Academic literature on the topic 'Regulamentação baseada no desempenho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Regulamentação baseada no desempenho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Regulamentação baseada no desempenho"

1

Cantante, Ana Paula da Silva Rocha, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Manuela Josefa Teixeira, Mirna Albuquerque Frota, Karla Maria Carneiro Rolim, and Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque. "Sistemas de Saúde e Competências do Enfermeiro em Portugal." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 1 (January 2020): 261–72. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.27682019.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discorre sobre o Sistema de Saúde em Portugal que possui o modelo de Beverigde, baseado no financiamento dos serviços de saúde pelas receitas, obtidas por impostos sobre o rendimento dos contribuintes, alicerçado num sistema público, em que o direito à saúde é independente do trabalho e do emprego. O ensino de Enfermagem está estruturado em: Formação Pré-Graduada – Licenciatura; Mestrado e Doutorado em Ciências de Enfermagem e Enfermagem. A competência do enfermeiro de cuidados gerais refere-se ao desempenho profissional demonstrador da aplicação efetiva do conhecimento e das capacidades, que lhe permitem o juízo clínico e a tomada de decisão. O exercício das competências baseia-se na relação interpessoal entre o enfermeiro e o cliente individual e/ou grupo; tomada de decisão baseada em evidência científica, juízo clínico fundamentado nas necessidades de cuidados individuais ou do grupo, intervenções de Enfermagem prescritas considerando a segurança dos cuidados e do cliente, detecção precoce dos reais ou potenciais diagnósticos buscando resolução ou minimização das consequências, pelos valores dos clientes, além do respeito e regulamentação profissional que estabelecem a boa prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rauschenbach, Rolf. "Processos de democracia direta: sim ou não? Os argumentos clássicos à luz da teoria e da prática." Revista de Sociologia e Política 22, no. 49 (March 2014): 205–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782014000100011.

Full text
Abstract:
Regularmente surgem controvérsias sobre os processos de democracia direta, dos quais os mecanismos mais frequentes são a iniciativa popular, o plebiscito e o referendo. Por um lado, há autores que defendem a posição de que essas instituições tornam o jogo político mais lento, caro, confuso e ilegítimo; outros defendem a posição contrária e argumentam que processos de democracia direta são fundamentais para os cidadãos e a qualidade da democracia. O presente estudo analisa esse tema em torno de sete questões, baseadas em considerações teóricas e pesquisas empíricas: 1. A questão entre o minimalismo e o maximalismo democrático; 2. A concorrência entre maioria e minoria; 3. A concorrência entre as instituições representativas e os processos de democracia direta; 4. A questão da competência dos cidadãos; 5. A questão dos efeitos colaterais dos processos de democracia direta; 6. A questão do tamanho do eleitorado; 7. A questão dos custos dos processos de democracia direta. As sete questões são analisadas a partir de uma revisão bibliográfica que considera tanto fontes nacionais como internacionais. O estudo mostra que os processos de democracia direta podem ser um complemento para as instituições representativas em um sistema democrático. O bom desempenho dos plebiscitos, referendos e iniciativas populares depende tanto da regulamentação destes como também do desempenho das outras instituições políticas e da situação socioeconômica de um país. O estudo permite ampliar e aprofundar o debate sobre processos de democracia direta no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Korontai, Jéssika Nassif, and Marcos Wagner da Fonseca. "Governança corporativa dos bancos e sua relação com indicadores de desempenho e risco." Enfoque: Reflexão Contábil 39, no. 3 (October 2, 2020): 151–68. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v39i3.47403.

Full text
Abstract:
O tema Governança Corporativa (GC) é um dos mais evidenciados nos últimos anos na área contábil. A pesquisa analisa o nível de GC das instituições financeiras brasileiras, pela sua importância frente a estabilidade do sistema econômico e financeiro nacional. O objetivo principal é verificar se a regulamentação bancária é substituta ou complementar à Governança e se pode influenciar o desempenho e risco dos bancos. Para tanto, o estudo propôs um índice de governança específico para bancos (IGOV-Bancos), visto que os mencionados na literatura não atendem ao enforcement do setor. Na sequência, as variáveis de desempenho e risco identificadas tiveram como base a metodologia americana utilizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A metodologia econométrica utilizada foi Análise em Painel. A amostra contou com os 50 maiores bancos do relatório Top50Bacen no período de 2010 à 2014. Os resultados da pesquisa apontam que a regulamentação bancária é a própria governança corporativa, aliás, muitos bancos não atendem nem a legislação bancária. Os resultados revelam que o IGOV-Bancos influenciou positivamente o desempenho e negativamente o risco das instituições, tendo pelo menos uma variável com resultado esperado encontrado. Em relação às sub-hipóteses de risco, as regressões demonstraram que tanto o Risco de Mercado quanto o Risco de Crédito não foram significantes. O Risco Operacional e Risco de Liquidez foram significativos. Ao concluir o presente estudo, espera-se ter apontado que a governança corporativa em bancos tem que evoluir para além do que se exige a regulamentação, mas que mesmo assim, quanto maior o IGOVBancos, maior o desempenho e menor o risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Eliana Sangreman, and Adiel Teixeira de Almeida. "Um modelo de sistema de informação para avaliação de expectativa de desempenho estratégico." Production 9, no. 1 (June 1999): 41–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131999000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar um Modelo de Sistema de Informação para avaliar o desempenho estratégico organizacional, através de uma abordagem baseada em resultados. O Modelo disponibiliza ao executivo uma visão integrada do desempenho organizacional da unidade de negócio. Sua essência é a avaliação do desempenho de fatores críticos de sucesso (FCS), para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. O desempenho resultante depende da agregação dos FCS, usando-se a teoria da confiabilidade, cm uma abordagem bayesiana. O resultado é obtido através da probabilidade subjetiva dos FCS, baseada na visão prospectiva de especialistas e, então, expresso como expectativa de resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maçaneiro, Marlete Beatriz, Sieglinde Kindl da Cunha, Marcos Roberto Kuhl, and João Carlos da Cunha. "A Regulamentação Ambiental Conduzindo Estratégias Ecoinovativas na Indústria de Papel e Celulose." Revista de Administração Contemporânea 19, no. 1 (February 2015): 65–83. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151779.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar, neste estudo, a associação da regulamentação ambiental com a adoção de estratégias de ecoinovação proativas e reativas na indústria brasileira de celulose, papel e produtos de papel. A metodologia foi baseada na abordagem quantitativa, utilizando a estratégia de levantamento de corte transversal, por meio de um questionário on-line autoadministrado, respondido por 117 empresas do setor, de todos os portes e de todas as regiões do Brasil. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística inferencial pela análise de regressão logística. Os principais resultados apontam que as organizações participantes deste estudo consideram a regulamentação ambiental como condutora de estratégias de ecoinovação proativas, de forma mais contundente que as reativas, em oposição à literatura anterior. Este resultado se insere na perspectiva evolucionista, a qual postula que as empresas veem a regulamentação ambiental menos como custo e mais como oportunidade, orientando-as para melhoria de produtividade e competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teixeira, Anderson Alexsander Rodrigues, Caio Viana Botelho, and Camila Roncari Ferreira. "Aprendizagem baseada em equipe em neurofisiologia." Revista de Medicina 99, no. 3 (June 12, 2020): 236–41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p236-241.

Full text
Abstract:
Introdução: Muitos estudantes de medicina têm medo das neurociências e isso é descrito na literatura médica como neurofobia. A neurofobia parece estar relacionada principalmente ao pouco conhecimento de conceitos básicos na área. A aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino na qual os estudantes estão envolvidos na construção do conhecimento, em oposição à aprendizagem passiva (AP). A aprendizagem baseada em equipe (ABE) é uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem. Objetivo: Nosso objetivo foi investigar se a ABE melhoraria o desempenho acadêmico em tópicos de neurofisiologia por estudantes brasileiros de medicina e avaliar a percepção desses sobre essa metodologia de ensino. Métodos: O estudo envolveu estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no Brasil. Foram conduzidas atividades de monitoria sobre “Organização do Sistema Nervoso Central” (OSNC) e “Sistema nervoso autônomo” (SNA). Os estudantes tiveram atividades de monitoria sobre um tópico no formato ABE e outro no formato AP. Um questionário foi aplicado para comparar desempenho e avaliar a percepção sobre as metodologias de ensino. Resultados: Os estudantes que tiveram atividade de monitoria sobre OSNC usando ABE tiveram uma pontuação significativamente maior (7,5 ± 0,1, vs. AP: 6,2 ± 0,2) em comparação com AP. Para SNA, ABE também promoveu maior pontuação (6,5 ± 0,3, vs. AP: 5,3 ± 0,3). Número significativamente maior de estudantes classificou ABE como excelente ou muito bom e considerou que ABE promove maior interação, melhora o desempenho e incentiva comunicação e discussão. Conclusão: Esses resultados sugerem que ABE é uma metodologia de ensino eficiente para auxiliar os estudantes de medicina a construir um conhecimento básico sólido sobre neurociências e possivelmente superar a neurofobia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Carmelita Gomes, and Marcelo De Araújo Tavares. "PSICOTERAPIA ONLINE: DEMANDA CRESCENTE E SUGESTÕES PARA REGULAMENTAÇÃO." Psicologia em Estudo 21, no. 4 (January 6, 2017): 735. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.29658.

Full text
Abstract:
A psicoterapia online é uma forma de psicoterapia, conduzida por meio de sessões síncronas via internet, ainda não permitidas no Brasil, exceto em alguns casos definidos pela resolução 011/2012, do Conselho Federal de Psicologia. Tal restrição é baseada no entendimento de que a pesquisa disponível é insuficiente para autorizar a utilização generalizada desse tipo de serviço. Estudos sobre a aliança terapêutica no atendimento psicológico, fornecido exclusivamente pela internet, mostram que o estabelecimento da relação terapêutica em chamadas online síncronas ocorre de maneira muito parecida com o que acontece em processos terapêuticos face a face, considerando tanto seus benefícios como seus desafios. Este artigo tem como objetivos ampliar a compreensão da psicoterapia online e questionar a sua simples proibição, sinalizando os perigos implicados, vis-a-vis o aumento da demanda para o serviço e seu uso crescente, em desrespeito às restrições atuais. Este artigo também faz sugestões para a regulação do serviço no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez, and Daniel Guimarães Tedesco. "Aprendizagem Baseada em Projetos." Revista Docência do Ensino Superior 9 (September 17, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2600.

Full text
Abstract:
Este artigo relata uma experiência realizada nos cursos de Engenharia da Universidade Positivo, a partir da necessidade de engajar os estudantes e desenvolver as habilidades de mais alta ordem na Taxonomia de Anderson et al. (2001). No âmbito das práticas pedagógicas, desenvolveu-se com estudantes do primeiro ano de Engenharia uma Aprendizagem Baseada em Projeto. As sequências didáticas articulam teoria e prática, privilegiando o estudo de cônicas, quádricas e suas aplicações. Especificamente utilizou-se Aprendizagem Baseada em Projeto como estratégia metodológica para tornar as aulas mais interativas, diminuindo a passividade dos estudantes, desenvolvendo a autonomia e o engajamento a partir de problemas reais. Os resultados da experiência demonstraram uma melhora significativa no desempenho dos estudantes nas avaliações que envolviam os temas de estudos propostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Crepaldi, Gabriella. ""BARATTO AMMINISTRATIVO”: SUBSIDIARIEDADE, COLABORAÇÃO E ECONOMIA." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 3 (December 10, 2019): 156–80. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i31755.

Full text
Abstract:
A nova regulamentação dos contratos públicos enquadra e aprimora as formas de parcerias da Administração com os particulares e as parcerias sociais no âmbito do princípio da subsidiariedade horizontal: o artigo enfoca as trocas administrativas (baratto amministrativo) como a principal manifestação da colaboração do cidadão no desempenho de atividades de interesse geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite Filho, Geraldo Alemandro, Francisval de Melo Carvalho, and Luiz Marcelo Antonialli. "Heterogeneidade de desempenho das pequenas empresas brasileiras: uma abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR)." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 18, no. 3 (December 2012): 631–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112012000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi verificar se as diferenças de desempenho econômico (Taxa de Crescimento das Vendas -TCV) de pequenas empresas brasileiras, dentro de um mesmo setor, foram maiores do que as diferenças de desempenho econômico entre os setores. Sugeriu-se que os fatores internos (capacidades e competências organizacionais) exerceriam maior influência do que os fatores externos (posicionamento estratégico e localização) na heterogeneidade de desempenho econômico das pequenas empresas brasileiras. Os dados foram coletados de uma amostra de 328 pequenas empresas que mais cresceram no Brasil no ano de 2010. Os principais resultados evidenciaram diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) entre as pequenas empresas brasileiras independentemente do setor de atuação, confirmando o efeito firma na variação de desempenho. O efeito setor foi não significativo, uma vez que os resultados sugeriram não haver diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) nas pequenas empresas brasileiras a nível setorial. Observou-se ainda que a variância de desempenho econômico (TCV) entre os setores de atuação das empresas foi menor do que a variância de desempenho econômico (TCV) dentro do setor de atuação das empresas. Reforçou assim, o pressuposto de que os fatores internos, relacionados às empresas de forma individual, exerceram influência mais significativa do que os fatores externos na heterogeneidade de desempenho econômico. Concluiu-se que as capacidades e competências organizacionais foram distribuídas de forma heterogênea entre as firmas, causando influências diversas em seus indicadores de desempenho econômico (TCV), validando os fundamentos teóricos da Visão baseada em recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Regulamentação baseada no desempenho"

1

Kiefer, Andreas. "Gerencia de desempenho baseada em pesquisa multidimensional." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2010. http://hdl.handle.net/1884/24738.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SANTOS, Patrícia Maforte dos. "Seleção de modelos de previsão baseada em informações de desempenho." Universidade Federal de Pernambuco, 2006. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2698.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T16:00:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo6445_1.pdf: 691950 bytes, checksum: 1d1d5a8d1d2f4c1729145e463fb50d46 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2006
Uma série temporal é definida como um conjunto de observações de um fenômeno ordenadas no tempo. Existem vários problemas reais que podem ser representados por séries temporais, como o consumo mensal de água de uma casa, registrado ao longo de um mês; ou os valores de uma determinada aplicação financeira, medidos no decorrer de uma semana. A utilização da previsão de séries temporais pode ocorrer em diversas áreas, como mercado financeiro, detecção de fraude, indústria farmacêutica, medicina, entre outras. Existem vários modelos que podem ser utilizados para prever uma série temporal. Com isso, selecionar o modelo mais adequado pode ser uma tarefa difícil, que depende de fatores como o ajuste dos parâmetros dos modelos candidatos e as características da série. Podemos encontrar na literatura diversas abordagens que são utilizadas na seleção de modelos de previsão. Em nosso trabalho foi utilizada uma abordagem de Meta-Aprendizado, desenvolvida inicialmente para a seleção de algoritmos para problemas de aprendizado e adaptada ao problema de seleção de modelos. Diferentemente das abordagens mais comuns, a abordagem utilizada indica não apenas o melhor modelo aplicável ao problema de entrada, mas um ranking dos modelos candidatos baseado em critérios de desempenho fornecidos pelo usuário. Os resultados de desempenho obtidos pelos modelos candidatos em problemas processados no passado são utilizados na sugestão de modelos para novos problemas. Desta forma, a solução aqui proposta é mais informativa, no sentido de possibilitar ao usuário uma melhor percepção da relação entre os modelos candidatos. A abordagem foi investigada em 4 estudos de caso e apresentou resultados satisfatórios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nobre, Marcelo Henrique Ramalho. "An?lise de desempenho baseada em simula??o de redes WirelessHART." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15367.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:55:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceloHRN_DISSERT.pdf: 1910960 bytes, checksum: 696b69a0c65216fcf9b33e58073b32ab (MD5) Previous issue date: 2012-08-05
Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior
This dissertation describes the implementation of a WirelessHART networks simulation module for the Network Simulator 3, aiming for the acceptance of both on the present context of networks research and industry. For validating the module were imeplemented tests for attenuation, packet error rate, information transfer success rate and battery duration per station
Esta disserta??o descreve a implementa??o de um m?dulo de simula??o para redes WirelessHART, utilizando o simulador de redes Network Simulator 3, tendo em vista a aceita??o que ambos possuem no atual contexto de pesquisa e na ind?stria. Para valida??o do m?dulo foram implementados testes quanto a atenua??o dos sinais transmitidos, probabilidade de perda pacotes (Packet Error Rate PER), probabilidade de que uma informa??o produzida seja recebida no destino e dura??o da bateria nas esta??es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cuenca, Rafael Gigena. "Otimização de desempenho de aerofólios supercríticos: uma abordagem baseada em algoritmos genéticos." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-16062009-162726/.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo o estudo da otimização multiobjetivo aplicada ao projeto de perfis aerodinâmicos em regime transônico, analisando comparativamente diferentes formas de definir as funções objetivo. A otimização é efetuada pelo algoritmo genético NSGA-II. Os resultados são avaliados utilizando métricas de diversidade da população e otimalidade das soluções, das quais duas são propostas. As funções objetivo são constituidas de diferentes parametrizações da geometria e diferentes técnicas de simulação numérica. A parametrização da geometria é feita utilizando a paramentrização Parsec ou a parametrização baseada em pontos de controle. A discretização do domínio espacial é feita utilizando malha estruturada conformada ao perfil e suavização por EDP elíptica. As duas técnicas de volumes finitos com diferentes modelos para o cálculo do fluxo na face do volume implementadas foram o método de Jameson (esquema centrado) e o método de Roe (esquema upwind). As comparações feitas são as seguintes: utilização de modelo viscoso e invíscido, com o uso do código Mses com a parametrização por ponto de controle; a utilização da parametrização por ponto de controle e parametrização Parsec usando o método de Jameson; e a comparação entre o método centrado e o upwind, utilizando a parametrização Parsec. Conclui-se dos resultados obtidos que a utilização da parametrização por pontos de controle é melhor. Entretanto, ainda é necessária a utilização de uma parametrização que garanta maior suavidade ou a imposição de restrições sobre a suavidade da solução. A utilização do modelo viscoso torna os resultados da otimização melhores do ponto de vista da otimalidade. Na utilização de modelos de correção viscosa, como no caso do Mses, é necessária a utilização de métodos invíscidos que forneçam resultados com maior representatividade física
The objective of present study is analyze the multi-objective optimization applied to transonic airfoils project comparing different ways to define the objective functions. The optimization is evaluated by the genetic algorithm NSGA-II. The results is analyzed using metrics of diversity and optimality for multi-objective problems, which two are proposed. The objective functions are defined by different parametrizations of geometry and different techniques of numerical simulation. The geometry parametrization was made by two distinct forms: using Parsec parametrization; and the control points based parametrization. The space domain discretization was made using structured body-fitted mesh with elliptical PDE smooth. A finite volume code with two different techniques for calculations of flux interface had been implemented: the Jamesons method (centered); and the Roes method ( it upwind). For viscous model usage analysis was used the Mses code that has implemented a finite volumes technique with viscous model correction. The following comparisons has been made: viscous and inviscid model using the Mses code with the control points parametrization; the control points and Parsec parametrizations using the Jamesons method; and the comparison among the centered method and upwind using the parametrization Parsec. From the results, it is concluded that the used of control points parametrization is interesting. Although, is still needed the used of a parametrization that guarantees a better smoothness or the imposes of a geometrical or property distribution restriction. The uses of viscous model gives better optimizations results in optimality requirement. It is needed the uses of inviscid method that forces better physical representation when using viscous correction model
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schwartz, Christofer. "Avaliação de desempenho de compressores de imagens baseada no consumo de energia." Instituto Tecnológico de Aeronáutica, 2015. http://www.bd.bibl.ita.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3361.

Full text
Abstract:
O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma análise de desempenho de algoritmos de compressão de imagens, levando em consideração a energia demandada por eles. Em outras palavras, além dos critérios comumente utilizados para avaliar o desempenho de algoritmos de compressão de imagens (e.g., taxa-distorção), este trabalho também irá considerar uma variável custo em termos de energia (i.e., taxa-distorção-energia). Uma avaliação desse tipo pode permitir que a escolha de um algoritmo de compressão de imagens para operar em sistemas com restrição de energia (e.g., satélites de sensoriamento remoto) seja mais apropriada. Sabe-se que uma análise envolvendo o gasto de energia de um algoritmo apresentará resultados que dependerão do hardware que o executa. Por isso, o estudo feito por esse trabalho irá abordar o assunto considerando questões importantes da esfera da computação, onde alguns experimentos irão envolver plataformas de processamento com características distintas. Também é sabido que os processadores mais recentes permitem o processamento paralelo de operações. Quando utilizado, esse recurso é capaz de aumentar a eficiência do algoritmo em termos de tempo de processamento e gasto de energia. Por outro lado, os algoritmos de compressão de imagens mais utilizados, foram desenvolvidos sob a óptica do processamento sequencial de operações (assim como suas implementações mais usuais). Dito isso, este trabalho também irá avaliar o ganho de desempenho que é possível alcançar ao se perseguir a criação de algoritmos de compressão que façam uso do recurso de processamento paralelo. Os resultados das análises apontam para um aumento significativo do desempenho dos algoritmos analisados, em termos de tempo de processamento e gasto de energia, quando utilizado o recurso de processamento paralelo. Além disso, será possível analisar de que forma as estratégias de compressão adotadas pelos algoritmos que serão analisados irão impactar no consumo de energia do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Costa, Francisco da Silva. "Desempenho energético de edifícios residenciais no contexto da regulamentação térmica com recurso ao Energy Plus e TRNSYS." Master's thesis, FCT-UNL, 2012. http://hdl.handle.net/10362/7021.

Full text
Abstract:
Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil
No contexto actual em que a eficiência energética dos edifícios é um tópico de importância crescente na Europa, a caracterização adequada dos fenómenos de transferência de calor dos diversos elementos construtivos e ocupacionais das habitações torna-se fundamental para a análise da eficiência do comportamento térmico das habitações. A eficiência do comportamento térmico dos edifícios depende de diversos parâmetros intrínsecos, como os materiais e soluções construtivas adoptadas, a área de vãos envidraçados e seus sombreamentos, os processos de renovação do ar, a ocupação e actividades realizadas no interior do edifício, entre outros, e parâmetros extrínsecos como a temperatura exterior, radiação solar incidente e restantes condições climáticas. A conjugação e optimização dos parâmetros intrínsecos com os parâmetros extrínsecos permite a caracterização do comportamento térmico dum edifício e sua classificação energética. O Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) em vigor desde 2006, corresponde ao instrumento legislativo utilizado actualmente em Portugal utilizado para a caracterização do desempenho térmico dos edifícios. Por outro lado, as ferramentas de simulação computacional de comportamento térmico de edifícios disponíveis, como o Energy Plus e o TRNSYS, podem assumir um papel relevante na avaliação e optimização do desempenho energético de edifícios, devido às suas grandes potencialidades associadas. O presente trabalho surge com o objectivo da realização de uma análise ao comportamento térmico habitacional, recorrendo às três ferramentas mencionadas, RCCTE, Energy Plus e TRNSYS. Os resultados obtidos permitem a directa comparação dos parâmetros associados ao comportamento térmico, possibilitando a identificação dos principais vantagens associadas à utilização das ferramentas de simulação computacional e respectiva análise do desempenho energético de edifícios residenciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pimenta, Elaine Cristina Tomás. "Desempenho de uma biblioteca universitária baseada em indicadores de desempenho da ISO 11620: ações para melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados." Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016. http://repositorio.ufes.br/handle/10/5589.

Full text
Abstract:
Submitted by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2016-12-22T18:06:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
Approved for entry into archive by Morgana Andrade (morgana.andrade@ufes.br) on 2016-12-22T18:08:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-22T18:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 9 bytes, checksum: 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff (MD5) Dissertação - Elaine Cristina Tomás Pimenta.pdf: 1855983 bytes, checksum: 1725b62028da8b2da5d2e438ff6c30a7 (MD5)
O uso de indicadores para avaliar o desempenho de serviços de bibliotecas tem se tornado cada vez mais necessário, e seus resultados têm ajudado a melhorar o funcionamento dos serviços e da gestão. Este estudo se propõe identificar quais ações são necessárias para melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços prestados pela Biblioteca Central da Ufes e tem como objetivo avaliar a Biblioteca Central da Ufes usando indicadores de desempenho selecionados da ISO 11620, e a partir da seleção do conjunto desses indicadores, avaliar o desempenho dos serviços da Biblioteca Central da Ufes, analisar os resultados e propor ações de melhoria a partir da apuração dos dados. A metodologia adotada é de cunho qualitativo e quantitativo. A primeira etapa da metodologia foi baseada em uma revisão bibliográfica; na segunda etapa, a meta foi a obtenção de uma lista de indicadores de desempenho em que foram selecionados 35 indicadores para medir o desempenho da Biblioteca Central; e na terceira etapa, foi feita uma pesquisa de campo com o uso dos instrumentos: questionário, formulário, observação e análise documental. Para as análises estatísticas foi utilizado o software Microsoft Office Excel 2013. A pesquisa com o formulário contou com a participação de 135 usuários e a pesquisa com o questionário recebeu a colaboração de 572 usuários. Resultado de alguns indicadores: disponibilidade de títulos (87%), quantidade de publicações acadêmicas de propriedade da instituição no RI (12%), quantidade de materiais raros acessíveis pelo catálogo web (40%), horas de abertura em comparação com a procura (88%), quantidade de títulos não utilizados (32%), quantidade de atendimentos a usuários em aulas de treinamento por indivíduo (30), custo por uso da coleção (R$ 32,81), equipe de atendimento ao usuário como porcentagem da equipe total (60%), etc. As ações necessárias para solução dos problemas são: efetivação de projetos, fixação de metas de produção do trabalho, execução de treinamentos para os usuários, divulgação dos serviços, capacitação de pessoal, criação de políticas e aumento de verba para aquisição de materiais. A presente pesquisa poderá ter continuidade, visando ao diagnóstico do desempenho dessa biblioteca ao longo dos anos.
The use of indicators to evaluate the performance of library services has become increasingly necessary, and its results have helping to improve the functioning of services and management. This study aims to identify: what actions are needed to improve performance and quality of services provided by the Central Library Ufes. And aims to evaluate the Ufes Central Library using selected performance indicators of ISO 11620, and from the selection of the set of indicators identified in ISO 11620 in order to assess the performance of Ufes Central Library services apply the evaluation, analyze the results and propose improvement actions from the calculation of the results. The methodology is qualitative and quantitative. The first step of the methodology was based on a literature review; in the second step, the goal was to obtain a list of performance indicators indicators 35 which were selected to measure the performance of BC, and; the third stage, a field research was made which was used instruments: questionnaire form, observation and document analysis. For statistical analysis we used the Microsoft Office Excel software 2013. Research on the form with the participation of 135 users, and research with the questionnaire with the participation of 572 users. Result of some indicators: Titles Availability (87%), Number of academic publications owned by the institution in RI (12%), Number of affordable rare materials through the web catalog (40%), Hours open compared with demand (88%), Number of unused bonds (32%), Number of calls to users in training classes per individual (30), Cost per use of collection (R$ 32.81), The user service team as a percentage of the total staff (60%), etc. The necessary actions for solving the problems are: the realization of projects, placement of job production targets, training sessions for users, promotion of services, staff training, creating policies and increased funding for the purchase of materials. This search may be continued for the diagnosis performance of this library over the years.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Knop, Guilherme Ferreira Trezza. "Avaliação de desempenho baseada em variância mínima de controladores para malha de pH." Universidade Federal de Minas Gerais, 2011. http://hdl.handle.net/1843/BUOS-975GD7.

Full text
Abstract:
This work aims to assess the performace of a nonlinear control system. The operacional anddynamicdetails of a pH control plant aredescribed. The system gain changes nonlinearly on operational conditions, besides that its exhibits sensibility about others parameters like reagent concentration. The control system performance assessment is provided by a ratio of a minimum variance performance lower bound with the actual variance. This method is named as Minimum Variance Index. The minimum variance performance lower bound are hardly described. Basically, depends upon time delay, that is not constant over the operation conditions of the pH system. Nevertheless, having the notion of limitatins, a unique value of time delay is chosen for all operation setpoints of pH control. Before that, the minimum variance is estimated by three dif-ferent methods. The first one is described by (Desborough e Harris, 1992); the second is based on the prediction error defined by difference between system outuput and its predictor. The last one is based on noise determination and on parameters estimation. The methods are compared by experiments changes at configurations like model structure, estimator parameters and disturbance on the system. Results are analized to investigate the influence of nonlinearty at each estimation. Then, this estimation are implement to calculate the Minimum Variance Index. The performance of an adaptive controller and PI controller are compared by the analysis of the index, and finally, the conclusions are discussed.
Este trabalho tem por finalidade avaliar o desempenho de um sistema de controle não-linear. São descritos os detalhes operacionais e dinâmicos de uma planta de controle de pH. O ganho desse sistema varia não-linearmente com o ponto de operação, além de ser bem sensível a outros parâmetros como a concentração dos reagentes. Para o diagnóstico dessa malha de controle, utiliza-se um índice que relaciona a variância mínina teórica de um processo com sua variância atual. Denomina-se esse método como Índice de Variância Mínima. A variância mínima de um processo real não é facilmente determinável. Basicamente, é função do tempo morto, que, no sistema de controle de pH, não é constante e depende de algumas condições operacionais. Mesmo assim, define-se um valor único para tempo morto para o malha de pH, analisando criticamente essa escolha. Em seguida, estima-se a variância mínima por três métodos distintos. O primeiro método é definido por (Desborough e Harris, 1992); o segundo baseia-se no erro cometido pela predição; e o terceiro é proposto neste trabalho e refere-se à determinação de uma representação do ruído e estimação do sistema. Os métodos são comparados e submetidos a algumas análises diante das alterações do modelo es-colhido, características do estimador e ocorrência de perturbações. Os resultados para cada uma das situações são utilizados para verificar as influências da não-linearidade em cada uma das estimativas. Em seguida, esses valores são empregados para calcular o Índice de Variância Mínima. Compara-se o desempenho de um controlador adaptativo com um controlador de parâmetros fixos em um mesmo ponto de operação. O índice é analisado e enumeram-se algumas considerações a respeito das conclusões obtidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BEZERRA, Jadassohn Braga. "Gestão estratégica baseada na avaliação de desempenho: modelo de relatório corporativo de resultados." Universidade Federal de Pernambuco, 2009. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5074.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T17:35:55Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3619_1.pdf: 3382496 bytes, checksum: c0ad5b02ad3c2b933d5fb926aae4b16d (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2009
Este trabalho foi desenvolvido visando aumentar a vantagem competitiva das organizações mediante o estabelecimento de uma ferramenta de reforço à gestão estratégica moldada pelo estudo do atual cenário corporativo, caracterizado pelo agressivo nível concorrencial e pela presença de consumidores mais amadurecidos. A proposição é de um modelo de sistema de informação capaz de determinar regularmente o desempenho de uma empresa, auxiliar seu gerenciamento estratégico e apoiar a decisão. Caracteriza-se pela estruturação de um processo contínuo de coleta e de consolidação de dados obtidos dentro e fora da organização, de modo a transformá-los em informações estratégicas, que evidenciem as realizações corporativas, comparando-as com as metas definidas no planejamento estratégico. O modelo foi aplicado em uma empresa atuante no ramo de concessionárias de motos. Embora não tenha sido testado em outros tipos de organização, é possível estabelecê-lo como ferramenta útil para operar em quaisquer tipos de empresa, independentemente de seu objetivo, tamanho ou estrutura, proporcionando a monitoração das oportunidades de mercado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Porto, Wellington Silva. "Avaliação de desempenho de cooperativas de crédito rural baseada no uso do balanced scorecard." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82466.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-19T15:18:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 190483.pdf: 557144 bytes, checksum: df2dcce4912c5cdd899734913534c3bb (MD5)
As cooperativas são empresas que, por sua forma jurídica de constituição diferenciada, procuram criar vantagem competitiva em meio à concorrência do mercado em geral. Entretanto, a constituição jurídica das cooperativas, embasada atualmente na Lei nº 5.764/71, não pode ser considerada por si só uma vantagem competitiva para as cooperativas, sem que antes haja uma consolidação de modelos de gestão eficientes, eficazes e efetivos, e que estejam suportados por indicadores de desempenho que ajudem a direcionar as ações das cooperativas para uma performance baseada em suas formas de interação para com seus clientes (cooperantes e mercado em geral), e não apenas nas leis que sustentam sua constituição. Portanto, uma das ferramentas de auxílio à gestão apontada como de fundamental importância para a empresa é o Balanced Scorecard, o qual foi proposto, neste trabalho, ser implementado nas cooperativas de crédito rural. O Balanced Scorecard, adaptado às cooperativas de crédito rural, é um instrumento administrativo que gerencia sua performance futura, conciliando seus objetivos empresariais com seus objetivos sociais, sem se desvirtuar dos princípios cooperativistas, de modo a dar os subsídios necessários para que a cooperativa atenda os interesses comuns dos cooperantes e da sociedade. Dessa forma, a análise desse tipo de empresa é feita com base em quatro perspectivas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Assim, cada uma das perspectivas do Balanced Scorecard utiliza ferramentas auxiliares, de modo a compor um modelo que possa ser adaptado e integrado à estratégia competitiva de qualquer cooperativa de crédito rural. Para a concepção e ilustração do modelo, foi utilizada, como fonte de pesquisa, uma cooperativa de crédito rural real, onde foram obtidos alguns subsídios para se conhecer os principais objetivos e necessidades de uma cooperativa desse segmento. Ao final do projeto, listam-se as principais vantagens entre o modelo proposto e a atual forma de avaliação de desempenho utilizada pela cooperativa pesquisada. Com a análise final do projeto, verifica-se que não é possível gerenciar a performance futura utilizando apenas indicadores financeiros. A implantação do modelo exposto neste trabalho torna-se fundamental para a melhoria e gerenciamento constante da performance das cooperativas de crédito rural, desde que sejam observadas suas peculiaridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Regulamentação baseada no desempenho"

1

Raposo, João Vasconcelos. Injunções e ações de cobrança: Tramitação processual, execução baseada na injunção, regulamentação Europeia, jurisprudência, formulários. Lisboa: Quid Juris, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Ricardo Puziol de, Isabela Zara Cremonezi, Daniele Peralta, Marcos Vinícius de Oliveira Peres, and Juliano Katayama Groff. ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE DIAS CHUVOSOS NA REGIÃO SUL DO BRASIL EM TERMOS DE PROBABILIDADE. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060901.

Full text
Abstract:
A análise da distribuição dos períodos chuvosos baseada na precipitação diária é cada vez mais importante para a população de uma dada região e tais análises podem ser utilizadas para a finalidade de tomada de decisões e/ou previsões. Neste sentido é importante avaliar o desempenho de várias distribuições de probabilidade para melhor descrever o comportamento do comprimento de dias chuvosos. Na literatura, os modelos de probabilidade tradicionais como as distribuições de probabilidade geométrica (G), Poisson truncada em zero (ZTP), logarítmica (LG) e binomial negativa truncada em zero (ZTNB) são os mais comuns nesse tipo de análise. Este artigo identificou duas distribuições discretas univariadas obtidas pelo método de Nakagawa e Osaki (1975), as distribuições de probabilidade truncadas em zero Lindley (ZTDL) e quasiLindley (ZTQLD), como boas possíveis alternativas para as distribuições ZTP, ZTNB e G. Os resultados obtidos mostraram que as distribuições ZTDL e ZTDQL são muito promissoras para a modelagem dos comprimentos de períodos chuvosos com ajustes equivalentes/superior aos modelos ZTP, ZTNB e G.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Regulamentação baseada no desempenho"

1

Barreto, Kamilla Alves, and Aluska Ramos de Lira. "ESTRATÉGIAS DE DESEMPENHO E CONEXÕES POLÍTICAS: EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS NAS EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA B3." In Regulamentação Contábil e sua Imprescindibilidade no Cotidiano Social, 57–72. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9532117034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Carla Fabiana Gomes de. "ENTENDENDO E CONCEITUALIZANDO A FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ALTO DESEMPENHO NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA BASEADA EM PROJETOS E METODOLOGIA ÁGEIS." In Conteúdo Conceitual e Aspectos Práticos da Ciência da Computação, 97–110. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0102014129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mateus, Larissa Mendes, Luciane da Silva Oliveira, and Marcos Vinicio Diniz. "DESEMPENHO DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE ESPERA FELIZ/MG EM AVALIAÇÃO DE LARGA ESCALA E PERCEPÇÃO DOCENTE: ANÁLISE BASEADA NO PROEB/SIMAVE DE 2011 A 2017." In A educação enquanto fenômeno social: política, economia, ciência e cultura, 88–101. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3102009119.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Regulamentação baseada no desempenho"

1

dos Santos Júnior, Cláudio, Lucas Wanner, and Sandro Rigo. "Minicloud: uma nuvem gratuita baseada em Power." In Escola Regional de Alto Desempenho de São Paulo. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/eradsp.2021.16696.

Full text
Abstract:
Minicloud é um serviço de nuvem gratuito gerenciado por alunos baseada na arquitetura de processadores POWER da IBM. O serviço é usado por uma variedade de usuários em todo o mundo para fins que vão desde a construção, porte e testes de sistemas e software para Power, até a avaliação de desempenho e estudos acadêmicos. A infraestrutura da Minicloud é baseada no OpenStack, gerenciada e mantida pelo nosso time de estudantes de graduação. Este artigo apresenta uma visão geral da Minicloud, sua configuração, serviços disponíveis, perfis de usuriáo e casos de uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, João, Rodrigo Souza, Alexandre Souza, Patricia Davet, Ana Pernas, Adenauer Yamin, and Cláudio Geyer. "Uma Abordagem Autonômica Baseada em Regras para Consciência de Situação na Computação Ubíqua." In Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2013.16783.

Full text
Abstract:
Um dos principais desafios de pesquisa da Computação Ubíqua (UbiComp) diz respeito a necessidade das aplicações terem consciência do contexto situacional e, quando apropriado, responder de forma proativa a mudanças no mesmo. Este artigo apresenta uma arquitetura para consciência de situação, denominada EXEHDA-SA (Execution Environment for Highly Distributed Applications-Situation Awareness). Considera-se como principal contribuição deste trabalho a concepção de uma arquitetura para aquisição, processamento e disseminação de informações contextuais, de forma distribuída, independente das aplicações, em uma perspectiva autonômica e baseada em regras. Para avaliar as funcionalidades do EXEHDA-SA é apresentado um estudo de caso que destaca a prototipação e testes realizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves da Silva, Eduardo, and Cesar Albenes Zeferino. "Análise Arquitetural Comparativa do Desempenho de Redes-em-Chip Baseada em Simulação." In XVIII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2017. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2017.255.

Full text
Abstract:
As Redes-em-Chip são a infraestrutura de comunicação adotada nos sistemas many-core atuais e diversos estudos têm comparado o desempenho de arquiteturas de rede. Porém, esses trabalhos carecem de análises quantitativas ou de abrangência arquitetural. Para superar essas limitações, este artigo apresenta uma biblioteca de componentes de simulação que possibilita a modelagem de diferentes alternativas arquiteturais e a coleta de dados para uma comparação quantitativa. Um amplo conjunto de experimentos foi realizado para demonstrar a efetividade da biblioteca implementada. Os resultados obtidos permitem identificar as melhores alternativas de rede para diferentes cenários de tráfego.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Martinez, Andressa Carmo Pena, Douglas Lopes de Souza, Denise Mônaco dos Santos, Leonardo Gonçalves Pedroti, and Marianna Auxiliadora Dias Martins. "Simulação de desempenho estrutural baseada na prototipagem rápida com impressão 3d." In XXI Congreso Internacional de la Sociedad Iberoamericana de Gráfica Digital. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/sigradi2017-052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marques, Marco, and Charles Miers. "Registro de ciclo de vida de contêineres usando Docker Swarm com base em blockchain Hyperledger consorciado: Desempenho e impactos." In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10785.

Full text
Abstract:
A virtualização baseada em contêiner permite alocação dinâmica, possibilitando atender às necessidades de escalabilidade e tolerância a falhas. Este artigo apresenta uma proposta de uso de blockchain consorciada baseada na solução Hyperledger para registrar eventos de alocação e desalocação de contêineres usando o Docker Swarm. Gravar esses eventos em uma blockchain permite auditar os recursos empregados e a cronologia das operações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Umilio, Franco, Eduardo Inacio, and Mário Dantas. "Uma Abordagem em Ambiente Domiciliar Assistido Baseada no Paradigma de Segurança Orientada a Contexto." In XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscad_estendido.2019.8693.

Full text
Abstract:
A crescente expectativa de vida da população mundial traz alguns desafios que deverão ser enfrentados nas próximas décadas. Na área da saúde surgiu o AAL (Ambient Assisted Living). As tecnologias de rede, avançando sempre mais, e computadores com maior poder de processamento, facilitam a criação de sistemas AAL. Desta forma, neste trabalho, o paradigma de orientação a contexto para segurança é abordado, propondo uma possível solução com um sistema de SBDD (Sistema de Banco de Dados Distribuído),o qual como teste usa dois cenários com três usuários, tendo diferentes níveisde permissões de acesso ao banco de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Spenst, Márcio, Renata Suñé, Marcos Yokoo, and Leonardo Pinho. "Avaliação de uma Solução Baseada em Fog Computing para a Pecuária Leiteira de Precisão." In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10782.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta a concepção de um modelo de sistema computacional escalável e distribuído, aplicado à gestão e qualificação de processos existentes na cadeia do leite. Baseado em uma arquitetura cloud-fog-thing, de baixo custo, instalados no sistema de ordenha, compostos por sensores e atuadores, capazes de se comunicar, com dispositivos móveis de capacidade intermediária presentes na camada fog, explorando mecanismos de comunicação veicular entre as diferentes camadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Forte, C. H. V., A. Manacero, R. S. Lobato, R. Spolon, and J. N. Falavinha-Jr. "Política de escalonamento Owner-Share para sistemas de grades heterogêneas." In XVII Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2016.14262.

Full text
Abstract:
Grades formam uma infraestrutura eficiente para compartilhar recursos computacionais na internet, sendo a base para computação em nuvem. Um problema importante com grades é como alocar recursos entre usuários, em especial quando os recursos são fornecidos pelos próprios usuários. Várias políticas de justiça têm sido propostas, baseadas no histórico de uso, provisão de recursos, ou propriedade, por exemplo. Aqui apresentamos uma extensão de uma política baseada em propriedade (OSEP), buscando um maior controle de nós heterogêneos. Essa política é baseada em penalidades atribuídas por uso injusto de recursos. A definição e forma de cálculo das penalidades são descritas, assim como os resultados obtidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fazul, Rhauani, and Patricia Pitthan Barcelos. "Priorização no Balanceamento de Réplicas em Instâncias Heterogêneas do HDFS baseada na Capacidade dos Nodos." In XX Simpósio em Sistemas Computacionais de Alto Desempenho. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wscad.2019.8674.

Full text
Abstract:
O HDFS Balancer é o balanceador de réplicas nativo do Apache Hadoop, que opera em redistribuir os blocos de dados armazenados no sistema até que a utilização de todos os nodos do cluster fique dentro de um determinado threshold. Entretanto, a ferramenta não é otimizada para o balanceamento de instâncias do Hadoop executando em ambientes heterogêneos. Esse trabalho apresenta uma customização na polı́tica de operação padrão do HDFS Balancer que faz com que o reposicionamento das réplicas seja realizado considerando diferenças nas capacidades dos nodos. Dessa forma, nodos com alta capacidade são priorizados para o recebimento de um maior volume de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Baroni, Eduardo Ferreira, Gabriel Medina Braga, and Nahri Moreano. "Paralelização e Otimização em GPU do Problema do Par de Pontos Mais Próximos." In Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wperformance.2020.11115.

Full text
Abstract:
O Problema do Par de Pontos Mais Próximos (Closest Pair Problem -- CPP) consiste em encontrar o par de pontos mais próximos em um conjunto de pontos, e pode ser aplicado para resolver problemas de diferentes áreas. As soluções para o CPP encontradas na literatura são baseadas na abordagem de divisão e conquista, que permite a construção de um algoritmo ótimo para o CPP. Entretanto, essa abordagem não favorece a exploração de paralelismo na solução do CPP. As contribuições desse trabalho são: (a) a proposta de uma nova abordagem, baseada no particionamento espacial, para solução do CPP; (b) o desenvolvimento de uma solução sequencial para o CPP, baseada na nova abordagem, que obtém desempenho melhor que soluções baseadas na divisão e conquista; (c) o desenvolvimento de uma solução paralela para execução em GPU, também baseada na nova abordagem, que alcança de até 79,56 e 142,30 (para densidades de pontos baixa e alta, respectivamente), em relação à melhor solução sequencial; e (d) a proposta de otimizações para melhorar o desempenho das soluções sequencial e paralela desenvolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography