To see the other types of publications on this topic, follow the link: Rede Sustentabilidade.

Journal articles on the topic 'Rede Sustentabilidade'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Rede Sustentabilidade.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Guerra, Antonio Fernando Silveira, and Mara Lúcia Figueiredo. "Ambientalização curricular na Educação Superior: desafios e perspectivas." Educar em Revista, spe3 (2014): 109–26. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.38110.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende contribuir com a reflexão e o diálogo sobre o processo de ambientalização curricular, com foco nas Instituições de Educação Superior (IES). Ele apresenta uma contextualização de alguns marcos teóricos dessa temática, para, em seguida, descrever o panorama de trabalhos e experiências de ambientalização curricular nas universidades em diferentes países e de IES brasileiras que participam como instituições-elo da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) e da Alianza de Redes Iberoamericanas por la Sustentabilidad y el Ambiente (ARIUSA). Ele discute os rumos da inserção da sustentabilidade socioambiental no processo de ambientalização curricular. Como resultados, este artigo indica alguns desafios e perspectivas desse processo na incorporação da cultura da sustentabilidade como política institucional nas universidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Mendonça, Bárbara Rangel de Carvalho Braga, and Dimitri Bassani Santos Neves. "Metadesign e Sustentabilidade em Redes: Complexidade e construção de sentido." Suldesign Científico - Encontro Sul-Americano de Design 4, no. 1 (September 28, 2017): 104. http://dx.doi.org/10.15210/sdc.v4i1.12165.

Full text
Abstract:
Desde que a sustentabilidade passou a compor pautas de discussão internacionais, tornou-se necessário reavaliar os fundamentos e o papel do design. Este artigo discute o metadesign como caminho para a sustentabilidade, promovendo a descentralização do especialista em design rumo à inclusão de diversos atores em comunidades criativas. Propõe ainda o modelo de organização em rede distribuída como viés, potencializado pelos meios digitais de estruturação social. Aborda portanto as redes por duas óticas distintas (mas associáveis): enquanto fenômeno social de articulação de atores acerca de um objetivo comum; e como tecnologia de informação e comunicação - a internet. E problematiza-se: A dificuldade de conciliar o metadesign e sustentabilidade na rede poderia auxiliar a participação em rede para inovação social? Primeiramente é abordada a materialização dos conceitos apresentados, e a partir de um exemplo ilustrativo foi realizada uma avaliação na ótica do design metaprojetual e design estratégico para validar a discussão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bastos, Adriana Teixeira, and Fátima Regina Ney Matos. "REDES INTERORGANIZACIONAIS: UM MEIO PARA DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS E CONHECIMENTOS SOBRE SUSTENTABILIDADE ## INTERORGANIZATIONAL NETWORKS: MEAN FOR DISSEMINATION OF SUSTAINABILITY PRACTICES AND KNOWLEDGE." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 8, no. 2 (January 14, 2020): 79. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v8i2.1261.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi caracterizar a estrutura das redes, identificando os atores relevantes no processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade a partir das relações que ocorreram no ambiente configurado como rede interorganizacional no Arranjo Produtivo Local (APL) da piscicultura do açude Castanhão. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa e o objeto da presente pesquisa foram as redes formadas para o processo de aprendizagem de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade. Pode-se concluir que as redes observadas no Castanhão tem contribuído não só para o desenvolvimento do APL, como também na disseminação de conhecimentos e práticas sobre sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Paula Maines, Manuela Rösing Agostini, and Leandro Marcio Langoski. "Redes de cooperação e sustentabilidade: estudo de caso de uma rede hoteleira." Revista de Administração da UFSM 8 (August 1, 2015): 9. http://dx.doi.org/10.5902/1983465916539.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar de que forma uma rede de cooperação hoteleira tem fomentado ações sustentáveis em suas empresas associadas. Para isso, com base em um referencial teórico sobre redes de cooperação e sustentabilidade, realizou-se um estudo de caso único, utilizando uma abordagem interpretativa e dados qualitativos. Como resultados de pesquisa, conclui-se que os hotéis associados têm desenvolvido algumas ações sustentáveis, sem muitas vezes perceberem o impacto destas ações para a sociedade e para o ambiente. Além disso, a rede tem sido mais uma divulgadora de ações sustentáveis desenvolvidas pelos seus associados do que propriamente uma planejadora de ações neste âmbito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado Junior, Celso, Maria Tereza Saraiva Souza, Roberto Bazanini, and Heloísa Helena Marques da Silva. "Rede Social formada pelos Pesquisadores em Sustentabilidade Ambiental." Revista Científica Hermes - FIPEN 16 (October 22, 2016): 90. http://dx.doi.org/10.21710/rch.v16i0.271.

Full text
Abstract:
O presente estudo estabelece o objetivo de identificar a existência de uma rede social de colaboração, e a centralidade dos principais atores, em sustentabilidade ambiental no Stricto Sensu, originária da composição dos orientadores e membros convidados das Bancas Examinadoras de teses e dissertações. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram analisadas 13.959 teses e dissertações, das quais foram identificados 543 títulos que tratam da sustentabilidade ambiental. Na sequência, foi desenvolvido o levantamento dos membros envolvidos nas Bancas Examinadoras, que identificou um volume de 947 atores aos quais se aplicou a Análise das Redes Sociais suportada pela utilização de software específico para esta atividade. A estrutura de colaboração, gerada a partir dos laços de participação nas Bancas Examinadoras, mostrou-se fragmentada em três arranjos sociais principais e a ocorrência de algumas bancas isoladas, não possibilitando a caracterização deste colégio invisível como um small world.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pantaleão, Cristiane Criscibene, Tatiana Tucunduva Philippi Cortese, Josilanne Alves Ramos, and Saulo Santos Pereira da Silva. "Sustentabilidade em campi universitários:." Sustentabilidade em Debate 9, no. 2 (August 31, 2018): 145–60. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v9n2.2018.29402.

Full text
Abstract:
Os problemas ambientais e seus efeitos podem afetar o futuro das sociedades, e as Instituições de Ensino Superior (IES) são tanto parte do problema, como da solução. Redes e iniciativas globais apoiam as IES engajadas em aplicar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) em suas atividades dentro do campus. O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma descritiva e ilustrativa, a evolução das principais ações de sustentabilidade nos campi das IES membros de uma aliança internacional. Para execução do estudo foi realizada uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa, e a estratégia utilizada foi análise documental de Relatórios de Sustentabilidade (RS) disponibilizados on-line por IES membros da Aliança Internacional das Universidades de Pesquisa (IARU). Os resultados descrevem a evolução das ações de sustentabilidade e ilustram os destaques entre as IES membros. As conclusões desta pesquisa indicam que há benefícios em se trabalhar em rede, minimizando assim o impacto ambiental das atividades praticadas nos campi, mas que existem outros fatores importantes para que a gestão das IES seja sustentável e eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marun, Carla Szazi, Diego De Melo Conti, Luiz Fostinone-Netto, Carlos Nabil Ghobril, and Silton Marcell Romboli. "Influência da Rede PEA-UNESCO na implantação de programas de educação para sustentabilidade em escolas parceiras." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 11, no. 2 (June 30, 2016): 54–73. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2016.v11.1988.

Full text
Abstract:
A educação para a sustentabilidade é uma das soluções para a transformação do planeta e da sociedade. Este artigo trata da análise do “Programa de Escolas Associadas” (PEA) das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e analisa a sua influência para a educação para a sustentabilidade. Esta rede tem como propósito fomentar os valores e os princípios de sustentabilidade na educação em todos os Estados membros da ONU. Para a construção deste trabalho foi realizada uma pesquisa qualitativa, com base em uma literatura, pesquisa documental, entrevistas com atores-chave, resultando na construção de dois estudos comparados baseados em escolas de educação básica da rede pública e particular associadas à Rede PEA localizadas no Estado de São Paulo – Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Aldrighi, William Borges, and Lúcio André de Oliveira Fernandes. "REDE BEM DA TERRA: IDENTIFICANDO INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA AGROECOLÓGICA." Expressa Extensão 24, no. 3 (August 30, 2019): 30. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v124i3.16264.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade está no rol de paradigmas capazes de dar resposta à crise socioambiental que surge no decorrer das últimas décadas. As dimensões social e econômica se inserem no arcabouço do desenvolvimento e se relacionam estreitamente com a sustentabilidade na concepção contemporânea. O objetivo deste artigo é discutir a experiência de identificação de indicadores que expressem a percepção da sustentabilidade na perspectiva dos atores da Rede de Comércio Justo e Solidário Bem Terra através da análise de uma ferramenta interna de acreditação agroecológica. Para a realização deste trabalhoutilizou-se como metodologia pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa documental, em concomitância com a observação participante. A ferramenta de acreditação apresenta grande potencial de contribuir com a transformação social, econômica e ambiental, servindo de estímulo para as experiências de transição agroecológica ora em curso na Rede Bem da Terra, assim como para a construção de indicadores de sustentabilidade, que poderão contribuir para um modelo de desenvolvimento mais sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Avelino, Juscimara Gomes, and Patrício De Alencar Silva. "Ontologia de Redes de Valor Verdes." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 13, no. 2 (April 6, 2020): 168–97. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2020.767.

Full text
Abstract:
O principal objetivo de um modelo de rede de valor é que os negócios configurados a partir desta técnica de modelagem sejam potencialmente sustentáveis. Entretanto, nem sempre a sustentabilidade é contemplada em suas três dimensões (econômica, social e ambiental) nesse tipo de modelagem conceitual. Sendo assim, esta pesquisa propõe uma ontologia que estende o estado da arte em modelagem de redes de valor com conceitos de sustentabilidade ambiental. A ontologia proposta permite a configuração semiautomática de modelos de redes de valor que podem auxiliar empresas a decidir sobre caminhos alternativos de provisão de produtos ou serviços cujo valor agregado depende de acreditações ou certificações ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Júlio César, Geysler Rogis Flor Bertolini, and Loreni Teresinha Brandalise. "Análise do nível de sustentabilidade da rede hoteleira de Foz do Iguaçu – PR." Turismo Visão e Ação 21, no. 2 (June 6, 2019): 102. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v21n2.p102-127.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade tem sido questão relevante para os meios de hospedagem. A adesão à sustentabilidade na gestão hoteleira pode ser considerada como um vetor, capaz de gerar ganhos de ordem econômicos, sociais e ambientais para os negócios e para a sociedade em geral. Este artigo tem por objetivo analisar o nível de gestão da sustentabilidade dos hotéis de Foz do Iguaçu, Paraná. Para tanto, foram selecionados os 23 hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) para compor a amostra. Foi empregado para análise o modelo (GSE) Grid de Sustentabilidade Empresarial. A pesquisa caracterizou-se, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos técnicos, classificou-se em bibliográfica e de levantamento. Os resultados apontaram que a maioria dos hotéis investigados não apresentam desempenhos sustentáveis satisfatórios nas três dimensões. A pesquisa contribuiu com importantes informações sobre o perfil da gestão hoteleira, tanto para o desenvolvimento sustentável nos aspectos ambiental, econômico e social, quanto para a eficiência na gestão de seus empreendimentos em busca da Sustentabilidade Empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Damico, Rodrigo Villa Lobos, Nayele Macini, Tamiris Capellaro Ferreira, Marlon Fernandes Rodrigues Alves, and Rogério Cerávolo Calia. "Redes para a sustentabilidade: estudos de caso sobre o manejo dos resíduos sólidos no Brasil." Organizações e Sustentabilidade 6, no. 2 (July 12, 2018): 72. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n2p72.

Full text
Abstract:
Nas cidades, há a geração de uma grande quantidade de resíduos, cuja destinação inadequada pode ocasionar diversos problemas. No Brasil o desafio se mostra grande: nos últimos anos observou-se um aumento na geração de resíduos e a rede de coleta e reciclagem ainda não atinge todas as cidades. Apesar de aprovada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o País ainda precisa avançar na questão do seu manejo correto. Este é um desafio não só do poder público, mas também da indústria brasileira. As organizações podem se articular em redes, aproveitando as competências de cada um dos participantes. O presente trabalho apresenta dois estudos de caso de empresas no Brasil que se articularam em redes para o manejo e aproveitamento sustentável de resíduos sólidos. Elaborou-se uma pesquisa exploratória qualitativa. Como resultado, apresentaram-se práticas e arranjos em rede que corroboram afirmações dos benefícios de se trabalhar articuladamente desta forma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Tavares de Alcantara, Patrícia Pereira, Zuleide Fernandes De Queiroz, Verônica Salgueiro Do Nascimento, Antônio Germane Alves Pinto, and Maria Rosilene Cândido Moreira. "SUSTENTABILIDADE SOCIAL: REDE DE ASSISTÊNCIA À MULHER VÍTIMA DE VIOLÊNCIA." Ciência e Sustentabilidade 3, no. 2 (December 29, 2017): 100. http://dx.doi.org/10.33809/2447-4606.322017100-118.

Full text
Abstract:
<p>A violência contra a mulher encontra-se ancorada na cultura patriarcal presente em todo o mundo. É um fenômeno complexo que tem raízes na desigualdade de gênero, apresentando repercussões em quem a vivencia. No Brasil, as políticas públicas de combate a violência contra a mulher têm se mostrado tímidas, e, na maioria das vezes. O presente estudo faz parte da dissertação de mestrado que trata sobre ações de combate a violência contra a mulher e a promoção da sustentabilidade social. O objetivo do estudo teve o interesse de conhecer a funcionalidade do Centro de Referência de Atendimento a Mulher de uma cidade do interior do Ceará, e a estruturação da rede de assistência vinculada ao Centro de Referência de Atendimento a Mulher. Os dados foram coletados no Centro de Referência de Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência do município de Crato/CE, que faz parte da rede de assistência de mulheres vítimas de violência, no período de janeiro e fevereiro do ano de 2017. Verificamos que na concepção da relação entre as ações desenvolvidas no Centro de Referência da Mulher e a promoção da sustentabilidade social existe a preocupação dos profissionais em estarem desenvolvendo ações que possam trazer repercussões positivas na vida das mulheres atendidas. Contudo, identificamos limitações e fragilidades dos serviços ofertados que dificultam o desenvolvimento de estratégias efetivas de prevenção e de ruptura do ciclo de violência.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silveira, Lisilene Mello da, and Maira Petrini. "O QUE FACILITA A ADOÇÃO DE SUSTENTABILIDADE EM REDES DE COOPERAÇÃO?" Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 3 (September 30, 2020): 607. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e32020607-636.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar facilitadores na adoção de sustentabilidade em redes de cooperação. A metodologia utilizada foi estudos de casos múltiplos em nove redes de cooperação, sendo três redes pertencentes a cada setor: indústria, comércio e serviços. Os dados primários foram coletados a partir de entrevistas com três integrantes de cada rede. Os dados secundários foram coletados a partir de relatórios internos, memorandos e websites. Identificou-se 12 facilitadores para a adoção de sustentabilidade no contexto de redes de cooperação, dos quais somente dois estão diretamente associados às características das redes, os quais denominamos de facilitadores específicos. Dentre os outros 10 facilitadores (denominados genéricos), destacam-se: legislação, vantagem competitiva, reputação organizacional e influência dos stakeholders. Os dois facilitadores específicos do contexto de redes estão relacionados a uma postura proativa, enquanto os quatro facilitadores genéricos em destaque relacionam-se a uma postura reativa. Foram identificadas proposições a serem testadas: (1) a relação de legislação com compartilhamento de experiências, consciência ecológica, incentivo governamental e reputação organizacional e (2) a relação da influência dos stakeholders com a reputação organizacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Tálita Floriano, and Marcelino Aurélio Vieira Silva. "Transporte público e sustentabilidade: uma análise das publicações à luz da bibliometria." Revista Produção Online 19, no. 1 (March 15, 2019): 44–71. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v19i1.3068.

Full text
Abstract:
A relação entre o transporte público e a sustentabilidade tem se destacado nas pesquisas científicas. Assim, o objetivo desse artigo é utilizar as abordagens da bibliometria e redes sociais para analisar as publicações relacionadas a esses temas. Para bibliometria foram utilizados critérios de produtividade dos periódicos, autores e citações de publicações oriundas das bases Science Direct, Scopus e Web of Science. Foram selecionados 48 artigos se destacando os que tratavam da caracterização do padrão de viagens e escolha modal, técnicas para melhorias do transporte público, sustentabilidade ambiental e social, sendo a maioria (81%) de aplicação prática. A análise de rede social, feita pelo CiteSpace, abordou 245 referências, utilizando as métricas de modularidade, silhueta e centralidade, para autores citados, países e palavras chave. Os países com maiores centralidades são: Estados Unidos, China e Austrália, mas a Inglaterra e Estados Unidos contêm as áreas de pesquisa mais ativas. Para as palavras chave, as maiores centralidades foram “sustainable development”, “built environment” e “travel behavior”. Os autores com maiores centralidades foram o Cervero R. e Banister D., apresentando convergência com o que foi encontrado na bibliometria. Por fim, o estudo mostrou que a análise bibliométrica e de rede social, são complementares e convergentes, ambas indicando tendências de literatura a sustentabilidade ambiental e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Sousa, Antonia Márcia Rodrigues, Quiriane Maranhão Almeida, Gilberto Frota Furtado, and Franscisca Juliana Miranda Linhares. "Para além das estruturas: uma compreensão das práticas de sustentabilidade ambiental em uma rede de supermercado no Ceará." Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 6, no. 3 (November 21, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v6i3.3453.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar a percepção dos gestores e clientes-fidelidade em uma rede de supermercado no Ceará em relação às práticas de sustentabilidade ambiental. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e descritiva quanto ao objetivo, com uma amostra de 11 gestores e 22 clientes-fidelidade. Para a compreensão dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram a existência de práticas de sustentabilidade ambiental, implantadas de forma contínua e outras de caráter pontual, como ações de responsabilidade ambiental, políticas de compra, uso alternativo de embalagens, etc., entretanto, são desconhecidas pelos clientes-fidelidade da rede pesquisada. Pode-se concluir que, no contexto pesquisado, as práticas de sustentabilidade ambiental evidenciadas contribuem para a preservação do meio ambiente, porém, ainda são percebidas de forma genérica por parte do seu público.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Barbastefano, Rafael Garcia, Cristina Souza, Juliana de Sousa Costa, and Patrícia Mattos Teixeira. "Impactos dos nomes nas propriedades de redes sociais: um estudo em rede de coautoria sobre sustentabilidade." Perspectivas em Ciência da Informação 18, no. 3 (September 2013): 78–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362013000300006.

Full text
Abstract:
A identificação correta dos autores é fator crítico em estudos de Análise de Redes Sociais (ARS) que envolvem redes de coautoria. O objetivo do trabalho é apresentar as diferenças de propriedades entre três redes de coautoria geradas com formas distintas de considerar o nome dos autores. Foi adotado o método bibliométrico. As redes foram construídas com base em 28.916 artigos sobre sustentabilidade, indexados no ISI/Web of Science, fazendo uso do software Pajek. Na análise, foram comparadas as seguintes propriedades: densidade, grau médio, componente gigante, distribuição dos graus, distância média, diâmetro da rede e coeficiente de clusterização de Watts-Strogatz. Os resultados indicaram grandes diferenças entre as redes, sugerindo que estudos de coautoria, fazendo uso de ARS, podem ter resultados comprometidos, caso não haja o tratamento adequado dos nomes dos autores. Diante do crescimento das aplicações de ARS, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos e ferramentas voltados para mitigar a ocorrência desses erros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bittencourt, Daiane Lindner Nascimento, and Patricia Mendes Calixto. "Sustentabilidade na produção da agricultura familiar: o projeto Rede Viva Charqueadas." GEOGRAFIA (Londrina) 27, no. 1 (April 7, 2018): 143. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2018v27n1p143.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisamos os resultados da implantação das diretrizes do projeto Rede Viva Charqueadas, concebido através de um convênio firmado entre o município de Charqueadas/RS com a Petrobras Fome Zero: Desenvolvimento com Cidadania. O objetivo deste foi apoiar pequenos produtores rurais do Município de Charqueadas, identificando a matriz produtiva e fortalecendo o desenvolvimento econômico rural com base em técnicas sustentáveis e agroecológicas de produção. O Rede Viva foi criado para incentivar novas tecnologias com potencial de inclusão, focado na organização de um programa de Economia Solidária. Neste artigo apresentamos o Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) no qual a realidade de cada família foi analisada e, a partir desses dados, avaliamos a execução das ações sustentáveis dentro da agricultura familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Godoy, Wilson Itamar, Marcos Junior Marini, and Mayza Izadora Lora. "A Dinâmica dos Agroecossistemas Familiares na Avaliação da Sustentabilidade ao Longo do Tempo." Redes 25, no. 1 (January 10, 2020): 284–303. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i1.13705.

Full text
Abstract:
Ao analisar os parâmetros gerais que sustentam a sustentabilidade dos agroecossistemas, percebe-se que existem muitas dimensões que necessitam de atenção quanto a sua manutenção de forma emergente, principalmente dimensões econômicas, sociais e ambientais. Aproximando-se da realidade atual dos agricultores familiares, vê-se que a sustentabilidade social dos mesmos encontra-se fragilizada e para isso, devem-se buscar novas metodologias e estratégias, que realizem um levantamento mais minucioso dos principais pontos críticos existentes e ainda a partir desses buscar aqueles indicadores que possam servir como forças e oportunidades, solucionando as ameaças e fraquezas da sustentabilidade dos agroecossistemas. Portanto, essa pesquisa buscou avaliar a sustentabilidade ao longo do tempo de agroecossistemas pertencentes a agricultores familiares que trabalham na feira do produtor na cidade de Pato Branco – PR. Para isso, foram utilizadas três metodologias, sendo a principal a metodologia MESMIS que utiliza indicadores de sustentabilidade para realizar a avaliação ao longo do tempo nos agroecossistemas apoiada pela análise de redes e a matriz FOFA. Foram analisados 112 indicadores dentro das dimensões social, ambiental e econômica, após a análise constatou-se que os agroecossistemas possuem bons níveis de sustentabilidade econômica, porém, alguns pontos dentro da sustentabilidade social e ambiental ainda encontram-se fragilizados. E para que essas sejam fortalecidas, deve-se estabelecer a formação de uma rede envolvendo todos os agricultores feirantes conjuntamente as instituições locais, auxiliando na solução dos pontos críticos e para isso, explicita-se a importância da criação de associações as quais atuem em prol do bem comum e auxiliem na sustentabilidade desses agroecossistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Reis, Mari Aurora Favero, Paulo Reis Júnior, and Dirceu Lorivaldo Perin. "SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA EM ESCOLA PÚBLICA." MIX Sustentável 6, no. 3 (June 18, 2020): 37–44. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n3.37-44.

Full text
Abstract:
Estabelecimentos de ensino públicos e privados apresentam-se como cenários oportunos para a busca de sustentabilidade energética. No Brasil, a tecnologia fotovoltaica se destaca devido aos índices elevados de radiação e a possibilidade de integrar com a rede elétrica tradicional. Uma pesquisa foi realizada com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e econômica para a instalação de painéis solares fotovoltaicos em dois estabelecimentos de ensino em Concórdia (SC). Para os cálculos foram considerados valores orçamentários junto a fornecedor da tecnologia e dados coletados nas edificações em estudo. Foi relacionado consumo de eletricidade nas edificações e condições físicas dos estabelecimentos, como possível posição, disposição dos painéis na cobertura e viabilidade econômica. Os valores de investimentos iniciais apresentados por fornecedor da tecnologia equacionaram resultados semelhantes, para retorno financeiro após quatro anos de instalação, com maior viabilidade na edificação de maior consumo. Com o estudo concluímos que o empreendimento de maior consumo de energia elétrica, com grandes áreas de cobertura, demonstrou ser mais viável para o uso dessa tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Sousa, Gustavo Henrique Barreto de, and Rodrigo José Guerra Leone. "O associativismo no setor supermercadista: um estudo de caso da formação de uma rede de pequenos varejistas em Mossoró/RN." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 3, no. 2 (December 21, 2010): 88. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v3e2201088-117.

Full text
Abstract:
O presente trabalho buscou fomentar análises sobre as redes de negócios supermercadistas de micro e pequeno porte, em especial, a Associação Rede 10 de Supermercados, ao avaliar de forma crítica a sua formação e apontar os fatores que influenciam a sua sustentabilidade. Utilizou-se como base para definição do modelo teórico, as escolas de estratégias, visando identificar o que preceitua a formação da estratégia como um processo explícito de influência, com ênfase para o uso do poder e política para negociar estratégias viáveis ao atendimento de determinados fins específicos. Em seguida, foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa de campo, que teve como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas objetivas direcionadas aos gestores dos 12 supermercados integrantes da rede, para descrever características e analisar proposições. Os resultados obtidos podem contribuir para uma melhor compreensão do processo de formação das redes de negócios e permitem concluir que, para ser bem sucedida, a rede de negócios precisa ter uma proposta abrangente, mas ao mesmo tempo focar em objetivos claros e tratar da qualificação e capacitação profissional de seus membros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Sehnem, Simone, Elis Mulinari Zanin, Angela Zilles, Alceu Cericato, and Aléssio Sarquis. "Rede de Cooperação entre Autores que Publicam nas Temáticas Stakeholders, Agro e Bioenergia, Biocombustíveis e Sustentabilidade." Desenvolvimento em Questão 11, no. 24 (November 4, 2013): 289. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2013.24.289-315.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo possui como objetivo realizar um estudo sociométrico de cooperação entre autores acerca das temáticas stakeholders, agro e bioenergia, biocombustíveis e sustentabilidade. Para operacionaliza-lo foi efetuada uma pesquisa bibliométrica em periódicos nacionais A1, A2, B1, B2, B3 e B4 e análise sociométrica, o que permite verificar a estrutura de cooperação entre autores, bem como classificar os autores de acordo com a regularidade e a distribuição de suas publicações ao longo do tempo. Compuseram a amostra 54 artigos, sendo 09 sobre a temática stakeholders, 13 sobre agro e bioenergia, 17 sobre biocombustíveis e 15 sobre sustentabilidade. O levantamento foi efetuado no período de 10 anos (janeiro de 2002 a 2012). As palavras-chave de busca foram “agroenergia”, “bioenergia”, “biocombustíveis”, “stakeholder”, “stakeholders” e “sustentabilidade”. Constatou-se que acerca da temática stakeholders nas 6 redes de cooperação existentes, as quais envolvem 21 autores, não há presença de atores centrais. De mesmo modo, nas temáticas agro e bioenergia, biocombustíveis e sustentabilidade foram encontradas conexões ínfimas entre diferentes redes de cooperação. Tais informações permitem concluir que, por ora, os pesquisadores brasileiros que publicam nas temáticas em análise atuam de modo isolado, sem investir e fortalecer a cooperação junto aos pares e estabelecerem líderes que orquestram seguidores.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Carvalho, Frankliny Lima Carneiro, and Jairo Afonso Henkes. "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SEUS IMPACTOS APLICADOS NA REDE HOTELEIRA DE SÃO LUÍS - MARANHÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, no. 1 (May 28, 2014): 340. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014340-358.

Full text
Abstract:
A preocupação com o desenvolvimento sustentável é um dos maiores desafios que o mundo enfrenta neste novo milênio fazer com que as forças de mercado protejam e melhorem a qualidade ambiental. Os hotéis do mundo inteiro estão trazendo o gerenciamento ambiental para o dia-a-dia de seus negócios, devido a uma clientela cada vez mais consciente das agressões e acidentes ambientais, vem requerendo,que sejam considerados os impactos ambientais causados pelas atividades econômicas e que seja efetivada a sustentabilidade nas organizações hoteleira. A conscientização de preservação é um fator crítico de sucesso no setor turístico. O objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos de sustentabilidade ambiental e seus impactos aplicados na rede hoteleira de São Luís - MA, detalhando características sobre autilização da energia, água, emissões, efluentes e resíduos sólidos, ações sustentáveis. Os hotéis não possuem um setor com a denominação de gerencia de marketing, sim gerencia de vendas a qual atende as atividades de marketing. A metodologia aplicada foi de estudo de caso descritivo, exploratório ou explicativo com levantamento bibliográfico com método de coleta de dados com entrevistas observações e documentos. Conclui-se que segmento do setor hoteleiro do município de São Luís adota posturas ambientais gradativa de sustentabilidade, porém estas mudanças são, no momento, mais visíveis nos empreendimentos que os custos são imediatos e que possui uma estrutura planejada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Muramoto, Melissa Tieko, and Elisabete Ferreira Mângia. "A sustentabilidade da vida cotidiana: um estudo das redes sociais de usuários de serviço de saúde mental no município de Santo André (SP, Brasil)." Ciência & Saúde Coletiva 16, no. 4 (April 2011): 2165–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011000400016.

Full text
Abstract:
Estudos sobre redes sociais demonstram que as relações têm impacto significativo na vida das pessoas. Quando associadas à população com transtorno mental, atuam como fator de proteção importante e gerenciador de recursos e suporte social. Entretanto, estudos apontam que pessoas com transtorno mental apresentam redes sociais empobrecidas e poucas relações significativas. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar as redes sociais de usuários do NAPS II, em Santo André (SP). Realizada em 2006, a pesquisa qualitativa, orientada pela postura etnográfica, utilizou entrevistas por pautas, observação participante e caderno de campo. Os resultados apontaram que o grupo estudado possui rede social empobrecida; a trajetória de vida dos sujeitos está relacionada a esse empobrecimento, uma vez que as rupturas provocadas pelas situações de crise ou de institucionalização os retiram da rede de relações, colocando-os em situação de vulnerabilidade social. Buscou-se discutir a importância da intervenção nas relações e o papel dos serviços nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Morais, Dafne Oliveira Carlos de, and José Carlos Barbieri. "Gestão da cadeia de suprimentos com foco em sustentabilidade e inovação: perfil das publicações em revistas e congressos brasileiros." Organizações e Sustentabilidade 7, no. 2 (September 6, 2019): 43. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n2p43.

Full text
Abstract:
O estudo analisa o perfil das pesquisas nacionais sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos com foco em sustentabilidade e inovação, publicadas em congressos de Administração e Engenharia de Produção e em Revistas Qualis A1 a B3, entre 2008 e 2014. Os artigos foram analisados quanto ao ano; congresso/revista; autoria (com rede de parcerias via Ucinet); tipo; metodologia; setor; abordagem teórica; autores mais referenciados; pilares da sustentabilidade; e se considera sustentabilidade e/ou inovação. Foram avaliados 78 artigos. Os anos de 2013 e 2014 são os mais prolíferos. Poucos autores predominam, concentrados em poucas IES. Poucos abordam temas atinentes à inovação, e menos ainda em inovação e a sustentabilidade. Majoritariamente tratam de um ou dois pilares da sustentabilidade, apenas 7% abordaram os pilares econômico e social juntos. A pesquisa mostrou lacunas no campo, mas evidenciou indícios de que caminha para sua consolidação, tendo como base parâmetros da literatura especializada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Neves, Leomar Antonio das, Marcos Junior Marini, and Hieda Maria Pagliosa Corona. "Conflito socioambiental na construção da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu: um estudo de caso." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 7, no. 2 (October 29, 2017): 173. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v7i2.1510.

Full text
Abstract:
O presente artigo situa-se no debate da relação sociedade e natureza, especificamente nas questões acerca dos conflitos socioambientais, em um percurso que inclui os conceitos do desenvolvimento e da sustentabilidade. Neste sentido, utiliza do método de Análise de Redes Sociais (ARS) com o objetivo de mapear a rede de atores constituída pelo conflito socioambiental existente nas áreas de influência territorial da Usina Hidrelétrica do Baixo Iguaçu. A abordagem metodológica adotada foi do tipo de estudo descritivo exploratório, adotando um caso único de conflito socioambiental hidrelétrico regional, na perspectiva de análise qualitativa a partir de fontes secundárias baseadas em dados documentais. Como principais resultados, a pesquisa possibilitou o mapeamento da rede de atores, identificando a presença de quinze atores e o respectivo grau de centralidade destes no cenário de investigação. Ademais, é possível afirmar que a utilização do método ARS é uma importante ferramenta no debate que visa analisar as redes formadas a partir de conflitos socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Brigagão, Jacqueline Isaac Machado, Fernando Burgos Pimentel dos Santos, and Peter Kevin Spink. "A sustentabilidade e a continuidade de redes de articulação: o caso do Iluminar Campinas." Saúde e Sociedade 25, no. 2 (June 2016): 361–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016143671.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho analisa a trajetória de uma política pública municipal de saúde que organizou e sustentou uma rede complexa e intersetorial de cuidados a pessoas em situação de violência sexual no município de Campinas - SP. A partir da perspectiva de que, para cuidar das pessoas que sofreram violência sexual, faz-se necessário utilizar os diversos serviços públicos existentes, a rede foi articulada envolvendo vários segmentos, como saúde, segurança pública, educação, assistência social, sociedade civil organizada e universidades. O texto apresenta e discute os diferentes momentos desse processo durante o período de 2001 a 2014, desde a inclusão do tema de cuidado às pessoas que sofreram violência na agenda governamental local até as ações de disseminação da política para outros municípios. Busca-se analisar as estratégias-chave que garantiram a conectividade da rede e a sustentabilidade ao longo do tempo, bem como demonstrar a potencialidade do local na elaboração e desenvolvimento de politicas de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De La Torre, Saturnino, and Vera Lúcia De Souza e Silva. "ECOFORMAÇÃO E TRANSDISCIPLINARIDADE NA REDE DE ESCOLAS CRIATIVAS." Revista Dynamis 21, no. 1 (November 20, 2015): 15. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p15-30.

Full text
Abstract:
<p>A transformação da prática educativa em convergência com as necessidades de sustentabilidade planetária e o estímulo a relações de convivência solidária e criativa são aspectos fundamentais em projetos de instituições educativas preocupadas em qualificar a vida no planeta. Nesta perspectiva baseia-se o Programa Institucional Rede de Escolas Criativas-RIEC, que objetiva auxiliar profissionais da educação em busca de práticas educativas que contemplem a ecoformação e a transdisciplinaridade. A experiência apresentada neste trabalho, concebida como uma possibilidade de ação em rede para promoção de ensino, pesquisa e extensão é reflexo de implementações de propósitos realizados pelos membros da RIEC.<strong></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Laura M. G. Duarte, Eric Sabourin, Saulo Rodrigues Filho, Pierre Bommel, Hermes Morales Grosskopf, Paulo Waquil, Jean-François Tourrand, Doris Sayago, and Valéria S. F. Homem. "Abordagem metodológica das diversas dimensões da sustentabilidade em projetos de uma rede interamericana." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 28, no. 1 e 2 (July 13, 2010): 75–86. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2009.v28.302.

Full text
Abstract:
Desde a sua criação, em 2004, a rede de pesquisadores sulamericana SMART (Strategic Monitoring of south American Regional Transformations) tentou enfrentar os desafios colocados pelas expectativas de melhoramento das performances dos produtores rurais, pelas preocupações com a conservação dos ambientes naturais e pelas legítimas esperanças de justiça e equidade social. Para isto, optou pela análise dos processos de desenvolvimento, das dinâmicas territoriais e das transformações regionais. O artigo aborda os enfoques e as ferramentas mobilizadas e desenvolvidas nas pesquisas da Rede para tratar das diferentes dimensões da sustentabilidade: a abordagem inter e transdisciplinar, os métodos participativos associados à modelagem (simulação, modelos multiagentes) e a análise política prospectiva por meio da construção de cenários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Kohler, Romualdo, Neimar Damian Peroni, Dejair Antonio Burtet, Camila Saturno, and André Vinicios Koltermann Maturana. "O debate da sustentabilidade e as ações ambientais no âmbito da Rede Leite." Extensão Rural 25, no. 3 (March 31, 2019): 58–72. http://dx.doi.org/10.5902/2318179633876.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é fazer uma concisa revisão teórica a respeito da sustentabilidade e do meio ambiente, para contribuir com o debate de pesquisadores, extensionistas e produtores ligados a projetos de pesquisa, que visam à reflexão e a construção de propostas de atuação, no âmbito da organização da pequena propriedade rural. O segundo intento é abordar alguns pontos ligados ao uso do meio ambiente, em um número determinado de propriedades leiteiras, localizadas na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, que são objeto da intercessão da política pública de apoio à produção, denominada Programa Rede Leite. A investigação indicou que é necessário suplantar a análise disciplinar constatada nos encaminhamentos da Rede Leite, avançando para uma análise mais sistêmica, inter-relacionando as áreas de conhecimento, para discutir as questões ambientais que afetam a situação dos produtores e a vida de forma geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barbosa, Silvania Oliveira, Thays Brito Santos, Alana Cristina Moreira Santana, and Mary Lúcia Gomes Silveira De Senna. "ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS NOS EQUIPAMENTOS HOTELEIROS: UM ESTUDO DE CASO EM HOTÉIS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE EM PALMAS – TO." Revista Integralização Universitária, no. 20 (November 28, 2019): 65–80. http://dx.doi.org/10.31501/1982-9280.2019v13n20p.65-80.

Full text
Abstract:
A sustentabilidade é hoje uma temática amplamente abordada e divulgada. Conceitua-se como sendo o respeito a aspectos ligados à economia, desenvolvimento, mas realizando de forma consciente de modo a perceber a finitude dos recursos ambientais, e logo, a sua preservação. Neste estudo, buscou-se conhecer as perspectivas dos empresários ou gerentes de hotéis de Palmas, Tocantins sobre os possíveis impactos ambientais gerados pela rede hoteleira da capital Tocantinense. Foi realizada uma pesquisa com 14 representantes dos hotéis. Utilizou-se como metodologia a construção da matriz de identificação de impactos ambientais voltada para a rede hoteleira baseada na ABNT NBR 15401. Percebeu-se que os hotéis não estão aplicando plenamente a política de sustentabilidade, devido ainda não perceber a importância de sua adequaçãom visto também que muitos hotéis ainda não têm muito conhecimento sobre esse impacto causado pela falta de medidas sustentáveis na hotelaria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Drahein, Alfred Douglas, Edson Pinheiro De Lima, and Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa. "Ferramentas para avaliação da sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior." Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, no. 1 (May 6, 2020): e1088. http://dx.doi.org/10.5585/geas.v1i1.1088.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo é analisar as práticas de sustentabilidade nas operações de serviço em três Instituições de Ensino Superior da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil por intermédio de um modelo desenvolvido e aplicado denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE). Desenho / metodologia / abordagem: por meio de estudos de casos múltiplos foi aplicado o modelo desenvolvido denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE). O modelo permite comparar o desempenho de sustentabilidade de operações de serviço entre instituições individuais, usando uma metodologia comum. Apresenta cinco áreas a serem avaliadas nas IES, sendo: Governança e Políticas, Pessoas, Alimentos, Água e Energia e Resíduos e Meio Ambiente, tendo um total de 134 quesitos. Descobertas: Verifica-se a importância do apoio da alta direção das instituições em formular e desenvolver políticas sobre desenvolvimento sustentável, quando evidenciado a ausência de políticas sobre sustentabilidade nas operações de serviço, as iniciativas tendem a ser isoladas. Nos estudos de caso constata-se uma preocupação inicial com relação a resíduos químicos e coleta seletiva; a participação de alunos e professores em estudos sobre as operações diárias dos campus pode ser ampliada e mais difundida. Limitações da pesquisa / implicações: O modelo busca avaliar práticas sustentáveis nas operações de serviço da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira, estudos correlatos a avaliação sobre ensino de sustentabilidade é ausente e sobre a aplicabilidade do modelo em instituições privadas e em outros países se fazem necessários. O modelo foi aplicado em duas Instituições, sendo que em uma avaliou-se dois campus, proposições sobre populações não podem ser generalizadas Implicações práticas: Os resultados obtidos com a aplicação do modelo SAHTE são úteis para a elaboração e desenvolvimento de políticas sobre desenvolvimento sustentável, principalmente nas operações de serviço das IES pesquisadas. Os resultados podem sensibilizar os funcionários e estudantes que podem refletir sobre seus papéis nas IES, bem como a comunidade e fornecedores. Originalidade/valor: O presente estudo busca apresentar uma ferramenta desenvolvida para avaliar questões sobre sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior da rede federal de ensino tecnológico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Drahein, Alfred Douglas, Edson Pinheiro De Lima, and Sérgio Eduardo Gouvêa da Costa. "Ferramentas para avaliação da sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior." Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 9, no. 1 (May 6, 2020): e17156. http://dx.doi.org/10.5585/geas.v9i1.17156.

Full text
Abstract:
Objetivo: O objetivo é analisar as práticas de sustentabilidade nas operações de serviço em três Instituições de Ensino Superior da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil por intermédio de um modelo desenvolvido e aplicado denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE). Desenho / metodologia / abordagem: por meio de estudos de casos múltiplos foi aplicado o modelo desenvolvido denominado Sustainability Assessment for Higher Technological Education (SAHTE). O modelo permite comparar o desempenho de sustentabilidade de operações de serviço entre instituições individuais, usando uma metodologia comum. Apresenta cinco áreas a serem avaliadas nas IES, sendo: Governança e Políticas, Pessoas, Alimentos, Água e Energia e Resíduos e Meio Ambiente, tendo um total de 134 quesitos. Descobertas: Verifica-se a importância do apoio da alta direção das instituições em formular e desenvolver políticas sobre desenvolvimento sustentável, quando evidenciado a ausência de políticas sobre sustentabilidade nas operações de serviço, as iniciativas tendem a ser isoladas. Nos estudos de caso constata-se uma preocupação inicial com relação a resíduos químicos e coleta seletiva; a participação de alunos e professores em estudos sobre as operações diárias dos campus pode ser ampliada e mais difundida. Limitações da pesquisa / implicações: O modelo busca avaliar práticas sustentáveis nas operações de serviço da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica brasileira, estudos correlatos a avaliação sobre ensino de sustentabilidade é ausente e sobre a aplicabilidade do modelo em instituições privadas e em outros países se fazem necessários. O modelo foi aplicado em duas Instituições, sendo que em uma avaliou-se dois campus, proposições sobre populações não podem ser generalizadas Implicações práticas: Os resultados obtidos com a aplicação do modelo SAHTE são úteis para a elaboração e desenvolvimento de políticas sobre desenvolvimento sustentável, principalmente nas operações de serviço das IES pesquisadas. Os resultados podem sensibilizar os funcionários e estudantes que podem refletir sobre seus papéis nas IES, bem como a comunidade e fornecedores. Originalidade/valor: O presente estudo busca apresentar uma ferramenta desenvolvida para avaliar questões sobre sustentabilidade nas operações de serviço em instituições de ensino superior da rede federal de ensino tecnológico brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mozdzenski, Leonardo, and Bruno Anselmo da Silva. "De portas abertas para o consumo." Signos do Consumo 11, no. 2 (July 31, 2019): 84–97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i2p84-97.

Full text
Abstract:
O consumo de alimentos ligados à saudabilidade e sustentabilidade vem conquistando notoriedade midiática e valoração social e marcária positiva. Partindo desta constatação, propomos discutir este fenômeno alicerçando-nos nos preceitos da análise do discurso de linha francesa, com o objetivo de observar como as redes de restaurante fast-food buscam se reinventar neste novo cenário. Em particular, investigamos de que modo se dá a construção retórico-discursiva do ethos e do pathos na campanha publicitária McDonald’s Portas Abertas e quais efeitos de sentidos são aí evocados para persuadir o consumidor sobre a qualidade dos produtos da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Vieira, Naldeir Dos Santos, Allan Claudius Queiroz Barbosa, and Cristina Clara Ribeiro Parente. "Inovação social em rede no âmbito de um instituto brasileiro." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 13, no. 3 (September 23, 2019): 50. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v13i3.28198.

Full text
Abstract:
Esse estudo busca analisar a importância das redes interorganizacionais para o desenvolvimento de inovações sociais por meio de estudo de caso qualitativo realizado sobre o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), com sede na cidade de Brasília. Optou-se pela observação direta, análise documental e realização de entrevistas semiestruturadas como técnicas de coleta de dados. Diante da complexidade de grande parte dos problemas enfrentados pelo Instituto, as redes interorganizacionais foram consideradas como indispensáveis na definição e implementação de estratégias cujos resultados se tornaram sustentáveis no longo prazo e no alcance de maior variedade de dimensões impactadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Souza, Raquel Toledo Modesto de, Sergio Roberto Martins, and Luiz Augusto Ferreira Verona. "A metodologia MESMIS como instrumento de gestão ambiental em agroecossistemas no contexto da Rede CONSAGRO." Agricultura Familiar: Pesquisa, Formação e Desenvolvimento 11, no. 1 (July 18, 2017): 39. http://dx.doi.org/10.18542/raf.v11i1.4676.

Full text
Abstract:
A gestão ambiental de agroecossistemas configura-se como um desafio no contexto daAgricultura Familiar. Enquanto a grande maioria dos estudos tem foco nos processos de produção, tem-se uma lacuna em relação a métodos e ferramentas que auxiliem o agricultor na gestão de seu agroecossistema. Este estudo teve como objetivo propor um roteiro de gestão ambiental para agroecossistemas familiares a partir do método MESMIS de avaliação de sustentabilidade. Inicialmente, apresentaram-se os nexos entre o MESMIS e requisitos de Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) conforme a metodologia conhecida como PDCA (Planejamento, Execução, Verificação e Ação). O método MESMIS foi aplicado junto a cinco agroecossistemas, com um olhar direcionado à gestão. Como resultado, foi possível associar às etapas do MESMIS algumas atividades características de SGAs e então compor o roteiro de gestão ambiental. O trabalho está contextualizado na episteme da Rede para Construção de Conhecimento sobre Avaliação de Sustentabilidade de Agroecossistemas (Rede CONSAGRO) e de suas ações junto a agricultores familiares da região Sul do Brasil, cujas atividades são desenvolvidas apoiadas nos princípios da Agroecologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Dias, Paulo Maria. "CULTURA DE INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E EM REDE." Revista e-Curriculum 18, no. 4 (December 16, 2020): 1733–47. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i4p1733-1747.

Full text
Abstract:
No presente texto desenvolvemos uma abordagem de natureza teórica e reflexiva sobre a educação a distância e em rede na sociedade digital contemporânea, tendo como referência inicial o processo de acolhimento enquanto condição para o desenvolvimento da colaboração na aprendizagem, a qual consideramos constituir a expressão central na construção do pensamento para a promoção da cultura de inovação na pedagogia e na educação a distância e em rede, em particular, na formação ao longo da vida. O nosso objeto é promover a sustentabilidade do pensamento educacional para as cenarizações do futuro. A educação em rede constitui o foco de análise que procurámos desenvolver não só a partir das dimensões do acolhimento, mas também da partilha, da colaboração e da aprendizagem emocional e em rede, nomeadamente para a valorização da cultura de inovação nas comunidades e contextos de aprendizagem na sociedade digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Freitas, Carlos Cesar Garcia, Marlete Beatriz Maçaneiro, Marcos Roberto Kuhl, Andrea Paula Segatto, Sergio Luis Dias Doliveira, and Luiz Fernando de Lima. "Transferência tecnológica e inovação por meio da sustentabilidade." Revista de Administração Pública 46, no. 2 (April 2012): 363–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000200002.

Full text
Abstract:
Este estudo trata do processo de transferência de tecnologia da universidade para a sociedade, embasada em fatores de sustentabilidade, com vistas ao desenvolvimento regional sustentável. Como aplicação deste estudo, foi realizada uma análise do projeto permanente de extensão "Apiários Rio de Mel", que consiste em uma iniciativa inovadora de intervenção social, por meio da introdução e valorização da cultura apícola junto às unidades de agricultura familiar da região Centro-Sul do Paraná, desenvolvido por um processo de transferência tecnológica, caracterizado pela cooperação entre a universidade, os agricultores e o governo do estado do Paraná. A metodologia é caracterizada como uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio da abordagem qualitativa e da estratégia de estudo de caso. Os resultados apresentam indícios de que o processo adotado, por meio de uma rede de fomento, compreende uma realidade efetiva de intervenção social e de transferência de tecnologia sustentável, baseada no desenvolvimento econômico, preservação ambiental e promoção social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Wachholz, Chalissa Beatriz, and Isabel Cristina De Moura Carvalho. "INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE NA PUCRS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROJETO REDE DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE EM UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS." Revista Contrapontos 15, no. 2 (August 7, 2015): 279. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p279-296.

Full text
Abstract:
O projeto da Rede de Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino-Americanas (RISU) é uma iniciativa da Universidade Autônoma de Madrid (UAM), realizado em 2014, que contou com a participação de 65 Universidades Latino-Americanas, distribuídas entre Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Guatemala, México, Peru, República Dominicana e Venezuela. No Brasil, participaram treze universidades das regiões Sul e Sudeste, sendo três Universidades Paulistas, uma Paranaense, quatro Catarinenses e cinco Gaúchas, dentre as quais está a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). O instrumento utilizado neste projeto foi um questionário com 114 indicadores distribuídos em onze temáticas de possível aplicação da sustentabilidade nas Universidades: políticas de sustentabilidade; sensibilização e participação; responsabilidade socioambiental; docência; investigação e transferência; urbanismo e biodiversidade; energia, água, mobilidade, resíduos e contratação responsável. Este artigo é, portanto, uma análise dos resultados destes indicadores na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que há alguns anos vem apostando em um processo de ambientalização, tanto da formação de futuros profissionais quanto da pesquisa e da produção de conhecimento para a resolução de problemas ambientais, configurando-se como um espaço educador-sustentável. Desta forma, o objetivo, tanto da participação no projeto RISU quanto da análise dos resultados, integra os esforços de ambientalização da universidade. Os resultados apresentados oferecem um panorama do desempenho da universidade para cada um dos eixos temáticos abordados pelos indicadores e discute possíveis melhorias em alguns destes eixos e frentes de ação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Giffoni, Tomás Fortes, Fernando das Graças Braga da Silva, Alexandre Kepler Soares, José Antonio Tosta dos Reis, and Alex Takeo Yasumura Lima Silva. "Setorização em redes de distribuição de água: uma revisão bibliográfica sistemática." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 18, 2021): e206101220330. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20330.

Full text
Abstract:
Devido à atual conjuntura econômica dos países e à crescente necessidade de garantir a sustentabilidade dos serviços, as empresas fornecedoras estão desenvolvendo técnicas para a otimização dos recursos disponíveis. Dentre as diversas falhas identificadas nos sistemas de distribuição de água, destaca-se o alto índice de perdas de água. Este problema está sendo minimizado pela combinação da setorização das redes com o gerenciamento de pressão. A setorização consiste na sua divisão em setores menores (Distritos de Medição e Controle - DMC's), de forma a reduzir a complexidade presente na gestão da rede, garantindo maior confiabilidade e melhorando a vida útil das tubulações e dispositivos do sistema. Assim, esta pesquisa visa reunir sistematicamente o conhecimento científico sobre a setorização aplicada em redes de distribuição de água, considerando artigos acadêmicos publicados e três bases de dados de grande relevância na literatura científica. A abordagem metodológica do presente trabalho foi uma revisão sistemática da literatura sobre o assunto. Um total de 37 artigos foram sistematicamente identificados e revisados, por meio dos quais foi possível identificar os artigos mais relevantes. São extraídas as principais metodologias aplicadas ao processo de setorização, os algoritmos adotados e os principais benefícios decorrentes da aplicação do seccionamento da rede.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Christian Luiz da, Gabriel Massao Fugii, and Marcos Junior Marini. "Gestão da cadeia de reciclagem em rede: um estudo do projeto Ecocidadão no Município de Curitiba." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 5, no. 1 (March 26, 2015): 20–37. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v5i1.692.

Full text
Abstract:
A gestão inadequada de resíduos gera uma série de problemas ambientais, sociais e econômicos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos traz diretrizes para o desenvolvimento de atividades em rede com a finalidade de melhorar a gestão destes resíduos. Há muitas ações no Brasil em trabalhos de redes, como cooperativas e associações de catadores, porém, ainda incipientes e com necessidade de fortalecimento. Neste sentido, a proposta deste trabalho é descrever a gestão de cadeia de reciclagem e suas relações nas atividades de reciclagem no município de Curitiba. A hipótese é que a reciclagem de Curitiba funcionando como uma rede possui a prefeitura no papel central nas ações dentro desta cadeia de recicláveis. O método de pesquisa é dedutiva e aplicada, utilizando o método de pesquisa bibliográfica e de levantamento com análise de conteúdo, bem como a realização de visitas técnicas e entrevista semi-estruturada. Os resultados demonstram que a prefeitura exerce papel de fomentação, manutenção, estruturação e coordenação na rede de reciclagem. Em relação ao Projeto Reciclagem Inclusão Total – ECOCIDADÃO, a prefeitura é um dos principais atores juntamente com Fundação Ação Social (FAS) e a Aliança Empreendedora nas ações desenvolvidas neste projeto. Ainda, há uma dependência da prefeitura para organização desta cadeia, mas o planejamento prevê a sustentabilidade das cooperativas envolvidas no Projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Da Cunha, Isabel Cristina, Mario Jorge Cardoso Freitas, Ana Waley Mendonça, and Amauri Bogo. "COMPROMISSOS DE SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA- UDESC, BRASIL: ESTUDO DE CASO DO PROJETO REDE DE INDICADORES DE UNIVERSIDADES SUSTENTÁVEIS – RISU." Revista Contrapontos 15, no. 2 (August 7, 2015): 204. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v15n2.p204-227.

Full text
Abstract:
<p>O artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), de um questionário de Indicadores de Sustentabilidade e enfatizar dados relativos aos compromissos assumidos para os próximos 3 a 5 anos. A UDESC faz parte do projeto Rede de Indicadores de Universidades Sustentáveis (RISU) e a aplicação do questionário se constituiu em uma oportunidade para relançar um debate entre a comunidade universitária sobre a problemática da sustentabilidade. O questionário, com 114 indicadores distribuídos por 11 blocos temáticos, foi preenchido pelas autoridades competentes da UDESC. A análise dos resultados permite identificar quais as ações que já foram e/ou ainda não foram implementadas na universidade e, o que é mais importante, quais são os compromissos assumidos pela instituição. Com base na consideração de tais compromissos, debatem-se quais deverão ser os próximos passos para a construção da sustentabilidade na universidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Calia, Rogério Cerávolo, and Fábio Müller Guerrini. "Estrutura organizacional para a difusão da produção mais limpa: uma contribuição da metodologia seis sigma na constituição de redes intra-organizacionais." Gestão & Produção 13, no. 3 (December 2006): 531–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000300014.

Full text
Abstract:
A "Produção Mais Limpa" é uma metodologia criada para aumentar a sustentabilidade ambiental das manufaturas. Devido a sua importância para o desenvolvimento sustentável, a Produção Mais Limpa foi amplamente promovida pela Organização das Nações Unidas e por diversas redes de organizações visando à difusão desta metodologia. No entanto, após mais de dez anos de atuação, estas redes para a difusão da Produção Mais Limpa têm se confrontado com significativas e recorrentes barreiras organizacionais que limitam seu desempenho. Utilizando-se do referencial teórico de "organizações em rede" no contexto da inovação, este artigo se baseia num aprofundado estudo de caso sobre uma estrutura organizacional em rede dentro de uma empresa multinacional que opera dezenas de manufaturas em diversos países. Esta empresa triplicou o desempenho ambiental em toneladas de poluição prevenidas e multiplicou em oito vezes o número de projetos de Produção Mais Limpa bem sucedidos, após ter implementado uma estrutura organizacional em rede para aumentar sua capacidade de gerenciar projetos para a melhoria de processos. Para explicar os motivos de tal aumento de desempenho ambiental, o artigo utiliza a metodologia de modelagem organizacional Enterprise Knowledge Development (EKD) para descrever as interações entre os objetivos, regras e processos do Programa de Produção Mais Limpa desta corporação, assim como as suas estruturas de relacionamento entre os atores que viabilizaram a integração das competências necessárias para a geração de uma maior capacidade de inovação ambientalmente sustentável nas manufaturas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lopes, Analú dos Santos, and Keli Regina Dal Prá. "A previsão da articulação da rede socioassistencial a partir dos dispositivos normativos legais da Assistência Social." Sociedade em Debate 26, no. 3 (December 15, 2020): 110–30. http://dx.doi.org/10.47208/sd.v26i3.2769.

Full text
Abstract:
Com o reordenamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), a partir da implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), introduz-se a oferta da proteção social através da articulação da Rede Socioassistencial que deve ser organizada e implementada, visando romper com a sobreposição e paralelismo de ações. Analisar como a articulação desta Rede Socioassistencial é orientada a partir das normativas legais que dão sustentabilidade à implementação da PNAS constitui o objetivo central deste artigo. Metodologicamente este objetivo foi alcançado por meio de pesquisa documental em leis, resoluções e cadernos orientadores relacionados à Política de Assistência Social no contexto do SUAS, visando auxiliar na orientação de diferentes trabalhadores do Sistema na implementação da articulação da Rede Socioassistencial em seus cotidianos. Estes documentos, ao serem analisados em sua totalidade apontam diferentes responsabilidades para os atores que operam a Rede Socioassistencial, os quais podem viabilizar ou inviabilizar o acesso ao direito à assistência social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cunha, Christiano França da, Eduardo Eugênio Spers, and Decio Zylbersztajn. "Percepção sobre atributos de sustentabilidade em um varejo supermercadista." Revista de Administração de Empresas 51, no. 6 (December 2011): 542–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902011000600004.

Full text
Abstract:
Os selos e certificados são uma resposta do varejo à necessidade dos consumidores de maior monitoramento da qualidade e segurança dos alimentos. Existem diversos tipos de selos encontrados no varejo; alguns são específicos para o atributo relacionado à origem do produto e outros, ainda, atestam diversas características intrínsecas e extrínsecas. Entre os selos dos produtos comercializados por uma rede supermercadista no Brasil, está o Garantia de Origem (GO). Para avaliar a percepção dos consumidores, entrevistaram-se 120 clientes em supermercados na região de Campinas e Piracicaba/SP, que tivessem produtos GO. Foram identificados, por meio de análise fatorial, quatro dimensões relevantes: segurança alimentar; qualidade intrínseca do produto; sistema de produção diferente e verificação do governo. Já em relação aos atributos sustentabilidade e origem, valores como prestígio, credibilidade e respeito foram considerados relevantes. O artigo apresenta contribuições nos campos metodológico e teórico, auxiliando a melhor compreensão dessas percepções dos consumidores sobre esses atributos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barboza, Renato, Lígia Rivero Pupo, and Katia Cibelle Machado Pirotta. "Orientação Sexual na Escola: uma análise da sustentabilidade de políticas intersetoriais de Educação e Saúde no munícipio de São Paulo." Revista Gestão & Políticas Públicas 4, no. 2 (December 15, 2014): 282–302. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v4i2p282-302.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a sustentabilidade de programas públicos, sobretudo na área da educação e da saúde. Objetiva-se compreender as dificuldades enfrentadas por três programas de orientação sexual na rede municipal de ensino de São Paulo, no período de 2001 a 2005, para garantir a continuidade e a sustentabilidade das ações. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os atores-chave do processo e um estudo em fontes documentais. Observaram-se problemas de continuidade e de financiamento. As principais medidas para assegurar a sustentabilidade visavam inserir as ações na estrutura da instituição, garantir benefícios a professores capacitados e se respaldar na legislação. Os programas possuíam graus de influência variáveis e, consequentemente, maior ou menor facilidade em obter os meios para sua execução. A instituição apresentou pouca capacidade em realizar mudanças adaptativas, indicando falta de alinhamento com os programas. Não foi encontrada uma base social fortalecida de apoio aos programas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Aires, Francisco Péricles Galúcio, Edmilson Evangelista da Silva, Jandiê Araújo da Silva, Lelisângela Carvalho da Silva, and Tatiane Marie Martins Gomes de Castro. "DIAGNOSTICO E AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO PROJETO DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA SUSTENTÁVEL - PAIS EM ASSENTAMENTO AGRÍCOLA NO ESTADO DE RORAIMA." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 11, no. 01 (December 7, 2018): 203–29. http://dx.doi.org/10.24979/160.

Full text
Abstract:
A busca por uma agricultura mais sustentável que respeite o produtor e consumidor, integrada ao meio ambiente, apontam para as práticas agroecológicas. Neste contexto, essa pesquisa buscou diagnosticar e avaliar a sustentabilidade das Unidades de Tecnologia Social - UTS no projeto de Produção Agroecológica Integrada Sustentável – PAIS, PA Nova Amazônia, Boa Vista - RR. Foi desenvolvida em duas etapas, formalização de uma rede de informantes e a de campo, utilizou-se questionários semiestruturados, considerando as Caracterizações Socioculturais e da Unidade de Produção, Indicadores Técnico, Aspectos de Mercado e Econômicos, Descritores Gerais, Opiniões do Produtor, determinando assim os indicadores de sustentabilidade a serem avaliados. A análise dos resultados seguiu a metodologia da ameba (Nicollis), a partir dos indicadores de sustentabilidade, possibilitando a comparação dos níveis de sustentabilidade dos agroecossistemas, a análise de variância e o teste “t” de Student a 5%. Foram selecionadas 14 das 60 UTS, por permanecerem na proposta do projeto. Os principais problemas detectados: estiagem prolongada, falta de mão de obra, incidência de pragas e doenças, fogo, baixa escolaridade e envelhecimento dos produtores. O agroecossistema 12 obteve o melhor resultado, índice 6, os agroecossistemas com valores dos índices entre 5 e 8, estão entre o mínimo e um desempenho satisfatório de sustentabilidade e inferiores a 5, são suficientemente sustentáveis. Desta forma os agroecossistemas 3, 5, 11 e 14, índices 5, limítrofe, os agroecossistemas 13 e 1, índice 4, iguais estatisticamente aos anteriormente, mas com índices insuficientes a sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bortoluzzi, Citania Aparecida Pilatti, Simone Sehnem, David Rodrigo Petry, Carlos Eduardo Carvalho, and Silvio Santos Junior. "Práticas de Sustentabilidade e Resource Based View – RBV: estudo na rede Senac de Santa Catarina." Revista Organizações em Contexto 14, no. 28 (June 25, 2018): 293. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v14n28p293-319.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisa a relação entre práticas sustentáveis, recursos organizacionais e desempenho na Rede SENAC Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey que foi respondida por 113 colaboradores das 26 unidades do SENAC Santa Catarina, com a finalidade de identificar o nível de conhecimento sobre os assuntos pertinentes a gestão da sustentabilidade, por meio de 140 questões, em sua maioria medida por escalas. Para apresentação e análise dos resultados, serviu-se da utilização de médias escalares e da análise multivariada com aplicação das técnicas de correlação e regressão facilitando assim, a condensação e compreensão dos dados. Os resultados da pesquisa mostram que existem ações relacionadas às práticas sustentáveis e que as Unidades do SENAC, buscam incorporar práticas sustentáveis no seu dia a dia. Dos resultados é possível inferir que o desempenho das unidades do SENAC Santa Catarina é função de vários fatores, entre as quais as dimensões Gestão Estratégica de Resultados e Recursos e Capacidades Inimitáveis, compostas por dez variáveis cada uma, são as mais relevantes para o desempenho da Rede SENAC, representando 55% da variância do desempenho das unidades do SENAC Santa Catarina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Garcia, João António, José Manuel Leal Saragoça, and Mário Rui Coelho Teixeira. "Uma comunidade desportiva e as redes de cooperação entre organizações promotoras de desporto." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 32, no. 4 (December 12, 2018): 621–31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v32i4p621-631.

Full text
Abstract:
É fundamental o estudo das organizações desportivas, enquanto entidades sociais essenciais no processo de desenvolvimento do desporto em Portugal, uma vez que as relações interorganizacionais são determinantes para a sustentabilidade e competitividade no setor desportivo. O estudo tem como objetivo identificar e compreender as relações de cooperação que as instituições promotoras de desporto do concelho de Évoraestabelecem entre si, como forma de potenciar a eficiência coletiva. A investigação enquadra-se nos estudos de carácter exploratório e assume a configuração de um estudo de caso. A ferramenta utilizada no tratamento dos dados foi a Análise de Redes Sociais (ARS), tendo os dados sido recolhidos através de questionário sociométrico e complementados com análise documental. Concluiu-se que, na generalidade, as dinâmicas de cooperação em rede são fracas, encontrando-se algumas exceções ao nível dos subgrupos. Perante os números de praticantes e modalidades disponibilizadas, aferiu-se que as organizações desportivas desenvolvem, através das suas estruturas, uma função interventiva na comunidade. A Câmara Municipal de Évora é a instituição que apresenta maior centralidade nas diferentes redes. A perspetiva dos atores em rede é exclusivamente centrada em interesses particulares, sendo que, as relações de cooperação acontecem essencialmente para troca de informação. A prospetiva de cooperação futura apresenta múltiplas potencialidades, o que, certamente, contribuirá para o desenvolvimento desportivo do concelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Brito, Renato de Oliveira, Célio da Cunha, and Luiz Siveres. "Gestão participativa e sustentabilidade socioambiental: um estudo em escolas da rede pública de Sobral-CE." Ciência & Educação (Bauru) 24, no. 2 (April 2018): 395–410. http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320180020009.

Full text
Abstract:
Resumo: Este estudo analisa os indicadores de influência da gestão participativa no desenvolvimento de projetos escolares, contemplados pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) - Escolas Sustentáveis, que visaram a promoção de uma educação socioambiental. Os dados foram gerados mediante entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores, professores, coordenadores e alunos em quatro escolas contempladas pelo programa. A partir de um universo de 15 participantes, os resultados confirmaram a premissa de que a gestão participativa, acrescida do apoio financeiro institucional aos projetos da escola, enriqueceu tanto o ambiente escolar como o ambiente social no que concerne à questão da conservação e da preservação do meio ambiente, com objetivo de possibilitar uma qualidade de vida melhor para a geração presente e futura. Baseou-se a identificação dos sentidos que os participantes atribuem às suas ações e conquistas em ambientes escolares que permitissem ampla participação e diálogo. Assim, culminou a criação do que se chamou aqui de indicadores de sustentabilidade socioambiental em escolas de gestão participativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ramborger, Bibiana Melo. "O papel das redes sociais para o desenvolvimento local: um estudo na Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar." Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 3, no. 1 (November 9, 2017): 52. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v3i1.3405.

Full text
Abstract:
Ao longo dos anos ocorreram significativas transformações no meio rural brasileiro. Tendo em vista que o ser humano escolhe, em seu próprio espaço e de ser ou fazer o que ele deseja, é uma forma sensata de analisar assim seu desenvolvimento, uma vez que cada um tem sua trajetória, com suas crenças, as quais devem ser respeitadas e, culturas adaptadas ao meio ambiente em que vivem. O trabalho que ora apresentamos é constituído por pesquisa bibliográfica e de campo com o intuito de melhor conhecer e analisar a formação e o trabalho desenvolvido através da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar no que tange a questão da sustentabilidade articulada por seus associados, principalmente sobre as agroindústrias familiares presentes neste cenário. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados o método qualitativo, com técnicas de entrevista semiestruturada e observação assistemática para a coleta de informações e análise de conteúdo para o processo analítico. Incorporando esta análise para a compreensão do associativismo rural, pode-se inferir que na organização de uma associação, mesmo que os produtores familiares objetivamente vislumbrem a produção econômica, subjetivamente eles podem alcançar a reprodução social do grupo e, consequentemente da dinamização da unidade familiar que cada sujeito pertence.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography