Academic literature on the topic 'Racismo linguístico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Racismo linguístico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Racismo linguístico"

1

MORAES, JULIANNE CAJU DE OLIVEIRA SOUZA, and Sergio Ricardo Gaspar. "AS PALAVRAS COMO INSTRUMENTO DE PODER: O RACISMO LINGUÍSTICO EM MEIO ÀS PAUTAS DO DESENVOLVIMENTO E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS ORGANIZAÇÕES." Revista Educação C&T, n. 3, ano 2024 - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso 3, no. 3 (2024): 410–25. http://dx.doi.org/10.29327/2443410.3.3-28.

Full text
Abstract:
O tema abordado neste artigo é como expressões de significado racista são instrumentos de poder aplicáveis à análise das pautas do desenvolvimento e da responsabilidade social nas organizações. A fundamentação teórica inicia-se pelo fato de que o crescimento econômico por si só não é suficiente para explicar questões sociais no desenvolvimento econômico e que o sentido da garantia do desenvolvimento social equânime e justo deve considerar as desigualdades sociais, em especial, nas ex-colônias pautadas pelo racismo implementado pelas ex-metrópoles. Contudo, a ligação entre desenvolvimento e rac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lamaison, Thifani Mariah da Rosa, and Tássia Aparecida Gervasoni. "O RACISMO LINGUÍSTICO NAS DECISÕES JUDICIAIS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL." Revista do Curso de Direito do UNIFOR 15, no. 1 (2024): 15–36. http://dx.doi.org/10.24862/rcdu.v15i1.1833.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa possui como objetivo expor algumas manifestações e composições do racismo no Brasil, iniciando o estudo pelo racismo estrutural, e visando estudar como o racismo linguístico se manifesta. Dessa forma, o problema da pesquisa refere-se em: quais as expressões presentes nas decisões judiciais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que podem configurar racismo linguístico e por quais motivos a sua utilização tende a reforçar uma cultura racista? Para desenvolver o trabalho conta-se com a utilização da metodologia de abordagem dedutiva, método de procedimento monográfico e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Missiatto, Leandro Aparecido Fonseca. "Resenha do livro “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”." Mosaico 12, no. 19 (2021): 257–61. http://dx.doi.org/10.12660/rm.v12n19.2020.82264.

Full text
Abstract:
Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo, livro de autoria de Gabriel Nascimento, aborda a linguagem como mecanismo de produção, disseminação e sedimentação do racismo. Ao fazer os caminhos de pensadores decolonialistas e de uma linguística crítica, o autor aponta para complexidade do racismo e suas interfaces com a linguagem. Com uma escrita potente, meticulosamente arquitetada em uma vasta literatura da área, essa obra é um convite para pensar a linguagem como instrumento de poder e de subalternização de vidas que são produzidas nos horizontes da linguagem como se human
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Apolo Vincent, and Denise Maria Botelho. "O RACISMO LINGUÍSTICO COMO BASE DA LÍNGUA PORTUGUESA." Estudos Linguísticos e Literários, no. 78 (September 28, 2024): 406–26. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i78.55607.

Full text
Abstract:
O presente artigo consiste em investigar a relação entre as estruturas formais da língua portuguesa e uma política de formação da consciência racial brasileira. Para tanto, o aspecto linguístico é analisado através de um comparativo entre formas gramaticais da língua portuguesa e da língua inglesa. Com o auxílio da perspectiva da língua enquanto objeto vivo (ILARI, 2006), os estudos sobre assujeitamento (Butler, 2017) são apresentados como elementares para construção do aspecto etnolinguístico das línguas sob análise. As análises linguísticas, alinhadas ao pensamento étnico-dissidente, apontam
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nascimento, Gabriel. "A linguagem como zona do não-ser na vida de pessoas negras no sul global." Gragoatá 28, no. 60 (2023): e53299. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v28i60.53299.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar as contribuições do teórico negro Frantz Fanon para os estudos linguísticos de maneira a compreender em quais sentidos a linguagem pode figurar como zona do não-ser para pessoas negras. Para isso, elejo como objeto empírico a situação de professores negros de língua inglesa que são minorizados no ensino de línguas. Como professores negros são minoria entre colegas da área de língua inglesa, o racismo nessa área faz com que esses profissionais seja vistos como incapazes, confundidos com professores de história ou maltratados nos anos de formação docente. Isso també
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Proença, Paulo Sérgio de. "“Não sou racista, mas...”: motivações linguísticas da proverbial retórica à brasileira para a negação do racismo." A Cor das Letras 18, no. 2 (2017): 336. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v18i2.1889.

Full text
Abstract:
A expressão “não sou racista, mas...” é muito frequente nas redes sociais. Quem o utiliza é ou não racista? Este artigo analisa o valor linguístico e histórico da expressão. O caminho metodológico escolhido é a pesquisa bibliográfica. A análise serve-se de elementos da Pragmática e da Retórica. Ao que tudo indica, ela veicula racismo de forma ostensiva, embora tenha intenção de negá-lo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Melo, Lucas Anderson Neves de, and Ane Patrícia Viana José de Mira. "PRETUGUÊS EM SALA DE AULA: RACISMO LINGUÍSTICO E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA(O) DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA." Revista Inter Ação 46, no. 3 (2021): 1395–412. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i3.67796.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o tema das práticas pedagógicas docentes para o combate ao racismo nas aulas de língua portuguesa. Assim, objetivamos examinar as relações possíveis entre racismo linguístico e as práticas pedagógicas da(o) docente de Língua Portuguesa, com vistas à amenização e/ou superação dos mecanismos de exclusão raciolinguísticos no âmbito escolar. Pelo objetivo delineado, optamos pela pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-explicativa, com uma abordagem narrativa, de viés decolonial. A discussão pretendida aponta para a necessidade de se repensar as políticas editoriais e públ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribeiro Braga, Maria Eduarda, and Gersiney Santos. "NASCIMENTO, Gabriel. Racismo Linguístico: Os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Letramento, 2019. 124 p. ISBN 978-85-9530-300-3." Cadernos de Linguagem e Sociedade 23, no. 2 (2022): 348–52. http://dx.doi.org/10.26512/les.v23i2.37377.

Full text
Abstract:
A obra “Racismo Linguístico”, desde seus elementos metatextuais, apresenta uma parte inicial escrita pelo professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Lynn Mario T. Menezes de Souza. O preâmbulo acrescenta reflexões interessantes acerca do fenômeno do racismo e as suas interfaces com a linguagem, de maneira a introduzir o tema que será desenvolvido por Nascimento no decorrer do livro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Elaine De Moraes, Amanda Da Silva Duarte, and Ovídio Da Conceição Batista Júnior Batista Júnior. "A FORÇA PERFORMATIVA DO DISCURSO MÉDICO NO TRATAMENTO DE MULHERES NEGRAS." Diálogos Pertinentes 19, no. 2 (2025): 32–58. https://doi.org/10.26843/dp.v19i2.3856.

Full text
Abstract:
Para a escrita deste artigo, selecionamos o caso de racismo cometido por uma ginecologista brasileira e divulgado jornalisticamente, no Brasil, em junho de 2023. Recortando a publicação das alegações da acusada no trecho da audiência publicado pelo Fantástico (2023) enquanto sequência dialógica (Rajagopalan, 2019) constituinte do corpus de análise, objetivamos analisar a força performativa da fala médica sobre a saúde de mulheres negras. Para tanto, filiamo-nos à perspectiva teórica da (Nova) Pragmática, sobretudo aos pressupostos de autorias como Rajagopalan (2019), Butler (2021) e Vallada e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira Rezende, Tânia. "TENSIONAMENTO GEO-ONTOEPISTÊMICO-LINGUÍSTICO ENTRE O PATRIARCADO E A ESPIRITUALIDADE DA MULHER NEGRA." Revista Mosaico - Revista de História 16, no. 1 (2023): 57–71. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v16i1.12531.

Full text
Abstract:
Neste artigo, problematizo a relação entre corpo-território-espiritualidade-linguagem-conhecimento e as políticas de controle dos corpos, no percurso entre a Dica dos Anjos e a Madrinha Dica, no rio Peixe, no povoado de Lagolândia, município de Pirenópolis, Goiás. Discuto o processo de perseguição política e de racismo religioso à líder espiritual e política Madrinha Dica, em que os padres redentoristas usam imagens de controle para incitar o ódio dos fiéis contra Dica. Com base nisso, o objetivo da discussão é identificar e interrogar as estratégias de atuação do racismo religioso, geo-ontoep
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Racismo linguístico"

1

Teixeira, Rozana. "O papel da educação e da linguagem no processo de discriminação e atenuação do racismo no Brasil." reponame:Repositório Institucional da UNISUL, 2006. http://www.riuni.unisul.br/handle/12345/4574.

Full text
Abstract:
The study presented in this dissertation is relative the image of Brazilian black in didatic and pardidactic book. Object if point the paper of visual language of the didactic and paradidactics books, in fundamental teaches, in that say about attenuation or perpetuation of racism in the Brazil. The presented theories search shows that the images that do part of daily school are basic to explain and reinforce our relation with the visual world, which is essential for the intellectual activity of the children in apprenticeship situation. For as much, start if of presuppose that a social developm
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Xavier, Adelmo de Souza. "POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA ETNICAMENTE SENSÍVEL: PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE INGLÊS EM TURMAS DE AFROBRASILEIROS." Instituto de Letras, 2009. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27528.

Full text
Abstract:
Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2018-09-25T19:41:45Z No. of bitstreams: 2 Adelmo de Souza Xavier.pdf: 15289275 bytes, checksum: 127d55ef542da23c4d47ee342cd2a9cc (MD5) Adelmo de Souza Xavier.pdf: 15289275 bytes, checksum: 127d55ef542da23c4d47ee342cd2a9cc (MD5)<br>Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-26T18:32:09Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Adelmo de Souza Xavier.pdf: 15289275 bytes, checksum: 127d55ef542da23c4d47ee342cd2a9cc (MD5) Adelmo de Souza Xavier.pdf: 15289275 bytes, checksum: 127d55ef542da23c4d47ee342cd
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ramos, Vera Lúcia. "Será Huckleberry Finn mesmo um romance racista?: uma análise da obra, de algumas de suas traduções e do discurso racial no século XIX em narrativas sobre escravos sob a luz da Linguística de Corpus." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8160/tde-03092018-131140/.

Full text
Abstract:
Adventures of Huckleberry Finn (1884) de Mark Twain (1835-1910) tem estado de modo frequente na berlinda. Em cada época, desde o seu lançamento, a proibição da obra, nas bibliotecas e escolas, foi motivada pelas temáticas tratadas, pelos dialetos criados ou pela reiteração da palavra nigger(s). No Brasil, as traduções da obra fazem parte do nosso Polissistema Literário de Tradução desde 1934 (Monteiro Lobato). Visto que a obra foi lançada há mais de cem anos, muitos têm se dedicado a ela, a fim de discutir suas principais controvérsias. Esta pesquisa visa a apresentar algo diferente na forma d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Range, Suelyn Melo. "Projeto Mães des Volkes: um estudo exploratório de um signo ideológico específico em arte-educação." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.2/10328.

Full text
Abstract:
O trabalho de investigação aqui apresentado sob o título Projeto “Mães des Volkes”: Um Estudo Exploratório de um Signo Ideológico Específico em Arte-Educação - foi criado no âmbito do Mestrado em Arte e Educação da Universidade Aberta e aborda a trajetória artística-pedagógica de mulheres imigrantes ao (re)significar pelas expressões artísticas. A problemática e o objeto de estudo estão centrados no desenvolvimento, organização, exploração e execução do (re)significar pelas Artes o signo (palavra) Migrationshintergrund, em contexto experimental de aprendizagem. A metodologia teórico-con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vieira, Mariana Santos Canuto. "Discutindo estereótipos étnico-raciais em aulas de PLE: a abordagem (ou a falta dela) sobre o racismo no Brasil e a CCI como alternativa possível." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.2/11793.

Full text
Abstract:
Aprender uma nova língua é como descobrir um mundo novo, uma vez que não é possível desconectar língua e cultura. Neste processo de aprendizagem, questões específicas como história das minorias, migração e colonialismo são muitas vezes abordadas de maneira equivocada. Este trabalho apresenta um quadro geral sobre a abordagem racial no Brasil em aulas de PLE e a problemática da reprodução de estereótipos do imaginário brasileiro. O foco sobre cai-se na análise de livros didáticos de PLE como “Bem-vindo!” “Fale Português” e “Avenida Brasil”. Ao mesmo tempo evidencia a importância de uma perspect
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Racismo linguístico"

1

Lisbôa, Flávia Marinho. Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade: Língua como linha de força do dispositivo colonial. EDUFBA, 2022.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Racismo e linguagem: Estratégias de professores negros no ensino de língua inglesa. Pimenta Cultural, 2024.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Linguistics and the Third Reich: Mother-tongue fascism, race, and the science of language. Routledge, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race, and the Science of Language. Routledge, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Hutton, Christopher. Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race and the Science of Language. Taylor & Francis Group, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hutton, Christopher. Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race and the Science of Language. Taylor & Francis Group, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Hutton, Christopher. Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race and the Science of Language. Taylor & Francis Group, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hutton, Christopher. Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race and the Science of Language. Taylor & Francis Group, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hutton, Christopher. Linguistics and the Third Reich: Mother-Tongue Fascism, Race and the Science of Language. Taylor & Francis Group, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Linguistics and the Third Reich. Routledge, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Racismo linguístico"

1

SCOTTA, Larissa. "RACISMO LINGUÍSTICO." In Dicionário Racial: Termos Afro-Brasileiros e Afins (Volume 1). Editora e Livraria Appris, 2024. http://dx.doi.org/10.18366/9786525054452-232-236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gavião, Esdras Neemias Freitas, and Márcia Cristina de Brito Rumeu. "O RACISMO LINGUÍSTICO COMO MANIFESTAÇÃO DO RACISMO ESTRUTURAL." In Linguagem jurídica: produção textual, direito e argumentação v.3. Editora Lupa, 2024. https://doi.org/10.29327/5463186.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Neves, Ivânia dos Santos. "Posfácio." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lisbôa, Flávia Marinho. "A universidade e a entrada de novos sujeitos." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lisbôa, Flávia Marinho. "Dispositivo colonial." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Freire, José Ribamar Bessa. "Posfácio." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lisbôa, Flávia Marinho. "Introdução." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Baniwa, Gersem. "Prefácio." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lisbôa, Flávia Marinho. "Conclusão." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lisbôa, Flávia Marinho. "Subjetividades que marcam as diferenças do aluno Gavião." In Racismo linguístico e os indígenas Gavião na universidade. EDUFBA, 2023. https://doi.org/10.7476/9786556308791.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!