Academic literature on the topic 'RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE"

1

Sibinde, André Raúl. "Coexistência religiosa desafia as partes para o diálogo: o Cristianismo Católico e a Religião Tradicional Tsonga-Changana na construção de uma sociedade humanizada e justa no Sul de Moçambique." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, no. 49 (April 30, 2018): 413–14. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n49p413-414.

Full text
Abstract:
Esta dissertação, apoiada na análise bibliográfica, descreve a Religião Tradicional Tsonga-Changana e o Cristianismo Católico no Sul de Moçambique, território acentuadamente marcado pela injustiça social contra a mulher e a criança. No passado, a afiliação religiosa servia para estimular e justificar guerras, homicídios e crueldades. Para erradicar essa atitude desumana no âmbito do fenômeno religioso, na segunda metade do século XX, alguns autores cristãos passaram a ponderar sobre a cultura do diálogo inter-religioso. Neste contexto, em face da convivência inter-religiosa e das condições de injustiça social prevalecentes na sociedade Tsonga-Changana, esta pesquisa examina a possibilidade de o diálogo inter-religioso, no nível ético, entre as duas tradições religiosas – Igreja Católica e Religião Tradicional Tsonga-Changana – contribuir para o aprimoramento de suas identidades e atuações. A dissertação compõe-se, basicamente, de Introdução; (i) Descrição da experiência religiosa no Sul de Moçambique: Religião Tradicional Tsonga-Changana e Cristianismo Católico; (ii) Diálogo Inter-Religioso: uma necessidade; (iii) Tradições religiosas Tsonga-Changana e Cristã Católica ante a necessidade de humanizar a sociedade tsonga-changana; e Considerações finais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santos, Lívia Reis. "Estreitando alianças, criando crentes moçambicanos." Revista de Antropologia 62, no. 3 (December 19, 2019): 584–609. http://dx.doi.org/10.11606/2179-0892.ra.2019.165231.

Full text
Abstract:
A partir do trabalho de campo realizado entre jovens crentes da Igreja Universal do Reino de Deus em Maputo, capital de Moçambique, este artigo analisa os elementos que articulam a igreja, os fiéis e o partido governante, a Frelimo, em torno de uma comunidade de pertencimento chamada Família Universal Moçambique. Como ponto de partida, o texto realiza uma “análise de situação social” (Gluckman, 2010) da primeira visita oficial de um Presidente da República à sede nacional da IURD, um evento público que reuniu fiéis, não fiéis, lideranças religiosas e políticas durante a campanha eleitoral de 2014. Além deste evento, apresenta dados sobre a religião vivida (Hall, 1997; Orsi, 2010) cotidianamente pelos crentes e o posicionamento institucional da IURD no contexto moçambicano, ora incorporando, ora demonizando determinados aspectos da cultura local. Ao final, demonstra como a identidade iurdiana era acionada na construção de uma noção específica de ser moçambicano, quais moralidades estavam sendo disputadas como legítimas e o ideal de sociedade que se reivindicava discursiva e ativamente a partir do pertencimento religioso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mattos, Regiane Augusto de. "Entre suaílis e macuas, mujojos e muzungos: o norte de Moçambique como complexo de interconexões." Estudos Ibero-Americanos 44, no. 3 (December 21, 2018): 457. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2018.3.29334.

Full text
Abstract:
O norte de Moçambique era marcado pela intensa circulação de pessoas, produtos, ideias e saberes no século XIX. Era possível encontrar uma variedade de grupos, tais como suaílis, macuas-imbamelas e namarrais, mujojos e muzungos. Essas categorias sociais revelam formas de classificação e identificação baseadas em diferentes critérios: localização geográfica, religião, aspectos culturais, ocupação, cor, condição econômica e social. O principal objetivo deste artigo é analisar como essas categorias sociais foram construídas historicamente e as conexões culturais e identitárias existentes em torno delas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Samuel Antonio de, and Valmir Flores Pinto. "A construção ideológica educacional no período Colonial em Moçambique." Revista HISTEDBR On-line 21 (May 3, 2021): e021004. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660740.

Full text
Abstract:
Esta temática é parte da pesquisa do mestrado acadêmico em andamento e está dividida em quatro subseções: Educação colonial em Moçambique: A instrução e a religião rumo à civilização; O Trabalho como instrumento ideológico educativo; Estado Novo e os reflexos na educação em Moçambique: civilizar o indígena; A política Educacional a partir da Concordata em Moçambique; O Papel da filosofia nas Colônias Portuguesas. A metodologia utilizada baseada na pesquisa qualitativa a partir da leitura e fontes histórico-bibliográficas, tendo como objetivo principal identificar a construção ideológica na educação em terras moçambicanas a partir do final da primeira Guerra Mundial até o Estado Novo Português. No primeiro item baseado em documentos oficiais e bibliográficas sobre a educação colonial portuguesa nas províncias ultramarinas. No segundo item, o ensino institucionalizado e a ideologia da educação pelo trabalho, mesmo que de forma precária e dominante. A terceira fase convida nos a refletir sobre o papel da filosofia que auxiliou na política educacional do Estado Novo de Salazar de formar pelo trabalho agrícola ao homem nativo nas várias profissões do saber fazer e na vida prática, por meio da educação profissional. Por fim, a educação negociada na Concordata nos dois governos (Colonial e Santa Sé) assinada no Ato Colonial, que se configurará com um desastre histórico, social, político e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bungueia, Samuel João. "A fé inculturada: desafio para o diálogo entre a cultura e o Evangelho em Moçambique." HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião 16, no. 49 (April 30, 2018): 410–12. http://dx.doi.org/10.5752/p.2175-5841.2018v16n49p410-412.

Full text
Abstract:
No contexto da evangelização cristã, o diálogo entre a cultura e o Evangelho sempre foi um grande desafio para a Igreja. No continente africano, particularmente em Moçambique, esse desafio ainda persiste, visto que desde a colonização da África pelo Ocidente faltou a valorização das culturas existentes e o respeito pela Religião Tradicional Africana. Daí a necessidade de um cristianismo inculturado, enraizado na realidade cultural desses povos, pela prática da inculturação, embora existam desgastes e dificuldades na compreensão desse conceito. A cultura é dimensão fundamental, inerente ao ser humano e caracteriza toda a sua existência. Por isso, torna-se grave equívoco uma evangelização que a ignore e combata-a, juntamente com a religiosidade local, julgando-as primitivas. Dessa forma, a presente dissertação aborda a necessidade da efetiva inculturação da fé para a Igreja em África – Moçambique, a partir da revisão bibliográfica de autores que refletem sobre o tema. A pesquisa foi desenvolvida em três momentos/pontos. Primeiro, apresenta um pouco da história da África, sua diversidade cultural e a presença cristã nesse continente, para em seguida trabalharmos a compreensão dos seguintes conceitos: cultura, interculturalidade, inculturação, aculturação e enculturação. Encerramos com uma reflexão sobre as promessas, limites e críticas da inculturação da fé. O escopo é propor uma nova hermenêutica para a inculturação da fé que reconheça a interculturalidade como o a priori do caminho para uma evangelização inculturada na África – Moçambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Kamp, Linda van de. "Pentecostalismo brasileiro em Moçambique: produção de conhecimento espiritual e cultural em um espaço transnacional." Sociedade e Estado 30, no. 2 (August 2015): 389–414. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220150002000007.

Full text
Abstract:
ResumoAlinhado com uma história da religião e da cura no sudeste da África, o pentecostalismo brasileiro em Moçambique criou condições para uma mobilidade em termos culturais e espirituais. Argumenta-se, assim, que o pentecostalismo transnacional estimula as mulheres, com uma mobilidade socioeconômica ascendente, a desenvolverem sua posição crítica em relação às culturas locais. Mulheres moçambicanas que participam das igrejas pentecostais brasileiras tornam-se transnacionais, embarcam em uma viagem em que se confrontam com percepções, valores e práticas socioculturais, pois atravessam subjetivamente as fronteiras nacionais, na medida em que criticam e se distanciam de certas formas de conhecimentos culturais e espirituais locais. Assim, o pentecostalismo brasileiro, em Moçambique, contribui para uma consciência cultural crítica das mulheres e para uma desestabilização da continuidade cultural, tornando-se pessoas "estrangeiras" dentro de sua própria sociedade. Nesse sentido, mulheres pentecostais não necessariamente respondem a situações de mobilidade, tal como ocorre nos processos de globalização, mas, ao contrário, criam mobilidades socioculturais através do poder do Espírito Santo para conquistar novos modos de ser e fazer, em particular nas áreas de gênero, parentesco e casamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Souza e Silva, Sidney Pereira. "CRIANÇAS, SUJEITOS DE DIREITOS: UM DESAFIO PARA A TEOLOGIA AFRICANA." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 13, no. 21 (June 19, 2019): 273. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v13i21.664.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende destacar os avanços da igreja africana e da sua teologia – que tem alguns nomes de peso, incluindo algumas mulheres – que têm contribuído para uma melhoria na África diante dos seus desafios: miséria, recessão econômica, doenças, fome, guerras e violência contra grupos minoritários, mulheres e crianças. Atenta-se, também, para o papel importante da Teologia Africana em relação a temas como o racismo, a opressão do mercado e a opressão da religião. É apresentada a triste realidade de Moçambique, onde este pesquisador já teve a proveitosa oportunidade de trabalhar e visitar seis vezes, cuidando e ajudando crianças de rua nas suas grandes cidades. Assim, pretende-se encorajar outros investigadores a continuarem seus estudos sobre a Teologia Africana e como ela pode ser libertadora.In this paper we want to show the advances of the African church and its theology – which has some important names, including some women – that have contributed to an improvement in Africa in the face of its challenges: poverty, economic recession, disease, hunger, wars and violence against minority groups, women and children. It also addresses the important role of African Theology in dealing with issues such as racism, market oppression and the oppression of religion. The sad reality of Mozambique is presented, where this researcher has already had the opportunity to work and visit six times, caring for and helping street children in their big cities. Thus, it is intended to encourage other researchers to continue their studies on African Theology and how it can be liberating.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Morier-Genoud, Eric, Victor Miguel Castillo de Macedo, and Francieli Lisboa de Almeida. "Antropólogos, missionários e imagens do continente africano - entrevista com Eric Morier-Genoud." Campos - Revista de Antropologia 21, no. 1 (November 19, 2020): 189. http://dx.doi.org/10.5380/cra.v21i1.70738.

Full text
Abstract:
Eric Morier-Genoud é Senior Lecturer na Queen’s Belfast University, Reino Unido. Fundador e ex-editor-chefe da revista Social Sciences & Missions ele publicou no ano passado a monografia Catholicism and the Making of Politics in Central Mozambique, 1940-1986 . Nesta entrevista, o professor Morier-Genoud, nos conta a respeito da sua trajetória acadêmica e dos itinerários que o levaram a se interessar por atividades missionárias no continente africano. Os objetos e contatos de pesquisa, permitiram a ele transitar entre a História e as Ciências Sociais ao longo de sua carreira. Suas indagações inovadoras oferecem pontos instigantes a respeito das relações entre colonialismo, ciência e religião. Assim, convidamos as leitoras e leitores a seguir as histórias de imagens de missionários africanos ou os dilemas deixados pela guerra civil em Moçambique, como modos de pensar histórias da antropologia.Palavras-chave: Antropologia da África; Antropologia das Missões; História da Antropologia; Moçambique.Eric Morier-Genoud is Senior Lecturer on Queen’s Belfast University, United Kingdom. Founder and former Editor-in-Chief of the Social Sciences & Missions Journal, he published last year the monograph Catholicism and the Making of Politics in Central Mozambique, 1940-1986. On this interview, professor Morier-Genoud, tells about his academic trajectory and the itineraries that led his interests for missionary activities on the African continent. The research objects and contacts allowed him to transit between History and Social Sciences throughout his career. His innovating questions offer instigating points concerning the relations amongst colonialism, science and religion. Thus we invite the readers to follow the stories of African missionary images or the dilemmas left by the civil war in Mozambique, as ways of thinking about the histories of anthropology. Key words: African Anthropology; Missions Anthropology; History of Anthropology; Mozambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Miranda, Maria Geralda. "IMPUNIDADES CRIMINOSAS, DE SOL DE CARVALHO: QUESTÕES CULTURAIS E ESTÉTICAS." Lex Cult Revista do CCJF 3, no. 1 (May 24, 2019): 197. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v3n1p197-213.

Full text
Abstract:
As desigualdades entre homens e mulheres, secularmente existentes, não surgiram como fruto da escolha destas últimas, mas são impostas por um processo histórico coercitivo que as institucionalizou como leis e normas e as insculpiu por meio da mitologia, da religião, da filosofia, da ideologia, da ciência e teoria do direito. O filme Impunidade Criminosas aborda exatamente a fragilidade, ou a duvidosa aceitação, desses pactos históricos e coercitivos de dominação da mulher, que com muita frequência é vítima da violência física e simbólica[1], e por “fazer justiça com as próprias mãos” passam a condenadas pelo Estado. É o caso de Sara, personagem central de Sol de Carvalho, que mata o seu marido a pauladas e é condenada e encarcerada em um presídio em Maputo. Este trabalho, volta-se, primeiramente, para a temática da violência contra a mulher em Moçambique, país constituído por culturas autóctones de tradições patriarcais seculares; segue observando a ação dramática entre os vários planos do filme, a progressão narrativa, o suspense e o diálogo de personagens. E detém-se, por fim, na simbologia dos elementos místicos que “costuram” a ação narrativa entre os vários planos. [1]Sobre a violência simbólica, Bourdieu (2000, p. 124), diz que “lo que está en juego en las batallas simbólicas es la imposición de la visión legítima del mundo social y de tus divisiones, esto es, el poder simbólico como poder constructor del mundo (...), el poder de inponer e inculcar los princípios de construcción de la realidade.”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Secco, Carmen Lúcia Tindó. "O CORPO MOÇAMBICANO CINDIDO: HISTÓRIA, MITO E FICÇÃO EM AS DUAS SOMBRAS DO RIO, DE JOÃO PAULO BORGES COELHO." Via Atlântica, no. 16 (December 24, 2009): 119. http://dx.doi.org/10.11606/va.v0i16.50467.

Full text
Abstract:
A FICÇÃO DE JOÃO PAULO BORGES COELHO EVIDENCIA UM CORPO MOÇAMBICANO CINDIDO ENTRE O SUL E O NORTE, ENTRE VELHAS TRADIÇÕES E NOVAS FORMAS DE ENTENDER O CONTEXTO HISTÓRICO DE MOÇAMBIQUE. PROCURA, ASSIM, ROMPER COM AS DICOTOMIAS BINÁRIAS, NEGOCIANDO IDENTIDADES EM MEIO A FRONTEIRAS TÊNUES E ESGARÇADAS. O ROMANCE AS DUAS SOMBRAS DO RIO APRESENTA ALGUMAS ALEGORIAS E METÁFORAS PARA REFLETIR ACERCA DA RELAÇÃO ESPAÇOTEMPORAL, DO IMAGINÁRIO CULTURAL E DO UNIVERSO MÍTICO-RELIGIOSO QUE PERMEIAM A SOCIEDADE MOÇAMBICANA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE"

1

Gaspar, Dowyvan Gabriel. "“É dando que se recebe”: a Igreja Universal do Reino de Deus e o negócio da fé em Moçambique." Programa de Pós- Graduação em História da UFBA, 2006. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11247.

Full text
Abstract:
Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-17T18:03:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Dowyvan Gasparseg.pdf: 3128485 bytes, checksum: e0bb166571e4dccacbbd7f1599f3052b (MD5)
Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-24T11:36:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Dowyvan Gasparseg.pdf: 3128485 bytes, checksum: e0bb166571e4dccacbbd7f1599f3052b (MD5)
Made available in DSpace on 2013-05-24T11:36:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Dowyvan Gasparseg.pdf: 3128485 bytes, checksum: e0bb166571e4dccacbbd7f1599f3052b (MD5) Previous issue date: 2006
Este trabalho visa compreender a presença e métodos de ação da Igreja Universal do Reino de Deus em Maputo, Moçambique. Destaca-se sua história em contexto marcado por uma pluralidade étnico/religiosa, aspectos teológicos e sobretudo a aproximação entre a “Economia e a Religião”, operada pela IURD, sustentada na chamada “Teologia da Prosperidade”. A dissertação procura, de um lado, relacionar o perfil social dos crentes com sua atuação indicando métodos de proselitismo e arrecadação de recursos financeiros, e de outro, a busca de prosperidade financeira ainda nesta vida.
Salvador
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Duarte, Letícia. "Reduções do século XXI : o papel de uma missão católica na reprodução de relações coloniais tardias : o caso de Mangunde, Moçambique." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/96148.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa o papel social de uma Missão católica localizada em Mangunde, no interior de Moçambique, a partir do discurso de alunos e missionários. O interesse central é investigar o contexto comunicacional vigente na Missão e que condicionamentos ele impõe aos envolvidos. Por meio da análise do discurso de 20 religiosos e estudantes vinculados à Missão, o trabalho buscará compreender desde as motivações que levam a comunidade local a aderir às regras impostas até as consequências relatadas em suas trajetórias a partir da experiência, além de detectar eventuais contradições entre o discurso e a prática observadas no dia a dia da Missão. A hipótese central é que, apesar de realizar um trabalho humanitário importante, a Missão atua em reforço a relações coloniais, ao propor a substituição dos valores locais por valores e crenças vinculados à cultura ocidental católica. E que esse reforço se dá com a participação ativa dos colonizados, que se submetem às condições impostas em troca da satisfação de necessidades imediatas e crença em melhores perspectivas de futuro, configurando o que denominamos neste estudo como racionalidade cínica.
This work examines the social role of a Catholic Mission located in Mangunde, Mozambique, from the speech of students and missionaries. The main concern is to investigate the current communication context in Mission and and what kind of constraints it imposes to the people involved. By the discourse analysis of 20 students and religious people seeks to the Mission, the work will seek to understand the motivations that lead the local community to adhere to the rules imposed until the effects reported in trajectories based on personal experience, besides detect possible inconsistencies between discourse and practice observed over the mission's everyday life. The main hypothesis is although accomplishing a major humanitarian work, the Mission reinforces the colonial bonds, proposing the replacement of local values by standards and beliefs related to catholic western culture. And this reinforcement becomes possible by colonized people's active participation, once they accept the imposed conditions in exchange for immediate needs satisfaction and they believe in a better future perspective. It configures what we call in this study "cynical rationality".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Matsovele, Anastâncio Jemo. "O Pai-Nosso na teologia de Leonardo Boff e na perspectiva cultural moçambicana." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2015. http://hdl.handle.net/10923/7066.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-11T02:01:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000466167-Texto+Completo-0.pdf: 1147819 bytes, checksum: 7be5e56f948b9ce00a4b77c97f59ffba (MD5) Previous issue date: 2015
This dissertation is a result of research and analysis of the subjects around the “The Lord´s Prayer”. It has the purpose of confronting the content within the prayer with the lives of the mozambican people in its relations to God and others. Having as a start point the essay of Leonardo Boff’s The Lord´s Prayer: The Prayer of Integral Liberation (1979). Deriving from this, the theme of the dissertation is centered on The Lord´s Prayer according to the theology of Leonardo Boff and on mozambican cultural perspective. It presents a brief exegetic study of the Lord´s Prayer. It develops a discussion around the Lord´s Prayer according to the theology of Leonardo Boff. It follows with the exposure of some compelling arguments that this prayer, to the mozambican people, is not a theory, but life itself. It acknowledges God as the father; the respect for His holy Name; recognition of His Kingdom´s supremacy; recognition of the superiority of His will; the breaking of bread which makes communion; forgiveness that heals grief and the trust in God in times of temptation and for the future itself. The conclusion brings a comparative synopsis of the Lord´s Prayer in the theological and cultural mozambican perspective.
Essa dissertação resulta da pesquisa e análise de conteúdos acerca da oração do Pai-Nosso. Teve o propósito de confrontar o conteúdo da oração com a vida do povo moçambicano nas suas relações com Deus e com os demais. Partindo da discussão de Leonardo Boff na obra: O Pai-Nosso, a oração da libertação integral (1979). Decorrente disso o tema da dissertação centra-se no Pai-Nosso na Teologia de Leonardo Boff e na perspectiva cultural moçambicana. Apresenta breve estudo exegético do Pai-Nosso. Desenvolve a discussão da oração do Pai-Nosso segundo a Teologia de Leonardo Boff. Segue com a apresentação de argumentos comprovadores que a oração do Pai-Nosso, para o povo moçambicano, não é uma teoria, mas vida. Apresenta reconhecimento da paternidade de Deus; o respeito pelo Seu santo Nome; o reconhecimento da superioridade do Seu reino; o reconhecimento da superioridade da Sua vontade; a partilha do pão que faz comunhão de pessoas; o perdão que cura as mágoas e a confiança em Deus na hora de tentação e para situações futuras. Na conclusão traz uma sinopse comparativa do Pai-Nosso na perspectiva teológica e cultural moçambicana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fiorotti, Silas André. "A Igreja Universal e o espírito da palhota: análise dos discursos \'religiosos\' e \'políticos\' da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no sul de Moçambique." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-17092018-145126/.

Full text
Abstract:
O estudo analisa alguns discursos da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) no sul de Moçambique e problematiza os diálogos desta igreja com aspectos de diferentes contextos religiosos e com o poder político. A inspiração teórica está nos autores que apontaram as implicações políticas de diversas práticas religiosas e dos discursos sobre feitiçaria em contextos africanos (P. Geschiere, H. G. West, e outros) e nos autores que apontaram as dificuldades para designar algo como estritamente político ou estritamente religioso (T. Asad, e outros). Neste sentido, o estudo não partiu de uma definição de religião, mas busca identificar o lugar que a religião ocupou e ocupa em Moçambique. Além da utilização de fontes secundárias, o estudo analisa alguns materiais escritos produzidos pela IURD em Moçambique, alguns programas televisivos, algumas reuniões da IURD em Moçambique, e entrevistas com líderes religiosos moçambicanos. Sem ignorar as continuidades em relação à IURD no Brasil, o estudo aponta que diversas práticas de outros contextos religiosos, principalmente tradicionais e zionistas do sul da África, criaram e criam condições para que os discursos da IURD sejam significativos no sul de Moçambique.
The study analyzes some discourses of the Universal Church of the Kingdom of God (UCKG) in southern Mozambique and problematizes the dialogues of this church with aspects of different religious contexts and with political power. The theoretical inspiration lies in the authors who pointed out the political implications of various religious practices and witchcraft discourses in African contexts (P. Geschiere, H. G. West, and others) and in the authors who pointed out the difficulties to designate something as strictly political or strictly religious (T. Asad, and others). In this sense, the study did not start from a definition of religion, but seeks to identify the place that the religion occupied and occupies in Mozambique. In addition to the use of secondary sources, the study analyzes some of the written materials produced by UCKG in Mozambique, some television programs, some cults of the UCKG in Mozambique, and interviews with Mozambican religious leaders. Without ignoring the continuities in relation to the UCKG in Brazil, the study points out that several practices in other religious contexts, mainly \"traditional\" and Zionist in southern Africa, have created and created conditions for the UCKGs speeches to be significant in southern Mozambique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tumbo, Júnior Alfredo. "A família : uma maneira de ser Igreja em Moçambique : o papel da Igreja moçambicana na promoção da paz e da justiça." Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10400.14/28344.

Full text
Abstract:
Que desafios pastorais se colocam hoje à Igreja em Moçambique? Que relação se pode estabelecer entre a(s) cultura(s) moçambicana(s) e a missão da Igreja na luta pela promoção da paz e da justiça? Ao longo dos últimos cinco séculos, época em que situamos a primeira entrada da Igreja Católica em Moçambique, várias foram as transformações que se operaram no seio da Igreja e da sociedade moçambicana, em função das necessidades e desafios concretos de cada período da história. Hoje, a Igreja debate-se com um profundo problema que é a justiça e a paz como caminhos para a promoção e valorização efectiva da dignidade do ser humano. Ou seja, se por um lado, no passado a Igreja esteve empenhada na primeira evangelização, transmissão da fé, mesmo em épocas menos claras da sua acção, na luta pelo fim da guerra civil, na construção e edificação das comunidades cristãs, hoje, a Igreja é chamada, por outro lado, a contribuir, com a sua voz profética, para uma sociedade mais justa, mais igual, onde todos possam ter o necessário para a subsistência e onde todos convivam como verdadeiros filhos de Deus e da mesma Nação. Por isso, tal como a sociedade tem o dever de zelar e prover às necessidades dos seus filhos, a Igreja é, igualmente, chamada, em virtude da sua identidade e missão, a lutar pelo bem-estar de cada membro da sociedade, a educar para o respeito pela vida, pela cultura e pela dignidade do ser humano.
What pastoral challenges are being faced by the Church in Mozambique today? What relationship can be established between the Mozambican culture (s) and the mission of the Church in the struggle for peace and justice? During the last five centuries, when the Catholic Church first entered in Mozambique, several transformations took place within the Church and the Mozambican society, according to the needs and concrete challenges of each period of history. Nowadays, the Church struggles with a serious problem, that is, justice and peace as ways to promote and effectively value the dignity of the human being. If, on one hand, in the past, the Church was engaged in the first evangelization, the transmission of the faith, even in less clear times of her action, in the struggle for an end to the civil war, in the construction and edification of Christian communities, on the other hand, the Church is called to contribute, with her prophetic voice, to a more just, more equitable society, in which all may have what is necessary for subsistence and all may coexist as true children of God and of the same Nation. Therefore, just as society has a duty to care for and provide for the needs of its children, so the Church is called, by virtue of her identity and mission, to strive for the welfare of every member of society, to educate for the respect for life, culture and the dignity of the human being.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Batoréu, Filomena Carmo Lampreia. "Enquanto muçulmanos e como portugueses a religião não foi um problema: um contributo para o estudo das estratégias de inserção social diferenciada sunitas de origem indiana em Portugal." Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10362/16004.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Faria, Paulo Jorge Rodrigues de. "D. Teófilo de Andrade : um bispo da Concordata e do Acordo Missionário de 1940." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.14/28839.

Full text
Abstract:
O presente trabalho, a propósito da vida e da ação missionária de D. Teófilo de Andrade, procura compreender o impacto do regime Concordatário de 1940, estabelecido entre o Estado Português e a Santa Sé, no relançamento do esforço missionário nas colónias portuguesas e, ainda, a sua importância na nomeação episcopal do frade franciscano. É explicado o contexto político, eclesial e missionário que se vive em Portugal entre 1841 e 1940. A referência a alguns acontecimentos políticos, como a Conferência de Berlim, o ultimatum inglês ou a questão da Voz de Santo António ajudam a entender melhor as opções políticas dos diversos governos, e em particular do Estado Novo, a propósito do Ultramar Português. Faz-se referência ao percurso biográfico de D. Teófilo, e procede-se a um elaborado estudo sobre a sua ação pastoral e missionária, enquanto primeiro bispo da Diocese de Nampula, em Moçambique, entre 1941 e 1951. As abordagens conceptuais sobre modelos de colonização e de missionação, a atividade missionária não católica ou a caracterização do território de Nampula ajudam a compreender melhor as opções pastorais do prelado. Analisa-se a sua correspondência com as autoridades civis, as visitas pastorais e as exortações, cartas e recomendações que dirige ao clero e fiéis da sua Diocese.
This present work on the subject of D. Teófilo de Andrade´s life and missionary action aims to understand the impact of the Agreement regime of 1940 which was set up between the Portuguese State and the Holy Church on the issue of the relaunch of the missionary effort in the portuguese colonies, and still its importance on the franciscan friar´s episcopal nomination. It approaches the political, ecclesiastical and missionary environment Portugal lives in between 1841 and 1940. The reference to some political events, such as the Berlin Conference, the english ultimatum or the issue of Voz de Santo António help to understand better the political options of the several governments , in particular the New State on account of the Portuguese Overseas. Not only a reference to D. Teófilo´s biographical course is made but also a detailed study on his pastoral and missionary action as first Bishop of Nampula Diocese, in Mozambique, between 1941 and 1951 is carried out. The conceptual approaches to models of colonization and mission, the non-catholic missionary activity or even the land features of Nampula help to understand better the prelate´s pastoral options. All his mail with the civil authorities, pastoral visits and exhortations, letters and recommendations to the clergy and faithful of his Diocese are examined.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Panguana, Maria Fernando. "O Evangelho e a promoção da mulher moçambicana : a ação das Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário." Master's thesis, 2021. http://hdl.handle.net/10400.14/34073.

Full text
Abstract:
No presente trabalho abordamos a situação sociocultural e eclesial da mulher em Moçambique. À luz dessa discussão, a principal inquietação que nos acompanhou ao longo do estudo e reflexão, foi a tentativa de encontrar o lugar justo que ela ocupa, na família, sociedade e na comunidade cristã. As mulheres são duplamente oprimidas pela tradição cultural e pela sociedade. Contudo, acreditamos na sua dignidade e capacidade de transformar a vida familiar, consequentemente, a sociedade, com a sua coragem e determinação. Pois acreditam em si e na sua força interior, quando muitas vezes assumem o papel de serem «chefes de família», colocando-a sempre em primeiro lugar. A mulher é mãe e geradora de vida, independentemente da sua condição social, cultural ou religiosa, junto daqueles que necessitam do seu calor materno. Nós, as Irmãs Missionárias Dominicanas do Rosário, pretendemos contribuir para a identificação do lugar e missão da mulher, na consciencialização da sociedade e na sua promoção integral, nos diversos setores sociais, apostando e promovendo a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Para Deus, todos temos valor, pois em cada ser, há maravilhas e sinais do criador. Quando as mulheres se dedicam em diversos ministérios eclesiais, vivendo o serviço desinteressado em favor dos outros, manifestando assim o mandamento do amor, captam a presença de Deus, nas pequenas coisas e serviços comunitários. A ação pastoral das Missionárias Dominicanas, tem como objetivo não só a evangelização, como também a promoção integral da mulher moçambicana.
In this paper, we address the socio-cultural and ecclesial situation of women in Mozambique. Considering this discussion, the main concern that accompanied us throughout the study and reflection was the attempt to find the right place for women in the family, society and in the Christian community. Women are doubly oppressed by cultural tradition and society. However, we believe in their dignity and ability to transform family life, and consequently, society with their courage and determination. For they believe in themselves and in their inner strength, when they often assume the role of being «heads of the family», always placing it first. Women are mothers and generators of life, regardless of their social, cultural, or religious condition, alongside those who need their maternal warmth. We, the Dominican Missionary Sisters of the Rosary, intend to contribute to the identification of women’s role and mission of women, in the awareness of society and in their integral promotion, in the different social sectors, by investing in and promoting equal opportunities between men and women. For God we all have value, for in every being there are wonders and signs of the Creator. When women dedicate themselves to various ecclesial ministries, living selfless service on behalf of others, thus manifesting the commandment of love, they grasp the presence of God in small things and community services. The pastoral action of the Dominican Missionaries is aimed not only at evangelization but also at the integral promotion of Mozambican women.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Catarina Encarnação. "Comunidades dehonianas no Norte e Centro de Moçambique: possibilidades turísticas." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/1822/30447.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
Os dehonianos (nome porque são conhecidos os sacerdotes da Congregação do Coração de Jesus) instalaram-se no século passado entre os povos do norte e centro de Moçambique e ainda hoje subsistem, em missões abertas ao mundo, junto da população que guiam espiritualmente e ajudam comunitariamente. Mas os novos tempos trouxeram dificuldades financeiras, e os seus membros têm de encontrar formas de sustentar as suas atividades. O turismo pode ser a solução para as comunidades de Nampula, Alto-Molocué, Quelimane, Milevane e Gurué, nas províncias de Nampula e Zambézia. O objetivo geral é concluir se existem possibilidades turísticas nas comunidades dehonianas presentes no centro e norte de Moçambique, através de uma análise SWOT. Para a consecução deste trabalho deslocamo-nos a Moçambique, local onde entrevistámos sacerdotes, habitantes e autoridades locais e visitantes, durante três meses. Os dados das entrevistas foram completados com os resultantes da observação da autora. Através de análises SWOT foi possível chegar à conclusão de que é viável desenvolver a atividade turística com base nas casas dehonianas, quer pelas atividades desenvolvidas em algumas delas, quer pelas potencialidades das regiões onde se inserem. Tal, no entanto, é uma solução que exige vontade e esforço financeiro por parte dos dehonianos e a atração do públicoalvo adequado.
Dehonians (the other name for the Priests of the Sacred Heart) settled in the last century among the peoples of northern and central Mozambique and still remain, in missions open to the world, among the population that they spiritually guide and communally help. But changing times have brought financial difficulties, and its members must find ways to sustain their activity. Tourism can be the solution for the communities of Nampula, Alto-Molocué, Quelimane, Milevane and Gurué, in Nampula and Zambezia. The overall objective is to establish whether there are possibilities for tourism in the dehonians communities in central and northern Mozambique, through a SWOT analysis. To achieve this study, we traveled to Mozambique where we interviewed priests, residents, local authorities and visitors for three months. The interviews’s data were supplemented with author’s observation data. Through SWOT analysis it was possible to conclude that it is conceivable to develop tourism based on dehonians homes, either by activities developed in some of them, either by the potential of the regions where they operate. This, however, is a solution that requires will and financial effort by the Priests of the Sacred Heart and the attraction of the appropriate target audience.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Neves, Joana Ernesto. "Turismo religioso: perfil do visitante da vila de Namaacha." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/18265.

Full text
Abstract:
Turismo é um ramo de actividade bastante diversificado. Contudo, apesar da diversidade da tipologia do turismo, alguns têm aspectos comuns e acabam se confundido ou não se conhecendo os seus limites. Por isso, há muita discussão sobre a relação existente entre o Turismo Religioso e o Cultural, sendo que é difícil distinguir a principal motivação do turista que visita esses lugares, se é pela religião ou para conhecer os hábitos e costumes dos povos. A Vila da Namaacha é um destino que anualmente acolhe as peregrinações marianas. Neste contexto, o estudo pretendia saber qual é o perfil do visitante deste destino, se as pessoas deslocam-se à Vila simplesmente movidos por questões religiosas ou se existem outras motivações. Foi privilegiado o inquérito por questionário para recolher os dados junto aos visitantes deste destino. A peregrinação acontece em Maio de cada ano, por essa razão foi escolhido o período de Maio a Julho para recolha de dados. Foi igualmente usada a entrevista não estruturada para as estâncias turísticas com objectivo de colher a sua sensibilidade em relação ao Turismo Religioso neste destino. Os resultados deixaram evidente que a Vila da Namaacha é basicamente um destino religioso. Pois, fora da peregrinação, poucos visitantes chegam a Vila, e estes são maioritariamente adultos dos 14 aos 65 anos de idade.
Tourism is a much diversified branch of activities. However, despite the tourism typology diversity, some have a great connection which are confusing or their limitations are not known. That is why, there is a great discussion between the existing relation between Religious and Cultural tourism, making it difficult to distinguish the principal motivation of tourists who visit these places, and if it is by religion or to know the habits and customs of the people. The Village of Namaacha is one of the destinations which receives Marianas pilgrimage every year. In this context, the study intends to know the profile of visitors to this destination, if people simply visit the village motivated by religious purposes or there are other motivations. A questionnaire was privileged to collect the data from the visitors. The pilgrimage takes place in May of each year, for this reason, the May and June period was chosen to collect the data. Thus, with the non-structured interview, the tourism institutions with the objective of collecting some sensibilities in relation to the Religious Tourism in that destination. The results made it evident that Namaacha Village is basically a religious destination. Therefore, beside the pilgrimage, a reduced number of visitors visits that Village; and these visitors are mainly adults between the ages 14 to 65.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE"

1

Martínez, Francisco Lerma. Religiões africanas hoje: Introdução ao estudo das religiões tradicionais em Moçambique. 3rd ed. Maputo: Paulinas, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

West, Harry G. Kupilikula: O poder e o invisível em Mueda, Moçambique. Lisboa, Portugal: Impr. de Ciências Sociais, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tomaz, Laycer. Da senzala à capela =: From senzala to chapel. Brasília, DF: Editora UnB, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "RELIGIÃO - MOÇAMBIQUE"

1

Wagner, Ana Paula. "Sobre a influência do clima e dos costumes na saúde da população de Moçambique, nas primeiras décadas do século XIX, segundo observações de um médico e de um religioso." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.1301.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography