Academic literature on the topic 'Questão ambiental amazônica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Questão ambiental amazônica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Questão ambiental amazônica"

1

Montana, Mónica. "OS PARADOXOS DO DESENVOLVIMENTO AMAZÔNICO E AS ALTERAÇÕES HIDROAMBIENTAIS." Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 8 (April 4, 2013): 493. http://dx.doi.org/10.5902/198136948365.

Full text
Abstract:
No princípio 11 da Conferência de Rio-92 foi destacado que as políticas ambientais de todos os Estados devem fortalecer e não afetar de maneira adversa o potencial de desenvolvimento presente e futuro dos países. Uma questão sensível no marco das preocupações internacionais e das discussões locais, regionais e globais envolve temas como o desenvolvimento e a preservação ambiental na Amazônia Continental e a gestão integrada da Bacia Amazônica. Este artigo, resultado de pesquisa doutoral sobre hidropolítica amazônica, aborda alguns dos empreendimentos que pretendem o desenvolvimento regional sul-americano e explana acerca das alterações hidro-ambientais no contexto amazônico proveniente de tais iniciativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nascimento, Nádia Socorro Fialho. "QUESTÃO AGRÁRIA, URBANA E AMBIENTAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: EXPRESSÕES DA “QUESTÃO SOCIAL” NA REGIÃO." Temporalis 12, no. 24 (2012): 171–89. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2012v12n24p171-189.

Full text
Abstract:
Este artigo reflete sobre a questão agrária, urbana e ambiental no contexto da Amazônia brasileira, a partir das determinações estruturais e históricas da sociedade do capital. Objetiva destacar que as questões que afetam a região amazônica estão relacionadas ao papel que ela desempenha na totalidade do desenvolvimento capitalista. Isso porque as regiões/nações ricas em recursos naturais como é o caso do Brasil e nele, como caso emblemático, da Amazônia brasileira, são alvo da exploração sobre a natureza em função da importância daqueles recursos para o processo produtivo. Através do exame dos efeitos da implantação de grandes projetos, especialmente os de exploração mineral, sobre o espaço amazônico conclui por afirmar que o privilegiamento do modelo de desenvolvimento, calcado nos grandes projetos econômicos, tem produzido e (re)produzido expressões da "questão social" na região
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Moraes, José, and Teresinha Valim Oliver Gonçalves. "SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UMA COOPERATIVA NA AMAZONIA." Nova Revista Amazônica 8, no. 2 (2020): 159. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v8i2.9380.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como foco a Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares dos Caetés- (COOMAC), como uma experiência amazônica comprometida com a sustentabilidade ambiental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que objetivou analisar práticas ambientais desenvolvidas pela referida cooperativa, tendo em vista a relação com a perspectiva da educação ambiental crítica. A questão norteadora da pesquisa foi configurada da seguinte pergunta: Em que aspectos as práticas ambientais desenvolvidas na COOMAC podem ser relacionadas com a perspectiva da Educação Ambiental Crítica? Os resultados evidenciam que a COOMAC consiste numa alternativa socioambiental, em que há um vínculo integrador entre os elementos ambiental, econômico e social, que converge para a educação ambiental crítica na modalidade de educação não formal. Os resultados contribuem para reflexões de que é possível a existência de experiências sustentáveis na Amazônia, que superem modelos ambientais a serviço dos interesses capitalistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Machado, Denise. "Catadoras de caranguejo e saberes tradicionais na conservação de manguezais da Amazônia brasileira." Revista Estudos Feministas 15, no. 2 (2007): 485–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2007000200016.

Full text
Abstract:
A catação de caranguejo (Ucides cordatus) desenvolvida por mulheres caboclas em áreas do litoral norte da região amazônica, precisamente no nordeste paraense, possibilita a análise da problemática ambiental e relações de gênero a partir de uma abordagem antropológica sobre uma parcela da população tradicional amazônica. Quanto à questão ambiental, é tratada em termos de conservação, manejo e conhecimento de recursos ambientais. Evidenciou-se que a pesca desenvolvida nas áreas de manguezais na vila de Guarajubal é feita artesanalmente e direcionada à captura e beneficiamento do caranguejo, com o trabalho decisivo das mulheres a partir da maior demanda nos centros urbanos próximos. O trabalho das catadoras lhes possibilita manifestarem-se em relação aos problemas ambientais, ainda que no contexto local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sodré, Giordani Rafael Conceição, Everaldo Barreiros Souza, and Bergson Cavalcanti Moraes. "Queimadas na Amazônia: uma análise das pesquisas desenvolvidas nos últimos 25 anos (1993-2017)." Revista de Geografia 38, no. 1 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2021.242362.

Full text
Abstract:
A utilização de fogo como forma de limpeza do solo está amplamente inserida no processo produtivo da Amazônia, sendo um dos elementos que impulsionam a expansão agrícola na região. Contudo, seu uso sem controle tem provocado um aumento significativo de focos de queimadas, resultando na expressiva elevação da contribuição da região Amazônica nos últimos 25 anos, passando de 20% para 40% do total de queimadas registradas no Brasil. Considerando este cenário ambiental foi realizada a análise quantitativa e qualitativa das pesquisas publicadas nos últimos vinte e cinco anos (1990 a 2017) sobre uso do fogo no campo na região Amazônica, com o objetivo de entender como o desenvolvimento das mesmas contribuiu no entendimento, controle e combate às queimadas. Os resultados mostraram que houve uma tendência na forma como a questão da queimada foi abordada, focando principalmente sobre impactos ambientais e nas formas de monitoramento, uso controlado, alternativas e impactos econômicos foram abordados em menor proporção. O Atual cenário de queimadas na Amazônia pode estar relacionado a uma combinação de escolhas, como a questão das queimadas poderia ter sido tratada e como de fato ela foi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pieranti, Octavio Penna, and Luiz Henrique Rodrigues da Silva. "A questão amazônica e a política de defesa nacional." Cadernos EBAPE.BR 5, no. 1 (2007): 01–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512007000100012.

Full text
Abstract:
A preservação da Amazônia é uma questão crucial para a integridade territorial do país que se torna ainda mais relevante num cenário marcado pela agressão ao meio ambiente e pela escassez global de recursos naturais no raiar do século XXI. A politica de meio ambiente, a estrutura para sua efetiva implementação e o modelo de preservação que o governo brasileiro vem adotando para a região têm recebido críticas em todos os países desenvolvidos, vindas de autoridades governamentais e da sociedade civil. O que se questiona é a inexistência de estrutura apropriada para a proteção da Amazônia como um bem natural, e essas críticas são preocupantes não apenas por sua origem e alvo, mas também pelo seu conteúdo, pois sugerem modificações que ferem a soberania e a integridade territorial do país. Com base numa pesquisa bibliográfica, este artigo procura discutir a forma de inserção da questão amazônica - e conseqüentemente a política ambiental - no debate sobre a política de defesa nacional. Uma vez que os problemas dessa região envolvem aspectos pertinentes tanto à política de meio ambiente quanto à de defesa, o que se pretende aqui é discutir a necessidade de adoção de um modelo de preservação do ecossistema da Amazônia que conte com maior apoio das Forças Armadas. Reformulada a partir da década de 1990, a política de defesa nacional tem procurado se adequar a uma drástica redução de custos, sem que isso prejudique o desempenho de suas funções essenciais. Essa política se baseia, ainda, numa sistemática de defesa mantida mesmo em tempos de paz - principalmente, em relação á garantia da soberania nacional - e dessa forma, está vinculada á proteção do território e dos recursos naturais brasileiros. Ao se discutir as implicações que a política ambiental traz para a política de defesa nacional, o objetivo é abordar a defesa do meio ambiente no Brasil como uma forma de resguardar a própria soberania do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moura, Edila Arnaud Ferreira, and Edna Maria Ramos de Castro. "Mudanças sociais e gestão ecológica em questão: a experiência de mamirauá." Ambiente & Sociedade 15, no. 2 (2012): 23–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-753x2012000200003.

Full text
Abstract:
Estudo sobre as mudanças sociais que envolveram as populações tradicionais desde a criação de uma unidade de conservação ambiental, no ano de 1990, na região do Médio Solimões, Amazônia brasileira, com o interesse de conservar uma área reconhecida como o maior ecossistema de várzea do mundo. A análise situa os produtores locais em relação ao mercado ecológico e aos agentes do desenvolvimento sustentável. O estudo se refere a 49 localidades da floresta alagada amazônica, com informações relativas aos anos de 1991 a 2006. A análise identifica os agentes sociais que integram o campo socioambiental que se constrói com as políticas de intervenção socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Costa, Francisco de Assis. "Questão agrária e macropolíticas para a Amazônia." Estudos Avançados 19, no. 53 (2005): 131–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000100009.

Full text
Abstract:
OS ENUNCIADOS estratégicos do Governo do PT iniciado em 2003 reafirmam anecessidade de desenvolvimento com base na expansão do mercado interno, modelo que, em suas linhas gerais, vem orientando discussões internas e atuações políticas do PT há muito tempo. Colocam, porém, duas novidades de grande significado: a elevação da estabilidade macroeconômica à condição de pressuposto e da sustentabilidade ambiental à condição de atributo do desenvolvimento. A combinação desses três elementos produz grandes desafios para o Governo Federal, podendo gerar inconsistências entre as soluções que se formam pensando o País e as condições particulares da questão amazônica. Urge descortinar tais inconsistências e indicar caminhos de sua superação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Diana Gonçalves. "Conto de tradição oral: um dossiê de uma prática interdisciplinar em aula de ciência." Ambiente & Educação 23, no. 3 (2018): 281–96. http://dx.doi.org/10.14295/ambeduc.v23i3.7046.

Full text
Abstract:
O presente trabalho descreve uma seqüência didática que foi desenvolvida durante a pesquisa de mestrado com quinze estudantes do 4°ano, da Instituição de Ensino Monsenhor Azevedo, localizado na Cidade de Belém/Pá. Trata-se de um ensino de ciências no contexto interdisciplinar que teve como objetivo fazer um dossiê do resgate dos contos tradicionais da região amazônica por meio da narrativa do Boto Cor de Rosa, bem como introduzir a questão da preservação da espécie aquática e a questão do cuidado ambiental dos rios e florestas. A proposta permitiu que os estudantes ressaltassem suas inquietações contribuindo para que os mesmos adquirissem posturas de cidadania social e educação ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tourinho, Helena Lúcia Zagury, Maria do Socorro Bezerra Lopes, Márcia Rafaela Souza Vieira, and Ana Carla Leite Carvalho Cabral. "Planos Diretores do Município de Belém (PA) e a Questão dos Rios Urbanos." Research, Society and Development 10, no. 10 (2021): e591101019159. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.19159.

Full text
Abstract:
Os rios são importantes condicionantes da morfologia urbana, dos usos e da ocupação do solo no território. Baseado em revisão bibliográfica e documental, bem como em informações cartográficas e dados socioeconômicos analisados em uma ferramenta de geoprocessamento, o artigo discute os papéis e funções dos rios urbanos nos planos diretores elaborados pós Constituição Federal (1988), em Belém-PA, uma metrópole amazônica. Mostra que, em Belém, o vínculo da ocupação urbana com os cursos d´água, historicamente, vem sendo marcado por relações de conciliação e conflitos ambientais. Nos Planos Diretores de 1993 e 2008, destaca os enfoques dos rios urbanos a partir do saneamento ambiental, da habitação, da mobilidade e da requalificação da paisagem para fins de lazer e turismo. Conclui que a ausência de discussão ampla das interfaces morfológica, ambiental e funcional dos rios urbanos, resulta na proposição de diretrizes amplas e segmentadas e proposições de ações setoriais voltadas sobretudo a obras, ora de saneamento básico, ora de urbanização de orla, ora de habitação, a grande maioria não implementadas. Por fim, sugere a necessidade de superar tais barreiras, ressaltando a importância dos planos diretores na definição da função social da cidade e, portanto, dos rios urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Questão ambiental amazônica"

1

Bittencourt, Maurício Pimentel Homem de. "Jornalismo alternativo para a questão ambiental amazônica." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/90/90131/tde-04122013-202449/.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve a concepção, o planejamento e o processo de viabilização da intervenção constitutiva de uma mídia alternativa na sociedade amazônica, com suas articulações políticas e de custeio. Configurando-se como uma pesquisa técnico-empírica, seu objeto consistiu no processo de criação de um meio de comunicação jornalístico alternativo: a Agência Ambiental de Notícias da Amazônia (ANAM). Enquanto veículo de comunicação, o objetivo da ANAM é alimentar e fundamentar o debate sobre a questão ambiental amazônica (QAA), ampliando seu teor democrático e contextualizando-o sob o enfoque de uma crítica da visão hegemônica do desenvolvimento - a visão comprometida com os interesses capitalistas do processo global de produção. A concepção de um projeto editorial para a ANAM, sua concretização como meio de comunicação na internet e como projeto de extensão universitária em uma universidade pública amazônica demonstraram que a proposta de intervenção é viável sob as condições estratégicas que delimitaram sua proposição e planejamento. Tais condições estratégicas apoiaram-se sobre os seguintes pressupostos: é possível contribuir para a conservação da floresta amazônica por meio do jornalismo; a QAA contextualiza-se no panorama de uma crise ambiental global, cuja existência apresenta-se como realidade; o debate sobre as relações entre os pressupostos anteriormente apontados se revela essencial para a promoção da conservação da Amazônia. Ressalva-se que a contribuição do jornalismo para a conservação da Amazônia depende de outros processos sociopolíticos para se efetivar, tendo em vista que os produtos de mídia não são agentes diretos da conservação ambiental. Tampouco se considera que o jornalismo alternativo para a QAA seja a única forma de contribuição jornalística para o enfrentamento da problemática ambiental da Amazônia.<br>This doctorate thesis describes the fundaments of the conception and planning - and the process regarding its enablement, together with its politics and costs - of the constitutive intervention of an alternative media in the Amazon society. By using empirical and technical data, the object of this thesis refers to the process of creation of an alternative journalistic media: the Environmental News Agency for the Amazonia (ANAM). As a means of communication, the objective of ANAM is to stimulate and to promote the debate about the Environmental Question of Amazonia (QAA), by broadening its democratic sense and by contextualizing it towards a criticism of the hegemonic vision about economic development, a vision that belongs to the capitalist interests of the global process of production. The development of an editorial project for the ANAM, its construction as an online channel of communication and as a university extension program in an Amazon public university have evidenced that the intervention proposal can be enabled through the strategic conditions in which it inheres. These strategic conditions are based on the following assumptions: it is possible to contribute to the conservation of the Amazon rainforest through journalism; the QAA contextualizes itself in the panorama of a global environmental crisis, which is real; the debate about the relationships between the aforementioned assumptions should be seen as pivotal for the promotion of the conservation of Amazonia. Nonetheless, in order to be enabled, the contribution of journalism to the conservation of Amazonia hinges on other sociopolitical processes, since the media products are not direct agents of environmental conservation. That notwithstanding, the alternative journalism for the QAA cannot be seen as the unique way of contributing journalistically for addressing the environmental problem of Amazonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cunha, Daniele da Costa. "Aspectos cognitivos das concepções sobre as transformações de áreas verdes : a Floresta Amazônica em questão." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/8324.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.<br>Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-10T22:11:24Z No. of bitstreams: 1 2010_Daniele da Costa Cunha.pdf: 3187803 bytes, checksum: 329ea02b8106d0dfe44151e9896e7d84 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2011-06-10T22:29:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_Daniele da Costa Cunha.pdf: 3187803 bytes, checksum: 329ea02b8106d0dfe44151e9896e7d84 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2011-06-10T22:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_Daniele da Costa Cunha.pdf: 3187803 bytes, checksum: 329ea02b8106d0dfe44151e9896e7d84 (MD5)<br>Uma das questões prioritárias dos tempos atuais é a relação do ser humano com o ambiente, uma vez que a exploração predatória do ambiente natural poderá inviabilizar o futuro da humanidade. A floresta amazônica ocupa lugar de destaque em função de seu valor ambiental e paisagístico ameaçado pela intervenção humana. A partir dessa motivação, o objetivo deste estudo foi investigar os processos cognitivos que embasam a decisão de conservar e/ou transformar a floresta amazônica em função de necessidades sociais. Para isso admitiu-se o método clínico piagetiano, que busca responder como a representação da realidade é construída e organizada mentalmente pelas pessoas. A estratégia utilizada para promover essas respostas consistiu em criar uma situação representacional e avaliar as atuações e explicações do sujeito. Utilizou-se um instrumento para análise de cognição ambiental que propõe a realização de uma tarefa simbólica de transformação da floresta a partir de uma maquete composta por nove blocos removíveis que representam as diversas áreas da floresta Amazônica. A maquete incluiu ambientes construídos que totalizam 12 blocos representativos da infraestrutura urbana, objeto de escolha para substituição, ou não, dos blocos de floresta originais da maquete. Para investigar o entendimento dos participantes acerca de áreas florestais foi desenvolvido um roteiro de entrevista semi-estruturada. Participaram deste estudo 142 jovens (72 F e 70 M), entre 13 e 19 anos, residentes no Distrito Federal, em Ceres-GO e em Manaus-AM, matriculados em escolas públicas, escolas privadas e em uma escola agrotécnica pública federal. Foram analisadas tanto as elaborações verbais produzidas a partir da entrevista, quanto a ação dos participantes na transformação da maquete. As elaborações verbais foram submetidas ao software ALCESTE e à análise clínica piagetiana. As ações de transformação da maquete foram avaliadas a partir dos índices de entendimento ecológico que são: valor verde (quantidade de áreas verdes que o participante deixou na maquete), conhecimento conservacionista (qualidade de áreas verdes que o participante retirou da maquete) e conhecimento técnico (coerência técnica das transformações efetuadas). O local de moradia e o tipo de escola dos participantes exerceram influências significativas no entendimento acerca do funcionamento do bioma amazônico e nos critérios adotados para a transformação de áreas verdes. Em contrapartida, as variáveis idade e sexo não exerceram influência. Estes resultados sugerem que o tipo de escola e o local de moradia, contextos sociais investigados neste estudo, influenciam no entendimento e na importância atribuídos pelos participantes ao bioma amazônico. Os resultados indicaram que os jovens possuem as bases para identificar que muitos dos problemas urbanos vivenciados estão relacionados à maneira como foram planejadas as cidades e às formas de relação entre o ser humano e os recursos naturais. Além disto, os participantes demonstraram entender a questão ambiental como importante e problemática, pois ao serem estimulados pelo instrumento de pesquisa revelaram sua preocupação e abertura para discutir tais questões. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>A question of great priority now days is the relationship between human beings and the environment given that the predatory exploitation of nature may jeopardize mankind future. The Amazon rainforest is a major concern because of its environmental value and landscape constantly threatened by human intervention. Based on this motivation this study aimed to investigate the cognitive processes that support the decision of preserving and/or transforming the Amazon rainforest in order to attend social needs. The piagetian clinical method, which seeks to answer how the representation of reality is mentally constructed and organized by individuals, was utilized. This strategy gives rise to a representational situation that evaluates the explanations and actions of individuals. In this regard, this instrument of analysis of environmental cognition was planned as a symbolic task allowing the transformation of the forest from a model with nine removable blocks representing the various areas of the Amazon rainforest. The model included a total of 12 blocks representative built elements of the urban infrastructure, which were the objects of choice for replacing, or not replacing the original forest blocks of the model. A semistructured interview intending to assess the understanding, the knowledge and the importance of the forests and of the areas that replaced the forest was undertaken. The study included 142 adolescents (72 f, 70 m), from 13 to 19 years of age, residents of the Federal District, Ceres-Go and Manaus-AM, enrolled in private schools, in state public schools and in a federal public agricultural school. The results derived from the interview and the actions performed by of the participants in the transformation of the model were analyzed. The verbal data were processed by the software ALCESTE and analyzed in view of the piagetian clinical method. The actions to transform the model were evaluated from three ecological understanding indicators: green value (the amount of green areas left by the participants in the model), conservation knowledge (the quality of green areas that the participants withdrew from the model) and technical knowledge (technical coherence of the transformations made). The local of residency and the type of school of the participants showed significant influences on the understanding of the Amazon biome and on the criteria adopted for the transformation of green areas. Nevertheless, the variables age and sex made no influence. These results suggest that the participants‟ type of school and of residency, social contexts investigated in this study, play a role in the understanding and the importance that they attach to the Amazon biome. The results indicated that the participants of this study identified that many of the urban problems are related to the way cities were planned as well as to the kind of relationship established between human beings and the natural resources. In addition, the participants demonstrated to understand environmental questions as important and problematic, therefore the stimulation provided by the research was instrumental for presenting their concern and willingness to discuss environmental issues.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Cláudia Lins. "A questão ambiental na Amazônia : resíduos sólidos urbanos e sua representação imagética." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14793.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2013.<br>Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2013-11-28T12:30:48Z No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaLinsLima.pdf: 12503954 bytes, checksum: c179a40f4ba8ab91bef5c33933b6867b (MD5)<br>Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-12-10T10:57:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaLinsLima.pdf: 12503954 bytes, checksum: c179a40f4ba8ab91bef5c33933b6867b (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-12-10T10:57:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_ClaudiaLinsLima.pdf: 12503954 bytes, checksum: c179a40f4ba8ab91bef5c33933b6867b (MD5)<br>Atualmente, a crescente produção dos resíduos sólidos urbanos vem sendo considerada como um dos maiores problemas a ser enfrentado pelos municípi os brasileiros. Nesse contexto, o ambiente urbano na Amazônia tem os piores índices de saneamento, situação particularmente grave quando nos referimos ao manejo de resíduos sólidos. A região norte registra a maior proporção de municípios que destinam os RSU’s aos lixões, com a taxa de 85,5% (IBGE, 2008), situação que deve ser revertida até 2014 de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS. Essa pesquisa objetiva analisar por meio da questão ambiental urbana como as especificidades territoriais da Amazônia influenciam a gestão de resíduos sólidos destacando que essa análise deve ser feita em escala local, regional, nacional e global. A Amazônia é uma região de grande extensão territorial, possui um sistema de transporte predominantemente hidroviário e a distância entre municípios no interior da região até as principais capitais como Manaus e Belém, podem levar mais de uma semana, fatores que afetam diretamente a logística reversa e a reciclagem. É neste contexto que buscamos evidenciar como as especificidades territoriais tornam a gestão de resíduos sólidos mais complexa do que em outras regiões do Brasil, interligando aspectos ambientais, sociais e econômicos em um espaço geográfico de extrema importância. Visando enriquecer este debate, esta pesquisa propõe-se ainda a realizar uma representação imagética da gestão de resíduos na Amazônia por meio da geoiconografia, utilizando fotografias e um documentário como produto da pesquisa. Esta proposta geoiconográfica retrata desde o catador nas ruas ou no lixão, servidores da limpeza urbana e a degradação ambiental causada pelos resíduos sólidos urbanos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Currently, the growing production of urban solid waste has been considered as one of the biggest problems being faced by municipalities. In this context, the urban environment in the Amazon has the lowest levels of sanitation, particularly serious situation when we refer to solid waste management. The northern region records the highest proportion of municipalities that designed the solid waste to inappropriate landfills, with the rate of 85.5% (IBGE, 2008), situation that must be reversed by 2014 in accordance with the Solid Waste National Policy - SWNP. This research aims to analyze urban environmental issues through Amazon territorial specificities that influencing solid waste management emphasizing that this analysis should be done on a local, regional, national and global scale. The Amazon region has a large territory, a predominantly waterway transport system and the distance between municipalities within the region to major capitals as Manaus and Belém, can take more than a week. Based on this context, we intend to show how this specific territorial make solid waste management more complex than in other regions of Brazil, involving environmental, social and economic aspects in a geographic space of utmost importance. Aiming to enrich this debate, this research proposes to hold a imagery representation of waste management in the Amazon through geoiconography using photos and a documentary as a research product. This geoiconographic proposal portrays since the waste pickers to the public servers cleanness and environmental degradation caused by solid waste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Berçot, Maria de Albuquerque. "Uma questão de perspectiva : os enfoques especialista e local sobre o contexto de saúde e ambiente na região do médio Tapajós, Amazônia brasileira." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/4410.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2009.<br>Submitted by Raquel Viana (tempestade_b@hotmail.com) on 2010-04-19T16:50:23Z No. of bitstreams: 1 2009_MariadeAlbuquerqueBerçot.pdf: 7107069 bytes, checksum: 9a32b06c7a4c4a768daaff322913df42 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Lucila Saraiva(lucilasaraiva1@gmail.com) on 2010-05-03T20:42:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_MariadeAlbuquerqueBerçot.pdf: 7107069 bytes, checksum: 9a32b06c7a4c4a768daaff322913df42 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-05-03T20:42:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_MariadeAlbuquerqueBerçot.pdf: 7107069 bytes, checksum: 9a32b06c7a4c4a768daaff322913df42 (MD5) Previous issue date: 2009-04<br>O presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico sobre a problemática de saúde e ambiente na região de confluência do Médio Tapajós com a Transamazônica, a partir das perspectivas dos especialistas do Projeto PLUPH (Poor land use, poor health) e de duas comunidades locais, uma ribeirinha e um assentamento rural. O procedimento metodológico da pesquisa in loco priorizou o debate com os principais grupos sociais das duas comunidades, com o objetivo de elicitar os conhecimentos locais sobre o tema em estudo. Por meio de uma ferramenta de representação diagramática, as percepções locais e especialistas foram resumidas de maneira a apresentar sistemicamente os principais elementos e relações das diversas dimensões que compõem a dinâmica da problemática de saúde e ambiente. Os diagramas permitiram realizar uma análise comparativa de saberes, tornando possível a reflexão sobre a proposta de pesquisa-ação do Projeto PLUPH no que se refere: (i) aos encontros e desencontros entre as problemáticas locais e especialista; (ii) à inclusão das prioridades locais na pesquisa, visando à perpetuação das ações de intervenção; (iii) à prospecção de atividades do projeto buscando compartilhar as problemáticas locais e especialista, por meio do diálogo entre os dois sistemas de conhecimento. Os resultados demonstraram que as percepções locais e especialistas sobre a problemática de saúde e ambiente são distintas, inclusive levando à necessidade de contemplar, no caso das comunidades locais, outras questões, que não de saúde e ambiente, para compreender o contexto local. Foram notadas diversas peculiaridades nas percepções das comunidades que não fazem parte das prioridades especialistas, e vice-versa, em relação ao meio ambiente, às atividades produtivas e, principalmente, à saúde. Os resultados apontaram também diferenças significativas entre as comunidades e entre os grupos sociais de cada uma delas. Entretanto, em alguns pontos, especialistas e comunidades compartilham problemas, principalmente na esfera ambiental. Com base nessas constatações, podese concluir que as prioridades locais devem compor a agenda de um projeto de pesquisa-ação, cuja etapa inicial seria um diagnóstico realizado a partir das percepções das comunidades locais sobre o contexto previamente examinado pelos especialistas. As etapas seguintes devem primar pelo diálogo contínuo entre as partes envolvidas, visando à efetiva participação das comunidades como protagonistas de mudanças. Essas atividades podem ser instrumentalizadas por meio das representações diagramáticas que, além de contribuírem na fase de diagnóstico, podem ser utilizadas num processo virtuoso de elaboração e reelaboração da problemática de pesquisa por meio do diálogo entre especialistas e comunidades locais. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>This study aimed to make a diagnosis about the issue of health and environment in the confluence region between Middle Tapajos and the Transamazon Road in Brazil, from the perspective of PLUPH (Poor land use, poor health) Project experts and two local communities – a riverside and a rural settlement. Field research methodology focused on discussions with the main social groups of both communities to enable understanding about the subject. In order to systematize the main elements and relations of the various dimensions that make up the dynamics of health and environment issue, experts and local communities perception were summarized in a diagrammatic representation. Diagrams led to a comparative analysis of knowledge and thus could impact on PLUPH Project research proposals in regard to: (i) convergences and divergences between local communities and expert contexts, (ii) inclusion of local priorities in the research to allow for perpetuation of intervention, (iii) planning project activities to enable sharing of experts and local communities contexts, establishing a dialogue between both knowledge systems. Results demonstrated that although experts and communities share common problems particularly in regard to environment, their perception about the issue of health and environment are different, leading to the need to contemplate issues other than health and environment to understand local communities context. Many elements observed in the communities perception were not part of experts priorities and vice versa, in regard to environment, productive activities and especially health. Results also indicated differences between communities and between social groups of each community. As a conclusion, it is possible to affirm that local communities priorities should be included in the project action-research agenda. The initial step may be a diagnosis of local perceptions on the context previously examined by experts. Next steps should emphasize continuous dialogue amongst project stakeholders leading to the participation of local communities as change protagonists. These activities can be developed with diagrammatic representation, which can be used in the diagnostic phase as well as a virtuous process of designing and redesign the research issue based on the dialogue between experts and local communities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vicentini, Juliana de Oliveira. "O discurso ambiental da TV: a Amazônia do \"Globo Repórter\"." Universidade de São Paulo, 2013. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-02042013-111519/.

Full text
Abstract:
Os meios de comunicação de massa se fazem onipresentes na sociedade contemporânea, sendo legitimadores de discursos. Um dos temas que tem sido abordado pela mídia é o ambiente. No Brasil, a televisão é a referência para que o cidadão comum se informe sobre os assuntos ambientais. O \"Globo Repórter\" é um dos programas mais antigos da TV brasileira e possui abrangência nacional, além disto, pode ser considerado como um dos popularizadores de discursos sobre o ambiente. Conhecida internacionalmente por sua complexidade e por ser parcialmente responsável pela estabilidade ambiental do planeta, a Amazônia tem sido discutida em diversos segmentos da sociedade, inclusive nos âmbitos nacional e internacional. Por esta razão, ela se tornou uma das pautas da mídia e consequentemente um dos assuntos abordados periodicamente pelo \"Globo Repórter\". Deste modo, o objetivo desta pesquisa é analisar de que maneira a Amazônia foi veiculada por aquele programa televisivo durante todo o ano de 2010. Para tanto, desenvolveu-se análises de conteúdo e análises críticas do discurso. Nos programas analisados, a Amazônia está associada à natureza, cujo foco reside nas imagens de rio, floresta e biodiversidade. Os demais assuntos que poderiam ser abordados foram em grande medida silenciados. Desta maneira o atual discurso do programa ainda está enraizado nas antigas visões da época dos viajantes, os quais associavam a região ao paraíso, no qual a Amazônia era projetada como paradisíaca e como uma terra de superlativos. Aquela região é constantemente (re)descoberta pelo programa, uma vez que ela é mostrada como um lugar isolado e ainda a ser desbravado. Verificou-se que a Amazônia é exibida de forma parcial, no qual o \"Globo Repórter\" seleciona determinado fragmento sobre ela e o homogeniza para todo o território. A população selecionada para integrar as imagens do programa é aquela que está diretamente atrelada ao mundo natural: os ribeirinhos. Estas pessoas que aparecem naquele discurso televisivo ficam em segundo plano, portanto, não são tratadas como sujeitos históricos, mas sim, como um ornamento amazônico para reforçar a ideia de que a Amazônia é apenas sinônimo de natureza. A fonte de notícia legitimada pelo programa é a fonte oficial, ou seja, pessoas que representam o Poder Público. No entanto, aquelas pessoas são autorizadas a discursar apenas na direção daquilo que a \"Rede Globo\" considera relevante. Deste modo, a principal fonte do programa é a própria emissora. O \"Globo Repórter\" pode ser considerado como parte integrante do processo de educação informal dos indivíduos, portanto, esta visão parcial sobre a Amazônia veiculada pelo programa pode influenciar a maneira pela qual as pessoas pensam a respeito daquela região, ou seja, pode acarretar em desinformação sobre ela.<br>Mass media are ubiquitous in contemporary society, legitimating discourses. One of the subjects widely covered by the media is the environment. In Brazil, television is the reference for ordinary citizens to obtain information about environmental issues. The \"Globo Reporter\" is in the air for many years on Brazilian television. It can be considered as one of main means to popularize discourses on environment. Known internationally for its complexity and for being partially responsible for the environmental stability of the planet, the Amazon has been discussed by various social segments, both in the national and international scenarios. Therefore, the environment has become one the issues most discussed periodically by the \"Globo Reporter\" program. The objective of this research is to analyze how the Amazon was conveyed by the \"Globo Reporter\" program throughout the year 2010. For that purpose, we developed content analysis and critical discourse analysis. In the programs analyzed, the Amazon is associated with nature, where the focus lies in images of rivers, the forest and biodiversity. The other issues that could be addressed were largely underreported. Thus the current discourse of the program is still rooted in the ancient views of travelers, who associated the region to a paradise, conveying the idea that the Amazon is a paradise and a land of superlatives. That region is constantly (re) discovered by the program, once it is shown as an isolated place and yet to be explored. It was verified that the Amazon is displayed with bias, where \"Globo Reporter\" selects specific fragment of the forest and homogenizes it for the whole territory. The selected population that integrate the images of the program is directly tied to the natural world: the river-bank population. The people that are portrayed in that television discourse are in the background, therefore, they are not treated as historical subjects, but as ornaments of the Amazon to reinforce the idea that the Amazon is equated to nature. The legitimate source of news presented in the program was the official source, that is, people who represent the government. However, those people are allowed to speak only in the direction of what the \"Globo\" considers relevant. Thus, the main source of the program is the TV station itself. The \"Globo Reporter\" can be considered as part of the process of informal education for individuals, so this biased view on Amazon conveyed by the program can influence the way people perceive that region, i.e., it can mislead viewers .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barata, Adriana Simone do Nascimento. "Ambiente e o ordenamento do território : a questão ambiental dos desmatamentos em áreas protegidas na Amazônia : estudo de caso na RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Alcobaça, Tucuruí, Pará-Brasil." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10316/17976.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Geografia Física, Ambiente e Ordenamento do Território, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra<br>Este Trabalho de Dissertação de Mestrado, apresentado ao Instituto de Estudos Geográficos, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, constitui um Estudo de Caso sobre A Questão Ambiental dos Desmatamentos que ocorrem em uma Área Protegida, localizada na Região Amazônica, macro-região Sudeste Paraense e micro-região de Tucuruí. Uma Unidade de Conservação caracterizada como RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Alcobaça, criada pela Lei Estadual nº 6.451-02, que faz parte do Mosaico do Lago de Tucuruí. O Mosaico de Unidades está constituído por duas Reservas de Uso Sustentável a RDS (Reserva de Desenvolvimento Sustentável) Alcobaça e a RDS Pucuruí-Ararão, uma APA (Área de Proteção Ambiental), incluindo duas ZPVS (Zonas de Proteção da Vida Silvestre). O conjunto de Áreas Protegidas do Lago Tucuruí, foi o primeiro modelo de Mosaico instituído no Brasil como estratégia de Ordenamento do Território por parte do Governo Estadual, objetivando um maior controle dos processos de ocupação e uso da área atingida pela formação do reservatório hidráulico a partir da Barragem do rio Tocantins para a produção de energia na Hidrelétrica de Tucuruí (UHT). A criação legal do Mosaico de Áreas Protegidas foi precedida de um lento processo de mobilização da parte da população atingida pela Barragem do rio Tocantins (pescadores artesanais, famílias relocadas, antigos operários desempregados, etc.), que incidiu em problemas múltiplos de ordem socioambiental enfrentados na região do lago como: doenças, ausência de serviços essenciais e processos de degradação ambiental, sobretudo na região das ―iIhas” (antigos morros e colinas em parte submersos). Embora constituírem Unidades de Conservação de Uso Sustentável, essas áreas protegidas estão sendo degradadas. Assim, a realização deste estudo se volta para a análise desses processos, uma vez que a RDS Alcobaça apresenta potencial para o uso sustentável dos recursos naturais existentes na floresta.<br>This Master dissertation work submitted to the Institute for Geographical Studies, Faculty of Arts, University of Coimbra, is a case study on the environmental issue of deforestation occurring in a protected area, located in the Amazon region, Macro-Southeast Pará and Micro-region Tucuruí, a conservation characterized as SDR (Sustainable Development Reserve) Alcobaça, created by State Law No. 6451-02, which is part of Tucuruí Lake Mosaic. The mosaic is made up of two Units of Sustainable Use Reserves to SDR (Sustainable Development Reserve), the SDR Alcobaça and SDR Pucurui-Ararão, an EPA (Environmental Protection Area) and two ZPWL (Zones of Protection of Wildlife). The set of Protected Areas in Tucuruí Lake, was the first mosaic model introduced in Brazil as a strategy for Planning by the State Government, aimed at greater control of the processes of occupation and use of the area affected by the formation of the hydraulic reservoir for the Tocantins River Dam (UHT) to produce hydroelectric energy in-Tucuruí. The legal creation of the mosaic of protected areas was preceded by a slow process of mobilization by people affected by the Tocantins River Dam (fishermen, families relocated, former unemployed workers, etc.). These people had to face several social problems of environmental order in the lake region as diseases, lack of essential services and processes of environmental degradation, especially in the portion named "Islands". At present, although they are Conservation Units of Sustainable Use, these protected areas are being degraded. Thus, this study turns to the analysis of these processes, since the SDR Alcobaça has potential for sustainable use of natural resources in the forest.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Questão ambiental amazônica"

1

Silva, Michele Lins Aracaty e. A questão ambiental e a sustentabilidade amazônica: a RDS Mamirauá. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.285191001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Questão ambiental amazônica"

1

Monteiro, Felipe. "Compreendendo a importância do conforto ambiental e eficiência energética no setor comercial." In Amazônia urbana em questão: Macapá 75 anos de capital. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010602.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Celis, Anneli Maricielo Cárdenas, Jean Francisco de Oliveira Carvalho Ribeiro, João Vitor Vieira Pereira, and Matheus Ferreira Moreira. "Influência do ambiente construído no microclima a percepção dos moradores do bairro alvorada, Macapá-AP." In Amazônia urbana em questão: Macapá 75 anos de capital. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010602.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza, Adirleide Greice Carmo de, Wellington Lemos Moreira, and Lucila Rodrigues do Carmo Neta. "Meio ambiente cultural e o direito das minorias: reflexões sobre a importância da proteção jurídica do patrimônio cultural do Curiaú, Macapá-AP." In Amazônia urbana em questão: Macapá 75 anos de capital, 3rd ed. Uniedusul Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.51324/86010596.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Questão ambiental amazônica"

1

Oliveira, Maicon Raimundo Rocha, Lisosane Balieiro De Oliveira, and Mhirlla De Cássia Gonçalves Da Costa. "ESCOLA EM TERRITÓRIO QUILOMBOLA COMO POTENCIALIZADORA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA ESCOLA SÃO MIGUEL NA COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO CIPOAL – PORTEL/PA." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1791.

Full text
Abstract:
Introdução: Este resumo é resultado de pesquisas realizadas no contexto da Escola no Território Quilombola da Comunidade São Sebastião – Cipoal - Portel/Pa, que orienta-se por meio de indagações acerca da escola como potencializadora da Educação Ambiental - EA voltada para o território quilombola. Essa discussão se justifica, pois, as políticas de EA estão no cerne da educação para todos, especificamente para as comunidades do campo, bem como para as comunidades quilombolas e tem sido objeto de vários estudos e pesquisas no contexto brasileiro. Neste prisma, a discussão sobre determinadas políticas públicas educacionais articula-se a processos mais amplos de forma complexa que vai de dentro da escola para fora, sem excluir ou delimitar a importância do papel social da escola do campo e das variadas formas de organização e do empoderamento do conhecimento, da cultura, da garantia de direitos e da conservação ambiental da comunidade quilombola, ligados a EA e atribuição dada a ela. Objetivos: Analisar como a escola potencializa a Educação Ambiental voltada para o território quilombola e compreender o processo de gestão da educação ambiental na escola no território da Amazônia marajoara. Materiais e Métodos: pesquisa foi realizada por meio de estudo de caso e numa abordagem qualitativa, bem como uma pesquisa documental e de campo. Diante disso, a coleta ocorreu através de entrevistas semiestruturada e análise documental e teve análise com base na revisão bibliográfica das literaturas produzidas por teóricos da área em questão. Participaram da pesquisa: comunidade escolar (remanescente de quilombo, docentes, discentes, coordenadores pedagógicos da escola, gestor escolar). RESULTADOS - Na pesquisa foi possível constatar que há uma necessidade urgente de discutir a importância da EA em território quilombola, bem como de implementar ações efetivas nesse território. Conclusão: Esta pesquisa não tem como pretensão dar respostas, mas apontar caminhos para a compressão da concepção de EA do campo, especificamente na educação escolar quilombola como prática social, por intermédio de relações sociais mais amplas, a partir de embates e processos de diferentes autores que traduzem distintas concepções de homem (sujeito do campo e no campo), mundo (meio ambiente; território quilombola), e sociedade (associação e comunidade).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography