To see the other types of publications on this topic, follow the link: Relação amorosa.

Journal articles on the topic 'Relação amorosa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Relação amorosa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pinheiro Mota, Catarina, and Carine Martins. "Vinculação aos pais e relação amorosa: Papel mediador dos conflitos interparentais em jovens adultos." PSICOLOGIA 32, no. 1 (2018): 1–14. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v32i1.1225.

Full text
Abstract:
A qualidade das relações estabelecidas precocemente com as figuras primordiais de afeto mostram-se de extrema relevância no desenvolvimento físico e emocional dos jovens. O desenvolvimento de bases seguras sugerem maior disponibilidade para o estabelecimento de relações fora do seio familiar, nomeadamente com o par amoroso. O presente estudo tem como objetivo analisar a qualidade de vinculação aos pais e testar o seu efeito na vinculação amorosa em jovens adultos, assim como, testar o papel mediador dos conflitos interparentais na associação anterior. A amostra foi constituída por 505 indivídu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Borges, Raul Elton Araújo, Mercês de Fátima dos Santos Silva, and Lucas Pereira de Melo. "“Mas não tive coragem de contar”: a revelação da condição sorológica na experiência amorosa de pessoas que vivem com HIV." Saúde e Sociedade 26, no. 3 (2017): 664–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902017170311.

Full text
Abstract:
Resumo Estudo socioantropológico de abordagem qualitativa que aborda os relacionamentos amorosos de pessoas que vivem com HIV/aids (PVHA) no atual contexto de cronicidade da infecção e de restrição discursiva sobre a epidemia. A partir de narrativas breves em forma de comentários às postagens sobre experiências amorosas de PVHA publicadas em um blog pessoal, este artigo objetiva compreender os significados atribuídos às estratégias para revelação da condição sorológica e as formas de enfrentamento das reações dos parceiros amorosos diante dessa atitude. Da análise temática do material empírico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marques, Wilton José. "Texto Homenagem: Os sofrimentos do jovem Alencar." Literatura e Sociedade 26, no. 34 (2021): 32–47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i34p32-47.

Full text
Abstract:
Este artigo trata de um aspecto pouco conhecido da produção literária de José de Alencar, isto é, sua poesia. Nesse sentido, discute alguns poemas e um fragmento de crônica inédita que expressam sofrimentos amorosos motivados por uma malograda relação amorosa de juventude.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kernberg, Otto F. "Relações amorosas na terceira idade." Psicanálise - Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre 1, no. 1 (1999): 139–58. http://dx.doi.org/10.60106/rsbppa.v1i1.14.

Full text
Abstract:
A paixão é o primeiro estágio do desenvolvimento de uma relação amorosa. Na literatura psicanalítica assim como na literatura psicológica em geral, na poesia e nas artes, ela é tipicamente representada em relações amorosas da adolescência. Romeu e Julieta constituem o paradigma para a paixão, para a mútua idealização dos amantes, estabelecendo, como Alberoni (1987) sugeriu, uma “revolução a dois”. [...]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sarah, Batista Leite de Lima. "A dor da perda amorosa e a Gestalt-Terapia." A dor da perda amorosa e a Gestalt-Terapia 5, no. 9 (2008): 114–25. https://doi.org/10.5281/zenodo.14941001.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo compreender, através do olhar da Gestalt-terapia, a dor sentida pelo indivíduo acometido pelo fim de seu relacionamento amoroso. Esta separação, para quem vivia uma relação de amor, provoca muitas vezes uma dor que talvez se inscreva entre as mais difíceis de suportar, o que provoca uma ferida narcísica que faz com que o indivíduo se reduza inconseqüentemente. Diante desse contexto de sofrimento, a procura por uma psicoterapia surge como uma possibilidade de elaboração, de recu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leopoldo, Rafael. "INGMAR BERGMAN E A FILOSOFIA EXISTENCIAL: NOTAS SOBRE O FRACASSO E A MATURIDADE AMOROSA." Sapere Aude 7, no. 13 (2017): 462. http://dx.doi.org/10.5752/p.2177-6342.2016v7n13p462.

Full text
Abstract:
<p>O presente texto visa analisar a experiência cinematografia de Ingmar Bergman, e principalmente seu filme <em>Monika e o Desejo</em>, como também vários autores da filosofia da existência, para refletir sobre o fracasso e a maturidade amorosa. Com relação à filosofia existencial são salientados os autores Jean-Paul Sartre e Albert Camus. Com relação ao primeiro filósofo aponto, principalmente, a sua visão das relações humanas como conflitivas, a vontade de solidão dos amantes, o ser em abertura para o outro, como também a liberdade. Com relação ao segundo filósofo saliento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Onelley, Glória Braga. "A relação pedagógico-amorosa no contexto teognídeo." Cadmo: Revista de História Antiga, no. 22 (2011): 115–29. http://dx.doi.org/10.14195/0871-9527_22_8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Ana Carolina de Moraes, Maíra Bonafé Sei, and Rebeca Beckner de Almeida Prado Vieira. "A vinculação amorosa em mulheres com vaginismo: um estudo qualitativo-exploratório." Quaderns de Psicologia 26, no. 2 (2024): e2037. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.2037.

Full text
Abstract:
O vaginismo é caracterizado como uma contração involuntária que impossibilita a penetração vaginal, podendo causar sofrimento e mudanças nas relações amorosas. Diante disso, neste estudo buscamos discorrer sobre a vinculação amorosa em mulheres com vaginismo, refletindo acerca da influência de elementos da relação amorosa e do contexto sociocultural na vivência desta disfunção. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-exploratória, realizada, por meio de entrevistas semiestruturadas, com nove mulheres que apresentaram sintomas de vaginismo. Os resultados foram categorizados a partir da análise de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Paulino, Maria das Graças Rodrigues. "A relação eu/tu na lírica amorosa brasileira." Cadernos de Linguística e Teoria da Literatura 5, no. 10 (2016): 97. http://dx.doi.org/10.17851/0101-3548.5.10.97-112.

Full text
Abstract:
Resumo: Caracterização da mulher-destinatária na lírica amorosa brasileira durante os períodos romântico e modernista.Résumé: Caractérisation de la femme-destinataire dans la poésie lyrique amoureuse brésilienne dans les périodes romantique et moderniste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Duarte, Adriane da Silva. "Eros e Himeros." Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 35, no. 2 (2022): 1–10. http://dx.doi.org/10.24277/classicaj.35.2022.1013.

Full text
Abstract:
A temática amorosa ocupa importante lugar na delimitação do gênero romance na Antiguidade, uma vez que os seus mais antigos exemplares trazem em seu centro a idealização da relação amorosa. Outro conjunto de obras que compõem o corpus do romance antigo, os romances cômico realistas, dão tratamento diverso ao impulso erótico, muitas vezes deslocado para um plano secundário da narrativa e abordado de forma não idealizada. Através da análise da representação de eros em dois romances, Efesíacas, de Xenofonte de Éfeso, da vertente amorosa, e Lúcio ou o asno, de (Pseudo-)Luciano, da cômico realista,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Emidio, Thassia Souza, and Jussara Aparecida Rodrigues. "“Obrigado por existir”: um estudo psicanalítico acerca do sentimento de gratidão nas relações amorosas." Estudos Interdisciplinares em Psicologia 10, no. 2 (2019): 20. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2019v10n2p20.

Full text
Abstract:
O presente artigo objetiva compreender e investigar os sentidos atribuídos ao sentimento de gratidão por sujeitos que vivenciam a experiência de uma relação amorosa na atualidade. Esse estudo baseia-se numa pesquisa qualitativa que empregou a entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados, visando refletir acerca da presença e do desenvolvimento da gratidão em meio às relações amorosas em que se encontram os sujeitos no contemporâneo. Os resultados expressaram dúvidas e questionamentos, mostrando a gratidão como um sentimento difícil de ser pensado e experienciado, mas que também
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Arnould, Ondine. "Carmen, figura nietzschiana do amor trágico." Cadernos Nietzsche 44, no. 2 (2023): 221–46. http://dx.doi.org/10.1590/2316-82422023v4402oa.

Full text
Abstract:
Resumo: Este artigo investiga a perspectiva nietzschiana sobre a personagem Carmen na ópera de Bizet e sobre a relação amorosa trágica da qual ela participa. Propomos que a atração suscitada por Carmen é sinceramente vivida por Nietzsche. Nesse sentido, Carmen não se limita de forma alguma a uma figura antiwagneriana, mas ela constitui inteiramente uma figura nietzschiana. Além da investigação dos diversos pontos de vista do filósofo alemão sobre as relações amorosas homem-mulher, estudamos as considerações estéticas que essas perspectivas abrangem. A admiração estética de Nietzsche pela obra
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Tavares, Márcia Santana. "Com açúcar e sem afeto: a trajetória de vida amorosa de mulheres das classes populares em Aracaju/SE." Serviço Social & Sociedade, no. 101 (March 2010): 121–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-66282010000100007.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende discutir as tramas e enredos erótico-amorosos de mulheres das classes populares em Aracaju (SE), a partir de uma perspectiva de gênero. Os dados foram coletados através de dez relatos biográficos. A análise revela que a cartografia amorosa das mulheres investigadas é desenhada pela extrema miséria que acompanha sua trajetória de vida. O amor, portanto, adquire corporeidade na figura daquele que sacia sua fome e de seus filhos, mesmo quando a relação com o parceiro é permeada pela infidelidade, violência doméstica, ausência de desejo e prazer sexual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Saltarelli, Beatriz Viana Lopes. "Sylvia Plath e Roland Barthes: fragmentos de um diário amoroso." Em Tese 21, no. 2 (2016): 186. http://dx.doi.org/10.17851/1982-0739.21.2.186-195.

Full text
Abstract:
Este ensaio traz uma discussão sobre Os Diários de Sylvia Plath, tomando como base alguns conceitos propostos por Roland Barthes. Procuramos discutir aqui a questão de Eros que pode se dar em uma relação escritor/ escritura e quais as características marcantes nessa relação. Uma relação que vai muito além do simples ofício da escrita e que pode ser mesmo equiparada a uma relação amorosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vieira Lima, Maria Juliana, and José Célio Freire. "O lugar do outro nas relações amorosas contemporâneas: uma leitura ética levinasiana." Estudos Interdisciplinares em Psicologia 8, no. 2 (2017): 85. http://dx.doi.org/10.5433/2236-6407.2017v8n2p85.

Full text
Abstract:
A sociedade contemporânea caracteriza-se por uma relação temporal fluida, onde a rapidez e a simultaneidade operam através de formas cada vez mais sofisticadas. O outro, na lógica dessa liquidez, é considerado um instrumento de satisfação dos desejos pessoais, pondo em xeque a dimensão ética do seu lugar nesses fenômenos. Este artigo pretende confrontar, a partir do método hermenêutico de Gadamer, as discussões sobre os relacionamentos contemporâneos em Bauman, Giddense Jean Paul Sartre, subsidiando a discussão através de uma leitura ética desses fenômenos pela perspectiva da alteridade radica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

MOREIRA, Ana Regina de Lima, and Elza Maria do Socorro DUTRA. "Compreendendo a experiência do sofrimento de mulheres na relação amorosa." PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica 19, no. 1 (2013): 3–4. http://dx.doi.org/10.18065/rag.2013v19n1.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Almeida, Lígia Maria Moreira Ferreira de, and José Manuel Peixoto Caldas. "Intimidade e saúde." Psicologia USP 23, no. 4 (2012): 737–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642012000400007.

Full text
Abstract:
A intimidade é antecedida de processos ativos, transversais ao ciclo de vida. O vínculo afetivo estabelece-se primariamente na relação de vinculação mãe-bebê, e os padrões comportamentais e estilos de vinculação tendem a repercutir-se nas relações adultas. O objetivo exploratório desta investigação pretende apurar a transcrição física (consequências na saúde) de vivências insatisfatórias de intimidade. Sessenta universitários (30 do sexo feminino; 30 do sexo masculino), com idades entre 22 e 27 anos, envolvidos numa relação amorosa fixa (duração mínima: 6 meses) foram contactados para responde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Affonso Penna, Ana Beatriz. "“Não quero / Ter filhos / Gosto muito / De foder / Contigo”: uma leitura sobre o amor e o sexo em Adília Lopes." Abril – NEPA / UFF 13, no. 26 (2021): 19–31. http://dx.doi.org/10.22409/abriluff.v13i26.48568.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca pensar o lugar representacional da relação amorosa na obra da poeta portuguesa contemporânea Adília Lopes através da leitura de alguns poemas do livro O regresso de Chamilly (2000). Nessa leitura, o lugar da sexualidade vinculada à reprodução é de suma importância para refletir a encenação do corpo sexuado feminino na vivência amorosa. Este trabalho apresenta-se como um adentramento das reflexões abordadas na tese Problemas de gênero, problemas de escrita: estudos das remissões intertextuais à Sylvia Plath na poética de Adília Lopes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Severiano, Andréa Paula, Renata Fialho de Menezes Araújo, Maria Liz Cunha De Oliveira, and Karla Helena Coelho Vilaça e Silva. "Relacionamento amoroso no envelhecimento: empecilhos, saúde e qualidade de vida. Uma reflexão por “nossas noites”." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 1 (2019): 174–75. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i1.9913.

Full text
Abstract:
Resumo: “Nossas Noites” de 2017 é um longa-metragem adaptado do livro de Kent Haruf e narra a história de amor entre os idosos Addie Moore e Louis Waters e as barreiras para tornar possível esta relação. Método: Análise crítica com aporte em estudos atuais voltados às temáticas inseridas no filme sendo que a análise do conteúdo abarcará a identificação do tema principal; síntese da história; decomposições da cena central e adjacentes. Objetivos: refletir sobre os pontos abordados no filme que trazem implicações, dilemas e dificuldades de uma nova relação amorosa entre idosos e os fatores benéf
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Roth, Guenter. "ANGERONA: FATOS E FICÇÕES SOBRE A FAZENDA DE CAFÉ DE CORNELIO SOUCHAY E URSULA LAMBERT EM CUBA." Sociologia & Antropologia 2, no. 4 (2012): 211–39. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752012v2410.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo conta a história de Cornelio Souchay, um imigrante alemão que chega a Havana em 1807, vive uma relação amorosa com Ursula Lambert, uma mulata haitiana livre e se torna proprietário de uma fazenda de café exemplar, à qual dá o nome de Angerona, deusa do silêncio. O texto baseia-se em relatos, documentos, cartas de viajantes, filme e romances de autoria de homens ou mulheres, que visitaram Angerona em épocas diferentes. Ao contrário do filme “Roble de Olor” (2003) que festeja a relação amorosa de Cornelio com Ursula, o autor se interessa pela reconstrução da vida do imigrante e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Baldino, Kamila, and Mariana Gonçalves Boeckel. "Relacionamento amoroso." Psico 54, no. 1 (2023): e39214. http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.39214.

Full text
Abstract:
A violência conjugal é um grave problema de saúde pública. Iniciativas que busquem compreender os elementos envolvidos na violência são relevantes para sua melhor compreensão e para o desenvolvimento de ferramentas interventivas. Este artigo apresenta um estudo qualitativo sobre as concepções de relacionamento amoroso presentes nos relatos de onze homens acusados de violência conjugal, conforme a Lei 11.340, Maria da Penha, em uma capital do Brasil. Foram utilizados questionários sociodemográficos e grupos focais para coleta das informações. Através da Análise Temática, destacam-se os resultad
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Dunker, Christian Ingo Lenz. "Teoria Psicanalítica do Amor pelos Animais." Diversitas, no. 5 (June 12, 2017): 161–78. http://dx.doi.org/10.11606/diversitas.v0i5.120582.

Full text
Abstract:
Neste artigo examino as vicissitudes da relação amorosa entre humanos e animais, particularmente os animais domésticos, empregando a psicologia da vida amorosa de Freud e a antropologia estrutural de Lévi-Strauss. Examino fenômenos patológicos do amor para com animais, onde há compulsão por acolhimento (“mãe gateira”, hoarding), que recolhe sob seus cuidados um número demasiado de gatos ou cachorros, não conseguindo impedir-se de adotar novos espécimes. Nossa hipótese é de que os animais de estimação evocam um tipo de amor de estrutura metonímica e um narcisismo particularmente sensível à reto
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alencar, Deuzami Castro Ribeiro. "Relação educador e educando: afeto e amorosidade." Eventos Pedagógicos 11, no. 2 (2020): 205–14. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v11i2.10305.

Full text
Abstract:
Este artigo visa compreender a prática de afeto e amorosidade na relação educador e educando no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública no município de Sinop Mato Grosso em 2019. A pesquisa delineou-se a partir de uma abordagem qualitativa, a partir da observação participante, seguida de entrevista semiestruturada com dois educandos e questionário para as respectivas educadoras. Conclui-se que as educadoras desenvolvem seus trabalhos, baseados numa relação afetuosa e amorosa tornando sua prática prazerosa com os educandos no ato de ensinar,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vergara, Moema de Resende. "Mapas de processos de formação de identidade de gênero no século XIX." História Social 7, no. 8/9 (2011): 175–210. http://dx.doi.org/10.53000/hs.v7i8/9.375.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é orientado segundo as diversas figuras vividas por Flora Tristan durante sua vida: viajante, socialista e mulher. Diversas figuras femininas traçam determinadas vivências formadoras da identidade feminina na sociedade, tais como: maternidade, casamento e relação amorosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Almeida, Thiago de. "O ciúme romântico atua como uma profecia autorrealizadora da infidelidade amorosa?" Estudos de Psicologia (Campinas) 29, no. 4 (2012): 489–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2012000400004.

Full text
Abstract:
Muitos pesquisadores estudaram os fatores que podem contribuir para que um relacionamento amoroso se mantenha estável e tenha uma boa qualidade para ambos os parceiros. Duas das mais inquietantes preocupações que as pessoas têm no tocante aos relacionamentos amorosos são o ciúme e a infidelidade. O objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre os dois fenômenos. Participaram deste estudo 45 casais heterossexuais, com média de idade de 24,6 anos, recrutados por meio de um anúncio colocado no site de uma universidade pública situada na cidade de São Paulo. Para avaliar o grau de ciúme
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pollo, Vera, and Liliane Barbosa. "Uma paixão devastadora." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 19, no. 3 (2016): 437–51. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2016v19n3p437.5.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda o tema da “paixão devastadora” e indaga qual seria sua diferença de uma relação de amor, apoiando--se na teoria psicanalítica de Freud e de Lacan e na contribuição de Lessana. Apresenta dois fragmentos clínicos que desvelam como a relação com a mãe produz obstáculos na vida amorosa das jovens mulheres. Conclui que na paixão predomina o imaginário e, no amor, o simbólico. Por fim, ressalta que a devastação mãe-filha é menos nefasta que o arrebatamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Barbosa da Cunha, Djason. "Ciúme e violência no binômio multidimensional do vínculo emocional." Cuadernos de RES PUBLICA en derecho y criminología, no. 5 (January 25, 2025): 1–11. https://doi.org/10.46661/respublica.11092.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da questão da relação entre ciúme e vio-lência no âmbito do circuito da paixão, um sentimento que acossado pelo ciúme tende a cair no campo da morbidade afetiva, com graves consequências na saúde mental e relaci-onal do sujeito. A dinâmica que se instaura nesse circuito conflitual é analisada a partir do olhar psicanalítico, que sus-cita uma compreensão mais aguçada sobre o sentir, o pensar e o agir de sujeitos de uma relação amorosa conturbada por sentimentos extremados de ciúme patológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Alves, Weber Firmino, and Naelza de Araújo Wanderley. "Relações palimpsestuosas do amor em "Melancia e Coco Mole": um fenômeno brasileiro que ultrapassa um século." Afluente: Revista de Letras e Linguística 8, no. 24 (2024): 01–27. http://dx.doi.org/10.18764/2525-3441v8n24.2023.41.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo discutir os conceitos de intertextualidade, pelo viés da Literatura Comparada em relação a textos da literatura popular brasileira que se relacionam como hipotextos do enredo amoroso de Melancia e Coco Mole, publicado primeiramente por Sílvio Romero em 1885. O estudo conta com as contribuições teóricas de Carvalhal (2003; 2006a; 2006b), Genette (2010), Kristeva (2005), Samoyault (2008), e entre outros. A partir destes teóricos, compara-se textos populares de temática amorosa – sejam contos ou cordéis – que brotaram como um enredo palimpsestuoso da narrativa recolh
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Lindo, Luís Antônio. "Modos da paixão em trovadores e modernos." Língua e Literatura, no. 27 (October 15, 2003): 13. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.2003.105437.

Full text
Abstract:
A poesia provençal, no seu culto ao amor, fez da paixão aexpressão cultural dum grupo entusiasmado de amantes e aficionados.Praticando a limitação do ato libidinoso na relação amorosa, ostrovadores colocaram a paixão acima da ação e inovaram em matériade costumes. Neste aspecto podem ser considerados precursores domoderno pensamento social que, igualmente destacando o papel dapaixão na moralidade, privilegia os direitos sobre os deveres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Babini, Maurizio. "II Diario del primo amore di Giacomo Leopardi: lettura dello scritto leopardiano con l´ausilio della psicoanalisi." Revista de Italianística, no. 6-7 (July 30, 2003): 97. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i6-7p97-112.

Full text
Abstract:
No Diario del primo amore Giacomo Leopardi analisa de maneira quase psicanalitica seu "innamoramento" pela prima Gertrude Cassi Lazzari. O Diario parece revelar, com riqueza de detalhe, o conflito interior que atormentou Leopardi no longínquo dezembro de 1817. Partindo da análise da relação com Gertrude e da "paixão amorosa" de Leopardi, apontaremos as implicações psicanalíticas que afloram da leitura do Diario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Oliveira, Cristina Soares, Kaio Germano Sousa da Silva, Janaína Oliveira Morais, et al. "Relacionamentos amorosos e seus constituintes para a felicidade." Research, Society and Development 10, no. 9 (2021): e6810917750. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17750.

Full text
Abstract:
A Psicologia Positiva lida com a felicidade, funcionamento humano ótimo, focando nas características da personalidade positiva, no bem-estar e satisfação com a vida. Caracteriza a personalidade do indivíduo através das virtudes e forças de caráter que por sua vez, podem contribuir de forma considerável para a felicidade nos relacionamentos amorosos. O presente estudo teve como principal objetivo compreender a construção da personalidade na perspectiva da Psicologia Positiva e de que maneira os atributos de personalidade são favoráveis para a construção de bem-estar e satisfação nos relacioname
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

AZEVEDO, Ana Karina Silva, and Elza Maria do Socorro DUTRA. "Relação amorosa e tentativa de suicídio na adolescência: uma questão de (des)amor." PHENOMENOLOGICAL STUDIES - Revista da Abordagem Gestáltica 18, no. 1 (2012): 20–29. http://dx.doi.org/10.18065/rag.2012v18n1.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Bruno, Jovana Nogueira, Dayana da Silva dos Santos, Ariela Marques dos Santos, and Julio César Pinto de Souza. "As estratégias de enfrentamento do luto após o término de uma relação amorosa." Research, Society and Development 11, no. 14 (2022): e264111436144. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36144.

Full text
Abstract:
Términos de relacionamentos costumam ser complicados e trazer consigo sofrimento psíquico, com isso, é natural que a mente desenvolva alguns mecanismos de enfrentamento para passar por esse período de maneira menos dolorosa. Diante dessa situação, este artigo teve como ponto principal a ser pesquisado as estratégias plausíveis para que seja possível enfrentar o luto após o encerramento de um relacionamento amoroso, sendo este tema bastante discutido na contemporaneidade principalmente entre os jovens, com isso o objetivo dessa pesquisa foi estudar a respeito das fases do luto afim de contextua
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Moreira Júnior, Rusanil dos Santos, and Rita de Cássia Souto Maior. "As relações dialógicas e os discursos envolventes sobre a condição histórico-social de uma mulher amante." Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 15, no. 4 (2020): 122–48. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457349383.

Full text
Abstract:
RESUMO Neste artigo, objetivamos compreender os discursos que compõem a condição histórico-social de uma amante. Para isso, procuramos refletir sobre o modo como uma mulher em uma relação extraconjugal constrói ético-discursivamente a visão da sociedade a respeito da sua condição amorosa. Inseridos no campo de estudos da Linguística Aplicada, buscamos interpretar a historicidade dos atos discursivos e a repercussão desses atos na representação das subjetividades, por meio da análise dos discursos envolventes ali presentificados. Em vista disso, consideramos os estudos sobre as relações dialógi
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Simões, Paula Guimarães. "Telenovela e recepção: os públicos de Mulheres apaixonadas e sua visão sobre o amor." Rumores 5, no. 10 (2011): 220. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2011.51261.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir a constituição de públicos em relação às telenovelas e a visão sobre o amor que emerge dessa interação. Discute-se a noção de públicos e as concepções de amor, a fim de analisar como os telespectadores, em um fórum de discussão na internet, constroem sentidos sobre esse valor em relação a <em>Mulheres apaixonadas</em>. A análise revela a importância do amor na vida dos sujeitos, a perpetuação de traços do amor romântico e a valorização de elementos do amor confluente na construção da experiência amorosa hodierna
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vargas, Simone. "Violência e incesto em Un amour impossible, de Christine Angot." REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS 1, no. 31 (2022): 32–54. http://dx.doi.org/10.61389/revell.v1i31.6911.

Full text
Abstract:
Neste artigo, apresenta-se uma análise do romance Um amour impossible, de Christine Angot, no que se refere à relação familiar da autora-narradora-protagonista. Os personagens postos em evidência são Rachel e Pierre que, devido à sua relação amorosa, desencadeou eventos futuros que repercutiram na vida da personagem Christine. O romance é uma narrativa autoficcional, o que significa que a autora se inspirou em sua vida para retratar situações e personagens. Para fins de análise, levou-se em conta os estudos de Hanna Arendt, para tratar a questão da judeidade, e de Marie-France Hirigoyen, para
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Robaina, Jaqueline R., Claudia S. Lopes, Lúcia Rotenberg, et al. "Eventos de vida produtores de estresse e queixas de insônia entre auxiliares de enfermagem de um hospital universitário no Rio de Janeiro: estudo Pró-Saúde." Revista Brasileira de Epidemiologia 12, no. 3 (2009): 501–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2009000300018.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a associação entre eventos de vida produtores de estresse (EVPE) e queixas de insônia (QI). MÉTODOS: Foram analisados dados seccionais de 695 auxiliares de enfermagem de um hospital universitário, participantes do Estudo Pró-Saúde - coorte de funcionários de uma universidade no Rio de Janeiro. As informações foram obtidas através de um questionário multidimensional e autopreenchido, que avaliou a ocorrência de EVPE nos últimos 12 meses, variáveis socioeconômicas e demográficas e QI. As QI foram analisadas como desfecho politômico (frequente, ocasional, e ausente). Odds ratios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Damasio de Oliveira, Maria Vittória, and Juliana Fernandes de Souza Ribeiro. "desafios dos relacionamentos amorosos de mulheres mastectomizadas." Revista Mosaico 14, no. 2 (2023): 256–67. http://dx.doi.org/10.21727/rm.v14i2.3686.

Full text
Abstract:
O diagnóstico de câncer de mama e suas alternativas de tratamento provocam na mulher inúmeras repercussões psicológicas que se apresentam de forma única e subjetiva a cada caso. Através de uma revisão de literatura, este estudo se propõe a apresentar os desdobramentos da realização da mastectomia na vida da mulher, considerando que tal procedimento cirúrgico representa a retirada de um órgão carregado de simbolismo de sexualidade. Diante disso, faz-se necessário pensar acerca dos sentimentos ambivalentes que podem se instaurar na mulher devido ao desejo de manutenção de sua vida que custa a mu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Marrubio, Maria Eduarda Santos, and Walter Martins Muller. "ANÁLISE CRÍTICA DA INAPLICABILIDADE DA SÚMULA 593 EM CASOS DE RELAÇÃO AMOROSA E CONSENSUAIS." Revista ft 29, no. 148 (2025): 06–07. https://doi.org/10.69849/revistaft/cs10202507111006.

Full text
Abstract:
Este artigo explora a aplicação da Súmula 593 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estabelece a presunção de vulnerabilidade para menores de 14 anos em casos de estupro, e analisa como a natureza consensual e amorosa das relações entre menores e adultos pode desafiar a aplicação automática dessa súmula. Utilizando uma abordagem de pesquisa qualitativa, o estudo realiza uma revisão abrangente da jurisprudência, incluindo casos como o Agravo Regimental no Recurso Especial nº 2019664/CE e HC 445.327/PR, para identificar e analisar as tensões entre a proteção legal dos menores e a justiça pr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Costa, Sérgio. "Amores fáceis: romantismo e consumo na modernidade tardia." Novos Estudos - CEBRAP, no. 73 (November 2005): 111–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-33002005000300008.

Full text
Abstract:
O artigo estuda as relações entre economia e amor nas sociedades complexas contemporâneas. O autor recupera uma interpretação do amor romântico como forma de comunicação particular que destaca e separa os amantes de seu entorno. Assim, o que define a interação amorosa não é o consumo de rituais românticos, como sustentam a teoria crítica e os estudos culturais, mas o sentido singular que os amantes conferem à sua relação e às atividades conjuntas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pharo, Patrick. "Sociologia moral das dependências motivadas: o caso da dependência amorosa." Sociologias 17, no. 39 (2015): 198–223. http://dx.doi.org/10.1590/15174522-017003906.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe um panorama do procedimento e dos métodos da sociologia moral, que se baseiam em uma etnofilosofia da existência social comum e em uma antropologia natural. A primeira parte do texto situa a sociologia moral em relação ao desenvolvimento contemporâneo das pesquisas empíricas sobre a ética, sobretudo no âmbito da psicologia experimental e evolucionista. A segunda parte apresenta alguns elementos de uma teoria das dependências motivadas aos prazeres e às recompensas, desenvolvida a partir do aporte das neurociências da adição e de pesquisas de campo sobre as condutas aditivas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Süssekind, Pedro. "Destino dado. As formas do amor em Grande sertão: veredas." O que nos faz pensar 31, no. 52 (2023): 185–207. http://dx.doi.org/10.32334/oqnfp.2023n52a946.

Full text
Abstract:
Neste artigo, tenho a intenção de analisar a trama amorosa do romance Grande Sertão: veredas, a fim de mostrar sua articulação com a trama épica (as guerras entre jagunços). Procuro mostrar que Guimarães Rosa desenvolve uma dialética entre dois extremos: o amor carnal, ou desejo erótico, simbolizado pela prostituta Nhorinhá, e o amor espiritual, ou paixão romântica, simbolizado pela noiva Otacília. A relação do protagonista Riobaldo com essas duas personagens é atravessada pelo ciúme de seu amigo Diadorim, expressão de um amor proibido no qual aqueles dois extremos se misturam. A partir de cer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Novais, Isabella Bomfim, Thallysa Layanne Sousa Pinheiro, and Jamille Alves Da Silva. "EFICÁCIA JURÍDICA DO CONTRATO DE NAMORO COMO FORMA DE DESCARACTERIZAR A UNIÃO ESTÁVEL A PARTIR DE UMA ANÁLISE JURÍDICA E DOUTRINÁRIA." REVISTA FOCO 16, no. 11 (2023): e3544. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n11-038.

Full text
Abstract:
O presente projeto tem como finalidade investigar os impactos da eficácia do contrato de namoro, assim como explorar a sua validade e aplicabilidade como forma de descaracterizar a união estável a partir de uma análise jurisprudencial e doutrinária. Nesse sentido, a metodologia a ser aplicada é a bibliográfica de cunho exploratório, descritivo e qualitativo, fazendo uso de dados extraídos das bases literárias e de análises científicas já existentes. Ademais, em conformidade com a Constituição Federal de 1988, é possível observar que a legislação atual nos traz diversas qualificações de possíve
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Borges, Vavy Pacheco. "Uma mulher e suas emoções: o diário de Eugénie Leuzinger Masset (1885-1889)." Cadernos Pagu, no. 19 (2002): 113–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-83332002000200006.

Full text
Abstract:
Uma breve discussão sobre o diário enquanto prática é sucedida pelo diário de uma mulher do século XIX, analisado enquanto sintoma/remédio após a morte de seu marido. A partir de suas características de origem, educação, cultura e religião, essa narrativa apresenta os conflitos de uma mulher que se vê obrigada a lidar com dificuldades econômicas - tendo que assumir a vida pública e profissional para manter os filhos - e com a saudade de uma profícua relação amorosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Della Fonte, Sandra Soares. "Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 11, no. 22 (2007): 327–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832007000200011.

Full text
Abstract:
Este artigo parte da proposição geral de que o amor e a paixão são elementos essenciais da prática educativa escolar. Contudo, ao contrário de algumas tendências contemporâneas que sustentam que a face amorosa da educação repele a verdade e o conhecimento objetivo, e se realiza como uma experiência lingüística, defendo que o Eros primordial da educação escolar não se efetiva quando se abre mão do conhecimento objetivo e da sua apropriação. Para desenvolver essa idéia, tomo emprestadas algumas considerações de Platão sobre o amor no clássico texto O Banquete, a fim de repensá-las com base nas r
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Afonso do Nascimento, Adriano Roberto, and Aline Souza Martins. "A SAUDADE AMOROSA NA CANÇÃO BRASILEIRA:UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (1927-1964)." Psicologia Argumento 27, no. 57 (2017): 161. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v27i57.19993.

Full text
Abstract:
O objetivo da investigação aqui relatada foi buscar mapear a utilização do termo saudade em um corpus formado por trechos de 458 letras de canções populares brasileiras compostas e/ou gravadas entre 1927 e 1964 e que possuíam como tema a relação amorosa. Tal corpus foi submetido à análise lexical realizada pelo software ALCESTE (Analyse Lexicale par Context d’un Ensemble de Segments de Texte). Como resultado desse procedimento, obtivemos a formação de cinco classes de formas reduzidas: a) saudade, sujeito movente; b) os porquês (a mulher, o tempo e o sentimento compartilhado); c) coração (onde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Afonso do Nascimento, Adriano Roberto, and Aline Souza Martins. "A SAUDADE AMOROSA NA CANÇÃO BRASILEIRA:UM ESTUDO EXPLORATÓRIO (1927-1964)." Psicologia Argumento 27, no. 57 (2017): 161. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v27i57.19993.

Full text
Abstract:
O objetivo da investigação aqui relatada foi buscar mapear a utilização do termo saudade em um corpus formado por trechos de 458 letras de canções populares brasileiras compostas e/ou gravadas entre 1927 e 1964 e que possuíam como tema a relação amorosa. Tal corpus foi submetido à análise lexical realizada pelo software ALCESTE (Analyse Lexicale par Context d’un Ensemble de Segments de Texte). Como resultado desse procedimento, obtivemos a formação de cinco classes de formas reduzidas: a) saudade, sujeito movente; b) os porquês (a mulher, o tempo e o sentimento compartilhado); c) coração (onde
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Faber de Almeida Rosa, Laís, and Valéria Deusdará Mori. "REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE: AS MULHERES, A SUBJETIVIDADE SOCIAL E O TORNAR-SE SUJEITO." Psicólogo InFormação 26, no. 26 (2025): 83–108. https://doi.org/10.15603/2176-0969/pi.v26n26p83-108.

Full text
Abstract:
O objetivo desse ensaio teórico é discutir a relação entre a subjetividade social e a representação das mulheres e seus posicionamentos na sociedade atual. As representações são disseminadas e perpetuadas por meio de diferentes obras artísticas, dentre elas, os filmes de princesas da Disney que acompanham gerações desde 1930. Fundamentado na Teoria da Subjetividade (González Rey & Mitjáns Martínez, 2017), esse tema foi discutido articulando esta teoria, as discussões de Mannoni (1999) sobre as tentativas de silenciamento feminino e a relação amorosa de Arendt e Heidegger (Heberlein, 2021).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Paula, Luciane de, and Tatiele Novais Silva. "VOCÊ EM SÉRIE: O CUIDADO/ABUSO DA VIDA NA RELAÇÃO AFETIVO-AMOROSA DE BECK E JOE." Revista InterteXto 13, no. 2 (2021): 02–29. http://dx.doi.org/10.18554/it.v13i2.5144.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a construção de sentidos de cuidado/abuso na relação entre os sujeitos Guinevere Beck (Beck) e Joseph Goldberg (Joe), no seriado Você (2018). Os subsídios teóricos que o fundamentam a reflexão estão ancorados nos escritos de Bakhtin, Volóchinov e Medviédev. Para o desenvolvimento do trabalho, foram mobilizados, especificamente, os conceitos de discurso, sujeito e ideologia. O método dialógico ampara a pesquisa interpretativa empreendida, com delimitação do corpus atente à primeira temporada, especialmente voltada a cenas, dos episódios 1, 2, 4, 5, 6 e 10
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pilão, Antonio. "Entre a liberdade e a igualdade: princípios e impasses da ideologia poliamorista." Cadernos Pagu, no. 44 (June 2015): 391–422. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4449201500440391.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo é analisar a articulação entre os ideais de liberdade e igualdade nos discursos de "poliamoristas" brasileiros sobre amor e sexualidade. "Poliamor" é o nome "nativo" dado à possibilidade de estabelecer mais de uma relação amorosa ao mesmo tempo com a concordância de todos os envolvidos. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de quatro redes virtuais "poliamoristas", dos discursos obtidos a partir de cinco entrevistas em profundidade realizadas com adeptos do "poliamor" e da observação participante conduzida em "poliencontros".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!