To see the other types of publications on this topic, follow the link: Queimados.

Journal articles on the topic 'Queimados'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Queimados.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Macedo, Jefferson Lessa S. de, Simone Corrêa Rosa, Kátia Cilene Soares de Macedo, and Cleudson Castro. "Fatores de risco da sepse em pacientes queimados." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, no. 4 (August 2005): 173–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000400003.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Os avanços no tratamento de queimados têm reduzido as taxas de mortalidade e melhorado a qualidade de vida das vítimas de queimaduras. Entretanto, a sepse continua sendo um desafio e umas das principais causas de óbito no queimado. O objetivo deste trabalho é investigar, através de um estudo caso-controle, os fatores de risco da sepse em pacientes queimados. MÉTODO: O estudo caso-controle foi conduzido durante 12 meses, compreendendo os pacientes que foram tratados em regime de internação hospitalar na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), Brasília-DF. RESULTADOS: Quarenta e nove (19,4%) pacientes tiveram sepse, de um total de 252 queimados internados na Unidade de Queimados durante o periodo do estudo. Eles tiveram um ou no maximo tres episodios de sepse durante a internacao, totalizando 62 episodios. Vinte e seis (53,1%) eram homens e a media de idade foi de 21,9 ± 18,9 anos (variacao de um a 89 anos). A superficie corporal queimada dos pacientes que tiveram sepse variou de sete a 84%, com uma media de 37,7 ± 18,4%, sendo significativamente superior aos controles. As principais bacterias causadoras de sepse foram Staphylococcus aureus (46,5%), Staphylococcus coagulase negativo (20,7%), Acinetobacter baumannii (12,1%) e Enterobacter cloacae (12,1%). Trinta (61,2%) pacientes tiveram seu primeiro episodio de sepse na primeira semana de internacao. Quanto aos fatores de risco para a ocorrencia de sepse, destacam-se os seguintes, conforme seu poder de associacao "odds ratio": o uso de tres ou mais cateteres, a presenca de duas ou mais complicacoes, a superficie corporal queimada > 30%, o agente chama aberta e o sexo feminino. No geral, a taxa de letalidade por sepse foi de 24,5%. CONCLUSÃO: Um melhor conhecimento dos fatores de risco da sepse no paciente queimado permite o tratamento precoce dessa complicação, com antibioticoterapia sistêmica adequada, contribuindo para reduzir a morbidade e a mortalidade desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Goyatá, Sueli Leiko Takamatsu, Lídia Aparecida Rossi, and Maria Célia Barcellos Dalri. "Diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar." Revista Latino-Americana de Enfermagem 14, no. 1 (February 2006): 102–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692006000100014.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar os diagnósticos de enfermagem de familiares de pacientes adultos queimados no período próximo à alta hospitalar. Dez membros das famílias de pacientes queimados foram avaliados por meio de entrevista e observação. Os diagnósticos de enfermagem foram estabelecidos com base na Taxonomia II da NANDA e na interpretação da Taxonomia I da NANDA realizada por Carpenito. Foram identificadas 11 diferentes categorias diagnósticas, todas do tipo real. Conhecimento deficiente e ansiedade foram os diagnósticos que apresentaram maior freqüência entre os familiares avaliados. O primeiro caracterizou-se pela necessidade de informação dos familiares sobre os cuidados com as áreas queimadas e a prevenção de infecção. O sentimento de ansiedade estava relacionado, principalmente, às mudanças ocorridas na aparência, estrutura ou função do corpo do paciente queimado e às expectativas de familiares em relação ao retorno do paciente ao ambiente familiar e ocupacional, apresentando alguma seqüela física, psico-emocional ou social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lucena, Isabela Codolo de, Marcelo Boccia Leite, and Dalva Maria da Silva Matos. "A DECIDUIDADE FOLIAR INDICA A VULNERABILIDADE DE ESPÉCIES LENHOSAS AO FOGO." Revista Árvore 39, no. 1 (February 2015): 59–68. http://dx.doi.org/10.1590/0100-67622015000100006.

Full text
Abstract:
Pesquisas indicaram que a ocorrência de queimadas pode ocasionar comportamentos fenológicos divergentes aos padrões comumente descritos. Este estudo teve como objetivo avaliar se a deciduidade foliar pode indicar a vulnerabilidade de espécies lenhosas ao fogo. Os índices de atividade e intensidade de diferentes fenofases foram comparados entre indivíduos queimados e não queimados de espécies lenhosas com diferentes graus de deciduidade foliar (decídua, semidecídua e sempre-verde). Para a espécie decídua, as fenofases vegetativas foram similares entre indivíduos queimados e não queimados. Indivíduos queimados de uma espécie semidecídua apresentaram maior intensidade e atividade das fenofases vegetativas. Para as espécies sempre-verdes, foi registrado o estímulo à produção de novas folhas, retardamento de folhas expandidas e senescentes para indvíduos queimados. Quanto à fenologia reprodutiva, em indivíduos queimados, foram registradas menor intensidade e atividade de frutos verdes e maduros para espécies decídua e semidecídua, bem como o estímulo da floração e da frutificação para as espécies sempre-verdes. A periodicidade das fenofases pode ser modulada pela ocorrência do fogo mesmo após um intervalo de dois anos. O efeito do fogo foi gradualmente mais pronunciado de espécies decíduas às sempre-verdes, o que indica maior vulnerabilidade de espécies lenhosas sempre-verdes a esse distúrbio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendonça, Sillas Martins, Rodrigo Fernandes de Souza, Jadson Belém de Moura, Wagner Gonçalves Vieira Júnior, Diogo Jânio De Carvalho Matos, Júlio César Silva, Elivan César Vieira Rocha, Sara Raquel Mendonça, Quétsia Guedes dos Santos Silva, and Rodrigo Martins Moreira. "FRAÇÕES OXIDÁVEIS DA MATÉRIA ORGÂNICA EM ÁREAS DE INCÊNDIO NA MICROREGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS." Ipê Agronomic Journal 3, no. 1 (June 4, 2019): 122–31. http://dx.doi.org/10.37951/2595-6906.2019v3i1.4324.

Full text
Abstract:
Um dos melhores indicadores na qualidade do solo está à matéria orgânica, que contem em sua composição 58% de Carbono Orgânico. Com o presente trabalho objetivou-se determinar as frações oxidáveis do carbono, em solos do parque nacional chapada dos veadeiros. As áreas foram divididas entre solos queimados e não queimados em três fitofisionomias: Campo Limpo, Campo Sujo, e Stricto Senso. Quando foram comparadas as fitofisionomias o Campo Limpo e Campo Sujo, apresentaram um maior incremento do COT ao decorrer do tempo, com índices maiores em solos de queimadas, diferenciou-se do Stricto Senso onde ocorreu de forma contrária. Nas frações F1+ F2, Campo Limpo e Campo Sujo obtiveram um aumento relevante em solos de queimadas, em Stricto Senso houve uma maior queda nos valores tendo o solo sem queimadas com maior quantidade de carbono. Nas frações F3+F4 no Campo Limpo e Campo Sujo, foram encontrados os maiores valores para os solos sem queimadas, no Stricto Senso obteve maiores valores em solo de queimadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Trindade, José Pedro Pereira, and Marta Gomes da Rocha. "REBROTAMENTO DE CAPIM CANINHA (Andropogon lateralis Nees) SOB O EFEITO DE PASTEJO E FOGO." Ciência Rural 32, no. 1 (February 2002): 141–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782002000100024.

Full text
Abstract:
Para o conhecimento do efeito de fatores que atuam em um ecossistema forrageiro, é necessário conhecer a morfogênese de afilhos individuais. O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de determinar o efeito de intensidades e freqüência de queima e pastejo na taxa de crescimento foliar do Andropogon lateralis Nees. As avaliações foram realizadas na primavera de 1997, em área de pastagem natural do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria. O delineamento experimental utilizado foi o blocos ao acaso. Os tratamentos queimados foram conduzidos, em área excluída ao pastejo, a partir de níveis de disponibilidade de matéria seca (MS) inicial em maio de 1996 (DI), 2.860, 2.580, 5.000, 5.690 e 6.480kg MS/ha. As queimas foram realizadas em setembro de 1996 e maio de 1997. Toda a área experimental foi queimada em agosto de 1995. O crescimento foliar foi avaliado em 330 afilhos marcados de A. lateralis e determinado através de medidas de comprimento de folha verde. A maior taxa de alongamento (TA) foi observada no tratamento queimado anualmente com DI de 6.480kg MS/ha, sem diferir dos tratamentos queimado anualmente com 5.690kg MS/ha e com queima bienal. O A. lateralis demonstrou ser uma espécie adaptada ao pastejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Montezeli, Juliana Helena, Sabrina Aparecida Gomes Pereira, Elisangela Santana Dos Santos, Maria Do Carmos Fernandez Lourenço Haddad, and Cristiano Caveião. "Polaridades vivenciadas por enfermeiros no uso das habilidades sociais em um centro de tratamento de queimados." Enfermagem Brasil 17, no. 6 (January 1, 2019): 670. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i6.2354.

Full text
Abstract:
As habilidades sociais estão relacionadas ao comportamento do repertório do indivíduo para lidar com as demandas interpessoais, no caso de enfermeiros que atuam em unidades de queimados, esta habilidade é de extrema importância para poder controlar a rotina cotidiana. O estudo teve como objetivo compreender as polaridades vivenciadas por enfermeiros no uso das habilidades sociais em um centro de tratamento de queimados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso, desenvolvida em um centro de tratamento de queimados do Brasil, com seis enfermeiros. Utilizou-se entrevista semiestruturada. Os dados foram transcritos e tratados pela análise de conteúdo. Identificaram-se como polaridades: Forças motrizes, subdividida nas subcategorias ‘Facilitadores pessoais’ (flexibilidade, experiência profissional, tempo de atuação na equipe, criação de vínculos e liderança participativa) e ‘Facilitadores relacionados ao paciente’ (longo período de internação); Forças deletérias, com as subcategorias ‘Dificultadores pessoais’ (habilidades sociais deficitárias do enfermeiro e enfrentamento da dor e da morte) e ‘Dificultadores relacionados ao paciente’ (demanda física gerada pelas especificidades do cuidado ao queimado e comorbidades psiquiátricas). Conclui-se que a compreensão das forças motrizes no uso das habilidades sociais e dos obstáculos deste processo fornece subsídios para potencializá-las e criar estratégias para superá-los, respectivamente.Palavras-chave: enfermagem, unidades de queimados, relações interpessoais, relações enfermeiro-paciente, serviço hospitalar de enfermagem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ferreira, Tamara Silva, Layse Daniela de Lima Oliveira, Rachael dos Anjos Nascimento, Pollyanna Jorge Canuto, Marillya Pereira Marques Diniz, and Maria Karoline Santos Lima. "Dificuldades, complicações e relações interpessoais na assistência ao paciente queimado: uma abordagem sobre os discursos." Research, Society and Development 9, no. 9 (September 4, 2020): e660997693. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7693.

Full text
Abstract:
Analisar as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem na assistência a pacientes queimados; verificar as principais complicações durante o período de tratamento de queimados e identificar problemas na relação interpessoal enfermeiro/paciente e familiares. Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa, na qual a amostra foi constituída por profissionais de enfermagem, em um hospital referência num município do interior do nordeste. Para coleta do material empírico, foi utilizado um roteiro semiestruturado respeitando os aspectos éticos da Resolução do Conselho Nacional de Saúde de nº 466/12. Quanto ao tratamento, os discursos foram submetidos à análise de conteúdo do tipo temático, proposto por Bardin. Resultados Os resultados deste estudo apontam diversas dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem, dentre as quais a necessidade constante de médico no setor, pois o cuidado a pacientes queimados requer um tratamento multidisciplinar e a enfermagem sozinha não consegue oferecer um tratamento que seja capaz de contemplar a complexidade da situação. A complicações mais evidentes em um paciente queimado é o risco de infecção por se tratar de um meio de cultura. Os entrevistados mostraram ter dificuldades quando se tratou de relações interpessoais entre profissionais, família e paciente. Conclusão Os resultados deste estudo apontam diversas dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem, dentre as quais, a necessidade constante de médico no setor, para conseguir ter uma assistência integralizada. No que concerne às complicações em queimados, foi visto que a chance do paciente desenvolver infecções é grande, devido ao fato dele ter uma grande exposição e pela queimadura ser um meio de cultura. Por se tratar de um setor que requer muito cuidado tanto na assistência direta com o paciente, assim como saber lidar com os familiares que, muitas vezes estão abalados, a equipe de enfermagem precisa estar preparada psicologicamente para saber lidar com os pacientes queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Amaral, Isabel Lopes Pereira da Silva, Ana Paula Silva de Brito Rodrigues, Viviane Maria Pereira de Carvalho Magalhães, and Sura Wanessa Santos Rocha. "Perfil das internações de crianças vítimas de queimaduras em um hospital público de Recife." Enfermagem Brasil 17, no. 6 (January 1, 2019): 662. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v17i6.2273.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar o perfil das internações de crianças vítimas de queimaduras em um hospital de referência no atendimento a pacientes queimados de Recife. Métodos: Estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo por meio da análise de prontuários de pacientes pediátricos internados entre 2014 e 2015 no setor infantil de queimados do hospital. Os dados foram coletados com apoio de um formulário elaborado e preenchido pelas pesquisadoras, contendo as seguintes variáveis: idade, sexo, classificação da queimadura, porcentagem SCQ, agente causador e tempo de internação. A coleta foi realizada no período de setembro a novembro de 2017. Resultados: A faixa etária predominante foi de 0 a 2 anos, sendo o sexo masculino mais acometido, o tempo de internação variou de 1 a 10 dias, o principal agente causador foram os líquidos quentes, a classificação mais frequente de queimadura foi a de 2º grau, o percentual de superfície corporal queimada predominante foi de 1 a 8%. Conclusão: O estudo evidencia a necessidade de desenvolvimento de estratégias de educação em saúde para redução dos números alarmantes de crianças queimadas.Palavras-chave: cuidados de enfermagem, unidade de queimados, crianças, prevenção de acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vale, Everton Carlos Siviero do. "Primeiro atendimento em queimaduras: a abordagem do dermatologista." Anais Brasileiros de Dermatologia 80, no. 1 (February 2005): 9–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962005000100003.

Full text
Abstract:
Apesar dos crescentes progressos obtidos ultimamente no tratamento dos grandes queimados, ainda são consideráveis as taxas de mortalidade e morbidade. As estratégias preventivas implementadas ainda não foram capazes de alterar significativamente o dramático quadro epidemiológico das queimaduras. Os sobreviventes de queimaduras graves ainda carregam um pesado fardo de seqüelas físicas e psicossociais que geram grande sofrimento a ser superado. Não há dúvida de que o prognóstico final de uma queimadura depende essencialmente de um pronto e adequado primeiro atendimento. Daí a importância de todo médico, inclusive o dermatologista, estar habilitado a orientar os primeiros socorros e a prestar o primeiro atendimento médico à vítima de queimadura. Este artigo procura fazer uma revisão das bases fisiopatológicas das queimaduras e dos princípios de avaliação do queimado, além de discutir de forma simples e objetiva a abordagem médica de urgência até a remoção da vítima para uma unidade de queimados, se houver indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Noleto, Pedro Franco, Plínio Costa Noleto, Keila Ferreira de Sousa, and Ana Paula Martins Guimarães. "Influência das queimadas para a qualidade orgânica de duas áreas do cerrado tocantinense." Natural Resources 10, no. 1 (February 18, 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2237-9290.2020.001.0001.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, o cerrado brasileiro vem sofrendo fortes impactos devido a destruição da vegetação nativa. O presente artigo tem por objetivo expressar os resultados quali/quantitativos obtidos em um estudo sobre a influência do fogo na composição físico/química de dois solos em uma fazenda localizada no Município de Guaraí, Tocantins. Foram coletados dois tipos de solos que sofreram e que não sofreu queimada, recolhendo amostras da superfície e da profundeza de poços escavados para este fim. Estas amostras foram encaminhadas ao laboratório de solos para a realização das análises físicas e químicas dos solos. De modo geral, os resultados encontrados nos solos não apresentaram diferenças significantes, demonstrando que o fogo não alterou drasticamente a composição química destes solos. Apenas alguns elementos foram encontrados em menor quantidade nos solos queimados, e que alguns elementos se apresentaram em maior quantidade no solo queimado do que no solo que não sofreu a ação do fogo, como por exemplo, o Ferro que foi encontrado uma quantidade quase que dobrada no solo queimado. Diante das informações citadas a cima, conclui-se que é necessário realizar novos trabalhos com diferentes tipos de solos para testar a influência do fogo na composição química e física dos solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Miranda, Avanilde Paes, Maysa Gomes de Lima Duarte, Maria Geilza De Arruda Rodrigues, and Lígia Cristiane Rodrigues Dos Santos. "Análise da prevalência de crianças vítimas de queimaduras atendidas em um hospital de referência em Recife." Enfermagem Brasil 15, no. 6 (December 26, 2016): 287. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v15i6.715.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar a prevalência das crianças vítimas de queimaduras atendidas em um hospital de referência em queimados em 2014. Estudo analítico, observacional, transversal e quantitativo cuja coleta foi realizada no Hospital da Restauração no Recife/PE. A pesquisa foi executada após Carta de Anuência concedida pelo Hospital da Restauração, aprovada na Plataforma Brasil e Parecer do Comitê de Ética. Foram analisados 162 prontuários, na faixa etária de 0 a 14 anos incompletos. Percebe-se que 53,70% (n = 97) eram do gênero masculino, que 100% (n = 162) das queimaduras foram de forma acidental, e o agente etiológico, em sua maioria, teve como causa água quente 34,00% (n = 55). Quanto à superfície queimada 19,14% (n = 31) tiveram o tórax e mais outra área queimada. Referente à permanência hospitalar, 66,67% (n = 108) foi inferior a 10 dias e 100% (n = 162) tiveram cura. Concluiu-se que a maioria dos pacientes era do gênero masculino com idade inferior a 4 anos, as queimaduras ocorreram em domicílio com alimentos ou água quente, tiveram 2 ou mais superfícies queimadas, realizaram curativo sob narcose, fizeram antibioticoterapia e 100% tiveram cura. Novos estudos visando à prevenção contra queimaduras e programas educativos devem ser realizados como melhor forma de combater as queimaduras.Palavras-chave: criança, prevalência, queimaduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Kalaoum, Fausi. "O turismo como uma das alternativas para o desenvolvimento local do município de Queimados (RJ)." Revista Mosaico 10, no. 2 (December 11, 2019): 58–65. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v10i2.1840.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar o turismo como uma alternativa de desenvolvimento local para o município de Queimados, município periférico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), localizado na Baixada Fluminense, por meio de uma análise comparativa com o município de Nova Iguaçu, do qual Queimados foi distrito até 1990. Para alcançar seus objetivos, este trabalho está dividido em três seções: a primeira aborda perspectivas à cerca do conceito de desenvolvimento; a segunda apresenta uma contextualização da situação socioeconômica dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu; e finalmente a terceira traz uma análise de dados sobre os dois principais hotéis da cidade de Nova Iguaçu e seu público alvo e assim, propondo, comparativamente, alternativas de planejamento e desenvolvimento da atividade turística em Queimados. Para tanto, na constituição dessa pesquisa enquanto métodos foram realizadas análises bibliográfica, documental (de documentos institucionais), tais como: Plano Diretor Municipal de Queimados, Código de Obras e Lei de Zoneamento. Enquanto técnica de coleta de dados foram utilizadas as entrevistas abertas com agentes públicos de Queimados e funcionários dos hotéis Mercure e Mont Blanc localizados em Nova Iguaçu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

DE CASTRO, REGINA RIBEIRO, Alexsandra Santos Ferreira, and Sarah Sandres Ameida Santos. "Atendimento ao queimado em uma unidade de saúde pública." Revista Educação em Saúde 8, no. 1 (July 13, 2020): 03–11. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2020v8i1.p03-11.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar as características do atendimento ambulatorial de queimados em uma unidade de saúde pública. Métodos: Trata- se de uma pesquisa de campo analítica, descritiva, com abordagem quantitativa de dados referentes ao atendimento ambulatorial de pacientes queimados em um Hospital Público de Anápolis, o qual atende a população da Regional de Saúde Pirineus, nos casos de queimadura de baixa e média complexidade. Os dados analisados referem-se à quantificação dos atendimentos no ambulatório hospitalar, ocorridos no ano de 2016 e as características da população atendida, conforme gênero sexual e faixa etária, e da queimadura, quanto o agente causador, região do corpo atingida, superfície corporal queimada e classificação. Resultados: Analisou-se 1.072 fichas de atendimentos. A maioria dos atendimentos ocorreu no mês de abril (10,8%), com prevalência pouco superior da população feminina (53,9%). A faixa etária predominante esteve entre 20 e 24 anos (18,2%). O 2º grau obteve 81,8% das amostras de queimaduras por agente físico e a extensão de 18% de SCQ foi a de maior frequência, classificando a maioria dos atendimentos ambulatorial a paciente médio queimado. Os membros superiores (51,9%) estiveram prevalentes nas ocorrências de queimaduras. O trauma por abrasão foi o agente causador prevalente sobre as demais causas, com incidência de 59,3%. Constatou-se que as queimaduras mais comuns no período foram por abrasão e exposição térmica, com prevalência da população feminina (53,9%). Conclusão: Os resultados apontam para a necessidade de prevenção de queimaduras, tanto para a população masculina quanto para a feminina, com ênfase na proteção dos membros superiores no manuseio de objetos e líquidos muito quentes; além da necessidade de maior cuidado na condução de bicicletas e motocicletas, com atenção as sinalizações e as leis de trânsito e assim evitar os traumas abrasivos e possíveis acidentes mais graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Magalhães, Simone Rodrigues de, Gumercindo Souza Lima, and Guido Assunção Ribeiro. "Avaliação dos incêndios florestais ocorridos no Parque Nacional da Serra da Canastra - Minas Gerais." CERNE 18, no. 1 (March 2012): 135–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602012000100016.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se estabelecer o perfil dos incêndios florestais ocorridos no Parque Nacional da serra da Canastra, utilizando dados contidos nos Relatórios de Ocorrências de Incêndios de 1988 até 2008, cedidos pela unidade de conservação. Foram registradas 219 ocorrências, totalizando 415572,50 ha de área queimada, com média de 10,43 incêndios e 19789,17 ha queimados por ano. Em relação à área queimada, os incêndios causados por incendiários apresentaram o maior valor, seguido por queimas para limpeza de pastagens, raios e causa desconhecida. Considerando-se número de ocorrências, os incêndios decorrentes de raios apresentaram a maior frequência. Nos meses de setembro e agosto predominaram os incêndios causados por incendiários e de causa desconhecida, enquanto os incêndios naturais ocorreram principalmente nos meses de outubro e fevereiro e os decorrentes da queima para limpeza de pastagens se concentraram em julho. Os incêndios que atingiram maiores áreas foram observados em locais com maior declividade, enquanto os de menores proporções ocorreram em áreas planas e ou de relevos suaves. Quanto à localização, registrou-se o maior número de focos na área regularizada do parque, provavelmente por ser esta área a mais fiscalizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castro, Rodrigo José Alencar de, Plínio Cunha Leal, and Rioko Kimiko Sakata. "Tratamento da dor em queimados." Revista Brasileira de Anestesiologia 63, no. 1 (February 2013): 154–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942013000100013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vieira, C. M. F., S. C. Intorne, F. Vernilli Jr, and S. N. Monteiro. "Cerâmica vermelha incorporada com lama fina de aciaria." Matéria (Rio de Janeiro) 12, no. 2 (2007): 269–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762007000200004.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da incorporação de até 20% em peso de lama fina de aciaria, proveniente de uma indústria siderúrgica integrada, na microestrutura de argila caulinítica utilizada para a fabricação de tijolos e telhas, bem como avaliar a inertização de elementos potencialmente tóxicos através de ensaios de lixiviação e solubilização na cerâmica incorporada. Corpos-de-prova foram obtidos por prensagem uniaxial a 18 MPa e queimados a 900ºC. A microestrutura na região de fratura, originada em ensaio de resistência à flexão dos corpos-de-prova queimados, foi observada por microscopia eletrônica de varredura. A identificação das fases cristalinas de queima foi realizada por difração de raios-X. Os resultados indicaram que a lama fina de aciaria contribui para o incremento de hematita na cerâmica queimada e que sua incorporação em 20% em peso altera a microestrutura da cerâmica argilosa criando regiões de falhas que contribuem para o decréscimo da resistência mecânica da argila.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Montes, Samanta Flor, Maria Helena Barbosa, and Adriana Lemos de Sousa Neto. "Aspectos clínicos e epidemiológicos de pacientes queimados internados em um Hospital de Ensino." Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, no. 2 (April 2011): 369–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000200010.

Full text
Abstract:
Os objetivos foram: caracterizar os pacientes queimados segundo as variáveis epidemiológicas e clínicas e identificar os tratamentos, procedimentos invasivos e as complicações. Trata-se de um estudo retrospectivo, descritivo e quantitativo. A amostra constituiu-se de 138 pacientes queimados internados em um hospital de ensino, no período de janeiro de 2003 a dezembro de 2007, de Uberaba-MG. Dos 138 pacientes internados, 98 (71,0%) eram do gênero masculino e a média de idade foi de 26,1 anos. O tempo médio de internação foi de 16,2 dias; 93 (67,4%) eram de natureza acidental e a principal causa 68 (49,3%) foi a chama aberta. A superfície corporal queimada média foi de 20,8% e a maioria 122 (88,4%) apresentou queimadura de 2° grau. A terapia tópica mais utilizada 93 (67,4%) foi a sulfadiazina de prata. A sondagem vesical de demora foi instalada em 47 (34,0%) pacientes; 30 (21,7%) foram submetidos à enxertia e 28 (20,3%) ao desbridamento; 14 (10,1%) apresentaram infecção da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Oliveira, Lawrence Nóbrega de, Gustavo Maximiano Junqueira Lazzarini, Antonio Carlos Batista, Kaio Cesar Cardoso de Lima Fonseca Alves, and Marcos Giongo. "USE OF MULTISPECTRAL IMAGING IN THE EVALUATION OF BURNINGS AND FOREST FIRES IN KRAHÔLANDIA INDIGENOUS LAND (2003-2014)." FLORESTA 45, no. 4 (August 17, 2015): 853. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v45i4.40078.

Full text
Abstract:
AbstractHuman actions change the natural occurrences of wildfire. The indigenous communities, during their time of occupation of the Cerrado, probably utilized fire to manipulate the landscape and its resources. In this study, we mapped and analyzed the spatial distribution of burned areas of the Kraholândia Indigenous Land, from 2003 to 2014, using Remote Sensing resources and GIS tools. During the assessed period, the total burned area extended across 1,516,873 ha, representing 4.94 times the sum of Kraholândia Indigenous Land area (306,871 ha). The average annual burned area was 126,406 ha (41.19%), with the year of the largest burned area recorded at 185,297 ha (60.4%) and the year of the smallest burned area was 71,764 ha (23.4%). There were 29,764 ha (9.7%) that had never been burned during the 12 years, and 1,693 ha (0.6%) that had been burned every year of the period. Moreover, the areas that recorded the highest frequency of fire occurrence and burnings were surprisingly not those that produced the largest burned areas over the period. The remote sensing data, allied with methodology employed, succeeded in identifying the frequency of burnings and wildfire in the Krahôlandia Indigenous Land.ResumoUtilização de imagens multispectrais na avaliação das ocorrências de queimadas e incêndios florestais na Terra Indígena Krahôlandia (2003-2014). As ações humanas alteram as ocorrências naturais dos incêndios e queimadas. Os povos indígenas, quando da ocupação do Cerrado, provavelmente usavam o fogo para manipular a paisagem e os seus recursos em várias épocas do ano. Este trabalho teve por objetivo analisar e mapear a distribuição espacial de áreas queimadas na Terra Indígena Krahôlandia, no período de 2003 a 2014, utilizando ferramentas de sensoriamento remoto e SIG. Nos 12 anos avaliados, a área queimada total foi de 1.516.872,51 ha, que representa 4,94 vezes a área total da TI Krahôlandia (306.871,02 ha). A média anual de área queimada foi de 126.406,04 ha (41,19%) com o ano da maior área queimada com 185,297 ha (60,4%) e o ano da área menor com 71,764 ha (23,4%). Houve 29.764 ha (9,7%) que nunca tinham sido queimadas durante os 12 anos, e 1.693 ha (0,6%) que tinham sido queimados todos os doze anos. Além disso, as áreas que registraram a maior frequência de ocorrência de incêndios e queimadas não foram surpreendentemente aquelas que produziram as maiores áreas queimadas ao longo do período. Os dados de sensoriamento remoto aliados com metodologia empregada conseguiu identificar a frequência de ocorrência de queimadas e incêndios florestais na terra indígena Krahôlandia.Palavras-chave: Cerrado; recorrência de fogo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barbosa, Eliana, Emília Addison Machado Moreira, Joel Faintuch, and Maurício José Lopes Pereima. "Suplementação de antioxidantes: enfoque em queimados." Revista de Nutrição 20, no. 6 (December 2007): 693–702. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732007000600011.

Full text
Abstract:
Na queimadura, os radicais livres são produzidos durante a reposição de fluídos, alterando numerosos componentes, como os ácidos nucléicos, os lipídios e as proteínas. Sendo assim, se, por um lado, essa restauração do fluxo sanguíneo é, em geral, necessária para recuperar a função celular normal, por outro lado a reintrodução do sangue oxigenado nos tecidos isquêmicos contribui para uma produção excessiva de radicais livres derivados do oxigênio, exacerbando a lesão mediada pela isquemia. O papel dos neutrófilos ativados na célula após a queimadura também tem recebido atenção especial. A partir do sistema NADPH oxidase os neutrófilos aderidos podem produzir uma explosão de radical superóxido, produzindo um dano tecidual importante. A queimadura, além de aumentar a produção de radicais livres, também é capaz de impedir os mecanismos de defesa antioxidante, submetendo o paciente queimado ao estresse oxidativo, o qual se constitui em fator perpetuante da resposta inflamatória sistêmica, levando à piora progressiva do estado metabólico. Com esses dados, objetiva-se revisar os principais estudos com a suplementação de antioxidantes em pacientes críticos, com ênfase em pacientes queimados, e descrever os possíveis benefícios dessa intervenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Monteiro, Adriana Chaves, Daniel da Costa Torres, Flávia Fernanda Melo Ferreira, and Larissa da Silva Cardoso. "BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA EM PACIENTES QUEIMADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: Uma Revisão Integrativa." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-20r.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de identificar e de analisar as evidências científicas vigentes acerca dos benefícios da fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva em pacientes queimados. A metodologia aplicada foi a revisão integrativa de literatura. Observou-se que as queimaduras graves (queimaduras de terceiro grau) são traumas que causam várias lesões externas e internas de partes do corpo e que, quanto maior sua extensão e gravidade, necessária se faz a internação do vítima em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); que o tratamento a ser dispensado a esse paciente exige abordagem multidisciplinar, fundamentalmente de médicos, enfermeiros e de fisioterapeutas; que a abordagem fisioterapêutica aos pacientes queimados internados em UTIs exige a atuação precoce do profissional de fisioterapia para que haja a maximização dos benefícios em relação à cicatrização, mobilidade, recuperação respiratória e funcional, e, ainda, que o programa fisioterapêutico deve ser individualizado, conforme o estado clínico e a necessidade do paciente queimado. Concluiu-se que a dispensação de cuidados para esses pacientes exige que se busque enxergar o ser humano como um todo, o que inclui olhar as necessidades que não são vistas nem faladas, mas muitas vezes são expressas por gestos, olhares e qualquer outra forma de linguagem. Para isso, entende-se que tem que existir um envolvimento intenso com o paciente queimado grave, uma vez que está angustiado e em sofrimento com a dor, deformidades e sequelas deixadas pelas queimaduras, em que a abordagem da fisioterapia muito contribui para a humanização do atendimento ao paciente vítima de queimaduras graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferreira, Luia Aparecida, and Margarita Antonia Villar Luis. "A construção do processo que culminou num episódio de queimadura: relato da história de vida de pacientes queimadas." Revista da Escola de Enfermagem da USP 36, no. 2 (June 2002): 125–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342002000200004.

Full text
Abstract:
O presente estudo busca compreender os motivos que levam pessoas a optar pela queimadura como forma de autodestruição. Baseados nos depoimentos de duas pacientes, que apesar de apresentarem características distintas, têm em suas histórias de vida, pontos comuns, que podem ter influenciado na sua decisão. A identificação de perturbações emocionais ou psíquicas nessas pacientes, assinala a importância da presença de um profissional especializado em Saúde Mental na Unidade de Queimados, o qual, proporcione suporte à equipe multiprofissional para que esta dispense uma assistência mais adequada e proporcione ao paciente queimado o apoio necessário para sua recuperação física e mental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Macedo, Jefferson Lessa Soares de, Simone Corrêa Rosa, and Mariana Gomes e. Silva. "Queimaduras autoinfligidas: tentativa de suicídio." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 38, no. 6 (December 2011): 387–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912011000600004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a incidência, características, conduta e taxa de mortalidade de pacientes com autolesão por queimaduras internados no Centro de Queimaduras de Brasília, Distrito Federal, Brasil. MÉTODOS: Os pacientes do estudo consistiram das vítimas de queimaduras consecutivamente internadas na Unidade de Queimados do Hospital Regional da Asa Norte, Brasília, Distrito Federal, Brasil, durante o período de fevereiro de 2008 e fevereiro de 2009. Os dados foram obtidos na admissão e foram registrados prospectivamente durante a internação. Os pacientes foram seguidos até a alta ou o óbito. RESULTADOS: No período do estudo, foram admitidos 15 casos de autolesão por queimaduras na Unidade de Queimados. A média de idade foi 38,0 ± 20,6 anos; 66,7% dos casos de autolesão por queimadura eram mulheres. Na maioria dos casos eram casadas, provedoras do lar, e pobres. O maior motivo foi conflito conjugal. A taxa de mortalidade foi 40%. A área média de superfície corporal queimada foi 38,7 ± 26,1%. O álcool foi usado por 66,7% dos pacientes como causa das queimaduras. A média de duração do tratamento foi 20,1 ± 14,8 dias. Pacientes com autoinjúria por queimadura apresentaram lesões mais extensas, permaneceram mais tempo no hospital e pior prognóstico. CONCLUSÃO: Pacientes com autolesão por queimaduras apresentaram média de idade mais elevada, maior superfície corporal queimada, maior período de internação, mais complicações infecciosas e maior taxa de letalidade do que os pacientes com queimaduras acidentais. Esses pacientes precisam de constante suporte psiquiátrico, o qual pode ser útil na prevenção de futuros episódios de autoagressão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Wenneck, Guilherme Soares, Gustavo Soares Wenneck, Reni Saath, Camila de Souza Volpato, Larissa Leite de Araujo, and Nathália de Oliveira Sá. "Grão de soja ardido, queimado e fermentado: Alterações das frações proteicas, lipídicas e compostos fenólicos e suas consequências na dieta animal." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 17, 2021): e31110212561. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12561.

Full text
Abstract:
Permanecer no topo como um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo requer alimentos de alto valor proteico e enérgico. Neste contexto, o Brasil é privilegiado já que, mundialmente, é um dos maiores produtores de soja, cujo grão detém alto valor comercial e nutricional, destinado ao consumo humano, extração de óleo e ração animal. Entretanto, a qualidade de seus subprodutos é reflexo da integridade do grão em toda cadeia produtiva: produção, colheita, secagem, armazenamento, industrialização e processamento. Desta forma, em razão da ameaça a qualidade da alimentação animal, resultantes das etapas de pós-colheita, e levando em consideração os paramentos legislativos referentes à classificação qualitativas, foram analisadas as alterações das frações proteicas, lipídicas e compostos fenólicos em grãos de soja fermentado, ardido e queimado. Em decorrência dos defeitos há menores teores de proteína bruta, lipídios e solubilidade proteica, essenciais para formação de proteína animal, e maiores valores de compostos fenólicos. Essas substâncias, promovem complexação com tripsina e quimotripsina, secretadas pelo pâncreas, impedindo sua ação proteolítica, resultando em sobrecarga. Por conseguinte, ocorre hipertrofia do órgão, além reduzir a digestão do restante dos alimentos presente na luz intestinal. Os grãos ardidos, queimados e fermentados, apresentam características indesejáveis na indústria de ração animal, primordialmente, em função de seu baixo teor de proteína e lipídio. Grãos queimados ardidos e fermentados não são recomendados na nutrição animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Cavalcante, Igor dos Santos, Maria Simone Lopes, João Pedro Sousa Mendes, Lucas de Carvalho Techi, Danilo Andrade Lima, Jocerone Emerson Nogueira Oliveira, Danielle Laís Lópes Barbosa, et al. "Atendimento e manejo de pacientes queimados: Revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 11, 2021): e0210716308. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16308.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever as condutas adequadas para o manejo de pacientes queimados, de acordo com o nível de assistência (pré-hospitalar ou hospitalar), a gravidade e as particularidades no atendimento. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura de artigos completos disponíveis nas bases de dados LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando como descritores “Queimaduras”, “Unidades de Queimados” e “Primeiros socorros”, publicados entre os anos de 2010 e 2020. Após análise crítica, foram selecionados 8 artigos de acordo com os critérios de inclusão, que compuseram a amostra final do estudo. Resultados: O atendimento adequado ao paciente vítima de queimadura deve seguir protocolos rígidos e pré-estabelecidos, destacando-se os cuidados pré-hospitalares com a lesão, de acordo com o tipo de queimadura ocorrida, assim como deve prosseguir com o tratamento de uma equipe multiprofissional, respeitando-se as particularidades na conduta dos casos de populações especiais. Conclusão: O manejo de pacientes queimados exige habilidades, conhecimentos e avaliação clínica específicos para a evolução de melhor prognóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pinto, M. F., S. J. G. Sousa, and J. N. F. Holanda. "Efeito do ciclo de queima sobre as propriedades tecnológicas de uma massa cerâmica vermelha para revestimento poroso." Cerâmica 51, no. 319 (September 2005): 225–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132005000300009.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foi feita uma análise comparativa das propriedades tecnológicas de uma massa cerâmica vermelha para revestimento poroso queimada em dois distintos ciclos de queima, sendo um ciclo de queima lento tradicional e um ciclo de queima rápido. Os corpos cerâmicos foram queimados entre 1080 e 1160 ºC. As seguintes propriedades tecnológicas foram determinadas: retração linear, absorção de água, massa específica aparente e tensão de ruptura à flexão. Análise microestrutural foi realizada por meio de difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados experimentais mostraram claramente que o emprego de um ciclo de queima lento resultou em melhores propriedades dos corpos cerâmicos sinterizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Talizin, Thalita, Elza Anami, Otavio Tavela, Eder Hilario, Sara Carolina Souza, Eduardo Henrique Rodrigues, Abimael Silva, et al. "Análise do poder de discriminação de índices prognósticos em pacientes queimados." Arquivos de Ciências da Saúde 26, no. 1 (August 28, 2019): 24. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.26.1.2019.1122.

Full text
Abstract:
Introdução: As queimaduras são um grave problema de saúde pública. Os índices prognósticos estimam probabilidade prognóstica e ajudam a quantificar a gravidade do paciente. Objetivo: Avaliar o poder de discriminação dos índices Abbreviated Burn Severity Index (ABSI), Acute Physiology and Chronic Health Evaluation II (APACHE II), Sequential Organ Failure Assessment (SOFA) e Therapeutic Intervention Scoring System 28 (TISS 28) da admissão em pacientes de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada no tratamento de queimados. Casuística e Métodos: Estudo longitudinal prospectivo, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva especializada no atendimento ao paciente queimado, no período de maio de 2011 a maio de 2013. Foram excluídos pacientes com menos de 18 anos e com menos de 24 horas de internação. Foram coletados dados clínicos e demográficos e calculados os escores prognósticos estudados. A acurácia dos índices foi avaliada pela curva Receiver Operating Characteristic (ROC), discriminando o desfecho do paciente (sobrevivente e não sobrevivente). Foi calculada a área sob a curva (AUC). Resultados: Foram incluídos 180 pacientes no período de estudo, sendo 72,8% do sexo masculino (n=131). A mediana de idade foi de 40 anos (ITQ: 30 – 52,5). A mortalidade hospitalar foi de 37,2% (n=67). A maior AUC foi a do escore APACHE II, com valor de 0,837 (ponto de corte do escore = 14, sensibilidade de 83,6% e especificidade de 72,3%). Na análise de pontuação dos escores entre sobreviventes e não sobreviventes, observou-se diferença estatisticamente significativa entre os valores de todos os índices estudados. Conclusões: Os escores ABSI, APACHE II, SOFA e TISS 28 na admissão da UTI mostraram bom poder de discriminação para sobrevivência entre pacientes queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Milhorini, Carolina Rodrigues, Juliana Helena Montezeli, Andréia Bendine Gastaldi, Regina Célia Bueno Rezende Machado, Susany Franciely Pimenta, Aline Franco da Rocha, and Flávia Gagliano Guergoleti. "Representações sociais de acadêmicos de enfermagem sobre a empatia no cuidado: Abordagem ao paciente queimado." Research, Society and Development 10, no. 5 (May 15, 2021): e52110515297. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15297.

Full text
Abstract:
Objetivo: apreender as representações sociais de acadêmicos de enfermagem acerca da empatia no cuidado ao paciente queimado. Método: pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevista semiestruturada com 12 graduandos do último ano de enfermagem de uma universidade estadual pública paranaense, que passaram por práticas acadêmicas obrigatórias em um Centro de Tratamento de Queimados. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo e discutidos à luz da Teoria das Representações Sociais. Resultados: emergiram quatro categorias empíricas: 1) Representações conceituais da empatia; 2) Representações da empatia como pilar da subjetividade do cuidado; 3) Representações da empatia como apoio à prática profissional do enfermeiro e; 4) Representações pessoais sobre a empatia vivenciada pelos acadêmicos. A empatia foi configurada como ferramenta auxiliadora na consolidação de um cuidado integral e despertou outras habilidades sociais nos participantes, garantindo cuidado humanizado. Conclusão: A empatia repercute positivamente no cuidado ao paciente queimado, sendo necessário incentivá-la desde a formação acadêmica para que os profissionais adquiram um olhar voltado à perspectiva de sua clientela, permitindo o fortalecimento do cuidado, vínculo, comunicação e ética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rossi, Lídia Aparecida, and Maria Célia Barcellos Dalri. "PROCESSO DE ENFERMAGEM NUMA UNIDADE DE QUEIMADOS: ANÁLISE E PROPOSTA DE REFORMULAÇÃO SEGUNDO O MODELO CONCEITUAL DE HORTA E TAXONOMÍA I DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM DA NANDA." Revista da Escola de Enfermagem da USP 27, no. 3 (December 1993): 328–54. http://dx.doi.org/10.1590/0080-6234199302700300328.

Full text
Abstract:
Os objetivos deste estudo foram: adaptar a Taxonomia I de Diagnósticos de Enfermagem proposta pela NANDA ao Modelo Conceituai de Horta e elaborar propostas de reformulação da prática do processo de enfermagem numa Unidade de Queimados. Estas propostas foram elaboradas a partir da análise de cada fase do processo de enfermagem como proposto por Horta (1979) e atualmente praticado na Unidade de Queimados. As propostas apresentadas neste estudo estabelecem uma ligação entre cada componente do processo de enfermagem justificando a importância da aplicação de cada uma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Marques, Leticia Maues, Marcos Vinícius da Conceição Furtado, Augusto Cezar Ferraz Da Costa, Jhensela Silva Dos Prazeres, Amanda Gabrielle dos Santos Amaral, Jaqueline Pinheiro Da Silva, Mycaeli Oliveira Alves, Pedro Henrique de Sousa Miranda, Jeicyanne Holanda De Vasconcelos, and Emille Amanda da Conceição Rodrigues. "Realidade virtual no controle da dor em pacientes pediátricos queimados." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (March 30, 2021): e6696. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6696.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Revisar estudos que relatam o uso da realidade virtual e sua relação com o controle da dor em pacientes pediátricos queimados. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. O levantamento foi feito no mês de outubro de 2020. As buscas foram realizadas nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, Phisiotherapy Evidence Database, Cochrane Library, Scientific Electronic Library Online e PubMed. Para rastreamento dos artigos indexados nas bases de dados foram utilizados os descritores burns, virtual reality, pain e children. Resultados: Foram incluídos na revisão sete estudos que utilizaram a realidade virtual como recurso não farmacológico no controle da dor de pacientes pediátricos queimados. Os estudos foram organizados em forma de quadro para apresentação dos principais achados, além dos objetivos e métodos de intervenção dos estudos. Considerações finais: A utilização da realidade virtual é um recurso indispensável no controle da dor em pacientes queimados, o qual precisa ser explorado, principalmente no público infantil, grupo em que a abordagem lúdica é bem aceita, resultando na redução da sensação dolorosa durante a realização de atividades e procedimentos terapêuticos necessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Carlucci, Viviane Dias da Silva, Lídia Aparecida Rossi, Ana Maria F. T. Ficher, Enéas Ferreira, and Emília Campos de Carvalho. "A experiência da queimadura na perspectiva do paciente." Revista da Escola de Enfermagem da USP 41, no. 1 (March 2007): 21–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342007000100003.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivos identificar as situações vivenciadas por pacientes queimados, percebidas por eles durante a internação como significantes, e identificar os sentimentos e conseqüências decorrentes das situações relatadas. A Técnica do Incidente Crítico foi utilizada para coletar dados com base nos relatos de fatos observados e vivenciados previamente pelos pacientes. Trinta pacientes foram submetidos à entrevista semi-estruturada. As situações identificadas como significantes foram categorizadas da seguinte forma: sentir dor e ter que se submeter a procedimentos; viver uma experiência nova, receber apoio da família e da equipe e conhecer a situação de outras pessoas queimadas. Os sentimentos e comportamentos relatados foram: ansiedade e medo, sofrimento e conforto ao ver outras pessoas em piores condições. A vivência dessa experiência trouxe como conseqüências: mudanças de valores, no estilo de vida, no papel social e na saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

SILVA, TAYNAH BASTOS LIMA DA, CAROLINA MANTOVANI DE OLIVEIRA, DOROTY FELISBERTO, MARCELUS VINICIUS DE ARAUJO SANTOS NIGRO, LARISSA DALLA COSTA KUSANO, and JULIANE RIBEIRO MIALSKI. "Caracterização epidemiológica de pacientes queimados atendidos no Serviço de Queimados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba no Ano de 2017." Revista Brasileira de Cirurgia Plástica (RBCP) – Brazilian Journal of Plastic Sugery 34 (2019): 70–72. http://dx.doi.org/10.5935/2177-1235.2019rbcp0052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Claudia Patrícia de Oliveira, and Nilson Henrique de Araujo Filho. "Experiências possíveis no âmbito da história oral: memórias da emancipação do município de Queimados – RJ." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 21, no. 1 (December 16, 2013): 17. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v21i25/26.8645750.

Full text
Abstract:
As questões que envolvem as relações entre memória e história têm ocupado espaço significativo nos debates acadêmicos recentes, particularmente no contexto da renovação experimentada no campo da História Política. O caráter recente da emancipação da cidade de Queimados, na Baixada Fluminense, nos instiga a pensar possibilidades para a escrita dessa história identificando, nessa discussão, um terreno profícuo para um debate mais amplo sobre as vozes que defenderam a autonomia queimadense. Para isso, propomos o registro audiovisual e a posterior análise crítica das transcrições dos depoimentos colhidos das lideranças da Associação de Amigos para o Progresso de Queimados (AAPQ), entidade criada com o objetivo de organizar o movimento emancipacionista que culminou no plebiscito de 1990.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Farias Filho, João de, Joselma Santos Rolim, and Romildo Dias Toledo Filho. "Potencialidades da metacaolinita e do tijolo queimado moído como substitutos parciais do cimento Portland." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 4, no. 3 (December 2000): 437–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662000000300021.

Full text
Abstract:
Avalia-se, neste trabalho, a potencialidade do uso da metacaolinita e dos resíduos de produção de tijolos cerâmicos queimados finamente moídos, como substitutos parciais do cimento Portland. Os materiais foram caracterizados física, química e mineralogicamente, além de determinado o índice de atividade pozolânica com cimento Portland. A evolução da resistência a compressão e a flexão das argamassas foi avaliada até as idades de, respectivamente, 365 e 208 dias. As porcentagens de substituição do cimento Portland, em peso, pelos materiais pozolânicos, variaram de 20 a 50%, enquanto o fator água/cimento variou de 0,37 a 0,45. Os resultados obtidos indicaram que a metacaolinita e o tijolo moído queimado possuem elevada atividade pozolânica e que a resistência a compressão, aos 28 dias, das argamassas mistas, foi superior à das argamassas de cimento Portland para os níveis de substituição e fatores água/cimento estudados. Um modelo matemático para predição da resistência à compressão das argamassas mistas é proposto com base em um desenho fatorial de experimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Lopes, Maria Simone, Igor dos Santos Cavalcante, Rafael Santos Correia, João Pedro Sousa Mendes, Danielle Laís Lopes Barboza, Sandy Alves Pereira, Alba Angélica Nunes Mouta, Pedro Marcos Gomes Teixeira, Clara Cardoso Maia de Grammont, and Renata Paula Oliveira Lima Beltrão. "Desenvolvimento de sepse em pacientes queimados, uma revisão de literatura." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 15, 2020): e3279119901. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9901.

Full text
Abstract:
A pele tem como capacidade ser barreira física contra a entrada de microorganismos no corpo. O trauma ocasionado por queimadura rompe essa função, o que facilita a invasão de patógenos externos. A sepse é uma grave implicação que pode ocorrer em pacientes queimados. O objetivo desse estudo é abordar a causa da sepse, os principais patógenos envolvidos no desenvolvimento e sua gravidade nos pacientes queimados. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura integrativa de artigos completos disponíveis nas plataformas SciELO, Medline e Lilacs utilizando os descritores: “Queimaduras” e “Sepse”. Após a leitura analítica, apenas 05 artigos atenderam aos critérios de inclusão e foram utilizados para compor a amostra final deste estudo. Na análise descritiva, foi possível resumir e avaliar os dados oriundos dos artigos selecionados. Foram utilizados os artigos que estivessem enquadrados como pesquisas em seres humanos com ano de publicação entre 2015 e 2020. Resultados: A sepse é a principal causa de mortalidade em pacientes com queimaduras graves, podendo levar o paciente a choque séptico. O diagnóstico é difícil quanto mais rápido ele ocorrer maiores são as chances de sucesso do tratamento. Os principais patógenos que levam a sepse em queimados são Staphylococcus aureus, Acinetobacter sp, Candida albicans e Proteus sp. Conclusões: Os patógenos atuam de forma diferente em cada pessoa, dependendo de fatores como idade, doenças preexistentes, imunidade, entre outros. O manejo adequado do paciente é essencial para o bom prognóstico e deve ser feito por uma equipe multiprofissional a fim de contemplar as diversas necessidades do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nascimento, Maria Aparecida de Luca, Robson Bastos Lourenço, Nebia Maria Almeida de Figueiredo, Joséte Luzia Leite, and Rubens Ghidini Junior. "A comunicação ineficaz e a explosão da garrafa de álcool: observações de enfermagem." Revista da Escola de Enfermagem da USP 39, no. 3 (September 2005): 303–9. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342005000300008.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa, cujo objetivo principal é apresentar o número de pacientes grandes queimados vítimas de explosão da garrafa plástica de álcool, que foram atendidos pela equipe de enfermagem, em um hospital de referência para este tratamento na cidade do Rio de Janeiro, nos anos de 2000 a 2002. Os dados foram extraídos do livro de atendimento de enfermagem do referido nosocômio. Os autores enfatizam que os meios de comunicação tratam o evento como "queimadura por álcool", não como na realidade se apresenta: "queimadura por explosão", considerando-se que a garrafa plástica de álcool é uma bomba em potencial, e suas vítimas assemelham-se aos queimados de guerra. Concluiu-se que muitos sofrimentos poderiam ser evitados por meio de uma comunicação efetiva, clara, e, acima de tudo, responsável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Kaizer, Uiara Aline de Oliveira, and Neusa Maria Costa Alexandre. "Propriedades psicométricas do “freiburg life quality assessment wound” em queimados." Estima 14, no. 3 (September 2016): 158. http://dx.doi.org/10.5327/z1806-3144201600030009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Coutinho, Bruno Barros de Azevedo, Marina Buainain Balbuena, Tatyanne Ferreira da Silva, Fábio Tacla Saad, Kleder Gomes de Almeida, and Paulete Yuri Nukariya Gomes de Almeida. "Uso de retalhos microcirúrgicos em pacientes queimados: revisão da literatura." Revista Brasileira de Cirurgia Plástica 27, no. 2 (June 2012): 316–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-51752012000200024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ferreira, Tereza Cristina dos Reis, Luciano Gil Saldanha Torres, Brenda Beatriz Silva Monteiro, Paula Thayna Soares Lima, Emmanuelle Priscilla Gurjão Vieira Santos, Libia Ferreira Tostes, Henrique da Silva Gomes, and Bruna Melo Chaves. "PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES QUEIMADOS COM INFECÇÃO NOSOCOMIAL." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-46.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar o perfil clínico e epidemiológico dos pacientes queimados do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) com infecção nosocomial. Foram analisados 175 prontuários de pacientes com perfil clínico e epidemiológico vítimas de queimaduras apresentando infecção nosocomial no HMUE no período de Março de 2006 a Junho de 2012. Neste presente estudo obteve-se que o sexo masculino (70,85%) é o mais acometido por acidentes com queimaduras. Quanto à idade foi mais prevalente na faixa etária entre 18 anos em diante (49, 14%), tendo como principal agente etiológico Pseudomonas aeruginosa (57,14%), e o principal local de queimadura foi em tórax (23,4%). O grau de queimadura de maior índice foi de 2° grau em (44,77%), a extensão da queimadura foi em médio porte (45,14%). O tempo de internação variou-se acima de 31 dias (48, 57%) com tempo em média de 33 dias, sendo o tempo de infecção entre 21 a 30 dias (30, 28%) com tempo em média de 24 dias, e a condição de alta hospitalar sendo melhora do paciente (72,57%). A fisioterapia atua com objetivo de prevenir ou minimizar essas complicações, porém novos estudos deverão ser realizados para ressaltar a importância da fisioterapia respiratória e motora em pacientes com queimaduras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Aiquoc, Kezauyn Miranda, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas, Izabelle Bezerra Costa, Sara Porfírio de Oliveira, Karen Rayara Bezerra Lima, Sabrina Daiane Gurgel Sarmento, and Maria do Carmo De Oliveira Ribeiro. "Avaliação da satisfação com a imagem corporal dos pacientes queimados." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 4 (April 19, 2019): 952. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i4a237579p952-959-2019.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: avaliar a satisfação das vítimas de queimaduras com a imagem corporal pós-trauma pela Satisfaction With Appearance Scale (SWAP). Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado com 17 pacientes, vítimas de queimaduras, de um complexo hospitalar. Coletaram-se os dados por meio de um questionário sociodemográfico e clínica e do instrumento SWAP. Apresentaram-se os dados em forma de tabela. Resultados: obtiveram-se, após a avaliação da satisfação com a imagem corporal por meio da SWAP, com pontuação variável de zero a 84, correspondendo a alto grau de satisfação versus alto grau de insatisfação. Avaliou-se, também, a satisfação dos pacientes de acordo com a profundidade e extensão da queimadura. Conclusão: registrou-se que todas as vítimas de queimaduras apresentaram alguma insatisfação com a imagem corporal, a maior insatisfação, são de homens negros, na faixa etária dos 30 a 59 anos, com lesões de 2° e 3° graus. Constatou-se que as queimaduras nos membros superiores e inferiores do corpo representaram a maior interferência na insatisfação com a autoimagem dessas vítimas. Descritores: Imagem Corporal; Queimaduras; Avaliação em Saúde; Ferimentos e Lesão; Enfermagem; Qualidade de Vida. ABSTRACT Objective: to evaluate the post-trauma satisfaction of victims of burns with body image through Satisfaction With Appearance Scale (SWAP). Method: this is a quantitative, descriptive study performed with 17 patients, burn victims, of a hospital complex. Data were collected through a sociodemographic and clinical questionnaire and SWAP instrument. The data were presented in tables. Results: the score of the evaluation of satisfaction with body image through SWAP varies from zero to 84, corresponding to a high degree of satisfaction versus a high degree of dissatisfaction. The satisfaction of patients was also evaluated according to the depth and extent of the burn. Conclusion: all victims of burns showed some dissatisfaction with body image, and the greater dissatisfaction occur with black men, aged from 30 to 59 years, with lesions of second and third degrees. The burns in upper and lower limbs represented the greater interference in the dissatisfaction with the self-image of these victims. Descritores: Body Image; Burns; Health Evaluation, Injury and Lesion; Nursing; Quality of Life. RESUMEN Objetivo: evaluar el grado de satisfacción de las víctimas de quemaduras con la imagen corporal post-trauma por la Satisfaction With Appearance Scale (SWAP). Método: este es un estudio descriptivo cuantitativo realizado con 17 pacientes, víctimas de quemaduras, de un complejo hospitalario. Los datos fueron recolectados por medio de un cuestionario sociodemográfico y clínico y del instrumento SWAP. Los datos se presentan en forma de tabla. Resultados: la evaluación de la satisfacción con la imagen corporal por medio de la SWAP presenta una puntuación variable desde cero hasta 84, correspondiendo a un alto grado de satisfacción frente a un alto grado de insatisfacción. El grado de satisfacción de los pacientes también fue evaluado según la profundidad y la extensión de la quemadura. Conclusión: se observó que todas las víctimas de quemaduras mostraron cierto grado de insatisfacción con la imagen corporal, y la mayor insatisfacción es de hombres de raza negra, con edad de 30 a 59 años, con lesiones de segundo y tercero grados. Se comprobó que las quemaduras en los miembros superiores e inferiores representaron la mayor injerencia en la insatisfacción con la imagen corporal de estas víctimas. Descritores: Imagen Corporal; Quemaduras; Evaluación en Salud, Herimientos y Lesión; Enfermería; Calidad de Vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gouvêa, Poliana Deyse Pereira, Angélica Inácio Da Cruz Oliveira, Tatiane Maestá, Cássia Oliveira Pinto Rosa, Emanoela Maria Rodrigues De Sousa, and Paulo Henrik Silva Pinheiro. "Assistência de enfermagem ao paciente com grandes queimaduras em um hospital público no interior sul da Amazônia ocidental." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 47 (April 16, 2020): e2797. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2797.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar o caso de uma paciente vítima de grande queimadura caracterizando a evolução dasferidas, relatando sobre as coberturas utilizadas durante todo o tratamento e ressaltar a importância doscuidados de enfermagem em conjunto com a equipe multiprofissional. Detalhamento do caso: O casotrata-se de uma adolescente, vítima de queimaduras em um acidente envolvendo uma explosão ao acenderuma churrasqueira com etanol, apresentou 49% da superfície corporal queimada, foi admitida no hospitalonde foi realizado o tratamento juntamente com a equipe multidisciplinar e a realização dos curativos pelasenfermeiras residentes durante um período de 40 dias, com acompanhamento após alta. Consideraçõesfinais: Constatou uma escassez de estudos sobre o uso de coberturas em queimaduras, além de que, épreciso treinar a equipe multiprofissional, chamando uma atenção maior para os enfermeiros que estão nalinha de frente, para oferecer suporte necessário aos pacientes queimados, deixando-os com o mínimo desequelas mentais, sociais e físicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Irene Ferro da, Aldenice Santos de Lima Souza, Sebastião Elviro Araújo Neto, Paulo César Poeta Fermino Júnior, Roberto Aparecido Custódio, and Rafaela Georgia Lima Damasceno. "Plasticidade fenotípica de folhas e produtividade do abacaxi sob condições de sombreamento." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, no. 4 (October 1, 2017): 641. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i4.5010.

Full text
Abstract:
A alta temperatura e radiação solar das regiões tropicais podem queimar e reduzir o tamanho dos frutos do abacaxizeiro. Uma alternativa aos produtores dessa cultura é o sombreamento das plantas, proporcionando o condicionamento climático. Assim sendo, objetivou-se avaliar os efeitos do sombreamento sobre os teores de clorofilas, a morfologia e anatomia foliar e a produtividade do abacaxizeiro. O experimento foi realizado em condições de campo, em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições e cinco tratamentos de sombreamento: 0% (abacaxizeiro a pleno sol); 45,0% (cobertura com plantas de mandioca); 48,3% (cobertura com plantas de feijão-de-porco); 30 e 50% (cobertura com tela de sombreamento). As características anatômicas, histológicas e bioquímicas das folhas, juntamente com a produtividade e percentagem de abacaxis queimados, foram determinadas 16 meses após o plantio. Abacaxizeiros cultivados sob a sombra de feijão-de-porco ou mandioca mostraram plasticidade fenotípica, com as folhas “D” apresentando tricomas com menor comprimento e elementos de vasos com menor diâmetro. Sob a sombra da mandioca ocorreu aumento da espessura da epiderme abaxial, do parênquima clorofilado e densidade estomática e, enquanto que a espessura da hipoderme aquífera e a porcentagem de frutos queimados pelo sol foram reduzidas. Sob a sombra do feijão-de-porco, as espessuras do parênquima clorofilado, do mesofilo e da folha foram reduzidas. Não houve diferença significativa entre os tratamentos no que se refere à produtividade dos abacaxis, embora o sombreamento com tela e mandioca tenha produzido redução significativa de frutos queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marano, Daniele, Silvana Granado Nogueira da Gama, Rosa Maria Soares Madeira Domingues, and Paulo Roberto Borges de Souza Junior. "Prevalence and factors associated with nutritional deviations in women in the pre-pregnancy phase in two municipalities of the State of Rio de Janeiro, Brazil." Revista Brasileira de Epidemiologia 17, no. 1 (March 2014): 45–58. http://dx.doi.org/10.1590/1415-790x201400010005eng.

Full text
Abstract:
OBJECTIVE: To assess the prevalence and potential factors associated with pre-pregnancy nutritional status of women. METHODS: This is a cross-sectional study carried out between December 2007 and November 2008 with 1,535 women in the first trimester of pregnancy and randomly selected in health units of the Brazilian public health system (SUS) in the municipalities of Queimados and Petrópolis in the State of Rio de Janeiro. The diagnosis of nutritional deviations was based on the Body Mass Index, according to the classification of the Institute of Medicine, and the following categories were obtained: underweight, normal weight, overweight and obesity. In the statistical analysis, the multinomial logistic regression model was used and an odds ratio and confidence interval of 95% were estimated. RESULTS: The sample included women between 13 and 45 years. The prevalence of underweight, overweight and obesity were 10, 18 and 11%, respectively. Women living in Queimados, adolescents, women who did not live with a partner and smokers had a higher proportion of low pre-pregnancy weight. There was an association between hypertension, overweight and obesity. Adolescents presented lower chance to overweight and obesity. Living in Queimados reduced the odds of overweight. CONCLUSION: The proportion of pre-pregnancy nutritional deviations was high, and recognizing factors that lead to them is very important for an early identification of women at nutritional risk, with view to interventions to reduce the adverse effects of malnutrition on maternal and child health.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vieira, C. M. F., E. T. A. de Souza, and S. N. Monteiro. "Efeito da incorporação de chamote no processamento e microestrutura de cerâmica vermelha." Cerâmica 50, no. 315 (September 2004): 254–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000300013.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da incorporação de chamote, obtido de rejeitos de tijolos queimados em baixas temperaturas, em massa de cerâmica vermelha visando à obtenção de telhas. Inicialmente o chamote foi submetido a ensaios de caracterização química, física e mineralógica. Em seguida, foram feitas adições de chamote a uma argila caulinítica nas proporções de 0, 5, 10, e 20% em peso. Foram preparados corpos-de-prova por extrusão para queima em forno industrial a 970 ºC. As propriedades tecnológicas avaliadas foram: absorção de água, retração linear e tensão de ruptura à flexão. A microestrutura das composições foi avaliada através de ensaios de porosimetria de mercúrio e microscopia eletrônica de varredura. Os resultados indicaram que a incorporação de chamote melhorou os parâmetros de secagem da cerâmica. Após queima, a porosidade praticamente não sofreu variações significativas com a incorporação de chamote. Isto indica que a queima de chamote em temperaturas superiores àquela em que ele foi obtido, propicia sua própria sinterização e não ocasiona alterações degenerativas na microestrutura das cerâmicas queimadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Moraes, Sandra Renata Pinatti de, and João Fernando Marcolan. "Sintomatologia depressiva e autoestima em indivíduos queimados atendidos em centro de referência." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 28, 2020): e9519109420. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9420.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar presença e intensidade de sintomatologia depressiva e autoestima em queimados. Métodos: Estudo quantitativo, exploratório-descritivo, com 36 participantes do Centro de Tratamento de Queimados de Londrina/PR, entre janeiro 2016 e maio 2019. Entrevistas realizadas em dois momentos com aplicação das escalas psicométricas para depressão (Beck, Hamilton e Montgomery-Asberg), de autoestima de Rosenberg e questionário semiestruturado. Análise dos dados pelos testes de Shapiro-Wilk, qui-quadrado, Mann-Whitney e t de Student, coeficiente de correlação de Spearman. Resultados: Maioria dos participantes apresentou autoestima baixa com piora na mesma da primeira para segunda entrevista, com significância para renda (p=0,007), possuir diagnóstico depressivo prévio (p=0,04), professar fé (p=0,005). Maioria apresentou sintomatologia depressiva moderada e grave, com acentuação da intensidade do primeiro para o segundo momento de avaliação. Conclusão: evoluiu com aumento a intensidade de sintomas depressivos e piora na autoestima relacionada a autoimagem causada pela queimadura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Frias, Paulo Germano de, Célia Landmann Szwarcwald, and Pedro Israel Cabral de Lira. "Avaliação dos sistemas de informações sobre nascidos vivos e óbitos no Brasil na década de 2000." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 10 (October 2014): 2068–280. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00196113.

Full text
Abstract:
Resumo No Nordeste brasileiro, a morte por fogo é uma ameaça onipresente e banalizada entre mulheres empobrecidas. Este estudo antropológico descreve a experiência do sofrimento de ser queimada. Em 2009, foram investigados seis casos “ricos em informação” no Centro de Queimados, Fortaleza, Ceará, Brasil. Entrevistas etnográficas abertas com informantes-chave, narrativas de experiências vividas e observação participante na clínica e no domicílio foram realizadas. Utilizamos os métodos Análise de Conteúdo, Sistemas de Signos, Significados e Ações e Interpretação Semântica Contextualizada. Revelou-se que as metáforas emergentes são carregadas de significância cultural da “monstruosidade” e da violência de gênero pelo fogo – inscrita impiedosamente no corpo feminino. O “acidente por combustível” (álcool) esconde a cruel realidade de “carne crua e torrada”. A cicatriz é capaz de desfigurá-las em “não-pessoas”, maculando sua reputação moral e gerando a rejeição social. No Nordeste brasileiro, a vulnerabilidade social provocada pela sequela da queimadura exige uma política de humanização do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Arruda, Cristiani Nobre de, Andrea Stopglia Guedes Braide, and Marilyn Nations. ""Carne crua e torrada": a experiência do sofrimento de ser queimada em mulheres nordestinas, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 30, no. 10 (October 2014): 2057–67. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00175713.

Full text
Abstract:
No Nordeste brasileiro, a morte por fogo é uma ameaça onipresente e banalizada entre mulheres empobrecidas. Este estudo antropológico descreve a experiência do sofrimento de ser queimada. Em 2009, foram investigados seis casos “ricos em informação” no Centro de Queimados, Fortaleza, Ceará, Brasil. Entrevistas etnográficas abertas com informantes-chave, narrativas de experiências vividas e observação participante na clínica e no domicílio foram realizadas. Utilizamos os métodos Análise de Conteúdo, Sistemas de Signos, Significados e Ações e Interpretação Semântica Contextualizada. Revelou-se que as metáforas emergentes são carregadas de significância cultural da “monstruosidade” e da violência de gênero pelo fogo – inscrita impiedosamente no corpo feminino. O “acidente por combustível” (álcool) esconde a cruel realidade de “carne crua e torrada”. A cicatriz é capaz de desfigurá-las em “não-pessoas”, maculando sua reputação moral e gerando a rejeição social. No Nordeste brasileiro, a vulnerabilidade social provocada pela sequela da queimadura exige uma política de humanização do cuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Giordani, Annecy Tojeiro, Helena Megumi Sonobe, Gabriele Guarini, and Debora Viviane Stadler. "Complicações em pacientes queimados:Revisão Integrativa." Revista Eletronica Gestão & Saúde 7, no. 2 (April 19, 2016): 535. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v7i2.22038.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar na literatura científica as principais complicações apresentadas durante o tratamento hospitalar de pacientes queimados. Método: Revisão integrativa de literatura de artigos na íntegra disponibilizados gratuitamente na PubMed, Lilacs e na Biblioteca Eletrônica SciELO, a partir dos descritores queimaduras, complicações e enfermagem, publicados de 2004 a 2014, em língua portuguesa e inglesa. Resultados: Encontrados 118 artigos, dos quais 18 constituíram a amostra final categorizada em três temáticas. Os pacientes com queimaduras graves tornam-se vulneráveis às alterações metabólicas, respiratórias, cardíacas, renais e gastrointestinais que resulta em imunossupressão e transtornos emocionais com prejuízos em suas relações familiares, sociais e laborais. O plano de cuidados prescrito pelo enfermeiro deve priorizar ações que previnam complicações e valorize o autocuidado pós a alta hospitalar. Conclusão: As principais complicações dos pacientes com queimaduras, abordadas na literatura científica foram infecção e sepse; distúrbios sanguíneos, respiratórios, cardíacos, renais ou gastrointestinais em queimados; e transtornos emocionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Brito de Souza, Antonio Lucas. "Avaliação da adequação do consumo de cobre e zinco de pacientes queimados." Saúde Coletiva (Barueri) 11, no. 63 (April 6, 2021): 5444–55. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11i63p5444-5455.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a probabilidade de adequação do consumo alimentar de cobre e zinco de pacientes queimados hospitalizados na cidade de Fortaleza, Ceará. Método: Trata-se de um estudo prospectivo, descritivo, quantitativo, realizado entre abril e maio de 2017. Foi aplicado recordatório alimentar de 24 horas em três dias não consecutivos. O consumo declarado foi convertido em valores de nutrientes e avaliado quanto à probabilidade de adequação. Certificado de Apresentação de Apreciação Ética nº 60526116.9.0000.5047. Resultado: Participaram 21 pacientes hospitalizados em um centro de tratamento de queimados, sendo 61,9% do sexo masculino e 38,1% do sexo feminino, com faixa etária de 19 a 48 anos. Identificou-se maior distribuição da amostra na faixa superior a 85% de probabilidade de adequação do consumo observado, estando nesse nível ou acima 85,71% da população total no consumo adequado de cobre e 90,47% da população total para o consumo adequado de zinco. Conclusão: Foi possível identificar alta prevalência de probabilidade de adequação do consumo de cobre e zinco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Ana Caroliny da, Lais Lara Silva Xavier, Thainara Lorraine Costa e. Silva Pereira, Mykaella Cristina Araújo Margarida, Gabriela Maria Lara de Paulo, Erilane Soares da Silva, Isabela Leal Moreira, Suzy Aparecida Luiz da Silva, Thais Vilela de Sousa, and Lorena Morena Rosa Melchior. "Queimadura por eletrocautério, integridade tissular prejudicada e assistência de enfermagem: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 9 (September 17, 2021): e8661. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e8661.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar um caso de cuidados de enfermagem prestados a uma paciente com integridade tissular prejudicada decorrente de queimadura durante procedimento de cauterização de lesões anogenitais por Papiloma Vírus Humano. Detalhamento do caso: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso que partiu da vivência de enfermeiros sobre os cuidados dispensados a uma paciente internada em hospital público de grande porte, referência em tratamento de pacientes queimados. Paciente L.A.A, sexo feminino, 34 anos de idade, solteira, lesão em área perineal compatível com queimadura de II e III grau que se estendia desde a vagina até o ânus causada por agente térmico/eletricidade (chama direta + choque elétrico). Considerações finais: Os cuidados de enfermagem a paciente deste estudo de caso visavam, sobretudo, a promoção e recuperação da integridade da pele. O enfermeiro exerce um papel fundamental no processo de cicatrização da ferida e prevenção da infecção, que é uma das causas de morte entre os pacientes queimados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Coelho, Joselena Aquino Barreto, and Sílvia Teresa Carvalho de Araújo. "Desgaste da equipe de enfermagem no centro de tratamento de queimados." Acta Paulista de Enfermagem 23, no. 1 (2010): 60–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000100010.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever como as percepções sensoriais da equipe de enfermagem apontam para compreensão do desgaste amplo dos sentidos durante os cuidados prestados. MÉTODOS: Estudo qualitativo, baseado nos princípios da sociopoética e no dispositivo do grupo pesquisador, a partir de dinâmicas de criatividade e sensibilidade. No primeiro período de 2008, participaram do estudo11 profissionais de enfermagem de um hospital municipal do Rio de Janeiro. RESULTADOS: A partir dos conceitos de desgaste mental, de Seligmann-Silva, e dos sentidos corporais de Araújo, observou-se que os efeitos da visão e da audição desgastam emocionalmente a equipe. O tato, durante o desbridamento, sinalizou cansaço físico/psíquico. O maior desgaste é gerado pela mazela social, relacionada com as causas das queimaduras. CONCLUSÕES: A equipe de enfermagem, utilizando estratégias defensivas, reduz o desgaste psíquico e o sofrimento durante o cuidado prestado. A pesquisa proporcionou repensar o cuidado através de subjetividades da equipe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography