Academic literature on the topic 'Recetores de Sabor Doce'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Recetores de Sabor Doce.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Recetores de Sabor Doce"

1

Sales Filho, Valter Vicente. "Pornochanchada: doce sabor da transgressão." Comunicação & Educação, no. 3 (August 30, 1995): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v0i3p67-70.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno, Viviane Freire, and Niélsy Helena Puglia Bergamasco. "Efeito da associação de sabor e música sobre o estado de ânimo de crianças." Estudos de Psicologia (Campinas) 25, no. 3 (September 2008): 385–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2008000300007.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar como sabor e música exercem efeito sobre o estado de ânimo de crianças. Participaram 83 crianças de 5 a 10 anos de idade e de ambos os sexos. A tarefa dos participantes consistiu em experimentar o sabor de soluções doce e amarga na ausência de música e na presença de músicas pré-qualificadas como alegres e tristes, e depois, julgar o estado de ânimo decorrente da experimentação. O julgamento do estado de ânimo das crianças se modificou quando o sabor era amargo e as músicas eram alegres, caso em que o estado de ânimo se alterou de triste para alegre; quando o sabor era doce e as músicas tristes, o estado de ânimo passou de alegre para triste. Futuros trabalhos podem observar crianças realizando tarefas que apresentem contextos de alimentos reais associados à estimulação musical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

De Aviz, Roselete Fagundes. "Orie - Sabor de palavra encontrada em água doce." Zero-a-Seis 17, no. 32 (October 30, 2015): 324. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2015n31p324.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Loponte, Luciana Gruppelli. "Amizades: o doce sabor dos outros na docência." Cadernos de Pesquisa 39, no. 138 (December 2009): 919–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742009000300012.

Full text
Abstract:
A amizade como um tema filosófico importante aparece de forma pontual nos últimos textos de Foucault, em especial no curso A hermenêutica do sujeito e em entrevistas. Pensar nos dias de hoje em conceitos como ascese ou amizade é um dos grandes desafios legados por Foucault. Para o filósofo, a amizade seria a reabilitação da estética da existência para o presente. Esse tema ainda é pouco explorado pelos estudos da obra foucaultiana, e menos ainda no campo da educação. Neste artigo, trago essas questões para o debate sobre formação docente, apresentando algumas das discussões desenvolvidas em pesquisa com um grupo de professoras de Arte na educação básica da região de Santa Cruz do Sul (RS). Problematizo a possibilidade de invenção-artista no processo de formação docente, vendo-a como uma ação necessariamente compartilhada, que ocorre na relação com os outros. Recupero para essa discussão a teorização de Michel Foucault sobre as práticas de si, que não se dissociam das relações intersubjetivas. Algumas perguntas, inspiradas pelas problematizações foucaultianas, são preocupações deste trabalho: O que podemos esperar da escola como locus de formação, ou da universidade como propulsora da formação docente? Que docência pode emergir de grupos de formação, de redes de amizade?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tomita, Nilce E., Paulo Nadanovsky, Ana Luiza F. Vieira, and Eymar S. Lopes. "Preferências por alimentos doces e cárie dentária em pré-escolares." Revista de Saúde Pública 33, no. 6 (December 1999): 542–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101999000600004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as preferências pelo sabor doce e sua associação com as condições socioeconômicas e a prevalência de cárie dentária em pré-escolares. MÉTODOS: A amostra foi composta por 572 crianças de 4 a 6 anos, matriculadas em pré-escolas, dividida em estratos socioeconômicos segundo a procedência (um bairro central, um periférico e Programa de Desfavelamento). Estudo transversal, foi desenvolvido em duas etapas. A preferência pelo sabor doce foi avaliada através do Sweet Preference Inventory modificado. A concentração das soluções variou de 0 a 400 g/litro (0 a 1,17 molar). Foi utilizado o índice ceos para verificar a prevalência de cárie. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças estatisticamente significantes entre as crianças do Programa de Desfavelamento e dos demais grupos na preferência pelo sabor doce e no consumo de açúcar, bem como associação entre a procedência e o percentual de crianças livres de cárie, sendo o grupo do Desfavelamento o menos favorecido (p<0,05). CONCLUSÃO: Os achados sustentam a hipótese de que o nível socioeconômico influencia a preferência por açúcar e esta, por sua vez, está associada à prevalência de cárie dentária na dentição decídua.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Milagres, Maria Patrícia, Geruza Dias, Mirella Araújo Magalhães, Mateus Ottomar Silva, and Afonso Mota Ramos. "Análise físico-química e sensorial de doce de leite produzido sem adição de sacarose." Revista Ceres 57, no. 4 (August 2010): 439–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2010000400001.

Full text
Abstract:
O objetivo foi avaliar doces de leite produzidos sem adição de açúcar. Realizaram-se três formulações: doce com adição de açúcar (A), com edulcorante sucralose (B) e doce com ciclamato, sacarina e sorbitol (C). Nos doces B e C utilizou-se a carragena. Realizaram-se análises físico-quimicas, microbiológicas, exigidas pela legislação vigente, e análise sensorial. Nas análises de acidez não houve diferença significativa entre as amostras. O teor de gordura, a atividade de água e textura das amostras não diferiram entre os doces B e C, e esses diferiram estatisticamente do A. Nas análises de pH houve diferença significativa entre os doces. O teor de sólidos solúveis do doce A apresentou 63 °Brix, e os doces B e C, 26 °Brix. Na aceitação, observou-se diferença significativa para todos os atributos avaliados. Para sabor, o doce A foi mais aceito que os doces B e C, e o doce B mais que o C. Para atributo de textura sensorial e impressão global, o doce A foi mais aceito que os doces B e C, e esses apresentaram a mesma aceitação. Na análise de textura instrumental, os doces B e C não obtiveram a mesma força de resistência à penetração que o doce A. Todas as análises microbiológicas dos doces A, B e C apresentaram-se dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente. Doce de leite com sucralose (B) mostrou-se uma boa alternativa para substituição do doce de leite com sacarose (A), uma vez que obteve boa aceitação para o atributo sabor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mascarenhas, Robson de Jesus, Nonete Barbosa Guerra, Jailane de Souza Aquino, and Patrícia Coelho de Souza Leão. "Qualidade sensorial e físico-química de uvas finas de mesa cultivadas no submédio São Francisco." Revista Brasileira de Fruticultura 35, no. 2 (June 2013): 546–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452013000200025.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar uvas Vitis vinifera L. das variedades comerciais: Brasil, Benitaka, Itália e Red Globe, quanto às características físico-químicas e sensoriais. Os teores de sólidos solúveis, diâmetro e comprimento das bagas, cujos resultados apresentaram conformidade com os padrões comerciais, foram determinados. A avaliação sensorial foi realizada por meio da Análise Descritiva Quantitativa - ADQ. Foram selecionados e treinados os julgadores que, sob orientação de um líder, estabeleceram os atributos sensoriais capazes de descrever com fidedignidade as características das uvas, conforme se segue: tonalidade de cor, uniformidade de cor, aroma característico, firmeza, gosto doce, gosto amargo, gosto ácido, adstringência, sabor e qualidade global. Constatou-se que as médias obtidas nos atributos tonalidade de cor, uniformidade de cor, firmeza, sabor e qualidade global diferiram estatisticamente dentre as uvas avaliadas e, ainda, que os atributos do sabor, seguido do gosto doce e da tonalidade da cor, apresentaram as correlações mais fortes com a qualidade global, determinantes, portanto, das características sensoriais das uvas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camilo, Jéssica da Silva, Vitor Hugo Barbosa Barbieri, Ramon Macedo Rangel, Deborah Santesso Bonnas, José Magno Queiróz Luz, and Roberta Camargos de Oliveira. "Aceitação sensorial de híbridos de milho doce e híbridos de milho verde em intervalos de colheita." Revista Ceres 62, no. 1 (February 2015): 01–08. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201562010001.

Full text
Abstract:
A composição química e a textura dos grãos do milho doce estão, diretamente, relacionadas com as classes de endosperma que interferem na aceitação do produto pelos consumidores. Por isso, este trabalho teve por objetivo avaliar as características sensoriais de híbridos de milho doce e de híbridos de milho verde, em função de intervalos de colheita. O experimento foi instalado na Estação Experimental de Pesquisa da Syngenta Seeds Ltda, no município de Uberlândia-MG. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, em esquema fatorial 8x4, correspondente a oito híbridos (seis híbridos experimentais de milho doce - SWC03, SWC04, SWC05, SWC06, SWC07 e SWC08 e dois híbridos de milho verde SWC01 e SWC02) e quatro intervalos de colheita (26, 28, 30 e 32 dias após a colheita - DAF), com três repetições. No estudo, que envolveu 41 pessoas (25 mulheres e 16 homens), utilizando-se o teste de aceitação com escala hedônica, concluiu-se que os híbridos de milho doce têm maior aceitação que os híbridos de milho verde, independentemente do intervalo de colheita. Colheitas tardias (32 DAF) refletem-se em redução da aceitabilidade do milho doce, que se assemelha à do milho verde (entre indiferente e gostei ligeiramente, para cor, e desgostei ligeiramente e desgostei moderadamente, para textura e sabor). Para todos os híbridos testados, a colheita, quando realizada entre 26 e 28 DAF, proporciona produtos com melhores resultados sensoriais (textura, sabor e cor).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, G. de, A. J. de Oliveira, I. Shirose, J. L. E. do Valle, and C. R. L. Carvalho. "Utilização de abóbora e moranga na produção de doce de leite pastoso com coco." Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 47, no. 2 (1990): 609–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761990000200019.

Full text
Abstract:
Foi estudado a utilização dos frutos abóbora e moranga na produção de doce de leite pastoso. Estudou-se os seguintes tratamentos: 1) polpa de abórora, 2) polpa de moranga, e 3) polpa de abóbora e moranga. Os resultados experimentais mostraram que o melhor fruto a mesclar com o doce de leite é a moranga, vindo em seguida a mistura dos frutos. Tanto o doce de leite com moranga como com mistura de frutos, classifica-se no grau de apreciação entre "gostei" e "gostei muito". Já com a abóbora, no grau de apreciação "indiferente". O atributo mais importante na discriminação das amostras foi o sabor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Marina Mendes da, Izabela Pinheiro Krey, Juliana Massami Morimoto, and Andrea Carvalheiro Guerra Matias. "CONSUMO E AVALIAÇÃO SENSORIAL DO DULÇOR DE NÉCTARES DE FRUTAS COM ALEGAÇÃO LIGHT." Saber Científico 8, no. 1 (July 5, 2019): 111. http://dx.doi.org/10.22614/resc-v8-n1-1175.

Full text
Abstract:
Mudanças nos padrões alimentares contribuíram para o aumento do consumo de produtos ultraprocessados. Para a substituição do açúcar nestes produtos, a indústria de alimentos faz uso de aditivos edulcorantes que conferem sabor doce. Os néctares de frutas são exemplos de produtos ultraprocessados adicionados de edulcorantes e desse modo recebem a alegação light em energia. Observa-se intensa utilização de edulcorantes nos alimentos sendo levantados questionamentos em relação aos possíveis efeitos colaterais associados ao seu consumo. O presente estudo teve como objetivos avaliar a frequência de consumo de néctares com alegação light e avaliar a aceitação do dulçor destes produtos. Foram selecionadas três marcas e cincos sabores (caju, goiaba, manga, pêssego e uva) de néctares de frutas com as alegações light, adicionados de adoçantes. Estes produtos foram submetidos a análise sensorial de aceitação com escala hedônica de 5 pontos, ancorados em “pouquíssimo doce” a “muitíssimo doce”. A declaração da frequência de consumo de néctares de frutas com alegação light foi consultada antes de cada sessão de análise sensorial. Declararam consumir esta classe de bebidas uma vez por mês 52% dos participantes, semanalmente 20%, diariamente 4%, e 6% declararam nunca consumir. Não foi observada diferença estatisticamente significativa para a valoração do atributo dulçor entre as marcas de um mesmo sabor e foi observada maior frequência para o valor hedônico de dulçor “suficientemente doce” para todas as marcas estudadas. Considerou-se significativa a frequência de consumo de néctares de baixas calorias com as alegações light pelo público estudado, predominantemente universitários. O grau de dulçor dos néctares com baixa calorias foi considerado “suficientemente doce”, contrariando a hipótese inicialmente levantada, que o excesso de dulçor possibilitaria a redução de aditivos edulcorantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Recetores de Sabor Doce"

1

Soares, João Paulo Fernandes. "O doce amargo sabor do envelhecimento: experiências corporais, geracionais e de gênero." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/749.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-02-16T14:31:55Z No. of bitstreams: 1 joaopaulofernandessoares.pdf: 952341 bytes, checksum: 7abf5d11989bb233885029ab37e8f1d5 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-02-26T12:37:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 joaopaulofernandessoares.pdf: 952341 bytes, checksum: 7abf5d11989bb233885029ab37e8f1d5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-26T12:37:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 joaopaulofernandessoares.pdf: 952341 bytes, checksum: 7abf5d11989bb233885029ab37e8f1d5 (MD5) Previous issue date: 2014-03-17
Esta pesquisa buscou identificar e compreender as motivações para a permanência de um grupo de idosos que participam do Projeto Vida Ativa (PVA) de atividade física e as consequências dessa decisão nas relações sociais desses sujeitos. Além desse objetivo, buscou-se compreender como é possível, através das vivências corporais, refletir sobre gênero, feminilidades e empoderamento feminino na velhice. Nesse sentido, fez-se necessário expor as experiências geracionais e os modos de subjetivação vivenciados no PVA. Esta pesquisa qualitativa se caracteriza como um estudo antropológico de cunho etnográfico, que teve como marco teórico os referenciais dos estudos em antropologia social e urbana. As técnicas foram a observação sistemática das aulas e eventos do PVA e entrevistas realizadas com um grupo de oito sujeitos, sendo cinco alunas e um aluno do PVA, além da professora e da estagiária do projeto. A pesquisa de campo ocorreu no município de Ubá/MG, durante nove meses, no período de março a novembro de 2013. As motivações das idosas e do idoso para a continuidade no PVA passam pela reconstrução dos projetos individuais e da construção de um projeto coletivo na velhice. Os laços de sociabilidade e reciprocidade são marcantes nas relações estabelecidas. As experiências geracionais vivenciadas expõem conflitos geracionais e apropriações simbólicas mútuas das unidades geracionais presentes no PVA. As experiências de gênero deixam claro que o PVA é um espaço predominantemente feminino e que o grupo de interlocutoras demostra construírem diversas estratégias para que esse espaço permaneça dessa forma. A presença dessas mulheres nesse espaço é constantemente negociada com seus grupos familiares, que assumem valor simbólico central nas construções identitárias dessas idosas. Assim, a polissemia dos modos de subjetivação presentes no PVA aponta para a multiplicidade e heterogeneidade das experiências dos sujeitos na velhice.
This research sought to identify and understand the reasons for the persistence of a group of seniors who participate in PVA - project for physical activity – and the consequences of that decision in the social relations of these subjects. Beyond this goal, we sought to understand the possibility of reflecting on gender, femininity and female empowerment in old age through bodily experiences. Accordingly, it was necessary to expose the generational experiences and modes of subjectivity experienced in PVA. This qualitative research is characterized as an anthropological ethnographic study that had as reference the theoretical framework of studies on social and urban anthropology. The techniques were the systematic observation of classes and events of PVA and interviews with a group of eight subjects, five students and a PVA student, as well as teacher and the intern in the project. The fieldwork took place in Uba/MG, for nine months, from March to November 2013. The motivations of older and elderly to continue in PVA are based on the reconstruction of individual projects and the construction of a collective project in old age. The ties of sociality and reciprocity are striking in that relationship. The generational experiences expose generational conflicts and mutual symbolic appropriations of generational units present in PVA. The experiences of gender make clear that PVA is a female-dominated space and the group of interlocutors demonstrates various strategies to build that space remains that way. The presence of these women in this space is constantly negotiated with their family groups, who take central symbolic value in the identity constructions of these elderly. Thus, the multiple meanings of the modes of subjectivity present in PVA points to the multiplicity and heterogeneity of the subjects experiences in old age.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Benitz, André de Noronha Dantas. "Efeitos da manipulação neonatal sobre a reatividade do sabor doce em fêmeas : estudo da resposta pré e pós púbere." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/103978.

Full text
Abstract:
Os primeiros dias de vida de um animal caracterizam uma fase crucial para seu desenvolvimento neuroanatômico e neurofisiológico, e intervenções nesse período podem gerar modificações neurais persistentes nos animais adultos. O procedimento de manipulação neonatal, que envolve uma breve separação dos filhotes da companhia de sua mãe nos primeiros dias de vida, gera alterações comportamentais características, como uma resposta de medo atenuada a ambientes novos, alterações no comportamento sexual e menor resposta a estresse. Adicionalmente, alguns estudos observaram maior consumo de alimento palatável nos animais manipulados, sem encontrar alteração no consumo da ração padrão. Este comportamento poderia ser resultado de alterações nos mecanismos hedônicos destes animais. Poucos estudos sobre manipulação neonatal e respostas hedônicas utilizam ratos fêmeas. Portanto, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da manipulação neonatal sobre a reação facial afetiva à administração de soluções de sacarose em ratos fêmeas pré-púberes e adultas, manipuladas no período neonatal, comparadas com ratas não manipuladas, avaliando-se também o imunoconteúdo de tirosina hidroxilase e do receptor D2 da dopamina no núcleo accumbens. O protocolo de manipulação neonatal foi realizado dos dias 1 a 10 de vida, sendo o dia do nascimento considerado dia 0. Os animais foram colocados em um recipiente dentro de uma incubadora a 32°C por 10 min/dia, sem contato físico com a genitora. Somente fêmeas foram utilizadas para este trabalho. Foi realizado um teste de reatividade ao sabor, que consiste de filmagens das expressões faciais do animal em resposta à administração oral de solução, tendo sido utilizadas quatro concentrações de sacarose (0,03M; 0,1M; 0,3M; 1M) para os animais jovens e duas concentrações de sacarose (0,1M e 0,3M) para os animais adultos. Nos animais adultos o ciclo estral foi avaliado para correlacionar com os resultados dos testes comportamentais. Os resultados do presente estudo demonstraram uma maior reatividade ao sabor doce nos animais manipulados quando testados na fase pré-púbere. Esta resposta pode estar relacionada a modificações nos mecanismos hedônicos como resultado da manipulação neonatal. Porém, não foi encontrada diferença estatística para a reatividade ao sabor doce entre animais adultos dos grupos controle e manipulado. Adicionalmente, a avaliação do imunoconteúdo de receptor D2 e da enzima tirosina hidroxilase não revelou diferença estatística significativa entre os grupos controle e manipulado, tanto para os animais jovens quanto para os adultos. Estes resultados podem ser indicativos de que o sistema dopaminérgico não está relacionado com as modificações nas respostas hedônicas observadas nas fêmeas jovens. Concluindo, a manipulação neonatal gerou animais mais responsivos à sacarose na idade jovem, porém, estas alterações foram revertidas nos animais adultos.
The neonatal period is a crucial phase for the neuroanatomical and neurophysiological development, and interventions within this period can generate long-lasting neural modifications. Neonatal handling, consisting of a brief maternal separation, can result in behavioral alterations such as diminished neophobia, sexual behavior alterations and reduced stress response. Furthermore, these animals also ingest more palatable food than control animals, without alterations in the regular lab chow consumption. Such behavior could be a result of modifications within brain reward mechanisms. There have been only a few studies about neonatal handling and response to reward using female rats. Therefore, the purpose of the present study was to determine the effects of neonatal handling on affective facial reactions to sucrose solutions in peripubertal and adult female rats. We also examined nucleus accumbens enzyme tyrosine hydroxylase and dopamine D2 receptor immunocontent. Handling procedures were carried out from the 1st day to the 10th day after birth. The pups were placed in a small plastic box inside an incubator at 32°C for 10 min daily. Only female rats were used. Behavioral tests were performed during the peripuberty period and on adults. Orofacial reactions after sucrose solution delivery were recorded on a digital camera for the taste reactivity analysis. The peripubertal animals (~28 days) received four different sucrose concentrations (0,03M; 0,1M; 0,3M; 1M), while the adult animals (>60 days) received two sucrose concentrations (0,1M; 0,3M). Estrous cycle was accessed before tests in adult females for further analysis. The present results show that responsivity to sweet solutions in peripuberty was higher in animals handled during the neonatal period. This higher response could be due to modifications in reward mechanisms as a result of neonatal handling. No statistical difference was found for the adult animals when compared to non-handled. In addition, no statistical difference was found for tyrosine hydroxylase and dopamine D2 receptor immunocontent in both peripubertal and adult animals. Thus, it appears that the dopaminergic system is not related to the handling alterations in peripubertal hedonic responses. In conclusion, neonatal handled female rats show higher reward responses to sucrose solutions during peripuberty. However, this effect seems to be reverted in adult handled animals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Sara Patrícia Carvalho. "Efeito da adstringência e do sabor doce nas preferências alimentares e na microestrutura de ingestão de bolota por ovinos." Master's thesis, Universidade de Évora, 2012. http://hdl.handle.net/10174/15155.

Full text
Abstract:
Os herbívoros ingerem uma grande variedade de alimentos, mas as razões pelas quais o fazem não são ainda completamente conhecidas. Com o objectivo de melhor compreender a microestrutura da ingestão em Ovinos e as suas preferências alimentares em relação ao sabor doce, amargo e neutro, foi desenvolvido um ensaio em que seis fêmeas da raça Merina Branca, Ovis aries, tinham à escolha bolotas submetidas a três tratamentos diferentes: Bolota, Bolota+Polietilenoglicol (PEG) e Bolota+Açúcar. Durante três períodos diferentes, que representam a rotatividade da disposição dos três tratamentos, foram medidos parâmetros representativos da microestrutura de ingestão (número de preensões, mastigações, duração de cada preensão e mastigação, etc.). Da observação dos comportamentos ingestivos pôde verificar-se que estes animais demonstraram preferência pelo sabor neutro, ou seja, bolota tratada com Polietilenoglicol, visto esta substância afectar a biodisponibilidade dos taninos, não permitindo que estes se liguem às proteínas presentes ao longo de todo o tubo digestivo; ABSTRACT: Herbivores eat a large variety of feeds, but the reasons why are not fully known and understood. With the main goal of understanding the microstructure of ingestion in sheep and their feed preference towards neutral, bitter or sweet flavor, a trial was developed in wich six Merino Branca ewes, Ovis aries, were offered acorn with three different treatments: Acorn, Acorn+Polyethylene Glicol (PEG) and Acorn+Sugar. During three different periods, which represent the rotation of the arrangement of the three feeds offered, some representative parameters of the microstructure of ingestion (number of prehensile movements and chewing, duration of each prehensile movement and chewing, etc.) were measured. From the observation of ingestive behaviors we verified that these animals showed preference for the neutral flavor, i. e., acorn treated with PEG, this may be explained by the fact that PEG affects the bioavailability of tannins, not allowing them to bind with proteins throughout the digestive tract.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Ágata Morena de Britto. "O sabor do território: o design estratégico e a valorização do arroz do litoral norte gaúcho e do doce de Pelotas." Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3179.

Full text
Abstract:
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-03-27T18:00:06Z No. of bitstreams: 1 Ágata Morena de Britto Oliveira.pdf: 6997201 bytes, checksum: 42ed70af313e74cdb1c033eac06bab3a (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-27T18:00:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ágata Morena de Britto Oliveira.pdf: 6997201 bytes, checksum: 42ed70af313e74cdb1c033eac06bab3a (MD5) Previous issue date: 2013-03-26
Nenhuma
Comer um produto local não significa apenas consumir um alimento produzido próximo à sua casa ou sua região, mas adquirir um conjunto de símbolos e significados que estão intrinsecamente ligados a um território, a uma cultura e/ou a um grupo de pessoas. O produto local está relacionado com a paisagem do seu território, os recursos naturais, o povo que ali habita e suas tradições. No entanto, muitas vezes, todos esses valores se perdem no meio do caminho, do produtor ao consumidor de tal produto. Existem diversas explicações possíveis para justificar o problema da falta de valorização dos produtos locais e, neste trabalho, é discutida a necessidade de uma mudança na lógica das operações de troca entre os diversos agentes. A pesquisa mostra a dominância do campo econômico e seus valores nessas operações. Com isso, a percepção do significado e do que representa a comida fica em segundo plano, passando despercebido algo fundamental: alimentamos-nos de determinada forma por causa de todos os significados e representações que aprendemos ao longo de nossas vidas. Comer, portanto, é um ato cultural. Assim, olhar a operação de troca de produtos locais com os valores do campo cultural atribui novas possibilidades aos agentes que fazem parte dessa cadeia. Nesse sentido, a dissertação traz uma reflexão sobre a possibilidade de descontinuidade na lógica atual por meio do projeto de um sistema que integre esses novos aspectos às relações. Com a intenção de compreender a dinâmica das operações presentes nos sistemas dos produtos alimentares locais, foram escolhidos como objeto de estudo dois produtos que já possuem certificação de origem: o Arroz do Litoral Norte Gaúcho e o Doce de Pelotas. Na perspectiva de uma nova lógica, o design estratégico ganha evidência ao projetar esses sistemas, desenvolver novas formas de os agentes relacionarem-se e negociarem os produtos locais, na medida em que possui a capacidade de estabelecer vínculos entre significado e materialidade dentro dos sistemas. Em um universo complexo, é preciso estabelecer a ênfase por soluções sistêmicas - típicas do design estratégico, que servem de suporte à busca pelo desenvolvimento sustentável. Fazer dessa instância uma estratégia de operação dentro do sistema produto-serviço favorece a conscientização dos agentes e, ao mesmo tempo, permite a obtenção de benefícios amplos para o ambiente, para a comunidade e para o produto. Ao promover essas mudanças no sistema local e, assim, estimular e facilitar uma ruptura do modo de fazer dominante, o design estratégico assume um papel de relevância na sociedade contemporânea.
Eating a local product doesn't just mean to consume close to home items/products, something from the surrounding areas, but also to acquire a number of symbols and significances that are closely connected to a territory, to a certain culture and/or to a group of people. The local product is intimately related to the landscape of its territory, its natural resources, the people that inhabits there and its traditions. However, many times all these values are lost in the path from the producer to the consumer of such product. There are various possible explanations to justify the lack of value given to local products. In this project it will be discussed the need of changing this exchange operation logic between its several agents. The research made to develop this study shows the dominance of the economic field and its values in these operations. Because of that the perception of its significance and what food represents is put aside. But there is something fundamental that is being left behind: the fact that we eat in a certain way because of all the factors and significant things we had during our lives. Therefore, eating is a cultural act. Thus, having a look at the exchange operations of local products within its cultural field values may bestow new possibilities for the agents that are part of this chain. The proposal of this dissertation is to reflect upon the discontinuity of the current logic. To be able to conceive it it is necessary to project a system that blends into this new aspects of the exchange interrelation. Intending to understand the local product exchange operation dynamics it was chosen as the object of this study products that have origin certification. With the perspective of a new logic, the strategic design can operate on projecting these systems and new ways for the agents to interact and negotiate the local products; because it can establish connections between the significance and materiality within the systems. In a complex universe it is needed to establish a systemic emphasis when trying to solve the current problems. And this systemic logic supports the search for a sustainable development. To make this body a operation strategy within the Service-Product System favours the agents consciousness and, at the same time, there is a double benefit - to the environment and to the community and also to the product. To promote these directed changes in the local system, i.e., to stimulate, to participate and to make it easy to break the dominant "way-to-do-it" is a strength the design can take up by the means of its insertion in the systems of the study objects.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Madrid, Raul Mario Malvino. "Efeito da salinidade da agua do mar e da alimentação na composição de solutos musculares e de algumas propriedades sensoriais de camarão de agua doce, Macrobrachium rosenbergii (De Man, 1879)(Crustacea Palaemonidae)." Campinas, 1994. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pioltine, Marina Brosso. "Influência de polimorfismos nos genes dos receptores de sabor gorduroso, doce e amargo no consumo alimentar e no perfil metabólico de crianças e adolescentes obesos." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5135/tde-24022016-090956/.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A obesidade infantil é um importante problema de saúde pública e apresenta impacto direto na qualidade de vida das crianças e adolescentes, bem como no desenvolvimento futuro de doenças crônicas. O padrão alimentar rico em gordura e açúcar, e com baixo aporte de fibra dietética, vitaminas e minerais é reconhecido como fator de risco para o surgimento da obesidade, no entanto os fatores que contribuem para a preferência por alimentos ricos nestes nutrientes não são bem estabelecidos. O sabor dos alimentos é reconhecido como um importante preditor das escolhas alimentares, e os polimorfismos nos genes que codificam os receptores do sabor podem explicar a variabilidade da preferência e consumo alimentar na população. OBJETIVO: Avaliar a influência de polimorfismos de genes de receptores de sabor gorduroso (CD36), doce (TAS1R2) e amargo (TAS2R38) no consumo alimentar e no perfil metabólico de crianças e adolescentes obesos. MÉTODOS: Estudo transversal com 668 crianças e adolescentes obesos e um grupo controle de 135 crianças eutróficas, de ambos os gêneros. Foi realizado o estudo molecular dos polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) rs1761667 e rs1527483 do CD36, rs9701796 e rs35874116 do TAS1R2, e rs1726866 e rs713598 do TAS2R38, bem como análise do consumo alimentar e perfil metabólico. RESULTADOS: Em relação ao CD36, o alelo A do rs1761667 relacionou-se com menor consumo de lipídios totais, gorduras poli e monoinsaturadas, consumo de alimentos de sabor gorduroso, ingestão de óleos vegetais e açúcares totais em obesos. O alelo A do rs1527483 associou-se com menor percentil de pressão arterial diastólica, menor massa gorda e maior massa livre de gordura em obesos. Quanto ao gene TAS1R2, a variante rs9701796 teve maior risco metabólico segundo a razão circunferência da cintura-estatura (RCE), bem como relação com maior consumo de achocolatado em pó em obesos. Já a variante rs35874116 mostrou relação com a menor ingestão de fibras dietéticas em obesos. No TAS2R38, o alelo G do rs1726866 foi associado com menor consumo de gorduras monoinsaturadas e maior consumo de açúcares totais, em obesos. O alelo G do rs713598 mostrou relação com maior consumo de carboidratos, consumo de alimentos de sabor doce, refrigerantes e menor ingestão de fibras pelos indivíduos eutróficos. CONCLUSÃO: Não houve relação entre genótipos e risco de obesidade. Os achados mostram a associação entre polimorfismos dos genes de receptores de sabor com o consumo alimentar, indicando diferenças entre obesos e magros, e alelos de proteção e de risco cardiometabólico, respectivamente dos genes CD36 e TAS1R2
BACKGROUND: Childhood obesity is a major public health problem and it has a direct impact on the quality of life of children and adolescents, as well as the future risk for development of chronic diseases. The dietary pattern rich in fats and sugars associated to the low intake of dietary fibers, vitamins and minerals is widespread for the rise of obesity. However the factors that contribute to the preference for foods rich in these nutrients are not well established. Taste is recognized as an important predictor of food choices, and polymorphisms in genes encoding its receptors may explain the variability of taste preference and food intake on population. OBJECTIVE: To evaluate the influence of polymorphisms of fat (CD36), sweet (TAS1R2) and bitter (TAS2R38) taste receptor genes in diet and metabolic profile in obese children and adolescents. METHODS: Cross-sectional study with 668 obese children and adolescents and a control group of 135 normal-weight children. The molecular study was made for single nucleotide polymorphisms (SNPs) rs1761667 and rs1527483 of CD36, rs9701796 and rs35874116 of TAS1R2, rs1726866 and rs713598 of TAS2R38, and the analysis of food intake and metabolic profile. RESULTS: In relation to CD36, the A allele of rs1761667 was associated with lower intake of total fat, poly and monounsaturated fats, consumption of fatty flavor food, intake of vegetable oils and total sugars in obese. The A allele of rs1527483 was associated with lower percentile of diastolic blood pressure, lower fat mass and increased fat-free mass in obese. Regarding TAS1R2 gene, the variant rs9701796 was associated to increased metabolic risk according to waist-height ratio, as well as with higher consumption of chocolate powder in obese. The variant rs35874116 showed a lower intake of dietary fiber. In TAS2R38, the G allele of rs1726866 was associated with a lower intake of monounsaturated fat and a higher intake of total sugars in obese. The G allele of rs713598 was related to the higher carbohydrate intake, consumption of sweet tasting food, soda drinks and less fiber intake by normal weight children. CONCLUSION: There was no relationship between genotypes and risk of obesity. The findings show the association between polymorphisms of taste receptor genes with dietary intake, indicating differences between obese and lean children, as well as the protective and risk alleles for cardiometabolic risk in CD36 and TAS1R2, respectively
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, André Castilho. "Glicerol e açúcares totais em aguardentes de cana de açúcar." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75132/tde-17032011-102400/.

Full text
Abstract:
É consenso entre enólogos que o glicerol contribui para o corpo e sabor adocicado dos vinhos, por analogia, propôs-se investigar a presença e o papel do glicerol em aguardentes de cana. O método adaptado para a quantificação de glicerol, que envolveu a derivatização das amostras com cloreto de benzoíla, uma posterior etapa de extração em fase sólida (SPE) para clean-up das amostras e análise via HPLC-DAD, apresentou boa sensibilidade (limites de detecção e quantificação iguais a 0,25 e 0,74 mg L-1, respectivamente), exatidão de 97,5 % e precisão de 93,5 %. A reação de derivatização entre glicerol e o cloreto de benzoíla, estudada por cromatografia líquida hifenada a espectrometria de massas, foi quantitativa com esterificação das três hidroxilas da molécula. Antes de se avaliar a influência do glicerol no sabor doce da cachaça, as concentrações de açúcares totais foram medidas empregando-se o método DNS (limites de detecção e quantificação iguais a 37 e 125 mg L-1, respectivamente). Verificou-se que não houve uma relação entre os teores de glicerol e açúcares totais com a nota doce, determinada a partir de análise sensorial das amostras, para o conjunto de amostras não adoçado. Com base em um teste triangular não houve diferença sensorial significativa entre uma cachaça sem glicerol e outra com glicerol numa concentração de até 35 g L-1. A mediana do teor de glicerol detectado em 51 amostras de cachaça foi de 4,3 mg L-1. A mediana dos teores de açúcares totais para 59 amostras de cachaça não adoçada foi abaixo do limite de quantificação. A mediana dos teores de açúcares totais para 8 amostras de cachaça adoçada foi de 17 g L-1, expressos em glicose.
There is a consensus among enologists that glycerol contributes to the body and sweet taste of wine, by analogy; it was proposed to investigate the presence and role of glycerol in sugar cane spirits. The adapted method for glycerol quantification, which involved the samples derivatization with benzoyl chloride, a further solid phase extraction (SPE) step for samples clean-up and analysis by HPLC-DAD showed good sensitivity (limits of detection and quantification of 0.25 and 0.74 mg L-1, respectively), 97.5 % of accuracy and 93.5 % of precision. The derivatization reaction between glycerol and benzoyl chloride, studied through liquid chromatography hyphenated to mass spectrometry, was quantitative with esterification of the three hydroxyls of the molecule. Before evaluating the influence of glycerol in cachaça\'s sweet taste, total sugar concentrations were measured by DNS method (limits of detection and quantification were 37 and 125 mg L-1, respectively). It was verified that there was no correlation between the contents of glycerol and total sugars with the sweet score, determined by the samples sensory analysis, to the samples which no sugar was added. Based on a triangular test, there was no significant sensory difference between a cachaça without glycerol and another with glycerol concentration up to 35 g L-1. The median glycerol concentration detected in 51 samples of cachaça was 4.3 mg L-1. The median level of total sugars for 59 samples of cachaça without sugar addition was below the limit of quantification. The median level of total sugar for 8 samples of cachaça with sugar addition was 17 g L-1, expressed as glucose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

CAETANO, Érica Renata Nogueira Sá. "Miraculinas de citrus sinensis: modelagem molecular de estruturas e predição funcional." Universidade Federal de Campina Grande, 2016. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1173.

Full text
Abstract:
Submitted by Rosana Amâncio (rosana.amancio@ufcg.edu.br) on 2018-07-12T22:11:47Z No. of bitstreams: 1 ERICA RENATA NOGUEIRA SÁ CAETANO - DISSERTAÇÃO PPGCNBio 2016..pdf: 2506925 bytes, checksum: 2aee1b855d59914fe68902bb6ec5b3fe (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-12T22:11:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ERICA RENATA NOGUEIRA SÁ CAETANO - DISSERTAÇÃO PPGCNBio 2016..pdf: 2506925 bytes, checksum: 2aee1b855d59914fe68902bb6ec5b3fe (MD5) Previous issue date: 2016-07-14
CNPq
Miraculina é uma glicoproteína que possui uma incrível propriedade de converter o sabor amargo em doce. Como a miraculina não apresenta sabor algum e tem um baixo teor calórico, esta proteína pode ser usada como adoçantes direcionados para pacientes com doenças relacionadas ao consumo excessivo de açúcar. Estudos comprovaram que membros da família de proteínas miraculinas também possuem atividade de inibidor de tripsina do tipo Kunitz, atuando como agentes naturais de defesa da planta contra pragas e predadores. Diante disso, proteínas do tipo miraculina são de grande relevância para aplicações biotecnológicas. Esse estudo teve como objetivo geral realizar a caracterização estrutural e funcional comparativa de duas miraculinas de Citrus sinensis, por meio de modelagem e docking molecular. Modelos 3D foram gerados e validados para as miraculinas CsMir1 e CsMir4, tripsina de Acryrthosiphon pisum e para os receptores de sabor doce mT1R2 e T1R3 de Mus musculus. Modelos homodiméricos foram gerados para CsMir1 e CsMir4 e modelo heterodimérico foi gerado para mT1R2-T1R3. Estudos da atividade de inibidor de tripsina foram feitos para CsMir1 e CsMir4 por interação com tripsina. Para analisar a atividade de modificação de sabor doce, foi realizada a interação das miraculinas com o receptor mT1R2-T1R3. Como resultados, os modelos dos monômeros e dímeros criados foram considerados bons modelos, válidos e confiáveis, com representações muito próximas das estruturas nativas dessas proteínas. A miraculina CsMir1, na forma monomérica ligou-se a tripsina de A. pisum e na sua forma dimérica ligou-se ao receptor heterodimérico mT1R2-T1R3 através do domínio ATD da subunidade T1R2, entretanto o potencial para as atividades de inibição de proteases e de indução ou inibição a modificação de sabor amargo/azedo em doce é menor do que para a CsMir4. A miraculina CsMir4, na sua forma monomérica ligou-se a tripsina de A. pisum, possivelmente apresentando atividade de inibição de proteases. CsMir4, na sua forma dimérica, ligou-se ao receptor heterodimérico mT1R2-T1R3, através do domínio ATD da subunidade T1R2, potencialmente apresentando atividade de indução ou inibição a modificação de sabor amargo/azedo em doce em M. musculus.
Miraculins are glycoproteins that displays a remarkable property in bitter to sweet taste conversion. As miraculin does not have any taste and has a low calorie, this protein can be used as sweeteners targeted to patients with diseases related to excessive sugar consumption. Studies have shown that members of miraculins protein family also display inhibitor activity against the Kunitz trypsin, acting as natural agents of plant defense against pests and predators. In this context, miraculin proteins are of great relevance for biotechnological applications. The aim of this research was to characterize structurally and functionally two miraculins of Citrus sinensis using in silico tools. Tridimensional models were built and validated for CsMir1 and CsMir4 miraculins, Acryrthosiphon pisum trypsin and for Mus musculus mT1R2-T1R3 receptor. Homodimeric and hetrodimeric models were generated for miraculins (CsMir1, CsMir4) and mT1R2-T1R3, respectively. Molecular docking simulations were performed to investigate the trypsin inhibitory activity and taste conversion activity of CsMir1 and CsMir4. The results showed that the predicted models were reliable and presented good quality parameters. The monomeric CsMir1 miraculin bound to A. pisum trypsin, while its dimeric form bound to ATD domain of the mT1R2-T1R3, although its potential as trypsin inhibitor and bitter/sweet taste modifier were minor than that presented by its homologous CsMir4. The dimeric form of CsMir4 bound to mT1R2-T1R3 receptor in the ATD domain, which strongly suggests bitter/sweet taste modifier activity in M. musculus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cruz, Inês da Silva Tavares da. "Is there a Role for Sweet Taste Receptors in the Warburg Effect, Angiogenesis and Cell Survival in Glioblastoma?" Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.6/10168.

Full text
Abstract:
Glioblastoma (GBM) is a type of primary brain tumour of astrocytic origin with very poor prognosis. Most patients with GBM have an average life expectancy of 14 to 15 months after diagnosis. Due to GBM’s high complexity, heterogeneous biology and high level of chemoresistance, different approaches to therapy need to be traced. Recently, it has been discovered that Sweet Taste Receptors (STRs), usually known as receptors that sense glucose and other sweet molecules allowing sweet taste perception to be triggered in the mouth, can be found in a variety of other organs and tissues. Not only has the STR been found along the entire GastroIntestinal tract, as it has also been located in the nasal epithelium, sperm, testes and some Central Nervous System areas such as the hypothalamus, brainstem and in the choroid plexus. Other findings suggest that STRs may play an important role in neuronal and astrocyte glucose sensing, which is an essential function for their metabolism. It was hypothesized that STRs were present in GBM cells and would play an important role in their metabolic homeostasis and ultimate survival and proliferation. To test the expression of STRs on GBM cell lines, conventional RT-PCR was done in U-87MG, SNB19 and U-373MG and normal human astrocytes (HA) cells and indicated the presence of transcripts of both subunits T1R2 and T1R3, on GBM cell lines, but not in HA, as only T1R2 was sequenced. Furthermore, using Western Blot and Immunocytochemistry, we have detected protein expression of STR subunits, as well as having confirmed the prominent appearance of GLUT1 in these cells. The role of STRs on cell survival and proliferation was tested by inhibiting them with lactisole in cell viability and migration assays. Results of the mentioned assays lead to the conclusion that not only are STRs present in GBM cell lines, but they certainly have a positive effect in maintaining cell survival and proliferation in the SNB19 cell line, while in U-373MG their role does not seem to be as significant. Further tests need to be done on STR impact on GBM cells Warburg effect through the measurement of lactate release with activation or inhibition of the receptor, as well as on hypoxia induced angiogenesis, when in conditions of oxygen deprivation.
Glioblastoma Multiforme (GBM) é um tipo de tumor cerebral primário de origem astrocitária de grande agressividade e com mau prognóstico, pois doentes possuem uma esperança média de vida de 14 a 15 meses após o diagnóstico. Devido à sua alta complexidade, heterogeneidade e grande capacidade de quimioresistência, a procura de uma melhor compreensão dos mecanismos presentes nas células de GBM que permitem a progressão do tumor torna-se um assunto de elevada importância. GBM, como a maioria das células tumorais, possui um metabolismo alterado, tendo dominância a glicólise, mesmo em situações de concentrações elevadas de oxigénio. A esta reprogramação chama-se o Efeito de Warburg. Recetores de Sabor Doce (STR), heterodímeros com as subunidades T1R2 e T1R3, são recetores comummente associados à cavidade oral, com a função de reconhecer moléculas doces e despoletar a percepção do sabor doce. No entanto, na última década,têm sido encontrados em diversos órgãos e tecidos. Não só estão presentes ao longo de todo o tracto gastrointestinal, como o epitélio nasal, testículos, espermatozóides, e em locais do SNC como o hipotálamo e tronco cerebral. Há indícios ainda de que os STR têm um papel importante como sensores de glucose em astrócitos e neurónios, aspeto essencial para o seu metabolismo. Assim, levantou-se a hipótese de que as células de GBM não só possuem estes receptores, como também dependem destes para a manutenção da homeostase do seu metabolismo, contribuindo para a sua sobrevivência, ao serem capazes de detectar glucose. Realizou-se RT-PCR para analisar a presença de transcritos das subunidades T1R2 e T1R3 nas linhas celulares GBM U87MG, SNB19 e U-373MG, assim como em astrócitos humanos normais (HA). Além disso, foi também analisada a expressão proteica, por Imunocitoquímica e Western Blot, das subunidades do STR e de GLUT1, um importante transportador de glucose em GBM, nas mesmas linhas celulares. Testes de Viabilidade Celular, realizados com múltiplas concentrações de glucose, com e sem inibição do receptor com lactisole, revelaram um notável efeito negativo da sobrevivência das células de SNB19 aquando da inibição do recetor. Realizaram-se ensaios de migração para verificar o efeito das mesmas condições dos ensaios de viabilidade na proliferação e migração celular. Observou-se um efeito negativo da inibição do recetor em SNB19, visto que a migração não era tão eficaz com exposição a lactisole. Os resultados poderão indicar importância dos recetores presentes em GBM no funcionamento normal do seu metabolismo, embora fosse necessária investigação mais aprofundada acerca de outros aspetos em que STRs possam ter efeito no metabolismo de células de GBM, como o efeito de Warburg, através da avaliação celular do lactato, mas também avaliação do efeito dos STRs na angiogénese induzida por hipóxia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Soares, Susana Isabel Pinto Teixeira Pereira. "Influência dos compostos polifenólicos do sabor dos alimentos: Relação entre a sua estrutura e a capacidade de interação com proteínas da saliva e recetores do sabor." Tese, 2012. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/64848.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Recetores de Sabor Doce"

1

Andrade, Inácio Rebelo de. O sabor doce das nêsperas amargas. [Portugal]: Contra-Regra, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Caminhos do sabor: Do doce ao sal. Belo Horizonte, Brazil]: Gutenberg, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Recetores de Sabor Doce"

1

Melina Franco, Coradini, Santos Stefane, Oliveira Gislaine, Iwassa Isabela Julio, and Souza Maria Luiza Rodrigues de. "FARINHAS DE RESÍDUOS DA FILETAGEM DETILÁPIA COM SABOR." In CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 273–85. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.273-285.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi elaborar farinhas a partir de carcaças de tilápia, adicionando sabores, além deavaliá-las quanto aos seus aspectos físico-químicos e microbiológicos. Para a elaboração das farinhas as carcaças foram, lavadas, cozidas, prensadas,moídas e desidratadas. Apartir da farinha padrão de tilápia foram produzidas as farinhas salgada e doce, totalizando três tratamentos. A farinha padrão apresentou o maior teor de proteico e de minerais, 55,39 e 28,12% respectivamente. Enquanto,que a farinha salgada de tilápia apresentou o maior teor de lipídios totais, 7,47%, além de uma maior porcentagem de ácidos graxos ômega-3 na fração lipídica1,14%. O pH da farinha padrão de tilápia foi próximo da 7,06, porém não houve contaminação microbiológica do produto, estando todas as farinhas aptas para o consumo.Conclui-se que a farinha de tilápia padrão é a mais indicada para a inclusão em produtos alimentícios, onde o objetivo seja o aumento do teor proteico e de minerais, entretanto, analisando a fração lipídica a farinha salgada de tilápia é a mais indicada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

RIBEIRO, Geovana Piveta, and Neusa Fátima SEIBEL. "Farinhas de Quinoa, de Linhaça Dourada e de Soja em Biscoitos Doce Sabor Coco." In Tópicos em Ciência e Tecnologia de Alimentos: Resultados de Pesquisas Acadêmicas - Vol. 1, 113–38. Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/9788580391732-06.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Anderson Felipe Viana da, Silva, Laurintino Thaíris Karoline Silva, Soares Sâmia Joyce Laranjeira, and Araújo Luciares Costa de. "ANÁLISE SENSORIAL DE BRIGADEIRO BRANCO DE CAIPIRINHA UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL PARA AVALIAÇÃO DAS FORMULAÇÕES." In Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 423–38. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.423-438.

Full text
Abstract:
Visando desenvolver produtos que apresentem uma boa aceitabilidade pelos consumidores, a análise sensorial é uma ferramenta de pesquisa de grande importância, uma vez que atualmente a população em geral tem se tornado cada vez mais rigorosa quanto a qualidade e inovação de produtos alimentícios. Visto isso, o brigadeiro é um doce brasileiro que apresenta uma boa aceitação, encontrado de diferentes formas no mercado. O desenvolvimento de doces com adição de bebidas alcoólicas pode ser um diferencial para os consumidores. Visto isso, o objetivo do trabalho foi desenvolver e avaliar a composição de um brigadeiro branco de caipirinha utilizando a ferramenta de planejamento fatorial para avaliação da resposta. Para isso foram determinados como fatores do planejamento a quantidade de cachaça (variando de 16 a 22%) e de essência de limão (variando de 0,8 a 1,6%) na formulação, utilizando um planejamento fatorial 2², totalizando 4 formulações. A análise sensorial foi aplicada em um painel sensorial não treinado de 96 participantes. Para isso foram utilizados como atributos sensoriais aparência, sabor, textura, aroma e avaliação global, com uma escala hedônica de 9 pontos, assim como intenção de compra do produto, com uma escala hedônica de 5 pontos. Foi verificado que a amostra F01 (16% de cachaça e 0,8% de essência de limão) apresentando resultados favoráveis em 4 dos 5 atributos avaliados, sendo então a formulação com melhor índice de aceitação pelos provadores. De acordo com os resultados, o brigadeiro de caipirinha teve uma boa aceitabilidade em relação aos parâmetros analisados, apresentando a maioria de suas médias acima do ponto 7 da escala hedônica (gostei regularmente). De modo geral o brigadeiro branco de caipirinha se mostrou um produto com um promissor potencial de mercado, em que mesmo a amostra com menor aceitabilidade apresentou resultados satisfatórios de um produto de boa qualidade e bem aceito na análise sensorial executada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Recetores de Sabor Doce"

1

Sasha de Oliveira Fernandes, Rayslla, Neuza Corte de Oliveira, Joyce Menezes da Fonseca Tonin, and Julyerme Matheus Tonin. "O sabor doce da uva: Teoria das Restrições aplicada no processo produtivo de uva de mesa na agricultura familiar." In 59º Congresso da SOBER e 6º EBPC 2021. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/soberebpc2021.340918.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography