Academic literature on the topic 'Registo de voz e de imagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Registo de voz e de imagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Registo de voz e de imagem"

1

Leme, Patrícia De Oliveira. "O resto é silêncio: Uma máquina, outro Aleph e "su atareado rumor"." Magma, no. 12 (December 15, 2015): 231. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.97899.

Full text
Abstract:
Este ensaio constitui-se como uma modulação entre o olhar e a voz em "El aleph" (1997), conto de Jorge Luis Borges, dois registros a serem sustentados a partir da cisão estrutural da narrativa: quando a via do olhar fracassa, instaura-se um silêncio que nos convoca à sua escuta. Em um momento subsequente, "A máquina do mundo" (2001), de Carlos Drummond de Andrade, será trazida para invocar o registro da voz na narrativa borgeana: nesse poema, o sujeito poético não cede a uma torrente de imagens, mas implica-se no puro acontecimento textual. O trajeto teórico, então, parte da falência da imagem para posteriormente abrir-se àquilo que se funda como enunciação. Trata-se de uma delimitação dos efeitos inaugurados por dois regimes de leitura: não se pretende dar aos textos uma interpretação conclusiva, mas questionar os modos pelos quais eles ativam o lugar do olhar e da voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valente, Manuel Monteiro Guedes. "Editorial dossiê "Investigação preliminar, meios ocultos e novas tecnologias"." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 3, no. 2 (June 8, 2017): 473. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v3i2.82.

Full text
Abstract:
A sociedade internético-personocêntrica impõe novos desafios ao Direito, mas em especial ao Direito constitucional penal material e processual. A justiça é um bem precioso, a segurança é outro bem valioso, mas a liberdade é o maior valor da justiça. Esta trilogia exige ao legislador contenção para não ceder em agradar de todo os apelos dos cidadãos – justiça célere para o outro – e exige aos hermeneutas e exegetas um olhar atento nas opções político-criminais de persecução criminal face aos designados novos meios de obtenção/investigação de prova próprios da era digital que se revestem de uma natureza, materialidade e processualidade oculta. Impõe-se ao cientista do Direito que faça um exame crítico quanto aos fundamentos (pressupostos), fins e limites supraconstitucionais, constitucionais e infraconstitucionais do recurso às escutas telefónicas, aos agentes infiltrados físicos e digitais, ao rastreamento informático, às buscas digitais e apreensões digitais, ao registo de voz off e imagem, à videovigilância, aos campos avançados de investigação, ao controlo do GPS, do IP e do IMEI, e, até mesmo, à admissibilidade de utilização da itelligence para obtenção de prova criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Ana Cristina de Castro, Irandi Fernando Daroz, Kelly Cristina Alves Silvério, and Alcione Ghedini Brasolotto. "Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada." Revista CEFAC 15, no. 2 (April 2013): 436–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013000200021.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: conhecer a auto-imagem, dificuldades e presença de sintomas negativos após o canto em coralistas amadores com diferentes classificações vocais, idades e experiência. MÉTODO: cento e vinte e cinco cantores responderam a um questionário que abordou dados de identificação, informações sobre a auto-imagem da voz cantada, dificuldades apresentadas no canto e ocorrência ou não de sintomas vocais após o canto. RESULTADOS: a comparação por naipes evidenciou maior dificuldade na emissão de sons agudos para os contraltos e baixos, maior dificuldade na emissão graves para os sopranos, maior dificuldade na transição de registro grave para agudo para os baixos, e maior cansaço vocal para os contraltos. Na divisão por idade, tanto adultos jovens e adultos referiram maior soprosidade do que os idosos. Os adultos referiram melhor intensidade vocal do que adultos jovens. Os adultos jovens consideraram seu timbre de voz adequado mais frequentemente do que adultos. Em relação à experiência, os cantores menos experientes referiram percepção de voz rouca em maior número do que os cantores mais experientes, que referiram apresentar intensidade adequada durante o canto em maior número do que os demais. Cantores menos experientes referiram maior ocorrência de rouquidão após o canto do que cantores mais experientes. CONCLUSÃO: as dificuldades encontradas no canto estão atreladas ao naipe, e não dependem da idade e nem da experiência. Sintomas estão relacionados ao naipe e ao grau de experiência com o canto. A auto-imagem vocal negativa também está relacionada ao naipe e ao nível de experiência, sendo que a auto-imagem positiva é mais comum em cantores experientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Fernanda Rodrigues. "Notas sobre o Romance Brasileiro de Autoras Negras." Opiniães, no. 10 (June 10, 2017): 46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.122429.

Full text
Abstract:
Como escritoras negras constituem sua voz autoral no romance? Abordaremos a questão a partir da leitura de Úrsula (1859), As mulheres de Tijucopapo (1982) e Um defeito de cor (2006), romances escritos por autoras negras em diferentes momentos da história. No texto de Maria Firmina dos Reis, a autoria negra se constitui no discurso, não se apóia em índices de auto-referencialidade da escritora, posto não haver registros de sua imagem nem maiores detalhes de sua biografia. Na obra de Marilene Felinto, inexiste correspondência entre o posicionamento da autora frente a escrita literária negra e a construção da personagem narradora, cuja trajetória se pauta na intersecção raça, classe, gênero, localidade. Por fim, Ana Maria Gonçalves ficcionaliza a própria constituição de seu lugar autoral ao inventar um manuscrito da historia narrada, investindo na autoria enquanto agenciamento coletivo de enunciação negra, mesclando sua voz a Luiza Mahin – signo de grande potência para o feminismo negro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fronckowiak, Ângela Cogo, and Maria Carmen Silveira Barbosa. "Educar para ler desde a infância." ETD - Educação Temática Digital 23, no. 1 (February 17, 2021): 157–76. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656086.

Full text
Abstract:
A relevância de práticas de formação para a leitura desde a infância e a intenção de concebê-las enquanto círculo virtuoso muitas vezes esbarra na intencionalidade das concepções educativas adultas, que transforma a vivência em um círculo tedioso para as crianças. As fenomenologias da voz, a partir de Paul Zumthor, e da imagem, com Gaston Bachelard, evidenciam o valor poético da vocalidade e da imaginação para a leitura, que se fundamenta na organicidade da ação poética da voz e da palavra adultas, através das quais, sem negar os valores de proferição e de explicação e não se restringindo a eles, sublinha a estreita ligação entre corpo, linguagem e mundo nos processos de formação, também a leitora. Assim, a escuta da leitura compartilhada se transforma não só em potência para engendrar desejo de ler e de escrever, mas em oportunidade para que as crianças encontrem, através da voz e do comprometimento adulto, a experiência do humano que temos produzido e exteriorizado em registros orais e escritos, inclusive os literários. A ideia de cultura percebida como um conteúdo – e condicionada aos limites da aprendizagem de conceitos –, restringe a contribuição que podemos dar às crianças para a constituição de outras maneiras de compreenderem o conhecimento, o que inclui, principalmente, saberes sobre os modos como compartilham suas experiências leitoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribas, Maria Cristina Cardoso, and Vagner Leite Rangel. "Poesias completas ou páginas de "assaz melancolia"?" Machado de Assis em Linha 8, no. 16 (December 2015): 40–61. http://dx.doi.org/10.1590/1983-682120158163.

Full text
Abstract:
Resumo Ao reunir os livros de poesia num único volume, Machado registrou que "[...] seria melhor ligar o novo livro [...]" – Ocidentais – "aos três últimos publicados, Crisálidas,Falenas, Americanas".1 Esta observação encontra-se na advertência ao leitor de Poesias completas, e subsidia nossa hipótese: o xeque-mate do último eu lírico machadiano. Mas é preciso empreender o percurso proposto pelo poeta para acessar o referido xeque-mate lírico: a sensível variação da voz poética, que consiste em retificar a (auto)imagem do poeta. Não implicaria, tal configuração livresca e poética, uma espécie de transposição da teoria das edições de Brás Cubas, visto que as páginas de Ocidentais, último livro-capítulo de Poesias completas, não só põem em xeque o dito anteriormente como também solicitam outra leitura?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos." Revista Contracampo 1, no. 24 (August 7, 2012): 4. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.185.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar e discutir aspectos da utilização do aplicativo Skype para a pesquisa empírica em Comunicação. O Skype é um programa gratuito (freeware) que permite conversações simultâneas em áudio e vídeo usando computadores. A reflexão acerca da comunicação interpessoal mediada tem há mais de um século o telefone – voz sem imagem – como referência, embora a ideia do "videofone" já esteja presente desde os primórdios da televisão, em filmes de ação ou ficção científica. A introdução de um canal de vídeo propõe uma série de desafios teóricos e metodológicos para a pesquisa em Comunicação. Por exemplo, uma conversação por Skype poderia ser considerada uma "interação face a face"? O artigo discute também o uso de algumas potencialidades desta tecnologia na pesquisa científica, como objeto de investigação, como meio técnico de registro de dados e como ferramenta analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, Ricardo. "A pixelização dos muros: graffiti urbano, tecnologias digitais e cultura visual contemporânea." Revista FAMECOS 19, no. 2 (October 11, 2012): 543. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12338.

Full text
Abstract:
Neste artigo, centramo-nos sobre um formato de comunicação tipicamente urbano, o graffiti, examinando algumas das alterações que se registaram nos últimos anos, como consequência da grande expansão das tecnologias e plataformas digitais de comunicação. Tendo por base uma análise do graffiti existente na área metropolitana de Lisboa, procuramos desvendar outras facetas desta prática cultural que, atualmente, não vive exclusivamente da cidade e dos seus suportes comunicacionais, passando a estar cada vez mais presente no mundo virtual. A internet e a democratização do acesso a tecnologias digitais de registo em imagem (telemóveis, câmaras fotográficas e de vídeo), facultaram aos jovens que fazem graffiti novas ferramentas para alcançarem o almejado espaço de visibilidade que procuram, inaugurando novos formatos de comunicação e alargando o campo dos destinatários desta linguagem visual. Argumentamos que este processo está em consonância com a cultura visual contemporânea, que faz a síntese entre uma crescente globalização, digitalização e hibridização das iconografias e linguagens visuais. A pixelização dos muros refere-se, precisamente, a esta gradual transição do graffiti das paredes urbanas para as múltiplas telas e redes eletrônicas, deste modo alterando a forma como esta atividade se produz e se dissemina, sendo actualmente dirigida a um público cada vez mais vasto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Adriane Matos. "A VOZ DO ALUNO E A ETNOGRAFIA: ABORDAGENS UTILIZADAS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE VICTÓRIA NA AUSTRÁLIA." RevistAleph, no. 33 (December 20, 2019): 45. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39719.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte dos resultados do estágio de doutoramento realizado na Universidade de Sydney na Austrália. O objetivo é compreender como o sistema educacional de Victoria utiliza a abordagem etnográfica e as imagens etnográficas na implementação do Student Voice. A metodologia deste estudo se deu em três fases: participação em workshop, visita à duas escolas e uma revisão de literatura. Percebeu-se que a imagem etnográfica torna-se uma forte aliada na construção de conceitos, teorias e ações que favorecem práticas educativas e gera registros documentais que podem ser revisitados e comparados em diferentes momentos. O Student Voice é compreendido neste artigo como uma abordagem que tem o potencial de mudar a cultura de uma escola e, ainda, mudar paradigmas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Batista, Jandré Corrêa, and Anelize Maximila Corrêa. "A "voz feminina" de um Brasil "de cores vívidas" sobre á "face mais amarga da crise". As dimensões políticas do discurso de Dilma Rousseff na 66ª Assembléia Geral da ONU." Compolítica 5, no. 2 (January 26, 2016): 51–74. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca identificar as dimensões políticas no discurso da presidente Dilma Rousseff na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Pela perspectiva da investigação em representações sociais, os resultados apontam três eixos prioritários no discurso de Dilma Rousseff, por meio das identificações de expressões de registro e da construção de um mapa representacional (a consolidação de uma imagem positiva sobre o Brasil, a valorização da mulher e o combate à crise econômica), em sete dimensões discursivas, entre referências diretas e de ancoragem. A abordagem desta pesquisa foi centrada principalmente nos pressupostos de Moscovici (2003), Arruda (2005) e Guareschi e Maya (2000).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Registo de voz e de imagem"

1

Lopes, Márcia Plana Souza. "Palavra, voz e imagem: a poética de Arnaldo Antunes." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14832.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:59:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCIA PLANA SOUZA LOPES.pdf: 66986329 bytes, checksum: 5e4e0f8bff53c0f88ddf20ad5c9bacef (MD5) Previous issue date: 2007-10-25
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
The present dissertation has as objective to elaborate a reflection on the poetical of Arnaldo Antunes, developed in the multimedia processes. The reason of the choice of the dimensions - word, voice and image - of his poetry as object of study, due to the fact of his wide cultural artistic dimension in workmanships provide to the poetry in the computing society. Questions had been raised in the attempt to apprehend the construction of that contemporary poetic. It is asked: How does the poetical proposal of Arnaldo Antunes, operating the multimedia process of visual, sonorous, image able and sensorial artistic language, reflect in literature? How does the reading of the verbal vocal visual and haptic signs deny the structure of the literary gender? Focusing on the problematic points and the objectives, it was arisen as hypotheses: The poetry of Arnaldo Antunes operates in the border of codes and languages, resulting in new poetical speech; it holds, also, diverse artistic codes and other areas of the knowledge, recreating the form to make poetry, by means of a hybrid and multimedia language. The poem selection argues counterpoint between the voice and silence, the symmetry of the languages in the search of the other, the thing as a concise concrete material in itself, the revelation of the intercrossing between space and time. The theoretical base that guides this work is mainly studies of authors as August De Campos, Décio Pignatari, E.E. Melo and Castro, Edgard Braga, Haroldo De Campos. Among others conclusions, it is apprehended a poetical in constant transit; arnaldianas poetical experiences that reveal a kind of anti gender; a poetry that appropriates of the cultural hybridization and the inter arts, contributing to solidify a new form of poetry in the contemporary context
A presente dissertação tem como objetivo elaborar uma reflexão sobre a poética de Arnaldo Antunes, inscrita nos processos multimidiáticos. A razão da escolha das dimensões palavra, voz e imagem desta poesia como objeto de estudo, foi devido ao redimensionamento artístico-cultural que suas obras proporcionam à poesia na sociedade informatizada. Questões foram levantadas na tentativa de apreender a construção dessa poética contemporânea. Pergunta-se: Como a proposta poética de Arnaldo Antunes, operando o processo multimidiático da linguagem artística visual, sonora, imagética e sensorial repercute na literatura? Como a leitura do signo verbivocovisual e háptico nega a estrutura do gênero literário? Diante da problemática e dos objetivos, levantou-se como hipóteses: A poesia de Arnaldo Antunes opera na fronteira de códigos e linguagens, resultando em novo discurso poético; comporta, também, diversos códigos artísticos e outras áreas do conhecimento, reinventando a maneira de fazer poesia, por meio de uma linguagem híbrida e multimidiática. A seleção de poemas discute contraponto entre a voz e o silêncio, a simetria das linguagens na busca da outridade, a coisa como material concreto e conciso em si mesmo, a revelação do entrecruzamento entre o espaço e o tempo. A fundamentação teórica que orienta este trabalho apóia-se, primordialmente, em estudos de autores como Augusto de Campos, Décio Pignatari, E.E. Melo e Castro, Edgard Braga, Haroldo de Campos. Entre outras conclusões, apreende-se uma poética constantemente em trânsito; experiências poéticas arnaldianas que revelam um antigênero; uma poesia que apropria-se da hibridização cultural e das interartes, contribuindo para solidificar uma nova forma de poesia no contexto contemporâneo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Ana Carolina Souza da. "Palavra, voz e imagem: a representação feminina em Mafalda, de Quino." Universidade Estadual da Paraíba, 2011. http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1845.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-09-25T12:20:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Ana Carolina Souza da Silva.pdf: 2704337 bytes, checksum: 7cc7c5775a11b1f0f0c67acf1973f874 (MD5) Previous issue date: 2011-04-28
El siglo XX inauguró un período de trastornos y cambios profundos en las relaciones entre generaciones y la constitución de las identidades de los individuos, especialmente en las mujeres. Reflexiones de estos cambios se perciben en el lenguaje que son un amplio campo de conocimiento con respecto al desarrollo humano ya través de ella podemos ver más imágenes del proceso y la constitución de la subjetividad. Bajo este punto de vista, esta tesis se elige como un corpus, las historietas de Mafalda, de Quino, ya que esta historia lleva la imagen, el sonido y por escrito en un idioma y plural (verbo-auditivo-visual) y, por lo tanto, se recupera representaciones más evidentes de los sujetos y el sistema cultural. En este contexto, se discute en las tiras cómicas de Mafalda los diálogos entre esta personaje y otras mujeres como su madre y Susanita, con un enfoque en primer lugar. Además de la palabra está incluido en nuestro análisis de la representación de sonidos, imágenes y otros elementos gráficos de la narración que colaboran en la construcción del significado. Estas pruebas tienen por objeto evaluar la forma en que el cuestionamiento de los viejos valores y preocupaciones del mundo de Mafalda en el mundo representado por su madre (y Susanita) y contribuir a la formación / confirmación de la identidad de la mujer. Para el análisis de la representación en la narrativa, que rescató a los conceptos de identidad, Hall, Bauman, Zinani y representación de Chartier, entre otros teóricos. Por otra parte, las imágenes y la escritura son analizados desde los conceptos básicos del lenguaje, la teoría de Bakthin y Vygotsky y un lenguaje propio del cómic propuesto por McCloud, Eisner, Ramos, Cirne. Debido a que es un lenguaje múltiple, contará con la ayuda de la Semiótica y Análisis del Discurso con el fin de reconstruir el sistema cultural e ideológico representado en estas historias. Teniendo en cuenta el corpus elegido, se analiza cómo las representaciones de las mujeres se han caracterizado, desde el discurso sobre la identidad y sus representaciones sociales. En ello se pretende, que la construcción de lecturas que nos permite interpretar cómo llevar los cómics, através de su lenguaje característico, las referencias culturales correspondientes formas de pensar, de actuar y ser y subvencionar las relaciones denso y complejo de la formación y la interacción humana.
O século XX inaugurou um período de rupturas e profundas transformações nas relações entre as gerações e na constituição das identidades dos sujeitos, em especial o feminino. Reflexos dessas mudanças são percebidos nas manifestações da linguagem que são um amplo campo de conhecimento no que diz respeito à formação humana e é através dela que observamos de maneira mais latente o processo de subjetivação e constituição do ser. Sob essa ótica, essa dissertação elege como corpus de pesquisa as histórias em quadrinhos de Mafalda, de Quino, visto que essa narrativa traz a escrita, o som e a imagem numa única e plural linguagem (verbo-sonora-visual) e, portanto, recupera de modo mais evidente as representações dos sujeitos e do sistema cultural. Nesse contexto, analisamos nas histórias em quadrinhos de Mafalda os diálogos travados entre tal personagem e outras femininas como sua mãe e Susanita, tendo como foco a primeira. Além da palavra, é contemplada em nossa análise a representação dos sons, as imagens e os demais elementos da narrativa gráfica que colaboram na construção de sentidos. Essas análises objetivam avaliar como os questionamentos dos antigos valores e as inquietações do mundo de Mafalda se confrontam ao do mundo representado por sua mãe (e Susanita) e contribuem para a formação/firmação da identidade feminina da infante. Para a análise do feminino representado na narrativa, resgatamos os conceitos de identidade, de Hall, Bauman, Zinani e de representação, de Chartier, dentre outros teóricos. Além disso, as imagens bem como a escrita são analisadas a partir dos fundamentos sobre a linguagem, de Bakthin e de Vygotsky e da teoria de uma linguagem própria dos quadrinhos proposta por McCloud, Eisner, Ramos, Cirne. Por se tratar de uma linguagem múltipla, contaremos com o auxílio de alguns conceitos da Semiótica e da Análise do Discurso de modo a reconstruir o sistema cultural e ideológico representado nessas histórias. Diante do corpus escolhido, pudemos analisar como as representações femininas foram caracterizadas, a partir dos discursos sobre a identidade e seus papéis sociais. Nesse tentame, construímos leituras que nos permitiram interpretar como os quadrinhos trazem, através de sua linguagem característica, referentes culturais correspondentes as formas de pensar, comportar, ser e agir e subsidiam relações densas e complexas da formação e interação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Guimarães, Ivo Maciel Carvalho. "A câmara obscura e o registo fotográfico digital : associação de uma câmara estenopeica a um scanner de varrimento linear." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2009. http://hdl.handle.net/10773/1169.

Full text
Abstract:
Mestrado em Criação Artística Contemporânea
Esta dissertação analisa o processo da captura de imagem fotográfica, cruzando os princípios básicos da "Camera Obscura" com o registo moderno de imagem digital e o pós processamento que lhe está associado. Para este estudo, foi construído um equipamento de captação de imagem que tem por base a associação de uma câmara estenopeica a um "scanner" de varrimento linear, criando assim um processo tecnicamente diferente do processo tradicional e que levanta algumas questões sobre como o processo de captação formata o conteúdo das imagens. ABSTRACT: This dissertation analises the process of photographic image capture, crossing the basic principles of the "Camera Obscura" with modern register of digital image and it's post processing. For this study was built an image capture equipment that results of the association of a Pinhole Camera and a linear scan Scanner, criating therefore a tecnicaly diferent process than the traditional one, that raises some questions about the way that the capture process formats the image content.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bergantini, Loren Paneto. "Sinestesia mediada pela tecnologia na arte: a interação entre voz e imagem." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27159/tde-15052017-153621/.

Full text
Abstract:
Avanços tecnológicos recentes inauguraram novas possibilidades estéticas devido ao potencial de integração de diversos meios, códigos e linguagens. Consequentemente, as tradicionais fronteiras entre as áreas artísticas dissolveram-se e estímulos simultâneos a vários sentidos foram introduzidos. A inclusão do corpo e seus aspectos cognitivos em interação direta com códigos computacionais é fato irreversível na arte contemporânea e seus aspectos e consequências ainda não foram completamente compreendidos. Este trabalho tem como objetivo investigar, sistematizar e utilizar os conhecimentos sobre sinestesia na arte, destacando o caso das obras artísticas interativas que correlacionam voz e imagem. Em função disto, foram propostas: a) a realização de estudos sobre o fenômeno da sinestesia no contexto da ciência e da arte; b) a busca de uma definição para a voz; c) a pesquisa por referências estéticas que abordaram a questão; e d) a realização de trabalhos experimentais correlacionados ao tema. Os métodos de pesquisa utilizados foram: revisão bibliográfica - a partir de um enfoque multidisciplinar, englobando referências tanto da neurociência quanto de outras áreas -, seleção e análise de trabalhos artísticos interativos contemporâneos que abordaram a questão da sinestesia e da interação entre voz e imagem, e investigação estética a partir da realização de propostas poéticas experimentais. Os principais resultados obtidos foram: a compreensão da trajetória dos estudos sobre sinestesia na ciência e a atualização dos conhecimentos sobre o assunto; apontamentos sobre a contextualização da sinestesia na arte; a definição da voz como corporificada e relacionada a todos os sentidos incluídos na unidade do corpo; e a realização de três trabalhos experimentais, dois coletivos sobre sinestesia e um individual que explora a relação entre voz e visualidade.
Recent technological advances opened new aesthetic possibilities in art, due to its potentiality to integrate several medias, codes and languages. Consequently, the traditional boundaries between artistic areas were dissolved and simultaneous stimuli to various senses were introduced. The occurence of the body and its cognitive aspects in interaction with computer codes is an irreversible fact in contemporary art, and its aspects and consequences have not been fully understood. This work aims to investigate, systematize and use the information about synesthesia in arts, highlighting the case of interactive art works connecting voice and image. Therefore, it was proposed: a) the study of the synesthetic phenomenon and how it is treated in both science and arts; b) the definition of voice; c) the search for aesthetic references in interactive arts addressing this issue; and d) the development of experimental works related to this subject. The adopted methodology consisted of: bibliographical review - with a multidisciplinary approach, encompassing references from neuroscience and other areas - , selection and analysis of contemporary interactive artworks adressesing aspects of synesthesia and the voice-image interaction, and aesthetic research based on experimental artworks. Our main results were: understanding the trajectory of the studies about synesthesia in science and updating the knowledge on the subject; notes on the context of synesthesia in art; the definition of voice as an embodied entity, related to all the senses included in the body unit; and the development of three experimental works of art, two collective works about synesthesia, and an individual one that explores the relationship between voice and visuality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lopes, Gilliard Alan de Melo. "Segmentação de voz em ambientes ruidosos utilizando análise de imagem do espectrograma." Universidade Federal de Pernambuco, 2013. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11995.

Full text
Abstract:
Submitted by João Arthur Martins (joao.arthur@ufpe.br) on 2015-03-10T18:45:31Z No. of bitstreams: 2 Dissertacao Gilliard Lopes.pdf: 2357528 bytes, checksum: fd0913ca03078329224a12a6dd90a678 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-11T17:47:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao Gilliard Lopes.pdf: 2357528 bytes, checksum: fd0913ca03078329224a12a6dd90a678 (MD5) license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) Previous issue date: 2013-08-13
FACEPE
Esta dissertação apresenta um novo algoritmo para segmentação de sinais de voz baseado em técnicas de processamento de imagem, tais como análise de espectrograma, morfologia matemática, componentes conectados, análise de projeção e binarização. O algoritmo proposto opera em dois ciclos: o primeiro age separando o sinal de voz do fundo (silêncio ou ruído). O segundo utiliza esse sinal de voz segmentado para realizar a segmentação de sílabas fonéticas (agrupamento de fonemas). A base de dados de áudio MIT (MIT Mobile Device Speaker Verification Corpus) e a TIMIT (Texas Instruments/Massachussets Institute of Technology) foram utilizadas para validação do algoritmo proposto. Os sinais de voz escolhidos variam desde o gênero do locutor, a regionalidade (sotaque), tipos de fonemas e ruídos de fundo, como: ruídos de apito, chuva, vento e de um cruzamento de ruas com tráfego intenso. A técnica proposta mostrou eficiência na segmentação, no que diz respeito aos segmentos fonéticos, em ambientes com ausência e presença de ruídos, utilizando os mesmos parâmetros em ambas as situações
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neves, Matilde Ferreira. "Nathalie Granger, Le Camion, L'Homme Atlantique : três filmes durasiano para abordar a escrita branca, a imagem negra e a não voz da voz." Dissertação, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://aleph.letras.up.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000215289.

Full text
Abstract:
Num mesmo sopro de escrita, Marguerite Duras fez livros e filmes, e fez filmes-livros. Pela análise e confronto de três obras – Nathalie Granger, Le camion e L’homme atlantique, explora-se essa matéria em fusão constante, morfologicamente em movimento, que pretende escapar a limites e fronteiras (alargando o espaço literário e cinematográfico). Uma matéria que cabe ao espectador-leitor-ouvinte moldar. Questionamento e problematização do mundo pelo olhar e pelo pensamento, a obra desta autora-realizadora transforma a escrita e a sala de cinema numa experiência decisiva e eminentemente política. Procura-se descrever, a partir das obras analisadas, esta poética-potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Neves, Matilde Ferreira. "Nathalie Granger, Le Camion, L'Homme Atlantique : três filmes durasiano para abordar a escrita branca, a imagem negra e a não voz da voz." Master's thesis, Porto : [Edição do Autor], 2011. http://hdl.handle.net/10216/63233.

Full text
Abstract:
Num mesmo sopro de escrita, Marguerite Duras fez livros e filmes, e fez filmes-livros. Pela análise e confronto de três obras – Nathalie Granger, Le camion e L’homme atlantique, explora-se essa matéria em fusão constante, morfologicamente em movimento, que pretende escapar a limites e fronteiras (alargando o espaço literário e cinematográfico). Uma matéria que cabe ao espectador-leitor-ouvinte moldar. Questionamento e problematização do mundo pelo olhar e pelo pensamento, a obra desta autora-realizadora transforma a escrita e a sala de cinema numa experiência decisiva e eminentemente política. Procura-se descrever, a partir das obras analisadas, esta poética-potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Amaral, Ligia Assumpcao. "Espelho convexo: o corpo desviante no imaginário coletivo pela voz da literatura infanto-juvenil." Universidade de São Paulo, 1992. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18122013-094209/.

Full text
Abstract:
Partindo de uma hipótese inicial de que há na Literatura Infantojuvenil elementos (explícitos ou implícitos) que configuram representações do corpo desviante geradoras ou propiciadoras de cristalizações de estereótipos, denunciadoras de atitudes e preconceitos frente à diferença corporal e perpetuadoras de leituras maniqueístas e estigma, o presente trabalho buscou a analise da concretização desses elementos, através do estudo de características das 47 histórias eleitas, destinadas ao público infantil e juvenil, escritas por autores brasileiros e editadas entre 1971 e 1991, sendo que a ênfase da análise recaiu sob e atributos e ações das personagens corporalmente diferentes. Antes de chegar aos resultados, foi percorrido um caminho que, partindo das visões de corpo, transitou pela problemática do desvio, da diferença, da deficiência; pelo emaranhado conceitual de atitudes, preconceitos, estereótipos e estigma; pelo universo das significações, das anomalias, das monstruosidades, do grotesco; pelo território da Literatura e da Psicologia; pelas especificidades do gênero literário em pauta; pelos meandros metodológicos. As unidades de análise para pesquisa do corpus foram: o narrador, a trama, a narrativa e o tipo de discurso; a situação inicial da história; o universo constitucional das personagens; os tipos de deficiência e alteração corporal; as personagens no contexto dramático: características, ações e funções; a nomeação; os campos de atribuição dos fenômenos na etiologia e no desfecho. Foram também definidos três focos adicionais de interesse, voltados para as questões do \"olhar\" do outro, das \"perdas\" e dos \"desejos\". Conclui-se pela confirmação da hipótese inicial e distribui-se as reflexões finais em três grandes vertentes: etiologia da diferença (ênfase na culpabilização), status da personagem (vitima, herói, vilão) e desfecho (cura, exotismo, isolamento, morte). Vertentes essas pensadas como girando em torno de três eixos principais: histórias \"altamente\" preconceituosas, histórias \"denunciado as\" de preconceitos e histórias \"livres\" de preconceitos.
This study was based on the suppostiion that representations of the divergent body gener-ate and/or make possible the cristallization of stereotypes. These stereotypes reveal the existence of prejudices (among other attitudes) against corporeal differences and contribute to maintain stigma and manichaeistic interpretations of those differences. As a consequence of this supposition, it was assumed that it could be found, in the literature written fo child en and young people, elements, implicitly o explicitly argued, that were in acco dance with the kind of representation supposed. To investigate this empirical assumption, the present study analyzed the characteristics of 47 chosen stories, written by Brazilian authors, for child en and young people, and published from 1971 to 1991. The focuses of the analysis were the actions and the attributes of those characters whose bodies were divergent from the more usual one. A two-ply theoretical support for the analysis was sought. In one hand, it was based on the literature concerning the concepts of body. specially conside ing the issues of deviation, difference and disability. On the other hand the support was sought on the conceptual puzzle of attitudes, stereotypes and stigma. Across the criticai reading of this literature, \"the long and winding road\" travelled included the universe of meanings, anomalias, monstrosities and the grothesque appearence. It was necessary to specificate the literary genre studied and the methodological approach best fitted to the pursued goals. The units employed to analyze the corpus were the starting point of the story; the narrator; the narrativa structure; the nar ation itself and the kind of speech used; the character\'s constitutional universe; the kinds of disability and/o co poreal alteration. The characters were also analyzed in the d amatic context, considering their cha acteristics, actions and functions. The fields of attribution of the occurrences were determined at the beginning (etiology) and at the ending of these occurences. Additionally, three other issues were investigated, which are the other person\'s look to the character whose body was different and the lesses and desires of this character.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Scott, Dario. "Identificação de atividade de voz baseada em vídeo." Universidade do Vale do Rio do Sinos, 2010. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2285.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-05T14:01:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 30
Hewlett-Packard Brasil Ltda
Atualmente, existem diversos trabalhos com as mais variadas abordagens relativas ao processamento de imagens digitais para detecção de atividade de voz (VAD). As suas aplicações perpassam diferentes áreas, como por exemplo, comandos de voz em veículos e videoconferência. A motivação deste trabalho constitui-se na construção de um algoritmo que contribua para o aperfeiçoamento das técnicas de processamento de imagens aplicadas para a detecção de atividade de voz em vídeos. A problemática envolvida já apresenta uma grande diversidade de abordagens. No entanto, o foco deste trabalho situa-se na busca de alternativas para a melhoria na extração de um modelo de cor de pele e não-pele e, a partir daí, extrair um classificador para identificar a atividade de fala com mais precisão. Algoritmos já existentes de identificação de face e de classificação dos lábios foram utilizados e aprimorados. Através da criação de patches abaixo dos olhos, foi criado um modelo para determinar as características individuais de cor de
Currently, there are several works with many di_erent approaches to image processing for detection of voice activity (VAD). Its applications cross over di_erent areas, such as voice commands in vehicles and videoconferencing. The motivation of this work consists in building an algorithm that contributes to the improvement of techniques image processing applied to detect voice activity on video. The issue already presents a great diversity of approaches. However, the focus of this work lies in _nding alternatives to improve the extraction of a skin and non-skin color model and, from there, extract a classi_er to identify the activity of speech more accurately. Existing algorithms of face detection and classi_cation of the lips were used and improved. Through the creation of patches under the eyes, a model was created to determine the individual characteristics of skin color using the mean and standard deviation of the pixels of the patches and the mouth area. The results are presented based on two approaches.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Carlos Bruno Oliveira. "Detecção visual de atividade de voz com base na movimentação labial." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/72922.

Full text
Abstract:
O movimento dos lábios é um recurso visual relevante para a detecção da atividade de voz do locutor e para o reconhecimento da fala. Quando os lábios estão se movendo eles transmitem a idéia de ocorrências de diálogos (conversas ou períodos de fala) para o observador, enquanto que os períodos de silêncio podem ser representados pela ausência de movimentações dos lábios (boca fechada). Baseado nesta idéia, este trabalho foca esforços para detectar a movimentação de lábios e usá-la para realizar a detecção de atividade de voz. Primeiramente, é realizada a detecção de pele e a detecção de face para reduzir a área de extração dos lábios, sendo que as regiões mais prováveis de serem lábios são computadas usando a abordagem Bayesiana dentro da área delimitada. Então, a pré-segmentação dos lábios é obtida pela limiarização da região das probabilidades calculadas. A seguir, é localizada a região da boca pelo resultado obtido na pré-segmentação dos lábios, ou seja, alguns pixels que não são de lábios e foram detectados são eliminados, e em seguida são aplicados algumas operações morfológicas para incluir alguns pixels labiais e não labiais em torno da boca. Então, uma nova segmentação de lábios é realizada sobre a região da boca depois de aplicada uma transformação de cores para realçar a região a ser segmentada. Após a segmentação, é aplicado o fechamento das lacunas internas dos lábios segmentados. Finalmente, o movimento temporal dos lábios é explorado usando o modelo das cadeias ocultas de Markov (HMMs) para detectar as prováveis ocorrências de atividades de fala dentro de uma janela temporal.
Lips motion are relevant visual feature for detecting the voice active of speaker and speech recognition. When the lips are moving, they carries an idea of occurrence of dialogues (talk) or periods of speeches to the watcher, whereas the periods of silences may be represented by the absence of lips motion (mouth closed). Based on this idea, this work focus efforts to obtain the lips motion as features and to perform visual voice activity detection. First, the algorithm performs skin segmentation and face detection to reduce the search area for lip extraction, and the most likely lip regions are computed using a Bayesian approach within the delimited area. Then, the pre-segmentation of the lips is obtained by thresholding the calculated probability region. After, it is localized the mouth region by resulted obtained in pre-segmentation of the lips, i.e., some nonlips pixels detected are eliminated, and it are applied a simple morphological operators to include some lips pixels and non-lips around the mouth. Thus, a new segmentation of lips is performed over mouth region after transformation of color to enhance the region to be segmented. And, is applied the closing of gaps internal of lips segmented. Finally, the temporal motion of the lips is explored using Hidden Markov Models (HMMs) to detect the likely occurrence of active speech within a temporal window.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Registo de voz e de imagem"

1

Wanderley, Márcia Cavendish. A voz embargada: Imagem da mulher em romances ingleses e brasileiros do século XIX. São Paulo, SP, Brasil: Com-Arte, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Registo de voz e de imagem"

1

CRISTINA COSTA, ROSA, and JEAN CARLOS MIRANDA. "PRODUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE CORPO HUMANO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.462.

Full text
Abstract:
O TERMO LÚDICO TEM ORIGEM LATINA (LUDUS) E SIGNIFICA JOGO E BRINCADEIRA. PODEMOS ATRIBUIR TAMBÉM OS TERMOS ENTRETENIMENTO E DIVERSÃO, QUE SÃO ATIVIDADES LIGADAS AO PRAZER, POIS, ALÉM DE PROPORCIONAREM UMA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR, OS JOGOS FACILITAM A SOCIALIZAÇÃO E O CUMPRIMENTO DE REGRAS, MELHORANDO O CONVÍVIO SOCIAL. O LÚDICO, ANTES RESTRITO À EDUCAÇÃO INFANTIL E AO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TEM SIDO UTILIZADO TAMBÉM NO SEGUNDO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E NO ENSINO MÉDIO, DEVIDO À POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POR MEIO DE ATIVIDADES DINÂMICAS ONDE OS DISCENTES INTERAGEM ENTRE SI E COM O PROFESSOR, FACILITANDO A APRENDIZAGEM E SUA COMPREENSÃO DO MUNDO. UMA DAS FORMAS DE O PROFESSOR MANTER O INTERESSE DOS DISCENTES NAS AULAS, É UTILIZAR FERRAMENTAS QUE OS MOTIVEM E, AO MESMO TEMPO, FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NESSE CONTEXTO, OS JOGOS DIDÁTICOS CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES QUE DESAFIAM, CRIAM POSSIBILIDADES E FOMENTAM O APRENDIZADO. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA O JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, PRODUZIDO COM VISTAS À UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NA ABORDAGEM DO TEMA CORPO HUMANO, NA DISCIPLINA CIÊNCIAS/BIOLOGIA. A PESQUISA FOI REALIZADA NO COLÉGIO ESTADUAL RUI GUIMARÃES DE ALMEIDA (CERGA), UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, LOCALIZADA EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA, REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O CERGA ATENDE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DO ENSINO MÉDIO REGULAR (FORMAÇÃO GERAL). O CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES FUNCIONA EM HORÁRIO INTEGRAL E POSSUÍA, EM 2018, TRÊS TURMAS, UMA DE CADA ANO DO ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE, FOI ELABORADO UM QUESTIONÁRIO COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS DISCENTES DO ENSINO MÉDIO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO DE BIOLOGIA, NO INTUITO DE INSTRUMENTALIZÁ-LOS PARA ATUAÇÃO NA DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS, COM ÊNFASE NOS TEMAS CONSIDERADOS POR ELES COMO OS DE MAIOR COMPLEXIDADE, E PROPOR UMA FERRAMENTA PARA UTILIZAÇÃO, POR ELES, COM DISCENTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. A ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS DISCENTES INDICOU O TEMA CORPO HUMANO COMO O QUE ELES APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE DE ASSIMILAÇÃO. POR ESSA RAZÃO, FOI DESENVOLVIDO O JOGO DIDÁTICO INTITULADO “CORPO HUMANO E IMAGEM”, INSPIRADO NO JOGO IMAGEM E AÇÃO® (GROW®).O KIT DO JOGO DIDÁTICO “CORPO HUMANO E IMAGEM” É COMPOSTO POR 1 TABULEIRO COM 80 CASAS, 4 PEÕES COLORIDOS (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE), 40 CARTAS-PERGUNTA, UMA FICHA CONTENDO AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DAS CARTAS-PERGUNTA, UM MANUAL DE REGRAS, UM DADO DE 6 FACES, UMA AMPULHETA (COM O TEMPO DE APROXIMADAMENTE 1 MINUTO) PARA MARCAR O TEMPO PARA RESPOSTA, 4 QUADROS BRANCOS PEQUENOS E 4 PINCÉIS PARA QUADRO BRANCO, NAS CORES DOS PEÕES. AS PERGUNTAS DO JOGO FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL I (5º ANO) ADOTADOS PELA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA (RJ). PARA A CONFECÇÃO DAS CARTAS-PERGUNTA, FORAM UTILIZADOS, ALÉM DOS LIVROS DIDÁTICOS, NOTEBOOK, IMPRESSORA COLORIDA, PAPEL CARTÃO E UMA PLASTIFICADORA. CADA CARTA-PERGUNTA CONTÊM UMA INFORMAÇÃO SOBRE UM ÓRGÃO, SISTEMA OU OUTRA ESTRUTURA DO CORPO HUMANO E O ALUNO QUE É O DESENHISTA DA VEZ, DEVE IDENTIFICAR E DESENHAR A RESPOSTA CORRETA PARA QUE O SEU GRUPO, AO OLHAR O DESENHO, ACERTE A RESPOSTA. O JOGO “CORPO HUMANO E IMAGEM” SEGUE A SEGUINTE DINÂMICA: A TURMA É DIVIDIDA EM ATÉ 4 EQUIPES; CADA EQUIPE ESCOLHE UM PEÃO COLORIDO (LARANJA, AZUL, ROSA E VERDE); CADA EQUIPE RECEBE 1 QUADRO BRANCO E 1 PINCEL PARA QUADRO BRANCO NA COR ESCOLHIDA; APÓS A DIVISÃO DA TURMA EM EQUIPES, É FEITO O LANÇAMENTO DO DADO PARA DEFINIÇÃO DA ORDEM DE PARTICIPAÇÃO DAS EQUIPES; O MEDIADOR (PROFESSOR) EMBARALHA AS CARTAS E COLOCA COM A FACE DAS PERGUNTAS VOLTADAS PARA BAIXO; ELE APANHA A PRIMEIRA CARTA DA PILHA E ENTREGA PARA UM MEMBRO DA PRIMEIRA EQUIPE, QUE TERÁ O TEMPO DE UMA AMPULHETA PARA FAZER O DESENHO REFERENTE A PERGUNTA E SEU GRUPO ACERTAR A RESPOSTA; A CADA RODADA UM COMPONENTE DO GRUPO É O DESENHISTA QUE TENTA PASSAR À SUA EQUIPE A RESPOSTA DA QUESTÃO, EM FORMA DE DESENHO. É PROIBIDO FALAR, ESCREVER LETRAS E/OU NÚMEROS E FAZER GESTOS E/OU MÍMICAS. EM CASO DE ACERTO, A EQUIPE LANÇA O DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTE, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA A PILHA DE DESCARTE. EM CASO DE ERRO, A EQUIPE NÃO LANÇA O DADO, A VEZ PASSA PARA A EQUIPE SEGUINTE E A CARTA-PERGUNTA VAI PARA O FINAL DA PILHA. SE, AO ANDAR PELO TABULEIRO, O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR AZUL CLARO, A EQUIPE TEM DIREITO A MAIS UM LANÇAMENTO DO DADO E ANDA O NÚMERO DE CASAS CORRESPONDENTES; SE O PEÃO CAIR NAS CASAS DE COR PRETA, A EQUIPE FICA UMA RODADA SEM JOGAR. O JOGO SEGUE ESSA DINÂMICA ATÉ QUE UMA DAS EQUIPES ATINJA A CASA “CHEGADA”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Registo de voz e de imagem"

1

SEVERO, LUANA DE OLIVEIRA, ÉRICA DE OLIVEIRA SALES, and GIANCARLO SILVA GIACOMELLI. "TUTORIA MEDIADORA E AFETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO SENAC EAD." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57056.

Full text
Abstract:
A INTERAÇÃO POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DÁ SUBSÍDIOS AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E BUSCA PROPORCIONAR A QUALIDADE DE UM CURSO À DISTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA QUANTO A UTILIZAÇÃO DO FEEDBACK EM FORMATO DE ÁUDIO E VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. NESTE ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O FEEDBACK EM ÁUDIO E VÍDEO É UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA O PROFESSOR SE CONECTAR COM SEUS ALUNOS, POIS A VOZ E A IMAGEM PODEM ENVOLVER AFETIVAMENTE, FACILITAR A TRANSMISSÃO DA MENSAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR AO PROFESSOR TER UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM SEUS ALUNOS; O QUE ESTIMULARÁ DE MANEIRA POSITIVA O APRENDIZADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SEVERO, LUANA DE OLIVEIRA, ÉRICA DE OLIVEIRA SALES, and GIANCARLO SILVA GIACOMELLI. "TUTORIA MEDIADORA E AFETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO DO SENAC EAD." In 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57056.

Full text
Abstract:
A INTERAÇÃO POR MEIO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DÁ SUBSÍDIOS AO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E BUSCA PROPORCIONAR A QUALIDADE DE UM CURSO À DISTÂNCIA. O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA INOVADORA QUANTO A UTILIZAÇÃO DO FEEDBACK EM FORMATO DE ÁUDIO E VÍDEO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. NESTE ESTUDO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O FEEDBACK EM ÁUDIO E VÍDEO É UMA FERRAMENTA EFICIENTE PARA O PROFESSOR SE CONECTAR COM SEUS ALUNOS, POIS A VOZ E A IMAGEM PODEM ENVOLVER AFETIVAMENTE, FACILITAR A TRANSMISSÃO DA MENSAGEM, ALÉM DE POSSIBILITAR AO PROFESSOR TER UMA RELAÇÃO MAIS PRÓXIMA COM SEUS ALUNOS; O QUE ESTIMULARÁ DE MANEIRA POSITIVA O APRENDIZADO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Alessandra, and Dunya Azevedo. "A fotografia como documento e memória para a Ciência da Informação." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1902.

Full text
Abstract:
Este trabalho de revisão bibliográfica procurou abordar a importância do tratamento da fotografia como fonte documental na construção de repositórios voltados para o registro da memória institucional em arquivos, museus e bibliotecas. Nesse sentido, o tratamento da fotografia envolve sua representação como documento, seu armazenamento, sua organização e a sua disponibilização ao acesso público e deve ter suas especificidades consideradas, uma vez que a imagem fotográfica explicita relações hegemônicas de cultura, suas representações sociais e culturais e as práticas organizacionais, reconstruindo e validando discursos e práticas sociais. Inicialmente, faz-se uma breve análise da fotografia sob o ponto de vista da semiótica, apresenta-se as funções da fotografia como documento e aspectos relevantes para a recuperação de informações e as diferentes formas de documentação da fotografia nos arquivos, nos museus e nas bibliotecas. Por fim, consideramos que a fotografia como documento, no âmbito da Ciência da Informação requer um repertório de saberes especializados dos profissionais da informação para lidar com a imagem fotográfica enquanto documento, informação e memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baffa, Matheus de Freitas Oliveira, Alessandra Martins Coelho, and Aura Conci. "Segmentação de Imagens Infravermelhas Para Detecção do Câncer de Mama Utilizando U-NET CNN." In Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2021.16058.

Full text
Abstract:
O câncer de mama é o principal tipo de câncer entre as mulheres. De acordo com o World Cancer Research Fund, em 2018, mais de 2 milhões de novos casos foram detectados em todo o mundo. Apesar de sua alta ocorrência, a detecção precoce proporciona um melhor prognóstico e auxilia no aumento da sobrevida do paciente oncológico. Avanços significativos nas técnicas de rastreamento, como as imagens infravermelhas, forneceram uma maneira barata e menos invasiva forma de detectar a doença. Além disso, ferramentas computacionais podem ser utilizadas para auxiliar os médicos a fornecerem um melhor diagnóstico. Assim, este artigo apresenta um método de segmentação baseado em Redes Neurais Convolucionais U-Net. Em contraste com o estado da arte, as abordagens de aprendizado de máquina têm se mostrado eficientes para a segmentação da região de interesse deste trabalho, atingindo uma acurácia de 98,24% e uma Intersecção-Sobre-União de 94,38%. O uso deste método de segmentação pode ser muito útil para tarefas de classificação, uma vez que a região de interesse é bem delimitada para extração de características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Lucas, Samuel Lelis, and Romuere Silva. "Segmentação de Lesões de Pele Utilizando Algoritmos de Aprendizagem Profunda." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11526.

Full text
Abstract:
Dentre os cânceres de pele, o melanoma o mais grave e mais frequente no Brasil. Além disso, sua incidência está aumentando cada vez mais pelo mundo, assim mostrando a importância dos sistemas de detecção do câncer através de imagens médicas para a obtenção de um diagnóstico mais rápido. Uma das etapas é a segmentação, que trata do isolamento da região lesionada. Nesta pesquisa realizou-se a aplicação das técnicas de pós-processamento limiar de Otsu, fechamento de regiões e remoção de pequenas regiões para melhorar o resultado com algoritmos baseados em aprendizagem profunda U-Net. Com a utilização das bases PH2 e ISIC 2018, foram obtidos 0,9482 e 0,7729 de valores de Dice, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Torrecilla Patiño, Elia. "El fotógrafo como encarnación del flâneur: del “daguerrotipo andante” al phoneur en el espacio híbrido ." In I Congreso Internacional sobre Fotografia: Nuevas propuestas en Investigacion y Docencia de la Fotografia. Valencia: Universitat Politècnica València, 2017. http://dx.doi.org/10.4995/cifo17.2017.6633.

Full text
Abstract:
Partiendo de la metáfora fotográfica empleada por Fournel (1857:268) en la que describe la figura del flâneur como “daguerrotipo andante”, se propone una actualización del fotógrafo encarnado en el prototipo de paseante moderno, desde su nacimiento en el París del siglo XIX hasta el espacio híbrido actual. El daguerrotipo, que requería un proceso de largos tiempos de exposición que influía en la quietud de los propios modelos para la obtención de una obra única, contrasta con la fotografía actual, mucho más “móvil” y múltiple que entonces. El fotógrafo recorre las calles acompañado de su cámara fotográfica en busca del acontecimiento urbano. Haciendo uso de la tecnología, registra sus impresiones ante la multiplicidad de estímulos que se producen en la metrópolis, y precisamente porque la fotografía es un arte propio de aquellos que se mueven, que caminan, al fotógrafo se le ha relacionado en numerosas ocasiones a la figura del flâneur, figura paradigmática de la experiencia moderna. En palabras de Susan Sontag (2005:55), “el fotógrafo es una versión armada del paseante solitario que registra, acecha y navega por el infierno urbano”. La ciudad es un cuerpo en continuo cambio formado por múltiples capas que son experimentadas, en su mayoría, a través del sentido de la vista, aunque en la deambulación, todos los sentidos se activan para apropiarse de la ciudad y resignificarla. En El pintor de la vida moderna Baudelaire (1840) ofrece un retrato del flâneur que es descrito por el propio poeta como una especie de hombre-ojo, donde el ojo es una cámara que registra todo lo que observa a través de su ojo-lente. En este sentido, la metáfora del flâneur como “daguerrotipo andante” hace visible la pulsión de convertir el ojo en el centro de la civilización moderna, además de las propias similitudes que existen entre el ojo y la cámara, ambos, sistemas capaces de producir imágenes reales. En la actualidad, la incorporación de las cámaras fotográficas en los teléfonos móviles, hace todavía más evidente la extensión del ojo como cámara. El flâneur-fotógrafo tiene ahora la posibilidad de capturar todo aquello que sucede a su alrededor, con la mirada fija en la pantalla de su dispositivo mientras su cuerpo se mueve callejeando. Si la experiencia que el flâneur moderno obtenía de la ciudad era una amalgama de estímulos que producía un estado narcotizante, el actual, que deambula por el espacio híbrido, experimenta una sensación caleidoscópica derivada de la sobreestimulación que proviene tanto desde la esfera física como de la digital. De esta manera, haciendo uso del teléfono móvil, registra cada instante a través de la cámara fotográfica y lo hace público compartiendo instantáneas urbanas en tiempo real. Un paseante híbrido prolongado por la tecnología (McLuhan, 1996), un flâneur que, retomando la propuesta de Robert Luke (2001), deviene phoneur, esta vez actualizado en una figura más móvil y en una versión posmoderna: un cronista y fotógrafo de la ciudad híbrida que muestra el acontecimiento urbano a través de unas fotografías que sirven como mapas y se convierten en pantallas, transformando al mundo en una especie de imagen, en un contexto de escenas o situaciones (Flusser, 2009). Siguiendo estas premisas, se realiza un enfoque de la figura del fotógrafo encarnado en flâneur, con el objetivo de indagar en la práctica fotográfica (móvil) y su relación con el caminar como experiencia estética.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Nogueira, Thatiane Alves, Mateus Cortines Filipecki, Rachel Marques Pinheiro, and Lilian Cristina De Sousa Oliveira Batista Cirne. "ANGIOSTRONGILOSE CANINA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1850.

Full text
Abstract:
Introdução: Angiostrongylus vasorum é um nematoide parasito de canídeos domésticos e silvestres, cuja forma adulta pode ser encontrada no ventrículo direito, artérias pulmonares e ramificações. O ciclo do parasito é do tipo heteróxeno, seus hospedeiros definitivos são os canídeos e seus hospedeiros intermediários são moluscos terrestres e aquáticos que se infectam pela ingestão de larvas de primeiro estádio. Os canídeos podem ser infectados através da ingestão de hospedeiros paratênicos como anfíbios. Os sinais clínicos apresentados são: apatia, náusea, vômito, tosse, perda de peso, anorexia, ascite, menor tolerância a atividade física, dispneia intensa e dor abdominal. O diagnóstico clínico é feito através de testes laboratoriais juntamente com os sinais clínicos apresentados. No diagnóstico diferencial os principais achados são bronquite crônica e asma e pode ser utilizado os exames radiológicos, ecocardiográficos e eletrocardiográficos para o diagnóstico. Objetivo: relatar o caso clínico de um canino doméstico acometido por Angiostrongilose. Materiais e Métodos: revisão do prontuário, entrevista com tutor, registro fotográfico dos métodos diagnósticos, aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura. Resultados: as ocorrências de angiostrongilose na clínica médica são muito importantes para o conhecimento e no cotidiano do médico veterinário, além da contribuição para as estratégias adotadas para o diagnóstico e tratamento das doenças. A sintomatologia cardiorrespiratória pode ser justificada pela infiltração de células inflamatórias e broncopneumonia, resultantes da deposição de ovos e migração das larvas pela árvore brônquica do hospedeiro, nos achados radiográficos relacionados com o caso foi diagnosticado a broncopneumonia, e assim direcionado o diagnóstico. Conclusão: os sintomas de angiostrongilose canina pode ser confundida facilmente com outras enfermidades. Exames laboratoriais e de imagens são essenciais para o diagnóstico de angiostrongilose uma vez que sem eles os sinais clínicos apresentados são inconclusivos ao diagnóstico final.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Julia de Oliveira, Luane De Macêdo E. Silva, Indiana Lua Mendes Araújo, Selmar Moreira, and Maria José Lima Do Nascimento. "COMPLEXO HIPERPLASIA ENDOMETRIAL CÍSTICA ASSOCIADO A PIOMETRA EM CADELA - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1889.

Full text
Abstract:
Introdução: O Complexo hiperplasia endometrial cística-Piometra (CHEC-P) é uma afecção crônica que afeta o útero. A sua etiopatogenia está relacionada a resposta exagerada do endométrio à exposição prolongada a elevados níveis de estrógeno e progesterona, fazendo com que o tecido glandular torne-se em cístico, espessado e edemaciado. É uma enfermidade de alta incidência na rotina clínica, acometendo principalmente, fêmeas nulíparas, idosas não castradas. Os principais sinais clínicos são distensão abdominal, dor à palpação, com presença ou não de corrimento vaginal, anorexia, depressão e vômito. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo descrever um caso de Complexo Hiperplasia-Endometrial-Cística associado a Piometra em uma cadela. Material e métodos: Uma cadela da raça Poodle de 09 anos, pesando 6,3 kg, há 2 semanas apresentava claudicação bilateral dos membros pélvicos, e na noite anterior a consulta apresentou apatia, anorexia, vômito de aparência branca e espumosa. Ao exame físico pode-se observar temperatura de 38,6ºC, mucosas hipocoradas, apatia, respiração ofegante, abdome rígido, claudicação do membro pélvico direito mais evidente e tosse improdutiva. Recomendou-se a realização de exames hematológicos, bioquímico e ultrassonografia da região abdominal. Resultados: No hemograma verificou-se hemácias normocíticas normocrômicas, leucocitose por neutrofilia , linfocitose absoluta com desvio à esquerda regenerativo e eosinopenia absoluta. O bioquímico da paciente apresentou as seguintes alterações: T.G.P/A.L.T: 19,0U/L, proteínas totais: 8,9g/dL, creatinina 0,7 mg/dL. No exame ultrassonográfico observou-se útero e cornos uterinos com volume moderadamente aumentados, com presença de conteúdo luminal rico em celularidades, parede espessada, cisto intramurais,e também a presença de estrutura cística no ovário esquerdo medindo 3,12 cm no seu eixo maior. Fechado o diagnóstico de CHEC e Piometra fechada, realizou-se a internação para realização da Ovariossalpingohisterectomia (OSH), havendo melhora clínica do paciente após o procedimento cirúrgico. Conclusão: Devido a CHEC-P ser uma enfermidade frequentemente relatada na clinica veterinária, faz-se essencial o seu conhecimento, bem como a realização de exames de imagem como a ultrassonografia, uma vez que por meio deste tem-se um diagnóstico precoce e preciso a cerca da doença, e associado ao tratamento cirúrgico, há um melhor prognóstico para o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography