To see the other types of publications on this topic, follow the link: Qualidade da água.

Journal articles on the topic 'Qualidade da água'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Qualidade da água.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Drehmer-Marques, Keiciane Canabarro, Elisangela Secretti, and Larissa Lunardi. "ANÁLISE DA QUALIDADE DA ÁGUA." Vivências 18, no. 36 (April 21, 2022): 241–59. http://dx.doi.org/10.31512/vivencias.v18i36.695.

Full text
Abstract:
Os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio preveem a formação integral dos educandos, estimulando pensamento crítico e científico. Sugere-se integrações entre as disciplinas básicas com as disciplinas das áreas técnicas, dessa forma, o ensino deve ser significativo e atrativo aos estudantes. O objetivo deste estudo é o de relatar a experiência de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) com abordagem investigativa teórico-prática sobre a qualidade da água dos açudes da instituição. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal Farroupilha, com uma turma do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. No procedimento metodológico de SDI, os estudantes perpassaram por etapas de investigações teóricas e práticas das análises das águas. Verificou-se a atuação ativa dos discentes ao longo do projeto, demonstrando interesse nas atividades propostas, as quais envolveram saída de campo, práticas em laboratório, análise dos dados e confecção de um relatório digital. Os resultados indicam que os estudantes agem como construtores do conhecimento, auxiliando no processo de aprendizagem a partir do contexto que estão inseridos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Rosa Alencar Santana de, and Lorenzo Guimarães de Mello. "Caracterização da qualidade da água subterrânea utilizando índices de qualidade da água em Riachão do Jacuípe, Bahia." Holos Environment 19, no. 4 (December 6, 2019): 543. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i4.12346.

Full text
Abstract:
A água subterrânea representa uma crucial fonte para abastecimento de comunidades rurais nas regiões semiáridas. A escassez hídrica, relatada em diversos estudos prévios, exige que sejam conhecidas e divulgadas informações sobre a qualidade da água disponível, como uma das formas para melhor gerir e conservar as reservas existentes. O principal objetivo deste trabalho foi caraterizar as águas de poços profundos na região de Riachão do Jacuípe (BA), por meio de Índices de Qualidade de Água (IQA), com a finalidade de dispor, aos moradores, gestores e tomadores de decisão, um recurso para informar, de maneira simples, a qualidade da água fornecida à comunidade. A pesquisa também investigou os usos e tratamento dispensados à água, com o intuito de sugerir medidas para corrigir possíveis carências. Para esses propósitos foram utilizados resultados de análises de água fornecidos pela Secretaria do Meio Ambiente (BA) e entrevistas junto à comunidade. Esta pesquisa é uma contribuição importante para compreender a relação entre a qualidade da água e a situação de vulnerabilidade das comunidades rurais do semiárido. Os objetivos foram alcançados com o uso de três metodologias de cálculo de índices de qualidade de água (IQA): IQA CETESB, CCME WQI e e-IQUAS, aplicadas para doze amostras de água, para as quais foram avaliados vinte parâmetros. Os resultados mostraram convergência na caracterização estabelecida nas três metodologias, todas as amostras foram classificadas como “ruins”. A aplicação de índices se mostrou adequada, todavia tais mecanismos devem ser associados a outros recursos de avaliação. Quanto ao senso dos usuários, os resultados sugerem que os moradores precisam conhecer melhor a relação entre a qualidade da água com possíveis riscos para a saúde. A disseminação dos Índices de qualidade de água pode ser um mecanismo eficaz, oportunizando a população, gestores e decisores determinarem ações para mitigar as carências percebidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Simonetti, Vanessa Cezar, Darllan Collins da Cunha e. Silva, and André Henrique Rosa. "Análise da influência das atividades antrópicas sobre a qualidade da água da APA Itupararanga (SP), Brasil." Geosul 34, no. 72 (July 25, 2019): 01–27. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n72p01.

Full text
Abstract:
A problemática relacionada aos recursos hídricos tem sido palco de debates devido a constante deterioração da qualidade da água e aumento de sua demanda. Assim, este estudo objetivou analisar a influência do uso e ocupação da terra na qualidade da água dos principais cursos de água da Área de Proteção Ambiental (APA) Itupararanga (SP). Para tanto, foram realizadas análises dos principais parâmetros e índices de qualidade das águas, bem como o mapeamento do uso e ocupação da terra. Os resultados revelaram que as condições de esgotamento sanitário dos municípios da APA Itupararanga e as classes de usos agrícolas estão impactando negativamente na qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinheiro, Viviane da Silva, Carlos Adolpho Magalhães Baltar, and José Yvan Pereira Leite. "Flotação com amina: a importância da qualidade da água." Rem: Revista Escola de Minas 65, no. 4 (December 2012): 549–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672012000400017.

Full text
Abstract:
Enquanto há disponibilidade de sítios na superfície mineral, a adsorção da amina é não específica, motivada pela atração eletrostática com a superfície. Espécies catiônicas dissolvidas na água competem com o íon coletor pelos sítios negativos da superfície mineral. Esse fato evidencia a importância da composição química da água no resultado de uma flotação com amina. Estudou-se a flotação de quartzo, com amina, usando-se três diferentes águas: (1) uma água dura proveniente de Currais Novos (Rio Grande do Norte); (2) a água de Currais Novos, após abrandamento, por meio de flotação iônica e (3) água destilada. Verificou-se a influência do pH e da concentração do coletor. Os testes de flotação foram realizados em Tubo de Hallimond modificado. Os resultados mostraram que a presença dos íons cálcio e magnésio, nos níveis encontrados na água dura, prejudica a flotação com amina. A remoção parcial desses íons resultou em uma água tratada, que possibilitou um aumento na recuperação do quartzo de 32% para 86%. Apesar dos cátions residuais, os resultados obtidos com a água tratada são equivalentes àqueles verificados com a água destilada, sugerindo que, em baixas concentrações (em torno de 5 mg/L), os íons Ca++ e Mg++ não afetam a densidade de adsorção da amina na superfície do quartzo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daronco, Carla Regina, Renata Linassi Bárta, José Antônio Gonzalez da Silva, Christiane de Fátima Colet, and Eniva Miladi Fernandes Stumm. "Bioindicadores alternativos da qualidade da água para consumo humano." Research, Society and Development 9, no. 9 (August 11, 2020): e51996824. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6824.

Full text
Abstract:
A segurança microbiológica da água está relacionada à contaminação fecal, e os biomarcadores convencionais de contaminação da água para consumo humano não permitem revelar qual é a fonte de contaminação fecal. O objetivo da pesquisa é encontrar evidências científicas sobre biomarcadores alternativos que possam identificar a fonte de contaminação fecal na água destinada ao consumo humano. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, tipo revisão integrativa de literatura. Biomarcadores utilizados foram bactérias, vírus, protozoários e arqueas, e 72,7% dos estudos tiveram amostras provenientes de águas subterrâneas. Taxas de detecção de marcadores genéticos Bacteriodales específicos de humanos foram maiores do que de animais na maioria dos estudos, destaca-se este achado em águas subterrâneas. Marcadores arqueais foram mais prevalentes que Bacteriodales nos corpos de água estudados. A variabilidade sazonal da ocorrência dos biomarcadores de contaminação fecal foi identificada em 60% dos estudos que realizaram essa avaliação. A sensibilidade e a especificidade dos marcadores espécie-específicos podem variar de acordo com a região estudada. Sugere-se que o uso desses marcadores deve ser combinado ao monitoramento de biomarcadores de contaminação fecal convencionais. Percebe-se a necessidade de mais pesquisas que utilizem biomarcadores que identifiquem possíveis fontes de contaminação humana e/ou animal na água de consumo humano, e que avaliem risco e incidência de doenças de veiculação hídrica nos locais estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cecconello, Samanta Tolentino, Luana Nunes Centeno, and Diuliana Leandro. "Avaliação da qualidade da água subterrânea na zona rural do município de Pelotas, RS." Revista Thema 17, no. 1 (April 29, 2020): 57–73. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v17.2020.57-73.1558.

Full text
Abstract:
Na zona rural as águas subterrâneas ainda são as fontes mais utilizadas para abastecimento humano. Sendo que a qualidade destas águas está relacionada com as diversas atividades existentes no entorno das fontes de captação de água. Este estudo teve como objetivo mapear a vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas pelo método GOD, caracterizar a qualidade da água oriunda de fontes individuais de água para consumo humano na zona rural do município de Pelotas/RS, identificando as possíveis fontes de poluição. Foram analisados cinco poços rasos durante os meses de fevereiro a junho de 2018. As variáveis de qualidade da água analisadas foram turbidez, nitrogênio amoniacal, cloretos, potencial hidrogeniônico, coliformes totais, coliformes fecais, temperatura da água, sólidos dissolvidos totais e condutividade elétrica. Os resultados foram comparados com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 05/2017. Concluiu-se que os pontos analisados se encontram em áreas de média vulnerabilidade natural e que nos cinco pontos, houve variação ao longo do tempo na qualidade da água subterrânea, sendo consideradas impróprias para consumo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Pedro Santos, Manuel Almeida, Ricardo Rebelo, Maria Felisbina Quadrado, Francisco Ribeiro Teles, and João Pádua. "A modelação da qualidade da água como suporte ao ordenamento da albufeira de Castelo do Bode." Revista Recursos Hídricos 41, no. 2 (December 2020): 75–84. http://dx.doi.org/10.5894/rh41n2-cti6.

Full text
Abstract:
O processo de gestão da qualidade da água das albufeiras de águas protegidas localizadas em Portugal continental é, em grande parte, consubstanciado pela implementação das medidas inscritas nos principais instrumentos de gestão do território, nomeadamente os Planos de Gestão de Região Hidrográfica (PGRH) e os Planos de Ordenamento de Albufeiras (POA), actualmente designados Programas Especiais de Albufeiras de Águas Públicas (PEA), em função da adaptação dos POA ao quadro legislativo vigente. A definição das disposições gerais relativas ao uso e ocupação da área de intervenção, e de acções, medidas e projectos inscritos no POA da albufeira de Castelo do Bode (Resolução do Concelho de Ministros n.º 69/2003), foi parcialmente suportada pela modelação matemática da qualidade da água da albufeira (INAG, I.P., 2011a)). Os cenários de simulação considerados permitiram identificar as principais pressões existentes e a mais-valia decorrente da aplicação de medidas concretas que visavam a redução da carga poluente afluente à massa de água. Decorridos 17 anos, e no âmbito do desenvolvimento do Programa Especial da Albufeira de Castelo do Bode (PEACB), procedeu-se a um novo processo de modelação matemática da qualidade da água. No presente estudo, descreve-se a abordagem metodológica que consubstanciou o processo de modelação matemática, os resultados obtidos e analisa-se a evolução da qualidade da água da albufeira nos últimos nove anos. Apesar da dificuldade inerente ao estabelecimento de uma relação causal directa entre a implementação das medidas/acções definidas no POA das albufeiras de Castelo do Bode, Cabril, Bouçã e Santa Luzia (Resolução do Concelho de Ministros n.º 45/2002), e a melhoria da qualidade da água da albufeira de Castelo do Bode, considera-se que, em função do nexo temporal existente, a redução de carga afluente determinada pela implementação das referidas medidas/acções, poderá ter tido um papel crucial na melhoria e preservação da qualidade da água da albufeira. Palavras-chave: Qualidade da água; Plano; Ordenamento; Modelação matemática; Castelo do Bode.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Paim, Rosana Alves, Pedro Antonio Roehe Reginato, Elias Zientarski Michalski, Rosane Maria Lanzer, and Tuane De Oliveira Dutra. "Análise hidroquimíca e da aplicação de diferentes métodos de avaliação da qualidade da água subterrânea em aquíferos costeiros em Osório – RS." Águas Subterrâneas 32, no. 3 (October 14, 2018): 337–45. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i3.29155.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo analisar a qualidade da água subterrânea de poços ponteira, que captam água de aquíferos livres na região de Osório (RS), e avaliar a aplicação de diferentes índices de qualidade da água subterrânea. Para o desenvolvimento do estudo foi realizada a coleta de amostras de água subterrânea em 15 poços ponteira, a interpretação de dados físico-químicos e bacteriológicos, e a aplicação de índices de avaliação da qualidade da água. A análise dos resultados indicou que as águas subterrâneas da região, na sua maioria, apresentam baixas concentrações para os principais cátions e ânions, e baixos valores de pH e condutividade elétrica. A comparação dos resultados das análises com os Valores Máximos Permitidos da portaria do Ministério da Saúde Nº 2914/11 indicou a ocorrência de problemas de qualidade, em 14 poços, provocadas por alterações em diferentes parâmetros, como: pH, amônia, ferro, cor, alumínio, manganês, turbidez, Coliformes Totais e E.coli. A aplicação do Índice de Qualidade da Água Subterrânea indicou a ocorrência de 4 poços com águas de péssima qualidade, 2 de boa qualidade e 9 de ótima qualidade. O cálculo do Índice Relativo de Risco evidenciou a ocorrência de 4 poços que apresentaram valores mais elevados. A Avaliação de Risco à Saúde indicou a ocorrência de 2 poços que apresentaram risco não carcinogênico. A análise da aplicação de diferentes índices demonstrou a existência de uma discrepância nos resultados, visto que para aplicação de cada um dos índices são utilizados diferentes parâmetros. Assim, em estudos de avaliação de qualidade da água subterrânea, devem ser utilizados mais de um tipo de índice, para que seja possível identificar e avaliar com maior precisão, as alterações de quali-dade desse recurso hídrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Guedes, Hugo A. S., Demetrius D. da Silva, Abrahão A. A. Elesbon, Celso B. M. Ribeiro, Antonio T. de Matos, and José H. P. Soares. "Aplicação da análise estatística multivariada no estudo da qualidade da água do Rio Pomba, MG." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, no. 5 (May 2012): 558–63. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000500012.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água e identificar os grupos de poluição presentes no médio Rio Pomba, por meio de técnica estatística multivariada. Duas campanhas no período de out/2008 a jan/2009 foram realizadas em nove pontos georreferenciados, localizados ao longo do médio Rio Pomba, compreendendo a análise de 18 variáveis de qualidade de água. A técnica estatística multivariada por meio da aplicação da análise fatorial/análise de componentes principais promoveu a redução no número de variáveis de qualidade de água, uma vez que o melhor comportamento das variáveis ocorreu com a inclusão de 15 das 18 variáveis analisadas. Pelo emprego da análise fatorial/análise de componentes principais identificou-se que o melhor comportamento das variáveis de qualidade das águas do médio Rio Pomba foi aquele composto por três fatores, explicando 74,30% da variância total. As variações na qualidade da água no médio Rio Pomba foram definidas por um grupo de nutrientes associado ao esgoto doméstico e à poluição difusa; por um grupo orgânico, causado pelo lançamento de esgoto doméstico no curso de água e por um grupo de sólidos em suspensão, expressando o processo de erosão hídrica na bacia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CÉSAR, Gabriele Cristina de Lima, Janira Alice KELES, Juni CORDEIRO, and Maria Auxiliadora LAGE. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RESERVATÓRIO DA USINA HIDRELÉTRICA DE PETI, MINAS GERAIS." Geosciences = Geociências 39, no. 03 (September 30, 2020): 817–29. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i03.15064.

Full text
Abstract:
O reservatório da Usina Hidrelétrica (UHE) de Peti, localizado na sub-bacia do Rio Santa Bárbara, Minas Gerais, foi construído para geração de energia, entretanto, suas águas são utilizadas em diferentes atividades, incluindo a recreação. Neste contexto, este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água do reservatório, seu índice de eutrofização e indicadores de balneabilidade. Para isso, foram utilizados documentos cedidos pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) referentes aos indicadores de qualidade das águas entres os anos de 2009 e 2018, obtidos em 4 estações de monitoramento. Notou-se que os indicadores de qualidade da água a montante do reservatório apresentaram resultados insatisfatórios, principalmente aqueles relacionados ao fósforo e coliformes termotolerantes. As análises das amostras coletadas na área do reservatório indicaram índice de qualidade da água “bom” e índice de estado trófico “mesotrófico”. Entretanto, quanto à balneabilidade, a presença de traços de óleo e graxa apontam que as águas são impróprias para o contato primário. Dessa forma, ressalta-se a importância da realização de trabalhos de educação ambiental com os usuários de barcos a motores e jet-ski para prevenir o derramamento de contaminantes nas águas, assim como a realização de novos estudos para identificação de outras possíveis fontes poluidoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Silva, Cassio Pereira da, Reinaldo Romero Vargas, Regina De Oliveira Moraes Arruda, and Edna Ferreira Rosini. "Efeitos do uso e ocupação da terra na qualidade da água da sub-bacia hidrográfica Cabosol, Guarulhos/SP." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 6 (November 5, 2019): 260–73. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.006.0023.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo relacionar o uso e ocupação da terra com a qualidade das águas superficiais da Sub-bacia Hidrográfica Cabosol, Guarulhos (SP) utilizando indicadores de qualidade de água: Índice de Qualidade de Água – IQA e Índice de Estado Trófico – IET. Para avaliar a qualidade da água ao longo da sub-bacia foram selecionados cinco pontos de coleta (P1 a P5), cuja escolha fundamentou-se considerando a amplitude da superfície de drenagem, na ocorrência de regiões diferentes quanto ao uso e ocupação da terra e na facilidade de acesso aos pontos. Foram realizadas cinco coletas bimestrais compreendendo dois períodos sazonais, chuvoso e seco, entre setembro de 2017 e julho de 2018. A área de estudo apresentou características de bacia rural, identificando-se cinco classes de uso e ocupação da terra. O índice de qualidade de água – IQA, apresentou resultados classificados entre ótimo e bom, notando-se queda de qualidade ao longo da sub bacia. O índice de estado trófico – IET apresentou seus piores resultados em regiões com maior influência antrópica. Apesar das boas classificações da qualidade da água obtidas através do IQA e IET, o decréscimo destes índices ao longo da área estudada é provocado pela incidência das atividades antrópicas que avançam sobre a sub-bacia, em especial a construção do Rodoanel Mario Covas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Antunes, Michele de Oliveira. "A Importância da Qualidade da Água em Campanha." EsSEx: REVISTA CIENTÍFICA 2, no. 3 (December 17, 2019): 69–72. http://dx.doi.org/10.46848/900022.

Full text
Abstract:
O corpo humano é constituído em sua maioria por água. O percentual de água nos músculos é de 75%. Da mesma forma, o sangue é constituído 95% de água e a gordura corporal 14% . Até mesmo o tecido ósseo possui água em sua constituição (22%). Como o corpo do homem possui mais músculos que o da mulher e menos gordura, o percentual total de água difere entre os dois, sendo de 65% e 60% respectivamente. A água é essecial para a sobrevivência humana e muitas doenças podem ser veiculadas através dela, podendo ser de origem bacteriana, viral ou parasitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rêgo, João Ricardo Souza do. "Educação Ambiental: análise da percepção dos alunos do ensino fundamental sobre a qualidade da água consumida no município de Belém (PA)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 13, no. 4 (December 30, 2018): 87–110. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2018.v13.2542.

Full text
Abstract:
Estudo que desvela a percepção de alunos de um colégio localizado no Município de Belém, capital do Estado do Pará, sobre a qualidade da água consumida diariamente em suas residências. Buscou-se, por meio de questionários, verificar a percepção ambiental dos estudantes a respeito da temática sobre qualidade e importância da água e comparar com os resultados da análise físico-química e microbiológica das águas coletadas, objetivando constatar se a qualidade da água percebida e relatada pelos alunos, corresponde com o enquadramento dos parâmetros dessa águas às normas de portabilidade. Por meio destes resultados foi possível revelar que os alunos possuem a percepção da importância da água de boa qualidade para os múltiplos usos humanos, conhecimento que se constitui essencial como estratégia de ensino em Educação Ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Deina Farto, Cindy, and Tarciso Cabral da Silva. "Avaliação comparativa da qualidade de água de chuva e oriunda de açudes armazenadas em cisternas no semiárido do estado da Paraíba." Revista DAE 223, no. 68 (March 23, 2020): 112–23. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.033.

Full text
Abstract:
As cisternas construídas para o armazenamento de água de chuva podem ser abastecidas com águas oriundas de açudes ou de rios, por meio de carros pipa. Isso ocorre pois as águas de chuva muitas vezes não são suficientes para suprir as necessidades das famílias em períodos de seca no semiárido brasileiro. Assim, o objetivo desse trabalho foi comparar 15 parâmetros de qualidade da água desses dois tipos, armazenadas em cisternas. Também foram feitas análises da variabilidade dos parâmetros e verificações de conformidade com base na Portaria do Ministério da Saúde no 05/2017. Foram realizadas análises físicas, químicas e microbiológicas no ano de 2017 em amostras de água de 12 cisternas, sendo 6 com águas de chuva e 6 com águas oriundas de açudes. Dos 15 parâmetros de qualidade da água analisados, 5 deles não apresentaram diferenças significativas entre as suas médias nas águas dos dois grupos de cisternas. Ademais, a água de chuva apresentou melhor qualidade do que a oriunda dos açudes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Tormam, Mylena Feitosa, Carina Krüger Bork, Hugo Alexandre Soares Guedes, Julia Manzke, and Ana Luísa Ferrão. "Variabilidade sazonal da qualidade da água na Lagoa Mirim, RS, Brasil." Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 4, no. 2 (December 15, 2017): 54. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v4i2.12245.

Full text
Abstract:
A avaliação das variações sazonais nas características da qualidade das águas super ciais é um aspecto essencial para avaliar a poluição da água, tanto de forma natural, como por in uências antropogênicas, sobre os recursos hídricos. Neste estudo, foram investigadas as variações sazonais da qualidade da água na Lagoa Mirim, situada no sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados utilizados foram originários de nove pontos de monitoramento ao longo da lagoa, no período compreendido entre julho de 2013 a janeiro de 2015. Foram analisadas 12 variáveis de qualidade de água em relação às estações do ano, utilizando métodos estatísticos como Análise de Variância, Teste de Tukey e Teste de Kruskal- Wallis. Os resultados indicaram variabilidade estatística signi cativa nas variáveis temperatura, oxigênio dissolvido, nitrogênio total, fosforo total e coliformes totais. As variações qualitativas da água foram atribuídas às atividades antropogênicas e às atividades agrícolas da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sousa, Marcos Jean Araújo de, Mariane Furtado Gonçalves, Jorge Diniz de Oliveira, and Claudia Karen Silva Lopes. "Índice de qualidade da água da sub-bacia do Riacho Cacau, Portal da Amazônia Imperatriz- MA." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 23, 2021): e45510212631. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12631.

Full text
Abstract:
O trabalho teve como objetivo a avaliação da qualidade da água da sub-bacia do Riacho Cacau ao logo dos anos na área urbana da cidade de Imperatriz-MA (portal da Amazônia), visando subsidiar instrumentos de gestão dos recursos hídricos urbanos. Considerou-se neste estudo os aspectos de interferência humana no ecossistema aquático. As interferências na qualidade da água foram avaliadas pelas seguintes variáveis: pH, Potencial redox, Cloretos, Alcalinidade, Acidez, Oxigênio dissolvido, Nitrogênio total, Fósforo total, Temperatura, Condutividade elétrica, Turbidez, sólidos totais, Material particulado em suspensão, Coliformes totais e Coliformes termotolerantes, com os parâmetros criou um banco de dados sobre a real situação do corpo hídrico. Após a avalição das características físico-químicas das águas do riacho foi aplicado o calculado do Índice de Qualidade da Água utilizando o método de Báscaran (IQAb) e o coefiente de correlação Person. O Riacho Cacau obteve índices de qualidade de água variado de bom para excelente nos anos 2015-2016 quando comparados com os valores 2018-2019, em que 50% das amostras obtiveram IQA Bom, 25% IQA Excelente e 25% Agradável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Rezende, Pacelli Dias de, Ramiro Machado Rezende, Rosângela Francisca de Paula Vitor Marques, Renata Alves Lara Silva Rezende, Alisson Souza de Oliveira, Claudiomir da Silva dos Santos, and Camilo Nunes Pereira. "Qualidade e reúso da água de caldeira." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 6 (May 31, 2021): 566–75. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.006.0047.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade de água proveniente de caldeira e propor formas de reúso das águas provenientes de processos de purga, descarga das válvulas de segurança e descarga de fundo das caldeiras. Propôs-se o reúso da água descarga de purga e descarga das válvulas de segurança das caldeiras para retorno no processo produtivo e dimensionamento de reservatório para descarga de fundo objetivando irrigação dos telhados da indústria. Para verificação da qualidade da água de uma caldeira fogotubular, válvulas de segurança e purga, foram realizadas análises de temperatura, alcalinidade total, alcalinidade bicarbonato, alcalinidade carbonato, alcalinidade hidróxido, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, dureza total, cloretos, ferro total, cloro residual e pH. Foram realizadas três análises de temperatura com termômetro de bulbo seco em triplicata no período de maior insolação do dia, com o sistema em uso e em desuso, a fim de verificar a eficiência de irrigação no telhado após reúso. Quanto ao reúso proposto, o processo se mostrou satisfatório complementando a base de sustentabilidade, com reutilização dessa água na própria caldeira com temperatura de aproximadamente 70 a 80°C. Observou-se redução de custos devido ao menor consumo de água, uma vez que anteriormente era utilizada água da concessionária à temperatura ambiente e, menor gasto energético para aquecimento da água para vaporização, ou seja, menor utilização de matéria-prima de lenha (redução de 3,5 m³ de lenha para 2 m³). A média de gasto com água mensal seria de 87 m³ x 3,7088 = R$ 320,684 – 30% = R$ 96,21 de economia por reaproveitar a água da descarga de fundo e das válvulas de segurança. A média de gasto da lenha por dia era 3,5 m³ - 2,0 m³, passou a economizar 1,5 por dia após reaproveitar a água da descarga de fundo e das válvulas de segurança, 1,5 m³ x 30 dias = 45 m³ x R$ 55,00 = R$ 2.475,00 de economia por mês. Com relação às variáveis de válvula de segurança e purgadores, foi possível constatar que pH e alcalinidade total se encontram fora dos limites estabelecidos pelas especificações técnicas. Concluiu-se que a água de descarga de purga e das válvulas de segurança de caldeiras que atinjam aproximadamente 70°C a 80°C pode ser reutilizada na própria caldeira com consequente economia de lenha e água, devendo-se, entretanto, proceder a um tratamento com adição de cal e/ou soda cáustica, conforme análise da USI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Lordelo, Lidiane Mendes Kruschewsky, José Milton Porsani, and Patrícia Campos Borja. "Qualidade físico-química da água para abastecimento humano em municípios do sertão da Bahia: um estudo considerando diversas fontes de suprimento." Águas Subterrâneas 32, no. 1 (February 26, 2018): 97–105. http://dx.doi.org/10.14295/ras.v32i1.28896.

Full text
Abstract:
O abastecimento de água nas áreas rurais do sertão brasileiro é dificultado devido à escassez de água e adoção de políticas e tecnologias inapropriadas que envolvem desde a captação até a distribuição ao consumidor. Atualmente, diversas são as fontes utilizadas para o suprimento de água, tais como: águas subterrâneas (poços), água de chuva (cisterna), e águas superficiais, o que inclui água do carro-pipa. Diante da necessidade de se garantir o acesso à água em face da sua importância para a promoção da saúde, o presente estudo visou analisar a qualidade das águas disponíveis para consumo humano, quanto aos parâmetros físico-químicos, provenientes das fontes citadas em cinco municípios do semiárido baiano. Os resultados evidenciaram que as condições áridas do solo influenciam na qualidade da água dos poços da região estudada tornando-as mais salobras. Por outro lado, as águas provenientes de carro-pipa que abastecem as cisternas do P1MC em face da seca prolongada estavam vulneráveis devido ao uso do cloro sem o devido controle podendo estar acima do permitido. As águas de chuva apresentaram condições adequadas quanto às características físico-químicas. Os resultados indicam a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso à água de qualidade na região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Agrizzi, Daniela Vantil, Roberto Avelino Cecílio, Sidney Sára Zanetti, Giovanni de Oliveira Garcia, Atanásio Alves do Amaral, Elziane Favoreto Alves Firmino, and Natalia Gomes de Souza Mendes. "Qualidade da água de nascentes do Assentamento Paraíso." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 3 (June 2018): 557–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018150701.

Full text
Abstract:
RESUMO Este estudo teve por objetivo avaliar a influência de diferentes usos do solo no entorno de nascentes sobre alguns parâmetros de qualidade das águas de oito nascentes localizadas no Assentamento Paraíso, Alegre, Espírito Santo. As nascentes avaliadas consistiram em uma em meio à floresta remanescente de Mata Atlântica; seis cercadas e em diferentes estágios de recomposição florestal; e uma sem cerca e com acesso livre dos animais de criação. Três amostras de água foram coletadas em cada nascente entre 2011 e 2012, sendo analisados 17 parâmetros. Os valores determinados foram comparados com os padrões normativos para qualidade da água e correlacionados linearmente por meio do coeficiente de correlação. As águas das nascentes se mostraram aptas para o consumo, desde que previamente tratadas, e, quanto maior foram os trabalhos de proteção às nascentes, melhores foram os valores de qualidade de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Targino, Igor Furtado, Patricia Herminio Cunha Feitosa, Dayse Luna Barbosa, and Igor Antônio de Paiva Brandão. "Sistema de baixo custo para monitoramento remoto da qualidade da água." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 6 (May 28, 2021): 665–80. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.006.0055.

Full text
Abstract:
A qualidade da água para consumo humano influencia diretamente no bem-estar dos seus consumidores. Doenças infectocontagiosas de veiculação hídrica surgem como problemas de saúde pública que poderiam ser evitados pela fiscalização contínua dos sistemas de abastecimento de água quanto ao atendimento dos padrões de potabilidade apresentados na Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde. Comunidades que residem em áreas mais afastadas dos centros urbanos e que fazem uso de águas advindas de sistemas alternativos de abastecimento, são muitas vezes excluídas de ações de fiscalização dos parâmetros de qualidade da água, geralmente pela dificuldade de acesso e de logística que há para coleta de amostras nesses locais. Os parâmetros pH e Turbidez, utilizados para controle da qualidade água de solução alternativa coletiva, informam sobre a presença de substâncias contaminantes que podem oferecer risco à saúde humana. O uso de sistemas de monitoramento remoto para acompanhar as variações desses parâmetros apresenta-se como solução de controle qualitativo da água que abastece tais comunidades, permitindo a verificação em tempo real de eventuais alterações na qualidade da água. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um dispositivo de baixo custo para monitorar em tempo real os parâmetros de pH, turbidez e temperatura da água. Para isso, foi criado um hardware, contendo componentes sensoriais, controladores e de alimentação, seguindo-se a programação do software em linguagem Arduino, similar à linguagem C. A calibração e validação dos sensores foram feitas mediante ensaios no Laboratório de Saneamento da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), utilizando pHmetro e turbidímetro. O sistema foi testado em um reservatório de água da UFCG e enviava os dados coletados em tempo real para a plataforma online ThingSpeak, que apresentava graficamente as informações sobre os parâmetros de interesse. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência do sistema para monitoramento do pH, turbidez e temperatura da água, permitindo que este venha a ser futuramente utilizado para maximizar o controle da qualidade da água em cisternas rurais, por exemplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Calvet Filho, Tenório Enes, and Mariane Furtado Gonçalves. "Proposta de melhoria da qualidade da água de abastecimento, Rosário-Maranhão-Brasil." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 3, 2021): e8810111496. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11496.

Full text
Abstract:
As águas superficiais e subterrâneas podem ser contaminadas durante sua captação, no tratamento ineficiente, na sua distribuição e nos reservatórios. Por este motivo, objetivou-se neste estudo caracterizar o abastecimento, o monitoramento e a qualidade da água de consumo humano do município de Rosário- MA, de forma que se tenha subsídios para novas tomadas de decisão e mudanças para melhoria da qualidade ambiental e da saúde da população, e também objetivou-se propor uma alternativa de tratamento de água. Para isso, realizou-se levantamento de dados sobre o abastecimento, qualidade e monitoramento da água municipal, através de quatro etapas: caracterização do sistema de abastecimento de água, análise dos procedimentos adotados, levantamento da qualidade da água dos poços e da água distribuída a população e intervenção para melhoria do sistema de abastecimento. Assim, constatou-se a presença de coliformes totais entre 11% a 32% das amostras coletas e a presença de E. coli de 3% a 9% das amostras dos poços variando entre os anos de 2007 e 2017. Na rede de distribuição, a maioria das amostras estavam em não conformidade com a legislação, apresentando coliformes totais entre 52,9% a 100% das amostras e E. coli de 13,33% a 68,48% das amostras. O monitoramento e a qualidade da água de consumo do município de Rosário- MA, não estão de acordo com a legislação, assim necessitando a execução de medidas corretivas, propostas neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Rafael Queiroz de, and Kazuko Uchikawa Graziano. "Qualidade da água: fatos e mitos!" Revista SOBECC 21, no. 4 (December 20, 2016): 210. http://dx.doi.org/10.5327/z1414-4425201600040006.

Full text
Abstract:
Objetivo: Discorrer sobre a importância da água no Centro de Material e Esterilização, as principais evidências de risco, normas, legislação relacionada e orientações para a definição de um sistema de tratamento de água para enxágue de produtos. Método: Revisão narrativa buscando fatos, mitos e descrevendo aspectos relacionados à necessidade de controle da qualidade de água utilizada no processamento de produtos para saúde. Resultados: Relatos de efeitos tóxicos locais e reações pirogênicas em pacientes demandam a padronização e controle de qualidade da água para enxágue de produtos e geração de vapor nas autoclaves. Conclusão: O tratamento e monitoramento da qualidade da água devem ser incorporados pelos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Gonçalves, Roberta Alessandra Bruschi, Everardo Chartuni Mantovani, Márcio Mota Ramos, and Luíz Otávio Carvalho de Souza. "DIAGNÓSTICO DA APLICAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA SUINOCULTURA NA CAFEICULTURA IRRIGADA I. QUALIDADE DA ÁGUA RESIDUÁRIA." IRRIGA 11, no. 2 (June 18, 2006): 219–29. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2006v11n2p219-229.

Full text
Abstract:
DIAGNÓSTICO DA APLICAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS DA SUINOCULTURA NA CAFEICULTURA IRRIGADAI. QUALIDADE DA ÁGUA RESIDUÁRIA Roberta Alessandra Bruschi Gonçalves; Everardo Chartuni Mantovani; Márcio Mota Ramos; Luiz Otávio Carvalho de SouzaDepartamento de Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa-MG, bruschi@esalq.usp.br 1 RESUMO A qualidade da água residuária é um parâmetro de suma importância quanto às suas características fertilizantes. No entanto, deve-se adequar essas características às necessidades da cultura, com base em um tratamento preliminar destes dejetos e análises dos mesmos. No presente trabalho, fez-se um levantamento em propriedades localizadas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, com base no critério de possuir granja de suíno e aplicar a água residuária proveniente da mesma na cafeicultura irrigada. Verificou-se grande variabilidade na qualidade da água conforme sua origem (lagoas recebendo água de diferentes fases do suíno, variabilidade química da água utilizada nas diversas cafeiculturas). Alguns elementos analisados, como Cu, Zn, Fe e Mn, encontraram-se fora dos padrões de qualidade de água para irrigação contínua de culturas agrícolas. UNITERMOS: qualidade de água, suínos, café GONÇALVES, R. A. B.; MANTOVANI, E. C.; RAMOS, M. M.; SOUZA, L.O. C. de.DIAGNOSTIC OF THE APPLICATION OF SWINE WASTEWATER IN THE IRRIGATED COFFEE CROP I. QUALITY OF WASTEWATER 2 ABSTRACT The wastewater quality is a very important parameter as regard to hits fertilizing characteristics. However, these characteristics must be adapted to the needs of the coffee culture, via a preliminary treatment and chemical analyses of this waste. In the present work, it was made a diagnostic of farms located in the “Triângulo Mineiro” and the “Alto Paranaíba” that include pig breeding and apply swine wastewater in the irrigated coffee plantations. A great variability of wastewater quality was observed according to its origin: ponds receiving wastewater of different phases of the swine, chemical variability of the water used in the different coffee plantations. Some analyzed elements, as Cu, Zn, Fe and Mn, were observed in concentrations out of quality pattern of water for irrigation of agricultural cultures. KEYWORDS: water quality, swine, coffee.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santos, Eriquedima Costa de Oliveira dos, Ana Carolina Correia de Oliveira Gomes, Cleiton Oliveira dos Santos, and Ana Paula Lemke. "Análise da qualidade da água destinada ao consumo humano em comunidade rural no município de Coxim/MS." Holos Environment 20, no. 3 (July 8, 2020): 423–41. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v20i3.12394.

Full text
Abstract:
O uso das águas subterrâneas para consumo humano tem aumentado, principalmente entre as populações e comunidades rurais. As águas subterrâneas estão a uma maior qualidade em relação às águas superficiais e menores custos de tratamento. A água destinada ao consumo humano deve ser potável, portando atendendo aos limites permitidos pela legislação aplicável. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade físico, química e microbiológica de um poço tubular profundo utilizado para consumo humano em uma comunidade rural no município de Coxim (Mato Grosso do Sul). O estudo ainda analisou o Índice de Qualidade Natural das Águas Subterrâneas (IQNAS) no qual foi construído à semelhança do Índice de Qualidade de Água da National Sanitation Foundation (adaptado pela CETESB) e a Vulnerabilidade de Aquíferos utilizando a metodologia GOD que consiste em planejar três parâmetros físicos e assim gerar um índice de vulnerabilidade natural. Dos parâmetros analisados os resultados indicam que apenas Coliformes totais apresentam nos três pontos valores acima do estabelecido por lei, devendo ser investigada a causa, pois pode ser uma característica natural da água que pode ter sido contaminada na fase de construção do poço ou alguma transmissão na zona de recarga do mesmo. Os resultados do Índice de Qualidade da Água Subterrânea (IQNAS) apresentou condições ótimas e a estimativa da Vulnerabilidade do Aquífero foi classificada como insignificante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Caselani, Kelly. "QUALIDADE DA ÁGUA NO MEIO RURAL." VETERINÁRIA NOTÍCIAS 23, no. 1 (June 30, 2017): 80–112. http://dx.doi.org/10.14393/vtv-v23n1-2017.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Jesly Samara Rodrigues da, Letícia Neves Rodrigues de Oliveira, Lucas dos Santos Rodrigues, Roseane de França Jesus, Thayná Brandão de Oliveira, and Eduardo Cabral da Silva. "QUALIDADE DA ÁGUA PARA O ABASTECIMENTO." Revista Sistemática 7, no. 1 (2021): 117–35. http://dx.doi.org/10.29327/223013.7.1-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Kellner, Erich, and Felipe Eduardo de Souza Oliveira. "A agressividade da água e a possibilidade de alteração da qualidade para o consumo humano." Engenharia Sanitaria e Ambiental 27, no. 1 (February 2022): 159–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220200372.

Full text
Abstract:
RESUMO A característica físico-química da água subterrânea resulta das interações com a mineralogia do solo/rocha durante sua infiltração e do seu tempo de permanência nos aquíferos, além das influências antrópicas decorrentes do uso e ocupação do solo. Assim, é comum encontrar águas com elevados índices de agressividade corrosiva ou incrustante. O índice de saturação de Langelier é um dos indicadores para avaliar o grau de agressividade da água. Neste trabalho, foram expostas amostras de tubos de cobre à água bruta e à água potável, em que nesta foi empregado hipoclorito de sódio como desinfetante. As amostras de água foram classificadas como “moderadamente corrosivas” (Índice de Saturação de Langelier = -3,2). Amostras de tubos de cobre ficaram imersas em água durante um mês, uma semana e um dia, mantendo-se a taxa de exposição da tubulação em água em 0,5205 cm3.cm−2. Ao fim do tempo de exposição, foram identificadas concentrações de 1,006 ± 0,025 mgCu.L−1 a 1,614 ± 0,051 mgCu.L−1 nas amostras com água bruta e 1,073 ± 0,034 mgCu.L−1 a 1,979 ± 0,222 mgCu.L−1 nas amostras com água potável. As concentrações de cobre nas amostras de água bruta e potável apresentaram diferenças estatísticas (p > 0,005). A velocidade de corrosão da tubulação de cobre variou de 0,0225 cm.ano−1 a 0,0012 cm.ano−1 em função do tempo de exposição das amostras de água. Não foram identificadas diferenças estatísticas na velocidade de corrosão quando submetidas as amostras à água bruta e à água potável (p < 0,005). Os resultados comprovaram que águas agressivamente corrosivas podem proporcionar a corrosão da tubulação de cobre, alterando sua qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Bega, João Miguel Merces, Jefferson Nascimento de Oliveira, and Liliane Lazzari Albertin. "Dinâmica temporal da qualidade da água em um córrego urbano." Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, no. 5 (October 2021): 903–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220200163.

Full text
Abstract:
RESUMO A urbanização conduz ao acréscimo de superfícies de baixa permeabilidade nas bacias hidrográficas, o que resulta em aumento no volume de água pluvial escoado superficialmente nos terrenos e, consequentemente, na ampliação de poluentes carreados aos cursos de água receptores, o que pode prejudicar a qualidade de suas águas. O objetivo principal da presente pesquisa foi analisar a variação da qualidade da água ao longo do dia em um córrego impactado por área urbana por meio do índice de qualidade das águas (IQACETESB) e dos parâmetros envolvidos no seu cálculo. A coleta de amostras foi realizada uma vez ao mês, durante o período de sete meses, nos seguintes horários: 8h, 14h e 19h. No geral, foram encontradas baixas concentrações de oxigênio dissolvido e altos teores de matéria orgânica e nutrientes no córrego avaliado. A amostragem em diferentes períodos do dia foi eficiente em relação ao entendimento dos processos antrópicos que acontecem na sub-bacia estudada (e.g., lançamento de esgoto doméstico in natura e aporte intenso de fósforo no período da manhã). Além disso, foi observada uma oscilação significativa no valor do IQACETESB entre os três períodos do dia, tal como em junho de 2018: 52 (manhã) e 23 (noite). Dessa forma, a avaliação do IQACETESB conduzida em apenas um horário do dia pode deixar passar informações essenciais para os gestores ambientais, resultando em uma visão errônea do problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Almeida, Claudemir Carlos, Francisco Idelbrando Lima Rodrigues, José da Mota Sobreira, Franciglauber Silva Bezerra, and Luisa Célia Melo. "Caracterização e avaliação da potabilidade das águas armazenadas em cisternas da zona rural de Tauá-CE." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 13, 2020): e6991210749. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10749.

Full text
Abstract:
A água, por ser um recurso natural precioso e necessário para a existência do homem, torna-se objeto de estudo frequente nos laboratórios de todo o mundo. No nordeste brasileiro, especificamente na zona rural, a água consumida pelas comunidades geralmente é proveniente de chuva e armazenada em cisternas. Para o consumo humano, se faz necessária uma avaliação da qualidade desta água. Os padrões de potabilidade da água são regulados pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. O consumo de água com indicadores de qualidade fora dos parâmetros estabelecidos pela legislação pode levar a ocorrência de doenças, tais como diarreia, cólera, hepatite, entre outras. Neste contexto, o objetivo desse trabalho foi realizar a caracterização das águas das cisternas e seu potencial de potabilidade. As amostras de águas foram submetidas a testes e observou-se que os parâmetros microbiológicos estavam inapropriados para consumo humano, pois 88% das amostras apresentaram contaminação microbiológica com presença de Escherichia coli, e apenas 12% do total de cisternas analisadas mostraram qualidade adequada para potabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

de Oliveira Souza, Stephanie, Ana Carolina de Oliveira Nobre Batista, Maria Patrícia Sales Castro, and Fernando José Araújo da Silva. "Variações em índices de estabilidade da água em reservatório sob condição de seca acentuada do trópico semiárido brasileiro." Revista DAE 68, no. 227 (October 21, 2020): 132–51. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.086.

Full text
Abstract:
Nas regiões áridas e semiáridas é comum a captação e o armazenamento de água em reservatórios superficiais, que constituem a principal fonte de abastecimento para os múltiplos usos da água. O clima semiárido potencializa o processo de salinização das águas, o que representa um dos principais problemas de qualidade da água enfrentado em reservatórios dessas regiões. Nesse contexto, avaliou-se a qualidade iônica das águas superficiais do reservatório cearense Sítios Novos por meio do cômputo de índices de estabilidade da água. Realizou-se a abordagem estatística dos dados de qualidade de água desse reservatório referentes ao período de 2004 a 2017. Determinou-se a influência do ciclo climático anual e a variação temporal dos índices de Saturação de Langelier, Estabilidade de Ryznar, Larson-Skold, Incrustação de Puckorius e de Agressividade. Os resultados apontaram águas do tipo cloretadas sódicas, evidenciando a influência da litologia local e a proximidade com o oceano. Houve potencial corrosivo, como indicado pela maioria dos índices de estabilidade da água. As estações chuvosas e secas não apresentaram influências estatisticamente significativas sobre os índices avaliados, mesmo sendo perceptível no cômputo desses índices a deterioração da qualidade de água no período de estiagem. Conclui-se que a avaliação das águas superficiais do Trópico Semiárido por intermédio de índices de estabilidade da água é uma excelente ferramenta para a gestão da qualidade desses recursos, indicando possíveis limitações aos usos finais e norteando medidas preventivas e corretivas. Palavras-chave: Trópico semiárido. Corrosão. Índices de estabilidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Brendon Barbosa da, Leonardo Guedes Rocha, Laura Pereira de Oliveira Silveira, Aluísio Vasconcelos de Carvalho, and Ana Paula Martins Guimarães. "Análise da qualidade da água do Ribeirão Tranqueira." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (May 14, 2019): 11–25. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0002.

Full text
Abstract:
O paradigma do desenvolvimento sustentável traz consigo a necessidade de conciliar a constante globalização e ocupação do ambiente com a disposição dos recursos hídricos. Desta forma, minimizariam os efeitos antrópicos causados nos corpos d’águas, principalmente, dentro dos perímetros urbanos ou em locais agropastoris, os quais recebem a maior quantidade de despejos de rede de esgotos, efluentes domésticos e agropecuário, impossibilitando o consumo da água. Desta maneira, o presente trabalho objetivou analisar a presença de coliformes totais e Escherichia coli quantitativo, bem como a presença de ovos e cistos de vermes parasitas em amostras de água coletadas no Ribeirão Tranqueira, na imediação do perímetro urbano do município de Guaraí (TO), e, expressar os resultados de turbidez e o potencial hidrogeniônico da água. Para a realização das análises encontradas no presente trabalho, foram coletadas 5 amostras de água bruta do Ribeirão Tranqueira, sendo as mesmas submetidas a análises microbiológicas, físico-químicas e parasitológicas. Os resultados obtidos, evidenciam a impossibilidade da utilização da água do rio Ribeirão Tranqueira para o consumo humano, ou ainda, para utilização com fins agrícolas sem nenhum tipo de tratamento. Em decorrência disso, fica evidente a necessidade de reabilitação do Ribeirão Tranqueira, tendo em vista a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção do ecossistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Hagemann, Sabrina Elicker, and Maria do Carmo Cauduro Gastaldini. "Variação da qualidade da água de chuva com a precipitação: aplicação à cidade de Santa Maria - RS." RBRH 21, no. 3 (September 2016): 525–36. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011615010.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho avaliou a qualidade da água da chuva na cidade de Santa Maria - RS, a variação de alguns parâmetros durante a precipitação e os usos mais apropriados para a mesma em função dos padrões vigentes sobre aproveitamento de águas pluviais e de reúso. Amostras de água da chuva foram coletadas diretamente da atmosfera e de um telhado, a fim de analisar as alterações em sua qualidade após a passagem pela superfície de captação. Cada amostrador foi dividido em cinco compartimentos, para coletar e armazenar separadamente os cinco primeiros milímetros de chuva. As características de qualidade da água da chuva foram avaliadas através dos parâmetros: pH, condutividade elétrica, turbidez, DBO5, sólidos totais, sólidos suspensos, sólidos dissolvidos e Escherichia coli. Em alguns eventos foram analisados também: ferro, manganês, fosfato, amônia e nitrato. Observou-se que a qualidade da água da chuva é alterada após sua passagem pela área de captação. No estado bruto as águas pluviais têm potencial para ser utilizadas em fins não potáveis, recomendando-se o descarte de pelo menos 2 mm iniciais. Se for tratada a água de chuva adquire qualidade compatível com usos como descargas de bacias sanitárias e lavagem de veículos. O comportamento de alguns parâmetros mostrou-se sensível às variações nas características da precipitação, ocorrendo variação nos valores relacionados ao aumento ou diminuição na intensidade da precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Molozzi, Joseline, Adilson Pinheiro, and Marcos Rivail da Silva. "Qualidade da água em diferentes estádios de desenvolvimento do arroz irrigado." Pesquisa Agropecuária Brasileira 41, no. 9 (September 2006): 1393–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2006000900007.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade da água utilizada para a rizicultura, em diferentes estádios de desenvolvimento da planta, no sistema de plantio pré-germinado. Foram analisadas as águas de irrigação e de drenagem no processo de cultivo. Foram escolhidas três áreas de amostragens, localizadas no Município de Gaspar, SC, que apresentam técnicas de cultivo semelhantes. A água utilizada para irrigação é retirada de um curso de água e devolvida após o uso no quarteirão, para o mesmo curso. Neste sistema não existem aportes de poluentes externos intermediários. Para avaliar a qualidade da água, foi utilizado o Índice de Qualidade de Água de Bascarán (IQAb). De acordo com os resultados, a água utilizada para irrigação apresenta qualidade imprópria (IQAb 40-50). A água de drenagem foi classificada, de modo geral, como desagradável (IQAb 30-40). Os parâmetros que mais influenciaram a diminuição do IQAb na água de drenagem foram a turbidez, fosfatos e DQO. Constatou-se que a fase de preparo do solo é a que provoca maior degradação da qualidade da água, na cultura orizícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira, Regina Maria Mendes, Ezequiel Vieira dos Santos, and Kalyl Chaves Lima. "Avaliação da qualidade da água do riacho São Caetano, de Balsas (MA), com base em parâmetros físicos, químicos e microbiológicos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 3 (May 2017): 523–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017154657.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água do riacho São Caetano, de Balsas (MA), com base na resolução CONAMA nº 357/2005. Os parâmetros físicos, químicos e microbiológicos foram analisados e o Índice de Qualidade da Água (IQA) foi determinado. Os dados classificam riacho como ambiente impactado, com características eutróficas. No geral, a contaminação da água por coliformes termotolerantes está acima dos padrões estabelecidos para águas de classe 2, e os valores de IQA são indicativos de que a água possui qualidade regular. Também foram observadas ações antrópicas negativas nas margens do riacho, um indicativo de que há necessidade urgente de medidas de preservação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lemos, Marcírio de, Miguel Ferreira Neto, and Nildo da S. Dias. "Sazonalidade e variabilidade espacial da qualidade da água na Lagoa do Apodi, RN." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 2 (February 2010): 155–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000200006.

Full text
Abstract:
Neste trabalho se propõe avaliar a qualidade da água da Lagoa do Apodi, RN, em pontos compreendidos em todo o seu espelho, com ênfase ao monitoramento da qualidade da água sob influência da bacia urbana da cidade de Apodi e do aporte de materiais trazidos pelas águas continentais que adentram e eutrofizam a lagoa, em períodos extremos de temperatura e de precipitação. Amostras sistemáticas no espelho da lagoa foram coletadas seguindo-se seu formato ou ao longo de seu leito. A condutividade elétrica da água da Lagoa varia em todo o seu espelho, principalmente nas extremidades oeste e sudeste, aumentando após o início do período seco e diminuindo após a chegada das chuvas. Há uma grande variabilidade espacial nas características físicas e químicas, sobretudo para pH, CE, RAS e teores de Na e Cl; pode-se inferir, também, que nas águas da lagoa os íons encontrados em maiores níveis foram o cloreto e o sódio, tanto para os pontos de coleta como para a época de coleta. A variação na qualidade bacteriológica da água compromete a balneabilidade da Lagoa do Apodi, principalmente logo após o período das chuvas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Diniz Avila, Fernanda, Aline Camila Maschio, Emily Giany Assunção, and Vilson Gomes da Assunção Júnior. "Qualidade e tratamento de águas pluviais para fins não-potáveis e avaliação ecotoxicológica." Revista DAE 69, no. 232 (September 24, 2021): 202–13. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2021.071.

Full text
Abstract:
Visando a melhorar a disponibilidade hídrica nos grandes centros urbanos, torna-se necessária a busca por tecnologias para conservação, aproveitamento e reúso de água. O uso de fontes alternativas para fins não- potáveis, como o aproveitamento de águas pluviais, apresenta-se como uma alternativa viável para a redução da demanda por água potável, sendo necessário estudar a qualidade da água obtida bem como técnicas de tratamento eficazes para melhoria e preservação da qualidade da água para atendimento de usos mais restritivos. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da superfície de captação e dos volumes de descarte (first-flush) na qualidade da água precipitada e a eficiência da filtração rápida descendente em areia na melhoria e preservação de sua qualidade. A qualidade das águas bruta e tratada foi avaliada em função dos parâmetros: turbidez, cor aparente, sólidos totais, condutividade elétrica, pH e alcalinidade; bem como ecotoxicidade com o organismo-teste Artemia salina. Os resultados evidenciaram a importância do descarte do início da precipitação na melhoria da qualidade da água reservada e na prolongação da vida útil do tratamento. O tratamento da água por filtração permitiu o ajuste das características físicas e químicas avaliadas em conformidade com a NBR 15.527, além de remover o efeito tóxico, no caso da cobertura de material metálico. Palavras-chave: Água de chuva. First-flush. Filtração. Ecotoxicidade. Artemia salina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Silva, Maytê Maria Abreu Pires de Melo, Sérgio Donizete Faria, and Priscilla Macedo Moura. "Modelagem da qualidade da água na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba (MG)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, no. 1 (February 2017): 133–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522017134420.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho tem como objetivo aplicar um modelo de qualidade da água, o Sistema de Apoio à Decisão/Instituto de Pesquisas Hidráulicas (SAD-IPH), na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba. Os parâmetros de qualidade modelados foram a demanda bioquímica de oxigênio (DBO), oxigênio dissolvido (OD), fósforo total, nitrogênio e coliformes termotolerantes. Os dados de vazão foram obtidos através da aplicação do modelo hidrológico Modelo de Grandes Bacias/IPH (MGB-IPH). O modelo de qualidade foi calibrado utilizando dados dos postos de monitoramento da qualidade da água do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). As curvas de DBO, OD e fósforo total apresentaram boa aderência aos dados das campanhas de monitoramento. Os parâmetros nitrogênio (orgânico, amoniacal, nitrito, nitrato) e coliformes termotolerantes foram subestimados pelo modelo. A maioria dos cursos d’água apresentam a qualidade de suas águas compatíveis com a classe 4 de enquadramento, entretanto as concentrações poluentes atuais estão acima do esperado para a referida bacia, já que o seu enquadramento atual é classe 2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

E Silva, Arthur Rodrigues de Sena, Adriane Machado, Silvanito Alves Barbosa, Luam de Oliveira Santos, and Maylin do Nascimento Santos. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO PITANGA, SÃO CRISTÓVÃO/SE." Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente 6, no. 3 (June 26, 2018): 63–74. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3798.2018v6n3p63-74.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como principal objetivo analisar a qualidade da água do rio Pitanga, visando detectar as principais fontes poluidoras a fim de sugerir soluções, projetos e ações que visem a tomada de decisões para mitigar os impactos ambientais nos municípios de Aracaju e São Cristóvão em Sergipe. Foram determinados 4 pontos de coleta para o monitoramento da qualidade da água. Os resultados das análises microbiológica, parâmetros físico-químicos e de metais pesados das amostras de água coletadas, indicaram valores acima dos limites estabelecidos pela legislação para os seguintes parâmetros: coliformes termotolerantes, pH, condutividade elétrica, acidez carbônica e para os metais pesados cádmio e cobre. Os valores obtidos para as amostras, através dos ensaios de laboratório, foram interpretados em função dos limites individuais de aceitação para cada substância, de acordo com os padrões de qualidade das águas estabelecidos pela legislação brasileira. Os resultados encontrados para as concentrações de coliformes termotolerantes e de metais pesados como cádmio e cobre foram preocupantes por passarem de maneira considerável dos limites estabelecidos, indicando uma água imprópria para o consumo. A avaliação de variáveis biológicas, físicas e químicas da água do rio Pitanga, permitiu estabelecer as condições ambientais da área de estudo, e indicar a influência antrópica nos impactos ocasionados no rio. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados como fontes de dados primários, para promover o planejamento e gestão ambiental local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Siqueira, Gilmar W., Fabio Aprile, and Antonio Miguel Miguéis. "Diagnóstico da qualidade da água do rio Parauapebas (Pará - Brasil)." Acta Amazonica 42, no. 3 (September 2012): 413–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672012000300014.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um diagnóstico da qualidade da água do rio Parauapebas (Estado do Pará, Brasil), com base no monitoramento realizado nos períodos de baixa precipitação dos anos 2004, 2007 e 2009. Em 20 locais de amostragem ao longo do rio no entorno da cidade de Parauapebas, foram avaliados na água parâmetros físicos (transparência, temperatura da água e resíduo total), químicos (oxigênio dissolvido, pH, turbidez, alcalinidade, dureza, acidez, cloreto, DBO, DQO e fósforo, ferro e nitrogênio totais) e biológicos (coliformes termotolerantes). A partir dos resultados foi desenvolvido o Índice de Qualidade de Água - IQA para o trecho monitorado. Para interpretação dos dados realizou-se estudos complementares de análise de componentes principais, regressão múltipla e regressão linear, além de levantamentos de informações a respeito dos meios físicos, bióticos e sócio-econômicos da região. O IQA determinado para o rio Parauapebas foi de 40,01 o que o enquadra na categoria "Regular". Com as análises de componentes principais e de regressão múltipla identificaram-se quatro variáveis que influenciaram significativamente na variação do índice: oxigênio dissolvido, demanda bioquímica do oxigênio, fósforo total e coliformes termotolerantes, que explicaram 75% da variação dos resultados. A expansão urbana, especialmente nas direções N-NO e S-SO, atingiu as áreas próximas às reservas de mata ciliar, comprometendo, em parte, a qualidade das águas superficiais do rio Parauapebas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Santos, Luanna Mênithen Souza Silva, Nayra Nalessa de Campos Monteiro, Gabriel Figueiredo de Moraes, Wilhan Douglas dos Reis, and Aldecy De Almeida Santos. "Qualidade da água na área de entorno do antigo lixão de Tangará da Serra (MT)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 3 (January 20, 2021): 323–32. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0027.

Full text
Abstract:
O descarte irregular de resíduos sólidos em áreas de disposição inadequada constitui uma realidade no Brasil, gerando impactos ao meio ambiente (no solo e nas águas subterrâneas e superficiais) e risco à saúde pública. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade das águas subterrâneas e superficial adjacentes do antigo lixão de Tangará da Serra-MT. A metodologia consistiu em realizar análises físicas, químicas e microbiológicas das águas subterrâneas e superficial no período chuvoso e seco compreendidos entre setembro de 2019 e junho de 2020. Foram avaliados quatro poços de monitoramento (P1, P2, P3 e P4) com distância de 100 a 2.000 metros do lixão. A avaliação da água superficial ocorreu no Córrego do Meio, (P5) próximo ao lixão (nascente) e a (P6) a jusante. Foram realizados a avaliação da qualidade da água utilizando o Índice de Qualidade da Água (IQA). Os resultados obtidos nos poços de monitoramento mostraram maiores valores nos parâmetros (cor real, cor aparente, condutividade elétrica, nitrito, nitrato, fósforo, dureza total, demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e demanda química de oxigênio (DQO)) no período de seca, em todos os poços, evidenciando que com a redução do volume de água na seca ocorre um aumento da concentração. Nas águas superficiais os dados de nitrato, resíduos totais e Escherichia coli, demostraram maior valores à jusante, em função da vegetação alterada por ações antrópica e do carreamento de partículas na área da nascente verificou-se a melhor qualidade das águas devido a conservação da vegetação na área. Por consequência, os valores de (IQA) do Córrego do Meio classificaram as águas da nascente (P5) como boas e as da jusante (P6) como regular. Os resultados obtidos inferem não haver carreamento de poluentes do antigo lixão capaz de impactar na qualidade das águas subterrâneas e superficial para os parâmetros estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Brito, Francisco Emerson da Silva, Carla Adriana Rodrigues de Sousa Brito, Raniere Madeiros de Carvalho, and Thais Yumi Shinya. "Análise microbiológica da qualidade da água do povoado Barra Nova, Cocal de Telha – Piauí, Brasil." Journal of Environmental Analysis and Progress 6, no. 3 (July 26, 2021): 174–82. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.6.3.2021.3606.174-182.

Full text
Abstract:
A água é um recurso natural e fundamental para a existência da biodiversidade na Terra que, nos últimos anos, tem sofrido uma intensa degradação e poluição, dependendo de uma análise de seus parâmetros para ser liberada para consumo humano. A partir desse ponto, o objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade microbiológica da água do povoado Barra Nova, Cocal de Telha - Piauí no período de maio a agosto de 2019; comparar os resultados com os dados da administração do Sistema de Distribuição de Águas (SDA) que atende o povoado e, por fim, realizar um levantamento do histórico de qualidade da água nos períodos retroativos de janeiro de 2018 a abril de 2019. Foi utilizado o teste Colilert® para a análise das amostras de água e arquivos internos da administração do SDA para a formulação do histórico, caracterizando o trabalho como uma pesquisa quali-quantitativa. Os resultados obtidos sugeriram que a água do povoado estava imprópria para consumo no período de execução do trabalho e que houve divergência entre os resultados obtidos e os dados apresentados pela empresa responsável pelo SDA do povoado. Quanto ao histórico de qualidade, foi observada uma ausência de relatórios completos para o período solicitado e que não foram tomadas medidas eficientes para a correção da qualidade da água. Como impressão final, os objetivos foram atingidos e os resultados e dados apresentados devem ser utilizados para contribuir para a melhoria da qualidade da água do povoado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Nunes, Marcos Leandro Alves, Josiane de Brito Gomes, Alberto Dresch Webler, Leonardo Rosa Andrade, and Margarida Marchetto. "COMPROMETIMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA POR NITRATOS." Nucleus 9, no. 1 (April 30, 2012): 63–72. http://dx.doi.org/10.3738/1982.2278.638.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pacheco, Bruna Stedile Ribeiro, and Francisco Carlos Deschamps. "MÉTODO PARA ESTABELECIMENTO DE VALORES DE REFERÊNCIA DE QUALIDADE E CLASSES DE USO DA ÁGUA SUPERFICIAL EM MICROBACIAS NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), no. 52 (November 2, 2019): 62–78. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820190441.

Full text
Abstract:
O conhecimento sobre a qualidade da água por meio da determinaçãode seus descritores é fundamental para o estabelecimento de políticas degestão dos recursos hídricos. Neste trabalho, sugere-se um método simplese prático para determinar valores associados aos descritores de qualidadeda água. Foram utilizados resultados acumulados ao longo de dez anos demonitoramento da qualidade da água superficial em microbacias do estadode Santa Catarina. Considerando as cinco classes de uso já estabelecidas nalegislação federal (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente –CONAMA nº 357/2005), foram determinados os limites para cada classetendo por base a distribuição dos valores dos parâmetros em estudo.A mediana foi utilizada para estabelecer os valores de referência de qualidadee o percentil 60 como limite máximo para considerar o valor do descritorcomo aceitável. O método apresentado é de fácil aplicação e os valorescalculados, comparados à legislação vigente, são mais restritivos, sugerindoboa qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Morais, Marla Regina Domingues de, Manildo Marcião Oliveira, and Vicente de Paulo Santos de Oliveira. "Impacto da ação antrópica na qualidade da água da represa de Juturnaíba – Silva Jardim/RJ." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 1 (December 30, 2016): 201. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n12016p201-223.

Full text
Abstract:
A Represa de Juturnaíba, localizada entre os municípios de Silva Jardim e Araruama, é o único manancial de água doce que abastece toda a Região dos Lagos fluminense. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade da água do reservatório de Juturnaíba por meio de análises físico-químicas e microbiológicas realizadas a montante nos rios, comparando-as com a qualidade a jusante, a fim de identificar sua hidrodinâmica. Foram feitas seis coletas em seis pontos estratégicos. O afluente com maiores restrições na qualidade da água foi o rio Capivari. O rio com melhor qualidade da água foi o São João.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Muniz, Daphne Heloisa De Freitas, Murilo Luiz E. Castro Santana, and Eduardo Cyrino Oliveira-Filho. "Avaliação da Qualidade da Água e Condições de Balneabilidade no Médio Rio Araguaia." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9, no. 2 (August 31, 2020): 308–27. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i1.p07-15.

Full text
Abstract:
A utilização da água para fins de recreação vem aumentando nos últimos anos no Brasil estimulada pelo clima propício e pela abundância desse recurso no país. O Médio Rio Araguaia concentra um grande potencial turístico, principalmente no período de seca, devido à formação de praias, resultantes da diminuição da vazão da água ao longo do canal principal. O contato primário direto e prolongado com águas de má qualidade pode ser um risco à saúde dos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade da água no médio rio Araguaia, região de Cocalinho-MT, para fins de balneabilidade, por meio da caracterização de variáveis microbiológicas, químicas e física e aplicação do Índice de Qualidade da Água (IQA). As coletas ocorreram durante cinco dias consecutivos, no mês de julho de 2019, em 12 pontos de amostragem localizados próximos a praias com potencial para recreação de contato primário. Para cada amostra coletada, foram analisados os parâmetros: temperatura, oxigênio dissolvido, pH, turbidez, carbono orgânico total, nitrogênio total, fósforo total, resíduo total e Escherichia coli. Conforme classificação do IQA, a qualidade da água das 12 praias amostradas foi considerada “boa”. De acordo com a Resolução do CONAMA 274/2000, todas as amostras de água de todos os pontos coletados foram enquadradas como “próprias” e classificadas como “excelente”, não apresentando risco aos turistas na alta temporada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Souza, Claudineia Aguiar de, and Tadeu Miranda de Queiroz. "Qualidade água na bacia hidrográfica do Rio das Garças/MT para fins de irrigação." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 1 (January 6, 2020): 157–64. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0015.

Full text
Abstract:
A água para fins da agricultura depende tanto da quantidade como da qualidade. Monitorar as variáveis físico-químicas da água é necessário, pois a utilização de água de irrigação de baixa qualidade pode acarretar problemas nos sistemas de irrigação, causar degradação do solo e interferir na absorção de nutrientes pelas plantas cultivadas. A qualidade das águas para fins de irrigação se define basicamente nos critérios de salinidade, sodicidade toxicidade e parâmetros microbiológicos. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da água para irrigação na Bacia do Rio das Garças situado no estado de Mato Grosso. Os dados utilizados nesse estudo foram obtidos por meio do Relatório de Monitoramento de Qualidade de Água elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso-SEMA-MT. Os resultados obtidos apontam que a qualidade da água da bacia do Rio das Garças no período estudado é favorável para uso na Irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Decker, Anderson, Milena Pacheco, Maurízio Quadro, Hugo Soares, Wilian Nadaletti, and Robson Andreazza. "ANÁLISE AMBIENTAL E QUALIDADE DA ÁGUA DA LAGOA DOS PATOS NAS PROXIMIDADES DE UMA TRADICIONAL COMUNIDADE DE PESCADORES." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 105. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018105-123.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade de qualquer atividade depende da qualidade ambiental. Em comunidades de pescadores em estado de fragilidade muitas vezes é degradada pelas suas atividades bem como pelos seus resíduos gerados. O objetivo deste trabalho foi analisar as características fisico-químicas e microbiológicas da água durante o ano de 2015, na Lagoa dos Patos, próximos à Colônia de Pescadores Z-3, Pelotas, RS. A qualidade da água foi avaliada através da comparação com os valores estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005, aplicação do índice de qualidade de água (IQA) e do índice de estado trófico para Fósforo Total (IETPT). Os resultados evidenciaram um sistema com altas concentrações de Fósforo Total, Nitrogênio Total, Sólidos Totais e Turbidez, e com poucas alterações sazonais e espaciais nas variáveis medidas. O resultado do IQA classificou as águas como de qualidade razoável e os resultados do IETPT classificaram as águas como hipereutróficas. Além disso, as análises demonstraram contaminação na água por efluentes domésticos sem tratamento. Concluiu-se que a área estudada encontra-se alterada e poluída, evidenciando a necessidade de serem estabelecidas medidas mitigadoras, com o intuito de reduzir a poluição hídrica da Lagoa dos Patos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bastos, Suzana Quinet, Admir Antônio Betarelli Junior, Bruno Silva de Moraes Gomes, and Jéssyka Aparecida de Souza Diniz. "Evidências entre a Qualidade das Bacias Hidrográficas e as Características dos Municípios de Minas Gerais." Revista de Economia e Sociologia Rural 56, no. 1 (March 2018): 143–62. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790560109.

Full text
Abstract:
Resumo: A qualidade, a escassez e a alocação dos recursos hídricos brasileiro são preocupações recorrentes no debate político em curso. Uma forma de contribuir para esse debate é analisar e conciliar a qualidade dos recursos hídricos e as características socioeconômicas de alguns municípios do estado de Minas Gerais para 2010. Essa articulação permite evidenciar alguns dos potenciais determinantes que influem na qualidade da água das regiões mineiras. Para atingir esse objetivo, o artigo utiliza o Indicador de Qualidade da Água, que, junto às variáveis socioeconômicas, permitem classificar os municípios mediante a articulação de duas técnicas: Análise de Componentes Principais e Cluster Analysis. Os resultados apontam que a qualidade da água se associa positivamente a vulnerabilidade à pobreza, taxa de analfabetismo, mortalidade, urbanização, tratamento inadequado de água e esgoto e expectativa de vida. No estado de Minas Gerais, os municípios do norte apresentam os melhores resultados quanto à qualidade das águas; porém, têm os mais baixos índices de desenvolvimento socioeconômico. Já a região sul possui maior concentração de atividades econômicas e, por consequência, os piores indicadores de qualidade das águas. Assim, percebe-se que a deterioração da qualidade da água se relaciona com a melhora dos fatores econômicos, evidenciando o problema da relação entre as atividades econômicas e a manutenção da qualidade ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Santos, Maria das Graças Abreu dos, and Ana Paula Maia Santos. "Estudo metanalítico da qualidade de águas residuárias da suinocultura." Diversitas Journal 6, no. 1 (February 2, 2021): 1794–806. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1705.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Suinocultura é considerada uma das atividades de produção animal com grande potencial poluente ao meio ambiente. E possíveis impactos negativos diretamente relacionados ao solo e águas, quando o manejo dos resíduos ocorre de forma inadequada. As águas residuárias advindas da criação de animais podem ser utilizadas como incremento na produção de forragens, reduzindo o uso de água potável e custos de produção. A qualidade das águas residuárias da suinocultura é variável, contudo, ainda são poucos estudos no Brasil que retratam o potencial fertilizante destas águas. É imprescindível conhecer os fatores positivos e negativos do uso de águas advindas de atividades suinícolas e, sobretudo, a composição físico-química dessas águas. Com isso, objetivou-se caracterizar a qualidade de águas residuárias provenientes da suinocultura através de estudo metanalítico. PALAVRAS-CHAVE: produção animal, meio ambiente, metanalítico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Goudinho VITÓ, Camila Vieira, Luma Janayna Bernardo Ferreira da SILVA, Karoline De Moura Lima OLIVEIRA, Anders Teixeira GOMES, and Camila Ramos De Oliveira NUNES. "AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA: DETERMINAÇÃO DOS POSSÍVEIS CONTAMINANTES DA ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS NA REGIÃO NOROESTE FLUMINENSE." Acta Biomédica Brasiliensia 7, no. 2 (December 23, 2016): 59. http://dx.doi.org/10.18571/acbm.111.

Full text
Abstract:
<p>A água é um recurso natural essencial para a vida na Terra. É considerado solvente universal pois consegue dissolver a maior parte das moléculas existentes. O Brasil é considerado uma das maiores reservas hídricas do mundo, porém, a água é um recurso limitado e com o passar dos anos vem se tornando mais escassa, resultado do uso irracional. Por ser de grande importância para o ser humano, ela precisa ser considerada potável para que possa ser consumida. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) é o órgão responsável pela qualidade da água no Brasil. O consumo de águas subterrâneas é muitas vezes preferido por serem consideradas mais limpas quando comparadas às águas superficiais. Porém, dependendo do local onde o poço é perfurado, a água subterrânea pode acabar adquirindo contaminantes químicos e/ou biológicos originados de agrotóxicos, lixo, esgoto, dentre outros. No século XX, a região Noroeste Fluminense foi bastante utilizada para agricultura, com destaque para a produção de café. Atualmente, lavouras de café e tomate são predominante em algumas localidades. Os agrotóxicos utilizados nas plantações podem ser lixiviados pelo solo, contaminando a água dos lençóis freáticos. Nas zonas rurais, onde não se tem água encanada, é comum a utilização de poços rasos ou artesianos. Muitas vezes esses poços são perfurados perto dessas plantações, o que aumenta o risco de contaminação da água. Com o objetivo de verificar a qualidade da água de poços, muitas vezes destinados para o consumo, foram selecionados poços de áreas rurais da região Noroeste Fluminense para a realização de análises físico-química da água. Para determinação de íons possivelmente provenientes da contaminação por agrotóxicos, foi realizada análise em cromatógrafo de íons (IF Fluminense Polo de Inovação Campos dos Goytacazes). Os resultados obtidos foram confrontados com a legislação vigente para potabilidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography