To see the other types of publications on this topic, follow the link: Referenciais.

Journal articles on the topic 'Referenciais'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Referenciais.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Marins, João José Neves. "Referenciais para avaliação." Revista Brasileira de Educação Médica 33, suppl 1 (2009): 03–04. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022009000500001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruz, Maria Soraia Silva, and Alina Galvão Spinillo. "Adição de frações por estimativa a partir do referencial de metade e de inteiro." Estudos de Psicologia (Natal) 19, no. 4 (December 2014): 241–49. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2014000400001.

Full text
Abstract:
O presente estudo investigou o papel desempenhado pelos referenciais de inteiro e de metade na resolução de adição de frações por estimativa. Crianças (8-9 anos) de classe média alunas do ensino fundamental resolveram as mesmas adições de frações em diferentes situações: por estimativa, usando o referencial de metade (Tarefa 1), por estimativa, usando o referencial de inteiro (Tarefa 2) e utilizando o simbolismo matemático apenas (Tarefa 3). Observou-se que embora não resolvessem as adições por meio do simbolismo matemático, as crianças faziam estimativas apropriadas com base no referencial de inteiro e de metade, tendo o mesmo bom desempenho com ambos os referenciais. Concluiu-se que pontos de referência desempenham papel importante no raciocínio lógico-matemático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hossne, William Saad. "Bioética – princípios ou referenciais?" O Mundo da Saúde 30, no. 4 (December 5, 2006): 673–76. http://dx.doi.org/10.15343/0104-7809.200630.4.20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leone, Claudio, Ciro João Bertoli, and Denise de Oliveira Schoeps. "Novas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde: comparação com valores de crescimento de crianças pré-escolares das cidades de Taubaté e Santo André, São Paulo." Revista Paulista de Pediatria 27, no. 1 (March 2009): 40–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822009000100007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Em 2007, a Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs um referencial de crescimento de cinco a 19 anos, a ser utilizado em continuidade ao referencial de menores de cinco anos (de 2006), que, entre outras características, aos cinco anos de idade mostra um bom ajuste com a curva de 2006. Este estudo visa comparar os referenciais da OMS com o crescimento observado em pré-escolares brasileiros. MÉTODOS: A partir dos dados antropométricos de 2.830 crianças com idade entre três e seis anos de duas amostras das cidades de Taubaté e Santo André, em São Paulo, foram calculados os valores dos percentis (P) 5, 50 e 95 de peso, estatura e índice de massa corpórea (IMC). Os valores dos novos referenciais da OMS foram comparados a esses resultados de acordo com o sexo e a faixa etária. RESULTADOS: Nos percentis de estatura, o referencial apresentou valores próximos ou pouco superiores aos dos pré-escolares até os cinco anos. Nessa idade, a tendência se inverte, obtendo-se valores progressivamente inferiores até os sete anos. Para peso e IMC, em todas as idades consideradas, o P5 e 50 dos referenciais são pouco menores que os das crianças, mas o P95 indica uma tendência de crescimento progressivamente menor, fazendo com que, próximo aos sete anos, o P95 de IMC dos pré-escolares da amostra seja cerca de 4kg/m² maior. CONCLUSÕES: Os referenciais da OMS apontam uma prevalência menor de magreza (desnutrição) e baixa estatura entre cinco e sete anos e, ao mesmo tempo, uma elevação importante da prevalência de obesidade entre três e sete anos de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rofatto, Vinicius Francisco, Fabricio Dos Santos Prol, Marcelo Tomio Matsuoka, and Sérgio Florêncio Souza. "Situação atual na transformação entre sistemas de referência celeste e terrestre." Revista Brasileira de Geomática 4, no. 3 (December 9, 2016): 169. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v4n3.5495.

Full text
Abstract:
Muitas aplicações de Geodésia, geodinâmica, Astronomia e navegação dependem da disponibilidade de referenciais geodésicos adequados. Atualmente, dois sistemas de referências são adotados por convenção: o referencial terrestre e o referencial celeste. O primeiro trata de um referencial dinâmico com eixos coordenados fixos à Terra, enquanto o segundo é um sistema inercial com eixos fixos no espaço sideral. Ambos os sistemas de referências e os procedimentos intrínsecos à eles estão baseados nas resoluções recomendadas e aprovadas pela Assembléia Geral da União Astrônomia Internacional – IAU (International Astronomical Union). Uma revisão teórica é apresentada neste trabalho sobre a situação atual das resoluções do IAU. Ademais, experimentos são realizados a fim de mostrar os procedimentos necessários na transformação entre os referenciais celeste e terrestre, bem como uma aplicação é mostrada a fim de apresentar a magnitude dos erros obtidos na transformação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Aparecida Juliana, and Thaís Ludmila Da Silva Ranieri. "UM OLHAR PARA OS PROCESSOS REFERENCIAIS EM CONVERSAS NO WHATSAPP." PROLÍNGUA 14, no. 2 (May 5, 2020): 3–15. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2019v14n2.48663.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, nos propomos a analisar os processos referencias construídos em conversas de um grupo de WhatsApp, observando, com atenção, a performance das elaborações referenciais, conforme defendem Mondada e Dubois (2003) e Koch (2004), em contextos multissemióticos. Juntamente com essas discussões, relacionamos esses pressupostos às novas concepções de texto, embasados nos estudos de Cavalcante e Custódio Filho (2010) e nas contribuições de Dionísio (2005) a respeito dos aspectos multimodais da linguagem. Para isso, contamos com prints de conversas de um grupo de família no aplicativo WhatsApp. As interações do grupo foram acompanhadas por um período de aproximadamente 10 dias no mês de março de 2018. Nossos resultados apontam para uma integração entre os modos semióticos, como o verbal e as imagens, no intuito de estabelecer a progressão referencial em conversas no aplicativo WhatsApp. Tal integração corrobora não só com a natureza multissemiótica do texto, mas também nos mostra como os processos textuais se articulam para além do verbal, apontando para a potencialidade da integração das demais semioses como um fator importante para a textualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Franciele Lúcia Silva, and William Rodrigo Dal Poz. "Potencialidades do PPP no Software Bernese com Compatibilizações de Sistemas Geodésicos de Referência e de Tempo." Revista Brasileira de Cartografia 71, no. 3 (September 25, 2019): 726–55. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv71n3-47483.

Full text
Abstract:
O Software Bernese GNSS (BSW) é um conjunto de pacotes de processamento de observáveis GNSS (Global Navigation Satellite System) de alto desempenho, que proporciona estimativas com alta acurácia, e flexibilidade em suas aplicações. Uma destas funcionalidades é a automatização de scripts que realizam o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). O objetivo deste trabalho é analisar as potencialidades do PPP no BSW. Para alcançar esse propósito foram estimadas as coordenadas de 90 estações da RBMC (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS) no BSW e no serviço IBGE-PPP online, referenciadas a atual realização do International GNSS Service, o IGS14, na época dos dados. As coordenadas estimadas foram comparadas com as coordenadas de referência das estações (SIRGAS2000, época 2000,40), de três formas distintas: 1. Referenciais e épocas incompatíveis; 2. Compatibilização apenas dos referenciais; e 3. Referenciais e épocas compatíveis. As acurácias das coordenadas reduziram no processo de compatibilização de referenciais. Como esperado, o fator predominante na alteração das coordenadas planimétricas se refere à sua evolução temporal. Ademais, as acurácias planimétricas e altimétricas apresentaram estatísticas descritivas similares ao nível do milímetro, evidenciando a potencialidade do BSW no PPP.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ribas, Guilherme Carvalhal. "Pontos referenciais nos acessos cranianos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 4 (December 2003): 1071–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000600033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marcel, Jules, and Giseli Barreto da Cruz. "Êthos Docente de Professores Referenciais." Educação & Realidade 43, no. 1 (October 5, 2017): 363–80. http://dx.doi.org/10.1590/2175-623668903.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo discute o êthos docente de professores formadores referenciais de prática, buscando analisar as influências na sua constituição profissional e os saberes explícitos e/ou tácitos presentes e mobilizados em sua docência. Com base em Shulman, Gauthier, Tardif, e Polanyi, foram realizadas entrevistas e observação de aulas de três professores indicados como referenciais pelos seus alunos, no contexto de um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Os dados revelam convergências entre as práticas dos investigados e gravitam em torno de uma didática de prerrogativas intelectivas, morais, afetivas e comportamentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BRITO, MARIA NOEMI CASTILHOS. "Gênero e cidadania: referenciais analíticos." Revista Estudos Feministas 9, no. 1 (2001): 291–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2001000100017.

Full text
Abstract:
Os temas propostos neste trabalho - cidadania e gênero - levam-nos a buscar referenciais de análise suficientemente abrangentes para que possamos dar conta da sua articulação. A idéia de cidadania e a construção de identidade de gênero têm sido definidas como um entendimento da sociedade que parte da definição de esferas dicotômicas, o público e o privado, responsáveis por uma desqualificação das mulheres no âmbito do político. O feminismo contemporâneo discute esta visão, criticando-a, e propõe novas abordagens que permitem integrar homens e mulheres nas suas relações, no desenvolvimento dos processos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gusmão, Sebastião, Roberto Leal Silveira, and Aluízio Arantes. "Pontos referenciais nos acessos cranianos." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, no. 2A (June 2003): 305–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000200030.

Full text
Abstract:
O conhecimento da topografia cranioencefálica permite delimitar os acessos cranianos. Sistematiza-se os pontos referenciais, definidos em relação aos pontos craniométricos, usados nos diferentes acessos cranianos. Dos 22 pontos referenciais descritos, os doze primeiros estão em relação com a base do crânio e os demais com a convexidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Cavalcante, Mônica Magalhães. "Expressões referenciais – uma proposta classificatória." Cadernos de Estudos Lingüísticos 44 (August 24, 2011): 105–18. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v44i0.8637068.

Full text
Abstract:
In this work, we reflect about the suggested criteria in literature to identify different kinds of anaphorics and deictics, according to their referential function, meaning features and manifestation forms. Privileging remission parameter, we divide these referential elements into two major groups: in one of them, there are expressions introducing new referents in discourse universe without any referential continuity; in the other group, there are expressions with referential continuity, either because they are explicitly evocated or because they are inferible.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

CONDE, Cleber. "A SIGNALÉTICA DAS AÇÕES: O CASO DAS DENOMINAÇÕES DESCRITIVAS." Alfa : Revista de Linguística (São José do Rio Preto) 58, no. 2 (December 2014): 417–40. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-1405-7.

Full text
Abstract:
A designação de ações policiais, ações militares, programas, projetos, casos policiais entre outros objetos denomináveis a partir de estruturas como "Operação + Cavalo de Troia" traduzíveis em "Nc + x" (nome comum mais uma variável) se comporta de modo singular. Para sustentar nossa proposta, desenvolvemos uma análise semântico-referencial da composição daquilo que Kleiber (1985) chamou de denominação descritiva e, para compreender como esse procedimento denominacional se concretiza, evocamos o conceito de signalética segundo Bosredon (1997), cuja proposição teórica tenta dar conta de um conjunto de regras que descrevem os modos específicos de denominar determinados objetos. A partir da descrição das denominações dadas às ações da Polícia Federal Brasileira conseguimos chegar a um levantamento de regras denominativas que são empregadas para se referenciar a objetos singulares como os que são tratados neste artigo. Ademais, conseguimos demonstrar que as denominações descritivas possuem uma constituição híbrida de seu modo de referenciar a partir da mistura das propriedades referenciais do nome próprio e da descrição definida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Terra, Marlene Gomes, Laura Cristina da Silva, Silviamar Camponogara, Evanguelia Kotzias Atherino dos Santos, Ana Izabel Jatobá de Souza, and Alacoque Lorenzini Erdmann. "Na trilha da fenomenologia: um caminho para a pesquisa em enfermagem." Texto & Contexto - Enfermagem 15, no. 4 (December 2006): 672–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072006000400016.

Full text
Abstract:
A utilização de diferentes referenciais metodológicos tem sido uma busca constante na prática de pesquisa em distintas áreas do conhecimento. A enfermagem, neste sentido, tem buscado fundamentar suas pesquisas em referenciais diversificados como forma de ampliar seu corpo de conhecimentos. Desta forma, este artigo tem como objetivo tecer algumas considerações e reflexões acerca da utilização e contribuições da fenomenologia enquanto método de pesquisa na área da Enfermagem, por meio de um resgate de seus principais pressupostos orientadores, bem como, da aplicabilidade da mesma em trabalhos da área. Assim, reafirmamos a importância da fenomenologia como referencial não só metodológico, mas também teórico-filosófico, para a pesquisa em enfermagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Desaulniers, Julieta Beatriz Ramos. "A DINÂMICA ESTRUTURAL DO CAMPO RELIGIOSO: alguns dados empíricos." Veritas (Porto Alegre) 41, no. 162 (December 31, 1996): 249. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.1996.162.35843.

Full text
Abstract:
Este artigo constitui um esforço no sentido de articular teoria, método e dados, quando procura expor alguns resultados sobre as pesquisas desenvolvidas junto a escolas de ofício católicas de Porto Alegre/RS, que têm no referencial de Pierre Bourdieu um dos seus principais referenciais teóricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira do Amorim, Lucas, and Catia Grisa. "Combater a seca ou conviver com o Semiárido?" Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 38, no. 2 (October 23, 2018): 43–57. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2018.v38.9.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo reconstituir o processo histórico de intervenção do Estado no Se- miárido brasileiro e as ideias em disputa sobre as estratégias de desenvolvimento para a re- gião. Reconhece-se que dois referenciais disputam a formulação de políticas para o Semiárido: o combate à seca e a convivência com o Semiárido. O primeiro referencial influenciou a for- mulação de políticas públicas durante quase todo o século XX, enquanto o segundo emergiu na década de 1990. As noções de fóruns e arenas de políticas públicas (Fouilleux, 2017, 2003, 2000) demonstraram-se interessantes ferramentas para analisar os atores envolvidos e o cons- tante processo de negociação entre ideias e referenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Braide de Moraes Cavalcante, Thaysa Maria, and Maria Helenice Araújo Costa. "Equivalência e Processos de Referenciação na Construção Identitária do Movimento Occupy Wall Street." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 1, no. 47 (November 23, 2017): 10. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v1i47.4115.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva empreender uma análise da construção identitária do movimento norte-americano Occupy Wall Street (OWS), quando de seu início, a partir de equivalências produzidas em seu discurso por meio dos processos referenciais. Para tanto, utilizamos a teoria do discurso proposta por Ernesto Laclau & Chantal Mouffe, e da referenciação, na perspectiva de autores como Mondada & Dubois, Marcuschi e Cavalcante, nos apropriando, sobretudo, da categoria sociodiscursiva de cadeia de equivalência, e das categorias textual-discursivas de introdução referencial, anáfora e dêixis, as quais constituem os processos referenciais. Conduzidos por uma metodologia de análise qualitativa, chegamos à conclusão que o referente construído tende a funcionar, pelas equivalências que estabelece, como o significante de uma indeterminação, o que Laclau chama significante vazio. Apontamos para a importância de considerar a referenciação como um ato político e esquivarmo-nos de definições herméticas que desconsideram as múltiplas direções a que o processo referencial pode nos conduzir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Bornheim, Gerd. "SUJEITO E OBJETO, E NOVAS PARAGENS." Veritas (Porto Alegre) 47, no. 1 (December 30, 2002): 35. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2002.1.34850.

Full text
Abstract:
O presente trabalho aborda a questão da relação da arte contemporânea com dois referenciais: o referencial do objeto e o da subjetividade. O autor mostra que, após a morte de todos os absolutos, a hegemonia de sujeito e objeto, tão duramente conquistada, revela-se também insuficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Keim, Ernesto Jacob. "A Educação a Revolução Social de Martinho Lutero." EccoS – Revista Científica 12, no. 1 (November 24, 2010): 219–38. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.v12i1.1907.

Full text
Abstract:
Nesse artigo, desenvolvido junto ao Grupo de Pesquisa Filosofia e Educação EDUCOGITANS que atua junto ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau se debatem aspectos decorrentes do movimento desencadeado por Lutero, Melanchthon e Cranach, por volta de 1517, conhecido como reforma protestante, no que se refere à educação identificada como agente revolucionário. Além da abordagem histórica pouco explorada, este artigo traz para a atualidade um extrato de sua obra no que se refere a uma ética social que se mostra presente em toda a produção literária de Martinho Lutero. A pesquisa base desse texto elaborou um conjunto de vinte aspectos referenciais para planejamentos educacionais referenciados, confrontados e integrados com a Ética Social de Lutero e os referenciais educacionais defendidos por Paulo Freire.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Santos, Janyellen Martins, Romildo Barros da Silva, and Maria Francisca Oliveira Santos. "Processos referenciais no debate político televisivo." Cadernos de Linguística 1, no. 2 (November 3, 2020): 01–14. http://dx.doi.org/10.25189/2675-4916.2020.v1.n2.id131.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa como os processos referenciais atuam no gênero debate político televisivo tanto na perspectiva argumentativa quanto na textualidade. Nesse sentido, fez-se uma abordagem da referenciação, um fenômeno do discurso que estabelece a reconstrução do real por meio da linguagem. Em relação à base teórica, contou-se com as contribuições de Cajueiro (2013), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Costa (2009), Custódio Filho (2011), Cavalcante, Rodrigues e Ciulla (2014), Ferreira (2010), Koch (2004 e 2011), Koch e Elias (2009), Marcuschi (2003 e 2010), entre outros. O estudo traz uma perspectiva qualitativa, evidenciando a relevância e a funcionalidade dos processos referenciais observados. Nas análises, observou-se que os processos referenciais evidenciados no debate atuaram na constituição da tessitura textual, no que se refere à manutenção do gênero e das temáticas abordadas. Na argumentação, por sua vez, esses processos permitiram a reconstrução de objetos de discurso, uma vez que cada debatedor a efetuava a partir de seus pontos de vista, procurando desqualificar o oponente e enaltecer-se como o melhor candidato ao pleito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Saad Hossne, William, and Leo Pessini. "Dos referenciais da Bioética – a Espiritualidade." Revista Bioethikos 8, no. 1 (March 31, 2014): 11–30. http://dx.doi.org/10.15343/1981-8254.20140801011030.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Boszko, Camila, and Cleci Teresinha Werner da Rosa. "Diários Reflexivos: definições e referenciais norteadores." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 2 (August 24, 2020): 18–35. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i2.11135.

Full text
Abstract:
O presente artigo, que parte de uma breve contextualização sobre o potencial formativo dos diários reflexivos, tem por objetivo apresentar uma definição dos principais tipos de diários utilizados nas pesquisas educacionais recentes. Para tanto, analisaram-se terminologias e referências teóricos, de modo a trazer uma breve definição do termo e o objetivo central do instrumento a partir de sua perspectiva teórica. Como resultado apontamos a nebulosidade na definição de termos e teorias nas pesquisas na área educacional, bem como salientamos a importância da definição crítica dos termos do instrumento a ser utilizado de modo que este faça jus ao objetivo almejado para com a utilização do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

KOCH, Ingedore Villaça, and Luiz Antônio MARCUSHI. "Processos de Referenciação Na Produção Discursiva." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 14, spe (1998): 169–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44501998000300012.

Full text
Abstract:
Este ensaio analisa algumas das estratégias pelas quais se realizam os processos referenciais na produção do texto oral. Trata de explicar como os referentes são introduzidos, conduzidos, retomados, apontados e identificados no texto. A relevância desta investigação está diretamente ligada à essencialidade do sistema referencial na coesividade e organização tópica do texto. Justamente por isso, Sanford e Garrod (1982:100) julgam importante a resolução do processo referencial para a própria compreensão textual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Costa, Wagner Alexandre Dos Santos, and Vanda Cardozo De Menezes. "CADEIAS REFERENCIAIS E PRODUÇÃO DE SENTIDOS NO JORNALISMO POPULAR." Revista do GEL 13, no. 3 (December 30, 2016): 241–59. http://dx.doi.org/10.21165/gel.v13i3.1068.

Full text
Abstract:
As sucessivas retomadas de um item lexical no texto formam uma cadeia textual/referencial. O estudo da fabricação dessas cadeias pode ser um valioso instrumento para desvelar procedimentos linguístico-discursivos vários em textos noticiosos, como a evolução informacional, a construção de drama/ humor bem como observar a perspectiva pela qual um conteúdo é interpretado pela instância produtora, o jornal. Neste estudo, que se vincula à Linguística textual, desenvolveu-se uma análise qualitativa sobre a progressão referencial de certos itens lexicais referencialmente instáveis presentes no título de notícias do jornal popular carioca Meia Hora, em conformidade com Mondada (2005), Koch e Elias (2008), Marcuschi (2004), Cavalcante (2011) e Roncarati (2010). Nos procedimentos metodológicos, isolamos as cadeias referenciais das notícias do corpus e estabelecemos as relações entre seus componentes, procurando compreender o processo de estabilização do item-fonte, presente no título. Os resultados demonstram que, no material analisado, o subtítulo é o espaço primeiro para construção de hipóteses afinadas ao conteúdo global do texto. Observou-se, ainda, que a cadeia referencial perfaz uma trajetória do (+) informal e (+) metafórico/instável ao (+) formal e (+) referencial/estável. Além disso, consideramos ser a categoria título, sobretudo na esfera jornalística, uma unidade também referencial dinâmica, recategorizável, instável e em construção no fio do discurso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

FREIRE, EUGÊNIO PACCELLI AGUIAR. "Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana." Revista Brasileira de Educação 20, no. 63 (December 2015): 1033–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782015206312.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo investiga se o uso de podcast no Brasil segue a concepção cooperativa de Célestin Freinet (1998), para quem a cooperação é uma ação educativa conjunta, motivada pelo interesse espontâneo e envolta em uma atmosfera livre. Confirmada a hipótese examinada, o referencial freinetiano servirá como alicerce para a elaboração de referenciais educativos para o desenvolvimento de podcasts cooperativos escolares a partir da apropriação, contextualizada à educação formal, das relações produtivas vistas na podosfera brasileira, examinadas por meio de uma observação participante on-line. Esse procedimento será precedido da apresentação da tecnologia tratada, bem como da elucidação dos parâmetros teórico-metodológicos desta pesquisa. Como resultado desses procedimentos, foi elaborado um conjunto de referenciais para projetos que busquem trabalhar a cooperação freinetiana por meio do podcast na educação formal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santana, Tulio Alves, and Regiane Dalazoana. "Integração dos Referenciais Verticais Terrestre e Oceânico: Conceitos Relacionados, Projetos Desenvolvidos e Desafios." Revista Brasileira de Cartografia 72, no. 2 (June 22, 2020): 345–64. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72n2-52611.

Full text
Abstract:
No Brasil, os Níveis de Redução (NREDs) das Estações Maregráficas (EMs) são utilizados como os Data verticais oceânicos ou Chart Datum (CD) os quais são referências para as cartas náuticas confeccionadas pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Em contrapartida ao que é adotado no país, a Organização Hidrográfica Internacional (IHO) recomenda que a superfície usada como referência para obtenção do Datum para reduções de sondagens em zonas costeiras seja definida pela superfície LAT (Lowest Astronomical Tide) calculada a partir de pelo menos 18,6 anos de observações maregráficas. A unificação do referencial vertical oceânico e a integração entre os referenciais verticais é algo que se tem almejao para a costa brasileira por meio de parcerias entre diversas instituições e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Adotar uma superfície dada pela LAT solucionaria os problemas apresentados pela adoção dos NREDs como CD: o caráter local; o fato de que algumas profundidades podem ser menores do que as constantes na carta; a questão da determinação de cada NREDs em épocas distintas; a falta de padronização da extensão das séries temporais para quantificação dos NREDs e, sobretudo, a impossibilidade de conexão ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS). Com o objetivo de contribuir com as discussões relativas à temática da integração dos referenciais verticais em região costeira, este artigo apresenta conceitos envolvidos, projetos já desenvolvidos em outras regiões do mundo e alguns desafios inerentes ao Brasil, para a unificação do referencial oceânico e a integração dos referenciais verticais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Sangiogo, Fábio André, Karine Raquiel Halmenschlager, Sandra Hunsche, and Otavio Aloisio Maldaner. "Pressupostos epistemológicos que balizam a Situação de Estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação docente." Ciência & Educação (Bauru) 19, no. 1 (2013): 35–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132013000100004.

Full text
Abstract:
Frente às propostas de ensino baseadas em temas que sinalizam reconfiguração curricular, objetiva-se identificar e apresentar pressupostos epistemológicos presentes na Situação de Estudo (SE), bem como destacar implicações destes no ensino e na formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, desenvolvida mediante a análise de textos publicados que referenciam a SE, e de uma entrevista semiestruturada realizada com um professor idealizador da proposta. A análise dos materiais permite inferir que o principal referencial epistemológico da SE é o bachelardiano, e, no âmbito educacional, o vigotskiano. Contudo, assumir esses referenciais implica construir programas escolares que considerem aspectos do cotidiano do estudante para que, nas interações assimetricamente estabelecidas sobre o objeto em estudo, possa apropriar-se do conhecimento historicamente produzido. Para isso, sinaliza-se a necessidade de discussões de cunho epistemológico na formação docente, para além dos educacionais, para que se desenvolva um ensino mais coerente com as Ciências e significativo aos estudantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Damergian, Sueli. "Migração e referenciais identificatórios: linguagem e preconceito." Psicologia USP 20, no. 2 (June 2009): 251–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642009000200007.

Full text
Abstract:
A ausência de diálogos no mundo massificado impõe um discurso padronizado. Tenta-se eliminar as diferenças e os limites que estruturam as identidades são ameaçados. A violência desse mundo joga para a periferia grandes segmentos da população, condenados a viver em condições desumanas. Migrantes e imigrantes, desenraizados dos fundamentos de suas identidades, constituem parte expressiva dessa população. Grandes metrópoles, como São Paulo, são verdadeiros lócus do embate intercultural que os ameaça. Nossa discussão se apóia em trabalho de pesquisa anterior com crianças nordestinas em escolas paulistas - pudemos constatar o preconceito, a humilhação que atingem essa população. O ponto de partida para a humilhação é, quase sempre, sua linguagem regional, vista como errada e inadequada. A lingüística e a sociolingüística nos mostram o contrário. Entretanto, tudo que enraíza e fortalece a identidade é negado. A “barbárie civilizada” destrói desejo, sonhos, esperança, alteridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Cimbaluk, Lucas. "Respeito e reciprocidade, referenciais da moralidade kaingang." Mediações - Revista de Ciências Sociais 19, no. 2 (December 30, 2014): 146. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n2p146.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bispo Jr, Esdras Lins, André Raabe, Ecivaldo Matos, Eleandro Maschio, Ellen Barbosa, Leandro Carvalho, Roberto Bittencourt, Rodrigo Duran, and Taciana Falcão. "Tecnologias na Educação em Computação: Primeiros Referenciais." Revista Brasileira de Informática na Educação 28 (July 2, 2020): 509–27. http://dx.doi.org/10.5753/rbie.2020.28.0.509.

Full text
Abstract:
O movimento de pesquisadores de Educação em Computação no Brasil vem promovendo vários espaços de diálogo dentro da Sociedade Brasileira de Computação com diversas áreas da Computação. Uma destas áreas é a Informática na Educação, com a qual estabelece convergências de pesquisa promissoras. Este artigo busca tecer considerações iniciais sobre as convergências entre estas duas áreas: a Educação em Computação e a Informática na Educação, estabelecendo o que chamaremos de Tecnologias na Educação em Computação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Martins, Paulo. "Sobre a metapoesia em Propércio e na poesia erótica romana: o poeta rufião." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 28, no. 1 (January 8, 2016): 125. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v28i1.347.

Full text
Abstract:
Este artigo tem a preocupação de mapear a construção das personae poéticas na poesia erótica romana, entre final da República e o início do Principado, a fim de redimensionar alguns aspectos sobre o "jogo poético" que orienta programaticamente esse tipo de poesia entre a realidade e a ficção. Assim observo, de um lado, aspectos denotativos ou referenciais dessas personae poéticas – masculinas e femininas –, resgatando sua uitae modus ou sua maneira de ser, além do ambiente decoroso, adequado a essa forma mentis, a essa maneira de pensar e de agir. De outro lado, procuro revelar como estas mesmas personae devem e podem ser lidas conotativa ou poeticamente, isto é, entendidas como tropos. Dessa forma, se associamos esse aspecto das personagens poéticas àquela imagem referencial ou contextual, não só podemos ter clareza sobre o "jogo poético" a que está sujeita a recepção de poesia erótica do referido período, como também esse mesmo jogo, fronteiriço por excelência, referencia uma leitura metapoética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Calderón, Adolfo Ignacio, and Carlos Marshal França. "Rankings acadêmicos na educação superior: tendências da literatura ibero-americana." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 2 (October 2018): 448–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000200010.

Full text
Abstract:
Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de pesquisa bibliográfica, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Evidenciam-se, após 2010, predominância de estudos empíricos sobre a performatividade institucional e retração de estudos críticos ao ranqueamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Dalazoana, Regiane, and Sílvio Rogério Correia De Freitas. "Sistemas Geodésicos de Referência: Rumo ao GGRS/GGRF." Revista Brasileira de Cartografia 72 (December 30, 2020): 962–82. http://dx.doi.org/10.14393/rbcv72nespecial50anos-56601.

Full text
Abstract:
O estabelecimento de Sistemas Geodésicos de Referência globais integrando características geométricas e físicas é um dos desafios atuais da Geodésia, principalmente devido às demandas de diversas áreas do conhecimento de que as informações relacionadas aos Sistemas de Observação da Terra (EOS – Earth Observation Systems), sejam integradas em Redes Geodésicas de Referência (RGRs) com uma acurácia de 10-9 ou melhor. O surgimento das técnicas de posicionamento espacial trouxe melhora significativa na qualidade posicional e possibilitou a substituição das RGRs clássicas por redes modernas com características globais. Hoje, a questão das coordenadas de caráter geométrico, está bem resolvida com o ITRS/ITRF (International Terrestrial Reference System/International Terrestrial Reference Frame). Todavia, aspectos associados a diversos processos físicos, tais como os reflexos das redistribuições de massa, não são atendidos por referenciais puramente geométricos. A aprovação da resolução para o GGRS/GGRF (Global Geodetic Reference System/Global Geodetic Reference Frame) surge com a visão da integração entre o referencial terrestre, o celeste, um referencial com características físicas para as altitudes e a nova rede global de gravidade absoluta. Esforços têm sido feitos para definição e realização deste referencial global para as altitudes. É uma tarefa complexa em vista das características clássicas dos referenciais verticais, heterogeneidade em termos de qualidade e distribuição espacial de dados necessários, principalmente os relacionados ao campo de gravidade da Terra. Apresentam-se como grandes desafios para o futuro a necessidade de estabelecimento de procedimentos padrão para a integração ao referencial altimétrico global e a precisão necessária para o estabelecimento dos EOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Chini, Lucélia Terra, Tamires Marta Caliari, Laís Fraga Alves de Oliveira, Thamiris Carolina Passos Nogueira, Murilo César do Nascimento, and Simone Albino da Silva. "Integração de referenciais metodológicos para a elaboração de estudos de casos." Revista de Enfermagem UFPE on line 13, no. 1 (January 3, 2019): 249. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v13i1a238405p249-253-2019.

Full text
Abstract:
ABSTRACTObjective: to select methodological references that guide the accomplishment of the case studies. Method: This is a qualitative, reflexive type study. It refers to the analysis of two methodological references that guide the performance of case studies: the Galdeano, Rossi and Zago Instructional Guide and the Nursing Process. It is noteworthy that the construction of this reflection was based on the search for a strategy that would lead the student to a critical-reflexive professional practice. Results: During the reflexive analysis, a dialogue was observed between the stages of development of both methods. As the methodological approaches discussed complement each other, it was recommended the integration of these methods for the foundation of case studies in the caring process. Conclusion: it is concluded that the use of such referential leads academics to be protagonists in their formation, with the production of knowledge and practices, promoting critical-reflexive posture essential to future nurses for integral care to the health of the individual, the family, and the community. Descriptors: Case Reports; Nursing Diagnosis; Nursing; Nursing Process; Teaching; Education Nursing.RESUMO Objetivo: selecionar referenciais metodológicos que guiem a realização dos estudos de caso. Método: trata-se de um estudo qualitativo, do tipo reflexivo. Refere-se sobre a análise de dois referenciais metodológicos que norteiam a realização de estudos de casos: o Roteiro Instrucional de Galdeano, Rossi e Zago e o Processo de Enfermagem. Destaca-se que a construção desta reflexão se deu a partir da busca de uma estratégia que conduzisse o aluno a uma prática profissional crítico-reflexiva. Resultados: notou-se, durante a análise reflexiva, uma interlocução entre as etapas de desenvolvimento de ambos os métodos e, como as abordagens metodológicas discutidas se complementam, recomendou-se a integração destes métodos para a fundamentação de estudos de casos no processo de cuidar. Conclusão: conclui-se que a utilização de tais referenciais oportuniza, ao acadêmico, ser protagonista na sua formação, com a produção de saberes e práticas, promovendo uma postura crítico-reflexiva essencial aos futuros enfermeiros para a atenção integral à saúde do indivíduo, da família e da comunidade. Descritores: Estudos de Casos; Diagnóstico de Enfermagem; Enfermagem; Processo de Enfermagem; Ensino; Educação em Enfermagem.RESUMEN Objetivo: seleccionar referenciales metodológicos que guíen la realización de los estudios de caso. Método: se trata de un estudio cualitativo, del tipo reflexivo. Se refiere sobre el análisis de dos referenciale metodológicos que guían la realización de estudios de casos: La Guía de Instrucción de Galdeano, Rossi y Zago y el Proceso de Enfermería. Se destaca que la construcción de esta reflexión fue a partir de la búsqueda de una estrategia que condujera al aluno a una práctica profesional crítica-reflexiva. Resultados: se notó, durante el análisis reflexivo, una interlocución entre las etapas de desarrollo de ambos métodos y, como los enfoques metodológicos discutidos se complementan, se recomendó la integración de estos métodos para la fundamentación de estudios de casos en el proceso de cuidar. Conclusión: se concluye que la utilización de tales referenciales da la oportunidad al académico, de ser protagonista en su formación, con la producción de saberes y prácticas, promoviendo una postura crítico-reflexiva esencial a los futuros enfermeros para la atención integral a la salud del individuo, de la familia y de la comunidad. Descriptores: Informes de casos; Diagnóstico de Enfermería; Enfermería; Proceso de Enfermería; Enseñanz; Educación en Enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fiorati, Regina Célia, Larissa Barros de Souza, Fernanda Carla De Assis Cândido, Luana Nunes de Freitas Silva, Larissa Chacon Finzeto, Luana Seles Alves, Thais Zamboni Berra, and Ricardo Alexandre Arcêncio. "Iniquidades sociais e intersetorialidade: desafio à atenção primária à saúde." Revista de Enfermagem UFPE on line 12, no. 6 (June 2, 2018): 1705. http://dx.doi.org/10.5205/1981-8963-v12i6a230523p1705-1716-2018.

Full text
Abstract:
RESUMOObjetivo: investigar ações intersetoriais voltadas ao enfrentamento das iniquidades sociais, em nível de Atenção Primária à Saúde, desenvolvidas com vistas à redução das desigualdades em saúde no Brasil. Método: revisão sistemática com busca nas Bases de dados LILACS e MEDLINE. Utilizaram-se, como critérios de elegibilidade, pesquisas desenvolvidas no Brasil, de 2005 a 2015, em português, inglês ou espanhol, com, pelo menos, um descritor em título ou resumo. Para a análise dos dados, utilizaram-se os referenciais teóricos, as variáveis ação intersetorial governamental e ação intersetorial com participação social e o Guia de Diretrizes PRISMA. Resultados: 40% dos estudos trataram sobre ações intersetoriais de nível governamental envolvendo iniciativas do governo federal; 20%, de ações intersetoriais locais envolvendo a sociedade civil; 40%, dos dois tipos; 40%, baseados no referencial da Organização Mundial da Saúde; 20%, no referencial do Capital Social; 20%, nos referenciais da Organização Mundial da Saúde e Curso da Vida e 20%, nos referenciais da Organização Mundial da Saúde e do Capital Social. Conclusão: políticas intersetoriais, em conjunto com a sociedade, aumentam as possibilidades de concretização de equidade social no Brasil. Descritores: Atenção Primária à Saúde; Iniquidade Social; Determinantes Sociais da Saúde; Ação Intersetorial; Políticas Públicas; Equidade em Saúde.ABSTRACT Objective: to investigate intersectoral actions aimed at confronting social inequities, in the level of Primary Health Care, developed with a view to reducing health inequalities in Brazil. Method: systematic review with search in LILACS and MEDLINE databases. As eligibility criteria, research developed in Brazil, from 2005 to 2015, in Portuguese, English or Spanish, with at least one title or summary descriptor was used. For the data analysis, the theoretical references, the variables governmental intersectorial action and intersectorial action with social participation and the PRISMA Guidelines Guide were used. Results: 40% of the studies dealt with intersectorial actions of governmental level involving initiatives of the federal government; 20%, of local intersectoral actions involving civil society; 40% of the two types; 40%, based on the World Health Organization's benchmark; 20%, in the reference of the Capital Stock; 20% in the World Health Organization and Lifetime referral guidelines and 20% in the World Health Organization and Social Capital benchmarks. Conclusion: intersectorial policies, together with society, increase the possibilities of achieving social equity in Brazil. Descriptors: Primary Health Care; Social Inequity; Social Determinants of Health; Intersectoral Action; Public Policies; Health Equity.RESUMEN Objetivo: investigar acciones intersectoriales dirigidas al enfrentamiento de las inequidades sociales, a nivel de Atención Primaria a la Salud, desarrolladas con vistas a la reducción de las desigualdades en salud en Brasil. Método: revisión sistemática con búsqueda en las Bases de datos LILACS y MEDLINE. Fueron utilizados, como criterio de elegibilidad, de investigación desarrollado en Brasil, desde 2005 hasta 2015, en portugués, inglés o español, con, al menos, un descriptor en el título o en el resumen. Para el análisis de los datos se utilizaron los referenciales teóricos, las variables acción intersectorial gubernamental y acción intersectorial con participación social y el Guía de Directrices PRISMA. Resultados: 40% de los estudios trataron sobre acciones intersectoriales de nivel gubernamental involucrando iniciativas del gobierno federal; 20%, de acciones intersectoriales locales involucrando a la sociedad civil; el 40% de los dos tipos; El 40%, basado en el referencial de la Organización Mundial de la Salud; el 20%, en el referencial del Capital Social; y el 20%, en los referenciales de la Organización Mundial de la Salud y el Curso de la Vida y el 20%, en los referentes de la Organización Mundial de la Salud y del Capital Social. Conclusión: políticas intersectoriales, en conjunto con la sociedad, aumentan las posibilidades de concreción de equidad social en Brasil. Descriptores: Atención Primaria a la Salud; Iniquidad Social; Determinantes Sociales de la Salud; Acción Intersectorial; Políticas Públicas; Equidad em Salud.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Loureiro, Ana Claudia, Manuel Meirinhos, and António José Osório. "Competência digital docente." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 13, no. 2 (July 30, 2020): 163–81. http://dx.doi.org/10.35699/1983-3652.2020.24401.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as concepções de competência digital docente defendidas em referenciais elaborados por Portugal (GEPE), Espanha (INTEF), França, União Europeia (UE), UNESCO e pela International Society for Technology in Education (ISTE). Esta análise tem como objetivos (i) caraterizar a estrutura de competências apresentada pelos diversos referenciais, (ii) identificar especificidades dos referenciais e (iii) compreender as principais linhas de ação dos referenciais. A metodologia adotada foi a de análise de conteúdo de caráter indutivo, suportada por uma grelha de recolha de dados categorizada segundo o objetivo do estudo. Como resultados, apresentamos uma análise comparativa entre esses referenciais, que categoriza, especifica e identifica as principais linhas de orientações das competências digitais docentes. A relevância do estudo funda-se no atual contexto da sociedade que coloca a educação e o professor no foco de uma agenda emergente que se traduz na necessidade de orientações para uma formação contínua do profissional docente que desenvolva as competências digitais geradoras de novas práticas pedagógicas. A investigação pode contribuir com conhecimento científico para projetos futuros de políticas públicas, de países que desejam desenvolver referenciais educativos, ou para instituições de formação inicial e contínua de professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Paz Enrique, Luis Ernesto, María Josefa Peralta González, and Eduardo Alejandro Hernández Alfonso. "Estudio bibliométrico de la Revista Centro Agrícola, Cuba." e-Ciencias de la Información 6, no. 2 (June 30, 2016): 1. http://dx.doi.org/10.15517/eci.v6i2.25273.

Full text
Abstract:
<p>Los análisis de referencias de las publicaciones seriadas constituyen herramientas oportunas para la toma de decisiones encaminadas a mejorar la calidad de las revistas. En este artículo se plantean como objetivos examinar las referencias de los artículos publicados por la Revista Centro Agrícola de la Universidad Central ''Marta Abreu'' de Las Villas, Cuba; e identificar aspectos necesarios para favorecer la indización de la publicación en bases de datos de prestigio internacional. En el estudio se caracteriza la publicación y las referencias que emplea la revista. Se aplican cinco indicadores unidimensionales: año más referenciado, tipología documental más referenciada, autores más referenciados, índice Price por años e índice Price total; esto posibilita identificar las debilidades de la publicación. Para la obtención de los resultados se crea una base de datos bibliográfica, siendo este producto uno de los resultados de la investigación. Se analizan las oportunidades que ofrece el Open Journal Systems para las publicaciones seriadas, la necesidad de utilizar referencias actualizadas y los aspectos negativos de la endogamia editorial. El análisis arriba a conclusiones y recomendaciones que contribuirán a mejorar la calidad de la revista, facilitando el posicionamiento e indización en bases de datos de prestigio.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Maruo, Ivan Toshio, Armando Saga, Elisa Souza Camargo, Odilon Guariza Filho, Orlando Tanaka, and Hiroshi Maruo. "Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO) em ortodontia." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 14, no. 3 (June 2009): 40–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192009000300006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: a discussão sobre o valor dos honorários a serem cobrados pelo tratamento ortodôntico é importante e bastante atual. OBJETIVO: o objetivo da presente pesquisa foi analisar os fundamentos dos atuais Valores Referenciais para Procedimentos Odontológicos (VRPO) nos procedimentos ortodônticos. MÉTODOS: para analisar esse tema do ponto de vista legal, ético e científico, foram utilizados documentos legais, matérias de entidades de classe odontológica e artigos científicos. RESULTADOS: a legislação é genérica e apenas fornece parâmetros abstratos para definir o valor dos honorários. Os VRPO atuais variam dentro do mesmo Estado, conforme a entidade que se consulte. As entidades odontológicas interpretam que os procedimentos ortodônticos corretivos podem ser praticados por qualquer cirurgião-dentista clínico geral, mas já surgem trabalhos científicos na literatura que afirmam o contrário. A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) propõe que sejam formulados VRPO específicos para a Ortodontia. CONCLUSÃO: os VRPO atuais não são padronizados e estão abaixo do valor correto para os procedimentos ortodônticos corretivos, pois são as médias dos valores cobrados por cirurgiões-dentistas especialistas e por clínicos gerais; e a ABOR está embasada legal e eticamente para exigir VRPO específicos para a especialidade da Ortodontia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Leone, Claudio. "Crescimento humano: parâmetros e reflexões acerca de referenciais." Journal of Human Growth and Development 24, no. 1 (February 1, 2014): 7. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.76138.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Caetano, Daniela Dos Santos, Ingred Luana Souza Rosário Tanihara, and Sandra Fernandes Leite. "Políticas Públicas: Compreendendo referenciais teóricos, conceitos e análises." Revista Exitus 9, no. 1 (January 1, 2019): 480. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n1id731.

Full text
Abstract:
O livro “Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos”, lançado em 2010 e relançado posteriormente com uma 2ª edição em 2013, corresponde a um manual didático voltado para estudiosos e interessados em compreender os referenciais teóricos, conceituais e analíticos da área das políticas públicas. O livro está estruturado em seis capítulos dos quais são abordadas cinco dimensões elementares: a dimensão de conteúdo no capítulo 2, a dimensão temporal no capítulo 3, a dimensão espacial no capítulo 4, a dimensão de atores no capítulo 5 e a dimensão comportamental no capítulo 6.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Canceiro, Nádia. "Relações referenciais em frases coordenadas e subordinadas adverbiais." Revista Linguíʃtica 14, no. 2 (September 15, 2018): 139–70. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17481.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é analisar as relações referenciais que se estabelecem entre sujeitos em frases coordenadas e subordinadas adverbiais (integradas e não integradas). A observação do comportamento destes elementos irá fornecer pistas em relação às propriedades dos sujeitos omitidos e realizados nestas construções e às configurações estruturais que lhe estão subjacentes. Para complementar a abordagem teórica, construiu-se uma Tarefa de Juízo de Referência,de forma a obter todas as interpretações associadas a cada frase. Este estudo permitiu-nos perceber que a barreira entre coordenação e subordinação adverbial vai para além daquilo que está descrito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Gobbi, M. C. "Acadêmicos Debatem Novos Referenciais para a Rede Mercomsul." Comunicação & Sociedade 23, no. 36 (December 31, 2001): 207–10. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v23n36p207-210.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Saa, Alberto. "Arrasto de referenciais e o princípio de Mach." Revista USP, no. 62 (August 1, 2004): 94. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9036.v0i62p94-103.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barbalho, Célia Regina Simonetti, and Paulo Roberto Simonetti Barbosa. "Turismo & qualidade: referenciais teóricos para uma prática." Revista Turismo em Análise 8, no. 2 (November 5, 1997): 34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v8i2p34-43.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Miletta Martins, Erik. "Sobre a singularidade das formas co-referenciais metafóricas." Revista Investigações 30, no. 2 (December 31, 2017): 101. http://dx.doi.org/10.51359/2175-294x.2017.230994.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo discutir as bases epistemológicas, teóricas e metodológicas para a definição e análise de estratégias textuais co-referenciais recategorizadoras – sob a forma de anáforas nominais como as sinonímias e as paráfrases – nas quais há emprego de metáforas. Aponta-se, aqui, a singularidade destes processos diante de dois movimentos inferenciais distintos, relativos à co-referência e à configuração conceptual da metáfora no efeito de recategorização. Para atingirmos este objetivo, trazemos alguns exemplos extraídos de um ambiente retórico religioso, altamente produtivo para a ilustração da peculiaridade teórico-metodológica dos processos co-referenciais metafóricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Paula, Enio Freire, and Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino. "Polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas brasileiras sobre identidade profissional de professores que ensinam Matemática." Imagens da Educação 8, no. 2 (September 1, 2018): 42751. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.42751.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em Este artigo tem o propósito de analisar os polos teórico e epistemológico presentes em pesquisas que se propuseram a investigar a identidade profissional (IP) de professores que ensinam matemática (PEM). O corpus é constituído por 24 dissertações e teses brasileiras, oriundas de Programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino defendidas no período 2006-2016. Para tanto, foram descritos e sistematizados os procedimentos metodológicos assumidos nesse corpus e seus respectivos referenciais teóricos relacionados à IP de PEM. Foi possível identificar quatro perspectivas epistemológicas: a sociológica, a cultural, a psicológica/psicanalítica e a generalista. Os resultados revelam que, na maioria dos trabalhos, os referenciais teóricos tratam de identidade em um contexto mais amplo, não se relacionando especificamente com a IP de PEM. Embora haja uma multiplicidade de autores referenciados, são poucos aqueles presentes em um número significativo de estudos. A nacionalidade da maioria dos autores não é brasileira e muitos deles não são investigadores da área de inquérito da Educação Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Amparo-Santos, Lígia, Micheli Dantas Soares, Lilian Miranda Magalhães, Amélia Borba Costa Reis, Débora Cruz Porcino, Michele Oliveira dos Santos, Iane Carine Freitas da Silva, and Jasilaine Andrade Passos. "Segurança alimentar e nutricional e tecnologias sociais em educação alimentar e nutricional: notas sobre um projeto de pesquisa e extensão." Segurança Alimentar e Nutricional 20, no. 1supl (February 11, 2015): 156. http://dx.doi.org/10.20396/san.v20i1supl.8634594.

Full text
Abstract:
Este ensaio pretende refletir sobre um projeto de pesquisa e extensão no campo de Tecnologias Sociais em Educação Alimentar e Nutricional com vistas a favorecer a ampliação da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional e a promoção da alimentação saudável de comunidades populares. Partindo da compreensão que o empreendimento concilia marcos referenciais da educação a uma complexa trama de dimensões que conforma o fenômeno da alimentação humana, discutiremos, inicialmente, o cenário no qual o debate sobre a emergência de novas configurações de Educação Alimentar e Nutricional se desenha no campo das políticas públicas, culminando com a proposição de um marco referencial para o referido campo. Em seguida, serão apresentados os fundamentos teóricos e metodológicos que animaram a proposição do projeto. Neste quesito, o enfoque da discussão centra-se nos marcos referenciais da educação e das ciências sociais em saúde em diálogo com as ciências da nutrição. Posteriormente, descreve-se o contexto do estudo e a experiência de Educação Alimentar e Nutricional desenvolvida, ao lado de uma análise dos alcances e limites à luz dos princípios metodológicos propostos e efetivamente concretizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ferreira Neto, José Alves. "PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE REFERENTES NO TEXTO." PERcursos Linguísticos 11, no. 28 (August 29, 2021): 88–108. http://dx.doi.org/10.47456/pl.v11i28.35099.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a natureza sociocognitiva da construção dos referentes nos textos. Para a realização deste trabalho, seguimos o pressuposto de que a ação de referir se constitui como uma atividade em que a realidade é reconstruída mediante o processo de interação, com base nas atividades sociocognitivas empreendidas pelos interlocutores. Estabelecemos como questão principal de nosso estudo analisar como as expressões referenciais e as demais pistas linguísticas que auxiliam na construção dos processos referenciais evidenciam a natureza sociocognitiva do fenômeno da referenciação. Em nossa análise, examinamos a natureza eminentemente sociocognitiva do fenômeno da referenciação em três textos pertencentes ao gênero piada. Concluímos, com a análise dos textos, que o processo referencial é essencialmente sociocognitivo, uma vez que os aspectos sociais e o aparato cognitivo se entrelaçam na compreensão dos textos, o que demarca o caráter essencialmente dinâmico do processo. Para a realização deste estudo, adotamos como pressupostos teóricos os postulados da referenciação, conforme, sobretudo, Mondada e Dubois (2003), Cavalcante (2012), Custódio Filho (2011) e Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pilati, Eloisa, Rozana Naves, and Heloisa M. Lima Salles. "On The Syntax of Subjects in Brazilian Portuguese: Using the ‘SPLIT' Pronominal Sytem as the Basis for an Alternative Analysis." Revista Diadorim 19 (October 30, 2017): 99–139. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2017.v19n0a13579.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar a sintaxe do Português Brasileiro (PB), desenvolvendo uma proposta unifcada para os casos de orações com sujeitos referenciais e não-referenciais, por um lado, e de orações do tipo tópico-sujeito, com ordem VS, com sujeito de terceira pessoa e interpretação genérica sem o pronome ‘se', com verbos existenciais e meteorológicos, em que, por hipótese, a posição de sujeito é preenchida por um sintagma locativo (temporal/ espacial) manifesto ou nulo. Por hipótese, nesses contextos, o sujeito é preenchido por um DP/ pronome (nulo ou manifesto) com interpretação locativa (espacial/ temporal). Argumentamos que é possível entender os fatos relevantes se analisarmos o sistema pronominal/flexional do PB como sendo cindido em dois subsistemas: um, composto pela primeira e segunda pessoas, que são inerentemente defnidas/referenciais; e o outro, constituído pela terceira pessoa, que é subespecifcada para o traço defnido/referencial. A proposta que defendemos é que a divisão desse sistema pronominal/flexional constitui a chave para explicar a distribuição de sujeitos locativos (espaciais/temporais) manifestos e de sujeitos nulos de terceira pessoa em PB, tanto em oração matriz como em oração encaixada. Na discussão, apresentamos uma retrospectiva das análises mais representativas sobre a sintaxe do sujeito (manifesto e nulo) no PB, ressaltando que a falta de consenso em sua implementação teórica decorre dos recortes teóricos adotados (os quais são muitas vezes complementares), embora as contribuições sejam convergentes em relação às propriedades da terceira pessoa e ao papel da orientação para o discurso, o que respalda a unifcação presentemente proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cunha, Gustavo Ximenes. "Pela complementaridade de abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas para o estudo de textos narrativos." Fórum Linguístico 17, no. 2 (September 2, 2020): 4787–805. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n2p4787.

Full text
Abstract:
Neste artigo, evidenciamos que as abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas propostas no interior dos Estudos da Linguagem para a compreensão da narrativa devem ser entendidas como complementares e igualmente necessárias à formação do professor de línguas e do linguista do texto e do discurso. Afinal, a complexidade de um texto narrativo apenas se deixa apreender mediante a consideração conjunta dos aspectos linguístico-enunciativos, referenciais e polifônicos que entram em sua composição. Para revelarmos a pertinência dessa articulação de abordagens, partimos de uma breve apresentação de algumas abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas propostas para a compreensão da narrativa. Em seguida, à luz dos conceitos propostos nessas abordagens, defenderemos o interesse dessa articulação por meio da análise do capítulo de abertura do romance “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.Análise textual; Narrativa; Abordagens linguístico-enunciativas, referenciais e polifônicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography