To see the other types of publications on this topic, follow the link: Regulamentação baseada no desempenho.

Journal articles on the topic 'Regulamentação baseada no desempenho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Regulamentação baseada no desempenho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Cantante, Ana Paula da Silva Rocha, Henriqueta Ilda Verganista Martins Fernandes, Manuela Josefa Teixeira, Mirna Albuquerque Frota, Karla Maria Carneiro Rolim, and Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque. "Sistemas de Saúde e Competências do Enfermeiro em Portugal." Ciência & Saúde Coletiva 25, no. 1 (January 2020): 261–72. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232020251.27682019.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo discorre sobre o Sistema de Saúde em Portugal que possui o modelo de Beverigde, baseado no financiamento dos serviços de saúde pelas receitas, obtidas por impostos sobre o rendimento dos contribuintes, alicerçado num sistema público, em que o direito à saúde é independente do trabalho e do emprego. O ensino de Enfermagem está estruturado em: Formação Pré-Graduada – Licenciatura; Mestrado e Doutorado em Ciências de Enfermagem e Enfermagem. A competência do enfermeiro de cuidados gerais refere-se ao desempenho profissional demonstrador da aplicação efetiva do conhecimento e das capacidades, que lhe permitem o juízo clínico e a tomada de decisão. O exercício das competências baseia-se na relação interpessoal entre o enfermeiro e o cliente individual e/ou grupo; tomada de decisão baseada em evidência científica, juízo clínico fundamentado nas necessidades de cuidados individuais ou do grupo, intervenções de Enfermagem prescritas considerando a segurança dos cuidados e do cliente, detecção precoce dos reais ou potenciais diagnósticos buscando resolução ou minimização das consequências, pelos valores dos clientes, além do respeito e regulamentação profissional que estabelecem a boa prática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rauschenbach, Rolf. "Processos de democracia direta: sim ou não? Os argumentos clássicos à luz da teoria e da prática." Revista de Sociologia e Política 22, no. 49 (March 2014): 205–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782014000100011.

Full text
Abstract:
Regularmente surgem controvérsias sobre os processos de democracia direta, dos quais os mecanismos mais frequentes são a iniciativa popular, o plebiscito e o referendo. Por um lado, há autores que defendem a posição de que essas instituições tornam o jogo político mais lento, caro, confuso e ilegítimo; outros defendem a posição contrária e argumentam que processos de democracia direta são fundamentais para os cidadãos e a qualidade da democracia. O presente estudo analisa esse tema em torno de sete questões, baseadas em considerações teóricas e pesquisas empíricas: 1. A questão entre o minimalismo e o maximalismo democrático; 2. A concorrência entre maioria e minoria; 3. A concorrência entre as instituições representativas e os processos de democracia direta; 4. A questão da competência dos cidadãos; 5. A questão dos efeitos colaterais dos processos de democracia direta; 6. A questão do tamanho do eleitorado; 7. A questão dos custos dos processos de democracia direta. As sete questões são analisadas a partir de uma revisão bibliográfica que considera tanto fontes nacionais como internacionais. O estudo mostra que os processos de democracia direta podem ser um complemento para as instituições representativas em um sistema democrático. O bom desempenho dos plebiscitos, referendos e iniciativas populares depende tanto da regulamentação destes como também do desempenho das outras instituições políticas e da situação socioeconômica de um país. O estudo permite ampliar e aprofundar o debate sobre processos de democracia direta no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Korontai, Jéssika Nassif, and Marcos Wagner da Fonseca. "Governança corporativa dos bancos e sua relação com indicadores de desempenho e risco." Enfoque: Reflexão Contábil 39, no. 3 (October 2, 2020): 151–68. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v39i3.47403.

Full text
Abstract:
O tema Governança Corporativa (GC) é um dos mais evidenciados nos últimos anos na área contábil. A pesquisa analisa o nível de GC das instituições financeiras brasileiras, pela sua importância frente a estabilidade do sistema econômico e financeiro nacional. O objetivo principal é verificar se a regulamentação bancária é substituta ou complementar à Governança e se pode influenciar o desempenho e risco dos bancos. Para tanto, o estudo propôs um índice de governança específico para bancos (IGOV-Bancos), visto que os mencionados na literatura não atendem ao enforcement do setor. Na sequência, as variáveis de desempenho e risco identificadas tiveram como base a metodologia americana utilizada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). A metodologia econométrica utilizada foi Análise em Painel. A amostra contou com os 50 maiores bancos do relatório Top50Bacen no período de 2010 à 2014. Os resultados da pesquisa apontam que a regulamentação bancária é a própria governança corporativa, aliás, muitos bancos não atendem nem a legislação bancária. Os resultados revelam que o IGOV-Bancos influenciou positivamente o desempenho e negativamente o risco das instituições, tendo pelo menos uma variável com resultado esperado encontrado. Em relação às sub-hipóteses de risco, as regressões demonstraram que tanto o Risco de Mercado quanto o Risco de Crédito não foram significantes. O Risco Operacional e Risco de Liquidez foram significativos. Ao concluir o presente estudo, espera-se ter apontado que a governança corporativa em bancos tem que evoluir para além do que se exige a regulamentação, mas que mesmo assim, quanto maior o IGOVBancos, maior o desempenho e menor o risco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lima, Eliana Sangreman, and Adiel Teixeira de Almeida. "Um modelo de sistema de informação para avaliação de expectativa de desempenho estratégico." Production 9, no. 1 (June 1999): 41–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65131999000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva apresentar um Modelo de Sistema de Informação para avaliar o desempenho estratégico organizacional, através de uma abordagem baseada em resultados. O Modelo disponibiliza ao executivo uma visão integrada do desempenho organizacional da unidade de negócio. Sua essência é a avaliação do desempenho de fatores críticos de sucesso (FCS), para o alcance dos objetivos estratégicos da organização. O desempenho resultante depende da agregação dos FCS, usando-se a teoria da confiabilidade, cm uma abordagem bayesiana. O resultado é obtido através da probabilidade subjetiva dos FCS, baseada na visão prospectiva de especialistas e, então, expresso como expectativa de resultados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Maçaneiro, Marlete Beatriz, Sieglinde Kindl da Cunha, Marcos Roberto Kuhl, and João Carlos da Cunha. "A Regulamentação Ambiental Conduzindo Estratégias Ecoinovativas na Indústria de Papel e Celulose." Revista de Administração Contemporânea 19, no. 1 (February 2015): 65–83. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac20151779.

Full text
Abstract:
Objetivou-se analisar, neste estudo, a associação da regulamentação ambiental com a adoção de estratégias de ecoinovação proativas e reativas na indústria brasileira de celulose, papel e produtos de papel. A metodologia foi baseada na abordagem quantitativa, utilizando a estratégia de levantamento de corte transversal, por meio de um questionário on-line autoadministrado, respondido por 117 empresas do setor, de todos os portes e de todas as regiões do Brasil. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística inferencial pela análise de regressão logística. Os principais resultados apontam que as organizações participantes deste estudo consideram a regulamentação ambiental como condutora de estratégias de ecoinovação proativas, de forma mais contundente que as reativas, em oposição à literatura anterior. Este resultado se insere na perspectiva evolucionista, a qual postula que as empresas veem a regulamentação ambiental menos como custo e mais como oportunidade, orientando-as para melhoria de produtividade e competitividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Teixeira, Anderson Alexsander Rodrigues, Caio Viana Botelho, and Camila Roncari Ferreira. "Aprendizagem baseada em equipe em neurofisiologia." Revista de Medicina 99, no. 3 (June 12, 2020): 236–41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p236-241.

Full text
Abstract:
Introdução: Muitos estudantes de medicina têm medo das neurociências e isso é descrito na literatura médica como neurofobia. A neurofobia parece estar relacionada principalmente ao pouco conhecimento de conceitos básicos na área. A aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino na qual os estudantes estão envolvidos na construção do conhecimento, em oposição à aprendizagem passiva (AP). A aprendizagem baseada em equipe (ABE) é uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem. Objetivo: Nosso objetivo foi investigar se a ABE melhoraria o desempenho acadêmico em tópicos de neurofisiologia por estudantes brasileiros de medicina e avaliar a percepção desses sobre essa metodologia de ensino. Métodos: O estudo envolveu estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no Brasil. Foram conduzidas atividades de monitoria sobre “Organização do Sistema Nervoso Central” (OSNC) e “Sistema nervoso autônomo” (SNA). Os estudantes tiveram atividades de monitoria sobre um tópico no formato ABE e outro no formato AP. Um questionário foi aplicado para comparar desempenho e avaliar a percepção sobre as metodologias de ensino. Resultados: Os estudantes que tiveram atividade de monitoria sobre OSNC usando ABE tiveram uma pontuação significativamente maior (7,5 ± 0,1, vs. AP: 6,2 ± 0,2) em comparação com AP. Para SNA, ABE também promoveu maior pontuação (6,5 ± 0,3, vs. AP: 5,3 ± 0,3). Número significativamente maior de estudantes classificou ABE como excelente ou muito bom e considerou que ABE promove maior interação, melhora o desempenho e incentiva comunicação e discussão. Conclusão: Esses resultados sugerem que ABE é uma metodologia de ensino eficiente para auxiliar os estudantes de medicina a construir um conhecimento básico sólido sobre neurociências e possivelmente superar a neurofobia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rodrigues, Carmelita Gomes, and Marcelo De Araújo Tavares. "PSICOTERAPIA ONLINE: DEMANDA CRESCENTE E SUGESTÕES PARA REGULAMENTAÇÃO." Psicologia em Estudo 21, no. 4 (January 6, 2017): 735. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v21i4.29658.

Full text
Abstract:
A psicoterapia online é uma forma de psicoterapia, conduzida por meio de sessões síncronas via internet, ainda não permitidas no Brasil, exceto em alguns casos definidos pela resolução 011/2012, do Conselho Federal de Psicologia. Tal restrição é baseada no entendimento de que a pesquisa disponível é insuficiente para autorizar a utilização generalizada desse tipo de serviço. Estudos sobre a aliança terapêutica no atendimento psicológico, fornecido exclusivamente pela internet, mostram que o estabelecimento da relação terapêutica em chamadas online síncronas ocorre de maneira muito parecida com o que acontece em processos terapêuticos face a face, considerando tanto seus benefícios como seus desafios. Este artigo tem como objetivos ampliar a compreensão da psicoterapia online e questionar a sua simples proibição, sinalizando os perigos implicados, vis-a-vis o aumento da demanda para o serviço e seu uso crescente, em desrespeito às restrições atuais. Este artigo também faz sugestões para a regulação do serviço no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cecílio, Waléria Adriana Gonçalez, and Daniel Guimarães Tedesco. "Aprendizagem Baseada em Projetos." Revista Docência do Ensino Superior 9 (September 17, 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2019.2600.

Full text
Abstract:
Este artigo relata uma experiência realizada nos cursos de Engenharia da Universidade Positivo, a partir da necessidade de engajar os estudantes e desenvolver as habilidades de mais alta ordem na Taxonomia de Anderson et al. (2001). No âmbito das práticas pedagógicas, desenvolveu-se com estudantes do primeiro ano de Engenharia uma Aprendizagem Baseada em Projeto. As sequências didáticas articulam teoria e prática, privilegiando o estudo de cônicas, quádricas e suas aplicações. Especificamente utilizou-se Aprendizagem Baseada em Projeto como estratégia metodológica para tornar as aulas mais interativas, diminuindo a passividade dos estudantes, desenvolvendo a autonomia e o engajamento a partir de problemas reais. Os resultados da experiência demonstraram uma melhora significativa no desempenho dos estudantes nas avaliações que envolviam os temas de estudos propostos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Crepaldi, Gabriella. ""BARATTO AMMINISTRATIVO”: SUBSIDIARIEDADE, COLABORAÇÃO E ECONOMIA." Revista Direitos Fundamentais & Democracia 24, no. 3 (December 10, 2019): 156–80. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v24i31755.

Full text
Abstract:
A nova regulamentação dos contratos públicos enquadra e aprimora as formas de parcerias da Administração com os particulares e as parcerias sociais no âmbito do princípio da subsidiariedade horizontal: o artigo enfoca as trocas administrativas (baratto amministrativo) como a principal manifestação da colaboração do cidadão no desempenho de atividades de interesse geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Leite Filho, Geraldo Alemandro, Francisval de Melo Carvalho, and Luiz Marcelo Antonialli. "Heterogeneidade de desempenho das pequenas empresas brasileiras: uma abordagem da Visão Baseada em Recursos (VBR)." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 18, no. 3 (December 2012): 631–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112012000300003.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi verificar se as diferenças de desempenho econômico (Taxa de Crescimento das Vendas -TCV) de pequenas empresas brasileiras, dentro de um mesmo setor, foram maiores do que as diferenças de desempenho econômico entre os setores. Sugeriu-se que os fatores internos (capacidades e competências organizacionais) exerceriam maior influência do que os fatores externos (posicionamento estratégico e localização) na heterogeneidade de desempenho econômico das pequenas empresas brasileiras. Os dados foram coletados de uma amostra de 328 pequenas empresas que mais cresceram no Brasil no ano de 2010. Os principais resultados evidenciaram diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) entre as pequenas empresas brasileiras independentemente do setor de atuação, confirmando o efeito firma na variação de desempenho. O efeito setor foi não significativo, uma vez que os resultados sugeriram não haver diferenças significativas de desempenho econômico (TCV) nas pequenas empresas brasileiras a nível setorial. Observou-se ainda que a variância de desempenho econômico (TCV) entre os setores de atuação das empresas foi menor do que a variância de desempenho econômico (TCV) dentro do setor de atuação das empresas. Reforçou assim, o pressuposto de que os fatores internos, relacionados às empresas de forma individual, exerceram influência mais significativa do que os fatores externos na heterogeneidade de desempenho econômico. Concluiu-se que as capacidades e competências organizacionais foram distribuídas de forma heterogênea entre as firmas, causando influências diversas em seus indicadores de desempenho econômico (TCV), validando os fundamentos teóricos da Visão baseada em recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Oliveira, Sebastião Luís de, Adriano Francisco Siqueira, and Estaner Claro Romão. "Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Médio: estudo comparativo entre métodos de ensino." Bolema: Boletim de Educação Matemática 34, no. 67 (May 2020): 764–85. http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v34n67a20.

Full text
Abstract:
Resumo Novas metodologias de ensino estão sendo utilizadas em sala de aula como forma de propiciar uma melhor aprendizagem dos conteúdos curriculares. As modificações sociais, econômicas e tecnológicas do mundo contemporâneo, impõem ao sistema educacional, a necessidade de desenvolver novos modelos de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo comparar estatisticamente, em duas turmas de alunos, o método de ensino expositivo e a aprendizagem baseada em projetos, concomitantemente ao ensino tradicional. Utilizamos um delineamento experimental tendo como variável independente o método de ensino, e como variáveis independentes, a motivação para aprender, atitudes em relação á Matemática e o desempenho escolar. Os resultados encontrados foram: nos aspectos motivação para aprender e atitudes em relação à Matemática não foram encontradas diferenças significativas entre os métodos de ensino. No aspecto desempenho escolar, uma das turmas no qual se utilizou a aprendizagem baseada em projetos teve melhor desempenho do que aturma que utilizou o método de ensino expositivo. Os resultados indicam que a aprendizagem baseada em projetos é um método de ensino exequível na Educação Básica com resultados ligeiramente superiores ao método de ensino expositivo tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Pereira, Marcus Vinícius Gomes, Alessandro Messias Moreira, and Sheldon William Silva. "A influência da avaliação baseada em desempenho no sistema de valorização do mérito: uma proposta para as escolas militares de formação e aperfeiçoamento." Scientiam Juris 7, no. 1 (November 5, 2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3039.2019.001.0001.

Full text
Abstract:
Este trabalho demonstra a necessidade de realizar uma avaliação padronizada, baseada no desempenho do aluno para possibilitar a seleção de militares de diferentes turmas de formação e aperfeiçoamento. O propósito deste estudo é encontrar uma fórmula baseada na média e no desvio padrão, capaz de padronizar as notas dos alunos e possibilitar a comparação entre turmas diferentes. Este intento será alcançado mediante pesquisa bibliográfica do assunto, comparativo com outras instituições que já utilizam a nota padronizada, além da pesquisa do desvio padrão e da média entre turmas de aperfeiçoamento da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Foi possível evidenciar que a nota padronizada, atualmente, é a forma mais coerente de comparação de turmas e provas diferentes, contribuindo para uma análise de desempenho mais confiável e baseada no desempenho. Observou-se distorções nas notas e médias das turmas da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais próximas, nas quais os militares concorrem aos processos seletivos com notas não padronizadas, demonstrando uma discrepância do sistema atual que utiliza a nota bruta. Tal fato possibilitou a concepção de uma fórmula capaz de padronizar as notas e evitar as distorções nos processos seletivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Brito, Renata Peregrino de, and Luiz Artur Ledur Brito. "Vantagem competitiva e sua relação com o desempenho: uma abordagem baseada em valor." Revista de Administração Contemporânea 16, no. 3 (June 2012): 360–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552012000300003.

Full text
Abstract:
Este ensaio teórico discute o conceito de vantagem competitiva identificando os desafios da área de estratégia em obter uma definição precisa, operacionalizável e que relacione o conceito com o desempenho das empresas. Inicia-se pela consolidação e pela análise dos principais trabalhos na área, em que explicitamos as lacunas e a falta de diferenciação entre os construtos de vantagem competitiva e desempenho. O artigo traz uma definição baseada na criação de valor superior, sendo esse delimitado pela diferença entre a disposição a pagar dos clientes e o custo de oportunidade dos fornecedores. Tal definição sugere que o valor criado pode ser divido em três partes: o valor apropriado pela empresa, o excedente dos clientes e o excedente dos fornecedores. Cada uma das partes traz implicações para o desempenho da empresa, sendo que o valor apropriado revela o lucro desta, e o valor não apropriado pode se traduzir em crescimento e em desempenho operacional. No tocante à operacionalização da vantagem competitiva, discutimos aspectos relativos à comparação entre empresas e à temporalidade de observação do evento. Como decorrências desse ensaio, está o estudo da lógica causal entre vantagem competitiva e desempenho, e a constatação de que o estudo da vantagem competitiva por meio de variável única é impreciso e não mede a extensão dos resultados das decisões estratégicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santos, Wilton Silva dos. "Organização curricular baseada em competência na educação médica." Revista Brasileira de Educação Médica 35, no. 1 (March 2011): 86–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000100012.

Full text
Abstract:
Competência, para fins de organização de currículos na área de saúde, deve ser concebida como a capacidade de mobilizar, articular e colocar em prática conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho efetivo das atividades requeridas no contexto do trabalho. Currículos orientados por competência devem alinhar metodologias de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas, diferentes contextos e cenários de aprendizagem, métodos de avaliação e atividades de pesquisa com esse princípio de organização curricular. Caracteristicamente, são centrados na busca ativa pelo conhecimento, interdisciplinaridade, integração teórico-prática e interação ensino-sociedade, trazendo o desenvolvimento da identidade profissional para o centro das atividades de aprendizado. Sua construção envolve, inicialmente, a identificação e definição das competências necessárias à boa prática profissional. Em seguida, a definição de seus componentes e os níveis de desempenho. Posteriormente, deve ser elaborado um programa de avaliação que esteja prioritariamente a serviço do aprendizado (avaliação formativa) e que seja voltado para a detecção de conhecimentos, habilidades e atitudes assimilados pelos estudantes e não para sua classificação dentro de um grupo normativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mesquita, Rafael Agnelli, and Priscilla Moraes. "Tratamento térmico de moldes e matrizes e os aspectos de qualidade relevantes." Exacta 10, no. 3 (December 21, 2012): 357–70. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v10n3.3915.

Full text
Abstract:
Neste artigo, discute-se a problemática do controle de tratamentos térmicos de ferramentas, moldes e matrizes. Diversos aspectos metalúrgicos específicos dos aços ferramenta são apontados, ilustrando quão crítica é a qualidade do tratamento térmico para o desempenho final das ferramentas. Apesar dessa relevância, os mecanismos tradicionais de controle são mostrados como ineficazes para garantir um desempenho adequado. Assim, uma metodologia baseada no controle do processo é proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Moura, Ada Ravana Costa, Suzana Mª Gico Lima Montenegro, Antônio Celso Dantas Antonino, José Roberto Gonçalves de Azevedo, Bernardo Barbosa da Silva, and Leidjane Mª Maciel de Oliveira. "Evapotranspiração de referência baseada em métodos empíricos em bacia experimental no estado de Pernambuco - Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 28, no. 2 (June 2013): 181–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862013000200007.

Full text
Abstract:
O estudo da evapotranspiração é importante para o planejamento agrícola, principalmente em regiões caracterizadas por grandes variabilidades espacial e temporal da precipitação, como nas áreas áridas e semiáridas do Nordeste do Brasil. Embora existam no Brasil duas grandes redes de observação meteorológica (INMET e CPTEC), ainda há muitas regiões não cobertas pelas mesmas, evidenciando a necessidade de métodos de cômputo da evapotranspiração baseados em poucos elementos meteorológicos. Considerando esta necessidade, este trabalho objetivou determinar a evapotranspiração de referência (ETo) por métodos indiretos em várias escalas de tempo na bacia experimental do riacho Gameleira, Vitória de Santo Antão, PE. Os métodos indiretos foram avaliados tendo como padrão o método Penman-Monteith FAO-56. Dentre os métodos baseados na temperatura do ar, Hargreaves-Samani (1985) apresentou desempenho "ótimo" nas escalas pentadal a mensal, seguido de Blaney-Criddle com desempenho "muito bom". Já os métodos de Camargo, Thornthwaite modificado e Thornthwaite apresentaram variações de desempenho de "mau a muito bom". Dos métodos baseados na radiação solar, o melhor desempenho foi o método da Radiação Solar, seguido de Makkink e Jensen-Haise. Diferentemente, os métodos baseados em modelagem estatística não estimaram a ETo com boa precisão, resultando em baixos coeficientes de determinação e desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Costa, Lúcia De Fátima Lúcio Gomes da, Anderson Luiz Rezende Mol, Miguel Eduardo Moreno Añez, and Thiago Dos Santos zevedo Damasceno. "Desempenho internacional de empresas exportadoras: uma análise fatorial baseada em recursos." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 41 (June 29, 2018): 128. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n41p128-138.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo tem por objetivo identificar os fatores relacionados às capacidades organizacionais que influenciam o desempenho internacional da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. A abordagem comportamental da internacionalização trata da percepção do fenômeno como processo gradual sob a perspectiva do comportamento dos executivos. Foi realizada uma pesquisa <em>survey </em>explanatória de corte transversal, incluindo 150 empresas exportadoras com atuação no Nordeste do Brasil. Foi formulado um modelo conceitual, com cinco constructos, representativo dos efeitos de fatores externos sobre o desempenho internacional. Os dados foram tratados aplicando a Análise Fatorial Exploratória. Como principal resultado da investigação, identificou-se os recursos organizacionais, relacionais, financeiros, humanos e físicos representam fatores de influencia sobre as estratégias internacionais. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Reis, Robson Costa, Marcelo Cabus Klotzle, Antonio Carlos Figueiredo Pinto, and Leonardo Lima Gomes. "Fundos Comportamentais possuem Desempenho Superior? Uma Análise baseada em Evidências Internacionais." Brazilian Review of Finance 14, no. 4 (July 15, 2017): 479. http://dx.doi.org/10.12660/rbfin.v14n4.2016.59337.

Full text
Abstract:
This work has analyzed the performance of 31 behavioral mutual funds in the USA, Europe and Japan described in Santoni and Kelshiker (2010). Were observed the performances of the funds and their respective benchmarks in four indicators: the Sharpe index, Sortino Index, Omega Measure and the Behavioral Performance Measure. The horizon of analysis was 10 years (Jan/04 to Dec/14) divided in intervals of 6, 12, 36, 60 and 120 months. Based on the consolidation of indicators the funds were ranked and classified into three bands of performance: top, middle and bottom. In the interval of 120 months there was, in general, no significant (5%) difference in the average performance between the funds and the benchmarks. The analysis by intervals indicated that the performance of the funds in relation to the benchmarks worsen as the investment horizon increases. In shorter intervals (6 and 12 months) there was, in average, a significant difference in performance while in longer maturities (36 and 60 months) the average performance of the funds was significantly lower than the benchmarks. In the mean of all intervals the average performance of the funds was significantly lower than the benchmarks
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Müller, Ana Carolina Mecabô, Eric Vinicius Lucion, Maria Inês Presrlak, and Claudio Antonio Rojo. "Proposta de indicadores de evolução de empresas incubadas: gestão baseada na metodologia CERNE." Revista Gestão & Tecnologia 17, no. 3 (December 1, 2017): 292–311. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.942.

Full text
Abstract:
Este relato técnico retrata a intervenção realizada junto ao Centro de Incubação Tecnológica da FUNDETEC, cujo objetivo foi desenvolver uma proposta de indicadores de desempenho que identifiquem a evolução das empresas incubadas. Esses indicadores estão vinculados ao processo de monitoramento do desenvolvimento dos empreendimentos, que corresponde a um dos processos-chave exigidos para a implantação do Método CERNE. Em termos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso qualitativo. Os dados foram coletados por meio de documentos do CERNE, da FUNDETEC e do Centro Incubador. O resultado da intervenção foi dez indicadores de desempenho, distribuídos igualmente entre os eixos do CERNE. Os indicadores são qualitativos e quantitativos, e tem como característica comum, a viabilidade de aplicação. Como contribuições a incubadora, destaca-se tanto o cumprimento de um processo-chave do CERNE, como também, o aprimoramento dos indicadores de desempenho do monitoramento, que é o processo decisivo na graduação dos empreendimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Luz, Sheila Oliveira de Castro da, Miguel Afonso Sellitto, and Luciana Paulo Gomes. "Medição de desempenho ambiental baseada em método multicriterial de apoio à decisão: estudo de caso na indústria automotiva." Gestão & Produção 13, no. 3 (December 2006): 557–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2006000300016.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta e discute um estudo de caso sobre medição de desempenho ambiental (MDA) baseada em um método multicriterial de apoio à decisão, o AHP. A medição foi feita em uma operação de manufatura da indústria automotiva, cujo Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é certificado conforme a norma ISO 14001:2004. A metodologia foi desenvolvida de forma a viabilizar a sua extensão a outras indústrias ou tipos de operação. O artigo inicia apresentando uma discussão sobre desempenho empresarial e ambiental, justificando a necessidade de um índice para medir e comunicar este desempenho. Cita-se o método multicriterial usado e, a seguir, propõe-se a metodologia de medição, na qual se formulam construtos de sustentação do índice, calculam-se importâncias relativas dos construtos e especificam-se os indicadores. O índice foi calculado para o desempenho atual, chegando-se a um desempenho ambiental próximo a 85% do máximo possível. Os construtos empregados na medição são: resíduos sólidos; efluentes; emissões atmosféricas; uso de recursos naturais; e gestão ambiental. As principais oportunidades de melhoria ambiental são reduções no uso de recursos naturais e em emissões atmosféricas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Mambrin, Ritieli Baptista, Nerinéia Dalfollo Ribeiro, Lindolfo Storck, Lucas Da Silva Domingues, and Karine Andréia Barkert. "SELEÇÃO DE LINHAGENS DE FEIJÃO BASEADA EM CARACTERES MORFOLÓGICOS, FENOLÓGICOS E DE PRODUÇÃO." BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE - Revista de Agricultura 90, no. 2 (October 14, 2015): 141. http://dx.doi.org/10.37856/bja.v90i2.128.

Full text
Abstract:
A seleção de linhagens de feijão com alto desempenho agronômico é prioridade nos programas de melhoramento. Portanto, foi objetivo desse trabalho avaliar a variabilidade genética de linhagens de feijão quanto aos caracteres morfológicos, fenológicos e de produção, estudar a associação linear e as relações diretas e indiretas entre esses caracteres e a produtividade de grãos e selecionar linhagens com alto desempenho agronômico. Para tanto, 14 linhagens avançadas de feijão foram avaliadas em duas épocas de cultivo (safra e safrinha). As linhagens de feijão apresentaram variabilidade genética para os caracteres morfológicos, fenológicos e de produção. Coeficiente de correlação linear positivo (r= 0,775) e maior efeito direto (0,751) foram verificados entre a produtividade de grãos e o número de dias da emergência à floração. Os caracteres morfológicos e de produção não apresentam estimativas de coeficiente de correlação favoráveis à seleção de linhagens de feijão com superioridade para a produtividade de grãos. A seleção indireta para a floração tardia é eficiente para o aumento da produtividade de grãos em linhagens de feijão. O cruzamento das linhagens Andinas BRS MG Realce e TB 02-24 com as linhagens Mesoamericanas CNFP 10104, CHC 01175, LP 08-90, SM 1810, SM 1107 e LP 07-08 é recomendado para a obtenção de linhagens de feijão com alto desempenho agronômico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Araujo, Luis Augusto, Elizabete Catapan, and Marcia Mondardo. "Por que alguns estabelecimentos agropecuários superam outros em Santa Catarina? Uma visão baseada em recursos (VBR)." Textos de Economia 22, no. 1 (July 23, 2019): 141–69. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8085.2019v22n1p141.

Full text
Abstract:
A Visão Baseada em Recursos preconiza que os estabelecimentos agropecuários se destacariam de outros em termos de desempenho econômico devido a posse e utilização de recursos estratégicos. O artigo objetiva analisar a associação existente entre a heterogeneidade do desempenho de estabelecimentos agropecuários de Santa Catarina e as capacidades dos seus recursos percebidas pelos agricultores. É um estudo com abordagem de pesquisa quantitativa e os dados tratados com estatísticas descritivas, testes de médias e análise de correlação. Os resultados sugerem haver evidencias de que a capacidade de comercialização e marketing e de gestão da informação estão associadas com a renda. Além disso, sugerem que as médias e as variâncias de desempenho econômico dos estabelecimentos são estatisticamente iguais, tanto em relação ao sistema de produção como em relação ao ano agrícola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mizuno, Jorge, Luis Carlos Duclós, Wesley Vieira da Silva, and Daniela Torres da Rocha. "ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 5, no. 1 (April 26, 2011): 66. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v5i1.21.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de analisar eficiência do uso dos recursos dos Fundos de Investimentos Imobiliários utilizando a métrica DEA com aderência à teoria Visão Baseada em Recursos. Os resultados deste estudo sugerem os Fundos são mais eficientes no uso de recursos do Patrimônio Líquido e Ativo Total do que o uso de Receitas. Verificou-se também, que a teoria Visão Baseada em Recursos apresentou aderência aos aspectos que explicam as razões de forma abrangente, da ocorrência de grandes diferenças de desempenho dada a existência de vantagem competitiva nos Fundos de Investimentos Imobiliários analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Martim Francisco de Oliveira e., Jorge Ferreira da Silva, and Luiz Felipe Jacques da Motta. "A vantagem competitiva das nações e a vantagem competitiva das empresas: o que importa na localização?" Revista de Administração Pública 46, no. 3 (June 2012): 701–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122012000300004.

Full text
Abstract:
Há dois enfoques dominantes para explicar o desempenho das empresas: a visão da Organização Industrial e a Visão Baseada em Recursos, ambos amplamente pesquisados. Entretanto, a relação entre o desempenho das empresas e a competitividade das nações ainda é pouco explorada. Este estudo buscou verificar se o desempenho das empresas se relaciona ao ambiente de seus países e quais fatores destes são mais relevantes. Foram encontradas evidências da relação entre os indicadores de competitividade dos países e o desempenho sustentável de suas empresas. O estudo relacionou de maneira pioneira os conceitos da vantagem competitiva das nações e da vantagem competitiva das empresas, testou empiricamente o modelo do Diamante Competitivo do professor Michael Porter, destacou três variáveis habitualmente negligenciadas na linha de pesquisas das fontes de desempenho de empresas (a Sofisticação dos Compradores, o PIB e as Compras Governamentais) e criou um indicador de desempenho que também traduz sua sustentabilidade, associado à linha da pesquisa da persistência dos retornos extraordinários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Evelyn, and Frank Paulo Cardoso. "Aprendizagem baseada em equipes no ensino de bioquímica na graduação." Revista de Ensino de Bioquímica 17 (June 3, 2019): 26–36. http://dx.doi.org/10.16923/reb.v17i0.848.

Full text
Abstract:
O ensino da bioquímica é, muitas vezes, exposto em aulas teóricas, sendo visto pelos alunos como disciplina de difícil aprendizado. A aprendizagem baseada em equipe (ABE) é uma ferramenta de aprendizagem ativa que combina a preparação independente do estudante, previamente à aula, com a discussão em pequenos grupos em classe, sendo que o estudante assume uma posição ativa no aprendizado. Adotamos a ABE no ensino do metabolismo lipídico na disciplina de bioquímica. Neste estudo, avaliamos as percepções dos alunos sobre a ABE através de uma pesquisa qualitativa e também através do desempenho estudantil em três semestres onde diferentes abordagens de ensino foram utilizadas. Para a preparação da atividade, aulas expositivas foram complementadas com materiais extras que foram disponibilizados previamente aos estudantes. No dia da atividade os estudantes realizaram um teste individual, um teste de equipe e finalmente uma discussão geral do assunto abordado. Os resultados demonstram que os estudantes se sentiram motivados, no entanto apresentaram dificuldades em trabalhar em grupo. O desempenho dos estudantes que participaram da ABE melhorou em relação aos alunos que participaram apenas de aulas expositivas ou estudo dirigido. Este trabalho permite concluir que a inserção de metodologia ativa como a ABE favoreceu o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas e pode ser uma estratégia de ensino eficaz para a bioquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Galvao, Katia Cristina Cabral Monteiro, Danilo Soares Monte-mor, and Neyla Tardin. "O efeito do treinamento na percepção do desempenho individual: uma análise baseada nos treinamentos ofertados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES)." Revista de Contabilidade e Organizações 11, no. 29 (May 31, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v11i29.122140.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga se os treinamentos ofertados aos servidores públicos melhoram o seu desempenho no cumprimento de suas atribuições. Para tanto, optou-se por uma Instituição Pública de Ensino, cuja ampliação de suas unidades entre 2008 e 2010 resultou no aumento do quadro de pessoal e na criação da capacitação obrigatória para os novos servidores – Ambientação Institucional. A partir de um quase experimento, estimou-se o efeito do treinamento no desempenho individual dos servidores que participaram do treinamento, controlando-se por alterações no desempenho de servidores não treinados, e por outras características heterogêneas. Os resultados obtidos sugerem que o treinamento não tem impacto sobre o desempenho individual de servidores público, corroborando com a hipótese de que na ausência de mecanismo de incentivos, o treinamento não impacto desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Mesquita,, Ana Cleusa Serra, Claudia Maria Silva,, Enid Rocha Andrade da Silva,, and Raissa Menezes de Oliveira,. "CAPÍTULO 2 - ASSISTÊNCIA SOCIAL." Políticas sociais: acompanhamento e análise, no. 23 (July 16, 2015): 53–116. http://dx.doi.org/10.38116/bps23/assistenciasocial.

Full text
Abstract:
Realiza uma análise da política de assistência social baseada na condução e no desempenho de suas principais ações no ano de 2013 (seção 3). Informações técnicas, normativas e orçamentárias compõem um quadro analítico sobre a implementação da política, apontado tanto resultados quanto principais problemas para a gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Krzyzanowski, Rosaly Favero, and Maria Cecília Gonzaga Ferreira. "Avaliação de periódicos científicos e técnicos brasileiros." Ciência da Informação 27, no. 2 (1998): nd. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651998000200009.

Full text
Abstract:
Trata da metodologia desenvolvida para avaliação conjunta de mérito (conteúdo) e desempenho (forma) de periódicos científicos e técnicos correntes brasileiros. A metodologia para avaliação de mérito, seguindo procedimentos preestabelecidos, foi aplicada por pesquisadores das diferentes áreas do conhecimento (avaliação pelos pares), e permitiu a classificação das revistas em três níveis de relevância: prioritária, importante e de importância relativa. A avaliação de forma aplicada pelas autoras é baseada no modelo de Braga e Oberhofer, que estabelece critérios de pontuação, determinando o nível de desempenho alcançado pelos periódicos (Muito Bom, Bom, Mediano e Fraco). Os resultados alcançados demonstram a necessidade da avaliação conjunta do mérito e do desempenho para que se possa ter uma visão global da qualidade das publicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

MOTTA E ALBUQUERQUE, EDUARDO DA, and JOSÉ EDUARDO CASSIOLATO. "As especificidades do sistema de inovação do setor saúde." Brazilian Journal of Political Economy 22, no. 4 (December 2002): 701–19. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572002-1224.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo discute o sistema de inovação biomédica. Esse sistema setorial é uma interseção entre o sistema de inovação e as instituições de assistência social. A dinâmica inovadora no setor da saúde possui várias características distintas, especialmente a importância das universidades e a pesquisa acadêmica para as inovações biomédicas. A especificidade do cuidado em saúde como atividade econômica explica o papel das instituições nesse setor. As instituições e a regulamentação moldam a direção do progresso tecnológico, influenciando o desempenho econômico, industrial e social de todo o setor da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Lima Junior, Francisco Rodrigues, Giovani Mantovani Roza Carvalho, and Luiz Cesar Ribeiro Carpinetti. "Uma metodologia baseada no modelo SCOR® e em inferência fuzzy para apoiar a avaliação de desempenho de fornecedores." Gestão & Produção 23, no. 3 (July 14, 2016): 515–34. http://dx.doi.org/10.1590/0104-530x2625-15.

Full text
Abstract:
Resumo Na literatura acadêmica, tanto a seleção quanto a avaliação para o desenvolvimento de fornecedores vêm sendo abordadas como um problema de tomada de decisão no qual um conjunto de fornecedores é avaliado com base em múltiplos critérios de desempenho. Embora já existam centenas de metodologias quantitativas voltadas para o apoio à etapa de seleção de fornecedores, a avaliação de desempenho objetivando o desenvolvimento de fornecedores ainda é pouco explorada na literatura. Além disso, a maioria das abordagens existentes apresentam algumas limitações devido ao uso de técnicas inadequadas. Diante disso, este estudo propõe uma nova metodologia de apoio à avaliação de desempenho de fornecedores, desenvolvida a partir da combinação de sistemas de inferência fuzzy com alguns indicadores de desempenho do modelo SCOR® (Supply Chain Operations Reference). A abordagem proposta permite avaliar aspectos relacionados ao desempenho das operações e aos custos do fornecedor. Os resultados dessa avaliação são usados para categorizar os fornecedores com desempenho similar e indicar diretrizes adequadas para o gerenciamento de cada grupo de fornecedores. Visando demonstrar o processo de modelagem e uso, bem como avaliar a adequabilidade da proposta, foi realizada uma aplicação piloto que envolveu a avaliação de 10 fornecedores de uma empresa do setor automotivo. Quatro sistemas de inferência fuzzy foram implementados usando MATLAB® e parametrizados de acordo com os julgamentos de dois funcionários da empresa. Também foi realizada uma análise de sensibilidade para verificar a consistência dos resultados fornecidos por esses sistemas. Os resultados obtidos reforçam a adequação da metodologia proposta e das parametrizações realizadas durante a implementação. Quando comparada com as metodologias de avaliação de fornecedores encontradas na literatura, esta abordagem apresenta vantagens como o apontamento de diretrizes para a gestão da base de fornecedores, a possibilidade de integração com a avaliação de desempenho de cadeias de suprimento, a capacidade de avaliar simultaneamente uma quantidade não limitada de fornecedores, a representação e o processamento de informações em formato linguístico e o mapeamento e armazenagem interna de todos os cenários de decisão do problema por meio de regras de inferência facilmente interpretáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Carvalho, José Ribamar Marques de, Aila Katamara Queiroga Nóbrega, and Clóvis Antônio Kronbauer. "Avaliação do Desempenho da Gestão Pública Municipal." Desenvolvimento em Questão 18, no. 53 (November 6, 2020): 138–65. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.53.138-165.

Full text
Abstract:
O presente estudo se propôs a desenvolver uma metodologia baseada na análise multicriterial composta por indicadores de desempenho capaz de avaliar a performance dos municípios quanto aos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Para tanto, a classificação metodológica segue o seguinte raciocínio: pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, bibliográfica e documental de natureza quantitativa. O recorte geográfico e o teste piloto para aplicação da metodologia foi realizado nos dezessete municípios localizados na microrregião de Sousa, PB. Os resultados demonstram que a aplicabilidade do modelo PROMETHEE II como método para definição de uma escala de avaliação – ou índice – das condições da gestão pública, a partir das dimensões econômica, social e ambiental, de municípios traz resultados relevantes a esse contexto. Entende-se que a ordenação obtida através do método enfatiza que existe desigualdade entre os municípios localizados nessa região necessitando de estratégias e políticas públicas alinhadas a cada realidade e ao contexto da temática estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

VIGNOCHI, LUCIANO, CLÁUDIO REIS GONÇALO, and ÁLVARO GUILLERMO ROJAS LEZANA. "COMO GESTORES HOSPITALARES UTILIZAM INDICADORES DE DESEMPENHO?" Revista de Administração de Empresas 54, no. 5 (October 2014): 496–509. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020140504.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo foi analisar como gestores de serviços hospitalares utilizam indicadores de desempenho para realizar a gestão estratégica de recursos sob a ótica da gestão do conhecimento baseada em evidências. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, na qual foram investigados um sistema de indicadores hospitalares, um hospital público e outro filantrópico. A análise dos dados indicou que: o sistema estudado é utilizado como dispositivo de comparativos setoriais; gestores do hospital público usam indicadores como fonte de gerenciamento de recursos escassos e gestores do hospital filantrópico usam indicadores como fonte de informações para a sustentabilidade econômica e assistencial. A discussão dos resultados indicou que: o compartilhamento de informações é essencial para a aplicação do sistema de indicadores; o uso de indicadores no hospital público privilegia o desenvolvimento do conhecimento e o uso de indicadores no hospital filantrópico tem ênfase na gestão da qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva, Thiago Bruno de Jesus, Sandra Rolim Ensslin, and Carlos Eduardo Facin Lavarda. "Avaliação de desempenho nas práticas orçamentárias: o que a literatura nos ensina?" Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 19, no. 3 (December 23, 2020): 196–216. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v19n3.2020.80312.

Full text
Abstract:
A Avaliação de Desempenho (AD) nas Práticas Orçamentárias tem sido, de forma tradicional, baseada apenas em controlar e avaliar o desempenho real e o orçado. Contudo, a AD passou a incluir indicadores coerentes com os objetivos estratégicos, atender a distintas partes interessadas no âmbito interno e no externo e a discutir diferentes propósitos. Desta forma, o objetivo deste estudo analisar as características das investigações internacionais em relação a um fragmento de literatura sobre a utilização da Avaliação de Desempenho nas Práticas Orçamentárias, ao ter como intenção a geração de conhecimento e identificação de lacunas para apontar possibilidades de futuras investigações. Empregou o Knowledge Development Process-Constructivist (ProKnow-C) para fins de orientação. O portfólio bibliográfico foi composto de 23 artigos. Como resultados, constatou-se, nas informações qualitativas no portfólio bibliográfico, a necessidade de (i) utilizar outros paradigmas nas investigações; (ii) abordar a execução do orçamento para se obter a Avaliação de Desempenho; (iii) projetar a Avaliação de Desempenho nas Práticas Orçamentárias para atender às necessidades de amplo público; e (iv) buscar abranger mais propósitos de Avaliação de Desempenho nas Práticas Orçamentárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dias, Nuno, Dídia Isabel Covas, and Helena Ramos. "Metodologia de apoio ao diagnóstico para amelhoria do desempenho de sistemas de distribuiçao de água." Ingeniería del agua 13, no. 3 (September 30, 2006): 243. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2006.3533.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho consistiu na aplicação do conceito de desempenho hidráulico para a avaliação do comportamento de um sistema de distribuição de agua, em termos de pressões, velocidades de escoamento e perdas de água. Numa primeira fase, procedeu-se a concepção e ao dimensionamento do sistema em análise de acordo com a regulamentação em vigor, utilizando o ferro fundido dúctil. De seguida, compararam-se os desempenhos hidráulicos do sistema com os referentes a outras soluções alternativas para diferentes materiais das condutas (i.e., polietileno de alta densidade e policloreto de vinilo), diferentes factores de consumo (l e., regulamentares e específicos de uma determinada zona) e configurações do sistema.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Wanencia Fernandes, and Iara Sousa Castro. "CONTRIBUIÇÕES DA AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO EM SALAS DE AULA DE UMA ESCOLA DO CICLO BÁSICO." Ergodesign & HCI 5, no. 1 (June 30, 2017): 38. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v5i1.248.

Full text
Abstract:
O objetivo do artigo é avaliar a o desempenho de salas de aula de uma edificação escolar. Trata-se de uma pesquisa, do tipo estudo de caso, baseada em métodos da Avaliação Pós-Ocupação. Os resultados revelam que a qualidade do ambiente construído influência no comportamento de crianças entre 3 e 5 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Weiller, José Alexandre Buso, and Áquilas Nogueira Mendes. "O Orçamento por Desempenho como ferramenta para gestão e avaliação da política de saúde no município de São Bernardo do Campo, no período 2006 a 2012." Saúde em Debate 40, no. 110 (September 2016): 36–52. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611003.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo tem como objetivo avaliar o desempenho do gasto em saúde do município de São Bernardo do Campo, no período de 2006 a 2012, a partir de uma metodologia de desempenho do orçamento na saúde que busque relacionar o planejamento com os resultados da política de saúde alcançados. Trabalha-se com os instrumentos orçamentários Planos Plurianuais (PPAs), Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs), Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) e, ainda, relatórios e planilhas provenientes dos processos de pactuação em saúde. Assim, utiliza-se uma metodologia baseada no instrumento Orçamento por Desempenho, que permite avaliar a relação entre as metas alcançadas no município de São Bernardo do Campo, os recursos envolvidos e os resultados das políticas de saúde sob a ótica do orçamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Brito, Luiz Artur Ledur, and Flávio Carvalho de Vasconcelos. "Desempenho das empresas brasileiras: efeitos ano, ramo de negócios e firma individual." Revista de Administração Contemporânea 9, spe1 (2005): 65–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552005000500004.

Full text
Abstract:
O desempenho varia. Esta simples afirmação esconde muito da complexidade da estratégia. Já que o desempenho varia entre empresas individuais, os pesquisadores podem explorar os fatores que diferenciam estas empresas entre si e explicar por que algumas firmas consistentemente apresentam melhor desempenho do que outras. Já que o desempenho varia entre diferentes ramos de negócios, os pesquisadores podem explorar as características estruturais destes ramos como uma das causas de variação. Já que o desempenho varia com o tempo, os pesquisadores podem explorar elementos dinâmicos do ambiente e internos que determinam as decisões estratégicas. Na realidade, a medição e análise do desempenho torna-se muito complicada quando todas estas fontes de variação agem de forma simultânea e integrada. A discussão teórica por trás desta questão é a importância relativa da abordagem derivada da organização industrial versus a visão baseada em recursos. Este trabalho analisa a variância do desempenho de um conjunto de empresas brasileiras no período 1998-2001. Os resultados demonstram que os efeitos firma são ainda dominantes, com os efeitos ano e ramo de negócios apresentando-se menores configurando uma situação similar ao encontrado no ambiente norte americano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Martins, Mônica, Régis Blais, and Iúri da Costa Leite. "Mortalidade hospitalar e tempo de permanência: comparação entre hospitais públicos e privados na região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil." Cadernos de Saúde Pública 20, suppl 2 (2004): S268—S282. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2004000800021.

Full text
Abstract:
A avaliação de desempenho dos serviços de saúde é essencial. A comparação de indicadores de desempenho requer o uso de estratégias de ajuste de risco. O objetivo deste artigo é avaliar variações no desempenho clínico, mensurado pela mortalidade e pelo tempo de permanência, entre hospitais públicos e privados, levando em conta diferenças nas características dos pacientes tratados. Este estudo é limitado à região de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Entre os anos de 1996 e 1998, 32.906 pacientes admitidos com diagnósticos cardiovasculares e respiratórios foram estudados. As variáveis usadas para o ajuste de risco dos indicadores de desempenho foram: sexo, idade, diagnóstico principal e medidas de gravidade baseada em comorbidade. Os resultados mostraram que o desempenho clínico dos hospitais públicos, mensurado pela mortalidade hospitalar ajustada (razão de chance = 0,41), é superior ao dos privados. Os hospitais públicos e privados não foram estatisticamente diferentes com relação ao tempo de permanência dos pacientes. Ainda que problemas conceituais e metodológicos devam ser resolvidos, taxa de mortalidade e outros indicadores de desempenho ajustados devem ser considerados como instrumentos úteis para identificar problemas de desempenho dos serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Andrade, Felipe César Gomes de, Assiria Maria Santana Santos, and Leopoldo Nelson Fernandes Barbosa. "Curso de neurologia por aprendizagem baseada em equipes." Revista de Medicina 99, no. 5 (December 10, 2020): 415–22. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i5p415-422.

Full text
Abstract:
A neurologia enfrenta dificuldades de ensino em muitas escolas médicas. Entre as metodologias ativas, a Aprendizagem Baseada em Equipes auxilia o desenvolvimento de competências como a solução de problemas e a comunicação em grupo. Propôs-se desenvolver, aplicar e avaliar o primeiro curso de neurologia com esse método no Brasil e a utilização do Software TBL active. Participaram do curso 63 estudantes de Medicina do primeiro ano, que, ao responderam questionário final com 29 itens de avaliação do curso, consideraram a experiência válida para o ensino de neurologia. O método Aprendizagem Baseada em Equipes foi bem recebido pelos estudantes, mesmo diante de baixo desempenho nos testes revelado por suas médias finais. A Aprendizagem Baseada em Equipes, aplicada no curso médico e com uso de recursos tecnológicos, como o software TBL active, se mostrou mais uma ferramenta em benefício do ensino neurológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Torres, Isadora Corrês, and Éverton Hansen. "LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MICROCERVEJARIAS: UMA AVALIAÇÃO BASEADA NOS INDICADORES DE DESEMPENHO DO SETOR." Revista Tecnologia e Tendências 10, no. 1 (March 12, 2019): 182. http://dx.doi.org/10.25112/rtt.v10i1.1736.

Full text
Abstract:
O setor cervejeiro tem por característica histórica ser dominado por poucas empresas, contudo, nas últimas décadas tem crescido o número de cervejarias artesanais compondo o mercado. No Brasil, atividades de produção industrial devem passar pelo procedimento de licenciamento ambiental para que operem em consonância com as diretrizes ambientais, entretanto, algumas cidades brasileiras disponibilizaram nos últimos três anos, principalmente, decretos e leis que isentam as microcervejarias do licenciamento por acreditarem que essas não causem danos significativos ao meio ambiente. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo investigar a necessidade de licenciamento ambiental de microcervejarias, avaliando os principais aspectos e impactos ambientais desta atividade, por se tratar de uma operação industrial, ainda que em menor escala produtiva. Para atingir o objetivo foram realizadas visitas técnicas em duas microcervejarias e os seus indicadores ambientais foram levantados e comparados com os indicadores de grandes cervejarias, além de dados bibliográficos para o setor. Ainda são abordadas discussões acerca dos temas: licenciamento ambiental, processo produtivo e indicadores ambientais. Este trabalho apresenta os principais aspectos ambientais gerados pela produção artesanal de cervejas, sendo que ao final da pesquisa verificou-se que as microcervejarias, ainda que gerem indicadores de consumo de água, geração de efluentes e resíduos sólidos por litro de cerveja produzida bastante superiores às grandes cervejarias, não apresentam aspectos globais tão significativos comparativamente. Apesar disso, percebe-se que o licenciamento ambiental é um instrumento importante no controle do ambiente em que está inserido o objeto deste estudo, podendo auxiliar especialmente na melhoria dos indicadores ambientais das microcervejarias.Palavras-chave: Indicadores ambientais. Licenciamento ambiental. Microcervejarias.ABSTRACTThe brewery sector has the historical characteristic of being dominated by few companies, however, during the last decades the number of craft breweries composing the market has grown. In Brazil, industrial production activities must pass through the environmental licensing procedure in order to operate according to the environmental guidelines, in the meantime, some Brazilian cities made available mainly in the last three years, decrees and laws that release microbreweries from the need for environmental licensing, since the public agencies believe they do not cause significant damage to the environment. In this context, the purpose of this study is to investigate the need of environmental licensing, evaluating the main aspects and environmental impacts of this activity, since it is an industrial operation, even on a smaller productive scale. To achieve the objective, technical visits were made in two microbreweries and their environmental indicators were collected and compared with the indicators of large breweries, besides bibliographic data of the sector. It is still addressed in this paper a discussion about the themes: environmental licensing, productive process and environmental indicators. This study presents the main environmental aspects generated by the craft production of beer and at the end of the research it was verified that the microbreweries do not present significant environmental impacts compared to large scale production, although they show higher indicators of water consumption, liquid effluents and solid waste generation per liter of beer produced when compared to large breweries. Nevertheless, it is noticed that the environmental licensing is an important instrument in the control of the environment in which the object of this study is inserted and it could mainly promote an improvement of environmental indicators of microbreweries. Keywords: Environmental indicators. Environmental licensing. Microbreweries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Avelar, Kátia Eliane Santos, Cristina Nunes Rocha, and Ana Maria Pires Novaes. "ANÁLISE DO DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA BASEADA NOS INDICADORES OFICIAIS PISA E IDEB." Lex Cult Revista do CCJF 4, no. 3 (November 27, 2020): 71. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v4n3p71-92.

Full text
Abstract:
O Pisa é um indicador de desempenho da educação básica internacional que o aprendizado de alunos de vários países. O Ideb é um indicador de desempenho escolar nacional, aplicado pelo INEP. Por meio do Ideb é possível mensurar se as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) estão sendo alcançadas, pois seus resultados servem como base para o planejamento e projeção de novas metas. O objetivo deste estudo foi confrontar as metas projetadas pelo PNE com os resultados do Pisa e do Ideb, com o propósito de entender a situação atual em que se encontra a educação básica no Brasil. O estudo utilizou como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental e análise descritiva dos dados. Inicialmente, o estudo abordou as características do Brasil que influenciam na educação, como, fatores históricos, tamanho da população, taxa de analfabetismo, economia e desigualdade na distribuição de renda. O período de análise compreendeu os resultados do Ideb de 2007 a 2017 e os resultados do Pisa 2015 e 2018. O estudo revelou que o Brasil obteve avanço na universalização do ensino e resultados positivos na educação infantil. Porém, os anos finais do ensino fundamental e ensino médio têm apresentado baixos índices educacionais no Pisa e Ideb e não alcançaram as metas projetadas. O PNE tem o desafio de elaborar ações que promovam uma educação inclusiva e com equidade, considerando as desigualdades no ensino, que são históricas no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silveira, Kamila Maria de Andrade Santos, Mayana Lula Andrade, Eusébio Lino dos Santos Júnior, Paulo Milhomem Ferro Neto, and Déborah Pimentel. "Fobia social e a autopercepção do desempenho de estudantes de medicina submetidos à metodologia ativa em Sergipe." Revista Eletrônica Acervo Científico 9 (April 23, 2020): e3193. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e3193.2020.

Full text
Abstract:
Esse artigo buscou investigar a influência dos sintomas de Fobia Social (FS) na autopercepção do desempenho acadêmico dos estudantes de Medicina submetidos ao método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Trata-se de um estudo clínico, não experimental, exploratório, transversal, descritivo e de abordagem analítica quantitativa. No quesito de autopercepção do desempenho acadêmico, a maioria dos alunos tanto do grupo com FS (74%) quanto do grupo sem FS (86,4%), indicou seu desempenho como excelente, muito bom ou bom. Quanto a vontade de desistir do curso muitas vezes ou sempre, o percentual foi de 2,4% nos estudantes sem FS, e 6,6% entre aqueles com FS. Concluiu-se que o absenteísmo relacionado a sintomas ansiosos foi relativamente mais frequente em estudantes com sintomas de FS. Ademais, os estudantes com sintomas de FS tendem a avaliar seu desempenho como pior em comparação aos estudantes sem FS, além de demonstrarem mais dificuldades na realização das tarefas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Vilela, Nágila Giovanna Silva, and Ronaldo De Oliveira Santos Jhunior. "Alianças Estratégicas e Vantagens Competitivas: uma Abordagem Teórico-Empírica sob a Ótica da Visão Baseada em Recursos." JPM - Journal of Perspectives in Management 2, no. 1 (June 30, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.51359/2594-8040.2018.235098.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo se pautou em observar as consequências práticas de alianças estratégicas e sua capacidade de geração de vantagens competitivas em diferentes campos de atuação empresarial. Para isso, foram analisadas, além de pesquisas para fundamentação teórica, artigos de cunho empírico da literatura nacional. A perspectiva da Visão Baseada em Recursos considera que quando firmas se associam em alianças, o propósito é que o desempenho e produtividade de cada uma das partes sejam maximizados. A partir da discussão apresentada percebeu-se que diferentes tipos de alianças estratégicas podem influenciar no desempenho e otimização de vantagem competitiva de formas variadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Longen, João Victor de Pauli, Guilherme Henrique Pereira, Andréa Ryba, and Roberto Gregorio Da Silva Jr. "Viabilidade de uma Startup baseada em Economia Colaborativa." Revista Gestão & Conexões 8, no. 1 (December 22, 2018): 24–42. http://dx.doi.org/10.13071/regec.2317-5087.2014.8.1.21887.24-42.

Full text
Abstract:
As constantes mudanças pelas quais o mundo dos negócios vem passando, aumentam os riscos para os novos empreendimentos, mas também apresentam oportunidades para negócios inovadores, como as startups baseadas na economia colaborativa. Na análise de viabilidade econômica desses novos negócios um dos desafios é a projeção do fluxo de caixa sem dispor do histórico de desempenho. Assim, foi realizado um estudo de caso em empresa nascente que, via web, promove a locação de equipamentos pesados da construção civil. O estudo compreendeu três etapas: detalhamento do caso, avaliação do mercado e análise da viabilidade do negócio. Os resultados obtidos indicaram que o negócio proposto tem boa receptividade e potencial no mercado. Além disso, seu crescimento pode ser estimado com base em um modelo polinomial ajustado, possibilitando a análise de sua viabilidade econômica por métodos convencionais, o que demonstrou a sua dependência de um crescimento expressivo das receitas nos dois anos iniciais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Farah, Breno Quintella, Windson Carlos Motta Silva, Marcos André Santos, and Wilson Viana de Castro Melo. "Análise descritiva do desempenho em uma prova de 100 m nado livre feminino baseada em variáveis biomecânicas." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 24, no. 4 (December 2010): 463–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092010000400004.

Full text
Abstract:
Na natação, atualmente, a avaliação do desempenho dos nadadores, apóiam-se em diversas metodologias de observação da competição. As variáveis biomecânicas representam um importante recurso para análise da performance esportiva por serem indicadores da eficiência do nado, com aplicação simples e objetiva. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise descritiva do desempenho na prova de 100 metros nado Livre feminino, baseada nas variáveis: comprimento de braçada (CB), frequência de braçada (FB), velocidade de nado (VN), índice de nado (IN), velocidade média escalar (Vm), tempo de saída (Ts) e tempo de virada (Tv), a fim de observar o comportamento e influências na performance. Foram capturadas imagens por uma câmera mini-DV, analisadas por um "software" editor de vídeo. As variáveis CB, VN e IN foram encontradas indiretamente, sem considerar as fases de saída e virada. Ts e Tv foram obtidos através da linha do tempo do software. A análise de dados mostra para atleta 1: CB 2,00 m, FB 0,89 Hz, VN 1,78 m/s e IN 3,56 m²/s; atleta 2: CB 1,82 m, FB 0,97 Hz, VN 1,76 m/s, IN 3,20 m²/s; atleta 3: CB 1,91 m, FB 0,92 Hz, VN 1,75 m/s, IN 3,32 m²/s. Conclui-se que: o desempenho final apresentou comportamentos similares nos três primeiros trechos da prova indicando uma influência semelhante dessas variáveis sobre o desempenho das atletas. No último quarto da prova as variáveis apresentam maior interferência na performance final, sendo este decorrente de uma possível diminuição da eficiência mecânica do nado devido ao aumento do arrasto e redução da força propulsiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Aguiar, Daiane Almeida, and Fernando De Almeida Santos. "Estudo comparativo de desempenho: Salário Mínimo Nacional X Dólar e Euro." REVISTA ENIAC PESQUISA 3, no. 2 (December 31, 2014): 186. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v3i2.154.

Full text
Abstract:
A pesquisa descrita neste trabalho teve como objetivo analisar o desempenho do SM (Salário Mínimo) Nacional nos períodos de 1994 a 2014 em comparação com as moedas norte americana e europeia, o dólar e o euro, respctivamente, pois são moedas de referência mundial. A fundamentação teórica desse estudo foi baseada em pesquisas bibliográficas e artigos. Este trabalho verificou que a inflação reduziu com a chegada do plano real, pois o país sofria com a hiperinflação. Observou-se que comparado com o dólar e o euro o SM foi valorizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Freitas, Vinicius Pimentel de, Ricardo Lopes Cardoso, André Carlos Busanelli de Aquino, and Rômulo Campos dos Reis Júnior. "Mensuração de Desempenho em Organizações Públicas: o caso da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul." Revista do Serviço Público 60, no. 3 (January 24, 2014): 277–90. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v60i3.27.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o caso do modelo de mensuração de desempenho existente na Secretaria de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul. Mediante abordagem exploratória e descritiva, baseada em entrevistas em profundidade, comparamos as similaridades entre o modelo vigente na Secretaria e as principais características citadas nos estudos desses modelos aplicados à iniciativa privada. Encontramos como semelhanças: a dissociação entre recompensa e esforço; negociação de metas; e mecanismos sociais de punição. A análise das séries trimestrais dos indicadores de desempenho, na comparação meta/realizado entre 2005-2008 (14 trimestres, até junho/2008), fornece evidências iniciais de que os funcionários da Secretaria têm atingido em média 91,46% das metas. Isso sugere a existência de folga orçamentária e, portanto, de baixo incentivo ao desempenho.Palavras-chave: mensuração de desempenho, incentivos, remuneração variável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bandeira, Matheus Tanaques da Silva Souza, Alan Diógenes Góis, Márcia Martins Mendes De Luca, and Alessandra Carvalho de Vasconcelos. "REPUTAÇÃO CORPORATIVA NEGATIVA E O DESEMPENHO EMPRESARIAL." Revista de Contabilidade e Organizações 9, no. 24 (September 29, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v9i24.88647.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo investiga a associação entre a reputação corporativa negativa e o desempenho, nas empresas listadas na BM&amp;FBovespa. Para a construção da reputação negativa, foram analisadas ações judiciais cíveis e trabalhistas consignadas nas notas explicativas às demonstrações contábeis, os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, referentes ao triênio 2009-2011. Fez-se uso do banco de dados Economática<sup>®</sup> para determinar o desempenho empresarial. O estudo reúne 207 empresas, cujos dados foram submetidos à Análise de Correspondência. Os resultados mostraram que os setores Telecomunicação e Utilidade Pública possuem alta reputação corporativa negativa, e que as empresas com alta reputação negativa assinalam maior desempenho operacional, porém registram menor desempenho de mercado. Conclui-se que a reputação corporativa demonstra ser um recurso estratégico valioso, confirmando os pressupostos da Visão Baseada em Recursos, que surge a partir das expectativas sociais, e quando bem gerenciada tem a capacidade de gerar resultado superior e diferencial competitivo para as organizações.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Alexsandro Oliveira, Ênio Farias de França Silva, Geber Balrbosa de Albuquerque Moura, and Pabricio Marcos oliveira Lopes. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE MÉTO DOS DE ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO POTENCIAL PARA A REGIÃO NORTE DE RECIFE-PE." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 20, no. 2 (April 27, 2012): 163–74. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v20i2.291.

Full text
Abstract:
A evapotranspiração é um dos principais parâmetros para um adequado manejo da irrigação e, por isto, a escolha do modelo para sua estimativa deve ser rígida e criteriosa. Avaliou-se o desempenho de nove métodos de evapotranspiração de referência (ETp) na região norte da cidade de Recife/PE, através de dados coletados de uma estação meteorológica e tanque “Classe A” localizados na Universidade Federal Rural de Pernambuco entre os anos de 2009 e 2011. Os dados estimados foram correlacionados por meio de regressão linear tendo como padrão o método Penman-Monteith-FAO 56. A avaliação de desempenho dos métodos foi baseada nos coeficientes de correlação “r” de concordância “d” de Willmott e o índice de desempenho “c”. As melhores estimativas de ETp para as condições climáticas de Recife foram obtidas pelo método de Radiação solar, Camargo, Makkink e Priestley-Taylor, todos com índice de desempenho entre 0,80 e 0,98 (bom a ótimo). Os métodos de Hargreaves-Samani e Blaney-Criddle tiveram índices de desempenho entre bom e regular (0,80 a 0,60). Os métodos de ETp do tanque Classe A e Linacre obtiveram os piores índices de desempenho “c” (de 0,40 a 0,70) dentre todas as avaliações realizadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Bittencourt, Wanderson Rocha, Valéria Gama Fully Bressan, Clayton Peixoto Goulart, Aureliano Angel Bressan, Davi Rogério de Moura Costa, and Wagner Moura Lamounier. "Rentabilidade em Bancos Múltiplos e Cooperativas de Crédito Brasileiros." Revista de Administração Contemporânea 21, spe (April 2017): 22–40. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2017150349.

Full text
Abstract:
Resumo O sistema financeiro desempenha papel crucial em qualquer economia. Fatores como forte regulamentação do setor bancário, mensuração e avaliação em termos de desempenho e eficiência vêm sendo fundamentais para as instituições financeiras. A sustentabilidade de longo prazo de cooperativas e bancos demanda a identificação e a comparação das variáveis que influenciam sua rentabilidade. Este estudo realizou a análise de um painel de instituições com características similares, compreendendo o período de 2009 a 2013. Os resultados indicaram que o retorno sobre o ativo dessas instituições mostrou-se afetado por: empréstimos, eficiência (mensurada por meio de análise envoltória de dados), despesas totais, depósitos totais, outras receitas e taxa Selic. Já o retorno sobre o patrimônio líquido mostrou-se influenciado por: depósitos totais, empréstimos, taxa Selic, PIB, inflação, outras receitas e despesas totais. Na amostra estudada, os resultados indicaram que não há diferença estatística se a instituição financeira for classificada como banco múltiplo ou como cooperativa de crédito quando considerado o ROE como medida de desempenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography