Academic literature on the topic 'Remoção químico-mecânica da cárie'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Remoção químico-mecânica da cárie.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Remoção químico-mecânica da cárie"

1

Meyfarth, Sandra, Karen Cassano, Flavio Warol, Marcia De Deus Santos, and Angela Scarparo. "A New Efficient Agent to Chemo-mechanical Caries Removal." Revista Brasileira de Odontologia 77 (December 17, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v77.2020.e1946.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar uma breve revisão da literatura sobre remoção químico-mecânica da cárie e descrever um caso clínico com a utilização de um novo produto. De acordo com o diagnóstico clínico e radiográfico, o dente apresentava lesão de cárie em dentina sem comprometimento pulpar. Foi utilizado um novo produto químico-mecânico, BRIX 3000®, para remoção da cárie com 1 aplicação de gel por 2 minutos. Posteriormente, a cavidade foi restaurada usando um compósito bulk fill flow e uma resina composta convencional para estratificação final. Levando em consideração o caso clínico apresentado, a aplicação do gel BRIX 3000® parece ser uma boa alternativa para a remoção da cárie seguida de um tratamento restaurador, uma vez que o desconforto da criança diminuiu, resultando em um comportamento positivo. BRIX 3000 é um método eficiente de remoção químico-mecânica da cárie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Felizardo, Klissia Romero, Gabriella Fernanda Guedes, Evandro Agustineti dos Santos, Fernanda da Conceição Antônio Ferreira, and Murilo Baena Lopes. "Agentes de remoção químico-mecânica da cárie: revisão de literatura." Journal of Clinical Dentistry and Research 15, no. 3 (2018): 84–103. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.15.3.084-103.oar.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, M. M. M. S., I. O. Salgado, R. M. Barreto, and A. P. M. Santos. "Remoção Químico-Mecânica da Cárie Dental com o Uso de CarisolvTM." Odonto 18, no. 36 (December 31, 2010): 149–54. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v18n36p149-154.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guedes, Carolina Cardoso, Janaína Merli Aldrigui, Manoela Domingues Martins, Kristianne Santos Porta Fernandes, and Sandra Kalil Bussadori. "Remoção química e mecânica de lesão de cárie em dente hipoplásico utilizando-se gel à base de papaína Papacárie: relato de caso clínico." ConScientiae Saúde 5, no. 1 (January 17, 2008): 59–65. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v5i1.431.

Full text
Abstract:
O germe dentário em desenvolvimento é sensível a uma variedade de distúrbios sistêmicos e locais. Esses distúrbios, somados ao fator hereditariedade, são responsáveis por possíveis etiologias da hipoplasia de esmalte. O esmalte hipoplásico pode apresentar defeitos em sua estrutura, o que aumenta seu potencial cariogênico. Este trabalho relata o caso clínico de uso do Papacárie em um paciente da clínica de odontohebiatria da Uninove, que apresentava uma lesão de cárie no dente 16. O papacárie é um gel desenvolvido para fazer a remoção químico-mecânica da cárie dentária, tendo como base a papaína, que, em conjunto com a cloramina, age no colágeno pré-degradado da lesão de cárie, permitindo sua remoção com o uso de curetas sem corte. Após a remoção do tecido cariado, restaurou-se o dente com ionômero de vidro de presa rápida (Ketac Molar EasyMix-3M/Espe).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pizi, Eliane C. Gava, Camila Beretta Abegão Guimaro, and Nathália Lima Merotti. "REMOÇÃO QUÍMICO-MECÂNICA DA CÁRIE ATRAVÉS DE UM GEL DE PAPAÍNA, UMA ENZIMA DA CASCA DO MAMÃO. RELATO DE CASO." Colloquium Vittae 03, no. 2 (July 13, 2011): 67–73. http://dx.doi.org/10.5747/cv.2011.v03.n2.v055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Aline Aparecida, Ilana De Carvalho Freitas, and Santuza Maria Souza De Mendonça. "A utilização do gel de papaína na remoção de lesões cariosas dentinárias." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 25, no. 1 (November 30, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v25i1.320.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade do gel de papaína na remoção de lesões cariosas dentinárias. Utilizando-se os descritores cárie dentária, papaína, tratamento restaurador atraumático e processo químico foram identificados artigos indexados nas bases de dados Bireme, Lilacs, Pubmed/Medline, Scielo e Cochrane. Os artigos selecionados foram publicados entre 2001 e 2011 nos idiomas português, inglês ou espanhol. Também foram consultados livros sobre o assunto. O método mecânico é, tradicionalmente, utilizado para remoção de dentina cariada. Possui inconvenientes como necessidade de anestesia local e emprego de brocas para remoção de tecido cariado, o que pode gerar medo, dor ou desconforto para o paciente. Visando atenuar essas dificuldades, foram desenvolvidos métodos para remoção químico-mecânica da lesão cariosa dentinária em que um gel amolece a dentina infectada, preservando o tecido dentário sadio. Em 2003, foi criado no Brasil um produto totalmente nacional à base de papaína, cloramina e azul de toluidina. Ele age quimicamente na dentina infectada, promovendo a desestruturação do colágeno parcialmente degradado presente no tecido carioso necrosado. Estudos científicos revelaram que a utilização do gel de papaína, como método alternativo para remoção de dentina cariada, é atraumático, reduz a necessidade de anestesia, sendo indicado para tratamento de pacientes com necessidades especiais, crianças, adultos fóbicos e remoção de lesões cariosas muito próximas à polpa. Apresenta biocompatibilidade, atividade antimicrobiana, preserva tecido dentinário, diminuindo o risco de exposição pulpar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Leonardo Castro Ribeiro, Madson Henrique Araújo Feitoza Faustino, Clécio Tenório de Azevedo, and Izabel Cristina Gomes de Mendonça. "Tratamento conservador da cárie oclusal e proximal: novas possibilidades." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 30, 2021): e7505. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7505.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Buscar na literatura científica, evidências pertinentes aos princípios do tratamento conservador da cárie, com ênfase nas faces oclusais e proximais e demonstrar sua eficiência na prática clínica. Revisão bibliográfica: Mesmo com muitos obstáculos no diagnóstico de cáries incipientes dos dentes, e com todo aparato tecnológico disponível, a prática de uso de mecanismos não operatórios, com o início da remoção mecânica tão bem como selantes em fissuras e estruturas retentoras de biofilme, e aplicação tópica de flúor se comprovam na eficácia terapêutica no tratamento de lesões cariosas ativas em esmalte. A dificuldade em desconstruir décadas de condutas convencionais para tratamento de cáries incipientes em faces oclusais e proximais, confronta o que se é doutrinado nas universidades, levando o profissional a se sentir inseguro ao aplicar técnicas conservadoras, não se limitando a área da lesão e a consequentemente a perda de tecido sadio. Considerações finais: Os estudos citados nesse trabalho sustentam que é possível diminuir a chance de desenvolvimento de cárie em dentes recém-erupcionados ou contê-la. Nas lesões proximais a prioridade é impedir a ocorrência e progressão da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Menezes, Maria Luíza Ferraz Vasconcelos de, Yngrid Viviane Gomes de Macedo, Nathalia Marília Pereira Ferraz, Kaique de Freitas Matos, Raqueline Oliveira Pereira, Natasha Muniz Fontes, Mara Ilka Holanda de Medeiros Batista, and Marcília Ribeiro Paulino. "A importância do controle do biofilme dentário: uma revisão da literatura." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 55 (August 13, 2020): e3698. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3698.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a importância do controle do biofilme dentário através de uma revisão crítica da literatura. Métodos: Foram acessadas bases de dados online (PubMed, BVS e Scielo), empregando-se os seguintes termos de busca em português e inglês: Controle Químico da placa dentária, Dieta Cariogênica, Remoção da Placa Oral, Nutrição e Dieta na Formação de Biofilmes, Controle mecânico da placa oral, Método controle biofilme dental e Dentifrícios fluoretados prevenção da cárie. Consideraram-se artigos publicados nos últimos 12 anos, disponíveis para leitura completa. Todos os registros tiveram o título e resumo lidos, para confirmação de pertinência temática. Resultados: Fizeram parte da revisão 23 artigos. Foram detalhados em tabela de resultados os artigos de pesquisa e revisão sistemática (n=16). A escovação dentária convencional utilizando dentifrício é eficaz no controle do biofilme, o que foi ratificado nos artigos que compararam diferentes métodos para controle de biofilme ou avaliaram impacto de diferentes hábitos de higiene oral. Considerações finais: O controle do biofilme é importante na prevenção das doenças cárie e dos problemas periodontais. Os métodos de higiene oral mostram-se como a melhor maneira de evitar patologias bucais causadas pelo biofilme bacteriano e devem ser empregados de diferentes formas, de acordo com o perfil de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Felizardo, Klissia Romero, Nayara Priscila de Alvarenga Barradas, Gabriella Fernanda Guedes, Fernanda Da Conceição Antônio Ferreira, and Murilo Baena Lopes. "Use of BRIX-3000 Enzymatic Gel in Mechanical Chemical Removal of Caries: Clinical Case Report." Journal of Health Sciences 20, no. 2 (July 27, 2018): 87. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2018v20n2p87-93.

Full text
Abstract:
AbstractLess traumatic alternative methods for removal of decayed tissue has been developed. A non-invasive technique, which consists of applying a proteolytic substance that softens the infected dentin tissue and preserves healthy tooth tissue was released in the market. Thus, this work intended to describe a clinical case of caries removal using BRIX 3000 papaine-based enzymatic gel. A 6-year-old male patient attend to a Univesity Dental Clinic complaining of painful sensitivity during mastication. After examination, acute deep carious lesion was found in dental elements 64 and 65. The caries removal procedure was performed for both teeth without anesthesia, under relative isolation, following the principles of atraumatic restorative treatment - ART. The gel was taken into the cavity and leaved to act for 2 minutes and the infected tissue was excavated. Caries lesion was then detected below the OM cusp with undercut enamel, needing to enlarge the cavity in the occlusal region with rotating cutting instruments and reapply the gel. After the second application, all the infected tissue had been removed and the teeth restoration with chemical ionomer cement was performed. At the end of the treatment, the discomfort during the performed procedure was asked to the patient using the Wong-Baker Face Scale. The child pointed to score 1, indicating mild pain for both treatments. It can be concluded that the use of enzymatic papaine gel-based was an efficient alternative for caries removal, easy to use, and preserve to the maximum the dental structure healthy, showing promise to be used as atraumatic caries removal technique.Keywords: Dental Caries. Papain. Pediatric Dentistry.ResumoMétodos alternativos menos traumáticos para remoção de cárie vem sendo desenvolvidos. Uma técnica não invasiva, que consite na aplicação de uma substância proteolítica que amolece a dentina infectada e preserva o tecido dental hígido foi lançado no mercado. Sendo assim, este trabalho visa relatar um caso clínico de remoção da lesão de cárie através do gel enzimático a base de papaína, BRIX-3000. Paciente do gênero masculino, 6 anos, compareceu à Clínica Odontológica Universitária com queixa de sensibilidade dolorosa durante a mastigação. Após avaliação, constatou-se lesão cariosa profunda aguda nos elementos dentais 64 e 65. O procedimento de remoção de cárie foi realizado sem anestesia e sob isolamento relativo, seguindo os princípios do tratamento restaurador atraumático (ART). O gel foi levado à cavidade, deixado agir por 2 minutos e realizado a escavação do tecido infectado. Foi detectado lesão de cárie abaixo da cúspide OM com esmalte socavado, necessitando de ampliação da cavidade na região oclusal com instrumentos cortantes rotatórios e reaplicação do gel. Após a segunda aplicação, todo o tecido infectado foi removido e realizada a restauração dos dentes com cimento de ionômero químico. Ao final do tratamento, foi aplicado a escala de faces de Wong-Baker. A criança apontou score 1, indicando dor leve para ambos os tratamentos. Pôde se concluir que a utilização do gel enzimático a base de papaína é uma alternativa eficiente para remoção do tecido cariado, de fácil utilização, preservando ao máximo a estrutura dental sadia, sendo promissor para ser utilizado na técnica atraumática de remoção da cárie.Palavras-chave: Cárie Dentária. Papaína. Odontopediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Botelho, Maria Paula Jacobucci, Amanda Da Silva, Fernanda Da Conceição Antônio Ferreira, and Lígia Maria Molinari Capel. "Avaliação in vitro da Atividade Antimicrobiana de Extrato Alcoólico de Própolis Comparado à Solução de Clorexidina 0,12%." Journal of Health Sciences 19, no. 2 (July 21, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p95-97.

Full text
Abstract:
Apesar dos esforços e do amplo entendimento sobre a cárie dental, está continua bastante prevalente em determinados segmentos da população. A doença apresenta etiologia multifatorial, com a dieta e os micro-organismos envolvidos desenvolvendo papéis fundamentais. Os Streptococcus mutans têm papel fundamental em seu início e é ubíquo em crianças a partir dos sete anos de idade. Para controlar essas bactérias é preciso uma dieta com baixo consumo de sacarose e de carboidratos fermentáveis, o que nem sempre se consegue. Sua remoção da superfície dentária só é possível por meio da fricção mecânica, mas pode-se prevenir sua presença no biofilme dentário através da utilização de antissépticos. O mais utilizado na Odontologia é a clorexidina, porém como não é isenta de efeitos adversos, atualmente, vêm-se estudando produtos alternativos, dentre os quais alguns agentes fitoterápicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade da própolis contra os S. mutans em relação à clorexidina. Foi analisada própolis 70% diluída em álcool 96% e após diluída em água potável 5ml, própolis 50%, própolis 12% e clorexidina 0,12% (controle positivo), e solução salina (controle negativo). O operador foi cego em relação às substâncias que estava utilizando. Somente a clorexidina 0.12% e a própolis 12% apresentaram halo de inibição claro. Neste estudo, a clorexidina apresentou melhor atividade contra os S.mutans.Palavras-chave: Clorexidina. Cárie Dentária. Streptococcus mutans.AbstractDespite the efforts and the broad understanding on dental caries, it is still quite prevalent in certain segments of the population. The disease shows a multifactorial etiology, with diet and microorganisms involved developing fundamental roles. The Streptococcus mutans has key role in its beginning and is ubiquitous in children as young as seven years of age. To control these bacteria a diet is necessary with low consumption of sucrose and of fermentable carbohydrates, which is not always possible. The tooth surface removal is only possible through mechanical friction, but it is possible to prevent the presence of dental biofilm through the use of antiseptics. The most widely used in dentistry is chlorhexidine, however as it is not devoid of adverse effects, currently alternative products have been studying, among which some herbal agents. The aim of this study was to analyze the activity of propolis against S. mutans compared to chlorhexidine. Propolis was analyzed diluted in 70% ethanol 96% and further diluted in drinking water 5ml, 50% propolis, propolis 12% and 0.12% chlorhexidine (positive control), and saline (negative control). The operator was blinded for the substances he was using. Only 0.12% chlorhexidine and 12% propolis showed clear inhibition halo. In this study the chlorhexidine presented better activity against S. mutans.Keywords: Chlorhexidine. Dental Caries. Antimicrobials. Streptococcus mutans
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Remoção químico-mecânica da cárie"

1

Lombo, Alexandra Maria Pires. "Remoção químico-mecânica da cárie com Carisolv." Dissertação, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/60835.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lombo, Alexandra Maria Pires. "Remoção químico-mecânica da cárie com Carisolv." Master's thesis, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, 2009. http://hdl.handle.net/10216/60835.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mastrantonio, Simone Di Salvo. "Avaliação in vitro da dentina remanescente após remoção químico-mecânica do tecido cariado em dentes decíduos /." Araraquara, 2011. http://hdl.handle.net/11449/104260.

Full text
Abstract:
Orientador: Lourdes Aparecida Martins dos Santos Pinto
Banca: Maria Cristina Borsatto
Banca: Rita de Cássia Loiola Cordeiro
Banca: Alessandra Nara de Souza Rastelli
Banca: Fábio Luiz Ferreira Scannavino
Resumo: As características físicas, químicas e morfológicas da dentina remanescente foram analisadas após a remoção químico-mecânica e mecânica do tecido cariado. Molares decíduos cariados extraídos foram seccionados no centro da lesão de cárie, no sentido mésio-distal, em duas metades semelhantes e os espécimes gerados foram divididos em 3 grupos de acordo com o método utilizado para remoção do tecido cariado: grupo CS (Carisolv™), grupo PC (Papacárie®) e grupo BR (Broca). Foram realizadas as análises em microscopia confocal (MC), microscopia óptica de luz (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectrometria de energia dispersiva (EDS) e microdureza (MD). Na análise da MC observou-se que o método químico-mecânico removeu menos tecido cariado e a análise histológica evidenciou maior preservação da estrutura dentinária. No MEV/EDS, após a remoção químico-mecânica do tecido cariado, a dentina remanescente apresentou reduzido conteúdo de cálcio, porém a superfície dentinária apresentava-se mais irregular e livre de lama dentinária. A microdureza da dentina após a remoção do tecido cariado foi semelhante, independente do método utilizado. Os resultados deste estudo mostraram que o método químico-mecânico é mais conservador na remoção do tecido cariado
Abstract: The physical, chemical and morphological characteristics of the remaining dentine were analysed after chemomechanical and mechanical caries removal. Extracted carious deciduous molars were sectioned mesiodistally through the center of the carious lesion into two similar halves. The specimens were divided into three groups according to the method used for caries removal: CS group (Carisolv™), PC group (Papacárie®) and CB group (conventional bur). The specimes were analysed under confocal laser scanning microscopy (CLSM), light microscopy (LM), scanning electron microscopy (SEM), energy dispersive analysis of x-rays (EDS) and microhardness (MH). After chemomechanical caries removal, under CLSM the remaining dentine showed less carious tissue and more dentine structure preserved in the histological analysis. SEM/EDS analysis showed the remaining dentine after chemomechanical carious removal presented reduced calcium content with irregular surface and smear layer free. Regardless the method used for caries removal the microhardness of the dentine was similar. The results showed that chemomechanical method was more conservative in the removal of carious tissue
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mastrantonio, Simone Di Salvo [UNESP]. "Avaliação in vitro da dentina remanescente após remoção químico-mecânica do tecido cariado em dentes decíduos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/104260.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:33:01Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-06-03Bitstream added on 2014-06-13T20:24:34Z : No. of bitstreams: 1 mastrantonio_sds_dr_arafo_parcial.pdf: 65613 bytes, checksum: 73a38484c7d49b40c70883069ded94fd (MD5) Bitstreams deleted on 2014-10-03T16:24:39Z: mastrantonio_sds_dr_arafo_parcial.pdf,Bitstream added on 2014-10-03T16:27:36Z : No. of bitstreams: 2 mastrantonio_sds_dr_arafo_parcial.pdf.txt: 21148 bytes, checksum: 429195d8f4e37e1f8562b4885c84e7df (MD5) 000646118.pdf: 735617 bytes, checksum: dc5a10ed8999c36928e1b3f1c6003574 (MD5) Bitstreams deleted on 2014-10-03T16:33:14Z: 000646118.pdf,Bitstream added on 2014-10-03T16:43:27Z : No. of bitstreams: 2 mastrantonio_sds_dr_arafo_parcial.pdf.txt: 21148 bytes, checksum: 429195d8f4e37e1f8562b4885c84e7df (MD5) 000646118.pdf: 735617 bytes, checksum: dc5a10ed8999c36928e1b3f1c6003574 (MD5) Bitstreams deleted on 2014-10-03T16:48:54Z: 000646118.pdf,Bitstream added on 2014-10-03T16:49:46Z : No. of bitstreams: 1 000646118.pdf: 735617 bytes, checksum: dc5a10ed8999c36928e1b3f1c6003574 (MD5) Bitstreams deleted on 2014-10-27T11:47:07Z: 000646118.pdf,Bitstream added on 2014-10-27T11:48:04Z : No. of bitstreams: 1 000646118.pdf: 735617 bytes, checksum: dc5a10ed8999c36928e1b3f1c6003574 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
As características físicas, químicas e morfológicas da dentina remanescente foram analisadas após a remoção químico-mecânica e mecânica do tecido cariado. Molares decíduos cariados extraídos foram seccionados no centro da lesão de cárie, no sentido mésio-distal, em duas metades semelhantes e os espécimes gerados foram divididos em 3 grupos de acordo com o método utilizado para remoção do tecido cariado: grupo CS (Carisolv™), grupo PC (Papacárie®) e grupo BR (Broca). Foram realizadas as análises em microscopia confocal (MC), microscopia óptica de luz (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectrometria de energia dispersiva (EDS) e microdureza (MD). Na análise da MC observou-se que o método químico-mecânico removeu menos tecido cariado e a análise histológica evidenciou maior preservação da estrutura dentinária. No MEV/EDS, após a remoção químico-mecânica do tecido cariado, a dentina remanescente apresentou reduzido conteúdo de cálcio, porém a superfície dentinária apresentava-se mais irregular e livre de lama dentinária. A microdureza da dentina após a remoção do tecido cariado foi semelhante, independente do método utilizado. Os resultados deste estudo mostraram que o método químico-mecânico é mais conservador na remoção do tecido cariado
The physical, chemical and morphological characteristics of the remaining dentine were analysed after chemomechanical and mechanical caries removal. Extracted carious deciduous molars were sectioned mesiodistally through the center of the carious lesion into two similar halves. The specimens were divided into three groups according to the method used for caries removal: CS group (Carisolv™), PC group (Papacárie®) and CB group (conventional bur). The specimes were analysed under confocal laser scanning microscopy (CLSM), light microscopy (LM), scanning electron microscopy (SEM), energy dispersive analysis of x-rays (EDS) and microhardness (MH). After chemomechanical caries removal, under CLSM the remaining dentine showed less carious tissue and more dentine structure preserved in the histological analysis. SEM/EDS analysis showed the remaining dentine after chemomechanical carious removal presented reduced calcium content with irregular surface and smear layer free. Regardless the method used for caries removal the microhardness of the dentine was similar. The results showed that chemomechanical method was more conservative in the removal of carious tissue
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Corrêa, Fernanda Nahás Pires. ""Avaliação da dentina remanescente após remoção de cárie com instrumento cortante rotatório e métodos químico-mecânicos, utilizando análise de microdureza, fluorescência laser e MEV"." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-06032006-124318/.

Full text
Abstract:
Este trabalho in vitro teve objetivo de avaliar a superfície dentinária remanescente após remoção de tecido dentinário cariado, com instrumento cortante rotatório em baixa rotação e dois métodos químico-mecânicos (Papacárie® e Carisolv®) através da fluorescência laser (DIAGNOdent), microdureza e microscopia eletrônica de varredura. Na primeira fase do estudo, trinta incisivos decíduos com lesão de cárie em uma das faces proximais provenientes do Banco de Dentes Humanos da FOUSP foram avaliados antes e após a remoção do tecido cariado, pela fluorescência laser, sendo posteriormente preparados avaliação da microdureza . O teste de microdureza foi realizado em diferentes distâncias abaixo da dentina tratada após remoção do tecido cariado (50, 100, 150, 200, 300, 400 e 500µm) e do lado hígido (100, 150, 200, 300, 400, 500, 1000 e 1500 µm). Posteriormente, mais 30 dentes decíduos cariados foram divididos em três grupos de acordo com os diferentes tipos de tratamento para análise em MEV, sendo 15 dentes para análise do substrato e 15 dentes para observação de réplicas. Para obtenção destas, os dentes foram restaurados com o adesivo Single Bond (3M) e resina Filtek Z100 (3M) para avaliação de tags (15). Concluiu-se que houve diferença estatisticamente significante nos valores de fluorescência laser da dentina cariada e da dentina após a remoção do tecido cariado, não havendo influência dos tipos de tratamento utilizados. A análise estatística da microdureza mostrou que a dureza da dentina remanescente após remoção do tecido cariado foi menor que aquela obtida do lado hígido, não havendo diferença entre os grupos tratados: Instrumento cortante rotatório, Papacárie® e Carisolv®. Na análise em MEV pode-se observar com uso do Papacárie® e Carisolv® presença de uma camada amorfa semelhante a smear layer e poucas áreas com túbulos dentinários expostos; e no grupo do instrumento rotatório constatou-se superfície uniforme e lisa com smear layer característica e exposição de túbulos dentinários. Todos os grupos apresentaram acentuada formação de tags
The purpose of this in vitro study was to analyze the residual dentinal surfaces following caries removal using rotatory instruments and two chemomechanical methods (Papacárie® and Carisolv®), by laser fluorescence (DIAGNOdent), microhardness test and scanning electron microscopy (SEM). Thirty primary incisives, from the Human Bank Teeth of FOUSP, with carious cavities on one of the proximal surfaces were evaluated, before and after caries removal, by laser fluorescence, and then, prepared for the microhardness test. Microhardness was measured in different distances bellow the carious cavity side (50, 100, 150, 200, 300, 400 e 500µm) and on sound dentine of the other proximal side (100, 150, 200, 300, 400, 500, 1000 e 1500 µm). Next, other 30 primary incisives were divided in three groups, according to the caries removal method used, and their residual dentine was examined under SEM (15). After caries removal, 15 of these teeth were restored with Single Bond (3M) adhesive system and Z100 Filtek composite resin (3M). The tags of the replicas were observed under SEM. In conclusion, the laser fluorescence measurements observed before and after caries removal showed statistically significant difference in all groups; however, there was no difference among the caries removal methods used. The microhardness values of the residual dentinal surfaces were significantly lower than the ones found on sound dentine. No difference was found among the three caries removal methods regarding the microhardness values of residual dentine. Under SEM, the chemomechanical caries removal methods (Papacárie® and Carisolv®) formed an amorphous layer, similar to the smear layer and few exposed dentinal tubules; the conventional caries removal method produced a smooth and regular dentinal surface, with typical smear layer and exposed dentinal tubules. All groups showed abundant tag formation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bastos, Laura Alves. "Avaliação da citotoxicidade, proliferação celular e expressão gênica de macrófagos e células indiferenciadas da polpa dentária estimuladas com Papacárie Duo®." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/58/58135/tde-22112016-083434/.

Full text
Abstract:
O tratamento minimamente invasivo tem sido cada vez mais empregado no tratamento das lesões de cárie dental, especialmente em crianças jovens. Com isso, a remoção do tecido cariado pelo método químico-mecânico permite uma maior conservação das estruturas dentais saudáveis. O Papacárie Duo® é um material de fácil aplicação e possui propriedades bactericidas e anti-inflamatórias. Este material é aplicado sobre a dentina cariada, a fim de promover um amolecimento desta, facilitando a sua remoção. Os efeitos celulares de Papacárie Duo® são pouco conhecidos, dessa forma esta pesquisa teve como objetivo avaliar o efeito do Papacárie Duo® em células indiferenciadas da polpa dental (Capítulo 1) e a capacidade do Papacárie Duo® induzir a ativação de macrófagos e a síntese de mediadores inflamatórios (Capítulo 2). O Papacarie Duo® foi preparado nas concentrações de 0,5 e 5% por meio de diluição seriada, a partir do gel obtido comercialmente. Células OD-21 e macrófagos J774.1 foram mantidas em cultura com os diferentes tratamentos por um período de estimulação de 24 horas para realização do teste de citotoxicidade (Ensaio LDH) e por 36 horas para avaliação da proliferação celular (Ensaio Colorimétrico MTT). A seguir foi realizada avaliação da expressão gênica relativa dos genes Ibsp, Runx2 e Spp1 em células OD-21; e dos genes Il10, Mmp9, Ptgs2 e Tnf em células J774.1, pelo método de transcrição reversa e reação em cadeia de polimerase em tempo real (qRT-PCR), utilizando o sistema TaqMan® após estimulação o período de 24 horas. O Papacárie Duo® a 5% foi citotóxico às células da polpa dental e inibiu a proliferação celular, assim como a expressão de Runx2 e Ibsp. Porém em ambas as concentrações estimulou a expressão de Spp1, a qual foi maior na concentração de 5%. Em macrófagos, o Papacárie Duo® foi citotóxico na concentração de 5%, mas não influenciou a proliferação celular em nenhuma das concentrações (0,5 e 5%). O LPS inibiu a proliferação celular na presença ou não de Papacárie Duo®, sem apresentar citotoxicidade. O Papacárie Duo® induziu a expressão de Ptgs2 e Il10, sem alterar Tnf e Mmp9. Portanto, o Papacárie Duo® foi citotóxico, dependendo da concentração, e apresentou efeito inibitório na diferenciação de células da polpa (OD-21), sem entretanto influenciar a proliferação celular. Papacárie Duo® não impediu a proliferação de macrófagos, porém foi citotóxico na concentração de 5% mas não à 0,5%. Adicionalmente, Papacárie Duo® modulou a ativação de macrófagos pela indução da expressão de Ptgs2 e Il10, sem alterar a expressão de Tnf e Mmp9.
The minimally invasive treatment has been increasingly used in the treatment of dental caries, particularly in young children. Thus, the removal of carious tissue by chemical-mechanical method allows greater conservation of healthy tooth structure. The Papacárie Duo® is an easily applied material, and has bactericidal and anti-inflammatory properties. This material is applied over the carious dentin in order to promote a softening thereof, facilitating its removal. The cellular effects of Papacárie Duo® are little known, therefore this research was to evaluate the effect of Papacárie Duo® in undifferentiated cells from dental pulp (Chapter 1) and the capacity of Papacárie Duo® to induce macrophage activation and synthesis inflammatory mediators (Chapter 2). The Papacárie Duo® was prepared at concentrations of 0.5 and 5% by serial dilution from the gel obtained commercially. OD-21 cells and J774.1 macrophages were maintained in culture with the different treatments for a period of 24 hours to perform the cytotoxicity assay (LDH assay) and for 36 hours for evaluation of cell proliferation (MTT colorimetric assay). The following, was carried out the assessment of the relative gene expression of Ibsp, Runx2 and Spp1 genes in OD-21 cells, and Il10, Mmp9, Tnf and Ptgs2 in J774.1 cells by reverse transcription method and reaction in real time polymerase chain reaction (qRT-PCR) using the TaqMan system after the stimulation period of 24 hours. The 5% Papacárie Duo® was cytotoxic to cells of dental pulp and inhibited cell proliferation and the expression of Runx2 and Ibsp. However, in both concentrations stimulated the expression of Spp1, which was higher at a concentration of 5%. In macrophages, the Papacárie Duo® was cytotoxic at concentrations of 5%, but did not affect the cell proliferation in any of the concentrations (0.5 and 5%). LPS inhibited cell proliferation in the presence or absence of Papacárie Duo® without giving cytotoxicity. The Papacárie Duo® induced the expression of Ptgs2 and Il10, without changing Tnf and Mmp9. Therefore, the Papacárie Duo® was cytotoxic, depending on the concentration, and showed inhibitory effect on the differentiation of pulp cells (OD-21), but without influencing cell proliferation. Papacárie Duo® not prevent macrophage proliferation, but was cytotoxic at a concentration of 5% but not more than 0.5%. Additionally, Papacárie Duo® modulated the activation of macrophages by inducing Il10 and Ptgs2 expression without altering the expression of ,Tnf, and Mmp9.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography