Academic literature on the topic 'Reanimação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Reanimação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Reanimação"

1

Ribeiro, José Francisco, Joana Da Silva Teixeira, Layane Teresa Sousa, Hélida Lessa De Aragão Cardoso, and Milena France Cavalcante. "Conhecimentos de técnicos de enfermagem de uma unidade de cuidados intermediários sobre reanimação neonatal." Revista Eletronica Gestão & Saúde 7, no. 3 (June 6, 2016): 1140. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v7i3.21986.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e discutir o conhecimento dos técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários acerca da Reanimação Neonatal. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa constituída de 12 técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários sobre Reanimação Neonatal. Dados coletados através de entrevista com roteiro semiestruturado no mês de outubro de 2015. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise temática proposta por Minayo. Resultados: Surgiram duas categorias: prática do técnico de enfermagem sobre reanimação neonatal e a atribuição do técnico de enfermagem frente à reanimação neonatal. O resultado revelou que os técnicos de enfermagem possuem conhecimento fragmentado acerca de sua prática de reanimação neonatal, e que suas atribuições requerem aprimoramento cientifico. Conclusão: A pesquisa evidencia a participação dos técnicos de enfermagem no processo de reanimação neonatal, embora os resultados revelem uma assistência com pouco embasamento cientifico, quando confrontado com as diretrizes de reanimação neonatal. Descritores: Parada Cardiorrespiratória; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lyra, Priscila Fiusa, Denise Ellen Francelino Cordeiro, Ana Carolina Rodrigues Gois, Felipe Nobre Muniz, Géssyka Marcos Leônidas, and Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho. "Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória: ensinando a salvar vidas." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 4 (December 2012): 570–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000600018.

Full text
Abstract:
Parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte no mundo. Observa-se falta de capacitação adequada da população para agir de forma eficaz diante dessa situação e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das vítimas. Tendo em vista esse fato, foi criado, em 1996, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), que tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante a capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 8 mil pessoas foram capacitadas diretamente pelo Perc. Entretanto, é difícil mensurar o benefício total pela difusão em cadeia do conhecimento pessoa a pessoa. Graças à experiência adquirida pelo Perc em reanimação, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas pela American Heart Association (AHA) a cada cinco anos, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e capacitá-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Stahlhoefer, Ana Laura, Lais Rocha Lopes, Ana Carolina Oliveira Vilela, Diogo Fernando Farias Santos, Miriã Moreira Cardoso Severino, Hélio Lage Costa, and Karla Cristina Naves de Carvalho. "Análise de recursos materiais para reanimação neonatal em maternidades de municípios goianos que prestam assistência ao SUS." Revista Educação em Saúde 7, no. 2 (December 11, 2019): 13–22. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i2.p11-20.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva identificar se as maternidades que prestam assistência ao parto pelo SUS em Anápolis e Goiânia dispõem dos materiais recomendados pelas atuais Diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Esse é um estudo descritivo, transversal, por inquérito. Para levantamento dos dados, foi aplicado um questionário, baseado na diretriz supracitada, especificamente nos checklists de “Material necessário para reanimação neonatal na sala de parto” e “Material necessário para cada mesa de reanimação”. Nesta pesquisa foram abordadas 5 maternidades. Os dados obtidos apontam que as maternidades possuem 79,8% do material considerado necessário pela SBP. O grupo de materiais que se encontra com maior desfalque é o grupo dos instrumentos para garantir a manutenção da temperatura corporal dos recém-nascidos. Os materiais ausentes são essenciais na assistência ao nascimento de recém-nascidos saudáveis e também daqueles com complicações, podendo ser um fator determinante na sobrevivência dessas crianças. A partir desses dados, procura-se provocar uma reflexão por parte de maternidades, gestores, comunidade científica e população em geral, sobre a atual condição da disponibilidade de recursos materiais para a reanimação neonatal nesses municípios, visando estimular, se necessárias, possíveis melhorias na assistência desses recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nogueira, Maicon De Araujo, Ana Lúcia Cabo Verde Ribeiro, Célia Carolina Rebouças Brabo de Oliveira, Fausto Ferreira Lobo, Rosilene Ferreira de Sousa, and Danielle Oliveira Maciel. "Knowledge of undergraduate nursing students on cardiopulmonary resuscitation / Conhecimento de alunos de curso de graduação em enfermagem sobre reanimação cardiopulmonar / Conocimiento de alumnos de curso de graduación em enfermería sobre reanimación cardiopulmonar." Revista de Enfermagem da UFPI 7, no. 2 (August 7, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7211-17.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o escore de conhecimento dos alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Belém, Estado do Pará sobre Reanimação Cardiopulmonar. Metodologia: estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no segundo semestre de 2017, com 46 alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado validado, contendo 50 perguntas de múltipla escolha. Procedeu-se à análise estatística a partir de técnicas descritivas, demonstradas através de frequências absolutas e percentuais. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, CAAE: 73031317.2.0000.5170. Resultados: a população estudada possui conhecimento reduzido e por vezes inadequado sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, podendo comprometer o cuidado prestado, acarretando prejuízos à reanimação e, consequentemente, contribuir para o surgimento e/ou agravamento das sequelas, impactando no aumento da morbimortalidade. Conclusão: entende-se ser fundamental a instituição de capacitações e avaliação destas, de forma teórica e prática, como forma de otimizar e consolidar o conhecimento durante a formação acadêmica.Descritores: Parada cardíaca. Bacharelado em Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges e Silva, Igor Rossine, Letícia Vitale Pitoli, and Rafaela Aparecida Palmeira Hirata. "REANIMAÇÃO CÉREBRO-CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEQUENOS ANIMAIS." Veterinária e Zootecnia 27 (November 4, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.477.

Full text
Abstract:
A reanimação cérebro-cardio-respiratória na medicina veterinária é uma área que merece bastante estudo e aprimoriamento, visto que, na rotina, cada profissional acaba tomando uma conduta diferente. Partindo deste fato, é importante estabelecer o correto diagnóstico da parada e utilizar do que existe de mais recente, se baseando em comprovações científicas, para conseguir o sucesso de sua reversão. O objetivo desta revisão foi compilar tudo o que vem sendo escrito e publicado de mais atual referente ao tema, em pequenos animais, no intuito de mostrar aos médicos veterinários atuantes na área clínica, mecanismos de realizar a melhor conduta possível mediante a parada cárdiorespiratória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dos Santos, Éldina Rodrigues, Lauro César De Oliveira, and Regimar Carla Machado. "Análise retrospectiva dos treinamentos de reanimação cardiorrespiratória." Enfermagem Brasil 13, no. 1 (February 10, 2014): 34. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i1.2919.

Full text
Abstract:
Objetivou-se investigar na literatura científica a caracterização dos estudos referentes ao enfermeiro na reanimação cardiopulmonar (RCP) quanto às manobras do suporte avançado de vida em cardiologia e averiguar a relevância do treinamento “in loco” de ressuscitação cardiopulmonar. A amostra foi composta de 27 artigos publicados no período de 2000 a 2012. Os artigos foram agrupados e os resultados divididos em cinco categorias temáticas: cursos da American Heart Association (AHA) em suporte básico de vida (SBV) e suporte avançado de vida em cardiologia (SAVC); fatores relacionados ao conhecimento da equipe de enfermagem em parada cardiorrespiratória (PCR); treinamento da equipe multidisciplinar em RCP; padrões de ritmos encontrados na RCP. Observa-se a necessidade de um programa de capacitação para toda a equipe multidisciplinar para o atendimento da PCR, com a finalidade de padronizar, uniformizar as ações de RCP, sobretudo, a melhora da sobrevida dos pacientes.Palavras-chave: Enfermagem, parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, treinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tourinho, Francis Solange Vieira, Kleyton Santos de Medeiros, Pétala Tuani Candido De Oliveira Salvador, Grayce Loyse Tinoco Castro, and Viviane Euzébia Pereira Santos. "Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no. 4 (August 2012): 335–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000400015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os vídeos no sítio de compartilhamento YouTube, observando quais os pontos tratados nos vídeos relacionados à reanimação cardiopulmonar e ao Suporte Básico de Vida. MÉTODOS: A análise foi baseada no Guidelines de 2010 da American Heart Association.Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, quantitativa e qualitativa, realizada no sítio de compartilhamento do YouTube, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde "reanimação cardiopulmonar" e "suporte básico de vida" para vídeos que tinham como foco o suporte básico de vida. RESULTADOS: Durante a investigação inicial encontrou-se 260 vídeos, foram escolhidos para análise,61. Estes,em sua maioria, foram postados por pessoa física e pertencem à categoria Education. Grande parte dos vídeos, apesar de serem adicionados ao sítio depois da publicação do Guidelines de 2010 da AHA, estava de acordo com as antigas diretrizes de 2005. CONCLUSÃO: Embora o sítio de compartilhamento de vídeos YouTube seja amplamente usado atualmente, nele há uma carência de vídeos a respeito de reanimação cardiopulmonar e Suporte Básico de Vida adequados às diretrizes da American Heart Association, podendo influenciar negativamente a população que o utiliza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bertelli, Andréia, Márcia Regina Bueno, and Regina Márcia Cardoso de Sousa. "Estudo preliminar das relações entre duração da parada cardiorrespiratória e suas consequências nas vítimas de trauma." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 2 (June 1999): 130–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000200004.

Full text
Abstract:
Foi proposta desta pesquisa obter subsídios para iniciar ou manter manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) especificamente em vítimas de trauma. A duração da parada e reanimação cardiopulmonar de sobreviventes foi descrita, assim como, o desempenho cerebral e mortalidade dessas vítimas 24, 48 e 72 horas após tais eventos terem ocorrido. Com os resultados dessa caracterização estudou-se a relação entre tempo de parada e reanimação cardiorrespiratória, e, mortalidade. Os dados foram obtidos em plantões no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Grande parte das vítimas (93,4%) apresentaram trauma grave e a principal "causa mortis" foi trauma crânio-encefálico. A sobrevivência ao período de 72 horas foi de 10%. A avaliação de 72 horas, das vítimas sobreviventes a parada cardiorrespiratória (PCR) de causa traumática mostrou mau desempenho cerebral dessas vítimas no período. A sobrevida após o primeiro episódio de PCR relacionou-se mais consistentemente com o tempo de PCR das vítimas de trauma do que o tempo de RCP. O tempo de PCR <4 minutos e de RCP <20 minutos relacionou-se a uma sobrevida superior a 72 horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Lucas Teixeira, Lucas Cronemberger Maia Mendes, Patrícia Machado Veiga de Carvalho Mello, Lina Gomes Santos, and Jayro Tadeu Paiva de Vasconcelos. "Ruptura gástrica por reanimação cardiopulmonar: relato de caso." Revista Brasileira de Terapia Intensiva 18, no. 2 (June 2006): 207–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-507x2006000200017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chaves, Anne Fayma Lopes, Paulo Henrique Da Silva Muniz, Luana Cavalcante Lima, Huana Carolina Cândido Morais, Rose Eloise Holanda, and Barbara Brandão Lopes. "REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NAS ESCOLAS: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA." Revista Expressão Católica Saúde 2, no. 1 (April 30, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2059.

Full text
Abstract:
Primeiros socorros são definidos como ações e procedimentos, em situações de urgência ou emergência, prestados à vítima. O contexto escolar pode ser visto como laboratórios ideais para inserir a população no treinamento sobre técnicas básicas que compõem o suporte básico da vida. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre suporte básico de vida. Trata-se de um estudo experimental de intervenção com grupo de controle não equivalente, do tipo anterior-posterior realizado em uma Escola Estadual de ensino Profissional no município de Quixeramobim/Ceará. A amostra do estudo foi composta por 114 alunos. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2017 em três etapas: primeiramente foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos e um questionário relacionado a reanimação cardiopulmonar para medir o conhecimento antes da intervenção educativa. Posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa por meio de aula expositiva, dialogada e prática. Ao final, aplicado novamente o mesmo questionário que mediu o conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer de número 2.209.775. Foi possível perceber que a intervenção educativa foi eficaz para aumentar o conhecimento dos alunos, preparando-os para prestar socorro às vítimas diante de uma parada cardiorrespiratória. Ressalta-se a necessidade da realização contínua de treinamentos com os estudantes para que se obtenha mais cidadãos capacitados em realizar um suporte básico de vida com qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Reanimação"

1

Martins, António José Fernandes Cardoso Terreiro. "Reanimação Cardiorespiratória no Pré-hospitalar." Dissertação, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/52830.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Castro, Joao de Carvalho. "Reanimação cardiopulmonar em ambiente aeroespacial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2006. http://hdl.handle.net/10183/14050.

Full text
Abstract:
Introdução: Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma emergência médica, quando ocorrer fora do ambiente hospitalar, o imediato atendimento à vítima é vital. A imediata Reanimação Cardiopulmonar (RCP), no ambiente extra-hospitalar é muito importante. A denominação aeroespacial reúne ambiente aéreo (cabine de aeronaves pressurizadas, altitude) e, espacial (ambiente com microgravidade, flutuação). No ambiente aéreo, importa a condição hipobárica e a hipóxia resultante. Quanto ao ambiente espacial, importa a condição de microgravidade e a incapacidade de exercer força e peso, como na superfície terrestre. Estes, e outros aspectos da RCP aeroespacial, são abordados no presente estudo. Objetivos: Ambiente aéreo: avaliar a qualidade do ar expirado, por um socorrista, durante RCP, em ambiente hipobárico, e, avaliar a suplementação de oxigênio para o socorrista, como forma de correção da mistura gasosa expirada, na altitude. Ambiente espacial: avaliar a eficácia de uma nova posição para RCP, por um só indivíduo, sem auxílio, na microgravidade. Materiais e Métodos: Utilizou-se uma câmara hipobárica, para a simulação da altitude, no ambiente aéreo. A RCP foi avaliada ao nível do mar e na altitude de 8.000 pés. Vôos parabólicos foram utilizados para a simulação de microgravidade. Um manequim foi o modelo de PCR em ambos os ambientes. No ambiente aéreo, avaliou-se a oferta de oxigênio expirada (boca-a-boca), pelo socorrista à vítima. Em microgravidade foi avaliada a efetividade da posição estudada, abraço da vítima com as pernas e o uso das mesmas, como apoio para a RCP, através da profundidade (mm), e freqüência (por minuto), das compressões torácicas e, da ventilação (volume de ar em mililitros). Resultados: Pressão de oxigênio cai de +108,3 mmHg (nível do mar), para +72,3 mmHg (8.000 pés). Com suplementação o valor é +108,0 mmHg. RCP em microgravidade: + 41,3 mm, + 80,2 /min, (sem ventilação). Massagem + ventilação (+ 44,0 mm, + 68,3 /min, + 491,0 ml de ar). Conclusões: Existe importante redução na oferta de oxigênio, à vítima de PCR, em altitude de 8.000 pés. Suplementação de oxigênio ao socorrista, 4 litros/minuto, por óculos nasal, pode corrigir esta redução. A posição proposta, para o ambiente espacial, deve ser considerada com uma possibilidade de RCP na microgravidade.
Introduction: Cardiac arrest (CA) is a medical emergency, and when occurring outside the hospital environment, immediate victim’s assistance is vital. Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) at the extra-hospital environment is very important. Aerospace denomination joins an aerial environment (pressurized airplane cabins, altitude), and space (microgravity environment, floating). Within the aerial environment, hypobaric condition and resulting hypoxia do matter. Considering the space environment, microgravity condition and the inability to exert force and weight such as at the surface level, are important. Those and other aspects of aerospace CPR are approached in this present study. Objectives: Aerial environment: To evaluate the quality of exhaled air from the practitioner, during CPR within a hypobaric environment, and to assess supplemental oxygen offer to the practitioner as a form of correcting the exhaled gas mixture at altitude. Space environment: To assess the efficacy of a new CPR position, for a sole, unassisted individual at microgravity. Material and Methods: A hypobaric chamber for aerial environment altitude simulation was employed. CPR was assessed at sea level and at the altitude of 8,000 feet. Parabolic flights were employed for microgravity simulation. A CPR manikin was the model for both environments. At the aerial environment, exhaled (mouth-to-mouth) oxygen offer by the practitioner to the victim was assessed. In microgravity, the effectiveness of the studied position, which consisted of securing the victim with the legs and using them for CPR restraint, was evaluated by depth (millimeters), and frequency (per minute) of chest compressions, and ventilation (air volume in milliliters). Results: Oxygen pressure falls from ± 108.3 mmHg (at sea level) to ± 72.3 mmHg (8,000 feet). With supplementation, the value is ± 108.0 mmHg. CPR in microgravity: ± 41.3 mm, ± 80.2/minute (without ventilation). Massage + ventilation (± 44.0 mm, ± 68.3/minute, ± 491.0 ml of air). Conclusions: There is an important reduction of oxygen offer to the CPR victim at the altitude of 8,000 feet. Oxygen supplementation to the medic assistant at 4 liters/minute through nasal cannulae may correct such reduction. The proposed position for the spatial environment should be considered as a possibility for CPR at microgravity.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, António José Fernandes Cardoso Terreiro. "Reanimação Cardiorespiratória no Pré-hospitalar." Master's thesis, Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, 2009. http://hdl.handle.net/10216/52830.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Rita de Cassia Vieira. "Ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em neonatologia." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-13062008-093356/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem em reanimação cardiorrespiratória em Neonatologia. Consiste em um ambiente virtual de aprendizagem voltado ao ensino, atualização e capacitação de alunos de Graduação em Enfermagem. O estudo constituiu-se de uma pesquisa metodológica aplicada e de produção tecnológica. A metodologia para criação de ambientes virtuais de aprendizagem utilizou cinco fases: análise, desenho, desenvolvimento, avaliação e administração. O planejamento e o desenvolvimento do conteúdo e de todas as situações didáticas tiveram como base o design instrucional contextualizado, que propõe o desenho de atividades sistemáticas de ensino-aprendizagem em conformidade com o contexto, as necessidades e objetivos do aprendiz. Assim, o resultado foi a criação do ambiente virtual de aprendizagem denominado ENFNET. Este ambiente multimídia encontra-se hospedado no servidor da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e apresenta hipertextos, recursos de áudio, vídeo, imagens e simulação de casos clínicos. A avaliação do ENFNET foi realizada por alunos do Curso de Graduação em Enfermagem e por especialistas nas áreas de Informática, Educação, Neonatologia e Educação a Distância. Os especialistas em Informática avaliaram aspectos relacionados ao tempo de resposta, qualidade da interface, ferramentas e recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem. Os alunos e demais especialistas avaliaram os seguintes elementos: aspectos educacionais, interface do ambiente e recursos didáticos. O ENFNET foi avaliado positivamente na maioria dos itens investigados e mostrou-se como uma estratégia importante para auxiliar na aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e na capacitação profissional em enfermagem. Concluiu-se que, a metodologia de desenvolvimento utilizada foi fundamental para criar um ambiente virtual de aprendizagem dinâmico que poderá propiciar a aprendizagem ativa, a experimentação e a vivência de situações reais do cotidiano da profissão, bem como a capacitação do aluno para exercitar a tomada de decisões e atitudes de liderança em situações de urgências neonatais, baseadas na simulação de casos reais, promovendo o saber fazer reflexivo com o uso das tecnologias da informática e da informação
The objective of this study was to develop and to evaluate a virtual environment of learning in the Attendance of Neonatal Cardiopulmonary Resuscitation directed toward education continued in nursing. It constituted an applied methodological research and a technological production. The methodology used to develop the virtual learning environment was composed by five phases: analysis, drawing, development, evaluation and administration. The planning and development of the content and all the didactic situations were based on contextualized instructional design, which considers the drawing of systematic activities about teaching and learning in compliance with the context, the necessities and objectives of the apprentice. Thus, the result was the creation of the virtual learning environment named ENFNET. This multimedia environment is hosted in the server of the Nursing School at the University of São Paulo and presents hypertexts, audio and video resources, images and clinical cases simulation. The ENFNET evaluation was done by pupils of the Graduation Course in Nursing and by specialists in areas Computer science, Education, Neonatologia and Distance Education areas. Computer science specialists evaluated aspects referring to reply time, interface quality and tools and resources used in the virtual learning environment. The evaluation carried through for the pupils and the other specialists corresponded to the following elements: educational aspects, environment interface and didactic resources. The ENFNET was positively evaluated in the majority of investigated items and revealed itself as an important strategy to assist in learning, the abilities development and the professional qualification of the user. In conclusion, the development methodology used was fundamental to create a dynamic virtual learning environmental that might be able to provide an active learning, experimentation and the existence of real urgency neonatal situations, starting from real cases simulation, promoting the reflexive know how to do with the use of computer and information technologies
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Jacinto, Carlos Miguel Pereira. "Garantindo a Transição Segura de Cuidados na Sala de Reanimação." Master's thesis, Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde, 2019. http://hdl.handle.net/10400.26/28866.

Full text
Abstract:
Mestrado em Enfermagem, Área de especialização: Enfermagem Médico-Cirúrgica, em Pessoa em Situação Crítica
A comunicação desempenha um desafio em saúde, sendo que as falhas na comunicação são responsáveis por cerca de 70% de eventos adversos na transferência de informação entre profissionais. A metodologia ISBAR é recomendada e reconhecida por várias organizações como estratégia para uma comunicação eficaz em saúde, independentemente do contexto. O presente relatório pretende apresentar o projeto desenvolvido ao longo do estágio final refletindo na prática desenvolvida para aquisição e desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem, e comuns e específicas em Enfermagem em Pessoa em Situação Crítica. Neste relatório está descrito um projeto de intervenção que teve como objetivo garantir a segurança e continuidade dos cuidados na transferência da pessoa em situação crítica, na sala de reanimação do serviço de urgência. Foi criada uma folha para transferência de cuidados tendo por base a metodologia ISBAR. Conclui-se que a utilização da metodologia ISBAR contribui para a segurança e continuidade dos cuidados.
Communication plays a health challenge, with communication failures accounting for about 70% of adverse events in the transfer of information between professionals. The ISBAR methodology is recommended and recognized by several organizations as a strategy for effective communication in health, regardless of context. This report intends to present the project developed during the final stage reflecting in the practice developed for the acquisition and development of Master's in Nursing, and common and specific competences in Person-Critical Nursing. This report describes an intervention project that aimed to ensure the safety and continuity of care in the transfer of the person in critical situation in the resuscitation room of the emergency service. A care transfer sheet was created based on the ISBAR methodology. It is concluded that the use of the ISBAR methodology contributes to the safety and continuity of care.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gomes, André Mansur de Carvalho Guanaes. "Fatores prognósticos de sobrevida pós-reanimação cardiorrespiratória cerebral em hospital geral." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5131/tde-06102014-105945/.

Full text
Abstract:
Realizamos este estudo com o objetivo de analisar as principais variáveis clínicas dos pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória e detectar fatores prognósticos de sobrevivência a curto e longo prazos, tentando oferecer subsídios aos profissionais de saúde que estão envolvidos com reanimação. Analisamos prospectivamente 452 pacientes que receberam reanimação em hospitais gerais de Salvador. Utilizou-se análise bivariada e estratificada nas associações entre as variáveis e a curva de sobrevida para análise de nove anos de evolução. Observamos 24% de sobrevida imediata e 5% de sobrevida à alta hospitalar. Os fatores prognósticos de sobrevida imediata foram: ter doença de base, a enfermidade cardiovascular, diagnosticar o ritmo cardíaco , ritmo de fibrilação ou taquicardia ventricular, tempo estimado pré-reanimação menor ou igual a cinco minutos; tempo de reanimação menor ou igual a 15 minutos. As variáveis prognósticas sobrevida a longo prazo foram: não usar adrenalina; ser reanimado em hospital privado;tempo de reanimação menor ou igual a 15 minutos
The objectives of this study are to analyze the main clinical and demographic characteristics of patients who suffer cardiac arrest and identify variables involved in survival outcomes. The study enrolled 452 patients, which received cardiopulmonary resuscitation in general hospitals. We prospectively analyzed the main variables associated with ROSC and survival to hospital discharge utilizing bivariate and stratified. The Kaplan-Meier technique was used to analyze the survival curves after nine years. Of the 452 resuscitation attempts, 107 (24%) patients had ROSC and only 22 (5%) were discharge from hospital. The variables with greatest prognostic value for immediate survival were: having a co-morbid condition, cardiovascular disease as the etiology, determination of cardiac rhythm, ventricular arrhythmia as rhythm of arrest, estimated pre-resuscitation time less than or equal to 5 minutes and the resuscitation effort duration less than or equal to 15 minutes. The variables associated with better long term survival were: not using adrenaline, being resuscitated in a private hospital and resuscitation efforts lasting less than or equal to 15 minutes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santiago, Patricia Sarsur Nasser. "Reanimação cardiopulmonar: habilidades afetivas da equipe de enfermagem em terapia intensiva." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/GCPA-6VUH5K.

Full text
Abstract:
Skills needed for any professional activity, especially among health care staff, are not limited to the domain of knowledge (cognitive abilities), or even to motor abilities (psychomotor). It needs affective skills too, since values and feelings are of fundamental importance. The importance of affective skills in the nursing education is evident because of their proximity to patients and their families while providing care. In the present study I sought to analyze affective skills of the nursing staff of an Intensive Care Unit (ICU), during Cardiopulmonary Reanimation (CPR), based on the theoretical approach of Benjamim Bloom and colleagues. The research was accomplished in an ICU of a large hospital of Belo Horizonte. The sample was composed of 59 nurses, which corresponds to 70,2% of the studied population. Eighteen (30,5%) are nurse auxiliary, 27 (45,8%) are nurse technicians and 14 (23,8%) are registered nurses. Most of participants (n = 37; 91,5%) are female, and 71,2 percent said they are Roman Catholic. Thirty seven (62,7%), were from 20 to 39 years of age, and 45 (76,5%) were graduated in the last 10 years. Half of the sample (n = 30; 50,9%) were high school graduated, and 37 (62,7%) had up to 5 years of working experience in an ICU. Bloom´s five categories of affective skills indicated that: 94,9% manifested perception of the phenomenon (reception); 98,3% showed disposition to work with CPR (disposition on their answer). However only 20,3% demonstrated satisfaction in participating on the procedure (satisfaction on their answer). In the valorization category, most of the sample had values for a CPR. In relation to value organization, nurses´technical skills was rated higher in importance. Among the factors that influenced affective skills, the most cited items were: work team, material resources, human resources, psychological aspects, faith, and others. It is expected that this study may provide additional understanding of ICU nurses´ behavior, who work in cardiopulmonary reanimation, contributing to the development and improvement of their affective skills.
As habilidades necessárias para a realização de qualquer atividade profissional, e em especial na área de saúde, não se limitam ao domínio do conhecimento (habilidades cognitivas), ou de uma excelente habilidade motora (psicomotora), mas também a habilidade afetiva, visto que as atitudes, valores e sentimentos são de fundamental importância para atuação em qualquer área. Considerando as peculiaridades da área da saúde, destaca-se a importância das habilidades afetivas na formação e no cotidiano dos profissionais de enfermagem, pois são estes profissionais que atuam de uma forma mais direta e contínua ao lado do paciente e familiar. Neste estudo de caso procurou-se analisar habilidades afetivas dos elementos da equipe assistencial de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em relação à Reanimação Cardiopulmonar (RCP), fundamentada na abordagem teórica de Benjamim Bloom e Colaboradores. A pesquisa foi realizada em uma UTI de um hospital geral de grande porte, de Belo Horizonte, junto a 59 profissionais da equipe de enfermagem, o que corresponde a 70,2% da população estudada. Destes 18 (30,5%) são auxiliares de enfermagem, 27 (45,8%) técnicos de enfermagem e 14 (23,8%) enfermeiros. A maioria da amostra estudada (91,5%) é constituída de profissionais do sexo feminino, (71,2%) que professam a fé católica, com faixa etária entre 20 a 39 anos (37-62,7%), e 45 (76,5%) com tempo de formado de até 10 anos. Quanto à escolaridade pouco mais da metade da amostra (30- 50,9%) tem o ensino médio completo, 37 (62,7%) tem até 5 anos de experiência em UTI. Considerando as cinco categorias das habilidades afetivas propostas por Bloom e Cols têm-se que: 94,9% demonstram ter percepção do fenômeno (acolhimento); 98,3% têm disposição para atuar em RCP (disposição para responder), porém apenas 20,3% demonstram que tem satisfação em participar do procedimento (satisfação na resposta). Quanto à categoria valorização, a maioria da amostra estudada possui os valores humanos para participar de uma RCP. Em relação à organização dos valores, o maior grau de importância na hierarquia recaiu sobre a capacidade técnica dos profissionais. Considerando os fatores que influenciam o desempenho das habilidades afetivas, os itens mais citados foram: a equipe, recursos materiais, recursos humanos, aspectos psicológicos, a crença, entre outros. Espera-se que este estudo ofereça subsídios para uma melhor compreensão dos comportamentos apresentados pelos profissionais de enfermagem que atuam em UTI na reanimação cardiopulmonar, contribuindo para o desenvolvimento e o aprimoramento de suas habilidades afetivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souto, Maria Buratto. "Treinamento institucional em reanimação cardiorrespiratória : percepções do cuidados de criança hospitalizada." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2003. http://hdl.handle.net/10183/1834.

Full text
Abstract:
O treinamento institucional em Reanimação Cardiorrespiratória em Pediatria está inserido no Programa de Educação Continuada do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Objetiva manter a equipe de enfermagem capacitada para o atendimento de urgências em pediatria, e se desenvolve mensalmente há aproximadamente cinco anos. Referenciais teóricos da Educação, Educação Continuada, Cuidado Humano e Reanimação Cardiorrespiratória fundamentam este estudo. A pesquisa tem por objetivo identificar a percepção da equipe de enfermagem, auxiliares, técnicos e enfermeiros sobre o treinamento. É um estudo de avaliação, com abordagem qualitativa, e os resultados emergentes da análise das informações de onze participantes, entrevistados de maio a julho de 2002, perfazem quatro categorias: 1 - Percepções sobre o treinamento, em que os participantes enfatizam os benefícios do saber atualizado para o bom atendimento à criança hospitalizada; 2 - Sentimentos em relação ao treinamento, desde insegurança, - antes do treinamento, - constrangimento, durante, e - segurança, preparo técnico e tranqüilidade na previsão e atuação em urgências pediátricas, - após o treinamento; 3 - Resultados do treinamento, quando os participantes dizem o quanto puderam absorver sobre a importância da atuação qualificada das equipes de enfermagem e médica para a prevenção da parada cardiorrespiratória na criança hospitalizada; 4 - Sugestões para próximos treinamentos, entre as quais a periodicidade do treinamento e sua abrangência à equipe médica, visando a uniformidade da linguagem no atendimento da urgência. A presente pesquisa está respaldada nas diretrizes éticas que conduzem a pesquisa em saúde. A importância do estudo reside o desvendamento do quanto o treinamento é significante no contexto do cuidado cotidiano à criança hospitalizada, na atuação qualificada da equipe de saúde desde a fase de identificação das alterações da criança e na educação continuada em enfermagem. A pesquisa não esgota o assunto, ao contrário motiva para novos estudos e aperfeiçoamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ABREU, Gilberto Fernandes Silva de. "Alterações cardiovasculares e acidobásicas no choque hemorrágico, em suínos tratados sem reposição volêmica, com solução salina exclusiva e associada a concentrado de hemácias." Universidade Federal de Pernambuco, 2012. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/10570.

Full text
Abstract:
Submitted by Heitor Rapela Medeiros (heitor.rapela@ufpe.br) on 2015-03-05T12:20:31Z No. of bitstreams: 2 tese de GILBERTO.pdf: 3876286 bytes, checksum: c9b70d1bd20ff6b045bfbfc2f82e26ed (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-05T12:20:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 tese de GILBERTO.pdf: 3876286 bytes, checksum: c9b70d1bd20ff6b045bfbfc2f82e26ed (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2012-03-12
O tratamento eficaz do choque hemorrágico através da reanimação volêmica deve restabelecer a perfusão tecidual e minimizar os efeitos da hipóxia celular. A reposição de líquidos hidrossalinos e hemoderivados se baseia, fundamentalmente, nas alterações dos parâmetros hemodinâmicos e padrão dos gases sanguíneos. Estes podem apresentar variações na dependência do tipo de trauma, sítio da injúria ou continuidade do sangramento. Objetivo: Avaliar e comparar as respostas cardiocirculatórias e acidobásicas, em suínos tratados por três terapias diferentes após indução de choque hemorrágico. Métodos: Trinta e cinco suínos Dalland foram divididos em quatro grupos: Controle; Sangria; Salina; Salina + Concentrado de hemácias. As variáveis cardiocirculatórias avaliadas foram: frequência cardíaca (FC), pressão arterial média (PAM) e pressão venosa central (PVC). As variáveis acidobásicas avaliadas foram: bicarbonato padrão ([HCO3-]), diferença de bases (DB) e lactato (lact-). O choque hemorrágico foi induzido, retirando-se (624,25±64,55 ml), (619,30±44,94 ml) e (664,23±39,96 ml) do volume sanguíneo, respectivamente, para os grupos Sangria, Salina e Salina + Concentrado de hemácias. Terapias adotadas: Grupo Sangria - sem reposição volêmica; Grupo Salina - reposição com 676 ml de solução salina a 0,9%; Grupo Salina + Concentrado de hemácias - reposição com 440 ml de solução salina a 0,9% mais 291 ml de concentrado de hemácias. A avaliação do tratamento foi realizada aos 10 (T3), 30 (T4), 45 (T5) e 60 minutos (T6), a partir da remoção completa dos volumes programados. A análise estatística foi realizada através do teste de Bonferroni, aplicada a diferença média das variáveis verificadas, durante o período de execução dos métodos terapêuticos, com uma margem de segurança de 95%. Resultados: FC; Os grupos terapêuticos apresentaram valores significativamente maiores que o grupo Controle; Controle e Sangria [p=0,016], Controle e Salina [p=0,048] e Controle e Salina + Concentrado de Hemácias [p=0,005]. Não houve diferença significativa entre os grupos Sangria e Salina [p=1,000]; Sangria e Salina + Concentrado de hemácias [p=1,000]; Salina e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,721]. PAM; Houve diferença significativa entre todos os grupos: Controle e Sangria [p=0,000], Controle e Salina [p=0,000] Controle e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,002], Sangria e Salina [p=0,000], Sangria e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,000], Salina e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,003]. PVC; Não houve diferença significativa entre os grupos estudados. [HCO3-] padrão; Houve diferença significativa entre os grupos Controle e Sangria [p=0,000], Controle e Salina [p=0,000], Controle e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,000], Sangria e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,022], Salina e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,012]. Não houve diferença significativa entre os grupos Sangria e Salina [p=1,000]. DB; Houve diferença significativa entre os grupos Controle e Sangria [p=0,000], Controle e Salina [p=0,000], Controle e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,000], Sangria e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,018], Salina e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,007]. Não houve diferença significativa entre os grupos Sangria e Salina [p=1,000]. LACTATO; Houve diferença significativa entre os grupos Controle e Sangria [p=0,001], Controle e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,012], Sangria e Salina [p=0,008]. Não houve diferença significativa entre os grupos Controle e Salina [p=0,448], Sangria e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,257], Salina e Salina + Concentrado de hemácias [p=0,244]. Conclusões: No choque hemorrágico profundo, quando a fonte de sangramento está inativa, a reposição isovolêmica exclusiva, com solução salina a 0,9% ou associada a concentrado de hemácias, determina elevação da PAM, entretanto, não induz alterações significativas das demais variáveis cardiovasculares e no balanço acidobásico, quando comparada à evolução natural sem reposição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Lúcia Filipa Domingos. "Cuidados de enfermagem ao doente com intoxicação por organofosforados na sala de reanimação." Master's thesis, Universidade de Évora, 2018. http://hdl.handle.net/10174/23447.

Full text
Abstract:
O doente intoxicado por organofosforados é uma situação emergente que requer imediata e adequada prestação de cuidados pelo enfermeiro. Perante a inexistência de uniformização dos cuidados de enfermagem ao doente intoxicado por organofosforados na sala de reanimação de um serviço de urgência e a necessidade identificada de formação dos enfermeiros nessa prestação, desenvolveu-se um projeto de intervenção profissional para melhorar a qualidade e a segurança dos cuidados de enfermagem a estes doentes, através da realização de formação aos enfermeiros, da elaboração de uma proposta de norma de procedimento de enfermagem, e da sua posterior implementação. Foram igualmente realizadas outras atividades para o desenvolvimento das competências comuns, específicas e de mestre do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica – a pessoa em situação crítica; ABSTRACT: Nursing care to the patient with organophosphate intoxication in the resuscitation room A patient with organophosphate poisoning is an emerging situation that requires immediate and adequate care by the nurse. Due to the absence of standardization in the care of these patients in the resuscitation room of an emergency service and to the identified need for training of nurses in this care, there was the need to create a project of professional intervention in order to improve the quality and safety of the care provided by them, through development of training for nurses, elaboration of a standard procedure, and its subsequent implementation. Other activities were also carried out for the development of master's degree competencies and common and specific competencies of nurse specialist in medical-surgical nursing – the person in critical situation. Thus this report presents the detailed description of the project of professional intervention mentioned and the critical analysis of the process of acquisition and development of the above mentioned competencies. Deste modo, este relatório apresenta a descrição detalhada do projeto de intervenção profissional referido e a análise crítica do processo de aquisição e desenvolvimento das competências supracitadas;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Reanimação"

1

American Safety & Health Institute., ed. ACLS study guide. 3rd ed. St. Louis, Mo: Mosby Jems, Elsevier, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Reanimação Neonatal. Atheneu, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Reanimação Cardiorrespiratória Cerebral. Medsi, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vallejo Zambrano, Cristhian Rubén, María José Espinosa Cedeño, Mendel Arnaldo Steinzappir Navia, Vanessa Estefanía Morán Rodríguez, Washington Enrique Zambrano Ordoñez, Walter Geovanny Villavicencio Mendoza, Carlos Andrés Zambrano Campozano, María Cristina Azúa Zambrano, Jorge Rene Mendoza Pruss, and Andrés Medardo Beltrán Cevallos. La ética médica, importancia y regulación jurídica. Mawil Publicaciones de Ecuador, 2020, 2021. http://dx.doi.org/10.26820/978-9942-826-60-2.

Full text
Abstract:
Como signo de una insatisfacción o desasosiego más general con nuestra civilización, algunos autores señalan que en la actualidad existe un “malestar de la medicina” (parafraseando el conocido libro de Freud) que se expresa en síntomas más o menos evidentes: médicos desilusionados, soluciones agotadas, pacientes desengañados, popularidad rampante de las llamadas “medicinas alternativas”, y una espiral creciente de los costos (1). La aparición de la pandemia del COVID-19 ha desatado ancestrales temores y reanimado multitud de teorías conspirativas, ecos de profecías apocalípticas. Algunos teóricos arriesgan la hipótesis de que esta nueva dolencia, que se extendió por todo el planeta ocasionando la muerte de millones de personas e impactando la economía, la política y las ideas, es resultado del desajuste ocasionado por la industrialización generalizada en el modelo económico globalizado y la concepción según la cual la Naturaleza está allí como una especie de almacén de donde nuestra especie puede extraer infinitos productos, sin preocuparse por los desequilibrios que cause. Se han recordado otras pestes que han asolado anteriormente y otros casos de dolencias zoonóticas que pasan virus del Reino Animal a la Humanidad, pero la rapidez del contagio y la abundancia de mensajes apocalípticos que ha motivado, ha puesto de relieve de nuevo el obsesivo temor acerca de nuestra salud, como ausencia de enfermedades, pero más allá, y siguiendo las definiciones de la Organización Mundial de la Salud, el logro de un estado de bienestar deseado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Aehlert, Barbara. ACLS Study Guide. 3rd ed. Mosby, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Reanimação"

1

SÁ, G. E. G., E. A. CEZAR, and Adriana SAITO. "REANIMAÇÃO NEONATAL." In MANUAL ACADÊMICO DE NEONATOLOGIA, 501–12. Editora CRV, 2021. http://dx.doi.org/10.24824/978652511387.6.501-512.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Andressa Gislanny Nunes, Aika Barros Barbosa Maia, Bruna Araújo Vaz, Francisco Thiago Batista Pires, Thalita de Moraes Lima, Elizabeth Christina Silva Fernandes, Laís Lima de Castro, et al. "REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR EM EMERGÊNCIA NA ENFERMAGEM." In Enfermagem Moderna: Bases de Rigor Técnico e Científico 3, 275–84. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.11319221126.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Duarte, Alex Coelho da Silva, and Sandra Conceição Ribeiro Chicharo. "REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR DE ALTA QUALIDADE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO." In A Enfermagem e o Gerenciamento do Cuidado Integral 6, 182–93. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68320071219.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sá, Flávio César de. "Terminalidade da vida: aspectos éticos." In Medicina legal: perícias, conceitos e reflexões, 290–303. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências, 2021. http://dx.doi.org/10.20396/isbn9786587100074.cap14.

Full text
Abstract:
O avanço nas ciências biomédicas e o progresso da tecnologia incorporadas à assistência médica trouxeram mudanças que afetaram profundamente a maneira de morrer das pessoas e o papel do hospital no tratamento das doenças. Neste capítulo discutimos direitos fundamentais das pessoas idosas, conceitos importantes como: eutanásia, suicídio assistido, ortotanásia, distanásia e condutas que impactam profissionais da saúde, gerando conflitos éticos, como suspensão ou não da introdução de terapia de suporte à vida e/ou reanimação cardiopulmonar em situações de doença incurável e terminal. “Deixar morrer não é matar.”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Isabella Carvalho de, Isabela Maia Siqueira Neves, Jossana Mauricio de Souza, Victoria de Souza Damião, and Patrícia Lefèvre Schmitz. "ENSINAR PARA SALVAR: ESTENDENDO O ENSINO DA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR." In Ações de Saúde e Geração de Conhecimento nas Ciências Médicas 7, 24–29. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0292023073.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

França, Letícia Natany, Ariane Leite Pereira, Bruna Maria da Silva, Edjanea Rodrigues Barboza, Edna Andrade dos Santos, Herikris John Nogueira dos Santos, Larissa Mayara Souza Silva, et al. "HIPOTERMIA TERAPÊUTICA PÓS REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA: UMA REVISÃO DA LITERATURA." In Difusão do Conhecimento Através das Diferentes Áreas da Medicina, 174–76. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.79319231218.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Queiroz, Sandra Maria Dias de, Patrícia Karla Guimarães Brito, Ana Carolina Costa de Oliveira, Juliana Sousa Soares Araújo, and Adriana Clericuzi. "AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO EM REANIMAÇÃO NEONATAL: UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL." In A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios 5, 190–200. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.45821100319.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rasnas Piassi, Siqueira, Pereira Jhonatan Felipe, Alves Brenda Dandhara Lopes Carrilho, Franco Janaína, Alves Tyburcyo Brenno Lopes Carrilho, and Furtado Cydia de Menezes. "EDUCAÇÃO PERMANENTE EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UM DESAFIO A SER VENCIDO." In Ciência, Inovação e Tecnologia na Amazônia 2, 255–63. Stricto Sensu Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786580261093.17.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cunha, Viviane de Oliveira, Nadinne Ferreira Oliveira, Lucineide Sousa Penha Silva, Anádia de Moura Oliveira, Maria Elisa Regina Benjamin de Moura, Cicero Rafael Lopes da Silva, Maria Leni Alves Silva, and Crystianne Samara Barbosa Araújo. "REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NA ÓTICA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: ESTAMOS PREPARADOS?" In A Enfermagem Centrada na Investigação Científica 2, 159–66. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.14020090316.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MONTEIRO, Júlya De Araujo Silva, Maristela Moura BERLITZ, Beatriz Gerbassi Costa AGUIAR, Cássio Baptista PINTO, Tamires Zêba GUIMARÃES, Patrícia Aparecida Tavares MENDES, and Daniela De Oliveira MATIAS. "ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA E NA REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In CIÊNCIAS DA SAÚDE - TEORIA E PRÁTICA, 356–65. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513494-35.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Reanimação"

1

Ruschel, Leonardo, Ricardo Ramina, Joseph da Silva, Victor da Costa Benaglia, and Guilherme Machado. "Reanimação do nervo facial por anastomose hipoglosso-facial com a técnica terminolateral." In XXXII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia. Thieme Revinter Publicações Ltda, 2018. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1672711.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, D. L. S., H. F. Barassuol, C. O. Morais, V. K. Molinari, G. A. Laporte, and A. V. Velho. "Relato De Caso: Parada Cardiorrespiratória Por Choque Elétrico Com Reanimação Cardiopulmonar E Desfibrilação Precoce No Local." In II Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/medpro-ii-cbmh-090.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Machado, Polyana de Paula Mendes, Karolinne Rangel Riscado Arruda, Bruna Lahud Abreu Netto, Fernanda Fernandes Figueira, Mariana Pereato Fernandes, and Rylari Tavares Rangel. "Covid-19 na gestação em paciente com cardiopatia prévia: relato de caso." In 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130274.

Full text
Abstract:
Introdução: A Covid-19 pode provocar um quadro respiratório agudo e sua sintomatologia varia de leve a crítica, culminando, às vezes, com a morte. Em relação às gestantes, existem poucas informações que são relatadas em uma pequena série de casos na China, onde a pandemia iniciou. Normalmente, as grávidas manifestam sintomas leves da doença e não há evidência de transmissão vertical. A gestante com Covid-19 confirmado deve receber assistência especializada, incluindo atendimento obstétrico e perinatal, com condições de segurança e isolamento. Objetivo: Expor o caso clínico e o desfecho de uma paciente jovem, portadora de cardiopatia prévia de etiologia desconhecida, gestante de 34 semanas, a qual testou positivo para a Covid-19. Material e Métodos: Revisão de prontuário e exames realizados durante a internação. Resultados: A.E.S.F., 32 anos, procurou a maternidade do Hospital dos Plantadores de Cana no dia 08 de julho de 2020 queixando-se de tosse e febre de 38°C há 3 dias e dispneia há 1 dia. Questionada sobre outros sintomas, relatou mialgia e coriza iniciados há sete dias. Negou alergias e apresentou ecocardiograma do dia 12 de março de 2020, o qual mostra: função de ventrículo esquerdo normal, aumento de átrio esquerdo, valva mitral com regurgitação moderada a grave, insuficiência tricúspide leve com pressão sistólica da artéria pulmonar de 35 mmHg, veia cava inferior hiperdistendida. Ao exame, estava pouco dispneica, saturando 94% em ar ambiente. As auscultas pulmonar e cardíaca, respectivamente, possuíam murmúrio vesicular universalmente abolido sem ruídos adventícios, e bulhas hipofonéticas com sopro sistólico em foco mitral de intensidade 2+/6+, sem mais alterações. Foram solicitados exames laboratoriais, nos quais vieram alterados: leucócitos 9.000, polymerase chain reaction (PCR) 119, plaquetas 138.000 e lactato desidrogenase (LDH) 655. Também foi realizado um teste rápido de pesquisa de anticorpos para SARS-CoV-2, o qual foi negativo. Após um dia de internação no isolamento, a paciente evoluiu com dessaturação mesmo em uso de cateter de oxigênio (O2), sendo indicada transferência para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI). No segundo dia de internação no CTI, foi colhido swab de orofaringe para pesquisa por meio do reverse-transcriptase polymerase chain reaction (RT-PCR), o qual se obteve resultado em 15 de julho de 2020 e foi detectável. No mesmo dia, a paciente evoluiu com síndrome respiratória aguda, sendo indicada intubação orotraqueal e cesariana de emergência, a qual ocorreu sem intercorrências e extraiu feto vivo. Nos dias subsequentes, evoluiu com oscilação da saturação de O2 mesmo em ventilação à pressão controlada, vindo a óbito em 13 de julho de 2020 por parada cardiorrespiratória não responsiva à reanimação. Conclusão: Com isso, concluímos que a pandemia do vírus atingiu de forma grave a saúde mundial, sendo considerada altamente contagiosa. Em grupos específicos como gestantes, requer uma equipe de saúde multidisciplinar, com cuidados adequados direcionados também para o feto e profissionais envolvidos no atendimento e no parto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography