Academic literature on the topic 'Regulamentos de descarga'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Regulamentos de descarga.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Regulamentos de descarga"

1

Vieira, José Geraldo, Carla Deguirmendjian Carvalho, and Hugo Yoshida Yoshizaki. "Atributos da distribuição de carga e indicadores de desempenho logístico: pesquisa com empresas que atuam na região metropolitana de São Paulo." TRANSPORTES 24, no. 4 (December 31, 2016): 10. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v24i4.912.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar os principais atributos que interferem negativamente no transporte urbano de carga na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) sob o ponto de vista do operador logístico e transportador. Os atributos dizem respeito aos regulamentos para o tráfego e entrega de mercadoria, risco na entrega, colaboração entre as empresas envolvidas no transporte de mercadoria, fatores logísticos e requisitos ambientais. Os indicadores de desempenho logístico adotados por essas empresas também são investigados. Foi realizado um levantamento de dados com 119 representantes de operadores logísticos e transportadoras que atuam na RMSP. Para os respondentes, os atributos que mais dificultam a entrega de mercadoria são congestionamento, roubo de carga e restrição na circulação de veículo. A sazonalidade de entregas durante o mês e as longas filas para carga/descarga foram apontadas pelos operadores logísticos como os maiores problemas; para os transportadores, foram apontados os locais inadequados para carga/descarga e para estacionar veículos de carga. Os indica-dores cumprimento do prazo de entrega, atendimento das entregas urgentes, e tempo de entrega na última semana do mês parecem ser os menos afetados pelos atributos de carga.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gatis, Igor Vinicius Barros, and José Bione De Melo Filho. "Proteção de Sistema Fotovoltaico Conectado a Rede Elétrica." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 3 (May 18, 2020): 65–72. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i3.1279.

Full text
Abstract:
O setor elétrico em termos de energia solar vem crescendo no Brasil, principalmente em relação a geração distribuída. Segundo a Resolução Normativa N°482 da ANEEL pode-se dividir a geração distribuída em Microgeração e Minigeração. Já a partir da Resoluções Normativa 482 e a 687 vislumbra-se que o mercado de geração distribuída teve um crescimento expressivo, principalmente quanto aos sistemas fotovoltaicos. Entretanto, nota-se que a ausência de normas que regulamentam as instalações de corrente contínua de um sistema fotovoltaico está gerando erros durante o dimensionamento de proteções. Até que a NBR 16690 seja publicada, adota-se a NBR 5410, em que pode encontrar uma regulamentação de instalações de corrente contínua até 1500V. Há também a NBR5419 para regulamentar a necessidade de aterrar as partes condutoras expostas dos arranjos fotovoltaicos, para fins de proteção contra surtos provocados por descargas atmosféricas. Com esta visão do setor elétrico e tendo em vista o crescente número de instalações sendo realizadas, este artigo tem como objetivo informar e esclarecer as principais dúvidas quanto ao dimensionamento de suas proteções para as instalações em corrente contínua. Palavras-Chave: proteção de sistemas fotovoltaicos; geração distribuída; sistemas de proteção para instalações fotovoltaicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Torres, Ana Carolina Gomes. "Pertinência da normativa estadual e distrital sobre logística reversa aplicada ao setor de medicamentos no Brasil." CADERNOS IBERO-AMERICANOS DE DIREITO SANITÁRIO 5, no. 1 (March 29, 2016): 41. http://dx.doi.org/10.17566/ciads.v5i1.238.

Full text
Abstract:
A forma inadequada do manejo dos resíduos de medicamento desperta a preocupação dos setores do meio ambiente e da saúde. Com a falta de norma federal vigente que estabeleça como proceder o recolhimento e descarte corretos, os estados produziram suas regras. O estudo analisa a profundidade material das normas, a conformidade com os regulamentos federais vigentes e a adaptação após a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Foi uma pesquisa exploratória com análise quali-quantitativa dos regulamentos estaduais sobre logísitica reversa de medicamentos. Foram encontradas 28 normas de 18 unidades federadas, promulgadas de 1994 a 2015. Observou-se o predomínio de lei ordinária como espécie normativa (93 %) e duas abordagens distintas: as mais antigas estabelecem o compromisso entre indústria e estabelecimento para produto não comercializado, enquanto que, as mais recentes, com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, estendem a responsabilidade do correto descarte a todos os agentes envolvidos, inclusive ao consumidor. As normas variaram na objetividade quanto ao mérito, foram insuficientes nos temas de gestão administrativa e de projetos, responsabilidade dos agentes e gerenciamento dos resíduos, capacitação da população e não atenderam as necessidades locais. Apesar de os regramentos, em geral, não serem completos, haver lacunas e darem um tratamento superficial, algumas normas trazem contribuições relevantes para a efetiva e eficiente implementação da política nacional de descarte de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira da Silveira, Wilker Marcolongo, Jader Lugon Junior, Pedro Mello Paiva, and Letícia Ferraço Campos. "Fluidos de perfuração usados na construção de poços marítimos e requisitos ambientais para descarte." Boletim do Observatório Ambiental Alberto Ribeiro Lamego 10, no. 2 (December 30, 2016): 171. http://dx.doi.org/10.19180/2177-4560.v10n22016p171-189.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma descrição das etapas de perfuração de poços de óleo e gás, tratando especificamente da geração de resíduos e dos fluidos de perfuração utilizados. São discutidas as limitações e a possibilidade do descarte de fluido de perfuração na proximidade da plataforma levando em consideração a minuta de 2014 do IBAMA, órgão ambiental que regulamenta o descarte de resíduos. Foram também pesquisados os resultados de trabalhos utilizando modelagem computacional para estudar o descarte dos resíduos das atividades de perfuração e cimentação durante a construção de poços de óleo e gás. Assim pôde-se analisar a área de dispersão levando em consideração as correntes marítimas, temperaturas e profundidade, bem como seus efeitos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Miranda, Bruno, Cyro Rei Prato Neto, Jovani Patias, Alexandre Ferreira, and Leoni Godoy. "Gestão da cadeia de suprimentos: análise do desempenho ambiental de fornecedores verdes por meio do método fuzzy TOPSIS." Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 5, no. 10 (February 12, 2019): 49. http://dx.doi.org/10.5902/2359043229025.

Full text
Abstract:
Há um grande interesse por parte das organizações pela adoção de práticas sustentáveis, visando melhorar o desempenho de suas cadeias de suprimentos. Regulamentos ambientais, consumo de recursos e descarte de resíduos são alguns dos fatores que podem influenciar na tomada de decisão quanto a contratação de fornecedores verdes. Este estudo ilustra o caso de um fabricante de implementos agrícolas do setor metal mecânico que busca implementar o gerenciamento da cadeia de suprimentos verdes (GSCM) e selecionar um fornecedor que atenda aos requisitos ambientais determinados. Portanto, o objetivo desta pesquisa consiste em avaliar o desempenho ambiental de três potenciais fornecedores por meio do método de tomada de decisão multicritério fuzzy TOPSIS e selecionar a melhor alternativa. Além disso, é realizada uma análise de sensibilidade para comprovar a robustez do método utilizado. O resultado mostra que o fornecedor A3 ocupa o primeiro lugar entre os três fornecedores avaliados, demonstrando um forte desempenho ambiental, sobretudo, em quatro critérios: parceiros ambientais, imagem verde, reciclagem e descarte de resíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carita, Vitor Baganha, and Marcus Cesar Avezum Alves De Castro. "A GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO – DIAGNÓSTICO E ANÁLISE PARA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 2 (July 17, 2020): 582. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020582-609.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem por objetivo diagnosticar as práticas de gestão de resíduos da construção civil vigente no município de Rio Claro identificando as potencialidades e vulnerabilidades do sistema. Este diagnóstico servirá como base para a elaboração futura de um PMGRCC para o município. Para a obtenção de dados foram utilizados levantamentos de bases secundárias e entrevistas estruturadas, em seguida os resultados foram analisados a partir do método de análise SWOT. As regulamentações do setor de gestão de RCC do município de Rio Claro estão pulverizadas em variadas leis e decretos. É necessário que o poder público centralize estas leis e regulamente um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil. Este plano deve focalizar em corrigir as principais fraquezas do município, principalmente no tocante ao descarte irregular e falta de controle e fiscalização por parte do órgão responsável. Para isso é necessário que o Plano envolva a criação de uma rede de pontos de descarte e de um Sistema de Informação Gerencial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Denise Felício, Eduardo Von Sperling, and Raphael Tobias de Vasconcelos Barros. "Avaliação do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde em municípios da região metropolitana de Belo Horizonte (Brasil)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 19, no. 3 (September 2014): 251–62. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522014019000000452.

Full text
Abstract:
O gerenciamento impróprio dos resíduos de serviços de saúde (RSS) expõe significantes riscos a pacientes, aos trabalhadores da saúde, à comunidade e ao meio ambiente. Um dos fatores que têm contribuído para aumentar a tendência da adoção do modelo diferenciado de gerenciamento de RSS em diversos países é que eles muitas vezes têm como destino final o mesmo local utilizado para descarte dos demais resíduos urbanos. Com o objetivo de avaliar os procedimentos do gerenciamento dos RSS em relação ao prescrito nas normas e nos regulamentos em municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foram realizadas visitas a campo para observar e descrever formas de gerenciamento dos RSS (desde a coleta até a destinação final) utilizadas, visando ao conhecimento da realidade. Como resultado, evidenciaram-se falhas nos abrigos externos, nos procedimentos de coleta, no uso de equipamentos de proteção individual, no acondicionamento dos RSS e no seu transporte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Sheila Castro dos, and Siane Cristhina Pedroso Guimarães. "O PROBLEMA DOS PNEUMÁTICOS EM RONDÔNIA: IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE EM PORTO VELHO." REVISTA GEONORTE 12, no. 39 (July 12, 2021): 238–52. http://dx.doi.org/10.21170/geonorte.2021.v.12.n.39.238.252.

Full text
Abstract:
Este artigo possui por objetivo evidenciar algumas aplicabilidades do reuso do material sólido descartado como auxílio para a gestão do território, utilizando como tema específico os pneumáticos inservíveis, evidenciando para tal o município de Porto velho capital da unidade federativa Rondônia. A metodologia utilizada foi viés de pesquisa qualitativa, com tipologia explicativa e descritiva em conjunto com o método o hermenêutico ricoeuriano orientou análise em diversos textos tanto de autores da área da ciência geográfica que abordam conhecimentos nos temas em meio ambiente e nas Leis que normatizam a utilização, reutilização e descarte dos pneumáticos. As empresas responsáveis pela comercialização dos pneumáticos criaram a empresa Reciclanip atendendo a resolução 416/2009 CONAMA, a qual regulamenta a coleta e destinação correta para os pneus em desuso. Como resultado foi constatado que até 2018 havia 1.118 pontos de coleta para pneus inservíveis, destes apenas 3% encontram-se na região norte. Percebeu-se que as indústrias através desse descarte menos agressivo ao meio ambiente visam cumprir com as normatizações e, também ganhar economicamente com a transformação dos inservíveis em outros objetos. Neste sentido, Porto Velho vai na contramão no descarte e na utilização dos inservíveis, também desobedece a legislação ambiental própria para os inservíveis sólidos que é específica em como os entes federativos e seus municípios devem agir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinto Junior, Ismar Macário, Monica Ximenes Carneiro Cunha, and Marcilio Ferreira de Souza Junior. "Estudo comparativo da adoção de práticas de tecnologia da informação verde em instituições de ensino superior." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 4 (April 27, 2020): 270–86. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0023.

Full text
Abstract:
A Tecnologia da Informação (TI) Verde emergiu como uma alternativa voltada para a redução do impacto dos recursos tecnológicos no meio ambiente. Seu conjunto de práticas envolve desde a observância de selos de qualidade na aquisição de equipamentos, a gestão do uso consciente destes recursos, culminando com o descarte dos resíduos eletroeletrônicos (REEs). No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) consiste em um instrumento legal para assegurar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, incluindo os REEs, que pode também ser aplicada às instituições de ensino superior de todo o país, uma vez que se encontram submetidas ao contexto regulatório brasileiro. Esta pesquisa realizou um estudo comparativo sobre a adoção de práticas de TI Verde entre instituições de ensino superior públicas e privadas à luz da teoria institucional, advinda das Ciências Administrativas, das normas, leis e regulamentos ambientais, para verificar as dificuldades de implantação e compreender como as pressões institucionais e a legislação ambiental influenciam neste processo. A partir de um levantamento tipo survey online foram coletados dados por meio de questionários aplicados com gestores de TI e de administração de 06 (seis) instituições de ensino superior públicas e privadas, localizadas no estado de Alagoas, na região nordeste do Brasil. Os resultados sinalizaram para um panorama de desconhecimento das práticas de TI Verde por parte das instituições, bem como das legislações e regulamentos ambientais, especialmente por parte das IES públicas, o que levou à proposição de uma cartilha de recomendações contendo 23 problemas identificados e, a partir da observação das normas e regulamentações, foram apresentadas as respectivas sugestões, com a perspectiva de serem encaminhadas aos gestores das IES para adoção de práticas de TI Verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, Valdiney Ferreira de, Artemizia Sabino Rodrigues, and Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão. "Educação Ambiental como instrumento de efetividade para o Direito Ambiental." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 3 (May 26, 2020): 197–216. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9624.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar o Direito Ambiental com foco na Educação Ambiental. A Educação Ambiental é um processo importante para a formação da consciência dos indivíduos sobre a necessidade do uso adequado dos recursos naturais, da geração de resíduos e seu descarte, assim como diminuir o consumo. O direito ao meio ambiente, a definição, o regime jurídico, os princípios, objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente e a Política Nacional de Educação Ambiental, são os mais destacados fundamentos do Direito Ambiental. Nesse sentido, o estudo estampa seus princípios, assim como a legislação por meio de regulamentos e normas que embasam a preservação do meio ambiente e dá amparo aos movimentos que abordam a Educação Ambiental. Trata-se de pesquisa qualitativa, cuja abordagem fundamentou-se na revisão bibliográfica e documental. Como resultado, foi possível liar os princípios do direito constitucional ao direito ambiental e a Educação Ambiental, assim como sua representação social e de efetividade que a norma exerce na transformação cidadã e nas instituições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Regulamentos de descarga"

1

Justino, Manuela Ferreira. "Descarga de águas residuais industriais nos sistemas públicos. Caso de estudo." Master's thesis, FCT - UNL, 2006. http://hdl.handle.net/10362/1147.

Full text
Abstract:
O presente trabalho centra-se na metodologia que um regulamento de descarga industrial deverá possuir face à complexidade dos efluentes industriais afluentes aos colectores e às condições de tratamento dos sistemas de tratamento públicos subjacentes. O estudo é aplicado a uma situação concreta em que se procurou avaliar o impacte das descargas nos sistemas de tratamento públicos existentes e projectados para o concelho do Cartaxo. Para tal foi realizado um inventário junto das unidades industriais donde resultou informação de carácter geral e especifico relativo ao processo fabril que permitiram estimar ou obter dados directos da carga poluente e do caudal produzido. Complementarmente foi determinada a carga poluente e caudal produzido do sector doméstico que em conjunto com o sector industrial afluem aos sistemas de tratamento públicos. De acordo com as capacidades efectivas dos sistemas de tratamento e em função das afluências foi possível determinar, através de balanço de massas, a carga máxima de origem industrial em termos de matérias conservativas, oxidáveis e degradáveis. Determinados os valores limites de descarga industrial elaborou-se o regulamento de descarga industrial para o caso concreto do concelho do Cartaxo e estabeleceram-se as acções de implementação e monitorização do mesmo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Godinho, Cláudia Alexandra Gonçalves. "Impacte da revisão da directiva valorização de lamas nos custos de tratamento de águas residuais." Master's thesis, FCT - UNL, 2009. http://hdl.handle.net/10362/2697.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Gestão e Políticas Ambientais
Nesta dissertação é apresentada uma análise da legislação comunitária em preparação relativa à qualidade das lamas de depuração aplicadas no solo, para valorização agrícola, bastante mais exigente do que a actual, designadamente em termos das concentrações máximas de metais pesados e substâncias tóxicas admissíveis nestas lamas. Este novo quadro de qualidade poderá inviabilizar, no caso de algumas ETAR recebendo efluentes industriais, a valorização agrícola das lamas produzidas, obrigando à procura de soluções de destino final alternativas para essas lamas. É efectuada uma avaliação dessas soluções alternativas disponíveis e dos impactes que os seus custos acrescidos terão no tratamento de águas residuais. Pretende-se com esta avaliação dar um contributo para a sensibilização dos decisores políticos para a importância do controlo da qualidade dos efluentes industriais lançados nos sistemas públicos de colecta de águas residuais, como meio de garantir a possibilidade de satisfação dos níveis de qualidade mais restritivos que a legislação nacional e comunitária em preparação virão impor às lamas de depuração para poderem ser valorizadas na agricultura. Preconiza-se a adopção de duas linhas de orientação fundamentais concorrentes para este objectivo: a implementação efectiva de regulamentos de descarga de efluentes industriais nos colectores públicos; e a adopção de uma política de ordenamento do território centralizadora da actividade industrial em parques industriais e áreas de localização empresarial. Esta centralização permitirá o aproveitamento de importantes economias de aglutinação quer nos custos dos tratamentos dos efluentes industriais, quer no controlo da qualidade destes, que contribuirão para a sustentabilidade social das soluções adoptadas, considerando os custos da implementação dos regulamentos de descarga e da fiscalização do seu cumprimento efectivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography