Academic literature on the topic 'Quatro discursos de Lacan'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Quatro discursos de Lacan.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Quatro discursos de Lacan"

1

D'Agord, Marta Regina de Leão. "Do grafo do desejo aos quatro discursos de Lacan." Psicologia USP 24, no. 3 (December 2013): 431–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642013000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa uma etapa do percurso do Lacan pesquisador, envolvendo questões metodológicas na passagem do grafo do desejo à formalização do matema dos quatro discursos. No grafo, a linha em formato de anzol cortando as duas linhas horizontais configurava o efeito de discurso em três etapas, as quais se mostraram equivalentes às três estruturas clínicas. Com os quatro discursos, Lacan estabelece uma estrutura de quatro posições sobre as quais giram quatro elementos. O matema dos quatro discursos nos remete às operações da estrutura do grupo de Klein. Entretanto, duas regras restringem a permutabilidade: o movimento de um quarto de giro dos elementos apenas em um sentido; em segundo lugar, nas quatro posições prévias, há uma disjunção entre as posições de saber e verdade. Podemos então concluir que os quatro discursos consistem em uma apropriação parcial da estrutura do grupo de Klein, de modo a demarcar a diferença entre a psicanálise e o discurso científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Júlio Eduardo de. "Considerações sobre a escrita lacaniana dos discursos." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 12, no. 2 (December 2009): 245–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-14982009000200006.

Full text
Abstract:
A escrita lacaniana dos discursos é composta de elementos (letras), lugares (quadrantes) e funções (operadores lógicos). Cada um dos discursos formalizados por Lacan é composto pela distribuição peculiar dessas letras nesses lugares e funções. Lacan estabeleceu, desse modo, uma estrutura própria para cada um dos quatro discursos: o discurso psicanalítico, o discurso do mestre, o discurso histérico e o discurso universitário. Examinamos a construção lógica feita por Lacan - principalmente no Seminário 17, O avesso da psicanálise - para cada um desses discursos, ressaltando suas consistências, aproximações e contrastes. Pretende-se demonstrar como a devida consideração à teoria lacaniana dos discursos pode ser um importante meio de abordagem psicanalítica do sujeito por meio de seu universo discursivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schmidlehner, Michael Franz, and Francisco Raimundo Alves Neto. "O avesso da aprendizagem." ETD - Educação Temática Digital 22, no. 1 (February 5, 2020): 181–201. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653751.

Full text
Abstract:
O presente texto visa, baseado nas teorias de Jacques Lacan e autores neo-lacanianos, descrever e analisar como ao longo da tradição pedagógica ocidental, genuína aprendizagem está sendo inibida por meio da implementação de discursos de dominação social. Através de pesquisa bibliográfica, o trabalho abordará primeiramente o conceito da subversão do sujeito em Lacan e, em seguida, sua teoria dos quatro discursos, evidenciando que o processo de genuína aprendizagem, assim como a cura psicanalítica pressupõem a admissão da condição subvertida do sujeito. Em seguida, o texto discute a presença de elementos discursivos descritos por Lacan nas obras de Platão, mostrando como nelas se inicia a constituição de um sujeito de conhecimento com a negação de sua condição subvertida. As seções seguintes descrevem o aproveitamento das descobertas da psicanálise pelo sistema capitalista e a consequente alteração de processos de subjetivação a partir da segunda metade do século XX, analisando estes processos por meio de um quinto discurso, introduzido mais tarde por Lacan como Discurso do Capitalista. Finalmente é mostrado, como a manifesta repressão pelo discurso do mestre hoje dá lugar para o anonimato de uma hegemonia do conhecimento e pela auto-comodificação de sujeitos. O texto conclui, que a relação interpessoal que viabiliza genuína aprendizagem, a despeito da sistemática repressão pelo sistema educacional, pode ser estabelecida, dependendo da prontidão do educador ou da educadora em admitir sua condição de sujeito subvertido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Reis, Vitor Augusto Werner dos, and Fábio Lopes da Silva. "Uma análise do caso Dora à luz dos quatro discursos lacanianos." Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica 23, no. 2 (August 2020): 109–17. http://dx.doi.org/10.1590/1809-44142020002012.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo busca analisar fragmentos do caso Dora, de Freud, a partir dos quatro discursos lacanianos. Para isso, apresentamos alguns conceitos psicanalíticos que compõem a teoria dos quatro discursos, para depois desenvolver cada um dos matemas estabelecidos por Lacan. No caso Dora, analisamos alguns episódios descritos por Freud, mas também teorizações de outros psicanalistas acerca do tema. Concluímos que novas leituras de casos clínicos são possíveis a partir da noção dos quatro discursos, uma vez que nos apontam para os modos com que o sujeito se relaciona com o Outro no laço social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fonseca, Paula Fontana, and Rinaldo Voltolini. "Educação infantil e a práxis psicanalítica." ETD - Educação Temática Digital 23, no. 1 (February 17, 2021): 177–91. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656399.

Full text
Abstract:
O presente artigo debate as políticas públicas em Educação Infantil tomando por operador de leitura a proposição dos discursos formulada por Lacan. Segundo esta teoria, cada discurso agencia uma política que lhe é própria, seguindo uma lógica que lhe é imposta estruturalmente. A isto se deu o nome de agenciamento discursivo, ou seja, uma dinâmica estrutural que antecede determinado dizer e que imprime uma direção inexorável ao mesmo. Os quatro discursos propostos pelo autor são: o da histérica, o do mestre, o do universitário e o do analista. A eles veio somar-se, posteriormente, o discurso do capitalista que guarda pontos de distinção com os quatro primeiros. Foram analisados os discursos presentes na educação infantil na atualidade de modo a demonstrar a preponderância da predição como lógica presente no âmbito das políticas públicas com efeitos na práxis educativa. Por fim, problematiza-se a participação da teoria psicanalítica como mais uma que dá subsídios à educação infantil e as consequências desta apropriação para a práxis do psicanalista que atua no campo educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ziliotto, Denise Macedo. "A posição do sujeito na fala e seus efeitos: uma reflexão sobre os quatro discursos." Psicologia USP 15, no. 1-2 (June 2004): 215–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642004000100021.

Full text
Abstract:
Ensaiar aproximações entre a psicanálise e a psicologia social na discussão sobre a temática do sujeito no trabalho é a proposta deste texto. A formulação dos quatro discursos, proposta por Lacan, pode contribuir com novos paradigmas para o estudo desta questão, pois introduz e contextualiza os depoimentos existentes na cena social acerca do trabalhar. Este recorte, advindo da linguagem, justifica-se pelo traço diferencial que marca a civilização e os sujeitos, singularizando-os. Desta forma, pretende-se propor uma escuta diferente a este que fala de seu sofrimento ao trabalhar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes, Andréa Hortélio. "O ensino e a transmissão da psicanálise." Revista de Psicanálise Stylus, no. 34 (August 29, 2017): 93–102. http://dx.doi.org/10.31683/stylus.v0i34.28.

Full text
Abstract:
O artigo examina o ensino e a transmissão da psicanálise partindo da visita de Freud a Clark University e as impressões dele do interesse americano pela psicanálise. Discute o ensino da psicanálise na universidade a partir do texto de Freud sobre o ensino da psicanálise na universidade de 1918 e atualiza o debate com Lacan, tomando o texto Alocução sobre o ensino como chave de leitura. A especificidade da psicanálise é ressaltada pelo lugar que o saber ocupa nos quatro discursos tendo por perspectiva defender que a transmissão da psicanálise tem por suporte o real próprio à experiência da psicanálise tal qual a posição do objeto a no discurso da histérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Figueiredo, Ana Cristina. "Psicanálise e universidade: reflexões sobre uma conjunção ainda possível." Fractal : Revista de Psicologia 20, no. 1 (June 2008): 237–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-02922008000100022.

Full text
Abstract:
O texto aborda a relação entre psicanálise e universidade. Inicia com breve histórico no Rio de Janeiro nos anos 1960 e examina diferentes possibilidades da psicanálise no ensino de graduação e pós-graduação. Na graduação temos um saber "sobre" a psicanálise. É diferente quando envolve um trabalho clínico ou uma elaboração feita por psicanalista nos cursos de mestrado ou doutorado. O argumento é construído a partir dos "quatro discursos" formulados por Lacan e discute a transmissão da psicanálise por meio do ensino. Essa transmissão é de um desejo de saber marcado pela falta, que é o modo de saber que concerne à psicanálise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Franco, Arabela Vieira dos Santos Silva. "Ser ou não ser bilíngue: Os posicionamentos subjetivos de uma professora de inglês diante do Outro." Letras & Letras 32, no. 3 (November 3, 2016): 303. http://dx.doi.org/10.14393/ll65-v32n3a2016-16.

Full text
Abstract:
As propostas da linguística para categorizar um indivíduo como bilíngue formam um espectro de possibilidades, e para torná-lo ainda mais extenso, uma abordagem psicanalítica nos oferece a possibilidade de tratarmos o tema pelo viés da singularidade, analisando como cada sujeito se inscreve discursivamente como sujeito bilíngue. Visto que me filio, aqui, ao pressuposto de que é no discurso, na relação com o Outro, que esse sujeito irá se constituir, temos que não haverá significantes que se esgotem para defini-lo como bilíngue. O corpus foi formado utilizando a metodologia dos Conversational rounds e a análise dos dizeres foi feita à luz das teorias da significação e dos quatro discursos esquematizadas por Lacan. Apresento alguns dizeres de uma professora a respeito do tema bilinguismo, destacando sua relação com a fala em língua inglesa. Pude observar giros discursivos, mas não constatei nenhum deslocamento subjetivo da professora em relação ao seu posicionamento como sujeito bilíngue, ou em relação à habilidade da fala. O principal resultado dessa pesquisa foi perceber que a definição de um sujeito bilíngue ultrapassa a singularidade de uma possível classificação para cada sujeito, uma vez que a cada giro discursivo o sujeito pode se dizer ou se colocar como sendo ou não bilíngue. Portanto, qualquer tentativa de significar o sujeito será tão evanescente quanto seus posicionamentos nos discursos. Este estudo contribui, assim, para que se considere o impossível na lida com as línguas e o modo singular como cada um lida com sua falta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ruiz Moreno, Esteban. "Aportes de la teoría de los discursos y del lazo social de Jacques lacan al contexto universitario actual." Revista Historia de la Educación Colombiana 17, no. 17 (December 9, 2014): 51–77. http://dx.doi.org/10.22267/rhec.141717.39.

Full text
Abstract:
El psicoanálisis es una praxis que comprende esencialmente lo que Lacan denominó el dispositivo analítico, definido como el dispositivo clínico de escucha del psicoanalista sobre la palabra del psicoanalizado. Sin embargo,el psicoanálisis no se reduce al dispositivo analítico, puesto que se constituye como una poderosa teoría crítica que abarca diferentes fenómenos del lazo social. Un claro ejemplo de lo anterior puede encontrarse en las diferentes obras, tanto de Freud como Lacan, que apuntaban a esclarecer el lazo social. En este sentido, los desarrollos teóricos que efectuó el psicoanalista francés Jacques Lacan son de suma importancia, al punto de definirse un tipo de psicoanálisis de orientación lacaniana. Como consecuencia de lo anterior, es posible pensar el psicoanálisis en el contexto educativo actual, sobre el que el psicoanálisis lacaniano ha reflexionado ampliamente a partir de la formalización de la teoría de los cuatrodiscursos, propuesta por Jacques Lacan, de la que se extraen importantes consecuencias, que se intentarán dilucidar a lo largo del artículo.ABSTRACTPsychoanalysis is a practice that comprises essentially what Lacan called the analytic device, defined as the clinical listening device of the psychoanalyst on the word of the individual psychoanalyzed. However, psychoanalysis is not reduced to an analytical device, since it is such a powerful critical theory that encompasses various phenomena of social ties. A clear example of this can be found in the various works of both Freud and Lacan that aimed at clarifying social ties. In this sense, the theoretical developments made by the French psychoanalyst Jacques Lacan are paramount to the point of giving rise to a type of psychoanalysis of Lacanian orientation. Because of this, it is possible to think of psychoanalysis in the current educational context, on which Lacanian psychoanalysis has largely reflected from the formalization of the theory of the four discourses, proposed by Jacques Lacan, from which important consequences have been derived, and which will be dealt with throughout the article.RESUMOA psicanálise é uma práxis que compreende esencialmente o que Lacan chama o dispositivo analítico, definido como o dispositivo clínico de escuta do psicanalista sobre a palavra do psicanalisado. No entanto, a psicanálise não é reducida ao dispositivo analítico, uma vez que se constitui como una poderosa teoria crítica que abrange diferentes fenómenos do laço social. Um exemplo claro disso pode ser encontrada nas diferentes obras, tanto de Freud como Lacan, que teve como objetivo esclarecer o laço social. Neste sentido, os desenvolvimentos teóricos que fez o psicanalista francés Jacques Lacan são fundamentais, a ponto de definir-se um tipo de psicanálise de orientação lacaniana. Como resultado do anterior, é posivel pensar o psicanálise no contexto educacional atual, sobre o que a psicanálise lacaniana se refletiu em grande parte da formalização da teoria dos quatro discursos, proposta por Jacques Lacan , a partir da qual são extraídas importantes consecuências, que vão tentar elucidar ao longo do artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Quatro discursos de Lacan"

1

Abrantes, Aline Reck Padilha [UNESP]. "Escola inclusiva: uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/101584.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-03-28Bitstream added on 2014-06-13T19:41:49Z : No. of bitstreams: 1 abrantes_arp_dr_arafcl_parcial.pdf: 57119 bytes, checksum: 6336dc4beb354baa81caa01ca13e7b4d (MD5) Bitstreams deleted on 2015-07-02T12:36:11Z: abrantes_arp_dr_arafcl_parcial.pdf,. Added 1 bitstream(s) on 2015-07-02T12:37:33Z : No. of bitstreams: 1 000691367_20220115.pdf: 56920 bytes, checksum: c1775ee127e3898bea422551d2aded4d (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental – Centro Integrado de Desenvolvimento – CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da “escola” proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a “inclusão” e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Para tanto retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivos
The structure of this thesis is a research extension built up over my master degree dissertation. The inicial effects of this inclusion began with the study case of Fundamental Teaching and Children Education School, AKA Centro Integrado de Desenvolvimento (Integrated Development Center) CID. However, the obtained results brought up the question: What is this inclusion able to sustain with the work of the Fundamental Teaching and Children Education School? This theory journey has begun with the presentation of the school and its inner processes, for then, pointing out the differences of those processes from the Freud theorized groups while approaching the Lacan proposed school. Throughout this orientation, we spot the school discursive structure whereas looking for Lacan`s theory formulations about unconscious and language. This leads us to the Freudian theory about Totem myth and taboo and Edipo Complex so we can then try following Lacan`s streamline over the Name of the Father and thus obtaining theory support for binding together those already worked concepts with the school speech which presents the “inclusion” as significant and reveals its political position as counterpoint to the dominant social speech. Finally we go back to the obtained data, which more specifically means the professionals speech into that school and, sustained by Lacan`s theory of speeches, check and confirm the initial hypothesis that the inclusion work of this school is sustained by discursive spin
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

AraÃjo, Eveline MourÃo de. "TransmissÃo da PsicanÃlise e Universidade: A formulaÃÃo de um Saber mediante o Dispositivo do Ensinante de Lacan." Universidade Federal do CearÃ, 2009. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3847.

Full text
Abstract:
FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico
Esta dissertaÃÃo constitui pesquisa de cunho bibliogrÃfico, cujo objetivo foi de uma discussÃo teÃrica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissÃo da PsicanÃlise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalÃtica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduaÃÃo em Psicologia. Este trabalho trata das questÃes relacionadas à transmissÃo da PsicanÃlise nos cursos de Psicologia e na supervisÃo clÃnica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulaÃÃo de um saber em que o psicanalista no manejo da transferÃncia, estabeleÃa uma subversÃo dos discursos presentes no Ãmbito da universidade (discurso do mestre, da histÃrica, do analista e do universitÃrio), advertido de seu lugar de semblante de quem âtudo sabeâ e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissÃo a ser realizada na supervisÃo clÃnica seja semelhante à transmissÃo de um saber ânÃo-todoâ mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na Ãcole Freudienne de Paris (EFP). Para isso, entÃo retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserÃÃo da PsicanÃlise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formaÃÃo do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influÃncias teÃricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissÃo psicanalÃtica dentro e fora das instituiÃÃes de PsicanÃlise, como na universidade. Descreve como Lacan avanÃou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboraÃÃo da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisÃo por intermÃdio do discurso da histÃrica.
This dissertation is a bibliography-based study, which aims at promoting a theoretical arguing between Freud and Lacan on how Psychoanalysis is taught at the University. As consequence, the study provides a context of Psychoanalytic theory teaching in Brazilian academy, specifically in Psychology graduation courses. The research approaches to issues on psychoanalysis teaching in Psychology courses and within clinical supervision. In such perspective, there can be the formulation of a knowledge based on which psychoanalyst can establish a subversion of University discourses (studentâs, professorâs, hystericsâ, analystâs), being aware of his/her semblance of someone who knows everything and conscientious of the Otherâs absence. For that, the research highlights that knowledge transmission carried out within clinical supervision should be similar to the transmission of a ânot allâ knowledge, by means of Lacanâs âteacherâ device for Ecole Freudienne de Paris (EFP). Nonetheless, the study retakes some important periods that reflect Freudâs irresoluteness in the concerning to Psychoanalysis insertion at academic environment, and to the misunderstandings raised on the right place to psychoanalystâs instruction, which Freud argued in some texts. It provides the thread of theoretical bases that influenced both Freud and Lacan, and what the possibility for psychoanalytic transmission inside and out Psychoanalysis institutions, as well as at the University, represented for each of them. It describes how Lacan advanced within theory in the related to teaching, as a result of his return to Freudian work, which triggered the Four Discourses Theory elaboration and, later, it made possible to handle âteacherâ device by psychoanalyst during teaching, using hystericsâ discourse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

ARAUJO, Eveline Mourão de. "Transmissão da psicanálise e universidade: a formulação de um saber mediante o dispositivo do ensinante de Lacan." http://www.teses.ufc.br, 2009. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1538.

Full text
Abstract:
ARAÚJO , Eveline Mourão de. Transmissão da psicanálise e universidade: a formulação de um saber mediante o dispositivo do ensinante de Lacan. 2009. 112f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2009.
Submitted by moises gomes (celtinha_malvado@hotmail.com) on 2012-01-05T15:45:20Z No. of bitstreams: 1 2009_dis_EMDAraújo.PDF: 831724 bytes, checksum: 67795fa6f3c7ac630c8ccd291a896a93 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-01-12T15:44:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_dis_EMDAraújo.PDF: 831724 bytes, checksum: 67795fa6f3c7ac630c8ccd291a896a93 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-12T15:44:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_dis_EMDAraújo.PDF: 831724 bytes, checksum: 67795fa6f3c7ac630c8ccd291a896a93 (MD5) Previous issue date: 2009-08-14
This dissertation is a bibliography-based study, which aims at promoting a theoretical arguing between Freud and Lacan on how Psychoanalysis is taught at the University. As consequence, the study provides a context of Psychoanalytic theory teaching in Brazilian academy, specifically in Psychology graduation courses. The research approaches to issues on psychoanalysis teaching in Psychology courses and within clinical supervision. In such perspective, there can be the formulation of a knowledge based on which psychoanalyst can establish a subversion of University discourses (student’s, professor’s, hysterics’, analyst’s), being aware of his/her semblance of someone who knows everything and conscientious of the Other’s absence. For that, the research highlights that knowledge transmission carried out within clinical supervision should be similar to the transmission of a “not all” knowledge, by means of Lacan’s “teacher” device for Ecole Freudienne de Paris (EFP). Nonetheless, the study retakes some important periods that reflect Freud’s irresoluteness in the concerning to Psychoanalysis insertion at academic environment, and to the misunderstandings raised on the right place to psychoanalyst’s instruction, which Freud argued in some texts. It provides the thread of theoretical bases that influenced both Freud and Lacan, and what the possibility for psychoanalytic transmission inside and out Psychoanalysis institutions, as well as at the University, represented for each of them. It describes how Lacan advanced within theory in the related to teaching, as a result of his return to Freudian work, which triggered the Four Discourses Theory elaboration and, later, it made possible to handle “teacher” device by psychoanalyst during teaching, using hysterics’ discourse.
Esta dissertação constitui pesquisa de cunho bibliográfico, cujo objetivo foi de uma discussão teórica em Freud e Lacan sobre o que caracteriza a transmissão da Psicanálise na universidade e, consequentemente, contextualizar como o psicanalista contribui com o ensino da teoria psicanalítica na academia brasileira, especificamente nos cursos de graduação em Psicologia. Este trabalho trata das questões relacionadas à transmissão da Psicanálise nos cursos de Psicologia e na supervisão clínica. Nesta perspectiva de trabalho, acredita-se que possa haver a formulação de um saber em que o psicanalista no manejo da transferência, estabeleça uma subversão dos discursos presentes no âmbito da universidade (discurso do mestre, da histérica, do analista e do universitário), advertido de seu lugar de semblante de quem “tudo sabe” e da falta no outro / Outro. Para isso, aponta que a transmissão a ser realizada na supervisão clínica seja semelhante à transmissão de um saber “não-todo” mediante o dispositivo do ensinante proposto por Lacan no ensino na École Freudienne de Paris (EFP). Para isso, então retoma alguns momentos importantes que refletem os impasses de Freud quanto à inserção da Psicanálise na universidade e os mal-entendidos surgidos sobre o lugar de formação do psicanalista discutidos pelo grande mestre em determinados textos. Faz um percurso sobre as influências teóricas que influenciaram tanto Freud quanto Lacan e o que representou para cada um a possibilidade de transmissão psicanalítica dentro e fora das instituições de Psicanálise, como na universidade. Descreve como Lacan avançou na teoria, no que diz respeito ao ensino, resultado de seu retorno à obra freudiana favorecendo a elaboração da teoria dos quatro discursos e, posteriormente, o manejo do dispositivo do ensinante pelo psicanalista / supervisor na supervisão por intermédio do discurso da histérica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferrer, Morata Daniel. "Hegel, amor de Lacan: quatre relacions (im)possibles." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2016. http://hdl.handle.net/10803/420871.

Full text
Abstract:
Aquesta tesi doctoral té per objectiu la investigació i l’anàlisi de la relació entre la filosofia i el seminari de Jacques Lacan del curs 1969-70, El revers de la psicoanàlisi. Per a dur a terme aquest fi, la investigació es divideix en tres direccions diferents. En primer lloc, l’estudi i l’abast des del camp de la psicoanàlisi i el diàleg amb la filosofia dels quatre discursos fonamentals de la societat que el psicoanalista va formalitzar: el discurs de l’Amo, de la Histèrica, Universitari i de la Psicoanàlisi. A més, es fa palès quina implicació té en aquesta proposta la formalització d’un cinquè discurs l’any 1971: el discurs del Capital. En segon lloc, en l’articulació dels tres primers discursos, Lacan té com interlocutor a Hegel, excepte en el de la Psicoanàlisi. És a dir, la segona part de la tesi investiga els tres noms que Lacan imputa a Hegel (amo, histèrica i universitari) i es proposa que Hegel també és present en la formalització del discurs de la Psicoanàlisi. Aquesta presentació de Hegel permet de plantejar quatre nous apropaments hermenèutics a la seva figura, principalment a La fenomenologia de l’esperit: l’amor, la mort, el saber i la reconciliació. Finalment, l’última part planteja quins problemes polítics, filosòfics, històrics o, en d’altres termes, quins problemes discursius es plantegen després de Hegel i de la teoria dels quatre discursos de Lacan. A més de resseguir aquesta triple línia d’investigació, es presenta la possibilitat i la urgència de la unió de la filosofia amb el camp de la psicoanàlisi, d’una nova dimensió per al pensament en la relació de Hegel i Lacan.
The investigation and the analysis of this doctoral dissertation points out at the relationship between philosophy and Jacques Lacan’s 1969-70 seminar, The Other Side of Psychoanalysis. The investigation is divided in three major directions. First, from the field of psychoanalysis and the dialogue with philosophy, the study and the significance of, what Lacan called, the four fundamental discourses of society: the discourse of the Master, of the Hysteric, of the University and that of the Psychoanalysis. Furthermore, within this theory it is discussed the consequence of a Lacanian fifth discourse in 1971: The Capitalist discourse. Second, Hegel is the principal interlocutor in the formalization of the Master, Hysteric and University discourse, except in that of the Psychoanalysis. That is why this second part investigates the three names that Lacan gives to Hegel (master, hysteric, university) and suggests that Hegel has a presence in the Psychoanalysis discourse too. This point of view of Hegel allows to consider four new hermeneutic approaches toward his philosophy, mainly in The Phenomenology of Spirit: love, death, knowledge and reconciliation. Finally, the last part considers what are the philosophical, political and historical problems or, in other terms, what are the discursive problems that emerge after Hegel and the theory of the four fundamental discourses of Lacan. In addition to this triple line of investigation, it is presented the possibility and the emergency of the relationship between philosophy and the field of psychoanalysis, of a new dimension of thought in the relationship between Hegel and Lacan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Reis, Vitor Augusto Werner dos. "Os lugares ocupados pelo caso Dora nos quatro discursos lacanianos." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169394.

Full text
Abstract:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2015.
Made available in DSpace on 2016-10-19T12:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 340736.pdf: 2212153 bytes, checksum: 0e89159b0797e24e0be1bf2f808f9d56 (MD5) Previous issue date: 2015
Este trabalho busca estabelecer um diálogo entre a linguística e a psicanálise, a partir da noção de discurso no caso Dora de Freud. Na linguística partimos do estruturalismo, percorrendo as obras de Saussure e Jakobson, na tentativa de apresentar algumas relações com a teoria lacaniana. Depois, no campo da análise do discurso, articulamos o conceito de discurso proposto por essa disciplina, com a noção desenvolvida pela psicanálise. Além disso, indicamos algumas diferenças fundamentais entre a análise do discurso e a linguística tradicional. Já no campo da psicanálise, desenvolvemos alguns conceitos-chave para a compreensão dos quatro discursos lacanianos, que são trabalhados isoladamente e depois retomados no capítulo análise do caso Dora . Nesse ponto, buscamos articular os discursos que compõem o caso clínico a partir dos conceitos desenvolvidos pela análise do discurso, mas fundamentalmente, pelos quatro discursos lacanianos. Concluímos que essa articulação, atravessada pelo real da linguagem, é possível na medida em que se reconhece uma diferença entre a linguística e a psicanálise.

Abstract : This paper aims to establish a dialogue between linguistics and psychoanalysis based on the notion of discourse present in Freud s Dora case study. Regarding linguistics, this paper builds from structuralism, covering the works of Saussure and Jakobson, in an attempt to present connections with the Lacanian theory. Then, in the field of discourse analysis, this work articulates the concept of discourse proposed by linguistics and the notion developed by psychoanalysis. In addition, the paper points out some fundamental differences between discourse analysis and traditional linguistics. In the psychoanalysis field, key concepts were developed in order to understand the four Lacanian discourses, which are presented separately and then reintroduced in the chapter entitled analysis of the Dora case study . At this point, the discourses in the case study are discussed based on the concepts developed through discourse analysis and especially through the four Lacanian discourses. The conclusion is that this articulation permeated by the Real of the language is possible as the difference between linguistics and psychoanalysis is acknowledge.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sanches, Daniele Rosa. "Discursos diagnósticos pós-lacanianos: dos fundamentos em psiquiatria às teses sobre um novo sujeito." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-05012016-154827/.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem por objetivo geral construir um mapeamento dos principais discursos diagnósticos pós-lacanianos que se circulam no Brasil. Um primeiro objetivo específico desta tese é distinguir a racionalidade subjacente comum a diferentes autores. O segundo objetivo específico é realizar uma breve indicação dos elementos conceituais que se destacam em cada discurso, um destaque que nos revelas as chaves para abrir o debate a ser realizado mais adequadamente nas considerações finais. A justificativa desta pesquisa reside na possibilidade de oferecer ao campo da psicanálise uma inédita visão de conjunto do universo diagnóstico pós-lacaniano. Neste intuito, nossa tese possui uma primeira parte que tem função histórica de situar o campo em debate e refazer os primeiros passos de construção do pensamento diagnóstico em Lacan, assim oferecemos as condições prévias para acompanhar a subsequente discussão pós-lacaniana. Optamos por realizar esta apresentação histórica, pois a hipótese com a qual trabalhamos é que alguns fundamentos do período nascente da obra lacaniana, da década de trinta e quarenta, retornam como questão no debate pós-lacaniano. Na sequencia, temos dois grupos discursivos que trabalham diretamente ligados ao texto de Lacan. O primeiro grupo de autores representa a visão da diagnóstica clássica, pois faz uma redescrição das três estruturas clínicas (neurose, psicose e perversão) e adota esta racionalidade como modelo diagnóstico padrão da obra lacaniana; já o segundo grupo de autores defende a necessidade de reformulações na diagnóstica lacaniana, pois postula a insuficiência do modelo das estruturas clínicas; tais autores estão unidos pela hipótese de que a obra de Lacan possui rupturas conceituais determinantes para uma reacomodação diagnóstica. Por fim, os dois últimos capítulos de nossa tese define um terceiro grupo discursivo que não extrai sua interpretação diretamente do texto de Lacan, mas sim de um diagnóstico social sobre o declínio da função paterna na atualidade, donde cada autor fará sua hipótese para um novo sujeito contemporâneo. Enquanto resultado adicional desta pesquisa, verificamos que as problemáticas clínicas da esfera do Eu retornam ao campo lacaniano de modo direto ou indireto. Como conclusão constatamos que o tema do declínio da função paterna, o desentendimento acerca do alargamento conceitual da categoria de psicose (através da psicose ordinária e psicose compensada) e, por fim, o uso variável da noção de suplência, são os principais elementos dos discursos pós-lacanianos que nos dão as chaves para o debate diagnóstico na atualidade
This research aims to map the main discourses of post-lacanian diagnosis that spread in Brazil. This thesis first specific objective is to differentiate the underlying rationality common to different authors. The second specific objective is to make a brief indication of the conceptual elements that stand out in each discourse. This reveals the keys to open the debate to be more adequately done in our closing remarks. The justification of this research resides in the possibility of offering to the psychoanalytic field an original overview of the post-lacanian diagnostic universe. In order to do so, we first locate historically the field at issue and remake the first steps of Lacans diagnostic thought. This subsidies the ensuing post-lacanian debate. Our hypothesis is that some fundamentals of the first part of the lacanian oeuvre, comprising the 1930s and the 1940s, return in the form of a question in the post-lacanian debate. We present then two discursive groups that are directly related to the lacanian text. The first group of authors represents the classic diagnostic view, since they do a redescription of the three clinic structures (neurosis, psychosis and perversion) and adopt this rationale as the standard diagnostic model in the lacanian oeuvre. The second group of authors defends the necessity of reformulations in lacanian diagnostic, postulating the insufficiency of the clinic structures model. These authors gather around the hypothesis that the lacanian oeuvre has conceptual ruptures that are decisive for diagnostic reaccommodation. The two last chapters define a third discursive group that does not extract its interpretation directly from lacanian text, but from a social diagnosis about the decline of the paternal function nowadays. Each author will hypothesize about a new contemporary subject. As an additional result, we found that the clinical problematic of the Ego returns to the lacanian field both direct and indirectly. We conclude that the main elements of the post-lacanian discourses that grant us the keys to the nowadays diagnostic debate are 1) the decline of the paternal function; 2) the misunderstanding regarding the broadening of the category of psychosis (ordinary psychosis and compensation psychosis) and 3) the variable use of the notion of supplant
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lerner, Ana Beatriz Coutinho. "Consequências éticas da leitura psicanalítica dos quatro discursos para a educação inclusiva." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-20062013-142156/.

Full text
Abstract:
Esta tese tem como objetivo central investigar as formas que o discurso sobre a Educação Inclusiva assume na contemporaneidade e os efeitos desse discurso para a subjetividade das crianças, pais e profissionais da escola. Para isso, realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da inclusão escolar, apresentando as origens desse movimento, os principais marcos legais que organizam o campo e as perspectivas teórico-críticas atuais. Em seguida, analisamos a emergência da temática da diferença na educação e apresentamos a abordagem psicanalítica da diferença e sua função na constituição do sujeito a partir das obras de Freud e Lacan. A partir da psicanálise, propomos uma articulação entre ética e inclusão, destacando o alinhamento do discurso sobre a educação inclusiva com os fundamentos éticos e morais previamente apresentados. Nosso referencial teórico-metodológico é a psicanálise de orientação lacaniana, em especial o instrumento dos quatro discursos formalizado por Lacan no Seminário 17: O avesso da psicanálise. O corpus de nossa pesquisa é composto por fragmentos discursivos oriundos de duas fontes: do atendimento de um grupo de profissionais que trabalham com educação inclusiva, cuja escuta é realizada pela pesquisadora no Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e do material veiculado pelo Fórum Permanente de Educação Inclusiva. Os resultados foram reunidos em torno dos seguintes temas: a deficiência como metonímia do sujeito, a dimensão da técnica e a lógica da especialização, o discurso do capitalista e seus efeitos para a inclusão escolar, a construção do ideal e a escola. Ao final, apresentamos as contribuições que a noção de ética em psicanálise pode trazer para a educação inclusiva.
This research aims to investigate the central ways in which the discourse on Inclusive Education assumes in contemporary times and the effects of this discourse on the subjectivity of children, parents and school professionals. In order to accomplish this goal, we first review the literature concerning Inclusive Education, showing the origins of this movement, the main legal frameworks that organize this subject and the current theoretical perspectives. We then analyze the emergence of the theme of the difference in education, and present the psychoanalytic approach of difference and its role in the constitution of the subject based on the works of Freud and Lacan. Using psychoanalysis, we propose a link between ethics and inclusion, highlighting the alignment of the discourse on Inclusive Education with the ethical and moral foundations previously presented. Our theoretical and methodological framework is the Lacanian psychoanalysis, particularly the instrument of four discourses formalized by Lacan in Seminar, Book 17: the other side of psychoanalysis. The corpus of our research consists of discursive fragments from two sources: the care of a group of professionals working in Inclusive Education, whose listening were conducted by the researcher in the Department of Educational Psychology at the Institute of Psychology of the University of São Paulo, and material disseminated by the Permanent Forum on Inclusive Education. The results were gathered around the following themes: disability as metonymy of the subject, the extent of technical expertise and the logic of the specialization, the capitalist discourse and its effects on school enrollment, and the foundation of the ideal and the school. At the end, we present the contributions that the notion of ethics in psychoanalysis can bring to Inclusive Education.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Castro, Julio Cesar Lemes de. "Modernidade e virtualização da autoridade: discursos, sociedade e tipografia." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5203.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T18:17:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Julio Cesar Lemes de Castro.pdf: 1712113 bytes, checksum: 5dc9033999d8765f896a1402df0fb988 (MD5) Previous issue date: 2009-05-11
This work shows that the advent of modernity corresponds to structural changes in the status of authority and in the status of knowledge, which draw on the fundamental support of the first big modern medium, printing. The theoretical axis is Lacan s matrix of four discourses (master, university, hysteric and analyst), understood as essential kinds of social bonds. Based on this matrix, the thesis defines the rise of modernity as a hegemony shift, from the master discourse to the university discourse. This implies a virtualization of authority: the retraction of the master-signifier (S1), as an authority figure (the feudal lord, God, the king, the father), in favour of the signifying chain (S2), as a function of authority (market, nature s laws, bureaucracy). This change, which can be expressed alternatively as a valorization of knowledge (another way to define S2), is examined in various areas. The ascension of the capitalist way of prodution emphasizes contractual relationships over explicit power relationships and market value over use value (Marx). Printing provides capitalism with the first example of mass product, the book; the first example of programmed obsolescence, the newspaper; and basic printed materials like currency paper and tools for accounting and bureaucratic control. The closed and hyerarchic Ptolemaic system gives way to the infinite and mathematized space of modern science (Koyré). The first corresponds to the paradigm of sphere, the second to the metaphor of the book of nature. The Reformation, whose onset constitutes, to a great degree, a media phenomenon, replaces the circular and repetitive time of medieval Christianism for the linear and cumulative time of Protestant Ethics (Weber). In the political realm, the passage occurs between the conception of the king s two bodies (Kantorowicz), which characterizes monarchical absolutism, and the conception of the empty place of power (Lefort), which characterizes bourgeois democracy. In order to formulate, to develop and to promote its triumphant ideology, the bourgeoisie needs free press. The emergence of the conjugal family (Durkheim) leads to the decline of the paternal figure and to the outsourcing of his function, involving institutions (such as school) and knowledge anchored by printed culture. Covering a period defined here as the first modernity (1500-1850), in connection with printing, this research will be followed, in the future, by analyses of the second modernity (1850-1970), in connection with photography, movies, radio and television, and the third modernity (from 1970 onward), in connection with the Internet, keeping the same theoretical axis
Este trabalho mostra que o surgimento da modernidade corresponde a mudanças estruturais no estatuto da autoridade e no estatuto do saber, para as quais é fundamental o concurso da primeira grande mídia moderna, a tipografia. O eixo teórico é o esquema dos quatro discursos (do senhor, da universidade, da histeria e do analista) de Lacan, entendidos como as modalidades primaciais de laço social. Com base nesse esquema, a tese define o advento da modernidade como uma mudança de hegemonia, do discurso do senhor para o da universidade. Isso implica uma virtualização da autoridade: a retração do significante-mestre (S1), enquanto figura de autoridade (o senhor feudal, Deus, o rei, o pai), em prol da cadeia significante (S2), enquanto função de autoridade (o mercado, as leis da natureza, a burocracia). Essa mudança, que pode ser enunciada alternativamente como uma valorização do saber (outra maneira de definir S2), é examinada em várias áreas. A ascensão do modo de produção capitalista privilegia as relações contratuais sobre as relações explícitas de poder e o valor mercantil sobre o valor de uso (Marx). A tipografia fornece ao capitalismo o primeiro modelo de produto em massa, o livro; o primeiro modelo de obsolescência programada, o jornal; e materiais impressos básicos como o papel-moeda e os instrumentos de controle contábil e burocrático. O mundo fechado e hierarquizado do cosmos ptolomaico dá lugar ao espaço infinito e matematizado da ciência moderna (Koyré). O primeiro corresponde ao paradigma da esfera, o segundo à metáfora do livro da natureza. A Reforma, cuja eclosão constitui numa boa medida um fenômeno midiático, substitui o tempo circular e repetitivo do cristianismo medieval pelo tempo linear e cumulativo da ética protestante (Weber). No plano político, a passagem se dá entre a concepção dos dois corpos do rei (Kantorowicz), que caracteriza o absolutismo monárquico, e a do lugar vazio do poder (Lefort), que caracteriza a democracia burguesa. A liberdade de imprensa é crucial para a burguesia formular, desenvolver e promover sua ideologia triunfante. A emergência do modelo de família conjugal (Durkheim), que leva ao declínio da figura paterna, é acompanhada pela terceirização da função paterna, que implica instituições (como a escola) e conhecimentos ancorados na cultura impressa. Cobrindo um período aqui definido como primeira modernidade (1500-1850), em relação com a tipografia, esta pesquisa terá continuidade, futuramente, com análises da segunda modernidade (1850-1970), em relação com a fotografia, o cinema, o rádio e a televisão, e da terceira modernidade (a partir de 1970), em relação com a Internet, mantendo o eixo teórico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Abrantes, Aline Reck Padilha. "Escola inclusiva : uma leitura possível a partir das elaborações lacanianas dos quatro discursos /." Araraquara : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/101584.

Full text
Abstract:
Orientador: Sonia Maria Duarte Grego
Coorientador: Adriana Fontes Melo do Rego Barros
Banca: Edmundo Narracci Gasparini
Banca: Antonio César Frasseto
Banca: Alessandra Fernandes Carreira
Banca: Andréa Theodoro Tocci Dias
Resumo: A estrutura dessa tese é a extensão da pesquisa realizada na dissertação de mestrado. A inclusão, eixo deste percurso que se iniciou em 2004, teve seus efeitos iniciais com o estudo de caso da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental - Centro Integrado de Desenvolvimento - CID, dissertação defendida em 2007. No entanto, as inquietações com os resultados obtidos originaram a fundamental questão deste trabalho: O que sustenta o trabalho da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Centro Integrado de Desenvolvimento - CID com a inclusão?A incursão nesta jornada teórica se iniciou com a apresentação da escola e seu funcionamento, para em seguida, diferenciar esse funcionamento do grupo teorizado por Freud, e aproximar da "escola" proposta por Lacan. A partir desta orientação direcionamos nosso foco para a estrutura discursiva da escola aonde recorremos às formulações teóricas de Lacan sobre o inconsciente e a linguagem. Para tanto, retomamos a teoria freudiana sobre o mito Totem e Tabu e o complexo de Édipo. Em seguida, tentamos acompanhar o percurso de Lacan sobre o Nome-do-Pai para obtermos suporte teórico e articularmos estes conceitos já trabalhados, ao discurso da escola que apresenta como significante a "inclusão" e revela sua posição política em contraponto ao discurso social dominante. Para tanto retomamos os dados obtidos, mais especificamente as falas dos profissionais desta escola e, sustentados na teoria de Lacan sobre os discursos, averiguamos e formalizamos a hipótese inicial de que o trabalho desta escola com a inclusão se sustenta nos giros discursivos
Abstract: The structure of this thesis is a research extension built up over my master degree dissertation. The inicial effects of this inclusion began with the study case of Fundamental Teaching and Children Education School, AKA Centro Integrado de Desenvolvimento (Integrated Development Center) CID. However, the obtained results brought up the question: What is this inclusion able to sustain with the work of the Fundamental Teaching and Children Education School? This theory journey has begun with the presentation of the school and its inner processes, for then, pointing out the differences of those processes from the Freud theorized groups while approaching the Lacan proposed school. Throughout this orientation, we spot the school discursive structure whereas looking for Lacan's theory formulations about unconscious and language. This leads us to the Freudian theory about Totem myth and taboo and Edipo Complex so we can then try following Lacan's streamline over the Name of the Father and thus obtaining theory support for binding together those already worked concepts with the school speech which presents the "inclusion" as significant and reveals its political position as counterpoint to the dominant social speech. Finally we go back to the obtained data, which more specifically means the professionals speech into that school and, sustained by Lacan's theory of speeches, check and confirm the initial hypothesis that the inclusion work of this school is sustained by discursive spin
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Beethoven Hortencio Rodrigues da. "Recomendações aos alunos universitários que exercem a psicanálise: artifícios para se permanecer não-todo na universidade." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-19082013-095349/.

Full text
Abstract:
Esta tese nasce da inquietude sofrida pelo aluno no ensino da psicanálise na universidade que precisa enfrentar em sua formação a lógica curricular que impera na academia. O objetivo principal desta tese é atribuir e analisar o lugar do aluno no ensino da psicanálise na universidade, extraindo recomendações indispensáveis ao seu percurso. Para tanto, formulou-se um caminho metodológico não muito usual. Em primeiro plano, a experiência como aluno através de diário de campo das aulas do doutorado. Em seguida, fomentou-se uma discussão sobre o ensino da psicanálise na universidade, em um grupo de estudos com alunos da universidade. A análise do material se deteve sobre os pontos em que o discurso derrapa, pontos em que algo que era afirmado como o verdadeiro se destitui. O arremate final é a construção da ficção sobre Descartes para discutir o lugar do aluno nesse ensino. As discussões teóricas e sobre os grupos permitiram a indicação de que pelo discurso da histérica é possível habitar a universidade sem se paralisar ou entrar em uma busca incessante em relação ao saber. Mas habitar sempre esse mesmo discurso também é atroz, não permite o movimento que é necessário em relação ao não querer saber
This thesis was born from the uneasiness in psychoanalysis teaching suffered by the student that has to deal with the structure of the psychology course. The main objective of this thesis is to assign and to analyze the students place at psychoanalysis teaching in the university, giving essential recommendations to its route. Therefore, an unusual methodological approach was formulated. It started with the experience of writing a journal about the doctorate classes; then a discussion on the teaching of psychoanalysis in the university was put forward, in a study group with university students. The analysis of the material stood over the points where the speech fails, points at which something previously affirmed as true turned false. The finish line is the construction of fiction about Descartes to discuss the student\'s place in education. Theoretical and groups discussions allowed the indication that through the hysterical discourse it is possible to inhabit the university without being paralyzed or led into a never-ending quest for knowledge. But always inhabiting that same discourse is also atrocious; it does not allow the movement that is required with regard to the not wanting to know
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Quatro discursos de Lacan"

1

Introdução aos Quatro Conceitos Fundamento Lacan, Uma. Papirus, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Quatro discursos de Lacan"

1

ANDRADE, Simone Tavares de, and Cláudia de Fátima OLIVEIRA. "SIGNO LINGUÍSTICO: SAUSSURE E LACAN." In Discursos Verbais e Verbovisuais: estudos linguísticos em ação, 120–41. Ribeirão Gráfica e Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.47791/rge/9786598271-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

CESAR BRESOLIN MARINHO, JULIO. "SAÚDE ORAL E ADOLESCÊNCIA: O QUE MOSTRAM OS DISCURSOS DE ADOLESCENTES BRASILEIROS E AFRICANOS?" In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.512.

Full text
Abstract:
A LITERATURA NOS MOSTRA QUE A BOCA É MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO PARA OS ADOLESCENTES, MAS QUE ESTES SÃO NEGLIGENTES COM OS CUIDADOS DENTÁRIOS. DESSA FORMA, NESSA INVESTIGAÇÃO, TEMOS COMO OBJETIVO ANALISAR DISCURSOS DE ADOLESCENTES CABO-VERDIANOS E BRASILEIROS NO QUE TANGE A SAÚDE ORAL. A ABORDAGEM DA PESQUISA É QUALITATIVA E CONFIGUROU-SE COMO EXPLICATIVA. OS PARTICIPANTES DO ESTUDO FORAM 45 ADOLESCENTES IMERSOS EM CONTEXTOS GEOGRÁFICOS DISTINTOS: ADOLESCENTES AFRICANOS (CABO VERDE) E ADOLESCENTES BRASILEIROS DO RIO GRANDE DO SUL. PARA A PRODUÇÃO DE DADOS UTILIZAMOS A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL E, COMO INSTRUMENTO, UM DILEMA MORAL. OS DADOS FORAM ANALISADOS MEDIANTE TÉCNICA DE ANÁLISE DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). OS RESULTADOS APONTARAM QUATRO DSC, DOIS ORIUNDOS DE CADA CONTEXTO. DOIS DISCURSOS DEFENDERAM A COLOCAÇÃO DO APARELHO ORTODÔNTICO E, OUTROS DOIS JULGARAM QUE O PROTAGONISTA DEVERIA IR VIAJAR COM SEUS AMIGOS E DEIXAR A COLOCAÇÃO DO APARELHO PARA O FUTURO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography