo detalhar como seria uma capa de revista idealizada/imaginada por jovens alunos do ensino médio e cursando o Técnico em Publicidade, de uma escola comunitária da cidade de Novo Hamburgo – RS. Esses alunos, principalmente as jovens do gênero feminino, são o público-alvo das revistas Atrevida e Todateen, porém neste estudo os jovens estudantes entram em cena como produtores midiáticos de “suas próprias revistas”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Reyes Pedraza, María Eugenia, Janet Garcia Gonzalez, and Maria Delia Tellez Castilla. "Impacto de la publicidad en los hábitos alimenticios en los niños = Impact of advertising on children's eating habits." REVISTA ESPAÑOLA DE COMUNICACIÓN EN SALUD 9, no. 2 (December 18, 2018): 116. http://dx.doi.org/10.20318/recs.2018.4490.

Full text
Abstract:
Resumen: El objetivo de la investigación es determinar el impacto de la publicidad en los hábitos alimenticios en niños. Metodología descriptiva – cuantitativa y la encuesta como técnica de investigación; los su­jetos de estudio fueron niños y niñas de 9 a 12 años de edad. Se tomó como universo escuela pública de Monterrey, Nuevo León, México. El tamaño de la muestra consta de 176 alumnos, del ciclo escolar 2014 – 2015. Resultados: se percibe que la publicidad impacta en los hábitos alimenticios de los niños, al mostrar signos de ser persuadidos por las diversas marcas y comerciales de productos no saludables. Se demostró influencia por la publicidad de comida chatarra, toman decisiones erróneas en cuanto a los alimentos con alto valor nutricional. En la categoría de los medios masivos de comunica­ción, encontramos que el 94% de los niños respondieron que les gusta ver televisión; mientras que la frecuencia para verla es de 1 a 2 horas al día, de acuerdo al 76%. Conclusión: los medios cambian actitudes en el público, de manera que esto se aprecia en los prejuicios, los estereotipos, u otro tipo de problemas sociales como la obesidad.Palabras clave: Impacto; publicidad; hábitos alimenticios; salud pública.Abstract: The objective of the research is to determine the impact of advertising on children’s eating habits. Des­criptive - quantitative methodology and the survey as a research technique. The study subjects were boys and girls from 9 to 12 years of age. It was taken as public school universe of Monterrey, Nuevo León, Mexico. The sample size consists of 176 students, from the 2014 - 2015 school year. Results: it is perceived that advertising impacts on the eating habits of children, by showing signs of being persua­ded by the various brands and commercials of unhealthy products. It was shown to influence the adver­tising of junk food, make wrong decisions regarding foods with high nutritional value. In the category of the mass media, we found that 94% of the children answered that they like to watch television; while the frequency to see it is 1 to 2 hours a day, according to 76%. Conclusion: the media change attitudes in the public, so that this is seen in prejudices, stereotypes, or other social problems such as obesity.Keywords: Impact; advertising; eating habits; public health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lima, Sara Talitiane Viana Machado Leandro de, Mario Borges Netto, and Maria Cristina Gomes Machado. "Formação de professores e métodos de ensino em Brasil na perspectiva do periódico a instrução pública (1872-1875)." Aula 27 (May 20, 2021): 99–115. http://dx.doi.org/10.14201/aula20212799115.

Full text
Abstract:
O objetivo é analisar a preocupação sobre a necessidade de propagação de métodos de ensino para a formação de professores expressa no periódico A Instrução Pública. Fundado por José Carlos Alambary Luz, o periódico foi publicado na capital imperial do Brasil, entre os anos de 1872 e 1875. Por meio das publicações, tinha o objetivo de promover o debate sobre a organização da escola pública brasileira. Com a pesquisa, constatou-se que o periódico pretendia, com suas publicações, divulgar conteúdo teórico e prático para os professores que atuavam na província do Rio de Janeiro, de forma a contribuir com a profissionalização do magistério. Dentre os temas abordados no periódico, destacou-se a publicidade dada aos métodos de ensino, dentre eles, o método intuitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Themudo, Tiago Seixas, and Adriano Pascarelli Agrello. "O PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE E O PROBLEMA DA TRANSMISSÃO DE PROPRIEDADE NO DIREITO PRIVADO GREGO." Revista Jurídica da FA7 14, no. 2 (December 20, 2017): 31–41. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;14.2:477.

Full text
Abstract:
A história do direito confere um lugar marginal ao direito grego clássico, sobretudo no que concerne ao campo do direito privado. A escassez das fontes arqueológicas e históricas, associada a efetiva falta de sistematização de seus códigos e práticas jurídicas, contribuiu para determinar esta posição secundária que a Grécia ocupa na história das instituições jurídicas ocidentais. Contudo, há exceções no campo da historiografia jurídica que lançaram luzes importantes sobre esta herança grega, que conheceu um desenvolvimento importante em várias cidades do período democrático. A escola francesa de história do direito, representada sobretudo pelas pesquisas de Ludovic Beauchet e Louis Gernet, elaborou, ao longo de quase cento e trinta anos, análises e descrições minuciosas das práticas judiciais gregas, inclusive do direito privado. O presente trabalho tem como objetivo analisar o contexto histórico em que se desenvolveu o direito privado grego, explorando seus vínculos com os fundamentos da democracia clássica, assim como suas ressonâncias com o direito moderno e contemporâneo. Mais especificamente, analisaremos a influência do princípio democrático da publicidade nas transferências de propriedade, sobretudo no direito privado ateniense. Para tanto, nos serviremos de fontes históricas clássicas, como a obra do filósofo Teofrasto, bem como de teorias interpretativas da dinâmica histórica que nos permitam compreender as criações específicas do campo do direito à luz das relações sociais e estruturas de poder surgidas na Grécia a partir do séc. VI a.C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santana, Valéria Nancí de Macêdo, and Simone Santos De Oliveira. "AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX." A Cor das Letras 13, no. 1 (February 25, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v13i1.1479.

Full text
Abstract:
No contexto atual, o da contemporaneidade, é indiscutível o lugar que a imagem ocupa no mundo, uma vez que ela está presente em todas as atividades que desenvolvemos, quer fora quer dentro dos espaços escolares. Este estudo traz uma breve análise das imagens publicitárias utilizadas pelos autores Valquíria Pires e Beluce Belucci, no módulo 5 do livro didático de Ge- ografia do Projeto Radix, do 8º ano do Ensino Fundamental II, da editora Scipione, tendo como objetivo principal compreender como as imagens publicitárias são colocadas neste importante recurso didático. Ao mesmo tempo, julgamos oportuno e instigante investigar como o consumo e o consumismo são retratados através das mensagens trazidas pela publicidade e propagan- da no referido livro didático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Lima, Wandilson Alisson Silva, and Anne Karynne Guimarães Ramos. "Nos caminhos da transparência pública de uma Instituição Federal de Ensino." Revista Em Extensão 19, no. 2 (December 30, 2020): 237–49. http://dx.doi.org/10.14393/ree-v19n22020-56028.

Full text
Abstract:
A transparência pública é considerada um dispositivo da gestão fiscal responsável, ligado ao princípio constitucional da publicidade. Todos temos o direito e o dever de fiscalizar a aplicação das receitas oriundas de diversas fontes, por intermédio da exposição de ações públicas. De tal modo, este texto objetiva descrever os resultados de um projeto de extensão que buscou promover a transparência do IF Sertão PE Campus Santa Maria da Boa Vista, demonstrando a importância e as principais informações institucionais para o público-alvo. A metodologia do projeto se deu em quatro etapas: preparação, divulgação, realização e avaliação, que foram executadas em 4 escolas públicas com aproximadamente 250 estudantes, em 2017. Em suma, as ações do projeto foram consideradas relevantes, os alunos revelaram que não conheciam o Instituto Federal, nem possuíam o hábito de acessas as informações públicas pelo portal. Realizaram-se visitas técnicas ao Campus a fim de incentivar uma maior aproximação entre Instituto e comunidade. Além de cumprir com aspecto legal, as visitas nas escolas e no Instituto foram caminhos viáveis à troca de saberes e conhecimentos quanto à transparência pública sobre temas relacionados ao contexto histórico, ensino, assistência estudantil, pesquisa, inovação, extensão, cultura e orçamento institucional, proporcionando também o controle social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography