Academic literature on the topic 'Reabilitação fixa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Reabilitação fixa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Reabilitação fixa"

1

Bento, Victor Augusto Alves, Karolina Braga Costa, and Daisilene Baena Castillo. "Reabilitação com prótese fixa metalocerâmica: Acompanhamento de 12 anos." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 12, 2021): e26810817218. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17218.

Full text
Abstract:
As próteses parciais fixas metalocerâmicas (PPF) têm sido uma opção de tratamento amplamente utilizadas pelos cirurgiões-dentistas, apresentando taxas de sucesso significativamente altas ao longo prazo. Entretanto, suas taxas são baseadas em ensaios clínicos conduzidos em condições padronizadas e não representam as realidades clínicas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo enfatizar a sobrevida das metalocerâmicas, através de um caso clínico de reabilitação, utilizando liga metálica Ni-Cr e cimento de ionômero de vidro modificado por resina com acompanhamento de 12 anos. O caso foi reabilitado com duas PPF posteriores de cinco elementos com dois pônticos e cincos próteses fixas unitárias anterior para o arco superior e duas PPF posteriores de cinco elementos com dois pônticos para o arco inferior. Concluiu-se que as PFF apresentam alta taxa de sucesso há um longo período de acompanhamento, sendo sua longevidade vinculada ao correto planejamento, escolha dos materiais e técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Ana Paula de Almeida, Camila Gobbi de Carvalho Barbosa, Cláudio Luis de Melo-Silva, Tereza Cristina Favieri de Melo-Silva, Rodrigo Xavier de Freitas, Cristiane Fonseca de Carvalho, and Roanna de Castro Teixeira. "Prótese fixa sobre dentes e implantes: relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 17, 2021): e190101220167. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20167.

Full text
Abstract:
Diversos fatores podem ocasionar perdas dentárias no indivíduo, prejudicando a harmonia facial e a fisiologia do sistema estomatognático, influenciando principalmente na mastigação, na fonação e no equilíbrio articular. Em casos mais complexos que envolvem perdas dentárias múltiplas, é necessário o restabelecimento da dimensão vertical de oclusão (DVO), assim como a procura pela estética e aumento da autoestima é constantemente requisitada. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de reabilitação oral com prótese implanto suportada associada à prótese dento suportada, em que foram restabelecidos a DVO, estética, função e equilíbrio do sistema estomatognático. O tratamento do paciente de 56 anos, leucoderma e do gênero masculino, foi realizado na clínica odontológica do Centro Universitário de Volta Redonda e após anamnese, exame clínico, análise das fotografias, da panorâmica e dos modelos de estudo observou- se perda de função mastigatória, estética e colapso na dimensão vertical de oclusão. O paciente negou alergias e relatou ser diabético e hipertenso, porém em tratamento controlando as morbidades. A reabilitação oral foi realizada através da confecção de prótese fixa tipo protocolo Branemark anterior modificado sobre dentes e implantes. Conclui-se que a satisfação do paciente se fez muito evidente com a melhora funcional e estética através da instalação da prótese provisória tipo protocolo anterior modificado a partir de resina acrílica PMMA, respondendo de maneira satisfatória a todos os requisitos necessários até essa fase da reabilitação, restabelecendo a dimensão vertical de oclusão, devolvendo a eficiência mastigatória, assim como reequilibrando o sistema estomatognático influenciando psicossocialmente em sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chaccur, Danilo, Flávia M. Lopes, Atlas E. Moleros Nakamae, Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio, Pedro Tortamano Neto, and Dalva Cruz Laganá. "Análise crítica das construções protéticas, fixas e removíveis, sobre implantes em pacientes edentados." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 22, no. 3 (December 11, 2017): 240. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v22i3.421.

Full text
Abstract:
A osseointegração é, sem sombra de dúvida, a responsável pelo notável avanço tecnológico, mudança de conceitos filosóficos e condução de planejamentos voltados à reabilitação oral, como também, pela disseminação e propagação dos conhecimentos, interferindo sobremaneira nas demais áreas da Odontologia contemporânea. Os implantes osseointegrados são cada vez mais utilizados para substituir dentes perdidos em várias situações, desde a perda de um único dente até em casos de completo edentulismo. A reabilitação de pacientes desdentados com próteses fixas ou overdentures removíveis é um processo complexo e desafiador. Existem fatores cruciais para a decisão de uma prótese fixa ou removível para se obter estética, fonética, promover conforto e função. Além disso, o resultado do tratamento está relacionado à taxa de sobrevivência dos implantes, à manutenção do osso marginal, à saúde do tecido periimplantar, à longevidade dos componentes protéticos e da prótese em si. Esse estudo buscou analisar as vantagens e desvantagens das reabilitações protéticas sobre implantes, fixas e removíveis, para pacientes totalmente desdentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Eurides, Duvaldo, Paulo Marçal, and Amaury Caetano de Menezes. "REABILITAÇÃO DE DENTES INCISIVOS DE BOVINOS COM PRÓTESE PARCIAL FIXA METÁLICA." Ciência Rural 23, no. 1 (April 1993): 43–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781993000100009.

Full text
Abstract:
No presente experimento 12 novilhos com idade variando de 6 a 12 anos, sem raça definida, foram utilizados para verificar a viabilidade de reabilitação de dentes incisivos com aplicação de prótese parcial fixa metálica. O método constou da confecção de molde em resina acrílica, moldagem dos dentes com alginato para obtenção de um modelo em gesso e elaboração das próteses em liga metálica de níquel-cromo e cobre-alumínio. Verificou-se que as próteses mantiveram-se retidas com significativo desgaste na fase oclusal e permitiu que os animais em criação semi-intensiva recuperassem a capacidade de fracionar forrageiras. A prótese pode ser utilizada para prevenir graves alterações de desgaste de dentes incisivos ou para restabelecer suas funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Souza, Katherine Milhomem, Aghata Kelma Palácio Gomes, Cássio de Barros Pontes, and Karina Matthes de Freitas Pontes. "Reabilitação estética anterior com prótese metalocerâmica dento-gengival." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 6 (June 10, 2021): e7335. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7335.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a utilização de prótese fixa parcial metalocerâmica com gengiva cerâmica, como reabilitação estética em região anterior de maxila na impossibilidade de intervenções cirúrgicas com enxertia e instalação de implantes, em segundo momento, devido a condições sistêmicas ou questões financeiras. Detalhamento do caso: Paciente 50 anos de idade, sexo feminino, queixava-se da situação estética de seus dentes superiores. A dimensão vertical de oclusão e o suporte labial da paciente foram restabelecidos, melhorando o aspecto envelhecido, ainda na fase de prótese provisória. Foi confeccionada infraestrutura metálica recoberta por cerâmica feldspática, a partir da seleção de cores adequadas à paciente, além de preparo para coroas totais de cerâmica nos dentes vizinhos. O desenho da prótese incluiu uma área de gengiva com coloração similar à mucosa da paciente, respeitando a relação estética e funcional. Considerações finais: Esta modalidade protética foi a opção mais acessível diante de uma condição desfavorável à substituição de dentes perdidos por implantes com enxertia de tecidos duros e moles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Vinicius Coronado, Igor Coronado Barros, and Joaquim Mesquita Neto. "Reabilitação do guia canino complementar ao tratamento harmônico e estético com prótese parcial fixa livre de metal." Odonto 25, no. 50 (December 18, 2018): 15. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v25n50p15-23.

Full text
Abstract:
Os materiais mais resistentes falham pela falta de translucidez. Os mais estéticos, por sua vez, sofrem maior risco de fratura. Por isso, próteses metalocerâmicas e as livres de metal continuam dividindo as preferências e as indicações dos cirurgiões dentistas. As cerâmicas, com as melhores propriedades mecânicas, In-Ceram alumínio e In-Ceram zircônia. Estes sistemas tem alta resistência e oferecem uma ampla possibilidade de indicações e aplicação clinica, por exemplo, em próteses fixas unitárias, infraestrutura para pontes fixas e coroas sobre implantes, além de não apresentarem correntes galvânicas, o que contribui para a manutenção da saúde periodontal e pulpar, diminuição de acúmulo de placa, excelência estética, pela translucidez, opacidade, opalescência e fluorescência, além de serem superiores em relação às metalocerâmicas nos quesitos: corrosão, e biocompatibilidade. Então para o paciente ser considerado apto a receber restaurações protéticas livres de metal, deve possuir oclusão adequada e ausência de hábitos parafuncionais, para que estas não se fraturem em movimentos excêntricos e bordejantes durante as excursões mandibulares. O objetivo desse caso clínico que se optou pela reabilitação estética dos dentes anteriores com próteses livres de metal em cerâmica devido a excelência estética proporcionada pela mesma e principalmente pela ausência da margem metálica.PALAVRAS-CHAVE: Reabilitação oral, metal free, estética dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Matheus Simões, Karolina Pires Marcelino, Jonhson Cesário de Oliveira Júnior, Luiz Carlos Moreira Junior, Julliana Cariry Palhano Freire, Euler Maciel Dantas, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, André Luiz Marinho Falcão Gondim, Eduardo Dias-Ribeiro, and Luis Ferreira de Almeida Neto. "Instalação de implantes dentários simultâneo a realização de Sinus Lift: Relato de Caso." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 26, 2020): e2869108462. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8462.

Full text
Abstract:
Devido à perda dentária precoce, a reabsorção alveolar durante toda a vida, assim como a redução de tamanho do rebordo alveolar. A perda de altura óssea leva ao aplainamento do palato, isto leva a pneumatização dos seios maxilares junto com a expansão de suas câmaras, fator este que dificulta o sucesso na fixação de elementos implantáveis. O estudo em questão tem o objetivo de relatar um caso de uma paciente que foi submetida a realização de uma cirurgia de levantamento de seio maxilar e instalação de implantes em área posterior da maxila (ausência dos elementos 15 e 16). A técnica de Sinus Lift foi optada cumprindo a indicação baseada na altura do osso residual, que fora 4mm, feito deslocamento da membrana sinusal e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo xenógeno Bio-Oss large 1g, fora feita instalação simultânea dos implantes Neodent Gran Morse 3.5x11.5. Após a realização dos procedimentos será aguardado um período de 6 meses para reabilitação final com a prótese fixa sobre os implantes. Sendo esta diminuição do tempo para reabilitação um dos pontos positivos desta técnica simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bitu, P. Y. S., M. G. Morais, M. L. Lima, E. F. L. Vasques, and V. M. Taumaturgo. "Aspectos Clínicos para a Realização do Procedimento de Moldagem de Trabalho em Prótese Parcial Fixa: Revisão de Literatura." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p5.

Full text
Abstract:
A moldagem é um passo fundamental em um tratamento reabilitador protético oral, quanto melhor a exatidão deste procedimento, mais informações serão alcançadas, possibilitando assim, que se realize um trabalho com sucesso. O objetivo do trabalho é expor os achados na literatura sobre os aspectos clínicos dos materiais e técnicas de moldagem de trabalho em prótese parcial fixa. O levantamento bibliográfico foi realizado através de artigos científicos publicados a partir do ano de 2010 até o ano de 2016, dos bancos de dados SciELO, Bireme e PubMed, por meio dos descritores: Próteses, Impressão e Materiais. Após a leitura do Resumo de trinta artigos, foram selecionados vinte e cinco que apresentavam a temática em questão, sendo cinco artigos excluídos por não apresentarem de forma concisa e direta o critério esperado, sendo este, uma abordagem dos materiais e técnicas de moldagem de trabalho em prótese parcial fixa. Com base nos artigos avaliados, pode-se observar que os elastômeros são os materiais mais utilizados na execução de moldagens de trabalho em prótese parcial fixa, e em relação as técnicas de moldagem, foi visto que todas as técnicas podem ser utilizadas, não apresentando diferença significativa entre elas. Contudo para se obter sucesso clínico neste procedimento, o mesmo deve ser criteriosamente executado, cabendo aos cirurgiões dentistas respeitar suas limitações e utilizar a técnica de forma precisa para que sua reabilitação oral alcance excelência. Palavras-chave: Próteses. Impressão. Materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bertolini, Patrícia Fernanda Roesler, Oswaldo Biondi Filho, Vanessa Harumi Kiyan, and Cintia Helena Coury Saraceni. "Recuperação da estética do sorriso: cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética." Revista de Ciências Médicas 20, no. 5/6 (July 26, 2012): 137. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v20n5/6a578.

Full text
Abstract:
A estética do sorriso relaciona a cor, o formato dental e as características do contorno gengival, associando-os ao posicionamento labial e à face do paciente. A erupção passiva alterada é uma condição que leva à ocorrência de coroas clínicas curtas, com tamanhos diferentes, e pode dificultar a obtenção da estética em casos de reabilitação protética. Este trabalho apresenta um caso clínico que restabelece a harmonia do sorriso por meio da associação de cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética. Uma paciente queixou-se da cor do elemento dental 21, como também da diferença no tamanho das coroas clínicas de seus dentes ao sorrir. Clinicamente, diagnosticaram-se a presença de erupção passiva alterada, com envolvimento apenas do tecido gengival ao redor dos dentes 11 e 22, e a necessidade de substituir a coroa total do elemento 21. Realizou-se a cirurgia plástica periodontal por meio da técnica de gengivectomia para correção de erupção passiva alterada e restabelecimento adequado do zênite gengival.Após 30 dias, removeu-se a coroa total do elemento 21 e um provisório caracterizado foi confeccionado. Após 45 dias, a coroa total metal-free foi cimentada e a paciente relatou satisfação com o resultado do tratamento. No dia a dia clínico, a associação de procedimentos protéticos e periodontais torna-se necessária para harmonizar a relação entre o elemento dental e os tecidos moles ao seu redor e restabelecer a estética do sorriso.Termos de indexação: Estética dentária. Gengivectomia. Periodontia. Prótese parcial fixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Morais, M. G., M. L. Bitu, E. F. Vasques, and V. M. Taumaturgo. "Propriedades Laboratoriais e Clínicas dos Compostos Cerâmicos nas Reabilitações Orais Estéticas: Revisão de Literatura." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 4. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p4.

Full text
Abstract:
Atualmente, existe uma ampla busca para a reabilitação oral através de tratamentos estéticos, onde gerou um grande avanço tecnológico e científico, que permitiu o desenvolvimento de materiais e técnicas reabilitadores que buscam excelência nos procedimentos clínicos estéticos. Os compostos cerâmicos são materiais odontológicos com grande avanço e utilização efetiva na clínica odontológica, como exemplo as próteses livres de metal. Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura mais atual sobre os compostos cerâmicos, suas propriedades, aspectos funcionais e estéticos. O levantamento bibliográfico foi realizado através de artigos científicos publicados do ano de 2008 até o ano de 2017 dos bancos de dados Scielo, Bireme e PubMed, utilizando os descritores Prótese Parcial Fixa, Estética e Cerâmica. Foram incluídos artigos que apresentavam dados pertinentes ao assunto proposto, após a leitura do Resumo de 30 artigos, foram selecionados 25 que apresentavam a temática em questão, sendo 5 artigos excluídos por não exibirem de forma precisa e direta o critério esperado, sendo este, uma abordagem atual sobre reabilitações orais estéticas. Diante dos artigos avaliados, pode-se observar que, os compostos cerâmicos permitem uma larga utilização em reabilitações orais com resultados clínicos bastante satisfatórios. Concluiu-se que devido aos grandes avanços tecnológicos e científicos nas estruturas cerâmicas, permitiram com que as reabilitações orais estéticas apontassem grande avanço em seu comportamento mecânico, biológico e estético.Palavras-chave: Estética. Cerâmica. Prótese Parcial Fixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Reabilitação fixa"

1

Nunes, Rodolfo Filipe Damásio. "Reabilitação fixa aparafusada Vs. reabilitação fixa cimentada." Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/5255.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
A reabilitação fixa é a arte e a ciência de, de forma artificial, reabilitar dentes danificados ou espaços edêntulos da cavidade oral através de peças metálicas, metalo-cerâmicas ou totalmente cerâmicas. No caso de as lesões estarem localizadas apenas na zona da coroa e/ou existirem espaços edêntulos pequenos, as reabilitações são dento-suportadas e a união entre as peças dentárias e a reabilitação é feita através de técnicas de cimentação. No caso de espaços edêntulos extensos, estas reabilitações são aparafusadas a implantes dentários. Os implantes dentários, ao longo dos anos, têm vindo a ser alvo de um extenso estudo e melhoramento das suas propriedades de biocompatibilidade, sendo atualmente um método de reabilitação com uma taxa de sucesso superior a 90%. Dado as atuais taxas de sucesso de biocompatibilidade dos implantes, a necessidade de recuperação das reabilitações como fator primordial para o desenho destas passou para um plano secundário, dando-se cada vez mais importância a outros fatores como a estética, oclusão, função e passividade que estavam relegados num plano secundário. Com este trabalho pretendeu-se fazer uma sistematização da bibliografia atual sobre este tema de forma a poder avaliar as vantagens e desvantagens de cada sistema ao nível dos conhecimentos e técnicas atuais. A pesquisa bibliográfica do presente projeto de pós-graduação foi realizada recorrendo-se à biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, biblioteca da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e a diversos motores de busca online, nomeadamente, Pubmed, Scielo, Mesh Database e Science Direct, utilizando como palavras-chave: “cement”, “screw”, “fix”, “retained”, “implant”, “restoration”, “retention”, que foram associados de diversas formas selecionando-se 154 artigos. Foram ainda consultados 5 livros. Como principais conclusões deste trabalho pode-se afirmar que atualmente o melhor tipo de retenção para reabilitações implanto-suportadas é a retenção por cimentação, embora na literatura não haja uma clara evidência relativamente a aparafusada, além de que, as reabilitações cimentadas são mais sensíveis e o clínico necessita ter alguma experiência para dominar corretamente esta técnica ao contrário das técnicas aparafusadas.
The fixed rehabilitation is the art and science of artificially, rehabilitate damaged teeth or edentulous areas of the oral cavity through metal structures, metal-ceramic or all-ceramic structures. In cases where the lesions are located only in the region of the corona and / or there are small edentulous spaces, the rehabs are tooth-supported and the union between the dental pieces and rehabilitation is done by cementation techniques. In the case of extensive edentulous spaces, these restorations are screwed to dental implants. Dental implants, over the years, have been the subject of extensive study and improvement of their biocompatibility properties, currently a rehabilitation method with a success rate over 90%. Given the current success rates of biocompatibility of implants, the need for recovery of rehabilitations as primary factor for the design of these went to a secondary plan, giving more importance to other factors such as aesthetics, occlusion, function and passivity that were relegated to a secondary plan. This work aims to make a systematization of the current literature on this subject in order to be able to evaluate the advantages and disadvantages of each system at the level of current knowledge and techniques. The bibliographic research of this graduate project was performed using to the library of the Faculdade de Medicna Dentária da Universidade de Lisboa, library of the Faculdade de Medicina Dentáriada Univerisade do Porto and various online search engines, in particular, Pubmed, Scielo , Mesh Database and Science Direct, using as keywords: "cement", "screw", "fix", "retained", "implant", "restoration", "retention", which were associated in various ways and 154 articles were selected. 5 books were consulted also. The main conclusions of this work can be said that currently the best type of retention for implant-supported restorations is the retention by cementing, although in the literature there is no clear evidence for screwed, and that cemented the rehabs are more sensitive and the clinician needs to have some experience to properly master this technique instead of screw techniques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ribeiro, Ricardo Manuel Pereira. "Qual a eficácia clínica do sistema CEREC com os seus diferentes materiais para reabilitação em prótese fixa e sobre implantes?" Master's thesis, [s.n.], 2015. http://hdl.handle.net/10284/5061.

Full text
Abstract:
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária
Introdução: A evolução das tecnologias em todas as áreas de atividade tem mudado a maneira como se aborda os desafios que são impostos nos dias de hoje. Na medicina dentária tem acontecido o mesmo que na área da saúde em geral, uma resistência enorme às novas técnicas e tecnologias, mas o que é certo é que a era digital esta cada vez mais implantada e a ganhar sobre essa resistência. Os sistemas CAD/CAM já fazem parte integrante da reabilitação dentária, principalmente por via dos laboratórios dentários, mas também no consultório com o sistema CEREC que conseguiu colocar a tecnologia CAM/CAM em consultório ao dispor do médico, dentista e dos pacientes. Objetivos: Verificar, através de uma revisão bibliográfica a evolução dos sistemas CAD/CAM CEREC nos últimos anos. Pretende-se verificar a eficácia clinica deste sistema propriamente dito nos seus diversos materiais para as reabilitações de prótese fixa e reabilitações sobre impantes. Materiais e métodos: Na elaboração desta dissertação foi realizada uma revisão bibliográfica no período que vai desde 1994 até Março de 2015. Foram utilizadas bases de dados como Pubmed (medline), Elsevier, Scielo e GoogleAcademic, com as palavras-chave: “digital prosthetic dentistry”; “dental cad/cam”; “dental ceramics”; “CEREC”; “sistema CEREC”; “materiais CEREC”. Resultados: Nesta revisão foram verificados estudos que mostraram que reabilitações realizadas pelos sistemas CAM/CAM CEREC tiveram bom comportamento clinico nas diversas valências, estética, adaptação marginal, resistência ao desgaste entre outros parâmetros clínicos. Conclusão: Ao longo dos últimos 20 anos do sistema CEREC, muito se tem evoluído e certamente muito se vai continuar a evoluir. O resultado dessa evolução tem sido testado pelos variados estudos, mostrando que clinicamente é um sistema rápido e preciso. A medicina dentária eleva-se para outro nível com esta tecnologia e os profissionais da área ao perceberem isso vão certamente levar as consequências dessa evolução para o paciente, realizando tratamentos mais eficazes e rápidos sendo do ponto de vista clínico uma mais valia para todos. Introduction: The evolution of technology in all areas of activity has changed the way it addresses the challenges that are imposed today. In dentistry it has happened the same way as in health care in general, a huge resistance to new techniques and technologies, but what is certain is that the digital age is increasingly expanding and to getting over this resistance. CAD / CAM systems already form an integral part of the dental rehabilitation, mainly throughout dental laboratories, but also in the dentist’s office (with CEREC system) that places the CAD / CAM technology to the dentists and patients reach. Objectives: To determine, throughout a bibliographic review the evolution of the CEREC systems in past few years. This was intended to verify the clinical effectiveness of the system itself in the various materials it works with: for fixed prosthetic restorations and rehabilitations on impantes. Methods: In preparing this thesis a bibliographic review was performed in the period of 1994 to March de 2015. Databases were used as Pubmed (Medline), Elsevier, sceilo and googleacademic with the keywords "digital prosthetic dentistry" ; "Dental cad / cam" ;"Dental ceramics" ;"CEREC" ;"CEREC system" ;"CEREC materials." Results: In this review studies checked restorations made by the CEREC systems had good clinical behavior in the following various aspects: aesthetics, marginal fit, wear resistance and other clinical parameters. Conclusion: Over the last 20 years the CEREC system, much has developed and certainly much is going to keep evolving. The result of this evolution has been analised by various studies showing that clinically it is a very fast and precise system. Dentistry has been elevated to a whole new level with this technology and the professionals aswell, that being so, the consequences of this evolution will be led to the patient, the treatments will be faster and more effective, from the clinical point of view with an added value for everyone.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Gisele Rodrigues da 1982. "Efeito do tipo de pino, altura do remanescente coronário e carregamento na distribuição de tensões em prótese fixa de três elementos." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289728.

Full text
Abstract:
Orientador: Luís Roberto Marcondes Martins
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-21T16:51:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_GiseleRodriguesda_D.pdf: 2969310 bytes, checksum: 065fbdffc0e741bd55d3cb562acde2e8 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a influência do retentor intrarradicular, altura do remanescente coronário e tipo de carregamento virtualmente simulado, no comportamento biomecânico de prótese fixa anterior de 3 elementos. Quatro modelos tridimensionais de elementos finitos foram criados comparando-se o tipo de retentor nos dentes pilares (fibra de vidro ou núcleo metálico fundido) e a altura do remanescente coronário (0 e 2 mm). Para simular o tipo de carregamento foram considerados dois níveis de aplicação da força: 1- simulação de contato protrusivo (PRT): 200 N distribuídos nas cristas marginais palatinas dos incisivos superiores, sendo 50 N em cada crista marginal, a 45o do longo eixo do dente e 2- simulação de contato em lateralidade canina (LAT): 200 N aplicados na palatina do canino a 15º. Todos os materiais foram considerados homogêneos, lineares, elásticos e isotrópicos com exceção do pino de fibra de vidro, que foi considerado transversalmente isotrópico. O problema estrutural foi solucionado computacionalmente pelo Método de Elementos Finitos (MEF), em análise estrutural estática. A coerência da simulação foi observada pela análise do deslocamento e pelas tensões de von Mises. O deslocamento foi analisado de forma qualitativa e quantitativa comparando-se a região de deslocamento máximo sofrido pela prótese. Em seguida, foram comparadas as tensões máximas principais ocorridas na região de conexão entre pôntico e dentes pilares, na raiz do incisivo central, do canino e nas interfaces pino-dentina radicular e núcleo de preenchimento-dentina. Concluiu-se que as tensões de tração são concentradas entre pôntico/ pilar e na palatina dos dentes pilares da prótese fixa anterior. Sendo que a protrusão gera maior concentração de tensão máxima principal de tração nos dentes pilares e gera deslocamento duas vezes maior do que a lateralidade. Ademais, a presença de remanescente coronário melhora a distribuição das tensões e o pino de fibra de vidro mostrou-se adequado em prótese fixa anterior de 3 elementos
Abstract: The aim of this study was to investigate the influence of post, load condition and ferule presence in abutment teeth on the stress distribution in the anterior three-unit fixed dental prosthesis (FDP) made of lithium dissilicate. Four three-dimensional finite element (FE) models were created comparing the type of post using on the abutment teeth in two levels (fiberglass post and cast post-and-core) and the coronal remaining in two levels (with or without ferule presence). Two load conditions were applied: 1- 200 N was distributed on palatine marginal ridge of incisive, with 50 N in each ridge, under a 45o angle with the long axis of the tooth, simulating the protrusive contact or 2- 200N was applied on palatine of canine at 15o. All materials were considered homogeneous, linear elastic, and isotropic, with the exception of the glass fiber post, which was considered transversally isotropic. Analysis by Finite Elements Method (FEM), was performed structural analysis. The displacement and Von Mises stress was applied to analyze the coherence o simulation. The displacement was analyzed by quality and quantity resuts in region of maximum prostheses displacement. Maximum principal stress was used as a criterion to compare the study factors. The stress distribution was compared in a descriptive way in the area of the connector, along the interface post/dentin and core/dentin and on abutment dentin teeth. In conclusion, the highest tensile stress was observed in the connector areas and on palatine abutments roots surfaces. The protrusion causes higher stress and displacement than canine guide. The ferrule presence in the abutment teeth reduced the maximum principal tensile stresses on tooth-restoration complex and the fiberglass post seems to improve the stress distribution on anterior 3-unit fixed-dental prostheses
Doutorado
Dentística
Doutora em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Thais Marques Simek Vega 1980. "Masticatory function in partially edentulous patients after rehabilitation with removable and fixed prosthesis over osseointegrated implants = Função mastigatória de pacientes parcialmente edêntulos após reabilitação com próteses removíveis e fixas sobre implantes osseointegrados." [s.n.], 2013. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/288671.

Full text
Abstract:
Orientador: Renata Cunha Matheus Rodrigues-Garcia
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-23T21:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Goncalves_ThaisMarquesSimekVega_D.pdf: 2684657 bytes, checksum: b1b361a499cc2e74dc84aa2b63d2ae75 (MD5) Previous issue date: 2013
Resumo: Estudos revelam melhora na mastigação após o uso de próteses sobre implantes osseointegrados. Entretanto, poucos são aqueles que avaliam a mastigação de pacientes parcialmente edêntulos, comparando a função mastigatória após a reabilitação por meio de diferentes próteses parciais, o qual foi o objetivo deste ensaio clínico pareado. Para tanto, foram selecionados 12 voluntários (8 gênero feminino, idade média 62.6 ± 7.8 anos), apresentando edentulismo total superior e parcial inferior (classe I de Kennedy), os quais receberam, de forma sequencial, próteses parciais removíveis (PPR), PPR com encaixe implanto-retido (PPRI) e prótese parcial fixa sobre implantes (PPFI). Todos os tratamentos foram realizados na mandíbula e utilizados por 2 meses antes da avaliação mastigatória, enquanto a maxila recebeu uma nova prótese total que foi utilizada durante todo o estudo. A mastigação foi avaliada por meio da mensuração da performance mastigatória (PM), índice de trituração dos alimentos (ITA), força máxima de mordida (FMM), espessura dos músculos masseter e temporal, movimento mastigatório, limiar de deglutição (LD), habilidade mastigatória, estado nutricional, qualidade de vida (QV) e satisfação do paciente. Foi realizada a análise exploratória dos dados e aplicada análise de variância para medidas repetidas seguido de teste de Tukey-Kramer para as comparações múltiplas entre os tratamentos. Todas as análises foram realizadas utilizando SAS software (release 9.1, 2003; SAS Institute Inc., Cary, USA) (p ? 0.05). A PM melhorou consideravelmente após o uso de PPRI e PPFI com aumento de 85% e 87%, respectivamente. Resultados similares foram observados em relação ao ITA e à FMM com aumento (p ? 0.0001) de 91% e 62% no ITA de 79% e 62% na FMM após o uso de PPRI e PPFI, respectivamente. Independente do tipo de prótese, o uso de PPRI e PPFI aumentou a espessura do masseter durante a contração voluntária máxima (p ? 0.0001) e alterou o movimento mastigatório, reduzindo o tempo total do ciclo, bem como a duração das fases de abertura e fechamento (p ? 0.05). A habilidade mastigatória melhorou após o uso da PPRI e PPFI, independente do alimento avaliado. O LD foi alterado pelo tratamento reabilitador, com redução no número de ciclos e tamanho da partícula triturada, sendo os menores valores observados com o uso da PPFI. Houve aumento no consumo de fibras (p = 0.007), cálcio (p = 0.001) e ferro (p = 0.02) após o uso de PPFI, além da redução no consumo de alimentos com altos níveis de colesterol (p = 0.02). A satisfação aumentou (p ? 0.05) e o impacto da saúde oral na QV reduziu, tanto no score geral (p = 0.04) quanto no domínio de dor física (p = 0.02) após o uso da PPFI. A reabilitação de pacientes parcialmente edêntulos com PPRI e PPFI melhorou significativamente a função mastigatória e a magnitude do efeito relacionou-se ao tipo de prótese
Abstract: Studies revealed the masticatory improvement after the use of prosthesis over dental implants. However, few are those who evaluated the chewing of partially edentulous patients, comparing the masticatory function after treatment with different partial dentures, which was the aim of this paired clinical trial. Therefore, 12 volunteers (8 females, mean age 62.6 ± 7.8 years) presenting total edentulism in maxilla and partial edentulism in the mandible (Kennedy class I) were selected and received, in a sequential way, a conventional removable partial dentures (RPD), implant-retained partial dentures (IRPD) and implant fixed partial denture (IFPD). All treatment were assembled in the mandible and used for 2 months, while the edentulous maxilla received a new complete denture which was used throughout the study. Mastication was assessed by measuring masticatory performance (MP), food comminution index (FCI), maximum bite force (MBF), masseter and temporal muscle thickness, chewing movements, swallowing threshold (ST), masticatory ability, nutritional status, quality of life (QOL) and patient satisfaction. Data were analyzed and repeated measures analysis of variance was applied followed by Tukey-Kramer multiple for comparisons between treatments. All analyzes were performed using SAS software (release 9.1, 2003, SAS Institute Inc., Cary, USA) (p ? 0.05). MP greatly improved after IRPD and IFPD use with an increase of 85% and 87% respectively. Similar results were observed in respect to FCI and MBF with an increase (p ? 0.0001) of 91% and 62% in FCI and of 79% and 62% in MBF after the IRPD and IFPD use, respectively. Regardless the prosthesis type, the use of IRPD and IFPD increased the masseter thickness during maximum voluntary clenching (p ? 0.0001) and altered the chewing movements, reducing the total cycle time, as well as the duration of opening and closing phases (p ? 0.05). MA improved after IRPD and IFPD use, irrespectively of the food rated. ST was affected by prosthetic treatment, showing a reduction in the number of chewing cycles and in the size of the comminuted particle, with the lowest values observed after IFPD use. There was a raise in fiber (p = 0.007), calcium (p = 0.001) and iron (p = 0.02) intake after the IFPD use and a reduction in the intake of food with high cholesterol levels (p = 0.02). Patients satisfaction also increased (p ? 0.05) and the impact of oral health on QOL decreased in overall score (p = 0.04) and in the physical pain domain (p = 0.02) after the IFPD use. The rehabilitation of partially edentulous patients with IRPD and IFPD significantly improved masticatory function and the magnitude of the effect was related to the prosthesis type
Doutorado
Protese Dental
Doutora em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sousa, Catarina de Oliveira. "Estudo da marcha com suporte parcial de peso corporal em piso fixo em pacientes hemiparéticos." Universidade Federal de São Carlos, 2009. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5248.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:19:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2225.pdf: 957831 bytes, checksum: 53f3c41bf1c0c7c436de7cebbc4b6d76 (MD5) Previous issue date: 2009-02-10
Universidade Federal de Minas Gerais
Gait recovery is a one of the main goals of a rehabilitation program for hemiparetic individuals after stroke. Among the different approaches of gait training, the use of systems of partial body weight support (BWS) on treadmill has provided improvements in the pattern of movement of these individuals. However, the strategies adopted to walking on treadmill are different from the ones adopted to walking overground, and overground level is the more usual type of area, it is important to analyze the movement of these individuals while they use the SPPC on overground level, and investigate the effects of the gait training with BWS on ground level. Therefore, this dissertation is composed of two studies. The goal of the first study was to analyze the gait of chronic hemiparetics individuals with and without the system of BWS. For such, 13 chronic hemiparetics individuals were evaluated on three conditions: 1) walking freely with or without assistance; 2) walking with the use of harness of BWS system, however without relief of body weight; 3) walking with the use of harness of BWS system, with 30% body weight relief. Walking speed, cadence, stride length and speed, first and second double support, single support, and swing durations, range of motion (ROM) of ankle, knee, and hip joints, and foot, shank, thigh, and trunk segments of nonparetic and paretic limbs were analyzed on the three conditions. It was found that during the gait with 30% of BWS, participants reduced the speed of locomotion and stride length and speed. However, no effect was observed for temporal asymmetry. The ROM of hip, thigh, and trunk decreased on the 30% of BWS condition, and the trunk had become more upright. Although use of BWS system without relief of body weight has not changed the speed of locomotion, this condition has the same changes that the 30% of BWS conditions, however, more discreet. The changes found in the first study may be attributed to little time to adapt to the gait conditions on overground level with BWS and to the relief of body weight in the lower limbs. The second study aimed to analyse the effects of gait training with BWS on overground level in the gait of chronics hemiparetics. Thus, 12 chronics hemiparetics submitted to sessions of 45 minutes, three times a week, for six weeks participated in this study. The individuals were evaluated walking freely at self-selected comfortable speed before and after the training. The variables examined were walking speed, step length, stride length and speed, first and second double support, and single support durations, maximum and minimum angles, and ROM of foot, shank, thigh, and trunk segments of paretic and nonparetic limbs. After the training period, these individuals walked faster, with symmetry steps, and strides longer and faster. The asymmetry between paretic and nonparetic limbs remained for single support duration, and for ROM and, for maximum and minimum angles for all the segments. The minimum angles of foot and shank, maximum angle of thigh, and the ROM of all segments increased. This approach to training may be used as safe, specific, and promising alternative for gait recovery after stroke. Because this approach of BWS training on overground level is recent, further studies are needed to explore different percentages of weight relief and other stages of strokes, for example, in acute individuals hemiparetics.
A recuperação da marcha é um dos principais objetivos dentro de um programa de reabilitação para hemiparéticos decorrentes de acidente vascular encefálico (AVE). Dentre as diversas abordagens de treinamento de marcha, a que utiliza um sistema de suporte parcial de peso corporal (SPPC) associado à esteira tem proporcionado melhoras no padrão da marcha desses indivíduos. No entanto, as estratégias adotadas durante a marcha na esteira são diferentes das do piso fixo, e sendo piso fixo o tipo de superfície mais habitual de marcha, é importante analisar a marcha desses indivíduos enquanto utilizam o SPPC em piso fixo, e investigar os efeitos do treinamento da marcha com SPPC em piso fixo. Assim, esta dissertação é composta por dois estudos. O primeiro estudo teve como objetivo analisar a marcha de indivíduos hemiparéticos crônicos com e sem o uso do sistema de SPPC. Para tanto, 13 indivíduos hemiparéticos crônicos foram avaliados andando em três condições: 1) livremente com ou sem assistência; 2) com o uso do sistema de SPPC, porém sem alívio do peso corporal; e 3) com o uso do sistema de SPPC com 30% de alívio do peso corporal. Velocidade média de locomoção, cadência, comprimento e velocidade da passada, durações dos períodos de apoio duplo inicial e final, apoio simples e balanço, amplitudes de movimento (ADM) das articulações do tornozelo, joelho e quadril e dos segmentos pé, perna, coxa e tronco dos membros parético e não-parético foram analisados nas três condições. Foi verificado que durante a marcha com 30% de SPPC, os participantes reduziram a velocidade média de locomoção e o comprimento e a velocidade das passadas. No entanto, nenhum efeito foi observado na assimetria temporal. As ADMs do quadril, perna, coxa e tronco diminuíram na condição com 30% de SPPC, sendo que o tronco apresentou-se mais ereto. Apesar do uso do sistema de SPPC sem alívio do peso corporal não ter alterado a velocidade média de locomoção, essa condição proporcionou as mesmas alterações que a condição com 30% de SPPC, entretanto, de forma mais discreta. As alterações encontradas no primeiro estudo podem ser atribuídas ao pouco tempo para a adaptação às condições de marcha em piso fixo com SPPC e ao alívio de peso corporal nos membros inferiores. O segundo estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um treinamento com SPPC em piso fixo na marcha de pacientes hemiparéticos crônicos. Dessa forma, 12 hemiparéticos crônicos submetidos a sessões de 45 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas participaram do estudo. Os indivíduos foram avaliados andando livremente com velocidade auto-selecionada e confortável antes e após o treinamento proposto. As variáveis analisadas foram velocidade média de locomoção, comprimento do passo, comprimento e velocidade da passada, durações dos períodos de apoio duplo inicial e final, e apoio simples, ângulos máximos e mínimos e ADM dos segmentos pé, perna, coxa e tronco dos membros parético e não-parético. Após o período de treinamento, esses indivíduos passaram a andar mais rapidamente, com passos simétricos, e passadas mais longas e mais rápidas. A assimetria entre os membros parético e não-parético permaneceu para a duração do período de apoio simples e para as ADMs e ângulos máximos e mínimos em todos os segmentos. Os ângulos mínimos dos segmentos pé e perna e o ângulo máximo da coxa, bem como as ADMs de todos os segmentos aumentaram. Essa abordagem de treinamento pode ser adotada como uma alternativa segura, específica e promissora para a recuperação da marcha após AVE. Como essa abordagem de SPPC em piso fixo é recente, outros estudos são necessários para explorar diferentes porcentagens de alívio de peso e em outros estágios do AVE, como por exemplo, em indivíduos hemiparéticos agudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Almeida, Katharine Fonseca de. "Por uma tecnologia de cuidado integral ao paciente da fila de espera para artroplastia total primária de joelho no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2011. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/12350.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-11-27T12:41:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 994.pdf: 2336673 bytes, checksum: 6d0726493ecc8756ee93a9b0547e17b4 (MD5) Previous issue date: 2011
Made available in DSpace on 2015-12-07T13:21:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 994.pdf: 2336673 bytes, checksum: 6d0726493ecc8756ee93a9b0547e17b4 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011
Fundação Oswaldo Cruz. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
O objeto do estudo em questão é o cuidado ao paciente que está na fila de espera para um procedimento ortopédico de alta complexidade, a artroplastia total primária dejoelho no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Atualmente o tempo aproximado de espera na instituição para a realização desse procedimento, após a indicação pelo especialista, é de 44 meses. A proposta inicial foi o desenho, com aparticipação dos profissionais envolvidos, de um dispositivo de intervenção pela equipe multidisciplinar ao paciente que está aguardando na fila, contribuindo para o aperfeiçoamento de práticas de assistência integral, humanizada e voltadas paraqualidade do cuidado. Esse cuidado integral ao sujeito em sofrimento deve ser entendido, principalmente, como se opondo à visão reducionista focada na doença, tão presente no modelo biomédico assistencial hegemônico. A abordagem metodológica foiclínico-qualitativa apoiada na Psicossociologia Francesa e na Psicodinâmica do Trabalho. Foram realizadas entrevistas individuais semi-estruturadas com os pacientesda fila de espera e posteriormente entrevistas em grupo semi-estruturadas com a equipe multidisciplinar do Centro de Atenção Especializada do Joelho, baseadas na problematização do material produzido nas entrevistas com os pacientes. Adotamos como principais categorias analíticas a noção de cuidado ao paciente, o sofrimento vivenciado por eles, a integralidade em saúde, o imaginário e a produção do sentidopelos sujeitos da pesquisa. Embora não tenha sido possível construir com a equipe uma proposta de cuidado integral ao paciente na fila de espera para a artroplastia total primária de joelho, consideramos ter obtido resultados relevantes que permitirão contribuir para o seu alcance no futuro. Entre esses resultados pode-se destacar a visibilidade conferida à situação dos pacientes na fila, bem como, ao modo como os profissionais, especialmente os médicos, representam os pacientes e suas demandas e a forma como concebem seu processo de trabalho e as possibilidades de atenção aospacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Manso, João Pedro Massano. "Reabilitação fixa em dentes endodonciados: um caso clínico." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/14673.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
A problemática da reabilitação de dentes endodonciados continua a ser alvo de discussão nos dias de hoje. A reabilitação pode ser feita através de restaurações diretas ou indiretas. Quanto a restaurações indiretas encontramos como opções os inlays, onlays, coroas parciais, endocrowns e coroas totais. No entanto, existe o consenso na literatura de que dentes posteriores com tratamento endodôntico devem ser reabilitados com cobertura cuspídea total. A colocação de coroas totais é o método mais comumente utilizado, mas existem situações nas quais é necessário colocar meios acessórios de retenção: postes. Estes são colocados em dentes endodonciados pela fragilidade da estrutura e também pela situação em que os dentes se encontram na maioria das vezes (destruídos por lesões cariosas, com restaurações extensas). Uma paciente com 54 anos dirigiu-se à clínica com o objetivo de reabilitar os dentes 44 e 46. Após análise clínica e imagiológica foram apresentadas diversas propostas de tratamento passando pela reabilitação dos dentes em causa, bem como pela exodontia do dente 16 e retratamento endodôntico do dente 12. Optou-se por fazer o retratamento dos dentes 44 e 46 e a posterior colocação de espigões de fibra de vidro em ambos os dentes com confeção de cotos diretos. Posteriormente recorreu-se à prótese fixa como meio de reabilitação de ambos os dentes em causa com coroas totais metalo-cerâmicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camalhão, João Manuel Sardinha Raimundo. "Coroas de cerâmica pura em reabilitação fixa dento-suportada." Master's thesis, 2011. http://hdl.handle.net/10451/27291.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2011
Actualmente, a utilização de coroas de cerâmica pura está a aumentar, e a tendência é para continuar. Os pacientes cada vez mais exigem restaurações dentárias de qualidade, tanto do ponto de vista estético como funcional, o que levou ao desenvolvimento, cada vez maior, dos sistemas “all-ceramic”. Como tal, o objectivo desta monografia é verificar se este tipo de restauração é, ou não, uma boa opção clinica, tanto em termos estéticos como em relação à sua longevidade. Para isto foi realizada uma pesquisa bibliográfica na base de dados Medline/PubMed, complementada com uma pesquisa manual, através da qual foram seleccionados os artigos relacionados com o assunto. Nesta revisão bibliográfica são apresentados os principais tipos de cerâmica utilizados em medicina dentária, assim como algumas das marcas comerciais existentes no mercado. Ao longo dos últimos anos, vários estudos foram realizados no sentido de avaliar a longevidade deste tipo de restauração. Estes estudos demonstraram que, se utilizadas nas devidas indicações e durante todos os procedimentos forem tomados os devidos cuidados, as coroas de cerâmica pura apresentam taxas de sucesso semelhantes aos das restaurações metalo-cerâmicas. As coroas totalmente cerâmicas apresentam-se assim como uma excelente alternativa às restaurações metalo-cerâmicas. As cerâmicas são conhecidas pela sua excelência estética e biocompatibilidade, e, como tal, constituem alternativas viáveis quando utilizadas no caso apropriado e seguindo as suas indicações clinicas.
The use of all-ceramic crowns is increasing, and this trend will continue. Patients increasingly demand quality dental restorations, both aesthetically and functionally, which led to the development of all-ceramic systems. Thus, the aim of this monograph is to determine whether this type of restoration is a good clinic option, with regard to its aesthetics and longevity. An electronic Medline/PubMed search complemented by manual searching was conducted and the articles related to the subject were selected. This literature review shows the main types of ceramics used in dentistry, as well as the available trademarks in the market. Over the past few years several studies were carried out to assess the longevity of this type of restoration. These studies have shown that, if used in appropriate directions and if all the procedures are handled carefully, all-ceramic crowns have success rates similar to those of metal-ceramic restorations. All-ceramic crowns present themselves as an excellent alternative to metalceramic restorations. Ceramics are known for their excellent aesthetics and biocompatibility. Therefore, when used in the appropriate cases and following their clinical indications, they are viable alternatives.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Correia, Sofia Catarina Peres Filipe. "Influência do intervalo de tempo entre tratamento endodôntico e reabilitação fixa com espigão." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10451/35663.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado, Medicina Dentária, Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Dentária, 2018
Introdução: A realização de uma reabilitação definitiva com espigão após tratamento endodôntico é uma abordagem bastante válida para a restauração de dentes com uma destruição coronária considerável. No entanto, o intervalo de tempo ideal entre a terapia endodôntica e a preparação canalar para espigão ainda é motivo de bastante controvérsia. Objetivo: o objetivo desta revisão bibliográfica foi determinar o momento ideal para a preparação/cimentação de um espigão intrarradicular após tratamento endodôntico, bem como a sua influência na infiltração apical e retenção do espigão. Materiais e métodos: foi formulada uma questão PICO e realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Medline, Cochrane Library, Web of Science, CINAHL e Karolinska Institutet Open Archive, com as seguintes sequências de palavras: time AND endodontic AND post, immediate delayed AND post and core e ainda time interval AND post and core AND crown. Após os filtros linguístico e temporal, de 5 a 9 de Abril de 2018, obtendo-se um resultado final de 22 estudos in vitro incluídos nos resultados, 15 abordando o fator da infiltração apical e 7 da retenção do espigão. Resultados: 9 estudos relativos à taxa de infiltração apical concordam que esta é menor quando a preparação é realizada imediatamente após o tratamento endodôntico. No entanto, o mesmo não se verifica na retenção do espigão, com maior taxa de sobrevivência com a preparação tardia, nomeadamente 21 dias após terapia endodôntica. Conclusão: juntamente com outros fatores, e tendo em conta as limitações deste estudo, foi permitido observar que a preparação imediata está associada a menor infiltração apical, no entanto em termos de retenção do espigão, os resultados eram mais favoráveis se este fosse colocado tardiamente.
Introduction: the execution of a post rehabilitation after endodontic treatment is a valid approach to restore considerable destructive teeth. However, the ideal time lapse between endodontic treatment and post space preparation is still controversial. Purpose: the aim of this bibliographic review was to determine the ideal time lapse between endodontic treatment and post space preparation, as well as its influence on the apical leakage and post retention. Materials and Methods: a PICO question was developed and the databases Medline (PubMed), Cochrane Library, Web of Science, CINAHL e Karolinska Institutet Open Archive were searched, between April 5th and 9th of 2018, with the following word sequences: time AND endodontic AND post, immediate delayed AND post and core and time interval AND post and core AND crown. After temporal and linguistic filters, a total of 22 in vitro studies was obtained, 15 regarding apical leakage and 7 post retention. Results: concerning the apical leakage, 9 studies support the idea that the leakage is less when the post space is prepared immediately after endodontic treatment. However, the best survival rate values were obtained if the post space is done 21 days after endodontic therapy. Conclusion: together with other factors, and regarding the restrictions of this study, it was possible to observe that immediate post space preparations is associated with a better apical sealing. However, in terms of post retention, better results were seen when the post space was prepared 21 days after endodontic treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pimenta, Andreia Sofia Pires. "Abordagem periodontal com vista a reabilitação protética fixa : a propósito de um caso clínico." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.26/25172.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz
O processo de envelhecimento aliado a mudanças fisiológicas e o nível de saúde periodontal comprometido pode revelar-se complexo e imprevisível. Para se proceder a uma reabilitação oral é crucial o acompanhamento periodontal, pelo que, a reabilitação oral protética e a periodontologia são especialidades que se encontram intimamente relacionadas e são interdependentes. Assim, um bom planeamento protético passa por um correto planeamento periodontal e vice-versa. O caso clínico retrata todas as consultas efetuadas e agendadas para conclusão do tratamento. Aborda e dá relevo ao diagnóstico periodontal, tratamentos periodontais e posterior descrição da reabilitação oral, como forma de colocação de implantes, coroas sobre implantes e reabilitação protética fixa com coroas em cerâmica. Tendo em vista um resultado expectável estético, por meio de critérios que o permitem alcançar, caracteriza as etapas essenciais para poder ir de encontro às expectativas do paciente. Assim, para além de, conhecendo as alterações inerentes ao envelhecimento, os critérios para alcançar o objetivo estético e o conhecimento para efetuar os procedimentos clínicos do caso, é crucial a manutenção da motivação do paciente. O caso é multidisciplinar e muito completo, abrangendo áreas como Dentisteria, Reabilitação Oral, Periodontologia, Cirurgia e Implantologia.
The aging process coupled with physiological changes and the level of compromised periodontal health may prove to be complex and unpredictable. To perform an oral rehabilitation, periodontal monitoring is crucial, oral prosthetic rehabilitation and periodontics are specialities that are closely related and interdependent. Thus, good prosthetic planning undergoes correct periodontal planning and vice versa. The clinical case depicts all the consultations made and scheduled for completion of the treatment. It addresses and gives emphasis to an initial periodontal approach, periodontal treatments and subsequent description of oral rehabilitation, as a form of placement of implants, crowns on implants and fixed prosthetic rehabilitation with ceramic crowns. In view of a final, expected aesthetic result, by means of criteria that allow it to be reached, it characterizes the essential steps to be able to meet the expectations of the patient. Thus, in addition to knowing the changes inherent in aging, the criteria to achieve the aesthetic objective and the knowledge to perform the clinical procedures of the case, it is crucial to maintain patient motivation. The case is multidisciplinary and very complete, covering areas such as Dentistry, Oral Rehabilitation, Periodontology, Surgery and Implantology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Reabilitação fixa"

1

Fernandes, Ana Paula Morais, Átila Alexandre Trapé, Carlos Arterio Sorgi, Lariane Angel Cepas, Laura Paschoal Aun, Policardo Gonçalves da Silva, Ricardo Nakamura, and Talita Morais Fernandes. COVID-19: educação para a saúde. 2nd ed. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, 2021. http://dx.doi.org/10.11606/9786588556054.

Full text
Abstract:
O livro é uma iniciativa do “Programa USP” e foi idealizado com a intenção de apresentar informações confiáveis, com base em evidências científicas, de maneira simples, para serem utilizadas por todas as pessoas interessadas nas medidas de prevenção da infecção do novo coronavírus, causador da Covid-19. Devido ao avanço e à progressão acelerada do número de novos casos da doença, atingimos números impensáveis e cruéis, com centenas de milhares de mortes entre brasileiros. Com base nos avanços tecnológicos da saúde, como desenvolvimento de vacinas e utilização de novas tecnologias para prevenção e assistência das pessoas, foi elaborada a edição atualizada do e-book Fica a Dica! Covid-19. Assim, a obra Covid-19: Educação para saúde traz informações atualizadas, incorporando novos capítulos como Novas Cepas e Mutações, Vacinas, Testagem e Diagnóstico e Reabilitação. As dicas são de fácil entendimento para serem utilizadas no dia a dia, como no trabalho, em casa e nos diversos locais em que circulam pessoas. O acesso às informações confiáveis, no contexto da Covid-19, é importante para reduzir a transmissão do vírus e esclarecer sobre as medidas que qualquer pessoa pode tomar para minimizar as complicações advindas da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Claudino, Sérgio, Xosé M. Souto, Mª Angeles Rodriguez Domenech, João Bazzoli, Raimundo Lenilde, Claudionei Lucimar Gengnagel, Luís Mendes, and Adilson Tadeu Basquerote Silva. Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos, 2019. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20190004.

Full text
Abstract:
De 7 a 12 de setembro de 2018, realizou-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa o I Congresso Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania. Como o título do Congresso rapidamente evidencia, o Congresso decorreu e refletiu a investigação desenvolvida no Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, surgido no IGOT-ULisboa, em 2011, e entretanto difundido por outros países. Na realidade, o Projeto Nós Propomos!, para além da sua difusão em Portugal, está hoje presente no Brasil (desde 2014, adquirindo hoje uma assinalável expansão), Espanha (2016), Moçambique (2017), Colômbia (2018), Perú (2018) e México (2018). O Congresso impôs-se, de alguma forma, pela necessidade de partilhar experiências, muito ricas e diversas, desenvolvidas nestes países, e de consolidar a rede daqueles que constroem o Projeto nas suas universidades, escolas e cidades. Nesse sentido, o Congresso surgiu para acolher e potenciar a produção científica em torno do Projeto e uma rede de trabalho construída ao ritmo de sucessivas e localizadas adesões ao Projeto. O Projeto Nós Propomos! é o projeto educativo com origem em Portugal e que mais rapidamente se internacionalizou. No Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II, em 2020, teremos o II Congresso. Contudo, o Congresso, ele abriu-se à produção em Geografia e em Educação, ultrapassando o âmbito do Projeto Nós Propomos! Mas há um denominador comum que o leitor encontra neste livro, inspirada no Projeto: a preocupação pela cidadania e, em particular, pela cidadania territorial, entendida como o compromisso de cada um de nós na construção de territórios mais justos e sustentáveis, desse logo à escala local. A produção em Geografia, seja de Geografia Física ou de Geografia Humana, para assumirmos os dois grandes ramos tradicionais, ou a produção em Educação, têm sempre como preocupação comum a promoção de atitudes de cidadania, entre os alunos ou a população, mais em geral. O Projeto Nós Propomos!, ponto de partida do Congresso, desafia os alunos a identificarem problemas da comunidade que sejam relevantes para alunos ou formandos, a realizarem pesquisa documental e trabalho de campo sobre o problema identificado (seja a construção de abrigo para uma paragem de autocarro, a reabilitação de um prédio em ruinas no centro da cidade e que pode ter utilizações sociais variadas, a construção de um museu virtual das produções locais ou uma aplicação para o telemóvel, que informe dos eventos locais), a apresentarem propostas de solução e, finalmente, a partilharem as suas propostas com a comunidade, na perspetiva da sua implementação e discussão. Como refere, no Prefácio, o Sr. Secretário de Estado da Educação, os conteúdos da Geografia são mobilizados para uma intervenção cívica consciente. No Projeto, adota-se uma metodologia simples, passível de ser implementada na generalidade das escolas, e flexível, no respeito pelas circunstâncias concretas de cada escola, de cada comunidade, de cada país. Numa disciplina herdeira tanto de um paradigma universalista, através dos racionalistas do final do século XVIII, como de um paradigma nacionalista, no século XIX, a escala local surge desvalorizada na educação geográfica. A grande rutura do Projeto Nós Propomos! reside, precisamente, em colocar a escala local no centro da disciplina de Geografia e de se assumir, de forma inequívoca, o compromisso da escola na construção de uma comunidade mais harmónica e sustentável. Não é mais aceitável que se aborde (e ainda bem) o mundo, o país e se desvalorize a comunidade que habitamos e que constitui o nosso primeiro espaço de cidadania, ainda que em necessário diálogo com as restantes escalas. Como refere o Sr. Secretário de Estado da Educação no seu Prefácio a este livro, “Nós somos cidadãos do mundo, mas somos os nossos territórios, somos os nossos lugares, somos as relações que se estabelecem localmente”. O carater construtivista do Projeto (através da valorização dos interesses dos alunos), o caráter local do território de estudo e de intervenção, a realização do trabalho de campo, com apelo à auscultação das populações sobre as soluções para os problemas identificados, e a partilha das propostas são as traves-mestras da identidade do Projeto, a que se acrescenta a incorporação da própria designação do Projeto (Nós Propomos!), frequentemente adaptada às línguas dos vários países participantes. O Projeto Nós Propomos! coloca os alunos no centro do processo educativo e este I Congresso Iberoamericano refletiu esta mesma realidade: contou com a participação de cerca de 70 alunos, de Portugal, Espanha (em maior número) e Brasil, num esforço frequentemente hercúleo dos seus docentes, que em muitas comunicações deram testemunho direto das suas experiências. Esta presença e participação de alunos, enquadrados pelos seus pais, constituiu, sem dúvida, uma marca distintiva deste Congresso. Em várias comunicações eles são co-autores, destes que são os seus primeiros textos publicados – e a eles dirigimos uma saudação especial. O livro integra três domínios. O primeiro sobre, o Projeto Nós Propomos!, compreende dois eixos, o primeiro sobre “Experiências Escolares”, com 17 textos; o segundo Eixo, sobre “Perspetivas e Reflexões Teóricas e Metodológicas”, possui 33 capítulos. O domínio seguinte, sobre “Experiências educativas alternativas”, compreende textos não diretamente relacionados com o Projeto Nós Propomos!, mas que vão igualmente ao encontro da procura de propostas inovadoras do ponto de vista pedagógico-didático, compreendendo 17 textos. O Domínio C, sore “Educação e Multidisciplinaridade”, igualmente com 17 capítulos, compreende experiências relacionadas ou não com o Projeto Nós Propomos!, em que a contribuição de várias áreas disciplinares é marcante. A publicação em ebook responde a dois objetivos: a escassez de recursos financeiros para uma publicação em papel de 1000 páginas páginas e, naturalmente, ao esforço de ter a maior divulgação possível na comunidade científica. Para a produção deste livro, muito contribuíram a Comissão Científica do Congresso, presidida pelo Professor Souto González, presidente do Conselho Diretivo do GEOFORUM e professor da Universidade de Valência, e a Comissão Editorial, presidida pelo professor da Universidade de Passo Fundo, Claudionei Lucimar Gengnagel, que desenvolveu um trabalho aturado. Um agradecimento também ao ZOE/Centro de Estudos Geográficos e ao IGOT-ULisboa, editores desta publicação. O penúltimo agradecimento vai para todos os autores que contribuíram para esta obra. O derradeiro agradecimento vai para o leitor, que dá significado à mesma. Estão aqui identificadas e analisadas muitas e diversas práticas de cidadania – ao leitor fica agora a disponibilidade de uma leitura atenta, sempre crítica e, seguramente, proveitosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Reabilitação fixa"

1

Siqueira, Eric Roberto Soares Xavier de, Stefanny Karla de Siqueira Alves, Pedro Henrique da Silva Batista, Amina Kadja Martins Cahu, Cláudio Eufrasio Medeiro Lins, Renata de Albuquerque Cavalcanti Almeida, Natália Gomes de Oliveira, and Luís Felipe Espíndola-Castro. "REABILITAÇÃO ESTÉTICA DO SORRISO COM PROTESE FIXA ADESIVA: CASO CLÍNICO." In Simplificando Práticas Operatórias em Dentística, 49–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3092012086.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Reabilitação fixa"

1

Pereira, Naiara Tank, and Maíra Castro Garbeloto. "EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: MATERIAL TÁTIL E A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1799.

Full text
Abstract:
Introdução: Um dos grandes desafios de hoje sobre a educação, é dar atenção às diferenças individuais e traçar estratégias de ensino, a fim de proporcionar o desenvolvimento de todos de acordo com as diversidades e sem práticas de exclusão. Esse aprendizado e desenvolvimento se estabelecem tanto dentro dos muros escolares como também fora deles, pois em ambos momentos, o docente precisa dominar ferramentas que o permita ensinar alunos com níveis diferenciados de conhecimentos prévios. Objetivos: Este trabalho visa apresentar um relato da prática pedagógica proporcionada as pessoas que visitaram a feira de bio-inclusão,a partir da criação de um protótipo de tartaruga marinha, com o objetivo da não exclusão do entendimento ao processo de reabilitação de animais marinhos, desde a anatomia até os problemas de origem antopogenica causam aos mesmo. Material e métodos: Para a confecção, além do uso da espuma expansiva de PU (poliuretano), que foi a base do protótipo, dando forma a carcaça da tartaruga, também foram utilizados o feltro de diferentes cores, agulha, linha e velcro. Os tamanhos e formas foram baseados na espécie alvo Tartaruga-verde (Chelonia mydas) tanto externamente, como internamente, para que a pessoa possa ter percepção mais próxima ao real possível, ajudando a construir mentalmente o conhecimento. Resultados: Os dados foram recolhidos através da observação, registos fotográficos e falas interpretativas dos visitantes da feira de bio-inclusão, que em sua maioria eram cegos; com baixa visão; surdos e alunos da APAE de Santos. A devolutiva do dia da feira foi, de maneira geral positiva, sobretudo com os alunos de baixa visão e cegos, onde a atividade teve melhor aproveitamento. Dessa análise emergiu uma discussão em que identificaram ações para reduzir resíduos sólidos que vem impactando os animais marinhos. Conclusão: Portanto, fica evidente como o uso desse recurso pode trazer real significado tanto para a educação inclusiva quanto para a educação como um todo, possibilitando o aprendizado não somente de pessoas que tenham algum tipo de deficiência, seja de visão, audição ou outros, mas também os não deficientes, já que ilustra e torna mais didáticos, temas muitas vezes considerados complicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography