To see the other types of publications on this topic, follow the link: Reanimação.

Journal articles on the topic 'Reanimação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Reanimação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ribeiro, José Francisco, Joana Da Silva Teixeira, Layane Teresa Sousa, Hélida Lessa De Aragão Cardoso, and Milena France Cavalcante. "Conhecimentos de técnicos de enfermagem de uma unidade de cuidados intermediários sobre reanimação neonatal." Revista Eletronica Gestão & Saúde 7, no. 3 (June 6, 2016): 1140. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v7i3.21986.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar e discutir o conhecimento dos técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários acerca da Reanimação Neonatal. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa constituída de 12 técnicos de enfermagem de uma Unidade de Cuidados Intermediários sobre Reanimação Neonatal. Dados coletados através de entrevista com roteiro semiestruturado no mês de outubro de 2015. A análise dos dados ocorreu por meio da técnica de análise temática proposta por Minayo. Resultados: Surgiram duas categorias: prática do técnico de enfermagem sobre reanimação neonatal e a atribuição do técnico de enfermagem frente à reanimação neonatal. O resultado revelou que os técnicos de enfermagem possuem conhecimento fragmentado acerca de sua prática de reanimação neonatal, e que suas atribuições requerem aprimoramento cientifico. Conclusão: A pesquisa evidencia a participação dos técnicos de enfermagem no processo de reanimação neonatal, embora os resultados revelem uma assistência com pouco embasamento cientifico, quando confrontado com as diretrizes de reanimação neonatal. Descritores: Parada Cardiorrespiratória; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lyra, Priscila Fiusa, Denise Ellen Francelino Cordeiro, Ana Carolina Rodrigues Gois, Felipe Nobre Muniz, Géssyka Marcos Leônidas, and Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho. "Programa de educação em reanimação cardiorrespiratória: ensinando a salvar vidas." Revista Brasileira de Educação Médica 36, no. 4 (December 2012): 570–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000600018.

Full text
Abstract:
Parada cardiorrespiratória é a principal causa de morte no mundo. Observa-se falta de capacitação adequada da população para agir de forma eficaz diante dessa situação e, assim, aumentar as chances de sobrevivência das vítimas. Tendo em vista esse fato, foi criado, em 1996, o Programa de Educação em Reanimação Cardiorrespiratória (Perc), que tem como objetivo difundir conhecimentos acerca da reanimação cardiorrespiratória mediante a capacitação de leigos, acadêmicos e profissionais de saúde no Estado do Ceará. Ao longo de 16 anos, aproximadamente 8 mil pessoas foram capacitadas diretamente pelo Perc. Entretanto, é difícil mensurar o benefício total pela difusão em cadeia do conhecimento pessoa a pessoa. Graças à experiência adquirida pelo Perc em reanimação, confirmamos a deficiência do tema no Ceará para os mais diversos públicos. Contudo, seguindo as diretrizes lançadas pela American Heart Association (AHA) a cada cinco anos, o projeto vem conseguindo conscientizar leigos, acadêmicos e profissionais da saúde sobre a importância da reanimação e capacitá-los para agir satisfatoriamente diante de uma vítima de PCR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Stahlhoefer, Ana Laura, Lais Rocha Lopes, Ana Carolina Oliveira Vilela, Diogo Fernando Farias Santos, Miriã Moreira Cardoso Severino, Hélio Lage Costa, and Karla Cristina Naves de Carvalho. "Análise de recursos materiais para reanimação neonatal em maternidades de municípios goianos que prestam assistência ao SUS." Revista Educação em Saúde 7, no. 2 (December 11, 2019): 13–22. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i2.p11-20.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva identificar se as maternidades que prestam assistência ao parto pelo SUS em Anápolis e Goiânia dispõem dos materiais recomendados pelas atuais Diretrizes do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria. Esse é um estudo descritivo, transversal, por inquérito. Para levantamento dos dados, foi aplicado um questionário, baseado na diretriz supracitada, especificamente nos checklists de “Material necessário para reanimação neonatal na sala de parto” e “Material necessário para cada mesa de reanimação”. Nesta pesquisa foram abordadas 5 maternidades. Os dados obtidos apontam que as maternidades possuem 79,8% do material considerado necessário pela SBP. O grupo de materiais que se encontra com maior desfalque é o grupo dos instrumentos para garantir a manutenção da temperatura corporal dos recém-nascidos. Os materiais ausentes são essenciais na assistência ao nascimento de recém-nascidos saudáveis e também daqueles com complicações, podendo ser um fator determinante na sobrevivência dessas crianças. A partir desses dados, procura-se provocar uma reflexão por parte de maternidades, gestores, comunidade científica e população em geral, sobre a atual condição da disponibilidade de recursos materiais para a reanimação neonatal nesses municípios, visando estimular, se necessárias, possíveis melhorias na assistência desses recém-nascidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nogueira, Maicon De Araujo, Ana Lúcia Cabo Verde Ribeiro, Célia Carolina Rebouças Brabo de Oliveira, Fausto Ferreira Lobo, Rosilene Ferreira de Sousa, and Danielle Oliveira Maciel. "Knowledge of undergraduate nursing students on cardiopulmonary resuscitation / Conhecimento de alunos de curso de graduação em enfermagem sobre reanimação cardiopulmonar / Conocimiento de alumnos de curso de graduación em enfermería sobre reanimación cardiopulmonar." Revista de Enfermagem da UFPI 7, no. 2 (August 7, 2018): 11. http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7211-17.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o escore de conhecimento dos alunos do curso de graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Belém, Estado do Pará sobre Reanimação Cardiopulmonar. Metodologia: estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no segundo semestre de 2017, com 46 alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado validado, contendo 50 perguntas de múltipla escolha. Procedeu-se à análise estatística a partir de técnicas descritivas, demonstradas através de frequências absolutas e percentuais. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará, CAAE: 73031317.2.0000.5170. Resultados: a população estudada possui conhecimento reduzido e por vezes inadequado sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, podendo comprometer o cuidado prestado, acarretando prejuízos à reanimação e, consequentemente, contribuir para o surgimento e/ou agravamento das sequelas, impactando no aumento da morbimortalidade. Conclusão: entende-se ser fundamental a instituição de capacitações e avaliação destas, de forma teórica e prática, como forma de otimizar e consolidar o conhecimento durante a formação acadêmica.Descritores: Parada cardíaca. Bacharelado em Enfermagem. Reanimação Cardiopulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Borges e Silva, Igor Rossine, Letícia Vitale Pitoli, and Rafaela Aparecida Palmeira Hirata. "REANIMAÇÃO CÉREBRO-CARDIO-RESPIRATÓRIA EM PEQUENOS ANIMAIS." Veterinária e Zootecnia 27 (November 4, 2020): 1–13. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.477.

Full text
Abstract:
A reanimação cérebro-cardio-respiratória na medicina veterinária é uma área que merece bastante estudo e aprimoriamento, visto que, na rotina, cada profissional acaba tomando uma conduta diferente. Partindo deste fato, é importante estabelecer o correto diagnóstico da parada e utilizar do que existe de mais recente, se baseando em comprovações científicas, para conseguir o sucesso de sua reversão. O objetivo desta revisão foi compilar tudo o que vem sendo escrito e publicado de mais atual referente ao tema, em pequenos animais, no intuito de mostrar aos médicos veterinários atuantes na área clínica, mecanismos de realizar a melhor conduta possível mediante a parada cárdiorespiratória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Dos Santos, Éldina Rodrigues, Lauro César De Oliveira, and Regimar Carla Machado. "Análise retrospectiva dos treinamentos de reanimação cardiorrespiratória." Enfermagem Brasil 13, no. 1 (February 10, 2014): 34. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v13i1.2919.

Full text
Abstract:
Objetivou-se investigar na literatura científica a caracterização dos estudos referentes ao enfermeiro na reanimação cardiopulmonar (RCP) quanto às manobras do suporte avançado de vida em cardiologia e averiguar a relevância do treinamento “in loco” de ressuscitação cardiopulmonar. A amostra foi composta de 27 artigos publicados no período de 2000 a 2012. Os artigos foram agrupados e os resultados divididos em cinco categorias temáticas: cursos da American Heart Association (AHA) em suporte básico de vida (SBV) e suporte avançado de vida em cardiologia (SAVC); fatores relacionados ao conhecimento da equipe de enfermagem em parada cardiorrespiratória (PCR); treinamento da equipe multidisciplinar em RCP; padrões de ritmos encontrados na RCP. Observa-se a necessidade de um programa de capacitação para toda a equipe multidisciplinar para o atendimento da PCR, com a finalidade de padronizar, uniformizar as ações de RCP, sobretudo, a melhora da sobrevida dos pacientes.Palavras-chave: Enfermagem, parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, treinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Tourinho, Francis Solange Vieira, Kleyton Santos de Medeiros, Pétala Tuani Candido De Oliveira Salvador, Grayce Loyse Tinoco Castro, and Viviane Euzébia Pereira Santos. "Análise de vídeos do YouTube sobre suporte básico de vida e reanimação cardiopulmonar." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 39, no. 4 (August 2012): 335–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912012000400015.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar os vídeos no sítio de compartilhamento YouTube, observando quais os pontos tratados nos vídeos relacionados à reanimação cardiopulmonar e ao Suporte Básico de Vida. MÉTODOS: A análise foi baseada no Guidelines de 2010 da American Heart Association.Trata-se de uma pesquisa do tipo exploratória, quantitativa e qualitativa, realizada no sítio de compartilhamento do YouTube, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde "reanimação cardiopulmonar" e "suporte básico de vida" para vídeos que tinham como foco o suporte básico de vida. RESULTADOS: Durante a investigação inicial encontrou-se 260 vídeos, foram escolhidos para análise,61. Estes,em sua maioria, foram postados por pessoa física e pertencem à categoria Education. Grande parte dos vídeos, apesar de serem adicionados ao sítio depois da publicação do Guidelines de 2010 da AHA, estava de acordo com as antigas diretrizes de 2005. CONCLUSÃO: Embora o sítio de compartilhamento de vídeos YouTube seja amplamente usado atualmente, nele há uma carência de vídeos a respeito de reanimação cardiopulmonar e Suporte Básico de Vida adequados às diretrizes da American Heart Association, podendo influenciar negativamente a população que o utiliza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bertelli, Andréia, Márcia Regina Bueno, and Regina Márcia Cardoso de Sousa. "Estudo preliminar das relações entre duração da parada cardiorrespiratória e suas consequências nas vítimas de trauma." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 2 (June 1999): 130–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000200004.

Full text
Abstract:
Foi proposta desta pesquisa obter subsídios para iniciar ou manter manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP) especificamente em vítimas de trauma. A duração da parada e reanimação cardiopulmonar de sobreviventes foi descrita, assim como, o desempenho cerebral e mortalidade dessas vítimas 24, 48 e 72 horas após tais eventos terem ocorrido. Com os resultados dessa caracterização estudou-se a relação entre tempo de parada e reanimação cardiorrespiratória, e, mortalidade. Os dados foram obtidos em plantões no Pronto Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Grande parte das vítimas (93,4%) apresentaram trauma grave e a principal "causa mortis" foi trauma crânio-encefálico. A sobrevivência ao período de 72 horas foi de 10%. A avaliação de 72 horas, das vítimas sobreviventes a parada cardiorrespiratória (PCR) de causa traumática mostrou mau desempenho cerebral dessas vítimas no período. A sobrevida após o primeiro episódio de PCR relacionou-se mais consistentemente com o tempo de PCR das vítimas de trauma do que o tempo de RCP. O tempo de PCR <4 minutos e de RCP <20 minutos relacionou-se a uma sobrevida superior a 72 horas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dias, Lucas Teixeira, Lucas Cronemberger Maia Mendes, Patrícia Machado Veiga de Carvalho Mello, Lina Gomes Santos, and Jayro Tadeu Paiva de Vasconcelos. "Ruptura gástrica por reanimação cardiopulmonar: relato de caso." Revista Brasileira de Terapia Intensiva 18, no. 2 (June 2006): 207–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-507x2006000200017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chaves, Anne Fayma Lopes, Paulo Henrique Da Silva Muniz, Luana Cavalcante Lima, Huana Carolina Cândido Morais, Rose Eloise Holanda, and Barbara Brandão Lopes. "REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR NAS ESCOLAS: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA EDUCATIVA." Revista Expressão Católica Saúde 2, no. 1 (April 30, 2018): 65. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2059.

Full text
Abstract:
Primeiros socorros são definidos como ações e procedimentos, em situações de urgência ou emergência, prestados à vítima. O contexto escolar pode ser visto como laboratórios ideais para inserir a população no treinamento sobre técnicas básicas que compõem o suporte básico da vida. O objetivo do estudo foi avaliar a eficácia de uma intervenção educativa sobre suporte básico de vida. Trata-se de um estudo experimental de intervenção com grupo de controle não equivalente, do tipo anterior-posterior realizado em uma Escola Estadual de ensino Profissional no município de Quixeramobim/Ceará. A amostra do estudo foi composta por 114 alunos. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro de 2017 em três etapas: primeiramente foi aplicado um questionário contendo dados sociodemográficos e um questionário relacionado a reanimação cardiopulmonar para medir o conhecimento antes da intervenção educativa. Posteriormente, foi realizada uma intervenção educativa por meio de aula expositiva, dialogada e prática. Ao final, aplicado novamente o mesmo questionário que mediu o conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer de número 2.209.775. Foi possível perceber que a intervenção educativa foi eficaz para aumentar o conhecimento dos alunos, preparando-os para prestar socorro às vítimas diante de uma parada cardiorrespiratória. Ressalta-se a necessidade da realização contínua de treinamentos com os estudantes para que se obtenha mais cidadãos capacitados em realizar um suporte básico de vida com qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Fraga, Gustavo Pereira, Elaine Barberato Genghini, Mario Mantovani, Larissa Garcia de Oliveira Cortinas, and Waldemar Prandi Filho. "Toracotomia de reanimação: racionalização do uso do procedimento." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 33, no. 6 (December 2006): 354–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912006000600005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Contesta-se a aplicação indiscriminada da toracotomia de reanimação (TR) no trauma. Este estudo objetiva reavaliar as indicações de TR na nossa instituição. MÉTODO: Estudo retrospectivo envolvendo 126 pacientes submetidos à TR entre janeiro de 1995 e dezembro de 2004. Definiram-se quatro grupos considerando os sinais vitais dos pacientes na admissão: morto ao chegar, fatal, agônico e choque profundo. O protocolo incluiu dados como mecanismo de trauma, sinais vitais, Escore de Trauma Revisado (Revised Trauma Score ou RTS), locais de lesão (identificados durante cirurgia ou autópsia), Índice de Gravidade da Lesão (Injury Severity Score ou ISS) e sobrevida. RESULTADOS: Setenta e dois (57,2%) pacientes apresentavam ferimento por projétil de arma de fogo, 11 (8,7%) ferimento por arma branca e 43 (34,1%) por trauma fechado. Nenhum dos sessenta pacientes (47,6%) dos grupos fatal e morto ao chegar sobreviveu, mas 13 (39,4%) dos pacientes fatais foram encaminhados ao centro cirúrgico (CC) para tratamento definitivo. Dos 66 pacientes dos grupos agônico e choque profundo, 44 (66,7%) foram submetidos a TR no prontosocorro (PS) e 31 (70,5%) destes foram transferidos até o CC. Nos 22 restantes, a parada cardiorrespiratória ocorreu já no CC, onde foi feita a TR. Dois pacientes do grupo choque profundo sobreviveram (1,6% do total) e receberam alta com função cerebral normal. O ISS médio foi 33, sendo exsangüinação a causa mais freqüente de óbito. CONCLUSÕES: Resultados ruins enfatizam a necessidade de uma abordagem mais seletiva para aplicar a TR. Um algoritmo baseado no mecanismo de trauma e nos sinais vitais na admissão é proposto para otimizar as indicações de TR.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Zorzela, Liliane, Daniel Garros, and Allan R. de Caen. "Análise crítica das novas recomendações para reanimação cardiopulmonar." Jornal de Pediatria 83, no. 2 (May 2007): S64—S70. http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572007000300008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Jaciana Emily de. "Hipotermia terapêutica pós reanimação cardiorrespiratória: uma revisão bibliográfica." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, no. 8 (August 15, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.24276/2177-157x.2013.3.8.25-35.

Full text
Abstract:
A hipotermia, estado de anormalidade no ser humano em que a temperatura está abaixo do normal, é o resultado da exposição do organismo ao frio intenso, independente da forma, quando os mecanismos reguladores, cutâneos e nervosos se exaurem rapidamente e a temperatura cai, a produção de calor é deprimida e o resfriamento do sistema nervoso central leva à supressão dos controles hipotalâmicos. A hipotermia terapêutica melhora os desfechos entre os sobreviventes comatosos após manobras de reanimação. Considerando sua recomendação formal para emprego terapêutico pós-recuperação da circulação espontânea na parada cardiorrespiratória, o objetivo deste estudo foi trazer as principais teorias relacionadas com a hipotermia terapêutica. A revisão foi feita através de pesquisa de artigos através das palavras-chave parada cardiorrespiratória, resfriamento, hipotermia, na base de dados eletrônicos. Os resultados revelou que a hipotermia terapêutica é um dos tratamentos mais bem sucedidas para a fase após recuperação da parada cardíaca, aumentando em 40% a chance do paciente ter alta sem complicações neurológicas maiores.Descritores: Hipotermia, Parada Cardiorrespiratória, Ressuscitação Cardiopulmonar. Therapeutic hypothermia after cardiopulmonary resuscitation: a literature reviewAbstract: Hypothermia, state of abnormality in humans in which the temperature is below normal, is the result of exposure of the body to intense cold, regardless of form, when regulators, skin and nervous mechanisms are exhausted quickly and the temperature drops, the heat production is depressed and the cooling of the central nervous system leads to suppression of hypothalamic controls. Therapeutic hypothermia improves outcomes in comatose survivors after resuscitation maneuvers. Considering its formal recommendation for therapy, post-return of spontaneous circulation after cardiac arrest, the objective of this study was to bring the main theories related to therapeutic hypothermia. The review was conducted by searching items via keywords cardiorespiratory arrest, cooling, hypothermia, on the basis of electronic data. The results showed that therapeutic hypothermia is one of the most successful treatments for the recovery phase after cardiac arrest, increasing by 40% the chance of the patient being discharged without major neurological complications. Descriptors: Hypothermia, Stop Cardiopulmonary, Cardiopulmonary Resuscitation. La hipotermia terapêutica tras la reanimación cardiopulmonar: una revisión de la literaturaResumen: La hipotermia, estado de anormalidad en los seres humanos en los que la temperatura es inferior a lo normal, es el resultado de la exposición del cuerpo al frío intenso, independientemente de su forma, cuando los reguladores, la piel y los mecanismos nerviosos se agotan rapidamente y la temperatura baja, el la producción de calor es deprimida y el esfriamiento del sistema nervioso central conduce a la supresión de los controles hipotalámicos. La hipotermia terapéutica mejora los resultados en los supervivientes comatosos tras las maniobras de reanimación. Teniendo en cuenta su recomendación formal para la terapia, después de la recuperación de la circulación espontánea después de un paro cardíaco, el objetivo de este estudio fue el de traer las principales teorías relacionadas con la hipotermia terapéutica. La revisión se llevó a cabo mediante la búsqueda a través de palabras clave artículos parada cardiorrespiratoria, la refrigeración, la hipotermia, sobre la base de los datos electrónicos. Los resultados mostraron que la hipotermia terapéutica es uno de los tratamientos más exitosos para la fase de recuperación después de un paro cardíaco, aumentando en un 40% la posibilidad de que el paciente que está siendo descargada sin mayores complicaciones neurológicas. Descriptores: Hipotermia, Parada Cardiopulmonar, Resucitación Cardiopulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Souza, Jaciana Emily de. "Hipotermia terapêutica pós reanimação cardiorrespiratória: uma revisão bibliográfica." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 3, no. 8 (August 5, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2177-157x.2013.3.8.25-35.

Full text
Abstract:
A hipotermia, estado de anormalidade no ser humano em que a temperatura está abaixo do normal, é o resultado da exposição do organismo ao frio intenso, independente da forma, quando os mecanismos reguladores, cutâneos e nervosos se exaurem rapidamente e a temperatura cai, a produção de calor é deprimida e o resfriamento do sistema nervoso central leva à supressão dos controles hipotalâmicos. A hipotermia terapêutica melhora os desfechos entre os sobreviventes comatosos após manobras de reanimação. Considerando sua recomendação formal para emprego terapêutico pós-recuperação da circulação espontânea na parada cardiorrespiratória, o objetivo deste estudo foi trazer as principais teorias relacionadas com a hipotermia terapêutica. A revisão foi feita através de pesquisa de artigos através das palavras-chave parada cardiorrespiratória, resfriamento, hipotermia, na base de dados eletrônicos. Os resultados revelou que a hipotermia terapêutica é um dos tratamentos mais bem sucedidas para a fase após recuperação da parada cardíaca, aumentando em 40% a chance do paciente ter alta sem complicações neurológicas maiores.Descritores: Hipotermia, Parada Cardiorrespiratória, Ressuscitação Cardiopulmonar. Therapeutic hypothermia after cardiopulmonary resuscitation: a literature reviewAbstract: Hypothermia, state of abnormality in humans in which the temperature is below normal, is the result of exposure of the body to intense cold, regardless of form, when regulators, skin and nervous mechanisms are exhausted quickly and the temperature drops, the heat production is depressed and the cooling of the central nervous system leads to suppression of hypothalamic controls. Therapeutic hypothermia improves outcomes in comatose survivors after resuscitation maneuvers. Considering its formal recommendation for therapy, post-return of spontaneous circulation after cardiac arrest, the objective of this study was to bring the main theories related to therapeutic hypothermia. The review was conducted by searching items via keywords cardiorespiratory arrest, cooling, hypothermia, on the basis of electronic data. The results showed that therapeutic hypothermia is one of the most successful treatments for the recovery phase after cardiac arrest, increasing by 40% the chance of the patient being discharged without major neurological complications. Descriptors: Hypothermia, Stop Cardiopulmonary, Cardiopulmonary Resuscitation. La hipotermia terapêutica tras la reanimación cardiopulmonar: una revisión de la literaturaResumen: La hipotermia, estado de anormalidad en los seres humanos en los que la temperatura es inferior a lo normal, es el resultado de la exposición del cuerpo al frío intenso, independientemente de su forma, cuando los reguladores, la piel y los mecanismos nerviosos se agotan rapidamente y la temperatura baja, el la producción de calor es deprimida y el esfriamiento del sistema nervioso central conduce a la supresión de los controles hipotalámicos. La hipotermia terapéutica mejora los resultados en los supervivientes comatosos tras las maniobras de reanimación. Teniendo en cuenta su recomendación formal para la terapia, después de la recuperación de la circulación espontánea después de un paro cardíaco, el objetivo de este estudio fue el de traer las principales teorías relacionadas con la hipotermia terapéutica. La revisión se llevó a cabo mediante la búsqueda a través de palabras clave artículos parada cardiorrespiratoria, la refrigeración, la hipotermia, sobre la base de los datos electrónicos. Los resultados mostraron que la hipotermia terapéutica es uno de los tratamientos más exitosos para la fase de recuperación después de un paro cardíaco, aumentando en un 40% la posibilidad de que el paciente que está siendo descargada sin mayores complicaciones neurológicas. Descriptores: Hipotermia, Parada Cardiopulmonar, Resucitación Cardiopulmonar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Da Silva, Ionara, Joyce Carolynne Silva, Karen Rayara Bezerra Lima, Daniele Vieira Dantas, Rodrigo Assis Neves Dantas, and Maria do Carmo De Oliveira Ribeiro. "Contribuições da monitoria acadêmica em urgência, emergência e terapia intensiva para enfermagem." Enfermagem Brasil 18, no. 2 (May 22, 2019): 314. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v18i2.1318.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever a vivência durante a monitoria da disciplina de alta complexidade da graduação em Enfermagem, no cuidado ao paciente crítico atendido em emergência e terapia intensiva. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado no primeiro semestre de 2017 pelas monitoras do projeto de ensino intitulado “Inovando o processo de ensino-aprendizagem em Enfermagem na urgência e emergência e terapia intensiva”, tendo como público-alvo discentes do sexto período do curso de graduação em Enfermagem. Resultados: O papel das monitoras foi, através da divisão da turma em trios, simular o Objective Structured Clinical Examination (OSCE) utilizando um caso clínico de Parada Cardiorrespiratória (PCR), e assim estimular os estudantes a praticar de forma realística as manobras de reanimação cardiopulmonar, além de utilizar o raciocínio clínico e julgamento crítico para definir a possível causa da parada, bem como os cuidados pós-reanimação. Conclusão: A experiência da monitoria é de suma importância na formação acadêmica, pois, ao passo em que utiliza metodologias ativas com a finalidade de garantir melhorias no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, o monitor também obtém extensa carga de conhecimentos na área e torna-se sujeito ativo no processo de iniciação à docência.Palavras-chave: ensino, estudantes de enfermagem, reanimação cardiopulmonar, cuidados críticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

de Paulo, Ingrid Jamille Miranda, Emmily Fabiany Sousa Rodrigues, Idna Glenda da Silva, Luciana de França Sobral Moreira, Tamirys de Paula Silva, Yasmim da Silva Souza, and Dheymi Wilma Ramos Silva. "CONHECIMENTO DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Revista UNINGÁ 58 (March 11, 2021): eUJ3252-eUJ3252. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.58.euj3252.

Full text
Abstract:
A reanimação cardiopulmonar é um evento no qual o socorrista capacitado intervém após uma parada cardiorrespiratória fazendo uso do conhecimento teórico-prático juntamente com manobras adequadas para salvar o maior número de vidas. Diante desse contexto, éimprescindível o conhecimento dos graduandos em enfermagem sobre RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para que possam desenvolver um trabalho de qualidade na vida profissional. O presente estudo busca identificar através da literatura evidências científicas nacionais e internacionais a respeito do conhecimento dos acadêmicos de enfermagem sobre a reanimação cardiopulmonar. Refere-se a uma revisão integrativa nos bancos de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed),sendo utilizado para a escolha os seguintes descritores: Ressucitação Cardiopulmonar, Estudantes de Enfermagem e Parada Cardíaca publicados no período entre 2014 a 2019. Foram selecionados artigos, sendo a maioria com múltiplos autores e pertencentes à categoriaestudo descritivo. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos de enfermagem têm conhecimento teórico sobre as manobras e diretrizes de RCP, mas que não têm domínio da prática para realizá-la. É necessário que haja aprimoramento nas grades curriculares dos cursos de graduação de enfermagem, para que os acadêmicos tenham um conhecimento mais aprofundado a respeito das práticas de RCP e conheçam a importância da aplicabilidade desta, durante sua assistência profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Morakami, Fernanda Kazmierski, Flávio Maciel Dias de Andrade, and Marlus Karsten. "Recomendações para a atuação dos fisioterapeutas na reanimação cardiopulmonar em pacientes adultos com COVID-19." ASSOBRAFIR Ciência 11, Supl1 (September 3, 2020): 247. http://dx.doi.org/10.47066/2177-9333.ac20.covid19.024.

Full text
Abstract:
O presente documento apresenta recomendações para atuação do fisioterapeuta na reanimação cardiopulmonar em pacientes adultos com suspeita ou diagnóstico de COVID-19, apontando considerações principalmente aos cuidados específicos que devem ser adotados nesta situação clínica, os quais diferem das recomendações habituais. Tem como foco a preocupação com a proteção dos profissionais de saúde atuantes na reanimação cardiopulmonar e a melhor assistência aos pacientes, minimizando riscos, padronizando ações e recomendando condutas. Dentre as principais recomendações, há indicação de não desconexão da assistência ventilatória mecânica, e de uso de parâmetros ventilatórios específicos, além da abordagem da posição prona. Sabemos ainda que, dentro da atual situação mundial frente à pandemia COVID-19, é possível que estudos futuros possam contribuir para consolidar e acrescentar as recomendações apresentadas neste documento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Acioly, Marcus André, Carlos Telles, Pedro Santana, and Paulo Henrique Pires de Aguiar. "Reanimação da face paralisada: o ponto de vista neurocirúrgico." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 28, no. 03 (September 2009): 109–13. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625566.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Revisão e discussão de técnicas consagradas na reanimação da face paralisada e das inovações sobre o tema. Método: Pesquisa bibliográfica abrangendo o banco de dados eletrônico Medline e pesquisa manual em jornais e revistas médicas, compreendendo o período de 1980 a 2008; facial nerve palsy, facial paralysis, reanimation e reconstruction foram utilizadas como palavras-chave. Conclusão: A despeito dos avanços nas técnicas de monitorização intraoperatória, a lesão do nervo facial permanece sendo uma complicação frequente nos pacientes submetidos à cirurgia de base de crânio. A paralisia facial acarreta alterações funcionais, cosméticas e psicológicas, representando um grande desafio à cirurgia reconstrutiva. Atualmente, uma miríade de técnicas encontra-se disponível para reanimação da face paralisada. A escolha da abordagem adequada leva em consideração a idade do paciente, o tempo de lesão facial, assim como a topografia da lesão do nervo facial, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Taquary, Sara Alves dos Santos, Débora Santos Ataíde, and Priscila Valverde de Oliveira Vitorino. "Perfil clínico e atuação fisioterapêutica em pacientes atendidos na emergência pediátrica de um hospital público de Goiás." Fisioterapia e Pesquisa 20, no. 3 (September 2013): 262–67. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502013000300011.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, tem-se ampliado a atuação fisioterapêutica no setor de urgência e emergência, visando reduzir complicações e tempo de internação hospitalar. Os objetivos deste estudo foram traçar o perfil dos pacientes admitidos na sala de reanimação do Serviço de Referência em Urgência Pediátrica (SERUPE) do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG) e descrever a atuação fisioterapêutica nesse setor. Trata-se de um estudo observacional, prospectivo, realizado entre fevereiro e junho de 2012, para o qual foram acompanhados todos os pacientes admitidos na sala de reanimação do SERUPE. Foram avaliados 47 pacientes, 53,2% (n=25) do sexo masculino, idade média de 5,2±4,1 anos e 74,5% (n=35) apresentavam doenças prévias. A queixa principal mais frequente foi dispneia em 26,1% (n=29) dos casos e as hipóteses diagnósticas mais identificadas foram doenças respiratórias em 69,4% (n=43). Do total de pacientes, 76,6% (n=36) necessitaram de oxigenoterapia, 21,3% (n=10), de assistência ventilatória e 31,9% (n=15) tiveram acompanhamento fisioterapêutico, 86,7% (n=13) com abordagem respiratória e motora. O tempo médio de permanência na sala de reanimação foi de 1,9±1,5 dias; subsequentemente, 63,8% (n=30) dos pacientes foram internados em enfermaria. Portanto, verifica-se que, no setor de emergência, existe uma grande demanda de pacientes com desordens respiratórias que podem se beneficiar com a presença de um fisioterapeuta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Feitosa-Filho, Gilson Soares, Joberto Pinheiro Sena, Hélio Penna Guimarães, and Renato Delascio Lopes. "Hipotermia terapêutica pós-reanimação cardiorrespiratória: evidências e aspectos práticos." Revista Brasileira de Terapia Intensiva 21, no. 1 (March 2009): 65–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-507x2009000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Macêdo, Giovanna Gabrielly Custódio, Jéssyka Samara de Oliveira Macedo, and Karla Karolline Barreto Cardins. "ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." Educação, Ciência e Saúde 6, no. 1 (September 5, 2019): 12. http://dx.doi.org/10.20438/ecs.v6i1.171.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Fernandes, Karina, and Amélia Fumiko Kimura. "Práticas assistenciais em reanimação do recém-nascido no contexto de um centro de parto normal." Revista da Escola de Enfermagem da USP 39, no. 4 (December 2005): 383–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342005000400003.

Full text
Abstract:
Aproximadamente 10 a 15% dos recém-nascidos (RNs) apresentam dificuldades de adaptação ao nascimento, o que requer habilidade e prontidão dos profis-sionais para intervir nessas situações. Este estudo observacional, transversal objetivou descrever as práticas assistenciais empregadas em reanimação neo-natal em um Centro de Parto Normal de um hospital público de São Paulo. Observou-se 100 atendimentos prestados pela equipe profissional e os dados foram registrados em um instrumento checklist. A presença de líquido meconial foi constatada em 24 (24,0%) partos e a aspiração das vias respiratórias foi realizada em 47 (47,0%) RNs. Desse total, 3 (6,4%) tiveram a traquéia aspirada e 26 (26,0%) RNs receberam oxigenação, sendo que 5 (19,2%) com máscara aberta e pressão positiva. Massagem cardíaca foi realizada em 1 (1,0%) RN. Após a reanimação neonatal inicial, 6 (6,0%)RNs foram transferidos à UTI neonatal devido desconforto respiratório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Campagnoli, Michele, Vanessa Dias Cardoso, Maria Cristina Pauli da Rocha, Angela Marcia Fossa, Tereza Mitsue Horibe, and Raquel Cristina Prando Resende. "Percepção e dilemas éticos frente à decisão de não reanimação cardiopulmonar." Nursing (São Paulo) 22, no. 258 (November 1, 2019): 3342–47. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2019v22i258p3342-3347.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a percepção e os dilemas éticos da equipe de enfermagem frente à decisão de não ressuscitação cardiopulmonar. Método: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Amostra envolve critério por conveniência. Foram entrevistados 18 profissionais de uma unidade de terapia intensiva adulto. Os relatos foram analisados pelo método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A equipe se vê preparada para a decisão de não reanimar, mas desconhecem a existência de protocolos institucionais. A decisão de não reanimação é realizada de forma verbal, o que gera ansiedade e frustração nos profissionais. A família não é informada sobre a decisão da não reanimação. Considerações finais: Tornou-se evidente que os dilemas éticos estão presentes na assistência a esse tipo de situação limítrofe, e que faltam protocolos, normas e envolvimento multiprofissional, para que ocorra uma assistência segura e efetiva tanto para o profissional de saúde quanto para o paciente e sua família
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Saloum, Nájela Hassan, and Magali Roseira Boemer. "A morte no contexto hospitalar: as equipes de reanimação cardíaca." Revista Latino-Americana de Enfermagem 7, no. 5 (December 1999): 109–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691999000500014.

Full text
Abstract:
A autora investigou o significado do trabalho cotidiano com a morte sob a perspectiva dos profissionais que integram uma equipe de reanimação cárdio-pulmonar de um Hospital Universitário. Pertencer a esta equipe implica em uma forma de lidar com a morte com a intenção explícita de revertê-la. A literatura vem evidenciando a preocupação de diferentes autores com o cotidiano profissional dessa natureza, dada sua tendência ao desgaste das pessoas. O estudo foi conduzido segundo a metodologia de investigação fenomenológica; foram realizadas entrevistas com todos os integrantes da referida equipe, utilizando a gravação. Os dados analisados evidenciam que os profissionais percebem o trabalho sob uma perspectiva funcionalista, onde o tempo se revela como fator determinante na luta contra a morte; é um trabalho permeado pelo sucesso/insucesso e por dificuldades; gera uma postura de onipotência/impotência e requer um enfrentamento. Evidenciam também desgaste, sentimentos de impotência e fracasso quando a reanimação não é possível. Referendam ainda o alerta mundial de se atentar para cotidianos de trabalho desgastantes e de que as escolas e instituições de saúde implementem canais para elaboração dessa forma de desgaste e para o redimensionamento do papel do profissional de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Almeida, Maria Fernanda B. de, Ruth Guinsburg, José Orleans da Costa, Lêni Márcia Anchieta, and Lincoln M. Silveira Freire. "Ensino da reanimação neonatal em maternidades públicas das capitais brasileiras." Jornal de Pediatria 81, no. 3 (June 2005): 233–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572005000400010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Chiarantano, Camila Sampaio, and Paulo do Nascimento Junior. "Novas recomendações para reanimação cardiorrespiratória e cuidados cardiovasculares de emergência." Revista Brasileira de Anestesiologia 61, no. 4 (August 2011): 523–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000400014.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima, Lucas Ventura de, Tamara Espíndola de Morais, and Marcia Silva Nogueira. "O conhecimento da enfermagem acerca do protocolo de reanimação cardiopulmonar." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, no. 29 (March 31, 2020): 64–74. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2358-3088.2020.10.29.64-74.

Full text
Abstract:
Avaliar o nível de conhecimento da equipe de enfermagem acerca do Suporte Básico de Vida em Reanimação Cardiopulmonar e identificar dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente vítima de PCR. Pesquisa de campo do tipo descritiva com abordagem quanti-qualitativa, executada com enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital público de uma cidade do entorno do Distrito Federal. Os profissionais mostraram déficits significativos no conhecimento ao atendimento de PCR, pois a porcentagem de respostas corretas esteve sempre abaixo de 50%. A equipe de enfermagem pesquisada mostrou déficits no conhecimento sobre o SBV em parada cardiorrespiratória. O baixo número de acertos nas questões mostra a necessidade de atualização desses profissionais.Descritores: Equipe de Enfermagem, Reanimação Cardiopulmonar, Suporte Básico de Vida. The knowledge of nursing about the cardiopulmonary reaction protocolAbstract: To evaluate the level of knowledge of the nursing team about the Basic Life Support in Cardiopulmonary Resuscitation and to identify difficulties faced by the nursing team in the care of patients with CRP. Descriptive type field research with a quantitative-qualitative approach, performed with nurses and nursing technicians of a public hospital in a city near the Federal District. Professionals showed significant deficits in the knowledge to the CRP care, because the percentage of correct answers was always below 50%. The nursing team studied showed deficits in the knowledge about the SBV in cardiorespiratory arrest. The low number of correct answers in the questions shows the need to update these professionals.Descriptors: Nursing Team, Cardiopulmonary Resuscitation, Basic Suport of Life. El conocimiento de la enfermería acerca del protocolo de reanimación cardiopulmonarResumen: Evaluar el nivel de conocimiento del equipo de enfermería acerca del Soporte Básico de Vida en Reanimación Cardiopulmonar e identificar dificultades enfrentadas por el equipo de enfermería en la asistencia al paciente víctima de PCR. Investigación de campo del tipo descriptivo con abordaje cuantitativo y cualitativo, ejecutada con enfermeros y técnicos de enfermería de un hospital público de una ciudad del entorno del Distrito Federal. Los profesionales mostraron déficits significativos en el conocimiento a la atención de PCR, pues el porcentaje de respuestas correctas estuvo siempre por debajo del 50%. El equipo de enfermería investigada mostró déficits en el conocimiento sobre el SBV en parada cardiorrespiratoria. El bajo número de aciertos en las cuestiones muestra la necesidad de actualización de esos profesionales.Descriptores: Equipo de Enfermería, Reanimación Cardiopulmonar, Soporte Básico de Vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moscoso, Carina Rabêlo, Franciele Roberta Cordeiro, Nataniele Kmentt da Silva, Izadora Martins Corrêa, and Helena da Cruz Campelo. "Práticas de cuidado hospitalares no final de vida: revisão integrativa." Research, Society and Development 10, no. 2 (February 1, 2021): e0910212276. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12276.

Full text
Abstract:
Decisões sobre cuidados às pessoas em final de vida envolvem diversos aspectos, representando desafio e mobilizando médicos e enfermeiros, profissionais que se sobressaem na tomada de decisões. Esta revisão integrativa de literatura objetivou identificar práticas de cuidado de médicos e enfermeiros em final de vida no hospital. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e fevereiro de 2020 nas bases de dados Web of Science, Scopus e na Medical Literature and Retrivial System Online (MEDLINE). 58 artigos foram selecionados com os seguintes temas: sedação paliativa, ordem de não reanimação cardiopulmonar, comunicação e tomada de decisão, eutanásia e suicídio assistido, retirada ou limitação de tratamentos mantenedores da vida, tratamentos oncológicos e cuidados terminais. Conclui-se que as práticas de cuidado em final de vida centralizam-se em sintomas físicos e possuem o intuito de aliviar sofrimento. Suspender ou limitar reanimação cardiopulmonar, hidratação, nutrição e hemodiálise, bem como realização de eutanásia ou suicídio assistido apresentam maior controvérsia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Santos, Fernanda Lima Batista, Maria Ivoneide Veríssimo de Oliveira, and Maria Gorete Andrade Bezerra. "Prematuridade entre recém-nascidos de mães com Amniorrexe Prematura." Escola Anna Nery 10, no. 3 (December 2006): 432–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452006000300011.

Full text
Abstract:
Estudo descritivo realizado em maternidade pública de Fortaleza-CE, com objetivo de caracterizar a prematuridade entre recém-nascidos (RNs) internados na Unidade Neonatal em decorrência da amniorrexe prematura. Analisaram-se 37 recém-nascidos e suas mães. Dos RNs, foram analisados: grau de prematuridade, Apgar e necessidade de reanimação. Das mães: idade gestacional, realização de pré-natal, patologias na gestação e tipo de parto. Verificou-se que 35,1% nasceram prematuros e 29,7% com Apgar entre 0 e 6 no 1º minuto de vida, necessitando de reanimação. Quanto à idade gestacional, 35,1% apresentaram ruptura das membranas antes da 37ª semana, 5,4% não realizaram pré-natal, 67,5% compareceram a 2 a 5 consultas e 27,1% referiram 6 ou mais; 16,2% das mães apresentaram doença hipertensiva específica da gestação (DHEG), e 51,3% tiveram parto normal. Conclui-se que a prematuridade foi elevada, podendo representar importante causa de morbimortalidade neonatal, como também acarretar complicações clínicas e obstétricas para a mãe. A DHEG ainda representa um risco para a gravidez. É preciso que novos estudos sobre a temática sejam realizados para se conhecer a verdadeira magnitude do problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Oliveira, Ana Carolina Costa, Izabel Medeiros de De Oliveira, Thomaz Henrique Pereira Meira, Amanda Lucena Da Silva, Sérgio Ribeiro dos Santos, João Agnaldo Do Nascimento, and Juliana Sousa Soares De Araujo. "Treinamento de ventilação com pressão positiva de reanimação neonatal usando uma tecnologia alternativa aplicada ao REANIME." Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 5, no. 2 (July 20, 2020): 132–46. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v5.n2.2020.a10.

Full text
Abstract:
Objetivo: o estudo teve como objetivo desenvolver e validar um protótipo tecnológico integrado ao REANIME para avaliação de treinamento no processo de Ventilação com Pressão Positiva para reanimação neonatal. Métodos: a pesquisa é do tipo descritiva com abordagem quantitativa. A amostra foi não probabilística e intencional, através de um estudo de caso. A construção do estudo se deu em três etapas: 1a - apresentação do REANIME, 2o - prototipação da tecnologia e 3o - avaliação de desempenho do protótipo tecnológico. Para coleta de dados foram realizadas 28 simulações de ventilação de pressão positiva por 3 enfermeiros utilizando o protótipo integrado ao REANIME. Resultados: pode-se observar que a partir das simulações no processo de avaliação do protótipo integrado ao REANIME entre profissionais da saúde, constatou-se que 75% obtiveram um desfecho satisfatório, encontrando-se dentro dos parâmetros preconizados pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Conclusão: a utilização do protótipo com o uso do sensor de flexão integrado ao balão e ao microcontrolador foi imprescindível, pois esta ferramenta proporciona maior acessibilidade e realismo durante a execução do treinamento de ventilação com pressão positiva no processo de reanimação neonatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

BARBOSA, ANA BEATRIZ ALVES, ANDRÉ LUIZ DANTAS BEZERRA, SHEYLLA NADJANE BATISTA LACERDA, ELISANGELA VILAR DE ASSIS, and RAQUEL CAMPOS DE MEDEIROS. "CONHECIMENTO DE UM GRUPO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE REANIMAÇÃO CARDIOPULMONA." FIEP Bulletin - online 85, no. II (January 1, 2015): 409–18. http://dx.doi.org/10.16887/85.a2.52.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Martins, Carlos E. C., Rogério L. R. Videira, and Gleicy K. Barcelos. "Parada cardiorrespiratória em obeso mórbido e reanimação com massagem cardíaca subdiafragmática." Sao Paulo Medical Journal 123, suppl spe (2005): 48. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-31802005000700043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Feitosa-Filho, Gilson Soares, Gustavo Freitas Feitosa, Hélio Penna Guimarães, Renato Delascio Lopes, Roberto Moraes Júnior, Francisco de Andrade Souto, Ronaldo Vasques, and Sergio Timerman. "Atualização em reanimação cardiopulmonar: o que mudou com as novas diretrizes." Revista Brasileira de Terapia Intensiva 18, no. 2 (June 2006): 177–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-507x2006000200011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Gomes, André Mansur de Carvalho Guanaes, Ari Timerman, Carlos Alfredo Marcílio de Souza, Carlos Maurício Cardeal Mendes, Heitor Portella Póvoas Filho, Adriano Martins de Oliveira, and José Antonio de Almeida Souza. "Fatores prognósticos de sobrevida pós-reanimação cardiorrespiratória cerebral em hospital geral." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 85, no. 4 (October 2005): 262–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2005001700006.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Nogueira, Maicon de Araújo, Márcio Almeida Lins, Elieni Santana de Abreu, Joyce da Silva Pantoja, Wanda Carla Conde Rodrigues, Cinthya Lorena Bezerra, Rafael Everton Assunção Ribeiro da Costa, et al. "Conhecimento dos alunos concluintes do curso de graduação em Enfermagem sobre suporte básico de vida." Research, Society and Development 9, no. 11 (November 8, 2020): e1349118988. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.8988.

Full text
Abstract:
O objetivo foi analisar o conhecimento dos alunos do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Belém, Estado do Pará, Brasil sobre Suporte Básico de Vida. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório, com abordagem quantitativa, realizado no período de setembro a outubro de 2018. Na avaliação do conhecimento sobre Suporte Básico de Vida, em uma escala de 0 a 100 pontos, verificou-se que a menor nota foi 20,6 pontos e a maior foi 90,4. A média foi 63,5 pontos, com desvio padrão de 15,5. A mediana foi de 64 pontos, com o desvio interquartílico de 20 pontos (54 a 74 pontos). Evidenciou-se que 62% dos estudantes tiveram nota menor que 70 pontos e 19% tiveram nota menor que 50 pontos. A população estudada possui conhecimento reduzido e por vezes inadequado sobre parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar, podendo comprometer o cuidado prestado, acarretando prejuízos à reanimação e, consequentemente, contribuir para o surgimento e/ou agravamento de sequelas, impactando no aumento da morbimortalidade. Entendeu-se ser fundamental à instituição capacitações e avaliação destas, de forma teórica e prática, como forma de otimizar e consolidar o conhecimento ainda durante a formação acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Da Costa, Edilene Silva, Elza Ezilda Valente Dantas, Ana Rachel Pinto, and Carlos Wagner Machado Pereira. "O Peer Instruction (instrução por pares) como estratégia metodológica no ensino-aprendizagem da reanimação neonatal." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 1 (January 31, 2021): e5457. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e5457.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar o nível de aprendizado, satisfação e motivação sobre o curso de reanimação neonatal, comparando as avaliações dos alunos referentes a metodologia tradicional e Peer Instruction (PI). Métodos: Estudo do tipo experimental, abordagem qualiquantitativa realizada com acadêmicos do 5º ano de medicina, cursando o módulo prático de Pediatria. Os dados foram produzidos com aplicação de questionários com testes de múltipla escolha sobre reanimação neonatal e opiniões sobre as metodologias empregadas. Resultados: Os acertos das questões evidenciaram um nível de aprendizado semelhantes nas duas metodologias durante a primeira rodada de votação, porém na segunda rodada, onde os acertos foram de 30-70% os alunos conversaram com seus pares e votaram novamente, gerando uma diferença estatisticamente significativa (p=0,0065*). O grupo PI alcançou um desfecho estatisticamente significativo na resposta concordo totalmente (p=0,0325*). Os discentes de ambas metodologias discordam, em sua maioria, que haja barreiras de aprendizagem em relação às metodologias aplicadas sendo que o grupo PI obteve diferença estatisticamente significante na resposta discordo totalmente (p=0.0465*). O tema que gerou maior diferença estatística foi a motivação gerada na PI (p=0,0021*). Conclusão: O PI alcançou resultados promissores, confirmando-se como metodologia inovadora, capaz de gerar aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Vaz, Judite, Rita Alves, and Vera Lúcia Gomes Ramos. "Vantagens da presença da família numa reanimação pediátrica ou em procedimentos dolorosos." Enfermería Global 15, no. 1 (January 9, 2016): 375. http://dx.doi.org/10.6018/eglobal.15.1.216951.

Full text
Abstract:
Introducción: La presencia de los padres o de otros familiares ante la prestación de procedimientos dolorosos para el niño, así como en la reanimación pediátrica, ha provocado discusión entre profesionales de la salud, por las ventajas y desventajas que presenta. <br /><br />Objetivo: Teniendo en cuenta este problema, el objetivo de esta investigación consiste en identificar estudios científicos orientados a las ventajas de la presencia de los familiares en la sala de reanimación y/o en procedimientos dolorosos. <br /><br />Método: Fue realizada una revisión sistemática de la literatura con la siguiente pregunta de investigación: ¿Cuáles son las ventajas de la presencia de la familia en la sala de reanimación y/o procedimientos dolorosos? <br /><br />Resultados: Todos los artículos identifican ventajas de la presencia de la familia en la sala de reanimación y/o procedimientos dolorosos. <br /><br />Conclusiones: La investigación favorece el debate y la reflexión entre el equipo multidisciplinar sobre la presencia de los familiares de los niños frente a procedimientos dolorosos o reanimación. Sin embargo, a fin de que este proceso sea factible, es necesaria la formación y capacitación de todo el equipo de salud, para que puedan estar disponibles para explicar los procedimientos a los familiares y acompañarlos en todo el proceso.<br /><br />
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Cavalcanti, Maria Rita Reis Lages, Adélia Dalva da Silva Oliveira, Fernanda Cláudia Miranda Amorim, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Erica Jorgiana dos Santos Morais, Tatiane Barbosa Lira, Raianny Katiucia Silva, and Antônia Roseanne Gomes Soares. "Parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar: conhecimento teórico dos enfermeiros da atenção básica." Brazilian Journal of Development 5, no. 10 (2019): 18682–94. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv5n10-115.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Santana Feitosa Sousa, Paulo Henrique, Lissandra Corrêa dos Santos, Vitória Rodrigues Santos, Ruth Cristini Torres, Thaynara Fontes Almeida, and Marcel Vinicius Cunha Azevedo. "Conhecimento de discentes de enfermagem acerca da parada cardíaca e reanimação cardiopulmonar." Saúde Coletiva (Barueri) 10, no. 59 (December 9, 2020): 4352–63. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4352-4363.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar o conhecimento de discentes do curso de Enfermagem acerca da parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quantitativa realizada com alunos do último ano do curso de Enfermagem de um centro universitário do Nordeste Resultados: 200 discentes participaram do estudo, 89% eram do sexo feminino, a faixa etária mais prevalente foi 20 e 24 anos (35%), 60,5% relatam saber identificar os sintomas clínicos de uma PCR, 82% expressaram conhecimento sobre a conduta correta após o reconhecimento, apenas 50,5% foram assertivos quanto às compressões torácicas na criança, 60% souberam identificar a Fibrilação Ventricular (FV) e Taquicardia Ventricular (TV) como ritmo chocável e 48,5% afirmaram que a epinefrina é a droga de primeira escolha nos casos de parada cardíaca. Conclusão: conclui-se que nível de conhecimento dos pesquisados é baixo e isso leva-os à inaptidão para o atendimento de vítimas em parada cardiorrespiratória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Moura, Ana Caroline Dantas Guedes de, Maria Francielze Holanda Lavor, and Victor De Alencar Moura. "Perfil dos recém-nascidos a termo admitidos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Escola Assis Chateaubriand." Revista de Medicina da UFC 58, no. 2 (June 19, 2018): 19. http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p19-24.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar a admissão de recém-nascidos a termo (RNTs) na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), considerando as principais causas e o desfecho final. Métodos: trata-se de um estudo retrospectivo, observacional com análise documental de prontuários, realizado na Maternidade Escola Assis Chateaubriand, no período de janeiro a junho de 2016. Os dados foram consolidados utilizando o programa Statistical Package for the Social Science 22 (SPSS) e apresentados em forma de frequência simples, gráficos e tabelas. Resultados: observou-se uma taxa de admissão de RNTs na UTIN de 11,69%, com permanência média de 6,3 dias. As principais patologias responsáveis pelos internamentos foram: respiratórias (35,7%), malformações abdominais/ trato gastrointestinal (TGI) (11,9%), icterícia (7,1%), malformação diafragmática (7,1%) e pós-cirúrgico (7,1%). A comparação entre a necessidade de reanimação e o suporte respiratório utilizado mostrou que RNTs que não foram reanimados ficaram em ar ambiente, ao contrário dos reanimados que ficaram em ventilação mecânica invasiva (VMI), sendo um indicativo de que quanto mais comprometido após o nascimento, maiores as chances de necessidade de suporte respiratório. Conclusão: constatou-se que a assistência neonatal, desde a sala de parto até o desfecho final, com a aplicação de técnicas apropriadas de reanimação e suporte respiratório, fez com que a maioria dos RNTs admitidos tivesse alta (71,4%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Alves, Camila Aloisio. "O uso de narrativas biográficas em investigação." Revista Portuguesa de Educação 33, no. 2 (December 30, 2020): 279–94. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.19741.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as três dimensões – ética e deontológica, heterobiográfica e de engajamento social – inscritas na abordagem da pesquisa biográfica em educação. Para tanto, tomará como base um estudo desenvolvido junto a profissionais de saúde de um serviço de reanimação pediátrica e cuidados intensivos pediátricos de um hospital de referência aos cuidados de crianças, situados na cidade de Paris/França. Tal estudo teve como objetivo compreender a construção da trajetória biográfica dos profissionais de saúde que trabalham em reanimação e cuidados intensivos, assim como os aprendizados adquiridos no curso das experiências vividas pelos mesmos. No escopo do presente artigo colocou-se em relevo a postura adotada pelo pesquisador, as escolhas metodológicas, a maneira de conduzir o trabalho de campo e o processo de interpretação e análise a fim de tecer os laços entre investigação, saúde e educação com vistas a enfatizar a relevância social da abordagem biográfica em educação e seu carácter interdisciplinar. Como resultados, a investigação contribuiu para erigir uma compreensão sobre como os sujeitos participantes se constroem e aprendem a partir das experiências de vida, usando-as como motores de suas formas de agir no quotidiano de trabalho. Essa compreensão social e eticamente construída não teria sido possível sem a adopção de valores e posturas que valorizem a construção partilhada do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Lane, John Cook. "Novas diretrizes de reanimação cardiorrespiratória cerebral da sociedade americana de cardiologia (2005 - 2006)." Arquivos Brasileiros de Cardiologia 89, no. 2 (August 2007): e17-e18. http://dx.doi.org/10.1590/s0066-782x2007001400017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ingold, Tim. "REPENSANDO O ANIMADO, REANIMANDO O PENSAMENTO." Espaço Ameríndio 7, no. 2 (December 28, 2013): 10. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.43552.

Full text
Abstract:
O animismo é frequentemente descrito como a atribuição de vida a objetos inertes. Essa atribuição é mais facilmente encontrada entre pessoas oriundas das sociedades ocidentais que sonham em encontrar vida em outros planetas do que entre povos indígenas a quem o rótulo de animistas foi tradicionalmente aplicado. Esses povos não estão unidos por suas crenças, mas na maneira de ser que está viva e aberta para um mundo em contínuo nascimento. Nessa ontologia anímica, os seres não se movem em um mundo já acabado, deslocam-se em um mundo em formação, de acordo com suas relações. Para seus habitantes, esse mundo-clima, abrangendo tanto o céu quanto a terra, é uma fonte de assombro, mas não de surpresa. A reanimação da tradição do pensamento ‘ocidental’ significa recuperar a capacidade de assombrar-se, banida da ciência oficial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ramos, José Lauro Araújo. "Como decidir pela não-reanimação de recém-nascidos muito imaturos em sala de parto?" Revista da Associação Médica Brasileira 49, no. 4 (2003): 354. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42302003000400009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Santos, Elenito Bitencorth. "Parada e Reanimação Cardiopulmonar em Criança: atuação da equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica em hospital público de Vitória da Conquista – Bahia." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 39 (January 30, 2018): 410–31. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i39.999.

Full text
Abstract:
Objetivo: avaliar o conhecimento da equipe de enfermagem em relação à técnica de Reanimação Cardiopulmonar e medicações utilizadas em crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Bahia. Métodos: quanto à natureza a pesquisa é quantitativa descritiva com paradigma positivista, sendo, quanto aos procedimentos técnicos uma pesquisa de campo participante, visando alcançar os objetivos propostos através de estatísticas obtidas pelos questionários. Resultados: os dados estabeleceram o perfil da população estudada; identificação da Parada Cardiopulmonar; os conhecimentos técnico-científicos dos profissionais: manobras e uso de medicações relevantes na parada cardiorrespiratória; a periodicidade dos treinamentos de Reanimação Cardiopulmonar, onde, dos 25 profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 20% foram treinados após a admissão e 36% não receberam treinamento, tendo que aprender o serviço no cotidiano ao exercer suas funções. A equipe pesquisada consegue perceber com êxito a insuficiência respiratória no menor, porém, ao tentar identificar uma parada cardiopulmonar não conseguiram demonstrar seu conhecimento técnico-científico satisfatoriamente, pois revelam respostas incompletas relacionadas a todos os sinais e sintomas do seu início. Um ponto importante a ser trabalhado nos funcionários em questão seria o uso das drogas, direcionando para causa/efeito no organismo da criança com parada cardiorrespiratória. Conclusão: a metodologia utilizada permitiu conhecer a dificuldade enfrentada pela equipe de enfermagem no seu setor de trabalho devido à quantidade reduzida de treinamento e atualização adequada. Um ponto importante a ser trabalhado nos funcionários em questão seria o uso das drogas, direcionando para causa/efeito no organismo da criança com parada cardiorrespiratória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Sandra Cristine da, and Kátia Grillo Padilha. "Parada cardiorrespiratória na unidade de terapia intensiva: considerações teóricas sobre os fatores relacionados às ocorrências iatrogênicas." Revista da Escola de Enfermagem da USP 35, no. 4 (December 2001): 361–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342001000400008.

Full text
Abstract:
O atendimento na Parada Cardiorrespiratória (PCR) exige rapidez, eficiência, conhecimento científico e habilidade técnica. Ainda, faz-se necessário uma infra-estrutura adequada e a realização de um trabalho harmônico e sincronizado, pois a atuação em equipe é necessária para se atingir a recuperação do paciente. Os fatores iatrogênicos relacionados ao atendimento a PCR, na Unidade de Terapia Intensiva, podem ser resultantes de inexperiência profissional, insuficiência de pessoal e problemas de material e equipamentos. Daí a importância de preparar a equipe para ministrar assistência adequada, pois a reanimação deve restaurar o processo de vida e não prolongar o processo de morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Lannes, Jéssica Silva, Allyson Wosley de Sousa Lima, Alanna dos Santos Delfino, Thais Campelo Bedê Vale, Edite Carvalho Machado, Letícia Ramos Vieira, Gisele Nogueira Bezerra, and Tatiana Paschoalette Rodrigues Bachur. "A EXTENSÃO COMO ESPAÇO PARA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO- APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 2, no. 2 (December 19, 2018): 124–31. http://dx.doi.org/10.5965/2594641222124.

Full text
Abstract:
Esse estudo é um relato de experiência de acadêmicos do curso de graduação em Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE) acerca da vivência do projeto de extensão universitária Reanimação Cardiopulmonar (RCP) para Todos, um projeto educativo teórico-prático que promove conhecimento para comunidade e para os acadêmicos da Liga Acadêmica de Cardiologia (LICARDIO) do curso de Medicina da UECE. Esse projeto tem como objetivo capacitar a comunidade para socorrer adequadamente as vítimas de Parada Cardiorrespiratória (PCR), com o intuito de aumentar a sobrevida desses indivíduos e consta com duas etapas de aprendizado. Inicialmente são realizadas capacitações internas com os membros da LICARDIO por meio de seminários teóricos ministrados pelos próprios acadêmicos. A partir disso, são realizadas as intervenções do projeto de extensão com a comunidade. Nessas intervenções, são iniciadas as capacitações com o público por meio de exposição oral sobre a PCR, após a teoria é iniciado o treinamento prático de simulação da PCR com manequins próprios para a atividade de RCP. As atividades de educação em saúde que compõem o projeto impactam diretamente na sobrevida de pacientes vítimas de PCR se mostrou também um rico campo de práticas nos moldes das metodologias ativas em que o discente assume a posição principal na busca e formação do conhecimento. Conhecimento esse não alheio à realidade que o cerca, mas que dialoga e troca com a mesma no sentido de formar profissionais que saibam responder às demandas da sociedade e que compreendem o processo saúde-doença como um complexo sistema de variáveis sociais, ambientais e biológicas. Palavras-chave: Metodologias Ativas. Reanimação Cardiopulmonar. Parada Cardiorrespiratória
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Marinho, Tamíris Augusto, Charlise Fortunato Pedroso, Thaís Augusto Marinho, Ingrid Aline de Jesus Gonçalves, Lyriane Apolinário de Araújo, Thays Angélica de Pinho Santos, and Patrícia Silva Nunes. "Avaliação do conhecimento pré/pós intervenção educativa sobre reanimação cardiopulmonar em estudantes de ciências da saúde." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 19, 2021): e7118. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7118.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Evaluar los conocimientos teórico-prácticos sobre reanimación cardiopulmonar en estudiantes de ciencias de la salud antes/después intervención educativa. Métodos: estudio cuasiexperimental, del tipo antes-después con enfoque cuantitativo. Resultados: En la distribución por cursos, el 43,9% pertenecía al curso de Técnico en Enfermería; 39,4% Análisis clínicos; 12,1% Nutrición y Dietética y 4,5% Vigilancia de la Salud. Tras la intervención educativa, el componente de parada cardiorrespiratoria mostró un aumento significativo de respuestas correctas en el 50,0% de los ítems, en el componente de desfibrilador externo automático todos los ítems mostraron un aumento significativo y en la reanimación cardiopulmonar El componente seis de los 10 ítems tuvo importancia en las respuestas correctas. En la ejecución práctica del componente 4, hubo una mejora significativa en todas las preguntas. En el análisis del efecto, hubo un aumento significativo en todos los componentes: Teoría-parada cardiorrespiratoria (72,1% a 82,7%), Teoría-desfibrilador externo automático (52,5% a 80,3%), Teoría-reanimación cardiopulmonar (60,0% a 78,6%) %); Práctica (15,7% a 77,9%) y Conocimiento global (50,1% a 79,9%). Conclusión: Se mejoró el grado de conocimiento tras la intervención educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Putzel, Elzio Luiz, Klisman Drescher Hilleshein, and Elcio Luiz Bonamigo. "Ordem de não reanimar pacientes em fase terminal sob a perspectiva de médicos." Revista Bioética 24, no. 3 (December 2016): 596–602. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422016243159.

Full text
Abstract:
Resumo Ordem de não reanimar consiste na manifestação expressa da recusa de reanimação cardiopulmonar por paciente com doença avançada em progressão. Objetivou-se descrever a atitude dos médicos em relação à ordem de não reanimar e à necessidade de sua normatização. Foi aplicado questionário a 80 médicos inscritos na delegacia do Conselho Regional de Medicina de Joaçaba/SC, Brasil. Verificou-se que 90% dos participantes conheciam o significado dessa ordem, 86,2% concordavam em acatá-la, 91,2% consideravam importante seu registro em prontuário e 92,5% consideravam oportuna a emissão de normatização a respeito. Concluiu-se que a maioria dos médicos tinha conhecimento sobre Ordem de Não Reanimar, concordava em respeitá-la, valorizava seu registro em prontuário e desejava a normatização por parte dos órgãos competentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Meneghini, Kevin Francisco Durigon, Ana Carolina Cimadon, Gabriel Pelufo Manzoni, and Filipe Geannichini Rodrigues. "Seis anos do dia nacional da reanimação cardiopulmonar na cidade de Rio Grande, RS: relato de experiência." Brazilian Journal of Development 6, no. 7 (2020): 47231–35. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n7-382.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography