Academic literature on the topic 'Qualidade Interna de Codigo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Qualidade Interna de Codigo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Qualidade Interna de Codigo"

1

Pimenta, Paulo Roberto Lyrio. "Tratados internacionais em matéria tributária e o art.98 do codigo tributário nacional." Revista do Direito 3, no. 53 (2017): 40. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v3i53.11368.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca examinar os problemas proporcionados na aplicação do art. 98 do Código Tributário Nacional. Embora se trate de uma regra vigente há mais de meio século em nosso ordenamento, nem a doutrina nem a jurisprudência encontraram ainda soluções definitivas para uma interpretação desse dispositivo que se adeque com a sistemática prevista para os tratados internacionais na Constituição Federal de 1988. O artigo demonstrará que não existe hierarquia entre os tratados e a legislação infraconstitucional, segundo o modelo constitucional atualmente vigente. Por conseguinte, os tratados internacionais em matéria tributária não têm aptidão para revogar a legislação interna, veiculando, em verdade, norma especial, que afasta a eficácia da lei interna no que dispuser de forma contrária. Como não existe hierarquia, a legislação tributária posterior ao tratado poderá dispor de forma contrária. Apenas os atos infralegais estarão adstritos à observância de tratado anterior. Em qualquer caso, a norma do art. 98 do CTN poderá ser aplicada às duas modalidades de tratados, como já reconhece, inclusive, a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lélis, Débora Lage Martins, and Laura Edith Taboada Pinheiro. "Percepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor energético." Revista Contabilidade & Finanças 23, no. 60 (2012): 212–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772012000300006.

Full text
Abstract:
A atividade de auditoria interna tem passado por significativa expansão e valorização nos últimos anos. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de auditores internos e auditados em relação às práticas de auditoria interna de uma empresa brasileira do setor energético. A pesquisa, um estudo de caso com a utilização de fontes primárias, analisou diferentes aspectos da atividade de auditoria interna, incluindo a capacitação dos auditores e características associadas a um bom trabalho de auditoria. Auditores internos e auditados apontaram a preparação do auditor, a qualidade das recomendações de auditoria e a orientação para o risco como os fatores de maior influência sobre a qualidade do serviço de auditoria interna, corroborando o disposto na literatura. Também apresentaram percepção positiva sobre a contribuição da auditoria interna para a melhoria do desempenho dos processos, a melhoria da estrutura de controles internos e a melhoria da gestão de riscos da empresa, indicadores relevantes na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. A pesquisa revelou uma considerável divergência perceptiva entre auditores e auditados no que tange à avaliação do comportamento dos auditados, que possuem uma percepção mais positiva sobre esse aspecto em comparação com os auditores. A percepção do uso de boas práticas de auditoria interna por auditores e auditados está, na maioria dos casos, coerente com os atributos de qualidade citados na literatura, indicando a presença desses atributos na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Lilian Maria de Souza, Luiz Gonzaga Mariano de Souza, and Carlos Henrique Pereira Mello. "A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação." Gestão & Produção 17, no. 1 (2010): 19–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000100003.

Full text
Abstract:
Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arnold, Esther, and Narbal Silva. "Percepção de gestores e trabalhadores de empresa de transporte coletivo sobre o processo de comunicação interna." Revista de Ciências Gerenciais 17, no. 26 (2015): 113. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2013v17n26p113-130.

Full text
Abstract:
<span>Este estudo objetivou responder ao problema de pesquisa: Quais percepções têm os gestores e demais trabalhadores de uma empresa de transporte coletivo, do processo de comunicação interna da gestão da qualidade, por meio da Norma ISO 9001? As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas pelo procedimento de grupo focal. O estudo transcorreu em uma empresa de transporte coletivo certificada pela ISO 9001. O processo da entrevista foi estruturado em três dimensões temáticas: comunicação interna; gestão do sistema da qualidade; e relações entre comunicação interna e gestão do sistema de qualidade. A partir dos resultados obtidos infere-se que predomina o diálogo colaborativo, e a transmissão das informações são realizadas por meio de mural, reuniões, cursos e treinamentos. Foi possível identificar que os geridos possuem clara visão do sistema de gestão da qualidade, denotando que, os canais de comunicação utilizados facilitam a transmissão de informações.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bueno, Camila Ferreira Delfim, Álvaro Luís de Carvalho Veloso, Daniel Emygdio de Faria Filho, et al. "Torta de mamona destoxificada para alimentação de poedeiras comerciais." Ciência Rural 44, no. 3 (2014): 538–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782014000300024.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este experimento avaliar o efeito da inclusão de torta de mamona destoxificada (TMD) na ração de poedeiras comerciais sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos. Foram utilizadas 200 poedeiras comerciais de 40 a 50 semanas de idade, da linhagem Hy-Line W-36®, com 1543±34g de peso corporal, que foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0, 5, 10, 15 e 20% de torta de mamona destoxificada na ração) com cinco repetições de oito aves cada. Foram avaliados o consumo de ração, a produção, o peso e a massa de ovos e a conversão alimentar. A qualidade interna foi avaliada por meio da unidade de Haugh, percentual de albúmen e de gema. A qualidade da casca foi medida pela espessura, densidade específica e percentual de casca. As variáveis de desempenho foram afetadas pela inclusão da TMD com resposta linear negativa para o consumo de ração e quadrática para produção de ovos, peso do ovo, massa do ovo e conversão alimentar, com os melhores níveis de 10,5, 5,7, 9,2 e 10,3% respectivamente. Não houve efeito significativo da inclusão da TMD para as variáveis de qualidade interna e externa dos ovos. Concluiu-se que a TMD pode ser incluída na ração de poedeiras em até 5,7% para otimizar o desempenho e não alterar a qualidade interna e externa dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Josivane Costa, Tiago Mota dos Santos, Jorge Katsumi Niyama, and Acilon Souza. "As ações da auditoria interna da Universidade de Brasília após a instrução normativa nº 3/2017 da Controladoria-Geral da União." Revista Controle - Doutrina e Artigos 18, no. 2 (2020): 109–32. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v18i2.615.

Full text
Abstract:
A Instrução Normativa nº 3, de 9 de junho de 2017, da Controladoria-Geral da União, aprovou o referencial técnico que trata especificamente da Auditoria Interna Governamental no Poder Executivo Federal. Assim, este estudo visa verificar se as ações da Auditoria Interna da Universidade de Brasília estão em conformidade com o Referencial Técnico aprovado por essa instrução normativa. Por meio de um estudo qualitativo, mediante entrevista e análise documental do Plano Anual de Auditoria Interna 2018 e do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna do exercício de 2018, foi possível identificar a conformidade das ações realizadas pela Auditoria Interna da UnB com a IN 3. Os resultados obtidos sugerem que a Auditoria Interna da Universidade de Brasília tem buscado se adequar aos princípios e diretrizes da IN, por meio das seguintes ações: aprovação de regimento próprio, ocorrida em junho de 2019, no qual foi incorporada parte da IN; aprovação do Plano Anual de Auditoria interna baseado em riscos, conforme os preceitos estabelecidos na IN; execução das ações previstas naquele Plano Anual; apresentação dos resultados das ações no RAINT; e, para as ações futuras, previsão de implantar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade até 2020 por meio da implementação de indicadores de qualidade dos trabalhos da Auditoria Interna, ações para capacitação dos gestores e demonstração dos benefícios financeiros e não financeiros oriundos das ações da Auditoria Interna. As ações realizadas pela Auditoria Interna da Universidade mencionadas estão parcialmente em conformidade com a Instrução Normativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Mayra Fernanda Rizzo, Douglas Emygdio de Faria, Paula Wick Rizzoli, Andréa Luciana dos Santos, Márcia Izumi Sakamoto, and Henrique Rosa Baltazar de Souza. "Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais alimentadas com rações contendo diferentes níveis de metionina e lisina." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 10 (2010): 2246–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001000021.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos dos níveis de metionina e lisina sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos de poedeiras comerciais. Foram utilizadas 256 poedeiras Hisex White com 68 semanas de idade, alojadas individualmente em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4 õ 4, com quatro níveis de lisina (0,482; 0,682; 0,882 e 1,082%) e metionina (0,225; 0,318; 0,411 e 0,505%), totalizando 16 dietas, cada uma com quatro repetições de quatro aves. O desempenho foi avaliado por meio das características consumos de ração, lisina, metionina, proteína bruta e de energia, peso, produção e massa de ovos e conversão alimentar. A qualidade interna dos ovos foi avaliada por meio das características peso e porcentagem de albúmen e gema e pela unidade Haugh. As aves apresentaram máxima produção de ovos quando alimentadas com rações contendo 0,444% de metionina total e 0,872% de lisina total. A classificação dos ovos por tipo e as características de qualidade interna e externa dos ovos não foram influenciadas pelos níveis de metionia e lisina da dieta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scatolini-Silva, A. M., H. Borba, A. Giampietro-Ganeco, et al. "Qualidade física de ovos armazenados em diferentes condições de embalagens sob temperatura ambiente." Archivos de Zootecnia 62, no. 238 (2012): 247. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i238.667.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a qualidade interna de ovos de casca branca, higienizados ou não, armazenados em diferentes condições de embalagens, sob temperatura ambiente. Trezentos ovos foram distribuídos em um DIC em esquema fatorial 3x2x4+1 (3 embalagens: filme PVC, vácuo parcial e vácuo parcial com sequestrantes de gás oxigênio; 4 períodos de armazenamento: 7, 14, 21 e 28 dias; higienizados ou não; e testemunha, ovos frescos, com 4 repetições). As análises foram realizadas ao final de cada período. O vácuo parcial manteve a unidade Haugh dos ovos, e proporcionou os melhores resultados para índice gema. A manutenção de peso dos ovos foi melhor quando embalados em condição de vácuo, com ou sem sachês sequestrantes de O2. Menores valores de atividade de água foram obtidos nos ovos embalados em filme de PVC, e quando realizada a higienização. Conclui-se que a qualidade interna dos ovos decresceu com o tempo de estocagem de forma mais acentuada nos ovos embalados em filme plástico, já que a condição de vácuo preservou algumas características. Com a higienização, as condições de armazenamento dos ovos em filme de PVC devem ser melhoradas, pois a qualidade interna destes foi a mais reduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Xavier, I. M. C., S. V. Cançado, T. C. Figueiredo, et al. "Qualidade de ovos de consumo submetidos a diferentes condições de armazenamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 4 (2008): 953–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000400026.

Full text
Abstract:
Verificou-se a qualidade interna de ovos de consumo armazenados sob diferentes condições, utilizando-se 768 ovos, provenientes de galinhas Hy-line com 40 semanas de idade. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2x4x8 (ovos embalados em filme plástico e não embalados), quatro períodos de estocagem em temperatura ambiente (zero, cinco, 10 e 15 dias) e oito períodos de armazenamento sob refrigeração (zero, cinco, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 dias). Foram avaliados os valores das Unidades Haugh (UH) e os de pH do albúmem (pH). Os valores de UH diminuíram com a estocagem, e houve uma queda mais acentuada nos ovos que permaneceram em temperatura ambiente. A embalagem das bandejas de ovos mostrou-se eficaz na preservação da qualidade interna dos ovos, pois os valores de UH mantiveram-se altos por um maior período de estocagem. Os índices de pH aumentaram com o período de armazenamento dos ovos (P<0,05) independentemente da temperatura de estocagem e do uso da embalagem. Foi concluído que a temperatura e o tempo de armazenamento dos ovos exercem influência nos valores de UH, e que a embalagem das bandejas de ovos em filme plástico melhora a qualidade interna dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pupim, Tulio Lourenço, Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, Maria Laene Moreira de Carvalho, and Silvio Moure Cicero. "Adequação do teste de raios X para avaliação da qualidade de sementes de Embaúba (Cecropia pachystachya Trec.)." Revista Brasileira de Sementes 30, no. 2 (2008): 28–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222008000200004.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de adequar o teste de raios X para a avaliação da qualidade de sementes de embaúba e verificar a influência da formação da sua estrutura interna na germinação. As sementes foram expostas à radiação por tempos e intensidades variados, com utilização do equipamento Faxitron X-Ray, modelo MX-20 para definição da melhor combinação para visualização da morfologia interna . Definidas as condições para melhor visualização interna, as sementes foram radiografadas e classificadas em três classes, de acordo com a estrutura interna visualizada nas radiografias, em sementes totalmente formadas, parcialmente formadas e sementes não formadas. Individualmente, as sementes foram devidamente identificadas de acordo com a classe de formação e submetidas ao teste de germinação.. O teste de raios X é eficiente para avaliar as estruturas internas da semente de embaúba e a exposição por 360 segundos na intensidade de 10kV é adequada para a visualização. Há relação entre o nível de formação das sementes e os resultados do teste de germinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Qualidade Interna de Codigo"

1

Aniche, Mauricio Finavaro. "Como a prática de TDD influencia o projeto de classes em sistemas orientados a objetos." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/45/45134/tde-31072012-181230/.

Full text
Abstract:
Desenvolvimento Guiado por Testes (TDD) e uma das praticas sugeridas na Programacao Extrema. A mecanica da pratica e simples: o programador escreve o teste antes de escrever o codigo. E, portanto, possivel inferir que a pratica de TDD e uma pratica de testes de software. Entretanto, muitos autores de livros conhecidos pela industria e academia afirmam que os efeitos da pratica vao alem. Segundo eles, TDD ajuda o desenvolvedor durante o processo de criacao do projeto classes, fazendo-os criar classes menos acopladas e mais coesas. Entretanto, grande parte dos trabalhos da literatura sao voltados a descobrir se a pratica faz diferenca na qualidade do codigo gerado, mas poucos sao os autores que discutem como a pratica realmente auxilia. Mesmo os proprios praticantes nao entendem ou conseguem expressar bem como a pratica os guia. Este trabalho tem por objetivo compreender melhor os efeitos de TDD e como sua pratica influencia o desenvolvedor durante o processo de projeto de sistemas orientados a objetos. Para entende-las, neste trabalho optamos por um estudo exploratorio essencialmente qualitativo, no qual participantes foram convidados a resolver exercicios pre-preparados utilizando TDD e, a partir dos dados colhidos nessa primeira parte, nos levantamos detalhes sobre como a pratica influenciou as decisoes de projeto de classes dos participantes por meio de entrevistas. Ao final, observamos que a pratica de TDD pode guiar o desenvolvedor durante o processo de criacao do projeto de classes por meio de constantes feedbacks sobre a qualidade do projeto. Esses feedbacks alertam desenvolvedores sobre possiveis problemas, como alto acoplamento ou baixa coesao. Os desenvolvedores, por sua vez, devem interpretar e melhorar o projeto de classes. Este trabalho catalogou e nomeou os padroes de feedback percebidos pelos participantes.<br>Test-Driven Development (TDD) is one of the suggested practices in Extreme Programming (XP). The mechanical is simple: the developer writes a test before writing the implementation. Thus, TDD is often seen as a software testing technique. However, many famous book authors suggest that TDD can help developers during the class design creation process, enabling developers to create less coupled highly cohesive classes. Most of the academic studies are interested on finding the difference between a TDDd and a non-TDDd code. Only a few of them discuss how the practice really supports class design. Even practitioners do not understand how the practice guides them. This work aims to understand better the effects of TDD and how the practice influences the practitioner during the class design process in object-oriented systems. To better understand them, we did a essencially qualitative explorative study, in which participants were invited to solve a set of pre-prepared exercises using TDD and, based on the gathered data, we retrieved details of how the practice influenced the developers class design decisions through interviews. At the end, we observed that the practice of TDD can guide developers during the class design creation process through constant feedback about its quality. These feedbacks alert developers about possible problems, such as high coupling or low cohesion. Developers then should interpret and improve the class design accordingly. This study also catalogues the TDD feedback patterns perceived by the participants.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Teodoro, André Filipe Lampreia. "Determinantes da qualidade em auditoria interna." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2020. http://hdl.handle.net/10400.5/21055.

Full text
Abstract:
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais<br>O presente estudo procura contribuir para a literatura da temática Qualidade em Auditoria Interna, identificando os determinantes que a promovem, relacionados com a forma de atuação dos profissionais da área. A estratégia de investigação passou pela formulação e distribuição de um questionário, tendo os dados sido recolhidos por canais eletrónios. Para a análise dos dados, foi utilizado o software SmartPLS 3.0, uma vez que o modelo do estudo se encontra estruturado sob a forma de PLS-SEM. A amostra é constituída por 115 auditores internos portugueses, pertencentes a organizações no setor público e privado. Os resultados indicam que a configuração pública/privada da organização onde os profissionais desenvolvem a sua função, influencia positivamente e significativamente a qualidade da auditoria interna. No que respeita à independência, esta manifesta uma relação significativa mas negativa na qualidade da auditoria interna. Relativamente às qualificações profissionais e ao apoio da gestão, não foi possível concluir sobre a sua influência na qualidade da auditoria interna.<br>The aim of this research is to contribute to the literature on the Internal Auditing Quality, identifying the factors that increase it, related with the performance of individuals in this profession. The investigation strategy was based in the construction and distribution of a survey, and data were collected through on-line channels. For data analysis, the SmartPLS 3.0 software was used, since the study model is structured in the form of PLS-SEM. The sample consists of 115 Portuguese internal auditors, belonging to organizations in the public and private sector. The results indicate that the public/private organization configuration where the individuals perform their role, positively and significantly influences the internal audit quality. Moreover independence, presented a significant but negative relationship in the internal audit quality. Regarding professional qualifications and management support, it was not possible to conclude its influence on the quality of the internal audit.<br>info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cherem, Míriam Costa. "Estudo e avaliação da qualidade da comunicação interna na empresa de serviços EDSAE." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/10439.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Empresariais<br>No mercado global, há uma crescente concorrência entre os produtores e comerciantes de bens e serviços, de modo que o foco da vantagem competitiva passou a ser a qualidade. As empresas vencedoras oferecem serviços a clientes internos com a mesma dedicação que os entregam a clientes externos. A cultura da qualidade deve prezar pelo clima de cooperação e disseminação das informações nas organizações. Assim, o presente estudo pretende analisar a qualidade do atual sistema de comunicação da empresa, verificar se as ferramentas disponíveis estão alinhadas com os objetivos da gestão, identificar os gaps existentes na comunicação interna, e ainda projetar um sistema de comunicação que vá de encontro às necessidades atuais, tanto dos colaboradores como da gestão estratégica da empresa. Os resultados mostram que a comunicação interna da EDSAE não se encontra enquadrada com os principais objetivos estratégicos da organização. A comunicação é desenvolvida no sentido de satisfazer as necessidades do público externo. Os resultados também mostraram que o fluxo de informação é predominantemente informal, onde a comunicação oral prevalece. Verificou-se ainda que a comunicação descendente na empresa é ineficaz, possuindo falhas graves na circulação das informações. No entanto, na comunicação horizontal assistiu-se a uma proximidade das relações. Por último, conseguiu-se identificar as dificuldades existentes, verificou-se a insatisfação por parte da grande maioria dos colaboradores em relação a efetividade da comunicação e conclui-se que um projeto de comunicação interna, com ferramentas adequadas à estratégia da empresa, pode melhorar a qualidade dos serviços internos assim como dos serviços oferecidos aos clientes.<br>In global market, there is a growing competition between goods and services of producers and merchants so the focus of the advantage competition turns to be quality. Winning companies offer services to internal clients with the same dedication that to external clients. The quality culture should respect according to cooperation and spread of information inside an organization. Therefore this study pretends to analyze the quality of the company's present system of communication, to verify if the available tools match the management goals, to identify the gaps in internal communication and finally create a possible system of communication where employees and the company's strategic management meet. The results show that EDSAE's internal communication is not suitable for its main strategic goals. Communication is enrolled so that external public needs are accomplished. Results also show that the flow of information is predominantly oral and informal. Several employees have informed that descendant communication is ineffective, even noticing lack of info circulation. Most of the employees feel there is no open dialog with managers, although, there seemed to exist closer relationships in horizontal communication. Finally some difficulties were found. There seemed to exist dissatisfaction from most of employees concerning the effectiveness of communication. In conclusion, an internal communication project with the right tools towards the company's strategy can improve the quality of internal services as well as those offered to customers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martins, Gabriel Soares 1983. "Construção de um turbidímetro de baixo custo para controle de qualidade de efluentes industriais." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/263484.

Full text
Abstract:
Orientador: Luiz Otávio Saraiva Ferreira<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica<br>Made available in DSpace on 2018-08-21T21:54:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martins_GabrielSoares_M.pdf: 6495887 bytes, checksum: 4a05e53032d23853568df2eca3d4ecf7 (MD5) Previous issue date: 2012<br>Resumo: Medir a qualidade da água sempre foi importante para as agências governamentais, organizações científicas e a própria sociedade manterem o nível de contaminação da água em patamares que não afetem a sobrevivência de nenhum ser vivo. Rastrear de forma mais detalhada e precisa os efluentes industriais que retornam aos rios e lagos das cidades, através da instalação de diversos medidores ao longo das linhas de distribuição de água industriais, auxilia na manutenção da qualidade da água destas fontes naturais. Os medidores existentes atualmente, conhecidos por turbidímetros, são caros, o que impede o amplo monitoramento das linhas de água. O objetivo desta dissertação é a construção de um turbidímetro de baixo custo que seja capaz de auxiliar na avaliação dos efluentes industriais. O turbidímetro proposto é baseado no GLI Método 2 (Great Lake Instruments Method 2), que emprega duas técnicas de espectroscopia: a nefelometria e a turbidimetria. A contribuição dada por esta dissertação está na aplicação da técnica de modulação por amplitude de pulso com amostragem instantânea, muito utilizada em telecomunicações, com o intuito de mitigar qualquer deslocamento do sinal devido às fontes de luz do ambiente e outras interferências do circuito eletrônico. O equipamento consegue medir uma faixa de turbidez de 16 a 4000 NTU. Abaixo de 16 NTU não há precisão nas medidas devido à intensa presença de ruído no sinal nefelométrico. Apesar de não conseguir medir o nível de turbidez aceitável de água apropriada para consumo (5 NTU), considera-se a faixa de medição suficiente para se medir efluentes indústrias e monitorá-los para não que não poluam os rios e reservatórios das cidades<br>Abstract: Measuring water quality has always been important for government agencies; scientific organizations and society maintain the level of water contamination at levels that do not affect the survival of any living being. Track, with more details and accuracy, the industrial effluents that return to the rivers and the lakes of the cities through the installation of several meters along the water lines of industries, helps maintain water quality of the natural sources. The meters currently existing, known for turbidimeters, are expensive, which prevents the widespread monitoring of water lines. The objective of this dissertation is design a low cost turbidimeter that is able to assist in the assessment of industrial effluents. The turbidimeter proposed is based on the GLI Method 2 (Great Lake Instruments Method 2), which employs two spectroscopic techniques: nephelometry and turbidimetry. The contribution of this dissertation is in applying the technique of pulse amplitude modulation with instantaneous sampling, widely used in telecommunications, in order to mitigate any signal offset due to ambient light sources and interference from the electronic circuit. The equipment can measure a range of 16-4000 turbidity NTU. Below 16 NTU there is no accuracy in measurements because the noise interfering in the nephelometric signal. Although the equipment cannot measure the acceptable turbidity level of drinking water (5 NTU), it is considered sufficient to measure industrial effluents and track them to not pollute the rivers and reservoirs of cities<br>Mestrado<br>Mecanica dos Sólidos e Projeto Mecanico<br>Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, Ana Paula Guimarães Florencio dos. "Análise crítica do processo de auditoria interna de uma empresa farmacêutica." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2013. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/11625.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-19T13:52:54Z (GMT). No. of bitstreams: 2 9.pdf: 649163 bytes, checksum: e76aa39993736513a5f0d836e57d0321 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2013<br>Fundação Oswaldo Cruz. Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.<br>A indústria farmacêutica tem aprimorado seu sistema de gestão de acordo com a evolução dos conceitos de qualidade e de normas internacionais.A conformidade com os requisitos regulatórios fortalece a disposição da implantação deste sistema. Uma análise qualitativa do processo permitiu identificar oportunidades de melhorias. Algumas ações foram propostas, a fim de contribuir para o aprimoramento da gestão do processo, e consequentemente, para garantir a detecção de não-conformidade que podem influenciar na qualidade e produtividade do processo de fabricação de produtos farmacêuticos.<br>The pharmaceutical industry has improved its management system according to the evolution of the concepts of quality and international standards. Compliance with regulatory requirements will strengthen the deployment of this system. A qualitative analysis of the process has identified opportunities for improvement. Some actions were proposed in order to contribute to the improvement of the management of the process, and consequently, to ensure the detection of non-compliance that may influence the quality and productivity of the manufacturing process of pharmaceuticals products.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Peiter, Fernanda Santana. "Avaliação da qualidade ambiental interna no transporte coletivo da cidade de São Carlos, SP." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-29092014-170756/.

Full text
Abstract:
A circulação no trânsito das cidades faz parte da rotina das pessoas, que podem despender tempos consideráveis dentro de automóveis durante seus deslocamentos. Fatores como a emissão de gases provinda do tráfego e a má circulação de ar podem afetar a qualidade ambiental no interior dos veículos e torná-lo prejudicial à saúde de seus ocupantes. Sendo assim, durante vinte dias aleatórios, entre agosto e dezembro de 2013, monitorou-se o ambiente interno de um dos ônibus pertencentes ao sistema de transporte coletivo da cidade de São Carlos. Foram medidos temperatura, umidade relativa do ar, ruído, monóxido e dióxido de carbono, compostos orgânicos voláteis totais (COVT) e material particulado. Os dados encontrados foram analisados baseando-se em distintas normas e padrões. Observou-se também a influência dos parâmetros avaliados na saúde das pessoas, de acordo com a literatura. Dentre as referências consultadas, consideraram-se os valores limites recomendados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (normas NR-15, NR-17 e NHO 01), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Resolução 09/03), pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Resolução 03/90) e pela Organização Mundial de Saúde. A partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar, calculou-se o índice de calor (Heat Index) utilizado pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos EUA, para averiguação do conforto térmico. Os resultados mostraram que os níveis de temperatura, umidade relativa, índice de calor e material particulado estiveram, em sua maioria, acima dos valores referenciais. O ruído também constitui um fator preocupante, apesar de os valores encontrados estarem abaixo do limite máximo de 85 dB(A), pois, pesquisas recentes indicam que níveis acima de 60 dB(A) tendem trazer complicações à saúde (Willich et al., 2006). Ao observar as concentrações dos óxidos de carbono, notou-se a interferência da poluição provinda do meio externo. Por fim, conclui-se que a qualidade ambiental interna do ônibus pode ser prejudicial principalmente aos cobradores e motoristas, que trabalham neste ambiente por muitas horas diárias.<br>The movement of traffic in cities is part of the people\'s routine that can spend considerable time inside automobiles during their displacement. Factors such as greenhouse gas emissions from traffic and poor air circulation can affect the environmental quality inside vehicles and make it harmful to the health of its occupants. Thus, for twenty random days between August and December 2013, air quality inside one of the buses belonging to the public transportation system of the city of São Carlos was monitored. Temperature, relative humidity, noise, carbon monoxide, carbon dioxide, volatile organic compounds (TVOC) and particulate matter were measured. Data were analyzed based on limiting values recommended by different institutions and observing the influence of the parameters measured in people\'s health, according to the literature. Were taken as reference standards established by the Ministry of Labor and Employment (standards NR-15, NR-17 and NHO 01), the National Health Surveillance Agency (Resolution 09/03), the National Environmental Council (Resolution 03 / 90) and the World Health Organization. Aiming to verify the thermal sensation, we calculated the Heat Index used by the National Oceanic and Atmospheric Administration of the USA. The results show that levels of temperature, relative humidity, heat index and particulate matter are mostly above the reference values. Noise is also a worrying factor, despite being within the ceiling of 85 dB (A), because, according to recent surveys, over 60 dB (A) there is potential damage to health (Willich et al., 2006). By observing the concentrations of oxides of carbon, it was noted interference stemmed from the pollution of the external environment. Finally, it is concluded that the air quality inside the bus can be harmful especially to collectors and drivers, working in this environment for many hours a day.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vilela, Daniela Reis. "Qualidade interna e externa de ovos de poedeiras comerciais com casca normal e vítrea." Universidade Federal de Uberlândia, 2012. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13046.

Full text
Abstract:
The objective was to evaluate the internal and external quality of hens eggs, classified in eggs with normal eggshell and eggs with vitreous eggshell, produced by hens in three different ages. Forty-five eggs of each eggshell type, normal and vitreous, were sampled at age of 30, 50 and 70 weeks. After the execution of physical and chemical analysis, it was observed that specific gravity, for both eggs with normal eggshell and eggs with vitreous eggshell, had a decrease with the advancing age of the hen. The weight of the egg, in both types of eggshell increased with the advancing age of the hen. Higher concentration of calcium was found on eggs with normal eggshell comparing to eggs with vitreous eggshell. The phosphorus percentage wasn t affected by the eggshell type. The mineral deposition of the eggshell was constant, the thickness of the eggshell in both eggshell types increased throughout the reproductive life of the hen and decreased when the hen got older. The albumen weight increased, showing its relation with the egg size. The percentage of albumen moisture with the advancing age of the hen didn t show any relation with the egg weight. Protein concentration and pH of the albumen decreased along with hen ages. The weight of egg yolk, the moisture percentage and the yolk pH decreased with the advancing age of the hen. Crude protein and ether extract increased with the advancing age of the hen. Eggs with vitreous eggshell showed eggshell with lower quality compared to those with normal eggshell, without, however, compromise the internal quality of albumen and yolk.<br>Objetivou-se avaliar a qualidade interna e externa de ovos de galinhas de postura classificados em ovos de casca normal e ovos de casca vítrea, produzidos por galinhas em três idades diferentes. Foram amostrados 45 ovos de cada tipo de casca, normal e vítrea, nas idades de 30, 50 e 70 semanas. Após a realização de análises físicas e bromatológicas observou-se que a gravidade específica, tanto para ovos de casca normal quanto para ovos de casca vítrea, diminuiu com o aumento da idade da ave. O peso do ovo em ambos os tipos de casca aumentou com o avanço da idade da galinha. Maior concentração de cálcio foi encontrada nos ovos de casca normal em relação aos de casca vítrea, o teor de fósforo não foi influenciado pelo tipo de casca. A deposição mineral da casca foi constante. A espessura da casca em ambos os tipos de casca aumentou ao longo da vida reprodutiva da galinha e diminuiu quando a ave se tornou mais velha. O percentual de albúmen aumentou, mostrando relação com o tamanho do ovo. A percentagem da umidade do albúmen com o avanço da idade da galinha não mostrou relação com o peso do ovo. A percentagem de proteína e o pH do albúmen diminuíram ao longo das idades. A percentagem da gema, a percentagem de umidade e o pH da gema diminuíram com o aumento da idade da galinha. Proteína bruta e extrato etéreo aumentaram com o aumento da idade da galinha. Os ovos de casca vítrea apresentaram casca de qualidade inferior aqueles de casca normal sem, contudo haver um comprometimento da qualidade interna do albúmen e da gema.<br>Mestre em Ciências Veterinárias
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Klein, Roger Wilker Tavares. "Avaliação da qualidade interna de ovos de consumo submetidos a diferentes condições de armazenamento." Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/SVCO-8F7K4C.

Full text
Abstract:
It was checked the inner quality of 1152 consumption eggs from three large egg distributors in the state of Minas Gerais. The treatments were arranged in randomized blocks, being repetitions the block, in factorial 3x2x4, with three distributors of eggs, two storage temperatures (ambient and refrigerated) and four storage periods (zero, seven, 14 and 21 days). The parameters of egg quality analysed were Haugh Unit (HU), albumen pH (pH) and for microbiological were analysed total count of mesophilic aerobic (CFU/g), total and thermal coliforms (CFU/g), Salmonella spp., Staphylococcus spp. and yeasts and molds (CFU/g). It was observed decrease of internal quality of eggs with the period of storage. The pH values increased with the period of storage of eggs for all distributors regardless the temperature of storage and, HU values decreased with storage, however it sharply decrease in eggs kept at room temperature for all distributors. The microbiological analyses showed the absence of Salmonella spp. and coagulase positive Staphylococci. However, it was observed the presence of coagulase negative Staphylococci, and also yeasts and molds, besides mesophilic aerobic, total coliforms and thermal which presented some results above the legal standards. It was concluded that the quality of eggs of the three distributors of Minas Gerais had the same standard of internal quality.<br>Verificou-se a qualidade interna de 1152 ovos de consumo provenientes de três grandes distribuidoras de ovos do estado de Minas Gerais. Os tratamentos foram dispostos no delineamento em blocos ao acaso, sendo as repetições o bloco, em arranjo fatorial 3x2x4, com três distribuidoras de ovos, duas condições de armazenamento (ambiente e refrigerado) e quatro períodos de estocagem (zero, sete, 14 e 21 dias). Os parâmetros de qualidade dos ovos avaliados foram as Unidades Haugh (UH), o pH do albúmen (pH) e as análises microbiológicas de contagem global de mesófilos aeróbios (UFC/g), coliformes totais e termotolerantes (UFC/g), pesquisa de Salmonella spp., Staphylococcus spp. e bolores e leveduras (UFC/g). Foi observada diminuição da qualidade interna dos ovos durante o armazenamento. O pH aumentou para todas as distribuidoras no decorrer do armazenamento independentemente da temperatura de estocagem e os valores de UH diminuíram com a estocagem porém, houve uma diminuição mais acentuada nos ovos que permaneceram em temperatura ambiente para todas as distribuidoras. As análises microbiológicas indicaram ausência de Salmonella spp. e Staphylococcus coagulase positivo. Entretanto, foi observada a presença de Staphylococcus coagulase negativo e bolores e leveduras, além de mesófilos aeróbios, coliformes totais e termotolerantes que apresentaram alguns resultados acima dos padrões legais vigentes. Foi concluído que os ovos das três distribuidoras de Minas Gerais possuem o mesmo padrão de qualidade interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PAULISTA, Paulo Henrique. "Desenvolvimento de software para apoio à realização de auditoria interna de sistema de gestão da qualidade." reponame:Repositório Institucional da UNIFEI, 2009. http://repositorio.unifei.edu.br/xmlui/handle/123456789/1644.

Full text
Abstract:
Submitted by Lizziane Tejo Mendonça (lizziane@unifei.edu.br) on 2018-09-11T19:49:21Z No. of bitstreams: 1 dissertacao_0034938.pdf: 2766232 bytes, checksum: 513817ec51443d1b9d5076208050fc59 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-09-11T19:49:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao_0034938.pdf: 2766232 bytes, checksum: 513817ec51443d1b9d5076208050fc59 (MD5) Previous issue date: 2009-07<br>As transformações no cenário econômico, político e social provocaram uma reavaliação e questionamento da postura empresarial adotada, gerando o aumento do interesse mundial relativo à gestão da qualidade na última década. Uma das formas de avaliação do sistema de gestão da qualidade são as auditorias. O objetivo deste trabalho é analisar o processo de auditoria interna de sistema de gestão da qualidade para desenvolver e analisar um software que possa melhorar o referido processo. Assim, fez-se necessário examinar o procedimento de auditoria, procurar na literatura alguns problemas que podem ocorrer durante uma auditoria, validar o software depois de desenvolvido e verificar se existiam falhas. Decidiu-se criar o software para melhorar o modo de coleta de informações durante uma auditoria, já que não foi encontrado no mercado algum que trabalhe nesta etapa. O método de pesquisa é o Soft Systems Methodology, próprio para investigação de problemas dentro de um sistema. Ele é usado para planejar e implementar mudanças em sistemas complexos e que envolvam atividades humanas. Escolheu-se esse método porque auditoria é um sistema complexo e o pesquisador influencia o resultado da pesquisa. Para desenvolver e validar o software, decidiu-se entrevistar onze auditores com mais de três anos de experiência em auditorias internas de sistema de gestão da qualidade de quatros organizações diferentes: quatro de empresa de consultoria, dois de uma empresa do setor automobilístico, dois do setor de serviços na área de capacitação de pessoas e três de uma empresa do setor militar. Realizou-se uma entrevista com esses auditores para verificar como é o processo de auditoria, como registrar informações durante uma auditoria e se alguns dos problemas que podem ocorrer durante uma auditoria, encontrados na literatura, estão presentes na prática. Segundo os auditores entrevistados, os problemas que mais ocorrem durante uma auditoria são: falta de informação adequada fornecida à auditada; tempo insuficiente atribuído para a auditoria; falta de uma quantidade suficiente de evidências objetivas de auditoria; incoerências em auditorias e fator amostragem – às vezes, isto faz com que oportunidades de melhorias do sistema não sejam percebidas por poder haver falhas na amostra escolhida. Depois dessa entrevista, o software foi desenvolvido, utilizando-se a linguagem de programação PHP juntamente com o banco de dados MySQL. Depois que o software foi desenvolvido, uma segunda entrevista, com os mesmos auditores, foi realizada com a finalidade de validá-lo, verificar se o mesmo pode resolver alguns dos problemas, encontrados na literatura, que podem ocorrer durante uma auditoria, e verificar as suas vantagens e desvantagens, além de sugestões de melhoria. Os problemas mais votados segundo os auditores e que podem ser resolvidos com a utilização do software foram: falta de informação adequada fornecida à auditada, utilização dos auditores incompetentes para realizar uma auditoria específica e incoerências em auditorias. Todos os auditores entrevistados responderam que o software reduz o tempo e aumenta a confiabilidade da auditoria e, analisando as respostas dos auditores para a segunda entrevista, percebe-se que o software pode ser utilizado, mas os mesmos sugeriram algumas melhorias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mello, Juliana Mariano da Rocha Bandeira de. "Qualidade de imagem radiológica : calculando sensibilidade e especificidade em mamografias digitais diagnósticas do HCPA – auditoria interna." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2015. http://hdl.handle.net/10183/139762.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Avaliar a certeza de qualidade dos resultados mamográficos em uma instituição de referência para diagnóstico e tratamento do câncer de mama na Região Sul do Brasil, considerando as recomendações da quinta edição do BIRADS (“Breast Imaging Reporting and Data System”) para propósitos de auditoria. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um estudo de coorte observacional retrospectivo e transversal com 4911 pacientes que foram submetidas a pelo menos uma mamografia durante o ano de 2013 em um hospital público regional, ligado a uma universidade pública federal na Região Sul do Brasil. Essas pacientes foram acompanhadas até 31 de dezembro de 2014, para checar as taxas de desempenho dos resultados mamográficos na instituição em estudo, incluindo verdadeirospositivos (VP), verdadeiros-negativos (VN), falso-positivos (FP), falso-negativos (FN), valores preditivos positivos (VPP), sensibilidade e especificidade com um intervalo de confiança de 95%. RESULTADOS: O estudo demonstrou alta certeza de qualidade nos resultados das mamografias digitais diagnósticas, especialmente em relação à sensibilidade (90,21%) e especificidade (98,97%). O valor preditivo positivo (VPP) geral foi estimado em 65,3%. A taxa de interpretação anormal (ou reconvocação) foi de 12,26% e a razão de verossimilhança (“likelihood ratio”) das mamografias diagnósticas obtida foi 86,68%. CONCLUSÕES: Conclui-se que os resultados de mamografias digitais diagnósticas foram apropriados e similares aos valores pospostos pelo BIRADS. Além disso, o estudo proporcionou auto-reflexão e auto-avaliação da prática radiológica no serviço, o que é essencial para o melhoramento e processo de colaboração mais efetivo entre todos os profissionais envolvidos com o diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Esses resultados podem incentivar outras instituições a atingirem altas taxas de qualidade de desempenho nos resultados mamográficos, apesar de possíveis limitações estruturais quando comparadas a instituições de países desenvolvidos.<br>OBJECTIVES: To evaluate the quality assurance of the mammography results in a reference institution for breast cancer diagnosis and treatment in southern Brazil, considering the BIRADS (Breast Imaging Reporting and Data System) 5th edition recommendations for auditing purposes. MATERIAL AND METHODS: We performed a retrospective cohort observational and cross-sectional study with 4911 patients who underwent at least one mammography throughout the year of 2013 in a regional public hospital, linked to a federal public university in southern Brazil. These patients were followed until 31st December, 2014 to check the performance rates of mammography results in our institution, including true-positives (TP), true-negatives (TN), false-positives (FP), false-negatives (FN), positive predictive values (PPV), sensitivity and specificity with a confidence interval of 95%. RESULTS: The study has showed high quality assurance on digital diagnostic mammographic results, especially regarding sensitivity (90,21%) and specificity (98,97%). The overall positive predictive value (PPV) was estimated in 65,3%. The abnormal interpretation rate (recall rate) was 12,26% and the likelihood ratio of diagnostic mammograms obtained was 86,68%. CONCLUSIONS: We concluded that our digital diagnostic mammography results were appropriate and similar to values proposed by the BIRADS. Also, the study provided self-reflection and insights on our radiological practice, which is essential to the improvement and more effective collaboration process between all the professionals involved with breast cancer diagnosis and treatment. These results may incentivize other institutions to achieve high quality performance rates in mammography results, despite possible infrastructure and facilities limitations when comparing to developed countries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Qualidade Interna de Codigo"

1

Dantas Filho, Jerônimo Vieira, Clodoaldo de Oliveira Freitas, and Jucilene Cavali. Viabilidade econômica e aspectos produtivos de peixes nativos da Amazônia. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000886.

Full text
Abstract:
Esta publicação traz alguns estudos apresentados em quatro capítulos, I. Viabilidade econômica do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques escavados abastecidos com e sem bombeamento; II. Viabilidade econômica do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em relação a outras atividades agropecuárias no estado de Rondônia; III. Caracterização limnológica do ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas) em viveiro escavado na Amazônia Ocidental; e Inovações nos aspectos produtivos do pirarucu (Arapaima gigas) cultivado na Amazônia Ocidental. Este livro cumpre os objetivos de analisar a viabilidade econômica da implantação e manutenção do cultivo de tambaqui (Colossoma macropomum) em diferentes modelos de produção. E também, demonstrar a viabilidade econômica da piscicultura na criação de tambaqui, em comparação a outras atividades agropecuárias, usando a taxa interna de retorno (TIR), Payback e rentabilidade para identificar qual atividade é mais viável, apresentando uma análise das vantagens e desvantagens da piscicultura. Outro objetivo alcançado foi caracterizar a qualidade da água em um ciclo de cultivo do pirarucu (Arapaima gigas). Bem como relatar pesquisas sobre as inovações na criação de pirarucu na Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Qualidade Interna de Codigo"

1

Melo, Adriana Almeida Sales de. "A AVALIAÇÃO INTERNA NO SINAES: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E MELHORIA DA QUALIDADE." In Capitalismo contemporâneo e políticas educacionais 2. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6612111069.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Vieira, Maitê de Moraes. "QUALIDADE EXTERNA E INTERNA DE OVOS DE AVES DE POSTURA COM DIFERENTES IDADES." In Estudos em Zootecnia e Ciência Animal. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.04720310111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Phelippe Moura da. "AUDITORIA INTERNA COMO PROVIMENTO À GESTÃO DA QUALIDADE: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA TÊXTIL." In Resultados das Pesquisas e Inovações na Área das Engenharias. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.21820030312.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grazieli, Suszek, Decleva Walter Patris Freire, Nobrega Andressa Martins da, and Royer Ana Flávia Basso. "QUALIDADE DE OVOS DE GALINHA SUBMETIDOS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE ARMAZENAMENTO E TEMPO DE ESTOCAGEM UTILIZANDO IMAGEM TÉRMICA EM NOVA ANDRADINA/MS." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.346-359.

Full text
Abstract:
O ovo sempre foi um alimento com alta taxa de consumo no Brasil, principalmente por ser nutricionalmente completo, possuir grande quantidade de proteína e ter um custo relativamente baixo. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos ovos de poedeiras de 60 semanas da linhagem Embrapa 51 (casca marrom), sistema de criação comercial em gaiola, sob duas condições de armazenamento (temperatura não controlada e refrigerado) e em diferentes tempos de estocagem (frescos, 7, 14 e 21 dias), utilizando imagens térmicas. O experimento foi desenvolvido no IFMS campus de Nova Andradina, foram utilizados ovos de aves da linhagem Embrapa 51 presentes em um galpão para aves de postura em ambiente não controlado. Foram coletados dados de qualidade interna e externa dos ovos e obtida imagem térmica com auxilio de uma câmera Flier®. Verificou-se a existência de interdependência entre os fatores temperatura de conservação x período de estocagem dos ovos. Pelas imagens térmicas foi possivel observar que ovos refrigerados mantêm melhor estrutura, contribuído para um ovo de melhor qualidade, assim a utilização de imagem é capaz de mensurar parâmetros para análise de ovos de forma não destrutiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira Sousa, Vitória Carolina, and Diego Rodrigues Pessoa. "RESPOSTA CRÔNICA DA CARGA INTERNA DE TREINAMENTO: treinamento continuo versus treinamento intermitente." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.11.

Full text
Abstract:
Objetivos: Verificar as diferentes modulações nos marcadores da carga de treino em exercício contínuo e intermitentes. Métodos: Para presente revisão foram pesquisados artigos nas bases de dados eletrônicas da MedLine/PubMed e Scielo , entre os meses de agosto e setembro de 2020. Para confronto nas bases de dados, utilizou-se os termos em inglês: (((((aerobic continuous) OR (aerobic intermittent)) OR (internal load monitoring)) OR (exercises)) AND (heart rate)) OR (exercise response). Os artigos encontrados foram submetidos a leitura dos resumos e confrontados de acordo com os critérios de inclusão dessa revisão. Resultados: Apenas 550 estudos foram considerados elegíveis para os estudos, e então foram submetidos a avaliação da qualidade metodológica e aos critérios de inclusão, os quais 541 estudos foram excluídos e, por fim, 9 estudos foram incluídos na presente revisão. Conclusão: Treinamento intermitente e contínuos de acordo com os estudos apresentados, ambos serão eficazes de acordo com o público que será aplicado esses protocolos. O profissional de educação física que tem que abdicar dessas informações para um melhor monitoramento de carga interna e externa de treinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Emily, Miskiw, Lima Mauro, Suszek Grazieli, Rocha Izabeli de Sousa, and Neves Maria Antônia. "ANÁLISE DO PERFIL DO CONSUMIDOR SOBRE A REFRIGERAÇÃO DOS OVOS DE GALINHA." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.171-184.

Full text
Abstract:
O ovo é um alimento perecível, por isso a perda da sua qualidade interna ocorre logo após a postura. A forma que ele é armazenado entre o intervalo da postura e a aquisição do ovo pelo consumidor, influencia na sua qualidade final. Para a redução de deterioração dessa qualidade a maneira mais simples é a refrigeração, onde ela não mata os microrganismos, mas sim dificulta que seu ciclo de produção continue. Nessa perspectiva, objetivou-se com esse trabalho analisar o perfil do consumidor com relação a refrigeração dos ovos de galinha. Para a obtenção dos dados optou-se pelo uso de questionário via internet e presencial, no total tivemos 351 respostas dos diversos produtores e consumidores entrevistados. Dos entrevistados 86% refrigera o ovo, 12% mantém o ovo em temperatura ambiente e apenas 2% armazena o ovo dos dois jeitos, dessas pessoas 87% sabem a importância da refrigeração dos alimentos e os 13% restantes não sabem sobre a importância da refrigeração para a conservação dos ovos. Os dados mostram que uma parte considerável das pessoas não sabem que a refrigeração é de extrema importância para manter a qualidade do ovo além de aumentar o tempo de armazenamento, por isso ficou claro que é importante fazer a divulgação dessas informações para os produtores e consumidores através de campanhas de cunho educativo sobre a importância da refrigeração para que eles tenham conhecimento sobre os benefícios da refrigeração além disso pode haver mudanças na forma que eles armazenam os ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carneiro, Paulo Henrique, and Rúbia Carla Santi. "Gestão estratégica de pessoas no departamento da polícia civil do Paraná: capacitação e parceria com instituições de ensino superior." In Administração Contemporânea, 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20215-6-p61-71.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta como tema a Gestão Estratégica de Pessoas no Departamento da Polícia Civil do Paraná, na capacitação em parceria com instituições de ensino superior. A questão de pesquisa busca saber, se a eficácia da parceria será eficiente para o avanço do Departamento da Polícia Civil na Gestão estratégica de pessoas. A pesquisa utiliza o método quantitativo , utilizando-se de coleta de dados e informações através de questionário, entre os dias 17/02/2020 a 27/02/2020 com 21 Policiais Civis da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa de diferentes setores. Justifica-se essa pesquisa, por trazer ao Departamento da Polícia Civil uma visão sobre inovações que oportunizam o crescimento institucional na gestão de pessoas, aproveitamento da competência de cada profissional em dar melhor atendimento e qualidade no serviço prestado. Objetivo geral da pesquisa é: conhecer a gestão estratégica de pessoas por meio da capacitação e aproveitamento das habilidades profissionais, aliadas à parceria entre Instituição de Ensino Superior e Polícia Civil. As conclusões em destaque da pesquisa se resumem que, haverá aprendizado da Policial Civil por meio da parceria com Instituição de Ensino Superior, alavancando a gestão interna e dando à população resultados eficientes em seus anseios, somada na melhor Gestão de Pessoas dentro do processo de evolução de uma política pública desburocratizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aquino, Orlando Fernández, and Alberto Matías González. "O Método em Marx: Derivações para Pesquisa Educacional." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap3.

Full text
Abstract:
Certamente, o que não nos falta no Brasil são relatos que avaliam o desenvolvimento histórico e contraditório da pesquisa educacional, cuja institucionalização aparece com a criação do INEP / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, em 1938, sob a direção do Ministério da Educação. Os primeiros estudos aos quais tivemos acesso (Gouveia, 1971, 1976, Mello, 1983, Gatti, 1983, Demo, 1983), bem como os mais atuais (Warde, 1990; Alves-Mazzotti, 2001; Gatti, 2001, 2006) fazem referência às etapas, problemas, limitações e avanços da pesquisa em educação no Brasil. Apesar do aumento expressivo da pesquisa educacional na progressão histórica, na formação crescente de pesquisadores e nas diferenças contextuais de cada momento, os problemas deste campo poderiam ser resumidos da seguinte forma: inconsistência teórica e metodológica; uso limitado de métodos de coleta e análise de dados; pouca preocupação com a formulação de categorias teóricas, dando origem à aplicação ingênua de conceitos utilizados em outras ciências; linhas teóricas e metodológicas pouco claras; falta de compreensão do fenômeno educacional, sua dinâmica interna e suas conexões com a sociedade e a política. No contexto destas questões, gostaríamos de nos concentrar em uma delas, que foca particularmente na direção de nossa análise. Em 1981, Guiomar Namo de Mello tinha interesse em explicar que a pesquisa educacional no Brasil foi afetada por dois movimentos inter-relacionados: a pobreza teórica e a inconsistência metodológica (Mello, 1983). Nove anos depois (Warde, 1990), assume o fundamento de Mello, mas não vai muito longe no assunto. Surpreendentemente os pesquisadores que vieram depois não deram às falhas teóricas e metodológicas o peso que elas têm para determinar a qualidade dos resultados científicos educacionais (...).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Qualidade Interna de Codigo"

1

Couto, César, Marco Túlio Valente, and Roberto da Silva Bigonha. "Avaliação de Causalidade entre Métricas de Qualidade Interna e Defeitos." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2011.15401.

Full text
Abstract:
Apesar do interesse e da recomendação frequente para o uso de métricas para melhorar e monitorar a qualidade de um sistema, ainda não existe clareza sobre os reais impactos de métricas na qualidade externa de sistemas de software. Assim, neste artigo relata-se um estudo desenvolvido com o objetivo de avaliar se existe relação de causalidade entre métricas de código fonte é uma medida central de qualidade externa de um sistema: número de defeitos (bugs). No estudo, procurou-se avaliar a existência de relação de causa-efeito entre métricas CK e OO e o número de defeitos de cinco sistemas pertencentes a um benchmark de domínio público. Como resultado, observou-se que quando são consideradas todas as classes de um sistema, não há indícios da existência de causalidade entre valores reportados para as métricas e número de defeitos. No entanto, quando se restringe a análise as classes de um sistema que tiveram pelo menos um defeito reportado ao longo de sua vida há indícios da existência de causalidade para algumas métricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zacarias, Carlos H., Josué B. Santos, Reinaldo Cabral, and Ana Regina Rocha. "Avaliação dos Efeitos da Utilização do TDD na Qualidade Interna do Produto." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2008. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2008.15554.

Full text
Abstract:
A busca por mais eficiência e eficácia no desenvolvimento e manutenção de software geralmente é subsidiada pela adoção de tecnologias que podem causar grande impacto na forma como a organização trabalha. Para evitar resultados inesperados é imprescindível avaliar métodos e tecnologias antes de institucionalizá-las nas organizações. Este trabalho relata a introdução do TDD na SEFAZ-AL e os resultados obtidos com a experiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Francielli, and Heitor Costa. "Melhoria da Qualidade da Estrutura Interna de Sistemas de Software por Redução do Nível de Acoplamento entre Pacotes." In XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2014.15253.

Full text
Abstract:
Sistemas de software devem possuir alto grau de manutenibilidade para que eles sejam facilmente evoluídos de modo a atender novas necessidades do usuário, corrigir erros ou adaptá-los a novas tecnologias. Uma das características intrínsecas a ser melhorada é a independência modular, em que o software deve apresentar baixo acoplamento e alta coesão. Com as constantes alterações no software, essa característica tende a não ser mais adequada e a estrutura interna do software deteriora-se. O que se pode fazer é realizar refatorações no código para que a estrutura interna readquira essa independência modular. Neste artigo, o objetivo é apresentar uma abordagem para reestruturar os pacotes de sistemas de software, por meio da movimentação de classes entre pacotes, de forma a melhorar a qualidade da sua estrutura interna. A abordagem foi utilizada (i) considerando e (ii) não considerando uma ordem de análise das classes. Cinco sistemas de software foram utilizados para avaliar a abordagem proposta, cujas classes com alto acoplamento e baixa coesão nos pacotes tiveram suas medidas melhoradas e, consequentemente, tiveram melhora na qualidade dos sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Kecia A. M., Mariza A. S. Bigonha, Roberto S. Bigonha, Heitor C. Almeida, and Roberta Coeli das Neves. "Métrica de Coesão de Responsabilidade - A Utilidade de Métrica de Coesão na Identificação de Classes com Problemas Estruturais." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2011.15384.

Full text
Abstract:
Muitas métricas de coesão de classe têm sido propostas na literatura. Entretanto, ainda não ha um consenso sobre a melhor abordagem para medir coesão. Uma questão importante nesse tópico e que o grau de coesão interna de uma classe e dificilmente capturado por meio automático, pois esse tipo de avaliação e estreitamente dependente do conhecimento do domínio de problema da aplicação. Os resultados relatados neste artigo identificam evidências de que, embora métricas de coesão possam não ser indicadores precisos, elas são úteis para a avaliação da qualidade estrutural de uma classe. São avaliadas quatro métricas: LCOM, LCOM4, TCC e COR. Coesão de Responsabilidade (COR) e definida neste trabalho como um indicador do número de responsabilidades implementadas por uma classe. A métrica COR foi definida de maneira a tornar mais simples a interpretação dos resultados da avaliação da coesão interna de uma classe. Os resultados deste trabalho mostram que a aplicação de métricas como COR podem auxiliar a identificar classes com problemas estruturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira Camargo, Roberta Kelly, Luiz Carlos Viana Barbosa, Ana Carolina de Assis, and Lidiane de Jesus Martins de Oliveira Sobral. "CLASSIFICAÇÃO DE CIRURGIAS AMBULATORIAIS: MODELO PROPOSTO PARA GERENCIAMENTO DA DEMANDA INTERNA." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Quaquarini Galli, Jacqueline, Janaina Nascimento dos Santos, José Luis de Lira, and Kelly Almeida Lacerda Tabanela. "A importância da Comunicação Interna e do Endomarketing para a Gestão de Pessoas." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM SERVIçOS E SISTEMAS DE SAúDE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/qualihosp-2019-112266.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Kalinowski, Marcos, and Sheila Reinehr. "Estruturando Desenvolvimento de Software como um Serviço de TI: Uma Experiência Prática." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2013.15295.

Full text
Abstract:
Em ambientes organizacionais envolvendo sistemas em produção nem sempre é possível prever as demandas de desenvolvimento que irão surgir. Neste cenário, torna-se um diferencial para fornecedores estruturar-se para prestar serviços capazes de tratar estas demandas, respeitando, tanto o volume, quanto a prioridade de atendimento. Neste artigo é relatada a experiência de estruturar o desenvolvimento de software na forma de prestação de um serviço de TI que atenda a um acordo de nível de serviço (SLA) estabelecido com o cliente para atender às suas necessidades. Serão apresentadas a visão externa, por meio dos aspectos contratuais, e a visão interna, por meio dos controles gerenciais utilizados para assegurar o atendimento do SLA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

de Oliveira, Paloma Maira, Hudson Silva Borges, Marco Túlio Valente, and Heitor Augustus Xavier Costa. "Uma Abordagem para Verificação de Similaridade entre Sistemas Orientados a Objetos." In Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2012. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2012.15305.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se uma abordagem quantitativa baseada em métricas de software para determinar similaridade entre sistemas orientados a objetos. Essa abordagem apresenta pelo menos as seguintes contribuições: (a) um mecanismo para obtenção de valores de referência para uma certa métrica de um sistema, em função dos diversos perfis de suas classes; (b) um mecanismo para obtenção de subconjuntos de sistemas similares dado um portfólio de sistemas, utilizando para isso de técnicas de clusterização; (c) um mecanismo para obtenção de subconjuntos de sistemas semelhantes, de acordo com um conjunto de métricas, utilizando para isso de conceitos de teoria de grafos. Adicionalmente, descreve-se no artigo uma aplicação real da abordagem proposta em um corpus de 86 sistemas de código aberto, totalizando cerca de 12 milhões de linhas de código. Os resultados obtidos mostram, por exemplo, que existe um grupo de 15 sistemas neste corpus com fortes indícios de similaridade. Nosso argumento é que tais sistemas apresentam provavelmente níveis bastante similares de qualidade interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

da Rocha Lima, João. "ASPECTOS AVANÇADOS NO USO DA TAXA INTERNA DE RETORNO COMO INDICADOR DA QUALIDADE DE EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO." In 10ª Conferência Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2010. http://dx.doi.org/10.15396/lares-2010-artigo-365-536-1-dr.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

de Sousa Cunha, Diego, Stefane de Sousa Cunha, Tassiane Nunes Cabral, Sírio Douglas da Silva Reis, and Leila Maria Feitosa Pinheiro. "QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS CAIPIRAS COMERCIALIZADOS EM FEIRAS DA CIDADE DE SÃO LUÍS, MA, BRASIL." In II Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography