To see the other types of publications on this topic, follow the link: Registo de voz e de imagem.

Journal articles on the topic 'Registo de voz e de imagem'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Registo de voz e de imagem.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Leme, Patrícia De Oliveira. "O resto é silêncio: Uma máquina, outro Aleph e "su atareado rumor"." Magma, no. 12 (December 15, 2015): 231. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2015.97899.

Full text
Abstract:
Este ensaio constitui-se como uma modulação entre o olhar e a voz em "El aleph" (1997), conto de Jorge Luis Borges, dois registros a serem sustentados a partir da cisão estrutural da narrativa: quando a via do olhar fracassa, instaura-se um silêncio que nos convoca à sua escuta. Em um momento subsequente, "A máquina do mundo" (2001), de Carlos Drummond de Andrade, será trazida para invocar o registro da voz na narrativa borgeana: nesse poema, o sujeito poético não cede a uma torrente de imagens, mas implica-se no puro acontecimento textual. O trajeto teórico, então, parte da falência da imagem para posteriormente abrir-se àquilo que se funda como enunciação. Trata-se de uma delimitação dos efeitos inaugurados por dois regimes de leitura: não se pretende dar aos textos uma interpretação conclusiva, mas questionar os modos pelos quais eles ativam o lugar do olhar e da voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Valente, Manuel Monteiro Guedes. "Editorial dossiê "Investigação preliminar, meios ocultos e novas tecnologias"." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 3, no. 2 (June 8, 2017): 473. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v3i2.82.

Full text
Abstract:
A sociedade internético-personocêntrica impõe novos desafios ao Direito, mas em especial ao Direito constitucional penal material e processual. A justiça é um bem precioso, a segurança é outro bem valioso, mas a liberdade é o maior valor da justiça. Esta trilogia exige ao legislador contenção para não ceder em agradar de todo os apelos dos cidadãos – justiça célere para o outro – e exige aos hermeneutas e exegetas um olhar atento nas opções político-criminais de persecução criminal face aos designados novos meios de obtenção/investigação de prova próprios da era digital que se revestem de uma natureza, materialidade e processualidade oculta. Impõe-se ao cientista do Direito que faça um exame crítico quanto aos fundamentos (pressupostos), fins e limites supraconstitucionais, constitucionais e infraconstitucionais do recurso às escutas telefónicas, aos agentes infiltrados físicos e digitais, ao rastreamento informático, às buscas digitais e apreensões digitais, ao registo de voz off e imagem, à videovigilância, aos campos avançados de investigação, ao controlo do GPS, do IP e do IMEI, e, até mesmo, à admissibilidade de utilização da itelligence para obtenção de prova criminal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coelho, Ana Cristina de Castro, Irandi Fernando Daroz, Kelly Cristina Alves Silvério, and Alcione Ghedini Brasolotto. "Coralistas amadores: auto-imagem, dificuldades e sintomas na voz cantada." Revista CEFAC 15, no. 2 (April 2013): 436–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013000200021.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: conhecer a auto-imagem, dificuldades e presença de sintomas negativos após o canto em coralistas amadores com diferentes classificações vocais, idades e experiência. MÉTODO: cento e vinte e cinco cantores responderam a um questionário que abordou dados de identificação, informações sobre a auto-imagem da voz cantada, dificuldades apresentadas no canto e ocorrência ou não de sintomas vocais após o canto. RESULTADOS: a comparação por naipes evidenciou maior dificuldade na emissão de sons agudos para os contraltos e baixos, maior dificuldade na emissão graves para os sopranos, maior dificuldade na transição de registro grave para agudo para os baixos, e maior cansaço vocal para os contraltos. Na divisão por idade, tanto adultos jovens e adultos referiram maior soprosidade do que os idosos. Os adultos referiram melhor intensidade vocal do que adultos jovens. Os adultos jovens consideraram seu timbre de voz adequado mais frequentemente do que adultos. Em relação à experiência, os cantores menos experientes referiram percepção de voz rouca em maior número do que os cantores mais experientes, que referiram apresentar intensidade adequada durante o canto em maior número do que os demais. Cantores menos experientes referiram maior ocorrência de rouquidão após o canto do que cantores mais experientes. CONCLUSÃO: as dificuldades encontradas no canto estão atreladas ao naipe, e não dependem da idade e nem da experiência. Sintomas estão relacionados ao naipe e ao grau de experiência com o canto. A auto-imagem vocal negativa também está relacionada ao naipe e ao nível de experiência, sendo que a auto-imagem positiva é mais comum em cantores experientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Fernanda Rodrigues. "Notas sobre o Romance Brasileiro de Autoras Negras." Opiniães, no. 10 (June 10, 2017): 46. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2017.122429.

Full text
Abstract:
Como escritoras negras constituem sua voz autoral no romance? Abordaremos a questão a partir da leitura de Úrsula (1859), As mulheres de Tijucopapo (1982) e Um defeito de cor (2006), romances escritos por autoras negras em diferentes momentos da história. No texto de Maria Firmina dos Reis, a autoria negra se constitui no discurso, não se apóia em índices de auto-referencialidade da escritora, posto não haver registros de sua imagem nem maiores detalhes de sua biografia. Na obra de Marilene Felinto, inexiste correspondência entre o posicionamento da autora frente a escrita literária negra e a construção da personagem narradora, cuja trajetória se pauta na intersecção raça, classe, gênero, localidade. Por fim, Ana Maria Gonçalves ficcionaliza a própria constituição de seu lugar autoral ao inventar um manuscrito da historia narrada, investindo na autoria enquanto agenciamento coletivo de enunciação negra, mesclando sua voz a Luiza Mahin – signo de grande potência para o feminismo negro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Fronckowiak, Ângela Cogo, and Maria Carmen Silveira Barbosa. "Educar para ler desde a infância." ETD - Educação Temática Digital 23, no. 1 (February 17, 2021): 157–76. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656086.

Full text
Abstract:
A relevância de práticas de formação para a leitura desde a infância e a intenção de concebê-las enquanto círculo virtuoso muitas vezes esbarra na intencionalidade das concepções educativas adultas, que transforma a vivência em um círculo tedioso para as crianças. As fenomenologias da voz, a partir de Paul Zumthor, e da imagem, com Gaston Bachelard, evidenciam o valor poético da vocalidade e da imaginação para a leitura, que se fundamenta na organicidade da ação poética da voz e da palavra adultas, através das quais, sem negar os valores de proferição e de explicação e não se restringindo a eles, sublinha a estreita ligação entre corpo, linguagem e mundo nos processos de formação, também a leitora. Assim, a escuta da leitura compartilhada se transforma não só em potência para engendrar desejo de ler e de escrever, mas em oportunidade para que as crianças encontrem, através da voz e do comprometimento adulto, a experiência do humano que temos produzido e exteriorizado em registros orais e escritos, inclusive os literários. A ideia de cultura percebida como um conteúdo – e condicionada aos limites da aprendizagem de conceitos –, restringe a contribuição que podemos dar às crianças para a constituição de outras maneiras de compreenderem o conhecimento, o que inclui, principalmente, saberes sobre os modos como compartilham suas experiências leitoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribas, Maria Cristina Cardoso, and Vagner Leite Rangel. "Poesias completas ou páginas de "assaz melancolia"?" Machado de Assis em Linha 8, no. 16 (December 2015): 40–61. http://dx.doi.org/10.1590/1983-682120158163.

Full text
Abstract:
Resumo Ao reunir os livros de poesia num único volume, Machado registrou que "[...] seria melhor ligar o novo livro [...]" – Ocidentais – "aos três últimos publicados, Crisálidas,Falenas, Americanas".1 Esta observação encontra-se na advertência ao leitor de Poesias completas, e subsidia nossa hipótese: o xeque-mate do último eu lírico machadiano. Mas é preciso empreender o percurso proposto pelo poeta para acessar o referido xeque-mate lírico: a sensível variação da voz poética, que consiste em retificar a (auto)imagem do poeta. Não implicaria, tal configuração livresca e poética, uma espécie de transposição da teoria das edições de Brás Cubas, visto que as páginas de Ocidentais, último livro-capítulo de Poesias completas, não só põem em xeque o dito anteriormente como também solicitam outra leitura?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Braga, Adriana, and Édison Gastaldo. "Variações sobre o uso do Skype na pesquisa empírica em comunicação: apontamentos metodológicos." Revista Contracampo 1, no. 24 (August 7, 2012): 4. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v1i24.185.

Full text
Abstract:
Este artigo busca apresentar e discutir aspectos da utilização do aplicativo Skype para a pesquisa empírica em Comunicação. O Skype é um programa gratuito (freeware) que permite conversações simultâneas em áudio e vídeo usando computadores. A reflexão acerca da comunicação interpessoal mediada tem há mais de um século o telefone – voz sem imagem – como referência, embora a ideia do "videofone" já esteja presente desde os primórdios da televisão, em filmes de ação ou ficção científica. A introdução de um canal de vídeo propõe uma série de desafios teóricos e metodológicos para a pesquisa em Comunicação. Por exemplo, uma conversação por Skype poderia ser considerada uma "interação face a face"? O artigo discute também o uso de algumas potencialidades desta tecnologia na pesquisa científica, como objeto de investigação, como meio técnico de registro de dados e como ferramenta analítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Campos, Ricardo. "A pixelização dos muros: graffiti urbano, tecnologias digitais e cultura visual contemporânea." Revista FAMECOS 19, no. 2 (October 11, 2012): 543. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2012.2.12338.

Full text
Abstract:
Neste artigo, centramo-nos sobre um formato de comunicação tipicamente urbano, o graffiti, examinando algumas das alterações que se registaram nos últimos anos, como consequência da grande expansão das tecnologias e plataformas digitais de comunicação. Tendo por base uma análise do graffiti existente na área metropolitana de Lisboa, procuramos desvendar outras facetas desta prática cultural que, atualmente, não vive exclusivamente da cidade e dos seus suportes comunicacionais, passando a estar cada vez mais presente no mundo virtual. A internet e a democratização do acesso a tecnologias digitais de registo em imagem (telemóveis, câmaras fotográficas e de vídeo), facultaram aos jovens que fazem graffiti novas ferramentas para alcançarem o almejado espaço de visibilidade que procuram, inaugurando novos formatos de comunicação e alargando o campo dos destinatários desta linguagem visual. Argumentamos que este processo está em consonância com a cultura visual contemporânea, que faz a síntese entre uma crescente globalização, digitalização e hibridização das iconografias e linguagens visuais. A pixelização dos muros refere-se, precisamente, a esta gradual transição do graffiti das paredes urbanas para as múltiplas telas e redes eletrônicas, deste modo alterando a forma como esta atividade se produz e se dissemina, sendo actualmente dirigida a um público cada vez mais vasto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Adriane Matos. "A VOZ DO ALUNO E A ETNOGRAFIA: ABORDAGENS UTILIZADAS NO SISTEMA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE VICTÓRIA NA AUSTRÁLIA." RevistAleph, no. 33 (December 20, 2019): 45. http://dx.doi.org/10.22409/revistaleph.v0i33.39719.

Full text
Abstract:
Este artigo é parte dos resultados do estágio de doutoramento realizado na Universidade de Sydney na Austrália. O objetivo é compreender como o sistema educacional de Victoria utiliza a abordagem etnográfica e as imagens etnográficas na implementação do Student Voice. A metodologia deste estudo se deu em três fases: participação em workshop, visita à duas escolas e uma revisão de literatura. Percebeu-se que a imagem etnográfica torna-se uma forte aliada na construção de conceitos, teorias e ações que favorecem práticas educativas e gera registros documentais que podem ser revisitados e comparados em diferentes momentos. O Student Voice é compreendido neste artigo como uma abordagem que tem o potencial de mudar a cultura de uma escola e, ainda, mudar paradigmas educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Batista, Jandré Corrêa, and Anelize Maximila Corrêa. "A "voz feminina" de um Brasil "de cores vívidas" sobre á "face mais amarga da crise". As dimensões políticas do discurso de Dilma Rousseff na 66ª Assembléia Geral da ONU." Compolítica 5, no. 2 (January 26, 2016): 51–74. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2015.5.2.86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca identificar as dimensões políticas no discurso da presidente Dilma Rousseff na 66ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Pela perspectiva da investigação em representações sociais, os resultados apontam três eixos prioritários no discurso de Dilma Rousseff, por meio das identificações de expressões de registro e da construção de um mapa representacional (a consolidação de uma imagem positiva sobre o Brasil, a valorização da mulher e o combate à crise econômica), em sete dimensões discursivas, entre referências diretas e de ancoragem. A abordagem desta pesquisa foi centrada principalmente nos pressupostos de Moscovici (2003), Arruda (2005) e Guareschi e Maya (2000).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Babo, Constança. "Do photobooth à selfie: A cabine fotográfica e as gerações tecnológicas." Vista, no. 4 (July 30, 2019): 39–55. http://dx.doi.org/10.21814/vista.3014.

Full text
Abstract:
A cabine fotográfica é uma máquina que perpassa gerações, suscitando um contínuo interesse por parte do público. Consistindo a fotografia na captura de um determinado momento, observa- se como, nesse dispositivo, a prova fotográfica é, simultaneamente, o acontecimento e o seu registo, o objeto e a sua fotografia e o utilizador da máquina é o fotógrafo e o fotografado, ambivalências que conferem um particular interesse a esta técnica, o que se reflete na sua recorrente utilização por parte dos artistas. O photobooth é, pois, um importante instrumento de produção de autorretrato, de autorrepresentação e de introspeção subjetiva, permitindo explorar o conceito de identidade através de uma linguagem muito própria: o automatismo, a imagem refletida na tela e a sequencialidade. Por oposição, a tão popularizada selfie, capturada através dos dispositivos móveis digitais, banaliza a autorrepresentação e esvazia a sua singularidade. É a esse recente método que, hoje, recorrem as jovens gerações, cada vez mais absorvidas pelo universo digital, contexto no qual se constroem identidades múltiplas ou fabricadas. Assiste-se um desdobramento do eu que explora, de modo contínuo e disperso, o alter-ego, tendendo até a anular a representação individual. A dinâmica do virtual e da partilha em rede, nomeadamente nas redes sociais digitais, é pública, ao invés de ser privada, íntima, simbólica de reflexão e de introspeção, características, precisamente, das cabines. Este artigo propõe-se a questionar e a refletir sobre o lugar do autorretrato do photobooth perante as novas gerações, humanas e tecnológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pina, Graça. "Lusitânia, corpo e voz de uma imagem." Revista Texto Poético 14, no. 24 (January 31, 2018): 220. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2018n24a463.

Full text
Abstract:
As ilhas não são só porções de terra rodeadas por mar. O espaço insular, que é a delimitação de um elemento primordial in moto, pode também ser representado por um conflito interior, por um eu que se contrapõe a um outro; ou ainda, por uma nação que se combate, combatendo por um espaço próprio. A imagem que se recebe das ilhas distorce aquelas características, para se tornar um reflexo de outros horizontes de significado. É precisamente sobre esse alargamento possível de significação que pretendemos examinar o texto Comunicação (1959), de Natália Correia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Da Rosa, Ana Paula. "TENSÕES ENTRE O REGISTRO E A ENCENAÇÃO: a imagem de Aylan Kurdi e sua constituição em totem." Revista Observatório 3, no. 1 (March 30, 2017): 327. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p327.

Full text
Abstract:
RESUMO As imagens há muito são consideradas formas de poder, no entanto, no cenário da midiatização, adquirem cada vez mais capilaridade quando produzidas para acionar a circulação, não apenas por instituições jornalísticas, mas principalmente por atores sociais midiatizados que se valem de seus dispositivos para cogerir os acontecimentos. Deste modo, adota-se como ponto de partida neste artigo a hipótese de que a circulação se constitui em um processo de valorização (ROSA, 2016), realizado tanto por instâncias de produção como de reconhecimento. Esta valorização implica em uma circularidade da imagem primeira, potencializando novos circuitos interacionais. Tendo o caso das fotografias de Aylan Kurdi como objeto empírico, questiona-se: como a imagem se consolida em totem a partir de sua inscrição na circulação? Há uma força espectral nas imagens que resultam em sua permanência? Para tentarmos responder a estas perguntas acionamos aqui, os conceitos de fagia social e midiática (ROSA, 2016), autorreferencialidade (BAITELLO JR, 2005), além dos aportes específicos da midiatização com Verón, Fausto Neto, Braga e Ferreira dentre outros. PALAVRAS- CHAVE: Imagem, fotojornalismo, midiatização, circulação. ABSTRACT Images have long been considered as forms of power, however, in the scenario of mediatization, they acquire more and more capillarity when produced to trigger circulation, not only by journalistic institutions, but mainly by mediatized social actors who use their devices to co-manage the events. In this way, we adopt, as the starting point in this article, the hypothesis that circulation constitutes itself in a valorization process (ROSA, 2016), carried out by both production and recognition instances. This valorization implies a circularity of the first image, enhancing new interactive circuits. Taking the case of Aylan Kurdi's photographs as an empirical object, we question: how does the image consolidate itself in totem from its inscription in the circulation? Is there a spectral force in the images that result in their permanence? In order to try to answer these questions, we use here the concepts of social and mediatic phagia (ROSA, 2016), self-referentiality (BAITELLO JR, 2005), and the specific contributions of mediatization with Verón, Fausto Neto, Braga and Ferreira, among others. KEYWORDS: Image, photojournalism, mediatization, circulation RESUMEN Las imágenes han sido durante mucho tiempo consideradas formas de poder, sin embargo, en el contexto de la mediatización, adquieren cada vez capilaridad cuando se produce para desencadenar la circulación, no sólo para las instituiciones mediáticas periodísticas, pero sobre todo los actores sociales midiatizados que utilizan sus dispositivos para cogerir eventos. Por lo tanto, se toma como punto de partida en este artículo la hipótesis de que la circulación constituye un proceso de valoración (ROSA, 2016), realizado ya sea por organismos de producción tal reconocimiento. Esta valoración implica una circularidad de la primera imagen, el aprovechamineto de los nuevos circuitos de interacción. Tomando el caso de las fotografias de Aylan Kurdi como objeto empírico, se pregunta: ¿cómo la imagen se consolida en el totem desde su inscripción en la circulación? Hay una fuerza espectral en las imágenes que resultan en su estancia? Para tratar de responder a estas preguntas movilizados aquí, los conceptos de fagia social y los medios de comunicación (Rosa, 2016), la auto-referencialidad (Baitello JR, 2005) y las contribuciones específicas de la mediatización con Verón, Fausto Neto, Braga Ferreira y otros. PALABRAS CLAVE: Imagen, fotoperiodismo, mediotización, circulación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bunn, Daniela. "# io resto a casa: vozes (in)ativas e (res)significadas." Anuário de Literatura 25, no. 2 (October 6, 2020): 78–85. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7917.2020v25n2p78.

Full text
Abstract:
Ao pensar na poética e na potência da voz em tempos de pandemia, este artigo pretende lançar algumas reflexões sobre a (res)significação da voz durante o confinamento. Privados do corpo, do contato físico, a voz potencializa-se, em contextos poéticos ou não. Ficamos sem imagem, mas não podemos ficar sem a voz, tornamo-nos combatentes de uma grande máquina de guerra, como já afirmava Freud, em 1915, combatemos ou estagnamos e, dessa forma, (re)encontramos nossos estilhaços no espelho e reorganizamos a imagem. Com base em A letra e a voz, de Paul Zumthor (2001), e no texto “Cultura é memória”, de Jerusa Pires Ferreira (1995), toma-se como exemplo a Ratoeira, praticada no litoral catarinense, para pensar a relação da voz e da memória. É um artigo que resulta de pesquisas bibliográficas sobre a relação do corpo e da voz, sobre a manifestação popular de tradição oral chamada Ratoeira e que procura ligações com o momento atual da pandemia, no qual estamos reaprendendo a escutar e a combater com palavras. Para esse combate, a voz e a literatura desempenham importante papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mello, Ênio Lopes, Luiz Ricardo Basso Ballestero, and Marta Assumpção de Andrada e. Silva. "Postura corporal, voz e autoimagem em cantores líricos." Per Musi, no. 31 (June 2015): 74–85. http://dx.doi.org/10.1590/permusi2015a3104.

Full text
Abstract:
A consciência corporal é um pré-requisito imprescindível na manutenção da postura e na elaboração da gestualidade vocal e corporal para os cantores líricos. O objetivo desse estudo foi discutir sobre as relações entre signos posturais e vocais com a autoimagem em cantores líricos. Para tanto, foi realizada uma discussão semiológica baseada na Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Filosofia, Psicologia e Artes, principalmente canto. Essa discussão foi estruturada em três tópicos: A) Singularidade e percepção corporal; B) Imagem e expressão; C) Postura, voz e autoimagem. Considerações finais: a expressão e a imagem corporal são figuradas por meio da conscientização da postura e do movimento corporal, portanto todo movimento é expressivo. Toda expressão tem efeito na imagem corporal, logo, toda nova percepção da expressão produzirá alteração na autoimagem. Dessa forma, o cantor lírico altera a percepção de si mesmo, a cada nova interpretação e institui novos signos para os gestos e para as posturas corporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Pereira, Priscila Fabiana Agostinho, and Regina Zanella Penteado. "Desenhos e depoimentos: recursos para investigação da percepção e do conhecimento vocal." Revista CEFAC 9, no. 3 (September 2007): 383–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462007000300012.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: caracterizar, em desenhos e depoimentos sobre a voz, os aspectos de percepção e de conhecimento vocal em participantes de grupos de vivências de voz. MÉTODOS: análise documental de relatórios finais de quatro grupos de Vivência de Voz realizados nas disciplinas Estágio em Fonoaudiologia Comunitária I e II de um Curso de Fonoaudiologia para análise de conteúdo dos desenhos e depoimentos escritos de 53 sujeitos. RESULTADOS: as categorias identificadas pela análise dos desenhos e dos depoimentos foram: imagem vocal ou valoração atribuída à voz com freqüência da imagem/valoração positiva nos desenhos e negativa nos depoimentos. Quanto aos atributos vocais, houve freqüência do atributo auditivo-proprioceptivo, com menor ocorrência dos atributos sócio-cultural, psico-emocional e profissional. Os parâmetros vocais com maior ocorrência foram os de loudness, pitch, articulação e qualidade vocal. CONCLUSÃO: desenhos e depoimentos escritos sobre a voz se mostram como recursos que podem possibilitar a expressão da percepção e conhecimento dos sujeitos acerca da sua voz e necessitam ser melhor explorados nas ações educativas fonoaudiológicas que prezam pela troca de saberes, diálogo e participação ativa dos sujeitos, coerentes com a perspectiva da promoção da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cassol, Mauriceia, Caroline Tozzi Reppold, Ygor Ferrão, Léia Gonçalves Gurgel, and Cecília Pereira Almada. "Análise de características vocais e de aspectos psicológicos em indivíduos com transtorno obsessivo-compulsivo." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 15, no. 4 (December 2010): 491–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342010000400004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a auto-imagem vocal e caracterizar auditiva e acusticamente as vozes de sujeitos com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), comparadas a um grupo controle sem queixas psiquiátricas e vocais, além de analisar aspectos psicológicos que possam estar envolvidos nas questões vocais avaliadas. MÉTODOS: Constituiu-se uma amostra de 35 indivíduos, homens e mulheres, com idades entre 16 e 74 anos, sendo 17 com TOC e 18 casos controle. Todos os pesquisados foram submetidos aos seguintes protocolos de pesquisa: Escala de Depressão de Beck, Escala de Ansiedade de Beck e o protocolo para a caracterização da voz de sujeitos com manifestações psiquiátricas. Os sujeitos responderam ainda ao questionário de análise psicodinâmica da voz com enfoque na auto-imagem vocal e foram submetidos à avaliação perceptivo-auditiva e análise acústica da voz. RESULTADOS: Na análise da auto-imagem vocal, os aspectos significativos descritos pelo grupo clínico foram as características vocais triste e ruim. Na avaliação perceptivo-auditiva, houve predomínio do tipo voz rouco-soprosa em grau leve, alterações na ressonância, velocidade de fala e na modulação e entonação. Houve diferenças entre os valores de jitter e shimmer. Não foram observados valores fora do padrão de normalidade com relação ao tremor, nem diferenças entre os grupos quanto aos valores de frequência fundamental. CONCLUSÃO: Foi possível compreender a percepção do indivíduo com TOC sobre sua própria voz e os desvios na emissão vocal. Assim, o fonoaudiólogo pode obter informações que permitam melhorar a qualidade de vida destes por meio de uma intervenção fonoaudiológica, visando, também, a interdisciplinaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Codato, Henrique. "O corpo e a voz no cinema contemporâneo: reflexões sobre o filme Ela (Her, 2013), de Spike Jonze." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 44, no. 46 (December 21, 2016): 106. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.120992.

Full text
Abstract:
A partir de um diálogo entre as teorias do dispositivo cinematográfico e a psicanálise, propomos pensar as antinomias corpo/voz; visível/invisível; homem/máquina no filme Her (Ela, 2013), de Spike Jonze. Buscaremos investigar a correspondência entre corpo e voz na obra, ao problematizarmos a presença da voz e a ausência do corpo de Samantha no campo filmado. Uma nova dialética entre o visível e o invisível se estabelece em Her, fazendo com que imagem e voz funcionem sob outra economia. Interessa-nos, enfim, considerar a oposição homem/máquina no filme de Jonze, cujas fronteiras se indeterminam e se confundem, uma vez que amar deixa de ser uma capacidade exclusivamente humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Flávio, Patrícia Gonçalves Custódio, and Márcia Maria Fontão Zago. "Reabilitação vocal do laringectomizado: características culturais do processo." Revista Latino-Americana de Enfermagem 7, no. 2 (April 1999): 63–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691999000200009.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi identificar as características do processo de reabilitação vocal entre os laringectomizados, sob o enfoque da cultura. Participaram do estudo quatro laringectomizados que freqüentam o GARPO-Laringectomizados (Grupo de Apoio e Reabilitação de Pessoas Ostomizadas-Laringectomizados) que se comunicam com a voz esofágica ou a voz faríngea. O tema emergente das entrevistas foi "nascer de novo". Com esta frase os laringectomizados expõem a valorização cultural da voz, concordante com o padrão cultural vigente na sociedade ocidental. O estudo revelou ainda as situações de dificuldades, a importância da participação da família, o processo de enfrentamento do estigma da imagem corporal alterada e da afonia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Codato, Henrique, and Leonardo Gomes Pereira. "A Vozibilidade e a emergência de um sujeito midiático no The Voice Brasil: o caso Deena Love / The Voicebility and the emergence of a mediatic self at The Voice Brasil: the Deena Love case." Intexto, no. 38 (January 24, 2017): 80. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201738.80-97.

Full text
Abstract:
O artigo busca refletir sobre o programa The Voice Brasil 3, analisando um de seus candidatos, Pedro Novas/Deena Love, em sua figura ambígua – o que serve de modelo para pensarmos na própria estrutura do programa: que permite, condiciona e é dependente de corpo e voz do candidato em performance. Assim, defende-se que tal estrutura possibilita a emergência de um sujeito midiático por um processo que aqui chamamos vozibilidade, tensionando as complexas relações entre imagem, voz e corpo nessa dinâmica televisiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Penteado, Regina Zanella, and Letícia Aranha Pires Barbosa Penteado. "Percepção da voz e saúde vocal em idosos coralistas." Revista CEFAC 12, no. 2 (November 13, 2009): 288–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462009005000053.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar a percepção da voz e de suas alterações e os cuidados de saúde vocal de idosos coralistas. MÉTODOS: são sujeitos 10 idosos (seis mulheres e quatro homens) do Coral Evangélico de Piracicaba (SP). Foi aplicado o questionário Qualidade de vida e voz (QVV), realizada entrevista aberta sobre o que acham da voz, queixas e cuidados e a avaliação vocal. Procedimentos de análise: análise de Conteúdo/análise temática, análise descritiva das questões, cálculo do escore global do QVV e análise perceptivo-auditiva fonoaudiológica por meio da escala GRBASI e avaliação dos parâmetros vocais. RESULTADOS: nove idosos avaliaram a voz como boa e apresentaram imagem vocal positiva, com escore médio de 96,5 pontos no QVV. Apesar disto, manifestaram dificuldades relacionadas com a respiração, articulação, modulação, além de alterações vocais em grau leve (rugosidade e soprosidade) na avaliação fonoaudiológica. Os cuidados com a voz se mostraram insuficientes para a promoção da saúde vocal. CONCLUSÃO: o grupo de idosos coralistas pesquisado, apesar de não ter queixas e estar satisfeito com a voz, apresenta dificuldades relacionadas aos cuidados de saúde vocal, à percepção da voz e do processo saúde-doença vocal bem como parâmetros alterados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Aldair, and Juliano Anderson Pacheco. "Transmissão de dados através da rede elétrica." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 1, no. 2 (June 5, 2008): 35–53. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v1i2.38.

Full text
Abstract:
Para disseminar e socializar a informação, nos mais diversos locais com maior velocidade de transmissão e baixo custo, prolifera as redes de transmissão de sinais de dados, voz e imagem, cada vez mais presentes em nosso cotidiano, especialmente através das novas tecnologias. Dentre elas, destaca-se a transmissão de dados voz e imagem através das Redes de Energia Elétrica (PLC – Power Line Communications). O presente artigo tem como principal objetivo apresentar as características principais da tecnologia PLC, e a sua contribuição para o acesso a internet em banda larga promovendo a universalização da Internet. Descreve e identifica os recursos e as técnicas básicas de comunicação utilizando esse meio físico. A tecnologia será mostrada como uma alternativa para o provimento da inclusão digital em regiões menos favorecidas, como a zona rural e locais mais distantes. São abordados temas como: histórico, serviços, tecnologia empregada, aspectos legais (regulamentação), dificuldades encontradas para implantar sistemas PLC, uma visão geral sobre como está a tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Juárez, Laura Susana. "Raúl González Tuñón “En las Alas de Crítica”: crímenes y “aventuras” heroicas en la Guerra del Chaco." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 23, no. 1 (April 30, 2013): 97–110. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.23.1.97-110.

Full text
Abstract:
El artículo estudia las crónicas periodísticas sobre la guerra del Chaco Boreal (1932-1935) publicadas por Raúl González Tuñón en el diario Crítica en octubre de 1932 como corresponsal viajero y enviado “especial”. Se analizan, en primer lugar, la ficcionalización, el registro narrativo y poético y los usos periodísticos y redefiniciones del cruce de géneros populares en la prensa masiva para referir “el infierno del Chaco”. A su vez, la interpelación de un cronista testigo y la construcción del sujeto de la enunciación de la crónica-novelada sobre el conflicto sudamericano: una voz enunciativa, un nosotros, en muchos casos, que “testifica” en sintonía con la “voz” de Crítica y con “el pueblo paraguayo”, pero que define además una imagen de intelectual del propio Tuñón, la figura de intervención pública del testigo y portavoz, poeta antibelicista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Lima, Raimundo Guilherme, and Rogério Junior Correia Tavares. "A audiodescrição: a voz que promove a imagem no contexto educacional geográfico." Research, Society and Development 9, no. 2 (January 1, 2020): e44921844. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i2.1844.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta uma proposta de cunho educacional, que tem como objetivo propor uma produção midiática audiovisual com a utilização do recurso da audiodescrição. Podemos classificar a audiodescrição como uma intermediação linguística, uma modalidade de tradução que ressignifica o visual em verbal, contribuindo para a inclusão cultural, social e educacional. Desta feita a implementação da proposta foi aplicada na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima – Extremoz RN, com a turma do 9º do Ensino Fundamental II na disciplina de Geografia. A construção metodológica segue as seguintes diretrizes: Embasamento teórico sobre o tema, apresentação das ideias aos alunos durante aula expositiva, seleção dos assuntos, construções dos roteiros, filmagens, edição e publicação dos vídeos. Culminando om a construção de um audiovisual acessível para pessoas que apresentem deficiência sensorial (baixa visão ou cegos). Sendo este audiovisual o produto resultado do experimento desenvolvido. Deste modo, o estudo agregou inovação, capacidade de engajamento da turma e construção de uma mentalidade educacional voltada para implantação de vetores que promovam a acessibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cruz, Silvia Helena Vieira, and Cristiane Amorim Martins. "POLÍTICAS PÚBLICAS E A VOZ DAS CRIANÇAS." Laplage em Revista 3, no. 1 (April 14, 2017): 29. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201731241p.29-43.

Full text
Abstract:
O artigo parte dos pressupostos de que as crianças têm direito e são competentes para falar sobre as suas experiências e de que conhecer suas perspectivas sobre suas experiências educacionais enriquece e amplia o nosso conhecimento sobre elas. As falas produzidas em várias pesquisas que ouviram crianças no Brasil informam, dentre muitas outras coisas que: fazer amigos e brincar é o que mais apreciam; uma alimentação saborosa é muito importante; a boa professora é sensível às suas demandas e não grita nem castiga; não gostam das tarefas que lhes tomam tanto tempo da rotina; e, no caso das crianças negras, enfrentam problemas para construir uma boa imagem de si. São indicações fundamentais para políticas voltadas a essa etapa da educação, como políticas de formação inicial e continuada de professores, de currículo, de construção e reforma de prédios escolares, aquisição de brinquedos e livros infantis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mathias, Dionei. "A casa como imagem em três poemas de Dragica Rajčić." Pandaemonium Germanicum 23, no. 40 (March 5, 2020): 43–62. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837234043.

Full text
Abstract:
Publicada em alemão no ano de 2000, a coletânea Post Bellum de Dragica Rajčić trata das memórias da guerra nos Bálcãs e do princípio de alteridade experimentado pela voz lírica. Este artigo tem por objetivo discutir três poemas dessa coletânea: “suisse like home”, “Hunderste gedicht ohne trenen” e “Ein Haus, nirgends”. Com foco na figuração da casa, o artigo inicia com uma discussão teórica do conceito de casa e passa a discutir os poemas e as imagens da casa, com interesse, sobretudo, na questão do pertencimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

De Souza, Carlos Cézar Mascarenhas. "A IRONIA DO NARRADOR E O DRAMA TRÁGICO DA HOSPITALIDADE CANIBAL EM DOGVILLE, DE LARS VON TRIER." A Cor das Letras 11, no. 1 (February 26, 2017): 177. http://dx.doi.org/10.13102/cl.v11i1.1509.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo abordar, a partir da enunciação irônica que afeta a voz do narrador no filme Dogville, do cineasta Lars Von Trier, a imagem de um destino trágico em função do “Drama da hospitalidade cani-bal”, à luz da psicanálise freudo-lacaniana articulada às contribuições de Jac-ques Derrida e Emmanuel Lévinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Taño, Debora Regina, and Suzana Reck Miranda. "Flutuações de tempo e espaço por meio do som: voz e música em Família Rodante." Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 9, no. 2 (March 15, 2021): 225–39. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v9n2.725.

Full text
Abstract:
A voz, ao ser analisada como um elemento sonoro potente para a construção do filme, pode alterar sua estrutura narrativa. No filme “Família Rodante”, de Pablo Trapero, a sequência em que Emilia narra/recita um conto para a família enquanto seguem viagem apresenta este tipo de potência. A fala de Emilia transita entre formas de narração e de presença do som. Sua voz flutua em relação à imagem criando na mesma sequência momentos de fala dramática e outros de narração épica, numa combinação que torna-se lírica ao acrescentar a trilha musical. Neste momento, uma vez que a voz muda de posição e função narrativa, a palavra e seu conteúdo passam também a ter destaque e a funcionar como enunciadores de pistas sobre o desenvolvimento da trama, ao mesmo tempo em que contam histórias de outra época.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Teixeira, Mariana Leodora da Silva, João Paulo Dos Santos Silva, and Alessandra Alexandre Freixo. "A Caatinga em imagens: representações de estudantes de dois contextos socioculturais da Bahia | Caatinga in images: Representation of students from two socio-cultural contexts in Bahia (Brazil)." Revista de Educação PUC-Campinas 23, no. 3 (October 23, 2018): 455. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a3950.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa investigar as representações do bioma Caatinga existentes entre estudantes do Ensino Fundamental de duas escolas situadas em diferentes contextos (urbano e rural) no estado da Bahia, por meio da análise de desenhos produzidos em um momento de intervenção pedagógica. Em cada escola, os alunos apresentaram uma imagem autoral representativa do bioma Caatinga, explicando os motivos da escolha da imagem. Ao longo da intervenção foram realizados registros audiovisuais para a composição de um videomosaico de imagens nas duas escolas, como forma de registro documental. Os estudantes da escola urbana perceberam a Caatinga como um bioma pobre em biodiversidade, onde a seca é predominante e constante. Os estudantes da escola do campo, por sua vez, revelaram representações diferentes acerca da Caatinga, principalmente um sentimento de pertencimento a esse bioma. O trabalho possibilitou uma reflexão sobre os diversos significados do bioma nesses distintos contextos socioculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Kawauche, Thomaz. "Sobre a imagem rousseauniana da lei acima dos homens." Trans/Form/Ação 31, no. 2 (2008): 97–118. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732008000200006.

Full text
Abstract:
Entre o verbete sobre economia política, de 1755, e o Contrato social, de 1762, a noção rousseauniana de lei passa de "voz celeste" para "declaração da vontade geral". Pretende-se defender aqui a proposição de que tal mudança na definição de lei de um escrito para o outro não implica contradição. Para tanto, será analisada a presença da imagem da "lei acima dos homens" em diversos textos do Cidadão de Genebra, sobretudo no capítulo "Do legislador" no livro II do Contrato, a fim de mostrar-se que ela corresponde a um mesmo princípio de oposição entre a liberdade, associada ao dever de obediência, e a escravidão, associada ao impulso das paixões, expressando-se de modos particulares nos diversos momentos da obra de Rousseau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Schefer (Université de la Sorbonne-Paris 3), Dndª Raquel. "O nascimento da ficção." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 5, no. 9 (June 30, 2012): 260. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e92012260-279.

Full text
Abstract:
Mueda, Memória e Massacre (1979), de Ruy Guerra, primeira longa-metragem de ficção de Moçambique independente, produzida pelo INC, o Instituto Nacional de Cinema moçambicano, aborda um acontecimento ligado à história da descolonização, o Massacre de Mueda (1960). Apesar da classificação genérica do filme, a estabilização cinematográfica e histórica da memória do Massacre de Mueda advém do registo documental de uma reconstituição teatral popular do acontecimento. A construção diegética e formal da obra de Ruy Guerra releva de uma complexa concepção intertextual da narrativa histórica e do objecto fílmico enquanto forma de representação da história, concepção que permite questionar a validade das categorias operativas de documentário e de ficção e que outorga novos e inéditos sentidos aos procedimentos cinematográficos de reconstituição. Coincide o nascimento de um país com o nascimento da sua imagem cinematográfica ou, dito de outra forma, com o nascimento das suas ficções cinematográficas?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Duarte, João Oliveira. "A VOZ ENLUTADA: MEMÓRIA E ESQUECIMENTO EM RUI NUNES." História Revista 21, no. 2 (October 9, 2016): 104. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v21i2.43384.

Full text
Abstract:
O tema do luto, ao longo da obra de Rui Nunes, é ao mesmo tempo central e excêntrico. Ele não se encontra no núcleo da obra de Rui Nunes, nos temas do corpo, da morte, da violência da língua e da desfiguração, mas, no entanto, e permanecendo sempre periférico, ele coloca-se numa espécie de linha de fuga lateral que permite encarar de outro ponto de vista os seus temas principais, juntá-los numa outra “constelação”. O tema do luto, no entanto, não encontra uma fácil formulação nos diversos locais onde é convocado. Pretendemos mostrar, desta forma, que ele não pode ser lido nem a partir de uma incorporação ou interiorização nem, igualmente, a partir de uma dialéctica entre memória e esquecimento mas que deve ser lido a partir de uma “imagem da memória” que, não permitindo salvação alguma, lacere a própria memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Da Silva, Damásio Marques. "A MARGINALIDADE LITERÁRIA E O UNDERGROUND EM O CHEIRO DO RALO, DE LOURENÇO MUTARELLI." Revista de Literatura, História e Memória 17, no. 29 (July 2, 2021): 175–95. http://dx.doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.26757.

Full text
Abstract:
O objetivo foi analisar O Cheiro do Ralo (2002), o romance inaugural do cartunista Lourenço Mutarelli. O propósito é compreender a linguagem underground na estrutura híbrida dentro da forma do gênero romance. As teorias selecionadas de Bakhtin sobre o plurilinguismo e o skaz fundamentam a pesquisa a partir do discurso social e o trabalho crítico de Will Eisner (2010) sustenta a entrada da voz do autor através do trabalho artístico, principalmente, na linguagem da graphic novel. O Cheiro do Ralo representa um trabalho mediador de inclusão da literatura underground amparado pela linguagem marginal, que é, por sua vez, evidenciado pelo imaginário artístico. O cartunista converge para a escritura contemporânea em uma linguagem original que "conta e mostra" enquanto imagem e voz social na Literatura Underground.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mehoudar, Rosie. "Canto e palavra emanando de Igitur." Literatura e Sociedade, no. 18 (March 13, 2015): 111. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i18p111-128.

Full text
Abstract:
<p>Percebe-se a fonte do canto nas transformações pelas quais passa o personagem Igitur, mesmo se “canto” não é uma palavra do conto Igitur ou la Folie d’Elbehnon1, mas chave em textos posteriores. Igitur integraria a gênese da noção mallarmeana de canto. Na parte “Le coup de dés”2 do conto, uma pre-dicção (predição em francês é “prédiction”) é pro-ferida (Oc1, p. 841): um antes da voz é ligado à voz… Etimologicamente pro-ferir quer dizer “levar para diante”. A pedra-consciência surgida na parte anterior (“Il quitte la chambre” 3) do conto é propagada pela palavra que convoca o Outro – ali, porém, já implicada. O tema principal será então a palavra, tácita ou proferida4, no conto Igitur. Um caminho entre “uma antiga palavra” e o canto será proposto. À palavra, constituinte do sujeito, se articulam, em diferentes níveis, imagem corpórea e morte da imagem. Por meio da análise dos principais lances temáticos de “Il quitte la chambre” e de outras partes do conto, vislumbra-se a constituição do sujeito afim à propagação infinita da linguagem. Uma hipótese de interpretação da palavra enigmática “Elbehnon” é proposta: suas<br />sílabas, em hebraico, remeteriam a funções chave do processo de criação.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Valle, Marcela Chaves Barino do, and Patrícia Saldanha. "Para além da superfície da imagem: disputa de narrativa por fotógrafos da África." Discursos Fotograficos 15, no. 27 (November 29, 2019): 38. http://dx.doi.org/10.5433/1984-7939.2019v15n27p38.

Full text
Abstract:
Uma nova visualidade sobre a África pode ser observada em narrativas nativas de dois proeminentes fotógrafos africanos, o ganês Nana Kofi Acquah e a nigeriana Yagazie Emezi. A proposta é ir além da superfície aparente de imagens e cor de peles para um mergulho em questões que são próprias da África. O artigo se fundamenta teoricamente em Stuart Hall, quanto à proposição de quebra dos pressupostos raciais, e no enfoque especial à voz africana com os filósofos Paulin J. Hountondji (2008) e Kwame A. Appiah (1997).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Danner, Leno Francisco, Julie Dorrico, and Fernando Danner. "Indígenas em movimento. Literatura como ativismo." Remate de Males 38, no. 2 (December 19, 2018): 919–59. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v38i2.8652191.

Full text
Abstract:
Neste artigo, correlacionamos o desenvolvimento e o protagonismo público-políticos do Movimento Indígena brasileiro, a partir de meados de 1970, com a emergência e a consolidação da literatura indígena brasileira, a partir de 1990. Argumentaremos que, assim como as lideranças e os intelectuais indígenas fundadores do Movimento Indígena perceberam que somente a publicização e a politização de sua condição e de sua causa a partir da dinamização de uma voz-práxis direta, dos próprios indígenas por si mesmos e desde si mesmos, sem mediações institucionalistas, poderiam desvelar e problematizar a situação indígena no país, os escritores indígenas perceberam que somente produzindo suas próprias obras poderiam tanto descontruir a imagem caricata, folclórica e negativa feita de modo extemporâneo sobre seus povos, quanto reorientar o olhar, reformular a compreensão e recriar a imagem desses mesmos indígenas. Nesse sentido, a literatura indígena brasileira vincula-se diretamente ao Movimento Indígena e objetiva a publicização e a politização dos povos indígenas, constituindo-se em uma voz-práxis ativista, militante e engajada, em que o eu-nós lírico-político assume a promoção da singularidade antropológica e da diversidade cultural, e a denúncia da exclusão, da marginalização e da violência como seu objetivo e seu direcionamento mais básicos, buscando superar a invisibilização, o silenciamento e o privatismo a que os povos indígenas foram submetidos em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Veloso, Maria Thereza. "Montes, de Morosoli: sujeito e discurso no sem-fronteiras de si mesmo." Signo 40, no. 69 (November 4, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.17058/signo.v40i69.6698.

Full text
Abstract:
Tendo um conto de Juan José Morosoli como materialidade significante, apresenta-se aqui uma breve análise sobre como se estrutura e transita, no espaço simbolicamente possível de ser identificado como da tríplice fronteira brasileiro-argentino-uruguaia, o discurso constituído por uma formação discursiva crioula, resultante da confluência de duas memórias. Uma delas é ideologicamente identificada com a voz do europeu colonizador, enquanto a outra se articula na e pela voz de sujeitos nascidos na porção sul do continente americano. O objetivo é chamar a atenção para o processo de construção desse espaço discursivo e do discurso-espelho que o sustenta, articulado pelo ponto de encontro dessas duas memórias, em que ao fundo da própria imagem se desvela seu já-lá fundador. A fundamentação teórica para as reflexões aqui contidas vem da Análise do Discurso de filiação francesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mello, Cristiani Dália de, and Cariane do Nascimento Pimentel. "A IMAGEM DE MULHER CONSTRUÍDA PELO DISCURSO POLÍTICO." Ambiente: Gestão e Desenvolvimento 12, no. 2 (October 1, 2019): 62–71. http://dx.doi.org/10.24979/274.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo principal a análise verbivocovisual do vídeo que propõe uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher do ano de 2017, publicado no site da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR) elaborado pelo programa “Abrindo Caminhos”. Baseando no processo da construção linguística do discurso em que a voz social reflete e refrata, de acordo com as concepções de Bakhtin, o vídeo irá tratar de um “suposto” comportamento masculino para lidar com o universo feminino por meio da construção de uma imagem de mulher propagada pelo discurso político. Cada esfera social possui textos diferentes e distintos destinados apropriadamente à atividade de comunicação humana, desse modo a linguagem não configura uma realidade tal como ela é, porque sua representação é concretizada por meio da construção ideológica e discursiva dos fatos sociais. Assim, ao considerar que a apresentação desse vídeo seria aparentemente direcionada ao público infantil, com uma musicalidade alegre e descontraída, este enunciado torna-se ainda mais perigoso, pois induz a pensar na ingenuidade, no mundo da imaginação, no entanto, elementos como cores, imagens e símbolos, presentes no vídeo, transmitem veladamente a mensagem de que tratar bem uma mulher é considerado como uma atitude heroica, reforçando o estereótipo do sexo feminino como frágil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Damasceno, Lilian Lobo, Marta Assumpção de Andrada e. Silva, Ana Carolina de Assis Moura Ghirardi, and Maria Claudia Cunha. "Relações entre autopercepção vocal e psiquismo em um grupo de adolescentes do sexo masculino na muda vocal." Distúrbios da Comunicação 30, no. 1 (April 1, 2018): 117. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p117-127.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar as relações entre autopercepção vocal e psiquismo em um grupo de adolescentes do sexo masculino na muda vocal. Método: Estudo qualitativo em que participaram seis adolescentes com idades entre 13 anos e 5 meses e 14 anos e 11 meses na fase de muda vocal, que frequentavam a 8ª série do ensino fundamental de uma escola da rede pública na cidade de São Paulo. Os procedimentos foram: avaliação perceptivo auditiva da voz, aplicação do instrumento Termos Descritivos para a Voz (TDV) para descrever a percepção dos sujeitos em relação à voz, antes e após intervenção grupal e descrição do grupo focal que abordou os seguintes temas: adolescência e mudanças pubertárias, processo de muda vocal e suas repercussões na imagem corporal e reverberações identitárias (orgânicas, subjetivas e sociais) decorrentes da adolescência. A análise do material consistiu na categorização de núcleos de sentido cujas ocorrências foram consideradas relevantes para o objetivo da pesquisa. Resultados: Predominaram sensações de estranhamento/incômodo sobre a vivência do adolescer, geradas pelas novas demandas afetivas e comportamentais. Os sujeitos relataram dificuldades de adaptação às mudanças corporais, salientando as alterações na qualidade vocal e seu impacto negativo nos interlocutores. Nos resultados do TDV predominam os aspectos psicossociais relativos a esse impacto. Os atributos vocais negativos aumentaram na aplicação pós-intervenção. Conclusão: Os resultados evidenciam que as mudanças no padrão da voz dos adolescentes pesquisados reverberam em seu funcionamento psíquico e geram impacto na autopercepção vocal dos mesmos, reafirmando assim o caráter biopsíquico inerente à voz humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Alvim, Luíza. "Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson." Galáxia (São Paulo) 14, no. 28 (December 2014): 146–58. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542014217066.

Full text
Abstract:
O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utilizadas como música extradiegética e possuem aspectos formais que guardam analogias com sua distribuição nos respectivos filmes. Além disso, em Pickpocket, a música pré-existente de Lully também se relaciona com as vozes in e over. Na maioria das vezes, a voz in do final dos diálogos desencadeia os trechos de música, colocados em situações de movimento e com uma função semelhante ao divertimento na ópera barroca. Consideramos também as relações entre voz in e over e defasagens desta última com a ação e a imagem do diário do protagonista sendo escrito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Jorge, Ana Cristina Aparecida. "Análise da prosódia afetiva na esquizofrenia a partir do aplicativo Exprosodia." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 48, no. 3 (December 18, 2019): 1400–1420. http://dx.doi.org/10.21165/el.v48i3.2200.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma análise da entoação de voz de pacientes com esquizofrenia para, a partir de parâmetros acústicos advindos de variáveis linguísticas, examinar dados que caracterizem a prosódia como um possível indicativo diagnóstico. Para a realização dessa pesquisa, 16 pessoas diagnosticadas com esquizofrenia, de acordo com os critérios do DSM V (SECMs), e mais 16 indivíduos sem histórico médico anterior de transtorno mental (SCs), concordaram em realizar um diálogo gravado. Esse procedimento se dividiu em quatro etapas: entrevista de anamnese; relato empírico; descrição de uma imagem; e, por fim, a leitura de um trecho de uma história infantil. A análise dos dados coletados foi realizada pela rotina ExProsodia (FERREIRA-NETTO, 2016). Os resultados apresentados indicam a possibilidade de diferenciar pacientes acometidos pela esquizofrenia de sujeitos sem histórico anterior de transtornos psíquicos ou doenças mentais, baseada na análise de parâmetros acústicos de voz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Martins, Nuno Duarte, Heitor Alvelos, and Daniel Brandão. "Da Partilha à Acção Colectiva dos Cidadãos: O contributo dos Novos Media no apelo à dádiva de Medula Óssea." Comunicação e Sociedade 22 (December 15, 2012): 148–65. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.22(2012).1279.

Full text
Abstract:
O contributo das redes sociais na luta contra o cancro tem sido conhecida, especial- mente, pelo sucesso de movimentos de cidadãos com o objectivo de sensibilizar a sociedade portuguesa para a dádiva de medula óssea. Este tipo de campanhas solidárias, com o apoio dos Novos Media, foi um fenómeno iniciado em 2009 e tem vindo a desenvolver-se, sobretudo, no Facebook. Desde então, novos movimentos têm aparecido regularmente nesta rede social e aju- dado a um aumento significativo do registo de dadores. Interessa-nos perceber como se desenvolvem este tipo de campanhas e que factores, contribuíram para o seu sucesso, procurando averiguar não só o poder da Web 2.0, mas também questões sobre a comunicação, a imagem e os media. O sucesso destes movimentos vai muito além da simples presença no Facebook. A análise global do sistema de comunicação é funda- mental para compreender o diferente nível de sucesso atingido por cada movimento. No presente artigo, fazemos uma análise comparativa entre os principais movimentos de cidadãos, ocorridos entre 2009 e 2011, que comprova as supracitadas hipóteses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Gustavo Souza da. "O rosto e a voz como inscrições do sofrimento em dois road movies." Significação: Revista de Cultura Audiovisual 44, no. 46 (December 21, 2016): 69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2016.114479.

Full text
Abstract:
The brown bunny (Vincent Gallo, 2003) e Viajo porque preciso, volto porque te amo (Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, 2010) são dois filmes de estrada com muitos pontos em comum: o principal deles é o estado de espírito de seus protagonistas, Bud Clay e José Renato, que sofrem pelo término de seus relacionamentos afetivos. Diante disso, este trabalho discute o enquadramento dos road movies na seara dos gêneros cinematográficos, para, a seguir, debater como os filmes inscrevem na imagem e no som o estado emocional de seus personagens. A hipótese é de que os close-ups no rosto de Clay e os relatos orais de José Renato funcionam como catalisadores das emoções dos protagonistas nesses dois filmes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Mathias, Dionei. "The other in Leyla, by Feridun Zaimoglu." Pandaemonium Germanicum 21, no. 34 (February 26, 2018): 53. http://dx.doi.org/10.11606/1982-8837213453.

Full text
Abstract:
Feridun Zaimoglu é um dos principais autores de língua alemã que introduzem a história e as experiências dos imigrantes e seus antepassados em seus textos literários. O romance Leyla, publicado em 2006, é um exemplo paradigmático disso, pois seu universo ficcional apresenta uma configuração temporal que antecede a chegada da protagonista turca à Alemanha. O presente artigo tem por objetivo discutir o romance em dois aspectos: a gênese da voz em espaços com desequilíbrio de poder e por outro lado a gênese da imagem do outro no universo pessoal dos personagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dolabela, Marcelo. "Quando a poesia (NÃO) é música? "Christine Keeler", Divergência Socialista (Som)." Em Tese 19, no. 2 (August 31, 2013): 309. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.19.2.309-313.

Full text
Abstract:
<p>Apresentam-se quatro músicas (letras) do poeta Marcelo Dolabela gravadas pela banda Divergência Socialista em K7 – <em>Christine Keeler</em>, Belo Horizonte: Câmbio negro, 1986. As obras “Fahrenheit 451 / Jeanne Seberg”, “AídaC. Calúnias”, “Colt 45” e “Cu de comunista” dialogam de perto com a Poesia Marginal dos anos 1970 e primam pela matéria significante do texto, tornando escrita, voz e imagem indissociáveis – aspectos formais peculiares herdados da tradição verbivocovisual e <em>nonsense</em> do Dadaísmo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Puccini, Sérgio. "A voz e o microfone: uma análise de Partido alto, documentário de Leon Hirszman // The voice and the microphone: an analysis of Partido Alto, a documentary by Leon Hirszman." Contemporânea Revista de Comunicação e Cultura 17, no. 2 (August 28, 2019): 285. http://dx.doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.25811.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma análise do curta metragem Partido alto, de Leon Hirszman, abordando aspectos ligados a sua construção discursiva e, em especial, o uso da voz. O documentário possui sua estrutura marcada por apenas duas situações de filmagem, as rodas de samba de Candeia e Manacéa. Como opção de montagem prevalecem longos planos-sequência com respeito quase total à sincronia entre som e imagem. Ao mesmo tempo, o documentário faz uso de uma locução fora de campo que, embora ocupe um pequeno trecho, possui importância decisiva para a construção estilística do filme.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Stevens, Cristina. "Aracnologias - As tecituras de Penélope." Aletria: Revista de Estudos de Literatura 19, no. 4 (December 31, 2009): 97. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.19.4.97-108.

Full text
Abstract:
Análise da personagem Penélope, de Homero, e a transformação ousada de Joyce dessa representação clássica da fidelidade feminina em Molly Bloom, a esposa infiel, sexualizada, trivial, lírica. Essas duas personagens são comparadas com sua mais recente recriação em The Penelopiad (2005), da escritora canadense Margaret Atwood. Uma importante categoria analítica dos estudos feministas e de gênero, a questão da voz é enfatizada na presente análise; essa personagem feminina é objeto da narrativa masculina (A Odisseia e Ulisses), mas no romance de Atwood essa personagem é sujeito de sua narrativa, elaborando uma tecitura “penelopeana” transgressora da versão clássica. Focalizaremos também o poder do silêncio na narrativa de autoria feminina, através do monólogo interior de Molly e da voz que fala do mundo dos mortos em The Penelopiad. Os conceitos de “abjeto” e “linguagem semiótica” de Kristeva são base para nosso trabalho, o qual problematiza a aparente imagem de passividade dessas mulheres que buscam o controle sobre suas vidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Jerônimo Da Silva e., and Agenor Sarraf Pacheco. "NAS DOBRAS DA MEMÓRIA OFICIAL: CIDADE, IMAGEM E HISTÓRIA NA VOZ DE REZADEIRAS DE CAPANEMA-PA." Amazônica - Revista de Antropologia 3, no. 2 (March 19, 2012): 430. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v3i2.776.

Full text
Abstract:
Em Capanema, no nordeste do Pará, mulheres rezadeiras, motivadas por fotografias, tecem narrativas históricas desvelando trajetórias de migrantes nordestinos para o município, elaborando representações do conflituoso cotidiano da vida urbana. Por meio de sensibilidades urdidas em simbiose de corpo, voz e imagens, as narradoras produzem práticas de leitura que permitem questionar a escrita convencional da história local, consagrada nos jogos mentais de centenas de moradores. Este artigo, portanto, seguindo a metodologia da História Oral e dialogando com intelectuais dos Estudos Culturais e Antropologia da Religião, ao cruzar a leitura de imagens oficiais com a interpretação dada pelas rezadeiras sobre tramas e dramas da urbe, numa perspectiva ";;vista de baixo";; e popular, esgarça imaginários cristalizados, trazendo para a escrita da história outras experiências e paisagens culturais comumente postas nas dobras de retratos emoldurados pelo discurso do poder hegemônico.Palavras-chave: Cidade, memórias, imagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Bozola, Renata. "Livro-imagem: o trabalho realizado em uma sala de aula de Educação Infantil." Veras 5, no. 2 (December 25, 2015): 181. http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol5.n2.ano2015.art217.

Full text
Abstract:
O presente trabalho constitui-se em um relato de experiência das vivências em uma sala de aula de Educação Infantil com três livros-imagem da autora Suzy Lee: Onda, Espelho e Sombra. Apesar de a leitura de histórias de diversos gêneros estar presente na rotina dos alunos dessa faixa de ensino, a turma em questão não havia travado contato com livrosimagem. O planejamento das atividades foi desafiador, em função da falta de bibliografia sobre o tema específico, o que motivou a realização deste trabalho. As atividades realizadas acabaram por envolver os alunos não só na leitura, mas também em questões envolvendo oralidade, escrita, artes, movimentos e brincadeiras. O resultado mostrou o quanto esses livros podem dar voz à imaginação e criatividade dos alunos da Educação Infantil, colocando o docente no lugar de protagonista da ação didática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marroquín-Ciendúa, Fernando, Guillermo Rodríguez, and Harold Germán Rodríguez-Celis. "Modulación de la percepción biestable: un estudio basado en estimulación multimodal y registros de actividad oculomotora." Tesis Psicológica 15, no. 1 (June 29, 2020): 1–30. http://dx.doi.org/10.37511/tesis.v15n1a6.

Full text
Abstract:
Las imágenes biestables tienen la posibilidad de ser interpretadas de dos maneras diferentes. La interpretación que haga el observador se puede relacionar tanto con el área del estímulo visual que el observador está mirando, como con información exógena provista de manera simultánea a la exposición de la imagen ambigua. Cuando se hace una determinada configuración perceptual de un estímulo visual de esta naturaleza, factores moduladores asociados a las fijaciones oculares del observador juegan un rol, lo mismo que la modulación que puede ejercer la carga semántica proveniente de otro estímulo de diferente modalidad sensorial presentado junto con la imagen. Emerge, en consecuencia, el problema de si, ante la presencia de una estimulación multimodal audiovisual en la que el audio tiene carga semántica asociada a los perceptos de una imagen biestable, se produce efectivamente una modulación semántica y si, adicionalmente, es posible reconocer una asociación entre las fijaciones oculares hechas sobre la imagen biestable y el percepto que de ella se reconoce. Para resolver esta cuestión, se diseñó una tarea experimental en la que treinta y cinco (35) participantes observaron en un dispositivo fijo de registro de actividad oculomotora de 120 Hz. la imagen biestable My girlfriend or my mother-in-law mientras escuchaban tonos de voz, uno de una mujer joven, otro de una mujer anciana, para observar el efecto modulador de dichas tonalidades vocales. Se encontraron diferencias significativas entre las duraciones de las interpretaciones congruentes y no congruentes con el audio. También se encontró evidencia de la relación entre las fijaciones oculares manifestadas en las áreas de análisis y los perceptos visuales reportados. Adicionalmente, el entendimiento de los audios moduladores no se constituyó en un factor que repercutiera en las percepciones visuales congruentes con el modulador acústico. Se concluye que tanto las fijaciones oculares como la carga semántica auditiva guardan relación con la percepción de la image biestable.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography