To see the other types of publications on this topic, follow the link: Reabilitação fixa.

Journal articles on the topic 'Reabilitação fixa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Reabilitação fixa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bento, Victor Augusto Alves, Karolina Braga Costa, and Daisilene Baena Castillo. "Reabilitação com prótese fixa metalocerâmica: Acompanhamento de 12 anos." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 12, 2021): e26810817218. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17218.

Full text
Abstract:
As próteses parciais fixas metalocerâmicas (PPF) têm sido uma opção de tratamento amplamente utilizadas pelos cirurgiões-dentistas, apresentando taxas de sucesso significativamente altas ao longo prazo. Entretanto, suas taxas são baseadas em ensaios clínicos conduzidos em condições padronizadas e não representam as realidades clínicas. Desta maneira, este trabalho tem como objetivo enfatizar a sobrevida das metalocerâmicas, através de um caso clínico de reabilitação, utilizando liga metálica Ni-Cr e cimento de ionômero de vidro modificado por resina com acompanhamento de 12 anos. O caso foi reabilitado com duas PPF posteriores de cinco elementos com dois pônticos e cincos próteses fixas unitárias anterior para o arco superior e duas PPF posteriores de cinco elementos com dois pônticos para o arco inferior. Concluiu-se que as PFF apresentam alta taxa de sucesso há um longo período de acompanhamento, sendo sua longevidade vinculada ao correto planejamento, escolha dos materiais e técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Ana Paula de Almeida, Camila Gobbi de Carvalho Barbosa, Cláudio Luis de Melo-Silva, Tereza Cristina Favieri de Melo-Silva, Rodrigo Xavier de Freitas, Cristiane Fonseca de Carvalho, and Roanna de Castro Teixeira. "Prótese fixa sobre dentes e implantes: relato de caso." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 17, 2021): e190101220167. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20167.

Full text
Abstract:
Diversos fatores podem ocasionar perdas dentárias no indivíduo, prejudicando a harmonia facial e a fisiologia do sistema estomatognático, influenciando principalmente na mastigação, na fonação e no equilíbrio articular. Em casos mais complexos que envolvem perdas dentárias múltiplas, é necessário o restabelecimento da dimensão vertical de oclusão (DVO), assim como a procura pela estética e aumento da autoestima é constantemente requisitada. O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de reabilitação oral com prótese implanto suportada associada à prótese dento suportada, em que foram restabelecidos a DVO, estética, função e equilíbrio do sistema estomatognático. O tratamento do paciente de 56 anos, leucoderma e do gênero masculino, foi realizado na clínica odontológica do Centro Universitário de Volta Redonda e após anamnese, exame clínico, análise das fotografias, da panorâmica e dos modelos de estudo observou- se perda de função mastigatória, estética e colapso na dimensão vertical de oclusão. O paciente negou alergias e relatou ser diabético e hipertenso, porém em tratamento controlando as morbidades. A reabilitação oral foi realizada através da confecção de prótese fixa tipo protocolo Branemark anterior modificado sobre dentes e implantes. Conclui-se que a satisfação do paciente se fez muito evidente com a melhora funcional e estética através da instalação da prótese provisória tipo protocolo anterior modificado a partir de resina acrílica PMMA, respondendo de maneira satisfatória a todos os requisitos necessários até essa fase da reabilitação, restabelecendo a dimensão vertical de oclusão, devolvendo a eficiência mastigatória, assim como reequilibrando o sistema estomatognático influenciando psicossocialmente em sua qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Chaccur, Danilo, Flávia M. Lopes, Atlas E. Moleros Nakamae, Maria Luiza Moreira Arantes Frigerio, Pedro Tortamano Neto, and Dalva Cruz Laganá. "Análise crítica das construções protéticas, fixas e removíveis, sobre implantes em pacientes edentados." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 22, no. 3 (December 11, 2017): 240. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v22i3.421.

Full text
Abstract:
A osseointegração é, sem sombra de dúvida, a responsável pelo notável avanço tecnológico, mudança de conceitos filosóficos e condução de planejamentos voltados à reabilitação oral, como também, pela disseminação e propagação dos conhecimentos, interferindo sobremaneira nas demais áreas da Odontologia contemporânea. Os implantes osseointegrados são cada vez mais utilizados para substituir dentes perdidos em várias situações, desde a perda de um único dente até em casos de completo edentulismo. A reabilitação de pacientes desdentados com próteses fixas ou overdentures removíveis é um processo complexo e desafiador. Existem fatores cruciais para a decisão de uma prótese fixa ou removível para se obter estética, fonética, promover conforto e função. Além disso, o resultado do tratamento está relacionado à taxa de sobrevivência dos implantes, à manutenção do osso marginal, à saúde do tecido periimplantar, à longevidade dos componentes protéticos e da prótese em si. Esse estudo buscou analisar as vantagens e desvantagens das reabilitações protéticas sobre implantes, fixas e removíveis, para pacientes totalmente desdentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Eurides, Duvaldo, Paulo Marçal, and Amaury Caetano de Menezes. "REABILITAÇÃO DE DENTES INCISIVOS DE BOVINOS COM PRÓTESE PARCIAL FIXA METÁLICA." Ciência Rural 23, no. 1 (April 1993): 43–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781993000100009.

Full text
Abstract:
No presente experimento 12 novilhos com idade variando de 6 a 12 anos, sem raça definida, foram utilizados para verificar a viabilidade de reabilitação de dentes incisivos com aplicação de prótese parcial fixa metálica. O método constou da confecção de molde em resina acrílica, moldagem dos dentes com alginato para obtenção de um modelo em gesso e elaboração das próteses em liga metálica de níquel-cromo e cobre-alumínio. Verificou-se que as próteses mantiveram-se retidas com significativo desgaste na fase oclusal e permitiu que os animais em criação semi-intensiva recuperassem a capacidade de fracionar forrageiras. A prótese pode ser utilizada para prevenir graves alterações de desgaste de dentes incisivos ou para restabelecer suas funções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Souza, Katherine Milhomem, Aghata Kelma Palácio Gomes, Cássio de Barros Pontes, and Karina Matthes de Freitas Pontes. "Reabilitação estética anterior com prótese metalocerâmica dento-gengival." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 6 (June 10, 2021): e7335. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7335.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a utilização de prótese fixa parcial metalocerâmica com gengiva cerâmica, como reabilitação estética em região anterior de maxila na impossibilidade de intervenções cirúrgicas com enxertia e instalação de implantes, em segundo momento, devido a condições sistêmicas ou questões financeiras. Detalhamento do caso: Paciente 50 anos de idade, sexo feminino, queixava-se da situação estética de seus dentes superiores. A dimensão vertical de oclusão e o suporte labial da paciente foram restabelecidos, melhorando o aspecto envelhecido, ainda na fase de prótese provisória. Foi confeccionada infraestrutura metálica recoberta por cerâmica feldspática, a partir da seleção de cores adequadas à paciente, além de preparo para coroas totais de cerâmica nos dentes vizinhos. O desenho da prótese incluiu uma área de gengiva com coloração similar à mucosa da paciente, respeitando a relação estética e funcional. Considerações finais: Esta modalidade protética foi a opção mais acessível diante de uma condição desfavorável à substituição de dentes perdidos por implantes com enxertia de tecidos duros e moles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, Vinicius Coronado, Igor Coronado Barros, and Joaquim Mesquita Neto. "Reabilitação do guia canino complementar ao tratamento harmônico e estético com prótese parcial fixa livre de metal." Odonto 25, no. 50 (December 18, 2018): 15. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v25n50p15-23.

Full text
Abstract:
Os materiais mais resistentes falham pela falta de translucidez. Os mais estéticos, por sua vez, sofrem maior risco de fratura. Por isso, próteses metalocerâmicas e as livres de metal continuam dividindo as preferências e as indicações dos cirurgiões dentistas. As cerâmicas, com as melhores propriedades mecânicas, In-Ceram alumínio e In-Ceram zircônia. Estes sistemas tem alta resistência e oferecem uma ampla possibilidade de indicações e aplicação clinica, por exemplo, em próteses fixas unitárias, infraestrutura para pontes fixas e coroas sobre implantes, além de não apresentarem correntes galvânicas, o que contribui para a manutenção da saúde periodontal e pulpar, diminuição de acúmulo de placa, excelência estética, pela translucidez, opacidade, opalescência e fluorescência, além de serem superiores em relação às metalocerâmicas nos quesitos: corrosão, e biocompatibilidade. Então para o paciente ser considerado apto a receber restaurações protéticas livres de metal, deve possuir oclusão adequada e ausência de hábitos parafuncionais, para que estas não se fraturem em movimentos excêntricos e bordejantes durante as excursões mandibulares. O objetivo desse caso clínico que se optou pela reabilitação estética dos dentes anteriores com próteses livres de metal em cerâmica devido a excelência estética proporcionada pela mesma e principalmente pela ausência da margem metálica.PALAVRAS-CHAVE: Reabilitação oral, metal free, estética dentária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Medeiros, Matheus Simões, Karolina Pires Marcelino, Jonhson Cesário de Oliveira Júnior, Luiz Carlos Moreira Junior, Julliana Cariry Palhano Freire, Euler Maciel Dantas, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, André Luiz Marinho Falcão Gondim, Eduardo Dias-Ribeiro, and Luis Ferreira de Almeida Neto. "Instalação de implantes dentários simultâneo a realização de Sinus Lift: Relato de Caso." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 26, 2020): e2869108462. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8462.

Full text
Abstract:
Devido à perda dentária precoce, a reabsorção alveolar durante toda a vida, assim como a redução de tamanho do rebordo alveolar. A perda de altura óssea leva ao aplainamento do palato, isto leva a pneumatização dos seios maxilares junto com a expansão de suas câmaras, fator este que dificulta o sucesso na fixação de elementos implantáveis. O estudo em questão tem o objetivo de relatar um caso de uma paciente que foi submetida a realização de uma cirurgia de levantamento de seio maxilar e instalação de implantes em área posterior da maxila (ausência dos elementos 15 e 16). A técnica de Sinus Lift foi optada cumprindo a indicação baseada na altura do osso residual, que fora 4mm, feito deslocamento da membrana sinusal e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo xenógeno Bio-Oss large 1g, fora feita instalação simultânea dos implantes Neodent Gran Morse 3.5x11.5. Após a realização dos procedimentos será aguardado um período de 6 meses para reabilitação final com a prótese fixa sobre os implantes. Sendo esta diminuição do tempo para reabilitação um dos pontos positivos desta técnica simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bitu, P. Y. S., M. G. Morais, M. L. Lima, E. F. L. Vasques, and V. M. Taumaturgo. "Aspectos Clínicos para a Realização do Procedimento de Moldagem de Trabalho em Prótese Parcial Fixa: Revisão de Literatura." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 5. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p5.

Full text
Abstract:
A moldagem é um passo fundamental em um tratamento reabilitador protético oral, quanto melhor a exatidão deste procedimento, mais informações serão alcançadas, possibilitando assim, que se realize um trabalho com sucesso. O objetivo do trabalho é expor os achados na literatura sobre os aspectos clínicos dos materiais e técnicas de moldagem de trabalho em prótese parcial fixa. O levantamento bibliográfico foi realizado através de artigos científicos publicados a partir do ano de 2010 até o ano de 2016, dos bancos de dados SciELO, Bireme e PubMed, por meio dos descritores: Próteses, Impressão e Materiais. Após a leitura do Resumo de trinta artigos, foram selecionados vinte e cinco que apresentavam a temática em questão, sendo cinco artigos excluídos por não apresentarem de forma concisa e direta o critério esperado, sendo este, uma abordagem dos materiais e técnicas de moldagem de trabalho em prótese parcial fixa. Com base nos artigos avaliados, pode-se observar que os elastômeros são os materiais mais utilizados na execução de moldagens de trabalho em prótese parcial fixa, e em relação as técnicas de moldagem, foi visto que todas as técnicas podem ser utilizadas, não apresentando diferença significativa entre elas. Contudo para se obter sucesso clínico neste procedimento, o mesmo deve ser criteriosamente executado, cabendo aos cirurgiões dentistas respeitar suas limitações e utilizar a técnica de forma precisa para que sua reabilitação oral alcance excelência. Palavras-chave: Próteses. Impressão. Materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bertolini, Patrícia Fernanda Roesler, Oswaldo Biondi Filho, Vanessa Harumi Kiyan, and Cintia Helena Coury Saraceni. "Recuperação da estética do sorriso: cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética." Revista de Ciências Médicas 20, no. 5/6 (July 26, 2012): 137. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0897v20n5/6a578.

Full text
Abstract:
A estética do sorriso relaciona a cor, o formato dental e as características do contorno gengival, associando-os ao posicionamento labial e à face do paciente. A erupção passiva alterada é uma condição que leva à ocorrência de coroas clínicas curtas, com tamanhos diferentes, e pode dificultar a obtenção da estética em casos de reabilitação protética. Este trabalho apresenta um caso clínico que restabelece a harmonia do sorriso por meio da associação de cirurgia plástica periodontal e reabilitação protética. Uma paciente queixou-se da cor do elemento dental 21, como também da diferença no tamanho das coroas clínicas de seus dentes ao sorrir. Clinicamente, diagnosticaram-se a presença de erupção passiva alterada, com envolvimento apenas do tecido gengival ao redor dos dentes 11 e 22, e a necessidade de substituir a coroa total do elemento 21. Realizou-se a cirurgia plástica periodontal por meio da técnica de gengivectomia para correção de erupção passiva alterada e restabelecimento adequado do zênite gengival.Após 30 dias, removeu-se a coroa total do elemento 21 e um provisório caracterizado foi confeccionado. Após 45 dias, a coroa total metal-free foi cimentada e a paciente relatou satisfação com o resultado do tratamento. No dia a dia clínico, a associação de procedimentos protéticos e periodontais torna-se necessária para harmonizar a relação entre o elemento dental e os tecidos moles ao seu redor e restabelecer a estética do sorriso.Termos de indexação: Estética dentária. Gengivectomia. Periodontia. Prótese parcial fixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Morais, M. G., M. L. Bitu, E. F. Vasques, and V. M. Taumaturgo. "Propriedades Laboratoriais e Clínicas dos Compostos Cerâmicos nas Reabilitações Orais Estéticas: Revisão de Literatura." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 4. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p4.

Full text
Abstract:
Atualmente, existe uma ampla busca para a reabilitação oral através de tratamentos estéticos, onde gerou um grande avanço tecnológico e científico, que permitiu o desenvolvimento de materiais e técnicas reabilitadores que buscam excelência nos procedimentos clínicos estéticos. Os compostos cerâmicos são materiais odontológicos com grande avanço e utilização efetiva na clínica odontológica, como exemplo as próteses livres de metal. Este trabalho tem como objetivo revisar a literatura mais atual sobre os compostos cerâmicos, suas propriedades, aspectos funcionais e estéticos. O levantamento bibliográfico foi realizado através de artigos científicos publicados do ano de 2008 até o ano de 2017 dos bancos de dados Scielo, Bireme e PubMed, utilizando os descritores Prótese Parcial Fixa, Estética e Cerâmica. Foram incluídos artigos que apresentavam dados pertinentes ao assunto proposto, após a leitura do Resumo de 30 artigos, foram selecionados 25 que apresentavam a temática em questão, sendo 5 artigos excluídos por não exibirem de forma precisa e direta o critério esperado, sendo este, uma abordagem atual sobre reabilitações orais estéticas. Diante dos artigos avaliados, pode-se observar que, os compostos cerâmicos permitem uma larga utilização em reabilitações orais com resultados clínicos bastante satisfatórios. Concluiu-se que devido aos grandes avanços tecnológicos e científicos nas estruturas cerâmicas, permitiram com que as reabilitações orais estéticas apontassem grande avanço em seu comportamento mecânico, biológico e estético.Palavras-chave: Estética. Cerâmica. Prótese Parcial Fixa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sousa, Cecília Alves, Keith Murieli Ferreira de Magalhães, Gustavo Antônio Correa Momesso, Lara Maria Bueno Esteves, Isis Almela Endo Hoshino, Leonardo Perez Faverani, Paulo Henrique Dos Santos, and Wirley Gonçalves Assunção. "Tratamento conservador em reabilitação oral através da interação entre Odontologia Restauradora e Prótese Dentária." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 5 (May 4, 2021): 709–12. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i5.4991.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo, apresentar por meio de um relato de caso a interação entre odontologia restauradora e prótese dentária, orientando ao clínico uma opção de conduta clínica minimamente invasiva no tratamento de reabilitação oral. Paciente do sexo masculino, 49 anos, com queixa principal de mobilidade nos dentes anteriores superiores que sustentavam uma prótese fixa e insatisfação estética do sorriso. O exame clínico foi realizado e constatou-se situação periodontal comprometida de todos os dentes superiores, periodontite com grau 2 de mobilidade e reabsorção óssea vertical severa nos dentes 31, 32, 37 e 42, ausência dos elementos 36 e 41 e mobilidade grau 2 nos demais dentes inferiores em função da má oclusão. Foi planejada extração dentária dos dentes superiores, seguida de levantamento de seio bilateral e instalação de seis implantes para prótese do tipo protocolo de Banemärk. No arco inferior, raspagem e alisamento radicular, extração dos dentes 31, 32, 37 42, instalação de implantes nas regiões dos dentes 32, 36 e 42 e instalação de prótese implantosuportada. Considerando a necessidade de reestabelecer a oclusão, a condição periodontal comprometida dos dentes inferiores posteriores e a necessidade de melhorias estéticas, foi optado pela realização de restaurações em resina composta do tipo BulkFill® através da técnica do carimbo modificado, reproduzindo a anatomia oclusal dos elementos. Dessa forma, podemos concluir que a interação da odontologia restauradora e a prótese dentária pode ser uma alternativa interessante para casos em que há necessidade de tratamento reabilitador conservador, visando obter resultado de excelência na reabilitação oral
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Charles Gomes de, Patrícia Maria Coelho, and Carolina Souza Almeida. "Restaurações provisórias em prótese fixa utilizando resina bisacrílica: Revisão de Literatura / Provisional restorations in fixed prosthesis using bisacrylic resin: Literature Review." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 49 (February 28, 2020): 340–59. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2340.

Full text
Abstract:
As próteses provisórias são dispositivos que tem por objetivo auxiliar o tratamento de reabilitação oral. Para esta finalidade, a resina bisacrílica tem se destacado por ser um produto com muitas características positivas como menor percentual de contração de polimerização, maior resistência a flexão e melhor adaptação marginal. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca da resina bisacrílica, destacando pesquisas sobre sua resistência com base na literatura recente. Foram pesquisados estudos que tenham relação com o tema selecionado em diversas bases de dados, e incluídos estudos dos últimos 10 anos. Diante dos padrões normativos das restaurações provisórias, a resina bisacrílica se mostra capaz de ser seguramente utilizada nestes procedimentos. No entanto, ainda há uma ausência de consenso no que diz respeito à sua superioridade em relação a outros materiais, quando avaliada a resistência dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Garbin, Artenio Jose Isper, Bruno Wakayama, Julia Arruda Batista, and Tania Adas Saliba. "Ortodontia pré-protética e terapia bioprogressiva de Ricketts: relato de casos." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 1 (January 7, 2021): 59–66. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i1.5121.

Full text
Abstract:
Atualmente tem se discutido a importância do planejamento multidisciplinar no tratamento reabilitador do paciente. Neste sentido, a abordagem do tratamento ortodôntico, pregresso a uma reabilitação oral com implantes dentários e próteses são questões que devem ser esclarecidos para o melhor prognóstico do paciente. O objetivo deste estudo foi relatar dois casos clínicos de intervenções ortodônticas pré-protéticas baseada na filosofia bioprogressiva de Ricketts, e discutir sua importância frente às possibilidades funcionais e estéticas reabilitadoras. Os casos relatados referem-se a pacientes com perdas de dentes anteriores e/ou posteriores que foram encaminhados ao tratamento ortodôntico pré-protético. Nas três situações, os pacientes faziam uso de próteses parciais removíveis. Baseado nisso, e em consonância à filosofia de bioprogressiva pela individualização do tratamento com movimentos biológicos, leves e controlados, foram incluídos nessas estruturas protéticas tornos expansores e retentores palatinos como artifícios para a mecanoterapia. Os protocolos instituídos foram as ativações dos tornos inicialmente nas consultas mensais, e posteriormente, a cada quinze dias pelos pacientes. Após a expansão adquirida, foram colados os braquetes nos demais dentes, e instaurado mecânica fixa para nivelamento, alinhamento e correção das posições dentárias. Neste momento foram utilizados o Arco Base Inferior, bem como outras alças para movimentações dentárias, baseado nos princípios da bioprogressiva. Conclui-se que a filosofia de Ricketts no tratamento prévio à reabilitação oral mostrou-se eficaz e indicativo. Além disso, ressalta-se que o tratamento ortodôntico pré protético é de grande relevância para a devolução da estética e função do sistema estomatognático do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Garbin, Artenio Jose Isper, Bruno Wakayama, Julia Arruda Batista, and Tania Adas Saliba. "Ortodontia pré-protética e terapia bioprogressiva de Ricketts: relato de casos." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 1 (January 7, 2021): 59–66. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i1.5121.

Full text
Abstract:
Atualmente tem se discutido a importância do planejamento multidisciplinar no tratamento reabilitador do paciente. Neste sentido, a abordagem do tratamento ortodôntico, pregresso a uma reabilitação oral com implantes dentários e próteses são questões que devem ser esclarecidos para o melhor prognóstico do paciente. O objetivo deste estudo foi relatar dois casos clínicos de intervenções ortodônticas pré-protéticas baseada na filosofia bioprogressiva de Ricketts, e discutir sua importância frente às possibilidades funcionais e estéticas reabilitadoras. Os casos relatados referem-se a pacientes com perdas de dentes anteriores e/ou posteriores que foram encaminhados ao tratamento ortodôntico pré-protético. Nas três situações, os pacientes faziam uso de próteses parciais removíveis. Baseado nisso, e em consonância à filosofia de bioprogressiva pela individualização do tratamento com movimentos biológicos, leves e controlados, foram incluídos nessas estruturas protéticas tornos expansores e retentores palatinos como artifícios para a mecanoterapia. Os protocolos instituídos foram as ativações dos tornos inicialmente nas consultas mensais, e posteriormente, a cada quinze dias pelos pacientes. Após a expansão adquirida, foram colados os braquetes nos demais dentes, e instaurado mecânica fixa para nivelamento, alinhamento e correção das posições dentárias. Neste momento foram utilizados o Arco Base Inferior, bem como outras alças para movimentações dentárias, baseado nos princípios da bioprogressiva. Conclui-se que a filosofia de Ricketts no tratamento prévio à reabilitação oral mostrou-se eficaz e indicativo. Além disso, ressalta-se que o tratamento ortodôntico pré protético é de grande relevância para a devolução da estética e função do sistema estomatognático do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Marcelino, Karolina Pires, Juliana Augusta Nascimento de Souza, Daniely Tavares Ribeiro, Euler Maciel Dantas, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, André Luiz Marinho Falcão Gondim, and Luis Ferreira de Almeida Neto. "Conduta cirúrgica após perfuração da membrana de Schneider durante sinus lift: relato de caso." Research, Society and Development 9, no. 10 (October 30, 2020): e9959109425. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.9425.

Full text
Abstract:
O tratamento com implantes dentários vem sendo usado para reabilitar os pacientes desdentados através da prótese fixa sobre implantes. Na maxila, o osso alveolar pode estar comprometido pela reabsorção óssea e a pneumatização do seio maxilar, resultando numa altura óssea insuficiente para a instalação do implante. Dessa forma, o levantamento do seio maxilar (sinus lift) é uma técnica que permite o ganho de volume ósseo na região posterior da maxila, possibilitando a reabilitação com implantes. Esse estudo tem como objetivo evidenciar um caso onde houve perfuração da membrana de Schneider durante um sinus lift e a sua resolução no transoperatório. Um paciente do sexo masculino, 63 anos, buscou atendimento odontológico queixando-se de suas próteses dentárias removíveis e ansiando substituí-las por próteses fixas sobre implantes. Ao exame clínico e de imagem, foi constatada a pneumatização do seio maxilar e altura óssea insuficiente para instalação de implantes na região posterior de maxila. O paciente foi submetido ao levantamento do seio maxilar direito e durante o procedimento houve uma perfuração da Membrana Schneidariana equivalente a 6mm. Essa complicação foi solucionada através da sutura da membrana a uma perfuração na parede óssea lateral do seio maxilar, o que permitiu a continuidade e sucesso do procedimento. Conclui-se que a perfuração da membrana de Schneider durante o procedimento sinus lift é uma intercorrência transcirúrgica comum e dependendo do tamanho da perfuração há uma conduta mais adequada a ser realizada. A técnica escolhida pelo profissional deverá ser baseada em sua experiência clínica e nas evidências científicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Vidal Capelupi, Rebeca, Viviam Salvato de Souza, Marcelo Tarcísio Martins, Júlio Marcos Gouvêa Chagas, Rogério Teodoro de Aquino, Thalyta Dos Reis Furlani Zouain-Ferreira, and Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira. "Avaliação da estabilidade dimensional da silicona de condensação em diferentes tempos de vazamento em moldagens para prótese fixa." HU Revista 45, no. 2 (November 7, 2019): 156–64. http://dx.doi.org/10.34019/1982-8047.2019.v45.26834.

Full text
Abstract:
Introdução: O envelhecimento da população aumenta a necessidade de reabilitação protética e o custo do atendimento odontológico. Para reabilitar com qualidade e baixo custo é necessário conhecer os materiais odontológicos desse processo, como os materiais de moldagem. O mais utilizado no Brasil é a silicona de condensação, que possui limitações. Porém, o fabricante modificou a fórmula com o intuito de melhorar a estabilidade dimensional. Objetivo: avaliar a estabilidade dimensional da silicona de condensação Speedex com a nova tecnologia DCP, em diferentes tempos de vazamento nas moldagens para prótese fixa. Material e métodos: Foi confeccionado um modelo padrão metálico com dois cilindros de mesmos diâmetros e mesma altura para simular uma prótese fixa. Foi elaborada uma moldeira metálica padronizada com retenções e guias de inserção. A partir dessa, outras quatro, em acrílico incolor, foram reproduzidas pelo alginato reversível. No total, foram realizadas 20 impressões, sendo 5 impressões por grupo. Os grupos foram vazados com o gesso tipo IV em diferentes tempos: grupo 1 (n=5): imediato; grupo 2 (n=5): 30 min; grupo 3 (n=5): 36h; grupo 4 (n=5): 72h. O modelo padrão e todos os modelos de gesso do grupo 1, 2, 3 e 4 foram medidos por dois pesquisadores de forma cega com auxílio de um paquímetro digital. Foram analisadas as distâncias externas e internas entre os pontos de referência dos cilindros. Os grupos foram comparados pelo teste t de Student, o nível de significância considerado foi p<0,05. Resultados: não se observou diferença estatística entre as medidas do pesquisador 1 e 2 (p>0,05). Não houveram diferenças entre os grupos 1 e 2 e 1 e 3; porém houve diferença significativa entre o 1 e 4. Conclusão: A silicona de condensação Speedex, não altera a estabilidade dimensional com o vazamento em até 36 horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Duarte, Janaína Luciane, and Joseli Soares Brazorotto. "Análise das estratégias utilizadas em um grupo terapêutico pedagógico para auxiliar o desenvolvimento da linguagem escrita em crianças com deficiência auditiva." Revista Brasileira de Educação Especial 15, no. 3 (December 2009): 471–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382009000300010.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivos avaliar e acompanhar o desenvolvimento da linguagem escrita e analisar as estratégias utilizadas durante 01 ano de intervenção pedagógica em grupo para o desenvolvimento da linguagem escrita de quatro crianças com deficiência auditiva, usuárias de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) e/ou Implante Coclear (IC) com idades entre 05 e 07 anos, atendidas no Centro Educacional do Deficiente Auditivo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo, em Bauru-SP. Para a consecução dos objetivos foram realizados os seguintes procedimentos: submissão do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa da instituição, revisão da literatura, análise das estratégias para a intervenção, categorização das habilidades de audição e de linguagem oral de cada criança após avaliações da percepção auditiva da fala e de linguagem oral realizadas por um fonoaudiólogo, bem como avaliação da linguagem escrita de acordo com protocolos específicos, no pré e pós-intervenção. As estratégias foram aplicadas na situação de grupo, mediadas pela pedagoga-pesquisadora e registradas com câmera fixa, instalada em tripé. Realizada a análise das estratégias por meio de transcrição e categorização das mesmas bem como a análise quantitativa e qualitativa das avaliações de cada criança, buscando situar seu nível de desenvolvimento de escrita de acordo com a literatura. Observou-se que as crianças avançaram nas fases de desenvolvimento da escrita e concluiu-se que as estratégias terapêuticas aplicadas despertaram maior envolvimento, confiança e habilidade das crianças em relação à linguagem escrita, mostrando assim, sua utilidade >na intervenção pedagógica em grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Massuda, Carlos Kiyoshi Moreira, Ricardo Violante de Souza, Caio Vinicius Gonçalves Roman-Torres, Heloisa Fonseca Marao, Wilson Roberto Sendyk, and Angelica Castro Pimentel. "Aumento tecidual estético com associação de biomaterial sintético e L-PRF." Research, Society and Development 9, no. 7 (May 30, 2020): e578974502. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4502.

Full text
Abstract:
A reabilitação com implantes osseointegráveis é uma opção terapêutica consolidada na literatura e que apresenta alta taxa de sucesso e previsibilidade. Entretanto, as perdas dos elementos dentais levam a um colapso tecidual que muitas vezes inviabilizam a instalação dos implantes dentários, acarretando defeitos atróficos nos maxilares de variadas magnitudes. O objetivo deste caso clínico foi demonstrar a associação de um biomaterial sintético com a Fibrina Rica em Plaquetas (L-PRF) com a finalidade de aumento tecidual gengival em área estética. O paciente foi submetido a exames pré-operatórios, clínicos e radiográficos (tomografia computadorizada Cone Beam) da região da maxila com a confecção de protótipo e acompanhado por um ano e quatro meses. Foi realizado um enxerto onlay homógeno com bloco cortico-medular na região do defeito ósseo. Após sete meses de remodelação óssea, o paciente realizou nova tomografia computadorizada e foram inseridos os implantes dentários, concomitante a enxertia de biomaterial particulado de hidroxiapatita mineral inorgânica, que recebeu associação do L-PRF em fase líquida e posteriormente foi recoberto com a membrana de L-PRF. Após seis meses, nova tomografia computadorizada foi realizada para avaliação do procedimento anterior e seguiu-se com a reabertura e colocação de provisórios com o condicionamento do tecido gengival. Após 3 meses foi feita a moldagem personalizada e confeccionada a prótese fixa metalocerâmica na região dos elementos 12 ao 22. Podemos concluir com o caso clínico que a enxertia de biomaterial sintético associado ao L-PRF mostrou-se uma técnica eficaz no aumento de volume tecidual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nóbrega Cardoso Rodrigues, Hélder, Isabella Lima Arrais Ribeiro, and Micherllaynne Alves Ferreira Lins. "PERFIL DOS USUÁRIOS DE PRÓTESE ATENDIDOS PELO MUNICÍPIO DE PRINCESA ISABEL NA UBS-CRUZEIRO NO ANO DE 2018." Revista Multidisciplinar do Sertão 1, no. 3 (September 30, 2019): 403–13. http://dx.doi.org/10.37115/rms.v1i3.38.

Full text
Abstract:
Grande parte da população idosa atual passou por uma odontologia essencialmente curativa, onde a prática de extrações era o principal procedimento terapêutico, motivo pelo qual a maioria dos idosos ou são usuários de próteses, ou necessitam utilizálas. Assim, esse estudo foi desenvolvido com o propósito de identicar o perfil dos pacientes atendidos na Clínica Escola de Odontologia do Unipê que utilizam a prótese dentária como forma de reabilitação. Foram elaborados questionários para obtenção dos dados com base na análise de prontuários da clínica escola de odontologia do unipê no período de 2011-2012. O universo da pesquisa foi composta de 330 formulários e foram selecionados 120 para compor a amostra, que eram usuários de algum tipo de prótese oral, correspondendo a (36,3%). A idade dos usuários variou de 18 - 81 anos (média de 49 anos), onde 78 (65%) eram do sexo feminino e 42 (35%) eram do sexo masculino. Com relação à cor da pele, 74 (61,7%) pacientes eram leucodermas e 46 (38,3%) melanodermas. Os aparelhos protéticos variaram em sua classicação sendo a prótese parcial removível usada por 85 (60,8%) pacientes, a prótese total por 30 (25%) e a prótese fixa por 5 (4,2%) pacientes. Em relação a presença de lesões orais 42 (35%) pacientes apresentavam lesão sendo a mais prevalente a estomatite protética que afetou 23(19,2%) pacientes, seguido da hiperplasia brosa inamatória correspondente a 11(9,2%) pacientes. Pode-se concluir que o perl dos usuários de prótese dentária atendidos na clínica escola de odontologia do unipê é de pacientes de meia idade, sexo feminino,leucodermas, usuários de prótese parcial removível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Teixeira, Ana Luiza, Fernanda de Andrade Carvalho Lima, Gabriela Cardoso Mesquita, and Laise Potério Santos. "Programa de reabilitação em oncologia mamária - CAISM: atuação da psicologia." Sínteses: Revista Eletrônica do SIMTEC, no. 6 (October 27, 2016): 174. http://dx.doi.org/10.20396/sinteses.v0i6.8805.

Full text
Abstract:
O Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária iniciou seu trabalho em 1986, sendo atualmente composto por equipe multidisciplinar (Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Serviço Social). A Psicologia tem a finalidade terapêutica de oferecer suporte psicológico em grupo às mulheres no período de reabilitação após cirurgia mamária. O grupo busca facilitar a humanização do ambiente de tratamento e troca de experiências entre as pacientes; oferecer informações sobre problemas específicos de saúde ou do tratamento e mudanças no estilo de vida; promover a expressão de fantasias, idéias, expectativas e sentimentos relacionados ao momento vivido; colaborar para a melhora da adesão ao tratamento. O objetivo deste estudo é descrever a atuação da Psicologia no Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária do Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti - CAISM/UNICAMP. Os grupos ocorrem quinzenalmente às segundas-feiras, com duração aproximada de 1 hora, não possuindo número fixo de participantes. Entretanto possui caráter homogêneo: mulheres com diagnóstico de câncer de mama que realizaram cirurgia da mama recentemente. As intervenções da Psicologia possuem caráter de reflexão e apoio voltados para o momento atual do tratamento, a reabilitação. Temas como autoestima, adoecimento, tratamento, apoio familiar, sexualidade e mudanças na qualidade de vida são trabalhados nos encontros, possibilitando que as pacientes manifestem livremente suas experiências, fantasias e preocupações. Assim, fica evidente a importância deste serviço dentro do Programa de Reabilitação em Oncologia Mamária, pois possibilita as mulheres o fortalecimento e enfrentamento do processo de adoecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

De Martini, André. "Reabilitação, ética e técnica." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 4 (April 2011): 2263–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000400025.

Full text
Abstract:
Este artigo compreende inicialmente a apresentação de algumas ideias acerca da deficiência e do processo de reabilitação, definindo este último em sua "condição" de processo. Observaremos algumas diferenças em relação à ideia de um programa em sentido estrito (definido como um conjunto fixo de procedimentos ou técnicas previamente dados) e também algumas implicações éticas para o profissional social, de saúde ou de educação que trabalhe com deficientes. Assim, serão discutidos o manejo da técnica e o uso dos dispositivos institucionais nesse contexto, na medida em que se relacionam com processos de subjetivação e aprendizagem presentes num trabalho de reabilitação. Com isto, espera-se poder contribuir para melhor compreensão do papel que cabe a esses profissionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Araújo, Diuliane de Menezes, Guibson da Silva Litaiff, Zobélia Maria Lopes Borges, Marcela Lopes Linhares, Eric Barbosa de Camargo, Heloisa Aparecida Orsini Vieira, and Alberto Consolaro. "Reabilitação bucal protética com utilização de zircônia na subestrutura de coroas metal-free: relato de caso clínico." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 2 (August 28, 2020): 78–96. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.2.078-096.oar.

Full text
Abstract:
As próteses parciais fixas representam uma alternativa para reabilitação bucal, aliando estética e função. A necessidade de melhores propriedades mecânicas dos materiais cerâmicos levou à introdução da zircônia na Odontologia. O objetivo do presente trabalho foi apresentar um caso clínico de reabilitação bucal com próteses fixas unitárias e múltiplas, anteriores e posteriores, demonstrando a aplicabilidade da zircônia como um material estético, funcional e resistente para infraestrutura e coroas metal-free.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lorenzi Poluha, Rodrigo, Clóvis Lamartine De Moraes Melo Neto, Bruna Milhomens De Sousa, Luisa Moura Fialho, and Sérgio Sábio. "Overdenture na reabilitação de paciente desdentado." Revista Estomatológica Herediana 26, no. 3 (November 16, 2016): 151. http://dx.doi.org/10.20453/reh.v26i3.2959.

Full text
Abstract:
As overdentures implanto-retidas mucosa-suportadas são eficazes para reabilitação de pacientes edêntulos, sen- do uma alternativa menos invasiva e menos onerosa em comparação as próteses fixas. O presente trabalho obje- tiva mostrar um caso clínico, de uma paciente de 65 anos, gênero feminino, desdentada, que se apresentou com 03 implantes na região anterior de mandíbula. A terapia reabilitadora proposta combinou uma prótese total con- vencional maxilar e um overdenture barra-clip mandibular. Conclui-se que as peças protéticas confeccionadas foram eficazes para alcançar o sucesso clinico esperado pela paciente. A análise e o planejamento de cada etapa clínica de cada caso, é fundamental para obtenção do melhor resultado possível.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza Junior, Francisco de Assis de, Silvano Santos Pinheiro, Samira Albuquerque Sousa, Adriana da Fonte Porto Carreiro, and Adriano Rocha Germano. "Reabilitação oral com prótese sobre implante em mandibula extremamente atrófica, utilizando a técnica do sanduiche invertido: Relato de 2 casos." Research, Society and Development 9, no. 12 (December 27, 2020): e38591211092. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11092.

Full text
Abstract:
Objetivo: Relatar a experiência de dois casos clínicos de reconstrução em mandíbulas extremamente atróficas, classificada como classe V de Cawood e Howell e posterior reabilitação oral com próteses sobre implantes. Método: Foram reconstruídas 2 mandíbulas extremamente atróficas pela técnica de sanduiche invertido (TSI), utilizando enxerto da crista anterior do ilíaco como área doadora e posterior reabilitação oral com próteses sobre implantes, tendo acompanhamento de 2 e 6 anos. Resultados: Apesar da severa atrofia, os casos apresentaram evolução satisfatória, sem complicações, com bom volume ósseo, que possibilitou a instalação de implantes com dimensões apropriadas e posterior confecção de próteses fixas, sem reabsorção significativa após carga funcional. Conclusão: A TSI foi efetiva nos casos relatados, devendo ser considerada nos casos de grande atrofia, para melhorar a previsibilidade da reabilitação e minimizar a chances de fraturas ósseas quando implantes são instalados sem o reforço adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Miglioranza, Reginaldo, André Sakima Serrano, Bruno Salles Sotto-Maior, Plinio Mendes Senna, and Bruno Marques. "Osteotomia Angulada de Miglioranza® - Uma Nova Abordagem na Reabilitação com Próteses Totais Fixas Dentogengivais." INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL AND MAXILLOFACIAL IMPLANTS 02, no. 04 (October 18, 2017): 702. http://dx.doi.org/10.20432/jomi702.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Martimbianco, Ana Luiza Cabrera, Luis Otávio Polachini, Therezinha Rosane Chamlian, and Danilo Masiero. "Efeitos da propriocepção no processo de reabilitação das fraturas de quadril." Acta Ortopédica Brasileira 16, no. 2 (2008): 112–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522008000200010.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo principal realizar uma revisão de literatura dos últimos dez anos, sobre os efeitos dos tratamentos fisioterapêuticos realizados nas fraturas de quadril e a observação da descrição e da influência do treinamento proprioceptivo específico nesse processo de reabilitação. Essas fraturas são muito comuns, principalmente entre a população idosa, provocando diversas conseqüências ao indivíduo, entre elas, a alteração das sensações proprioceptivas, podendo predispor o paciente à importante instabilidade articular. Sendo assim, a reabilitação dessas lesões é de grande importância, afim de restaurar as funções do quadril e prevenir contra recidivas. De acordo com o levantamento bibliográfico realizado, os estudos demonstraram protocolos de tratamento fisioterapêuticos nas fraturas do quadril, porém a maioria dos autores não apresenta um treinamento proprioceptivo específico isoladamente; em geral, relacionam o ganho de força muscular, equilíbrio e o treino de marcha e de funcionalidade à melhora indireta da propriocepção articular. Fica evidente a carência teórica sobre o assunto, e espera-se que novas pesquisas possam surgir, para que se tenha maior significância clínica e estatística em relação ao tema abordado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Flôres, Silvana Stedile, and Dolores Sanches Wünsch. "O trabalho do (a) Assistente Social no INSS: contribuições para a saúde do trabalhador a partir da reabilitação profissional." Sociedade em Debate 26, no. 3 (December 15, 2020): 160–76. http://dx.doi.org/10.47208/sd.v26i3.2723.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o trabalho do (a) Assistente Social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e sua contribuição para a garantia do direito à Saúde do Trabalhador, a partir da Reabilitação Profissional. O estudo é de natureza qualitativa com caráter exploratório. A investigação ocorreu em três Gerências Executivas do INSS, do sul do país, com Assistentes Sociais que atuam no Serviço Previdenciário de Serviço Social. Como resultado se encontrou desafios importantes para o trabalho profissional no âmbito da Saúde do Trabalhador e no reconhecimento do seu objeto de trabalho. Fica evidente seu papel na articulação intrainstitucional e intersetorial e nos mecanismos de legitimação do Serviço Social nessa área. Conclui-se que há importante contribuição profissional para a Saúde do Trabalhador e a Proteção Social, a partir da Reabilitação Profissional mesmo diante dos desafios históricos desse serviço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Fernanda Ferreira da, Felipe Moreti, Gisele Oliveira, and Mara Behlau. "Efeitos da reabilitação fonoaudiológica na desvantagem vocal de cantores populares profissionais." Audiology - Communication Research 19, no. 2 (April 2014): 194–201. http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312014000200015.

Full text
Abstract:
Objetivo Verificar o efeito de um programa de reabilitação de voz na desvantagem vocal autorrelatada por um questionário, em cantores populares profissionais com disfonia. Métodos Quarenta e nove cantores populares profissionais, entre 18 e 45 anos, avaliados pelo otorrinolaringologista e diagnosticados como portadores de disfonia comportamental, com ou sem lesão de massa, relacionada, em maior ou menor grau, ao comportamento vocal, foram encaminhados para fonoterapia. Os cantores foram distribuídos em dois grupos: Experimental (GE), com 29 cantores submetidos à fonoterapia imediata e Controle (GC), com 20 cantores aguardando em fila de espera do serviço para terapia fonoaudiológica, atendidos após a finalização da pesquisa. Todos os participantes responderam ao protocolo de Índice de Desvantagem para o Canto Moderno (IDCM) e autoavaliaram suas vozes falada e cantada, na primeira e na última sessão de atendimento (avaliação e reavaliação). Resultados Houve diferença entre o GE e o GC no momento pós-terapia, para todos os escores do protocolo IDCM. Não houve mudanças em relação ao número de aulas de canto, após a intervenção. O GE relatou melhoria na qualidade da voz falada e cantada. Conclusão Cantores populares profissionais que realizaram terapia fonoaudiológica apresentaram redução na desvantagem vocal autorrelatada no canto, quando comparados aos cantores com queixas vocais e sem tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Sousa-Neto, Sebastião Silvério de, Allisson Filipe Lopes Martins, and Tatyane Guimarães Ribeiro de Castro. "TÉCNICA DE INTRUSÃO DE MOLARES SUPERIORES COM USO DE MINI-IMPLANTES ORTODÔNTICOS: RELATO DE CASOS CLÍNICOS." Scientific Investigation in Dentistry 25, no. 1 (November 5, 2020): 44–51. http://dx.doi.org/10.37951/2317-2835.2020v25i1.p44-51.

Full text
Abstract:
Objetivos: descrever dois casos clínicos com utilização de mini-implante ortodôntico (MIO) para intrusão de molares superiores para possibilitar a reabilitação protética de antagonista.Relato de caso: caso 1: paciente do sexo feminino, 50 anos, apresentando extrusão dentária severa dos dentes 16 e 17 com vestibularização dos incisivos inferiores. O tratamento proposto consistiu em intrusão dos dentes afetados por meio de instalação de MIO por vestibular e palatal com elástico corrente, com posterior instalação adicional de aparato fixo ortodôntico inferior e finalização com reabilitação protética. Caso 2: paciente do sexo feminino, 36 anos, dente 36 ausente e 26 extruído com comprometimento de reabilitação inferior. Para este caso, planejou-se instalar MIO no osso alveolar por vestibular, em região entre dentes 26 e 27, e outro MIO por palatal entre os dentes 25 e 26, juntamente a ligadura elástica recobrindo a face oclusal do dente 26, para intruí-lo. A intrusão se mostrou efetiva após três meses de tratamento para os dois casos, demonstrando a utilização correta de forças. Considerações finais: a intrusão de molares superiores com utilização de MIO é uma técnica eficaz e segura, que reduz os efeitos indesejados nos dentes adjacentes, e provê controle movimento dentário vertical em um período menor de tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Cancelliero, Karina Maria. "Mecanismos de interação do ultra-som terapêutico com tecidos biológicos." Fisioterapia Brasil 7, no. 2 (March 20, 2018): 142. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v7i2.1880.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho foi revisar os mecanismos e interações do ultra-som terapêutico nos diversos tecidos biológicos. Para isso, foram consultadas as bases de dados Medline, Pubmed, e Periódicos da Capes com as seguintes palavras-chaves: ultra-som terapêutico, reabilitação, fisioterapia, tecidos biológicos. Foram abordados os aspectos físicos do recurso incluindo os mecanismos térmicos e não térmicos, além da sua influência sobre a temperatura e circulação, síntese de colágeno, proliferação celular e reparação tecidual, sistema tegumentar e seus anexos, efeitos em processos inflamatórios e aplicações de baixa intensidade. Apesar da freqüente aplicação na fisioterapia, o ultra-som é um recurso físico ainda controverso quanto alguns dos seus efeitos e suas interações com o meio biológico. Além disso, em algumas aplicações específicas, os estudos ainda são escassos. Neste sentido, fica evidente a necessidade de mais investigações para determinar parâmetros físicos adequados e as suas interações com o meio biológico.Palavras-chave: ultra-som terapêutico, reabilitação, fisioterapia, mecanismos de interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Amorim, Juleimar Soares Coelho, Silvia Lanziotti Azevedo da Silva, Leani Souza Máximo Pereira, and Rosângela Côrrea Dias. "Acesso aos serviços de fisioterapia e sua utilização por idosos com dor lombar." ConScientiae Saúde 12, no. 4 (January 28, 2014): 528–35. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v12n4.4467.

Full text
Abstract:
Introdução: O envelhecimento da população brasileira tem-se traduzido em desafios e demandas para os serviços de reabilitação. Objetivo: Analisar o acesso aos serviços de fisioterapia ambulatorial e o uso destes pelos idosos com dor lombar, e aferir sua satisfação com esses serviços. Métodos: Realizou-se um estudo longitudinal, com idosos divididos em três grupos e investigados em entrevista presencial e por contatos telefônicos (follow up 1, seis semanas, e follow up 2, três meses). Resultados: Entre os 76 participantes, 85,5% não faziam uso do serviço, sendo 61,8% encaminhados pelo médico. Após três meses, os principais motivos para não fazer fisioterapia foram: fila de espera (34%), repouso (30,2%) e uso de analgésicos (50%). Entre os que conseguiram acesso, a satisfação foi avaliada de bom a ótimo. A Anova demonstrou não haver diferença significativa entre os três grupos referente às variáveis analisadas. Conclusão: Evidenciou-se alta dificuldade de acesso à fisioterapia devido à fila de espera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pigozzo, Mônica Nogueira, Dalva Cruz Laganá, Matsuyoshi Mori, Carlos Gil, and Alessandra Galhardo Mantelli. "Preparos dentais com finalidade protética: uma revisão da literatura." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 21, no. 1 (December 12, 2017): 48. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v21i1.435.

Full text
Abstract:
Diante da importância das próteses parciais fixas, próteses parciais removíveis e próteses híbridas, o principal objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura a respeito dos preparos dentais com finalidade protética. O preparo dental para uma prótese é um dos fatores críticos, que deve ser cuidadosamente planejado e executado para permitir a longevidade do tratamento. Esse deve restabelecer função, mastigatória e fonética, além de estética, requisitos estes fundamentais para a satisfação do paciente perante os resultados finais de uma reabilitação. Em PPF a quantidade de desgaste das paredes dentais preparadas, angulação e localização do término cervical influenciam muito a longevidade e a estética da restauração final. O preparo dental, nesse tipo de prótese, deve permitir uma espessura adequada de material restaurador, ao mesmo tempo em que deve preservar a integridade pulpar e periodontal. Já nas PPRs o preparo de adequados planos-guias, descansos para apoios oclusais e contornos dentais se tornam extremamente necessários para o sucesso da reabilitação por meio desse tipo de prótese, que tem como objetivo a preservação da saúde bucal, conforto e função para o paciente. Já a redução da altura dos remanescentes radiculares em próteses híbridas é importante, pois diminui possíveis riscos de mobilidade e consequente perda do elemento, visto que a preservação dessas raízes previne perda óssea, promovendo melhora na retenção e estabilidade da prótese. Pelos trabalhos da literatura aqui revisados, pode-se concluir que, os preparos dentais são fatores primordiais no sucesso da reabilitação protética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dias, Jane Fonseca, Mariana Angélica Peixoto De Souza, Sheyla Rossana Cavalcanti Furtado, Marisa Cotta Mancini, and Rosana Ferreira Sampaio. "Identificação das demandas funcionais dos usuários de serviços públicos de reabilitação: sistematizando o acolhimento." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 88. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.414.

Full text
Abstract:
Desde as últimas décadas o Brasil vivencia o aumento das doenças crônicas e da expectativa de vida que, associadas à crescente urbanização e industrialização, modificam o perfil de adoecimento da população, marcado por incapacidades transitórias/permanentes. Tais mudanças aumentam a demanda por serviços públicos de reabilitação e geram a necessidade de ampliar e diversificar tais serviços e constituí-los em rede integrada e efetiva. O adequado funcionamento e planejamento da rede de reabilitação dependem de dados que reflitam as condições funcionais dos usuários. Assim, um protocolo sistematizado, que possibilite o levantamento e qualificação das demandas funcionais desde o acolhimento do usuário, tem grande potencial para melhorar o direcionamento do caso entre os diversos profissionais e serviços da rede – Atenção Básica e Especializada. O objetivo deste estudo foi, através deste protocolo único, traçar o perfil dos usuários da rede pública de reabilitação de Belo Horizonte – MG. O protocolo foi aplicado no acolhimento de usuários da rede pública de reabilitação da cidade. No protocolo há questões que representam componentes da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, para caracterização social, da saúde e funcional dos usuários. Para descrição funcional há 25 questões alocadas em 10 domínios: Mobilidade, Comunicação, Eutrofia, Auto-cuidado, Dor, Atividade Interpessoal, Energia e Sono, Afeto, Tarefas e Demandas Gerais, Trabalho Remunerado. Foram avaliados 516 usuários, média de idade 57 anos, 75% mulheres, 47% casados/união estável, média de 3 filhos. Quanto à escolaridade, 65% concluíram até o ensino fundamental. Menos da metade trabalhava (41%) e 35% eram aposentados. Sedentarismo (65%) e sobrepeso (31%) foram os principais fatores de risco. Na auto-avaliação de saúde, 34% avaliaram como boa/muito boa a saúde física e 43% a emocional; 32% precisavam de ajuda nas atividades diárias e 75% realizavam algum tratamento de saúde. Na descrição funcional, 87% relataram dificuldade grave/completa em pelo menos um domínio, sendo Dor o mais frequente (58%). A mediana do escore funcional foi 23,89 (escala de 0 a 100). A maioria iniciou a reabilitação na atenção básica (n=398) e em média apresentava dificuldade grave/completa em 5 itens da descrição funcional comparado com média de 8 itens para os que iniciaram na atenção especializada (n=109). Nove usuários receberam apenas orientações. Espera-se que o uso do protocolo contribua para a redução da fila de espera para atendimento de reabilitação, assim como redução dos encaminhamentos inadequados entre os serviços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

BRACKMANN, Mariana Schaffer, Rodrigo VIEIRA, Paulo Domingos RIBEIRO JÚNIOR, Ivete Aparecida de Mattias SARTORI, and Luis Eduardo Marques PADOVAN. "Avaliação da satisfação de reabilitações com implantes zigomáticos." Revista de Odontologia da UNESP 46, no. 6 (December 2017): 357–61. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.10317.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A reabilitação oral de pacientes com atrofia óssea maxilar representa um grande desafio por estes pacientes apresentarem comprometimento da qualidade de vida, dificuldades alimentares, complicações nutricionais, dificuldades sociais e emocionais. Propostas de reabilitações de maxilas mutiladas e/ou atróficas com próteses totais fixas implantossuportadas, utilizando implantes zigomáticos, foram relatadas. Objetivo O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação dos pacientes reabilitados com implantes zigomáticos e convencionais, em função de carga imediata com prótese do tipo protocolo através de um estudo retrospectivo, por meio de questionário respondido pelos pacientes. Material e método Foram incluídos dezenove pacientes, tratados na clínica do Instituto Latino Americano de Pesquisa e Ensino Odontológico (ILAPEO) em Curitiba, PR (Brasil), entre dezembro de 2005 e junho de 2010. Os pacientes foram reabilitados com 41 implantes zigomáticos e 73 implantes convencionais, todos do tipo cone Morse. As próteses, tipo híbridas, foram instaladas em carga imediata. Resultado O índice de satisfação encontrado foi de 100%. Conclusão Pode-se concluir que esta técnica de reabilitação restabelece fatores primordiais ao ser humano como mastigação, fonética e estética. Os pacientes relataram satisfação com o resultado do tratamento, conseguindo desenvolver atividades sociais dentro da normalidade, elevando sua autoestima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Raulcilaine Érica dos, Gustavo Faleiro Barbosa, Amanda Oliva Spaziani, Flávio Henrique Nuevo Benez dos Santos, Raissa Silva Frota, Luciana Lara Vicente Parreira, Bianca Pereira de Brito, et al. "Relato de caso de paciente com tetraplegia incompleta e seu processo de reabilitação." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 3 (March 29, 2021): 505–8. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i3.4799.

Full text
Abstract:
Introdução: A tetraplegia é definida como uma paralisia que atinge simultaneamente os quatro membros. Já a lesão medular pode acometer multifatorialmente o paciente, o qual necessita de um conjunto de ações que vai desde o atendimento primário até a reabilitação. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de lesão medular por efeito chicote com tetraplegia incompleta e o seu processo de reabilitação. Relato de caso: realizado por meio de coleta de dados por prontuário médico e levantamento de dados; sexo masculino, 23 anos. A tetraplegia incompleta entre C3 e C4 ocorreu devido a acidente em outubro de 2016 em uma lesão em chicote sem perda da consciência. Foi realizada uma artrodese para estabilização, quatro dias após, teve alta hospitalar. Iniciou a reabilitação e até dezembro de 2016 recuperou os movimentos grossos manipulativos das mãos, ainda sem sensibilidade. Em janeiro de 2017 começou a utilizar órtese de posicionamento de dedos e punho, realizou exercício para coordenação motora fina, aumento da amplitude de movimento e força. Em maio apresentava dominância manual direita, função manual preservada com dificuldade nas preensões, força muscular diminuída, alterações de sensibilidade, bom controle cervical e foram realizadas atividades com o objetivo de ortostatismo. Atualmente, o paciente encontra-se melhorando a habilidade já adquirida de ortostatismo. Conclusão: Como a lesão medular traz consigo muitas repercussões na vida do paciente espera-se que o cuidado seja integral, tendo como resultado a manutenção da sua saúde física e mental, proporcionando o desenvolvimento da autonomia para exercer plenamente suas atividades da vida diária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Medrado dos Santos, Bárbara, Amaro Ilidio Vespasiano Silva, Gustavo Diniz Greco, and Aline De Freitas Fernandes. "Uma Uma nova possibilidade para o tratamento da Agenesia dental: Relato de um caso clínico." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 25, no. 1 (December 16, 2020): 118–24. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v25i1.9310.

Full text
Abstract:
A agenesia dental é uma anomalia caracterizada pela falta do elemento dental, podendo estar associada a fatores genéticos ou fenômenos isolados. A falta do elemento dental pode alterar funções como a estética, fonética, deglutição, e até mesmo a vida pessoal do indivíduo. Diversos tratamentos podem ser preconizados dependendo da necessidade e condições do paciente, como cirurgia para instalação de implantes e próteses fixas. Portanto, o trabalho demonstra através de um caso clínico uma nova possibilidade para o tratamento da agenesia dental, considerando-se que a paciente não queria se submeter a procedimentos invasivos, além de possuir um incômodo imediato com a estética do seu sorriso. O tratamento proposto foi utilizar lâminas cerâmicas ultrafinas na reabilitação da estética e função, tendo em vista que são considerados materiais resistentes e duráveis quando corretamente indicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cunha, Luciane Orlandini, Marco Aurélio Leite Fontes, Antônio Donizette de Oliveira, and Ary Teixeira de Oliveira-Filho. "Análise multivariada da vegetação como ferramenta para avaliar a reabilitação de dunas litorâneas mineradas em Mataraca, Paraíba, Brasil." Revista Árvore 27, no. 4 (August 2003): 503–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622003000400011.

Full text
Abstract:
A mineração das dunas litorâneas em Mataraca, Paraíba, Brasil, para obtenção de minérios titaníferos, demanda a retirada da vegetação original e resulta na posterior formação de grandes massas de areias quartzosas estéreis. Estas dunas ficam sujeitas à forte ação dos ventos, podendo se deslocar e ocasionar impactos ambientais de alta magnitude. A mineradora Millennium Inorganic Chemicals do Brasil S.A. desenvolve, desde 1987, um Programa de Reabilitação Ambiental, com o objetivo de fixar essas dunas e reabilitar o ecossistema. Neste estudo objetivou-se identificar o nível de influência dos fatores irrigação, tempo de recuperação, cobertura com bagaço de cana e adição de solo de mata (proveniente do decapeamento pré-exploratório) na revegetação dessas áreas. A vegetação foi levantada pelo método de pontos em 1.094 amostras, sistematicamente distribuídas em 13 estratos, que foram definidos pelas diferentes combinações dos fatores citados. Foram amostrados 3.153 indivíduos, pertencentes a 24 famílias e 84 espécies, que a partir de seus valores de cobertura foram submetidas, com os quatro fatores, a uma análise de correspondência canônica. Observou-se a idade como o fator que mais influiu nas relações de abundância, seguido do uso de solo de mata, enquanto a irrigação e a adição de bagaço de cana quase não influenciaram o desenvolvimento da vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Brunozi, Aliny Eugênia, Amélia Costa Silva, Laurianny Firmino Gonçalves, and Rafaela Júlia Batista Veronezi. "Qualidade de Vida na Lesão Medular Traumática." Revista Neurociências 19, no. 1 (March 31, 2001): 139–44. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8408.

Full text
Abstract:
Introdução. A lesão medular traumática pode ser considerada um grande problema de Saúde Pública no Brasil. É uma agressão à medula espinhal resultando em diminuição ou ausência de sensibilidade e força muscular, além de distúrbios neurovegetativos dos segmentos do corpo localizados abaixo da lesão. Método. Este estudo consiste em revisão de literatura sobre tema abordado, compreendendo publicações do período entre 1999 e 2009. Resultados. Pode-se observar que a qualidade de vida do lesado medular é baixa, devido à presença de dor e complicações secundarias. A clareza de informações e um programa de reabilitação auxiliam na adaptação, melhora a vida e ajuda o retorno do paciente à sua vida familiar e social. Conclusão. A qualidade de vida fica comprometida principalmente nos aspectos sociais e físicos. A independência funcional dos pacientes com lesão medular traumática é prejudicada, dependendo do nível da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Rabello, Suzana, Telma Flores Genaro Motti, and Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto. "Avaliação educacional por meio do teste iar em escolares com cegueira." Revista Brasileira de Educação Especial 13, no. 2 (August 2007): 281–90. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382007000200009.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de verificar a aplicabilidade do Teste IAR em escolares cegos, foram realizados estudos de casos, mediante avaliações de três escolares de oito anos de idade, com cegueira, por retinopatia da prematuridade ou catarata congênita (A.M., D.A.C., T.A.M.), atendidos no Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI), do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC) da USP, Bauru/SP/Brasil. Durante um período de seis meses, os escolares foram avaliados por meio do Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR), adaptado ao Sistema Braille e contando com recursos em relevo. Os resultados da aplicação do IAR mostraram que T.A.M. alcançou 100,0% em acertos em todos os conceitos; A.M. e D.A.C. obtiveram 100,0% de acertos em esquema corporal, lateralidade e verbalização de palavras; D.A.C. apresentou 50,0% nos conceitos posição, tamanho e quantidade; A.M. apresentou 50,0% em discriminação auditiva; D.A.C. apresentou menos de 50,0% de acertos nos conceitos de direção, espaço, forma, discriminação tátil, discriminação auditiva, análise/síntese e coordenação motora fina; A.M. também alcançou menos de 50,0% de acertos nos conceitos de direção, discriminação tátil, análise/síntese e coordenação motora fina. Com relação à aplicabilidade, o teste IAR mostrou-se eficaz para avaliar os escolares cegos, oferecendo instruções úteis para que profissionais e familiares adotem estímulos e estratégias que favoreçam o desenvolvimento dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Melloni, Rogério, Fátima Maria de Sousa Moreira, Rafaela Simão Abrahão Nóbrega, and José Oswaldo de Siqueira. "Eficiência e diversidade fenotípica de bactérias diazotróficas que nodulam caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] e feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.) em solos de mineração de bauxita em reabilitação." Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, no. 2 (April 2006): 235–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000200005.

Full text
Abstract:
A atividade de mineração provoca degradação ambiental em várias partes do mundo, e técnicas de revegetação, empregando diversas espécies vegetais, têm sido indicadas, com vistas em reabilitar essas áreas. A eficiência e a diversidade de grupos-chave de bactérias, como as que nodulam leguminosas e fixam N2 (BNLFN), são de extrema importância, uma vez que estas participam de processos de ciclagem de nutrientes e contribuem para a sustentabilidade dessas áreas. Com o objetivo de avaliar a eficiência e a diversidade de BNLFN, coletaram-se amostras de solo de áreas mineradas, sob diferentes estratégias e cronosseqüências de reabilitação, no verão de 1999, para instalação de ensaios, empregando feijoeiro e caupi como espécies de plantas-isca de BNLFN. Na floração, coletaram-se as plantas e avaliaram-se matéria seca da parte aérea, número, matéria fresca e atividade de nódulos. Não houve influência das diferentes estratégias de reabilitação na eficiência das populações de BNLFN no crescimento do feijoeiro. A diversidade fenotípica dos isolados de BNLFN foi avaliada por meio das características culturais destes em meio de cultivo 79. Após a caracterização fenotípica de 328 isolados de feijoeiro e 420 de caupi, verificou-se que este é mais indicado que o feijoeiro nos estudos de nodulação, eficiência e diversidade de BNLFN. O impacto negativo da mineração é maior na diversidade fenotípica cultural de BNLFN do que na nodulação das plantas-isca utilizadas. A revegetação contribuiu para aumentar a diversidade dessas bactérias em solos de áreas de mineração de bauxita, especialmente quando ocorreu a introdução de leguminosas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Da Silva, Priscila Vieira, Juliana Severino Lupinetti Noberto, Ariane Barbosa Rodrigues Del Papa, Cíntia Aparecida Damo Simões, Sandrine Bittencourt Berger, and Andreza Maria Fábio Aranha. "Aesthetic-Functional Fixed Appliance as Treatment of Premature Loss of primary Anterior Teeth." Journal of Health Sciences 21, no. 5 (December 20, 2019): 454–58. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2019v21n5p454-458.

Full text
Abstract:
Abstract The early loss of anterior primary teeth is frequent in the pediatric dentistry clinic and it is associated with extensive caries or dental trauma. The purpose of this study was to report two cases of aesthetic-functional rehabilitation due to early loss of anterior primary teeth, with the aid of fixed space maintainers of the tube-bar type. In the first case, a 4-year-old female child referred for dental treatment is reported. During clinical examination, several restorations in the posterior teeth and absent upper anterior teeth were observed. The treatment plan consisted of installing a tube-bar type upper fixed space maintainer, considering the ease of installation and adaptation for young children. The second case reports a 5-year-old male patient with the main complaint of dental caries. Clinical examination revealed extensive coronary destruction in the upper central incisors, as well as in the posterior teeth that presented carious lesions in several teeth. For the case planning, it was determined the need for the posterior teeth restorations and the exodontia of the anterior dental remnants. After oral rehabilitation, an aesthetic-functional space maintainer of the tube-bar type was made and installed. In both cases, prosthetic rehabilitation was fundamental to maintain the space until the eruption of the permanent successors, avoiding future damages, as well as to restore the children's self-esteem and introversion behavior. Keywords: Deciduous. Space maintenance. Mouth rehabilitation. Resumo A perda precoce dos dentes decíduos anteriores é frequente na clínica odontopediátrica e está associada a processos de cáries extensas ou traumas dentários. O objetivo do presente estudo foi relatar dois casos clínicos de reabilitação estético-funcional após perda precoce de dentes decíduos anteriores, com auxílio de mantenedores de espaço fixo do tipo tubo-barra. O primeiro caso refere-se a uma criança do sexo feminino, quatro anos de idade, encaminhada para atendimento odontológico. Durante exame clínico, observou-se restaurações nos dentes posteriores e ausência dos dentes anteriores superiores. O plano de tratamento consistiu na instalação de um mantenedor de espaço fixo superior do tipo tubo-barra, levando em consideração a facilidade de instalação e adaptação para crianças com pouca idade. O segundo caso reporta um paciente de sexo masculino, cinco anos de idade, tendo como queixa principal a presença de cáries dentárias. Ao exame clínico, foi notado extensas destruições coronárias nos incisivos centrais superiores, assim como nos dentes posteriores. Para o planejamento do caso, determinou-se a necessidade de restaurações dos dentes posteriores e as exodontia dos remanescentes dentários anteriores. Após adequação do meio bucal foi confeccionado e instalado um mantenedor de espaço estético-funcional do tipo tubo-barra. Em ambos os casos, a reabilitação protética foi fundamental para a manutenção do espaço até a irrupção dos sucessores permanentes, evitando prejuízos futuros, devolvendo a autoestima e a mudança do comportamento de introversão das crianças. Palavras-chave: Dente decíduo. Reabilitação bucal. Mantenedor de espaço em ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Santos, Eliana do Socorro Monteiro dos, Adilson Mendes de Figueiredo Júnior, Gabriela Barbosa Maia dos Santos, Raimunda de Freitas da Silva, Elizangela Fonseca de Mendonça, Rubia Rodrigues Neves, and Marcio Nonato da Costa Borges. "Aspectos Epidemiológicos da Leishmaniose Visceral." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 23 (May 18, 2019): e959. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e959.2019.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo deste trabalho foi descrever, através do levantamento da vigilância entomológica, a presença de Lutzomyia Longipalpis e Lutzomyia Cruzi, e as atribuições da Enfermagem frente aos casos da LV. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa epidemiológica de caráter quantitativo descritivo e exploratório, onde as informações utilizadas nesta pesquisa foram colhidas por meio de dados dos relatórios de casos da LV obtidos da Prefeitura municipal de Belém e utilizou-se para discussão dos dados a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) onde selecionou-se a base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para realizar a coleta dos artigos científicos utilizamos os descritores Enfermagem, Leishmaniose e Leishmaniose Visceral. Resultados: Ficou evidente que o perfil da LV é caracterizado em adultos do sexo masculino que fica localizado na zona urbana, e a espécie com maior quantidade encontrada foi a Lutzomyia Longipalpis. Conclusão: O enfermeiro frente a LV é indispensável para que haja prevenção, promoção e reabilitação da saúde do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Minayo, Maria Cecília de Souza, and Suely Ferreira Deslandes. "Análise da implantação da rede de atenção às vítimas de acidentes e violências segundo diretrizes da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade sobre Violência e Saúde." Ciência & Saúde Coletiva 14, no. 5 (December 2009): 1641–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000500002.

Full text
Abstract:
Neste artigo, problematizamos os resultados de uma pesquisa denominada "Análise Diagnóstica da Política Nacional de Saúde para Redução de Acidentes e Violências (PNRMVA)", apresentando considerações para debate. A partir de uma investigação quantitativa e qualitativa da implantação dessa política em cinco capitais brasileiras (Recife, Rio de Janeiro, Manaus, Curitiba e Brasília) e seu entorno, e com a participação de instituições acadêmicas dessas localidades, fizemos um diagnóstico situacional e ouvimos, no mesmo contexto, gestores e profissionais de saúde. O artigo traz informações avaliativas sobre o quadro de morbimortalidade por violências e acidentes; a adequação dos serviços nos níveis pré-hospitalar móvel e fixo, hospitalar, de reabilitação e de promoção ao perfil epidemiológico descrito; a formação específica dos profissionais para lidar com esses agravos à saúde; a vigilância e o monitoramento dos eventos violentos e dos acidentes e, por fim, o apoio a estudos e pesquisas sobre a temática. Por se tratar de uma proposta de debate, o artigo conclui apresentando questões sobre os avanços na implantação, sobre as fragilidades do sistema e sobre as possibilidades de desenvolvimento eficaz das diretrizes da PNRMVA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ottoni, R., and M. Borba. "Comportamento mecânico e clínico de próteses monolíticas à base de zircônia: revisão de literatura." Cerâmica 64, no. 372 (December 2018): 547–52. http://dx.doi.org/10.1590/0366-69132018643722340.

Full text
Abstract:
Resumo Próteses fixas com infraestrutura de metal ou cerâmica apresentam muitas falhas devido ao lascamento da cerâmica vítrea de cobertura. Assim, próteses monolíticas produzidas com apenas um material foram desenvolvidas no intuito de diminuir estas falhas. Cerâmicas à base de zircônia tiveram suas propriedades ópticas modificadas para permitir a confecção de próteses monolíticas. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar através de uma revisão da literatura o comportamento mecânico e clínico das próteses monolíticas à base de zircônia. Foi feita uma busca na base de dados PubMed/Medline (2010 a 2017) utilizando as palavras-chave: zircônia (zirconia), monolítica (monolithic) e prótese (prosthesis). Foram selecionados 13 estudos laboratoriais e 5 estudos clínicos. Os estudos laboratoriais mostraram que próteses monolíticas à base de zircônia apresentam alta resistência à fratura, à fadiga e ao lascamento. Próteses com espessura mínima de 0,7 mm devem ser confeccionadas para que sejam suficientemente resistentes às cargas impostas pela mastigação, tendo carga de fratura semelhante a coroas metalocerâmicas. Os estudos clínicos relatam baixas taxas de falha para esse tratamento protético. Próteses monolíticas à base de zircônia apresentam comportamento mecânico e clínico favorável para a reabilitação da região posterior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Guiraldo, Ricardo Danil, Sandrine Bittencourt Berger, Eloisa Aparecida Carlesse Paloco, Alexandre dos Reis Freitas, Murilo Baena Lopes, Rodrigo Ribeiro de Carvalho, Gabriela Fleury Seixas, and Mário Alexandre Coelho Sinhoreti. "Influência da data de validade na estabilidade dimensional dos elastômeros." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 17, 2020): e489108147. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8147.

Full text
Abstract:
Os materiais de impressão são utilizados na confecção de modelos em diferentes áreas da odontologia, com ênfase na reabilitação oral com próteses fixas e removíveis ou dentaduras. O objetivo foi comparar a estabilidade dimensional de impressões baseadas em elastômeros de polivinilsiloxano (Express) e poliéter (Impregum Soft) realizadas 2 anos após sua data de validade com impressões que não ultrapassaram esse período. As impressões foram realizadas sobre matriz com moldeira metálica; eles foram removidos após a polimerização e divididos em 4 grupos (n = 5). A estabilidade dimensional foi avaliada por microscopia óptica na linha de 20 µm com comprimento de 25 mm (padrão ISO 4823). Os valores de estabilidade dimensional (%) foram submetidos a ANOVA two-way (material x data de validade) e teste de Tukey (α = 0,05). Com base na análise da data de validade como fator independente (p = 0,017), os valores médios de estabilidade dimensional registrados para a impressão de elastômero 2 anos após a data de expiração (99,89%) foram estatisticamente inferiores aos valores registrados para o não expirado (99,92%) As alterações decorrentes do uso dos elastômeros 2 anos após o seu vencimento não afetam a estabilidade dimensional das próteses decorrentes dessas impressões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Audrey Borghi. "Medida da amplitude tóraco-abdominal como método de avaliação dos movimentos do tórax e abdome em indivíduos jovens saudáveis." Fisioterapia Brasil 7, no. 1 (March 20, 2018): 25. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v7i1.1860.

Full text
Abstract:
Introdução: A medida da amplitude tóraco-abdominal (ATA), por meio da cirtometria, é um método utilizado para avaliar os movimentos do tórax e abdome de pacientes submetidos à reabilitação pulmonar, durante intervenções terapêuticas e cirúrgicas. Objetivos: Padronizar a obtenção da medida de expansibilidade tóraco-abdominal por meio da cirtometria de indivíduos jovens saudáveis, realizando-a por três examinadores diferentes, em dias alternados. Método: Foram estudados 100 indivíduos jovens saudáveis, com 20,8±2 anos, sendo 50 do sexo masculino e 50 do sexo feminino. A medida da ATA foi realizada durante 3 inspirações e expirações máximas nos pontos da prega axilar, processo xifóide e cicatriz umbilical, por meio de fita métrica, por três examinadores diferentes, em dias alternados, considerando a maior medida para análise. Resultados: Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas pela ANOVA entre as medidas. O padrão respiratório costal foi predominante, em ambos os sexos, entretanto, este maior no sexo feminino (p < 0,05). Conclusão: Pela padronização da medida da amplitude dos movimentos tóraco-abdominais proposta neste estudo, foi possível verificar que esta metodologia mostrou-se confiável na avaliação fisioterapêutica quando obtida por diferentes examinadores.Palavras-chave: amplitude tóraco-abdominal, fisioterapia, cirtometria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Almeida, Liliane Fonseca de, Gleyce Valle Camargos, and Clynton Lourenço Corrêa. "Mudanças reorganizacionais nos córtices somatossensorial e motor em amputados." Revista Neurociências 17, no. 2 (January 23, 2019): 146–55. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2009.v17.8575.

Full text
Abstract:
Embora antigamente não se considerava que o córtex sensóriomotor de mamíferos adultos pudesse passar por mudanças em sua organização, sabe-se hoje que essas são possíveis e ocorrem devido a uma série de fatores. Visando compreender melhor a plasticidade cerebral, os objetivos dessa revisão foram identificar as mudanças reorganizacionais que ocorrem nos córtices somatossensorial e motor em amputados, bem como os mecanismos relacionados a essas mudanças e as repercussões funcionais advindas dessas alterações. A análise de estudos realizados em amputados permitiu concluir que a área de representação referente ao membro amputado nos córtices sensitivo e motor não fica inativa, mas passa a se relacionar com áreas corticais vizinhas. Além disso, a reorganização cortical em amputados está freqüentemente relacionada a uma condição conhecida por sensação fantasma e pode algumas vezes estar associada à dor fantasma. Os mecanismos envolvidos com a plasticidade incluem a remoção da inibição cortical local, o reforço de sinapses existentes e a formação de novas sinapses. Entender o processo reorganizacional do córtex cerebral é de fundamental importância na elaboração de estratégias de reabilitação para indivíduos amputados, pois através das intervenções terapêuticas pode-se, possivelmente, promover uma boa recuperação funcional e uma melhora da qualidade de vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Flores, Natália Miranda, Alisson de Carvalho Chaves, Júlia Araújo Momo, Matheus Pitrez da Silva Mocellin, William Dhein, Joelly Mahnic de Toledo, and Jefferson Fagundes Loss. "Efeito da bandagem elástica na atividade eletromiográfica de músculos periescapulares em indivíduos saudáveis." Fisioterapia Brasil 22, no. 3 (July 15, 2021): 318–33. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v22i3.4129.

Full text
Abstract:
Introdução: A bandagem elástica é uma fita elástica adesiva utilizada na prevenção e reabilitação do complexo do ombro. Entretanto, existem divergências na literatura sobre seus efeitos na atividade eletromiográfica dos músculos periescapulares durante exercícios com carga. Objetivo: Avaliar os efeitos da bandagem elástica na atividade eletromiográfica de músculos periescapulares durante o movimento de flexão do ombro sem carga e com halter em indivíduos saudáveis. Métodos: Vinte e seis indivíduos do sexo masculino realizaram o movimento de flexão do ombro sem carga e com halter com a bandagem elástica sobre o trapézio descendente. Foram avaliadas as atividades eletromiográficas de trapézio descendente, trapézio ascendente e serrátil anterior. São comparados os valores de pico e RMS em percentual da contração isométrica voluntária máxima através da ANOVA One Way. Resultados: Na flexão de ombro com halter ocorreu diminuição do pico da atividade eletromiográfica do trapézio descendente (p = 0,035). Não houve influência sobre os demais músculos periescapulares (p > 0,05). Conclusão: A bandagem elástica diminuiu o pico da atividade eletromiográfica do trapézio descendente durante a flexão do ombro com halter. Pode-se aplicar este resultado na prevenção de indivíduos que podem tender a aumentar a atividade do trapézio descendente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Freitas, Lourrane, and Henrique Cury Viana. "Influência da Diabetes mellitus tipo II na Osseointegração." Research, Society and Development 10, no. 10 (August 9, 2021): e236101018866. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18866.

Full text
Abstract:
A evolução humana permitiu que estratégias para o edentulismo parcial e total fossem desenvolvidas e aperfeiçoadas. Nesse sentido, a implantodontia contemporânea tem permitido que a reabilitação oral esteja acessível à sociedade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida no âmbito estético, alimentar e social. Para tanto, as condições gerais do paciente são de suma importância para o sucesso dos processos para os implantes dentários. Assim, objetivou-se nessa revisão relacionar diversas fontes em busca de informações sobre as dificuldades encontradas na cicatrização óssea em pacientes portadores de diabete mellitus II que se submetem à implantes ósseos. Realizou-se buscas em livros, artigos científicos, revistas eletrônicas e estudos de mestrado e doutorado. Todos os trabalhos utilizados como base de pesquisa relatam como resultado diversos fatores que influenciam à não manutenção da homeostase na fisiologia da cicatrização pela diabetes mellitus tipo II, podendo muitos implantes não obter o sucesso desejado. Os trabalhos avaliados relatam boas experiências no processo de osseointegração apesar das dificuldades orgânicas promovidas pela diabetes mellitus tipo II. Contudo, fica evidente a necessidade de controle desta endocrinopatia para que os procedimentos alcancem a cicatrização almejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Macagnan, Fabrício Edler, Rafael Ailton Fattori, Jordan Boeira Dos Santos, Carine Lumi, Priscila De Toni, and Adriana Kessler. "Avaliação fisioterapêutica do paciente oncológico hospitalizado." Fisioterapia Brasil 18, no. 4 (October 5, 2017): 533. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i4.1216.

Full text
Abstract:
O atendimento fisioterapêutico do paciente oncológico é uma tarefa que desafia o conhecimento, principalmente quando se trata em ambiente hospitalar. Recursos tecnológicos de alta complexidade são essenciais tanto para o diagnóstico quanto para o manejo clínico desses pacientes que apresentam grande diversidade de repercussões fisiopatológica, exigindo raciocínio ágil e embasamento teórico sólido e atualizado. Do ponto de vista motor, mais especificamente no âmbito da funcionalidade, a variabilidade de apresentações clinicamente possíveis de serem encontradas neste ambiente é praticamente impossível de ser descrita ou mesmo estimada. Levando em consideração as possíveis combinações entre problemas neuromusculares, musculoesqueléticos, cardiopulmonares há inúmeras possibilidades de prejuízo funcional. É perfeitamente plausível presumir que as alterações da funcionalidade sejam tão variadas que a probabilidade de encontrar padrões definidos seja muito pequena. Ainda assim, como se não bastasse a enorme complexidade envolvida no atendimento hospitalar, o fisioterapeuta é exigido ao máximo de sua capacidade tendo que acompanhar um grande número de casos ao longo da jornada diária de trabalho. Descontando o tempo dispendido no deslocamento, acesso às informações do prontuário, cuidados com o controle e prevenção de infecções e posterior registro da evolução do tratamento fisioterapêutico, sobra pouco tempo de contato efetivo com o doente. Nas enfermarias onde há alta rotatividade (unidades pós-operatórias), o tempo de internação menor acaba por reduzir o tempo de contato com o paciente. Desta maneira, fica claro perceber a necessidade da fluidez de raciocínio clínico e alto poder de discernimento investigativo para encontrar com precisão e rapidez a relação de nexo causal entre os processos fisiopatológicos e as disfunções orgânicas envolvidas com a limitação do movimento humano. Diante desse panorama, surgem algumas questões importantes: 1) Como avançar de forma efetiva no tratamento da funcionalidade dos pacientes hospitalizados? 2) Como avaliar as reais necessidades funcionais? 3) Com tão pouco tempo para avaliar as demandas dos doentes, como definir e desenvolver adequadamente as condutas terapêuticas mais pertinentes? 4) O que esperar do planejamento da reabilitação funcional? O que se vê hoje em dia vai na contramão do processo de qualificação da atuação fisioterapêutica. Na verdade, o constante detrimento da qualidade em prol da quantidade de atendimentos, pouco valoriza o processo da reabilitação funcional que, geralmente, conta com escassos recursos físicos/tecnológicos além de ser extremamente mal remunerado. Os gestores dos serviços de fisioterapia hospitalar normalmente precisam administrar, com muita eficiência, os altos gastos envolvidos nos encargos trabalhistas, operando muitas vezes com déficit financeiro e muita insatisfação da equipe. Fatalmente, essa indesejada realidade, tanto estrutural quanto funcional, acaba reduzindo o interesse dos fisioterapeutas em trabalhar no ambiente hospitalar. Na tentativa de melhorar o processo de avaliação e, dessa forma, a estruturação do programa de reabilitação do paciente oncológico hospitalizado é perfeitamente cabível a utilização de instrumentos que facilitem a comunicação entre teoria e prática. Em função disso, estamos propondo um modelo de avaliação de estruturas e funções corporais que elenca as principais informações clínicas envolvidas nas síndromes paraneoplásicas assim como os principais efeitos adversos relacionados aos diferentes tratamentos oncológicos (quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e cirurgia). Esperamos que essa proposta de avaliação física funcional em oncologia (AFFO) possa contribuir no processo de avaliação (AV) e reavaliação (R) fisioterapêutica com vistas a fomentar avanço no processo de reabilitação funcional do paciente oncológico hospitalizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography