To see the other types of publications on this topic, follow the link: Regeneração (Biologia).

Journal articles on the topic 'Regeneração (Biologia)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 47 journal articles for your research on the topic 'Regeneração (Biologia).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Martins, Roberto S., and Mario G. Siqueira. "Utilização das células-tronco no tratamento das lesões traumáticas de nervos: Artigo de revisão." Arquivos Brasileiros de Neurocirurgia: Brazilian Neurosurgery 24, no. 02 (June 2005): 67–72. http://dx.doi.org/10.1055/s-0038-1625465.

Full text
Abstract:
ResumoNumerosas pesquisas avaliam a utilização de células-tronco em uma grande variedade de lesões e patologias resultando na expansão do conhecimento atual da biologia dessas células. No sistema nervoso periférico, apesar de restrita às investigações experimentais, a utilização dessa terapêutica mostra resultados promissores em diversas linhas de pesquisa. Nas lesões traumáticas de nervos, essas células podem repor os neurônios motores e/ou sensitivos ou incrementar a população das células de Schwann, tornando a regeneração mais eficiente.A presente revisão analisa as possibilidades do uso das células-tronco aplicadas no reparo de nervos e sua regeneração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Casagrande, Luciano, Isabel Silva Lauxen, and Marilene Issa Fernandes. "O emprego da engenharia tecidual na Odontologia." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 50, no. 1 (January 23, 2009): 20–23. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.6092.

Full text
Abstract:
Avanços na área de biologia molecular e celular têm contribuído para o desenvolvimento de técnicas de reparo ou, até mesmo, de regeneração de órgãos e tecidos injuriados por doenças, traumas e deformidades congênitas. A engenharia tecidual é um campo interdisciplinar que aplica princípios da engenharia, biologia e ciências clínicas para o desenvolvimento de substitutos biológicos que possam manter, restaurar, ou melhorar a função de órgãos e tecidos. Essa nova ciência está embasada em três pontos: células, matrizes biocompatíveis e moléculas bioativas responsáveis pelos sinais morfogênicos. As células usualmente empregadas são as células-tronco. Buscamos neste artigo atualizar os cirurgiões dentistas no conceito de engenharia tecidual e em que contesto está sendo pesquisada na Odontologia, mais especificamente nas áreas que envolvem periodonto e polpa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soares, Michellia Pereira, and Yule Roberta Ferreira Nunes. "Regeneração natural de cerrado sob plantio de Eucalyptus camaldulensis Dehn. no norte de Minas Gerais, Brasil." Revista Ceres 60, no. 2 (April 2013): 205–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000200008.

Full text
Abstract:
A formação de paisagens homogêneas tornou-se um problema na biologia da conservação, já que essas plantações interferem diretamente na dinâmica das comunidades. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi determinar a composição florística e a estrutura da regeneração natural de cerrado, no sub-bosque de um plantio de Eucalyptus camaldulensis, e verificar se essa regeneração se diferencia, dependendo da distância em relação às bordas do talhão. O estudo foi realizado no município de Montes Claros, MG. Para o levantamento, foram demarcados dois blocos, cada um subdividido em nove parcelas de 10 m x 10 m, utilizando-se, como critério de inclusão, a altura > 0,30 m. Foram registrados 2.413 indivíduos. No bloco 1, foram amostrados 914 indivíduos, pertencentes a 63 espécies e 26 famílias, sendo Eugenia dysenterica, Hymenaea stigonogocarpa, Calliandra sp. e Duguetia furfuracea as espécies mais importantes, segundo o Valor de Importância (VI). No bloco 2, foram registrados 1.499 indivíduos, distribuídos em 71 espécies e 30 famílias, sendo os maiores VIs alcançados por Cupania vernalis, Chamaecrista desvauxii, Pouteria ramiflora . Senna rugosa. A distribuição em classes de altura e de diâmetro mostrou a maioria dos indivíduos nas menores classes, demonstrando que a área ainda reflete um evento de regeneração recente. Entretanto, os resultados deste estudo indicam que existem comunidades distintas no local, estando o bloco 2 em estádio mais avançado de regeneração do que o primeiro. Esse fato foi confirmado pela análise de agrupamento entre as parcelas e as diferenças de diversidade e desenvolvimento estrutural da vegetação de cada bloco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pequeno, Izaac Damasceno, Natan Messias Almeida, and José Alves Siqueira Filho. "Biologia reprodutiva e guilda de visitantes florais de Pseudobombax marginatum (Malvaceae)." Rodriguésia 67, no. 2 (June 2016): 395–404. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201667211.

Full text
Abstract:
Resumo No Brasil, ocorrem 120 espécies do gênero Pseudobombax em diferentes formações vegetacionais. Espécies de Bombacoideae apresentam flores com antese noturna, visitadas por morcegos e esfingídeos. Objetivou-se investigar a biologia reprodutiva de P. marginatum, e conhecer relações entre planta e visitantes. O estudo foi desenvolvido em uma área de caatinga, no município de Afrânio, Pernambuco. Analisou-se a fenologia, biologia floral, comportamento dos visitantes e sistema reprodutivo. P. marginatum apresenta características de flores quiropterófilas, apesar de não receber visitas de morcegos, parecendo estar relacionado ao processo de fragmentação florestal ocorrente na área de estudo. A espécie floresceu entre maio e julho, recebendo visitas de esfingídeos, abelhas, vespas e aves. A produção de néctar foi elevada com baixa concentração de açúcares. Apenas na polinização cruzada obteve-se sucesso, devido à presença de mecanismos de incompatibilidade. P. marginatum apresenta-se em situação crítica quanto à sua regeneração, devido à carência de serviços de polinização eficientes, provavelmente ocasionados pela perturbação na área e ausência de quirópteros visitantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ferreira Júnior, Walnir Gomes, Alexandre Francisco da Silva, João Augusto Alves Meira Neto, Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer, Arildo de Souza Dias, Maíra Ignácio, and Maria Cláudia Melo Pacheco de Medeiros. "Composição florística da vegetação arbórea de um trecho de floresta estacional semidecídua em Viçosa, Minas Gerais, e espécies de maior ocorrência na região." Revista Árvore 31, no. 6 (December 2007): 1131–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622007000600018.

Full text
Abstract:
É grande a demanda por estudos ecológicos em florestas que possam embasar trabalhos de recuperação, conservação da biodiversidade e apoio à legislação ambiental. Entre esses estudos, primordialmente está o levantamento da flora. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo determinar a composição florística de um trecho da Reserva da Biologia, em Viçosa, MG, em regeneração natural há 80 anos, bem como realizar uma análise comparativa com outros trabalhos conduzidos na região, fornecendo, assim, informações que poderão embasar estudos sobre recuperação e conservação da biodiversidade dos fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual. Os dados florísticos foram obtidos mediante a amostragem fitossociológica em 1 ha, pelo método de parcelas contíguas, em que todos os indivíduos arbóreos com circunferência de tronco >15 cm a 1,30 m do solo foram amostrados. Registraram-se 130 espécies, distribuídas em 94 gêneros, pertencentes a 38 famílias botânicas. A análise desses dados conjuntamente com de outros levantamentos realizados em trechos distintos da Reserva da Biologia, no campus da UFV, denota a marcante influência de variáveis ambientais locais (topografia, declividade, face de exposição solar e disponibilidade hídrica) na distribuição da riqueza florística desse fragmento. Casearia decandra, Guapira opposita, Apuleia leiocarpa, Dalbergia nigra, Jacaranda macratha, Matayba elaeagnoides, Piptadenia gonoacantha, Bathysa nicholsonii, Carpotroche brasiliensis, Luehea grandiflora, Mabea fistulifera, Ocotea odorifera, Sorocea bonplandii e Zanthoxylum rhoifolium foram as espécies de maior ocorrência nos fragmentos estudados na região de Viçosa e adjacências, apresentando potencial para uso na recuperação florestal de áreas degradadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

TONETTI, Emerson Luiz, and Raquel Rejane Bonato NEGRELLE. "DINÂMICA DO BANCO DE PLÂNTULAS DE PALMITO EM AMBIENTE NATURAL." Scientia Agraria 2, no. 1 (December 31, 2001): 79. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v2i1.981.

Full text
Abstract:
O trabalho foi desenvolvido na propriedade da BANESTADO S/A Reflorestadora, em Paranaguá, PR (25º 35’ S; 48º 32’ O), visando contribuir para o conhecimento da biologia de Euterpe edulis Mart. em florestas naturais e auxiliar futuros planos de manejo da espécie. Especificamente buscou-se estimar, para o período de um ano, o crescimento, a sobrevivência, a natalidade realizada e a transição dos estádios de desenvolvimento do conjunto de indivíduos sem estipe exposto (banco de plântulas). O padrão de sobrevivência encontrado assemelha-se àqueles já descritos na literatura, representado por alta mortalidade entre os estádios mais jovens. A mortalidade decorrente de danos físicos causados pela queda de galhos ou folhas foi expressiva. Registrou-se que o crescimento em altura, diâmetro e produção de folhas tende a elevar-se do estádio de plântula para jovem II. O mesmo pôde ser observado para o número de folhas mortas nesses estádios. O registro de entrada de novos indivíduos na população e os valores de sobrevivência e transição obtidos para os diferentes estádios estudados são indicativos da franca regeneração natural da espécie no local do estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Teixeira, Frederico Machado, Thaís Araújo Cordeiro Schwartz, and Maria Cristina Gaglianone. "Biologia da nidificação de Megachile (Moureapis) benigna Mitchell." EntomoBrasilis 4, no. 3 (November 26, 2011): 92–99. http://dx.doi.org/10.12741/ebrasilis.v4i3.140.

Full text
Abstract:
Este trabalho descreve aspectos da biologia, ecologia e arquitetura de ninhos de Megachile (Moureapis) benigna Mitchell em ninhos-armadilha (NA). Os NA foram instalados em cinco fragmentos florestais de 2,1 a 920ha, e duas áreas antrópicas (pasto e plantação). Foram utilizados gomos de bambu (NB) e tubos de cartolina preta inseridos em placas de madeira (NC) para atrair fêmeas em nidificação. As abelhas ocuparam 17 NA (12 NB - 9 a 21mm de diâmetro - e 5 NC - 8 a 10mm) em quatro fragmentos florestais, construindo 26 ninhos (um a seis por NB). Nenhum ninho foi fundado nas áreas antrópicas. Não houve diferença entre o tamanho dos ninhos construídos em NB e NC (t= 0,31; p= 0,763; gl= 25). O número de células variou de 1 a 13 por ninho, sendo mais largas em NB do que em NC (t= 2,26; p= 0,033; gl= 25). A atividade de construção ocorreu durante o período chuvoso (outubro a março), sem correlação com parâmetros climáticos. A emergência (1 a 12 por ninho) foi correlacionada com a umidade (t= 3,013; p= 0,006). O tempo de emergência variou de 1 a 141 dias a partir da coleta do ninho. A proporção sexual foi de 1,8:1 macho/fêmea, diferindo de 1:1 (Χ2= 9,39; p<0,002). Ninhos foram parasitados por Coelioxys otomita Cresson e outras duas espécies de Coelioxys. A espécie demonstra plasticidade na utilização do substrato, com preferência por cavidades com diâmetros maiores que 9mm. Existe uma possível dependência da espécie a ambientes florestais, uma vez que a maior ocorrência de nidificação se deu em áreas de floresta em estágio avançado de regeneração. Nesting Biology of Megachile (Moureapis) benigna Mitchell Abstract. This paper describes the biology, ecology and nest architecture of Megachile (Moureapis) benigna Mitchell in trap nests (NA). The NA were installed in five forest fragments of 2.1 to 920ha, and two disturbed areas (pasture and plantation). We used bamboo canes (NB) and black cardboard tubes placed on wooden boards (NC) to attract nesting females. Bees occupied 17 NA (12 NB - 9 to 21mm in diameter - and 5 NC - 8 to 10mm) in four forest fragments forming 26 nests (one to six nests per NB). No nest was founded in disturbed areas. There was no difference between NB and NC related to the size of formed nests (t= 0.31, p= 0.763, df= 25). The number of cells ranged from 1 to 13 per nest, being larger in NB than in NC (t= 2.26, p= 0.033, df= 25). The construction activity occurred during the rainy season (October to March), with no correlation to climate parameters. Emergence (1 to 12 per nest) was correlated with humidity (t= 3.013, p= 0.006). Time to adult emergence varied from 1 to 141 days. The sex ratio was 1.8:1 male/female, differing from 1:1 (Χ2= 9.39, p<0.002). The parasites were Coelioxys otomita Cresson and two other species of Coelioxys. The species demonstrates plasticity in nesting substrate, and preference for cavities with diameters larger than 9mm. There is a possible dependence of the species to forest environments, since the higher occurrence of nesting was in forest areas in advanced stages of regeneration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Yarak, Samira, and Oswaldo Keith Okamoto. "Células-tronco derivadas de tecido adiposo humano: desafios atuais e perspectivas clínicas." Anais Brasileiros de Dermatologia 85, no. 5 (October 2010): 647–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962010000500008.

Full text
Abstract:
As células-tronco adultas ou somáticas detêm grande promessa para a reparação e regeneração de tecidos. Atualmente, o interesse dos cientistas é contínuo na investigação da biologia de células-tronco mesenquimais, tanto em aspectos básicos, quanto no potencial de aplicações terapêuticas. As células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo, em comparação com as células-tronco derivadas do estroma da medula óssea, apresentam como vantagem o método fácil de obtenção da fonte tecidual. As células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo apresentam potencial para se diferenciarem em células de tecidos mesodérmicos, como os adipócitos, as cartilagens, os ossos e o músculo esquelético e não mesodérmicos, como os hepatócitos, as células pancreáticas endócrinas, os neurônios, os hepatócitos e as células endoteliais vasculares. Entretanto, os dados disponíveis na literatura científica sobre as características das células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo e os procedimentos para sua obtenção e manipulação no laboratório são inconsistentes. É necessário o desenvolvimento de metodologias e procedimentos eficazes de isolamento dessas células para obtenção de células em quantidade e qualidade suficientes para aplicação terapêutica. Nesta revisão, são discutidos os métodos correntes de coleta de tecido adiposo, isolamento e caracterização de células-tronco adultas derivadas do estroma do tecido adiposo, com ênfase na futura aplicação em medicina regenerativa e nos possíveis desafios nesse recente campo da ciência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mestre, Luiz Augusto Macedo, and Thierry Ray Gasnier. "Populações de aranhas errantes do gênero Ctenus em fragmentos florestais na Amazônia Central." Acta Amazonica 38, no. 1 (2008): 159–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672008000100018.

Full text
Abstract:
Ctenus é um gênero de aranhas errantes abundante em florestas tropicais da América do Sul e da África e está se tornando um organismo modelo para compreensão da biologia de predadores na fauna de serapilheira. Avaliamos os efeitos da fragmentação florestal sobre quatro espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus (C. amphora, C. crulsi, C. manauara e C. villasboasi), baseado nas variações das densidades e nos tamanhos de adultos em fragmentos de tamanhos diferentes, nas bordas destes e nas florestas secundárias próximas. Este estudo foi realizado de fevereiro a julho de 1999, em floresta tropical úmida de terra firme ao norte de Manaus - AM. As áreas incluíram três locais de mata secundária, quatro fragmentos de 1 ha, três de 10 ha, dois de 100 ha e quatro reservas em floresta contínua (maior que 10.000 ha). As aranhas foram capturadas manualmente, mensuradas e contadas em transectos de 250x5 m ou 500x5 m em áreas de platô, no interior e nas bordas dos fragmentos. Houve predomínio significativo de fêmeas em duas espécies (C. amphora- 74% e C. crulsi- 65%); dimorfismo sexual de tamanho em três espécies (C. amphora, C. crulsi e C. manauara) e variação temporal da abundância significativa para as quatro espécies. Estes resultados corroboraram e complementaram tendências de estudos anteriores e permitem uma interpretação mais completa sobre a ecologia destas espécies. Não observamos diferenças de abundância das aranhas entre centro e bordas e entre reservas de diferentes tamanhos. O efeito de borda ou do tamanho do fragmento sobre o tamanho de aranhas Ctenus neste estudo foi bem menor que as variações anteriormente observadas entre habitats diferentes no interior da floresta. Comparações com um estudo posterior a este, mostram que efeito da fragmentação nesta escala sobre estas aranhas diminui com a regeneração da floresta ao redor dos fragmentos, indicando uma rápida resposta do grupo para estas modificações ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Conceição Silva, Marion Nascimento, Erasmo De Almeida Junior, Mady Crusoé, Poliana Bahia, and Fabiana Paim Rosa. "Avanços e aplicações da bioengenharia tecidual." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 9, no. 1 (November 18, 2010): 28. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v9i1.4729.

Full text
Abstract:
<div>A bioengenharia compila conhecimentos de grandes áreas da ciência, como a biologia e a engenharia, que são aplicados </div><div>atualmente na medicina reparadora. Recentes avanços na área da engenharia tecidual possibilitaram o desenvolvimento e aperfeiçoamento de novos biomateriais. Estes devem estimular a adesão, diferenciação e proliferação celular, e ainda promover a produção de moléculas específicas do tecido-alvo. As células usadas na terapia podem ser mesenquimais de medula óssea, células adultas específicas do próprio paciente e também as células-tronco embrionárias, as quais têm capacidade de se diferenciar em múltiplas linhagens in vitro. As células-tronco têm sido empregadas em diversas áreas da saúde. Células mesenquimais e polpa dental são fontes de células-tronco que podem se diferenciar em fibroblastos, cementoblastos e osteoblastos. Para que ocorra tal diferenciação, são necessários alguns sinais para direcionar as etapas do desenvolvimento e da regeneração tecidual. Um dos grandes desafios da engenharia tecidual é desvendar esses sinais e etapas para tentar entender as sinalizações necessárias à reprodução do tecido. Os avanços das pesquisas com células-tronco e a bioengenharia tecidual</div><div>abrem oportunidades para desenvolver novas terapias, como a terapia gênica e os estudos relacionados com a angiogênese. Hoje em dia, sabe-se que as células-tronco adultas estão presentes nos vasos sanguíneos, no pâncreas, no fígado, no cérebro, na polpa dentária, entre outros tecidos, mas são as células da medula óssea as mais estudadas no contexto de muitas doenças, especialmente as cardiovasculares. Depois das células-tronco embrionárias, o tratamento biológico mais questionado é a terapia gênica. Para corrigir defeitos genéticos, é preciso inserir genes na célula que, na maioria das vezes, são introduzidos por meio de vírus. Este artigo tem como escopo abordar a atuação das células-tronco, a angiogênese, a terapia gênica na bioengenharia tecidual e a interação celular associada aos biomateriais.</div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pinotti, Lígia Carolina Alcântara, Ana Lúcia Hanisch, and Raquel Rejane Bonato Negrelle. "Regeneração natural em remanescentes de Floresta Ombrófila Mista sob diferentes manejos do estrato herbáceo." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 13, no. 4 (October 1, 2020): 1213–32. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n4p1213-1232.

Full text
Abstract:
Visando contribuir para o melhor entendimento da regeneração da Floresta Ombrófila Mista (FOM), apresenta-se resultado de pesquisa que avaliou o impacto de dois tipos de manejo do estrato herbáceo como pastagem (tradicional e melhorada com sobressemeadura) na regeneração natural do componente arbóreo em remanescentes de FOM no Norte de Santa Catarina. Nestes locais, tradicionalmente, ocorre a extração da erva-mate associada a criação bovina leiteira, sistema regionalmente denominado de caíva. No geral, evidenciou-se que, independente do manejo adotado, a regeneração natural das espécies arbóreas típicas de FOM é um processo ativo, presente e contínuo nas caívas avaliadas. Evidenciou-se significativa diferença na diversidade e densidade total de indivíduos do componente de regeneração, sendo esta mais expressiva nas caívas sobressemeadas. A alta incidência de rebrotas e reduzida presença de indícios de indivíduos com dano por pastejo sugerem que as roçadas frequentes, mais do que o pisoteio e pastejo animal, são processos atrelados ao manejo das caívas que determinam importante impacto negativo sobre o componente regenerativo. Embora as caívas estudadas tenham apresentado níveis satisfatórios de regeneração, há necessidade da adoção de medidas que minimizem as pressões negativas atuantes no sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

HOLANDA, ALAN CAUÊ DE, FRANCISCO TADEU DANTAS LIMA, BRENO MOURA SILVA, RAMON GUANAES DOURADO, and ALLYSON ROCHA ALVES. "ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO EM REMANESCENTES DE CAATINGA COM DIFERENTES HISTÓRICOS DE PERTURBAÇÃO EM CAJAZEIRINHAS (PB)." Revista Caatinga 28, no. 4 (December 2015): 142–50. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21252015v28n416rc.

Full text
Abstract:
RESUMO: A Caatinga é um dos biomas menos conhecidos em termos de estrutura e composição florística, aspecto preocupante, pois sofre um intenso processo de antropização. Partindo desse princípio, foi realizado um levantamento fitossociológico da vegetação adulta e regeneração natural em áreas com diferentes históricos de perturbação. Para amostragem do componente arbustivo/arbóreo adulto e regeneração natural instalou-se, de forma sistemática, 18 unidades amostrais em cada área (Ambiente I e Ambiente II), com dimensões de 10 x 25 m e 10 x 5 m, respectivamente. Foram inventariados os indivíduos adultos com CAP ≥ 6,0 cm, e para regeneração natural mensurados os indivíduos com altura superior a 0,5 m e CNB < 6,0 cm. No ambiente II foram amostrados 1155 indivíduos, pertencentes a 6 famílias e 12 espécies, e no ambiente I amostrados 286 indivíduos, pertencentes a 3 famílias e 6 espécies. O índice de diversidade foi de 1,5 e 0,23 nats.individuo-1 para o ambiente II e ambiente I, respectivamente. Foram amostrados 636 indivíduos na regeneração natural, sendo 360 no ambiente I e 276 no ambiente II. O índice de diversidade da regeneração natural para os ambientes I e II foram de 1,21 e 0,8 nats.ind-1, respectivamente. Concluiu-se que as ações antrópicas foram capazes de mudar de maneira significativa a estrutura da vegetação e diversidade de espécies nos dois ambientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Seixas, Sandra Lopes, Jussara Lagrota-Cândido, Wilson Savino, and Thereza Quirico-Santos. "Importância do camundongo mdx na fisiopatologia da distrofia muscular de Duchenne." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 55, no. 3B (September 1997): 610–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1997000400017.

Full text
Abstract:
O camundongo mdx desenvolve distrofia muscular recessiva ligada ao cromossoma X (locus Xp21.1) e não expressa distrofina. Embora não apresente intensa fibrose do tecido muscular e acúmulo de tecido adiposo, é considerado o modelo animal mais adequado da distrofia muscular de Duchenne. As alterações estruturais no tecido muscular associadas à mionecrose e presença do infiltrado inflamatório com predomínio de linfócitos e monócitos/macrófagos sugerem uma participação do sistema imunológico nesta miopatia. Além disso a modulação na expressão dos componentes da matriz extracelular no microambiente muscular nas várias fases da doença (início, mionecrose, regeneração) indicam um papel importante do conjuntivo no direcionamento das células inflamatórias para o foco da lesão muscular. O camundongo mdx coloca-se como um excelente modelo para o estudo dos mecanismos patogenéticos da mionecrose e regeneração na distrofia muscular de Duchenne, possibilitando inclusive o desenvolvimento de estratégias terapêuticas mais adequadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rodrigues, Benedita Maria, José Eduardo Brasil P. Pinto, Wilson Roberto Maluf, and Clóvis Maurílio de Souza. "Micropropagação de cebola a partir de bulbinhos induzidos in vitro." Bragantia 55, no. 1 (1996): 19–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051996000100003.

Full text
Abstract:
Visando determinar um método para micropropagação a partir de bulbinhos in vitro, de cultivares de cebola (Allium cepa L.), foram realizados três experimentos, avaliando-se a influência do 6-benzilaminopurina (BAP) x ácido naftalenoacético (ANA) e posição do explante no meio de cultura, a influência de bulbinhos desenvolvidos em diversas concentrações de sacarose e o efeito do diâmetro dos bulbinhos sobre a taxa de multiplicação in vitro. Pelos resultados, a posição vertical dos explantes mostrou maior tendência para porcentagem de regeneração nos cultivares Pira Ouro e Pirana Precoce. 0 efeito das concentrações de fitorreguladores na porcentagem de regeneração não foi verificado para o 'Pira Ouro', enquanto para o 'Pirana Precoce', porcentagem mais elevada foi obtida em 4,0 mg/L de BAP x 0,5 mg/L de ANA. Maior taxa de multiplicação foi observada para os dois cultivares em BAP (2,0 mg/L) x ANA (0,25 mg/L). Bulbinhos do cultivar Pira Ouro e híbrido entre Pira Ouro e Pirana Precoce, desenvolvidos em 120 g/L de sacarose, mostraram-se mais adequados à micropropagação in vitro no material utilizado. Com relação ao diâmetro inicial do explante, o 'Pira Ouro' não mostrou diferença estatística para os parâmetros avaliados, enquanto no 'Pirana Precoce' maior porcentagem de regeneração foi obtida nos diâmetros M (5 a 10 mm) e P (< 5 mm), e maior número de brotos no diâmetro M.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, L. S. B., L. C. Marangon, A. L. P. Feliciano, M. O. Cardoso, A. S. Lima, and M. J. B. Albuquerque. "Fitossociologia da regeneração natural de uma Floresta Ombrófila densa em Moreno, Pernambuco, Brasil." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 8, no. 1 (March 28, 2013): 119–24. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v8i1a2097.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Freitas, Marcos R. G. de, Osvaldo J. M. Nascimento, and Leila Chimelli. "Polineuropatia devida ao óxido de etileno registro de caso com estudo clínico, eletrofisiológico e histopatológico." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 49, no. 4 (December 1991): 460–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1991000400017.

Full text
Abstract:
Os autores referem-se a caso de um jovem que, trabalhando em fábrica de esterilização de artigos médicos e em contato diário com o óxido de etileno, desenvolveu leve polineuropatia sensitivo-motora. Os estudos eletrofisiológicos evidenciaram neuropatia por degeneração axonal. A biópsia do nervo sural mostrou discreta perda de fibras mielínicas e sinais de degeneração e regeneração axonal. Este é o primeiro caso desta afecção descrita em nosso meio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Dullius, M., R. S. D. Dalmolin, S. J. Longhi, F. A. Pedron, T. Z. Horst, and L. T. B. Greff. "Composição florística de florestas em diferentes estágios de regeneração no Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 11, no. 3 (September 30, 2016): 238–46. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v11i3a5382.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Freitas, Marcos R. G., Osvaldo J. M. Nascimento, Leila Chimelli, and Gabriel R. de Freitas. "Doença de Charcot-Marie-Tooth: estudo da biópsia do nervo sural em 41 pacientes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 53, no. 3b (September 1995): 560–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1995000400003.

Full text
Abstract:
São apresentados os resultados da biópsia do nervo sural à microscopia óptica e eletrônica (ME) em 41 pacientes com doença de Charcot-Marie-Tooth (CMT) Por estudos de neurocondução prévios nove eram do tipo I e 32 do tipo II. No tipo I, todos tinham grande diminuição do número de fibras, sendo os histogramas do tipo unimodal. Encontramos imagens de desmielinização, remielinização, formação de bulbos de cebola e de regeneração. Um paciente apresentava espessamento da bainha de mielina (atrofia axonal). No tipo II, sete pacientes não apresentavam anomalia à microscopia, com histograma normal. Nos restantes havia discreta a intensa perda de fibras mielínicas principalmente as de grande calibre. Em cinco enfermos havia aumento do número de fibras devido a grande regeneração. Alguns pacientes do tipo II apresentavam à ME imagens de pequenos bulbos de cebola e em um havia também atrofia axonal. Comparando com os dados clínicos e de neurocondução motora, no tipo I não encontramos relação entre a intensidade do quadro clínico e a perda de fibras mielínicas porém houve paralelismo da queda da neurocondução motora e a diminuição do número de fibras. No tipo II não houve relação entre o quadro clínico, a neurocondução e os achados da biópsia nervosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lima, A. S., A. L. P. Feliciano, L. C. Marangon, L. S. B. Oliveira, and M. M. L. Pessoa. "Regeneração natural de um fragmento de Floresta Ombrófila Densa na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, PE." Revista Brasileira de Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Agricultural Sciences 8, no. 2 (June 29, 2013): 273–78. http://dx.doi.org/10.5039/agraria.v8i2a2369.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bovi, Marilene Leão Alves, Gentil Godoy Júnior, and Luís Alberto Sáes. "Híbridos interespecíficos de palmiteiro (Euterpe oleracea x Euterpe edulis)." Bragantia 46, no. 2 (1987): 343–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051987000200015.

Full text
Abstract:
Compararam-se o desenvolvimento vegetativo e a produção de híbridos de palmiteiro (Euterpe oleracea x E. edulis) com seus genitores, em duas condições diferentes de cultivo, na região de Ubatuba, SP. Em ambas as situações, os híbridos apresentaram vigor e precocidade aliados à capacidade de regeneração, mostrando-se superiores à população parental em crescimento vegetativo e produção de palmito. Embora o material ainda não seja homogêneo, os híbridos interespecíficos revelaram grande potencialidade para serem usados no cultivo racional do palmiteiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Lima, Julião S. de S., Marcos A. Sattler, Renato R. Passos, Paulo C. Oliveira II, and Gustavo S. de Souza. "Variabilidade espacial de atributos físicos de um argissolo vermelho-amarelo sob pastagem e vegetação secundária em regeneração natural." Engenharia Agrícola 29, no. 2 (June 2009): 185–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162009000200002.

Full text
Abstract:
Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a variabilidade espacial de atributos físicos de um Argissolo Vermelho-Amarelo sob pastagem e vegetação secundária em regeneração natural. Duas áreas foram escolhidas em uma encosta, com a amostragem de solo à profundidade de 0-0,2 m, com os pontos georreferenciados em uma malha regular de 10x10 m, totalizando 64 pontos em cada área. Foram avaliados o volume total de poros, macroporosidade, microporosidade, densidade do solo, resistência do solo à penetração e umidade do solo em cada ponto. Os atributos estudados na área de pastagem apresentam indicador de compactação do solo pelo pisoteio de animais, com estrutura moderada e forte dependência espacial, com exceção da macroporosidade e a resistência à penetração. Na área de vegetação secundária (VN), somente a macroporosidade não apresenta dependência espacial. O volume total de poros e a densidade do solo apresentam o mesmo padrão espacial na área sob pastagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Orlando-Goulart, Camila França de Paula, Daniel Silva Goulart, Leandro Guimarães Franco, Benito Juarez Nunes Alves Oliveira, Danilo Rezende Silva, Luiz Augusto Souza, Luiz Antônio Franco Silva, and Adilson Donizeti Damasceno. "Células mononucleares autólogas de medula óssea na regeneração do nervo tibial de coelhos submetidos à neurectomia: aspectos morfofuncionais." Semina: Ciências Agrárias 34, no. 5 (October 17, 2013): 2317. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2317.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lima, Paulo Ricardo, Ubirajara Contro Malavasi, João Alexandre Lopes Dranski, Marlene de Matos Malavasi, Augustinho Borsoi, and Martios Ecco. "Estímulos químico e mecânico na rustificação de mudas de eucalipto." Revista Ceres 65, no. 5 (September 2018): 424–32. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201865050007.

Full text
Abstract:
RESUMO Para o sucesso do plantio a campo e o êxito de um povoamento florestal, faz-se necessário o uso de mudas florestais que apresentem bom desempenho após o plantio. Este estudo objetivou avaliar a qualidade de mudas de eucalipto, após rustificação com aplicação de ácido jasmônico (JA) e flexões caulinares. O experimento foi realizado em duas etapas, sendo a primeira desenvolvida em ambiente protegido e a segunda realizada a campo. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com sete tratamentos (testemunha; 2,0; 4,0; 6,0 e 8,0 μmol L-1 de JA, aplicados semanalmente, por quatro semanas; 20 e 40 flexões caulinares diárias, por quatro semanas), com cinco repetições. Após as quatro semanas de aplicação dos tratamentos, foram determinados os incrementos de altura, de diâmetro do coleto e de número de folhas, de massas de matérias secas das raízes e da parte aérea, de potencial de regeneração de raízes e de índice SPAD. Aos 90 dias após o plantio, foram avaliados os incrementos de altura e de diâmetro do coleto e a relação altura/diâmetro das mudas. A análise de agrupamento por UPGMA evidenciou a formação de três grupos: grupo 1 (testemunha, 2,0; 4,0 e 6,0 μmol L-1 de JA); grupo 2 (8,0 μmol L-1 de JA) e grupo 3 (flexões caulinares). Mudas que apresentaram maior incremento de altura e de número de folhas (grupos I e II), durante a fase de rustificação, apresentaram maiores incrementos de altura e de diâmetro do coleto a campo, aos 90 dias após o plantio. Parâmetros como incrementos de diâmetro do coleto, de potencial de regeneração de raízes e de SPAD, quantificados durante a rustificação de mudas no viveiro, não são preditivos de maior desempenho a campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Moraes, Larissa Alexandra Cardoso, and Vicente Haroldo de Figueiredo Moraes. "Modificação da técnica de ramaer para obtenção de plantas gêmeas de seringueira." Bragantia 65, no. 4 (2006): 559–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052006000400004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi aumentar a porcentagem de sucesso na obtenção de plantas gêmeas de seringueira de tamanhos iguais pela modificação da técnica de Ramaer, que utiliza sementes em fase final de germinação, quando a radícula atinge mais de 3 cm de comprimento, dificultando o seccionamento longitudinal em duas metades, a partir da inserção das alças cotiledonares. Foi testado o corte longitudinal em duas etapas, primeiro da ponta emergente da radícula, com 3 mm de comprimento, até 1 cm acima do coleto. Após a regeneração de duas radículas iguais, foi concluído o seccionamento conforme a técnica de Ramaer. A porcentagem de plantas gêmeas de tamanhos iguais foi de 82,5 com o método modificado e de 52,5 com a técnica de Ramaer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Oliveira, Acary S. B., Beny Schmidt, Armando Ferreira Neto, Beatriz H. Kiyomoto, Alberto A. Gabbai, and J. G. Camargo Lima. "Distrofia muscular congênita estudo histoquímico do músculo esquelético de 17 pacientes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 49, no. 2 (June 1991): 185–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1991000200012.

Full text
Abstract:
Foram individualizados 17 pacientes com distrofia muscular congênita (DMC) por critérios clínico-laboratoriais e biópsia muscular com estudo histoquímico do músculo deltóide superficial. São descritas e ilustradas, com detalhes, as alterações histológicas observadas nas respectivas biópsias e que compõem seu substrato anátomo-patológico: proliferação conjuntiva, alteração na arquitetura interna, necrose, involução gordurosa, macrofagia, regeneração, segmentação, centralizações nucleares e predominância de fibras tipo I. Destacamos a intensa proliferação conjuntiva endomisial ,que tende a isolar cada fibra muscular separadamente, e as importantes alterações na arquitetura, interna, com formação de fibras bizarras, que constituem dois importantes sinais que devem ser ressaltados tendo em vista um diagnóstico histológico diferencial com a distrofia muscular de Duchenne e Becker (DMD/ B) e com a distrofia forma cintura-membros. A importância de se individualizar a DMC das outras formas de distrofias musculares reside principalmente em seu prognóstico que, na maioria das vezes, é mais favorável que na DMD.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mello, Luis Renato, Yanara Feltrin, Rafael Selbach, Gilberto Macedo Junior, Cleverton Spautz, and Leandro José Haas. "Uso da celulose liofilizada em lesões de nervos periféricos com perda de substância." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 59, no. 2B (June 2001): 372–79. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2001000300012.

Full text
Abstract:
O trabalho analisou a celulose liofilizada como invólucro de lesões de nervos periféricos, com perda de substância, investigando a intensidade de reação inflamatória e o alinhamento axonal. Dez cães foram divididos em 3 grupos: Grupo 1 - seccção e recolocação de 1 cm de nervo ciático; Grupo 2 - não recolocado fragmento seccionado; Grupo 3 - sutura epineural, sem invólucro celulósico. A recuperação motora iniciou na oitava semana, lenta e progressiva, sem recuperação total. A autópsia mostrou reação fibrótica ao redor da celulose e aderência ao plano muscular. Quando o enxerto foi recolocado, constatou-se continuidade do nervo com aumento de calibre local. Nos dez cães foi observada fibrose e regeneração neural variáveis na área de secção do nervo. Os grupos 1 e 3 mostraram coaptação entre cotos e enxerto. Concluiu-se que a celulose liofilizada provocou moderada reação fibrótica com realinhamento e crescimento axonal quando foi recolocado, como enxerto, o fragmento do nervo seccionado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Siqueira, Walter José, Monique Ines Segeren Fonseca, and Maro R. Sondhal. "Regeneração de plantas híbridas entre Lycopersicon esculentum e L. peruvianum a partir de calos com dois anos de cultura in vitro." Bragantia 47, no. 1 (1988): 1–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87051988000100001.

Full text
Abstract:
Calos obtidos da cultura in vitro de embrião imaturo do cruzamento interespecífico L. esculentum x L. peruvianum, praticamente perderam a capacidade morfogenética, após dois anos de subcultura. Na tentativa de recuperação do processo de organogênese desses calos, realizaram-se dois experimentos, utilizando-se os fitorreguladores ácido indolacético (IAA) e 6-benziladenina (6-BA), cujas concentrações foram combinadas em dialélicos de 5 x 5 e 3 x 3. A composição de sais minerais e vitaminas baseou-se no meio de Murashige e Skoog, adicionando-se sacarose a 3% e ágar a 0,8%, e ajustando-se o pH final dos meios de cultura para 5,5. As condições para o dialélico 5 x 5 foram fotoperíodo de 16 horas de luz a 600 lux e temperatura de 25 ± 3°C. No dialélico 3 x 3, os tratamentos foram mantidos em câmara de crescimento a 2.000 lux, sob a mesma variação de temperatura e fotoperíodo. Em cada frasco, inoculou-se um calo com cerca de 1 cm³, totalizando quinze repetições. Avaliaram-se o desenvolvimento de calos, atribuindo-se uma escala de notas de 1 a 5, e a presença de plantas (organogênese) após 30 dias de cultura. Observou-se o número total de plantas por tratamento, bem como o desenvolvimento das plantas em centímetro. No dialélico 5 x 5, a organogênese foi apenas incipiente em três tratamentos, porém as melhores combinações para o desenvolvimento dos calos foram de 0,5, 2,5 e 5,0µM de IAA com 2,5µM de 6-BA. No dialélico 3 x 3, houve a indução de plantas em sete tratamentos, sendo mais eficientes 25 e 50µM de 6-BA, sem auxina. O tratamento de 0,5 e 10,0µM de IAA e 6-BA, respectivamente, permitiu simultaneamente o crescimento de calos e a regeneração de plantas. Nota-se a influência das condições ambientais de manutenção das culturas, principalmente da intensidade de luz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Gutiérrez, Ingrid Estefania Mancia de, Cristina Ferreira Nepomuceno, Tecla dos Santos Silva, Priscila Tavares Fonseca, Vania Celene Alecrim Campos, Bruno Freitas Matos Alvim, Fernando dos Santos Carneiro, Mara Márcia Sampaio Albuquerque, and José Raniere Ferreira de Santana. "Multiplicação in vitro de Tapirira guianensis Aubl. (Anacardiaceae)." Revista Ceres 60, no. 2 (April 2013): 143–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2013000200001.

Full text
Abstract:
Tapirira guianensis possui grande relevância medicinal, ecológica e socioeconômica, ocorrendo em todo o território brasileiro. O objetivo deste estudo foi estabelecer e determinar as melhores condições para a sua multiplicação in vitro. Os explantes, segmentos nodais, cotiledonares e epicótilos, oriundos de plântulas germinadas in vitro, foram testados em concentrações de 6-benzilaminopurina (BAP) e, ou, ácido naftalenoacético (ANA), em meio de cultura WPM. As características avaliadas foram a percentagem de explantes responsivos, o número de brotos e de gemas, o comprimento dos brotos e a matéria seca da parte aérea, aos 30 e 60 dias após inoculação. Foi observado que o segmento cotiledonar, nas condições deste estudo, foi o explante mais indicado para a multiplicação, não havendo indução de brotos adventícios nos epicótilos. O tratamento com 1,0 mg L-1 de BAP na ausência de ANA é o mais responsivo para a regeneração de T. guianensis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Sampaio, Verônica Porto Ramos, Diego Filipe Bezerra Silva, Flávio Marcel Pereira Barreiro, Hiarles Barreto Sampaio Brito, Francisco Juliherme Pires de Andrade, and Daliana Queiroga de Castro Gomes. "Implante imediato associado a enxerto xenógeno e provisionalização imediata em área infectada: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 444–48. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4784.

Full text
Abstract:
Introdução: A reabilitação com implantes dentários tornou-se possível de forma imediata a partir do conhecimento e aplicação da osseointegração. Esse procedimento propicia otimização entre o tempo de osseointegração e maturação óssea, além de minimizar a reabsorção alveolar, preservar a arquitetura gengival, e evitar novo procedimento cirúrgico. Objetivo: Evidenciar o sucesso de implante dentário unitário, instalado imediatamente após exodontia e curetagem de lesão periapical extensa, e a instalação da prótese com proservação de 33 meses. Relato do caso: Paciente do sexo feminino, 24 anos de idade, apresentou-se com uma parúlide na gengiva inserida acima do dente 25 e fratura coronal do mesmo. A tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC) revelou uma extensa área hipodensa na região do ápice da raiz do dente 25, medindo 6,7 X 8,2 mm. A referida lesão já havia causado fenestração da parede vestibular, cerca de dois terços no sentido ápice-coroa. Foi instituído como plano de tratamento a instalação de implante dentário imediato com carga imediata. A prótese final foi instalada 13 meses após a instalação do implante. Decorridos 17 meses do procedimento cirúrgico, foi solicitada radiografia periapical de controle, onde foi possível avaliar trabeculado ósseo sadio em torno do implante. Conclusão: Tendo em vista o avanço dos biomateriais utilizados em reabilitação oral e o aprimoramento das técnicas e profissionais que a desempenham, conclui-se que é possível realizar implantes imediatos e reabilitação imediata em área infectada, mesmo em casos limítrofes, com segurança e efetividade, possibilitando a obtenção de resultado final satisfatório.Descritores: Implantes Dentários; Infecção; Regeneração Óssea.ReferênciasBrånemark PI, Adell R, Breine U, Hansson BO, Lindström J, Ohlsson A. Intra-osseous anchorage of dental prostheses. I. Experimental studies. Scand J Plast Reconstr Surg. 1969;3(2):81-100.Rosenquist B, Grenthe B. Immediate placement of implants into extraction sockets: implant survival. Int J Oral Maxillofac Implants. 1996;11(2):205-9.Peñarrocha M, Uribe R, Balaguer J. Immediate implants after extraction. A review of the current situation. Med Oral. 2004;9(3):234-42.Brånemark PI. Branemark Novum: protocolo para reabilitação bucal com carga imediata (same-day teeth): uma perspectiva global. São Paulo: Quintessence; 2001.Carlsson GE, Bergman B, Hedegård B. Changes in contour of the maxillary alveolar process under immediate dentures. A longitudinal clinical and x-ray cephalometric study covering 5 years. Acta Odontol Scand. 1967;25(1):45-75.Novaes AB Jr, Vidigal Júnior GM, Novaes AB, Grisi MF, Polloni S, Rosa A. Immediate implants placed into infected sites: a histomorphometric study in dogs. Int J Oral Maxillofac Implants. 1998;13(3):422-7.Misch CE. Implantes dentários contemporâneos. 2ªed. São Paulo: Santos; 2000.Jensen T, Schou S, Stavropoulos A, Terheyden H, Holmstrup P. Maxillary sinus floor augmentation with Bio-Oss or Bio-Oss mixed with autogenous bone as graft: a systematic review. Clin Oral Implants Res. 2012;23(3):263-73.Müller A, Silva ACBR, Schimidt LTH. Implante unitário submetido à carga imediata. RGO (Porto Alegre). 2004;52(1):27-30.de Oliveira AC, de Souza JR, Thomé G, Melo ACM, Sartori IAM. Implante imediato unitário em função imediata – relato de caso. RFO. 2008;13(1):70-4.Carvalho PFM, Ciotti DL, Silva RC, Joly JC. Implantação e temporização imediata em áreas estéticas, sem abertura de retalho, utilizando implantes de diâmetro reduzido: Relato de caso clínico. Rev ImplantNews. 2008;5(8):307-12.Ferreira LCP, Brito CR, Lehn CN, Siqueira JTT. Avaliação de implantes osseointegráveis submetidos à função imediata comparados à função tardia. Rev ImplantNews. 2010;7(1):13-20.Tazima MFGS, Vicente YAMVA, Moriya T. Biologia da ferida e cicatrização. Medicina (Ribeirão Preto) 2008;41(3):259-64.Thomé G, Borges AFS, Melo ACM, Bassi APF, Sartori IAM, Faot F. Implante imediato em local cronicamente infectado: avaliação após 12 meses. RGO (Porto Alegre). 2007;55(4):417-21.Salmen FS, Oliveira MR, Gabrielli MAC, Piveta ACG, Pereira Filho VA, Gabrielli MFR. Enxerto ósseo para reconstrução óssea alveolar. Revisão de 166 casos. Rev Col Bras Cir. 2017;44(1):33-40.Brånemark PI. Protesis tejido integradas: la osseointegración en la odontologia clínica. Berlim: Quintessence; 1987.Nunes PA, Medeiros MM, Soder MV, Klein ALL, Hasse PN, Pfau EA. Implante e provisionalização imediata com resina composta em area estética. Arq Ciênc Saúde UNIPAR. 2014;18(1):65-8.Ruskin JD, Morton D, Karayazgan B, Amir J. Failed root canals: the case for extraction and immediate implant placement. J Oral Maxillofac Surg. 2005;63(6):829-31.Esposito M, Grusovin MG, Polyzos IP, Felice P, Worthington HV. Interventions for replacing missing teeth: dental implants in fresh extraction sockets (immediate, immediate-delayed and delayed implants). Cochrane Database Syst Rev. 2010;(9):CD005968.Buser D, Mericske-Stern R, Bernard JP, Behneke A, Behneke N, Hirt HP, Belser UC, Lang NP. Long-term evaluation of non-submerged ITI implants. Part 1: 8-year life table analysis of a prospective multi-center study with 2359 implants. Clin Oral Implants Res. 1997;8(3):161-72.Sousa MAF. Considerações relativas à colocação imediata de implantes em alvéolos pós-extração. Artigo de Revisão Bibliográfica Mestrado Integrado em Medicina Dentária. Faculdade de Medicina Dentária, Universidade do Porto, 2014.Chaushu G, Chaushu S, Tzohar A, Dayan D. Immediate loading of single-tooth implants: immediate versus non-immediate implantation. A clinical report. Int J Oral Maxillofac Implants. 2001;16(2):267-72.Lorenzoni M, Pertl C, Zhang K, Wimmer G, Wegscheider WA. Immediate loading of single-tooth implants in the anterior maxilla. Preliminary results after one year. Clin Oral Implants Res. 2003;14(2):180-87.Galli F, Capelli M, Zuffetti F, Testori T, Esposito M. Immediate non-occlusal vs. early loading of dental implants in partially edentulous patients: a multicentre randomized clinical trial. Peri-implant bone and soft-tissue levels. Clin Oral Implants Res. 2008;19(6):546-52.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lacerda, Monique Silva, and Fabrício Leitão. "O coco verde no contexto da economia circular: uma revisão sistemática da literatura." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 3 (June 28, 2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n3e8092.

Full text
Abstract:
Estima-se que 80% dos resíduos gerados nas praias brasileiras são provenientes da casca de coco verde. Alternativas de aproveitamento podem ajudar a reduzir esses resíduos, indo ao encontro do que é preconizado pela economia circular (EC), que visa romper o modelo econômico tradicional linear de extração, transformação e descarte, para um modelo no qual todos os tipos de materiais são feitos para circular de forma eficiente, de forma a serem recolocados na produção, sem perder a qualidade. O objetivo deste trabalho foi levantar as práticas adotadas pelos agentes no sentido de aproveitar os resíduos do coco verde e que vão ao encontro do que é preconizado pela EC. Para atingir o objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, utilizando o procedimento técnico da revisão sistemática da literatura. Foram identificadas práticas utilizadas por vários agentes que vão ao encontro do que é preconizado pela EC, notadamente as de reutilização, otimização, reciclagem e regeneração, mostrando que a cadeia de suprimentos do coco verde está contribuindo e evoluindo no sentido de adotar práticas sustentáveis, rompendo com o modelo tradicional linear.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Scabora, Márcia Helena, Kátia Luciene Maltoni, and Ana Maria Rodrigues Cassiolato. "Crescimento, fosfatase ácida e micorrização de espécies arbóreas, em solo de cerrado degradado." Bragantia 69, no. 2 (2010): 445–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052010000200024.

Full text
Abstract:
A ocupação do cerrado para aumentar a produção agrícola tem gerado a degradação do solo e uma prática recomendada na revegetação dessas áreas é a introdução de espécies arbóreas. O objetivo do trabalho foi avaliar o crescimento (altura e massa fresca e seca de parte aérea), a atividade da fosfatase ácida foliar e colonização micorrízica de mudas de espécies arbóreas não nativas em solo de cerrado degradado. O trabalho foi desenvolvido em casa de vegetação em Ilha Solteira, empregando solo proveniente de uma área de cerrado degradado em processo de regeneração natural, localizada no município de Três Lagoas (MS). O solo, misturado com areia de rio (4:1), foi fumigado com brometo de metila e distribuído em sacos plásticos (2,5 L). Para o tratamento com inoculação de FMA, 100 g de solo inóculo (solo de área de cerrado preservado) foi depositado na superfície, logo após o transplante das mudas. Pelos resultados, Psidium guajava L. e Croton floribundus Spreng, seguidos por Tabebuia chrysotricha (Mart. ex DC) Standl) e Rapanea ferruginea (Ruiz et Pav) Mez., tiveram alta colonização radicular e foram altamente ou muito responsivas à micorrização, sugerindo seu potencial em projetos de revegetação no cerrado brasileiro ou no enriquecimento de áreas degradadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Jesus, Silvia Cristina de, and José Carlos Neves Epiphanio. "Sensoriamento remoto multissensores para a avaliação temporal da expansão agrícola municipal." Bragantia 69, no. 4 (December 2010): 945–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052010000400021.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi analisar a evolução temporal (33 anos) da expansão agrícola usando a técnica de Análise por Componentes Principais (ACP) para a geração de componentes de brilho e verdor, aplicada a dados de múltiplos sensores com distintas características espectrais e de resolução espacial. A partir dessas componentes, a Análise por Vetores de Mudanças (AVM) pode, então, fornecer informações sobre a intensidade e o tipo de mudança ocorrida. Utilizaram-se imagens orbitais MSS/Landsat, TM/Landsat e CCD/CBERS adquiridas entre 1975 e 2008. O coeficiente Kappa variou de 0,18 a 0,41, indicando que a Análise por Vetores de Mudanças exibe concordância fraca ou regular em relação à interpretação visual. Considerando um nível de significância de p=0,05, verificou-se que o resultado da AVM é superior à classificação aleatória. De modo geral, os erros devem-se a confusões espectrais associadas à cobertura do solo natural ou antrópica, tal como campo sujo e pasto, além de incrementos na biomassa vegetal, que podem se referir à regeneração florestal ou desenvolvimento de culturas agrícolas. A AVM foi útil na detecção de mudanças a fim de permitir o uso de múltiplos parâmetros e a análise de suas variações ao longo do tempo. Como dados de entrada, as Componentes Principais mostraram meios diretos e rápidos para a geração de informações de brilho e verdor de uma determinada cena. As componentes principais foram viÁveis na análise da variação desses parâmetros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Freitas, Ana Dolores Santiago de, Everardo Sampaio, Carolina Santos, Aleksandro Silva, and Renata Carvalho. "Fixação biológica de nitrogênio no Semiárido Brasileiro (Biological nitrogen fixation in the Brazilian Semiarid)." Revista Brasileira de Geografia Física 8 (December 15, 2015): 585. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.0.p585-597.

Full text
Abstract:
A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é a principal forma de entrada de N em ecossistemas naturais e em sistemas agrícolas de subsistência, como os praticados predominantemente no Semiárido brasileiro. Estimativas dos aportes de N na Caatinga e em cultivos de importância para a região ainda são escassas, em parte pela dificuldade de medir simultaneamente as proporções de N derivadas da atmosfera (%Ndda) e as produções de biomassa no mesmo sistema. Estudos pioneiros indicam que diversas espécies de leguminosas, herbáceas e arbóreas, nativas e/ou cultivadas, podem fixar elevadas proporções de seu N. Em Caatinga bem preservada, os aportes de N em leguminosas arbóreas foram estimados em 11 kg ha-1 ano-1, um valor relativamente baixo devido à baixa densidade de plantas fixadoras. Entretanto, a densidade de leguminosas fixadoras na vegetação não é o único fator definindo o aporte de N, pois há observações de ausência de FBN em áreas de Caatinga em regeneração, dominadas por espécies fixadoras. No estrato herbáceo, os aportes de N podem chegar a 6 kg ha-1 ano-1, nas áreas com menor cobertura de arbóreas. As quantidades de N fixadas nos diferentes sistemas de cultivo são pouco conhecidas. Para o feijão-caupi, a FBN pode se aproximar dos 30 kg ha-1, em cultivos consorciados com milho, chegando a 45 kg ha-1, em cultivos solteiros. Em cultivos irrigados, adubos verdes podem adicionar 185 kg ha-1, superando a quantidade exportada nas colheitas. Em sistemas agroflorestais, a adição anual de N pode chegar a 40 kg ha-1. Não existem estimativas do N fixado em gramíneas na região, mas algumas espécies apresentem potencial de FBN. Biological nitrogen fixation (BNF) is the main N input in natural ecosystems and in subsistence agricultural systems, such as those commonly practiced in the Brazilian semiarid region. Estimates of N inputs in Caatinga and the main regional crops are still scarce, partly due to the difficulty in measuring concomitantly the proportion of plant N derived from the atmosphere (%Ndfa) and the amount of biomass produced in the same system. Pioneer studies indicate that several legume species, herbs and trees, native and/or cultivated, can fix large proportions of their N. In mature Caatinga, N inputs in tree legumes were estimated at 11 kg ha-1 year-1, a relatively low value due to the low plant density of the legume species. However, plant density is not the only factor defining N input, since absence of fixation has been reported in regenerating Caatinga, even in those dominated by potentially fixing species. In the herb stratum, N input up to 6 kg ha-1 year-1 has been reported in areas with lower tree cover. Inputs in crop systems are largely unknown. Fixation in cowpea can reach 30 kg ha-1, in plants consortiated with corn, and 45 kg ha-1, in single crop. Under irrigation, green manure crops can add 185 kg ha-1 of fixed N, more than the amounts exported by the main crop. In agroforest systems, the annual input may reach 40 kg ha-1. There are no publish reports on N biologically fixed by Poaceae species growing in the semiarid region but it is known that some species have the potential to fix. Keywords: N-15 natural abundance, slash and burn agriculture, diazotrophic microorganism, rhizobia, symbiosis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Goulart, Lívia Mara Lima, Marcela Oliveira Alves, Haroldo Nogueira de Paiva, Helio Garcia Leite, and Aloisio Xavier. "Produção de mudas de Cariniana estrellensis em resposta à fertilização nitrogenada." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, no. 4 (July 31, 2021): 1–11. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n4e8659.

Full text
Abstract:
O jequitibá-rosa é uma árvore que pode atingir de 30 a 50 metros de altura, com produção de madeira valiosa e aptidão para programas de regeneração artificial, porém as informações sobre fertilização adequada no processo de produção de mudas ainda é escassa. O objetivo do trabalho foi verificar o efeito de fontes e doses de nitrogênio sobre o crescimento e a qualidade de mudas de jequitibá-rosa. As mudas foram produzidas em Latossolo Vermelho-Amarelo, da região de Viçosa (MG), em vasos com capacidade de 1,5 dm³. As fontes de nitrogênio (N) utilizadas foram o nitrato de amônio, o sulfato de amônio e o nitrato de cálcio, em cinco doses (0, 75, 150, 225 e 300 mg/dm³ de N) aplicadas parceladamente aos 25, 50, 75 e 100 dias após a repicagem. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema fatorial (3 x 5), com quatro repetições. Aos 125 dias após a repicagem, foram avaliadas as características morfológicas das plantas. A interação fonte x dose foi significativa para todas as características e para os índices avaliados. As fontes que apresentaram as maiores médias foram o nitrato de amônio e o sulfato de amônio, em doses de N que variaram de 70 a 225 mg/dm³. Recomenda-se para a produção de mudas de jequitibá-rosa uma dose média de 170 mg/dm³ de N utilizando como fonte o nitrato de amônio ou 100 mg/dm³ de N através do sulfato de amônio, parcelada aos 25, 50, 75 e 100 dias após a repicagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Imaña-Encinas, José, Cláudio de Almeida Conceição, José Elias de Paula, Otacílio Antunes Santana, and Christian Rainier Imaña. "DENDROMETRICAL CHARACTERISTICS OF AN ATLANTIC FOREST FRAGMENT AT SANTA MARIA DE JETIBÁ COUNTY, STATE OF ESPIRITO SANTO, BRAZIL." FLORESTA 43, no. 2 (July 2, 2013): 255. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v43i2.25768.

Full text
Abstract:
AbstractThis work analyzed the diameter distribution of one site of Atlantic Forest in natural succession, located at the Sitio Palmares Biological Reserve - state of Espirito Santo. In 2,400 m² all the trees with BDH equal or plus 5 cm were measured. The results reveal 195 trees distributed among 17 species and 15 families. The total population presented a mean BDH of 12.40 cm and a basal area of 2.86 m², corresponding to 11.90 m².ha-1. Seven 5 cm interval diameter classes were constituted. The Normal model adjustment for the diameter distribution revealed for the total population an unimodal left-skewed tendency. The first two diameter classes, from 5 to 15 cm, accumulated 142 trees, concentrating 72.8% of the population density. Five species presented a population density of more than 10 woody individuals. The species Vismia guianensis (Aubl.) Seem. presented trees only in the first diameter class. Cecropia catarinensis Cautrec., Miconia cinnamomifolia (DC.) Naudin and Miconia multiflora Cong. presented unimodal and Piptocarpha macropoda (DC.) Baker presented inverse J diameter distribution curve. Accordingly to the successional stage of the studied fragment, after 30 years in preserved area, according the number of species and their diametric structure, the plant community is actually in the intermediate growth development, fairly distant to the climax stage.Keywords: Floristic survey; diameter classes; equations. ResumoCaracterísticas dendrométricas de um fragmento de Mata Atlântica no Município de Santa Maria de Jetibá, Estado do Espírito Santo, Brasil. Este trabalho analisou a distribuição diamétrica de uma área em regeneração natural da Mata Atlântica localizado na Reserva Biológica Sítio Palmares, ES. Em 2.400 m2, foram medidas todas as árvores com DAP igual ou superior a 5 cm. Foram encontradas 195 árvores, distribuídas em 17 espécies e 15 famílias. O total da comunidade observada apresentou um DAP médio de 12,40 cm e área basal de 2,86 m2, correspondendo a 11,90 m2.ha-1. Os indivíduos arbóreos ficaram distribuídos em sete classes diamétricas de 5 cm de intervalo. O ajuste da função normal mostrou, para o total da população, distribuição diamétrica unimodal com assimetria à esquerda. As duas primeiras classes diamétricas, de 5 a 15 cm, acumularam 142 árvores, concentrando 72,8% da densidade populacional. Cinco espécies apresentaram uma densidade populacional com mais de 10 indivíduos arbóreos. A espécie Vismia guianensis (Aubl.) Seem. apresentou árvores somente na primeira classe diamétrica. Cecropia catarinenses Cautrec., Miconia cinnamomifolia (DC.) Naudin e Miconia multiflora Cong. apresentaram curvas de distribuição diamétrica unimodais e Piptocarpha macropoda (DC.) Baker curva de distribuição diamétrica J-invertido. O estágio sucessional do fragmento estudado, com mais de três décadas de crescimento em área preservada, encontra-se, pelo número de espécies e estrutura diamétrica observadas, em fase intermediária de desenvolvimento, ainda longe do estado clímax.Palavras-chave: Levantamento florístico; classes diamétricas; equações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Campos, Lilian Souza, and Fabiana Paim Rosa. "Avaliação de hidroxiapatita bovina no reparo de defeitos ósseos críticos em calvária de rato." Revista de Ciências Médicas e Biológicas 11, no. 2 (January 1, 2012): 177. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v11i2.6681.

Full text
Abstract:
<!--[if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:HyphenationZone>21</w:HyphenationZone> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> </w:Compatibility> <w:BrowserLevel>MicrosoftInternetExplorer4</w:BrowserLevel> </w:WordDocument> </xml><![endif]--><!--[if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" LatentStyleCount="156"> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!--[if !mso]><object classid="clsid:38481807-CA0E-42D2-BF39-B33AF135CC4D" id=ieooui></object> <style> st1\:*{behavior:url(#ieooui) } </style> <![endif]--><!--[if gte mso 10]> <style> /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Times New Roman"; mso-ansi-language:#0400; mso-fareast-language:#0400; mso-bidi-language:#0400;} </style> <![endif]--> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 8pt; color: black;">Introdução: </span></strong><span style="font-size: 8pt;">Dentre os biomateriais para regeneração óssea, os de origem xenogênica têm se mostrado como alternativa ao autoenxerto devido às suas propriedades biológicas e físico-químicas, além de sua grande disponibilidade e de minimizar a morbidade ao indivíduo. Vários trabalhos consideram o BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;">®</span><span style="font-size: 8pt;">, uma hidroxiapatita bovina, como padrão ouro entre os biomateriais de substituição óssea, independentemente do tamanho de suas partículas, apesar de esse fator ser considerado importante nas reações tissulares envolvidas na neoformação óssea. <strong>Objetivo: </strong>Avaliar histologicamente o comportamento biológico de uma Hidroxiapatita Bovina, na forma de grânulos, entre 0,4 a 0,6 mm, implantados em defeitos ósseos críticos em calvária de rato. <strong>Metodologia: </strong>Foram utilizados 20 ratos distribuídos em 2 grupos experimentais:<span> </span>Grupo GC (controle com coágulo) e Grupo GBS (implantados com hidroxiapatita bovina) nos quais foi efetuado um defeito crítico de 8,5 mm de diâmetro na calvária. A eutanásia foi realizada em dois pontos biológicos, aos 15 e 45 dias pós-operatórios e os<span> </span>espécimes<span> </span>foram processados para inclusão em parafina. Os cortes histológicos foram corados pela técnica de hematoxilina e eosina (HE), e<span> </span>picrossírius-vermelho (PIFG), e foram analisados histologicamente em microscópio de luz comum. <strong>Resultados: </strong>No grupo controle, observou-se, neoformação óssea reacional restrita às bordas e presença de tecido fibroso na área do defeito. No grupo implantado com BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;">®</span><span style="font-size: 8pt;">, observou-se mínima reação inflamatória, abundante angiogênese e alguma osteogênese, além das bordas, ao longo do defeito, especialmente em continuidade à dura-máter. <strong>Conclusão:</strong> Concluiu-se que o BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;">®</span><span style="font-size: 8pt;"><span> </span>foi biocompatível e promoveu osteogênese por osteocondução, mantendo-se parcialmente integrado ao osso neoformado.</span></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt;"><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US"> </span></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US">Abstract</span></strong></p> <p class="MsoNormal" style="margin: 0cm 22.7pt 0.0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-size: 8pt; color: black;" lang="EN-US">Introduction</span></strong><span style="font-size: 8pt;" lang="EN-US">: Among the biomaterials for bone regeneration materials of xenogeneic origin have shown up as an alternative to autografts. This is, in addition to its wide availability, and its ability to minimize the morbidity of the individual, due to its biological and physical-chemical properties. Several papers consider BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;" lang="EN-US">®</span><span style="font-size: 8pt;" lang="EN-US">, a bovine hydroxyapatite, as the gold standard among biomaterials for bone replacement. The size of its particles is irrelevant to this statement, although it is considered an important factor in tissue reactions during bone formation. <strong>Objective</strong>: The objective was to evaluate histologically the biological behavior of BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;" lang="EN-US">® </span><span style="font-size: 8pt;" lang="EN-US">in the form of granules (0.4 mm to 0.6 mm) implanted in critical bone defects in rat calvaria. <strong>Materials and Methods:</strong> 20 rats were divided into two experimental groups: GC (control, no implantation, defect filled with clot) and GBS (implantation with BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;" lang="EN-US">®</span><span style="font-size: 8pt;" lang="EN-US">). A critical defect of 8.5 mm was introduced into the calvaria of the rats. Euthanasia was performed at the biological time points of 15 and 45 days post operatively. In order to finalize the processing, the specimens i.e. the histological sections were either stained with hematoxylin and eosin (<span style="color: #1a1a1a;">H&E stain)</span><span style="color: black;">, or picrosirius-red (PIFG). The analyses were made by common light microscopy. </span><strong>Results</strong>: In the GC-group reactive new bone formation, restricted to the edges of the defect, and the presence of fibrous tissue throughout the majority of the defect area, were observed. In the GBS-group minimal inflammatory response, abundant angiogenesis, and osteogenesis were detected beyond the edges of the defect, especially in proximity to the <em>dura mater</em>. <strong>Conclusion: </strong>In conclusion, BioOss</span><span style="font-size: 4.5pt; position: relative; top: -2.5pt;" lang="EN-US">®</span><span style="font-size: 8pt;" lang="EN-US"><span> </span>can be considered biocompatible. It promotes osteogenesis, by osteoconduction, and is partly integrated in newly formed bone.</span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Andrade, Leonardo Rodrigues de. "BIOMATERIAIS UTILIZADOS EM BIOENGENHARIA ORTOPÉDICA." Estudos de Biologia 28, no. 63 (November 24, 2006). http://dx.doi.org/10.7213/reb.v28i63.22026.

Full text
Abstract:
Diversos tipos de biomateriais, sejam de origem biológica ou sintética, vêm sendo utilizados na prática da bioengenharia tecidual com finalidades de regeneração ou formação de novos tecidos. A bioengenharia tecidual compila conhecimentos de grandes áreas da ciência como a biologia e a engenharia, que são aplicados atualmente na medicina reparadora. Os biomateriais escolhidos para tal prática devem estimular a adesão, diferenciação e proliferação celular, e ainda promover a produção de moléculas específicas do tecido em questão. As células usadas na terapia podem ser as mesenquimais de medula óssea ou as adultas específicas do próprio paciente, e atualmente também, as células-tronco embrionárias, com capacidade de diferenciação em múltiplas linhagens in vitro. Os biomateriais do tipo alginato, poli-hidroxi-alcanoatos e os ácidos poli-L-láctico e glicólico estão sendo estudados para futura utilização em bioengenharia ortopédica e serão discutidos neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

BERNARDI, Lisiane, Letícia Westphalen BENTO, Leticia Grando MATTUELLA, Fernando Borba de ARAUJO, and Anna Christina Medeiros FOSSATI. "Estudo Comparativo da Morfologia da Polpa Dentária de Dentes Humanos Submetidos à Técnica de Clivagem e a Técnicas de Descalcificação Química." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 48, no. 1/3 (March 18, 2007). http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7501.

Full text
Abstract:
Os rápidos avanços do conhecimento acerca do reparo e regeneração tecidual, têm despertado o interesse pela biologia pulpar. Entretanto, para avaliar microscopicamente a dinâmica do tecido pulpar, é necessário, inicialmente, que o dente seja submetido aos processamentos histológicos de fixação e descalcificação. A descalcificação pode afetar o grau de coloração e pode causar desnaturação de proteínas. Além disso, é um processo demorado, visto que o dente requer um longo período de desmineralização. Assim, a proposta deste trabalho foi de avaliar qualitativamente a matriz extracelular e as células da polpa dentária, comparando três grupos: dois em que o tecido dentário foi descalcificado e um em que a polpa foi removida dos tecidos duros, não necessitando do processo de descalcificação. Dez pré-molares foram fixados em formalina tamponada a 10% por 24 horas. Após, estes dentes foram divididos em três grupos: 4 dentes foram submetidos a processo de descalcificação por meio de solução de Morse, 3 por meio de solução de EDTA a 10% e; os 3 dentes restantes tiveram sua polpa separada dos tecidos duros dentários por meio da técnica de clivagem. Na seqüência, os três grupos foram processados por meio da técnica histológica de rotina e foram corados com H/E. Os resultados desta análise demonstraram que houve uma melhor conservação tanto da matriz extracelular, quanto das estruturas celulares no grupo da clivagem, seguido do grupo Morse e por fim, com a menor conservação das estruturas pelo grupo EDTA
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Almeida Jr., Eduardo Bezerra de, Liliane Ferreira Lima, Patrícia Barbosa Lima, and Carmen Sílvia Zickel. "DESCRIÇÃO MORFOLÓGICA DE FRUTOS E SEMENTES DE Manilkara salzmannii (SAPOTACEAE)." FLORESTA 40, no. 3 (October 1, 2010). http://dx.doi.org/10.5380/rf.v40i3.18915.

Full text
Abstract:
O gênero Manilkara possui importância econômica considerável, devido aos frutos comestíveis, qualidade da madeira e látex, podendo ser usada na medicina popular e ornamentação. O gênero está representado no Brasil por aproximadamente 19 espécies, distribuídas com maior representatividade na floresta atlântica e restinga. O presente estudo teve como objetivo caracterizar a biometria dos frutos e sementes de Manilkara salzmannii (A. DC.) H. J. Lam visando contribuir com dados sobre a biologia e comportamento dessa espécie, fornecendo subsídios importantes para a sua identificação. Os frutos maduros foram coletados manualmente ou com tesoura de poda alta, armazenados em sacos de papel-madeira, identificados e resfriados até o processamento. Para a análise morfológica foram selecionados aleatoriamente 100 frutos e 100 sementes. As sementes foram extraídas dos frutos manualmente, lavadas em água corrente, secas com flanela, e posteriormente pesadas, determinando-se o número de sementes por quilograma e o peso de 1000 sementes. Os frutos e as sementes foram analisados com o intuito de contribuir como uma ferramenta para a diferenciação das espécies, bem como auxiliar na determinação da variabilidade da espécie em estudos de dispersão e dos agentes dispersores, sendo importante também para as análises de sucessão e regeneração de ecossistemas florestais.Palavras-chave: Diásporos; frutos; Manilkara; sementes. AbstractMorphological description of Manilkara salzmannii (Sapotaceae) fruits and seeds. Manilkara gender has a considerable economic value, because of the edible fruits, the quality of its wood, the latex and the fact that it can be used for popular medicine and ornamentation. In Brazil, the gender is represented by approximately 19 species that are mainly distributed through the Atlantic Forest and coastal vegetation. The present study aimed to characterize the biometric aspects of Manilkara salzmannii seeds and fruits in order to contribute to the biology and behavior of the species, and to give important subsidies for its identification. The mature fruits were collected manually or with the help of a pruning shears, stored in paper bags, identified and cooled until processing. A total of 100 fruits and 100 seeds were randomly selected for the morphological analysis. The seeds were manually extracted from the fruits, washed in running water and weighted, in order to determine the number of seeds per kilogram and the weight of a thousand seeds. The fruits and the seeds were analyzed with the aim of contributing as a tool for the differentiation of the species and helping in the determination of the species variability in dispersion studies and dispersion agents. It is also important for the analysis of succession and regeneration of forest ecosystems.Keywords: Diasporas; fruits; Manilkara; seeds.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Queiroz, Marisa Vieira de, Maurílio Antônio Varavalho, Jorge Fernando Pereira, and Elza Fernandes de Araújo. "Isolamento e regeneração de protoplastos de Penicillium brevicompactum." Acta Scientiarum. Biological Sciences 26, no. 4 (April 1, 2004). http://dx.doi.org/10.4025/actascibiolsci.v26i4.1529.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pires Miranda, Bruno. "REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA DE ALVÉOLOS DE EXTRAÇÃO DENTÁRIO- UMA REVISÃO." International Journal of Science Dentistry 1, no. 45 (July 5, 2016). http://dx.doi.org/10.22409/ijosd.v1i45.319.

Full text
Abstract:
Resumo O osso é um tecido conjuntivo especializado, vascularizado e dinâmico que se modifica ao longo do organismo. Quando lesado, possui uma capacidade única de regeneração e reparação sem a presença de cicatrizes, mas em algumas situações devido tamanho do defeito ósseo não se regenera por completo. Assim, se faz necessária a realização de procedimentos de regeneração óssea guiada. Para isso, o implantodontista deve conhecer as bases biológicas da regeneração óssea guiada alveolar e suas indicações. Nesta revisão foram abordadas indicações, vantagens e tipos de biomateriais utilizados para preenchimento do alvéolo dentário imediatamente após a extração dentária sempre que o objetivo for à reabilitação através da instalação de implantes. Mesmo este, biomateriais, apresentando inúmeras qualidades, estudos ainda devem ser feitos a fim de obter a cada dia, um material sintético compatível com o tecido ósseo perdido em quantidades adequadas sem necessitar de cirurgias extra-bucais.ABSTRACT Bone is a specialized vascularized connective tissue that dynamic changes throughout the body. When injured, it has a unique ability to regenerate and repair without the presence of scars, but in some situations due to size of the bone defect does not regenerate completely. Thus, it is necessary to perform guided bone regeneration procedures. For this, the implant dentistry must know the biological bases of alveolar guided bone regeneration and its indications. In this review were addressed indications, advantages and types of biomaterials used for filling the tooth socket immediately after the tooth extraction whenever the goal is rehabilitation through implants installation. Even this, biomaterials, having several qualities, further studies must be done to obtain each day, a synthetic material compatible with the bone tissue lost in proper amounts without the need of extra-oral surgery.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Boaventura Zumaêta Costa, José, Fabrício Da Silva, Christiano De Almeida Dultra, Laís Farias Souza, and Maria Clara Nascimento Elyotte dos Santos. "O USO DE MEMBRANAS BIOLÓGICAS PARA REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA EM IMPLANTODONTIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." Journal of Dentistry & Public Health 7, no. 1 (April 19, 2016). http://dx.doi.org/10.17267/2596-3368dentistry.v7i1.751.

Full text
Abstract:
The significant development of biomaterials for use in clinical dentistry in the last decade has represented a powerful therapeutic tool in surgical activities, especially in the correction of bone defects. The guided tissue regeneration is a surgical practice in which it uses an artificial barrier called a biological membrane that serves as a barrier to epithelial migration to the success of new bone formation in areas of bone defects. Such membranes can be absorbable or not absorbable. This article discusses the use of the technique of guided bone regeneration techniques and the placement, composition, properties, advantages and disadvantages of the materials to be used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Pereira, Kleber Fernando, and Celso Ivan Conegero. "Indução à ingestão de álcool etílico retarda o processo de regeneração pós-fratura em rato." Acta Scientiarum. Biological Sciences 29, no. 1 (November 23, 2007). http://dx.doi.org/10.4025/actascibiolsci.v29i1.129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Thomaz, Sidinei Magela, Sandra Andréa Pierini, and Danielle Sgorlon. "Efeitos da exposição ao ambiente seco sobre o crescimento e regeneração de Egeria najas Planchon (Hidrocharitaceae)." Acta Scientiarum. Biological Sciences 28, no. 1 (March 6, 2006). http://dx.doi.org/10.4025/actascibiolsci.v28i1.1055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Alves, Jose Jakson Amâncio. "CAATINGA DO CARIRI PARAIBANO." Geonomos, February 15, 2013. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v17i1.80.

Full text
Abstract:
potencial de regeneração, porém, seus mecanismos de autodefesa tornam-se consideravelmente vulneráveis as condições que lhes são impostas. Os processos morfoclimáticos típicos do meio semi-árido, com suas estações contrastadas e as degradações antrópicas, são responsáveis por um dinamismo da vegetação em que a caatinga raquítica e rala representa um sub-clímax e a caatinga em fase de regeneração são disclimax antrópicos. A caatinga arbórea ou floresta seca seria, neste caso, o verdadeiro clímax mesmo atingido pelas ações antrópicas. A partir desse pressuposto objetivou-se nesse estudo estabelecer uma classificação provisória baseada na pressão antrópica e descrever fitogeograficamente a caatinga da região do Cariri Paraibano, onde apesar das características de pobreza do estrato herbáceo é rica em espécies e em biomassa. Também é importante considerar o processo de ocupação da região, os desmatamentos indiscriminados, associados à fragilidade natural desse ecossistema, que acarretaram sérias conseqüências para os geótopos e para as biocenoses, dentre estas a redução da diversidade biológica da vegetação nativa, produzindo uma diversidade de extratos, apresentada nesse trabalho como comunidade-tipo.Palavras–chaves: Vegetação Nativa; Fitogeografia; Comunidade-Tipo; Semi-Árido. ABSTRACT: The Caatinga biome is an ecosystem are adapted to extremely arid conditions, with a remarkable potential for regeneration, but its mechanisms of self-defense become far more vulnerable to conditions imposed on them. The typical morphoclimatic processes of the semi-arid environment, with its contrasting seasons and anthropogenic degradation, are responsible for the dynamism of vegetation in the Caatinga is a rickety thin sub-climax Caatinga in the process of regeneration is a anthropic disclimax. Tree caatinga or dry forest tree would, in this case, the true climax even reached by human actions. From this assumption objective of this study is to establish a provisional classification based on human disturbance, to describe the phytogeography of the Caatinga of Cariri of the Paraiba State (NW region of Brazil), where despite the poverty characteristics of the herb is rich in species and biomass. It is also important to consider the process of occupation of the region, the indiscriminate deforestation, coupled with the weakness of natural ecosystem, which led to serious consequences for geotope and the aquatic communities, among them the reduction of biological diversity of native vegetation, producing a variety of extracts, presented in this work as a community type.Keywords: Native Vegetation; Fitogeography; Community-Kind; Semi-Arid.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Nunes, L. A. P. L., M. M. C. Pessoa, A. S. F. Araujo, R. S. Sousa, J. D. C. Silva, L. F. C. Leite, and L. R. Barbosa. "Characterization of edaphic fauna in different monocultures in Savanna of Piauí." Brazilian Journal of Biology, August 14, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1519-6984.228799.

Full text
Abstract:
Abstract Vegetation cover may show diversity and composition patterns of the soil invertebrate community, as a function of litter quantity and quality in a specific habitat. The objective of this work was to characterize the distribution of edaphic fauna in different monocultures. The study was carried out at Chapada Grande farm in Regeneração, PI. Four monoculture areas were chosen: no-tillage soybean, eucalyptus, pasture, and a preserved native cerrado forest. Soil fauna was collected in a dry and wet period by pitfall traps containing 4% formaldehyde. The edaphic fauna was evaluated by the number of individuals per trap per day, average richness and richness, Shannon diversity index and Pielou uniformity index. Data were submitted to analysis of variance and multivariate Principal Component Analysis (PCA). The highest number of individuals per day trap and of average richness were registered in the pasture, eucalyptus and forest areas in both periods, while soybean showed lower values with predominance of Coleoptera and Formicidae groups. The pasture and forest areas showed of higher Shannon index values in the two evaluated seasons, probably due to higher contributions organic residues in the soil that favors the shelter, feeding and reproduction conditions. Regarding the Pielou index, the soybean system showed higher values in this variable. The Aranae, Coleoptera, Formicidae and Diptera groups predominated in the humid period, while Coleoptera and Formicidae predominated in the dry period. Systems that generate greater accumulation of residues harbor a greater diversity of invertebrates of the edaphic fauna. Seasonality had an effect on all variables analyzed and the wet period showed more expressive values.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Vargas-Fonseca, Elena. "Capacidad de regeneración natural del bosque de manglar del Estero Tortuga, Osa, Puntarenas, Costa Rica." Revista de Biología Tropical, February 3, 2016, 209–18. http://dx.doi.org/10.15517/rbt.v63i1.23104.

Full text
Abstract:
Este estudio se realizó entre Febrero 2011 y Enero 2012, en el bosque de mangle del Estero Tortuga. Se establecieron un total de seis parcelas, de 9 m2 cada una, con el fin de evaluar el porcentaje de supervivencia y la tasa de crecimiento de las plántulas de Rhizophora racemosa (G. Mey.) y Pelliciera rhizophorae (Triana & Planch.). Al final del estudio todas las parcelas presentaron un 100% de mortalidad, lo que indica que la zona no está reclutando árboles jóvenes y por lo tanto no se está regenerando naturalmente. Los resultados de este estudio sugieren que la baja influencia de la marea, la baja salinidad del manto freático y la alta tasa de deposición de sedimentos, son las causas de la nula supervivencia de las plántulas y del deterioro de los individuos adultos. Se realizó un análisis comparativo de las zonas de manglar declaradas Patrimonio Natural de Estado y el ecosistema de manglar del Estero Tortuga, el cual muestra que existen áreas que no se encuentran protegidas bajo esta categoría. Se recomienda actualizar esta información con el fin de contar con un registro preciso sobre la ubicación de los manglares de la zona. Además, es prioritario que se aborde el manejo de la cuenca Térraba Sierpe, con el fin de disminuir la cantidad de sedimentos que se depositan en los manglares de la zona.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography