To see the other types of publications on this topic, follow the link: Regiões e Segurança Regional.

Journal articles on the topic 'Regiões e Segurança Regional'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Regiões e Segurança Regional.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Santos, Eliane De Souza, and Cidonea Machado Deponti. "A produção de tabaco no Brasil: um estudo com base na teoria da localização e do crescimento regional de Douglass North." COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional 18, no. 1 (2020): 153–67. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v18i1.1896.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa se trata de uma análise sobre a trajetória sócio histórica da produção de tabaco no Brasil. Diante da história e do papel desta cultura para a economia, o objetivo geral do estudo é realizar uma análise sob a ótica da teoria da localização e do crescimento regional de Douglass North. A pesquisa justifica-se pelo fato de que a cultura do tabaco está presente no desenvolvimento das regiões produtoras no país. Para tanto, utiliza-se a metodologia de caráter descritivo-exploratória. A revisão bibliográfica foi embasada em artigos científicos de autores que investigam sobre o tema, além de dados e informações do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SINDITABACO). Diante da análise dos dados, entende-se a importância desta cultura em uma trajetória histórica de desenvolvimento das regiões produtoras, e principalmente, de inserção da produção no mercado internacional, com a oferta de um produto diferenciado e com qualidade brasileira. Entretanto, é possível concluir que em termos de desenvolvimento regional, é necessária a diversificação produtiva do território, pois, a diversificação é uma condição de segurança para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

KRAUS, CAMILA BELLI, NELSON HEIN, CYNTHYA MORGANA BOOS DE QUADROS, and THIAGO DOS SANTOS. "ENTROPIA DA INFORMAÇÃO NA SATISFAÇÃO DE EVENTOS." Turismo - Visão e Ação 23, no. 3 (2021): 516–34. http://dx.doi.org/10.14210/rtva.v23n3.p516-534.

Full text
Abstract:
Percebe-se o crescimento de festivais e eventos em diversas regiões, sendo assim, estudos apontam a importância para o turismo de determinadas regiões. Baseado nisso, torna-se relevante avaliar a satisfação dos visitantes de eventos, para que se tornem visitantes contínuos desses destinos, contribuindo assim, para o crescimento do turismo regional e dos festivais. A satisfação pode ser medida por meio de cinco dimensões, são elas: segurança, empatia, confiabilidade, atendimento e tangibilidade. Baseado neste contexto, tem-se como objetivo verificar qual dimensão da satisfação de eventos possui
 o maior peso ou nível de informação, medidos por meio da entropia informacional. Para tanto, realizou-se um levantamento survey com questionário. A coleta de dados seguiu o modelo de questionário semi-estruturado, autopreenchivel com perguntas fechadas, aplicado com 215 visitantes que estiveram na Oktoberfest Blumenau 2017. O instrumento de coleta de dados teve como base teórica o estudo de Moretti, Silva, Pinotti & Zucco (2016). Aos resultados da pesquisa foi aplicado a técnica de Análise Decisória Multicritério denominada Entropia da informação. Destaca-se que essa pesquisa fez parte de um pré-teste de estudo. Os resultados demonstraram que os visitantes da Oktoberfest Blumenau estão mais satisfeitos com a dimensão Tangibilidade e menos satisfeitos com a dimensão Segurança. Portanto, os resultados podem ser utilizados como base para futuras melhorias no evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barbosa, Nilson Araujo, and José Ambrósio Ferreira Neto. "O CAPITAL SOCIAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS REGIÕES RURAIS." Revista Brasileira Multidisciplinar 19, no. 1 (2016): 62. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2016.v19i1.370.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa a importância do Capital Social para o desenvolvimento rural sustentável, abordando os aspectos socioculturais como fatores fundamentais para o desenvolvimento numa perspectiva emancipadora. Portanto, parte-se da perspectiva defendida por Putnam (2006), quando enfatiza a importância do Capital Social presente nas comunidades para o desenvolvimento econômico e democrático, aliando-a a perspectiva de Sen (2000), quando afirma que o desenvolvimento deve proporcionar a expansão das liberdades substantivas como a educação, saúde, segurança e os direitos civis dos cidadãos. Nesse sentido, o conceito de Capital Social é entendido como um bom instrumento para análise dos processos de intervenção social, mediante a execução da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER, que tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável. Dessa forma procura-se entender a diferenciação entre os processos de desenvolvimento das regiões, tomando por base estudos empíricos sobre o desenvolvimento regional ocorridos no sul do país. Assim, o trabalho articula os conceitos de Capital Social e de desenvolvimento rural concluindo que as questões socioculturais intrínsecas das comunidades, colaboram para o desenvolvimento rural sustentável, tendo a ATER como seu agente promotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Queiroz, Fábio Albergaria de. "A hidropolítica platina no contexto do complexo regional de segurança da América do Sul: entre o conflito e a cooperação (1960-1979)." Contexto Internacional 34, no. 2 (2012): 573–616. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292012000200007.

Full text
Abstract:
Em várias regiões do mundo, os múltiplos usos de águas compartilhadas apresentam-se como um componente importante no jogo de poder regional. Essa situação explica por que a gestão de recursos hídricos se encontra vinculada a preocupações de ordem estratégica ou outras questões de alta política em muitos desses casos. Mas em que intensidade? Em busca de respostas para essa questão, o presente estudo analisa o caso da Bacia do Prata, empregando, para tanto, conceitos como securitização, atores securitizadores, objetos de referência, Complexos Regionais de Segurança (CRS) e, também, a ideia dos Complexos Hidropolíticos, originalmente desenvolvida por Michael Schulz como uma forma distinta de CRS aplicável em áreas onde as questões relacionadas aos recursos hídricos se destacam como uma característica proeminente nas dinâmicas políticas regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Thies, Vanderlei Franck, Marcelo Antonio Conterato, Indaia Dias Lopes, and Volmir Ribeiro do Amaral. "A participação da agricultura familiar nas compras para a alimentação escolar do Rio Grande do Sul." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (December 11, 2020): 1351–76. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.3162.

Full text
Abstract:
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Brasil é considerado uma referência internacional, por articular as políticas agrícolas e de segurança alimentar e nutricional. Isso decorre, em grande medida, das mudanças estabelecidas pela Lei nº 11.947/2009, especialmente através da determinação que, no mínimo, 30% dos recursos destinados ao programa sejam utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar. O objetivo do artigo é analisar a existência de diferenças na participação da agricultura familiar no PNAE e no cumprimento desse mecanismo de compras mínimas nas diversas regiões do estado do Rio Grande do Sul (RS). As informações foram obtidas através de revisão de literatura e pesquisa documental. A principal fonte de dados quantitativos foi o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e referem-se à execução do PNAE pelas prefeituras, de 2011 a 2016. Constataram-se expressivas diferenças entre as regiões, tanto na participação da agricultura familiar no PNAE, como no atendimento do mecanismo de compras mínimas. Palavras-chave: PNAE. Agricultura Familiar. Mercados Institucionais. Desenvolvimento Regional. Rio Grande do Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lopes, Renata Rossetto, and Carlos Eduardo Carvalho. "Acordos bilaterais de comércio como estratégia de inserção regional e internacional do Chile." Contexto Internacional 32, no. 2 (2010): 643–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292010000200011.

Full text
Abstract:
O trabalho analisa a mudança na estratégia de inserção regional e internacional do Chile no começo dos anos 1990, com ênfase em acordos comerciais bilaterais, depois de ter praticado a abertura comercial generalizada desde meados da década de 1970. A opção por acordos bilaterais foi adotada pelo primeiro governo democrático, como parte da orientação de manter e aprofundar a abertura externa empreendida pela ditadura, e conseguiu ampliar as vendas externas e diversificar produtos e destinos. As exportações têm papel decisivo na economia chilena, aberta e pequena, e os 24 acordos bilaterais de comércio com diferentes países e regiões, além de outros em negociação, podem ser explicados pelo esgotamento das possibilidades de ampliar o comércio por meio de reduções adicionais da tarifa externa unilateral, hoje em 6% para quase todos os produtos. A formação de uma rede de acordos bilaterais ampla e diversificada, contudo, tem também interesses políticos, estratégicos e de segurança em relação a vizinhos e a países próximos, além de evitar que o Chile precise se integrar, como membro pleno, a blocos regionais para garantir seus interesses, o que amplia as possibilidades de lidar com diferentes e importantes parceiros no âmbito internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miranda, Dénio Gouveia, Rafael Freitas Camacho, Sérgio Lousada, and Rui Alexandre Castanho. "Hydraulic studies and their influence for regional urban planning: a pratical approach to Fynchal’s rivers." Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 7, no. 1 (2018): 145. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v7n1.7179.

Full text
Abstract:
Fenómenos de cheias em territórios urbanos são uma realidade um pouco por todo o globo. Contudo, quer os processos de planeamento urbanístico, quer os estudos hidráulicos, maioritariamente, não são elaborados, tendo em consideração, a multidisciplinaridade e complexidade da temática, resultando em aglomerações urbanas – com tendência à ocorrência desta tipologia de evento – que apresentam lacunas de um correto planeamento urbano articulado, não estando capacitadas para fazer face a este tipo de fenómeno natural. Nesse sentido, a articulação de estudos multivariados, como são o caso do planeamento urbano, e hidráulicos, são vistos como essências para o sucesso territorial sustentado das regiões afetadas por esta tipologia de fenómenos. Assim, através de ferramentas exploratórias e de análise, como disso são exemplo: o cálculo coeficientes de rugosidade em canais de escoamento artificiais, análise de escoamentos superficiais, modelos computorizados, avaliação e análise do design e políticas de ordenamento territorial em áreas urbanas, e a sua aplicação a um caso prático – o caso das ribeiras da cidade do Funchal, Madeira, Portugal – são apenas alguns exemplos de análise que o estudo leva a cabo, desde uma perspetiva multidisciplinar, a fim de definir bases e medidas para poder prevenir e minimizar os impactos negativos de tais eventos, assim como aumentar a segurança das populações residentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Cícero Harisson. "HOMICÍDIOS NAS CIDADES MÉDIAS DA BAHIA: OS NÚMEROS DA VIOLÊNCIA NOS CENTROS REGIONAIS DO INTERIOR BAIANO." Caminhos de Geografia 20, no. 72 (2019): 472–86. http://dx.doi.org/10.14393/rcg207246739.

Full text
Abstract:
A Bahia vem apresentando números que indicam crescimento em suas taxas de homicídios. Desde os anos 2000 o Estado construiu uma trajetória de superação dos índices nacionais que abordam a violência, sobretudo os homicídios. Este trabalho tem como objetivo elaborar um panorama em centros interioranos, partindo das escalas nacional e estadual, tendo como premissas reflexões, dados comparativos em série histórica e a criticidade quanto à eficácia das políticas públicas adotadas. A dinâmica dos indicadores possibilitou analisar o tema na escala intermunicipal, cujas cidades foram selecionadas a partir da Divisão Urbano Regional realizada pelo IBGE em 2013. O critério adotado foi o de centralidade em suas respectivas regiões. Num esforço de síntese, pode-se afirmar que as cidades deste trabalho se inserem acima da média brasileira nos dados que compõem indicadores violentos, e expressam um quadro situacional de vulnerabilidade socioeconômica. Para a formulação de mudanças, o debate social é o canal mais apropriado. Reconhecer a complexidade da questão e expor para a sociedade formas de dialogar sobre o tema é uma iniciativa que pode reforçar a segurança e a pacificação dos conflitos violentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Lorena Regina, Paulo Rogério Alves Brene, Umberto Antonio Sesso Filho, and Emerson Guzzi Zuan Esteves. "DEMANDA SETORIAL DE TRABALHO POR QUALIFICAÇÃO NO PARANÁ." REPAE - Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia 6, no. 2 (2021): 03–24. http://dx.doi.org/10.51923/repae.v6i2.191.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste trabalho foi mensurar a demanda setorial de trabalho por escolaridade do Paraná – Restante do Brasil, sendo possível apontar quais os setores-chave para o desenvolvimento econômico e social das regiões. A metodologia utilizada o sistema de insumo-produto inter-regional Paraná-restante do Brasil, para estimar a capacidade de geração de emprego por qualificação de cada setor da economia, fazendo o uso dos geradores de emprego (total, direto, indireto e induzido) dado o nível de escolaridade, apontará o efeito transbordamento e os setores que possuem maior participação percentual na geração de empregos. Os principais resultados apresentaram que o setor com maior transbordamento do estado do Paraná – restante do Brasil foi o de Alojamento (44) com 85,9% para Ensino Fundamental, 87,3% para o Ensino Médio e 84,4% para o Ensino Superior. Os setores que mais geraram empregos no estado do Paraná para o Ensino Fundamental foi o setor de Alojamento (38) com 7.96%, no Ensino Médio o setor de Atividades de vigilância, segurança e investigação (50) com 12% e para o Ensino Superior o setor Educação Privada (52) com 20% dos empregos gerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BARBOSA, ANDREZA MIRANDA DE ANDRADE, JULIO ALEJANDRO NAVONI, and Jean Leite Tavares. "CARACTERIZAÇÃO E ANÁLISE DO POTENCIAL DA ÁGUA PRODUZIDA COMO ALTERNATIVA PARA REÚSO." HOLOS 8 (December 24, 2019): 1–15. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.9200.

Full text
Abstract:
Em regiões semiáridas, a escassez hídrica é uma problemática que põem em risco a sustentabilidade do desenvolvimento socioeconômico regional. Diante disso, o presente trabalho teve como intuito avaliar a qualidade da água produzida proveniente da indústria petrolífera no nordeste brasileiro no município de Mossoró-RN e seu potencial uso na irrigação. Amostras de água produzida foram avaliadas para caracterização físico-químicas (pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, salinidade, alcalinidade, carbonato, bicarbonato, cálcio, magnésio, dureza, cloreto, sódio, potássio, nitrato, sulfato, ferro) e toxicológicas (metais pesados: cádmio, cobre, chumbo, cromo, manganês, níquel, zinco e alumínio além do TOG). No que diz respeito às análises físico-químicas, os valores de NaHCO3, Ca2+, Mg2+, K+ e Cl- estiveram fora dos limiares considerados pelo manual de irrigação da EMBRAPA. Para as análises toxicológicas, todos os metais ficaram conformes e apenas o TOG extrapolou o limite permitido pela CONAMA nº 430/2011, que trata sobre a gestão do lançamento de efluentes, indicando a necessidade de incorporação de processos para eliminar e/ou minimizar a ocorrência destes compostos, uma vez que a água utilizada neste estudo era um efluente, sem qualquer tipo de tratamento, garantindo a segurança sanitária deste recurso em práticas de irrigação. Sendo assim, a água produzida pode ser considerada um recurso hídrico alternativo para irrigação após tratamento adequado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Pereira, Lúcia Resende, and Valdair Bonfim. "Regiões de segurança em lançamento de projéteis." Revista Brasileira de Ensino de Física 30, no. 3 (2008): 3313.1–3313.8. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172008000300013.

Full text
Abstract:
Nosso principal objetivo neste trabalho é a determinação de regiões de segurança em balística. Por região de segurança entendemos a região do espaço tridimensional que fica livre da ação de projéteis. A determinação da região de segurança será reduzida ao cálculo da envoltória de uma família de trajetórias, indexada segundo o ângulo de tiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Oliveira, Aline Laudano de. "SEGURANÇA REGIONAL E INTERESSE NACIONAL:." Revista da Escola Superior de Guerra 27, no. 55 (2017): 69–80. http://dx.doi.org/10.47240/revistadaesg.v27i55.226.

Full text
Abstract:
Este artigo argumenta que a decisão de estabelecer o Conselho de Defesa SulAmericano, em 2009, por proposta do Brasil, se insere na perspectiva realista das Relações Internacionais, e que a segurança regional é parte de nosso interesse nacional. Nesta visada, as iniciativas de cooperação em defesa integram a estratégia brasileira cujo objetivo político é uma nova inserção internacional, por meio de uma plataforma regional, na qual os tomadores de decisão em política externa vêm trabalhando há cerca de duas décadas. A inflexão na política nacional de defesa, do tradicional isolamento para a atual cooperação nessa matéria, responde tanto à mudança na estrutura do sistema internacional pós-Guerra Fria, quanto aos desafios lançados a uma nação emergente com aspirações globais, como o Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa, Lorena Vieira, Marília Fernandes Maciel Gomes, Viviani Silva Lírio, and Marcelo José Braga. "Produtividade agrícola e segurança alimentar dos domicílios das regiões metropolitanas brasileiras." Revista de Economia e Sociologia Rural 51, no. 4 (2013): 661–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032013000400003.

Full text
Abstract:
O crescimento agrícola pode afetar o nível de bem-estar de uma população mediante a possibilidade de elevação da oferta de alimentos, com reflexo em menores preços e na qualidade da dieta das pessoas. Assim, buscou-se, neste trabalho, verificar a relação entre a produtividade agrícola brasileira dos principais itens constituintes da dieta da população e a segurança alimentar dos domicílios das regiões metropolitanas brasileiras. Utilizou-se um modelo de escolha qualitativa, o probit, e dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) de 1995-1996, 2002-2003 e 2008-2009 e da pesquisa de Produção Agrícola Municipal (PAM). Foram verificadas importantes relações entre a escolaridade do chefe do domicílio, a presença de pessoas menores de 18 anos na família e o fato de o domicílio obter renda per capita inferior a um salário mínimo e a segurança alimentar. Além disso, o crescimento da produtividade dos grãos, das verduras e legumes e das frutas associou-se à maior probabilidade de segurança alimentar em pelo menos um dos períodos analisados. Conclui-se que os ganhos de produtividade associam-se à maior segurança alimentar domiciliar, porém, em baixas proporções, devido à alta influência de fatores particulares aos domicílios, como escolaridade e renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Geiger, Pedro P. "Regiões e cidades, cidades nas regiões. O desafio urbano-regional." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 5, no. 1 (2003): 81. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2003v5n1p81.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Maurício Leite de, and Joaquim Gonçalves Machado Neto. "Segurança na aplicação de agrotóxicos em cultura de batata em regiões montahosas." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 30, no. 112 (2005): 15–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572005000200003.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou a quantificação das exposições na aplicação de agrotóxicos com o pulverizador convencional usado pelo produtor em cultura de batata em regiões montanhosas; a determinação das regiões do corpo dos trabalhadores mais expostas; a avaliação da eficiência de medidas de proteção individuais e coletivas; e a classificação das condições de trabalho quanto à segurança das recomendações de agrotóxicos registrados para o controle das principais pragas e doenças dessa cultura. Concluiu-se que a maior exposição ocupacional ocorreu na via dérmica; o trabalhador sofreu maior exposição com a utilização do pulverizador do produtor; o Knapik foi a medida de segurança coletiva mais eficiente no controle da exposição do trabalhador e a individual mais eficiente foi a Roupa Unesp; os membros inferiores foram as regiões do corpo mais exposta às caldas; sem a utilização das medidas de segurança, as 54 recomendações de agrotóxico para a essa cultura foram classificadas como inseguras para o trabalhador; todavia, com a utilização do protótipo de barra manual, apenas duas tornaram-se seguras; com o pulverizador Knapik, somente três; nove com o AZR; e dezesseis com a Roupa Unesp.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Alves, Henrique Freitas. "REFLEXÕES POR UMA SEGURANÇA ALIMENTAR PÓS PANDEMIA." Ensaios de Geografia 5, no. 10 (2020): 44–49. http://dx.doi.org/10.22409/eg.v5i10.42353.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar os índices recentes de importação de alimentos das regiões que mais sofrem com insegurança alimentar de acordo com mapa da insegurança alimentar da FAO. Discutir como estes números sinalizam o cenário da segurança alimentar em meio à pandemia do coronavírus, traçando um paralelo com o cenário pós crise de 2008, e propor reflexões futuras sobre o atual sistema de produção de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Oliveira, Amâncio Jorge de, and Janina Onuki. "Brasil, Mercosul e a segurança regional." Revista Brasileira de Política Internacional 43, no. 2 (2000): 108–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292000000200005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é analisar a evolução de um regime hemisférico de segurança tendo em vista duas questões fundamentais: o impacto do Mercosul no equilíbrio geopolítico continental e o papel do Brasil como ator-chave na conformação deste arranjo hemisférico de segurança. Nossa hipótese é de que, tanto na dimensão regional, quanto global, o Brasil tem atuado no sentido de contrabalançar a hegemonia norte-americana, reforçando a correlação entre o status de potência regional e o cálculo de opções internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Amorim, Wellington Dantas de, and Vitor Deccache Chiozzo. "Comunidade de segurança do Atlântico Sul: um subcomplexo regional de segurança?" Revista da Escola de Guerra Naval 23, no. 1 (2017): 99–130. http://dx.doi.org/10.22491/1809-3191.v23n1.p99-130.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Monteiro, Fagner Diego Spíndola Correia, and João Policarpo Rodrigues Lima. "Desindustrialização regional no Brasil." Nova Economia 27, no. 2 (2017): 247–93. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/2862.

Full text
Abstract:
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, por uma perspectiva inédita, possíveis indícios de desindustrialização na economia brasileira. Para tanto, analisamos dados regionais e estaduais referentes ao período de 1985 a 2010, utilizando indicadores de desindustrialização já consagrados. Adicionalmente, são analisadas diferenças regionais da relação VTI/VBPI e discute-se sobre ganhadores e perdedores do ponto de vista setorial e regional, ponderando-se razões para o comportamento divergente do processo por região. Por fim, estima-se um modelo paramétrico regredindo participação da indústria de transformação regional no PIB da região e renda per capita regional. Conclui-se que, em nível regional, as regiões Sudeste, Sul e Nordeste acumulam indícios de desindustrialização, enquanto as demais regiões seguem padrão inverso, levando a crer que a desindustrialização brasileira é, em parte, também uma descentralização espacial (regional) da produção industrial e que o processo de desindustrialização brasileiro difere entre as regiões acometidas pelo processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bolson, Simone Hegele, and Ângela Issa Haonat. "A governança da água, vulnerabilidade hídrica e os impactos das mudanças climáticas no Brasil." Veredas do Direito: Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável 13, no. 25 (2016): 223–48. http://dx.doi.org/10.18623/rvd.v13i25.575.

Full text
Abstract:
A governança da água no Brasil, em especial em regiões de vulnerabilidade hídrica (v.g. Semiárido e parte do Sul), é desafiada pela incidência das mudanças climáticas, as quais acirram o problema da escassez hídrica. Pretende este artigo a análise e estudo de dados referentes à vulnerabilidade hídrica e os impactos do câmbio climático nas regiões antes citadas, bem como abordar sobre o Plano Nacional de Segurança Hídrica e a organização de consórcio público pelos municípios das regiões atingidas. São esses dois instrumentos de combate e prevenção à insegurança hídrica os sugeridos à proposta da implementação de uma boa governança da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tokatlian, Juan Gabriel. "Colômbia: mais insegurança humana, menos segurança regional." Contexto Internacional 24, no. 1 (2002): 129–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292002000100002.

Full text
Abstract:
No contexto da grave crise que atravessa a região andina em seu conjunto, o exemplo da Colômbia é o mais dramático e serve potencialmente de modelo de intervenção externa nos assuntos internos de um país do hemisfério. Nesse sentido, analisa-se o tipo de guerra que vive a Colômbia, assim como o chamado novo intervencionismo e as possíveis saídas para o conflito armado no referido país. Trata-se de uma situação complexa e instável em que se misturam e confundem guerra política, violência criminal, demolição do Estado, violação dos direitos humanos e expansão do poderio estadunidense na região. Como decorrência do aumento dos confrontos internos, da persistência da "guerra contra as drogas" e do começo da "guerra contra o terrorismo", a ingerência dos Estados Unidos é cada vez mais eloqüente e preocupante. Enquanto isso, uma América do Sul passiva não parece querer comprometer-se com uma saída viável para um conflito expansivo no coração dos Andes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Droogers, André. "Religião, identidade e segurança entre imigrantes luteranos da Pomerânia, no Espírito Santo (1880-2005)." Religião & Sociedade 28, no. 1 (2008): 13–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-85872008000100002.

Full text
Abstract:
No século 19, muitas pessoas de diversas regiões rurais da Alemanha emigraram pra o Brasil. Vários contingentes oriundos da Pomerânia Oriental (hoje noroeste da Polônia) fixaram-se no estado do Espírito Santo. A maioria era seguidora da igreja luterana. Neste artigo, examinamos como sua religião ajudou esses imigrantes a conservar um nível de segurança satisfatório. A palavra segurança é utilizada especialmente mas não exclusivamente no sentido existencial ou ontológico. Na busca de certo nível de segurança em sua nova pátria, eles e seus descendentes construíram, reproduziram, desconstruiram e reconstruíram suas identidades coletiva e individual. Mostra-se como a religião ressaltou entre os recursos transnacionais utilizados, junto com a cultura e a língua pomeranas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

DeCezaro Eberhardt, Paulo Henrique, and Jandir Ferrera de Lima. "Evolução e estágio do desenvolvimento regional: o caso das regiões do Paraná." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 2, no. 1 (2012): 189–203. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v2i1.197.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi analisar o perfil e o estágio de desenvolvimento regional das regiões do Estado do Paraná. Para isso, foi elaborado um Índice de Desenvolvimento Regional utilizando-se variáveis econômicas e sociais. Os resultados mostraram que a microrregião de Curitiba se desenvolveu em um ritmo mais acelerado que as demais regiões paranaenses, com exceção da microrregião de Paranaguá, que obteve uma variação do nível de desenvolvimento maior que a de Curitiba. As regiões classificadas como avançadas no estágio de desenvolvimento regional não se alteraram entre 2000 e 2007. As regiões classificadas como em transição diminuiu aumentando o número de regiões classificadas como retardatárias, em função do ritmo mais acelerado de desenvolvimento da microrregião de Curitiba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Chies, Luiz Antônio Bogo. "Análise do protagonismo municipal em políticas de segurança pública na zona sul do Rio Grande do Sul." Revista Brasileira de Segurança Pública 13, no. 2 (2019): 40–55. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n2.1068.

Full text
Abstract:
De que forma o tema da segurança pública tem surgido na agenda política de municípios afastados dos eixos das capitais e regiões metropolitanas? Esta é a pergunta maior à qual se relaciona esta pesquisa, cujo primeiro resultado é um panorama dos indícios do protagonismo municipal em relação às políticas de segurança pública na Zona Sul do Rio Grande do Sul (RS). A partir de categorias como modelo tradicional de segurança e modelo com cidadania, são analisados dados referentes às candidaturas ao Poder Executivo de 27 municípios em 2012 e 2016, bem como à institucionalização de instâncias municipais favorecedoras do protagonismo político. Os resultados permitem indicar que a pauta da segurança pública consolidou seu ingresso no âmbito das disputas políticas municipais, não obstante ainda se configure como um tema de discursos tensos e estratégias polarizadas por modelos e paradigmas divergentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Campos dos Santos, Alessandra, Alan Reis, and Eduardo Mario Mendiondo. "Segurança hídrica no Brasil: situação atual, principais desafios e perspectivas futuras." Revista DAE 68, no. 225 (2020): 167–79. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.060.

Full text
Abstract:
A segurança hídrica consiste em garantir o acesso a água de qualidade e em quantidades suficientes para satisfazer o bem-estar das presentes e futuras gerações, bem como a manutenção dos ecossistemas. Esse tema está ganhando cada vez mais espaço entre os líderes mundiais e nas discussões ambientais, econômicas e sociais. Sendo um país de dimensões continentais, o Brasil apresenta regiões com características distintas, como clima, paisagens, densidade populacional e, consequentemente, diferentes problemas relacionados à segurança hídrica. Diante disso, esta revisão tem como objetivo principal caracterizar a situação atual da segurança hídrica no Brasil, indicar alguns desafios inerentes a esse tema e quais são as perspectivas possíveis para lidar com tais fatos. A metodologia consiste em caracterizar o país segundo algumas variáveis relacionadas à segurança hídrica, sendo: disponibilidade hídrica; demandas de água; captação e tratamento de esgoto; e gestão de recursos hídricos. Então, essas variáveis serão relacionadas a alguns desafios enfrentados no Brasil em relação à segurança hídrica. Por fim, são apresentadas perspectivas e recomendações para a implementação de ações visando à melhoria da segurança hídrica no Brasil. Palavras-chave: Segurança Hídrica. Recursos Hídricos. Brasil. Gerenciamento. Usos da Água. Disponibilidade Hídrica. Mudanças Climáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Neto, Tarcisio Vieira de Carvalho. "Mandado de Segurança Contra Ato de Tribunal Regional Eleitoral." Resenha Eleitoral 25, no. 1 (2021): 35–58. http://dx.doi.org/10.53323/resenhaeleitoral.v25i1.141.

Full text
Abstract:
A ação constitucional do mandado de segurança é amplamente conhecida pelo seu rito célere voltado à obtenção do resultado pretendido. Isso talvez possa explicar por que o mandado de segurança é amplamente utilizado em controvérsias de natureza eleitoral, considerada a urgência inerente a tais demandas. Tendo em vista sua ampla utilização, à luz do entendimento do TSE e do STF acerca da matéria, bem como das hodiernas reviravoltas no tema, mostra-se imprescindível o estudo detido do cabimento e, em especial, da competência para julgamento do mandado de segurança contra ato de tribunal regional, em prol de uma solução efetiva e, por isso, necessariamente célere.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Rossi, Melissa. "Missão naval IRINI fortalece segurança regional no Mediterrâneo." Boletim Geocorrente 07, no. 133 (2021): 09–10. http://dx.doi.org/10.21544/2446-7014.n133.p09-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Costa, Lorena Vieira, Maria Micheliana da Costa Silva, Marcelo José Braga, and Viviani Silva Lírio. "Fatores associados à segurança alimentar nos domicílios brasileiros em 2009." Economia e Sociedade 23, no. 2 (2014): 373–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000200004.

Full text
Abstract:
Este estudo pretende identificar os fatores associados à segurança alimentar nos domicílios brasileiros, por meio de um modelo de escolha binária (logit). Considera-se como medida desse fenômeno a ingestão calórica domiciliar, com base nos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE) de 2008-2009. Embora apenas 12,4% dos domicílios ainda não apresentem um nível de segurança alimentar adequado, os resultados deste trabalho mostram que fatores como situação de pobreza e carência de itens básicos de infraestrutura e tamanho do domicílio contribuem para a incidência de segurança alimentar nesses domicílios. Além disso, residir em áreas rurais apresenta-se mais favorável à segurança alimentar. Ressalta-se a não existência de diferenças entre o consumo calórico domiciliar das regiões Nordeste e Sudeste, embora residir na região Sul ainda seja favorável para os domicílios estarem seguros quanto ao aspecto alimentar. Ademais, reforça-se a importância da educação, que contribui para o consumo alimentar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Casali, Giovana F. Rossi, Orlando Monteiro da Silva, and Fátima M. A. Carvalho. "Sistema regional de inovação: estudo das regiões brasileiras." Revista de Economia Contemporânea 14, no. 3 (2010): 515–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482010000300004.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisou o processo de formação regional do Brasil, os desequilíbrios existentes entre as regiões e as perspectivas futuras. Teve como proposta básica analisar o possível processo de convergência de renda das regiões brasileiras, utilizando o conceito de gap tecnológico. Segundo esse conceito, os desequilíbrios regionais são o resultado de diferentes taxas de desenvolvimento econômico, que, por sua vez, resultam de diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico, os quais, por fim, são consequências de condições históricas, sociais e culturais específicas de cada região. Dessa forma, pressupôs-se a existência de relação positiva entre nível de desenvolvimento tecnológico, dependência tecnológica, dependência econômica, nível de desenvolvimento econômico e convergência de renda. Os resultados mostram que, em relação à possibilidade de as regiões e os estados menos desenvolvidos realizarem o catching up com aqueles mais desenvolvidos, as variáveis que representam tanto a geração quanto a apropriação de novas tecnologias são significativas e diretamente relacionadas com o produto. Dessa forma, pode-se afirmar que o catching up seria possível caso houvesse um maior investimento no processo de desenvolvimento e apropriação de novas tecnologias por parte dos governos regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Mattos, Ely José de, Camila Horst Toigo, and Osmar Tomaz de Souza. "Intensidade ecológica do bem-estar no Brasil: uma abordagem regional." Geosul 35, no. 76 (2020): 189–209. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2020v35n76p189.

Full text
Abstract:
A literatura moderna sobre a relação entre atividade humana e pressão ambiental tem crescido. Uma das abordagens recentes é relacionar o crescimento econômico com a intensidade ecológica do bem-estar humano (EIWB), que é medida através da razão de uma variável de pressão ambiental e uma variável de bem-estar humano. O presente artigo investiga os efeitos do crescimento econômico sobre a EIWB no Brasil e suas grandes regiões entre 2002 e 2014. Para isso, utilizou-se o modelo de regressão time-series cross-section (TSCS) Prais-Winsten. Os resultados apontam que o crescimento econômico está associado ao aumento da intensidade ecológica do bem-estar para o Brasil como um todo para o período analisado. Quando observados os resultados para as regiões, identifica-se que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste replicam este efeito. As regiões Sul e Sudeste não confirmam tal resultado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mathias, Suzeley Kalil, André Cavaller Guzzi, and Renata Avelar Giannini. "Aspectos da integração regional em defesa no Cone Sul." Revista Brasileira de Política Internacional 51, no. 1 (2008): 70–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292008000100004.

Full text
Abstract:
Trata-se de avaliar como a aproximação entre os países promovendo a integração regional incide sobre qualidade da democracia e como esta se apresenta no setor de defesa e segurança. A perspectiva adotada é que o grau de estabilidade nas relações civil-militares incide diretamente sobre a formulação e desenvolvimento da cooperação em segurança regional e na estabilidade da democracia latino-americana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Nunes, Luiza Varela, Juliana Audi Giannoni, Alef Goes Costa, Alaide Carvalho Ferreira, Pedro Henrique Silva de Rossi, and Silvana Pedroso de Góes Favoni. "AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS (PANC) POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DA PLATAFORMA GOOGLE FORMS APLICADO À POPULAÇÃO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, no. 7 (2021): 250–61. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i7.1682.

Full text
Abstract:
Um quadro como o qual o Brasil se encontra atualmente, com volume de produção elevadíssimo de uma variedade muito pequena de alimentos, entra em contradição com os dados de fome e desnutrição observados ao longo de todo o país, e principalmente evidenciados em regiões mais carentes. Isso acontece porque, muitas vezes, as monoculturas não são capazes de garantir a segurança alimentar à toda população. A segurança alimentar é alcançada quando todas as pessoas, em todos os momentos, tenham acesso físico e econômico a alimentos que garantam sua exigência nutricional, permitindo uma vida saudável (ABREU; CASTANHEIRA, 2017).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Cristianini, Marcelo, and Marina Vieira da Silva. "Editorial." Segurança Alimentar e Nutricional 20, no. 1 (2015): 1. http://dx.doi.org/10.20396/san.v20i1.8634617.

Full text
Abstract:
A Revista Segurança Alimentar e Nutricional-SAN inaugura a sua edição exclusivamente on line, reunindo 10 artigos científicos elaborados por autores de diversas regiões do País, que abordam distintos aspectos da SAN, com ênfase nas politicas e programas públicos de alimentação e nutrição e na área de ciência e tecnologia de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mesquita, Karina Oliveira de, Carlos Romualdo de Carvalho e. Araújo, Otávia Cassimiro Aragão, Letícia Costa de Araújo, Maria Socorro de Araújo Dias, and Roberta Cavalcante Muniz Lira. "Envolvidos no cuidado: análise da segurança do paciente." Saúde e Pesquisa 13, no. 3 (2020): 495–502. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2020v13n3p495-502.

Full text
Abstract:
Analisar a segurança do paciente no contexto da Atenção Primária à Saúde e o envolvimento da equipe de enfermagem, paciente e família nesse processo de cuidados. Estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, realizado em seis Centros de Saúde da Família de Sobral, Ceará, envolveu 15 profissionais de distintas regiões. Os resultados mostraram o subdimensionamento da equipe em relação aos usuários, o que gera insatisfação com a carga excessiva de trabalho. Além disso, verificou-se que a comunicação entre profissionais, paciente e família foi inconsistente, o que dificulta a aquisição de autonomia e a corresponsabilização dos cuidadores e usuários no processo de tratamento, recuperação e cura. A enfermagem deve valorizar o saber dos envolvidos com o cuidado, a fim de promover novos conhecimentos, para permitir o empoderamento das pessoas sobre o seu autocuidado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Domene, Semíramis Martins Álvares. "Indicadores nutricionais e políticas públicas." Estudos Avançados 17, no. 48 (2003): 131–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142003000200011.

Full text
Abstract:
Durante a realização da Conferência Mundial sobre Alimentação, em 1974, os governos participantes defenderam o direito inalienável de todo homem, mulher ou criança estar livre do risco da fome e da desnutrição para o desenvolvimento de suas faculdades físicas e mentais. Quase trinta anos depois, os presentes ao Segundo Fórum Mundial de Alimentação, realizado em 1996, comprometeram-se com o conceito de Segurança Alimentar para todos e com a erradicação da fome, reduzindo-se o número de desnutridos à metade até 2015. Apesar dos esforços dispendidos, a persistir a atual taxa de redução, esta meta não será atingida, a menos que se estabeleça a Segurança Alimentar e Nutricional como política pública, especialmente em regiões com pobreza. A escolha do método mais adequado para medida de consumo de alimentos e de estado nutricional, e a avaliação dos indicadores mais adequados só será viabilizada por meio da abordagem ampla da questão. Os indicadores adotados em saúde pública podem mascarar realidades particulares atrás de valores médios, especialmente em regiões de pobreza, levando à falsas interpretações sobre estado nutricional e consumo de alimentos. Com este entendimento, o estabelecimento de políticas públicas para a Segurança Alimentar e Nutricional depende de uma ação coordenada entre estado, sociedade, academia e o setor produtivo, a fim de que estabeleça um plano efetivo de transformação da realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Maurício Leite de, and Joaquim Gonçalves Machado Neto. "Segurança no trabalho de aplicação de agrotóxicos com o pulverizador de pistolas em citros." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 28, no. 105-106 (2003): 83–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572003000100009.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou quantificar as exposições dérmicas e respiratórias proporcionadas pelas condições de trabalho de aplicação de agrotóxicos em cultura de citros com o pulverizador de pistolas; avaliar a eficiência de medidas de proteção individual e coletiva para esses trabalhadores; determinar as regiões mais expostas do corpo dos trabalhadores; e classificar as condições de trabalho, sem e com as medidas de proteção testadas, quanto à segurança ocupacional das recomendações de agrotóxicos registrados para o controle das principais pragas e doenças dessa cultura. Verifica-se que, para o tratorista, pulverizando com o pulverizador de pistolas, a medida de proteção mais eficiente foi o conjunto AZR e, para o aplicador, os dois conjuntos avaliados foram eficientes. Para o tratorista, as regiões mais expostas do corpo foram as coxas + pernas - frente, os pés e as mãos; e, para o aplicador foram, os pés e as mãos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Polycarpo, Clara Gomes. ""Segurança é um dever de todos"." Revista Brasileira de Segurança Pública 13, no. 1 (2019): 114–39. http://dx.doi.org/10.31060/rbsp.2019.v13.n1.1057.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende abordar uma das preocupações mais latentes da sociedade carioca atual: a questão da violência urbana e o “problema da segurança pública”. A noção de violência urbana, aqui, não diz respeito, porém, a eventos violentos isolados ou ao percentual de atos criminosos em determinadas camadas da sociedade e/ou regiões da cidade, mas sim à sua articulação com a ordem social, como referência de modelos de conduta construídos simbolicamente no convívio social cotidiano. No contexto atual de agenda da política de segurança pública, por exemplo, após uma década de atuação, a lógica do modelo de pacificação, implementado na cidade do Rio de Janeiro desde 2008, e todo o aparato de dispositivos, técnicas e discursos que o legitimou, passa a sofrer desmantelamentos, abrindo espaço para novos problemas de segurança e novos reordenamentos de políticas em disputa na cidade. Para tanto, analisa-se a organização das camadas médias da zona sul do Rio de Janeiro em relação às suas redes de programas, projetos e políticas de segurança no período atual, a partir do acompanhamento dos Conselhos Comunitários de Segurança, e as representações coletivas a respeito da violência urbana e das políticas de segurança em suas redes de mercado e interesses em um novo projeto de militarização (e securitização) da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Simões, Alfredo. "Regionalização e desenvolvimento económico das regiões que temos às regiões-projecto." Gestão e Desenvolvimento, no. 7 (January 1, 1998): 205–16. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1998.645.

Full text
Abstract:
O presente artigo justifica a intervenção do Estado no âmbito da política regional. No entanto, considerando que esta política centralizada tem falhado, é necessário desenvolver uma perspectiva mais territorializada, centrada a partir dos diferentes espaços geográficos, que promova uma organização mais eficiente e um melhor aproveitamento dos recursos locais. Por outro lado, as consequências da globalização das economias exigem respostas mais flexíveis e menos dependentes da autoridade única do Estado. A Regionalização, ao proporcionar a criação de "Regiões- projecto", poderá dar resposta a estes novos desafios e, assim, desenvolver a competitividade de cada um dos territórios do espaço nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Ferreira Júnior, João Batista, Kenya Paula Moreira Oliveira, Michele Atalla da Fonseca, et al. "Distribuição regional do suor durante exercício progressivo até a fadiga." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 23, no. 4 (2009): 405–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092009000400009.

Full text
Abstract:
A partir da hipótese evolutiva de que a cabeça humana precisa ser resfriada de forma especial, o objetivo do presente estudo foi verificar se a sudorese seria maior na testa do que nas demais regiões do corpo durante o exercício progressivo até a fadiga (EPF). Em 17 voluntários (23 ± 2 anos, 76,93 ± 7,74 kg, 179 ± 7 cm e 1,9 ± 0,1 m²) foram medidos a taxa de sudorese local (TSlocal), o número de glândulas de suor ativas (GSA) e taxa de suor por GSA (TSlocal.GSA-1) em oito regiões do corpo (testa, costas, peito, braço, antebraço, mão, coxa e perna) durante o EPF em cicloergômetro. A TSlocal da testa foi maior que todas as outras regiões e a TSlocal do peito foi maior apenas que a da coxa. O número de GSA da testa foi maior do que em todas as outras regiões, e a GSA da mão foi maior que do peito, braço, coxa e perna. A TSlocal.GSA-1 da testa foi maior do que as do braço, antebraço, mão e coxa, e a TSlocal.GSA-1 das costas e do peito foram maiores que do antebraço e mão. A produção de suor da parte superior do corpo (testa, costas, peito, braço, antebraço, mão) foi maior que a inferior (coxa e perna). Concluiu-se que o EPF desencadeou um padrão de produção de suor maior na cabeça que pode estar relacionado à maior convecção nas regiões mais altas do corpo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Mendes, Áquilas, Marília C. P. Louvison, Aurea M. Z. Ianni, et al. "O processo de construção da gestão regional da saúde no estado de São Paulo: subsídios para a análise." Saúde e Sociedade 24, no. 2 (2015): 423–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902015000200003.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados gerais da pesquisa sobre o processo de construção da gestão regional no estado de São Paulo, durante a discussão do COAP/redes de atenção, com o intuito de fornecer subsídios para a compreensão deste processo de pactuação regional da saúde, com enfoque nas regiões de saúde de Bauru, Baixada Santista, Grande ABC e Vale do Ribeira, no estado de São Paulo. Além dos resultados apresentados sobre as regiões de saúde estudadas, a metodologia utilizada no desenvolvimento da construção dos perfis das regiões constitui em si uma proposta metodológica de análise de perfis regionais de saúde. A primeira parte do artigo apresenta a metodologia geral adotada para a análise das regiões de saúde; a segunda, abrange os resultados e a discussão da pesquisa, organizados em dois itens. O primeiro destes itens refere-se à análise dos perfis das cinco regiões de saúde pesquisadas no Estado. O segundo, analisa os principais aspectos do processo de pactuação regional da saúde em São Paulo, destacando potencialidades e limites, a partir de entrevistas realizadas com gestores municipais e apoiadores do Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo dessas regiões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Prado, Kleber Henrique de Jesus, and Methanias Colaço Júnior. "Data Science aplicada à análise criminal baseada nos dados abertos governamentais de Minas Gerais." Research, Society and Development 9, no. 11 (2020): e36391110044. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10044.

Full text
Abstract:
Contexto: Crime é um problema social comum e complexo, que afeta a qualidade de vida, o crescimento econômico e a reputação de uma nação. Governantes e a sociedade em geral têm tido enormes problemas causados por esse fenômeno. A cada ano, os governos gastam milhões de dólares combatendo a violência e, consequentemente, a prevenção e o controle do crime são questões de grande preocupação para as agências de segurança pública. Objetivo: Aplicar fundamentos de Data Science e fornecer um modelo automatizado, constantemente atualizado, para analisar dados abertos governamentais relacionados aos crimes ocorridos em Minas Gerais. Método: Um experimento foi executado para descoberta de associações entre os municípios, Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), crimes e alvos de roubo e furto. Adicionalmente, foram desenvolvidos rankings com os municípios mais perigosos. Resultados: Do ponto de vista geral, com ponderações para os crimes, os munícipios de Belo Horizonte, Confins e Contagem estiveram, constantemente, entre os cinco mais perigosos. Além disso, ficou evidenciado que existem dependências entre: crimes e municípios, crimes e RISPs, alvos de roubo e municípios, e alvos de roubo e RISPs. Conclusão: A Ciência de Dados possibilita a execução de diagnósticos mais precisos e mais céleres, auxiliando o planejamento estratégico e a tomada de decisão em Segurança Pública. Com algumas particularidades e indo além dos homicídios, Minas Gerais segue parcialmente a tendência nacional de ter índices de criminalidade mais baixos em áreas ao redor de regiões com maior desenvolvimento econômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Haroldo Zeferino. "Hidrogeologia de regiões mineiras." Rem: Revista Escola de Minas 54, no. 3 (2001): 199–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000300006.

Full text
Abstract:
No Brasil, a hidrogeologia das regiões mineiras mostra condições peculiares na associação de reservas substanciais de água subterrânea com os corpos mineralizados. O clima tropical favorece um ambiente de grande atividade pedogênica, permitindo a construção de centenas de metros para sistemas particulados de baixa coesão, associados ou não às rochas subjacentes, sistemas estes os quais tendem a uma argilomineralização. Tais condições permitem o aparecimento de grandes corpos saturados de superfície livre ou confinados, integrados à hidrologia regional e de expressiva economicidade, constituindo-se, hoje, em relevante questão na prática mineira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

MIYAMOTO, SHIGUENOLI. "O Mercosul e a segurança regional: uma agenda comum?" São Paulo em Perspectiva 16, no. 1 (2002): 54–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-88392002000100007.

Full text
Abstract:
Desde o início do processo de integração regional, têm falado mais alto os interesses particulares dos Estados, cada um procurando resolver seus próprios problemas domésticos. Nesse contexto, a indefinição de uma agenda mais consistente dificulta a integração regional em todos os planos, sobretudo, em áreas sensíveis como as de políticas externa e de defesa, muito complexas para serem elaboradas em conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barbosa, Fabiano Timbó. "Existe recomendação para segurança na prática da anestesia regional?" Revista Brasileira de Anestesiologia 62, no. 1 (2012): 135–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942012000100016.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fuccille, Alexandre, Bruno Theodoro Luciano, and Regiane Nitsch Bressan. "PARA ALÉM DO COMÉRCIO: MERCOSUL, DEMOCRACIA E SEGURANÇA REGIONAL." Lua Nova: Revista de Cultura e Política, no. 112 (April 2021): 217–50. http://dx.doi.org/10.1590/0102-217250/112.

Full text
Abstract:
Resumo No marco dos trinta anos do Mercado Comum do Sul (Mercosul), o presente artigo busca elucidar e discutir como o bloco contribuiu, desde sua formação, com a estabilidade democrática e a promoção da paz regional. Embora a agenda comercial tenha relevância na conformação desse projeto e seja sua face pública mais visível, a criação do Mercosul foi fundamental para distensionar a área de segurança e defesa entre os países do bloco, buscando sepultar desconfianças mútuas de décadas. Ademais, o Mercosul procurou consolidar a democracia em um momento-chave, pós-autoritário, de retorno aos governos democráticos entre os Estados-membros. As instituições regionais desenvolvidas no âmbito do Mercosul conferiram e ainda conferem relevância às agendas de paz e proteção democrática na região. Não obstante, sua baixa institucionalidade e dependência quanto às dinâmicas políticas dos governos em exercício ilustram as dificuldades recentes em avançar nas agendas regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Fernandes, Thayná. "QUAD Summit: desafios à segurança regional no Indo-Pacífico." Boletim Geocorrente 7, no. 136 (2021): 14. http://dx.doi.org/10.21544/2446-7014.n136.p14.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tebaldi, Fernando Luiz Henriques, José Fernando Coelho da Silva, Hernan Maldonado Vasquez, and José Tarcísio Lima Thiebaut. "Composição mineral das pastagens das regiões norte e noroeste do Estado do Rio de Janeiro: 2. Manganês, ferro, zinco, cobre, cobalto, molibdênio e chumbo." Revista Brasileira de Zootecnia 29, no. 2 (2000): 616–29. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000200039.

Full text
Abstract:
RESUMO - Os teores de Mn, Fe, Zn, Cu, Co, Mo e Pb dos solos, das forrageiras predominantes nas pastagens e da água foram estudados nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, nas épocas seca (junho-julho) e chuvosa (dezembro-janeiro) do ano. Amostras de solo, forrageiras e água foram coletadas em 12 diferentes locais das regiões, em áreas onde predominam pastagens, identificadas por fotos obtidas por satélite e de acordo com as diferentes características dos solos. Os teores de minerais das amostras foram determinados por espectrometria via plasma, após preparados os extratos. Em ambas épocas, foram encontrados baixos níveis de Cu e Zn nas amostras de forrageiras e o teor de minerais variou com o tipo de solo. Os teores de Fe e Mn das forrageiras foram superiores às exigências dos bovinos, e deficiências de Cu e Zn foram encontradas. Os teores de Co nas forrageiras foram superiores às exigências dos bovinos. Os microelementos analisados na água foram, em geral, muito baixos, quando comparados com os níveis de segurança. Os teores de minerais das amostras de água analisadas estão dentro dos níveis de segurança para os animais domésticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

ÁLVAREZ, GONZALO PÉREZ. "Amazônia brasileira e Patagônia argentina: planos de desenvolvimento e soberania nacional." Estudos Avançados 30, no. 88 (2016): 117–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.30880009.

Full text
Abstract:
RESUMO Os planos de desenvolvimento formulados pelo governo argentino para a Patagônia argentina tem evidentes semelhanças com os projetos que o Estado federal do Brasil propôs para a Amazônia brasileira. Os dois casos são, no fundamental, planos de desenvolvimento industrial subsidiados pelo Estado nacional. A comparação entre as duas regiões se faz evidente em suas características comuns de serem ricas em recursos naturais cobiçados por potências estrangeiras, em seem definidas por seus governos nacionais como áreas "subdesenvolvidas", e por terem uma baixíssima densidade populacional (desde a ideia de que elas eram "regiões vazias"). Procuramos debater a relação entre a história dessa região da Argentina com os projetos de desenvolvimento promovidos pelo governo federal do Brasil para a Amazônia. Registramos a fonte autoritária de ambos os projetos, o peso da doutrina de segurança nacional em suas formulações e a incidência que em eles tiveram as populações das regiões mencionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Pontes, Eduardo, Luiz Andrés Paixão, and Pedro Abramo. "O mercado imobiliário como revelador das preferências pelos atributos espaciais: uma análise do impacto da criminalidade urbana no preço de apartamentos em Belo Horizonte." Revista de Economia Contemporânea 15, no. 1 (2011): 171–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482011000100007.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma abordagem alternativa utilizando como estudo a economia urbana heterodoxa a qual busca explicar de que modo surge a regularidade da configuração residencial urbana a partir da ação dos indivíduos no mercado. Utiliza-se o modelo de preços hedônicos para estimar o custo da violência - homicídios e roubos a transeuntes - implícito no preço dos imóveis residenciais, a partir de uma amostra com imóveis transacionados em Belo Horizonte. Duas regressões foram rodadas para que pudessem captar a disposição a pagar dos indivíduos para residirem em regiões de maior segurança. Os resultados demonstram que há relação entre redução nas taxas de criminalidade e valorização dos imóveis em algumas regiões de Belo Horizonte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Barbosa, Rosangela Nair de Carvalho. "A Questão Regional no Neoliberalismo / The Regional Question in Neoliberalismo." Textos & Contextos (Porto Alegre) 17, no. 1 (2018): 178. http://dx.doi.org/10.15448/1677-9509.2018.1.26569.

Full text
Abstract:
O texto aborda parte de pesquisa maior sobre as políticas de desenvolvimento regional nos anos recentes no Brasil, como dimensão da totalidade sistêmica que estabelece novos contornos a relação região/mundo. Esse trecho da pesquisa expõe o quadro interpretativo realizado a partir de fontes bibliográficas, documentos oficiais de governo e indicadores socioeconômicos, evidenciando que a mobilidade do capital e a externalização produtiva nesse estágio do capitalismo reconfiguram as relações de dominação nas regiões, com expansão das fronteiras dos negócios e ampliação da mercantilização da reprodução social, o que aprofunda a degradação do trabalho e a precariedade das condições urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography