Academic literature on the topic 'Regeneração industrial'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Regeneração industrial.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Regeneração industrial"

1

FÁRI, MIKLÓS, GERALDO MILANEZ DE RESENDE, and NATONIEL FRANKLIN DE MELO. "Avaliação da capacidade de regeneração in vitro em tomateiro industrial." Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, no. 8 (August 2000): 1523–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000000800004.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar a capacidade de regeneração das cultivares de tomateiro industrial (Lycopersicon esculentum Mill) IPA-5 e IPA-6, utilizando quatro composições de meio de cultura descritos na literatura e cinco variações de inoculação. Foi testada uma nova variação de inoculação, denominada cotilédone fendido. A maior freqüência de formação de gemas vegetativas foi 100% no caso de IPA-5, e 65% no caso de IPA-6. Para induzir o alongamento de brotos, foram necessários três subcultivos dos explantes apresentando gemas. No caso de IPA-5, o número de brotos obtidos foi maior quando a indução de gemas foi realizada em meio contendo BAP (2,5 mg L-1) e AIA (0,2 mg L-1) seguido de três subcultivos, em meio como zeatina (0,5 mg L-1). Usando esse protocolo, a cultivar IPA-5 produziu uma média de 5,45 brotos alongados a partir do cotilédone fendido. Essa capacidade excedeu significativamente o cotilédone aparado, que produziu 4,4 brotos alongados por explante. No caso de IPA-6, a melhor combinação de meios e método de inoculação produziu 0,87 broto alongado por explante. Os brotos alongados foram enraizados e transferidos para casa de vegetação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Klein, Lígia Regina, and Bianca Larissa Klein. "Manual de caligrafia em tempos de industrialização? “Sempre é tempo...”." Revista HISTEDBR On-line 10, no. 37e (August 25, 2012): 97. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i37e.8639783.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a obra didática de Antônio De Franco, intitulada “Método de Caligrafia DeFranco – Sempre é tempo...”, buscando apreender os móveis de sua ampla e positivarepercussão, na época. Nessa direção, aponta-se que o contexto econômico brasileiro,marcado pelo impulso da industrialização e expansão da burguesia industrial, operariado esetores médios, com conseqüentes reflexos na política nacional, faz emergir novasdemandas sociais. Impõe-se o propósito da regeneração do homem brasileiro e o ingressoda Nação na civilização moderna, norteado por um ideário nacionalista, tecnicista ecientificista. O manual de De Franco, em sintonia com esse ideário, mais que meraproposta didática, interessa-nos pelo que expressa do pensamento que emana de um crucialmomento da história sócio-econômica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Raphael Jonathas da Costa. "Estratégias integradas de regeneração em regiões industriais: uma aproximação com a conjuntura pós-década de 1990 no Sul Fluminense." Caderno CRH 25, no. 66 (December 2012): 433–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792012000300004.

Full text
Abstract:
A proposta do artigo é discutir a constituição de novos arranjos institucionais em regiões de perfil industrial, caracterizadas pela presença de setores como a siderurgia e a indústria automobilística. A análise recai sobre iniciativas forjadas em contextos economicamente deprimidos por processos de saída e fechamento de indústrias, reestruturação produtiva e downsizing. O foco está em descrever estratégias e mobilizações cunhadas no seio de organizações públicas e privadas orientadas sob a perspectiva de revitalização dessas áreas degradadas. A discussão aborda a conjuntura do Sul Fluminense, região que viu reforçado, nos últimos anos, um discurso pró-regionalização e cooperação entre seus municípios. O artigo indica que a região progressivamente se segmenta entre uma extensão em fase de expansão, puxada pela indústria automobilística, e outra estagnada pela dependência frente à atividade de um grande agente econômico. Conclui-se que isso termina instituindo limitações estruturais e comprometendo os planos de um desenvolvimento mais integrado da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Braga, Ricardo Augusto Pessôa, Terezinha Matilde de Menezes Uchoa, and Maria Tereza Menezes Bezerra Duarte. "Impactos ambientais sobre o manguezal de Suape - PE." Acta Botanica Brasilica 3, no. 2 suppl 1 (1989): 09–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-33061989000300003.

Full text
Abstract:
A zona estuarina de Suape é formada pelos rios Massangana, Tatuoca, Ipojuca e Merepe, situando-se a cerca de 25km ao sul do Recife. A implantação um porto e da infra-estrutura para um complexo industrial acarretou em obras de aterros, dragagens e represamentos, alterando a hidrologia local e modificando drasticamente a paisagem. A partir de fotografias aéreas na escala 1:30.000 obtidas nos anos de 1974 e 1988, de imagens do sensor TM do satélite Landsat 5 de 1984 e com o auxílio de carta topográfica na escala 1:25.000 de 1971, foram realizadas a fotointerpretação e a reambulação, resultando em cartas de cobertura de vegetação de mangue de 1974 e 1988, assinalando-se as intervenções físicas ocorridas neste período. Dos 2874ha de manguezal existentes em 1974, restam em 1988 2276ha, com uma perda de 21% do total. Destes 214ha foram aterrados por aterro hidráulico ou material argiloso oriundo de outras áreas; 384ha foram alagados, em decorrência de dragagens e de inundações por represamento. Mais 27ha encontram-se em processo de degradação, devido a uma inundação temporária ocorrida, em consequência de obstrução de vazão do rio Ipojuca em sua foz, quando da construção do porto. Foram marcadas oito estações nas áreas preservadas e em regeneração para caracterização da estrutura do manguezal, formado pelas espécies Rhizophora mangle L., Avicennia germinam (L.) Stearn. Avicennia shaueriana Stapf. & Lee chman, Laguncularia racemosa Gaertn.. além do Conocarpus erectus L. que ocorre periféricamente. Os bosques estudados nas áreas preservadas apresentam-se, com um bom desenvolvimento, maduros ou em amadurecimento, de acordo com os parâmetros evidenciados (densidade, área basal, altura média do bosque e diâmetro médio). Os bosques estudados nas áreas em regeneração apresentam-se bastante jo vens com uma densidade elevada indicando portanto que, se estas áreas forem pre servadas, tais bosques atingirão o seu equilibrio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cordeiro, Cícera Josevânia Daniel, Maria Inês Machado, Beatriz Cordeiro dos Santos, Isadora Êdua Silva Lima, Francisco Rodrigo de Lemos Caldas, and João Hermínio da Silva. "Avaliação das características físicas e físico-químicas de araçá Psidium brownianum Mart. ex DC. (Araçá-de-veado)." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 11, 2020): e406985648. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5648.

Full text
Abstract:
O araçazeiro é uma fruteira nativa do Brasil, pertencente à família Myrtaceae, podendo ser encontrada desde o Estado do Rio Grande do Sul, passando por Minas Gerais, até a região Nordeste. São muitas espécies de araçá, mas dependendo da região existem diferentes interesses em realizar estudos quanto a sua caracterização, ressaltando que essa fruta possui excelentes características físico-químicas, grande potencial econômico e podem ser consideradas imprescindíveis na regeneração de áreas degradadas. Essas características dos frutos tornam o araçazeiro uma nova e promissora opção de cultivo, trazendo benefícios aos consumidores e tornando-se uma alternativa para a exploração sustentada para os pequenos produtores rurais. O beneficiamento dos frutos nativos como araçá atende a crescente interesse industrial por produtos exóticos, além de ser extremamente aceito pelos consumidores. Quanto aos frutos de araçá existentes na Floresta do Araripe; não foram encontradas informações na literatura, relativas aos parâmetros físicos e químicos, sendo assim objetivou-se determinar as características físico-químicas (SS, pH, AT, SS/AT, açúcares redutores e não-redutores) e as características físicas como: massa do fruto inteiro, massa da polpa, rendimento de polpa. Dos resultados obtidos para araçá foi possível verificar que devido seu baixo grau de doçura não possui grande aceitação para consumo do fruto in natura. Apresenta potencial para industrialização e um dos fatores que contribuem é a uniformidade de formato, levemente arredondado, bom rendimento em polpa, baixo pH e elevadas concentrações de acidez.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schwartz, Elisane, José Carlos Fachinello, Rosa Lia Barbieri, and João Baptista da Silva. "Avaliação de populações de Butia capitata de Santa Vitória do Palmar." Revista Brasileira de Fruticultura 32, no. 3 (September 8, 2010): 736–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452010005000089.

Full text
Abstract:
O gênero Butia pertence à família Arecaceae e possui cinco espécies com ocorrência no Rio Grande do Sul. A espécie Butia capitata está recebendo atenção especial, não só pelo seu uso no consumo in natura como também em formas processadas. No entanto, mesmo sendo uma espécie que tem sua utilização registrada desde os tempos pré-históricos, vem sendo explorada apenas de modo extrativista, como a maioria das espécies de frutíferas nativas. Além disso, a espécie está seriamente comprometida em médio prazo pela ausência de regeneração natural e com risco muito alto de extinção num futuro próximo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi comparar os frutos, a partir de parâmetros químicos e físicos, e também observar os dados produtivos das plantas de três populações de butiazeiros do município de Santa Vitória do Palmar-RS. Os dados foram obtidos em experimentos conduzidos na safra de 2005/2006 e na safra de 2006/2007, em três propriedades localizadas em Santa Vitória do Palmar. Os resultados permitiram verificar que as propriedades e ou variações genéticas entre as populações de Butia capitata avaliadas propiciaram variabilidade para duração do ciclo, coloração da epiderme dos frutos, volume de suco produzido, relação entre sólidos solúveis totais e acidez titulável, características biométricas de fruto e produtividade anual. Uma das populações, denominada Celina, apresentou maior produtividade e rendimento industrial. As populações Celina e São José apresentaram as melhores características biométricas de fruto. A população Aguiar apresentou a melhor relação entre sólidos solúveis totais e acidez titulável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Duarte, Gabriela Garcez, and Aguinaldo dos Santos. "Construindo um design para a economia verde." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 32 (August 3, 2021): 41–65. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i32.1366.

Full text
Abstract:
O presente artigo procura levantar fundamentos para a construção de um design orientado pela economia verde, como um modo de se fomentar a transição para a sustentabilidade. O conceito de economia verde tem sido legitimado como uma economia na qual o crescimento está dissociado da exploração do meio ambiente, enquanto viabiliza a regeneração do mesmo, reduzindo os danos, aprimorando o bem-estar humano e a coesão social. Apesar de o crescimento econômico ilimitado provocar impactos negativos na própria economia e nas outras duas dimensões da sustentabilidade, a ambiental e a social, entende-se que uma expansão pautada na economia verde é relevante em contextos nos quais se necessita de maior empregabilidade e aumento da geração de renda, bem como de aprimoramento no manejo dos recursos naturais, entre outras questões relacionadas. Assim, os autores consideram que um design para a economia verde possa vir a propor soluções sistêmicas que contribuam na solução desse tipo de problema, de modo gradativo e a longo prazo. Logo, objetiva-se realizar uma revisão teórica que contemple essa proposta econômica, e os conceitos derivados dela, a fim de identificar abordagens e estratégias relativos ao design. Como resultado, o estudo contextualiza a legitimação da economia verde e investiga as prescrições de ordem produtiva das economias criativa, circular, compartilhada, colaborativa e distribuída e do comércio justo. Desse modo, identifica- se as estratégias de desmaterialização, manutenção e reparo, bem como de simbiose industrial e as abordagens de criação de sistema de produto mais serviço sustentável e de valorização intelectual e/ou cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Peixe, Amanda Souto Maior, and Maria Fernanda Abrantes Torres. "Degradação Ambiental em Fragmento de Mata Atlântica: Reserva Ecológica do Jardim Botânico do Recife-PE (Environmental Degradation Fragment of the Atlantic Forest: Ecological Reserve of the Botanical Garden of Recife-PE)." Revista Brasileira de Geografia Física 4, no. 4 (January 22, 2012): 762. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v4i4.232700.

Full text
Abstract:
A Reserva Ecológica do Jardim Botânico do Recife (JBR) é um dos poucos remanescentes da Mata Atlântica do Estado de Pernambuco, possuindo uma extensão de 10,72 ha. Por estar localizado numa área relativamente populosa da Região Metropolitana do Recife (RMR), o JBR caracteriza-se pela pressão exercida com ocupação urbana em parte de seu entorno. Neste contexto, este trabalho objetivou analisar a variação espaço temporal do uso e ocupação do solo e o nível de degradação ambiental do Jardim Botânico do Recife e seu entorno, visando fornecer subsídios para a conservação dos recursos naturais desse importante fragmento de Mata Atlântica. Para a análise espaço temporal foram utilizadas fotografias aéreas dos anos de 1974 e 1997 e ortofotocartas de 2007. A identificação dos principais indicadores de degradação foi realizada através de visitas in loco para aplicação de checklist. Os resultados indicam que a área do JBR e seu entorno passaram por algumas mudanças, principalmente em relação aos tensores antrópicos, destacando-se a expansão urbana, viária e do pólo industrial, que totalizaram 55,10% de aumento durante o período analisado. Por outro lado, a área de Mata Atlântica do entorno do JBR apresentou regeneração, com um aumento de 28% em relação a 1997, ocupando áreas de vegetação rala e solo exposto, que, sofreram redução. O nível de degradação do JBR foi considerado pequeno (-99). Entretanto, para garantir a efetiva conservação da sua biodiversidade é necessário que se desenvolva um plano de manejo para melhor geri-lo e restrições de uso solo através da implementação de uma zona de amortecimento.Palavras-Chaves: Remanescentes; tensores antrópicos; biodiversidade. Environmental Degradation Fragment of the Atlantic Forest: Ecological Reserve of the Botanical Garden of Recife-PE ABSTRACT The Ecological Reserve of the Botanical Garden of Recife is one of the few remaining Atlantic Forest in Pernambuco State, with a length of 10.72 ha. Being located in a relatively densely populated area of Recife, the JBR is characterized by pressure with urban occupation in part of its surroundings. In this context, this study aimed to analyze the spatial and temporal variation of the use and occupation of the soil and the level of environmental degradation of the Botanical Garden of Recife and its surroundings, to provide input for the conservation of the natural resources of this important piece of the Atlantic Forest. Aerial photographs of 1974 and 1997 and maps of 2007 were used for the spatial and temporal analysis. The identification of key indicators of degradation was achieved through site visits for the application of checklist. The results indicate that the area of JBR and its surroundings have undergone some changes, particularly in relation to anthropogenic tensors, especially urban sprawl, road and industrial hub, which totaled 55.10% increase during the study period. Conversely, the Atlantic Florest area surrounding the JBR showed regeneration with a 28% increase over 1997, covering areas of sparse vegetation and exposed soil, which were reduced. The level of degradation of JBR was considered low (-99). However, to ensure the effective conservation of its biodiversity is necessary to develop a management plan to better manage it and land use restrictions by implementing a buffer zone. Keywords: Remainings; anthropogenic tensioners; biodiversity
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Melo, Noemi H. de, Maria E. O. Ferreira, Nathan F. F. Potenciano, Paulo R. Martins, and Indianara C. Ostroski. "Análise do Tratamento Químico em Carvão Ativado para Remoção do Corante Azul 5g." Revista Processos Químicos 11, no. 22 (July 3, 2017): 25–34. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i22.403.

Full text
Abstract:
A maioria dos estudos em adsorção são realizados em sistemas batelada, que são limitados a escala laboratorial e tem menor aplicação nos processos industriais. Os leitos fixos são particularmente interessantes devido à sua fácil operação e possibilidade de regeneração sem que o leito seja desmontado. Assim, o presente trabalho teve por objetivo estudar o equilíbrio de adsorção do corante reativo azul 5G utilizando carvão ativado de osso de boi bruto e tratado com NaOH, em sistemas de leito-fixo. Testes dinâmicos foram realizados com o fluxo ascendente em coluna, a 30 °C e diâmetro médio de partícula de 0,0765 mm. A vazão ótima de trabalho encontrada para ambos os adsorventes foi de 2 mL min-1. As isotermas foram obtidas pelo balanço de massa nas curvas de ruptura, e foram ajustadas aos modelos de Langmuir e Freundlich. O carvão ativado de osso de boi demonstrou ter potencial para ser usado como um adsorvente alternativo na remoção do corante azul 5G presente em efluentes têxteis. E na adsorção também foi verificado que a funcionalização da superfície química do carvão não foi significativa no processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mazuchowski, Jorge Zbigniew, and Alessandro Camargo Angelo. "CARACTERIZAÇÃO E ENTRAVES DO SISTEMA DE PRODUÇÃOCOM BRACATINGA NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA." FLORESTA 42, no. 4 (December 31, 2012): 711. http://dx.doi.org/10.5380/rf.v42i4.17698.

Full text
Abstract:
ResumoO cultivo da bracatinga (Mimosa scabrella Bentham) com finalidade energética existe há mais de 100 anos. Atividade típica da pequena propriedade rural, é cultivada com base na regeneração natural desde a segunda rotação. A madeira é valiosa, com características para uso em várias alternativas industriais, especialmente pela movelaria. Após expansão da área cultivada durante muitos anos, atualmente ocorre redução gradual dessa área plantada. Este estudo buscou identificar as causas de redução dos plantios e outros entraves para o produtor de bracatinga. Em paralelo, procurou definir uma proposta de incremento do manejo dos plantios de bracatinga, enfatizando o uso da madeira pela indústria de móveis. Faz-se análise do produtor, da posse das terras e da disponibilidade de mão de obra, do manejo dos plantios e a remuneração da madeira, aliada ao confronto com as restrições pelos órgãos ambientais, carências organizacionais dos produtores e impedimentos para a atividade estabelecida pela sociedade urbana. Os dados do estudo apontam para uma realidade em que a cadeia produtiva da bracatinga será extinta a curto prazo caso seja mantida a atual intervenção do serviço de fiscalização com rígido enfoque ambientalista, aliado ao desconhecimento da realidade rural na atual ótica da sociedade urbana. AbstractCaracterization and impediments for bracatinga production system in Curitiba’s Metropolitan Region. Bracatinga (Mimosa scabrella Bentham) cultivation for energetic purposes subsists to more than one hundred years. Typical activity in small rural properties, it is cultivated based on natural regeneration after second rotation. The wood is valuable, and it has characteristics for many alternatives of industrials uses, especially in furniture industry. After many years of expansion of the cultivated area, presently there is a gradual reduction on bracatinga’s cultivation area. This research aims to identify causes of such plantings reduction and other impediments to bracatinga’s producers, it also aims to define one proposal to bracatinga plantation development focusingits wood use in furniture industry. Therefore, it analyses bracatinga’s producers, land ownerships and manual work accessibility, plantation managements and wood remuneration, associated to their confront against environmental public services obstructions, organizational needs of bracatinga`s producers and opposition to the rural activity that is established by urban society. The data analyzed points to a reality in which bracatinga’s cultivation chain will be extinguished in short time whether it is maintained the actual intervention of inspection services with rigid environmental limitations, associated to the acknowledge of rural reality by the urban society.Keywords: Bracatinga’s silviculture; land ownership; medium space; environmental limitations; production organization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Regeneração industrial"

1

Dias, Helena Ferreira de Matos Paulo. "Regeneração da cidade industrial." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13491.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
Este Projecto Final de Mestrado pretende reaver uma memória industrial própria do território das frentes ribeirinhas da Lisboa Oriental que se apresenta, actualmente, como um momento histórico esquecido no desenvolvimento e evolução da cidade de Lisboa. A área de estudo, compreendida entre Stª. Apolónia e Braço de Prata, define-se como um território de excepção, tendo em consideração a sua morfologia particular fortemente associada ao desenvolvimento industrial e portuário do século XIX. A presença de infraestrutruras portuárias e rodo-ferroviárias, criadas com o intuito de facilitar e permitir o transporte de mercadorias e matérias-primas, vincam o carácter individual destes pontos da cidade e resultam na fragmentação e alienação socioeconómica das frentes ribeirinhas, da restante Lisboa Oriental. O presente projecto pretende, por isso, delinear uma estratégia de regeneração e valorização do tecido urbano proveniente da industrialização como método para a salvaguarda do património industrial e, portanto, da identidade do local. Da mesma forma, são adoptados métodos de intervenção que permitem reaver as ligações entre a cidade interior e a frente ribeirinha, através da (1) implementação de eixos transversais agregadores de espaço; da (2) criação de espaço público de enquadramento; e (3) da injecção de novas funções no tecido urbano existente, de forma a dotar o território de qualidades atractivas que promovam uma dinamização social, económica e cultural.
ABSTRACT: This Final Master Project intends to recover an industrial memory particular to the territory of the Eastern Lisbon waterfront that presently appears as a forgotten historical moment in the development and evolution of the city of Lisbon. The area between Sta. Apolónia and Braço de Prata is defined as a territory of exception, considering its particular morphology, strongly associated with the industrial and harbor development in the nineteenth century. The presence of harbor and road-railway infrastructures, created in order to facilitate and enable the transport of goods and raw materials, enhances the character of these individual parts of the city and results in the fragmentation and socio-economic alienation of the remaining waterfronts in this part of Lisbon. This project intends, therefore, to outline a strategy of regeneration and enhancement of the urban fabric, inherited from the industrialization period, as a method for the preservation of the industrial heritage and thus, the identity of the location. Similarly, intervention methods are adopted which allow to retrieve the connections between the inner city and the waterfront, through the (1) implementation of cross axes aggregators of space; (2) the creation of public space management; and (3) attribution of new functions to the existing urban fabric in order to equip the territory with attractive qualities that promote the social, economic and cultural dynamism.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, João Diogo Ramos. "Obsolescência industrial e regeneração urbana." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13502.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Serra, Rafael Frederico da Luz. "Regeneração urbana de um território pós-industrial." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/18025.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
Este trabalho incide sobre a margem nascente de Almada, que se estende de Cacilhas à Cova da Piedade, com enfoque específico no território pós-industrial da Margueira, ocupado pelos estaleiros da Lisnave. Procura-se entender as problemáticas da zona e da sua envolvente, de forma a compreender a relação da cidade a diversas escalas e a partir de vários temas, nomeadamente na gestão das dinâmicas da água, na integração da dimensão ecológica na cidade e no encadeamento entre espaços públicos e a mobilidade na urbe. É elaborada uma investigação sobre os desafios decorrentes do abandono do património industrial em frentes de água e as consequências da acção desta no contexto dos impactos das alterações climáticas, tirando partido de algo visto como um problema, colocando-o a favor de uma urbanidade mais equilibrada e sustentável. Propõe-se um conjunto de linhas de intervenção e ferramentas que orientam o processo de Regeneração urbana deste território pós-industrial. Estes são orientados a partir da gestão das dinâmicas da água como resposta aos fenómenos da Subida do Nível médio da Água do Mar, cheias e tempestades, seguindo-se uma abordagem pela sintropia urbana e ambiental, através de uma combinação de acções, como a produção alimentar urbana aliada pela economia circular a uma reutilização de resíduos e às energias renováveis. Posteriormente, entende-se a articulação intra-citadina e da urbe com o rio atendendo as fragilidades de mobilidade e da topografia do terreno, a partir do encadeamento entre espaços, transportes públicos e os modos activos de deslocação. O programa prevê assim uma estratégia de re-aproximação da cidade de Almada ao rio Tejo e suas margens, partindo de Cacilhas para uma escala metropolitana, envolvendo conexões a outras cidades através do Estuário do Tejo, como Barreiro, Montijo e Lisboa. Já no território de intervenção prevê-se um desenvolvimento por áreas de acção, nomeadamente nas zonas de Cacilhas e Cova da Piedade, com um intuito de cerzir estas áreas com as suas envolventes já consolidadas. Estas acções assumem estes dois territórios como polos de influência para o terreno anexo e intermédio, da Lisnave, tirando partido dos elementos industriais existentes a favor de uma urbanidade mais social, ambiental e economicamente equilibrada. A proposta irá priorizar a articulação destas áreas de acção, à partida desconectadas entre si. Tendo como foco a elaboração e utilização do espaço público em gestão conjunta com equipamentos existentes e sustentados por edificado de uso misto, com vista a não segregar ou sobrecarregar zonas específicas com habitação, comércio ou serviços, preservando acima de tudo a flexibilidade para que o território se desenvolva, de forma a manter a lógica e as infraestruturas base equilibradas.
ABSTRACT: This study approaches the East side of Almada, from Cacilhas to Cova da Piedade, specifically focusing on Margueira’s post-indutrial territory, where the Lisnave shipyards are located. The surrounding area and zonal problems are to be approached in order to understand the town’s pattern at different scales and over a great number of issues, namely when it comes to the management of water dynamics, Almada’s ecological compatibility, the linking of public spaces, and town mobility. A research was conducted to study the challenges arising from the abandoned industrial heritage in riverfronts and its impactful consequences for climate change, thus taking advantage of this problem in order to stimulate a more balanced and sustainable urbanity. A set of guidelines and appropriate tools are proposed to guide the Urban Regeneration process applied to this post-industrial territory. These are based on the management of water dynamics as a response to the phenomena of sea level rise, floods and storms, followed by the perspective of urban and environmental syntropy being achieved through a combination of actions, such as urban food production coupled with circular economy or renewable energy and reuse of waste. Subsequently, in order for the articulation between town and river to be achieved, one should improve the weaknesses in mobility and land topography, through the linking of spaces, public transportation and active modes of transport. The plan is to provide a rapprochement strategy between Almada, the River Tagus and both river banks, from Cacilhas to a metropolitan scale, bringing about connections to other cities, such as Barreiro, Montijo and Lisbon, through Tagus estuary. As regards to the area of intervention, development per action areas, particularly Cacilhas and Cova da Piedades, is to be carried out with the purpose of linking these zones with its already consolidated surroundings. This action is recognising both these territories as hubs of influence over Lisnave’s adjacent and intermediate land, thereby taking advantage of the existing industrial elements in favour of a more social, environmental and economically balanced urbanity. This proposal aims to prioritize the articulation of these formerly disconnected action areas. The focus on the construction and the use of public space in joint management with existing equipment, which is sustained by mixed-use buildings, seeks to avoid segregating and overloading specific areas with housing, commerce or services. Above all, this intends to preserve territory flexiblity so that its development is encouraged, while keeping logic and basic infrastructure well-balanced.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dias, Liliana Paiva. "Regeneração urbana em Xabregas." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/18110.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
Em contexto da existência de vários espaços obsoletos na cidade devido ao desaparecimento da indústria, estes espaços deixados ao abandono criam desagregação dos atuais lugares onde estão inseridos. Existe a urgente necessidade de reconverter e reabilitar estas estruturas para uma melhor integração na estrutura atual da cidade, respondendo às necessidades da comunidade. Xabregas lugar situado na zona oriental de Lisboa, é um lugar esquecido, depois da época da desindustrialização, os espaços obsoletos das antigas estruturas industriais tem um papel crucial na regeneração do espaço urbano. O potencial deste lugar em conjunto com as necessidades da população são alguns dos motivos para a construção de um projeto que valorize a atual estrutura urbana permitindo a resolução de segregação de espaços existentes atualmente. Com a presente intenção de valorizar a antiga estrutura industrial reconvertendo a um novo uso, o objeto de reconversão recai sobre a antiga Fábrica da Samaritana.
ABSTRACT: In the context of the existence of several obsolete spaces in the city due to the disappearance of the industry, these spaces left to the abandonment create disaggregation of the present places where they are inserted. There is an urgent need to reconvert and rehabilitate these structures to better integrate into the current structure of the city, responding to the needs of the community. Xabregas place located in the eastern zone of Lisbon, is a forgotten place, after the time of deindustrialization, the obsolete spaces of the old industrial structures plays a crucial role in the regeneration of urban space. The potential of this place together with the needs of the population are some of the reasons for the construction of a project that values the current urban structure allowing the resolution of space segregation currently existing. With the present intention of valorizing the old industrial structure reconverting to a new use, the object of reconversion rests on the old Fábrica da Samaritana.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carneiro, Afonso Nobre Sobrinho. "Memória industrial." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13523.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Soldano, Lapo. "Reabilitação urbana de uma área industrial devolvida." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/12642.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Ana Gabriela Lobato. "Sustainable regeneration of industrial building to assure modern day necessities. Innovation and design as drivers of sustainability and development in Odivelas." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6650.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pinto, Mónica Filipa Bilro. "Regeneração urbana - do Vale Formoso ao Rio." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2016. http://hdl.handle.net/10400.5/13515.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ourique, Filipe Nuno Lázaro. "Por uma nova urbanidade : Vendas Novas, regeneração e reintegração do pólo industrial." Master's thesis, Universidade de Lisboa. Faculdade de Arquitetura, 2014. http://hdl.handle.net/10400.5/6828.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Romão, João Diogo Gomes. "A regeneração urbana através da reconversão de antigos espaços industriais." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/13900.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Arquitetura, apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
A Revolução Industrial, em certa medida, modificou profundamente a sociedade e provocando uma mudança do próprio comportamento desta. A partir deste momento foi perceptível um antes e depois da Revolução, criando um distanciamento com o Passado. Foi esta desconexão que levou ao começo da salvaguarda do que seria considerado Património de modo a preservar uma memória de outro tempo. De modo a albergar um novo programa, a indústria, surge a Arquitectura Industrial, que iria alterar as próprias bases da arquitectura dita clássica. Esta nova arquitectura tinha como objectivo possibilitar o melhor rendimento do espaço e programa, seguindo um ideal de “forma segue a função”, e não um cânone clássico e teórico sobre o que era a arquitectura. De modo a providenciar as melhores soluções, começam a ser usados novos materiais na estrutura, primeiro o ferro e aço e mais tarde o betão. As novas espacialidades criadas, assim como a facilidade de uso dos novos materiais acabariam por formar as raízes para o Modernismo. Apesar do valor da própria arquitectura industrial, e memória fabril que deixa numa dada população, dificilmente é um elemento salvaguardo. Com o presente trabalho irá ser estudado como a reconversão, antigos espaços industrias após se tornarem obsoletos, podem ganhar uma nova vida e potenciar toda a zona em redor. Esta adaptabilidade é a chave para uma arquitectura com capacidade para perdurar durante diferentes gerações.
ABSTRACT: The Industrial Revolution, in a way, deeply modified society and provoked a change in its core behavior. From this moment forward, it’s perceivable a before and after the Revolution, creating a detachment with the Past. It was this disconnection that took the start of the safeguard of what would be considered Heritage, in a way to preserve a memory of a bygone time So it can house a new program, the Industrial Architecture starts to be developed, altering the foundations of what was the normal classical architecture. This new architecture had one sole objective, to enable a better performance of space and program, following an ideal of “form follows function”, and not a classic and theoretical canon of what architecture was. So it could provide the best solutions, new structural materials start to be used, such as iron and steel first, and reinforced concrete later. The new spatiality’s created, alongside the easiness of working with these new materials, would end up, forming the roots to Modernism. Even with this associated value in Industrial Architecture, and factory memory that is left in a certain population, hardly is an element that is preserved. With this work it’ll be studied how a reconversion, old industrial spaces after they become obsolete, can gain a new life and potentiate all the area around. This adaptability is key to an architecture with the capacity to endure different generations.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography