To see the other types of publications on this topic, follow the link: Rendimento escolar – análise de regressão.

Journal articles on the topic 'Rendimento escolar – análise de regressão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Rendimento escolar – análise de regressão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Ferraz, Adriana Satico, Acácia Angeli dos Santos, and Leandro Da Silva Almeida. "Escala de Atribuições de Causalidade e Rendimento Escolar: Estudo de Evidência de Validade de Critério." Revista Portuguesa de Educação 32, no. 1 (June 8, 2019): 125–39. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.14279.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi conferir a evidência de validade de critério concorrente para a Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Alunos do Ensino Fundamental (EAVAT-EF), tendo como variável critério o rendimento escolar. Considerou-se como medida de rendimento as classificações dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática e a sua autopercepção de rendimento na escola. Participaram 661 alunos de escolas públicas brasileiras do Ensino Fundamental I e II (3.º ao 9.º ano), de ambos os gêneros, com idades entre 8 e 17 anos (M= 11.82; DP= 1.91). O modelo de predição do rendimento escolar constituiu-se pelos fatores da EAVAT-EF acrescido às variáveis gênero, número de repetências e autopercepção de rendimento, e foi testado nos dois ciclos do Ensino Fundamental. Este modelo funcionou apenas para o Ensino Fundamental II. No Ensino Fundamental I, por meio da análise de regressão linear, os fatores da EAVAT-EF tiveram a variância explicada menos expressiva para o rendimento escolar em comparação aos coeficientes padronizados identificados no Ensino Fundamental II. Considera-se que as atribuições de causalidade têm impacto no rendimento escolar avaliado por meio das classificações e da autopercepção de rendimento dos alunos, e vice-versa. Os resultados sugerem, ainda, que este impacto se consolida, tornando-se cada vez mais relevante com o avançar na escolaridade. Palavras-chave:Atribuição causal; Motivação para a aprendizagem; Ensino Básico; Avaliação psicoeducacional
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Miranda, Lúcia C., Leandro S. Almeida, Evely Boruchovitch, António R. Almeida, and Sofia A. Abreu. "Atribuições causais e nível educativo familiar na compreensão do desempenho escolar em alunos portugueses." Psico-USF 17, no. 1 (April 2012): 1–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-82712012000100002.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa o contributo específico do nível educativo familiar e das atribuições causais para o bom e fraco rendimento escolar dos alunos na explicação do seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática numa amostra de 2.082 alunos do ensino público de 11 escolas de Portugal, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. As atribuições causais foram avaliadas por meio do Questionário das Atribuições Causais para os Resultados Escolares (QARE). O nível educativo familiar foi estimado levando em conta o nível escolar do progenitor com maior habilitação escolar. As classificações obtidas pelos alunos nas disciplinas de língua portuguesa e matemática foram também examinadas. Os resultados apontam para correlações estatisticamente significativas, destacando as atribuições na capacidade para a explicação do rendimento escolar, situação que contrasta com a atribuição dos níveis de rendimento a variáveis externas ao aluno. A análise de regressão permite associar 34,5% da variância no rendimento conjunto em Língua Portuguesa e em Matemática no ensino básico, assim como 21,3% no ensino secundário, às dimensões atribucionais e ao nível educativo familiar. Implicações educacionais são derivadas a partir dos achados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Soligo, Valdecir. "O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E A INCIDÊNCIA DE POBREZA NOS MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE DA REGIÃO SUL DO BRASIL." Revista Contrapontos 16, no. 3 (September 30, 2016): 383. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v16n3.p383-398.

Full text
Abstract:
A interferência das condições sociais no rendimento escolar não é novidade para a ciência. O que motiva esta investigação é a insuficiência de estudos quantitativos com os dados disponibilizados pelo IBGE e INEP referentes à educação e às condições sociais da população brasileira como ferramentas de planejamento da gestão pública. O objetivo foi analisar em que medida e intensidade as condições sociais interferem no rendimento escolar. Para tanto foi utilizado regressão linear entre as variáveis: Incidência de Pobreza e Valor médio de IDEB para municípios com menos de 10 mil habitantes e que apresentam ambas as variáveis na Região Sul do Brasil. Como resultado, os valores indicam que há uma relação inversamente proporcional, demonstrando que, conforme aumentam os valores da Incidência de Pobreza, diminuem os valores Médios do IDEB. Outro aspecto revelado na pesquisa é a diferença entre os resultados da Região Sul e da análise de cada Unidade Federativa que compõem a Região em separado, indicando fragilidade das análises estatísticas de grande proporção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Stocker, Joana, Sílvia Pina Neves, and Luísa Faria. "Competência Percebida e Realização Escolar: Que Relações em Alunos do Ensino Secundário?" Psychologica, no. 52-I (January 1, 2010): 427–46. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_52-1_21.

Full text
Abstract:
Será que alunos com níveis elevados de competência percebida (competência emocional, concepções pessoais de inteligência, auto-eficácia, auto-conceito e dimensões causais) atingem melhores resultados escolares? Para o averiguar realizámos um estudo com 385 estudantes do secundário do Porto. Administraram-se o Questionário Compósito de Competência Percebida (Faria, Stocker & Pina Neves, 2009), com 162 itens, e um Questionário Sócio-Demográfico, com 23 itens. Análises correlacionais indicam que auto-conceito e auto-eficácia são os construtos motivacionais que mais se relacionam com o rendimento, seguidos das dimensões causais, competência emocional e concepções pessoais de inteligência. Análises de regressão linear múltipla para o rendimento a Português, Matemática e global, apontam para o autoconceito, a auto-eficácia e as concepções pessoais de inteligência como principais preditores: percepções elevadas de competência e eficácia e concepções estáticas influenciam positivamente o aproveitamento, explicando os respectivos modelos, 44%, 53% e 47% da variância total, confirmando a importância da competência percebida no sucesso escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pires, Marlene Antonia Brandão, and Marcia Maria Peruzzi Elia da Mota. "Compreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias Escolares." Estudos e Pesquisas em Psicologia 21, no. 2 (July 15, 2021): 572–89. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61058.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar se a Compreensão de Textos Literários e Científicos de uma amostra de alunos do Ensino Médio contribuiu para o Desempenho Acadêmico desses alunos em disciplinas que não apenas de linguagem. Participaram dessa pesquisa 75 estudantes do Ensino Médio de uma escola Pública do Estado do Rio de Janeiro. A média de idade foi de 17,07 anos (DP = 0,74). A compreensão de leitura científica foi avaliada com dois pequenos textos seguidos de perguntas de múltipla escolha, o teste de Compreensão de leitura literária foi um teste de Cloze, a inteligência geral foi avaliada pelas Matrizes Progressivas de Raven e a avaliação de desempenho escolar foi calculada pela média do Coeficiente de Rendimento dos alunos. Análises de regressão mostraram que a Compreensão de Leitura de Textos Científicos contribuiu para o desempenho acadêmico medido pelo coeficiente de rendimento médio, mesmo depois de controlado a inteligência não verbal. Os resultados corroboram com estudos que apontam a importância da compreensão de texto para o sucesso acadêmico em todo o ciclo escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Araújo, Rosa Gabriella do Nascimento, Marcus Vinicius Dantas de Assunção, and Carla Simone de Lima Teixeira Assunção. "Análise da influência do background familiar no desempenho de estudantes com deficiência: um estudo em uma Instituição brasileira de ensino Técnico Federal." Research, Society and Development 9, no. 8 (July 5, 2020): e302985472. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5472.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo analisar a influência do background familiar no desempenho de estudantes com deficiência do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). As variáveis escolhidas para estudo foram: tipo de escola, escolaridade do pai, escolaridade da mãe, renda da família, gênero e etnia. A metodologia é de natureza aplicada, de forma exploratória, descritiva e quantitativa. Quanto às amostras, foram utilizados os dados do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) de 64 alunos com deficiência do IFRN. Aplicou-se a regressão linear simples, por meio do software SPSS versão 24. Com a compilação dos dados no software de regressão, os resultados denotaram que quanto maior for a renda da família de um aluno com deficiência, maior será o seu Índice de Rendimento do aluno (I.R.A) e segundo os dados, o desempenho do aluno é influenciado pela escolaridade da mãe. Quanto à etnia, alunos que são autodeclarados pretos, parda e indígenas, apresentaram um I.R.A. inferior aos alunos brancos. O tipo de escola de origem também foi estudado e os resultados apontaram que alunos que advém de escolas públicas tem um déficit no I.R.A. em comparação aos alunos de escolas privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sobral, Dejano T., and Miriam da Silva Wanderley. "Escolha de ginecologia e obstetrícia por graduandos da Universidade de Brasília: um estudo de influências numa série histórica." Revista Brasileira de Educação Médica 32, no. 4 (December 2008): 452–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022008000400007.

Full text
Abstract:
Analisa-se a escolha de residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (GO) em função de características pessoais dos graduandos, eventos curriculares e contexto temporal da instituição. O estudo incluiu 792 egressos do curso de Medicina da Universidade de Brasília, formados no período 1994-2006. Os dados abrangeram descritores demográficos e de aprendizagem, preferência inicial por carreira, monitorias, rendimento acadêmico, estágio seletivo no internato e inscrição para residência médica ao término do curso. Análises de contingência e de regressão logística foram realizadas com os egressos agrupados segundo a escolha ou não de GO. No conjunto, 8% dos egressos escolheram GO, dentre os quais 33% manifestaram atração inicial pela área. Não houve tendência temporal consistente na escolha ou na atração inicial, mas no qüinqüênio 1997-2001 a proporção de escolha foi menor do que a de atração inicial, em correspondência a mudanças na ambiência do curso. A análise de regressão logística identificou seis fatores preditivos da escolha: estágio seletivo, monitoria e incremento de rendimento em GO, preferência inicial, sexo feminino e época de graduação. Em conclusão, fatores associados à escolha de GO numa série histórica de 13 anos incluíram características pessoais, eventos curriculares e fase da conjuntura institucional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Neves, Sílvia Pina, and Luísa Faria. "Auto-eficácia académica e atribuições causais em Português e Matemática." Análise Psicológica 25, no. 4 (December 9, 2012): 635–52. http://dx.doi.org/10.14417/ap.472.

Full text
Abstract:
A auto-eficácia académica e as atribuições causais são construtos motivacionais intimamente ligados à realização escolar, fornecendo informações importantes acerca das percepções de competência dos alunos e das estratégias que estes utilizam para lidar com os resultados da sua realização. Neste estudo avaliamos a auto-eficácia académica de 207 alunos (101 do 9.º ano de escolaridade e 106 do 10.º ano de escolaridade) e as causas que estes atribuem às suas notas de Português e de Matemática, utilizando a Escala de Auto-Eficácia Académica e o Questionário de Atribuições e Dimensões Causais (Pina Neves & Faria, 2005a, 2005b). Os resultados diferenciais mostram que os alunos do 10.º ano de escolaridade, bem como os alunos com aproveitamento escolar, apresentam expectativas de eficácia mais positivas para Português, para Matemática e para a realização escolar geral, fazendo ainda atribuições mais internas para as suas notas e tendo percepções de maior internalidade e estabilidade. Por sua vez, os resultados correlacionais evidenciam uma forte associação entre a auto-eficácia académica e os resultados escolares. Finalmente, as análises de regressão linear demonstram que as expectativas de eficácia e a controlabilidade são variáveis influentes na realização escolar, observando-se que são as dimensões específicas da auto-eficácia académica aquelas que têm maior poder explicativo do rendimento nas duas disciplinas alvo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bauer, Adriana. "Avaliação de impacto de programas de formação docente em serviço: uma proposta metodológica." Estudos em Avaliação Educacional 23, no. 53 (December 30, 2012): 104. http://dx.doi.org/10.18222/eae235320121917.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">Este estudo, cujo objeto é o programa de formação continuada Letra e Vida, oferecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo a professores alfabetizadores entre 2003 e 2006, avaliou os impactos do Programa nos resultados de desempenho dos alunos de 1ª série em 2007, mensurados pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo e nas concepções e práticas de alfabetização dos professores que dele participaram. Para o desenvolvimento do trabalho, aplicou-se o método misto, no qual se combinaram dados quantitativos e qualitativos. As análises estatísticas do estudo original contemplaram a triangulação dos resultados das análises de regressão linear múltipla, realizadas com base na comparação dos resultados de alunos de escolas com diferentes proporções de professores que participaram do curso, e de estudos baseados em árvores de decisão.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sobral, Dejano T. "Autodeterminação da motivação em alunos de Medicina: relações com motivos de escolha da opção e intenção de adesão ao curso." Revista Brasileira de Educação Médica 32, no. 1 (March 2008): 56–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022008000100008.

Full text
Abstract:
O propósito do estudo foi analisar a variabilidade da autodeterminação da motivação em função dos motivos de escolha de medicina e fatores da aprendizagem, e seus efeitos na intenção dos alunos de prosseguir no curso. Aplicou-se a Escala de Motivação Acadêmica ao total de 450 alunos em seis anos, apurando-se também os fatores da escolha e as medidas da orientação e autoconfiança e do rendimento na aprendizagem. Os resultados mostraram correlações positivas e significantes entre autodeterminação da motivação e valoração do aprendizado realizado, orientação significativa na aprendizagem, autoconfiança como aprendiz e rendimento cognitivo, bem como altruísmo e busca de desafio nos motivos de escolha de medicina. Análise de regressão revelou que fatores pessoais e contextuais, incluindo motivos de escolha, explicavam 42% da variabilidade de autodeterminação da motivação. Outra análise demonstrou que autodeterminação da motivação, intenção de aprender e valoração do aprendizado explicavam a parte maior da variabilidade na intenção de prosseguir no curso. Os achados sugerem a ocorrência de inter-relações significativas entre fatores pessoais e contextuais na determinação de autodeterminação da motivação e da intenção de adesão ao curso, após o primeiro ano de estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Lemos, Gina, Leandro Almeida, M. Adelina Guisande, and Ricardo Primi. "Inteligência e rendimento escolar: análise da sua relação ao longo da escolaridade." Revista Portuguesa de Educação 21, no. 1 (February 27, 2018): 83. http://dx.doi.org/10.21814/rpe.13920.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa a relação entre os resultados em provas cognitivas e o rendimento académico. Considera-se uma amostra representativa dos alunos portugueses entre o 5º e o 12º ano de escolaridade (n=4899). A avaliação cognitiva considerou os resultados na Bateria de Provas de Raciocínio: versão BPR5/6, versão BPR7/9 e versão BPR10/12. Todas as provas avaliam a capacidade de inferir e aplicar relações, recorrendo a tarefas de conteúdo diferenciado (figurativo-abstracto, numérico, verbal, mecânico e espacial). Os coeficientes de correlação sugerem uma maior associação entre as habilidades cognitivas e o rendimento escolar nas disciplinas cujo conteúdo curricular mais se aproxima dos itens das provas. Por outro lado, observa-se uma diminuição progressiva nos coeficientes de correlação à medida que se avança na escolaridade, apontando para uma menor importância das variáveis cognitivas na predição do rendimento académico nos anos escolares mais avançados. Estes resultados sugerem uma maior atenção, com o avançar na escolaridade, a variáveis não estritamente cognitivas e a variáveis próprias dos contextos de ensino-aprendizagem na explicação do rendimento escolar. Palavras-chave: Inteligência; Desempenho cognitivo; Rendimento académico; Sucesso escolar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Sawaya, Sandra Maria. "Desnutrição e baixo rendimento escolar: contribuições críticas." Estudos Avançados 20, no. 58 (December 2006): 133–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142006000300015.

Full text
Abstract:
O ARTIGO traz algumas contribuições da psicologia às reflexões sobre desnutrição e baixo rendimento escolar, a partir da análise de certas afirmações acerca das causas e conseqüências da desnutrição para o desenvolvimento infantil e a escolarização das crianças de classes populares. Analisa as suposições de que o baixo rendimento escolar de grande parcela dos alunos no Brasil teria como uma das suas explicações principais a desnutrição atual ou pregressa, o que supostamente levaria a deficiências cognitivas e lingüísticas, prejudicando a aprendizagem. O artigo discute ainda as metodologias de investigação e as análises que resultaram nessas conclusões. Finalmente, traz resultados de pesquisa que mostram a necessidade de revisão desses pressupostos, os quais continuam a orientar políticas e práticas educacionais e de saúde, o que inviabiliza a solução dos problemas escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Romanholo, Rafael Ayres, Wesley Welington Garbin Theodoro, Fernando Costa Baia, Joeliton Elias Pereira, Adriano Robson Nogueira da Lucena, Jonato Prestes, and Fabricio Moares de Almeida. "Estresse infantil e sua relação com o rendimento escolar da criança nas disciplinas de português e matemática." Journal of Health & Biological Sciences 5, no. 2 (April 24, 2017): 155. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v5i2.1129.p155-159.2017.

Full text
Abstract:
Introdução: Nota-se que o estresse influencia no rendimento escolar, e este é influenciado por diversos fatores. Objetivo: Verificar o rendimento escolar e o estresse em escolares de 7 a 12 anos no município de Cacoal/RO. Método: As crianças responderam aos protocolos de Índice de stress infantil - ISSI-I, sendo um questionário com 35 questões, que relacionavam as dimensões do estresse infantil, psicológico ou físico, com o rendimento escolar, disponibilizado pela escola, cujo resultado correspondia às médias dos alunos em Português e Matemática dos quatro bimestres, os quais foram selecionados para a comparação e a análise dos resultados. A amostra do estudo contou com 230 crianças do sexo masculino e 252 crianças do sexo feminino. Resultado: O estudo mostrou relação entre escolares que estão sob condições de stress e seu rendimento escolar. Ainda é importante verificar se os vários sintomas estão ocorrendo juntos. Conclusão: O stress não tratado e prolongado pode levar a uma série de doenças e problemas de adaptação, inclusive na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Lima, Ana Laura Godinho, and Luciana Maria Viviani. "Conhecimentos especializados sobre os problemas de rendimento escolar: um estudo de manuais de psicologia e da Revista de Educação." História da Educação 19, no. 46 (August 2015): 93–112. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/50901.

Full text
Abstract:
Neste trabalho efetua-se uma caracterização dos discursos da pedagogia e da psicologia sobre os problemas de rendimento escolar. A análise incide sobre o período de estruturação do sistema público de ensino e de difusão dos princípios da Escola Nova. São analisados artigos da Revista de Educação, também denominada Educação e Escola Nova, e manuais de psicologia educacional destinados à formação docente, publicados nas décadas de 1930 e 1940. A análise baseia-se em textos de Michel Foucault e Dominique Maingueneau sobre o discurso. O exame dos enunciados da psicologia e da educação indica que a melhoria do rendimento escolar era relacionada à possibilidade de produzir conhecimentos científicos sobre o aluno e controlar, rigorosamente, a organização do trabalho escolar, em especial as atividades docentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Adati, C., V. A. Oliveira, and D. Karam. "Análise matemática e biológica dos modelos de estimativa de perdas de rendimento na cultura devido à interferência de plantas daninhas." Planta Daninha 24, no. 1 (2006): 1–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582006000100001.

Full text
Abstract:
As plantas daninhas acarretam reduções no rendimento das culturas agrícolas. Os modelos matemáticos de estimativa de perda de rendimento na cultura devido à interferência dessas plantas podem ser instrumentos úteis à tomada de decisão de manejo. Se for possível prever as perdas de rendimento, será possível decidir se é viável ou não a aplicação de uma medida de controle. Há na literatura vários modelos matemáticos empíricos de regressão lineares, não-lineares e polinomiais usados para estimar as perdas de rendimento devido às plantas daninhas. O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma análise dos modelos matemáticos presentes na literatura utilizados para estimar as perdas de rendimento que as plantas daninhas acarretam à cultura, considerando o ajuste matemático às observações e a descrição biológica do comportamento dessas perdas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Bacha, Stella Maris Cortez, Carla Castro Rezende Diniz Brandão, Leandro Sauer, Adriano Viana Bednaski, and Marcos Yuri Camparoto. "Rendimento escolar de alunos da área rural em escola urbana." Revista CEFAC 8, no. 4 (December 2006): 429–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462006000400004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: analisar e comparar as notas dos boletins de alunos residentes na área rural e na área urbana, estando ambos estudando nas mesmas escolas urbanas. MÉTODOS: analisaram-se as notas do primeiro semestre de 2005 de 641 alunos do Ensino Fundamental das escolas públicas urbanas de Terenos, Mato Grosso do Sul (MS), sendo 81,1% residentes na área urbana e 18,9% na rural. Os alunos foram comparados segundo a sua performance nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Educação Física, Geografia, História e Educação Artística, considerando-se o local de residência (urbana e rural), turno de estudo (diurno ou noturno), tipo de escola (municipal ou estadual) e gênero. RESULTADOS: não foram encontradas diferenças significativas nas performances dos alunos da primeira a quarta séries, em nenhuma disciplina. Da quinta a oitava séries encontraram-se performances ligeiramente melhores nos alunos que residem na área urbana, medido por meio do Teste t-Student. Contudo, ao se analisar conjuntamente todas as variáveis citadas acima, nenhuma delas foi preponderante na explicação da performance do aluno nas diversas disciplinas analisadas pela Regressão Linear Múltipla. CONCLUSÃO: no estudo realizado não foram encontradas diferenças significativas no rendimento escolar entre alunos da escola urbana e da rural, estando ambos estudando nas mesmas escolas urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Lima, William de Mendonça, Flavio Henrique Miranda de Araujo Freire, and Ricardo Ojima. "Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes de ensino médio em Natal (RN, Brasil)." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, no. 2 (February 26, 2018): 346–56. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.002.ao13.

Full text
Abstract:
Resumo Pouco explorado pela literatura, os deslocamentos diários casa-escola refletem uma incoerência espacial entre a distribuição da população em idade escolar e os estabelecimentos de ensino de educação básica (nível médio) em Natal, RN. Neste trabalho exploraremos o perfil dos comutadores (estudantes) a partir de um recorte político-administrativo intramunicipal. Dessa forma foi possível captar os fluxos diários de estudantes entre os bairros do município de Natal. Para isso, utilizamos o conceito de espaço de vida como embasamento teórico e o banco de dados do Censo Escolar 2012. Assim, relacionando as informações referentes à localidade de residência e de estudos dos alunos, verificou-se a relação entre o deslocamento para estudo e o desempenho escolar medido através do indicador de distorção idade-série em um modelo de regressão logística. Entre os resultados encontrados identificou-se que a chance de um aluno ter um bom rendimento escolar não está relacionada com a proximidade de sua residência da escola. Nesse sentido, a dinâmica da população em termos de distribuição escolar e de alunos pode representar aspectos importantes para a gestão urbana e a oferta de serviços educacionais, sobretudo em um contexto no qual as tendências demográficas apontam para uma redução expressiva da população em idade escolar nos próximos anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Ferreira, Roberlândio Da Silva, and Virgínia Pereira da Silva de Ávila. "Frequência e rendimento escolar: uma análise dos diários de classe da Escola Mínima de Dormentes – PE (1976-1979)." EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação 7, no. 17 (December 13, 2020): 1025. http://dx.doi.org/10.26568/2359-2087.2020.5478.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe analisar o perfil, a frequência e o rendimento escolar dos alunos e alunas que frequentaram a Escola Mínima do povoado de Dormentes, situada na zona rural do município de Petrolina, no sertão de Pernambuco, no período entre os anos 1976 e 1979. Tomaram-se como base 14 diários de classe, por meio dos quais buscou identificar aspectos relativos ao sexo, à idade, ao endereço domiciliar, à procedência escolar, à frequência, ao rendimento escolar e às disciplinas ministradas. Foram contabilizados 524 estudantes matriculados. O referencial teórico contemplou os estudos de Gil (2014; 2018), Furtado (2011), Ávila; Silva; Rocha (2018), Souza (2013), Lima e Júnior (2016), Florestan Fernandes (1972), Julia (2001), Mogarro (2006), Luchese (2014), Le Goff (1996), Sácristan (2000), Menegolo e Cardoso (2007). Entre os resultados, destacam-se os elevados índices de reprovação e de desistência entre os meninos, e que podem estar relacionados à baixa frequência escolar, em decorrência do auxílio que prestavam aos pais no período de colheitas. As meninas, por sua vez, apresentavam maior frequência e rendimento escolar. Com relação às práticas pedagógicas das professoras, os registros escolares serviam, muitas vezes, para cumprir com às exigências dos órgãos controladores da educação e nem sempre correspondiam a prática vivida em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Nascimento de Souza, Lisânia Thais, and Renata Ramos Tomaz. "Qualidade de sono, qualidade de vida e rendimento escolar de crianças no litoral sul da Paraíba." Journal of Health & Biological Sciences 6, no. 1 (December 13, 2017): 42. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v6i1.1725.p42-47.2018.

Full text
Abstract:
Introdução: O sono é um acontecimento fisiológico normal em todos os seres humanos. Quando há uma alteração durante esse processo, ocorrem também danos à saúde dos indivíduos, inclusive de crianças. Objetivo: Avaliar a qualidade de sono, a qualidade de vida e o rendimento escolar de crianças em um município no litoral sul da Paraíba. Método: A amostra do estudo foi constituída por 20 crianças saudáveis entre 5-10 anos, de ambos os sexos. Utilizou-se o questionário pediátrico sobre a qualidade de vida (PedsQL™ 4.0), a Escala de Distúrbios do Sono em Crianças (EDSC), e o rendimento escolar foi avaliado por meio das notas inseridas no Diário Escolar. A análise estatística foi por meio do software Statistical Package for the Social Science, versão 17.0. Foram usados o teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste de correlação de Sperman. Resultados: Observou-se a prevalência da hiper-hidrose do sono (HS) em 15%, e o distúrbio respiratório do sono (DRS) em 10% das crianças. Foi identi-ficada uma moderada correlação positiva e significativa entre o rendimento escolar do primeiro e segundo bimestres (r= 0,6; p<0,01), entre dimensões emocionais e o rendimento escolar do primeiro bimestre (r= 0,4; p=0,03), ainda os DRS e o rendimento escolar do segundo bimestre (r= 0,4; p=0,03). Observou-se, ainda, uma moderada correlação negativa e significativa entre os distúrbios do despertar e as dimensões emocionais (r= -0,4; p=0,04). Conclusão: A má qualidade do sono foi capaz de causar danos à qualidade de vida e ao rendimento escolar das crianças avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Benedicto, Bianca Vieira, and Evandro Camargos Teixeira. "O efeito do perfil do diretor escolar sobre a proficiência dos alunos no estado de Minas Gerais." Economia Aplicada 24, no. 1 (March 1, 2020): 5–28. http://dx.doi.org/10.11606/1980-5330/ea132906.

Full text
Abstract:
Diversas pesquisas abordam os determinantes do rendimento escolar, no entanto pouco se discute na literatura quanto ao efeito do perfil do diretor sobre o aprendizado dos alunos. Nesse sentido, este trabalho utiliza o modelo hierárquico de regressão com o objetivo de avaliar o impacto que as características pessoais e gerenciais dos diretores apresentam sobre a proficiência dos alunos do terceiro ano do ensino médio do estado de Minas Gerais em 2017. Verifica-se que o perfil dos diretores se relaciona positivamente ao desempenho escolar, o que sugere maior investimento em programas de educação continuada voltados a eles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Vianna, Heraldo Marelim. "Análise crítica de abordagens do rendimento escolar: o caso da matemática." Estudos em Avaliação Educacional, no. 08 (December 30, 1993): 57. http://dx.doi.org/10.18222/eae00819932341.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Zanotto, Marijane, and Rosane Toebe Zen. "A formação de professores e o rendimento escolar: uma análise crítica." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 41e (August 3, 2012): 103. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639898.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo tecer um panorama da educação no município de Francisco Beltrão–PR sobre a formação de professores e o rendimento escolar nas séries iniciais do ensino fundamental da rede pública municipal no período de 1988 a 2006. Na metodologia utilizou-se de pesquisa empírica, realizada através de coleta de dados relativos ao rendimento escolar: matrícula, frequência, aprovação, reprovação e à qualificação docente. A análise dos dados coletados foi realizada no diálogo com autores que se situam na perspectiva crítica da educação, entre os quais: Dermeval Saviani, István Mészáros, Paulo Sergio Tumolo, José Claudinei Lombardi, Lizia Helena Nagel, Newton Duarte e Adolfo Sánches Vázquez. No que tange aos resultados da pesquisa, se identifica que no plano formal, a educação pública oferecida à população no município está assentada aparentemente numa situação que se avizinha da perfeição: grande parte dos professores está bem qualificada, os investimentos educacionais são cumpridos, a composição da educação no IDH do município está próxima do topo (0,918 na escala que vai até 1,0). Entretanto, a análise mais pormenorizada revela que a avaliação do rendimento escolar, pelos mecanismos externos a escola, como exemplo, o Saeb e a Prova Brasil, tem orientado o trabalho docente. Para atingir os resultados satisfatórios nos índices, as escolas relegam os seus projetos políticos-pedagógicos, voltando suas práticas às demandas emanadas destas avaliações externas. Compreende-se que a tarefa legal determinada pela Constituição Federal de 1988 no que refere à obrigação do Estado em garantir o acesso e a gratuidade ao ensino fundamental, e da LDB 9394/96, no que refere à qualificação profissional dos docentes da Educação Básica, vem se efetivando no município. Porém, vale considerar que melhorias nos índices quantitativos nem sempre revelam melhorias qualitativas na educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Alexandrino Garcia, Ricardo, Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Neto, and Adriana de Miranda-Ribeiro. "Efeitos rendimento escolar, infraestrutura e prática docente na qualidade do ensino médio no Brasil." Revista Brasileira de Estudos de População 38 (July 26, 2021): 1–32. http://dx.doi.org/10.20947/s0102-3098a0152.

Full text
Abstract:
O artigo identifica e discute fatores escolares que mais influenciam a qualidade do ensino médio no Brasil: rendimento escolar, infraestrutura ou prática docente. Foram utilizados os dados do Censo Escolar e do Exame Nacional do Ensino Médio. A técnica de mineração de dados levantou características-chave para o bom desempenho escolar. Um modelo de regressão logística identificou os fatores escolares que mais influenciam o desempenho escolar dos alunos da rede pública de ensino médio regular no Brasil. Investigaram-se, também, os diferenciais de desempenho escolar de alunos do ensino médio segundo o tipo de escola e tipo de ensino, bem como os diferenciais interestaduais, considerando o sistema público de ensino médio regular. Os resultados apontam que alunos de escolas estaduais estão em desvantagem e que os de escolas privadas e federais possuem desempenho semelhante, quando considerado apenas o tipo de escola. Ao se levar em conta também o tipo de ensino, os alunos do ensino regular das escolas federais apresentam o melhor desempenho, cerca de 1,3 vez maior do que o dos alunos das escolas estaduais. Não há grandes disparidades interestaduais, embora os resultados apontem diferenciação regional. Dentre os fatores escolares, a qualificação docente se mostrou o fator mais impactante no desempenho escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

REIS, ERLEI M., LAÉRCIO L. HOFFMANN, and MARTA M. C. BLUM. "Modelo de ponto crítico para estimar os danos causados pelo oídio em cevada." Fitopatologia Brasileira 27, no. 6 (November 2002): 644–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582002000600016.

Full text
Abstract:
Em experimento conduzido no campo com a cultivar cevada (Hordeum vulgare) BR 2 gerou-se o gradiente do oídio pelo uso de fungicidas em tratamento de sementes de modo a se obter um gradiente da incidência da doença e do rendimento de grãos. Com esses dados, através de análise de regressão, obteve-se um modelo que permite estimar o rendimento de grãos da cevada, em função da intensidade do oídio, em diferentes estádios fenológicos da cultura. O melhor modelo foi representado pela equação Y = 2.978,3 - 7,75 X (R² de 0,83) para o estádio de afilhamento. A redução máxima no rendimento de grãos foi de 28,03%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Salla, Vanessa Padilha, Moeses Andrigo Danner, Idemir Citadin, Simone Aparecida Zolet Sasso, Joel Donazzolo, and Bruna Valéria Gil. "Análise de trilha em caracteres de frutos de jabuticabeira." Pesquisa Agropecuária Brasileira 50, no. 3 (March 2015): 218–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2015000300005.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi identificar os efeitos diretos e indiretos de caracteres dos frutos de jabuticabeira (Plinia cauliflora) sobre o rendimento de polpa e o teor de antocianinas na casca. Foram coletados frutos de 36 jabuticabeiras, em cinco locais de ocorrência, na região Sudoeste do Paraná. Diferentes estratégias de análise de trilha foram utilizadas na avaliação dos seguintes caracteres dos frutos: peso e diâmetro; rendimento de polpa; percentual de sementes e casca; teores de sólidos solúveis totais, acidez titulável, antocianinas e flavonoides; e número de sementes por fruto. A estratégia de análise de trilha com regressão em crista teve melhor desempenho que a de análise com exclusão de caracteres, principalmente sob presença de multicolinearidade severa no conjunto de dados. O percentual de polpa e o teor de sólidos solúveis totais podem servir de critérios de seleção indireta no aumento do teor de antocianinas na casca da jabuticaba. O percentual de casca é a principal característica com efeito determinante no percentual de polpa de jabuticabas, e a seleção indireta para frutos com menor quantidade de casca pode ser eficaz para aumentar o rendimento de polpa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Albuquerque, Francisco José Batista de, and Ednéia De Oliveira Alves. "Uma análise comparativa do desenvolvimento escolar de meninos e meninas com alto e baixo rendimento escolar." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 2, no. 5 (January 18, 2008): 46. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v2i5.153.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Franco, Lais Barreto, Jorge Tadeu Fim Rosas, Michel De Assis Silva, Julião Soares de Souza Lima, and Samuel De Assis Silva. "ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO PARA ESTIMATIVA DA PRODUTIVIDADE DE CAFÉ COM BASE EM COMPONENTES PRINCIPAIS." Revista Univap 22, no. 40 (January 12, 2017): 288. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.747.

Full text
Abstract:
Com esse trabalho se objetivou utilizar a análise de componentes principais para determinar a fertilidade do solo e estimar a produtividade do café arábica, através de regressão múltipla. A pesquisa foi desenvolvida em uma lavoura cultivada com Coffea arabica L., variedade catucaí. Construiu-se uma grade irregular com 100 pontos amostrais. As amostras de solo foram realizadas em cada ponto, para avaliar os macro e micronutrientes. A produção foi avaliada em julho e convertida em valores de produção de café beneficiado por hectare. Os valores encontrados foram submetidos a uma análise de componentes principais (PCA). Às componentes foram ajustados modelos de regressão linear múltipla para estimar a produtividade. A análise geoestatística foi utilizada para quantificar a dependência espacial. Comprovada a dependência, construiu-se mapas temáticos. A PCA foi capaz de reduzir a dimensão da fertilidade do solo. A estimativa de produtividade à partir de modelos de regressão múltipla utilizando PCA minimizou a amplitude de variação do rendimento da cultura do café, sem causar sub ou super-estimativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Fialho, Lia Machado Fiuza. "Qualidade de vida comparada: alunos da escola pública e privada." Perspectiva 37, no. 2 (June 28, 2019): 636–53. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2019.e50705.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar comparativamente a Qualidade de Vida infantil no contexto de duas escolas, uma pública e outra privada, na ótica da própria criança e correlacioná-la com o seu rendimento escolar. Os dados foram obtidos mediante o questionário Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé, acrescido de quatro perguntas abertas e do histórico escolar. O teste padronizado foi respondido por 90 crianças das escolas pesquisadas de Fortaleza, Ceará. Para analisar os resultados, recorreu-se ao programa Statistical Package for the Social Sciences e à análise de conteúdo. Comprovou-se que os discentes possuíam Qualidade de Vida satisfatória e que os alunos da escola privada apresentaram melhor índice que os da pública. A Qualidade de Vida não interferiu no rendimento escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Caierão, Eduardo, Fernando Irajá Felix de Carvalho, Elmar Luiz Floss, Carlos danilo Sánches-Chacón, Claudir Lorencetti, and Volmir Marchioro. "Efeito de níveis de severidade e incidência da ferrugem-da-folha e ferrugem-do-colmo no rendimento de linhagens de aveia." Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, no. 1 (January 2001): 43–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001000100006.

Full text
Abstract:
A introdução de germoplasma representa uma das alternativas para o aumento da variabilidade em aveia (Avena sativaL.), favorecendo o processo de seleção. Os objetivos deste estudo foram: a)selecionar genótipos de aveia com potencial de rendimento e adaptação às condições do Estado do Rio Grande do Sul; b)determinar a relação entre as moléstias ferrugem-da-folha e ferrugem-do-colmo sobre o rendimento; c)estimar a relação entre os critérios: severidade e incidência, para diagnóstico da intensidade das moléstias. Foram avaliados 57 genótipos de aveia com relação ao rendimento de grãos e outros caracteres. Os genótipos foram classificados de acordo com o desvio-padrão sobre a média e os dados dos caracteres considerados submetidos à análise de correlação e regressão. Somente três genótipos introduzidos foram considerados promissores. A correlação entre ferrugem-da-folha e o rendimento foi significativa, diferentemente da ferrugem-do-colmo. A regressão da severidade em virtude da incidência das duas moléstias evidenciou comportamento quadrático, embora a relação linear tenha sido observada em níveis reduzidos de incidência. Pelo tipo de reação às moléstias, os genótipos selecionados são de alto valor para o programa de melhoramento da aveia. O critério incidência pode substituir com eficiência a severidade em níveis reduzidos de epidemia, facilitando o diagnóstico no campo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pereira, Helisa Moreira Peixoto, and Luiz Fernando Rosa Mendes. "Análise de rendimento do sistema de bombeamento de água por energia solar fotovoltaica para irrigação de um viveiro de mudas." Revista Vértices 21, no. 3 (December 19, 2019): 463–94. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v21n32019p463-494.

Full text
Abstract:
O Brasil possui grande potencial de radiação solar devido a sua localização geográfica, sendo assim a energia solar fotovoltaica (ESFV) aparece como alternativa sustentável para produção de eletricidade. Dentre as aplicações da ESFV está o bombeamento de água para irrigação. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o rendimento de um sistema fotovoltaico de bombeamento de água para irrigação de uma casa de vegetação localizada no Instituto Federal Fluminense Campus Campos Guarus, assim como dimensionar e implantar tal sistema nas dependências do campus. Este estudo foi dividido em quatro etapas: dimensionamento, montagem, monitoramento das grandezas físicas e elétricas e cálculo do rendimento do sistema. Para verificar as correlações existentes entre as variáveis irradiação solar, vazão, rendimento e temperatura ambiente aplicou-se o método de Análise de Regressão através do software BioEstat versão 5.3. A partir da metodologia proposta, foi possível verificar que o rendimento médio do sistema de bombeamento foi de 49,41%, atendendo a necessidade de irrigação. Além disso, observou-se que a irradiação solar influenciou tanto a vazão quanto o rendimento do sistema. Entretanto, a temperatura ambiente não apresentou influência na vazão e no rendimento. Sendo assim, os dados não foram conclusivos, necessitando de um maior período de medições para validar a relação das variáveis com a temperatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Pola, Augusto Carlos, Eduardo da Costa Nunes, and Alexsander Luis Moreto. "Estimativas do rendimento de farinha e de amido em mandioca." Agropecuária Catarinense 34, no. 2 (August 20, 2021): 30–33. http://dx.doi.org/10.52945/rac.v34i2.797.

Full text
Abstract:
Através de análise de regressão linear, foram desenvolvidas equações e gráficos que possibilitam estimativas do rendimento de farinha a partir do peso de 3,0kg de raízes submersas em água (método da gravidade específica), para as regiões Sul Catarinense e Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Em outro estudo de regressão linear, foi gerado um modelo matemático para estimativa do teor de amido das raízes a partir do seu teor de matéria seca. O método utilizado apresentou uma eficiência de extração de amido de 66%, ou seja, cerca de um terço do amido ficou retido no resíduo. Considerando uma eficiência de extração industrial próxima deste valor, é possível utilizar a equação gerada para estimar a produção de fécula a partir do teor de matéria seca dos tubérculos. Foram também determinados, no presente trabalho, os teores de matéria seca e amido das raízes de cinco cultivares comerciais de mandioca do Sul de Santa Catarina, colhidas após um e dois ciclos vegetativos. Foram registrados incrementos médios de 8,4% e 5,1% nos citados teores (base úmida), respectivamente, ao final do segundo ciclo de cultivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Américo, Bruno Luiz, and Adonai José Lacruz. "Contexto e desempenho escolar: análise das notas na Prova Brasil das escolas capixabas por meio de regressão linear múltipla." Revista de Administração Pública 51, no. 5 (October 2017): 854–78. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612160483.

Full text
Abstract:
Resumo O presente estudo descreve a relação entre o “contexto” e o “desempenho” escolar mensurado por meio das notas mais recentes (2013) da Prova Brasil das escolas do sistema estadual de ensino do Espírito Santo, por meio de regressão linear múltipla. A amostra foi composta por 244 escolas e foram analisadas 10 variáveis contextuais, das quais três compuseram o modelo de regressão pelo método stepwise: Índice de Regularidade Docente, Indicador de Esforço Docente e Taxa de Abandono. Essas variáveis obtiveram um grau de associação de 47,9% com a nota na Prova Brasil e explicaram 22% da sua variação; e estão sob a gerência dos gestores públicos da rede estadual de educação do Espírito Santo. Os achados do estudo reforçam a importância do “contexto” escolar, bem como do “professor”, como forma de reduzir os efeitos da conjuntura familiar e social desfavorável por meio da atuação da organização escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Casanova, Daniela Couto Guerreiro, and Roberta Gurgel Azzi. "Análise sobre variáveis explicativas da autoeficácia docente." Educar em Revista, no. 58 (December 2015): 237–52. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.43236.

Full text
Abstract:
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar as possíveis relações explicativas entre variáveis pessoais, variáveis de atividade docente e variáveis contextuais e as crenças de autoeficácia docente de professores do ensino médio público paulista. Tal crença é entendida como o julgamento que o professor faz acerca de suas próprias capacidades para atingir resultados desejados de engajamento e aprendizagem dos alunos, mesmo entre aqueles que podem ser difíceis ou desmotivados, e tem sido associada à satisfação docente e ao sucesso escolar, dentre outras contribuições. Por meio de questionários obteve-se a participação de 201 educadores oriundos de 11 escolas do ABC Paulista, dos quais 180 eram professores do ensino médio e 21 eram gestores escolares. A análise de regressão linear multivariada constatou que as variáveis formação, crença de eficácia coletiva escolar e tempo de atuação na unidade escolar pesquisada mostraram-se significativamente explicativas da autoeficácia docente. A necessidade de se proporcionar formação docente que alie o desenvolvimento de habilidades e de autoeficácia, bem como condições para diminuir a rotatividade docente e fortalecer a crença de eficácia coletiva escolar são discutidas sob a ótica da teoria social cognitiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Oliveira Tavares, Fernando, Luís Pacheco, and Luís Gomes Almeida. "O Rendimento do Imobiliário no Concelho de Lisboa, em Portugal." e3 2, no. 2 (March 21, 2018): 33–54. http://dx.doi.org/10.29073/e3.v2i2.24.

Full text
Abstract:
A avaliação imobiliária pelo método do rendimento é uma atividade importante no mercado atual. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a relação entre o valor da renda e a yield no mercado imobiliário residencial de arrendamento. Analisam-se as séries de rendas e de yields para quatro anos, o que permite realizar as comparações entre ambas através de uma análise de clusters. Este artigo estuda o valor das rendas por m2 para as tipologias de apartamentos T0_T1 e T2 no mercado imobiliário no concelho de Lisboa, em Portugal, para o período de 2006 a 2009. São também calculadas as yields para as diferentes tipologias, bem como uma análise de clusters para as rendas e para as yields das diferentes séries objeto de estudo. Verifica-se nesta análise que são diferentes os clusters das rendas e das yields bem como a hierarquização dos seus valores. A utilização do modelo de regressão linear neste trabalho visa estimar o valor da oferta de mercado em função da avaliação pelo método do rendimento, dos clusters das yields, da densidade populacional, entre outras. Na análise do mercado imobiliário é importante para o investidor racional conhecer as yields médias das diferentes zonas e como elas se agrupam em termos económico-financeiros e geográficos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Prata, Ana, Maria Barbosa-Ducharne, Carlos Gonçalves, and Orlanda Cruz. "O impacto dos estilos educativos parentais e do desenvolvimento vocacional no rendimento escolar de adolescentes." Análise Psicológica 31, no. 3 (July 20, 2013): 235–43. http://dx.doi.org/10.14417/ap.726.

Full text
Abstract:
Compreender a complexidade da problemática do in/sucesso e/ou do abandono escolar, tem sido uma das preocupações dominantes da investigação nas últimas décadas, sendo não só objeto do interesse geral, como também tem vindo a municiar os discursos críticos em relação à dita escola de massas. Neste sentido, a presente investigação incide na análise dos preditores familiares e individuais do rendimento escolar de adolescentes. Participaram neste estudo 222 adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, que frequentavam o 9º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos em escolas secundárias, através do Questionário de Estilos Educativos Parentais e da Escala de Exploração e Investimento Vocacional. O nível de escolaridade das mães, a monitorização parental e o investimento vocacional revelaram-se preditores do rendimento escolar. Os resultados são discutidos à luz de uma abordagem psicossocial sendo retiradas implicações para a intervenção psicológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Parente, Cláudia Da Mota Darós, and Raquel Nakamura Almeida Prado. "Programa mais educação: análise das produções acadêmicas." Revista de Humanidades 31, no. 2 (December 16, 2016): 563. http://dx.doi.org/10.5020/23180714.2016.31.2.563-583.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o estado da arte das produções acadêmicas sobre o Programa Mais Educação, ação do Ministério da Educação destinada à ampliação da jornada escolar. A pesquisa foi realizada por meio de buscas no Banco de Teses da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), considerando-se as informações disponíveis relativas aos anos de 2011 e 2012. O levantamento indicou a existência de 19 teses e dissertações produzidas sobre o Programa Mais Educação no período especificado, concentrando-se em oito temáticas: concepções e práticas educativas do programa; impactos do programa no rendimento escolar dos alunos; representações sociais sobre o programa; práticas de leitura e escrita nas oficinas do programa; o programa e as novas demandas para a gestão escolar; perfil docente e formação de professores que atuam no programa; a contribuição do programa na disseminação da cultura digital; a contribuição do programa para a erradicação do trabalho infantil. O presente artigo traz colaborações para a sistematização dos estudos sobre o Programa Mais Educação e para a formulação e implementação de políticas de educação integral em tempo integral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Sousa de Almeida, Grasiany, Leandro Sousa, Adriana Eufrásio Braga, and José Airton De Freitas Pontes Junior. "Fatores associados ao rendimento acadêmico na formação inicial de professores." Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación 8, no. 1 (July 1, 2021): 94–110. http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2021.8.1.7546.

Full text
Abstract:
O contexto socioeconômico e as características da Instituição de Ensino Superior podem desempenhar um papel importante no desempenho académico dos estudantes. Uma melhor compreensão destes fatores pode ajudar a focalizar e orientar as políticas públicas e a atribuição de recursos. O objetivo deste estudo era avaliar se o desempenho acadêmico de estudantes dos cursos de licenciatura em matemática está associado com o contexto socioeconômico e características da Instituição de Ensino Superior. O estudo incluiu uma amostra de 10669 estudantes concluintes dos cursos de Licenciatura em Matemática. Os dados foram a nota na prova e as variáveis do “Questionário do Estudante” do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes do Brasil. Foi utilizada a regressão multinível para análise dos dados. O modelo ajustado obtido da análise mostra que as variáveis renda familiar e bolsa de estudo estão fortemente associadas ao desempenho académico dos estudantes na formação inicial de professores em Matemática. Verificou-se também que outras variáveis tiveram um efeito significativo no modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gomide, José Lívio, Humberto Fantuzzi Neto, and Hélio Garcia Leite. "Estratégia de análise da qualidade de madeira de Eucalyptus sp. para produção de celulose." Revista Árvore 28, no. 3 (June 2004): 443–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622004000300015.

Full text
Abstract:
Estudou-se uma nova técnica laboratorial de análise de qualidade da madeira de Eucalyptus sp. para produção de polpa celulósica kraft. A técnica consiste em realizar, simultaneamente, quatro cozimentos de cavacos utilizando diferentes cargas de álcali ativo para estabelecer a característica de deslignificação da madeira. Pelo uso de equações de regressão, calcula-se o álcali ativo necessário para obter o número kappa desejado, o rendimento, a viscosidade e álcali consumido para o kappa objetivo. Os estudos estatísticos evidenciaram que uma única batelada de quatro cozimentos é suficiente, não sendo necessário realizar repetições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Sobral, Dejano Tavares, and Dioclécio Campos Júnior. "Indicadores da escolha de pediatria por graduandos da universidade de Brasília: estudo longitudinal em série histórica." Revista Brasileira de Educação Médica 33, no. 4 (December 2009): 515–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022009000400002.

Full text
Abstract:
Os autores analisaram a escolha de residência médica em Pediatria dentre 877 egressos do curso de Medicina da Universidade de Brasília, formados no período 1994-2007. Os dados abrangeram descritores demográficos e de aprendizagem, preferência inicial por carreira, monitoria, rendimento acadêmico, estágio seletivo no internato e inscrição para residência médica. Efetuaram-se análises de contingência e de regressão logística agrupando-se os egressos por escolha de Pediatria ou não. Do total, 9,7% escolheram Pediatria, dentre os quais 44,7% mostraram atração inicial e 45,9% expressaram interesse pela área já na fase clínica. No período 2002-2007, houve declínio significante da escolha, em conexão com menor procura por monitoria e estágio seletivo na área, mas sem tendência temporal na atração inicial. A regressão logística identificou cinco fatores preditivos, nesta ordem decrescente de magnitude de efeito na escolha: estágio seletivo, rendimento global, estilo de aprendizagem reflexivo, ordem de preferência inicial e época da graduação. Os efeitos independentes de sexo e monitoria não foram significantes. Concluindo, os fatores preditivos da escolha de Pediatria incluíram indicadores pessoais e curriculares em vertentes distintas de interesse e influência, num quadro de queda recente da opção pela área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Paulilo, André Luiz. "A repetência e os serviços escolares da capital federal nos anos 1930." História da Educação 19, no. 46 (August 2015): 75–91. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/51098.

Full text
Abstract:
Este artigo discute os rumos dos serviços escolares do Departamento de Educação do Distrito Federal entre 1931 e 1935, com base nos resultados estatísticos de rendimento escolar. Assim, aborda-se a produção das estatísticas oficiais para compreender a organização dos serviços de Recenseamento, Matrícula e Frequência, na Divisão de Obrigatoriedade Escolar e Estatística, e de Medida e Eficiência Escolares, na Divisão de Pesquisas Educacionais e, também, as estratégias para conter a evasão e a repetência. A análise da documentação permite concluir que o Departamento de Educação do Distrito Federal se projeta como aparelho estratégico de controle da população escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Malacarne, Vilmar, Cristiane Beatriz Dahmer Couto, and Carline Nayara Dahmer. "ANÁLISE DO RENDIMENTO ESCOLAR E DOS ALUNOS EM UMA ESCOLA DE MUNDO NOVO, MS." Revista da Faculdade de Educação 32, no. 2 (December 28, 2019): 121–44. http://dx.doi.org/10.30681/21787476.2019.32.121144.

Full text
Abstract:
Sabendo que o tema avaliação nunca fora tão discutido e questionado quanto aos dias atuais, e sendo um mecanismo que orienta e acompanha o processo educativo, torna-se inevitável a reflexão sobre a ação que o educador deve ter frente ao ato avaliativo. Para a realização da pesquisa optou-se pela pesquisa descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, pois se trata de dados referentes à existência da relação sujeito e realidade, através de entrevistas com professores e alunos analisando os simulados aplicados pela escola. Foi proposto realização de simulado para que pudessem diagnosticar possíveis deficiências no processo de ensino/aprendizagem, com intenção de promover metodologias diferenciadas que sejam eficazes para sanar as dificuldades que devem ser detectadas nas avaliações. A avaliação que se faz dos resultados dos simulados permitirão a reflexão das ações desenvolvidas por todos os integrantes da escola, permitindo o acompanhamento e redimensionamento das ações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Schumacher, Liliane Maria, Simone Morelo Dal Bosco, and Simara Rufatto Conde. "Estado nutricional e comportamento alimentar associado ao rendimento escolar de adolescentes." ConScientiae Saúde 9, no. 1 (June 17, 2010): 87–96. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i1.2146.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Neste estudo transversal, o objetivo foi verificar a associação entre estado nutricional, comportamento alimentar e rendimento escolar de adolescentes de quatro escolas municipais de Lajeado/RS. MÉTODO: A amostra foi composta por 147 adolescentes. Para a classificação do estado nutricional utilizou-se o Índice de Massa Corporal por idade. Foi aplicado o formulário do Ministério da Saúde, para verificar o comportamento alimentar. O rendimento escolar foi determinado por meio das notas dos alunos. Na análise estatística, foram utilizados os testes ANOVA e Kruskal-Wallis, com nível de significância de p≤0,05. RESULTADOS: Verificou-se que 69,4% dos adolescentes estavam eutróficos; 15%, obesos; 14,3%, com sobrepeso, e 1,4%, com baixo peso. CONCLUSÕES: Adolescentes eutróficos apresentaram frequência de consumo superior aos obesos. Não houve diferença significativa entre IMC e notas. A maioria dos adolescentes encontrou-se eutrófico, mesmo assim, é necessário dar atenção às prevalências de sobrepeso e obesidade, em razão da sua relação com diversos problemas de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Campos, Bruno Teobaldo, Paulo Alberto de Paula, José Ricardo Claudino Ribeiro, and Cláudio Olívio Vilela Lima. "DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DINÂMICO DE MONITORAMENTO DA CARGA NO BASQUETEBOL DE ALTO RENDIMENTO." E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 12 (November 5, 2019): 80–93. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v12i0.569.

Full text
Abstract:
No basquetebol as respostas de fadiga aguda e crônica impactam no desempenho e planejamento do treinamento a longo prazo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é demonstrar o monitoramento longitudinal das variáveis de carga e recuperação durante a temporada competitiva de uma equipe profissional e propor um modelo dinâmico de análise e tomada de decisão para o planejamento do treinamento. Os atletas foram submetidos a um monitoramento diário da carga durante 34 semanas. O monitoramento foi composto por variáveis neuromusculares, fisiológicas e perceptivas. A partir de uma análise de regressão múltipla, identificamos uma significância estatística da influência da carga e recuperação fisiológica no desempenho neuromuscular. A partir disso, foi proposto um modelo dinâmico de interpretação da carga e recuperação que permite ajustes diários no planejamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

PELÚZIO, Joênes Mucci, Rodrigo Ribeiro FIDELIS, Pedro Rogério GIONGO, Joseanny Cardoso da SILVA, Daniel CAPPELLARI CAPPELLARI, and Hélio Bandeira BARROS. "ANÁLISE DE REGRESSÃO E COMPONENTES PRINCIPAIS PARA ESTUDO DA ADAPTABILIDADE E ESTABILIDADE EM SOJA." Scientia Agraria 9, no. 4 (October 22, 2008): 455. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v9i4.12501.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve o objetivo de avaliar o desempenho, a adaptabilidade e a estabilidade de genótipos de soja, em cinco ambientes no Estado do Tocantins. Os ensaios foram conduzidos nas safras 2004/05 e 2005/06 nos municípios de Alvorada e Gurupi. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com três repetições. Para avaliação da adaptabilidade e estabilidade, foram utilizados os métodos de EBERHART e RUSSELL (1966) e Centróide. O rendimento médio de grãos variou de 2.112 kg ha-1 (Gurupi III) a 3112 kg ha-1 (Alvorada I), com média geral de 2.678 kg ha-1. Baseado na classificação obtida pelas metodologias de EBERHART e RUSSELL (1966) e Centróide, a cultivar M-SOY 8925 foi recomendada para amplas condições ambientais do Estado do Tocantins. Pelo método Centróide, a cultivar P98N82 mostrou potencial para cultivo em condições específicas de ambientes favoráveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Fernandes, Francisca Risolene, Francisca Genifer Andrade de Sousa, and Lia Machado Fiuza Fialho. "Colaboração entre direção escolar e professores com foco na aprendizagem discente." Revista de Gestão e Avaliação Educacional 10, no. 19 (January 18, 2021): e61846. http://dx.doi.org/10.5902/2318133861846.

Full text
Abstract:
Por meio deste texto apresenta-se resultado de pesquisa pela qual objetivou-se compreender o papel do diretor escolar frente às demandas que ultrapassam o âmbito burocrático-administrativo da gestão e que suscitam relações colaborativas com os professores no tocante ao trabalho desenvolvido em sala de aula. Com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa utilizou questionários aplicados com diretores e professores vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Horizonte/CE. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e emergiram três categorias: 1) práticas colaborativas com foco na aprendizagem escolar, que elucidou a ausência de companheirismo entre a direção e o corpo docente; 2) responsabilização dos professores pelo rendimento dos alunos; 3) diferentes sentidos atribuídos aos diagnósticos das aprendizagens dos alunos. Concluiu-se que os professores são considerados os principais encarregados pelo rendimento dos alunos e que a colaboração da gestão em sala de aula é esporádica, pois os diretores priorizam as atividades burocráticas com ações verticalizadas que utilizam a avaliação como mecanismo de controle e responsabilização docente.Palavras-chave: diretor escolar, aprendizagem, autoritarismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Perez, Marcia Cristina Argenti. "Família e escola na contemporaneidade: fenômeno social." Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação 4, no. 3 (June 10, 2010): 372–87. http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v4i3.2763.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a dinâmica das práticas educativas desenvolvidas nas famílias de camadas populares e na instituição escolar e a influência que ambas exercem na aprendizagem de crianças do ensino fundamental. Para a realização de tal propósito, este estudo analisa a dinâmica da relação família-escola; as representações de pais, professores e alunos sobre o processo de escolarização; a organização do processo de ensino-aprendizagem, a avaliação do rendimento escolar; o enfrentamento das questões relacionadas à diversidade socioeconômica e cultural das crianças; as manifestações de acompanhamento dos educadores aos alunos com dificuldade de aprendizagem e aos alunos com bom rendimento escolar; as expectativas do educando sobre sua experiência escolar; as iniciativas de superação das dificuldades escolares da criança pela escola e pela família. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de ensino fundamental, na cidade de Bauru/SP, que atende crianças provenientes de famílias das camadas populares. Como procedimentos metodológico utilizamos algumas técnicas de pesquisa: questionário, entrevista semi-estruturada, observação participante na escola durante o ano letivo, algumas visitas às famílias, e coleta de registros escolares. A análise qualitativa dos dados indica alguns fatores para a condição de sucesso ou fracasso escolar dos alunos das camadas populares, como a forma de envolvimento da família na trajetória escolar dos filhos, o papel dos professores no incentivo à aprendizagem e o empenho do educando na superação das dificuldades para a concretização de seus projetos escolares. Conclui-se que, dependendo do incentivo da escola e da família nas atividades escolares, os alunos modificam o desempenho de forma positiva quando há um intenso acompanhamento das duas instituições ou de modo insatisfatório quando o aluno não é incentivado a melhorar seu rendimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tani, Go, Luciano Basso, Sérgio Roberto Silveira, Walter Roberto Correia, and Umberto Cesar Corrêa. "O ensino de habilidades motoras esportivas na escola e o esporte de alto rendimento: discurso, realidade e possibilidades." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 27, no. 3 (September 2013): 507–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092013000300016.

Full text
Abstract:
A massificação da prática esportiva começando pela escola tem sido sugerida como uma forma eficaz para transformar o Brasil numa potência no esporte de alto rendimento. O objetivo deste ensaio é analisar e refletir sobre o discurso, a realidade e as possiblidades de ensino do esporte na escola, tendo como pano de fundo a relação entre a Educação Física Escolar e o esporte de alto rendimento. Em outras palavras, fazer uma análise crítica para qualificar a vinculação escola-esporte de alto rendimento com o intuito de deixar claro o papel social da escola e a sua eventual contribuição para a formação de atletas, e para discutir as possibilidades reais de se ensinar o esporte na escola, particularmente as habilidades motoras, consideradas as condições em que ela se encontra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Luz, Lucinda de Jesus Barros, Fernanda Tavares Silva, Caroline Roberta Freitas Pires, Hellen Christina Almeida Kato, and Diego Neves de Sousa. "Desenvolvimento de preparações com adição de pescado e aproveitamento integral de alimentos para a alimentação escolar." Segurança Alimentar e Nutricional 27 (December 4, 2019): e020011. http://dx.doi.org/10.20396/san.v27i0.8655415.

Full text
Abstract:
Na alimentação escolar existem ainda poucas preparações que utiliza a Carne Mecanicamente Separada (CMS) de pescado e o aproveitamento integral de alimentos. Diante disso, o objetivo do presente artigo foi elaborar preparações acrescidas de CMS de pescado juntamente com o aproveitamento integral de alimentos para serem inseridas na alimentação escolar. Foram elaboradas fichas técnicas de preparo das receitas, a fim de obter informações sobre custo e rendimento das preparações desenvolvidas. A posteriori, foram realizadas análises direta, com amostras em triplicata, e indireta, nos quais os dados obtidos em laboratório foram comparados àqueles obtidos por meio das tabelas de composição utilizadas: FRANCO (2007), TACO (2011) e IBGE (2011). Os resultados mostraram que houve divergência entre os indicadores obtidos por meio da análise direta e aqueles da análise indireta, demonstrando também que as preparações desenvolvidas são viáveis do ponto de vista nutricional para serem inseridas na alimentação escolar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silva, Mirian Souza da, and Mark Clark Assen de Carvalho. "A concepção de professores sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc." Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional 1, no. 2 (June 1, 2020): e020011. http://dx.doi.org/10.51281/impa.e020011.

Full text
Abstract:
O manuscrito apresenta alguns resultados obtidos na pesquisa de mestrado realizada em 2016, sobre as implicações da Prova Brasil no currículo escolar e o trabalho pedagógico em escolas municipais de Rio Branco/AC. O recorte dos dados apresentados refere-se à concepção de 27 professores de turmas de 5º ano do Ensino fundamental sobre a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc, ou Prova Brasil. O texto objetiva analisar como os professores concebem esta avaliação externa em larga escala. Como procedimento metodológico utiliza-se a entrevista estruturada com 27 professores da rede pública municipal de Rio Branco/Acre, análise documental e bibliográfica. Como resultado destaca-se que: a Prova Brasil não leva em conta as realidades locais de cada escola, a forma de elaboração da Prova Brasil deve ser melhorada, há falta de suporte para desenvolvimento de um bom trabalho e que esse tipo de avaliação só considera a nota/média alta como sinônimo de qualidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Marturano, Edna Maria. "Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola." Psicologia: Teoria e Pesquisa 15, no. 2 (August 1999): 135–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37721999000200006.

Full text
Abstract:
Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. À criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programas de orientação psicopedagógica às famílias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography