To see the other types of publications on this topic, follow the link: Remoção químico-mecânica da cárie.

Journal articles on the topic 'Remoção químico-mecânica da cárie'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 16 journal articles for your research on the topic 'Remoção químico-mecânica da cárie.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Meyfarth, Sandra, Karen Cassano, Flavio Warol, Marcia De Deus Santos, and Angela Scarparo. "A New Efficient Agent to Chemo-mechanical Caries Removal." Revista Brasileira de Odontologia 77 (December 17, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v77.2020.e1946.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi realizar uma breve revisão da literatura sobre remoção químico-mecânica da cárie e descrever um caso clínico com a utilização de um novo produto. De acordo com o diagnóstico clínico e radiográfico, o dente apresentava lesão de cárie em dentina sem comprometimento pulpar. Foi utilizado um novo produto químico-mecânico, BRIX 3000®, para remoção da cárie com 1 aplicação de gel por 2 minutos. Posteriormente, a cavidade foi restaurada usando um compósito bulk fill flow e uma resina composta convencional para estratificação final. Levando em consideração o caso clínico apresentado, a aplicação do gel BRIX 3000® parece ser uma boa alternativa para a remoção da cárie seguida de um tratamento restaurador, uma vez que o desconforto da criança diminuiu, resultando em um comportamento positivo. BRIX 3000 é um método eficiente de remoção químico-mecânica da cárie.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Felizardo, Klissia Romero, Gabriella Fernanda Guedes, Evandro Agustineti dos Santos, Fernanda da Conceição Antônio Ferreira, and Murilo Baena Lopes. "Agentes de remoção químico-mecânica da cárie: revisão de literatura." Journal of Clinical Dentistry and Research 15, no. 3 (2018): 84–103. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.15.3.084-103.oar.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, M. M. M. S., I. O. Salgado, R. M. Barreto, and A. P. M. Santos. "Remoção Químico-Mecânica da Cárie Dental com o Uso de CarisolvTM." Odonto 18, no. 36 (December 31, 2010): 149–54. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1000/odonto.v18n36p149-154.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guedes, Carolina Cardoso, Janaína Merli Aldrigui, Manoela Domingues Martins, Kristianne Santos Porta Fernandes, and Sandra Kalil Bussadori. "Remoção química e mecânica de lesão de cárie em dente hipoplásico utilizando-se gel à base de papaína Papacárie: relato de caso clínico." ConScientiae Saúde 5, no. 1 (January 17, 2008): 59–65. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v5i1.431.

Full text
Abstract:
O germe dentário em desenvolvimento é sensível a uma variedade de distúrbios sistêmicos e locais. Esses distúrbios, somados ao fator hereditariedade, são responsáveis por possíveis etiologias da hipoplasia de esmalte. O esmalte hipoplásico pode apresentar defeitos em sua estrutura, o que aumenta seu potencial cariogênico. Este trabalho relata o caso clínico de uso do Papacárie em um paciente da clínica de odontohebiatria da Uninove, que apresentava uma lesão de cárie no dente 16. O papacárie é um gel desenvolvido para fazer a remoção químico-mecânica da cárie dentária, tendo como base a papaína, que, em conjunto com a cloramina, age no colágeno pré-degradado da lesão de cárie, permitindo sua remoção com o uso de curetas sem corte. Após a remoção do tecido cariado, restaurou-se o dente com ionômero de vidro de presa rápida (Ketac Molar EasyMix-3M/Espe).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pizi, Eliane C. Gava, Camila Beretta Abegão Guimaro, and Nathália Lima Merotti. "REMOÇÃO QUÍMICO-MECÂNICA DA CÁRIE ATRAVÉS DE UM GEL DE PAPAÍNA, UMA ENZIMA DA CASCA DO MAMÃO. RELATO DE CASO." Colloquium Vittae 03, no. 2 (July 13, 2011): 67–73. http://dx.doi.org/10.5747/cv.2011.v03.n2.v055.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pereira, Aline Aparecida, Ilana De Carvalho Freitas, and Santuza Maria Souza De Mendonça. "A utilização do gel de papaína na remoção de lesões cariosas dentinárias." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 25, no. 1 (November 30, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v25i1.320.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é realizar uma revisão de literatura sobre a aplicabilidade do gel de papaína na remoção de lesões cariosas dentinárias. Utilizando-se os descritores cárie dentária, papaína, tratamento restaurador atraumático e processo químico foram identificados artigos indexados nas bases de dados Bireme, Lilacs, Pubmed/Medline, Scielo e Cochrane. Os artigos selecionados foram publicados entre 2001 e 2011 nos idiomas português, inglês ou espanhol. Também foram consultados livros sobre o assunto. O método mecânico é, tradicionalmente, utilizado para remoção de dentina cariada. Possui inconvenientes como necessidade de anestesia local e emprego de brocas para remoção de tecido cariado, o que pode gerar medo, dor ou desconforto para o paciente. Visando atenuar essas dificuldades, foram desenvolvidos métodos para remoção químico-mecânica da lesão cariosa dentinária em que um gel amolece a dentina infectada, preservando o tecido dentário sadio. Em 2003, foi criado no Brasil um produto totalmente nacional à base de papaína, cloramina e azul de toluidina. Ele age quimicamente na dentina infectada, promovendo a desestruturação do colágeno parcialmente degradado presente no tecido carioso necrosado. Estudos científicos revelaram que a utilização do gel de papaína, como método alternativo para remoção de dentina cariada, é atraumático, reduz a necessidade de anestesia, sendo indicado para tratamento de pacientes com necessidades especiais, crianças, adultos fóbicos e remoção de lesões cariosas muito próximas à polpa. Apresenta biocompatibilidade, atividade antimicrobiana, preserva tecido dentinário, diminuindo o risco de exposição pulpar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, Leonardo Castro Ribeiro, Madson Henrique Araújo Feitoza Faustino, Clécio Tenório de Azevedo, and Izabel Cristina Gomes de Mendonça. "Tratamento conservador da cárie oclusal e proximal: novas possibilidades." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 5 (May 30, 2021): e7505. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7505.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Buscar na literatura científica, evidências pertinentes aos princípios do tratamento conservador da cárie, com ênfase nas faces oclusais e proximais e demonstrar sua eficiência na prática clínica. Revisão bibliográfica: Mesmo com muitos obstáculos no diagnóstico de cáries incipientes dos dentes, e com todo aparato tecnológico disponível, a prática de uso de mecanismos não operatórios, com o início da remoção mecânica tão bem como selantes em fissuras e estruturas retentoras de biofilme, e aplicação tópica de flúor se comprovam na eficácia terapêutica no tratamento de lesões cariosas ativas em esmalte. A dificuldade em desconstruir décadas de condutas convencionais para tratamento de cáries incipientes em faces oclusais e proximais, confronta o que se é doutrinado nas universidades, levando o profissional a se sentir inseguro ao aplicar técnicas conservadoras, não se limitando a área da lesão e a consequentemente a perda de tecido sadio. Considerações finais: Os estudos citados nesse trabalho sustentam que é possível diminuir a chance de desenvolvimento de cárie em dentes recém-erupcionados ou contê-la. Nas lesões proximais a prioridade é impedir a ocorrência e progressão da lesão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Menezes, Maria Luíza Ferraz Vasconcelos de, Yngrid Viviane Gomes de Macedo, Nathalia Marília Pereira Ferraz, Kaique de Freitas Matos, Raqueline Oliveira Pereira, Natasha Muniz Fontes, Mara Ilka Holanda de Medeiros Batista, and Marcília Ribeiro Paulino. "A importância do controle do biofilme dentário: uma revisão da literatura." Revista Eletrônica Acervo Saúde, no. 55 (August 13, 2020): e3698. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e3698.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a importância do controle do biofilme dentário através de uma revisão crítica da literatura. Métodos: Foram acessadas bases de dados online (PubMed, BVS e Scielo), empregando-se os seguintes termos de busca em português e inglês: Controle Químico da placa dentária, Dieta Cariogênica, Remoção da Placa Oral, Nutrição e Dieta na Formação de Biofilmes, Controle mecânico da placa oral, Método controle biofilme dental e Dentifrícios fluoretados prevenção da cárie. Consideraram-se artigos publicados nos últimos 12 anos, disponíveis para leitura completa. Todos os registros tiveram o título e resumo lidos, para confirmação de pertinência temática. Resultados: Fizeram parte da revisão 23 artigos. Foram detalhados em tabela de resultados os artigos de pesquisa e revisão sistemática (n=16). A escovação dentária convencional utilizando dentifrício é eficaz no controle do biofilme, o que foi ratificado nos artigos que compararam diferentes métodos para controle de biofilme ou avaliaram impacto de diferentes hábitos de higiene oral. Considerações finais: O controle do biofilme é importante na prevenção das doenças cárie e dos problemas periodontais. Os métodos de higiene oral mostram-se como a melhor maneira de evitar patologias bucais causadas pelo biofilme bacteriano e devem ser empregados de diferentes formas, de acordo com o perfil de cada paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Felizardo, Klissia Romero, Nayara Priscila de Alvarenga Barradas, Gabriella Fernanda Guedes, Fernanda Da Conceição Antônio Ferreira, and Murilo Baena Lopes. "Use of BRIX-3000 Enzymatic Gel in Mechanical Chemical Removal of Caries: Clinical Case Report." Journal of Health Sciences 20, no. 2 (July 27, 2018): 87. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2018v20n2p87-93.

Full text
Abstract:
AbstractLess traumatic alternative methods for removal of decayed tissue has been developed. A non-invasive technique, which consists of applying a proteolytic substance that softens the infected dentin tissue and preserves healthy tooth tissue was released in the market. Thus, this work intended to describe a clinical case of caries removal using BRIX 3000 papaine-based enzymatic gel. A 6-year-old male patient attend to a Univesity Dental Clinic complaining of painful sensitivity during mastication. After examination, acute deep carious lesion was found in dental elements 64 and 65. The caries removal procedure was performed for both teeth without anesthesia, under relative isolation, following the principles of atraumatic restorative treatment - ART. The gel was taken into the cavity and leaved to act for 2 minutes and the infected tissue was excavated. Caries lesion was then detected below the OM cusp with undercut enamel, needing to enlarge the cavity in the occlusal region with rotating cutting instruments and reapply the gel. After the second application, all the infected tissue had been removed and the teeth restoration with chemical ionomer cement was performed. At the end of the treatment, the discomfort during the performed procedure was asked to the patient using the Wong-Baker Face Scale. The child pointed to score 1, indicating mild pain for both treatments. It can be concluded that the use of enzymatic papaine gel-based was an efficient alternative for caries removal, easy to use, and preserve to the maximum the dental structure healthy, showing promise to be used as atraumatic caries removal technique.Keywords: Dental Caries. Papain. Pediatric Dentistry.ResumoMétodos alternativos menos traumáticos para remoção de cárie vem sendo desenvolvidos. Uma técnica não invasiva, que consite na aplicação de uma substância proteolítica que amolece a dentina infectada e preserva o tecido dental hígido foi lançado no mercado. Sendo assim, este trabalho visa relatar um caso clínico de remoção da lesão de cárie através do gel enzimático a base de papaína, BRIX-3000. Paciente do gênero masculino, 6 anos, compareceu à Clínica Odontológica Universitária com queixa de sensibilidade dolorosa durante a mastigação. Após avaliação, constatou-se lesão cariosa profunda aguda nos elementos dentais 64 e 65. O procedimento de remoção de cárie foi realizado sem anestesia e sob isolamento relativo, seguindo os princípios do tratamento restaurador atraumático (ART). O gel foi levado à cavidade, deixado agir por 2 minutos e realizado a escavação do tecido infectado. Foi detectado lesão de cárie abaixo da cúspide OM com esmalte socavado, necessitando de ampliação da cavidade na região oclusal com instrumentos cortantes rotatórios e reaplicação do gel. Após a segunda aplicação, todo o tecido infectado foi removido e realizada a restauração dos dentes com cimento de ionômero químico. Ao final do tratamento, foi aplicado a escala de faces de Wong-Baker. A criança apontou score 1, indicando dor leve para ambos os tratamentos. Pôde se concluir que a utilização do gel enzimático a base de papaína é uma alternativa eficiente para remoção do tecido cariado, de fácil utilização, preservando ao máximo a estrutura dental sadia, sendo promissor para ser utilizado na técnica atraumática de remoção da cárie.Palavras-chave: Cárie Dentária. Papaína. Odontopediatria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Botelho, Maria Paula Jacobucci, Amanda Da Silva, Fernanda Da Conceição Antônio Ferreira, and Lígia Maria Molinari Capel. "Avaliação in vitro da Atividade Antimicrobiana de Extrato Alcoólico de Própolis Comparado à Solução de Clorexidina 0,12%." Journal of Health Sciences 19, no. 2 (July 21, 2017): 95. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n2p95-97.

Full text
Abstract:
Apesar dos esforços e do amplo entendimento sobre a cárie dental, está continua bastante prevalente em determinados segmentos da população. A doença apresenta etiologia multifatorial, com a dieta e os micro-organismos envolvidos desenvolvendo papéis fundamentais. Os Streptococcus mutans têm papel fundamental em seu início e é ubíquo em crianças a partir dos sete anos de idade. Para controlar essas bactérias é preciso uma dieta com baixo consumo de sacarose e de carboidratos fermentáveis, o que nem sempre se consegue. Sua remoção da superfície dentária só é possível por meio da fricção mecânica, mas pode-se prevenir sua presença no biofilme dentário através da utilização de antissépticos. O mais utilizado na Odontologia é a clorexidina, porém como não é isenta de efeitos adversos, atualmente, vêm-se estudando produtos alternativos, dentre os quais alguns agentes fitoterápicos. O objetivo deste trabalho foi analisar a atividade da própolis contra os S. mutans em relação à clorexidina. Foi analisada própolis 70% diluída em álcool 96% e após diluída em água potável 5ml, própolis 50%, própolis 12% e clorexidina 0,12% (controle positivo), e solução salina (controle negativo). O operador foi cego em relação às substâncias que estava utilizando. Somente a clorexidina 0.12% e a própolis 12% apresentaram halo de inibição claro. Neste estudo, a clorexidina apresentou melhor atividade contra os S.mutans.Palavras-chave: Clorexidina. Cárie Dentária. Streptococcus mutans.AbstractDespite the efforts and the broad understanding on dental caries, it is still quite prevalent in certain segments of the population. The disease shows a multifactorial etiology, with diet and microorganisms involved developing fundamental roles. The Streptococcus mutans has key role in its beginning and is ubiquitous in children as young as seven years of age. To control these bacteria a diet is necessary with low consumption of sucrose and of fermentable carbohydrates, which is not always possible. The tooth surface removal is only possible through mechanical friction, but it is possible to prevent the presence of dental biofilm through the use of antiseptics. The most widely used in dentistry is chlorhexidine, however as it is not devoid of adverse effects, currently alternative products have been studying, among which some herbal agents. The aim of this study was to analyze the activity of propolis against S. mutans compared to chlorhexidine. Propolis was analyzed diluted in 70% ethanol 96% and further diluted in drinking water 5ml, 50% propolis, propolis 12% and 0.12% chlorhexidine (positive control), and saline (negative control). The operator was blinded for the substances he was using. Only 0.12% chlorhexidine and 12% propolis showed clear inhibition halo. In this study the chlorhexidine presented better activity against S. mutans.Keywords: Chlorhexidine. Dental Caries. Antimicrobials. Streptococcus mutans
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Antuniassi, U. R., E. D. Velini, and D. Martins. "Remoção mecânica de plantas aquáticas: análise econômica e operacional." Planta Daninha 20, spe (2002): 35–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582002000400004.

Full text
Abstract:
A remoção de plantas aquáticas tem sido utilizada como opção ao controle químico e biológico, em razão de restrições ambientais em algumas regiões brasileiras. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um modelo para análise econômica e operacional da remoção mecânica de plantas aquáticas, visando realizar estudo econômico comparativo com o controle químico. A operação foi estudada num reservatório de uma usina de bombeamento em Barra do Piraí-RJ. O sistema consiste de retroescavadeiras instaladas em balsas, usadas para cortar as plantas e liberá-las no fluxo de água. Antes da tomada d'água existe uma barreira flutuante que intercepta as plantas, as quais são removidas por um guindaste fixo nas margens. As plantas são armazenadas por algum tempo e depois descartadas. Existe, ainda, um sistema de limpeza das grades da tomada d'água. Dados do volume total de plantas descartadas foram coletados durante 14 meses, assim como foi avaliado o volume de biomassa produzido por área das principais espécies infestantes. A empreiteira que administra o serviço forneceu planilhas de custos e outro parâmetros operacionais. Um modelo foi desenvolvido para calcular custos por hectare de plantas removidas. Os resultados mostraram custo médio mensal de US$ 17.780,28 por hectare. Apesar do alto custo, o sistema de remoção demonstrou capacidade de controlar apenas 4,1% da área infestada no reservatório, na época da coleta dos dados. Simulando dados de uma aplicação de glyphosate, o controle químico custaria apenas 0,23% do custo da remoção. Análises de sensibilidade mostraram que a compactação das plantas para transporte, o volume de plantas produzidas por área e o custo do transporte são os parâmetros principais para a otimização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Suga, Selma Sano, Antonio Carlos Guedes-Pinto, and Maria Regina L. Simionato. "Avaliação in vitro da influência do polimento superficial de resina acrílica para aparelhos ortodônticos na adesão e remoção de Streptococcus mutans." Revista Dental Press de Ortodontia e Ortopedia Facial 10, no. 1 (February 2005): 94–107. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-54192005000100011.

Full text
Abstract:
No presente estudo, foi realizada análise microbiológica in vitro da superfície interna de placas para arcadas superiores, confeccionadas em resina acrílica utilizadas em aparelhos ortodônticos. Procurou-se avaliar se o fator polimento químico e polimento mecânico estavam associados à adesão microbiana de Streptococcus mutans.Também foi analisada a limpeza química e mecânica dos aparelhos. Na pesquisa, foram examinados 48 aparelhos, divididos em 3 grupos, sendo que cada grupo foi subdividido em 2 subgrupos, referente aos tipos distintos de polimento. O Grupo 1 serviu como controle; no Grupo 2 foi realizado a higienização mecânica das placas em resina acrílica, através da limpeza com escova para prótese total (Denture Brush, Kolynos) e no Grupo 3 realizou-se a higienização dos aparelhos através de 30 minutos de imersão em solução de perborato de sódio (Limpador Efervescente de Próteses e Aparelhos Ortodônticos, Farmácia Fórmula & Ação). Pelos resultados estatísticos, através de análise descritiva, conclui-se que o tipo de polimento realizado na face interna da resina acrílica não influencia a adesão de Streptococcus mutans. A análise inferencial, realizada através de comparações entre os grupos avaliados, indica que houve redução na remoção do biofilme formado pela contaminação por Streptococcus mutans nos grupos, sendo que a utilização do limpador químico foi mais eficiente do que a limpeza mecânica através da escovação. Não houve, entretanto, diferenças entre os subgrupos, o que confirma que o tipo de polimento (químico e mecânico) não interfere na adesão e remoção de Streptococcus mutans.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Furtado, Josélia Borges de Moura, Paulo Afonso Furtado Filho, Thalyta Pereira Oliveira, Marlo Rodrigues De Sousa Caetano, Inês Maria De Souza Araújo, Francisco Cardoso Figueiredo, and José Ribeiro Dos Santos Júnior. "Caracterização Química da Fibra do Caule da Palmeira de Babaçu Natural e Após Tratamento." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 3 (May 18, 2020): 56–64. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i3.1254.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi proposta a caracterização química da fibra retirada a partir do caule da palmeira de babaçu. Estudos sobre o efeito do tratamento químico superficial e do teor dos principais componentes químicos presentes também foram realizados. Após a obtenção da fibra de babaçu na forma natural e mercerizada, as amostras foram submetidas às análises de FTIR, SEM, XDR e TG/DTG . Os resultados mostraram a eficiência do processo de tratamento químico superficial utilizado, revelando que a fibra de babaçu apresentou uma melhor propriedade físico-química. A remoção parcial dos componentes amorfos contribuiu para o melhoramento das propriedades mecânica e térmica. Após o processo de extração dos principais componentes lignocelulósico, a fibra de babaçu também revelou uma alta porcentagem de material cristalino em sua composição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gondim, Luana Cristina, Lia Dietrich, Leopoldo Henrique Barboza Martins, and Dalila Viviane de Barros. "Terapia fotodinâmia como coadjuvante na endodontia: Revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 28, 2021): e20410615709. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15709.

Full text
Abstract:
O tratamento endodôntico é baseado na preparação química e mecânica dos canais radiculares, objetivando a remoção dos microrganismos e prevenindo a reinfecção. As diversas técnicas empregadas durante a endodontia podem apresentar limitações e com isso vem sendo instalada uma terapia alternativa coadjuvante chamada de Terapia Fotodinâmica (TFD). A TFD é caracterizada por ser um procedimento físico, químico e biológico que ocorre através de uma reação entre fotossensibilizadores, luz, laser e substâncias irrigadoras, exercendo um efeito citotóxico gerando a morte celular através de uma reação oxidativa. Dentre esse contexto, o objetivo desse artigo é esclarecer os benefícios da TFD na desinfecção do sistema de canais radiculares, além de demonstrar seus efeitos e forma de utilização que podem auxiliar no sucesso do tratamento endodôntico. A metodologia realizada constituiu em realizar uma revisão narrativa da literatura sendo pesquisadas obras em bases de dados científicas, como: Scielo, Bvsalud, Redalyc e Sciencedirect. A Terapia Fotodinâmica atua como coadjuvante no tratamento endodôntico após a desinfecção química e mecânica, minimizando o máximo de microrganismos persistentes nos canais radiculares, sem causar danos. Conclui-se que, a TFD é uma ótima alternativa para ser utilizada juntamente com a técnica convencional, mesmo sem um protocolo específico ela pode ser utilizada, auxiliando na qualidade do tratamento endodôntico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Nascimento Filho, Carlos Alves do, and Helinando Pequeno de Oliveira. "Compostos à base de molibdênio para remediação ambiental: uma revisão." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 8, 2021): e12410313187. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13187.

Full text
Abstract:
O dissulfeto de molibdênio é um material amplamente utilizado para remediação ambiental tendo em vista sua excelente capacidade de adsorção, que é atribuída principalmente aos sítios ativos de enxofre na superfície do MoS2. Além disso, este material possui vantagens quando comparado com outros fotocatalisadores, como por exemplo por alta atividade fotocatalítica, baixa toxicidade e boa capacidade de remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos. Nesta revisão apresentaremos os diferentes métodos de preparação do dissulfeto de molibdênio a partir da esfoliação mecânica, química, eletroquímica e os métodos hidrotérmico, solvotérmico e de deposição de vapor químico. Abordaremos ainda suas propriedades tais como as capacidades de adsorção para diferentes tipos de metais pesados em solução, os tipos de degradação fotocatalítica a partir da comparação dos adsorventes a base de MoS2 com outros adsorventes, os mecanismos de adsorção e os fatores que afetam esse processo, como o pH e temperatura da solução, tempo de contato, tipos de contaminantes e a influência de outros íons presentes em solução que podem atrapalhar o processo de adsorção. Outro processo a ser reportado se refere à associação entre o MoS2 e outros compostos, como óxido de grafeno e compostos derivados do nitrogênio, óxido de titânio e associações com bismuto e prata, tendo como principal vantagem o aumento da capacidade de adsorção do material. Como conclusão, será tratado sobre a eficiência de remoção das diferentes associações do dissulfeto de molibdênio frente aos diferentes tipos de contaminantes assim como os diversos fatores que influenciam nesta eficiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Machado, Fabrício Campos, Marília Rodrigues Moreira, Mirna Scalon Cordeiro, and Thiago De Amorim Carvalho. "Manifestações orais e condutas em pacientes oncológicos pediátricos: revisão da literatura." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 27, no. 1 (June 29, 2017): 37. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v27n1p37-44.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura, que aborda as principais manifestações orais, e possibilidades terapêuticas no âmbito odontológico, nos pacientes oncológicos pediátricos.Material e métodos: Neste contexto, verifica-se após análise de artigos nacionais e internacionais, em número de 20, levantados a partir de bases de dados PUBMED, LILACS, BVS, SCIELO, BBO, com utilização das palavras chave câncer, oncologia, oncologia pediátrica e a asociação odontologia e oncologia pediátrica.Resultados: o câncer é a segunda causa de morte entre crianças e adolescentes, e que as manifestações orais estão presentes tanto sendo inerentes da doença, quanto pelo tratamento seja quimioterápico ou radioterápico. A mucosite seria a manifestação oral, mais frequente em crianças submetidas à terapia antineoplásica, com prejuízos importantes ao prognóstico, e à qualidade de vida dos pacientes. Outras alterações importantes seriam, a osteorradionecrose , a cárie de radiação e a doença periodontal. Terapias conservadoras clássicas, como a adequação químico-mecânica do meio bucal previamente ao tratamento quimio/radioterápico bem como terapias modernas como a laserterapia de baixa intensidade são possíveis para melhoria do quadro das principais alterações.Conclusão: A manifestação oral mais frequente em pacientes oncológicos pediátricos é a mucosite, que exige uma conduta integrada e conhecimento técnico científico de técnicas modernas, como o uso de laser terapêutico, bem como a visão holística do paciente já que a conduta multiprofissional é indispensável para a consolidação de uma boa saúde bucal, que contribui para a manutenção da qualidade de vida em crianças submetidas a tratamento antineoplásico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography