Academic literature on the topic 'Reabsorção alveolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Reabsorção alveolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Reabsorção alveolar"

1

Ponce, José Burgos, Lidiane de Castro Pinto, Michyele Cristhiane Sbrana, Gisele da Silva Dalben, and Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida. "Relação entre reabsorções dentárias e enxerto alveolar em dentes adjacentes à área da fissura." Dental Press Endodontics 9, no. 1 (March 22, 2019): 21–25. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.021-025.oar.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar, radiograficamente, a prevalência, extensão e severidade da reabsorção dentária em dentes adjacentes à área de fissura após enxerto ósseo alveolar. Métodos: radiografias de 200 indivíduos com fissura unilateral e bilateral, alveolar e palatina, foram analisadas para se investigar a presença de reabsorção dentária relacionada com o enxerto ósseo. No total, 1.315 radiografias foram analisadas (periapical, oclusal e radiografias panorâmicas), obtidas a partir de 200 indivíduos com fissura labiopalatina unilateral e bilateral completa submetidos a cirurgia de enxerto, disponíveis a partir dos arquivos da Seção de Radiologia do HRAC-USP. Resultados: entre os 200 indivíduos, 33 tinham reabsorções dentárias externas. Dessas, 15 estavam presentes nas radiografias pré-operatórias e 18 só depois do enxerto ósseo. No geral, 30 reabsorções localizaram- se no terço apical da raiz e 3 no terço cervical; o incisivo central esquerdo foi o mais afetado. Não foram observadas reabsorções dentárias no terço médio da raiz e nenhuma reabsorção afetou mais de um terço. Não existiu diferença estatisticamente significativa entre a idade do paciente durante a cirurgia de enxerto ósseo e a presença de reabsorção dentária externa. Conclusões: a prevalência da reabsorção dentária em dentes adjacentes à área da fissura em indivíduos submetidos a enxerto ósseo foi baixa (16,5%). O terço apical da raiz foi o local mais frequente de reabsorção radicular externa, e não houve reabsorções afetando mais de um terço da raiz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bispo, Luciano Bonatelli, and Caleb Shitsuka. "Mecanismo de ação dos egfs na fisiologia do peri-implante." Revista Brasileira de Odontologia 75 (July 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v75.2018.e1079.

Full text
Abstract:
Objetivo: compreender a ação do EGF no comportamento periimplantar e quais as conseqüências dessa interação com as mudanças ocorridas nos componentes protéticos das próteses implantossuportadas. Material e Métodos: foi realizada uma busca nos indexadores do banco de dados OldMedline e Medline, entre 1980 e 2017, com os seguintes termos em inglês: fator de crescimento epidérmico, osseointegração e reabsorção óssea. Para a literatura nacional, foi utilizado o indexador BBO. Da mesma forma, os termos fator de crescimento epidérmico, osseointegração e reabsorção óssea foram investigados, no mesmo período. Resultados: recentemente, em termos de ciência, verificou-se que os EGFs têm um papel na manutenção de distâncias biológicas também nos tecidos peri-implantares. A reabsorção do osso cervical, conhecida como cauterização, que causa a diminuição do nível da crista alveolar é causada pela abordagem do epitélio escamoso estratificado da mucosa bucal, após o ato cirúrgico, ao osso subjacente. Conclusão: o mediador EGF interage com os receptores que formam o epitélio juncional peri-implantar, cuja conformação aproxima o osso, acelerando a reabsorção e provocando a cauterização. Mudanças nos componentes protéticos têm sido constantes para se adequar ao comportamento periimplantar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Paiva Landim, Karina, Eduardo Sant'Ana da Rocha, and Tatiane Cristina Sousa Esteves. "EXTRUSÃO DENTÁRIA RELACIONADA À LESÃO DE REABSORÇÃO E DOENÇA PERIODONTAL FELINA – RELATO DE CASO." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, no. 7 (August 27, 2021): e27569. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.569.

Full text
Abstract:
A extrusão dentária é o movimento de um dente para fora de seu plano de oclusão e, geralmente, sua ocorrência está associada tanto à presença de lesão de reabsorção dentária, que provoca perda da substância óssea e dentária, quanto à doença periodontal causada pela formação de placas bacterianas; ambas patologias são ocorrências frequentes em na clínica de pequenos animais. A extrusão dentária é comumente observada em gatos de meia idade ou idosos. O relato de caso, considerações e análises descritos neste artigo têm como objetivo registrar e documentar detalhes clínicos associados ao caso de um felino, macho, de quatro anos que apresentava extrusão dentária dos caninos direitos, lesões de reabsorção em osso alveolar e raízes, com achados radiográficos e sintomatologia de doença periodontal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Consolaro, Alberto, and Maria Fernanda Martins-Ortiz. "Em busca de uma causa à parte da Ortodontia: hereditariedade e reabsorção apical em pacientes tratados ortodonticamente. Uma análise crítica do trabalho de Harris, Kineret e Tolley." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 9, no. 2 (May 2004): 123–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192004000200013.

Full text
Abstract:
Exclusivamente a partir da equivalência radiográfica do padrão e intensidade de reabsorção dentária em tratamento ortodôntico de 103 irmãos, Harris, Kineret e Tolley12 tentaram impingir um caráter hereditário a este fenômeno sem considerar a morfologia dentária e maxilar, nem tampouco outros fatores envolvidos na etiopatogenia das reabsorções. No trabalho fica claro que entre os objetivos principais dos autores estava atribuir à hereditariedade a ocorrência de reabsorções dentárias durante o tratamento ortodôntico para aliviar em parte as responsabilidades profissionais perante os pacientes e a sociedade. Mas nos parece mais lógico que o profissional devesse habilitar-se para fazer a previsibilidade das reabsorções dentárias com base em seus planejamentos, considerando a morfologia radicular, o tipo de ápice dentário, a proporção coroa-raiz e a morfologia da crista óssea alveolar, bem como evitando escolher, sempre que possível, os procedimentos que mais usualmente estão associados à reabsorção radicular. Se o paciente apresentar-se com morfologias desfavoráveis e ainda assim necessitar de procedimentos associados a um maior risco de reabsorção em seu tratamento, que o mesmo seja informado e conscientizado que as reabsorções dentárias apicais serão um custo biológico para a recuperação de sua estética e função. Considerando: 1) a grande limitação proporcionada pelo diagnóstico de reabsorções apicais em radiografias panorâmicas e telerradiografias em norma lateral (cefalométricas); 2) a ausência de análise da morfologia dentária e da crista óssea alveolar; e 3) principalmente a falta de um grupo controle para comparar se os resultados seriam equivalentes, ou não, em uma população semelhante, sem qualquer parentesco, mas com as mesmas características dentomaxilares; pode-se afirmar que as conclusões do trabalho estão severamente comprometidas em sua credibilidade científica. Tanto a abordagem empregada na discussão quanto as conclusões obtidas pelos autores, sobre correlação entre genótipo, fenótipo e reabsorção dentária, parecem despropositadas, pois não houve estudos envolvendo células, nem tampouco uma metodologia de identificação de genes ou aplicação de qualquer técnica cujos resultados permitissem inferências desta natureza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bispo, Luciano Bonatelli. "O uso da proteína recombinante no aumento ósseo em Implantodontia." Revistas 72, no. 1/2 (January 4, 2016): 30. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v72i1/2.625.

Full text
Abstract:
A reabsorção do osso alveolar ocorre após a perda dentária por vários fatores, tais como: exodontia, traumatismo, processos patológicos ou mesmo reabsorção por desuso. A reabilitação com implantes requer osso em quantidade e qualidade. Os enxertos autógenos são considerados os enxertos tipo “padrão ouro” para regeneração óssea guiada. Contudo, o aumento ósseo dessa região tem sido feito também com biomateriais, que é qualquer substância, droga, combinação de substâncias de origem natural ou sintética que pode ser usado como reposição de algum tecido, órgão ou função do corpo. Embora promissora, a utilização das proteínas morfogenéticas ósseas na Implantodontia e na Cirurgia Bucomaxilofacial ainda necessita de maior respaldo científico. O objetivo desse estudo foi fazer uma breve revisão sobre a utilização das proteínas recombinantes e esclarecer os clínicos sobre suas indicações e reais limitações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rocha, Simone Requião Thá, Alexandre Moro, Ricardo César Moresca, Gilson Sydney, Fabian Fraiz, and Flares Baratto Filho. "Tratamento ortodôntico em pacientes com dentes reimplantados após avulsão traumática: relato de caso." Dental Press Journal of Orthodontics 15, no. 4 (August 2010): 40e1–40e10. http://dx.doi.org/10.1590/s2176-94512010000400007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a alta prevalência de indivíduos com traumatismo dentário prévio ao tratamento ortodôntico justifica os cuidados a serem observados antes e durante o tratamento, considerando todas as implicações do movimento ortodôntico sobre os dentes traumatizados. Entre as lesões traumáticas dentárias, a avulsão com posterior reimplantação do dente é a que apresenta maior risco de complicações - como necrose pulpar, reabsorção radicular e anquilose -, sendo também a que inspira maiores cuidados pelo ortodontista. OBJETIVO: este trabalho busca, através do relato de um caso clínico, analisar as implicações do reimplante dentário após avulsão traumática, em pacientes que requerem tratamento ortodôntico. CONCLUSÕES: a movimentação ortodôntica de um dente reimplantado, após sua avulsão traumática, é possível desde que não ocorra qualquer sinal de anormalidade. Porém, dentes que sofrem anquilose não são passíveis de movimentação ortodôntica, mas devem ser preservados como mantenedores de espaço, até a reabsorção total da raiz, desde que não apresentem infraposição severa. Ocorrendo infraposição severa do dente anquilosado, é indicada a amputação da coroa e o sepultamento da raiz, como meio de favorecer a manutenção do osso alveolar na região, pois ocorrerá reabsorção por substituição da raiz sepultada, como ocorreu no caso clínico apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bispo, Luciano Bonatelli, Munir Salomão, Augusto Roque Neto, Caleb Shitsuka, and Irineu Gregnanin Pedron. "Uso de membrana como fator preditivo do comportamento ósseo alveolar pós-exodontia." Odonto 28, no. 55 (June 25, 2020): 21. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v28n55p21-29.

Full text
Abstract:
Introdução: A evolução dos materiais e técnicas restauradoras trouxe avanços técnico-científicos inimagináveis. A agilidade no tratamento, maior conforto, redução de custos e satisfação de pacientes e profissionais constituem uma realidade premente na prática odontológica. O atual conhecimento da previsibilidade do comportamento ósseo após a execução de uma exodontia, sugere alguns cuidados que podem minimizar a perda óssea em altura e largura, que comprometem a reabilitação estética e funcional dos ossos maxilares. A dependência do coágulo na constituição do arcabouço demanda intervenção sistematizada na sua imobilidade, a qual, potencializará a resposta biológica do tecido duro. Objetivo: O escopo desse trabalho é apresentar o caso do emprego da membrana de polipropileno após exodontia, com vistas à futura instalação de implante. Descrição do caso: foi realizada a exodontia dos dentes 31 e 41 e utilizada a membrana de polipropileno, que permaneceu intencionalmente exposta durante 10 dias. A permanência da membrana favoreceu a manutenção do coágulo sanguíneo que serviu como arcabouço para a remodelação óssea, interferindo o mínimo possível na reabsorção das paredes remanescentes do alvéolo, favorecendo a futura instalação de implante e reabilitação implanto-protética. Conclusões: A Regeneração Óssea Guiada alcançada pela osteopromoção, por meio do através da utilização de membrana de polipropileno demonstra ser uma técnica promissora na Odontologia contemporânea. O baixo custo, a facilidade de acesso e manipulação por parte do cirurgião-dentista e o controle participativo na fisiologia tecidual foram fatores para que a técnica seja uma alternativa potencial na minimização da reabsorção óssea ou mesmo na imobilização do coágulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pilger, Alan Dal´Alba, Luis Eduardo Schneider, Gabrielle Mello Da Silva, Kalinka Crivellaro Crusius Schneider, and Ricardo Smidt. "Biomateriais de substituição óssea para procedimentos de reconstrução alveolar em implantodontia." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 17, no. 1 (June 27, 2018): 98. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v17i1.21820.

Full text
Abstract:
<p class="CorpoA"><strong>Introdução</strong>: a reconstrução do processo alveolar para a reabilitação de pacientes edêntulos com implantes dentários vem se tornando uma realidade segura e previsível. Desta forma, conhecer as características destes tecidos e biomateriais é fundamental para o sucesso. Contudo, a diversidade de marcas e produtos presentes no mercado geram dúvidas na seleção do biomaterial. <strong>Objetivo</strong>: este estudo tem como objetivo caracterizar os biomateriais disponíveis no mercado brasileiro para procedimentos de reconstrução óssea em implantodontia. <strong>Metodologia:</strong> Foram incluídos 18 biomateriais de substituição óssea disponíveis no mercado nacional (Brasil), registrados e regulamentados pela agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA). As empresas fabricantes foram contatadas para fornecer as informações dos seus respectivos produtos. <strong>Resultados: </strong>Após a análise dos 18 biomateriais encontrados no mercado nacional, as informações obtidas segundo os fabricantes foram classificadas nos seguintes itens: produto e empresa, granulometria, porosidade, forma de apresentação, composição, origem, propriedade biológica e se for fe procedência nacional ou importado. <strong>Discussão</strong>: conforme as propriedades de cada tecido ou material, ele pode possuir um ou mais mecanismos de formação óssea. A composição química, forma física e as diferenças de superfície resultam em diferentes níveis de reabsorção. Dessa forma, é importante para o clínico conhecer a natureza variada dos biomateriais disponíveis que vão determinar a velocidade e sua forma de reabsorção. <strong>Conclusão</strong>: Este estudo tabulou os biomateriais estudados, quanto suas principais características biológicas, visando orientar os profissionais da saúde na escolha do biomaterial mais adequado para alcançar seus objetivos no tratamento.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Yamin, Paulo André, Ariane Moreira Fernandes, Laís Da Silva Botega, Aline Akemi Mori, and Alvaro Augusto Junqueira Júnior. "Tratamento de lesão cística periapical com reabsorção externa: relato de caso e proservação de 2 anos." Odonto 29, no. 56 (June 2, 2021): 17–25. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v29n56p17-25.

Full text
Abstract:
Introdução: As lesões periapicais estão entre as mais recorrentes que acometem o osso alveolar, podendo gerar cistos radiculares em resposta a mediadores inflamatórios que se originam da necrose da polpa dentária. Este relato de caso clínico apresenta tratamento de lesão cística periapical com reabsorção externa, com proservação de 2 anos. Relato do caso: Paciente, sexo masculino, 13 anos de idade, necessitava de tratamento endodôntico do elemento 21. O exame radiográfico apresentou imagens sugestivas de presença de reabsorção periapical externa e uma lesão radiolúcida circundando o ápice do elemento 21. A terapia endodôntica foi realizada em 4 sessões, permitindo troca de curativo de demora com pasta de hidróxido de cálcio para regressão da lesão periapical. O tamponamento apical foi feito com Mineral Trióxido Agregado (MTA), o conduto foi obturado com cimento de hidróxido de cálcio e a restauração definitiva foi feita após uma semana da finalização do tratamento endodôntico. Controles radiográficos foram feitos a cada 6 meses nos primeiros 2 anos, sendo uma feita tomografia computadorizada 30 meses após finalização do tratamento. Conclusão: Os exames clínicos e radiográficos de controle apresentaram resultados altamente satisfatórios, com resolução completa de todos os sinais e sintomas clínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Medeiros, Matheus Simões, Karolina Pires Marcelino, Jonhson Cesário de Oliveira Júnior, Luiz Carlos Moreira Junior, Julliana Cariry Palhano Freire, Euler Maciel Dantas, Gustavo Augusto Seabra Barbosa, André Luiz Marinho Falcão Gondim, Eduardo Dias-Ribeiro, and Luis Ferreira de Almeida Neto. "Instalação de implantes dentários simultâneo a realização de Sinus Lift: Relato de Caso." Research, Society and Development 9, no. 10 (September 26, 2020): e2869108462. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8462.

Full text
Abstract:
Devido à perda dentária precoce, a reabsorção alveolar durante toda a vida, assim como a redução de tamanho do rebordo alveolar. A perda de altura óssea leva ao aplainamento do palato, isto leva a pneumatização dos seios maxilares junto com a expansão de suas câmaras, fator este que dificulta o sucesso na fixação de elementos implantáveis. O estudo em questão tem o objetivo de relatar um caso de uma paciente que foi submetida a realização de uma cirurgia de levantamento de seio maxilar e instalação de implantes em área posterior da maxila (ausência dos elementos 15 e 16). A técnica de Sinus Lift foi optada cumprindo a indicação baseada na altura do osso residual, que fora 4mm, feito deslocamento da membrana sinusal e preenchimento da cavidade com enxerto ósseo xenógeno Bio-Oss large 1g, fora feita instalação simultânea dos implantes Neodent Gran Morse 3.5x11.5. Após a realização dos procedimentos será aguardado um período de 6 meses para reabilitação final com a prótese fixa sobre os implantes. Sendo esta diminuição do tempo para reabilitação um dos pontos positivos desta técnica simultânea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Reabsorção alveolar"

1

Barbosa, Thayanne Brasil. "Efeito do 5-Fluorouracil na reabsorção óssea alveolar induzida por ligadura em ratos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14432.

Full text
Abstract:
BARBOSA, Thayanne Brasil. Efeito do 5-Fluorouracil na reabsorção óssea alveolar induzida por ligadura em ratos. 2015. 84 f. Dissertação (Mestrado em Farmacologia) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2015-12-10T12:37:25Z No. of bitstreams: 1 2015_dis_tbbarbosa.pdf: 15807034 bytes, checksum: 1345037625f988e70d8b4691598a6b58 (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2015-12-10T12:38:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_dis_tbbarbosa.pdf: 15807034 bytes, checksum: 1345037625f988e70d8b4691598a6b58 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-12-10T12:38:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_dis_tbbarbosa.pdf: 15807034 bytes, checksum: 1345037625f988e70d8b4691598a6b58 (MD5) Previous issue date: 2015
Introduction: 5-fluorouracil (5-FU) is a highly used anticancer drug. Its administration causes several side effects and. its role in bone loss has been recently studied, since 5-FU showed a decrease in bone mineral density and growth inhibition in young rats. The aim of our study was to investigate the effect of 5-FU on the in ligature-induced bone resorption in rats. Methods and results: 146 Wistar rats (180-220 g) were divided in four groups that received distilled water (2 ml/kg, IP) or 5-FU (37.5, 75 or 150 mg/kg, IP 1 hour before the ligature placement. Sacrifice was performed at 11th day. Hemiarcades were submitted to macroscopic (mm²), histologic or histometric (mm²) analyses. In addition, cytokines (TNF-α and IL-1β; pg/mg) were dosed and the assessment of MPO activity (U/mg) and total and bone-specific alkaline phosphatase (U/ml) was performed. Survival, leukogram, body mass variation and liver, kidney and spleen conditions were also evaluated. p<0.05 was considered significant. The study was approved by the ethics committee in animal research. Ligature placement caused an important alveolar area bone loss, including the furcation area. It also caused an increase in the MPO activity, in the concentrations of TNF-α e IL-1β, and diminished bone-specific alkaline phosphatase. It was observed greater furcation lesions, alveolar bone destruction and an increase in the inflammatory infiltrate when compared to normal (p<0.05). Although 5-FU did not increase MPO activity when compared with NT, it promoted an exacerbation of the periodontal destruction, with a severe alveolar bone loss, including the furcation area when compared with NT (p<0.05). Another finding was the increased concentration of TNF-α e IL-1β. In addition, 5-FU groups presented lower values of bone-specific alkaline phosphatase when compared to normal (p<0.05). It was also observed a severe destruction of the periodontum and a marked inflammatory infiltrate. Systemically, 5-FU (150 mg/kg) caused neutropenia, diminished rate of survival and loss of weight. Finally, it was not observed alterations in the hepatic, renal, or splenic conditions. Conclusion: Briefly, 5-FU increased ligature-induced bone resorption and the concentration of TNF-α and IL-1β, cytokines that are involved in the bone resorption process. Neutropenia was caused by the administration of the drug and contributed to exacerbate the destruction of the periodontium.
Introdução: O 5-fluorouracil (5-FU) é uma pirimidina utilizada em diversos protocolos para o tratamento do câncer e sua administração causa diversos efeitos adversos. Recentemente, seu papel na perda óssea tem sido estudado, já que o 5-FU mostrou diminuição da densidade mineral óssea e inibição do crescimento em ratos jovens. Assim, objetivou-se investigar se o efeito do 5-FU na reabsorção óssea alveolar induzida por ligadura em ratos. Métodos e resultados: 146 Ratos Wistar (180-220 g; n=6-10) foram divididos em quatro grupos em que receberam água destilada (2 ml/kg; IP) ou 5-FU (37,5, 75 ou 150 mg/kg; IP), 1 hora antes da colocação da ligadura, sendo sacrificados no 11° dia. As hemiarcadas foram direcionadas análises morfométrica (mm2), histopatológica e histométrica (mm2). Adicionalmente, foram realizadas dosagens de citocinas (TNF-α e IL- 1β; pg/mg), MPO (U/mg) e fosfatase alcalina total e óssea (U/ml) Sobrevida, leucograma, variação de massa corpórea e condições hepáticas, renais e esplênicas também foram avaliadas. p<0,05 foi considerado estatisticamente significante. O trabalho foi aprovado no comitê de ética em pesquisa. Observou-se que a ligadura causou uma importante perda óssea alveolar e na região de furca, aumento na atividade de MPO, nas concentrações de TNF-α e IL-1β, além de diminuição da FAO. Em relação ao histopatológico, foram observadas maiores lesões de furca, destruição de osso alveolar e infiltrado inflamatório em hemiarcadas do grupo NT em comparação ao normal (p<0,05). Embora o 5-FU não tenha sido capaz de aumentar a atividade de MPO em relação ao grupo NT, ele promoveu uma exacerbação da destruição periodontal, evidenciando uma maior perda óssea alveolar e na região de furca (p<0,05). Outro aspecto observado foi o aumento nas concentrações de TNF-α e IL-1β. Ainda, o fármaco promoveu diminuição nos valores de FAO em relação ao gruo normal (p<0,05). Os animais que receberam 5-FU também mostraram intensa destruição das estruturas periodontais e presença de infiltrado inflamatório no histopatológico. Sistemicamente, o 5-FU na dose de 150 mg/kg causou neutropenia, diminuição na sobrevida e da massa corpórea dos animais. Não foram observadas alterações nas condições hepáticas, renais ou esplênicas avaliadas. Conclusão: Em suma, a administração de 5-FU exacerbou a reabsorção óssea induzida por ligadura e induziu o aumento de TNF-α e IL-1β, citocinas envolvidas no processo de reabsorção óssea. A neutropenia causada pela administração do fármaco pode ter contribuído para exacerbar a destruição das estruturas de suporte do dente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Schmitd, Ligia Buloto. "Avaliação radiográfica da reabsorção óssea periodontal por meio de valor de pixel e comparação com análise histopatológica." Universidade de São Paulo, 2005. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25132/tde-08092005-100349/.

Full text
Abstract:
Avaliar radiograficamente a reabsorção óssea periodontal por meio do valor de pixel e sua comparação com o exame histopatológico foi o objetivo deste trabalho. Trinta ratos Wistar foram submetidos à indução de doença periodontal com fio de seda 3-0 ao redor do primeiro molar inferior direito e o lado esquerdo foi deixado como controle. O grupo 1 foi sacrificado após passados 7 dias, o grupo 2, após 14 dias e o grupo 3 após 28 dias. As hemimandíbulas dos 30 animais foram radiografadas em filmes radiográficos tamanho 2 e na placa fotoestimulável de fósforo do sistema Digora®. As radiografias convencionais foram digitalizadas em um scanner a laser. As peças foram processadas para cortes microscópicos e coradas em HE para análise. As médias dos valores dos pixels das áreas de doença e das áreas controle foram aferidos no programa ImageJ®. O teste ANOVA a dois critérios mostrou que os valores dos pixels das áreas de doença periodontal foram significantemente menores do ponto de vista estatístico, quando comparados às áreas de controle, tanto para as radiografias obtidas com o sistema Digora®, quanto para as digitalizadas. No entanto, a ANOVA a um critério das médias dos valores dos pixels das áreas de doença periodontal não mostrou diferença estatisticamente significante entre os diferentes períodos experimentais. A análise microscópica evidenciou perda óssea, com aumento de osteoclastos e diminuição da altura da crista óssea alveolar com o passar do período experimental. Como conclusão, a análise do valor de pixel de uma radiografia digital foi capaz de evidenciar perda óssea quando comparada com seus controles, mas falhou ao detectar as alterações ósseas progressivas que foram visualizadas microscopicamente.
The aim of this research was to evaluate the pixel value modification in periodontal disease sites using direct digital radiography and digitalized radiography. Periodontal disease was induced by a 3-0 silk ligature in the inferior right first molars of thirty Wistar rats. The inferior left first molar was the control. The animals were divided into groups: 1- seven days; 2- fourteen days and 3- twenty eight days. The mandibles were removed and radiographed with film size 2 and in a photoestimulable phosphor plate (Digora®). Conventional radiographs were digitized in a laser scanner. The mandibles were processed and HE stained for histological analysis. The mean pixel values from the periodontal disease sites were measured by histogram analysis by the software ImageJ®. There was an ANOVA test statistic significant difference among the pixel values for disease sites when compared to the control sites in the three groups for Digora® and digitized images. However, there was no significant difference for the disease sites regardind the pixel values among experimental periods. The longer the experimental period, more severe was the bone loss visualized histologically. In conclusion, pixel value analysis in a digital radiographic image may evidence bone loss when compared to the controls, but failed in detecting the progressive bone loss microscopically visualized.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Mariana Vasconcelos. "A Matricaria recutita previne a perda óssea alveolar osteoclástica induzida por ligadura em ratos via inibição das citocinas TNF-a E IL-1b." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/12400.

Full text
Abstract:
GUIMARÃES, Mariana Vasconcelos. A Matricaria recutita previne a perda óssea alveolar osteoclástica induzida por ligadura em ratos via inibição das citocinas TNF-a E IL-1b. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2015-05-25T12:07:43Z No. of bitstreams: 1 2014_dis_mvguimarães.pdf: 2059480 bytes, checksum: 31b9b00c067b268367244fc8d8424c98 (MD5)
Approved for entry into archive by denise santos(denise.santos@ufc.br) on 2015-05-25T12:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_dis_mvguimarães.pdf: 2059480 bytes, checksum: 31b9b00c067b268367244fc8d8424c98 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-25T12:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_dis_mvguimarães.pdf: 2059480 bytes, checksum: 31b9b00c067b268367244fc8d8424c98 (MD5) Previous issue date: 2014
Periodontitis is an immunoinflammatory disease in that the involvement of chemical mediators culminates in destruction of alveolar bone. Long recognized regarding its pathogenesis, however, frequently some patients do not respond insatisfactorily to conventional treatments, which makes pharmacological alternatives are sought. In this context, Matricaria recutita (MTR), known as chamomile, stands out in the literature for its anti-inflammatory and a variety of constituents, especially apigenin (APG) flavonoid. Thus, the present study evaluated the involvement of cytokines in the anti-inflammatory and antiresorptive activities of MTR in alveolar bone resorption (ABR) induced by ligature in rats. For this, we used the dry extract of MTR (apigenin content 128.5±0.99 mg/g). The ABR was induced in 90 wistar rats (199.3 ± 3.2 g) by ligation (nylon 3.0) of 2° upper left molar, and contralateral was used as control. The rats received v.o. Tween 80 (TW) or MTR (10, 30 and 90 mg/kg) daily until 11 d, when they were killed. The hemiarcadas were processed for macroscopic (mm2) or histometric, histological and immunohistochemical analyzes for the ligand of the receptor activator of nuclear factor kappa B (RANKL), osteoprotegerin (OPG) and tartrate-resistant acid phosphatase (TRAP). Blood samples were collected for measurement of bone alkaline phosphatase (BALP), while the gingival tissue was used for measuring of mieloperoxidase activity (MPO; mg/g) and of tumor necrosis factor-alpha (TNF-a) and interleukin-1β (IL-1β) levels (pg/mg) by ELISA. Systemically, serum bone alkaline phosphatase (BALP), AST/ALT, urea and creatinine, and white blood count were made, and we evaluated of macroscopic aspects of liver, kidneys and spleen, in addition to variation in body mass. Was set at p <0.05 (#) for Normal, (*) for TW and () for MTR 10 mg/kg; Ethical aspects: the Ethics Committee for Animal Use-UFC 70/13. It was found that ligation for 11 days caused intense ABR with furcation lesion pronounced, resorption of alveolar bone and cementum in the region between the first and second molars, reduction of serum BALP, intense leukocyte infiltrate in the periodontium these animals, increasing significant MPO, TNF-, IL-1β in challenged area underlying gingival tissue, and increased to RANKL and TRAP immunostaining, and reduced to OPG. Systemically, there was leukocytosis with a predominance of mononuclear cells. No major changes in organs and weight of animals were observed. MTR prevented, significantly, the ligature-induced ABR [TW=5.5±0.2; MTR (10)=4.4±0.1*; (30)=2.9±0.1*; (90)=2.8±0*], corroborating the reduction of furcation lesions [Normal=10.4±0.8; TW=137.4±23.3#; MTR (90)=81.0±9.6*#] and the preservation of the alveolar bone and cementum [(Normal=0(0-0); TW=3(1-3)#, MTR (90)=1(1-3)#*] compared to the TW group while no bone anabolic activity was showed because MTR dit not prevent the reduction of serum BALP induced by ligature [Normal=99.4±3.4; TW=61.3±2.6#; MTR (10)=70.6±3.6#; (30)=74.5±3.7#; (90)=78.5±2.8#); p>0.05]. However, MTR significantly prevented the leukocyte infiltration and the increase of MPO activity [Normal=3.6±0.5; TW=9.4±0.9#; MTR (10)=10.2±3.3; (30)=4.5±0.8*; (90)=4.2±0.7*], of TNF-a [Normal=0.2±0; TW=1.2±0.2#; MTR (10)=0.4±0.2*; (30)=0.2±0.1*; (90)=0.1±0*] and of IL-1β [Normal=1.5±0.3; TW=8.0±1.4#; MTR (10)=8.9±1.9#; (30)=1.8±1.0*; (90)=1.5±0.9*] levels caused by ligature, and reduced immunostaining for RANKL and TRAP, and increased for OPG, comparing to TW group. Additionally, MTR prevented the leukocytosis caused by ligation and did not alter liver, kidney, spleen conditions or the variation of body mass. In short, the MTR prevented the ABR by reducing TNF-a and IL-1β, thus preventing the osteoclast activation due RANK-RANKL-OPG axis, without interfering with bone anabolism.
A periodontite é uma doença imunoinflamatória onde a participação de mediadores químicos culmina em destruição de osso alveolar. Muito se reconhece a respeito de sua patogênese, contudo, frequentemente alguns pacientes respondem de forma insatisfatória aos tratamentos convencionais, o que faz com que alternativas farmacológicas sejam buscadas. Neste contexto, a Matricaria recutita (MTR), conhecida como camomila, destaca-se na literatura por sua propriedade anti-inflamatória e sua variedade de constituintes, especialmente o flavonoide apigenina. Assim, o presente estudo avaliou a participação de citocinas nas atividades anti-inflamatória e antirreabsortiva da MTR na reabsorção óssea alveolar (POA) induzida por ligadura em ratos. Para isso, utilizou-se extrato seco de MTR (teor de apigenina de 128,5±0,99 mg/g). A POA foi induzida em 90 ratos Wistar (199,3±3,2 g) por ligadura (náilon 3.0) do 2° molar superior esquerdo, e contralateral como controle. Os ratos receberam v.o. Tween 80 (TW) ou MTR (10, 30 e 90 mg/kg) diariamente até o 11º d, quando foram mortos. As hemiarcadas foram processadas para macroscopia (mm2) ou para análises histométrica, histológica e imunohistoquímica para o ligante do receptor ativador do fator nuclear kappa-B (RANKL), a osteoprotegerina (OPG) e a fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP). Amostras de sangue foram coletadas para dosagem de fosfatase alcalina óssea (FAO), enquanto que o tecido gengival foi utilizado para a dosagem da atividade de mieloperoxidase (MPO; mg/g), do fator de necrose tumoral-alfa (TNF-a) e da interleucina-1β (IL-1β) (pg/mg) por ELISA. Sistemicamente, foram feitas dosagens séricas AST/ALT, ureia e creatinina, avaliados leucograma, os aspectos macroscópicos de fígado, rins e baço, além da variação de massa corpórea. Considerou-se p<0,05 (#) para Normais, (*) para TW e () para MTR 10 mg/kg; Aspectos éticos: Comissão de Ética para Uso de Animais-UFC nº 70/13. Verificou-se que a ligadura durante 11 dias causou intensa POA, com lesão pronunciada de furca e reabsorção de osso alveolar e cemento na região entre o primeiro e segundo molares, redução dos níveis séricos de FAO, intenso infiltrado leucocitário no periodonto destes animais, aumento significante de MPO, de TNF-a, de IL-1β no tecido gengival subjacente à área desafiada, além de imunomarcação aumentada para RANKL e TRAP, e reduzida para OPG. Sistemicamente, observou-se leucocitose com predomínio de mononucleares. Não foram observadas alterações importantes de órgãos e peso dos animais. MTR foi capaz de prevenir, de forma significante, a POA induzida por ligadura [TW=5,5±0,2; MTR (10)=4,4±0,1*; (30)=2,9±0,1*; (90)=2,8±0*], sendo corroborada pela redução das lesões de furca [Normal=10,4±0,8; TW=137,4±23,3#; MTR (90)=81,0±9,6#*] e preservação de osso alveolar e cemento [(Normal=0(0-0); TW=3(1-3)#; MTR (90)=1(1-3)#*] em comparação ao grupo TW, embora não demonstrou atividade anabólica óssea por não prevenir a redução dos níveis séricos de FAO induzida pela ligadura [Normal=99,4±3,4; TW=61,3±2,6#; MTR (10)=70,6±3,6#; (30)=74,5±3,7#; (90)=78,5±2,8#); p>0,05]. Entretanto, MTR preveniu significantemente o infiltrado leucocitário e o aumento da atividade de MPO [Normal=3,6±0,5; TW=9,4±0,9#; MTR (10)=10,2±3,3; (30)=4,5±0,8*; (90)=4,2±0,7*], dos níveis de TNF-a [Normal=0,2±0; TW=1,2±0,2#; MTR (10)=0,4±0,2*; (30)=0,2±0,1*; (90)=0,1±0*] e de IL-1β [Normal=1,5±0,3; TW=8,0±1,4#; MTR (10)=8,9±1,9#; (30)=1,8±1,0*; (90)=1,5±0,9*], proporcionando imunomarcação reduzida para RANKL e TRAP, e aumentada para OPG, em comparação ao grupo TW. Adicionalmente, a MTR preveniu a leucocitose causada pela ligadura e não alterou as condições hepáticas, renais, esplênicas e a variação de massa corpórea. Em suma, a MTR preveniu a POA via redução de TNF-a e IL-1β, prevenindo, assim, a ativação osteoclástica decorrente do eixo RANK-RANKL-OPG, sem interferir no anabolismo ósseo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

CARVALHO, Simone Ribeiro Bruzadelli Franco de. "Modulação da periodontite experimental por antioxidante nitróxido." Universidade Federal de Alfenas, 2014. https://bdtd.unifal-mg.edu.br:8443/handle/tede/407.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de 4-hidroxi-2,2,6,6-tetrametilpiperidine-1-oxil (Tempol), um antioxidante sintético da classe dos nitróxidos, como coadjuvante ao tratamento mecânico de raspagem e alisamento radicular (RAR) da doença periodontal (DP) experimentalmente induzida em ratos. Sessenta ratos (machos, linhagem Wistar) foram divididos em três grupos de dezoito animais: Grupo T recebeu administração do nitróxido (1mg/Kg de peso corpóreo, via oral) realizada uma vez ao dia, iniciada um dia antes da indução da DP até os respectivos períodos de eutanásia, o Grupo C recebeu administração do veículo e o Grupo T1 começou a receber Tempol somente após o tratamento de RAR até os respectivos períodos de eutanásia. A doença periodontal (DP) foi induzida por meio de ligadura com fio de algodão na região dento-gengival do primeiro molar inferior esquerdo. Decorridos 7 dias, a ligadura foi removida e todos os animais foram tratados com raspagem e alisamento radicular (RAR) seguida de irrigação local com soro fisiológico. Após 7, 15 ou 30 dias, os animais foram eutanasiados e amostras de biópsias gengivais da região com ligadura foram processadas para mensuração dos danos oxidativos teciduais. Os marcadores deste processo, teor do tripeptídeo glutationa em sua forma reduzida (GSH), os níveis de malondialdeído (MDA), um produto final de lipoperoxidação e a ocorrência de proteínas carboniladas (CPO) foram quantificadas através de cromatografia líquida de alta eficiência e espectrofotometricamente (CLAE). As mandíbulas foram seccionadas para análise radiográfica. O modelo experimental induziu danos oxidativos significativos associados à indução de DP, causando queda de GSH e aumento de CPO e MDA (p<0,05) em relação ao grupo controle e ao índice basal destes metabólitos. O tratamento com Tempol foi eficaz na prevenção e tratamento dessas lesões oxidativas, de forma tempo-dependente, notoriamente na diminuição de CPO e na preservação de GSH tissular. Na análise radiográfica pode-se observar que Tempol administrado antes da indução da DP foi capaz de diminuir a reabsorção óssea em relação ao grupo C e ao grupo T1, principalmente aos 30 dias (p<0,05). Os resultados indicam que a administração oral de Tempol pode ser uma estratégia farmacológica a ser utilizada como adjuvante ao tratamento de periodontite, aumentando a eficácia de procedimentos terapêuticos por meio do controle do estresse oxidativo.
This study focused the effect of oral nitroxide administration on gingival oxidative stress markers and alveolar bone loss associated to periodontitis. Two different strategies of oral treatment with the nitroxide: preventive or therapeutic, were employed to establish the efficiency of the piperidine compound as a adjuvant to scaling and root planing mechanical treatment. Cotton ligatures were placed around the cervical area of the left mandibular first molars of male rats. Nitroxide Tempol (1 mg/kg/daily) or vehicle alone was orally administrated to animals before or post ligature-induced periodontitis. The animals were subject to mechanical treatment simultaneously to ligature removal. At different experimental periods (7, 15 or 30 days), gingival oxidative markers (reduced glutathione, malondialdehyde and protein carbonyl content) were measured in sample homogenates from animals. Bone loss was assessed by radiographyc assay. There was a greater increase in gingival oxidative markers and alveolar bone loss due to induced periodontitis. Nitroxide treatment in a preventive manner was more efficient to partially prevent both periodontitis-associated events them that therapeutic nitroxide administration after induction of experimental periodontitis. Oral nitroxide administration showed beneficial effects on periodontal structures during and after induction of experimental periodontitis. Within the limits of this study, it can be concluded that piperidine nitroxide, which is proposed for different inflammatory processes treatment, can also be used as a protective and therapeutic agent for periodontal disease in an adjunctive manner to mechanical non-surgical treatment.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Kátia do Nascimento. "Avaliação do efeito da Doxiciclina associada ou não à decametasone no modelo de reparo ósseo alveolar em ratos." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2015. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19834.

Full text
Abstract:
GOMES, K. N. Avaliação do efeito da Doxiciclina associada ou não à decametasone no modelo de reparo ósseo alveolar em ratos. 2015. 94 f. Tese (Doutorado em Farmacologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.
Submitted by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2016-09-28T15:45:53Z No. of bitstreams: 1 2015_tese_kngomes.pdf: 1745792 bytes, checksum: 93bc1957b422226ecef0a412b0c9758b (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes (erikaleitefernandes@gmail.com) on 2016-09-28T15:46:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_tese_kngomes.pdf: 1745792 bytes, checksum: 93bc1957b422226ecef0a412b0c9758b (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-28T15:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_tese_kngomes.pdf: 1745792 bytes, checksum: 93bc1957b422226ecef0a412b0c9758b (MD5) Previous issue date: 2015-11-27
The alveolar bone repair model, through dental excision in rats, allows the longitudinal study of local and systemic parameters. This allows learning the pathophysiology in inflammatory bone remodeling process. The objective of the research was to investigate the effect of doxycycline associated or not with dexamethasone on the events that follow the bone reabsorption process in alveolar bone repair in rats. The animals (190-200 g) were treated daily (per os) with saline solution Control (SSC), doxycycline (DOX 10 and 25 mg/kg), Dexamethasone (DEXA 1 mg/kg) (IP), and sacrificed according to experimental group (7, 14 and 21 days) to remove their jaws, which were used in the qualitative analysis of microstructural parameters, histomorphometry, and immunohistochemistry for Wnt10b and Dkk-1. It was observed that DOX (10 and 25 mg / kg ) improve some parameters such as the number of osteoblasts increase, reduction in the number of osteoblasts and % increase in bone tissue compared to the CTL group. The results also showed an increase in the expression of Wnt 10b, and Dkk-1 reduction, during the process of bone repair in animals that received DOX (10 and 25 mg/kg), compared to groups CTL. These findings suggest that DOX offers osteoinductive and osteoprotector effects on bone tissue during the alveolar bone remodeling process. It is possible that, in addition to anti-inflammatory effects recognized in DOX, this Tetracycline can influence the expression of Wnt 10b, favoring bone neoformation, and modulate the expression of Dkk-1, inhibiting tissue resorption in the alveolus of the animals.
O modelo de reparo ósseo alveolar através de exérese dentária em ratos permite que parâmetros locais e sistêmicos possam ser estudados longitudinalmente possibilitando o conhecimento da fisiopatogênese no processo de reabsorção óssea inflamatória. O objetivo da pesquisa foi investigar o efeito de doxiciclina associada ou não à dexametasona sobre os eventos que sucedem o processo de remodelamento ósseo em modelo de reparo ósseo alveolar em ratos. Os animais (190-200 g) foram tratados diariamente (v.o.) com solução salina Controle (CTL), doxiciclina (DOX 10mg/kg e 25 mg/kg), Dexametasona (DEXA 1 mg/kg)(i.p.) e sacrificados de acordo com grupo experimental (7, 14 e 21 dias) para remoção de suas maxilas utilizadas na análise qualitativa de parâmetros microestruturais, histomorfometria e imunohistoquímica para Wnt 10b e Dkk-1. Foi observado que DOX (10 e 25 mg/kg) melhoram alguns parâmetros como: aumento do número de osteoblastos, redução no número de osteoblastos e % de tecido ósseo comparados ao grupo CTL. Os resultados também mostraram um aumento na expressão de WNT 10b e redução de Dkk-1 durante o processo de reparo ósseo nos animais que receberam DOX (10 e 25 mg/kg) quando comparados aos grupos CTL. Esses achados sugerem que DOX oferece um efeitos osteoindutor e osteoprotetor do tecido ósseo durante o processo de remodelamento ósseo alveolar. É possível que além dos efeitos antiiflamatórios reconhecidos em DOX, essa Tetraciclina pode influenciar a expressão de WNT 10b, favorecendo a neoformação óssea ou modular a expressão de Dkk-1, inibindo a reabsorção tecidual nos alvéolo dos animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marani, Fernando. "Efeitos da suplementação com melatonina na remodelação óssea alveolar em ratos pinealectomizados com doença periodontal /." Araçatuba, 2018. http://hdl.handle.net/11449/154467.

Full text
Abstract:
Orientador: Doris Hissako Sumida
Banca: Fernando Yamamoto Chiba
Banca: Sérgio Eduardo de Andrade Perez
Resumo: Pesquisas têm sido realizadas para investigar a relação entre inflamações crônicas na cavidade oral e efeitos deletérios em diversos sistemas do organismo. A doença periodontal (DP) caracterizada como uma infecção e inflamação oral está associada à produção de citocinas inflamatórias, tais como fator de necrose tumoral-alfa (TNF-α) e interleucina-6 (IL-6), as quais aumentam a expressão dos osteoclastos, levando a um aumento da reabsorção óssea alveolar. Além da influência destas citocinas na perda óssea alveolar, evidências científicas apontam que a falta do hormônio melatonina também pode contribuir para uma maior reabsorção óssea. A melatonina é um poderoso regulador da homeostase de diversos tecidos. Assim, este hormônio pode ter um importante papel na proteção de tecidos lesionados, podendo ser visto, como um possível coadjuvante no tratamento de doenças da cavidade oral devido principalmente sua ação antioxidante e imunomoduladora. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar o efeito da suplementação da melatonina na reabsorção óssea alveolar em ratos com doença periodontal e pinealectomizados (PNX), avaliando: 1) concentrações plasmáticas de TNF-α e IL-6 pelo método de ELISA; 2) marcadores ósseos como a fosfatase ácida resistente ao tartarato (TRAP) e Osteocalcina (OCN) por meio de técnica imunoistoquímica; 3) histomorfometria da região comprometida pela DP pelo escaneamento no microtomógrafo em 3D (Micro-CT) (modelo 1172 SkyScan®). Para tanto, oitenta (80) ratos Wi... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: ABSTRACT Researches has been conducted to investigate the relationship between chronic inflammation in the oral cavity and deleterious effects on various systems of the body. Periodontal disease (PD) characterized as an infection and oral inflammation is associated with the production of inflammatory cytokines, such as tumor necrosis factor-alpha (TNF-α) and interleukin-6 (IL-6), which increase the expression of osteoclasts, leading to an increase in alveolar bone resorption. In addition to the influence of these cytokines on alveolar bone loss, scientific evidence indicates that the lack of the hormone melatonin may also contribute to a greater bone resorption. Melatonin is a powerful regulator of homeostasis of various tissues. Thus, this hormone may have an important role in the protection of injured tissues, and can be seen as a possible adjuvant in the treatment of diseases of the oral cavity mainly due to its antioxidant and immunomodulatory action. Therefore, the objective of this study was to verify the effect of melatonin supplementation on alveolar bone resorption in rats with periodontal disease and pinealectomized (PNX), evaluating: 1) plasma concentrations of TNF-α and IL-6 by the ELISA method; 2) bone markers such as tartrate resistant acid phosphatase (TRAP) and Osteocalcin (OCN) by immunohistochemical technique; 3) histomorphometry of the region compromised by PD by scanning in the microtomograph in 3D (Micro-CT) (model 1172 SkyScan®). Therefore, eighty (80) W... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Zutin, Elis Andrade de Lima [UNESP]. "Expressão de genes relacionados à remodelação óssea na fase inicial da reabsorção do rebordo residual em mandíbulas humanas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/123845.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-06-17T19:34:06Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-12-19. Added 1 bitstream(s) on 2015-06-18T12:47:25Z : No. of bitstreams: 1 000827647.pdf: 518493 bytes, checksum: 3c0ed8f6246b2af2e53424e679ca76be (MD5)
O entendimento da reabsorção do rebordo residual (RRR) pode fornecer uma base científica importante para melhorar tratamentos restauradores e terapêuticos de pacientes edêntulos. O presente estudo teve como objetivo principal buscar marcadores moleculares envolvidos com a remodelação óssea no tecido ósseo proveniente de mandíbulas que sofreram a extração dos dentes remanescentes em período inferior a dois meses (no qual a RRR é mais intensa). O grupo de amostras analisadas no estudo foi composto por cinco indivíduos que sofreram extração dentária na área operada há menos de dois meses e por um paciente que sofreu extração dentária na área operada há mais de cinco anos, que foi usado como calibrador. Todos os pacientes tiveram os seus dados clínicos anotados e a radiografia panorâmica dos pacientes foi utilizada para realização de traçados para avaliação de características anatômicas previamente relacionadas com RRR. O RNA das amostras foi extraído e apresentaram pureza entre 1,8 e 2,0. A síntese de cDNA foi realizada pela técnica do qRT-PCR. Para as análises quantitativas, todas as reações foram realizadas em placas customizadas de 96 poços específicas para PCR em tempo real, utilizando iniciadores de 40 genes envolvidos no metabolismo ósseo. Levando-se em consideração o nível de expressão e a menor variação entre os genes de referência, HPRT1 foi o gene escolhido como normalizador. A média da idade dos indivíduos foi de 53,8 ± 5,6 anos e apenas um dos sujeitos da pesquisa era do gênero feminino. Em todas as amostras analisadas, ocorreu maior presença de genes-alvo sub-expressos (em verde), seguidos dos super-expressos (em vermelho) e dos moderadamente expressos (em preto). Foi observada intensa atividade de remodelação óssea nos pacientes com remodelação óssea inicial, os quais apresentavam grande heterogeneidade individual na expressao de genesde formação e reabsorção óssea. No....
The understanding of residual ridge resorption (RRR) can provide an important scientific basis for improving restorative and therapeutic treatments of edentulous patients. The present study aimed to seek molecular markers involved in bone remodeling in bone tissue from jaws that suffered the extraction of remaining teeth in less than two months period (in which the RRR is more intense).The group of samples analyzed in this study was composed of five individuals who underwent tooth extraction operated in less than two months by area and one patient who underwent tooth extraction operated in the area for more than five years , which was used as calibrator. All patients had their recorded clinical data and panoramic radiographs of patients was used to perform set for evaluation of anatomical features previously related to RRR. The RNA samples were extracted and presented purity between 1.8 and 2.0. The preparation of cDNA was performed by qRT-PCR. For quantitative analysis, all reactions were performed at optical plates 96 wells for specific real-time PCR using primers of 40 genes involved in bone metabolism. Taking into account the level of expression and the lowest variation among the reference genes, HPRT1 was chosen as the normalizing gene. The mean age of subjects was 53.8 ± 5.6 years and only one of the subjects were female. In all samples, the greater presence of target genes underexpressed (green), followed by overexpressed (red) and moderately expressed (black) occurred. Intense activity of bone remodeling was observed in patients with initial bone remodeling, which had great individual heterogeneity in gene expression of bone formation and resorption. However, no significant correlations between clinical and laboratory findings for this group of patients
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zutin, Elis Andrade de Lima. "Expressão de genes relacionados à remodelação óssea na fase inicial da reabsorção do rebordo residual em mandíbulas humanas /." São José dos Campos, 2013. http://hdl.handle.net/11449/123845.

Full text
Abstract:
Orientador: Antonio Olavo Cardoso Jorge
Co-orientador: Márcia Sampaio Campos
Banca: Yasmin Rodarte Carvalho
Banca: Renata de Azevedo Canevari
Resumo: O entendimento da reabsorção do rebordo residual (RRR) pode fornecer uma base científica importante para melhorar tratamentos restauradores e terapêuticos de pacientes edêntulos. O presente estudo teve como objetivo principal buscar marcadores moleculares envolvidos com a remodelação óssea no tecido ósseo proveniente de mandíbulas que sofreram a extração dos dentes remanescentes em período inferior a dois meses (no qual a RRR é mais intensa). O grupo de amostras analisadas no estudo foi composto por cinco indivíduos que sofreram extração dentária na área operada há menos de dois meses e por um paciente que sofreu extração dentária na área operada há mais de cinco anos, que foi usado como calibrador. Todos os pacientes tiveram os seus dados clínicos anotados e a radiografia panorâmica dos pacientes foi utilizada para realização de traçados para avaliação de características anatômicas previamente relacionadas com RRR. O RNA das amostras foi extraído e apresentaram pureza entre 1,8 e 2,0. A síntese de cDNA foi realizada pela técnica do qRT-PCR. Para as análises quantitativas, todas as reações foram realizadas em placas customizadas de 96 poços específicas para PCR em tempo real, utilizando iniciadores de 40 genes envolvidos no metabolismo ósseo. Levando-se em consideração o nível de expressão e a menor variação entre os genes de referência, HPRT1 foi o gene escolhido como normalizador. A média da idade dos indivíduos foi de 53,8 ± 5,6 anos e apenas um dos sujeitos da pesquisa era do gênero feminino. Em todas as amostras analisadas, ocorreu maior presença de genes-alvo sub-expressos (em verde), seguidos dos super-expressos (em vermelho) e dos moderadamente expressos (em preto). Foi observada intensa atividade de remodelação óssea nos pacientes com remodelação óssea inicial, os quais apresentavam grande heterogeneidade individual na expressao de genesde formação e reabsorção óssea. No....
Abstract: The understanding of residual ridge resorption (RRR) can provide an important scientific basis for improving restorative and therapeutic treatments of edentulous patients. The present study aimed to seek molecular markers involved in bone remodeling in bone tissue from jaws that suffered the extraction of remaining teeth in less than two months period (in which the RRR is more intense).The group of samples analyzed in this study was composed of five individuals who underwent tooth extraction operated in less than two months by area and one patient who underwent tooth extraction operated in the area for more than five years , which was used as calibrator. All patients had their recorded clinical data and panoramic radiographs of patients was used to perform set for evaluation of anatomical features previously related to RRR. The RNA samples were extracted and presented purity between 1.8 and 2.0. The preparation of cDNA was performed by qRT-PCR. For quantitative analysis, all reactions were performed at optical plates 96 wells for specific real-time PCR using primers of 40 genes involved in bone metabolism. Taking into account the level of expression and the lowest variation among the reference genes, HPRT1 was chosen as the normalizing gene. The mean age of subjects was 53.8 ± 5.6 years and only one of the subjects were female. In all samples, the greater presence of target genes underexpressed (green), followed by overexpressed (red) and moderately expressed (black) occurred. Intense activity of bone remodeling was observed in patients with initial bone remodeling, which had great individual heterogeneity in gene expression of bone formation and resorption. However, no significant correlations between clinical and laboratory findings for this group of patients
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Perrella, Fernando Augusto [UNESP]. "Estudo da ação local do risendronato de sódio na periodontite experimental induzida em ratas." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/104563.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:24Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-07-05Bitstream added on 2014-06-13T20:44:51Z : No. of bitstreams: 1 perrella_fa_dr_sjc.pdf: 2692484 bytes, checksum: 5297a6084221ad4ddcef147cf5f213aa (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O objetivo desse estudo foi avaliar o efeito do uso local de uma solução aquosa de risendronato de sódio (RS) em diferentes concentrações na inibição da perda óssea alveolar decorrente de periodontite experimental induzida em ratas. Os 48 animais foram divididos em 2 grupos constituídos por 24 animais: GD (dupla aplicação) e GU (única aplicação). Os dois grupos foram subdivididos em 8 subgrupos: R1 (duas aplicações de 0,125 mg de RS), R2 (duas aplicações de 0,25 mg de RS), R3 (duas aplicações de 0,5 mg de RS) e A1 (duas aplicações de água destilada); R4 (uma aplicação de 0,125 mg de RS), R5 (uma aplicação de 0,25 mg de RS), R6 (uma aplicação de 0,5 mg de RS) e A2 (uma aplicação de água destilada). Foi induzida a periodontite pela confecção de ligaduras ao redor dos primeiros molares inferiores direitos em todos os animais. Nos grupos A1 e A2, os molares contralaterais serviram de controles negativos (C1 e C2). A medicação foi aplicada aos 5 e 10 dias após indução da periodontite nos animais do GD, e nos animais do GU apenas aos 10 dias. Decorrente 15 dias os animais foram submetidos à eutanásia. Foram feitas análises histológica, histomorfométrica, imuno-histoquímica anti-osteocalcina e enzimo-histoquímica para TRAP (fosfatase ácida tartarato resistente). Os grupos que receberam RS exibiram maior volume trabecular da crista óssea remanescente que o controle significante estatísticamente, mas não foram observados diferenças entre os grupos tratados. A perda óssea alveolar foi menor nos grupos tratados com risendronato comparado com controle e foi dose-dependente. Os grupos que receberam a menor dose (R1 e R4) apresentaram menor perda óssea estatisticamente...
The aim of this study was to evaluate the local use of an aqueous solution of sodium risendronate (RS) at different concentrations on the inhibition of alveolar bone loss caused by experimental periodontitis induced in rats. The 48 animals were divided into two groups consisting of 24 animals: GD (double application) and GU (one application). The two groups were subdivided into eight subgroups: A1 (two applications of 0.125 mg RS), R2 (two applications of 0.25 mg RS), R3 (two applications of 0.5 mg RS) and A1 (two applications of distilled water), and R4 (one application of 0.125 mg RS), R5 (one application of 0.25 mg RS), R6 (one application of 0.5 mg RS) and A2 (one applications with distilled water). Periodontitis was induced in first molars in all animals. In groups A1 and A2, the contralateral molars served as controls (C1 and C2). The medication was applied at 5 and 10 days after induction of periodontitis in animals of GD, and animals of GU only after 10 days. After 15 days the animals were euthanized. Analysis was performed on histological, histomorphometric, immunohistochemical antiosteocalcin and enzimohistochemical for TRAP (tartrate resistant acid phosphatase). The groups that received RS exhibited greater volume of trabecular bone crest that controlling statistically significant, but no differences were observed between treated groups. The alveolar bone loss was lower in treated groups compared with placebo and was dose-dependent. The groups that received the lowest dose (R1 and R4) showed statistically significant less bone loss than the intermediate dose (R2 and R5), which in turn exhibited lower rates compared with higher doses (R3 and R6). The two types of approaches, however, did not show statistical significance. The number of TRAP-positive cells was... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Menezes, Juliana Bezerra Saldanha. "Avaliação radiografica da influencia do consumo de cigarros sobre alterações dimensionais no rebordo alveolar apos extração dentaria." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/289032.

Full text
Abstract:
Orientadores: Francisco Humberto Nociti Junior, Enilson Antonio Sallum
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba
Made available in DSpace on 2018-08-04T03:59:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Menezes_JulianaBezerraSaldanha_D.pdf: 805559 bytes, checksum: eb703f4648ccb1fb4eeab1900b79a4aa (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a influência do consumo de cigarros sobre as alterações dimensionais que ocorrem no rebordo alveolar após a extração dentária. Foram selecionados 21 pacientes, com extrações indicadas de elementos anteriores na maxila, por causas periodontais, fraturas ou presença de cáries. Cada participante foi designado para um dos seguintes grupos: grupo 1 (n=11)- não fumantes ou grupo 2 (n=10)-pacientes que fumam um mínimo de 10 cigarros/dia. No período máximo até 7 dias após a extração, os participantes foram submetidos a uma tomografia linear, para determinação da altura e da largura do rebordo alveolar, e a uma radiografia periapical, para cada dente extraído, que foi utilizada para determinação da densidade radiográfica. Os parâmetros foram reavaliados com 6 meses após a extração. A análise intragrupos (teste t-pareado) revelou uma redução estatisticamente significante para o parâmetro altura óssea, no grupo dos não-fumantes (P=0,019) e dos fumantes (P<0,001), entretanto quando as médias de altura dos dois grupos foram comparadas entre si, não houve diferença estatística, em nenhum dos tempos avaliados (teste-t). Para os parâmetros de largura média e coronária, apenas o grupo dos fumantes apresentou uma redução significante do início aos 6 meses do experimento. A densidade radiográfica no centro do alvéolo diferiu estatisticamente, no grupo dos fumantes, na análise intragrupo (P=0,011) e intergrupos (P=0,006), na reavaliação. As análises intergrupos, nos dois períodos de avaliação, apresentaram médias de densidade radiográfica do osso íntegro significativamente inferiores, no grupo dos fumantes. Dentro dos limites do presente estudo, pode-se concluir que o consumo de cigarros influencia negativamente o processo de remodelação do rebordo alveolar pós-extração
Abstract: The aim of the present study was to radiographically evaluate the effect of cigarette smoking on dimensional alveolar bone changes following teeth extraction. Twenty-one subjects were included and designated to one of the groups, regarding their smoking status: group 1(n=11)- non-smoking and group 2 (n=10)- smoking. After tooth extraction, linear tomography images and conventional periapical radiographs were taken to evaluate the following parameters: height, width and density of alveolar ridge. The radiographic examinations were repeated after six months. The intragroup analysis (paired t-test) demonstrated statistically significant difference for the bone height in smokers (P<0,001) and non-smokers (P=0,019), although no differences were noted between smokers and non-smokers (P> 0,05). The smoking group experienced a significant loss in bone width, in the middle (P=0,009) and coronary (P<0,001) region of the alveolar ridge, over six months. The radiographic density of the socket area in smokers was statistically lower than in non-smokers, after six months (P=0,006). In addition, smokers experienced a radiographic density loss over six months (P=0,011). The radiographic density in a well-defined area apical to the socket was also statistically significant different between smokers and non-smokers at baseline (P=0,036) and after 6 months (P=0,023). Within the limits of the present study, it was concluded that cigarette smoking may negatively influence the alveolar ridge remodeling after tooth extraction
Doutorado
Periodontia
Doutor em Clínica Odontológica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography