Academic literature on the topic 'Queimados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Queimados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Queimados"

1

Macedo, Jefferson Lessa S. de, Simone Corrêa Rosa, Kátia Cilene Soares de Macedo, and Cleudson Castro. "Fatores de risco da sepse em pacientes queimados." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, no. 4 (August 2005): 173–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Os avanços no tratamento de queimados têm reduzido as taxas de mortalidade e melhorado a qualidade de vida das vítimas de queimaduras. Entretanto, a sepse continua sendo um desafio e umas das principais causas de óbito no queimado. O objetivo deste trabalho é investigar, através de um estudo caso-controle, os fatores de risco da sepse em pacientes queimados. MÉTODO: O estudo caso-controle foi conduzido durante 12 meses, compreendendo os pacientes que foram tratados em regime de internação hospitalar na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Brasília-DF. RESULTADOS: Quarenta e nove (19,4%) pacientes tiveram sepse, de um total de 252 queimados internados na Unidade de Queimados durante o periodo do estudo. Eles tiveram um ou no maximo tres episodios de sepse durante a internacao, totalizando 62 episodios. Vinte e seis (53,1%) eram homens e a media de idade foi de 21,9 ± 18,9 anos (variacao de um a 89 anos). A superficie corporal queimada dos pacientes que tiveram sepse variou de sete a 84%, com uma media de 37,7 ± 18,4%, sendo significativamente superior aos controles. As principais bacterias causadoras de sepse foram Staphylococcus aureus (46,5%), Staphylococcus coagulase negativo (20,7%), Acinetobacter baumannii (12,1%) e Enterobacter cloacae (12,1%). Trinta (61,2%) pacientes tiveram seu primeiro episodio de sepse na primeira semana de internacao. Quanto aos fatores de risco para a ocorrencia de sepse, destacam-se os seguintes, conforme seu poder de associacao "odds ratio": o uso de tres ou mais cateteres, a presenca de duas ou mais complicacoes, a superficie corporal queimada > 30%, o agente chama aberta e o sexo feminino. No geral, a taxa de letalidade por sepse foi de 24,5%. CONCLUSÃO: Um melhor conhecimento dos fatores de risco da sepse no paciente queimado permite o tratamento precoce dessa complicação, com antibioticoterapia sistêmica adequada, contribuindo para reduzir a morbidade e a mortalidade desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu, Lídia Aparecida Rossi, and Maria Célia Barcellos Dalri. "Diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar." Revista Latino-Americana de Enfermagem 14, no. 1 (February 2006): 102–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692006000100014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar os diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar. Dez membros das famílias de pacientes queimados foram avaliados por meio de entrevista e observação. Os diagnósticos de enfermagem foram estabelecidos com base na Taxonomia II da NANDA e na interpretação da Taxonomia I da NANDA realizada por Carpenito. Foram identificadas 11 diferentes categorias diagnósticas, todas do tipo real. Conhecimento deficiente e ansiedade foram os diagnósticos que apresentaram maior freqüência entre os familiares avaliados. O primeiro caracterizou-se pela necessidade de informação dos familiares sobre os cuidados com as áreas queimadas e a prevenção de infecção. O sentimento de ansiedade estava relacionado, principalmente, às mudanças ocorridas na aparência, estrutura ou função do corpo do paciente queimado e às expectativas de familiares em relação ao retorno do paciente ao ambiente familiar e ocupacional, apresentando alguma seqüela física, psico-emocional ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucena, Isabela Codolo de, Marcelo Boccia Leite, and Dalva Maria da Silva Matos. "A DECIDUIDADE FOLIAR INDICA A VULNERABILIDADE DE ESPÉCIES LENHOSAS AO FOGO." Revista Árvore 39, no. 1 (February 2015): 59–68. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000100006.

Full text
Abstract:
Pesquisas indicaram que a ocorrência de queimadas pode ocasionar comportamentos fenológicos divergentes aos padrões comumente descritos. Este estudo teve como objetivo avaliar se a deciduidade foliar pode indicar a vulnerabilidade de espécies lenhosas ao fogo. Os índices de atividade e intensidade de diferentes fenofases foram comparados entre indivíduos queimados e não queimados de espécies lenhosas com diferentes graus de deciduidade foliar (decídua, semidecídua e sempre-verde). Para a espécie decídua, as fenofases vegetativas foram similares entre indivíduos queimados e não queimados. Indivíduos queimados de uma espécie semidecídua apresentaram maior intensidade e atividade das fenofases vegetativas. Para as espécies sempre-verdes, foi registrado o estímulo à produção de novas folhas, retardamento de folhas expandidas e senescentes para indvíduos queimados. Quanto à fenologia reprodutiva, em indivíduos queimados, foram registradas menor intensidade e atividade de frutos verdes e maduros para espécies decídua e semidecídua, bem como o estímulo da floração e da frutificação para as espécies sempre-verdes. A periodicidade das fenofases pode ser modulada pela ocorrência do fogo mesmo após um intervalo de dois anos. O efeito do fogo foi gradualmente mais pronunciado de espécies decíduas às sempre-verdes, o que indica maior vulnerabilidade de espécies lenhosas sempre-verdes a esse distúrbio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendonça, Sillas Martins, Rodrigo Fernandes de Souza, Jadson Belém de Moura, Wagner Gonçalves Vieira Júnior, Diogo Jânio De Carvalho Matos, Júlio César Silva, Elivan César Vieira Rocha, Sara Raquel Mendonça, Quétsia Guedes dos Santos Silva, and Rodrigo Martins Moreira. "FRAÇÕES OXIDÁVEIS DA MATÉRIA ORGÂNICA EM ÁREAS DE INCÊNDIO NA MICROREGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS." Ipê Agronomic Journal 3, no. 1 (June 4, 2019): 122–31. http://dx.doi.org/10.37951/2595-6906.2019v3i1.4324.

Full text
Abstract:
Um dos melhores indicadores na qualidade do solo está à matéria orgânica, que contem em sua composição 58% de Carbono Orgânico. Com o presente trabalho objetivou-se determinar as frações oxidáveis do carbono, em solos do parque nacional chapada dos veadeiros. As áreas foram divididas entre solos queimados e não queimados em três fitofisionomias: Campo Limpo, Campo Sujo, e Stricto Senso. Quando foram comparadas as fitofisionomias o Campo Limpo e Campo Sujo, apresentaram um maior incremento do COT ao decorrer do tempo, com índices maiores em solos de queimadas, diferenciou-se do Stricto Senso onde ocorreu de forma contrária. Nas frações F1+ F2, Campo Limpo e Campo Sujo obtiveram um aumento relevante em solos de queimadas, em Stricto Senso houve uma maior queda nos valores tendo o solo sem queimadas com maior quantidade de carbono. Nas frações F3+F4 no Campo Limpo e Campo Sujo, foram encontrados os maiores valores para os solos sem queimadas, no Stricto Senso obteve maiores valores em solo de queimadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Trindade, José Pedro Pereira, and Marta Gomes da Rocha. "REBROTAMENTO DE CAPIM CANINHA (Andropogon lateralis Nees) SOB O EFEITO DE PASTEJO E FOGO." Ciência Rural 32, no. 1 (February 2002): 141–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782002000100024.

Full text
Abstract:
Para o conhecimento do efeito de fatores que atuam em um ecossistema forrageiro, é necessário conhecer a morfogênese de afilhos individuais. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de determinar o efeito de intensidades e freqüência de queima e pastejo na taxa de crescimento foliar do Andropogon lateralis Nees. As avaliações foram realizadas na primavera de 1997, em área de pastagem natural do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria. O delineamento experimental utilizado foi o blocos ao acaso. Os tratamentos queimados foram conduzidos, em área excluída ao pastejo, a partir de níveis de disponibilidade de matéria seca (MS) inicial em maio de 1996 (DI), 2.860, 2.580, 5.000, 5.690 e 6.480kg MS/ha. As queimas foram realizadas em setembro de 1996 e maio de 1997. Toda a área experimental foi queimada em agosto de 1995. O crescimento foliar foi avaliado em 330 afilhos marcados de A. lateralis e determinado através de medidas de comprimento de folha verde. A maior taxa de alongamento (TA) foi observada no tratamento queimado anualmente com DI de 6.480kg MS/ha, sem diferir dos tratamentos queimado anualmente com 5.690kg MS/ha e com queima bienal. O A. lateralis demonstrou ser uma espécie adaptada ao pastejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Montezeli, Juliana Helena, Sabrina Aparecida Gomes Pereira, Elisangela Santana Dos Santos, Maria Do Carmos Fernandez Lourenço Haddad, and Cristiano Caveião. "Polaridades vivenciadas por enfermeiros no uso das habilidades sociais em um centro de tratamento de queimados." Enfermagem Brasil 17, no. 6 (January 1, 2019): 670. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i6.2354.

Full text
Abstract:
As habilidades sociais estão relacionadas ao comportamento do repertório do indivíduo para lidar com as demandas interpessoais, no caso de enfermeiros que atuam em unidades de queimados, esta habilidade é de extrema importância para poder controlar a rotina cotidiana. O estudo teve como objetivo compreender as polaridades vivenciadas por enfermeiros no uso das habilidades sociais em um centro de tratamento de queimados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, desenvolvida em um centro de tratamento de queimados do Brasil, com seis enfermeiros. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos e tratados pela análise de conteúdo. Identificaram-se como polaridades: Forças motrizes, subdividida nas subcategorias ‘Facilitadores pessoais’ (flexibilidade, experiência profissional, tempo de atuação na equipe, criação de vínculos e liderança participativa) e ‘Facilitadores relacionados ao paciente’ (longo período de internação); Forças deletérias, com as subcategorias ‘Dificultadores pessoais’ (habilidades sociais deficitárias do enfermeiro e enfrentamento da dor e da morte) e ‘Dificultadores relacionados ao paciente’ (demanda física gerada pelas especificidades do cuidado ao queimado e comorbidades psiquiátricas). Conclui-se que a compreensão das forças motrizes no uso das habilidades sociais e dos obstáculos deste processo fornece subsídios para potencializá-las e criar estratégias para superá-los, respectivamente.Palavras-chave: enfermagem, unidades de queimados, relações interpessoais, relações enfermeiro-paciente, serviço hospitalar de enfermagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Tamara Silva, Layse Daniela de Lima Oliveira, Rachael dos Anjos Nascimento, Pollyanna Jorge Canuto, Marillya Pereira Marques Diniz, and Maria Karoline Santos Lima. "Dificuldades, complicações e relações interpessoais na assistência ao paciente queimado: uma abordagem sobre os discursos." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 4, 2020): e660997693. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7693.

Full text
Abstract:
Analisar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem na assistência a pacientes queimados; verificar as principais complicações durante o período de tratamento de queimados e identificar problemas na relação interpessoal enfermeiro/paciente e familiares. Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, na qual a amostra foi constituída por profissionais de enfermagem, em um hospital referência num município do interior do nordeste. Para coleta do material empírico, foi utilizado um roteiro semiestruturado respeitando os aspectos éticos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde de nº 466/12. Quanto ao tratamento, os discursos foram submetidos à análise de conteúdo do tipo temático, proposto por Bardin. Resultados Os resultados deste estudo apontam diversas dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem, dentre as quais a necessidade constante de médico no setor, pois o cuidado a pacientes queimados requer um tratamento multidisciplinar e a enfermagem sozinha não consegue oferecer um tratamento que seja capaz de contemplar a complexidade da situação. A complicações mais evidentes em um paciente queimado é o risco de infecção por se tratar de um meio de cultura. Os entrevistados mostraram ter dificuldades quando se tratou de relações interpessoais entre profissionais, família e paciente. Conclusão Os resultados deste estudo apontam diversas dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem, dentre as quais, a necessidade constante de médico no setor, para conseguir ter uma assistência integralizada. No que concerne às complicações em queimados, foi visto que a chance do paciente desenvolver infecções é grande, devido ao fato dele ter uma grande exposição e pela queimadura ser um meio de cultura. Por se tratar de um setor que requer muito cuidado tanto na assistência direta com o paciente, assim como saber lidar com os familiares que, muitas vezes estão abalados, a equipe de enfermagem precisa estar preparada psicologicamente para saber lidar com os pacientes queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Amaral, Isabel Lopes Pereira da Silva, Ana Paula Silva de Brito Rodrigues, Viviane Maria Pereira de Carvalho Magalhães, and Sura Wanessa Santos Rocha. "Perfil das internações de crianças vítimas de queimaduras em um hospital público de Recife." Enfermagem Brasil 17, no. 6 (January 1, 2019): 662. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i6.2273.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o perfil das internações de crianças vítimas de queimaduras em um hospital de referência no atendimento a pacientes queimados de Recife. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo por meio da análise de prontuários de pacientes pediátricos internados entre 2014 e 2015 no setor infantil de queimados do hospital. Os dados foram coletados com apoio de um formulário elaborado e preenchido pelas pesquisadoras, contendo as seguintes variáveis: idade, sexo, classificação da queimadura, porcentagem SCQ, agente causador e tempo de internação. A coleta foi realizada no período de setembro a novembro de 2017. Resultados: A faixa etária predominante foi de 0 a 2 anos, sendo o sexo masculino mais acometido, o tempo de internação variou de 1 a 10 dias, o principal agente causador foram os líquidos quentes, a classificação mais frequente de queimadura foi a de 2º grau, o percentual de superfície corporal queimada predominante foi de 1 a 8%. Conclusão: O estudo evidencia a necessidade de desenvolvimento de estratégias de educação em saúde para redução dos números alarmantes de crianças queimadas.Palavras-chave: cuidados de enfermagem, unidade de queimados, crianças, prevenção de acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vale, Everton Carlos Siviero do. "Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista." Anais Brasileiros de Dermatologia 80, no. 1 (February 2005): 9–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962005000100003.

Full text
Abstract:
Apesar dos crescentes progressos obtidos ultimamente no tratamento dos grandes queimados, ainda são consideráveis as taxas de mortalidade e morbidade. As estratégias preventivas implementadas ainda não foram capazes de alterar significativamente o dramático quadro epidemiológico das queimaduras. Os sobreviventes de queimaduras graves ainda carregam um pesado fardo de seqüelas físicas e psicossociais que geram grande sofrimento a ser superado. Não há dúvida de que o prognóstico final de uma queimadura depende essencialmente de um pronto e adequado primeiro atendimento. Daí a importância de todo médico, inclusive o dermatologista, estar habilitado a orientar os primeiros socorros e a prestar o primeiro atendimento médico à vítima de queimadura. Este artigo procura fazer uma revisão das bases fisiopatológicas das queimaduras e dos princípios de avaliação do queimado, além de discutir de forma simples e objetiva a abordagem médica de urgência até a remoção da vítima para uma unidade de queimados, se houver indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Noleto, Pedro Franco, Plínio Costa Noleto, Keila Ferreira de Sousa, and Ana Paula Martins Guimarães. "Influência das queimadas para a qualidade orgânica de duas áreas do cerrado tocantinense." Natural Resources 10, no. 1 (February 18, 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2020.001.0001.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o cerrado brasileiro vem sofrendo fortes impactos devido a destruição da vegetação nativa. O presente artigo tem por objetivo expressar os resultados quali/quantitativos obtidos em um estudo sobre a influência do fogo na composição físico/química de dois solos em uma fazenda localizada no Município de Guaraí, Tocantins. Foram coletados dois tipos de solos que sofreram e que não sofreu queimada, recolhendo amostras da superfície e da profundeza de poços escavados para este fim. Estas amostras foram encaminhadas ao laboratório de solos para a realização das análises físicas e químicas dos solos. De modo geral, os resultados encontrados nos solos não apresentaram diferenças significantes, demonstrando que o fogo não alterou drasticamente a composição química destes solos. Apenas alguns elementos foram encontrados em menor quantidade nos solos queimados, e que alguns elementos se apresentaram em maior quantidade no solo queimado do que no solo que não sofreu a ação do fogo, como por exemplo, o Ferro que foi encontrado uma quantidade quase que dobrada no solo queimado. Diante das informações citadas a cima, conclui-se que é necessário realizar novos trabalhos com diferentes tipos de solos para testar a influência do fogo na composição química e física dos solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Queimados"

1

Faria, Sílvia Regina Marques. "Repelência à água em solos florestais queimados e não queimados na região Centro." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/687.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia do Ambiente
A repelência à água do solo é um fenómeno que ocorre de forma natural em muitos solos, mas pode ser induzida ou favorecida pelo aquecimento do solo durante um incêndio. A repelência considera-se uma das principais causas do aumento do escoamento superficial e erosão do solo acelerada em áreas recentemente queimadas. Neste trabalho, enquadrado no projecto EROSFIRE-II (financiado pela Fundação de Ciência e Tecnologia; PTDC/AGR-CFL/70968/2006) analisam-se os efeitos de um incêndio florestal ocorrido em Agosto de 2008 na localidade do Colmeal (município de Góis na região centro de Portugal) sobre a repelência à água do solo, a fim de conhecer a sua variabilidade espacial e temporal em quatro locais de estudo com dois tipos de solo, isto é eucaliptal e pinhal. A área queimada tem uma área aproximada de 70 ha. Dentro desta área seleccionou-se duas encostas, ambas com a mesma geologia (xistos) mas com diferentes povoamentos florestais, isto é pinheiro bravo (Pinus pinaster e eucalipto (Eucaliptus globulus). Seleccionou-se ainda duas encostas imediatamente fora da área ardida com os mesmos tipos de floresta como base de comparação para determinar o efeito do incêndio. Aproximadamente dois meses após o incêndio iniciou-se a medição da repelência à água da camada superficial do solo (0-5 cm) no campo, bem como a recolha de amostras da mesma camada para análise posterior no laboratório. Durante 10 meses realizou-se uma monitorização mensal da repelência, medida em campo e no laboratório pelo método MED “Molarity Ethanol Drop” (King, 1981) e da humidade do solo. Para além, destas foram também determinadas a textura do solo (para as amostras recolhidas no primeiro mês de monitorização), o conteúdo de matéria orgânica (todas as amostras recolhidas) e a caracterização das substâncias húmicas da matéria orgânica em duas épocas diferentes (época seca e época húmida) através de espectroscopia Ultravioleta-Visível e Fluorescência Molecular. Os resultados mostram uma maior severidade de repelência nos solos queimadas do que nos não queimados, tanto no pinhal como no eucaliptal. Este aumento aparente depois do incêndio foi mais evidente no pinhal, o que pode indicar uma maior intensidade do fogo. Verificou-se uma relação negativa entre repelência à água e a humidade dos solos, sendo esta mais elevada nos solos não queimados. Relativamente à variação temporal da repelência os resultados mostram que ambos os locais em estudo revelam uma variação sazonal. A repelência dos solos diminui nos meses de Inverno devido ao maior teor de humidade no solo. Durante a primavera a repelência à água reaparece e atinge valores extremos. No que se refere ao conteúdo de matéria orgânica não foi verificada nenhuma relação com a repelência à água dos solos. No entanto, da caracterização das substâncias húmicas da matéria orgânica o pinhal queimado foi o que apresentou maior massa molecular e maior condensação aromática, o que confirma os valores de repelência obtidos para este solo. Contudo, a utilização de ambas as técnicas de espectroscopia mostram-se insuficientes para fazer a caracterização estrutural da matéria orgânica. Por fim, verificou-se que a máxima repelência atingida pelos solos pode ser conseguida pela medição de amostras secas ao ar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Simões, Lara Rute Nunes Vilar. "Infecção fúngica em doentes queimados." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7690.

Full text
Abstract:
Mestrado em Biologia Aplicada
A incidência das infecções fúngicas tem vindo a aumentar progressivamente nas duas últimas décadas. Na Unidade de Queimados o doente está mais susceptível ao desenvolvimento de processos infecciosos por perda da barreira de protecção cutânea, pela imunossupressão associada à queimadura, bem como pela necessidade de utilização de dispositivos invasivos e pela presença da microbiota local. As leveduras do género Candida, nomeadamente C. albicans, continuam a ser responsáveis pela maioria das infecções fúngicas em ambientes hospitalares, embora na última década se tenha assistido a um aumento da incidência de espécies não-albicans e de fungos filamentosos. O desenvolvimento de fármacos antifúngicos é complicado, uma vez que as células fúngicas, opostamente às células bacterianas, e à semelhança das humanas, são eucarióticas, o que pode levantar problemas relacionados com a sua toxicidade potencial. Este estudo teve como objectivo analisar a importância da infecção fúngica nos doentes queimados na Unidade de Queimados, dos Hospitais da Universidade de Coimbra. As leveduras do género Candida foram os fungos mais frequentemente isolados com a espécie Candida albicans, presente em 65% dos doentes infectados. Das espécies não-albicans, Candida parapsilosis e Candida tropicalis foram as mais frequentes (15% e 9%, respectivamente). Para além de Candida, o segundo fungo mais comum foi o género Trichosporon (4,4%) seguido do género Aspergillus (2%). Durante o período de estudo observou-se um aumento na frequência da infecção fúngica, que esteve associada a uma taxa de mortalidade de cerca de 38% nos doentes infectados. Queimaduras profundas, queimaduras causadas pelo fogo e internamento hospitalar prolongado contribuíram para um maior risco de infecção por fungos nos doentes queimados. A infecção fúngica ocorreu maioritariamente em doentes do sexo masculino (54,7%), afectando mais frequentemente a classe etária dos 71-90 anos. A incidência crescente de infecção fúngica nos doentes queimados e a presença relativamente frequente dos fungos emergentes, Trichosporon e Aspergillus, indicam que o controlo da infecção nos doentes queimados é fundamental.
The incidence of fungal infections has increased steadily in the last two decades. In the Burn Unit, the patient is more susceptible to infectious processes due to the loss of the protective barrier of the skin, to the immunossuppression associated with burns, to the need for use of invasive devices and to the increased virulence of the local microbiota. The yeasts of Candida, namely C. albicans, remain responsible for the majority of fungal infections in hospitals, although in the last decade has witnessed an increased incidence of non-albicans species and filamentous fungi. The development of antifungal drugs is complex, since the fungal cells, unlike the bacteria and like the human cells, are eukaryotic, what may raise some concern related to its potential toxicity. The objective of this study was to evaluate the importance of fungal infection in the patients of the Burns Unit of Coimbra University Hospitals. Yeasts of the genus Candida were the most frequently isolated fungi, with the species Candida albicans, present in 65% of the infected patients. Of non-albicans species, Candida parapsilosis and Candida tropicalis were the most frequent ones (15 and 9%, respectively). The genus Trichosporon (4,4%) was the second most common fungus isolated in these patients followed by the genus Aspergillus (2%). During the study period there was an increased frequency of fungal infection that was associated with a mortality rate of 38%. The depth of the burn, burns caused by fire, and a prolonged stay in the hospital contributed to an increased risk of fungal infections in burned patients. The fungal infection occurred mostly in male patients (54,7%), affecting more frequently the age group of 71-90 years. The increasing incidence of fungal infection in burned patients and the relatively frequent presence of emerging Trichosporon and Aspergillus fungi, indicating that control of infection in burned patient is essential.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Ana Sofia Fernandes. "Relatório de estágio na unidade de queimados." Dissertação, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/50110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Ana Sofia Fernandes. "Relatório de estágio na unidade de queimados." Master's thesis, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/50110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Toledo, Paula Nunes. "Atuação fonoaudiológica em pacientes queimados: uma proposta clínica." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11948.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:11:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Paula Nunes Toledo.pdf: 2977983 bytes, checksum: 34f52e48599fa660a6da779f6be7edad (MD5) Previous issue date: 2001-10-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This work intends to approach the performance of spech technical specialist oral moving in 20 burned patients of face and neck, of the Bumed Clinic and Reparative Surgery of the Municipal Hospital Dr. Carmino Caricchio, with segment in the national health c1inic of specialties. We developed a study capable to cover the field of action speech therapeutic, for this, we already left of the roads traveled by the medicine, for the -':., physiotherapy and for the occupational therapy. , We verified the course of speech technical specialist oral moving and we based this research on the observation ofthe alterations ofthe functions ofthe oral system and of the component structures of this system, caused by the sequels of the bum. The patients were appraised and the techniques developed in the therapeutic process and applied the individuaIs of this research, for 3 months, they are good to demonstrate the contribution that Fonoaudiologia renders in the bumed patients' of face rehabilitation and neck
Este trabalho pretende abordar a atuação fonoaudiológica em 20 pacientes queimados de face e pescoço, da Clinica de Queimados e Cirurgia Reparadora do Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, com segmento no ambulatório de especialidades. Desenvolvemos um estudo capaz de cobrir o campo de ação terapêutica fonoaudiológica e, para isto, partimos dos caminhos já percorridos pela medicina, pela fisioterapia e pela terapia ocupacional. Verificamos o percurso da Fonoaudiologia em motricidade oral e baseamos esta pesquisa na observação das alterações das funções do sistema estomatognático e das estruturas componentes deste sistema, causadas, pelas sequelas da queimadura. Os pacientes foram avaliados e as técnicas desenvolvidas no processo terapêutico e aplicadas aos indivíduos desta pesquisa, durante 3 meses, servem para demonstrar a contribuição que a Fonoaudiologia presta na reabilitação de pacientes queimados de face e pescoço
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Porto, Elaine do Nascimento Nobre. "Gestão de recursos hídricos no município de Queimados: subsídios para um diagnóstico sócio-ambiental das sub-bacias Poços e Queimados-RJ." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1409.

Full text
Abstract:
A transformação do espaço geográfico ocasiona alterações no meio ambiente e contribui para a degradação de partes consideráveis dos Recursos Hídricos, tendo como resposta mudanças ambientais em cenários distintos. A gestão dos recursos hídricos contém diretrizes, objetivos e metas a serem alcançados, com base em aspectos técnicos, normas jurídicas, planos e programas que revelam um conjunto de intenções, decisões, recomendações dos atores governamentais e da sociedade. Além da importância política e social da água enquanto recurso, o gerenciamento dos recursos hídricos agrega valor e fortalece nosso país junto ao cenário internacional nas questões relacionadas ao meio ambiente. O diagnóstico sócioambiental de uma sub-bacia, por exemplo, é um relevante instrumento de gestão estratégica, uma vez que auxilia no monitoramento e demonstra um perfil do recorte espacial, consistindo no levantamento de indicadores relevantes sob o prisma sócio-econômico e ambiental, além de possibilitar um painel integral das condições sócio-ambientais de um determinado universo de trabalho. As sub-bacias Poços/ Queimados drenam uma área de 177,70 km e estão totalmente integradas à bacia hidrográfica do Guandu, pertencente à Região Hidrográfica II, contribuinte da Baía de Sepetiba. Ambas apresentam características relevantes no que se refere à gestão dos recursos hídricos, por serem consideradas poluidoras e por demandarem ações mitigadoras em toda sua extensão. A elaboração do diagnóstico sócio-ambiental das sub-bacias dos rios Poços e Queimados no município de Queimados- RJ baseia-se na utilização de indicadores sócio-ambientais a partir da análise de dados e informações do IBGE e do CIDE nas escalas de análise do município e das sub-bacias. Pesquisas bibliográficas envolvendo a revisão da literatura sobre a gestão de recursos hídricos, histórico, aspectos sócio-econômicos e principais políticas públicas do município de Queimados, foram realizadas a partir de consultas na Internet e em instituições federais, estaduais, municipais, bem como em bibliotecas universitárias. Visitas às Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados e Comitê Guandu, assim como acompanhamento da atuação dos atores nas atividades de gestão de recursos hídricos. Os programas ArcView 3.2 e 9.0, o arquivo digital referente à malha territorial e setores censitários do Censo 2000/IBGE, subsidiaram a modelagem e implementação da Base e do Banco de Dados Queimados. A avaliação do potencial hídrico do município junto aos atores governamentais e sociais foi realizada através da análise do Plano de Bacia do Guandu e Plano Diretor do município e interesse dos moradores nas questões no âmbito das sub-bacias. Tendo em vista as características observadas e, com base nos dados e nos documentos analisados, o município de Queimados participa das diretrizes do Plano estratégico de Recursos hídricos validadas pelo seu Plano Diretor através de políticas públicas que atendem à integração regional, proporcionando medidas geradoras de melhorias na qualidade de vida da população das sub-bacias Poços/ Queimados e, conseqüentemente, de toda a população abastecida pela água proveniente da bacia do rio Guandu, comprovando que a consolidação do processo de Gestão Integrada dos Recursos Hídricos, onde a sociedade, o governo e os usuários se integram na busca de um objetivo único é possível.
The transformation in the geographic field allows modifications in the environment, contributing to the degradation of considerable parts of the Hydro Resources, and, as a result, an environmental changing in different scenarios. The management of hydro resources has patterns, objectives and goals to be accomplished, based on technical aspects, juridical norms, plans and programs which reveal a set of intentions, decisions, and recommendations from the governmental participants and from society as well. Besides the political and social importance of the water as resource, the management of hydro resources adds values and empowers our country in the international scenario when dealing with issues related to the environment. The social-environmental diagnosis of an under-basin, for instance, is a relevant instrument of strategic management, helping the monitoring, demonstrating aspects of the field, qualifying relevant indicators below the social-economical and environmental prism, providing an entire view of the social-environmental conditions of a specific working universe. The under-basins Poços / Queimados dry an area of 177,70 km2, being totally integrated to the hydrographic basin of Guandu, which are part of the Hydrographic Region II, contributing to the Sepetiba Bay, presenting relevant characteristics about the management of hydro resources, since it deals with polluter basins, which evidences the need of actions that mitigate all over the region. The elaboration of the socio-environmental diagnosis of the under-basins of the Poços and Queimados rivers in the Queimados town in the state of Rio de Janeiro, having as fundamental data the use of social-environmental indicators, done from the analyses of data / information from IBGE and CIDE in the scales of analyses of the town and the under-basins. Bibliographic researches involving the review of the literature about the management of hydro-resources, historic, social-economical aspects and the main public politics of the Queimados town were done based on searches on the World Wide Web and in Federal, Estate and Town Institution, and in college libraries. Visits to the Urbanism and Environment Secretary, as well as to the Rural Development and Agricultural ones in Queimados and Comitê Guandu were done, as well as the monitoring of the acts of the participants in the activities of hydro resources. Based on the modeling and implementation of the Basis and the Data from Queimados the programs Arc View 3.2 and 9.0 were utilized (developed by the Environmental System Research Institute ESRI), as well as the digital file from the 2000/IBGE Census (Territorial paths county and variable sectors). The assessment of the potential of the town about the issue related to the hydro-resources made by the governmental and social participants was realized through the analyses of the Plan of the Bay of the Guandu and Plan of the Town and of the interest of the civilians about the under-basins. Regarding the observed characteristics, and based on the data and the analyzed documents, it is concluded that the Town of Queimados participates on the patters of the Strategic Plan of Hydro-Resources valid by its Directive Plan through politics that reach the regional integration, allowing measures that foster improvement in the quality of life of the population of the under-basins Poços / Queimados and, as a consequence, of the entire population fueled by the water originated from the basin of the river Guandu, proving that the consolidation of the process of Integrated Management of Hydro Resources is possible with the integration of the society, the government and the users, since these seek for a unique objective.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueiredo, Sara Costa. "Análise da infecção e resistência bacteriana em doentes queimados." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2011. http://hdl.handle.net/10773/7391.

Full text
Abstract:
Mestrado em Biologia Aplicada
As queimaduras são um local ideal para a multiplicação bacteriana, proporcionando o desenvolvimento de infecções. As infecções bacterianas são a principal causa de morte entre os doentes queimados. É por isso importante que haja uma vigilância contínua tanto dos isolados bacterianos como dos padrões de resistência aos antibióticos numa Unidade de Queimados. O principal objectivo deste trabalho foi identificar as principais espécies bacterianas implicadas na infecção dos doentes queimados da Unidade de Queimados dos Hospitais da Universidade de Coimbra entre Janeiro de 2000 e Dezembro de 2009 e avaliar os perfis de resistência bacteriana aos antibióticos. Verificou-se que dos 1729 doentes admitidos na Unidade de Queimados durante o período de estudo, 31,9% desenvolveram infecção bacteriana. A percentagem de mortalidade dos doentes infectados (28,6%) foi superior à dos doentes que não desenvolveram infecção (9,4%). Staphylococcus aureus foi a espécie mais frequentemente encontrada (17,0%), seguida por Staphylococcus epidermidis (15,3%), Pseudomonas aeruginosa (10,3%), Acinetobacter baumannii (9,8%), Klebsiella pneumoniae (7,4%), Escherichia coli (5,5%), Enterobacter spp. (5,0%), Enterococcus faecalis (5,0%), Staphylococcus haemolyticus (3,0%), Proteus mirabilis (3,0%), Stenotrophomonas maltophilia (2,4%), Staphylococcus coagulase negativa (2,4%), Enterococcus faecium (2,2%), Burkholderia cepacia (1,6%) e Serratia marcescens (1,5%). A profundidade e extensão da queimadura, a causa da queimadura, o tempo de internamento e a idade são características do doente queimado que influenciam o desenvolvimento de infecção. Os doentes infectados sofreram queimaduras mais graves (47,3% sofreram queimaduras do 2º e 3º grau) e com uma maior área de superfície corporal queimada (21,2%). Os doentes infectados apresentaram uma maior média de dias de internamento (24,9 dias) que os doentes não infectados (11,4 dias). Cerca de 62% dos doentes infectados foram queimados por fogo. A idade média dos doentes infectados foi de 56,5 anos, mas a idade média do total dos doentes (infectados e não infectados) foi de 49,2 anos. A maioria dos isolados bacterianos mostrou resistência aos antibióticos testados (35,8% dos isolados apresentaram resistência) e a percentagem de isolados resistentes aumentou ao longo do período de estudo. No entanto, os glicopeptídeos foram eficazes contra todas as bactérias Gram positivas e o meropenemo foi eficaz contra as Gram negativas com excepção das bactérias Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii que apresentaram valores elevados de resistência aos antibióticos testados. A infecção bacteriana é uma causa importante de mortalidade em doentes queimados e as bactérias implicadas na infecção são resistentes aos antibióticos mais utilizados no tratamento destes doentes.
Burns are an ideal place for bacterial growth, allowing the development of infections. Bacterial infections are the leading cause of death among burned patients. It is therefore important a continuous monitoring of both bacterial isolates and patterns of antibiotic resistance in a Burn Care Unit. The main objective of this study was to identify the major bacterial species involved in the infection of burned patients admitted to the Burn Unit of the Coimbra University Hospitals between January 2000 and December 2009 and to evaluate the bacterial resistance profiles to antibiotics. It was found that of 1729 patients admitted to the burn unit during the study period, 31.9% developed bacterial infection. The percentage of mortality in infected patients (28,6%) was higher than in patients who did not develop infections (9,4%). Staphylococcus aureus was the most commonly specie founded (17,0%), followed by Staphylococcus epidermidis (15,3%), Pseudomonas aeruginosa (10,3%), Acinetobacter baumannii (9,8%), Klebsiella pneumoniae (7,4%), Escherichia coli (5,5%), Enterobacter spp. (5,0%), Enterococcus faecalis (5,0%), Staphylococcus haemolyticus (3,0%), Proteus mirabilis (3,0%), Stenotrophomonas maltophilia (2,4%), Staphylococcus coagulase negativa (2,4%), Enterococcus faecium (2,2%), Burkholderia cepacia (1,6%) and Serratia marcescens (1,5%). The depth and burn extent, the burn cause, the length of hospital stay and the age are burned patients characteristics that influence the development of infection. Infected patients suffered more severe burns (47,3% suffered burns of 2nd and 3rd degree) and with a greater burned body surface area (21,2%). Infected patients had higher average hospital days (24,9 days) than uninfected patients (11,4 days). About 62% of infected patients were burned by fire. The average age of infected patients was 56,5 years, but the average age of all patients (infected and uninfected) was 49,2 years. Most bacterial isolates showed resistance to antibiotics tested (35,8% of the isolates were resistant) and the resistant isolate percentage increased over the study period. However, the glycopeptides were effective against all Gram positive bacteria and meropenem was effective against Gram negative bacteria except Pseudomonas aeruginosa e Acinetobacter baumannii that showed high levels of resistance to antibiotics. Bacterial infection is a major cause of mortality in burned patients and involved bacterial infection are resistant to most antibiotics used to treat these patients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Macedo, Jefferson Lessa Soares de. "Complicações infecciosas e fatores preditivos de infecção em pacientes queimados." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2006. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3257.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Medicina, 2006.
Submitted by Érika Rayanne Carvalho (carvalho.erika@ymail.com) on 2009-12-01T22:16:00Z No. of bitstreams: 1 2006_Jefferson Lessa Soares de Macedo.pdf: 3694510 bytes, checksum: 8a01e8fbc49f3adf9286f9d3bfe30d9e (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-01-15T21:14:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_Jefferson Lessa Soares de Macedo.pdf: 3694510 bytes, checksum: 8a01e8fbc49f3adf9286f9d3bfe30d9e (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-15T21:14:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_Jefferson Lessa Soares de Macedo.pdf: 3694510 bytes, checksum: 8a01e8fbc49f3adf9286f9d3bfe30d9e (MD5) Previous issue date: 2006-01-13
ANTECEDENTES. Os avanços no tratamento de queimados têm reduzido as taxas de letalidade e melhorado a qualidade de vida das vítimas de queimaduras. Entretanto, as complicações infecciosas continuam sendo um desafio e uma das principais causas de óbito do queimado. Além da extensão da superfície corporal queimada, que acarreta ausência de cobertura cutânea com grande carga de colonização bacteriana, outros fatores favorecem as complicações infecciosas nos queimados: a imunossupressão decorrente da lesão térmica, a possibilidade de translocação bacteriana gastrintestinal e a internação prolongada. Também, o uso de cateteres e tubos, ou seja, os procedimentos invasivos diagnósticos e terapêuticos que acabam alterando as defesas naturais do hospedeiro, favorecem a ocorrência de infecção. OBJETIVO. Investigar as principais complicações infecciosas e os fatores preditivos de infecção em pacientes queimados. MÉTODO. O estudo foi conduzido durante 12 meses, compreendendo 278 pacientes que foram tratados em regime de internação hospitalar na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, DF. As complicações infecciosas dos pacientes tratados na Unidade de Queimados foram registradas prospectivamente de acordo com critérios definidos previamente. As avaliações hematológicas, bioquímicas, microbiológicas e imunológicas foram realizadas pelo menos em intervalos semanais durante a internação desses pacientes. A análise estatística foi feita através do teste t, qui-quadrado e regressão logística. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. RESULTADOS. Dos duzentos setenta e oito pacientes incluídos no estudo, 167 (60,1%) foram do gênero masculino. A média de idade foi 24 anos (variação de 1 a 82 anos). A média da superfície corporal queimada foi 14% (variação de 1 a 100%). Cento cinqüenta e dois (54,7%) tiveram queimaduras por chama aberta, 96 (34,5%) por líquidos quentes, 25 (9%) por eletricidade e 5 (1,8%) por agentes químicos. O tempo médio de internação foi 12 dias (variação 1 a 86 dias). Catorze (5,0%) pacientes morreram durante o estudo. Oitenta e seis pacientes tiveram um total de 148 infecções, enquanto 192 não tiveram infecção. Os pacientes com infecção apresentaram queimaduras mais extensas, foram submetidos a mais procedimentos cirúrgicos e permaneceram mais tempo internados na Unidade (p<0,001). Além disso, esses pacientes necessitaram mais freqüentemente de cateteres e transfusões de sangue (p<0,001). Os achados laboratoriais mais comuns dos pacientes que desenvolveram infecção foram anemia, hipoalbuminemia, trombocitopenia e menor média de linfócitos T CD4+ no quinto dia de internação. O isolamento de bactéria multirresistente ou fungo na ferida foi mais freqüente em pacientes com infecção (p<0,001). Cinqüenta e sete (20,5%) pacientes apresentaram 72 episódios de infecção da corrente sangüínea. Staphylococcus coagulase-negativo foi o principal microrganismo causador de infecção da corrente sangüínea, seguido por S. aureus sensível à oxacilina, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa. Dezoito (6,5%) pacientes desenvolveram pneumonia. Os principais microrganismos causadores de pneumonia foram Pseudomonas aeruginosa e S. aureus resistente à oxacilina. Quarenta e nove (17,6%) pacientes tiveram infecção de ferida, sendo que os microrganismos mais freqüentes causadores dessa infecção foram S. aureus sensível à oxacilina, seguido por Staphylococcus coagulase-negativo. Após a análise multivariada, os principais fatores preditivos de infecção em pacientes queimados foram: o tempo de internação, a superfície corporal queimada, o isolamento de fungos na ferida queimada e procedimentos cirúrgicos (desbridamentos e enxertias de pele). CONCLUSÃO. A maioria das infecções foi da corrente sangüínea, seguida por infecção da ferida e pneumonia. Um melhor conhecimento dos fatores preditivos para complicações infecciosas em pacientes queimados permite estimar a probabilidade de infecção usando uma equação de regressão logística. O conhecimento dessa probabilidade poderá facilitar o diagnóstico e o tratamento precoces dessas complicações, com uma terapia sistêmica adequada, contribuindo para reduzir a morbidade e letalidade nesses pacientes. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
BACKGROUND. Despite advances of the treatment of burns have decreased the letality rate and improved the quality of life of burned patients, infectious complication remain a major cause of death in burn victims. Few patients are as susceptible to the development of infections as burn patients. Severe dysfunction of the immune system, a large cutaneous colonization, the possibility of gastrointestinal translocation, a prolonged hospitalization and invasive diagnostic and therapeutic procedures, all contribute to infections. OBJECTIVE. The purpose of this study was to determine the principal infectious complications and predictive factors of infection in burned patients. METHOD. Two-hundred and seventy-eight patients consecutively admitted to the Burn Unit of Hospital Regional da Asa Norte during 2004 were included in this prospective study. The patients were followed to discharge or death. Infections in all patients, admitted and treated for burn injury, have been registered prospectively, according to previously defined criteria. All infections were registered, starting at the day of admittance. Any infections manifested during the management of a burn victim are followed carefully. Only burn wound infections already present on admission were excluded. Infections were grouped in three major classes: blood stream infection (BSI), pneumonia and burn wound infection. The diagnosis of infection in burn patients is based on clinical and laboratory parameters. The criteria for infections were mainly based on those given by the Center for Disease Control, Atlanta , USA. Statistical methods used were test t, Chi-square analysis with Yates´correction and logistic regression analysis. This study was approved by the Ethical Committee of the Secretary of State for Health of Brasília, Federal District. RESULTS. Two-hundred and seventy-eight patients with burn injuries, consecutively admitted to the Burn Unit of Hospital Regional da Asa Norte during 2004, one-hundred and eleven female and 167 male patients were included in the study. Median age for the 278 patients was 24 years (range 1-82). Median total body surface area burn was 14% (range 1-100%). One-hundred and fifty-two (54,7%) patients had flame injuries, 96 (34,5%) were scald injuries, 25 (9%) electrical injuries and 5 (1,8%) chemical injuries. The median length of stay was 12 days (range 1-86 days). Fourteen (5,0%) patients died during their stay in the burns Unit. Eighty-six patients had in total 148 infections, whereas 192 patients were not infected. Patients with infection were older, had larger burns, were submitted to more procedures such as skin grafting and stayed longer in the Unit (p<0,001). Furthermore, infected patients needed more frequently catheters and transfusion (p<0,001). The most common laboratory findings of the infected patients were anemia, hypoalbuminemia, thrombocytopenia and lower median number of CD4+ T lymphocytes on fifth day of stay. The isolation of multiresistant bacteria or fungi in the wound were more likely in infected patients (p<0,001). Fifty-seven patients had 72 episodes of bloodstream infection (BSI). Coagulase-negative staphylococci were the most common microorganisms causing BSI, and next in frequency were oxacillin sensitive Staphylococcus aureus, Klebsiella pneumoniae and Pseudomonas aeruginosa. Eighteen (6,5%) patients developed pneumonia. The most common microorganisms causing pneumonia were Pseudomonas aeruginosa and methicillin resistant Staphylococcus aureus. Forty-nine (17,6%) patients had burn wound infections. The most frequent organism causing wound infection was oxacillin sensitive Staphylococcus aureus, and next in frequency were Coagulase-negative staphylococci. After multivaried analysis, the most suitable predictive factors of infection in burned patients were total body surface area burn, length of stay, isolation of fungi on culture from swabs of burn wounds and surgical procedures. CONCLUSIONS. The majority of infections were bloodstream infections, followed by wound infections and pneumonia. The appropriate knowledge of predictive factors of infectious complications in burned patients permit estimate the probability of infection using the logistic regression equation. The use of this equation may provide better guidance for the diagnostic and therapeutic handling of these complications in burned patients.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kaizer, Uiara Aline de Oliveira 1984. "Propriedades psicométricas do "Freiburg Life Quality Assessment Wound" em queimados." [s.n.], 2014. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283873.

Full text
Abstract:
Orientador: Neusa Maria Costa Alexandre
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Enfermagem
Made available in DSpace on 2018-08-25T10:29:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Kaizer_UiaraAlinedeOliveira_M.pdf: 3272414 bytes, checksum: 532238ba510651e5d48be0d723dd5510 (MD5) Previous issue date: 2014
Resumo: Para a mensuração da qualidade de vida utilizam-se instrumentos de medida genéricos ou específicos. O Freiburg Life Quality Assessment ¿ Wound (FLQA-wk) é um questionário específico que analisa a qualidade de vida de pessoas com feridas, sendo composto por vinte e quatro itens e seis domínios: sintomas físicos, vida diária, vida social, bem-estar psicológico, tratamento e satisfação. Para a utilização de instrumentos de medida de forma válida e confiável esses instrumentos devem ser avaliados em relação às suas propriedades psicométricas. Estudos sobre a avaliação psicométrica de instrumentos de avalição de feridas no Brasil são escassos. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar as propriedades psicométricas do Freiburg Life Quality Assessment- wound (FLQA-wk) em pacientes queimados. Os dados foram obtidos por meio da entrevista a 100 sujeitos queimados de um Hospital de Referência do interior de São Paulo. A confiabilidade foi verificada por meio da consistência interna utilizando-se o alfa de Cronbach. A validade de constructo foi analisada pela validade convergente, correlacionando os resultados do instrumento com o Burns Specific Health Scale-Revised (BSHS-R), com o Instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida (WHOQOL-abreviado) e com a pontuação da escala visual analógica do Estado de Saúde e Qualidade de vida do FLQA-wk. A responsividade foi analisada comparando-se os resultados do escore total e as três escalas visuais analógicas do FLQA-wk considerando-se um intervalo de tempo de uma semana. Foi realizada análise descritiva para traçar o perfil dos participantes. Verificou-se a validade de constructo por meio do Coeficiente de correlação de Spearman e a responsividade por meio do teste da soma de postos sinalizados de Wilcoxon. Os resultados demostraram um alfa de Cronbach de 0,85 indicando alta precisão da medida. As correlações entre o FLQA-wk e os domínios do BHSH-R e do WHOQOL e das suas duas escalas visuais analógicas foram significativas (p < 0,05) e variaram de satisfatória a forte magnitude, sendo a maior parte delas negativas e de forte magnitude (-0,51 a -0,76). A responsividade mostrou-se satisfatória, pois houve mudanças após uma semana de intervenção terapêutica, com evidências de diferença estatisticamente significante. Portanto, o processo de avaliação das propriedades psicométricas do Freiburg Life Quality Assessment Wound em queimados evidenciou resultados satisfatórios que indicam qualidades psicométricas adequadas do questionário, permitindo assim que este possa ser utilizado em estudos de qualidade de vida com pacientes queimados como uma medida de avaliação de intervenções e tratamentos propostos, despertando o pensamento crítico sobre a qualidade da prática dos profissionais de saúde
Abstract: Generic or specific measurement tools are used to measure Quality of life. The "Freiburg Life Quality Assessment ¿ Wound" (FLQA-wk) is a specific questionnaire that evaluates the quality of life of whose people that live with wounds. This questionnaire has 24 items arranged in six domains: symptoms physical, daily life, social life, psychological well-being and treatment satisfaction. Before use a measurement questionnaire, it is important to have the psychometric properties evaluated in order to know if it is valid and reliable. Psychometric evaluation studies about wound assessment questionnaires are rare in Brazil. The aim of this study was to evaluate the psychometric properties of the Freiburg Life Quality Assessment- wound (FLQA-wk) in burned patients. We interviewed 100 burned patients in a Reference Hospital located in a São Paulo city. The reliability was assessment using the Cronbach¿s alpha to verify internal consistency. Convergent validity was used in order to verify the Construct validity: The results of FLQA-wk were compared with: the Burns Specific Health Scale-Revised (BSHS-R), The short quality of life assessment tool (WHOQOL-bref ) and with the FLQA-wk scale score of visual analogue Health Status and Quality of life. Considering a time interval of one week, we compared the total score results with the three visual analogue scales of FLQA-wk in order to evaluate the responsiveness property. Aiming to identify the subject profiles, we also performed the descriptive analysis. The construct validity was verified by Spearman¿s correlation coefficient and the responsiveness by the sum test of Wilcoxon Signed-Rank. The results showed a 0.85 for Cronbach¿s alpha which indicates high measurement accuracy. The correlations between FLQA-wk, BSHS-R, WHOQOL-bref and the two analogue scales were significant (p<0.05). They ranged from satisfactory up to strong magnitude. The most of them coefficiants negative and was strong (-0.51 to -0.76). The responsiveness property was satisfactory. There were statistically significant differences between the first and the second interview. It was expected since there were changes after a week of therapeutic intervention. Therefore, the psychometric properties evaluation process of the Freiburg Life Quality Assessment Wound among burned people showed satisfactory results. This indicates that this questionnaire is adequate and that it can be used in studies that evaluate quality of life of burned out patients. It can be a measurement tool to evaluate interventions and proposed treatments in order to arouse critical thinking about quality practices of the health professionals
Mestrado
Enfermagem e Trabalho
Mestra em Ciências da Saúde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Alessandra Lucia de [UNESP]. "Compreendendo a experiência da equipe multiprofissional em uma unidade de queimados." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/96455.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:28:20Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-01-20Bitstream added on 2014-06-13T20:57:52Z : No. of bitstreams: 1 sousa_al_me_botfm.pdf: 400232 bytes, checksum: 413adb726a7dddccb7a08b641c1afb97 (MD5)
O objetivo deste estudo foi compreender a experiência da equipe multiprofissional em uma unidade de queimados do interior paulista, visando ampliar o conhecimento sobre o tema apresentado, para subsidiar os profissionais que trabalham na referida unidade, melhorar a qualidade da assistência oferecida aos pacientes, bem como subsidiar e do ensino na área. Trata-se de um estudo descritivo, prospectivo e transversal, de abordagem qualitativa. Foram realizadas 27 entrevistas não diretivas e áudio gravadas, junto à equipe multiprofissional da unidade de tratamento de queimaduras (UTQ) do Hospital Estadual de Bauru, tendo como pergunta norteadora: Como tem sido a sua experiência trabalhando em uma unidade de queimados? A abordagem metodológica foi a de organização dos dados, baseada na Análise de Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os dados obtidos geraram 21 ideias centrais no total, e destas, oito foram semelhantes para todos os entrevistados e 13 diferentes. Na análise dos discursos, pôde-se perceber a diversidade de sentimentos que afloram nos profissionais, desde a satisfação em trabalhar com esta clientela até sentimentos de pesar, incapacidade, fragilidade emocional, necessidade de suporte psicológico; bem como aspectos relacionados ao tratamento em si do queimado, como a importância do controle da dor. Compreendeu que a equipe de enfermagem é mais vulnerável à sobrecarga emocional gerada, quando comparada com as demais categorias profissionais. Outro aspecto a ser destacado é o controle da dor, principalmente na realização dos procedimentos inerentes ao tratamento. Diante disso, se destaca a importância de se oferecer aos membros da equipe multiprofissional o apoio necessário, para que o trabalho gere menos estresse e angústia e ressalta-se o uso correto do protocolo, que poderá contribuir para amenizar o sofrimento de ambos, equipe e pacientes, mas principalmente para estes últimos
The objective of this study was to understand the experience of the multidisciplinary team in a burns unit in the state of São Paulo, in order to increase the knowledge on the subject presented to support professionals working in the unit, improving the quality of care offered to patients as well as subsidize the education in the area. It is a descriptive, prospective cross-sectional, qualitative approach. 27 interviews were conducted with the non-directive taped together with the team of the multidisciplinary treatment unit burns (burn care unit), Bauru State Hospital, with the guiding question: How has been your experience working in a burn unit? The methodological approach was to organize the data based on analysis of the Collective Subject Discourse (CSD), 21 central ideas being generated in total and of these, eight were similar for all respondents and 13 different In a speech analysis it was possible to perceive the range of feelings that arose in professional satisfaction from working with these clients to feelings of grief, disability, emotional fragility, the need for psychological support, as well as aspects related to the treatment itself burned, the importance of pain control He realized that the nursing staff is more vulnerable to emotional overload generated when compared with the other professional categories. Another aspect to be highlighted is the control of pain, especially in procedures relating to treatment Therefore, we highlight the importance of providing members of the multidisciplinary team support needed to manage the job less stress and anxiety and it emphasizes the correct use of the protocol to help alleviate the suffering of both staff and patients but mainly for the latter
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Queimados"

1

Inocêncio, Ozias. Justiça social e igualdade racial: Um estudo sobre ações afirmativas para o Brasil e em Queimados, RJ. Rio de Janeiro, Brazil]: Letra Capital, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, Alves. Arquivo queimado. São Paulo-SP-Brasil: Atlan, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Dinheiro queimado. São Paulo: Companhis das Letras, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Penelas, Carlos. Queimada. Buenos Aires: Francisco Courbet/Ediciones de Poesía, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

(Portugal), Instituto Camões, ed. Queimado queimado, mas agora nosso!: Timor, das cinzas à liberdade. São Paulo, SP: Labortexto Editorial, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Queimando tudo. Rio de Janeiro: Editora Record, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Terra queimada. Santiago de Compostela: Edicións Laiovento, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vieira, João. Asas queimadas: Contos e crônicas. Salvador, Bahia: P&A, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cesariny, Mário. A cidade queimada. 2nd ed. Lisboa: Assírio & Alvim, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Volker W. J. H. Kirchhoff. Queimadas na Amazônia e efeito estufa. [São Paulo, SP]: Editora Contexto, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Queimados"

1

Miranda, Yara Campos, Kauana Mara da Silva, Amanda Correa Nunes, Andrey Cassiano Martins, Danrley de Abreu dos Santos, Francisco Antônio Dupas, Rodrigo Camilo, and Ricardo Puziol de Oliveira. "UMA VISÃO SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM REGIÕES CLIMATOLÓGICAS DISTINTAS: UMA ANÁLISE DA ÁREA QUEIMADA NA AMAZÔNIA LEGAL E NA PROVÍNCIA DE ALBERTA." In Pesquisas Multidisciplinares Aplicadas ao Meo Ambiente - Vol. II, 75–89. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060905.

Full text
Abstract:
Os incêndios florestais podem ter origem natural ou antrópica. Quando fogem do controle, possuem o potencial de ocasionar impactos ambientais, sociais e econômicos, necessitando assim de estratégias de monitoramento e mitigação. Dentre as regiões do globo mais acometidas por focos de calor, destacam-se a Amazônia Legal, localizada no Brasil e a Provincia de Alberta, pertencente ao Canadá. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi realizar uma análise temporal das queimadas nestas regiões. Para tanto, foi utilizado o modelo estatístico de regressão polinomial linear combinado com um modelo de volatilidade estocástica a partir de dados de área queimada disponibilizados por órgãos governamentais de ambos os países. Como resultados, a região da Amazônia Legal possui a maior intensidade de atividades de queimadas entre os meses de julho e agosto, enquanto em Alberta, os meses de abril e maio destacaram-se. Ambos os períodos correspondem as épocas mais secas, demonstrando assim, a possível relação das variáveis meteorológicas com a área queimada. Além disso, o modelo utilizado demonstrou viabilidade no entendimento do comportamento do fogo em ambas as regiões, podendo assim ser aplicado em análises e previsões de incêndios florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Daniele Amaral De, Carolina Rodrigues Milhorini, Juliana Helena Montezeli, Andréia Bendine Gastaldi, and Adriana Zani. "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PACIENTES QUEIMADOS SOBRE A EMPATIA NO CUIDADO DE ENFERMAGEM." In Ciências da saúde: conceitos e perspectivas, 538–58. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000227.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

José da Silva, Adjair, José Denilson da Silva, and Ronaldo Alves de Oliveira Filho. "APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO NA COMUNIDADE DE QUEIMADOS, FEIRA NOVA- PE." In FORMAÇÃO DE REDE DE COOPERAÇÃO NAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 29–35. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2018. http://dx.doi.org/10.31692/978-85-85074-01-2.29-35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rêgo, Thalles Rafael Silva, Amanda Melissa Damião Leite, Kaline Melo de Souto Viana, Thaís Salamoni Bastos, and Tayná Martins Ramos. "SÍNTESE DE FILMES DE PHB (Polihidroxibutirato) PARA APLICAÇÃO EM TRATAMENTO DE QUEIMADOS." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 3, 313–21. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00219030432.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Castro, Regina Ribeiro de, Rosana Mendes Bezerra, Alexsandra dos Santos Ferreira, and Sarah Sandres de Almeida Santos. "SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE QUEIMADOS EM UMA UNIDADE PÚBLICA DE SAÚDE." In Prevenção e Promoção de Saúde 3, 197–206. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.29819091220.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Erica Fernanda Gomes de, Alessandra Clara Costa Santos, Kaio Ravi Costa Araújo, Thaisy Pierot e. Silva, and Andrea Nunes Mendes de Brito. "A EFICÁCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE MICRONUTRIENTES NA TERAPIA NUTRICIONAL EM PACIENTES GRANDES QUEIMADOS." In Alimento, Nutrição e Saúde 2, 1–5. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6302010081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pereira, Letícia Góes, Açucena de Oliveira Borges, Fellipe Siqueira de Souza, Brenda da Silveira Santos, Rafaela de Morais Fernandes, Gustavo Lúcio Monteiro de França, and Léa Cristina Gouveia. "A UTILIZAÇÃO DA PELE DE TILÁPIA NO TRATAMENTO DE QUEIMADOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Medicina: Ciências da saúde e pesquisa interdisciplinar, 40–50. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7232101095.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pereira, Sabrina Aparecida Gomes, Juliana Helena Montezeli, Elizângela Santana dos Santos, Sandra Renata Pinatti de Moraes, and Andreia Bendine Gastaldi. "PERCEPÇÕES DE PACIENTES QUEIMADOS ACERCA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DURANTE A INTERNAÇÃO." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 4, 168–81. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.01919030418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lebrego, Arina Marques, Danndra de Sousa Fernandes, and Hinna Rocha Rodrigues. "INTERVENÇÕES PSICOLÓGICAS NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE QUEIMADOS UMA REVISÃO DA LITERATURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA." In Saúde Em Foco: Temas Contemporâneos - Volume 3, 381–95. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200901202.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Elizângela Santana Dos, Sabrina Aparecida Gomes Pereira, Juliana Helena Montezeli, and Andréia Bendine Gastaldi. "RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS NA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE DE UM CENTRO DE TRATAMENTO DE QUEIMADOS: VISÃO DE ENFERMEIROS." In Ciências da saúde: conceitos e perspectivas, 498–520. Brazilian Journals Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000225.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Queimados"

1

Medeiros, VPB, RC Varandas, AO Souza, ND Oliveira, CYTSLB Medeiros, MLPM Neta, GR Santos, et al. "Terapia Nutricional Voltada para Pacientes Queimados." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1675054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dos Santos, Priscila, Dayana Maciel, Sara Gomes, Leonardo da Silva, Ingrid da Silva Andrade, Vinicius Paim, and Wiliam Regis. "Aspectos Imunomodulatórios da Suplementação com Arginina em Pacientes Queimados." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

da Silva, Leonardo, Sara Gomes, Dayana Maciel, Priscila Dos Santos, Ingrid da Silva Andrade, Vinicius Paim, and Wiliam Regis. "Aspectos Imunomodulatórios da Suplementação com Glutamina em Pacientes Queimados." In XXI I Congresso Brasileiro de Nutrologia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1674419.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

José da Silva, Adjair, José Denilson da Silva, and Ronaldo Alves de Oliveira Filho. "APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO NA COMUNIDADE DE QUEIMADOS, FEIRA NOVA- PE." In I Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2016. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.icointerpdvagro.2016.00009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aguiar, Niander Cerqueira, Jonas Alexandre, Gustavo de Castro Xavier, Victor Barbosa Souza, Afonso Rangel Garcez de Azevedo, Sergio Neves Monteiro, Markssuel Teixeira Marvila, and Euzébio Bernabé Zanelato. "AVALIAÇÃO DE BLOCOS CERÂMICOS PRENSADOS E QUEIMADOS DO TIPO MACHO-FÊMEA PARA ALVENARIA ESTRUTURAL." In 73º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-248.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

José da Silva, Adjair, José Denílson da Silva, José Paulo Feitosa de Oliveira Gonzaga, and Ronaldo Alves de Oliveira Filho. "ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARTICIPATIVA E EXTENSÃO RURAL NA COMUNIDADE DE QUEIMADOS NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA- PE." In II Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2017. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.iicointerpdvagro.2017.00021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Marilene Neves da. "Estudo epidemiológico e etiológico de pacientes de um centro de tratamento de queimados do interior paulista." In Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/ccfenf120181506.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Coutinho, Guilherme Moura Reis, Lucas Xavier Pereira da Silva, Victor Barbosa de Souza, and Niander Aguiar Cerqueira. "PARÂMETROS FÍSICOS E MECÂNICOS DE BLOCOS PRENSADOS E QUEIMADOS DE CERÂMICA VERMELHA PARA USO COMO ALVENARIA ESTRUTURAL." In 73º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-31600.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Karla Suzany Belai, Elias Rodrigues de Almeida Júnior, Caio Augusto de Lima, and Carolina de Freitas Cortes. "Profissionalismo e atendimento de populações vulneráveis em uma unidade de Queimados de um hospital escola: relato de experiência." In I SIMPÓSIO DE ATENÇÃO À SAÚDE DE POPULAÇÕES NEGLIGENCIADAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2018. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2018.09.15.saspnufu1.28.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Moreira, Poliane, and Luiz Honório. "Bournout: avaliação da propensão à síndrome em enfermeiros que atuam nos serviços de urgência e emergência de um hospital público de Belo Horizonte." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1110.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é descrever e analisar a propensão à síndrome de Burnout em enfermeiros emergencialistas que atuam em um hospital público de Belo Horizonte e o posicionamento desses profissionais frente as dimensões da síndrome de Burnout. A abordagem do estudo foi qualitativa, recorrendo ao método do estudo de caso, com intuito de investigar com profundidade a possível propensão da síndrome de Burnout nesta categoria. Foram envolvidos na pesquisa 10 profissionais de enfermagem que atuam na UTQ (Unidade de Tratamento de Queimados). Em relação à Síndrome de Burnout observou-se que um grande comprometimento físico, mental e psicológico dos funcionários. De forma geral, se sentem desvalorizados e com uma grande sobrecarga de funções. A principal motivação para que continuem atuando na enfermagem é o paciente, a maioria respondeu que o que as motivam trabalhar na profissão é saber que os pacientes precisam dos cuidados e assistência. Para o desgaste no trabalho, utilizam como mecanismos de regulação: desenvolvimento profissional e intelectual, desconexão com o trabalho, apoio psicoterápico e médico, diálogo com os colegas de trabalho, atividade física, convívio familiar e espiritualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography