Academic literature on the topic 'Questionário de Berlim'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Questionário de Berlim.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Questionário de Berlim"

1

Andrade, Jocyane de Souza, José Roberto Bentes Capeloni, Mateus Pantoja Rocha, Felipe Xavier de Souza, Ana Larisse Gondim Barbosa, and André dos Santos Brandão. "Correlação dos aspectos clínicos e questionários do sono com achados polissonográficos em pacientes com apnéia obstrutiva do sono." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 3 (2020): e2851. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e2851.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Correlacionar alterações clínicas e questionários de sono com achados polissonográficos em pacientes com Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) atendidos em ambulatório de sono de um hospital de referência. Métodos: Estudo observacional, transversal, realizado em um hospital de referência em otorrinolaringologia. Foram selecionados 35 pacientes com queixa de roncos e que já haviam realizado polissonografia. Os pacientes preencheram três questionários de sono: Escala de Sonolência de Epworth (ESE), Questionário de Berlim e Questionário STOP-BANG. Resultados: AOS foi encontrada em 83% dos pac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Salgado Teixeira, Renan, Matheus Fávero Damasceno, João Lucas Pereira Niman, et al. "Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono em pacientes atendidos na Saúde Pública." Revista de Saúde Coletiva da UEFS 9 (December 28, 2019): 225. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v9i0.4820.

Full text
Abstract:
A síndrome da apneia obstrutiva do sono é uma condição crônica, com episódios recorrentes de colapso das vias aéreas superiores no sono, com distúrbios respiratórios e fragmentação do sono. Evidências confirmam a relação entre a síndrome e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, assim como idade, sexo e obesidade, como fatores de risco para o desenvolvimento do distúrbio. Este estudo tem como objetivo avaliar a prevalência da síndrome em pacientes da atenção primária à saúde e sua influência na morbidade dos indivíduos. O estudo utilizou amostra de 94 indivíduos de Minas Gerais. A Escal
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Perceval, Aline Henriques, Maria Luiza Bamberg, Laura Rahmeier, and Emilene Araujo. "APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO, AINDA POUCO CONHECIDA, MAS MUITO PREVALENTE." Revista Contexto & Saúde 17, no. 33 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2017.33.17-22.

Full text
Abstract:
<p>Objetivo: verificar a prevalência do alto risco de Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) em um grupo de trabalhadores noturnos, e descrever seu conhecimento sobre a AOS. Metódos: estudo transversal com abordagem quantitativa e qualitativa desenvolvido com trabalhadores noturnos de uma empresa de calcário. Inicialmente foi aplicado uma ficha de avaliação contento perguntas pessoais e os indivíduos foram perguntados a respeito da AOS, em seguida foi aplicado o Questionário de Berlim que é um meio utilizado para avaliar subjetivamente a prevalência do alto risco de AOS. Resultados: a média de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Galtieri, Ranuzia Mercês Santos, Cristina Salles, Ailton Melo, and Adelmir Souza-Machado. "Tipos craniofaciais e relação com a síndrome da apneia obstrutiva do sono." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 18, no. 3 (2019): 380. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v18i3.34179.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução: </strong>fatores anatômicos, como obesidade e alterações craniofaciais, interagem na etiologia e na expressão da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono. Dimensões cranianas e faciais são usadas para classificar os diferentes fenótipos mediante duas medidas antropométricas: o índice craniano e o índice facial. <strong>Objetivo: a</strong>valiar a possível associação dos tipos cranianos e faciais ao risco da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, obtido pelo questionário de Berlim. <strong>Metodologia: </strong>participaram do estud
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matsumura, Erika, Gislene A. Barros Rodrigues Tonisi, Ana Lúcia Cruz Vecina, Lia Bartieri Inocêncio, Kátia C. Carmello Guimarães, and Nair Kátia Nemr. "A percepção do acompanhante e do indivíduo com ronco/saos antes e após fonoterapia." Revista CEFAC 16, no. 3 (2014): 907–16. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0216201425612.

Full text
Abstract:
Objetivo verificar a percepção do acompanhante e a auto-avaliação do indivíduo com ronco/síndrome da apnéia obstrutiva do sono; coletar medidas das circunferências abdominal e cervical antes e após fonoterapia, além de realizar avaliação miofuncional para relacionar os resultados com a gravidade do distúrbio do sono observado. Métodos participaram deste estudo onze indivíduos entre 25 e 75 anos de ambos os sexos com diagnóstico polissonográfico recente de síndrome da apnéia obstrutiva do sono leve a severo e/ou ronco primário. Os sujeitos receberam fonoterapia, exame clínico fonoaudiológico, a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castilho, Carla Prado, Ludy Mila Dias de Limas, Mariane Lago Monteiro, Pedro Henrique Maia Nogueira da Silva, Helvécio Bueno, and Talitha Araújo Fari. "A privação de sono nos alunos da área de saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e suas consequências." Revista de Medicina 94, no. 2 (2015): 113. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p113-119.

Full text
Abstract:
Introdução: Os estudantes de graduação pertencem a um grupo com altas probabilidades de apresentar sonolência diurna excessiva e má qualidade do sono. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi investigar a privação do sono dos estudantes da área de saúde em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Paracatu-MG, a fim de poder retratar essa realidade e elaborar medidas que solucionem o problema. Métodos: o estudo é do tipo transversal e usou-se de questionário, o qual foi montado com base nos questionários de Pittsburgh e Berlim. Foram entrevistados 100 alunos de quatro semestres distint
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Jesus, Eryca Vanessa S. de, Euvaldo B. Dias-Filho, Bethania de M. Mota, et al. "Suspeita de Apneia Obstrutiva do Sono definida pelo Questionário de Berlim prediz eventos em pacientes com Síndrome Coronariana Aguda." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 95, no. 3 (2010): 313–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2010005000103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Perceval, Aline Henriques, and Rodrigo Dalke Meucci. "Prevalência de alto risco para a síndrome da apneia obstrutiva do sono na população idosa residente na área rural de Rio Grande-RS." Cadernos Saúde Coletiva 28, no. 2 (2020): 241–50. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x202028020189.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A população idosa tende a aumentar no Brasil com o passar dos anos. Dentre os problemas crônicos de saúde associados ao envelhecimento, destaca-se a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Objetivo Verificar a prevalência do alto risco para a SAOS e seus fatores associados na população idosa residente na área rural do município de Rio Grande. Método Estudo transversal, de base populacional com amostragem aleatória. Para a categorização do desfecho, foi utilizado o Questionário de Berlim, que consiste em avaliar a SAOS em Baixo e Alto Risco, e as variáveis independentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vaz, A. P., M. Drummond, P. Caetano Mota, M. Severo, J. Almeida, and J. Carlos Winck. "Tradução do Questionário de Berlim para língua Portuguesa e sua aplicação na identificação da SAOS numa consulta de patologia respiratória do sono." Revista Portuguesa de Pneumologia 17, no. 2 (2011): 59–65. http://dx.doi.org/10.1016/s0873-2159(11)70015-0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sá, Renata Thamires Oliveira de, Igor Macedo Lima de França, Carmem Dolores de Sá Catão, and Jackson Borba da Cruz. "Análise dos fatores de risco para síndrome da apnéia obstrutiva do sono (SAOS) em motoristas de caminhão." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 1 (2018): 23. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.22393.

Full text
Abstract:
<p><strong>Objetivo.</strong> Verificar quais os fatores de risco relacionados à SAOS e sua associação com a chance de desenvolvê-la em motoristas de caminhão. <strong>Método. </strong>Foi realizado um estudo quantitativo, transversal e descritivo. A coleta de dados foi precedida do TCLE, questionário sintomatológico, questionário de Berlim e medidas antropométricas. A associação foi verificada pelo teste qui-quadrado de Pearson e pela análise de regressão logística univariada e multivariada. <strong>Resultado. </strong>A população constituiu-se de cam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Questionário de Berlim"

1

Massierer, Daniela. "Risco de apneia obstrutiva do sono detectado pelo questionário de Berlim está associado com aterosclerose coronariana." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/28709.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Kenia Vieira da. "Prevalência de alto risco para SAOS e a associação com fatores de risco em uma população cadastrada no Programa Médico da Família de Niterói/RJ." Niterói, 2015. https://app.uff.br/riuff/handle/1/4893.

Full text
Abstract:
Submitted by Ana Lúcia Torres (bfmhuap@gmail.com) on 2017-10-20T13:29:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO KENIA VIEIRA DA SILVA.pdf: 4101331 bytes, checksum: 73fd29813fdf31e48c6f7c6df3e4b414 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ana Lúcia Torres (bfmhuap@gmail.com) on 2017-10-20T13:29:46Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSERTAÇÃO KENIA VIEIRA DA SILVA.pdf: 4101331 bytes, checksum: 73fd29813fdf31e48c6f7c6df3e4b414 (MD5)<br>Made available in DSpac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Espinheira, Patrícia Farias Sá. "Qualidade do sono em portadores de doença arterial coronariana crônica." Universidade Federal de Sergipe, 2013. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3574.

Full text
Abstract:
Background: Sleep disorders have been considered risk factors for cardiovascular disease, including coronary artery disease (CAD). Therefore, poor sleep quality should be frequent complaint in patients with coronary disease. However, in patients with CAD, the prevalence of poor sleepers and factors associated were not properly investigated. Objectives: To evaluate the frequency and the factors associated with poor sleepers in patients with chronic CAD. Method: We used validated questionnaires to examine sleep quality (Pittsburgh Sleep Quality Index; PSQI), high risk of obstructive sleep apnea
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Questionário de Berlim"

1

Carvalho Sposito, Andrei, and Marcio Vandoni Pimenta. "VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE BERLIN PARA SÍNDROME DA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO E SUA PREVALÊNCIA EM PACIENTES EM FASE AGUDA DE INFARTO DO MIOCÁRDIO." In XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Galoá, 2015. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2015-37599.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!