Academic literature on the topic 'Reggio Emília, Abordagem (Educação de crianças)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Reggio Emília, Abordagem (Educação de crianças).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Reggio Emília, Abordagem (Educação de crianças)"

1

Souza, Janaina Gomes Viana. "DIÁLOGO E REFLEXÕES SOBRE A ABORDAGEM EDUCATIVA DE REGGIO EMILIA PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA." Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp 5, no. 1 (2017): 22–34. http://dx.doi.org/10.34024/olhares.2017.v5.576.

Full text
Abstract:
RESUMO: O programa voltado para a educação na primeira infância presente na cidade de Reggio Emília, Itália, ultrapassou fronteiras e tornou-se um dos melhores sistemas educacionais do mundo. A abordagem Reggio Emília tem sido objeto de investigação, reflexões e debates entre educadores de diferentes regiões do Brasil, servindo de inspiração para projeção e consolidação de práticas educativas em contextos variados. Tal abordagem tem como premissa o entendimento de que a as crianças são protagonistas ativas do processo de desenvolvimento, expressando-se e desenvolvendo-se por meio de múltiplas linguagens. Neste artigo, compartilho os resultados de um estudo bibliográfico articulado às experiências e impressões emergidas durante um intercâmbio educacional à cidade Reggio Emília em meados de maio de 2013. Para orientar o diálogo utilizo registros decorrentes do intercâmbio, compostos por fragmentos das palestras, observações e imagens do local, bem como outros materiais adquiridos durante a viagem. Os estudos relacionados à abordagem regiana fundamentam tal artigo, especificamente as obras de Edwards; Gandini; Forman (1999), Rinaldi (2012). O artigo está divido em quatro itens: um breve histórico sobre a cidade de Reggio Emília e sua trajetória de educação na primeira infância; a abordagem Reggio Emília na voz dos educadores da região; reflexões e observações durante as visitas ao Centro Internazionale Loris Malaguzzi, a Scuola Dell’infanzia Comunale e a creche Rodari. PALAVRAS-CHAVE: Abordagem Reggio Emília. Primeira Infância. Prática Educativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bujes, Maria Isabel Edelweiss. "Artes de governar a infância: liguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio Emília." Educação em Revista, no. 48 (December 2008): 101–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982008000200006.

Full text
Abstract:
Este estudo faz uma análise da abordagem da Reggio Emília para a Educação Infantil. Assumindo uma posição pós-estruturalista de inspiração foucaultiana, descreve a proposta italiana e anatomiza seus discursos. A utilização das ferramentas teórico-metodológicas possibilita determinar um espaço analítico - no qual os domínios da ética e da política se cruzam permanentemente - para entender como operam as modernas práticas de subjetivação, nessas experiências educativas destinadas a crianças de tenra idade. O exame breve e pontual da referida abordagem possibilita destacar vocabulários provenientes de campos claramente identificáveis para indicar suas articulações, filiações, compromissos. Pressupondo-se que é a linguagem que permite tornar determinada "porção da realidade" pensável, mostra-se como as palavras podem tornar inteligíveis as práticas sociais e expressar direções desejáveis para ali produzir intervenções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CRISTINA SILVA, TERESA. "PEDAGOGIA DA ESCUTA: UMA PROPOSTA TRANSFORMADORA DE TRABALHO PARA O CAMPO EDUCACIONAL INFANTIL." Revista Territórios 03, no. 04 (2021): 329–38. http://dx.doi.org/10.53782/176.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa visa analisar a Pedagogia da Escuta como proposta de trabalho para o campo educacional infantil. Em suas premissas traz a possibilidade de desenvolver práticas educativas, em que o aluno seja protagonista do seu conhecimento. Para situar uma proposta pedagógica, sempre há a necessidade de uma retomada histórica da construção social da concepção de infância, reconhecendo que, nesse contexto, as crianças adquiriram sua identidade como sujeitos de direito. A escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Com essa proposta, destaca-se experiências realizadas na região de Reggio Emília, na Itália, que trouxeram instrumentos primordiais para a organização de um projeto educativo dentro da Pedagogia da Escuta da criança. Nela se enfatizam as vivências com as múltiplas linguagens como ferramentas essenciais para a aquisição no processo de ensino aprendizagem. A transição da Educação Infantil para a Educação Fundamental costuma trazer prejuízos para a aprendizagem dos conteúdos estabelecidos nos currículos, por não respeitarem as necessidades das crianças com seis anos de idade. Para sistematizar o estudo, utilizou-se uma pesquisa bibliográfica e descritiva, refere-se a um artigo de revisão, com abordagem qualitativa. Concluiu-se que a da Pedagogia da Escuta é uma prática que auxiliará muito na aprendizagem das crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caires, Tatiane Priscilla, and Márcia Aparecida Amador Mascia. "Uma reflexão sobre a subjetivação na educação infantil." Revista @mbienteeducação 13, no. 1 (2019): 217. http://dx.doi.org/10.26843/ae19828632v13n12020p217a229.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo ampliar as possibilidades de análise e reflexão sobre as práticas de subjetivação nas escolas de Educação Infantil. O trabalho se sustenta a partir das experiências da autora, enquanto professora, e de pesquisas bilbiográficas sobre as escolas italianas de Reggio Emília. O referencial teórico está pautado, sobretudo, nas concepções foucaultianas e autores que se utilizam desta mesma abordagem, como Deleuze, Gore, Larrosa, Pêcheux. A partir deste trabalho é possível concluir que, a educação da atualidade depara-se com a urgência de se pensar e agir numa perspectiva mais humanizadora. Em algumas realidades escolares brasileiras, por exemplo, o trabalho pedagógico mostra-se desvinculado das asserções infantis e carregado por ideias normativos que criam obstáculos aos avanços na Educação Infantil. Os dados apontam para a necessidade de transformações, tendo início pela reflexibilidade sobre a prática pedagógica e o reconhecimento de novas possibilidades para esta etapa da Educação Básica. Entende-se que o contexto educativo precisa ter a ação de proporcionar atividades diversas que possam contemplar a múltipla diversidade existente no meio infantil. As crianças pequenas necessitam de uma riqueza de experiências oferecidas que permitam o exercício constante da criatividade e da imaginação. Portanto, busquemos as “coisas a saber”, com vistas a compatibilizar o desenvolvimento infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodrigues, Paula Adriana, and Eliane Aparecida Galvão dos Santos. "Contribuições da formação continuada para pratica pedagógica dos docentes de uma escola municipal de Santa Maria/RS." Research, Society and Development 9, no. 2 (2020): e13921881. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1881.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte de uma pesquisa do curso de Mestrado em Humanidades e Linguagens da Universidade Franciscana, RS, BRASIL O estudo viabilizou discutir a temática dos Ateliês de Reggio Emília em encontros de formação continuada com professores e gestores de uma escola de Educação Infantil. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso realizada em uma escola de Educação Infantil do Município de Santa-Maria/RS em que foram entrevistadas cinco professoras e uma gestora. Para interpretação dos resultados utilizou-se a análise de conteúdo de Bardin (2010). Tal pesquisa coloca em evidência a importância da troca de experiências entre docentes como norte para a formação continuada de professores. Também destaca a relevância da conexão e compartilhamento de saberes entre gestão escolar e demais docentes além do protagonismo destes profissionais. Conclui-se que a formação continuada com o tema dos Ateliês veio auxiliar na prática da equipe docente da instituição e trazer novos modos de atuar e mediar o trabalho em sala de aula despertando novas possibilidades de aprendizagens junto ás crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues Junior, André José. "Saberes sensíveis na saúde mental - Contribuições de Reggio Emília para uma pesquisa a/r/tográfica." Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 12, no. 35 (2019): 87–100. http://dx.doi.org/10.23925/v12n35_artigo5.

Full text
Abstract:
Em 2018, iniciamos uma pesquisa exploratória no Centro de Atenção Psicossocial 3, do município de Suzano, com objetivo de observar o quanto a arte poderia contribuir como forma de expressão para ampliar a interação social de pessoas com transtornos mentais graves. Nosso principal dificuldade na pesquisa foi observar cientificamente aspectos tão subjetivos quanto a experiência estética dos pacientes e as interações sociais que puderam ser intensificadas por essas experiências. Esse artigo trata sobre os caminhos encontrados para pensar uma pesquisa que inclua os aspectos subjetivos da experiência estética e das interações sociais a partir da relação entre a abordagem pedagógica de Reggio Emília e a a/r/tografia como abordagem metodológica. Acreditamos que essa relação pode contribuir para outras pesquisas no campo da arte e da educação, apontando algumas possibilidades da a/r/tografia como uma abordagem híbrida e suas as relações com a pedagogia da escuta, de Reggio Emilia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Matias, Ana Karolyne Rodrigues, and Gislene Camargo. "OS ESPAÇOS EDUCADORES NA ABORDAGEM DE REGGIO EMILIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DA REGIÃO DE CRICIÚMA/SC." Revista Saberes Pedagógicos 2, no. 2 (2018): 36. http://dx.doi.org/10.18616/rsp.v2i2.4247.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a relevância dos espaços na Educação Infantil, tendo como referência a abordagem de Reggio Emilia. Tem como objetivo geral verificar quais as contribuições dos espaços para o processo de ensino e aprendizagem e como objetivos específicos: elucidar o ensino em Reggio Emilia; compreender de que forma o ensino de Reggio entende o desenvolvimento da criança; identificar as metodologias oferecidas por Reggio Emilia e analisar a importância dos espaços educadores na Educação Infantil. Essa pesquisa tem caráter qualitativo e foi desenvolvida por meio de análise bibliográfica e de observações sistemáticas em uma escola de Educação Infantil da rede particular de Criciúma/SC, que se pauta na proposta pedagógica de Reggio Emilia. O artigo foi organizado primeiramente discorrendo sobre a história da constituição das escolas em Reggio Emilia na Itália. Posteriormente foi necessário situar o leitor sobre a concepção de criança e de ensino e aprendizagem nessa proposta, além de evidenciar os espaços enquanto produtores de conhecimento. Os principais autores que embasam teoricamente a pesquisa são: DAHBERS (2014), EDWARD(2016), FORMAN(2016), GANDINI(2016), HORN(2017), KATZ(2016), MALAGUZZI(2016) MOSS(2014) e SCHWALL(2012). Concluindo, por meio das análises bibliográficas e das observações nos espaços, foi possível entender a importância dos espaços educadores para a construção da autonomia e ampliação dos conhecimentos das crianças. Pode-se identificar os pontos significantes dos espaços no processo de ensino e aprendizagem numa concepção de criança participativa, dinâmica e autora de seus conhecimentos. PALAVRAS CHAVE: Reggio Emilia. Espaços educadores. Linguagens. Crianças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco. "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO A PARTIR DOS PRINCÍPIOS DA ABORDAGEM EDUCACIONAL DE REGGIO EMILIA/ITÁLIA." Pedagogia em Foco 13, no. 10 (2018): 170. http://dx.doi.org/10.29031/pedf.v13i10.370.

Full text
Abstract:
O presente artigo é resultado da aplicação de práticas pedagógicas que buscaram envolver os princípios propostos no projeto educativo das Escolas de Educação Infantil de Reggio Emilia/Itália, a partir do trabalho intitulado “Mãe! Eu Amo Meu Cabelo Crespo: É a Minha Identidade”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, situada no município de Alta Floresta/MT. Essas práticas foram desenvolvidas na turma do Pré II, no ano de 2015. Este relato enfatiza a relevância do trabalho com projetos como estratégia de ensino para a formação da criança protagonista, crítica e criativa. Como instrumento para a coleta das informações no campo, foram utilizadas observações das práticas pedagógicas das professoras e, além disso, realizou-se uma análise documental do projeto desenvolvido pelas crianças e do portfólio com a documentação da professora. Os estudos evidenciou que os princípios da abordagem educacional de Reggio Emilia utilizados pela investigada foram importantes no trabalho para e com as crianças da faixa etária de 4 (quatro) e 5 (cinco) anos nas situações de ensino que envolveram a participação, a investigação, a resolução de problemas e a criatividade. Os autores que fundamentaram o estudo foram Rinald (2006, 2017) Malaguzzi (2001), Rabitti (1999), Edwards (1999), Niza (2007) e Lino (2007). Verificou-se que as situações de aprendizagem desenvolvidas nos projetos proporcionaram às crianças o fortalecimento da autoestima, o respeito às diferenças, a autonomia, o protagonismo e a produção em grupo.
 
 Palavras-chave: Práticas Pedagógicas. Educação Infantil. Princípios da Abordagem Educacional de Reggio Emilia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ribeiro, Bárbara, Gisele Pereira Pontin, and Joice Araújo Esperança. "Alfabetização a partir da abordagem pedagógica do computador: uma experiência com crianças do 1º ano do ensino fundamental." Educação Online 15, no. 35 (2020): 35–55. http://dx.doi.org/10.36556/eol.v15i35.742.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou problematizar os processos de ensino e aprendizagem na alfabetização com a abordagem pedagógica do computador. A pesquisa se fundamenta nos estudos sobre alfabetização e cultura digital, com destaque para as obras de Emília Ferreiro, Magda Soares, Pierre Lévy, Manuel Moran e Marco Silva. O material empírico da investigação foi produzido através de observações participantes no contexto de uma prática pedagógica realizada em uma turma de alfabetização, do primeiro ano do ensino fundamental. As análises apontam que a abordagem das mídias digitais na alfabetização é capaz de potencializar as aprendizagens das crianças, possibilitando o avanço de suas hipóteses e compreensões. Assim, a escola e os profissionais da educação são desafiados a repensarem suas concepções e estratégias metodológicas, buscando qualificar os processos de aprendizagem no ciclo da alfabetização e na continuidade da trajetória escolar dos sujeitos que nascem e crescem no contexto da cultura digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gabriel, Aparecida Garcia Pacheco, and Jacqueline Silva da Silva. "Documentação da prática pedagógica e avaliação na educação infantil." LAPLAGE EM REVISTA 7, Extra-A (2021): 322–29. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-622020217extra-a808p.322-329.

Full text
Abstract:
Este artigo é decorrente da pesquisa realizada para a dissertação intitulada Práticas Pedagógicas Investigativas na Educação Infantil: Cotidiano da Sala de Aula de Egressas do Curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta/MT. O objetivo neste estudo foi o de analisar como o ensino por investigação foi planejado e documentado, a partir das práticas junto às crianças no cotidiano de uma escola de educação infantil, por duas professoras da rede municipal de Alta Floresta/MT, egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Alta Floresta, no qual foram apresentadas à metodologia de trabalho por projetos. A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, buscou aproximar-se de alguns dos pressupostos da pesquisa-ação. Para o exame dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo, a partir da qual se observou que as egressas, em suas práticas pedagógicas desenvolvidas por meio das estratégias investigativas, alcançaram uma aproximação ao princípio da investigação e da documentação pedagógica segundo a abordagem utilizada nas escolas de Educação Infantil, de Reggio Emilia/Itália.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography