Academic literature on the topic 'Radiografia (odontologia)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Radiografia (odontologia).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Radiografia (odontologia)"

1

Souza Junior, J. C. D., A. P. Afonso, and A. Passarelli Neto. "Aplicabilidade Clínica da Radiografia Digital na Odontologia." Odonto 22, no. 43-44 (December 31, 2014): 83–92. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v22n43-44p83-92.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbosa, Marcelo de Castellucci e., Luégya Amorim Henriques Knop, Marcus Miranda Lessa, and Telma Martins de Araujo. "Avaliação da radiografia cefalométrica lateral como meio de diagnóstico da hipertrofia de adenoide." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no. 4 (August 2009): 83–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000400009.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a hipertrofia de adenoide é uma das principais causas da respiração bucal. Entre os métodos utilizados para o diagnóstico dessa condição, os mais precisos são a endoscopia nasal e a ressonância magnética. No entanto, o método mais utilizado, em Odontologia, é a radiografia cefalométrica lateral. OBJETIVO: determinar a eficácia dessa radiografia no diagnóstico da hipertrofia de adenoide, pela sua comparação com a endoscopia nasal. MÉTODOS: foram avaliados 30 indivíduos (7 a 12 anos). Todos fizeram exame de endoscopia nasal e radiografia cefalométrica lateral. Nas endoscopias, foi registrada a porcentagem de obstrução da nasofaringe e, nas radiografias, a menor dimensão anteroposterior livre da nasofaringe. RESULTADOS: os exames se mostraram fortemente correlacionados (r = - 0,793, p-valor < 0,01). Considerou-se portadores de hipertrofia severa de adenoide os pacientes que apresentaram, na endoscopia, obstrução da nasofaringe igual ou superior a 75% e, nas radiografias, o menor diâmetro anteroposterior da nasofaringe igual ou inferior a 5mm; o exame radiográfico teve uma sensibilidade de 75%, especificidade de 86,3%, valor preditivo positivo de 66,7%, valor preditivo negativo de 90,4% e exatidão de 83,3%. CONCLUSÃO: a radiografia cefalométrica lateral se mostrou um exame eficiente para o diagnóstico da hipertrofia de adenoide.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Menezes, Rodrigo Coelho Bezerra, Bruna Balbino De Paula, and Yamba Carla Lara Pereira. "Medição da cortical óssea através de radiografia panorâmica para diagnóstico de osteopenia e osteoporose em mulheres." Medicina (Ribeirao Preto Online) 53, no. 1 (April 27, 2020): 9–13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i1p9-13.

Full text
Abstract:
Modelo do estudo: Estudo de prevalência. Objetivo: Avaliar a prevalência de osteopenia e osteoporose diagnosticadas por radiografia panorâmica através de medidas qualitativas do córtex ósseo mandibular. Materiais e métodos: Foram utilizados o índice de Klemetti e o índice de Benson através de paquímetro digital. A análise descritiva dos dados foi realizada no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) V.20.0. Resultados: Das cinquenta radiografias panorâmicas avaliadas de mulheres com média de idade de 43,04 anos, 15 mulheres (30%) foram diagnosticadas com osteopenia pelo índice de Klemetti, não havendo casos de osteoporose na amostra. Em relação ao índice de Benson, os resultados mostraram média de 4,24 mm (DP: 0,54), com valor mínimo de 3,30 e máximo de 6,10 mm. Conclusão: Nossos achados evidenciam a importância da radiografia panorâmica para o diagnóstico precoce de osteopenia e osteoporose. A radiografia panorâmica apresenta baixo custo e facilidade de uso pelos cirurgiões-dentistas, sendo um exame amplamente utilizado em diversas áreas da odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mota, Isabelly Bárbara de Oliveira, Alessa Cunha Langoni, Gabriela Cristina Tavares Araújo Almeida, Eduardo Silva Botelho, Mayra Maria Coury França, Tais Alves Reis, Lia Dietrich, and Fernando Nascimento. "Análise do conhecimento na interpretação de imagens radiográficas de acadêmicos de um curso de Odontologia." Research, Society and Development 9, no. 11 (December 6, 2020): e88691110676. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10676.

Full text
Abstract:
A radiografia é o exame complementar mais utilizado pelos Cirurgiões Dentistas na prática odontológica e quando associado aos dados clínicos, permite uma melhor identificação de algumas alterações e por consequência um correto tratamento. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o nível de conhecimento dos alunos do último período, matriculados na disciplina de Clínica Integrada do Curso de Odontologia da Faculdade de Patos de Minas – FPM no segundo semestre de 2020, no que tange a precisão de diagnóstico e decisão de tratamento ao analisar radiografias periapicais de diversas situações encontradas na rotina clínica. A pesquisa constou da aplicação de um questionário online com 11 seções. Nas 10 primeiras sessões, foi exposto uma radiografia periapical de situações frequentes da rotina odontológica. Para cada imagem havia uma pergunta referente ao diagnóstico e outra sobre opção de tratamento. Na 11º seção, os alunos responderam qual foi a imagem de mais difícil interpretação. Foi observado um percentual baixo de acertos – apenas 62,16% (37/23) da amostra acertaram metade ou menos da quantidade de radiografias apresentadas para análise. Quando diagnóstico e conduta foram avaliados separadamente, 69% (37/25) dos entrevistados interpretaram corretamente a imagem radiográfica e 46% (37/17) erraram a conduta clínica. A imagem 10 foi a que apresentou maior percentual de dificuldade 38% (37/14), de acordo com as respostas. Foram observadas fragilidades relacionadas a interpretação de imagens menos comuns à clínica odontológica e que pesquisas com metodologias mais abrangentes podem oferecer resultados mais precisos quanto a capacidade interpretativa e de decisão de tratamento frente a imagens radiográficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Scoralick, Raquel Agostini, Ana Amélia Barbieri, Zilla Miranda Moraes, Luiz Francesquini Júnior, Eduardo Daruge Júnior, and Suely Carvalho Mutti Naressi. "Identificação humana por meio do estudo de imagens radiográficas odontológicas: relato de caso." Revista de Odontologia da UNESP 42, no. 1 (February 2013): 67–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772013000100012.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Dentre os vários documentos que compõem o prontuário odontológico, destacam-se, para fins de identificação humana, os exames por imagem; entre estes, os exames radiográficos, os quais, quando cuidadosamente produzidos e corretamente arquivados, possibilitam a individualização de qualquer pessoa, além de serem de baixo custo. Principalmente por esses motivos, são fundamentais no processo de identificação humana odontológica. OBJETIVO: Fazer a descrição de um caso de identificação de indivíduo carbonizado por meio de análise de radiografias da arcada e demonstrar que a identificação humana odontológica é efetiva e de baixo custo. MATERIAL E MÉTODO: Para a identificação do carbonizado, procedeu-se ao confronto da imagem de radiografia odontológica panorâmica feita anteriormente à fatalidade com as radiografias periapicais realizadas post-mortem. RESULTADO: Foram encontrados 12 pontos de semelhança entre as imagens estudadas, os quais foram suficiente para identificar o cadáver. CONCLUSÃO: O estudo ora em questão possibilitou demonstrar que o método de identificação humana utilizado em Odontologia é efetivo e apresenta baixo custo e boa margem de segurança, visto que trabalha com caracteres altamente individualizadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Rafaela Pequeno Reis, Severino Matheus Pedrosa Santos Clemente, Álisson Thiago Lima, Camila Nóbrega Diniz, Leonardo Henrique de Araújo Cavalcante, Jossaria Pereira de Sousa, Andreza Cristina de Lima Targino Massoni, Patrícia Meira Bento, Ana Priscila Lira de Farias Freitas, and Denise Nóbrega Diniz. "Avaliação da reprodutibilidade entre três métodos para determinação da maturação esquelética em pacientes de 06 a 16 anos." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 22, 2020): e26291211046. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11046.

Full text
Abstract:
Foi conduzido um estudo transversal, quantitativo e realizado através de documentação direta com o objetivo avaliar a eficiência da reprodutibilidade entre três métodos de maturação esquelética em pacientes de 06 a 16 anos. A amostra constitui-se de 63 indivíduos, atendidos na Clínica Escola do Departamento de Odontologia, no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, sendo 31 do sexo feminino e 32 do sexo masculino, que tiveram 03 exames radiográficos analisados: telerradiografia norma lateral, radiografia panorâmica e radiografia carpal. Na amostra estudada, a média da idade dentária (115,81 meses) foi inferior à média da idade cronológica (122,70 meses) para ambos os sexos. Em relação à idade óssea, em ambos os sexos, a média obtida (120,98 meses) foi próxima à média da idade cronológica. Os índices de maturação das vértebras cervicais mostraram resultados semelhantes aos das idades dentária e óssea. Conclui-se que os métodos que apresentam maior eficiência e reprodutibilidade são os da análise da idade dentária através da radiografia panorâmica e da idade óssea através da radiografia carpal. A análise da maturação das vértebras cervicais pela telerradiografia norma lateral apresenta, portanto, menor sensibilidade e menor acurácia em sua aplicabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Guardiola, María de los Ángeles, and Ruben Jaime Szwom. "ENDODONCIA EN INCISIVOS CENTRALES INFERIORES: OMISIÓN DEL CONDUCTO LINGUAL." Revista Expressão Católica Saúde 3, no. 2 (December 17, 2018): 46. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v3i2.2436.

Full text
Abstract:
Los incisivos centrales inferiores son las piezas dentarias más pequeñas de la arcada dentaria, sin embargo, debido a que su raíz es achatada en sentido mesio distal puede presentar dos conductos radiculares, un conducto vestibular, el que por lo general el odontólogo localiza y otro conducto lingual el cual es pasado por alto siendo el tratamiento endodóntico de pronostico dudoso. Este trabajo de investigación tiene como objetivo concientizar a los estudiantes de 5º año de la Carrera de Odontología en las dificultades que se pueden presentar en este tipo de piezas dentarias por desconocimiento de su anatomía. Se trabajaron con 40 incisivos centrales inferiores a los cuales se les realizó una radiografía preoperatoria ortorradial. A continuación, se procedió a realizar la apertura cameral y la localización de el o los conductos radiculares que según el alumno presentaba la pieza dentaria a tratar. Posteriormente, al determinar la longitud de trabajo se efectuó una radiografía ortorradial y disociada, para poder determinar si la pieza dentaria exhibía otro conducto radicular. En este trabajo, el 88% de los incisivos centrales inferiores presentaron 2 conductos radiculares mientras que el 12% restante uno sólo. No hubo diferencia estadísticamente significativa entre conductos encontrados (57%) y no encontrados (43%). ENDODONTIA EM INCISIVOS CENTRAIS INFERIORES: OMISSÃO DO CONDUTO LINGUAL RESUMO Os incisivos centrais inferiores são os dentes menores das arcadas dentárias, no entanto, a sua raiz é achatada no sentido mesiodistal podendo ter dois condutos radiculares, o conduto vestibular, geralmente o dentista localiza e o outro conduto lingual que é negligenciado sendo o tratamento endodôntico do prognóstico duvidoso. Este trabalho de pesquisa visa conscientizar os alunos do 5º ano da carreira de Odontologia sobre as dificuldades que podem surgir neste tipo de dentes devido ao desconhecimento de sua anatomia. Trabalhamos com 40 incisivos centrais inferiores, nos quais foi realizada uma radiografia ortorradial pré-operatória. Em seguida, abertura cameral e localização do canal radicular ou condutos que segundo o estudante, apresentavam o dente a ser tratado. Posteriormente, ao determinar o comprimento de trabalho, foi realizada uma radiografia ortorradial e dissociada, a fim de determinar se o dente apresentava outro canal radicular. Neste trabalho, 88% dos incisivos centrais inferiores apresentavam 2 canais radiculares, enquanto os 12% restantes apresentavam apenas um. Não houve diferença estatisticamente significante entre os condutos encontrados (57%) e não encontrados (43%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Candeiro, George Táccio De Miranda, Ana Carolina Santana Praxedes, Amanda Ferreira de Sousa Bringel, Francisco Ramon Ramos de Oliveira, Horlley Honny Teófilo Amorim, Lewton De Almeida Fernandes, and Ilan Sampaio do Vale. "Ocorrência de molares supranumerários em pacientes da clínica de radiologia da Universidade Federal do Ceará." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 50, no. 2 (April 14, 2009): 30–32. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.9568.

Full text
Abstract:
Os dentes supranumerários constituem uma das anomalias mais conhecidas e estudadas da dentição humana. Essa alteração, também conhecida como hiperdontia, representa a formação de um ou mais dentes em número maior que o normal, podendo ocorrer em ambos os arcos dentários. O diagnóstico normalmente é realizado a partir de exames radiográficos convencionais, principalmente com a radiografia panorâmica, e em alguns casos com o uso da tomografia computadorizada. No presente trabalho foram avaliadas 1.325 radiografias panorâmicas de pacientes atendidos no serviço de Radiologia do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará, residentes em Fortaleza, no período de outubro de 2007 a dezembro de 2008, com o objetivo de avaliar a prevalência de molares supranumerários. Assim, foram encontrados 25 pacientes que apresentaram molares supranumerários, sendo 13 homens e 12 mulheres, entretanto não sendo observada diferença estatisticamente significante (p=0,5264). Houve uma ocorrência mais comum na maxila do que na mandíbula. Conclui-se que os molares supranumerários apresentaram uma considerável prevalência na população examinada, reforçando a importância do diagnóstico precoce de tal anomalia dentária, a fim de se realizar o tratamento, se necessário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alberto Pensin Moro, Fernando, Micheli Nádia Boneti, and Antônio Augusto Iponema Costa. "Prevalência de dentes supranumerários em pacientes atendidos em uma clínica-escola de odontologia do norte do Rio Grande do Sul." Revista Perspectiva 44, no. 165 (June 25, 2020): 171–78. http://dx.doi.org/10.31512/persp.v.44.n.165.2020.82.p.171-178.

Full text
Abstract:
Dentes supranumerários ou hiperdontia podem ser classificados como dentes que excedem o número normal encontrado, podendo acontecer em qualquer região dos arcos dentários. Esta pesquisa teve por objetivo investigar a prevalência de elementos supranumerários, bem como sua localização, relação com sexo e raça/etnia dos pacientes atendidos nas disciplinas de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial de uma Clínica-Escola de Odontologia do norte do Rio Grande do Sul. Foram analisados 363 prontuários de pacientes atendidos no ano de 2018. Do total (n=107), 5 pacientes foram identificados com dentes supranumerários, correspondendo a uma prevalência de 4,67%. A idade variou de 13 a 27 anos, com uma média de 18,2 anos de idade (DP= 5,3 anos). A região mais afetada foi a de pré-molares, principalmente em ossos maxilares. O sexo feminino foi 15% mais acometido que o masculino e a raça/etnia branca foi apontada como tendo uma incidência de 4:1 em relação aos não brancos. Apenas uma pequena amostra possuía radiografia panorâmica em seu prontuário. Sugere-se a implantação de um protocolo para solicitação da radiografia panorâmica ao início dos procedimentos clínicos com o propósito de diagnosticar precocemente a presença de dentes supranumerários e avaliar demais estruturas anatômicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dos Santos, Manuela Rocha, Karine Lima Oliveira, Juliana Batista Melo Da Fonte, Ignez Aurora Dos Anjos Hora, Wilton Mitsunari Takeshita, and Maria de Fátima Batista De Melo. "Prevalência de alterações dentárias em pacientes com síndrome de Down avaliados por meio de radiografia panorâmica." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 26, no. 2 (November 28, 2017): 112. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v26i2.297.

Full text
Abstract:
Introdução: Estima-se que a incidência da síndrome de Down seja de um a cada 660 nascimentos. Sendo as anomalias dentárias frequentes nessa parcela da população, é importante seu correto diagnóstico para o planejamento do tratamento. Objetivo: Realizar o levantamento das alterações dentárias, como as anomalias dentárias de desenvolvimento, por meio de radiografi as panorâmicas. Métodos: Foram avaliadas radiografi as panorâmicas realizadas em 27 pacientes com síndrome de Down atendidos na Unidade de Diagnóstico Oral e Odontologia para Pessoas Especiais (UDOPE), entre agosto de 2011 e julho de 2012, em comparação com 27 pacientes não sindrômicos atendidos no Departamento de Odontologia da UFS, no Hospital Universitário do município de Aracaju, SE. Os dados foram tabulados e analisados estatisticamente através do teste Qui-quadrado com nível de signifi cância de 5% e o odds ratio, comparando os grupos e com a literatura. Resultados: Dos pacientes com síndrome de Down, dezoito apresentaram-se com giroversão (67%), dez apresentaram um ou mais casos de agenesia (37%), cinco apresentaram um ou mais dentes conoides (19%), quatro com um ou mais dentes não irrompidos (15%), três com um ou mais microdentes (11%), dois pacientes com no mínimo um caso de dilaceração apical (7%), dois apresentaram um ou mais dentes com hipercementose (7%), um paciente com retenção prolongada no arco (4%) e um com taurodontismo (4%). Conclusões: As anomalias dentárias foram encontradas em alta prevalência no grupo com síndrome de Down, dentre elas a giroversão foi a mais prevalente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Radiografia (odontologia)"

1

Souza, Fernando Luiz de. "Digitalização de radiografias odontologicas periapicais utilizando scanners e sua importancia na odontologia legal." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/290720.

Full text
Abstract:
Orientador: Eduardo Daruge
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-28T05:20:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza_FernandoLuizde_D.pdf: 2665920 bytes, checksum: 5c9ff5744fee7c27c11564551dc07c3d (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: Através de estudos realizados, sabe-se da existência de diversos métodos de obtenção de radiografias digitais e digitalizadas; entretanto, alguns destes métodos são onerosos e trabalhosos. Sabe-se, ainda, que o uso dos arquivos digitais na odontologia estão em sua fase inicial. O objetivo deste estudo não é questionar o valor legal das Imagens digitais e sim apresentar as técnicas indiretas de digitalização de radiografias reduzindo o custo e facilitando a sua execução. Através do uso de dois scanners de marca e modelos diferentes procedemos a digitalização de 14 radiografias periapicais onde demonstramos a viabilidade das técnicas empregadas apontando vantagens de desvantagens de cada uma delas. A utilização do scanner de mesa nos forneceu melhores resultados quando comparado ao scanner de slides. A legalidade dos arquIvos digitais na odontologia é apenas uma questão de tempo. As técnicas apresentadas foram adaptadas para as necessidades do Cirurgião dentista e do Odontolegista e se fundamenta em princípios simples e básicos da imageologia digital. Baseado nesta simplicidade é possível acreditar que num futuro próximo os profissionais da odontologia poderão utilizar-se das técnicas apresentadas e desfrutarem dos benefícios trazidos com a informática
Abstract: Studies have shown the existence of various methods for the obtainment of digital and digitized radiographs; nevertheless, some of these methods are costly and difficult. It is also known that the use of digital files in Dentistry is still beginning. The purpose of this paper is not to call into question the legal vaI ue of digital lmages but otherwi se introduce indirect radiograph digitizing techniques, thus reducing cost and facilitating performance. Two scanners of different trademarks and models were used to digitize 14 periapical radiographs in order to demonstrate the practicability of the respective techniques, and the advantages and disadvantages of each. The table scanner provided better results when compared to the slide scanner. The legality of digital files in Dentistry is only a question of time. The techniques presented were adapted to the needs of the dentist and odontolegist and are based on simple and fundamental principIes of digital imaging, what lead us to believe that dentists will soon be able to use them and experience the benefits of informatics
Doutorado
Doutor em Odontologia Legal e Deontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fonseca, Alisson André Robe. "Avaliação do efeito da formalina na descalcificação de espécimes anatômicos, por meio da densidade radiográfica e concentração de cálcio." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/378.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-12-27T14:14:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 000397720-0.pdf: 4377048 bytes, checksum: c1288fe9b91b7ca21ccf4b256a0d7226 (MD5) license.txt: 581 bytes, checksum: 44ea52f0b7567232681c6e3d72285adc (MD5)
The aim of the present study was to determine if the process of preserving anatomic specimens in aqueous 10% formalin alters the radiographic density of tissues, and if fixation causes changes in tissue calcium levels as well. Twenty hemi-heads, 20 hindlimbs and 20 radius/ulna bones of rabbits were distributed individually in containers with one of the following aqueous fixatives: 10% formalin and 10% phosphate-buffered formalin (FTFA). The specimens were radiographed at five different times: before being added to fixative solutions (time zero) and after 1, 15, 30 and 90 days in fixative. The radiographs were digitized and analyzed using the ImageTool® program in pre-established regions. Samples of the fixatives were submitted to spectrophotometry to measure the concentration of calcium, before fixation and 90 days afterward. There was no significant difference in radiographic density between the specimens fixed in 10% formalin versus 10% phosphate buffered formalin. Radiographic density did decrease significantly with time in both fixatives. It can therefore be concluded that a progressive process of demineralization occurs in formalin. With regard to soft tissues, there was no evidence of any effect on radiographic density for the different time periods examined. At 90 days, the presence of calcium was observed in both fixatives, where a greater concentration was found in the 10% formalin group.
O presente estudo teve por objetivo verificar se o processo de conservação de espécimes anatômicos em solução aquosa de formalina a 10% altera a densidade radiográfica dos tecidos, bem como se há modificação da dosagem de cálcio durante a fixação. Para tanto, 20 hemicabeças, 20 membros pélvicos e 20 conjuntos rádio/ulna de coelhos foram distribuídos cada um em um recipiente contendo um dos seguintes fixadores: solução aquosa de formalina a 10% e solução aquosa de formalina a 10% com tampão-fosfato (FTFA). As peças foram radiografadas em cinco tempos diferentes: antes de serem acondicionadas nas soluções fixadoras (tempo zero) e um, 15, 30 e 90 dias após. As radiografias foram digitalizadas e analisadas por meio do programa ImageTool®, em regiões pré-estabelecidas. Amostras das substâncias fixadoras foram submetidas a espectrofotometria para a verificação e dosagem da concentração de cálcio, antes da fixação e 90 dias após. Não houve diferença significativa da densidade radiográfica entre os espécimes acondicionados em solução de formalina a 10% e formalina a 10% com tampãofosfato. A densidade radiográfica do tecido ósseo diminuiu significativamente com o passar do tempo em ambas as soluções fixadoras. Isto nos permite concluir que ocorre um processo progressivo de desmineralização. Em relação ao tecido mole não foi evidenciado efeito algum sobre a densidade radiográfica nos diferentes tempos de análise. Aos noventa dias verificou-se a presença de cálcio em ambas soluções fixadoras, sendo que a maior concentração ocorreu no grupo da Formalina à 10%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Pedro Luiz de 1959. "Estudo comparativo da qualidade das imagens obtidas pelos metodos radiografico e xerorradiografico em diferentes tecnicas de interesse na odontologia." [s.n.], 1990. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288882.

Full text
Abstract:
Orientador: Frab Norberto Boscolo
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-13T23:19:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carvalho_PedroLuizde_M.pdf: 1792245 bytes, checksum: 55ffd8856ce2ec2a6a696a807658c57e (MD5) Previous issue date: 1990
Resumo: O presente estudo teve o propósito de fazer uma análise comparativa das imagens apresentadas pelos métodos radiográfico e xerorradiográfico, em seis técnicas extrabucais de interesse odontológico. Na obtenção das duas imagens, radiográfica e xerorragiográfica pelo modo negativo, os pacientes foram submetidos às incidências, onde os fatores foram utilizados de acordo com o tipo físico de cada paciente. Os exames obtidos, radiográfico e xerorradiográfico, receberam parecer quanto a qualidade da imagem por seis profissionais radioologistas da área da saúde. A análise dos resultados mostrou que o método xerorradiográfico foi superior ao método radiográfico, quanto a qualidade da imagem, mas foi necessário maior exposição aos raios X para a obtenção
Abstract: The present study has the purpose of making a comparative analysis of the images presented by the xeroradiographic and radiographic methods, in six extraoral techics of dentistry interest. In order to obtain the radiographic and xeroradiographic by the negative mode, the patients were exposed to incidences on which factors according to each patient's physical characteristics were used. The radiographic and xeroradiographic exams obtained, received point of view of six radiologists of the health area in relation to their quality. The analysis of the results indicated that the xeroradiographic method was superior in relation to the radiographic method, about image quality, it was necessary X-ray higher for image obtained.
Mestrado
Radiologia
Mestre em Odontologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Leticia Ruhland. "Avaliação clínica de um sensor digital intra-oral." Florianópolis, SC, 2006. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88437.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Made available in DSpace on 2012-10-22T09:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228903.pdf: 1408724 bytes, checksum: 24f3fd22fc7fd9dbc5c9e3b29d5260d4 (MD5)
O presente trabalho teve como objetivo comparar, através da realização de exames radiográficos periapicais completos, um sensor digital e o filme radiográfico convencional em quatro quesitos: número e tipos de erros observados nas imagens radiográficas obtidas, qualidade geral das imagens, grau de conforto ou desconforto experimentado pelos pacientes durante os exames e o tempo necessário para a realização das aquisições radiográficas com os dois sistemas. Exames radiográficos periapicais completos foram realizados por três radiologistas, em quarenta e cinco pacientes, utilizando-se filme e sensor em quadrantes cruzados, perfazendo um total de 360 radiografias convencionais e 450 digitais. O tempo de realização de cada tomada radiográfica foi cronometrado. Os pacientes foram questionados, durante a realização dos exames, quanto ao grau de conforto ou desconforto experimentado nas diferentes regiões radiografadas. Um painel de 3 radiologistas analisou as imagens quanto ao número e tipos de erros contidos nas imagens e quanto à qualidade geral das mesmas. Um maior número de erros foi observado com o uso do sensor digital quando comparado ao filme (p< 0,0001). A análise por regiões dentais demonstrou haver diferença estatisticamente significativa nas regiões de 2° molar superior, 1° molar superior, incisivos superiores, canino inferior e incisivos inferiores (p< 0,05). Houve diferença estatisticamente significativa entre o sensor digital e filme (p< 0,001) no quesito "qualidade geral" das imagens, sendo que um maior número de imagens radiográficas de melhor qualidade foi obtido com o uso do filme. Fazendo-se a individualização das regiões dentais, houve diferença estatisticamente significativa na qualidade geral das radiografias nas regiões de 2° molar superior, canino superior, incisivos superiores, 2° molar inferior, canino inferior e incisivos inferiores. (p< 0,05). Houve diferença estatisticamente significativa entre o sensor digital e o filme quanto ao grau de conforto ou desconforto com os dois sistemas (p< 0,001), sendo que o sensor digital se mostrou mais desconfortável do que o filme. Houve diferença estatisticamente significativa nas regiões 2° molar superior, canino superior e incisivos superiores, onde o filme se mostrou mais confortável que o sensor (p< 0,05). Em relação ao tempo necessário para a realização das aquisições radiográficas, observou-se que não houve diferença entre as modalidades (0,502). Os resultados permitiram concluir que: a) o uso de filme radiográfico convencional resulta em um menor número de erros quando comparado ao uso de um sensor digital na realização de exames radiográficos periapicais; b) o uso de filme radiográfico convencional resulta em imagens radiográficas de melhor qualidade geral quando comparado às imagens obtidas com o sensor digital na realização de exames radiográficos periapicais; c) o filme radiográfico convencional é menos desconfortável para o paciente que um sensor digital na realização de exames radiográficos periapicais; e d) que o tempo necessário para a realização de aquisições radiográficas periapicais com um sensor digital é semelhante ao requerido pelo filme convencional. The aim of the present study was to compare the clinical use of a digital sensor and conventional film, through the realization of full mouth periapical examinations, in four points: number and types of errors observed in the images, quality of the images, degree of patient comfort or discomfort during the examinations and the necessary time for taking the images with the two systems. Complete periapical examinations were obtained of forty-five patients using a digital sensor and film using a crossed split-mouth design, in a total of 360 conventional x-rays and 450 digital images. The operating time to position and expose the receptor was registered. The images were evaluated by a panel of three dental radiologists for the number and types of errors. Each radiograph was also given an overall rating as excellent, good, acceptable or unacceptable. A higher number of errors were observed with the use of the digital sensor when compared with film (p< 0,0001). The digital sensor showed more errors than film in the regions of upper second molar, upper first molar, upper incisors, lower canine and lower incisors (p< 0,05). The film had images with more quality in the regions of upper second molar, upper canine, upper incisors, second lower molar, lower canine and lower incisors (p< 0,05) Patients felt film more comfortable in the regions of upper second molar, upper canine and upper incisors. Operating time was similar between digital sensor and film (p= 0,502). It can be concluded that: a) the use of conventional film results in a lower number of errors and b) the use of conventional film results in radiographic images of better quality when compared with the use of a digital sensor in the accomplishment of periapical examinations; c) film is more comfortable for the patient than a digital sensor in periapical examinations; e d) the necessary time for the accomplishment of periapical images with a digital sensor is similar to that required for film.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gallassini, Larissa Lorena. "Análise da influência de diferentes resoluções e modos de visualização na obtenção de medidas lineares em radiografias panorâmicas digitalizadas / Larissa Lorena Gallassini ; orientador, Fernando Henrique Westphalen." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2005. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=257.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2005
Inclui bibliografia
Os objetivos do presente estudo foram avaliar, pelas mensurações lineares do forame mentual e do seio maxilar, a melhor resolução de escaneamento dentre as cinco resoluções utilizadas: 100, 150, 200, 300 e 400 dpi e, também, avaliar a apresentação das ima
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chen, Ya Ten. "Estimativa da idade pela mineralização dos ossos do carpo atraves de radiografias padronizadas." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288331.

Full text
Abstract:
Orientador : Nelson Massini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-19T16:34:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Chen_YaTen_M.pdf: 10059776 bytes, checksum: f0b8ec71901a3a8187e9fd0e4285d3cc (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: A est.imativa da idade humana constitue um dos problemas de grande importância nas perícias civis e criminais. Di versos fatores biológicos foram usados como parâmetros nestes estudos, tendo-se em vista, a variabilidade que estes elementos apresentam na avaliação da idade. Em nosso trabalho, procuramos est.mar a idade, pelo desenvolvimento e mineralização de oito ossos do metacarpo, em 200 brasileiros, leucodermas, de ambos os sexos, nas faixas etárias de '13 a 22 anos, através de radiografias padronizadas. Os resultados têm demonstrado que dos oito ossos estudados, no sexo masculino, o trapézio e o trapezóide foram os que apresentaram com um aumento de área mais uniforme, no período de 13 a 22 anos. Por outro lado, no sexo feminino, os resultados demonstraram não haver diferenças significativas entre a idade e as dimensões das áreas dos ossos. Concluimos que, os ossos metacarpianos no sexo feminino, apresentam um grau mais acelerado que no sexo masculino. Embora a análise de variância demonstrou haver diferença significante, entre as dimensões dos ossos no sexo masculino, pela análise de regressão linear , foi possivel idealizar uma fórmula para a estimativa da idade, com relativa segurança, apenas pela área do osso trapezóide, isto é, com 80,78% de certeza
Abstract: The estimate of human age constitute one of the major problems in civil and criminal investigation. Several biological factors were used as parameters in these studies, taking into account, the variability that these elements: present in the calculation of age. ln our work, we employed standard radiographies: to estimate the age by the development- and mineralization of eight bones: of the metacarpal, in 200 leucoderm Brazilians, of both sexes, aging between 13 and 22 years. The results showed that. in male from the eight bones studied, the trapezium and the trapezoid, were the ones that. presented a more uniform enlargement of area, in the period of 13 to 22 years of age. On the other hand, in female, the results showed no significative differences between age and dimensions of bone areas. We concluded that the metacarpal bones in female present a more accelerate grade of development and mineralization than in male. Although, the anal ysis of variance, showed significant difference among the bone dimensions in male, by linear regression analysis. it was possible to make a formula to estimate age, with a relati ve security, just by trapezoid bone area, with 80,78% of certainty
Mestrado
Odontologia Legal e Deontologia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nepomuceno, Anelise Carvalho [UNESP]. "Radiografia intra-oral e convencional da hemiarcada superior direita de gatos domésticos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/89063.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-09-29Bitstream added on 2014-06-13T19:50:49Z : No. of bitstreams: 1 nepomuceno_ac_me_jabo.pdf: 1633955 bytes, checksum: 31d281852ab56f9aab61f1d437226b8b (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
A proposta inicial deste projeto de pesquisa constituiu-se em avaliar a hemiarcada superior direita de gatos domésticos por meio de técnicas radiográficas odontológicas do paralelismo, à semelhança do que é utilizada em seres humanos, empregando-se filmes intra-orais aos posicionadores de Han Shin. As imagens obtidas por esta metodologia foram correlacionadas com as técnicas radiográficas convencionais (extra-orais), com o intuito de se estabelecer vantagens ou desvantagens como praticidade, nitidez e facilidade para detectar possíveis afecções dentais e periodontais. Foram utilizados 30 gatos, sem raça definida, 17 machos e 13 fêmeas, faixa etária entre dois e três anos, criados e confinados em gatis do Centro de Manutenção de Animais do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras/MG. Com os animais sob anestesia geral, foram realizadas radiografias da hemiarcada superior direita, incluindo, de acordo com a técnica, três incisivos, canino, três pré-molares e molar em radiografias intra-orais e extra-orais. As imagens radiográficas foram analisadas e efetuaram-se comparações qualitativas entre pares intra-orais e convencionais dos mesmos animais. Para se estabelecer a técnica radiográfica dental mais bem adaptada, foram realizadas análises estatísticas por meio do Teste de McNemar (Qui-quadrado modificado). De acordo com esse teste, a técnica intra-oral mostrou ser superior a extra-oral (p≤0,05), não somente para achados referentes a espaço periodontal aumentado, canal radicular amplo e arredondamento de ápice, mas também para a avaliação mais bem detalhada de dentes caninos, pré-molares e molares em gatos
The aim of this research was to evaluate the right maxilla hemiarcade of cats through parallel dental radiographic techniques, similar to that used in humans, applying Han Shin intraoral film positioner. Images obtained by this method were correlated with conventional radiographic techniques (extraoral). The goal was to establish advantages and disadvantages such as practicality, sharpness and easiness to detect possible dental and periodontal diseases. Thirty mixed breed cats were evaluated, 17 males and 13 females, ages two to three years old, raised and confined in catteries in the Center of Rearing of Animals of Department of Zootecnia of Federal University of Lavras/MG. Radiographies of the right maxilla were taken with the animals under general anesthesia, and according to the technique, three incisors, canine, three premolars and molar teeth were included in the intraoral and extraoral images. The radiographic images were analyzed and qualitative comparison of pairs of intraoral and conventional images from the same animals were achieved. To establish the dental image procedures that was better adapted for cats, the McNemar Test (Modified Qui-Square) was used for statistical analysis. The intraoral technique was superior than the extraoral (p≤0,05), not only for findings relating to increased periodontal space, broad root canal and rounded apex, but also for a more detailed evaluation of canine, premolar and molar teeth in cats
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Barbieri, Ana Amélia [UNESP]. "Importância da radiografia panorâmica como instrumento auxiliar às práticas clínica e odontolegal." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/105862.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:35:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-12-08Bitstream added on 2014-06-13T20:06:38Z : No. of bitstreams: 1 barbieri_aa_dr_sjc.pdf: 394148 bytes, checksum: 38068de89d952ac2c1ec034621729317 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
As radiografias odontológicas registram a situação clínica do indivíduo embasando o tratamento proposto e acompanhando sua evolução. Dentre elas a radiografia panorâmica propicia uma visão mais ampla do complexo bucomaxilofacial, permitindo a descoberta de processos patológicos e outros achados, contribuindo para diagnósticos mais eficazes e melhor planejamento terapêutico. Além disso, é igualmente relevante no processo de identificação humana,estimativa da idade e na solução de discussões judiciais. Este estudo foi conduzido visando fundamentar a necessidade da inclusão da radiografia panorâmica como documento imprescindível ao prontuário do paciente, de modo a conferir a ele maior autenticidade. Para tanto, foram avaliadas 2732 radiografias panorâmicas não identificadas, de pacientes na faixa etária de 15 a 55 anos, de ambos os sexos, procedentes dos acervos da Disciplina de Radiologia da FOSJC-UNESP e de uma clínica radiológica particular da cidade de São José dos Campos - SP. A análise das radiografias buscou achados radiográficos não observáveis clinicamente. Os dados encontrados foram submetidos a análise estatística descritiva, TesteT Student e Teoria Central do Limite. Do total das radiografias panorâmicas avaliadas, 20,31% apresentaram achados radiográficos. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre os sexos e entre os sexos e a faixa etária. Os dados obtidos e a múltipla finalidade odontológica da radiografia panorâmica demonstram sua essencialidade como documento a complementar o prontuário odontológico do indivíduo, conferindo a ele maior legitimidade e valor clínico
The dental radiographies make part of the documents that fill in the patients file, keeping the patients clinical situation registers before and during treatment, and after its conclusion, supporting the proposed treatment and following its evolution. From those radiographies used for dental purposes, the panoramic radiography is the one that gives you a wide vision of the bucomaxilar complex for embracing teeth, facial bones, and surround structures. It is equally relevant in the human identification process, age chronology, and in court for judicial issues. This study aims to reinforce the need to include the panoramic radiography to the patients file as an essential document, accrediting bigger authenticity to it. For this purpose, the authors evaluated 2732 no identified panoramic radiographies of male and female patients between 15 and 55 years of age gotten from the Radiology Subject of FOSJC-UNESP files and from a private radiological clinic in São José dos Campos - SP. This study investigated for radiographic finds not clinically seen. The data obtained was submitted to descriptive statistical analysis and Student T test. It was observed that 20,31% of all panoramic radiographies evaluated carried radiographic finds. No significantly statistical differences were found between the sexes and the sexes and ages. Obtained data and the multiple use of the panoramic radiography indicate its importance as a complementary document to the patients file, accrediting to it bigger legal and clinical values
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pistoia, Gustavo Dorneles. "Avaliação da influencia das condições de armazenamento na degradação das soluções de processamentos, simulando condições de trabalho em consultorios odontologicos." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289291.

Full text
Abstract:
Orientador: Agenor Montebello Filho
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-24T14:22:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pistoia_GustavoDorneles_M.pdf: 5773388 bytes, checksum: 62d34da5303bec2c70e95a8ffa46a431 (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: No presente estudo teve-se por finalidade avaliar se diferentes condições de annazenamento das soluções reveladoras e fixadoras Kodak, prontas para uso, influíram na sua degradação, após o início do seu uso. Para isto foram simuladas condições de consultório odontológico, com o processamento de filmes Kodak EP - 21P em caixas de processamento. Na 1ª etapa, os primeiros 200 ml de cada solução foram utilizados imediatamente após a abertura dos frascos, até a sua total degradação, enquanto que o restante foi armazenado sob diferentes condições: uma solução foi armazenada em geladeira, a outra em um local abrigado de iluminação e grandes variações de temperatura, e a última foi mantida em um ambiente totalmente exposto à energia luminosa e a variações de temperatura, recebendo, inclusive, radiação solar. Os dados obtidos pela comparação das densidades ópticas e análise subjetiva das radiografias produzidas proporcionaram resultados que permitiram a constatação de que as condições de annazenamento não influíram na degradação das soluções, pois o período médio de utilização das mesmas na 2ª tapa do experimento foi menor que o da 1ª etapa (27 e 33 dias respectivamente), independente das condições de annazenamento. O número médio de radiografias processadas até a degradação das soluções foi de 120, na 1ª tapa do experimento, e 85 na 2ª tapa. O pH e a temperatura das soluções sofreram pequenas variações ao longo do experimento, não tendo influência na degradação das mesmas
Abstract: The present study had as goal to evaluate if different storage conditions of developing and fixing solutions, from Kodak, ready to use, had any inflluence on their degradation after beginning of use. For this purpose, dentist' s office conditions were simulated, with the processing Kodak films EP-21P on processing boxes. On the first stage, the former 200 ml of each solution were used immediately after bottle opening, until total degradation, while remaining was stored under different conditions: one solution was stored in refrigerator, one in a place light - and temperature variation - protected, and the last was kept in an environment totally open to light and temperature varation, including sunlighí. The obtained results, by comparison of optical densities and subjective analysis of the processing films, allowed us to conclude that the storage conditions did not matter on the solution degradation, since the average use time was shorter in the second stage than the first stage (27 days and 33 days, respectively), in despite of the storage conditions. The average number filmsuntil solution degradation was 120 on the first stage and 85 on the second stage. The pH and temperature of solutions had some little variation but this had no inflluence on degradation
Mestrado
Radiologia
Mestre em Ciências
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pistoia, Gustavo Dorneles. "Avaliação densitometrica e subjetiva do efeito da degradação de diferentes soluções de processamento sobre os filmes Kodak Ektaspeed Plus, Ultra-speed e Agfa Dentus M2 Comfort, utilizando caixas de processamento." [s.n.], 2000. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289346.

Full text
Abstract:
Orientador: Agenor Montebello Filho
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-07-26T23:42:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Pistoia_GustavoDorneles_D.pdf: 7073930 bytes, checksum: 3db1eae3b3ef1f1b192949bfe05723bb (MD5) Previous issue date: 2000
Resumo: A finalidade da execução deste estudo foi avaliar o efeito das condições de processamento, em especial a degradação das soluções de processamento, sobre o contraste e densidade óptica das radiografias realizadas com três diferentes tipos de filmes radiográficos disponíveis no comercio brasileiro, e correlacionar estas alterações com a análise clínica qualitativa de cirurgiões dentistas de várias especialidades. Para isto foram simuladas as condições de trabalho de consultório odontológico, com o processamento dos filmes Kodak Ektaspeed Plus, Ultra-speed e Agfa Dentus M2 Comfort, utilizando 200 ml de soluções de processamento manual Kodak e Agfa em duas diferentes caixas de processamento (Odontologic e VH), e com a realização dos processamentos somente em dias úteis, até a total degradação das soluções. Os dados obtidos pela comparação das densidades ópticas, densidade base e velamento, contraste e pela análise subjetiva das radiografias realizadas com as 12 combinações filmes/soluções/caixas de processamento testadas permitiram a constatação de que o filme que manteve mais constantes suas propriedades no período estudado foi o Kodak Ultra-speed, seguido do Agfa Dentus M2 Comfort. As combinações que apresentaram maior período de duração, com maior número de filmes processados, foram as que utilizaram as soluções Kodak e as caixas Odontologic. A análise subjetiva mostrou-se consideravelmente pouco sensível quando comparada à avaliação densitométrica, na medida que as radiografias só foram consideradas inaceitáveis para propósitos de diagnóstico quando apresentaram perdas médias de 78% de densidade óptica e 85,2% de contraste
Abstract:The purpose in the execution of this study was to evaluate the effect of processing conditions, specially the degradation of processing solutions, on the contrast and optical density of radiographies performed with three different kinds of radiographic films available in Brazil and to correlate the alterations with the qualitative clinical analysis carried out by dentists of several specialities. For this, the workplace conditions of dentist's office were simulated, with the processing of Kodak Ektaspeed Plus, Ultra-speed and Agfa Dentus M2 Comfort dental films using 200 ml of Kodak and Agfa manual processing solutions in two different portable boxes (Odontologic and VH), with the realization of processing only in serviceable days, until the total degradation of the solutions. The obtained data by comparison of the optical densities, base plus fog densities, contrast and by the subjective analysis of the radiographies of the 12 films/solutions/portable boxes combinations tested allowed to conclude that the film which most kept its properties in the studied period was the Kodak Ultra-speed film, followed by Agfa Dentus M2 Comfort. The combinations that showed longer duration period, with a greater amount of processed films were the ones which used the Kodak solutions and portable boxes Odontologic. The subjective analysis showed to be less sensitivity when compared to the densitometric evaluation, as radiographies were considered inacceptable for diagnostic purposes only when presented average loss of 78% in optical density and 85,2% in contrast
Doutorado
Doutor em Radiologia Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Radiografia (odontologia)"

1

Jansen, Lind Laura, ed. Dental radiography: Principles and techniques. Philadelphia: W.B. Saunders, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Radiografia (odontologia)"

1

Vasconcelos, Natália Marques, Ana Carolina de Oliveira Portela, Marcelle Melo Magalhães, Kátia Linhares Lima Costa, Carlos Eduardo Lopes Albuquerque, Mauro Vinicius Dutra Girão, Vicente Paulo Ponte Neto, and Maria Vilma Dias Adeodato. "A RADIOGRAFIA PANORÂMICA COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE OSTEOPOROSE: REVISÃO DE LITERATURA." In Prática Problematizadora e Ensino Participativo na Odontologia, 68–76. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9162015077.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Thamirys da Costa, Wagner Almeida de Andrade, Luiz Roberto Coutinho Manhães Junior, Afonso Celso de Souza Assis, Milena Bortolotto Felippe Silva, and Pedro Luiz de Carvalho. "COMPARAÇÃO DO PLANEJAMENTO EM IMPLANTODONTIA POR RADIOGRAFIA PANORÂMICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE FEIXE CÔNICO." In Tecnologias Aplicadas à Prática e ao Ensino da Odontologia, 1–12. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.7282005061.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Villar, Lucas Santos, Wellington Dorigheto Andrade Vieira, and Maria Inês da Cruz Campos. "ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS DISTÚRBIOS DE DESENVOLVIMENTO DENTÁRIO VISUALIZADOS ATRAVÉS DE RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS." In Comunicação Científica e Técnica em Odontologia 4, 191–98. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61520240116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Breno Oliveira da, João Lucas da Silva Figueira, Melquizedec Luiz Silva Pinheiro, Edivam Brito da Silva Filho, Gardênia de Paula Progênio Monteiro, Johnatan Luís Tavares Góes, André Alencar de Lemos, Leonardo Gabriel Gomes Trindade, Pâmela Karoline Silva Xavier, and Pedro Luiz de Carvalho. "PREVALÊNCIA DE ANOMALIAS DENTÁRIAS EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS REALIZADAS NA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPA." In Comunicação Científica e Técnica em Odontologia 4, 199–212. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.61520240117.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography