Academic literature on the topic 'Relação Infraestrutura e desempenho escolar'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Relação Infraestrutura e desempenho escolar.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Relação Infraestrutura e desempenho escolar"

1

De Paula, Josiane Souza de. "Elementos associados à proficiência em Matemática: um estudo aplicado as escolas públicas em Alagoas." Diversitas Journal 6, no. 1 (2021): 1114–41. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1487.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar os fatores associados ao desempenho educacional de estudantes das escolas públicas de Alagoas. Considera-se como variável dependente as notas obtidas pelos alunos da 4ª série/5ºano do ensino fundamental nos testes de Matemática e como fatores explicativos do desempenho estudantil as características do ambiente escolar, características da família e fatores individuais dos estudantes. A metodologia empregada tem como base um modelo hierárquico, recomendado para lidar com a natureza hierarquizada de dados educacionais. Em linhas gerais, os resultados indicam que a proficiência é fortemente influenciada pelas características pessoais e familiares do aluno, tais como: gênero, cor, escolaridade da mãe, condição em relação ao trabalho, cumprimento do dever, etc. Entre as variáveis escolares destaca-se a infraestrutura física ofertada pelas escolas e a presença de professores com ensino superior. Deste modo, conclui-se que a nota em matemática na série analisada é altamente influenciada por atributos do aluno, mas as escolas também agregam valor ao desempenho dos estudantes. O modelo demonstra que a condição de trabalho do estudante se comporta diferentemente entre as escolas. No mais, constatou-se que o efeito do envolvimento da família afeta menos o desempenho quando a proporção de alunos em atraso na escola é maior. 
 PALAVRAS-CHAVE: Desempenho Escolar, Prova Brasil, Modelo Hierárquico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guindani, Evandro Ricardo, Yáscara Michele Neves Koga, and Francine Grendene. "O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e as influências da realidade socioeconômica no contexto escolar do aluno." Revista de Educação PUC-Campinas 19, no. 2 (2014): 133. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0870v19n2a2687.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa visa contribuir com investigações acerca da realidade socioeconômica das famílias e sua influência no rendimento escolar dos alunos. A problemática deste estudo está focada na relação entre indicadores educacionais e indicadores socioeconômicos. A relação entre o nível socioeconômico familiar e os resultados obtidos pelos alunos da Escola Municipal Ângelo Anzollin no município de Vargem Bonita (SC), na Prova Brasil aponta que a disparidade entre a riqueza produzida no município e o Índice de Desenvolvimento Humano pode ser determinante para o desempenho dos alunos na Prova Brasil e, principalmente, no rendimento escolar. Os resultados da pesquisa contribuíram para compreender que o sucesso ou fracasso escolar do aluno não está ligado apenas ao ambiente e à infraestrutura proporcionada pela escola, tampouco somente à qualificação docente. É necessário um olhar mais apurado às condições familiares, sociais, econômicas e culturais para apreender a complexidade do sucesso e do fracasso escolar. A pesquisa contribuiu para uma reflexão crítica sobre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica demonstrando que a qualidade de ensino precisa ser problematizada e pensada dentro de uma perspectiva socioeconômica e não apenas pedagógica.Palavras-chave: Escola. Família. IDEB. Realidade socioeconômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, Fatima, Gregory Elacqua, Matías Martínez, and Humberto Santos. "Efeitos do Plano de Desenvolvimento da Escola nos resultados escolares." Estudos em Avaliação Educacional 27, no. 64 (2016): 128. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v27i64.3765.

Full text
Abstract:
<p>O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) é um instrumento de planejamento para escolas que recebem capacitação técnica e apoio financeiro do MEC para elaborar um plano de melhoria nas dimensões de gestão, relação com a comunidade, projeto político-pedagógico e infraestrutura. Para avaliar se o PDE-Escola tem efeito no desempenho acadêmico das escolas foram utilizados os dados administrativos e da Prova Brasil entre os anos de 2005 a 2012 e a estimação de modelos fixo no nível da escola e por ano. Foram construídos três grupos que permitiu verificar qual o componente que possui efeito na melhoria dos resultados: apenas planejar, planejar e receber recursos e se os resultados encontrados se mantinham ao longo do tempo. Os resultados apontam que PDE-Escola só tem efeito quando associado ao repasse de recursos. Os resultados foram bastante heterogêneos entre os estados brasileiros o que sugere que o desenho e o contexto da implementação do programa importa. </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SANTOS, Maria Aparecida Cabral Costa dos, and Helen Halinne Rodrigues de LUCENA. "A INDISCIPLINA ESCOLAR: um estudo de caso no interior de Pernambuco." Open Minds International Journal 1, no. 3 (2020): 20–41. http://dx.doi.org/10.47180/omij.v1i3.70.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo analisar como a indisciplina no contexto escolar contribui na desconstrução do processo de ensino e aprendizagem dos educandos do 7º ao 9º ano da cidade de Vertente do Lério-PE. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa, com questionários aplicados a 15 estudantes e 11 professores, desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2019. Constatou-se sobre o perfil dos professores pesquisados que a maioria é do gênero feminino, na faixa etária de 34 a 53 anos, casados e com filhos. Todos são licenciados na área que atuam e possuem pós-graduação, atuam a mais de 10 anos no ensino e não possuem outra atividade remunerada, com carga horária total de atividades de 30h/semanais. Sobre como lidam com a indisciplina, os professores afirmam que fazem uso de dinâmicas, diálogos, uso de jogos e atividades diversas na tentativa de amenizar a indisciplina escolar. Afirmam ainda que as situações de indisciplina que ocorrem em sala atrapalham o desempenho escolar e entendem que ela está vinculada a fatores internos, tais como: a infraestrutura, a administração, a relação professor-aluno, ao processo de ensino e aos fatores externos, como os problemas socioeconômicos, a baixa qualidade de vida e os conflitos de ordem familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Cá, Lourenço Ocuni, and Cristina Mandu Ocuni Cá. "Políticas públicas em educação: um apanhado histórico." ETD - Educação Temática Digital 17, no. 1 (2015): 88. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v17i1.8634820.

Full text
Abstract:
Este trabalho pretende documentar e analisar as estruturas educacionais da Guiné-Bissau, a falta de infraestrutura deixada pelo colonialismo português e a implementação do novo sistema educacional pelo Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). A análise é feita por meio de avaliação do desempenho de sucessivos períodos que fizeram parte da história educacional do país. Nesta análise, destaca-se, em primeiro momento, a ausência de instituições escolares na sociedade linhageira africana, não que isto significasse a inexistência de ensino-aprendizagem, pois se tratava de uma cultura oral que veio a ser sobreposta pela cultura escrita europeia. Nesse sentido, no ensino colonial, a Igreja Católica desempenhou o papel fundamental na docilização dos guineenses. A igreja não só ajudou na implantação da política educacional, como também participou na legitimação do colonialismo português, sancionando e santificando a missão civilizadora e função histórica de Portugal. Paralelamente a essa educação, o movimento de libertação nacional da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) idealizou e instaurou a educação nas Zonas Libertadas (1963-1973) esta educação era mais aberta e mais dinâmica em relação ao mundo exterior. Ela não tinha mais como objetivo principal produzir uma situação de equilíbrio e de estagnação e sim procurava apoiar-se e favorecer o processo geral da luta de libertação nacional em que se inseria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vieira, Lívia Maria Fraga, and Edmilson Antônio Pereira Junior. "Infraestrutura escolar e satisfação profissional." Revista Pesquisa e Debate em Educação 10, no. 1 (2020): 1027–46. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32018.

Full text
Abstract:
Analisa-se a percepção de professores da educação básica sobre as condições da infraestrutura escolar e a satisfação profissional, ressaltando especificidades da educação infantil (EI), com indicadores desenvolvidos a partir de resultados da pesquisa Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil – Fase II, coordenada pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), de 2015. Mesmo com remuneração e carreiras mais desvantajosas, as docentes da EI apresentaram índice de respostas mais elevado em relação à satisfação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alexandrino Garcia, Ricardo, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto, and Adriana de Miranda-Ribeiro. "Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil." Revista Brasileira de Estudos de População 38 (July 26, 2021): 1–32. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0152.

Full text
Abstract:
O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Stôcco Braido, Leonan, and Elizabete Gerlânia Caron Sandrini. "INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA ESCOLAR NO DESEMPENHO EDUCACIONAL: ESTUDO DE CASO NA EEEFM HONÓRIO FRAGA, COLATINA/ES." Revista Ifes Ciência 6, no. 2 (2020): 65–84. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v6i2.722.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a influência da infraestrutura no desempenho educacional dos discentes da EEEFM Honório Fraga, em Colatina/ES, por meio de um estudo de caso. A escola passou por duas mudanças de infraestrutura, migrando, em 2010, do prédio escolar com poucas condições de infraestrutura para um galpão provisório. Dois anos depois, em 2012, a escola voltou a funcionar no prédio reconstruído. Assim, este estudo teve por objetivo verificar a influência da mudança de infraestrutura no desempenho educacional dos discentes. Para tanto, foram aplicados questionários. Houve, ainda, estudo documental e relatórios fotográficos. Sendo os referenciais teóricos: relatórios do Pisa, indicadores educacionais, Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e relatórios da Unesco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Junio Marques Soares, Denilson, Talita Emidio Andrade Soares, and Wagner Dos Santos. "INFRAESTRUTURA E DESEMPENHO ESCOLAR NA PROVA BRASIL: ASPECTOS E CONEXÕES." Olhar de Professor 23 (July 25, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/10.5212/olharprofr.v.23.2020.15023.209209227242.0626.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo exploratório sobre infraestrutura escolar, e analisa suas conexões com o desempenho de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, na Prova Brasil. Para isto, foram utilizadas técnicas de estatística descritiva e inferencial. Os resultados indicam que as escolas brasileiras, especialmente as das regiões Norte e Nordeste, ainda possuem deficiências de infraestrutura e que algumas políticas públicas adotadas não têm alcançado o efeito esperado. Destaca-se a significativa contribuição de fatores como presença de laboratório de informática e internet, quadra de esportes, dependências PNE, coleta de lixo e auditório para o bom desempenho escolar na avaliação analisada. Espera-se que os resultados obtidos possam ser úteis para orientar políticas públicas e despertem um maior interesse na discussão dos impactos das condições materiais do ambiente escolar na qualidade da educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

D. J. M. SOARES, Denilson Junio Marques Soares. "INFRAESTRUTURA E DESEMPENHO ESCOLAR NA PROVA BRASIL: ASPECTOS E CONEXÕES." Olhar de Professor 23 (2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.5212/olharprofr.v.23.2020.15023.209209227242.0626.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Relação Infraestrutura e desempenho escolar"

1

Moraes, Mônica Figueiredo de. "A influência da infraestrutura no desempenho escolar: estudo de caso de três colégios do estado do Rio de Janeiro." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/640.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-02-02T17:45:58Z No. of bitstreams: 1 monicafigueiredodemoraes.pdf: 1892852 bytes, checksum: 0ca26ee8630964c552cb7aa34b36cff9 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-02-03T11:25:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monicafigueiredodemoraes.pdf: 1892852 bytes, checksum: 0ca26ee8630964c552cb7aa34b36cff9 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-02-03T11:25:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monicafigueiredodemoraes.pdf: 1892852 bytes, checksum: 0ca26ee8630964c552cb7aa34b36cff9 (MD5) Previous issue date: 2014-09-26<br>O presente trabalho problematiza o modo como a esfera administrativa, especificamente em suas questões relacionadas à gestão da infraestrutura, pode influenciar o desempenho dos alunos. Para tanto, foram selecionados três colégios da Regional Serrana II, pertencentes à rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de identificar os possíveis problemas na infraestrutura escolar, em seus aspectos físico, material e humano e referenciar as ações que a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)podeagregar às suaspráticas administrativas escolares para oferecer condições mais adequadas ao melhor desempenho educacional. Com este objetivo, descreveu-se e analisou-se a dimensão da gestão da SEEDUC/RJ, e, mais detalhadamente a Regional Serrana II, discorrendo sobre a infraestrutura e desempenho educacional das três unidades escolares selecionadas para análise.Além disso, traçou-se o perfil das comunidades escolares em que estão inseridasestes colégios, com o intuito de diagnosticar o grau de conhecimento, envolvimento e apropriação da gestão de cada unidade escolar. Posteriormente, definiu-se como campo de estudo, três unidades de ensino com a mesma classificação utilizada pela SEEDUC/RJ, no que diz respeito a quantidade de alunos e estabeleceu-se como critério, colégios sediados em municípios diferentes, para comparar o desempenho de cada unidade escolar nas avaliações IDEB e IDERJ com a infraestrutura disponível. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo associada à aplicação de cem questionários entre os gestores, professores, alunos e profissionais terceirizados. Para embasar a pesquisa amparou-se nos instrumentos legais que garantem a educação de qualidade como direito fundamental para proteger a dignidade do indivíduo, tal como a LBD 9394/96, bem como o Parecer CNENo. 08/2009 - que define o Custo Aluno Qualidade Inicial(CAQi) - por ser o único documento com discriminação referencial de infraestrutura escolar, para comparar com a estrutura disponível nos colégios investigados. Para fundamentar a análise conceitual, apoiou-se principalmente em literatura voltada aos pilares de eficiência, eficácia, efetividade e equidade escolar, tal como descrito por Filho (1997); Brooke (2012), Franco e Bonamino (2005) além de Anísio Teixeira, pioneiro a mencionara importância da infraestrutura ideal para (instalações e equipamentos necessários) para eficiência do ensino aprendizagem e Polon (2009) que cria a tipologia de estilos de gestão, onde se constata perfis de liderança que determinam diferentes resultados nas escolas. Após relacionar as teorias estudadas com os dados coletados, pode-se propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para a melhoria da infraestrutura das unidades escolares da Regional Serrana II, ressaltando a relevância da gestão escolar.<br>The present dissertation discusses the way in which the managing sphere, specifically in matters related to managing infrastructure, may impact the students’ academic achievement levels. In order to conduct such study, three schools were selected within the Regional Serrana II, belonging to state school network of Rio de Janeiro, aiming to identify the possible issues in school infrastructure in its physical, material and human aspects and indicate actions thatState Secretariat of Education of Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) may aggregate to their school management practices to offer more suitable conditions to improve academic achievement levels. With that in mind, the management dimension of the SEEDUC/RJ was described and analyzed, and, in greater detail, the Regional Serrana II, elaborating on the infrastructure and the academic achievement levels of the three school units selected for analysis. Besides, a profile was drawn of the school community in which such schools are inserted aiming to diagnose the degree of knowledge, involvement and appropriation of each school management. Afterwards, it was defined as a field of study three schools with the same state classification utilized by SEEDUC/RJ, regarding the number of students and established as a criterion, schools based in different towns, in order to compare the achievement levels of each school in the external assessment systems IDEB and IDERJ, with the available infrastructure. The methodology utilized was field research associated with the application of a survey to 100 managers, teachers, students and third-party employees.To support the research legal instruments were consulted that ensure quality education as a fundamental right to protect the dignity of the individual, such as the LBD 9394/96, as well as theCNE document No. 08/2009,which defines the Student Cost Initial Quality (CAQi) for being the only document with reference to school infrastructure to compare with the available structure of the studied schools. To support the conceptual analysis, the study relied mainly on works related to the pillars of efficiency, efficacy, effectiveness, and school equity, such as described by Filho (1997); Brooke (2012), Franco and Bonamino (2005), besides Anísio Teixeira, a pioneer in mentioning the importance of the ideal infrastructure (necessary facilities and equipment) towards effective teaching and Polon (2009) who created the types of management styles, among which there are leadership profiles that determine different schools achievement levels. After relating such theories to the data collected, it was possible to propose an Educational Action Plan (PAE, in Portuguese) to improve of the infrastructure of school units of the Regional Serrana II, highlighting the relevance of school management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Daniela Vieira de. "Relação entre gastos educacionais e desempenho escolar nos municípios goianos." Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6152.

Full text
Abstract:
Submitted by Marlene Santos (marlene.bc.ufg@gmail.com) on 2016-09-09T14:31:10Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Daniela Vieira de Oliveira - 2016.pdf: 1510275 bytes, checksum: 679036a6f09af67bf9c77fda52973e59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-09-09T14:35:00Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Daniela Vieira de Oliveira - 2016.pdf: 1510275 bytes, checksum: 679036a6f09af67bf9c77fda52973e59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-09-09T14:35:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Daniela Vieira de Oliveira - 2016.pdf: 1510275 bytes, checksum: 679036a6f09af67bf9c77fda52973e59 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-08-31<br>Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG<br>This study analyzes the relationship between municipal spending on education and average educational performance of municipal schools students in Goiás. The analize evaluate how the municipal public spending on primary education per student influences the average scores of municipalities in Prova Brazil in Portuguese and Mathematics. This study use 4th series / 5th year of Goiás municipal public schools datas, among 25% of municipalities with the worst result and 25% of municipalities with best results, using methods of quantile regressions for 2007, 2009 2011 and 2013. The model of quantile regression estimated’s results indicates that the expenditure per student has a positive and significant impact on municipal average scores in all quantiles for both grades, in Portuguese and Mathematics, for municipal schools in Goiás. Moreover, it’s observed that municipalities that have better average (quantile 0.50 and 0.75), positive influence of spending per student tends to be higher. It is noteworthy that the group with 25% better grades has the highest number of municipalities with expenses for students above the state average and Municipal Human Development Index (HDI), literacy rate and GDP per capita above rates presented to state in both disciplines.<br>O presente trabalho investiga a relação entre gastos públicos municipais em educação e o desempenho escolar médio da rede municipal de ensino goiana. Tal análise é realizada avaliando o quanto os gastos públicos municipais em educação fundamental por aluno influenciam as notas médias dos municípios na Prova Brasil em Língua Portuguesa e em Matemática. São utilizados os dados da Prova a 4º série/5º ano da rede pública municipal goiana, dentre os 25% dos municípios com pior resultado e os 25% dos municípios com melhor resultado, por meio do uso dos métodos de Regressões Quantílicas para os anos 2007, 2009, 2011 e 2013. Os resultados encontrados para o modelo de Regressão Quantílica estimado apontam que o gasto por aluno tem impacto positivo e significativo nas notas médias municipais em todos os quantis tanto para as notas em Língua Portuguesa, quanto para Matemática da rede municipal de ensino fundamental goiana. Além disso, é observado que, nos municípios que apresentam melhores médias (quantil 0,50 e 0,75), a influência positiva do gasto por aluno tende a ser maior. Ressalta-se ainda que, o grupo com as 25% melhores notas apresenta a maior quantidade de municípios com Gastos por alunos acima da média estadual e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), Taxa de Alfabetização e PIB per capita acima dos índices apresentados para o Estado em ambos os anos e disciplinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Granemann, Claudiane Michaltchuk 1981, Junior Moacir Manoel 1989 Rodrigues, and Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. "Relação entre investimentos em infraestrutura e desempenho socioeconômico : um estudo ponderado pela sustentabilidade da dívida pública /." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2017. http://www.bc.furb.br/docs/DS/2017/364665_1_1.pdf.

Full text
Abstract:
Orientador: Moacir Manoel Rodrigues Junior.<br>Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Curi, Andréa Zaitune. "A relação entre o desempenho escolar e os salários no Brasil." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-10122006-184214/.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é analisar a relação entre o desempenho escolar e os salários dos jovens brasileiros. Examinamos se a qualidade do ensino, mensurada pelas notas obtidas por uma geração nos exames de proficiência realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o INEP, em seu Estado ao término do ensino médio, afeta os salários a serem recebidos por esta geração quando ela estiver no mercado de trabalho, cinco e seis anos depois, respectivamente com dados do Censo Demográfico de 2000 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, a PNAD, de 2001. A partir de um modelo de pseudo-painel, corrigimos os problemas de viés de seleção gerados pelas migrações e pelo alto nível educacional da amostra selecionada, através do modelo de Roy (1951) aplicado em Dahl (2001). Os determinantes da proficiência escolar, tais como “background” familiar, a infra-estrutura escolar e o perfil de docentes e diretores também foram analisados. A partir da estimação do modelo em dois estágios, os resultados do primeiro estágio mostram que o desempenho dos alunos em exames de proficiência é positivamente relacionado aos investimentos em educação, como melhor remuneração a professores e diretores, critérios mais rigorosos de seleção desses profissionais, assim como investimentos em infra-estrutura, que melhoram a qualidade da escola. Isso aponta para a existência de uma relação entre os recursos destinados à educação e a qualidade da mesma no Brasil. Adicionalmente, os resultados do segundo estágio do modelo mostram que as notas obtidas por uma geração nos testes de proficiência são significantes para explicar os salários futuros da mesma. Dessa forma o estudo confirma a importância de políticas públicas que invistam na qualidade da escola ao invés de políticas destinadas apenas a aumentar os anos de estudo da população.<br>The aim of this paper is to examine the relationship between the school performance and the wages of young Brazilians workers. We examine if school quality, measured by test scores of a generation in SAEB at the end of high school, affect the earnings of this generation when they enter the labor force, five and six years later, with sample of Censo (2000) and PNAD (2001). We use a pseudo-panel model to correct the problems of selection bias, created by migrations and by the high education level of the selected sample, through a Roy model (1951) applied in Dahl (2001). The determinants of school performance, like familiar background, school structure, teacher and director profiles also were analyzed. We conclude that school characteristics are responsible for a good performance of students in tests scores, and that the school performance explains the differences of the earnings of young Brazilians workers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Valentini, Felipe. "A relação entre inteligência fluida, desempenho acadêmico e aprendizagem : uma abordagem multinível." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14739.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2013.<br>Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-11-19T13:49:40Z No. of bitstreams: 1 2013_FelipeValentini.pdf: 5407485 bytes, checksum: b1b86615ff3a49356e92297f7d52d2ac (MD5)<br>Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2013-11-29T13:00:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_FelipeValentini.pdf: 5407485 bytes, checksum: b1b86615ff3a49356e92297f7d52d2ac (MD5)<br>Made available in DSpace on 2013-11-29T13:00:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_FelipeValentini.pdf: 5407485 bytes, checksum: b1b86615ff3a49356e92297f7d52d2ac (MD5)<br>A inteligência fluida refere-se à capacidade de solucionar problemas novos, para os quais a pessoa não tem conhecimento prévio. Esse construto psicológico está relacionado à capacidade de aprendizagem e prediz outras variáveis importantes, como desempenho acadêmico e desempenho no trabalho. Contudo, pouco se conhece sobre a influência de variáveis do nível contextual sobre a relação entre a inteligência e os diversos tipos de desempenho. Nesse sentido, esta tese investigou, principalmente, a moderação de variáveis da escola na relação entre a inteligência fluida, o desempenho acadêmico e a aprendizagem. Para tanto, foram conduzidos quatro estudos. O primeiro estudo teve como objetivo revisar criticamente a literatura sobre o tema. No que diz respeito às variáveis do estudante, a revisão apontou, principalmente, para as características de responsabilidade e de autodisciplina na predição do desempenho acadêmico. No que se refere às variáveis contextuais, os recursos da escola e o nível socioeconômico agregado também foram apontados como importantes para a predição do desempenho acadêmico. Entretanto, a revisão indicou a carência de investigações sobre a influência das variáveis contextuais na moderação da relação entre a inteligência, o desempenho acadêmico e a aprendizagem. Para que os modelos teóricos pudessem ser testados empiracamente, buscou-se, primeiramente, nos estudos dois e três, construir um instrumento para a avaliação da inteligência fluida. No segundo estudo buscou-se construir e obter evidências de validade de construto do Teste de Raciocínio Abstrato e Espacial (TRAE). A amostra principal foi composta de 1.069 estudantes do ensino fundamental com idade entre 11 e 17 anos (essa amostra foi selecionada a partir da amostra do quarto estudo). Por meio da Teoria de Resposta ao Item, estimou-se os parâmetros de discriminação (a) e dificuldade (b), cujas medias foram próximas de 1,00 e 0,70, respectivamente. As análises fatoriais sugeriram a adequação de uma estrutura hierárquica que permite estimação de dois fatores de primeira ordem associados ao raciocínio abstrato e ao raciocínio espacial, bem como um fator geral de segunda ordem associado a inteligência fluida. Por meio do terceiro estudo buscou-se evidencias de validade convergente entre o TRAE e a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5). Esses instrumentos foram aplicados em uma amostra de 149 estudantes do ensino médio. Obteve-se evidências de validade convergente do teste TRAE por meio da abordagem multitraco-multimétodo e por meio das correlações entre os instrumentos. Contudo, os resultados indicaram restrições quanto a validade discriminante entre raciocínio abstrato e espacial. Finalmente, o objetivo do quarto estudo foi construir e testar modelos multinível do desempenho acadêmico e da aprendizagem, considerando as variáveis explicativas inteligência fluida (Gf), infraestrutura na escola e nível socioeconômico agregado para a escola (NSEA). Participaram do estudo 1.295 estudantes do ensino fundamental. O modelo simples indicou relação forte entre Gf e desempenho acadêmico. Os modelos multinível apontaram para relação moderada entre a Gf e o desempenho acadêmico, bem como relação moderada entre a Gf e a aprendizagem. A infraestrutura na escola influenciou ambas as relações; o NSEA, apenas a relação entre a Gf e o desempenho acadêmico. Nesse sentido, uma infraestrutura melhor e um NSEA mais alto diminuíram o efeito de Gf sobre o desempenho e a aprendizagem. Esses resultados sugerem que a infraestrutura e o nível socioeconômico da escola reduzem as diferenças do desempenho e da aprendizagem entre os estudantes com baixos e altos escores de inteligência fluida. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>Fluid intelligence refers to the ability to solve new problems without previous knowledge. This psychological construct is related to the ability to learn and predicts many other important variables such as academic and work achievement. However, little is known about the influence of contextual variables on the relationship between intelligence and the several types of achievement. In this sense, this thesis aims to assess the moderation effect of school variables on the relationship among fluid intelligence, academic achievement and learning. For that purpose, four studies were performed. The first study aimed to review the literature about this topic. With regard to the student variables the review showed the significance of responsibility and selfdiscipline in the prediction of academic achievement. With respect to the contextual variables, the school resources and the socioeconomic status of the school also predicted the school achievement. However, the literature review indicated a deficiency of research on the influence of contextual variables that moderate the relationship between intelligence, academic achievement and learning. Before to test the theoretical models, the studies two and three aimed to develop a test to assess the fluid intelligence. The second study intended to develop the Abstract and Spatial Reasoning Test, and obtain evidence of the construct validity of this test. The main sample consisted of 1,069 students varying in age from 11 to 17 years (this sample is part of the sample of the fourth study). The mean discrimination (a) and difficulty (b) parameter, based on IRT, showed an approximate value of 1.00 and 0.70, respectively. Factor analysis indicated that the structure of the instrument allows the estimation of two first-order factors, related to abstract and spatial reasoning, as well as a second-order factor related to fluid intelligence. The third study aimed to obtain evidence of convergent validity between the Abstract and Spatial Reasoning Test and the Battery of Reasoning Tests [Bateria de Provas de Raciocínio, BPR-5, in Portuguese]. These instruments were administered to a sample of 149 high school students. Based on the multitrait-multimethod approach and the correlations between the instruments, the results showed evidences of convergent validity of the Abstract and Spatial Reasoning Test. Nevertheless, the results also indicated a lack of discriminant validity between abstract and spatial reasoning. Finally, the fourth study aimed to develop and to test multilevel models explaining academic achievement and learning considering fluid intelligence (Gf) of the students, infrastructure and socioeconomic status of the school (SESS) as predictor variables. The study examined 1,295 elementary school students. The basic model showed a strong relationship between Gf and academic achievement. The multilevel models indicated a moderate relationship between Gf and academic achievement, and also between Gf and learning. Infrastructure influenced both relationships, while SESS influenced only the relationship between Gf and achievement, in the sense that a better infrastructure and a higher SESS had a diminishing effect on the relationships. This effect suggests that school infrastructure and SESS decreases existing differences in academic achievement and learning between the students with low and high intelligence scores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Petrus, Leonardo. "Análise dos impactos dos investimentos em infraestrutura escolar no desempenho das unidades estaduais de ensino de Minas Gerais." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/967.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-03-07T12:24:51Z No. of bitstreams: 1 leonardopetrus.pdf: 1293998 bytes, checksum: 0a5d701ffb3ce20bec58db78a8d505af (MD5)<br>Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-04-24T01:57:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 leonardopetrus.pdf: 1293998 bytes, checksum: 0a5d701ffb3ce20bec58db78a8d505af (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-04-24T01:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 leonardopetrus.pdf: 1293998 bytes, checksum: 0a5d701ffb3ce20bec58db78a8d505af (MD5) Previous issue date: 2013-11-27<br>A pesquisa apresentada objetiva avaliar os impactos dos investimentos em infraestrutura escolar nas unidades escolares pertencentes à rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais – SEE no desempenho das escolas aferido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Para desenvolver as análises, foram utilizadas quatro extensas bases de dados: 1) investimentos em infraestrutura escolar realizados pela Secretaria de Estado de Educação no período de 2002-2011; 2) Série histórica do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, do período de 2005 a 2011 – INEP/MEC; 3) Situação do diagnóstico de infraestrutura escolar das escolas, período de 2008 a 2011; 4) Censo Escolar de 2011 – INEP/MEC. A partir da caracterização da rede de ensino em estudo e delineação das premissas inerentes ao financiamento da educação pública brasileira e de criação e funcionamento do IDEB, foram realizadas análises utilizando-se os dados analíticos das escolas de anos iniciais e de anos finais do ensino fundamental. Por meio dos tratamentos estatísticos realizados, foram demonstrados os vínculos existentes entre os desempenhos alcançados pelas escolas com o nível de investimentos e condições de infraestrutura escolar, cotejados sempre com o número de alunos atendidos em cada etapa de ensino oferecida. Importantes conclusões são apontadas, em especial quanto à maior probabilidade de escolas que contam com investimentos e infraestrutura escolar adequada configurarem entre as unidades de ensino que alcançam os maiores patamares do IDEB. Da mesma forma, escolas que contam com estruturas não tão favoráveis, têm menores probabilidades de alcançar patamares mais nobres nas escalas do IDEB. Uma proposta inovadora apresentada é a construção de um indicador de efetividade dos investimentos realizados, denominado Índice de Qualidade dos Investimentos em Infraestrutura Escolar – IQIIE, que pretende mensurar em que medida a alocação de recursos diretamente para melhorar as condições existentes nas escolas impacta positivamente na variação do IDEB para o período selecionado. Embora tratar-se de iniciativa desafiadora e merecedora de aperfeiçoamentos, a construção proposta indica novos caminhos para se olhar o desempenho das escolas face aos investimentos em infraestrutura escolar, abrindo novas possibilidades de pesquisa a partir dos impactos mensuráveis na evolução dos indicadores de desempenhos das escolas. Por fim, diante dos achados da pesquisa, é apresentado um Plano de Ação Educacional à Secretaria de Estado de Educação – SEE para sistematizar as decisões de alocação de recursos em infraestrutura escolar, pautado em variáveis concretas que possibilitaram a construção de uma Matriz de Planejamento dos Investimentos em Infraestrutura Escolar, que classifica, de acordo com critérios objetivos e parametrizados, as necessidades existentes de investimentos em uma rede de ensino. Espera-se que a implementação da metodologia constante no Plano de Ação Educacional apresentado gere benefícios reais ao sistema educacional do Estado de Minas Gerais.<br>This research aims to evaluate the impact of investment in infrastructure of Minas Gerais Educational State System’s schools in the performance of the schools as measured by the Basic Education Development Index – IDEB. In order to develop the analysis, the research used four extensive databases: 1) investment in school infrastructure made by the State Department of Education during the period of 2002-2002; 2) Historical Series of the Basic Education Development Index, between 2005 and 2011 - INEP / MEC; 3) Status of the school infrastructure diagnostic for the period of 2008-2011; 4) annual School Census 2011 - INEP / MEC. Starting from the characterization of the public schools object of study and delineation of the premises of the financing of the Brazilian Public Education and from the creation and operation of IDEB, analyzes were performed using the analytical data of schools of the early and final years of primary education. Through statistical procedures conducted, it was possible to shown the link between the performances achieved in IDEB and the level of investment and infrastructure conditions of the schools, always collated with the number of students served at each stage of education offered. Important conclusions are pointed out, especially as to the higher probability of schools with adequate school infrastructure and investment being more likely to set among the educational units that achieve the highest levels of IDEB. Likewise, schools with less favorable structures are unlikely to reach the noblest levels of IDEB. An innovative proposal presented is to elaborate an indicator of effectiveness of the investment, known as School Infrastructure Quality Investment Index - IQIIE, that aims to measure to what extent the direct allocation of resources to improve the infrastructure conditions of schools positively impact the variation IDEB for the selected period. Although being a challenging initiative and worthy of improvements, the construction proposed indicates new ways to look at the performance of schools considering the investment in school infrastructure and creating new possibilities of research based on the measurable impacts on the evolution of performance indicators of the schools. Finally, given the findings of the research, is presented an Action Plan for the Education State Department of Education - ESS in order to systematize the decisions of resource allocation in school infrastructure guided by concrete variables that allowed the construction of a Matrix of Investment Planning for School Infrastructure, which ranks, according to objective and parameterized criteria the existing needs for investments in a education network. It is expected that the implementation of the methodology presented in the Educational Action Plan can generate real benefits to the educational system of the State of Minas Gerais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

ANDRADE, Raphael Rodrigues de. "Eficácia educacional com foco na relação infraestrutura e resultado do ensino : um estudo da rede pública do Recife." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2018. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7595.

Full text
Abstract:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2018-09-25T13:42:26Z No. of bitstreams: 1 Raphael Rodrigues de Andrade.pdf: 1434440 bytes, checksum: b2a66d82f0f12067e3dbd17c8096fce5 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-09-25T13:42:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raphael Rodrigues de Andrade.pdf: 1434440 bytes, checksum: b2a66d82f0f12067e3dbd17c8096fce5 (MD5) Previous issue date: 2018-08-15<br>The present study aimed at analysing to what extent the school infrastructure affects the gain of the knowledge of the students, from the particular case of the public school system as well as to estimate the effect of the infrastructure variables and other educational influences on this learning process through the multiple linear regression model. In this regard, it was used the database generated by the Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) and examining a sample of the students’ performance from the 6th grade (previous 5th grade) of the public schools in the city of Recife through the application of two tests of Mathematics at the beginning and in the end of the year 2013, and the School Census 2013, for the other variables in FUNDAJ data bank. In order to to obtain infrastructure variables and other educational influences, the MQO and the method of selection of the variables AKAIKE (AIC) have been used. According to the econometric model, the indicators studied: educational areas (library, laboratory, sport court, and auditorium); computers, internet and equipments; utility services (water sources, electric power, sanitary sewage and selective collection), show to increase the efficiency of school learning only when it is associated to other variables and meet certain preestablished conditions.<br>O presente trabalho objetivou analisar até que ponto a infraestrutura escolar afeta o ganho de conhecimento dos alunos, a partir do caso particular da rede pública de ensino, bem como, estimar o efeito das variáveis de infraestrutura e outras influências educacionais sobre esse processo de aprendizagem, através do Modelo de Regressão Linear Múltipla. Para isso, foram utilizados os bancos de dados gerados pela Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), examinando uma amostra do desempenho dos alunos do 6º ano (antiga 5ª série) das escolas públicas da cidade do Recife, por meio da aplicação de duas provas de matemática, ao início e final do ano de 2013, e do Censo Escolar 2013, para as demais variáveis ausentes na base de dados da FUNDAJ. Para estimação das variáveis de Infraestrutura e outras influências educacionais, foram utilizados o MQO e método de seleção de variáveis de Akaike (AIC). De acordo com o modelo econométrico, os índices estudados: espaço pedagógico (bibliotecas, laboratórios, quadras e auditórios); computadores, internet e equipamentos; e serviços de utilidade pública (abastecimento de água, energia elétrica, esgotamento sanitário e coleta de lixo), mostram aumentar a eficiência da aprendizagem escolar apenas quando associada a outras variáveis e atendendo a determinadas condições pré-estabelecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Sonia Bessa da Costa Nicacio. "Relação entre desenvolvimento cognitivo, psicogenese do conhecimento aritmetico de multiplicação e desempenho escolar." [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/253616.

Full text
Abstract:
Orientador: Orly Zucatto Mantovani de Assis<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação<br>Made available in DSpace on 2018-08-03T16:06:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silva_SoniaBessadaCostaNicacio_M.pdf: 608280 bytes, checksum: 6aab7c85e288951e4dc3434adb878ffb (MD5) Previous issue date: 2003<br>Mestrado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Faria, Taciana de Lisboa. "Relação entre desempenho escolar em ciências e possíveis indicadores de distúrbios de aprendizagem." Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2015. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7322.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>Research indicates that environmental and biological factors are directly related to the child's school performance. Therefore, this study aimed to tailor a performance test of Science to Brazilian students with possible learning disorders indicators. Research characterized as qualitative and quantitative developed in two stages. The first was the construction and implementation of a large-scale performance testing of a sample 334 students in states of four regions of the country: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Sao Paulo and Sergipe. The application was done in schools that had computers with internet, since 229 students completed the test in the online version and 105 in the print version. The second phase of the research involved the adaptation and application of a questionnaire measuring biological and environmental indicators related to neural organization of the child applied to 128 mothers / guardians of students in the first three states mentioned. The questionnaire, adapted from the Rocha and Rocha Research (2009) was composed of objective and Likert questions which were structured in four main dimensions: pregnancy, childbirth, early childhood and family history. For the analysis, the data were divided into 3 categories, namely: physiological factors, psychological factors and hereditary factors. For the test analysis, the questions were divided into four groups: issues up to 40% accuracy, 40 to 50% accuracy, and 50-70% accuracy and over 70% accuracy. The data obtained from the application of the instruments were tabulated and processed in statistical software and show the relative frequencies of the indicators and the performance of the sampled students. There was no significance to fold our performance data with indicators, which makes us realize that the suitability of a teaching methodology means that there is no identification of differences in student performance, is taken into account students' singularities. This makes us reflect that, in case of performance tests, changes in the educational process allows adjustments to the uniqueness of the students, breaking the paradigm that the doctor diagnosed as incapable.<br>Pesquisas apontam que fatores ambientais e biológicos estão diretamente relacionados ao desempenho escolar da criança. Portanto, este trabalho teve por objetivo a adequação de um teste de desempenho em Ciências a alunos brasileiros com possíveis indicadores de transtornos de aprendizagem. A pesquisa caracterizada como quali-quantitativa se desenvolveu em duas fases. A primeira delas foi a construção e aplicação de um teste de desempenho em larga escala a uma amostra de 334 alunos em estados de quatro regiões do país: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. A aplicação foi realizada em escolas que dispunham de computadores com internet, uma vez que 229 discentes responderam ao teste na versão online e 105 na versão impressa. A segunda fase da pesquisa envolveu a adaptação e aplicação de um questionário que mede indicadores biológicos e ambientais relacionados à organização neural da criança aplicado a 128 mães/responsáveis por estudantes nos três primeiros estados citados. O questionário, adaptado da pesquisa de Rocha e Rocha (2009) foi composto por perguntas objetivas e do tipo Likert as quais foram estruturadas em quatro dimensões principais: gestação, parto, primeira infância e antecedentes familiares. Para a análise, esses dados foram divididos em 3 categorias, a saber: fatores fisiológicos, fatores psicológicos e fatores hereditários. Para a análise do teste, as questões foram divididas em quatro grupos: questões com até 40% de acerto, entre 40 e 50% de acerto, e 50 a 70% de acerto e mais de 70% de acerto. Os dados obtidos com a aplicação dos instrumentos foram tabulados e processados em software estatístico e mostram as frequências relativas dos indicadores e do desempenho dos alunos amostrados. Não houve significância ao cruzarmos os dados de desempenho com os indicadores, o que nos faz perceber que a adequação de uma metodologia de ensino faz com que não haja identificação de diferenças no desempenho discente, se levado em conta as singularidades dos alunos. Isso nos faz refletir que, para o caso dos testes de desempenho, alterações no processo pedagógico permitem adequações à singularidade dos alunos, rompendo com o paradigma médico que o diagnostica como incapaz.<br>São Cristóvão, SE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pacheco, Sheila Cristina da Silva. "Análise da função motora e sua relação com o desempenho escolar no ensino fundamental." Universidade do Estado de Santa Catarina, 2014. http://tede.udesc.br/handle/handle/1828.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-12-12T17:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RESUMO - Sheila C S Pacheco.pdf: 60890 bytes, checksum: 735ed028e5b824bc91236e13f50b161e (MD5) Previous issue date: 2014-08-15<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Researches have been indicating a close relationship between cognitive and motor function. There is evidence that academic performance is closely related to the level of motor proficiency. First school years provide a solid base for more integrated motor skills required in upper grades. Therefore, it is crucial to test elementary school-aged children early on motor skill ability. The purpose of this study was to investigate the relationship between motor function and school performance at ages 8-11 years. Besides this, we were also interested in if there was a specific type of motor function that may be an influencing factor at this age, specially, interlimb coordination. Motor and academic skills were examined in 101 Brazilian children from three public school using the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency (BOT-2) (Fine Manual Control, Manual Coordination, Body Coordination, and Strength & Agility) and Academic Performance Test (APT). Children were classified using percentiles representing LOW (less than or equal to 25%), AVERAGE (between greater than 25% and less than 75%) and HIGH (greater than or equal to 75%). Children considered AVERAGE were not included in this study. T test and regression logistic analyses were used to examine the association between motor function and academic performance (classified as low and high). Results indicated a significant difference between groups for Total Motor Composite (p<.001) favoring the High group. Regression analyses revealed a significant relation between academic and motor performance, specially, Body Coordination. Of the subtests of Body Coordination (Bilateral Coordination and Balance), Bilateral Coordination accounted for the highest impact on academic performance. The results support the close relationship between the motor and academic performance, especially in activities involving the interlimb coordination in children of 8-11 years.<br>Pesquisadores tem demonstrado uma relação entre as funções cognitivas e motoras. Há evidencias que o desempenho escolar está diretamente relacionando ao nível de proficiência motora. Os primeiros anos escolares fornecem uma base sólida para as habilidades motoras as quais são necessárias para os anos escolares mais avançados. Portanto, é fundamental avaliar as habilidades motoras de crianças em idade escolar que estejam em anos do ensino fundamental. O objetivo deste estudo foi investigar a relação entre a função motora e o desempenho escolar em idades 8-11 anos. De forma especifica, foi analisada qual a área motora que mais se relaciona com o desempenho escolar na idade investigada e se haveria relação entre a coordenação entre os membros e o desempenho escolar. As habilidades motoras e escolares foram investigadas em 101 crianças provenientes de escolas públicas. Utilizou-se como instrumentos de medidas o Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency 2 (BOT-2) (Controle Motor Fino, Coordenação Manual, Coordenação Corporal, e Força & Agilidade) e o Teste de Desempenho Escolar (TDE). As crianças foram classificadas utilizando percentis Baixo (menor ou igual a 25%), na Média (maior que 25% e menor que 75%) e Alto (maior ou igual a 75%), obtido de acordo com o escore bruto de desempenho escolar. Crianças consideradas na média não foram incluídas neste estudo. Para examinar a associação entre a função motora e o desempenho escolar entre os grupos Baixo e Alto foram utilizadas análises por Test T e regressão logística. Os resultados indicaram uma diferença significativa entre os grupos para a Composição Motora Total (p <0,001) que favorecia o grupo Alto. As análises por regressão logística indicaram uma relação significativa entre o desempenho escolar e motor, especialmente, na Coordenação Corporal. Ao analisar os subtestes de Coordenação Corporal (Coordenação Bilateral e Equilíbrio), somente a Coordenação Bilateral demonstrou ser significante, com maior impacto sobre o desempenho escolar. Os resultados apoiam a estreita relação entre o comportamento motor e o desempenho escolar, principalmente de coordenação entre os membros em crianças de 8 a 11 anos de idade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Relação Infraestrutura e desempenho escolar"

1

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE I." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060609.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Correia, José Edson de Barros. "A IDENTIDADE DE MENINOS E SUA RELAÇÃO COM A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE P4 E O SUCESSO ESCOLAR: PARTE II." In Multiplicidades Linguísticas: Artes, Hibridismo e Sociedade. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060610.

Full text
Abstract:
Examina-se criticamente o desempenho escolar de adolescentes ocorridos num espaço cronológico predefinido. A pesquisa serviu-se de indivíduos de ambos os gêneros, oriundos de todas as séries do Ensino Fundamental de uma escola pública da periferia de Pelotas-RS. Detectou-se que a aprovação, reprovação, transferências e evasão escolar podem estar relacionadas ao uso de marcadores linguísticos entre os gêneros, determinados pela linguagem, cultura e identidade. Estes são fatores sociolinguísticos apontados como possíveis causas de que o desempenho escolar de meninos seja pior do que o de meninas. O procedimento metodológico utilizado foi o método quantitativo correlacionado com os estudos sociolinguísticos labovianos. Os dados foram colhidos através de um Banco de Dados de Demografia Escolar (BDDE) e por um estudo complementar da língua escrita, baseado em redações de alunos em sala de aula. A análise tomou como parâmetro as contribuições de especialistas sociolinguistas. Os principais resultados auferidos destacam que a escola desenvolve um modelo pedagógico que privilegia uma língua padrão que favorece o gênero feminino, isto está demonstrado pelo baixo desempenho escolar dos adolescentes do gênero masculino; as meninas têm melhor índice de desempenho escolar na faixa etária entre dez e onze anos e os meninos pré-adolescentes nesta mesma faixa etária têm seu desempenho escolar prejudicado, porque não se adaptam ao ambiente escolar; a linguagem, cultura e identidade, podem influenciar nas altas taxas de reprovação; os meninos e pré adolescentes perdem o interesse pelo estudo, têm dificuldade de acompanhar os conteúdos do currículo escolar, têm baixa estima. O trabalho foi estruturado em duas partes de modo que a parte I trata dos aspectos introdutórios e a revisão de literatura. A parte II trata da metodologia, análise e conclusões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa, Luciana Soares da, Maria Aparecida Gomes Vieira, and Eveline Borges Vilela-Ribeiro. "INVESTIMENTO EM CULTURA, BENS CULTURAIS E DESEMPENHO ESCOLAR: A CONFIGURAÇÃO DESSA RELAÇÃO." In A Interlocução de Saberes na Formação Docente 3. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.34119140823.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nascimento, Maria Victória Leal de Almeida, Mauricio Oliveira de Andrade, and Dannúbia Ribeiro Pires. "A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO ESCOLAR E MELHORIAS DECORRENTES DE PROGRAMAS DE TRANSPORTE ESCOLAR RURAL: UM ESTUDO EM SANTA MARIA DO CAMBUCÁ – PE." In Conceitos e Ferramentas na Engenharia de Transportes. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5211924058.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Faria, Luiz Henrique Lima, Ana Clara Kuster Schultz, Angélica Brandão Rossow, Mateus Mendes Magela, and Renata Sossai Freitas Faria. "A RELAÇÃO ENTRE DESEMPENHO ESCOLAR EM MATEMÁTICA E NOMOFOBIA SOBRE UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES DE CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO." In Educação e Tecnologias: Experiências, Desafios e Perspectivas 4. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.95619191114.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Relação Infraestrutura e desempenho escolar"

1

Gomides, Thiago S., Massilon Lourenço, Pedro Henrique de Souza, and Daniel Ludovico Guidoni. "SGTD: Sistema de Gerenciamento de Tráfego Distribuído para Redes Veiculares." In XXXVII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2019.7421.

Full text
Abstract:
O gerenciamento da mobilidade é um importante e recorrente desafio dos centros urbanos, principalmente, devido à intensificação do agrupamento populacional nas grandes cidades. Nesse sentido, um dos reflexos desse impasse está no crescimento desproporcional do número de veículos em relação à infraestrutura urbana, responsável pelo surgimento ou pela intensificação dos congestionamentos. O objetivo deste trabalho é propor um algoritmo totalmente distribuído capaz de reduzir esses impactos a partir da reorganização do fluxo veicular. Dessa forma, os veículos, de maneira colaborativa, são responsáveis pela classificação e pelo compartilhamento de informações sobre os deslocamentos realizados para a tomada de decisão em um ambiente distribuído. Os resultados das simulações indicam que a solução apresentada consegue reduzir o tempo de viagem, o tempo em congestionamentos, além de aumentar a velocidade média alcançada com baixo impacto no número de mensagens transmitidas, de modo a possibilitar um bom desempenho do sistema proposto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Denisson de Carvalho, Ismael Júnior Valério de Lima, Carolina Ruschel Senger, Camila Alexandre Xavier, and Mariana Regina Rompkovski. "EFICÁCIA DO TRATAMENTO QUIMIOPROFILÁTICO COLETIVO NO CONTROLE DE GEO-HELMINTOSES EM CRIANÇAS." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/700.

Full text
Abstract:
Introdução: As geo-helmintoses são doenças negligenciadas, sendo o tratamento quimioprofilático coletivo (TQPC) um possível mitigador para populações de risco (cuja prevalência de infecção é de 20%). Contudo, sua eficácia é questionada há décadas, sem um consenso estabelecido. Objetivos: Discorrer sobre a eficácia, segurança e os desfechos da TQPC. Material e métodos: Foi realizada revisão bibliográfica abrangendo recomendações recentes da OMS e artigos do PubMed. Foram incluídos estudos mais recentes e de maior qualidade. Ao final, 22 artigos e diretrizes foram selecionados. Resultados: Como benefícios, a TQPC apresenta grande aceitabilidade da população, efeitos adversos praticamente inexistentes e é 7 vezes mais barato em relação ao binômio testar e tratar, sendo o custo a curto prazo muito inferior ao investimento para construção de rede de saneamento básico (RSB). De evidência moderada, possibilita melhora na produtividade econômica e desempenho escolar. Um dos maiores impasses a TQPC é a possível resistência aos antiparasitários (AP), fenômeno já observado na veterinária. Outros pontos negativos são: a reinfestação rápida, caso não haja ações complementares; o custo elevado em relação a programas de alimentação escolar, pois para atingir o mesmo ganho de peso o AP possui custo 35x maior; a desestimulação para construção de RSB, pela rápida e fugaz melhora na prevalência das infestações. Além disso, pela falta de medidas preventivas eficazes a reinfestação é regra, o que pode deixar a população acometida refém da ajuda de organizações humanitárias, sem perspectivas de melhora real da qualidade de vida. Há muita divergência sobre recuperação de peso, altura, catch up na curva de crescimento, escore cognitivo, podendo ser explicada pela alta frequência de reinfestações entre doses de AP, o que pode sobrepor o potencial efeito benéfico do AP. Conclusão: Embora metanálises recentes tenham sugerido a ineficácia do TQPC, elas usaram estudos heterogêneos e de baixa qualidade. A OMS segue a favor do TQPC, pois os danos são mínimos em relação aos potenciais benefícios. Assim, estudos de melhor qualidade são necessários, especialmente em relação à resistência a AP. Deve-se frisar que a solução definitiva é o tripé RSB, higiene e educação em saúde, sendo o TQPC apenas uma medida paliativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sampaio, Diego Neves. "PERSPECTIVAS A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA." In I Congresso Nacional de Ensino e Pesquisa em Geografia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1320.

Full text
Abstract:
Introdução: O presente resumo descreve uma análise sobre os desafios e consequências impostos pela COVID-19 no campo do ensino e aprendizagem em Geografia. Objetivo: Analisar os impactos causados pelo afastamento social na Educação Básica e a inserção do ensino remoto no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Materiais e métodos: consistem na pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada a partir do levantamento de referências teóricas, abordadas por diferentes autores. Resultados: Questões como a infraestrutura necessária para o prosseguimento do ensino e aprendizagem on-line e a consolidação de um ciberespaço, a formação dos professores de Geografia em ferramentas tecnológicas, o apoio familiar aos estudantes e as competências socioemocionais constituem-se como significativos desafios para educação. Mediante o contexto caótico, foi possível reafirmar que os professores das Cieência Humanas são peças fundamentais no processo de escolarização, sendo ainda mais solicitados nessa perspectiva remota de estudos domiciliares, pois são responsáveis pela fundamentação crítica em relação aos fenômenos ocorridos no Espaço geográfico. Para dar conta das exigências impostas pelo cenário pandêmico, esses profissionais tiveram que multiplicar as suas habilidades, reinventando-se a cada dia. Além disso, as situações experienciadas provaram a necessidade de um planejamento criativo e significativo, visando o desenvolvimento integral dos estudantes. Conclusão: Constatou-se que se faz necessário repensar as práticas e a concepção da educação brasileira, perante ao ensino e aprendizagem em Geografia e das Ciências Humanas de modo geral, uma vez que o espaço escolar foi ressignificado. As práticas educativas tradicionais, herdadas do modelo escolástico, com traçoes humanistas, disfarçada através do discurso crítico e libertador, foi posta a prova.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

da Silva, Romilson Alves. "CLASSES MULTISSERIADAS NAS ESCOLAS DA AMAZÔNIA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/867.

Full text
Abstract:
Introdução: As escolas multisseridas na Amazônia, apresentam algumas problemáticas: a redução de alunos, as distâncias onde as escolas situam-se, estrutura física inadequada, torna-se um agravante no processo ensino-aprendizagem. Cabe ao professor desenvolver funções múltiplas e ampliar metodologias que favoreçam a aprendizagem. A formação continuada e o acompanhamento pedagógico repercutem no ato de educar, e a relação família e escola se torna essencial no processo educativo. Objetivo: Investigar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem nas classes multisseriadas da Amazônia. Material e métodos: Utilizou-se: livros, cadernos, revistas. Procedimentos metodológicos: levantamento bibliográfico, instrumentos de coleta de dados, entrevista semiestruturada, questionário com perguntas abertas, estudo de caso, caráter qualitativo. Resultados: As classes multisseriadas são formas de ensino que acontece principalmente nas escolas rurais da Amazônia, e consiste mais precisamente na junção das séries dentro da sala de aula. Essa análise enfatiza as melhorias das estratégias metodológicas das aulas das escolas multisseridas, no sentido de sanar os problemas existentes nessas instituições, como por exemplo: apresentar nas secretarias de educação relatórios das dificuldades encontradas no desempenho dos professores; estimular os professores com projetos educativos; propor técnicas metodológicas, e aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos; garantir a formação continuada; contribuir para o desenvolvimento do trabalho em sala. Conclusão: Observa-se que são grandes os desafios enfrentados por professores que trabalham nas escolas do campo na Amazônia com essa modalidade de ensino. Tais desafios levam à reflexão de como desenvolver um trabalho em uma turma heterogênea de modo a contemplar todos, levando em conta suas particularidades. Por fim, vale enfatizar que o sucesso das classes multisseriadas volta-se principalmente para os órgãos competentes, no sentido de viabilizarem os mecanismos diversos como pedagógicos, humanos e a própria estrutura física do ambiente escolar. Enfim, desenvolver projetos que visem a uma melhor qualidade de ensino nas classes multisseriadas das escolas da Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography