Academic literature on the topic 'Relações sociais : Produção agricola'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Relações sociais : Produção agricola.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Relações sociais : Produção agricola"

1

Johnson, Randal. "As relações sociais da produção literária." Revista de Crítica Literaria Latinoamericana 20, no. 40 (1994): 189. http://dx.doi.org/10.2307/4530766.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Hoff, Sandino. "AS RELAÇÕES SOCIAIS NA PRODUÇÃO DO FUMO." Redes 19, no. 3 (2015): 31. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v19i3.4024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Tânia Costa, and Daniela Andrade Monteiro Veiga. "AS RELAÇÕES SOCIAIS NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO." Geopauta 3, no. 2 (2019): 142. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v3i2.5649.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda qualitativamente a produção das cidades em meio às relações sociais que se estabelecem. A cidade para o capital é um objeto de valor. A alienação e fetiche moldam os sujeitos na sua construção, negando-lhes a noção da realidade concreta e a opção de escolhas conscientes. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que expõe as perspectivas de estudos sobre as relações sociais na produção do espaço urbano, com destaque para as inferências da provisão habitacional nesse processo. Conclui que a lógica perversa da razão econômica conduz a produção do espaço urbano marcado pela
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

França Junior, Reginaldo Pereira. "A crise estrutural do capital, as relações Estado-sociedade e o mito do terceiro setor." Serviço Social & Sociedade, no. 142 (December 2021): 366–85. http://dx.doi.org/10.1590/0101-6628.255.

Full text
Abstract:
Resumo: O artigo busca refletir sobre as crises do capital, bem como sobre o processo de consolidação das determinações da acumulação flexível na produção e nas finanças, no mundo do trabalho e nas relações Estado-sociedade. A reestruturação produtiva alterou as relações sociais, minimizou o Estado, possibilitou a conversão das políticas sociais em mercadorias, fortalecendo o terceiro setor como uma das saídas mágicas às crises de produção, muito embora a saída da crise seja a superação dessas relações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Camila Furlan da, and Sueli Goulart. "O jogo social e a produção de acontecimentos no território: o caso da Rede Arrozeiras do Sul." Cadernos EBAPE.BR 9, no. 4 (2011): 998–1014. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000400004.

Full text
Abstract:
Neste artigo, identificamos e analisamos as características das relações entre atores sociais e governamentais na produção de acontecimentos visando ao desenvolvimento local. É fruto de um estudo de caso qualitativo sobre a Rede Arrozeiras do Sul, formada a partir do Programa Redes de Cooperação. Para mapeamento e compreensão das relações entre os atores sociais, utilizamos a teoria da produção social de Carlos Matus. As categorias analíticas buscadas em Milton Santos orientaram a compreensão das relações entre os atores e o lugar. Pudemos observar nas relações entre os atores sociais, a produ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CABRAL, IONE DOS SANTOS ROCHA, and JOSÉ RUBENS MASCARENHAS DE ALMEIDA. "PRODUÇÃO DO ESPAÇO, MEMÓRIA E IDEOLOGIA: RELAÇÕES E CONTRADIÇÕES." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 20, no. 2 (2019): 88–106. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v20i2.6287.

Full text
Abstract:
RESUMO:Este artigo propõe-se a analisar o espaço como produção social com base na teoria lefebvriana, destacando as contradições e a dinâmica que é própria à produção do espaço geográfico numa perspectiva crítica e dialética. Trata-se de parte da discussão das questões teóricas da tese de doutoramento intitulada: “Entre “esquinas esquisitas” e “nuanças de paredes”: reprodução do espaço e memória na cidade de Vitória da Conquista – BA (2000 – 2016)" com a persecução das relações entre memória e espaço com base nas práticas dos sujeitos sociais referidos por Harvey (1980) enfatizando as classes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Wagner dos Reis Marques, Antonio Marcos de Oliveira Siqueira, and Aldair Oliveira de Andrade. "RELAÇÕES SOCIAIS: DIÁLOGOS COM AS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS." REVES - Revista Relações Sociais 2, no. 4 (2020): 0iiii—00vi. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0iiii-00vi.

Full text
Abstract:
Neste seu quarto número, do volume 2 (2019), o Comitê Editorial da Revista Relações Sociais decidiu contemplar autores/as que em outras ocasiões procuraram o periódico, mas cujas pesquisas escapavam aos eixos temáticos elencados no escopo editorial. Um dos resultados positivos desta edição é poder dar visibilidade a novos temas e voz a jovens pesquisadores/as com interesses no campo das Ciências Sociais, entretanto não perdemos de vista o foco principal deste periódico que é o combate e a crítica a todas as formas de desigualdades. Com efeito, temos afirmado que as estruturas sociais na socied
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Motta, Fernando C. Prestes. "As empresas e a transmissão da ideologia." Revista de Administração de Empresas 32, no. 5 (1992): 38–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75901992000500005.

Full text
Abstract:
As organizações são conjuntos práticos voltados para a produção e para a reprodução de determinadas relações sociais necessárias à manutenção e à expansão do sistema econômico vigente. As relações sociais que se reproduzem nas organizações são econômicas, sociais e ideológicas. A transmissão da ideologia é um fator geralmente negligenciado nas análises organizacionais que tem a empresa por objeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teixeira, Juliana Cotting, and Méri Rosane Santos da Silva. "SKATISTAS “CORRENDO PELO CERTO” : NORMALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA CONTEMPORANEIDADE." Movimento (ESEFID/UFRGS) 23, no. 2 (2017): 559. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.68891.

Full text
Abstract:
Este estudo visou analisar parte dos processos de produção das subjetividades skatistas nas suas relações com determinadas normas sociais em jogo na contemporaneidade, especificamente, através de uma vontade de inclusão de indivíduos e grupos sociais posicionados como anormais. A cartografia social foi usada como referencial teórico-metodológico e o material empírico baseou-se em falas de entrevistas ao rádio e à TV, conversas informais, cartazes de eventos, fotos retiradas de redes sociais no modo público e registros de Diário de Rua. Analisamos vetores de normalização sobre os skatistas arti
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Almeida, José Rubens Mascarenhas de. "Produção científica e produção/reprodução capitalista no atual contexto latino-americano." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 55 (2014): 14. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640459.

Full text
Abstract:
O presente artigo parte do pressuposto de que a produção do conhecimento científico sob o predomínio de relações sociais capitalistas pauta-se na subsunção do trabalho ao capital, que submete a produção científica à condição de tecnologia. Ou seja, conhecimento com fins específicos à produção/reprodução sistêmica, não se tratando de um processo neutro, como o quer a ideologia dominante de caráter positivista e funcionalista pautada no discurso tecnológico determinista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Relações sociais : Produção agricola"

1

Fontoura, Luiz Fernando Mazzini. "As relações sociais de produção e a produção do espaço agrário em São José do Norte." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 1994. http://hdl.handle.net/10183/32714.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é o de analisar as causas que impossibilitam o avanço da agricultura de racionalidade capitalista, representado pelo cultivo do arroz, sobre o sistema de produção não tipicamente capitalista, representado pelo cultivo de cebolas. Por esta razão, estudam-se as causas do isolamento do município de São José do Norte – Brasil.<br>The purpose of this paper is to analyze the causes that make it impossible for the advancement of capitalist rationality agriculture, represented by the cultivation of rice on the system not typically capitalist production, represented by the cul
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Biase, Laura De. "Agroecologia, campesinidade e os espaços femininos na unidade familiar de produção." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/91/91131/tde-21062010-080227/.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi refletir sobre a dimensão feminina na campesinidade e a importância de sua valorização para a incorporação dos aspectos sócio-culturais na prática agroecológica. A agroecologia pode ser definida como um campo de estudos de caráter multidisciplinar, que tem como objetivo articular o saber-fazer científico ao saber-fazer das comunidades rurais, como forma de potencializar práticas sustentáveis de agricultura. Como movimento de oposição ao processo de modernização da agricultura, busca recuperar as condições socioambientais perturbadas por este e viabilizar a constru
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Araújo, Devanir Oliveira de. "Mulheres na produção de hortaliças." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135984.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2015.<br>Made available in DSpace on 2015-11-03T03:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 336144.pdf: 2489306 bytes, checksum: 1355bccb6bc10cd614ac5b89881832cd (MD5) Previous issue date: 2015<br>Este trabalho tem como objetivo principal compreender como se dá a participação das mulheres nos grupos de produção agroecológica, organizados pela ARPA ? Associação de Produtores Agroecológicos, no Assentamento Roseli Nunes, município de
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Cláudia Maria Arantes. "Relações de trabalho no espaço rural friburguense: pluriatividade e complexificação das relações sociais de produção." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3057.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior<br>Esse estudo tem como objetivo analisar o fenômeno da pluriatividade nos pequenos estabelecimentos familiares do espaço rural do município de Nova Friburgo, localizado na região Serrana do estado do Rio de Janeiro. Retomando a ênfase (presente em trabalho anterior) nos efeitos sociais promovidos pela inserção do espaço rural municipal em uma lógica de mercado, e, levando em consideração as cautelas que devem ser tomadas, no âmbito nacional, na utilização de tal noção, a nossa intenção foi a de questionarmos as valorações que vêm sen
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Magrini, Pedro Rosas. "Produção acadêmica sobre o MST." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2015. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134927.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2015.<br>Made available in DSpace on 2015-09-15T04:06:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 334175.pdf: 3001459 bytes, checksum: ee7ed10cd4336923f326ccc414859525 (MD5) Previous issue date: 2015<br>Essa tese teve como objetivo mapear e analisar estudos acadêmicos sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizados entre 1986 e 2013 no Brasil e no exterior, que abordassem as temáticas gênero, sexualidade,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Hartwig, Marisa. "As relações de trabalho no sistema integrado de produção da indústria do fumo." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175310.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Florianópolis, 2016.<br>Made available in DSpace on 2017-05-02T04:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345492.pdf: 3369754 bytes, checksum: 2b7ffaadad35c3cb05f8b4f730dca5e2 (MD5) Previous issue date: 2016<br>A classe trabalhadora no século XXI é cada vez mais heterogênea e diversificada, tendo em vista a ampliação e atualização do controle do capital em plena era da mundialização do capital. Nesse sentido, esta pesquisa se propõe a desvendar as relações de exploração
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cardoso, Ildefonso. "Agroecologia e produção do espaço." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102435.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia<br>Made available in DSpace on 2013-07-16T00:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 246932.pdf: 832503 bytes, checksum: c35d8d62923b78120d9b315057d6d4d7 (MD5)<br>O presente estudo propõe identificar e analisar as transformações espaciais que vêm se processando por conta da ação dos agricultores familiares sócios da Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral # Agreco a partir da adoção de técnicas de produção agroecológicas. A agroec
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Dário de Araujo. "As relações sociais de produção dos pescadores do canto do mangue-Natal/RN." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 1995. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111998.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Tresoldi, Grazyne. "Relações sociais entre vacas leiteiras e possíveis consequências na produtividade e bem estar animal." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96395.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas.<br>Made available in DSpace on 2012-10-26T11:36:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 304052.pdf: 720126 bytes, checksum: f1a3a7020087770c9a6201eb9c7becb0 (MD5)<br>O comportamento social é uma importante variável que pode influenciar tanto o bem-estar quanto a produtividade de vacas leiteiras. O objetivo deste trabalho foi avaliar aspectos relacionados com o comportamento social a partir de três experimentos. O primeiro experimento avaliou a influência de três
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Abreu, Lucimar Santiago. "Transformações tecnologicas na agricultura : processo de trabalho e relações sociais em Guaira (SP)." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278977.

Full text
Abstract:
Orientador: Maria de Nazareth Baudel Wanderley<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas<br>Made available in DSpace on 2018-07-19T00:54:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Abreu_LucimarSantiago_M.pdf: 3697811 bytes, checksum: 9371a35aa0ae7aae9f67226225c9ef56 (MD5) Previous issue date: 1994<br>Resumo: Não informado.<br>Abstract: Not informed.<br>Mestrado<br>Mestre em Ciências Sociais
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Relações sociais : Produção agricola"

1

Barroso, Roberta Santana, Clodoaldo Sanches Fofano, Sinthia Moreira Silva, and Eliana Crispim França Luquetti. Letramentos múltiplos, multimodalidades e multiletamentos: os usos da linguagem na era digital vol. 1. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932109.

Full text
Abstract:
Este livro reúne perspectivas diferenciadas dos letramentos múltiplos, a fim de enfatizar a evidente situação das interações de comunicação nas relações sociais nas plataformas digitais. Diante das práticas letradas mediadas pelas tecnologias digitais e suas múltiplas linguagens realizadas em diferentes dispositivos, é necessário apropriar-se da capacidade de entender e usar a informação disponível em rede de maneira crítica em uma abordagem focada no desenvolvimento de habilidades operacionais no uso das tecnologias digitais. Essa vasta produção de informações e as diversas linguagens que o d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barroso, Roberta Santana, Clodoaldo Sanches Fofano, Sinthia Moreira Silva, and Eliana Crispim França Luquetti. Letramentos múltiplos, multimodalidades e multiletamentos: os usos da linguagem na era digital vol. 2. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932147.

Full text
Abstract:
Este livro reúne perspectivas diferenciadas dos letramentos múltiplos, a fim de enfatizar a evidente situação das interações de comunicação nas relações sociais nas plataformas digitais. Diante das práticas letradas mediadas pelas tecnologias digitais e suas múltiplas linguagens realizadas em diferentes dispositivos, é necessário apropriar-se da capacidade de entender e usar a informação disponível em rede de maneira crítica em uma abordagem focada no desenvolvimento de habilidades operacionais no uso das tecnologias digitais. Essa vasta produção de informações e as diversas linguagens que o d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Apolinário, Joelma Maria dos Santos da Silva. Práticas laboratoriais: das análises clínicas ao biodiagnóstico. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pla412.1121-0.

Full text
Abstract:
Este livro, na forma de relatórios, se inclui em um processo mais amplo de reflexão sobre as práticas laboratoriais realizadas em aulas durante o curso de farmácia na faculdade a qual estudo, desde as duas últimas décadas, constituindo-se em um importante ponto de inflexão nesse processo de sistematização e produção de conhecimentos, pois o mesmo tem por objetivo aprofundar algumas constatações iniciais desse debate em curso sobre as práticas no que diz respeito às análises clínicas e sua relação com a educação, respondendo a algumas demandas e fundamentação clínico-prática na atualidade. A es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Ana Lúcia, Angelo Priori, and Camilla Samira de Simoni Bolonhezi. Ensino de história, diversidade e educação antirracista. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-305-3.

Full text
Abstract:
Nesse início do século XXI, depois de décadas de lutas e reivindicações dos movimentos sociais: negro e indígena, pressionando o Estado brasileiro por políticas públicas para o pleno exercício da cidadania, foram aprovadas as Leis n. 10. 639/2003 e n. 11.645/2008, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDBEN), Lei n. 9.394/1996, definindo a obrigatoriedade do estudo da História e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas instituições de ensino e incluindo a data “20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra” no calendário escolar. No contexto histórico d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

MEDEIROS, LIZIANY MULLER, I. FOLMER, and G. A. LEITE. EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-oncet-0.

Full text
Abstract:
De antemão, agradeço o convite para prefaciar esta obra que representa a síntese de um trabalho coletivo desenvolvido de forma séria e responsável por intelectuais que atuam na pesquisa em educação e suas interfaces. Destaco também a fundamental relevância e contribuição da Arco Editores em possibilitar a divulgação de pesquisas científicas e reunir e integrar redes de colaboração entre pesquisadoras e pesquisadores de todo o Brasil. Pensar a educação no século XXI é compreendê-la em seu assento social, ou seja, entendê-la enquanto ação/atividade social exclusiva dos seres humanos e que seu fu
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tuleski, Silvana Calvo, Adriana de Fátima Franco, and Tiago Morales Calve. Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.

Full text
Abstract:
O presente livro é a objetivação das palestras e conferências realizadas no III evento do método e metodologia em pesquisa na abordagem do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-cultural (ISSN 2318-1220), realizado em 2016 na Universidade Estadual de Maringá – PR. A obra está organizada em 17 capítulos, enumerados e intitulados da seguinte forma: Capítulo I - Método Materialista Histórico como instrumento de análise da realidade; Capítulo II - Política e método em Marx: Inferências às Pesquisas Sociais; Capítulo III - O método em Marx: derivações para pesquisa educacional;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Claudino, Sérgio, Xosé M. Souto, Mª Angeles Rodriguez Domenech, et al. Geografia, Educação e Cidadania. Centro de Estudos Geográficos, 2019. http://dx.doi.org/10.33787/ceg20190004.

Full text
Abstract:
De 7 a 12 de setembro de 2018, realizou-se no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa o I Congresso Nós Propomos: Geografia, Educação e Cidadania. Como o título do Congresso rapidamente evidencia, o Congresso decorreu e refletiu a investigação desenvolvida no Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica, surgido no IGOT-ULisboa, em 2011, e entretanto difundido por outros países. Na realidade, o Projeto Nós Propomos!, para além da sua difusão em Portugal, está hoje presente no Brasil (desde 2014, adquirindo hoje uma assinalá
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos repre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Relações sociais : Produção agricola"

1

Carvalho, Aline Luiza de, and Márcia Stengel. "QUE SEXUALIDADE É ESSA? REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES AMOROSAS DE ADOLESCENTES VÍTIMAS DE INCESTO." In A Produção do Conhecimento nas Ciências Sociais Aplicadas. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.92019260424.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Jean Carlos Ribeiro de, and Mary Anne Vieira Silva. "Assentamento São Bento em Heitoraí-Go: Uma leitura do espaço cotidiano e da (re)produção das relações sociais de produção." In Ciências Humanas e Sociais – Volume 1. Editora Poisson, 2021. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-091-0.cap.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Castilhos, Aline Pires de Souza Machado de, Andrey Henrique Andreolla, and Ivan Pareta de Oliveira Júnior. "GARANTIAS CONSTITUCIONAIS NA PRODUÇÃO PROBATÓRIA: A CADEIA DE CUSTÓDIA E OS MEIOS OCULTOS DE PROVA." In As Ciências Jurídicas e a Regulação das Relações Sociais. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.58819191223.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Carvalho Castro, Alexandre, Carolina Maia dos Santos, Georgia de Souza Assumpção, and Cristal Soares Dias. "INOVAÇÕES NA INTEGRAÇÃO ENTRE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO O ESTÁGIO DOCENTE COMO DISPOSITIVO DE PESQUISA APLICADA." In Relatos de Experiências em Engenharia de Produção 2021. Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/encep.9786588212011.130-143.

Full text
Abstract:
O presente relato de experiência busca apresentar iniciativas realizadas no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – Cefet/RJ que se encaixam na proposta de discussão do tema de tecnologias educacionais, aprendizagem a distância e Engenharia de Produção. Seu objetivo é abordar as atividades de estágio docente desenvolvidas em um movimento de integração entre graduação e pós-graduação, como um dispositivo de pesquisa aplicada. São apresentados alguns exemplos de ações desenvolvidas no contexto do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas, no grupo de pesquisa “Práticas discursivas na produção de identidades sociais: Fatores humanos, organizações, trabalho, tecnologia e sociedade”. São apresentados também alguns artigos científicos que mostram os resultados das pesquisas e observações realizadas em atividades de ensino presencial, educação a distância e ensino remoto emergencial em Engenharia de Produção. De modo geral, pode-se dizer que as inovações também são possíveis quando o foco não está nas tecnologias, mas sim nas relações estabelecidas entre as pessoas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

BRANDT, Daniele Batista, Isabel C. da Costa CARDOSO, and Mónica Brun BEVEDER. "A re-produção das relações sociais no pensamento de Henri Lefebvre: contribuição à formação em Serviço Social." In Trabalho, reprodução social e serviço social: desafios e utopias. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-15-4-0-f.117-150.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Graziela Lucchesi Rosa da, and Vilson Aparecido da Mata. "16. Bullying como Expressão da Incivilidade e Barbarização das Relações Sociais sob a Lógica do Capital." In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap16.

Full text
Abstract:
Bullying é um termo amplamente difundido nas últimas décadas no campo da educação e ganhou, na mesma proporção, uso cotidiano. Este termo é utilizado, conforme aponta Nagel (2007, p. 2), para atos repetitivos “que tem poder psicológico para intimidar, implicar, humilhar, negar atenção, fazer pouco caso, perseguir o outro (colega, professor, funcionário) com chacotas, ironias, ameaças e, até mesmo, com agressões físicas, sem contar com o uso da internet para tais perversidades”. Além do mais, tais atos expressam alto grau de incivilidade que, dramaticamente, vem crescendo e se complexificando dentro e fora das escolas. Atos que compõem tal fenômeno não são novos, mas ante situações cada vez mais corriqueiras de comportamentos violentos, cruéis e barbarizados no contexto escolar, começam a ser descritos como típicos de uma época e suas características, fatores determinantes e consequências são questionados e investigados com maior intensidade e, com isso, passam a ser debatidos e estudados de forma mais específica, detalhada (Nagel, 2011). Como desdobramento, larga produção científica em nível mundial vem sendo desenvolvida visando descrever, analisar, compreender, intervir e, quiçá, prevenir e alertar para a incivilidade que representa; debates nas mídias e em programas televisivos a fim de fomentar a discussão do tema, popularizando-o, envolvendo homicídios e/ou suicídio de estudantes, cuja causa decorreria do bullying; ações de governos, tais como leis em diversos países instituindo o combate e a prevenção ao bullying e a punição aos agressores; programas sociais visando, por exemplo, a conscientização dos jovens sobre o bullying e a reflexão e proposição de formas para a resolução de conflitos e geração de respeito mútuo e empatia; e, ainda, como objeto de preocupações éticas e morais, enfatizando posturas ‘não violentas’, como a chamada ‘Cultura da Paz’, e clamando por ações que encaminhem maior empatia entre os indivíduos (mais tolerância, respeito às diferenças, etc.).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gonçalves, Monica Villaça, and Ricardo Lopes Correia. "DESIGUALDADES SOCIOTERRITORIAIS E O DIREITO À CIDADE: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM TERAPIA OCUPACIONAL." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-25.

Full text
Abstract:
Este capítulo aborda as contribuições da Terapia Ocupacional, enquanto uma profissão e área do conhecimento que se preocupa em promover e facilitar o envolvimento de pessoas, coletivos e populações em ocupações no espaço social, a fim de promover o direito à cidade. O Direito à Cidade é um conceito que compreende a real participação dos sujeitos na produção e reprodução do espaço urbano. Trata-se de um direito social e humano pautado desde os anos 1970 por diversos movimentos sociais no Brasil. No entanto, há assimetrias no poder de uso do território da cidade, marcado e controlado pelo mercado capitalista neoliberalista. Assim, o espaço social das cidades se materializa em desigualdades socioterritoriais, que se tornam barreiras para a maioria dos sujeitos participarem plenamente da cidade, como nas ocupações de lazer, festas, se alimentar, utilizar transportes, morar, trabalhar, conviver, entre outras. Neste contexto, as políticas urbanas surgem com força no período de redemocratização do Brasil, tentando diminuir os abismos sociais e orientar soluções, a partir da convergência do trabalho interdisciplinar de diversas áreas do conhecimento e da participação popular. Considerando que a cidade é o local privilegiado das ocupações humanas, o não direito de participar dela deveria ser tomado como pauta emergente para a profissão, uma vez que a Terapia Ocupacional contemporânea cumpre com esforços de criar meios e condições de garantia de direitos sociais e cidadania à diversas populações. Neste sentido, as questões que implicam na legitimação e experiência do Direito à Cidade têm relações diretas com a produção e envolvimento em ocupações. Pois, é no espaço social das cidades que as ocupações são produzidas e produzem as cidades. Desta forma, o direito à cidade tem impacto no acesso e mobilidade dos sujeitos na construção e realização da vida, assim como no acesso e cuidado qualificado nos serviços de saúde, educação, assistência social, cultura, entre outros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

LUSTOSA, M. G. O. P. "ESTADO, CAPITALISMO E QUESTÃO AGRÁRIA: UMA INTRODUÇÃO À ANÁLISE DOS DIREITOS À TERRA DE TRABALHO, RELAÇÕES SOCIAIS E DE PRODUÇÃO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO." In Lutas sociais e a ofensiva do capital no Brasil contemporâneo: desafios e estratégias de organização da classe trabalhadora. Navegando Publicações, 2020. http://dx.doi.org/10.29388/978-65-86678-42-0-0-f.251-274.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Correia, Ricardo Lopes, Iara Falleiros Braga, Magno Nunes Farias, and Aryel Ken Murasaki. "DISSIDÊNCIAS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES NA TERAPIA OCUPACIONAL: EXPERIÊNCIAS, AVANÇOS E DESAFIOS." In Terapia ocupacional, saberes e fazeres. Brazil Publishing, 2021. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-381-7-28.

Full text
Abstract:
Este capítulo aborda as dissidências de gênero e sexualidade na Terapia Ocupacional. Para tanto, são apresentadas algumas experiências de um grupo de terapeutas ocupacionais com vinculação acadêmica e em serviços assistenciais no Brasil. Este grupo vem se preocupando com a institucionalização dos modos de operar coletivamente, a fim de impulsionar as questões de gênero e sexualidade na área de Terapia Ocupacional, a partir das questões cotidianas que implicam a vida dos sujeitos dissidentes de gêneros e sexualidades na qual são acompanhados ou que ainda não são visibilizados nos cenários de prática. A descrição das experiências levou em conta o contexto local, as questões relacionadas às experiências populacionais, os procedimentos interprofissionais e específicos em Terapia Ocupacional, bem como os aportes teóricos utilizados, e os possíveis resultados e efeitos, alguns ainda em processo. Cabe destacar, que as experiências apresentadas não cumprem a função de inscrever um ‘campo específico’ de atuação para terapeutas ocupacionais. E sim, tecer uma compreensão transversal e interseccional de categorias emergentes, como gênero e sexualidade, em diálogo com outros marcadores sociais da diferença. Estas categorias, ou variáveis, estão diretamente implicadas na produção das experiências das atividades e ocupações que sustentam a cotidianidade de sujeitos dissidentes de gêneros e sexualidades no tecido social. Neste sentido, partimos da compreensão em Terapia Ocupacional que a vida cotidiana é atravessada por diversos marcadores sociais da diferença. Estes, compreendem os sistemas de classificação que ordenam as vivências ao identificar indivíduos e coletivos em categorias sociais, como: gênero, sexualidade, raça, etnia, classe, geração, território, entre outros. Os marcadores, em sua constituição social e histórica, estruturam sistemas que estabelecem uma determinada posição social aos sujeitos, de acordo os atributos e características, a partir das relações de poder e dominação, produzindo e reproduzindo desigualdades, que atingem sobretudo aqueles com características que fogem das normas socialmente estabelecidas (ZAMBONI, 2014).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Castro, Laís, Erika Ramos Januario, Luana Gois Corbelo, Luana Wolfart Merega, Willian Gabriel Tavares Costa, and Silvana Calvo Tuleski. "O comportamento humano tem história?" In Materialismo Histórico-Dialético e Psicologia Histórico-Cultural: refletindo sobre as contradições no interior do capitalismo. Edufatecie, 2020. http://dx.doi.org/10.33872/edufatecie.materialismoepsicologia.cap8.

Full text
Abstract:
A Psicologia Histórico-Cultural é a abordagem teórica adotada, baseada nos pressupostos elaborados por Vigotski, Leontiev e Luria, que pautam suas compreensões no método materialista histórico desenvolvido por Marx e Engels. Considera-se, nesse sentido, que as elaborações teóricas surgem de necessidades reais, ou seja, a partir do modo como os seres humanos produzem sua vida material, criam-se necessidades que precisam ser respondidas, explicadas, justificadas ou terem caminhos apontados por concepções teóricas. As teorias são, portanto, datadas historicamente e visam responder às necessidades de determinada época. Dessa forma, Tuleski (2008) ressalta a importância de se compreender a Psicologia Histórico-Cultural como resultado das lutas reais travadas pelos homens e mulheres de sua época. Foi em meio à luta pela transformação radical da sociedade russa e da necessidade de se revolucionar as relações sociais de produção que surge a necessidade da construção de um novo ser humano que fosse compatível com esta nova forma de sociabilidade que estava sendo gestada. Isso significa que, ainda que a Psicologia Histórico-Cultural tenha sido originalmente construída a quase um século, é necessário operar as devidas mediações no que se refere a sua aplicabilidade no cenário do capitalismo atual. Contudo, considera--se que categorias como trabalho enquanto fundante do ser social, bem como as elaborações acerca da constituição do comportamento denominado humano proporcionam uma leitura historicizada da realidade social considerando a dialética singular-particular-universal, que subsidiarão as análises conduzidas neste capítulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Relações sociais : Produção agricola"

1

De Oliveira, Ivan. "A PRODUÇÃO AGROECOLOGICA DE MANDIOCA." In XXX SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - "A GEOGRAFIA DO SÉCULO XXI: DAS CONDIÇÕES DA NATUREZA, AS RELAÇÕES SOCIAIS". Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sagufr.220737.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Maria Luisa, and Marilene Beatriz. "Juventude e economia solidária: reflexões a partir da produção acadêmica brasileira." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0507.

Full text
Abstract:
O artigo analisa as relações entre juventude e Economia Solidária (ES) no Brasil, num contexto de trabalho precário e desemprego juvenil e de desafios para continuidade e avanços da Economia Solidária. O estudo visou identificar e discutir as potencialidades, limites e contradições que a inserção da juventude na ES pode trazer às problemáticas citadas acima. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, realizada via consulta online a produções científicas brasileiras do período de 2005 à 2019. Identificou-se 23 trabalhos com a temática juventude e Economia Solidária, cujos dados foram categorizados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Miranda Oliveira, Eliardo, Natalli Adriane Rodrigues Souza, and José Roberto Tarifa. "LEITURA E PRODUÇÃO DE GRÁFICOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA." In XXX SEMANA ACADÊMICA DE GEOGRAFIA - "A GEOGRAFIA DO SÉCULO XXI: DAS CONDIÇÕES DA NATUREZA, AS RELAÇÕES SOCIAIS". Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/sagufr.220723.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Falcão, Luiz, Pedro Mendonça, and Juliana Oliveira. "Comunicação, mobilização social e economia solidária: a construção de metodologias para a formação de trabalhadores cidadãos." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.0506.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe uma reflexão sobre a formação de profissionais que, por meio da comunicação, buscam o amadurecimento de grupos de trabalhadores reunidos em movimentos de Economia Popular solidária. Trabalhar a formação de cidadãos a partir da discussão das relações de trabalho é um desafio que se impõe ao longo das últimas duas décadas no ambiente das políticas públicas de Economia Popular Solidária no Brasil. Quando inserida nesse contexto a relação das pessoas com o universo audiovisual das muitas telas (para além da TV) essa formação crítica se apresenta ainda mais desafiadora diante do
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Vanessa, and Ricardo Antunes. "Estratégias para acelerar a circulação econômica das mercadorias e seus efeitos patológicos sobre a saúde da classe trabalhadora." In Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.3105.

Full text
Abstract:
Este trabalho é parte de minha pesquisa de doutorado que está em andamento. Ela visa tentar compreender com maior profundidade a circulação econômica da mercadoria, por meio de duas estratégias econômicas contemporâneas utilizadas pelo capital para sua dinamização, principalmente na facilitação das trocas: o sistema de crédito e o papel da Neuroeconomia. Em específico, para a discussão aqui, trago apenas parte deste meu trabalho, a que corresponde à questão do papel do envolvimento do trabalhador e sua transformação em consumidor, que se deu pelo apelo a suas emoções, por intermédio: dos meios
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pradi, Thiago, Luciano Silva, Olga R. P. Bellon, and Gustavo M. S. Dória. "Ferramentas de computação visual para apoio ao treinamento de expressões faciais por autistas: uma revisão de literatura." In XLIII Seminário Integrado de Software e Hardware. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/semish.2016.9525.

Full text
Abstract:
Os avanços nas pesquisas e aplicações de computação visual em ciências da saúde se tornaram importantes aliados na resolução de problemas enfrentados por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esta população apresenta limitações em reconhecer e expressar emoções através da face, o que torna suas relações sociais menos adaptativas e funcionais. Este artigo apresenta uma análise de trabalhos que utilizam recursos de computação visual para apoiar o incremento da capacidade de reconhecimento de emoções expressas pela face. A partir deste estudo, levanta-se questões e indica-se direçõ
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Camargo, Sandro Da Silva, and Leonardo Bidese De Pinho. "ERAD/RS 20 anos: Quem fez esta história?" In Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/eradrs.2020.10799.

Full text
Abstract:
A Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS), evento itinerante criado em 2001 com foco no RS, expandiu-se ao longo dos anos almejando divulgar a produção científica e qualificar profissionais da região sul em Processamento de Alto Desempenho (PAD). Na sua vigésima edição, atingiu quase 1200 trabalhos que contam a evolução da pesquisa Sul-brasileira em PAD. Este estudo explora, com técnicas de Análise de Redes Sociais e de Genealogia Acadêmica, as publicações das vinte edições, identificando os autores e grupos que se destacaram nesta história. Seus resultados fornecem subsídio
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cordeiro Mota, Sheila, Karla Mazarelo Maciel Pacheco, and Bernabé Hernandis Ortuño. "O Design Sistêmico como método de inovação aplicado a fornos tradicionais de cerâmica vermelha no Amazonas - Brasil." In Systems & Design: Beyond Processes and Thinking. Universitat Politècnica València, 2016. http://dx.doi.org/10.4995/ifdp.2016.3696.

Full text
Abstract:
Mediante avaliação dos processos de produção de blocos cerâmicos, tomando como foco de pesquisa o processo de queima em fornos tradicionais e considerando questões econômicas e sociais do Amazonas - Brasil, esta pesquisa analisa alguns sistemas tradicionais de cocção cerâmica, propondo uma nova configuração sistêmica. Esta pesquisa tem como propósito, desenvolver um novo sistema, considerado eco-eficiente e sustentável, unindo o que é tecnicamente viável na área de tecnologias limpas, com o que é culturalmente desejável em relação aos produtos sem prejudicar os usuários de seus sistemas, bem c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Milanni, Thalia Otta Ferreira, Luana Gabriela Figueiredo De Montalvão, Matheus Levy Da Costa Freitas, José Luiz Rêgo Ferreira Filho, and Bruno Souza Dos Santos. "RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM PRODUTO DIGITAL SOBRE DSTs E ISTs NA 3ª IDADE EM UM CENTRO DE REFERÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL NA REGIÃO METROPOLITANA DA GRANDE BELÉM." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/990.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O rápido envelhecimento populacional ocasionou mudanças comportamentais na população idosa, um reflexo disso é o aumento das relações sexuais. Porém, apesar da melhoria, foi observado o aumento dos casos de IST’s na região de Ananindeua/PA. Levando-se em consideração a imunologia mais frágil dos idosos observou-se a necessidade de orientação. OBJETIVO: Esclarecer os idosos que integram o CRAS do bairro da Guanabara (Ananindeua), sobre as situações de risco para doenças e infecções sexualmente transmissíveis na 3ª idade, por meio de material educativo entregue de forma digital e imp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!