Academic literature on the topic 'Qualidade da água'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Qualidade da água.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Qualidade da água"

1

Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro, Elisangela Secretti, and Larissa Lunardi. "ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA." Vivências 18, no. 36 (April 21, 2022): 241–59. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695.

Full text
Abstract:
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio preveem a formação integral dos educandos, estimulando pensamento crítico e científico. Sugere-se integrações entre as disciplinas básicas com as disciplinas das áreas técnicas, dessa forma, o ensino deve ser significativo e atrativo aos estudantes. O objetivo deste estudo é o de relatar a experiência de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com abordagem investigativa teórico-prática sobre a qualidade da água dos açudes da instituição. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha, com uma turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No procedimento metodológico de SDI, os estudantes perpassaram por etapas de investigações teóricas e práticas das análises das águas. Verificou-se a atuação ativa dos discentes ao longo do projeto, demonstrando interesse nas atividades propostas, as quais envolveram saída de campo, práticas em laboratório, análise dos dados e confecção de um relatório digital. Os resultados indicam que os estudantes agem como construtores do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem a partir do contexto que estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Rosa Alencar Santana de, and Lorenzo Guimarães de Mello. "Caracterização da qualidade da água subterrânea utilizando índices de qualidade da água em Riachão do Jacuípe, Bahia." Holos Environment 19, no. 4 (December 6, 2019): 543. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i4.12346.

Full text
Abstract:
A água subterrânea representa uma crucial fonte para abastecimento de comunidades rurais nas regiões semiáridas. A escassez hídrica, relatada em diversos estudos prévios, exige que sejam conhecidas e divulgadas informações sobre a qualidade da água disponível, como uma das formas para melhor gerir e conservar as reservas existentes. O principal objetivo deste trabalho foi caraterizar as águas de poços profundos na região de Riachão do Jacuípe (BA), por meio de Índices de Qualidade de Água (IQA), com a finalidade de dispor, aos moradores, gestores e tomadores de decisão, um recurso para informar, de maneira simples, a qualidade da água fornecida à comunidade. A pesquisa também investigou os usos e tratamento dispensados à água, com o intuito de sugerir medidas para corrigir possíveis carências. Para esses propósitos foram utilizados resultados de análises de água fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente (BA) e entrevistas junto à comunidade. Esta pesquisa é uma contribuição importante para compreender a relação entre a qualidade da água e a situação de vulnerabilidade das comunidades rurais do semiárido. Os objetivos foram alcançados com o uso de três metodologias de cálculo de índices de qualidade de água (IQA): IQA CETESB, CCME WQI e e-IQUAS, aplicadas para doze amostras de água, para as quais foram avaliados vinte parâmetros. Os resultados mostraram convergência na caracterização estabelecida nas três metodologias, todas as amostras foram classificadas como “ruins”. A aplicação de índices se mostrou adequada, todavia tais mecanismos devem ser associados a outros recursos de avaliação. Quanto ao senso dos usuários, os resultados sugerem que os moradores precisam conhecer melhor a relação entre a qualidade da água com possíveis riscos para a saúde. A disseminação dos Índices de qualidade de água pode ser um mecanismo eficaz, oportunizando a população, gestores e decisores determinarem ações para mitigar as carências percebidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simonetti, Vanessa Cezar, Darllan Collins da Cunha e. Silva, and André Henrique Rosa. "Análise da influência das atividades antrópicas sobre a qualidade da água da APA Itupararanga (SP), Brasil." Geosul 34, no. 72 (July 25, 2019): 01–27. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n72p01.

Full text
Abstract:
A problemática relacionada aos recursos hídricos tem sido palco de debates devido a constante deterioração da qualidade da água e aumento de sua demanda. Assim, este estudo objetivou analisar a influência do uso e ocupação da terra na qualidade da água dos principais cursos de água da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga (SP). Para tanto, foram realizadas análises dos principais parâmetros e índices de qualidade das águas, bem como o mapeamento do uso e ocupação da terra. Os resultados revelaram que as condições de esgotamento sanitário dos municípios da APA Itupararanga e as classes de usos agrícolas estão impactando negativamente na qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Viviane da Silva, Carlos Adolpho Magalhães Baltar, and José Yvan Pereira Leite. "Flotação com amina: a importância da qualidade da água." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 4 (December 2012): 549–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000400017.

Full text
Abstract:
Enquanto há disponibilidade de sítios na superfície mineral, a adsorção da amina é não específica, motivada pela atração eletrostática com a superfície. Espécies catiônicas dissolvidas na água competem com o íon coletor pelos sítios negativos da superfície mineral. Esse fato evidencia a importância da composição química da água no resultado de uma flotação com amina. Estudou-se a flotação de quartzo, com amina, usando-se três diferentes águas: (1) uma água dura proveniente de Currais Novos (Rio Grande do Norte); (2) a água de Currais Novos, após abrandamento, por meio de flotação iônica e (3) água destilada. Verificou-se a influência do pH e da concentração do coletor. Os testes de flotação foram realizados em Tubo de Hallimond modificado. Os resultados mostraram que a presença dos íons cálcio e magnésio, nos níveis encontrados na água dura, prejudica a flotação com amina. A remoção parcial desses íons resultou em uma água tratada, que possibilitou um aumento na recuperação do quartzo de 32% para 86%. Apesar dos cátions residuais, os resultados obtidos com a água tratada são equivalentes àqueles verificados com a água destilada, sugerindo que, em baixas concentrações (em torno de 5 mg/L), os íons Ca++ e Mg++ não afetam a densidade de adsorção da amina na superfície do quartzo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daronco, Carla Regina, Renata Linassi Bárta, José Antônio Gonzalez da Silva, Christiane de Fátima Colet, and Eniva Miladi Fernandes Stumm. "Bioindicadores alternativos da qualidade da água para consumo humano." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 11, 2020): e51996824. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6824.

Full text
Abstract:
A segurança microbiológica da água está relacionada à contaminação fecal, e os biomarcadores convencionais de contaminação da água para consumo humano não permitem revelar qual é a fonte de contaminação fecal. O objetivo da pesquisa é encontrar evidências científicas sobre biomarcadores alternativos que possam identificar a fonte de contaminação fecal na água destinada ao consumo humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, tipo revisão integrativa de literatura. Biomarcadores utilizados foram bactérias, vírus, protozoários e arqueas, e 72,7% dos estudos tiveram amostras provenientes de águas subterrâneas. Taxas de detecção de marcadores genéticos Bacteriodales específicos de humanos foram maiores do que de animais na maioria dos estudos, destaca-se este achado em águas subterrâneas. Marcadores arqueais foram mais prevalentes que Bacteriodales nos corpos de água estudados. A variabilidade sazonal da ocorrência dos biomarcadores de contaminação fecal foi identificada em 60% dos estudos que realizaram essa avaliação. A sensibilidade e a especificidade dos marcadores espécie-específicos podem variar de acordo com a região estudada. Sugere-se que o uso desses marcadores deve ser combinado ao monitoramento de biomarcadores de contaminação fecal convencionais. Percebe-se a necessidade de mais pesquisas que utilizem biomarcadores que identifiquem possíveis fontes de contaminação humana e/ou animal na água de consumo humano, e que avaliem risco e incidência de doenças de veiculação hídrica nos locais estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cecconello, Samanta Tolentino, Luana Nunes Centeno, and Diuliana Leandro. "Avaliação da qualidade da água subterrânea na zona rural do município de Pelotas, RS." Revista Thema 17, no. 1 (April 29, 2020): 57–73. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.57-73.1558.

Full text
Abstract:
Na zona rural as águas subterrâneas ainda são as fontes mais utilizadas para abastecimento humano. Sendo que a qualidade destas águas está relacionada com as diversas atividades existentes no entorno das fontes de captação de água. Este estudo teve como objetivo mapear a vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas pelo método GOD, caracterizar a qualidade da água oriunda de fontes individuais de água para consumo humano na zona rural do município de Pelotas/RS, identificando as possíveis fontes de poluição. Foram analisados cinco poços rasos durante os meses de fevereiro a junho de 2018. As variáveis de qualidade da água analisadas foram turbidez, nitrogênio amoniacal, cloretos, potencial hidrogeniônico, coliformes totais, coliformes fecais, temperatura da água, sólidos dissolvidos totais e condutividade elétrica. Os resultados foram comparados com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 05/2017. Concluiu-se que os pontos analisados se encontram em áreas de média vulnerabilidade natural e que nos cinco pontos, houve variação ao longo do tempo na qualidade da água subterrânea, sendo consideradas impróprias para consumo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Pedro Santos, Manuel Almeida, Ricardo Rebelo, Maria Felisbina Quadrado, Francisco Ribeiro Teles, and João Pádua. "A modelação da qualidade da água como suporte ao ordenamento da albufeira de Castelo do Bode." Revista Recursos Hídricos 41, no. 2 (December 2020): 75–84. http://dx.doi.org/10.5894/rh41n2-cti6.

Full text
Abstract:
O processo de gestão da qualidade da água das albufeiras de águas protegidas localizadas em Portugal continental é, em grande parte, consubstanciado pela implementação das medidas inscritas nos principais instrumentos de gestão do território, nomeadamente os Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) e os Planos de Ordenamento de Albufeiras (POA), actualmente designados Programas Especiais de Albufeiras de Águas Públicas (PEA), em função da adaptação dos POA ao quadro legislativo vigente. A definição das disposições gerais relativas ao uso e ocupação da área de intervenção, e de acções, medidas e projectos inscritos no POA da albufeira de Castelo do Bode (Resolução do Concelho de Ministros n.º 69/2003), foi parcialmente suportada pela modelação matemática da qualidade da água da albufeira (INAG, I.P., 2011a)). Os cenários de simulação considerados permitiram identificar as principais pressões existentes e a mais-valia decorrente da aplicação de medidas concretas que visavam a redução da carga poluente afluente à massa de água. Decorridos 17 anos, e no âmbito do desenvolvimento do Programa Especial da Albufeira de Castelo do Bode (PEACB), procedeu-se a um novo processo de modelação matemática da qualidade da água. No presente estudo, descreve-se a abordagem metodológica que consubstanciou o processo de modelação matemática, os resultados obtidos e analisa-se a evolução da qualidade da água da albufeira nos últimos nove anos. Apesar da dificuldade inerente ao estabelecimento de uma relação causal directa entre a implementação das medidas/acções definidas no POA das albufeiras de Castelo do Bode, Cabril, Bouçã e Santa Luzia (Resolução do Concelho de Ministros n.º 45/2002), e a melhoria da qualidade da água da albufeira de Castelo do Bode, considera-se que, em função do nexo temporal existente, a redução de carga afluente determinada pela implementação das referidas medidas/acções, poderá ter tido um papel crucial na melhoria e preservação da qualidade da água da albufeira. Palavras-chave: Qualidade da água; Plano; Ordenamento; Modelação matemática; Castelo do Bode.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paim, Rosana Alves, Pedro Antonio Roehe Reginato, Elias Zientarski Michalski, Rosane Maria Lanzer, and Tuane De Oliveira Dutra. "Análise hidroquimíca e da aplicação de diferentes métodos de avaliação da qualidade da água subterrânea em aquíferos costeiros em Osório – RS." Águas Subterrâneas 32, no. 3 (October 14, 2018): 337–45. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i3.29155.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade da água subterrânea de poços ponteira, que captam água de aquíferos livres na região de Osório (RS), e avaliar a aplicação de diferentes índices de qualidade da água subterrânea. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a coleta de amostras de água subterrânea em 15 poços ponteira, a interpretação de dados físico-químicos e bacteriológicos, e a aplicação de índices de avaliação da qualidade da água. A análise dos resultados indicou que as águas subterrâneas da região, na sua maioria, apresentam baixas concentrações para os principais cátions e ânions, e baixos valores de pH e condutividade elétrica. A comparação dos resultados das análises com os Valores Máximos Permitidos da portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/11 indicou a ocorrência de problemas de qualidade, em 14 poços, provocadas por alterações em diferentes parâmetros, como: pH, amônia, ferro, cor, alumínio, manganês, turbidez, Coliformes Totais e E.coli. A aplicação do Índice de Qualidade da Água Subterrânea indicou a ocorrência de 4 poços com águas de péssima qualidade, 2 de boa qualidade e 9 de ótima qualidade. O cálculo do Índice Relativo de Risco evidenciou a ocorrência de 4 poços que apresentaram valores mais elevados. A Avaliação de Risco à Saúde indicou a ocorrência de 2 poços que apresentaram risco não carcinogênico. A análise da aplicação de diferentes índices demonstrou a existência de uma discrepância nos resultados, visto que para aplicação de cada um dos índices são utilizados diferentes parâmetros. Assim, em estudos de avaliação de qualidade da água subterrânea, devem ser utilizados mais de um tipo de índice, para que seja possível identificar e avaliar com maior precisão, as alterações de quali-dade desse recurso hídrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guedes, Hugo A. S., Demetrius D. da Silva, Abrahão A. A. Elesbon, Celso B. M. Ribeiro, Antonio T. de Matos, and José H. P. Soares. "Aplicação da análise estatística multivariada no estudo da qualidade da água do Rio Pomba, MG." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 5 (May 2012): 558–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000500012.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água e identificar os grupos de poluição presentes no médio Rio Pomba, por meio de técnica estatística multivariada. Duas campanhas no período de out/2008 a jan/2009 foram realizadas em nove pontos georreferenciados, localizados ao longo do médio Rio Pomba, compreendendo a análise de 18 variáveis de qualidade de água. A técnica estatística multivariada por meio da aplicação da análise fatorial/análise de componentes principais promoveu a redução no número de variáveis de qualidade de água, uma vez que o melhor comportamento das variáveis ocorreu com a inclusão de 15 das 18 variáveis analisadas. Pelo emprego da análise fatorial/análise de componentes principais identificou-se que o melhor comportamento das variáveis de qualidade das águas do médio Rio Pomba foi aquele composto por três fatores, explicando 74,30% da variância total. As variações na qualidade da água no médio Rio Pomba foram definidas por um grupo de nutrientes associado ao esgoto doméstico e à poluição difusa; por um grupo orgânico, causado pelo lançamento de esgoto doméstico no curso de água e por um grupo de sólidos em suspensão, expressando o processo de erosão hídrica na bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CÉSAR, Gabriele Cristina de Lima, Janira Alice KELES, Juni CORDEIRO, and Maria Auxiliadora LAGE. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE PETI, MINAS GERAIS." Geosciences = Geociências 39, no. 03 (September 30, 2020): 817–29. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i03.15064.

Full text
Abstract:
O reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, localizado na sub-bacia do Rio Santa Bárbara, Minas Gerais, foi construído para geração de energia, entretanto, suas águas são utilizadas em diferentes atividades, incluindo a recreação. Neste contexto, este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água do reservatório, seu índice de eutrofização e indicadores de balneabilidade. Para isso, foram utilizados documentos cedidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) referentes aos indicadores de qualidade das águas entres os anos de 2009 e 2018, obtidos em 4 estações de monitoramento. Notou-se que os indicadores de qualidade da água a montante do reservatório apresentaram resultados insatisfatórios, principalmente aqueles relacionados ao fósforo e coliformes termotolerantes. As análises das amostras coletadas na área do reservatório indicaram índice de qualidade da água “bom” e índice de estado trófico “mesotrófico”. Entretanto, quanto à balneabilidade, a presença de traços de óleo e graxa apontam que as águas são impróprias para o contato primário. Dessa forma, ressalta-se a importância da realização de trabalhos de educação ambiental com os usuários de barcos a motores e jet-ski para prevenir o derramamento de contaminantes nas águas, assim como a realização de novos estudos para identificação de outras possíveis fontes poluidoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Qualidade da água"

1

Santos, Helena Maria Gonçalves Lucas dos. "Controlo operacional da qualidade da água: caso Águas do Algarve." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2014. http://hdl.handle.net/10773/14520.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
O presente relatório pretende contribuir para a demonstração de que a adoção de um esquema de certificação da água para consumo humano associado à implementação de um plano de segurança da água, permite implementar um programa de controlo operacional da qualidade da água, quer no tratamento da água para consumo humano, quer no sistema de abastecimento de água, tendo em vista detetar e corrigir, em tempo útil, as alterações que eventualmente ocorram na qualidade da água. Este trabalho tem por base a apresentação crítica da atividade e percurso profissional da candidata, iniciado em 1984 com o ingresso na Universidade de Aveiro, dando especial ênfase ao percurso profissional e à atividade desenvolvida na área do controlo operacional da qualidade da água para consumo humano. Inclui uma apresentação detalhada de todo o percurso profissional, abrangendo desde o trabalho desenvolvido no projeto de fim de curso, passando pelas funções desempenhadas em entidades públicas, designadamente na Câmara Municipal de Albufeira (desde o estágio às funções de coordenação da divisão de serviços urbanos) na área do saneamento de águas residuais, na recolha e destino final e valorização de resíduos sólidos urbanos e no ambiente litoral. Inclui também o percurso na concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Barlavento algarvio, como diretora de exploração, planeando e coordenando o arranque e a exploração da estação de tratamento de água de Alcantarilha e o sistema de abastecimento de água em alta, e culminando na função de direção da operação - água da concessionária do sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve, sendo responsável pelo tratamento da água e fornecimento da água, desde 2000. No âmbito do tema de desenvolvimento selecionado é feita uma abordagem e enquadramento do controlo operacional da qualidade da água, sua definição e componentes, legislação e orientações aplicáveis e sua influência na garantia da qualidade da água, para a segurança da água e para a certificação do produto “água para consumo humano”. O relatório termina com uma análise de um caso de estudo e apresentação das atuais tendências na monitorização da qualidade da água para consumo humano, evidenciando a sua relevância como atividade da especialidade do mestrado em Engenharia do Ambiente.
This report aims to present the candidate’s activity and professional path which started in 1984 with the enrollment at the University of Aveiro, giving special emphasis to the professional career and the activity developed on the operational control on drinking water quality. It includes a detailed presentation of the entire professional career, from the work developed in the final graduation project, the duties carried out in the municipal town hall of Albufeira such as Coordinator of Urban Services, in areas such as sanitation, disposal and valorization of solid wastes, and preservation on littoral environment to the coordination duties of Águas do Algarve, SA concessionary company, in the operation of the drinking water system and research projects on water treatment and supply. An approach and framing on the operational control of the drinking water quality, its influence on the human health and safety water is done under the selected development topic, and product certification on drinking water. The report ends with an analysis of the evolution of the professional experience, highlighting its relevance as an activity of the specialty of the Master of Science Degree in Environmental Engineering.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Solange Regina dos. "Tratamento da água : monitoramento das características de qualidade da água potável /." oai:ufpr.br:233630, 2007. http://200.17.209.5:8000/cgi-bin/gw_42_13/chameleon.42.13a?host=localhost%201111%20DEFAULT&sessionid=VTLS&function=CARDSCR&search=KEYWORD&pos=1&u1=12101&t1=233630.

Full text
Abstract:
Orientador : Anselmo Chaves Neto
Inclui apêndices
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exatas e Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 2007.
Inclui bibliografia e anexos
Área de concentração: Programação matemática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Crepalli, Mauro da Silva. "Qualidade da água do Rio Cascavel." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2007. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/234.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-05-12T14:47:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAURO DA SILVA CREPALLI.pdf: 3612537 bytes, checksum: b56887e9ee9ec0738e8a48cd8f55d08f (MD5) Previous issue date: 2007-07-06
The objective of this paper was establishing a water spatial temporal quality, referring the physic-chemical and bacteriological parameters in function of the discharge of the river Cascavel - PR, which are related to the soil use and occupation. The water quality of Cascavel river has been evaluated through physic-chemical parameters: dissolved oxygen (DO), electrical conductivity, pH, water temperature, turbidity, color, chemical oxygen demand (COD), nitrate, nitrite, total kejdhal nitrogen, total phosphorus and bacteriological (total and thermotolerant coliforms). For this paper achievement 2 sites set in Cascavel river basin have been select, one of them is set near the urban area and the other one is set in the basin control section. The samples collection has been carried out in periodicity of 7 days or when a significant raise of the river discharge has happened. The physic-chemical and bacteriological parameters have been analyzed according to the methodologies which are described on Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 1995). The bacteriological parameters have been analyzed through the COLILERT method (cellophanes). The used tolerance limits for the analyzed parameters were the expected ones by the CONAMA resolution 357/2005. The dissolved oxygen results which have been noticed in the two sites were under the expected values by CONAMA resolution 357/2005, even a discharge raise has happened. The chemical oxygen of demand, the total and termotolerantes coliforms have show enough sensibility in order to represent higher alterations in the urban area when they show fewer discharge. In relation to the total phosphorus nutrients, nitrite and nitrate, their discharge and incorporation in Cascavel river have always been higher in the second site (agricultural area) than in the first site (urban area), however in none of these sites the established values have exceeded by CONAMA resolution 357/2005. In relation to the turbidity, color, electrical conductivity and total kejdhal nitrogen, they have not shown sensible themselves to differentiate the water quality alteration from Cascavel river which has been provoked by the urban and agricultural use, showing, however, a strong correlation to an discharge, thus leading to compromise hereafter the water quality from the river in study progress.
O objetivo deste trabalho foi estabelecer a qualidade da água espaço-temporal referente a parâmetros físico-químicos e bacteriológicos em função da vazão do rio Cascavel - PR, relacionados ao uso e ocupação do solo. Avaliou-se a qualidade das águas do rio Cascavel através da análise de parâmetros físico-químicos: oxigênio dissolvido (OD), condutividade elétrica, pH, temperatura da água, turbidez, cor, demanda química de oxigênio (DQO), nitrato, nitrito, nitrogênio total kejdhal, fósforo total e bacteriológico (coliformes totais e termotolerantes). Para realização do trabalho foram selecionados 2 pontos situados na bacia do rio Cascavel, um próximo à área urbana e outro na secção de controle da bacia. As coletas de amostras foram realizadas com periodicidade de 7 dias ou quando ocorreu aumento significativo da vazão do rio. Os parâmetros físico químicos e bacteriológicos foram analisados de acordo com as metodologias descritas no Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (APHA, 1995). Os parâmetros bacteriológicos foram analisados pelo método COLILERT (Cartelas). Os limites de tolerância utilizados para os parâmetros analisados foram os preconizados pela Resolução CONAMA 357/2005. Os resultados de oxigênio dissolvido observados nos dois pontos ficaram abaixo dos valores preconizados pela Resolução CONAMA 357/2005, mesmo quando ocorreu aumento da vazão. A demanda química de oxigênio, os coliformes totais e termotolerantes demonstraram sensibilidades suficientes para representar alterações maiores na área urbana quando apresentaram menor vazão. Em relação aos nutrientes: fósforo total, nitrito e nitrato, sua vazão e incorporação no rio Cascavel sempre foi maior no ponto 2 (área rural) do que no ponto 1 (área urbana), porém em nenhum desses pontos excederam os valores estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005. Em relação à turbidez, cor, condutividade elétrica e nitrogênio total kejdhal, não se mostraram sensíveis para diferenciar as alterações da qualidade da água do rio Cascavel provocada pelo uso urbano e rural, apresentando, porém uma forte correlação com a vazão, podendo comprometer futuramente a qualidade da água do rio em estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Busch, Olivia Mara Savi. "Qualidade da água e saúde humana." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2013. http://hdl.handle.net/1884/27179.

Full text
Abstract:
Resumo: O modelo de desenvolvimento vigente em quase todo o mundo impõe ao ambiente urbano graves conseqüências: aceleração do crescimento das cidades, poluição da água, do ar e do solo que aliados as novas tecnologias e ao desconhecimento mundial da extensão dos danos sociais e ambientais, potencializam a vulnerabilidade e os riscos para os ambientes das cidades, além de gerar problemas de longo prazo. A área de estudo deste trabalho foi composta por dois aglomerados urbanos situados às margens da Represa do Passaúna, Vila São José (Curitiba), bairro Ferraria (Campo Largo) e a própria represa. Entre os múltiplos fatores na relação saúde/ambiente que podem alterar o estado de saúde humana, a problemática da degradação contínua dos mananciais de abastecimento público de água recebeu um olhar aprofundado. Com este fito foi avaliada a qualidade da água da represa, o avanço da ocupação urbana e o aumento populacional no entorno da mesma. Face a ocupação desordenada do solo ocorrida, discute-se a influência desse processo na agregação de riscos futuros à saúde através da água de consumo contendo poluentes químicos emergentes, em especial os que atuam sobre o sistema endócrino (interferentes endócrinos). A hipótese norteadora foi de que tanto a ocupação urbana no entorno de mananciais como a falta de infraestrutura de saneamento aumentam o aporte de esgoto doméstico nas águas de consumo humano, o que contribui ? devido à presença de micropoluentes químicos ? para a agregação de riscos à saúde da população consumidora atual e das gerações futuras. A metodologia empregada para o estudo da problemática foi norteada pelos pressupostos da pesquisa descritiva e explicativa com procedimentos de abordagem quantitativa compondo um estudo longitudinal em duas séries históricas. Para a avaliação das características retrospectivas da qualidade da água foram selecionados cinco parâmetros químicos (pH, alcalinidade, DBO, DQO e sólidos suspensos totais) e dois microbiológicos (concentração de bactérias coliformes totais e termotolerantes) em dez pontos amostrais que compuseram a série histórica anual (1998-2007). Para tanto foi utilizado o banco de dados disponiblizados pelo IAP e a SUDERHSA, que foram reunidos e organizados por ponto de amostragem, nos 12 meses de cada ano os quais foram tabulados utilizando-se o programa Excel, para obter a média e a mediana por parâmetro por ano para subsidiar a análise da tendência da série histórica retrospectiva no tocante as características químicas e microbiológicas. Os dados tabulados, divididos em dois grupos (químico e microbiológico) sofreram análise estatística por variável e por ponto amostral em cada ano da série histórica, aplicando-se o programa computacional Origin Pro-8, que foi utilizado juntamente com gráficos de linha da linha média e linha de tendência elaborados no programa Excel. A qualidade da água foi também avaliada em série histórica mensal de doze meses (11/2007 a 10/2008) em seis pontos amostrais, através de traçadores químicos (sólidos suspensos totais, alcalinidade, cloretos, DBO e caracterização da matéria orgânica) que sofreram o mesmo tratamento estatístico empregado na série histórica anual. Os resultados encontrados apontam que, concomitantemente ao rápido avanço da urbanização, com adensamento intensivo da população, a qualidade da água da represa foi gradativamente degradada pelo aporte de esgoto doméstico, comprovado nesse estudo pela variação linear similar entre a concentração de cloretos e da DBO; a intensidade de fluorescência/COTmgL-1 centrados no intervalo de comprimento de onda de 300 a 350 nm, para todos os pontos de monitoramento da série histórica mensal o que indica a presença de matéria orgânica recente tanto na água do rio Passaúna, como no corpo da represa e a concentração elevada de bactérias termotolerantes na série histórica anual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pivetta, Juniele Rodrigues. "Avaliação da qualidade do uso da água em piscicultura de água doce." Florianópolis, SC, 2011. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95286.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Floriaópolis, 2011
Made available in DSpace on 2012-10-25T23:42:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 292952.pdf: 1830388 bytes, checksum: 2b3cf06c4455fc196b8ac4568a361dbe (MD5)
A piscicultura de água doce começou a ser praticada na Roma Antiga a mais de dois mil anos e atualmente em todos os continentes encontra-se essa atividade em grande expansão, tornando-a como uma atividade rentável aos agricultores podendo ser apenas uma renda complementar a principal, ou até mesmo, a única fonte de renda em suas propriedades. Atualmente o estado de Santa Catarina possui destaque nacional na piscicultura de água doce. O desenvolvimento da atividade piscícola e o incremento da procura e do uso da água, torna os piscicultores alvos dos órgãos de controle ambiental, justificando a atenção no que se refere à introdução de espécies exóticas ou nativas, no aspecto sanitário e principalmente na qualidade da água em seu uso, reuso e efluentes. O presente projeto teve como objetivo empregar o método Avaliação da Qualidade do Uso da Água - AQUA em função da atividade de piscicultura localizado na Bacia Hidrográfica do Rio Braço Direito Santa Luzia, no Município de Massaranduba, SC. O método utiliza parâmetros de qualidade e quantidade de água e tem como objeto de avaliação o desempenho do ser humano no uso da água, podendo-se uma vez identificado o desempenho humano, ajudar o mesmo no processo de tomada de decisão na gestão de suas atividades com relação aos recursos hídricos. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em 4 propriedades rurais que disponibilizaram suas lagoas de peixes para as coletas de dados de qualidade e quantidade de água. O resultado da pesquisa aponta para uma necessidade de se melhorar o desempenho humano no uso da água na atividade de piscicultura nas 4 propriedades. Destaca-se a propriedade 2 com desempenho considerado bom com AQUAmédio de 0,79 e com desempenho humano irregular a propriedade 4 com AQUAmédio no valor de 0,49. O método AQUA foi de fácil aplicabilidade, mas algumas dificuldades foram encontradas no monitoramento das informações de quantidade e qualidade da água que nem sempre ocorre em locais que coincidem com os adequados ao método, devendo-se fazer alguns ajustes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Liporoni, Lucas Matos. "Estudo preliminar da qualidade da água do Lago Paranoá, Brasília – DF, utilizando um modelo de qualidade da água bidimensional." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/11925.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, 2012.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2013-01-07T21:51:16Z No. of bitstreams: 1 2012_ LucasMatosLiporoni.pdf: 11488694 bytes, checksum: 9115614815ca2076f0bd279d3ee6b3d1 (MD5)
Approved for entry into archive by Marília Freitas(marilia@bce.unb.br) on 2013-01-21T12:05:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_ LucasMatosLiporoni.pdf: 11488694 bytes, checksum: 9115614815ca2076f0bd279d3ee6b3d1 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-01-21T12:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_ LucasMatosLiporoni.pdf: 11488694 bytes, checksum: 9115614815ca2076f0bd279d3ee6b3d1 (MD5)
O Lago Paranoá foi criado e concebido juntamente com a cidade de Brasília – DF e finalizado no ano de 1959. Apesar de ter passado pelo processo de eutrofização, estudos recentes mostram que o estado de trofia do Lago varia de oligotrófico a mesotrófico e ainda apresenta problemas pontuais relacionados à qualidade da água. O modelo bidimensional hidrodinâmico de qualidade da água CE–QUAL–W2 foi selecionado para aplicação no Lago Paranoá com objetivo de avaliar sua potencialidade nos estudos de qualidade da água e como ferramenta de auxílio no gerenciamento de mananciais submetidos a usos múltiplos, entre eles, diluição de efluentes tratados, recreação e abastecimento. Foi realizada a análise de sensibilidade do módulo hidrodinâmico para identificação dos parâmetros com maior influência, em seguida, realizada a calibração e verificação. Utilizando a temperatura como variável de controle, a maioria dos erros médios absolutos calculados na calibração e verificação apresentou valores inferiores a 1°C para o modelo hidrodinâmico construído. Apenas a calibração e verificação da temperatura a 1m de profundidade não foi satisfatória. As variáveis de qualidade da água foram simuladas sem calibração, apenas para verificar as dificuldade da aplicação do modelo e as tendências dos resultados, uma vez que não teria dados suficientes para efetuar a calibração. A simulação da qualidade da água para o cenário do ano de 2040, não mostrou alterações significativas nas concentrações das variáveis de qualidade da água para as condições apresentadas. Contudo, as mudanças nas concentrações de fósforo mostraram um aumento médio de 10%, que podem ser importantes a médio e longo prazo, podendo acarretar alteração do estado trófico novamente para eutrófico e, assim, causar problemas nos diversos usos múltiplos que o Lago proporciona. A simulação do cenário, apesar de apenas prospectiva, mostrou que o modelo responde adequadamente as alterações nos dados de entrada para a simulação. A aplicação do CE–QUAL–W2 no Lago Paraná pode ter potencialidade para uso e aplicação, podendo ser utilizado, dependendo dos dados de entrada, como ferramenta no gerenciamento dos recursos hídricos do DF. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Lake Paranoá was created and designed along with the city of Brasilia - DF and finalized in 1959. Despite having gone through the process of eutrophication, recent studies show that the trophic state of the lake varies from oligotrophic to mesotrophic and still has occasional problems related to water quality. The two- dimensional hydrodynamic model of water quality CE-QUAL-W2 was selected for use on Lake Paranoá to evaluate its potential in studies of water quality and as a tool to aid in the management of watersheds subjected to multiple uses, including, dilution of treated effluent supply and recreation. We performed a sensitivity analysis of the hydrodynamic module to identify the most influential parameters, and then performed the calibration and verification. Using temperature as the control variable, most mean absolute errors calculated at calibration and verification showed values below 1 ° C for hydrodynamic model constructed. Only the calibration and verification of temperature at 1m depth was not satisfactory. The water quality variables were simulated without calibration, only to verify the difficulty of applying the model and trend of results, since it would not have sufficient data to perform calibration. The simulation of the quality of water for the scenario of the year 2040, showed no significant changes in the concentrations of water quality variables for the conditions shown. However, changes in the concentrations of phosphorus showed an average increase of 10%, which may be important in the medium and long term, which may cause state change again trophic for eutrophic and thus cause problems in the various multiple uses providing that Lake. The simulation scenario, although only prospective, showed that the model responds appropriately to changes in the input data for the simulation. The application of the CE-QUAL-W2 on Lake Paraná may have potential for use and application, can be used depending on the input data, as a tool in managing water resources in the District.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bertuol, Ornella. "A quantificação da qualidade do uso da água." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83595.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas
Made available in DSpace on 2012-10-20T01:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A convergência de significados comumente atribuídos à natureza e ambiente tem permeado as discussões institucionais da [questão ambiental] e contribuído para a [dicotomia humanidade e natureza]. Propõe-se que um melhor significado para ambiente e uma [objetiva avaliação de usuários da água] através do Índice de Qualidade do Uso da Água (IQUA) possam desencadear nestes usuários motivos para um [desempenho ambiental] satisfatório no uso da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Filho Antonio Alves de. "Modelagem da qualidade da água do Rio Poti." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11436.

Full text
Abstract:
OLIVEIRA FILHO, A. A. Modelagem da qualidade da água do Rio Poti. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil: Recursos Hídricos) – Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Submitted by Marlene Sousa (mmarlene@ufc.br) on 2015-04-10T19:19:48Z No. of bitstreams: 1 2014_dis_aaoliveirafilho.pdf: 11121501 bytes, checksum: bbf3af7b5ee2f54d744fb333fa03e4a2 (MD5)
Approved for entry into archive by Marlene Sousa(mmarlene@ufc.br) on 2015-04-16T17:13:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dis_aaoliveirafilho.pdf: 11121501 bytes, checksum: bbf3af7b5ee2f54d744fb333fa03e4a2 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-04-16T17:13:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dis_aaoliveirafilho.pdf: 11121501 bytes, checksum: bbf3af7b5ee2f54d744fb333fa03e4a2 (MD5) Previous issue date: 2014-11-28
The disorderly growth of the capital of Piauí, marked mainly by housing occupancy on the banks of river Poti and the existence of clandestine connections of raw sewage in rainwater drainage pipes, has contributed significantly to the pollution of the waters of the river basin of the Parnaíba River (semiarid region Brazil). This research consists of making water quality measuring campaigns in Poti river and sewage released that, via gallery rainwater, focusing on a river stretch of 36.8 km long, located in the city of Teresina / PI, as well as mathematical modeling of water quality of the river based on WHAT-UFMG platform. The research is presented as the first study involving modeling of water quality in a water body of the state of Piauí. Modeled components were: dissolved oxygen (DO), biochemical oxygen demand (BOD) and thermotolerant coliform (TC). The results of field measurements indicated TC parameter discontinuities with respect to CONAMA Resolution n° 357/2005. The calibration of the decay coefficients for each parameter resulting in deviations between measured and modeled data of up to 20%, which shows that the QUALUFMG can be used as a basis for predicting the quality of water in rivers located in semiarid regions. The calibrated model was also compared to field data from the literature. Finally, simulations were performed for different flow scenarios (Q10, Q90 and Q7,10), with consistent results and that can be used for the management of water resources in the state of Piauí.
O crescimento desordenado da capital piauiense, marcado sobretudo pela ocupação habitacional às margens do rio Poti e pela existência de ligações clandestinas de esgoto bruto nas tubulações de drenagem pluvial, tem contribuído significativamente para a poluição das águas da bacia hidrográfica do rio Parnaíba (região semiárida do Brasil). A presente pesquisa consiste na realização de campanhas de medição da qualidade da água no rio Poti e dos esgotos lançados no mesmo, via galeria de águas pluviais, com foco em um trecho do rio de 36,8 km de extensão, localizado na cidade de Teresina/PI, bem como na modelagem matemática da qualidade da água deste rio com base na plataforma QUAL-UFMG. A pesquisa apresenta-se como o primeiro estudo envolvendo modelagem da qualidade da água em um corpo hídrico do estado do Piauí. Os componentes modelados foram: oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e coliformes termotolerantes (CT). Os resultados das medições de campo indicaram desconformidades do parâmetro CT com relação à Resolução CONAMA nº 357/2005. A calibração dos coeficientes de decaimento para cada parâmetro resultou em desvios entre dados medidos e modelados de até 20%, o que mostra que o QUAL-UFMG pode ser utilizado como base para predição da qualidade da água em rios localizados em regiões semiáridas. O modelo calibrado também foi comparado a dados de campo obtidos na literatura. Finalmente, foram realizadas simulações para diferentes cenários de vazão (Q10, Q90 e Q7,10), apresentando resultados coerentes e que podem ser utilizados para a gestão dos recursos hídricos do estado do Piauí.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Joana Marques de. "AQUAWEB: ferramenta de avaliação da qualidade da água." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/8603.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia de Computadores e Telemática
A qualidade ecológica das águas dos rios é uma preocupação que tem vindo a afirmar-se cada vez mais em muitos países. Ao olharem com maior atenção para a qualidade dos rios, as entidades responsáveis podem tomar mais cedo medidas que previnam a sua degradação e que visem a sua reabilitação. Com esta necessidade, surgiram vários métodos de avaliação da qualidade ecológica dos rios, entre eles os modelos preditivos baseados em comunidades aquáticas e nas características ambientais dos rios. Estes modelos baseiam-se em tarefas complexas, lidando com extensas quantidades de dados e, por esse motivo, os biólogos recorrem a programas de computador que integram diversas ferramentas estatísticas e operam grandes quantidades de informação. Esta dissertação apresenta uma solução integrada de todos os processos inerentes à criação e utilização de modelos preditivos baseados em dois tipos de modelos existentes: RIVPACS (River Invertebrate Prediction and Classification System) e BEAST (Benthic Assessment of Sediment). Ambos os tipos de modelos seguem a filosofia da RCA (Reference Condition Approach), criando o modelo com base nas comunidades biológicas de locais de referência (i.e., boa qualidade). Locais possivelmente afectados são avaliados quanto ao seu grau de perturbação pela diferença da sua comunidade às comunidades referência. A solução foi concretizada numa aplicação web, construída para que os biólogos possam gerir os dados obtidos em campo sem qualquer tratamento prévio e, ao mesmo tempo, oferece uma visão próxima e simplificada de todos os resultados de cada etapa do processo, permitindo sempre ajustamentos ao longo de cada passo. Ao facilitar a verificação e edição dos dados recolhidos de uma forma intuitiva, detalhada e bastante visual, permite uma eficiente detecção de falhas nos dados que invalidariam a sua utilização. Também de forma intuitiva, são providenciados em cada passo resultados sob a forma de imagens, tabelas e texto, para melhor ajudar o utilizador final a decidir sobre as opções a tomar para o passo seguinte do algoritmo.
There is a growing concern in many countries about the quality of streams and rivers ecosystems. By paying close attention to the ecological quality of rivers, the responsible entities can take early measures to prevent their degradation and for their rehabilitation. With this necessity, several assessment methods have emerged, including predictive models based on aquatic communities and environmental characteristics. These models integrate complex tasks, deal with large amounts of data, and for those reasons biologists rely on computer programs designed to perform statistical calculations on large sets of data. This dissertation presents an integrated solution of all the steps involving the creation and use of predictive models based on two types of existing models: RIVPACS (River Invertebrate Prediction and Classification System) and BEAST (Benthic Assessment of Sediment). Both types of models follow the RCA (Reference Condition Approach), since they create the models based on reference sites (i.e., good quality sites). To determine the degradation level of disturbed sites, the models compare their biological communities to those of reference sites. The solution was implemented in a web application, built so that biologists can manage the data obtained in the field without any prior treatment and at the same time offering a simplified and close vision of all the results produced at each step of the algorithm, always allowing adjustments throughout the process. By facilitating the verification and editing of collected data in an intuitive, comprehensive and very visual way, it allows efficient detection of data errors that would preclude the validity of this information for assessments. Also intuitively, results are provided in each step in the form of images, tables and text, to help the end user decide on the choices to make for the next step of the algorithm.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Matos, Ana Catarina Borges Barbosa de. "Monitorização da qualidade da água em aproveitamentos hidroagrícolas." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/637.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
O presente trabalho identifica os principais impactes provocados pela agricultura de regadio, sobretudo nos recursos onde esta mais intervém (água e solo). Um uso excessivo da água, fertilizantes e pesticidas, uma inadequada mobilização dos solos, práticas de drenagem e irrigações incorrectas, induzem à perda quantitativa e qualitativa da água, do solo e da biodiversidade. Medidas preventivas devem de ser tomadas, como é o caso da monitorização da qualidade da água em aproveitamentos hidroagrícolas, sendo este um instrumento de grande importância na gestão ambiental. O caso de estudo apresentado neste trabalho é o do Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego, cujo plano de monitorização da qualidade da água é elaborado desde de 2000 até aos dias de hoje. Este plano inclui análises às águas superficiais de rega (Canal Condutor Geral), de drenagem (quatro zonas agrícolas: Vale Central, Vale do Pranto, Vale do Foja e Vale do Arunca) e subsuperficiais do Vale Central. Os vários parâmetros de qualidade da água são analisados fazendo-se referência aos limites aceitáveis por lei. No caso da água superficial de rega é boa para o seu uso, quanto às águas de drenagem muitas vezes ultrapassam os valores estipulados por lei, o que se deve a possíveis contaminações fora da área de estudo. No caso mais problemático dos nitratos são registados valores elevados às entradas das áreas agrícolas, diminuindo ao longo do vale, registando-se valores inferiores à saída destes. À saída do vale do Foja e Pranto foi possível arranjar uma boa correlação (r2 perto de 1) para os valores de condutividade com outros parâmetros. Estes valores apresentam-se elevados, principalmente nos meses de Outubro onde ocorre as primeiras chuvas de Outono (após um período de estiagem), arrastando os sais existentes no solo. A difícil estimativa dos caudais, efectuada no plano de monitorização, é um entrave para determinar a carga de nutrientes que passam em cada secção. São propostos contributos para a melhoria do plano de monitorização, com o intuito de efectuar as observações que permitam depois realizar o balanço de nutrientes, de modo a avaliar os fluxos de nutrientes provenientes das áreas agrícolas. Uma das observações que se torna necessária é a medição do caudal em determinadas secções de linhas de água, assim como apresentar alternativas às despesas relativas às análises da qualidade da água suportadas pela ABOFHBM. Relativamente a esta última alternativa, a ABOFHBM poderá adquirir um medidor de bancada multi-parâmetros e um medidor portátil de pH, condutividade, sólidos suspensos totais e temperatura, com interesse a nível económico.
This work identifies the major impacts caused by irrigated agriculture, particularly in the resources where it intervene more (water and soil). An excessive use of water, fertilizers and pesticides, inadequate mobilization of the soil, drainage practices and improper irrigation, induce qualitative and quantitative loss of water, soil and biodiversity. Preventive measures must be taken, such as monitoring of water quality in irrigation projects, which is a very important tool in environmental management. The case study presented in this work is the “Aproveitamento Hidroagrícola do Baixo Mondego”, whose plan for monitoring the quality of water is drawn from 2000 until the present day. This plan includes analysis of surface water irrigation (Channel Driver General), drainage (four agricultural zones: Central Valley, the Valley of Pranto, Valley of Foja and Valley of Arunca). The various parameters of water quality are analyzed by making reference to the limits acceptable by law. In the case of surface water irrigation this is good for that use, for the drainage water often exceed the limits set by law, which is due to possible contamination outside the study area. In the most problematic case of nitrates are recorded high values to the inputs of agricultural land, decreasing over the valley, registering below the output of these. At the outside of valley of Foja and valley of Pranto was possible to get a good correlation (r2 close to 1) for the conductivity values with other parameters. These levels were high, especially during October which is the first rains of autumn (after a period of drought) dragging the salts in the soil. The rough estimate of the flow carried in the monitoring plan, makes it difficult to determine the load of nutrients that are in each section. Contributions are proposed to improve the monitoring plan in order to make the observations possible after take stock of nutrients in order to assess the flow of nutrients from agricultural lands. One point that is required is the measurement of flow in certain sections of water lines, and present alternatives to the cost of the analysis of water quality backed by ABOFHBM. For that alternative, ABOFHBM can purchase a meter multi-parameter bench and a portable pH meter, conductivity, total suspended solids and temperature, with an economic interest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Qualidade da água"

1

Costa, Marcelo Pires da, and Maria Inês Muanis Persechini. Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil 2012. Brasília, DF: Banco Interamericano de Desenvolvimento, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Brazil). Divisão do Centro de Controle Ambiental Fundação Estadual do Meio Ambiente Pantanal (Mato Grosso do Sul. Relatório de qualidade das águas superficiais da Bacia do Alto Paraguai, 1996. Campo Grande, MS: FEMAP/MS, Coordenadoria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, Divisão do Centro de Controle Ambiental, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Teixeira, Elba Calesso. Avaliação ambiental da região do baixo Jacuí, RS, Brasil: Qualidade das águas superficiais e sedimentos fluviais. Porto Alegre, RS: FEPAM, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brunkow, Renato Fernando. Monitoramento da qualidade das águas dos reservatórios do Estado do Paraná, no período de 1999 a 2004. [Curitiba, Brazil]: Governo do Paraná, SEMA-Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto Ambiental do Paraná, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Workshop: Qualidade das Águas dos Mananciais das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (2001 São Pedro, São Paulo, Brazil). Histórico e conclusões do Workshop--Qualidade das Águas dos Mananciais das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí: Aplicação da portaria 1469-00. Piracicaba, Brasil: Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Governo do Estado de São Paulo, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rios, Israel Henrique Ribeiro, and Alexsandro Fiscina de Santana. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060701.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade das águas subterrâneas é uma das importantes etapas que subsidia o enquadramento dos corpos d’água e auxilia no processo de gestão dos recursos hídricos. Analisar as condições de qualidade das águas é um procedimento importante para o efetivo gerenciamento das bacias hidrográficas, na medida em que mostra a situação atual para nortear metas e ações para alcançar uma situação almejada. Essa análise se dá através de parâmetros físicoquímicos e biológicos de qualidade. Alguns dos parâmetros mais importantes no âmbito de águas subterrâneas são cloreto, dureza, ferro, fluoreto, nitrato e sólidos dissolvidos totais. Este trabalho visa observar a qualidade da água dos aquíferos da região de Feira de Santana e municípios limítrofes no período de 2008 a 2018, através destes parâmetros citados acima. Para obtenção dos dados foi utilizada a plataforma SIAGAS - Sistema de Informações de Águas Subterrâneas do país. Foi observada uma porcentagem alta de pontos acima do limite da Portaria para os parâmetros dureza, cloreto e sólidos dissolvidos totais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

VALERA, C. A. Tutela jurídica do solo: avaliação do Novo Código Florestal: as Áreas de Preservação Permanente – APPs e a conservação da qualidade do solo e da água superficial. Dialética, 2022. http://dx.doi.org/10.48021/978-65-252-2410-7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dantas Filho, Jerônimo Vieira, Clodoaldo de Oliveira Freitas, and Jucilene Cavali. Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000886.

Full text
Abstract:
Esta publicação traz alguns estudos apresentados em quatro capítulos, I. Viabilidade econômica do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques escavados abastecidos com e sem bombeamento; II. Viabilidade econômica do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em relação a outras atividades agropecuárias no estado de Rondônia; III. Caracterização limnológica do ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas) em viveiro escavado na Amazônia Ocidental; e Inovações nos aspectos produtivos do pirarucu (Arapaima gigas) cultivado na Amazônia Ocidental. Este livro cumpre os objetivos de analisar a viabilidade econômica da implantação e manutenção do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em diferentes modelos de produção. E também, demonstrar a viabilidade econômica da piscicultura na criação de tambaqui, em comparação a outras atividades agropecuárias, usando a taxa interna de retorno (TIR), Payback e rentabilidade para identificar qual atividade é mais viável, apresentando uma análise das vantagens e desvantagens da piscicultura. Outro objetivo alcançado foi caracterizar a qualidade da água em um ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas). Bem como relatar pesquisas sobre as inovações na criação de pirarucu na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Leite, Maria José de Holanda. Co-produtos da extração de vermiculita na produção de mudas de espécies arbóreas da Caatinga. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cpe535.1121-0.

Full text
Abstract:
A degradação ambiental ocorre principalmente nas regiões áridas, semiáridas e subúmidas secas do planeta, e resulta de fatores climáticos e antrópicos tais como as atividades pecuárias, de agricultura e de mineração (LIMA, 2004). Especificamente na região semiárida do nordeste do Brasil, que se estende por mais de 980 km2 distribuídos em todos os Estados nordestinos (exceto o Maranhão) e no norte de Minas Gerais, o desequilíbrio ambiental atinge mais de 20 milhões de hectares, o que equivale a mais de 12% da região Nordeste e quase 22% da região semiárida nordestina (MEDEIROS et al., 2012; SILVA et al., 2004). Estes autores informam que este quadro é mais crítico no Ceará e na Paraíba, onde a degradação ambiental é observada em mais da metade dos seus territórios. Esta degradação tem um forte componente humano, pois 21,3 milhões de habitantes habitam essa região, além dos rebanhos constituídos de 23,9 milhões de bovinos, 8,8 milhões de caprinos e 8,0 milhões de ovinos que se alimentam da vegetação nativa (IBGE, 2007; MEDEIROS et al., 2012), sendo por isso considerada a região semiárida mais populosa e com maior grau de antropismo do planeta (DRUMOND et al., 2000). As atividades humanas, tais como a pecuária e a mineração praticadas de maneira inadequada, podem desencadear processos de degradação ambiental, caracterizada pelo empobrecimento da flora e da fauna, erosão do solo e deterioração da qualidade da água dos rios e dos reservatórios (AZEVÊDO, 2011). Especificamente no solo, a densidade e a porosidade da camada superficial são os atributos mais prejudicados e precisam ser melhorados para favorecer a regeneração da vegetação, pois desequilíbrios nesses atributos prejudicam o desenvolvimento do sistema radicular e no estabelecimento e crescimento das plantas (NUNES, 2012). A mineração é uma atividade de forte impacto ambiental, pois implica geralmente na remoção da camada superficial do solo na área da jazida e na deposição superficial de rejeitos (BARRETO, 2001). A exploração da vermiculita, um produto utilizado na construção civil, melhoria das propriedades físicas de solos agrícolas, produção de cerâmica e remediação de solos contaminados por petróleo (NASCIMENTO, 2008). Há várias jazidas em exploração na região Nordeste do Brasil, uma delas no município de Santa Luzia-PB. Em visita à Mineradora Pedra Lavrada, que extrai a vermiculita no município de Santa Luzia, constatou-se a presença de crateras resultantes da extração do minério e a deposição de rejeitos no entorno da unidade de beneficiamento. Estes rejeitos não têm valor comercial que justifique o seu processamento. Este material de menor valor, doravante denominado de coproduto, afeta diretamente o ambiente pela ocupação de áreas de Caatinga, causando poluição visual e soterrando a vegetação nativa. Além disto, provoca efeitos indiretos no ambiente quando é carreado pelo vento e pelas águas pluviais, poluindo a água e assoreando rios e reservatórios. Este material de menor valor comercial é gerado quando a rocha é moída, e a vermiculita é separada de acordo com a sua granulometria. Dos cinco co-produtos gerados, apenas os de menor granulometria (poeira fina e ultrafina) são compatíveis para a produção de mudas, pois as pedras e pedaços menos friáveis do minério não apresentam, por motivos óbvios, potencial para a nutrição de plantas. Estes dois co-produtos provêm de um material friável do grupo das micas que formam silicato hidratado de magnésio, ferro e alumínio e constitui uma fonte de Ca, K e Mg para as plantas (NASCIMENTO, 2008). A utilização destes co-produtos se mostrou adequada para compor até 50% do substrato de produção de mudas de maracujá Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.) (LEITE, 2012) e pinhão manso (Jatropha curcas L.) (TRAJANO, 2010), propiciando ao substrato boas características de porosidade e capacidade de retenção de umidade, o que sugere a possibilidade de seu uso na produção de mudas de outras espécies. As mudas produzidas com estes co-produtos poderiam ser direcionadas para plantios em geral ou para a revegetação de áreas degradadas pela mineração, num círculo virtuoso em que a degradação ambiental provocada pela mineração em si e pela deposição dos co-produtos no ambiente seria parcialmente revertida pela utilização dos co-produtos gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lotufo, Conejo João Gilberto, Costa Marcelo Pires da, Teixeira, Alexandre Lima de F., and Agência Nacional de Aguas (Brazil). Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos., eds. Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil. Brasília, DF: Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Qualidade da água"

1

Cardoso, Ariane Silva, Érika Alves Tavares Marques, Cláudia Ricardo de Oliveira, Maria do Carmo Sobral, and Maristela Casé Costa Cunha. "USO DE CYANOBACTERIA NO EIXO LESTE DO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO COMO BIOINDICADORA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, 66–76. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060705.

Full text
Abstract:
As características climáticas associadas à eutrofização das águas, na região semiárida no Nordeste brasileiro, afetam reservatórios utilizados para abastecimento humano. Essas condições propiciam o desenvolvimento das Cyanobacteria nos corpos hídricos. Neste sentido, as Cyanobacteria foram utilizadas como bioindicadoras da qualidade da água em trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco, na região do Alto Curso do Rio Paraíba – PB, a fim de contribuir com ações voltadas à qualidade da água utilizada para abastecimento público. Foi observada nos pontos amostrais a ocorrência de Cyanobacteria, tanto em altas densidades, indicando águas com altos níveis de nutrientes, como apresentando espécies potencialmente produtoras de cianotoxinas. Esses resultados evidenciam risco à saúde pública para as populações na área de estudo, e mostram que é imprescindível o constante monitoramento da qualidade da água, o tratamento adequado da água para abastecimento público e o controle do lançamento de esgotos e efluentes nos corpos hídricos integrantes do PISF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nogueira, L. P. S., T. L. S. Lima, R. S. Silva, J. S. Nunes, A. S. Oliveira, J. V. F. Feitoza, and M. L. Andrade. "ANÁLISES DA QUALIDADE DA ÁGUA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO NORTE." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-51.

Full text
Abstract:
A água é a substância em maior abundância e o elemento mais essencial para a manutenção da vida de todos os seres vivos do planeta. Com isso, torna-se imprescindível controlar e exigir sua qualidade. Os critérios utilizados para verificar a qualidade da água são os aspectos físicos, químicos e biológicos. No preparo de alimentos existem muitas etapas nas quais o uso da água está envolvido e caso não atenda aos requisitos de qualidade, a água pode comprometer a produção do alimento. Diante do exposto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade da água destinada a produção de alimentos em uma indústria localizada no Rio Grande do Norte. Foram coletadas amostras de água de três setores da indústria, produção de sorvete (A1), casquinhos (A2) e polpa de fruta (A3). As amostras foram coletadas em recipientes devidamente esterilizados, e transportadas para o laboratório da própria indústria, onde foram submetidas a análises físico-químicas e microbiológicas, de acordo com os parâmetros proposto pela Portaria n° 2.914 de dezembro de 2011. Foi observado que a qualidade microbiológica da água proveniente das indústrias alimentícias é satisfatória, pois atende aos requisitos exigidos quanto à qualidade para uso em indústrias alimentícias. Quanto aos parâmetros físico-químicos como pH e turvação não influenciaram na eficiência da desinfecção por cloro e não expressaram níveis inseguros de potabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chacon-Pereira, Alessandra, Elza Neffa, and Luciene Pimentel da Silva. "AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL EM AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HÍDRICOS." In AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DA REGIÃO DE FEIRA DE SANTANA E MUNICÍPIOS LIMÍTROFES, 181–92. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060713.

Full text
Abstract:
No contexto de crise hídrica, a educação ambiental apresenta-se como um instrumento capaz de estimular posturas críticas sobre os fatores geradores dessa crise e contribuir junto à comunidade local e à diversos setores da sociedade na busca de soluções para a problemática hídrica. No entanto, estudos apontam para a fragilidade metodológica dos programas/projetos de educação ambiental voltados para a gestão de recursos hídricos. Percebe-se que a maioria dos programas/ projetos em desenvolvimento não especificam a vertente de educação ambiental que adotam e privilegiam práticas educativas pontuais e reducionistas. Nessa perspectiva, este estudo/pesquisa aborda o Sistema de Avaliação de Programas e Projetos de Educação Ambiental para Gestão de Recursos Hídricos (SAPEA-Água). Em seguida, discute a categoria de análise “Participação” do SAPEA-Água, seus indicadores e meios de verificação. Com esse sistema espera-se subsidiar o processo de avaliação dos referidos projetos/programas e ampliar a quantidade, a qualidade e a efetividade de programas/projetos de educação ambiental no âmbito da gestão das águas. Considera-se que o SAPEA-Água pode contribuir para o aperfeiçoamento da concepção teórica e prática dos programas/ projetos de educação ambiental para a gestão das águas, privilegiando processos educativos críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Newton Narciso. "Desafios para o monitoramento da qualidade da água de lastro." In Água de Lastro: Gestão e Controle, 213–32. EDITORA BLUCHER, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/978858039306410.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

EULER DOS SANTOS, SILVA, ALVES ELIZABETH CRISTINA GURGEL DE ALBUQUERQUE, SILVA ANNE CAROLINNE RODRIGUES LINHARES DA, and SOUSA ROBSON ALEXSANDRO DE. "CARREAMENTO DE NUTRIENTES DO SOLO IRRIGADO COM ÁGUA SALINA MEDIANTE FERTILIZAÇÃO ORGÂNICA." In PERSPECTIVAS DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS NA SOCIEDADE 5.0: EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E AMOR, 208–14. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-07-2.208-214.

Full text
Abstract:
A irrigação é uma técnica milenar que supre as necessidades das plantas, entretanto, a água de boa qualidade em alguns casos não está disponível para ser utilizada. Uma alternativa a esse problema é a utilização de águas subsuperficiais ou de drenagem, que nem sempre apresentam características ideais (SILVA, 2013). O uso de salina pode comprometer a qualidade físico-química do solo, o desenvolvimento das plantas e, possivelmente, a contaminação do lençol freático causando um possível passivo ambiental. A hipótese desse trabalho é verificar se diferentes compostos orgânicos aplicados no solo cultivado com sorgo irrigado com água salina influenciam na perda de nutrientes do solo quando irrigado com água com alta salinidade. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto que a salinidade da água de irrigação e o uso de compostos orgânicos podem influenciar no carreamento de nutrientes do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sfair, Isabella Christina Athayde, Patrícia Alexandre Evangelista, Roberta Barros Lovaglio, and Natan de Jesus Pimentel Filho. "QUALIDADE DA ÁGUA NA REGIÃO SUDOESTE PAULISTA." In Alternativas para o Desenvolvimento Sustentável do Sudoeste Paulista, 186–201. Editora Científica Digital, 2021. http://dx.doi.org/10.37885/210906165.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Robson Satelis de, Fernanda Bay Hurtado, Jerônimo Vieira Dantas Filho, and Jucilene Cavali. "CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CICLO DE CULTIVO DO PIRARUCU (Arapaima gigas) EM VIVEIRO ESCAVADO NA AMAZÔNIA OCIDENTAL." In Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. JERÔNIMO VIEIRA DANTAS FILHO, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000889.

Full text
Abstract:
O pirarucu apesar de suas características adaptativas particulares que favorecem seu cultivo em viveiros escavados e sob altas densidades de estocagem, a obtenção do máximo potencial zootécnico vem sendo prejudicada principalmente pela influência da qualidade de água. Por isso, o objetivo com esse trabalho foi caracterizar a qualidade da água em um ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas). O estudo foi realizado no Centro de Pesquisa em Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Universidade Federal de Rondônia, Presidente Médici-RO. Onde foram mensurados os parâmetros limnológicos nas fases de cultivo de 60 pirarucus em viveiro subdivido em hapas e em tanques rede. Os resultados obtidos foram comparados com o estabelecido pelas Resoluções CONAMA n° 357/2005 (BRASIL, 2005) e nº 430/2011 (BRASIL, 2011), verificando os dados obtidos conforme sua classe de enquadramento de uso (piscicultura). A qualidade da água sofreu influência direta da fase de cultivo do pirarucu em todos os ciclos de cultivo devido ao manejo adotado no viveiro. Foram encontrados valores adequados para oxigênio dissolvido, pH e temperatura da água foram obtidos quando houve menor biomassa no viveiro e na fase de crescimento até 4,5 kg de peso do pirarucu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Gérsica Nogueira, Anderson Pinheiro, Vanessa Adalgiza Silva, Ariane Silva Cardoso, Érika Marques, William Severi, and Maria do Carmo Sobral. "Monitoramento da qualidade da água em piscicultura no semiárido." In Estratégias de Monitoramento Ambiental da Aquicultura, 27–28. Instituto de Pesca, 2019. http://dx.doi.org/10.31898/978.65.80646.00.5.27.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bruno Monte Gomes, Francisco, Marcus Vinicius Freire Andrade, and Suely Torquato Ribeiro. "Qualidade da Água de Dessalinizadores Disponibilizados para o Consumo Humano em Comunidades Rurais de Sobral (CE)." In Clima, recursos hídricos e tecnologias sociais no semiárido, 171–87. Editora SertãoCult, 2020. http://dx.doi.org/10.35260/87429397p.171-187.2020.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BEZERRA DOS SANTOS, DANIELE, and MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES. "AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO, TENENTE ANANIAS/RN." In Entre investigações, descobertas, desafios e esperança: Ensinar e Pesquisar Ciências em um Brasil Pós-Pandemia. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vi.conapesc.2021.01.036.

Full text
Abstract:
ESSA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR A QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA QUE CHEGA À ESCOLA PARA O CONSUMO HUMANO. AS AMOSTRAS DE ÁGUA DESTINADAS PARA AS ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS FORAM COLETADAS E IDENTIFICADA COM LOCAL E DATA DA COLETA, RESPECTIVAMENTE, NO: AÇUDE UMORORÓ; CAIXA D’ÁGUA DA ESCOLA QUE ACUMULA ÁGUA DIRETO DO AÇUDE UMORORÓ; RESERVATÓRIO QUE ARMAZENA ÁGUA DO APODI; BEBEDOURO DA ESCOLA QUE CONTÉM ÁGUA DO APODI, EM FRASCOS DE VIDRO TRANSPARENTES COM TAMPA, CONTENDO 0,1 ML DE TIOSSULFATO DE SÓDIO, PREVIAMENTE ESTERILIZADOS. APÓS A COLETA, OS RECIPIENTES FORAM CONDUZIDOS PARA O LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN), CAMPUS PAU DOS FERROS. O MÉTODO E PARÂMETRO ANALISADO BASEADO NA ASSOCIATIN OF OFFICIAL ANALYTICAL CHEMISTS (AOAC). CONSTATOU-SE QUE TODAS AS AMOSTRAS APRESENTAM COLIFORMES TOTAIS E E. COLI. A PRESENÇA DA BACTÉRIAS E. COLI CONFIGURA COMO INDICATIVO DE CONTAMINAÇÃO FECAL, DIANTE DISSO, FICOU EVIDENTE QUE A ÁGUA QUE É CONSUMIDA NA ESCOLA É IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO HUMANO, POIS DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE A ÁGUA PARA SER CONSIDERA POTÁVEL PARA O CONSUMO HUMANO DEVE ATENDER AOS PADRÕES DE POTABILIDADE E NÃO OFERECER RISCOS À SAÚDE HUMANA, PORTANTO, É INDISPENSÁVEL QUE OCORRA UM TRATAMENTO PRÉVIO ANTES DE SER CONSUMIDA PELA COMUNIDADE ESCOLAR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Qualidade da água"

1

PINHEIRO, D. R., A. P. PINHEIRO, and M. C. MARTELLI. "ESTUDO DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA EM HEMODIÁLISE." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-1401-19466-170819.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BASSO FALEIROS, KARINE, RAUANY APARECIDA PASQUINI DA SILVA, Marcia Conceição De Souza Silva, and Norilda Siqueira de Oliveira. "Estudo da qualidade da água do Ribeirão Vitória." In 20º Encontro Nacional de Ensino de Química. Recife, Pernambuco: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/eneqpe2020.239595.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Prado, Débora Pereira Gomes do, Benílton Alves Rodrigues Júnior, Vanessa Oliveira Lopes De Moura, Hanstter Hallison Alves Rezende, and Andressa Rodrigues Lopes. "IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CONTROLE DE DOENÇAS PARASITÁRIAS." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1515.

Full text
Abstract:
Introdução: A água destinada ao consumo humano deve atender aos procedimentos de controle, vigilância e de potabilidade, conforme definidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5 do Ministério da Saúde. A falta de saneamento básico pode propiciar a presença de agentes patogênicos causadores de doenças de veiculação hídrica, favorecendo o desenvolvimento de várias infecções, como diarreia e parasitoses intestinas. As doenças parasitárias, transmitidas principalmente por meio de água e alimentos contaminados, são consideradas um dos principais problemas de saúde pública mundial. Os parasitos encontram-se dispersos em diversos ambientes, podendo ter relação com saneamento inadequado e má distribuição de água potável, associados ao processo de urbanização desordenado. Objetivos: Identificar as principais parasitoses de veiculação hídrica, os impactos causados na saúde pública e a importância do monitoramento da qualidade da água. Materiais e métodos: Trata-se de um estudo de revisão de literatura narrativo. Os artigos foram obtidos através das plataformas online Google Acadêmico, SciELO e PubMed, publicados entre os anos de 2010 a 2020. Como descritores utilizou-se doenças parasitárias, água para consumo humano e transmissão hídrica. Resultados: Dentre as helmintíases, destaca-se a esquistossomose, doença endêmica diretamente relacionada à falta de saneamento básico. Giardia sp e Cryptosporidium sp são protozoários causadores da giardíase e criptosporidiose respectivamente, de ampla distribuição e relevante quadro diarreico persistente, sobretudo em crianças, que se multiplicam no trato gastrointestinal de seres humanos e outros animais. Estes são capazes de sobreviver por longos períodos em meio aquático, sendo que, cistos de Giardia e oocistos de Cryptosporidium, são resistentes ao tratamento convencional da água. Conclusão: Visto que, o saneamento é uma medida de promoção à saúde pública e as parasitoses intestinais estão associadas a fatores como precárias condições sanitárias, contaminação do solo e da água, consumo de alimentos e água contaminados, entre outros fatores relevantes para a saúde pública, faz-se necessário um monitoramento rigoroso do tratamento da água para consumo humano e implementação de medidas no controle de parasitos de veiculação hídrica, principalmente aos resistentes aos tratamento convencionais de potabilidade da água. Assim, evitará infecções que possam gerar danos à saúde, garantindo melhoria da qualidade de vida da população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Rodrigo Martins. "INFLUENCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA EM TROCADORES DE CALOR." In 37º Balanços Energéticos / 31º Gases Industriais. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/2237-0234-27767.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos da Silva, Giselia, and Priscyla Lima de Andrade. "MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO SIRINHAÉM-PE." In XVII Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e V Fórum Latino-Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15304.17-160722.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nathana Andressa Thiel, Ticiane Sauer Pokrywiecki, Marilete Chiarelotto, Juan Carlos Pokrywiecki, Fernando Cesar Manosso, Elisângela Dusman, and Ivane Benedetti Tonial. "Monitoramento da Qualidade da água da bacia hidrográfica do Rio Marmeleiro." In XX Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica da UTFPR. Curitiba, PR, Brasil: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, 2015. http://dx.doi.org/10.20906/cps/sicite2015-0560.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Souza, Valeska Martins, Waldelene Maria Gomes, and Angel Torrico Cáceres. "Estabilização Robusta da Qualidade da Água de Rios via LMIs." In DINCON 2015 – Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações. SBMAC, 2016. http://dx.doi.org/10.5540/03.2016.004.01.0036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

PEREIRA, LÁZARO HENRIQUE, RAYLLA FERREIRA DE OLIVEIRA, LúCIO FRANKLIN DA NóBREGA SOUSA, and JOSé ROBéRIO FERREIRA MENEZES. "Monitoramento da Qualidade da Água de Criação de Peixes Ornamentais." In II Brazilian Congress of Development. DEV2021, 2021. http://dx.doi.org/10.51162/brc.dev2021-0015.

Full text
Abstract:
A piscicultura ornamental tem crescido bastante em muitos países e por conta do seu alto desenvolvimento houve a necessidade de garantir melhores condições na criação de peixes, pois há diversos fatores que são imprescindíveis para manutenção adequada da vida aquática. Com o objetivo de avaliar a qualidade da água de aquários domésticos, foram realizadas análises físico-químicas em três aquários com diferentes capacidades de armazenamento, que continham peixes das espécies: Carassius auratus e Pterophyllum scalare, através dos métodos: Potenciométrico para a determinação do pH, Nefelométrico para a turbidez, Espectrofotométrico - diazotação sulfanilamida para a concentração de nitrito, Espectrofotométrico - salicilato de sódio para o nitrato, Titulométrico / 4500 - C e Espectrofotométrico para amônia, Titulométrico - Complexação com EDTA - 2340 - C para a dureza total e dureza de cálcio e modificação da Azida referente a concentração de oxigênio dissolvido. Foi possível constatar que as concentrações de nitrito e nitrato estavam acima dos valores ideais e a elevada dureza presente no aquário de 30 litros é prejudicial aos peixes da espécie Pterophyllum scalare. Portanto, concluiu-se que é necessário a utilização de diversos parâmetros para caracterizar um ambiente biologicamente adequado, assim como o uso de filtros biológicos e oxigenação artificial para garantir uma melhor qualidade da água para criação peixes ornamentais. ,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lopes, José, Pedro Alencar, Fernando Lopes, and Eunice Andrade. "QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO POMPEU SOBRINHO, CEARÁ." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentavel, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.gas835.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

FREIRE, Diolande Ferreira Gomes, CARLLA DANIELLE DA SILVA LAURENTINO, and Kelyanne Noronha PINHEIRO. "Qualidade de Água: Estuários e Aquíferos Costeiros." In Anais da VII Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia DeVry Brasil. Recife, Brasil: Even3, 2016. http://dx.doi.org/10.29327/13455.7-13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography