To see the other types of publications on this topic, follow the link: Reservatórios de carbono - São Paulo (Estado).

Journal articles on the topic 'Reservatórios de carbono - São Paulo (Estado)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Reservatórios de carbono - São Paulo (Estado).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Bergmann, C. P., M. C. D. Mansur, P. E. A. Bergonc, D. Pereira, C. P. Santos, T. Basegio, J. Vicenz, and S. C. A. Santos. "Seleção de materiais e revestimentos para o controle de incrustações do mexilhão dourado na Usina Hidrelétrica de Ibitinga (SP, Brasil)." Matéria (Rio de Janeiro) 15, no. 1 (2010): 21–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762010000100004.

Full text
Abstract:
Foram realizados experimentos objetivando selecionar materiais e revestimentos que tenham características antiincrustantes contra o bivalve invasor Limnoperna fortunei, para uso em usinas geradoras de energia. Diferentes tipos de materiais foram utilizados como corpos-de-prova: aço carbono, aço cobreado, aço inoxidável, aço galvanizado e acrílico. Sobre os corpos-de-prova em aço carbono, foram também testados diversos tipos revestimentos à base de óxidos em diferentes concentrações. Foram utilizados o óxido de cobre, o óxido de zinco e a combinação dos mesmos. Os corpos-de-prova foram submersos na coluna d’água, por um ano entre outubro de 2007 e setembro de 2008, no reservatório da Usina Hidrelétrica de Ibitinga, Estado de São Paulo, Brasil. Os seguintes materiais e revestimentos apresentaram as menores densidades de mexilhões incrustados: aço carbono revestido com tinta a base de resina epóxi poliamina com adição de óxido de zinco convencional 5%, aço carbono revestido com tinta a base de resina epóxi poliamina com adição de óxido de cobre convencional 10%, aço carbono revestido com tinta a base de resina epóxi poliamina com adição de óxido de zinco nanométrico 10%. Estes materiais são recomendados para a utilização no controle da incrustação do mexilhão dourado, após a realização de estudos complementares sobre a solubilidade, lixiviação e ecotoxicidade, temas que serão abordados em nova fase da pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cardoso, L. R., D. Martins, E. E. Kuramae, R. H. Tanaka, and E. S. Mori. "Variabilidade genética de acessos de aguapé coletados no Estado de São Paulo." Planta Daninha 20, spe (2002): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582002000400001.

Full text
Abstract:
No presente trabalho foram coletados acessos de Eichhornia crassipes (aguapé) nos reservatórios das hidrelétricas de Barra Bonita, Bariri, Três Irmãos, Ilha Solteira, Salto Grande, Promissão, Ibitinga, Nova Avanhandava, Mogi-Guaçu, Euclides da Cunha, Jaguari, Jurumirim, Jupiá, Paraibuna e Porto Primavera, do Estado de São Paulo. Estes acessos foram submetidos a um estudo de variabilidade genética por meio de RAPD. Os "primers" utilizados foram OP X02, OP X07, OP X11 e OP P10 (TTCCGCCACC, GAGCGAGGCT, GGAGCCTCAG, TCCCGCCTAG, respectivamente). Dentre os acessos coletados e analisados, 21 apresentaram índice de identidade genética acima de 0,90. O dendrograma gerado com dados entre populações revelou forte coerência com a distribuição geográfica dos reservatórios que continham as plantas de aguapé. A variabilidade genética encontrada entre os acessos coletados nos diferentes reservatórios estudados foi elevada, considerando que a principal via de reprodução dessa espécie é a vegetativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Martins, D., L. R. Cardoso, E. S. Mori, and R. H. Tanaka. "Caracterização genética de acessos de egéria (Egeria spp.) coletados no estado de São Paulo utilizando RAPD." Planta Daninha 21, spe (2003): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582003000400001.

Full text
Abstract:
Este trabalho constituiu-se na análise da variabilidade genética de acessos de egéria (Egeria spp.) coletados em sete reservatórios de geração de energia do Estado de São Paulo. Foi utilizada a técnica de RAPD (DNA polimórfico amplificado ao acaso), na qual seis primers (X03, Y09, Y11, Z11, Z12 e W06) permitiram a análise de 23 locos polimórficos na espécie Egeria densa. Os materiais dos reservatórios de Nova Avanhandava e Promissão foram os mais semelhantes geneticamente, visto que se localizam em seqüência no rio Tietê. Os reservatórios de Salto Grande e Promissão apresentaram plantas com o maior índice de distância genética (0,1792). Para a espécie Egeria najas foram analisados 52 locos polimórficos, resultantes da amplificação de nove primers (X01, X02, X03, X05, X09, X10, X11, Z11 e Z13). A maior distância genética verificada foi de 0,2791, entre os reservatórios de Ibitinga e Jupiá, como conseqüência da distância geográfica entre esses reservatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Fontana, Luciane, and Denise de Campos Bicudo. "Biodiversidade e distribuição das diatomáceas (Bacillariophyceae) de sedimentos superficiais nos reservatórios em cascata do rio Paranapanema, SP/PR, Brasil." Hoehnea 39, no. 4 (December 2012): 587–614. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062012000400007.

Full text
Abstract:
O trabalho apresenta os resultados do inventário e da distribuição das diatomáceas da classe Bacillariophyceae de sedimentos superficiais de cinco reservatórios em cascata do rio Paranapanema. Amostras foram coletadas com draga em três locais (montante, região intermediária e lacustre) dos reservatórios. Foram identificados 44 táxons infragenéricos, sendo 23 (52,3%) novas citações para a bacia do rio Paranapanema, quatro (9,1%) para o Estado de São Paulo e duas (4,5%) para o Estado do Paraná. São disponibilizados dados morfométricos, comentários relevantes, distribuição espacial e local de ocorrência das espécies para os Estados de São Paulo e Paraná. A riqueza de espécie foi nitidamente mais elevada no primeiro reservatório da série (Jurumirim) e na estação com influência do rio Tibagi. Este trabalho traz contribuição pioneira para o país no que se refere à biodiversidade e distribuição espacial das diatomáceas em reservatórios em cascata, podendo subsidiar futuros estudos sobre conservação e monitoramento na bacia hidrográfica do rio Paranapanema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Sonobe, Henrique Gamon, Marta Condé Lamparelli, and Davi Gasparini Fernandes Cunha. "Avaliação espacial e temporal de aspectos sanitários de reservatórios com captação de água para abastecimento em SP com ênfase em cianobactérias e cianotoxinas." Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, no. 5 (October 2019): 909–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019193351.

Full text
Abstract:
RESUMO A presença de cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios no estado de São Paulo constitui um desafio para produção de água potável. Sete reservatórios utilizados para abastecimento público, monitorados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), foram analisados em relação a cianobactérias, microcistina e indicadores de contaminação fecal entre 2011 e 2015. Calcularam-se porcentagens de não conformidade com padrões de qualidade. Os resultados evidenciaram a presença de cianobactérias e microcistina (máximo de 22,4 g.L-1), além de conflitos com os padrões da Resolução CONAMA nº 357/2005 (BRASIL, 2005), o que reforça a importância de investimentos em coleta e tratamento de esgotos sanitários. É discutida a necessidade de maior integração entre as leis e resoluções que versam sobre qualidade da água, além do melhor planejamento dos recursos hídricos, com foco em metas progressivas de melhoria da qualidade da água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oyakawa, Osvaldo Takeshi, and Naércio Aquino Menezes. "Checklist dos peixes de água doce do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 19–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500002.

Full text
Abstract:
As espécies de peixes de água doce encontradas no estado de São Paulo distribuem-se entre quatro bacias hidrográficas principais: Alto Paraná, Paraíba do Sul, Ribeira de Iguape e um conjunto de pequenas drenagens costeiras que desembocam diretamente no oceano Atlântico. Como estas bacias drenam áreas com diferentes tipos de vegetação, solos, etc., cada uma tem uma composição de espécies diferente. No Alto Paraná, o grande Rio Paraná e alguns de seus maiores afluentes (Tietê, Paranapanema e Grande) possuem espécies de grande porte que sustentam a pesca comercial e de subsistência, mas 70 a 80% da ictiofauna é composta por espécies de pequeno porte de pequenos riachos, incluindo os de cabeceira, onde muitas são endêmicas. O inventário da ictiofauna foi incrementado através de três projetos de pesquisa apoiados pelo programa BIOTA/FAPESP, mas ainda resta muito trabalho de coleta e descrição de novas espécies de áreas pouco exploradas, como calhas de rios, regiões de cabeceiras, alagadiços em áreas marginais de reservatórios e lagos. A ictiofauna do Estado de São Paulo tem sofrido da ação deletéria de poluição, desmatamento, esgotos urbanos e construção de reservatórios para produção de energia elétrica, etc., de tal forma que atualmente 66 espécies são consideradas ameaçadas em vários níveis, de acordo com os critérios da "International Union for Conservation of Nature and Natural Resources" (IUCN).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Maurício Rizzato, Vanda Moreira Martins, Xosé Luiz Otero Pérez, Felipe Macías Vázquez, Felipe Haenel Gomes, Miguel Cooper, and Pablo Vidal Torrado. "Micromorfologia de horizontes espódicos nas restingas do Estado de São Paulo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, no. 5 (November 2012): 1380–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000500002.

Full text
Abstract:
Os solos de restinga são pouco estudados e conhecidos no Brasil. Neste trabalho, a micromorfologia de horizontes espódicos foi investigada em quatro locais do litoral do Estado de São Paulo (Bertioga, Ilha de Cananeia, Ilha do Cardoso e Ilha Comprida). A técnica possibilitou caracterizar as diferentes formas da matéria orgânica, e, juntamente com a descrição morfológica de oito perfis de solos representativos das restingas do Estado de São Paulo, objetivou-se discutir os mecanismos envolvidos na gênese dos horizontes espódicos desses ambientes. Entre os resultados alcançados, destaca-se: a presença de revestimentos orgânicos monomórficos na superfície dos constituintes grossos da maioria dos horizontes analisados, bem como o preenchimento quase completo da porosidade entre grãos de alguns horizontes cimentados e brandos, são evidências de que a clássica teoria da mobilização, transporte e precipitação de complexos organometálicos é válida para os solos estudados. No entanto, matéria orgânica polimórfica e, ou, resíduos vegetais em diferentes estádios de decomposição foram as principais pedofeições observadas em horizontes espódicos mal drenados e sotopostos a horizontes hísticos. Nesses, a decomposição pela mesofauna e microbiológica das raízes in situ é um importante mecanismo de acumulação de matéria orgânica em profundidade e formação dos horizontes espódicos. A atuação das raízes na formação desses horizontes, no entanto, vai além da sua decomposição: a fábrica e as feições da matéria orgânica de um horizonte cimentado, incluindo remanescentes radiculares, indicaram que as raízes podem atuar na imobilização da matéria orgânica por meio de seu mecanismo de absorção seletiva. Nesse processo, a solução do solo rica em carbono orgânico dissolvido é absorvida seletivamente pelas raízes, segregando parte do carbono complexado em sua superfície e no entorno destas, absorvendo água e nutrientes. A atuação continuada desse processo leva à precipitação da matéria orgânica iluviada e segregada por meio de sua desidratação, que é condicionada pela própria absorção radicular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Shimabukuro, Paloma Helena Fernandes, and Eunice Aparecida Bianchi Galati. "Lista de espécies de Phlebotominae (Diptera, Psychodidae) do Estado de São Paulo, Brasil, com comentários sobre sua distribuição geográfica." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 685–704. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500033.

Full text
Abstract:
Os flebotomíneos são insetos de interesse médico, responsáveis pela transmissão de protozoários parasitas do gênero Leishmania entre animais reservatórios humanos e não-humanos, os quais são encontrados em todo o Estado de São Paulo, Brasil. As 69 espécies de flebotomíneos registradas no Estado de São Paulo, incluindo 7 espécies registradas aqui pela primeira vez, estão organizadas em uma lista de espécies utilizando a classificação filogenética de Galati (2003). Nossa lista de espécies incorpora e atualiza os dados publicados por Barretto (1947) e Martins et al. (1978), e inclui registros para mais 33 espécies retirados da literatura publicada desde então, e também da observação de espécimes depositados em coleções entomológicas. Para cada espécie de flebotomíneo, a distribuição geográfica por município é fornecida, com comentários sobre a distribuição de seis vetores de leishmaniose cutânea, bem como de Lutzomyia longipalpis, o principal vetor de leishmaniose visceral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Cardoso, L. R., D. Martins, and M. A. Terra. "Sensibilidade a herbicidas de acessos de aguapé coletados em reservatórios do Estado de São Paulo." Planta Daninha 21, spe (2003): 61–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582003000400009.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar o efeito de herbicidas em diferentes acessos de aguapé coletados em reservatórios de hidrelétricas do Estado de São Paulo, foi realizado um estudo no Núcleo de Pesquisas Avançadas em Matologia da FCA-UNESP, campus de Botucatu. A escolha das plantas geneticamente diferentes foi feita com base em estudos de variabilidade genética, nos quais se utilizou a técnica de RAPD. Avaliou-se o efeito dos herbicidas imazapyr nas doses de 62,5 e 125,0 g e.a. ha-1, glyphosate a 1.680 e 3.360 g e.a. ha-1 + 0,5% V/V de Extravon, diquat a 480 e 960 g i.a. ha-1 e 2,4-D a 670 e 1.340 g e.a. ha-1. Os seis acessos escolhidos foram colocados em caixas plásticas de 28,0 x 14,0 x 12,0 cm, contendo 4 litros de água. A aplicação dos produtos foi realizada com um simulador de pulverização pressurizado com ar comprimido, equipado com barra de aplicação com quatro bicos de jato plano Teejet 110.02 VS. A pressão constante de trabalho foi de 1,6 bar, e o consumo de calda, de 193 L ha-1. A velocidade de aplicação foi de 3,69 km h-1. Durante as aplicações, a temperatura do ar foi de 25 ºC e a umidade relativa de 73%. Foram realizadas avaliações visuais de controle aos 3, 5, 7, 11, 21 e 28 dias, nas quais 0 consistiu em nenhum controle e 100 em morte de plantas. Todos os herbicidas e doses testados proporcionaram controle eficiente das plantas de aguapé, e os seis acessos estudados responderam de forma semelhante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amaral, L. A., O. D. Rossi Júnior, A. Nader Filho, F. L. A. Ferreira, and L. S. S. Barros. "Ocorrência de Staphylococcus sp. em água utilizada em propriedades leiteiras do Estado de São Paulo." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, no. 5 (October 2003): 620–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000500017.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de verificar o papel da água utilizada durante a produção do leite como via de transmissão de Staphylococcus sp., fez-se a contagem de Staphylococcus coagulase negativa e Staphylococcus aureus nas amostras de água das fontes, dos reservatórios e dos estábulos de 30 propriedades leiteiras situadas na região Nordeste do Estado de São Paulo. As maiores ocorrências de isolamentos (10,0 e 16,6%) e os maiores valores médios (4,3×10(4) e 2,5×10(4)) de contagens desses microrganismos foram encontrados nas amostras de água dos estábulos utilizada na obtenção de leite. Estes resultados são importantes pois evidenciam a possibilidade de contaminação do leite ou dos animais por cepas patogênicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Martins, D., N. V. Costa, M. A. Terra, and S. R. Marchi. "Caracterização da comunidade de plantas aquáticas de dezoito reservatórios pertencentes a cinco bacias hidrográficas do Estado de São Paulo." Planta Daninha 26, no. 1 (March 2008): 17–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582008000100003.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar e comparar a composição florística de 18 reservatórios pertencentes a cinco bacias hidrográficas do Estado de São Paulo. Os levantamentos foram realizados no período de fevereiro a setembro de 2002, com o auxílio de um barco. Percorreu-se a margem dos reservatórios das bacias hidrográficas dos rios Paraíba, Paraná, Paranapanema, Grande e Tietê, à velocidade de 30 km h-1. A cada 20 minutos, estabeleceu-se um ponto de amostragem, determinando-se sua posição por meio de GPS. Em cada ponto, em área de 1.000 m², identificaram-se as espécies ocorrentes e respectivas densidades, em porcentagem da área amostrada. Foram identificadas 39 espécies, distribuídas em 21 famílias, destacando-se as flutuantes Salvinia auriculata, Eichhornia crassipes, Eichhornia azurea e Pistia stratiotes e as emersas Polygonum lapathifolium, Brachiaria arrecta,Brachiaria mutica, Cyperus sp. e Typha latifolia, considerando as quatro espécies com maior freqüência em cada bacia. O maior índice de similaridade (0,71) ocorreu entre as bacias dos rios Paranapanema e Grande, e o menor (0,49), entre as bacias dos rios Paraíba e Tietê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Silva, William Marcos da, and Takako Matsumura-Tundisi. "Checklist dos Copepoda Cyclopoida de vida livre de água doce do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 559–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500023.

Full text
Abstract:
Estudo da biodiversidade de Copepoda Cyclopoida do Estado de São Paulo foi feito no Programa BIOTA/FAPESP, amostrando 207 corpos de água das 22 Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI). Foram registradas 39 espécies englobando tanto espécies de hábito planctônico como de hábito não planctônico. Destas, 6 espécies constituem registro novo no Estado de São Paulo sendo uma espécie nova, o Thermocyclops iguapensis, espécie restrita na costa Atlântica (Silva & Matsumura-Tundisi 2005a). Foram realizadas também correções de erros de identificação para algumas espécies: as espécies anteriormente identificadas como Mesocyclops kieferi, Mesocyclops brasilianus, e Paracyclops fimbriatus correspondem respectivamente Mesocyclops ogunnus, Mesocyclops meridianus e Paracyclops chiltoni. Estas correções são importantes, pois a correta identificação de uma espécie que pode vir formar a população mais significativa de um ambiente pode servir de indicativo das condições tróficas como verificado por Silva & Matsumura-Tundisi (2002) para relações entre espécies de Cyclopoida e o grau de trofia de reservatórios do médio e baixo Tietê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Loaiza-Restano, Ana Margarita, and Carlos Eduardo de Mattos Bicudo. "Criptógamos do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, São Paulo, SP, Brasil. Algas 40: Chlorophyceae (Hydrodictyaceae)." Hoehnea 41, no. 3 (September 2014): 353–64. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062014000300004.

Full text
Abstract:
O levantamento florístico da família Hydrodictyaceae (Sphaeropleales, Chlorophyceae) foi realizado para a área do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Município e Estado de São Paulo, Brasil sudeste. Foram identificados seis gêneros (Chlorotetraedron, Lacunastrum, Monactinus, Pediastrum, Stauridium e Tetraedron), oito espécies, três variedades taxonômicas típicas e uma que não é a típica de sua respectiva espécie. Lacunastrum gracillimum e Monactinus simplex var. echinulatum tiveram sua ocorrência citada pela primeira vez no Parque. Stauridium tetras foi a espécie melhor representada na área de estudo, tendo sido coletada em três localidades (reservatórios).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Cassimiro, Jéssica Cristina, Silvia Ribeiro de Souza, and Regina Maria de Moraes. "Trocas gasosas e injúrias foliares visíveis em plantas jovens de Astronium graveolens Jacq. fumigadas com ozônio." Hoehnea 42, no. 4 (December 2015): 687–94. http://dx.doi.org/10.1590/2236-8906-05/rad/2015.

Full text
Abstract:
Astronium graveolens Jacq. é uma espécie arbórea de grande ocorrência na floresta atlântica de encosta e do interior do Estado de São Paulo. Como as concentrações de ozônio (O3) no Estado de São Paulo são fitotóxicas, decidiu-se avaliar algumas respostas fisiológicas e bioquímicas da espécie ao O3 devido sua importância em programas de recuperação de áreas degradadas. Plantas jovens foram mantidas em câmaras fechadas, uma com ar filtrado (AF) e outra com ar filtrado enriquecido com O3 (AF + O3, 100 ppb, 4 h dia-1, 7 dias, n = 9). As injúrias foliares foram avaliadas diariamente e ao final da fumigação foram determinadas a assimilação de carbono (A), condutância estomática (gs), transpiração (E), concentração interna de CO2 (Ci), assimilação máxima de carbono (Amax), peroxidação de lipídios (PL) e permeabilidade relativa de eletrólitos (PRE). O O3 induziu o surgimento de injúrias foliares e reduziu A, gs, E e Amax, porém não alterou Ci, PL e PRE. A espécie é medianamente sensível ao O3. Experimentos de longa duração devem ser realizados para verificar se a redução nas trocas gasosas pode prejudicar o crescimento a ponto de reduzir sua aplicação em programas de reflorestamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vega-Pérez, Luz Amelia, and Katya Patrícia Schinke. "Checklist do filo Chaetognatha do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 541–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500021.

Full text
Abstract:
O filo Chaetognatha é constituído de um pequeno número de animais marinhos deuterostomados, filogeneticamente isolados, de simetria bilateral e corpo alongado em forma de torpedo ou seta, cujo comprimento pode variar de 2 a 120 mm. O corpo é dividido em três regiões: cabeça, tronco e cauda. A cabeça apresenta um par de olhos e a boca situada no vestíbulo ventral, a qual é circundada por uma coroa de espinhos fortes e por uma ou duas fileiras de dentes. O tronco possui um ou dois pares de nadadeiras laterais e a cauda uma nadadeira na extremidade posterior. São hermafroditas protândricos sendo em geral a fecundação cruzada, interna, e o desenvolvimento direto. São predadores que se alimentam de uma grande variedade de organismos. O canibalismo também é observado no grupo. Os quetógnatos desempenham papel fundamental na teia trófica marinha, como carnívoros primários e item alimentar de organismos planctófagos especialmente peixes de interesse comercial. São considerados bons indicadores de áreas de pesca, potencialmente importantes, grandes produtores de matéria orgânica particulada e peça chave no fluxo do carbono nos oceanos. Mais recentemente, foram reconhecidos como hospedeiros intermediários no ciclo de vida de vários grupos de parasitas marinhos. Os quetógnatos são encontrados em todos os mares, oceanos e regiões estuarinas, sendo mais abundantes entre os 100 e 200 m de profundidade. Com exceção dos componentes da família Spadellidae, que agrupa espécies bentônicas, a grande maioria é planctônica. A distribuição desses organismos é influenciada em geral pelas condições hidrológicas, sendo algumas espécies usadas como indicadoras de massas de água. No momento, 209 espécies de Chaetognatha foram descritas no mundo, das quais 29 ocorrem no Atlântico Sul e 25 em águas brasileiras. No estado de São Paulo, apenas, 14 espécies foram encontradas nas regiões costeiras e oceânicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Martinelli, Luiz Antonio, Alexandre Marco da Silva, Plínio Barbosa de Camargo, Luiz Roberto Moretti, Andréa Cristina Tomazelli, Daniela Mariano Lopes da Silva, Evandro Gaiad Fischer, Kathia Cristhina Sonoda, and Marcos S. M. B. Salomão. "Levantamento das cargas orgânicas lançadas nos rios do estado de São Paulo." Biota Neotropica 2, no. 2 (2002): 1–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032002000200006.

Full text
Abstract:
Os parâmetros: volume de esgoto gerado, volume de esgoto tratado, cargas poluidoras domiciliar potencial e remanescente, cargas equivalentes de carbono e nitrogênio foram estimados neste estudo a partir dos dados populacionais do censo 2000 do IBGE para todos os municípios do Estado de São Paulo bem como as bacias hidrográficas dos rios Piracicaba, Mogi-Guaçu, Turvo, Peixe, Aguapeí, São José dos Dourados, Itapetininga, Apiaí, Taquari e Paranapanema,. Para essas estimativas foram levados em consideração o nível de atendimento das populações pela existência de redes coletoras de esgoto e a existência ou não de algum tipo de tratamento de esgoto em cada município do Estado. Todas essas estimativas encontram-se disponíveis em www.cena.usp.br/biota. Apesar da preocupação histórica do Governo Paulista com saneamento básico, somente 17% do esgoto gerado no Estado sofre algum tipo de tratamento prévio. Portanto, a carga domiciliar remanescente é extremamente elevada. Esse aporte extra de matéria orgânica causa mudanças profundas nos corpos hídricos receptores. Dentre as bacias hidrográficas acima citadas, a bacia do rio Piracicaba é a mais severamente afetada por despejos de esgoto doméstico, seguida pelas bacias dos rios Mogi e Turvo. Por outro lado, as bacias do Alto Paranapanema (Itapeteninga, Apiaí, Taquari e Paranapanema) são as menos afetadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mahiques, Michel Michaelovitch de. "Dinâmica sedimentar atual nas enseadas da região de Ubatuba, estado de São Paulo." Boletim do Instituto Oceanográfico 43, no. 2 (1995): 111–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0373-55241995000200003.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem, como objetivo, o estabelecimento de um modelo de sedimentação para as enseadas semi-confinadas da região costeira de Ubatuba, Estado de São Paulo, a partir da identificação dos principais mecanismos de aporte e remobilização de sedimentos e da definição de sua variabilidade. A área de estudo compreende cinco enseadas: Ubatuba, Toninhas, Flamengo, Fortaleza e Mar Virado. A metodologia de trabalho consistiu de cinco séries de estações fixas de correntometria e termossalinometria e seis séries de perfis de termossalinometria, executadas a intervalos aproximados de 3 meses, além da coleta de 115 amostras de sedimentos superficiais. Os sedimentos foram analisados quanto a granulometria, teores de carbono e nitrogênio orgânicos e carbonato biodetrítico e quanto aos constituintes da fração grossa. Os resultados demonstraram a existência de condições dinâmicas para a remobilização de sedimentos arenosos finos, durante a passagem de sistemas frontais sobre a área, e para o transporte de material em suspensão durante todo o período investigado. Indicam, também, a existência de padrões de sedimentação próprios para cada enseada, levando a uma variabilidade espacial dos tipos sedimentológicos, como função das características fisiográficas e hidrodinámicas de cada unidade. É feita, também uma avaliação da importância das áreas continentais no aporte de sedimentos terrígenos e, particularmente, da matéria orgânica, para a área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Figueiredo, Luiz Tadeu Moraes, Amélia P. A. Travassos da Rosa, and Adhemar Mário Fiorillo. "Prevalência de anticorpos neutralizantes para o arbovirus Piry em individuos da região de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 27, no. 3 (June 1985): 157–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651985000300008.

Full text
Abstract:
Como parte de um inquérito sorológico pesquisando anticorpos para arbovírus, em habitantes da região de Ribeirão Preto, 202 soros foram testados por neutralização em camundongos, para o vírus Piry. Trata-se de um vesículo-vírus (Rhabdoviridae) isolado em Belém do Pará, das vísceras de um marsupial e do sangue de um caso humano. O Piry é causa de doença humana aguda febril. Desconhece-se seus reservatórios animais, vetores e seu ciclo biológico. Os 202 soros testados foram obtidos por venopunção, de moradores adultos em áreas rurais e urbana da cidade de Ribeirão Preto. Os resultados mostraram prevalência de 14,3% de anticorpos neutralizantes para o vírus Piry. Conclui-se que infecções pelo Piry, ou outro agente antigenicamente relacionado, ocorram endemicamente nesta região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Vega-Pérez, Luz Amelia, Meiri Aparecida Gurgel de Campos, and Katya Patrícia Schinke. "Checklist da classe appendicularia (Chordata: Tunicata) do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 761–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500037.

Full text
Abstract:
Os tunicados da classe Appendicularia são organismos pelágicos, exclusivamente marinhos, caracterizados pela ausência da cavidade branquial e da cloaca, bem como pela retenção de notocorda e cauda muscular no estágio adulto. O corpo, delicado e transparente, é formado pelo tronco que raramente excede os 5 mm e pela cauda, várias vezes mais longa que o tronco. São hermafroditas protândricos, exceção feita à espécie Oikopleura dioica, que na época da reprodução lançam os gametas na água onde ocorre a fecundação. Os apendiculários se alimentam basicamente de pico-nanoplâncton, bem como de pequenas diatomáceas, vírus, bactérias e material coloidal. Durante a alimentação utilizam a casa ou "house", secretada pelo epitélio glandular do tronco, que possui filtros internos para concentrar as partículas antes de serem selecionadas e ingeridas. Na teia alimentar marina, são elo importante entre o pico-nanoplâncton e os níveis tróficos superiores já que servem de alimento para os outros componentes do zooplâncton, incluindo peixes de interesse comercial. Sua elevada taxa de fecundidade e de crescimento, aliada à capacidade de produzir quantidades significativas de matéria orgânica representada pela casas descartadas e pelotas fecais, os tornam peça fundamental no fluxo de energia. A neve marinha produzida por estes organismos, representa uma importante fonte de carbono para as camadas mais profundas. Os apendiculários são encontrados em todas as regiões neríticas e oceânicas do mundo, sendo mais abundantes na camada dos 100 a 200 m, embora algumas espécies habitem as regiões meso e batipelágicas. A maior diversidade de espécies foi registrada em águas quentes. Das 82 espécies identificadas até o momento em todo o mundo, 43 foram citadas para o Oceano Atlântico Sul, 29 para as águas brasileiras e 20 espéies para o Estado de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Coelho, Maurício Rizzato, Pablo Vidal-Torrado, Xosé Luiz Otero Pérez, Vanda Moreira Martins, and Felipe Macías Vázquez. "Química e gênese de solos desenvolvidos sob vegetação de restinga no estado de São Paulo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 6 (December 2010): 1951–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000600020.

Full text
Abstract:
As áreas arenosas e de solos pobres com vegetação característica das planícies costeiras brasileiras são genericamente denominadas de restinga. Os solos desses ambientes foram muito pouco estudados. Para este estudo, selecionaram-se áreas de restinga dos municípios paulistas de Cananeia, Ilha Comprida e Bertioga devido à existência de diferentes unidades sedimentares, de vegetação remanescente e de solos, representativos da planície costeira do Estado de São Paulo. Nesses locais foram descritos e amostrados 31 perfis, muitos deles em cronossequência, objetivando caracterizá-los quimicamente e convergir evidências analíticas para elucidação dos principais mecanismos envolvidos na gênese dos Espodossolos - estes de ampla ocorrência no ecossistema restinga, componente do bioma Mata Atlântica nas planícies costeiras do Sudeste do Brasil. Para isso, foram utilizados procedimentos analíticos de rotina para fins de levantamento e classificação de solos, bem como de dissoluções seletivas dos elementos Fe (ditionito-citrato, oxalato e pirofosfato) e Al (ditionito-citrato, oxalato, pirofosfato, CuCl2, LaCl3 e KCl), os quais permitiram as seguintes interpretações: (a) a maioria dos solos de restinga estudados mostra-se de textura essencialmente arenosa e predominância de areia fina, com baixas soma e saturação por bases, reação extrema a fortemente ácida, capacidade de troca de cátions dependente da matéria orgânica e dominada por Al trocável, havendo aumento do conteúdo e estabilidade de carbono orgânico em profundidade. Esses atributos refletem a influência tanto do material de origem como do processo pedogenético predominante nesses ambientes: a podzolização; (b) o Al é o principal cátion envolvido na podzolização e suas formas ativas são: complexos de Al-húmus e compostos inorgânicos pouco cristalinos; (c) alguns horizontes espódicos com subscrito "s" (Bs, Bhs e Bsm), situados na base de perfis bem drenados, detêm os maiores valores de saturação por Al no húmus e estabilidade da interação carbono-metal entre todas as amostras e horizontes estudados; (d) existe estreita relação entre a idade dos Espodossolos e os atributos químicos analisados: os mais antigos (Cananeia) diferenciam-se dos demais quer pelos maiores conteúdos médios de C e de Al ativo (Al trocável, Al oxalato e Al pirofosfato), quer pela maior estabilidade da interação Al-húmus nos horizontes espódicos; e (e) estes se formaram predominantemente às expensas dos eluviais, com atuação de processos de queluviação de Al-húmus e sua imobilização em profundidade à medida que há saturação do elemento nos complexos organometálicos que migram no perfil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Amaral, Luiz Augusto do, Antonio Nader Filho, Oswaldo Durival Rossi Junior, Fernanda Lúcia Alves Ferreira, and Ludmilla Santana Soares Barros. "Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais." Revista de Saúde Pública 37, no. 4 (August 2003): 510–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000400017.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Verificar a qualidade higiênico-sanitária da água de consumo humano em propriedades rurais por meio da contagem de indicadores microbiológicos de potabilidade. MÉTODOS: Foram colhidas 180 amostras de água utilizada para consumo humano das fontes, reservatórios e ponto de consumo em 30 propriedades rurais, situadas na região Nordeste do Estado de São Paulo. Determinou-se o número mais provável de coliformes totais, Escherichia coli e o número de microrganismos mesófilos. Foi verificada a presença de medidas de proteção das fontes de abastecimento. RESULTADOS: Os resultados evidenciaram que 90% das amostras de água das fontes, 90% dos reservatórios e 96,7% de água de consumo humano, colhidas no período de chuvas, e 83,3%, 96,7% e 90%, daquelas colhidas respectivamente nos mesmos locais, durante a estiagem, estavam fora dos padrões microbiológicos de potabilidade para água de consumo humano. CONCLUSÕES: A água utilizada nas propriedades rurais foi considerada um importante fator de risco à saúde dos seres humanos que a utilizam. A adoção de medidas preventivas, visando à preservação das fontes de água, e o tratamento das águas já comprometidas são as ferramentas necessárias para diminuir consideravelmente o risco de ocorrência de enfermidades de veiculação hídrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

D'Amelio, Monica Tais Siqueira, Larissa Cristina Luiz Campo, and Débora Souza Alvim. "ESTUDO DA VARIABILIDADE DO MONÓXIDO DE CARBONO ATMOSFÉRICO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS – SP E COMPARAÇÃO COM SÃO PAULO – SP." Ensaios USF 1, no. 1 (December 18, 2017): 80–90. http://dx.doi.org/10.24933/eusf.v1i1.50.

Full text
Abstract:
O gás monóxido de carbono (CO) é considerado um dos piores poluentes atmosféricos devido aos danos que causa à saúde humana e ambiental. Diversos estudos sobre o comportamento deste gás na atmosfera foram realizados em grandes cidades e relacionados à emissão veicular e queima de biomassa. No estado de São Paulo, muitas indústrias estão concentradas no interior do estado e emitem grande quantidade de poluentes atmosféricos. Este estudo visou o estudo da variabilidade do gás CO nas cidades de Campinas e Paulínia, região de Campinas – SP, e no centro da cidade de São Paulo, para identificar as principais fontes de CO nesta região. Foram utilizados dados disponíveis na plataforma Qualar da CETESB entre os anos de 2000 e 2017. O estudo da série temporal do CO nos três locais mostrou diminuição da concentração de CO na atmosfera. A comparação com outras variáveis como umidade relativa da atmosfera, direção do vento, materiais inaláveis e fumaça, mostrou que a emissão de CO está intimamente relacionada à emissão veicular e pouco relacionada às indústrias da região. Foram identificadas interferências das condições climáticas na concentração de CO na atmosfera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Cardoso, L. R., D. Martins, E. S. Mori, and M. A. Terra. "Variabilidade genética entre populações de Pistia stratiotes." Planta Daninha 23, no. 2 (June 2005): 181–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582005000200003.

Full text
Abstract:
O manejo de plantas daninhas em ambientes aquáticos requer cuidado diferencial e específico, a fim de evitar a contaminação ou alteração nas funções dos corpos hídricos e otimização do custo-benefício das operações. O estudo das características genéticas de populações de plantas daninhas aquáticas fornece informações que podem auxiliar no seu controle e manejo. A alface-d'água é uma planta aquática flutuante livre amplamente distribuída em todo o Brasil, mas é em ambientes aquáticos eutrofizados que essa e outras espécies de rápido desenvolvimento causam problemas sociais e econômicos, devido à grande massa vegetal produzida. Este estudo caracterizou geneticamente populações de alface-d'água coletadas em 15 reservatórios de hidrelétricas (Barra Bonita-BAB, Bariri-BAR, Ibitinga-IBI, Chavantes-CHA, Salto Grande-SAG, Jurumirim-JUR, Promissão-PRO Jaguari-JAG, Nova Avanhandava-NAV, Mogi-Guaçu-MOG, Limoeiro-LIM, Três Irmãos-TRI, Ilha Solteira-ILS, Jupiá-JUP e Porto Primavera-PPR) do Estado de São Paulo. As análises foram realizadas no NUPAM (Núcleo de Pesquisas Avançadas em Matologia), ligado à FCA/UNESP, campus de Botucatu-SP. A técnica utilizada no estudo da diversidade genética foi o RAPD. Os materiais amostrados nos reservatórios do Estado foram muito similares em sua maioria. As populações de NAV, MOG, IBI, JUR, PRO e CHA foram idênticas geneticamente. BAB e SAG, LIM e TRI também foram muito parecidas, apresentando índice de distância genética de 0,0093 e 0,0178, respectivamente. A grande maioria dos reservatórios estudados (93%) apresentou distâncias inferiores a 0,30, formando um grupo definido. No entanto, a população de Jupiá, em média, foi a que apresentou maior diversidade genética (0,45).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carvalho, Maria Esther de, Rubens Antonio da Silva, José Maria Soares Barata, Maria de Fátima Domingos, Ricardo Mário de Carvalho Ciaravolo, and Fabiana Zacharias. "Soroepidemiologia da tripanosomíase americana na região do litoral sul, São Paulo." Revista de Saúde Pública 37, no. 1 (February 2003): 49–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102003000100009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar dados de reações sorológicas realizadas em dois períodos, entre fins da década de 1960 e o ano de 1983, quando a sorologia passou a complementar a informação sobre triatomíneos vetores do Estado de São Paulo e, de 1984 até 1999, caracterizando o panorama atual da endemia nessa região. MÉTODOS: Foram realizadas análises soroepidemiológicas de reações, obtidas em inquéritos escolares (fins da década de 1960 e entre 1973 e 1983), em inquéritos populacionais em Cananéia, Iguape e Peruíbe (entre 1980 e 1982) e em moradores de unidades domiciliares. Os resultados da análise foram associados a informações obtidas sobre os vetores encontrados. RESULTADOS: Manteve-se a sororreatividade entre escolares em patamares baixos, porém constantes, ao longo dos anos 1973 a 1982, tornando-se nulos em 1983. A curva de freqüência de distribuição de títulos demonstrou um padrão típico de área negativa no município de Cananéia e de baixa endemicidade nos demais. A investigação de casos revelou predominância de importados e, quando autóctones, sugestivos de transmissão oral. Foram observadas 1.261 unidades domiciliares com relato de presença de triatomíneos vetores (principais espécies: Panstrongylus megistus e Triatoma tibiamaculata), com um total de 5.338 amostras de sangue colhidas e 40 sororreagentes (0,75%). Exemplares adultos predominaram no intradomicílio e cerca da metade deles sem ingesta de sangue humano. Não foi observada diferença entre resultados de sorologia em moradores de casas com triatomíneos infectados e não infectados por Trypanosoma cruzi. CONCLUSÕES: Os resultados mostram ser necessário desenvolver um trabalho integrado entre instituições, que permita o isolamento e estudos de cepas e de isolados de tripanosomatídeos presentes em vetores, reservatórios (domésticos ou não) e humanos, com o objetivo de observar a interação dos pontos de vista evolutivo, de patogenia e de ecologia, de eventuais diferentes linhagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ribeiro, Paola Cristina, and Luiz Fernando Costa Nascimento. "EFEITOS DOS POLUENTES ATMOSFÉRICOS E INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR DOENÇAS CARDIOVASCULARES NO MUNICÍPIO DE TAUBATÉ- SP." Revista Univap 22, no. 40 (February 13, 2017): 529. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1143.

Full text
Abstract:
Com o desenvolvimento das cidades e o aumento da população, altas taxas de poluentes são emitidos na atmosfera, ao mesmo tempo milhões de reais são gastos com internações por doenças cardiovasculares, nas grandes cidades como no estado de São Paulo. O efeito desses poluentes gera custos e danos à saúde, tendo que se estudar a sua significância nas internações por doenças do aparelho cardiovascular. Este estudo apresenta uma analise do levantamento dos dados dos poluentes atmosféricos, como o gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx), material particulado (MP), disponibilizados pelo programa CCATT-BRAMS do CEPTEC-INPE, e as internações hospitalares no município de Taubaté-SP, no período de agosto de 2011 a julho de 2012.Palavras-chave: aparelho cardiovascular, poluição, internações, estudo ecológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cunha, Davi Gasparini Fernandes, Maria do Carmo Calijuri, Marta Condé Lamparelli, and Nelson Menegon Jr. "Resolução CONAMA 357/2005: análise espacial e temporal de não conformidades em rios e reservatórios do estado de São Paulo de acordo com seus enquadramentos (2005-2009)." Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, no. 2 (June 2013): 159–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000200008.

Full text
Abstract:
A Resolução CONAMA 357/2005 estabeleceu condições de qualidade para o enquadramento dos sistemas aquáticos no Brasil. Essa pesquisa avaliou os níveis de não conformidade entre a qualidade de rios e reservatórios do estado de São Paulo e o seu enquadramento para algumas variáveis. Foram analisados dados (n=43.897) de fósforo total, oxigênio dissolvido, nitrato, turbidez e Demanda Bioquímica de Oxigênio de 360 pontos amostrais nas 22 UGRHIs (Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos) de SP. A situação se apresentou mais crítica para o fósforo total e o oxigênio dissolvido, sobretudo nas UGRHIs industriais. Entre 2005 e 2009, não houve melhoria significativa em relação aos resultados desconformes para algumas variáveis. Há necessidade de investimentos no tratamento de esgotos em nível terciário e de medidas para atenuar a geração de cargas difusas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Miranda, Cristina, Cristiano C. A. Marques, and José L. Massa. "Sensoriamento remoto orbital como recurso para análise da ocorrência da leishmaniose tegumentar americana em localidade urbana da região Sudeste do Brasil." Revista de Saúde Pública 32, no. 5 (October 1998): 455–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101998000500008.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A ocorrência de leishmaniose tegumentar americana na região do Vale do Paraíba e litoral Norte do Estado de São Paulo foi estudada por meio de sensoriamento remoto orbital e de mapas da região. MÉTODO: As áreas consideradas de risco foram localizadas numa composição de imagens das bandas TM-3,4 e 5 do satélite Landsat, a vegetação arbustiva foi identificada e se procuraram correlações entre aquelas áreas e as características ambientais relevantes e suas mudanças. RESULTADOS: Foi caracterizada uma área de risco que pode se provar um macro habitat para vetores, reservatórios e agentes etiológicos. A busca de mudanças na paisagem e a avaliação dos dados meteorológicos não forneceram nenhum incremento dos possíveis fatores de risco. CONCLUSÕES: Existe plena correlação entre as áreas consideradas de risco e a presença de córregos e vegetação arbustiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Campos, Heraldo Cavalheiro Navajas Sampaio. "Metodologia para estudos da qualidade das águas subterrâneas e sua aplicação para caracterização hidrogeoquímica do Aquífero Guarani." Terrae Didatica 9, no. 2 (June 25, 2015): 114. http://dx.doi.org/10.20396/td.v9i2.8637400.

Full text
Abstract:
O Aquífero Guarani é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do planeta e representa uma reserva estratégica para os quatro países da América do Sul – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – onde ele ocorre. O município de Ribeirão Preto, localizado na região Nordeste do Estado de São Paulo, com uma população de mais 600 mil habitantes, é suprido inteiramente pelas águas do aquífero. Nesse município e região vem ocorrendo o uso intensivo de água subterrânea e uma numerosa quantidade de poços em atividade já evidenciam problemas de interferência entre eles. Ao mesmo tempo, percebe-se o aumento do risco de contaminação das águas subterrâneas por incremento de fontes instaladas sobre as partes aflorantes do aquífero (principalmente as relacionadas ao uso de agrotóxicos na agricultura), que são de alta vulnerabilidade. Este trabalho apresenta metodologia para investigação de dados de qualidade química de águas subterrâneas e sua aplicação para a caracterização hidrogeoquímica do Aquífero Guarani, no âmbito do território ribeirão-pretano e região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Nascimento, Luiza Silva do, and Kargean Vianna Barbosa. "Avaliação do potencial para a geração de agregados carbono negativos no Brasil." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 7 (August 10, 2020): 338–48. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.007.0028.

Full text
Abstract:
As mudanças climáticas são um problema ambiental que causa crescente preocupação na sociedade. Quando se busca solucionar esta questão, diminuir as emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa se apresenta como um grande desafio. Diante disso, o objetivo desse trabalho foi determinar o potencial da produção de agregados para concreto carbono negativos no Brasil, utilizando CO2 capturado de usinas de etanol e escória de siderurgia como matérias primas. Essa avaliação foi conduzida através da determinação do local ideal para instalação deste empreendimento e da estimativa do custo de produção que permite a viabilidade deste produto. Para este fim, foram listadas e mapeadas possíveis fontes de dióxido de carbono e de escória, e operações de geoprocessamento foram aplicadas a esses dados para encontrar o local mais propício para a instalação do empreendimento. 410 usinas de açúcar e etanol e 28 usinas siderúrgicas foram listadas e mapeadas. Devido à grande disponibilidade de matéria prima e a pequena distância entre as fontes, o local considerado mais propício para a instalação desse empreendimento foi Piracicaba no estado de São Paulo. O custo de produção que permite a viabilidade do projeto foi de R$: 9.742.924 reais por ano, e apesar desse valor ser baixo, com incentivos governamentais a viabilidade desse empreendimento aumentaria consideravelmente, se tornando uma alternativa para a destinação de escória e uma forma lucrativa de reduzir emissões de dióxido de carbono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Leite, Vinicius Pazini, Daniela Debone, and Simone Georges El Khouri Miraglia. "Emissões de gases de efeito estufa no estado de São Paulo: análise do setor de transportes e impactos na saúde." VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 32, no. 3 (December 22, 2020): 143–53. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v32i3.12220.

Full text
Abstract:
As ações antrópicas têm sido responsáveis por incontáveis impactos negativos para a sociedade. Neste cenário, pode-se destacar as mudanças climáticas como um dos maiores desafios do século XXI, implicando em perdas socioeconômicas e à saúde global. Os grandes centros urbanos sofrem profundamente as consequências causadas pelas mudanças climáticas e degradação da qualidade do ar, bem como contribuem diretamente para a intensificação desses processos. O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente as séries temporais de gases de efeito estufa e a mortalidade por causas cardiorrespiratórias do estado de São Paulo, Brasil, durante o período de 2000 a 2018. Nossos resultados demonstraram que o setor de transportes se mostrou o principal emissor de dióxido de carbono (CO2) do estado, com média elevada de consumo de diesel, refletindo na forte correlação positiva e significativa entre as emissões e mortalidade por causas cardiovasculares e respiratórias, e assim, promovendo a importante discussão sobre a urgência de investimento em sistemas de transportes mais limpos, bem como soluções multimodais para o transporte de cargas e a necessidade de implementação de políticas adequadas de mitigação de emissões de CO2.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Brandão, João Luiz Boccia, and Priscila Marcon. "SIMCAP: ferramenta computacional para auxiliar a tomada de decisão sobre a implantação de sistemas de captação de águas pluviais." Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, no. 6 (December 2018): 1027–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018129229.

Full text
Abstract:
RESUMO Uma das soluções encontradas para superar o problema de disponibilidade de água e preservar os recursos hídricos é o uso de água pluvial. Isso é possível por meio da captação da precipitação em áreas impermeáveis e de seu armazenamento em reservatórios que viabilizem seu uso. Essa nota técnica apresenta uma ferramenta eletrônica denominada SIMCAP, que auxilia na tomada de decisão em relação ao volume de uma cisterna a ser implantada em edificações de municípios do estado de São Paulo. Para utilizar a ferramenta é necessário fornecer: um volume de reservatório, o município onde o sistema será instalado, a categoria da edificação e a demanda de água pluvial. A ferramenta traz como resultados informações técnicas relativas ao volume de reservatório sugerido pelo usuário quanto à garantia de abastecimento, além da economia de água e financeira que resultam da implantação do sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Andrade, Raísa Gabrielle dos Santos, Ellen Cristina Barbosa dos Santos, Carla Regina de Souza Teixeira, Jéssica Magalhães Felipe Batista, Clarissa Cordeiro Alves Arrelias, Liudmila Miyar Otero, and Plinio Tadeu Istilli. "Processos judiciais para aquisição de bomba de insulina em Ribeirão Preto." Revista Bioética 26, no. 1 (January 2018): 102–8. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422018261231.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se analisar ações judiciais individuais para a aquisição de bomba de insulina movidas por usuários do Sistema Único de Saúde em município do estado de São Paulo, mediante estudo exploratório-descritivo do tipo documental e estatístico, de caráter quantitativo. Foram identificados 40 (6,2%) processos relacionados a demandas por bombas de insulina do total de 636 processos. A maioria das ações foi impetrada por homens para pacientes na faixa etária entre 11 e 20 anos. Foram também identificadas ações para adquirir medicamentos e outros insumos, como glicosímetros, conjuntos de infusão e reservatórios de insulina. O estudo tem como intuito promover discussões sobre direitos e assistência integral da pessoa com diabetes mellitus. Assim, espera-se contribuir para o entendimento de como o processo de judicialização pode auxiliar os usuários a buscar novas perspectivas para o cuidado com a doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silva Junior, Rosiberto Salustiano da, and Maria de Fátima Andrade. "Validação de poluentes fotoquímicos e inclusão do inventário de emissões no modelo de qualidade do ar WRF/CHEM, para a região metropolitana de São Paulo." Revista Brasileira de Meteorologia 28, no. 1 (March 2013): 105–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862013000100010.

Full text
Abstract:
Este trabalho mostra os resultados das aproximações feitas para o inventário de emissões de poluentes da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e transformações necessárias para serem implementadas no modelo fotoquímico WRF/CHEM ("Weather Research and Forecasting / CHEMistry"). Portanto, o objetivo é avaliar a eficiência do modelo WRF/CHEM em simular os poluentes fotoquímicos para a RMSP, utilizando as concentrações de monóxido de carbono (CO) e ozônio troposférico (O3). O WRF/Chem é um modelo de previsão de tempo, clima e qualidade do ar, que resolve em conjunto e de forma simultânea os modulos de meteorologia e química. A RMSP é considerada uma das dez maiores metropoles do mundo, e sofre igualmente a outros centros urbanos com o problema da poluição atmosférica. Pesquisas realizadas na RMSP mostram que os automóveis são as principais fontes de CO, hidrocarbonetos totais (HC) e Óxidos Nitrogenados (NOx). Para Óxidos de Enxofre (SOx), as indústrias e os automóveis são fontes importantes na emissão de SOx e emissão de partículas inaláveis (PM10). Outro fator muito importante é a ressuspensão de partículas do solo e formação de aerossóis secundários. Para estimar as emissões será usado o estudo do inventário feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) para o ano de 2006, onde estas informações serão trabalhadas para adequação ao formato de entrada do modelo WRF/Chem, pois esse levantamento anual de emissãos de poluentes é feito para toda a RMSP. Logo, algumas das propostas foram de gerar aproximações para tornar as emissões mais representativas, em termos de distribuição espacial e temporal. Os resultados mostraram que tais aproximações melhoram a previsão da concentração de ozônio (O3) e de CO em cerca de 25%, atingindo coeficientes de correlação de 0,79 para ozônio e 0,49 para monóxido de carbono, quando comparado os dados simulados e observados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Queiroz, Elvio Cardoso, Carlos Ducatti, Waldemar Gastoni Venturini Filho, Evandro Tadeu Silva, and Toshio Nojimoto. "Determinação da razão isotópica δ13C em bebidas comerciais a base de laranja." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 4 (August 2009): 1085–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000400020.

Full text
Abstract:
Conduziu-se este trabalho, com o objetivo de quantificar a proporção de carbono de fonte C3 (suco de laranja) e carbono C4 (açúcar de cana) em bebidas comerciais à base de laranja. Foram analisadas isotopicamente 33 diferentes marcas comerciais de bebidas de laranja. A composição isotópica do carbono (δ13C) foi determinada por espectrometria de massa de razão isotópica (IRMS). As equações empregadas para quantificar a proporção da fonte C3 e C4 de carbono nas bebidas apresentam fatores de correções baseados na concentração de açúcares redutores totais em relação aos sólidos solúveis. Os sólidos insolúveis (polpa) foram usados como padrão isotópico interno do suco de laranja empregado na formulação da bebida comercial, o que permitiu a quantificação de fonte C3 nessas bebidas. As análises isotópicas das bebidas comerciais mostraram quatro adulterações, sendo uma amostra de suco de laranja integral, uma amostra de suco concentrado, duas amostras de suco adoçado de laranja. Para amostras com ausência de polpa na sua constituição, adotou-se como padrão de fonte C3 o valor isotópico de δ13C -26,19‰, proveniente da compilação de um banco de dados de 31 amostras de sucos puros de laranja provenientes de 12 regiões produtoras do Estado de São Paulo. Nas bebidas denominadas repositores energéticos, bebida mista e "frutas cítricas", o valor isotópico de 13C foi similar ao açúcar de cana (δ13C -12,48‰), indicando pouco suco de fruta em sua formulação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Varo, Samuel Dutra, Carlos Henrique Gomes Martins, Miguel Jorge de Oliveira Cardoso, Flávio Garcia Sartori, Lílian Bueno Montanari, and Regina Helena Pires-Gonçalves. "Isolamento de fungos filamentosos em água utilizada em uma unidade de hemodiálise." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 40, no. 3 (June 2007): 326–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822007000300015.

Full text
Abstract:
A despeito da relativa freqüência de infecções fúngicas oportunísticas em pacientes sob hemodiálise, os reservatórios ambientais destes permanecem desconhecidos, embora alguns estudos recentes tenham correlacionado o suprimento de água como fonte desses microrganismos. O objetivo deste trabalho foi monitorar a qualidade micológica do sistema hídrico de uma Unidade de Hemodiálise, do interior do Estado de São Paulo, Brasil, no período entre abril e julho de 2006. Foram coletadas amostras (15), de 1000mL em 7 pontos de distribuição de água empregando-se técnica da membrana filtrante (0,45µm). Foram isolados 116 fungos filamentosos, dos quais 47 (40,5%) Trichoderma sp, 29 (25%) Cladosporium sp, 16 (13,8%) Aspergillus sp e 11 (9,5%) Fusarium sp. Mediante os resultados, sugerimos que suprimentos de água para Unidades de Hemodiálise devam ser monitorados também quanto ao aspecto micológico, adotando-se medidas profiláticas eficazes que minimizem a exposição destes pacientes imunodeficientes a fontes aquáticas ambientais contaminadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rosa, Rafael Amorim, Marina Donária Chaves Arantes, Juarez Benigno Paes, Wendel Sandro de Paula Andrade, and Jordão Cabral Moulin. "Qualidade do carvão vegetal para o consumo doméstico." Journal of Biotechnology and Biodiversity 3, no. 2 (May 16, 2012): 41–48. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v3n2.rosa.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo analisar da qualidade do carvão vegetal, voltado para o consumo doméstico, comercializado nos seguintes municípios do Estado do Espírito Santo: Alegre; Jerônimo Monteiro e Cachoeiro de Itapemirim. Foram analisadas características do carvão vegetal, tais como a densidade relativa aparente, umidade, teor de materiais voláteis, teor de cinzas, teor de carbono fixo, poder calorífico superior, análise elementar e os resultados foram comparados com os parâmetros exigidos pelo Selo Premium do Estado de São Paulo. Verificou-se que, apenas uma amostra no município de Alegre e outra amostra no município de Jerônimo Monteiro não apresentaram qualidade satisfatória para o consumo doméstico. Já no município de Cachoeiro de Itapemirim, todas as amostras apresentaram melhores qualidades físicas e químicas, em média, quando comparado aos carvões comercializados nos outros dois municípios, todavia, não atendiam às especificações do Selo Premium em razão da alta umidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Thanan Walesza Pequeno, Ulisses Silva Guimarães, Luiz Henrique da Silva Rotta, Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe, Enner Alcântara, and Nilton Nobuhiro Imai. "DELINEAMENTO AMOSTRAL EM RESERVATÓRIOS UTILIZANDO IMAGENS LANDSAT-8/OLI: UM ESTUDO DE CASO NO RESERVATÓRIO DE NOVA AVANHANDAVA (ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL)." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 2 (June 2016): 303–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000200017.

Full text
Abstract:
O uso do sensoriamento remoto voltado para a determinação de amostras de campo é de grande valia para estudos ambientais, uma vez que as imagens de satélite apresentam atributos capazes de avaliar a variabilidade espectral da superfície da água considerando uma área extensa. Desse modo, a abordagem deste trabalho objetiva definir um método de seleção estratificada de amostras baseada na variabilidade de imagens no espectro do visível e infravermelho oriundos do sensor Landsat-8/OLI. O método conta com a utilização de dados raster que representam o desvio padrão de uma série temporal de imagens Landsat-8/OLI e em seguida a definição automática de pontos de campo apoiada na técnica de amostragem estratificada aleatória. A escolha da imagem que deu origem a seleção dos pontos foi baseada na componente de maior variabilidade espectral por meio da técnica de Principal Componente. Como resultado foram obtidos vinte pontos representativos de um total de seis classes espectralmente semelhantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodella, R. A., N. V. Costa, L. D. N. C. Costa, and D. Martins. "Diferenciação entre Egeria densa e Egeria najas pelos caracteres anatômicos foliares." Planta Daninha 24, no. 2 (June 2006): 211–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582006000200002.

Full text
Abstract:
Dentre as plantas daninhas aquáticas imersas de maior importância nos reservatórios de usinas hidrelétricas e em represas de pequeno porte no Brasil, destacam-se as espécies Egeria densa e Egeria najas, cuja identificação pode ser difícil na fase vegetativa. O objetivo deste trabalho foi diferenciar cinco acessos de E. densa e três de E. najas, coletados nos reservatórios de Jupiá, Salto Grande, Três Irmãos, Promissão, Nova Avanhandava e Ibitinga, do complexo da Companhia Energética de São Paulo (CESP) do Estado de São Paulo, quanto às características anatômicas descritivas e quantitativas do limbo foliar, procurando-se obter melhor entendimento sobre as relações dessas estruturas anatômicas com a penetração e translocação de herbicidas, além de auxiliar na identificação de acessos suscetíveis e resistentes a determinado produto químico. Amostras do terço médio do limbo foram fixadas em FAA 50, cortadas transversalmente em micrótomo rotatório com 8 mm de espessura e coradas com azul-de-toluidina. Foi analisada a estrutura foliar e foram quantificados os caracteres anatômicos da nervura central (% epiderme das faces adaxial e abaxial, % feixe vascular e % parênquima) e da região situada entre a nervura e o bordo do limbo (% epiderme das faces adaxial e abaxial e espessura da folha). Os dados das variáveis quantitativas foram submetidos aos testes estatísticos multivariados de Análise de Agrupamento e Análise de Componentes Principais. Houve formação de três grupos principais: o primeiro foi constituído pelos três acessos de E. najas; o segundo, por quatro acessos de E. densa; e o terceiro, por apenas um acesso de E. densa. O caráter que mais contribuiu para a diferenciação entre os acessos foi a % feixe vascular da nervura central, seguido da % epiderme da face abaxial da nervura central e % epiderme das faces adaxial e abaxial da região entre a nervura e o bordo foliar. Concluiu-se que a utilização de caracteres anatômicos quantitativos permitiu auxiliar na diferenciação dos acessos e das espécies estudadas; entretanto, devem ser incrementados os estudos relacionando a estrutura anatômica com a resistência e suscetibilidade aos herbicidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Barbosa, Luciana Pereira, Ezequiel Vieira dos Santos, Hermon Sousa Lima, Gislane Pinho de Oliveira, Othávio Henrique Queiroz de Sousa, and Valéria Pereira de Abreu. "Levantamento de emissões veiculares na Cidade de Balsas – MA." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 4, 2021): e3010816791. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16791.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um levantamento de emissões veiculares realizado a partir da coleta de dados em campo, através de estimativas de emissões veiculares locais com o auxílio de estudos levantados em bibliografia, levantamentos nos sites do Departamento de Trânsito do Maranhão – DETRAN MA de Balsas e de dados fornecidos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Dessa forma realizou-se o levantamento de dados sobre a frota circulante na cidade de Balsas – MA, foram calculadas as emissões locais totais em algumas vias da cidade e compararam-se com a quantidade de veículos, suas possíveis emissões e poluentes liberados por tipo de veículo. Foram avaliadas emissões de Dióxido de carbono (CO2), Gás metano (CH4), Monóxido de carbono (CO), Hidrocarbonetos não metanos (NMHC), Oxidos de nitrogênio (NOx), Áldeídos (RCHO) e Material particulado (MP). No levantamento das emissões nas vias Luís Gomes e São Pedro os veículos que apresentaram maiores quantidades foram as motocicletas seguidos dos automóveis. As maiores quantidades de emissões de (CO2) e (CO) foram provenientes das motocicletas. Enquanto os caminhões foram os maiores responsáveis das emissões de NMHC e os automóveis de (NOx). Espera-se que com esse trabalho a problemática das emissões veiculares tenham mais relevância perante os órgãos ambientais da cidade para e propiciem incentivos fiscais para possibilitar o estudo e mitigações sobre a poluição atmosférica de Balsas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Andrade, Letycia Paiva, Paulo Sérgio Tieppo Alves, Luiz Roberto Fontes, and Ana Cristina Mielli. "Caracterização do perfil epidemiológico de vítimas carbonizadas necropsiadas no IML-SP entre 2010 e 2015." Saúde, Ética & Justiça 22, no. 1 (June 10, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v22i1p3-8.

Full text
Abstract:
O monóxido de carbono faz parte do grupo dos poluentes gasosos e pode agir como um poderoso asfixiante químico, sendo responsável por elevadas taxas de mortalidade no mundo. Quando inalada, essa substância se difunde facilmente pela membrana alvéolo-capilar, e, uma vez na corrente sanguínea, liga-se facilmente à hemoglobina, devido à alta afinidade existente entre esta molécula e o monóxido de carbono. Consequentemente, quando o monóxido de carbono é ligado a hemoglobina, ele assume uma nova conformação irreversível, chamada de carboxihemoglobina. No estado de São Paulo, os cadáveres carbonizados são periciados no Instituto Médico-Legal, mais especificamente no núcleo da Antropologia Forense, área especializada na aplicação do conhecimento antropológico que tem como um dos objetivos identificar o indivíduo e diagnosticar a causa da sua morte. O estudo da concentração de monóxido de carbono no cadáver permite inferir se a carbonização ocorreu ante ou post mortem. Esta informação é altamente importante em termos legais para a aplicação de penalidades, em casos criminais. O objetivo do presente estudo foi caracterizar o perfil epidemiológico das vítimas carbonizadas necropsiadas entre os anos de 2010 e 2015, a fim de estabelecer se o óbito ocorreu antes ou após a carbonização. Os dados de 214 vítimas foram estudados e as informações coletadas foram agrupados de acordo com gênero, faixa etária, raça, local onde o corpo foi encontrado, causa da morte, presença ou ausência do Sinal de Montalti e concentração de carboxihemoglobina. Quanto ao perfil das vítimas, a maioria era do sexo masculino (78,5%), tinha raça branca (39,2%) e idade entre 16 e 47 anos (90,4%). A causa da morte variou entre os anos estudados, os corpos foram encontrados com maior frequência nas vias públicas (36,4%), em 48,1 % dos cadáveres o Sinal de Montalti estava ausente e em 33,2% dos casos a carboxihemoglobina estavam abaixo de 9%. Assim, estes dados permitem concluir que a maioria dos indivíduos estavam sem vida quando ocorreram as lesões pelo fogo, ou seja, a carbonização ocorreu post mortem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Latansio-Aidar, Sabrina Ribeiro, Ana Claudia Pereira de Oliveira, Humberto Ribeiro da Rocha, and Marcos Pereira Marinho Aidar. "Fitossociologia de um Cerrado denso em área de influência de torre de fluxo de carbono, Pé-de-Gigante, Parque Estadual de Vassununga, SP." Biota Neotropica 10, no. 1 (March 2010): 195–207. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000100020.

Full text
Abstract:
O domínio do Cerrado compreende uma área contínua nos estados centrais do Brasil e áreas disjuntas em outros estados, incluindo São Paulo. Essa vegetação ocupava originalmente 21% do território brasileiro, restando atualmente apenas 21,6% de sua extensão original. A área recoberta por essa vegetação em São Paulo cobria 14% de sua área total e seus remanescentes recobrem menos de 1% da ocorrência original dessa vegetação. Estudos recentes indicam que o valor da produtividade líquida no Cerrado Pé-de-Gigante (SP) constitui um pequeno dreno de carbono e indicou que a sazonalidade foi o fator determinante do valor observado. Os estudos dos fluxos de carbono em ecossistemas terrestres são raramente acompanhados de abordagens ecofisiológicas de modo a explorar a relação funcional das espécies que compõem o ecossistema e os valores líquidos obtidos para o mesmo. Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar estruturalmente a vegetação presente na área de maior influência da torre de fluxo instalada no Cerrado Pé-de-Gigante, visando possibilitar estudos relacionados à quantificação em longo prazo da dinâmica dos fluxos de água, energia e CO2 na vegetação de Cerrado. Para isso foram levantadas 20 parcelas (10 x 10 m) em 0,2 ha de Cerrado, e amostraram-se todas as plantas com perímetro ao nível do solo >6 cm (exceto lianas e árvores mortas). A distribuição das classes de diâmetro e estrutura vertical, assim como os parâmetros fitossociológicos foram analisados. Encontramos 1451 indivíduos, distribuídos em 85 espécies, 52 gêneros e 31 famílias. A densidade absoluta e área basal foram de 7255 ind. ha-1 e de 7,9 m².ha-1, respectivamente. A família Leguminosae apresentou o maior número de espécies (13). O Índice de diversidade de Shannon (H') foi 3,27 nats.ind-1. A distribuição em classes de diâmetro mostrou uma curva de "J" invertido, estando a maioria dos indivíduos na primeira classe. Concluímos que a área deve ser classificada como Cerrado denso, devido principalmente à dominância pela espécie arbórea Anadenanthera falcata, cuja ocorrência no estado foi relatada apenas em locais com solos ricos em saturação de bases na região das Cuestas Basálticas, devido também à maior área basal dos indivíduos, comparando com outros fragmentos de Cerrado. Além da espécie citada, Myrcia lingua e Xylopia aromatica, apresentaram os maiores IVI (Valor de importância).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Forattini, Oswaldo Paulo, Iná Kakitani, and Helene Mariko Ueno. "Emergência de Aedes albopictus em recipientes artificiais." Revista de Saúde Pública 35, no. 5 (October 2001): 456–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102001000500008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estimar o potencial de emergência média diária de adultos fêmeas de Aedes albopictus, espécie que, embora não tenha sido incriminada, até o momento, como vetora de dengue no Brasil, é muito próxima de Aedes aegypti. MÉTODOS: As observações foram realizadas quinzenalmente e de maneira ininterrupta na localidade de Pedrinhas, Estado de São Paulo, no período de 1996 a 2000. Para estimar a produtividade dos criadouros, mediu-se o índice de emergência (E). Foram utilizados dois reservatórios grandes e permanentes com mais de 10 litros de água, para que o líquido faltante fosse reposto a cada coleta. Os demais reservatórios (seis) foram representados por cubas com capacidade de 1 litro, sendo que, a cada cuba, foi adicionado 1 litro de água destilada. Posteriormente, a cada coleta, o volume de água foi reposto independentemente da pluviosidade. As associações foram estudadas pelo índice de correlação de Pearson. RESULTADOS: A emergência (E) do reservatório mantido descoberto foi de 66,5, maior do que a emergência da caixa d'água coberta, que foi de 12,2. Ambos os criadouros tiveram o caráter de "permanente" assegurado pela reposição do líquido, caso o volume diminuísse ao longo do tempo de observação. Não houve associação importante com as condições de pluviosidade e de temperatura. Os recipientes menores foram representados por cubas, em número de seis. Algumas delas mostraram associação com as condições meteorológicas e os índices de emergência (E), indicando os meses de menor pluviosidade como menos produtivos. Esses meses, de junho a novembro, seriam o lapso de tempo mais propício para realizar a operação de remoção mecânica de recipientes. CONCLUSÃO: As diferenças encontradas na produtividade dos dois reservatórios permanentes poderão, ao menos parcialmente, ser explicadas pela presença de matéria orgânica que serviria para a alimentação larval. Quanto aos recipientes transitórios, supõe-se que a época de menor pluviosidade seria a mais propícia para executar a limpeza dos quintais domésticos. Com isso, seria mais eficaz a diminuição da proliferação de mosquitos na estação seguinte. A presença de matéria orgânica na água dos criadouros poderá, se vegetal ou animal, trazer subsídios à separação das populações de Aedes aegypti e de Ae. albopictus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Lugoboni, Leonardo Fabris, Gabriela Santos Silva, Jessica Soares Souza, Joice Chiareto, and Marcus Vinicius Moreira Zittei. "Ações de sustentabilidade em transportadoras de cargas rodoviárias." REVISTA ENIAC PESQUISA 6, no. 1 (July 2, 2017): 44. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v6i1.427.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo analisar as ações relacionadas à sustentabilidade realizadas por duas transportadoras de cargas rodoviárias do estado de São Paulo, Brasil. O método utilizado foi o estudo de casos múltiplos, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista em profundidade. Por meio das análises pode-se perceber que ambas as transportadoras fazem uso da sustentabilidade como uma estratégia competitiva. Para o gestor entrevistado na empresa A, as ações mais importantes da empresa relacionam-se às reduções na emissão de carbono, incentivo a projetos sociais e práticas de sustentabilidade relacionadas à redução de custos. Para a empresa B o focos é a sustentabilidade na logística, mas também existem outras ações relacionadas à segurança no trabalho, estímulo ao voluntariado dos funcionários, controle das emissões de gases poluentes e adota a substituição do diesel comum. Essa pesquisa contribui para o início de estudos sobre a sustentabilidade empresarial dentro de transportadoras, procurando expor práticas utilizadas pelas mesmas, suas contribuições, sua postura diante a sociedade, além das preocações que transportadoras devem ter com relação à sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Belluta, Ivalde, Sílvio Alexandre Jesus, Márcio Piedade Vieira, Nelita Maria Corrêa, Vera Lúcia Mores Rall, and José Pedro Serra Valente. "Qualidade da Água, Carga Orgânica e de Nutrientes na Foz do Córrego da Cascata: Contribuição da Sub-Bacia para a Represa de Barra Bonita, Rio Tietê (SP) (Water Quality, Organic Loading and Nutrient Loading in the Mouth of Cascata Brook: The Subbasin...)." Revista Brasileira de Geografia Física 9, no. 1 (January 26, 2016): 305. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v9.1.p305-318.

Full text
Abstract:
O estudo das cargas orgânica e de nutrientes de uma sub-bacia hidrográfica é importante para quantificar o fluxo de energia ao longo de um rio até que chegue a um reservatório ou uma barragem. O objetivo deste estudo foi estimar a carga orgânica (CO) e as cargas de nitrogênio (CN) e fósforo (CP) na foz da sub-bacia do córrego da Cascata e avaliar a qualidade da água e sua contribuição na eutrofização do reservatório de Barra Bonita (rio Tietê, SP). Foram coletadas mensalmente (de maio/2011 a junho/2012) amostras de água e medidas de vazão (V) na foz do córrego da Cascata, junto ao córrego Água Fria. Foram determinados o pH e as concentrações de carbono orgânico total (COT), nitrogênio total (NT), fósforo total (PT), oxigênio dissolvido (OD); a demanda bioquímica de oxigênio (DBO5,20); a condutividade elétrica (CE); o cloreto (Cl). Foram realizadas análises microbiológica (coliformes termotolerantes (CT)) e estatística descritiva. Avaliou-se a influência do índice pluviométrico (IP) na vazão e nas cargas dos parâmetros analisados. A V média mensal na foz do córrego da Cascata foi de 81,5 L.s-1; a CO foi 1,35 g.s-1 ou 3,6 g.s-1 em OD; a CN, 0,21 g.s-1 e a CP, 0,007 g.s-1. A CE esteve acima do normal (100 uS/cm) em duas coletas, e a CT atingiu 1,1x105 NMP em uma amostragem. As sub-bacias contribuem para a eutrofização, e seu controle evita aumento de nutrientes em suas águas. O córrego da Cascata possui boa qualidade de água, e eventuais lançamentos de resíduos são facilmente assimilados e passíveis de controle. A B S T R A C T The study of organic and nutrient loading of a subbasin is important to quantify the flow of energy along a river until it reaches a reservoir or dam. The goal of this study was to estimate the organic loading (OL) and the nitrogen (NL) and phosphorus (PL) loadings in the mouth of the subbasin of Cascata brook and assess the water quality and its contribution to the eutrophication of Barra Bonita Reservoir (Tietê River, São Paulo-Brazil). Water samples and flow measurements (F) were collected every month (from May/2011 to June/2012) at the mouth of Cascata brook. It were analyzed: the pH and total organic carbon concentration (TOC); the total nitrogen (TN); the total phosphorus (TP); the dissolved oxygen (DO); the biochemical oxygen demand (BOD5,20); the electrical conductivity (EC); and the chloride (Cl). Microbiological analysis (thermotolerant coliforms (TC)) and descriptive statistics were performed. The influence of the precipitation index (PI) over the flow and over the parameters loads was analyzed. The average monthly V at the mouth of Cascata brook was 81,5 L.s-1; the OL was 1,35 g.s-1 or 3,6 g.s-1 in DO; the NL, 0,21 g.s-1 and the PL 0,007 g.s-1. The EC was above the standards (100 µS.cm-1) in two samples, and the TC reached 1,1.x.105 MPN in one of the samples. The subbasins contribute to the eutrophication and maintaining them prevents the increase of nutrients in their waters. The Cascata brook has good water quality, and any waste releases are easily assimilated and can be controlled. Keywords: Eutrophication, total organic carbon, total nitrogen, total phosphorus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lopes Amaral Costa, Ana Carolina, Humberto de Jesus Eufrade Junior, Emanuel Rangel Spadim, José Mauro Santana Da Silva, and Saulo Philipe Sebastião Guerra. "CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E MÊCANICA DE PELLETS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR." ENERGIA NA AGRICULTURA 35, no. 1 (March 20, 2020): 38–45. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2020v35n1p38-45.

Full text
Abstract:
CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E MÊCANICA DE PELLETS DE BAGAÇO DE CANA-DE- AÇÚCAR ANA CAROLINA LOPES AMARAL COSTA1, HUMBERTO DE JESUS EUFRADE JUNIOR2, EMANUEL RANGEL SPADIM3, JOSÉ MAURO SANTANA DA SILVA4, SAULO PHILIPE SEBASTIÃO GUERRA5 1 Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Universitária - 3780, CEP: 18610-034, Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: cacostal@hotmail.com 2 Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Universitária - 3780, CEP: 18610-034, Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: hdjejunior@gmail.com 3 Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Universitária - 3780, CEP: 18610-034, Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: spadim@gmail.com 4 Departamento de Ciências Ambientais. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Rod. João Leme dos Santos, km 110, CEP: 18052.780. Bairro Itinga, Sorocaba, São Paulo, Brasil. E-mail: josemauro@ufscar.br 5 Departamento de Engenharia Rural e Socioeconomia, Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Avenida Universitária - 3780, CEP: 18610-034, Botucatu, São Paulo, Brasil. E-mail: saulo.guerra@unesp.br RESUMO: A bioenergia é uma das alternativas para diminuir a dependência de combustíveis fósseis da matriz energética mundial. Os pellets surgem como uma opção interessante para a produção de biomassa e o bagaço de cana-de-açúcar, também, pode ser aproveitado na forma de pellets. Pellets é o nome dado ao produto resultante do processo de compressão aplicada a uma matéria prima, sendo que em muitos casos essa matéria prima é preparada previamente através do processo de secagem e moagem. O objetivo da pesquisa foi realizar a análise das propriedades: físicas - densidade, umidade, granulometria, diâmetro e comprimento, químicas – teor de carbono fixo, material volátil e cinzas, mecânicas - durabilidade mecânica e o poder calorífico superior. Foram analisadas amostras de pellets provenientes de fazendas do Estado de São Paulo. As análises foram conduzidas no Laboratório Agroflorestal de Biomassa e Bioenergia (LABB/IPBEN) pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP), sendo esta biomassa uma fonte alternativa de energia com alto teor energético e baixa umidade Palavras-chave: poder calorífico superior, biomassa, fontes alternativas de energia. PHYSICAL, CHEMICAL AND MECHANICAL CHARACTERIZATION OF SUGARCANE BAGASSE PELLETS ABSTRACT: Bioenergy is one of the alternatives to reduce the dependence on fossil fuels in the world energy matrix. Pellets appear like an attractive option for the production of biomass, and sugarcane can be used in the form of pellets. Pellets are the name given to the product that affects the process of applying a raw material, and in many cases, this material is prepared for the drying and grinding process. The objective of the research was to carry out an analysis of the properties: physical - density, granulometry, diameter and length, chemical - fixed carbon content, volatile matter and ashes, mechanics - mechanical use, and higher heating value. Samples of pellets from farms in the State of São Paulo were analyzed. Analyzes were conducted at the Agroforestry Laboratory of Biomass and Bioenergy (LABB / IPBEN) belonging to the Faculty of Agronomic Sciences (FCA / UNESP), and this biomass showed to be an alternative source of energy with high energy content and low moisture. Keywords: higher heating value, biomass, alternative energy source.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dias, N. M. P., L. R. F. Alleoni, J. C. Casagrande, and O. A. Camargo. "Adsorção de cádmio em dois Latossolos ácricos e um Nitossolo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 25, no. 2 (June 2001): 297–304. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832001000200006.

Full text
Abstract:
O cádmio pode ser adicionado ao solo por meio de resíduos de pneus, óleos, lixo urbano, lodo de esgoto e fertilizantes fosfatados. É facilmente absorvido e translocado nas plantas e tem potencial de entrar na cadeia alimentar humana, causando sérios problemas de saúde. Os objetivos deste trabalho foram estudar a adsorção de cádmio em camadas superficiais e subsuperficiais de dois Latossolos ácricos de diferentes texturas, com balanço positivo de cargas em profundidade, bem como comparar os resultados com os obtidos para o Nitossolo Vermelho eutroférrico (NVef), todos localizados no norte do estado de São Paulo. Valores de adsorção máxima (b) e de afinidade do solo ao íon cádmio (K), obtidos pela equação de Langmuir, foram correlacionados com atributos químicos e mineralógicos dos solos. Com a elevação do pH, houve expressivo aumento na adsorção de cádmio para todas as amostras. Os horizontes superficiais adsorveram maiores quantidades de cádmio em relação aos horizontes B, graças ao maior teor de matéria orgânica nesta camada. O NVef adsorveu maiores quantidades de cádmio do que os Latossolos. Os parâmetros K e b de Langmuir foram positivamente correlacionados com carbono orgânico, capacidade de troca de cátions, retenção de cátions, superfície específica, teor de argila, quantidade de cargas negativas variáveis e permanentes. A capacidade de troca de cátions e o pH foram os fatores preponderantes no controle da adsorção de cádmio nos solos estudados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Forattini, Oswaldo Paulo, Iná Kakitani, Maria Anice Mureb Sallum, and Leandro de Rezende. "Produtividade de criadouro de Aedes albopictus em ambiente urbano." Revista de Saúde Pública 31, no. 6 (December 1997): 545–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101997000700002.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O encontro de Aedes albopictus na cidade de Cananéia, região Sudeste do Estado de São Paulo, Brasil, ensejou a ocasião de realizar observações que visassem avaliar a produtividade de criadouro grande e permanente. Como objetivo, após selecionar o habitat a ser estudado, tentou-se avaliar-lhe a contribuição para a densidade local do mosquito. MATERIAL E MÉTODO: Em área predeterminada procedeu-se a levantamento de criadouros potenciais. Constatada a presença da espécie, foi selecionado um dos recipientes que preenchia os requisitos desejados. O acompanhamento foi feito de maneira ininterrupta, no período de novembro de 1996 a maio de 1997. As observações obdeceram a ritmo quinzenal retirando, cada vez, amostra da água correspondente a 0,14, ou seja, um sétimo do volume total de 70 litros. Procurou-se coletar, identificar e numerar, por sexo, as pupas existentes. Concomitantemente, procedeu-se à captura de formas adultas. Foi utilizada a isca humana das 15:00 às 18:00h, instalada a cerca de 6 metros do mencionado criadouro. Finda essa coleta, foi feita aspiração com 30 min. de duração em locais de abrigo representados pela abundante vegetação circunjacente. RESULTADOS: Nas coletas de formas imaturas do criadouro, o Ae. albopictus compareceu com 44,9%. Ao longo de 15 amostras regularmente realizadas obteve-se a média de 31,13 pupas pertencentes a essa espécie. O índice de emergência(E) foi de 2,1. A multiplicação desse valor por sete forneceu a média diária de 14,7 fêmeas. Nas coletas de adultos desse sexo, a média de Williams para a isca humana foi de 30,7, enquanto a densidade média horária da aspiração dos locais de abrigo foi de 9,2. O cálculo do acúmulo diário concluiu pela presença de 22,8 fêmeas, por dia, capazes de freqüentar a isca humana, nessa situação e condições. DISCUSSÃO: A contagem de pupas possibilitou estimar a produtividade de criadouro de Ae. albopictus, tipo grande (dez litros ou mais) e de caráter permanente. A água acumulada no recipiente estudado apresentou-se rica em matéria orgânica, predominantemente de natureza vegetal. Neste particular, não há como compará-lo a reservatórios destinados ao armazenamento de água para uso doméstico. A falta de manutenção desses reservatórios poderá contribuir para levar a situação, se não idêntica, pelo menos próxima da evidenciada no trabalho. Embora se trate de espécie até agora não incriminada como vetora, é de se admitir que as observações encontradas possam ser utilizadas no programa de erradicação de Ae. aegypti que está em curso no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Moretti, Sarah Mello Leite, Edna Ivani Bertoncini, and Cassio Hamilton Abreu Junior. "DECOMPOSIÇÃO DE LODO DE ESGOTO E COMPOSTO DE LODO DE ESGOTO EM NITOSSOLO HÁPLICO." Revista Brasileira de Ciência do Solo 39, no. 6 (December 2015): 1796–805. http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20150082.

Full text
Abstract:
RESUMO O uso agrícola de lodo de esgoto e derivados no Estado de São Paulo é regulamentado por norma federal e por norma paulista, que recomendam que esses materiais quando incorporados a solos agrícolas devem apresentar no mínimo 30 % de degradação do carbono total. Para observar as frações de degradação de um lodo de esgoto e de um composto, produzido a partir do mesmo lodo juntamente com poda de árvore urbana triturada, realizaram-se dois ensaios de biodegradação de C. As doses dos resíduos foram adicionadas em frascos contendo 500 g de solo coletado na profundidade de 0,00-0,20 m de um Nitossolo Háplico Álico textura argilosa. No ensaio I, as doses de lodo (L) e composto (C) utilizadas consideraram percentuais da necessidade em N para a cultura da cana-de-açúcar, e expressas em Mg ha-1 de resíduo (base úmida): L1 21,2 (100 %); L2 42,4 (200 %); C1 69,4 (50 %); C2 138,9 (100 %); e C3 277,8 (200 %). O ensaio II foi realizado apenas com o lodo de esgoto, utilizando-se doses 5, 10, 15 e 20 vezes maiores que aquelas recomendadas no ensaio I: L3 120; L4 240; L5 360; e L6 480, simulando sucessivas aplicações do resíduo no solo. O C-CO2liberado foi quantificado por meio da medida de condutividade elétrica. O lodo de esgoto no ensaio I apresentou menores frações de degradação quando comparado ao composto orgânico, mas a taxa de decomposição do composto foi menor, provavelmente pela presença de substâncias recalcitrantes resultantes do processo de humificação. A fração de degradação dos resíduos no solo atingiu valor próximo a 30 % apenas para a dose de lodo de esgoto 20 vezes superior à dose exigida pela cultura, e assim não poderiam ser utilizados em solos agrícolas argilosos. Observou-se a necessidade de revisão desse valor adotado pela legislação paulista de uso de resíduos orgânicos em solos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Sergio Augusto, Paulo Andre De Oliveira, Lilian Cristina Trevizan, and Carlos Roberto Padovani. "COMPARAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO NA REDE DE DISTRIBUIÇÃO E NO FINAL DE TRATAMENTO." ENERGIA NA AGRICULTURA 31, no. 3 (December 30, 2016): 246. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2016v31n3p246-252.

Full text
Abstract:
Sabendo que a água é um recurso natural essencial para as atividades humanas, estudos relacionados com seu uso racional e sustentável tornam-se fundamentais. Destinada ao consumo humano, a água deve apresentar características físicas, químicas e microbiológicas não prejudiciais à saúde, as quais são delimitadas por órgãos de saúde pública e caracterizadas como padrões de potabilidade. Assim, esta pesquisa teve como objetivo caracterizar a qualidade da água, avaliando características físico-químicas e microbiológicas que merecem consideração para o monitoramento ao analisar amostras diárias em pontos sorteados da rede de distribuição e em final de tratamento de um município do estado de São Paulo, no período de 2007 a 2011. Foram avaliados os parâmetros: residuais de cloro, pH, turbidez, cor aparente, flúor, temperatura da água, ocorrência de coliformes totais e bactérias heterotróficas. Para comparar a qualidade da água na rede de distribuição com sua qualidade na saída dos reservatórios (final de tratamento), considerando simultaneamente todas as variáveis envolvidas, utilizou-se técnicas de análise multivariada, mais especificamente, o teste T2 de Hotelling. Pretendeu-se aprofundar e melhorar a qualidade das informações e, também oferecer um procedimento metodológico não usual na área envolvida. Os resultados apontaram que o padrão de qualidade da água não se alterou entre o final de tratamento até a rede de distribuição (cavaletes das residências), destacando-se também, que esse procedimento multivariado pode ser utilizado como uma técnica de avaliação do padrão de qualidade da água nos diversos municípios e empresas de saneamento.PALAVRAS-CHAVE: Estatística multivariada, características físico-químicas, características climáticas. WATER FOR CONSUMPTION QUALITY COMPARISON IN BOTH DISTRIBUTION NETWORK AND FINAL TREATMENT RESERVOIRS ABSTRACT: Knowing that water is a key natural resource for human activities, studies related to the rational and sustainable use become crucial. Intended for human consumption, the water must have physical, chemical and microbiological characteristics not prejudicial to health, which are defined by public health agencies and characterized as potability standards. Thus, this study aimed to characterize water quality, assessing physical, chemical and microbiological characteristics and monitor it by analyzing daily samples in randomly selected points in the distribution network and the end of treatment of a municipality of Sao Paulo state in the period of 2007 to 2011. We evaluated the following parameters: residual chlorine, pH, turbidity, apparent color, fluoride, water temperature, occurrence of total coliform, and heterotrophic bacteria. To compare water quality in the distribution network with its quality in the reservoirs (end of treatment), while considering all the variables involved, we used multivariate analysis techniques, more specifically, the Hotelling's T2 test. We intended to increase the knowledge on water wuality,improve the quality of information and also offer an unusual methodological procedure in this area. The results showed that the standard of water quality did not change from the end of treatment up until the distribution network (easels residences). The multivariate procedure tested in this study can be used as an evaluation technique towater quality pattern in various municipalities and sanitation companies.Keywords: multivariate procedure, phisicochemical characteristics, climatic characteristics
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Andrade, Cristiano Alberto de, Claudeir de Oliveira, and Carlos Clemente Cerri. "Qualidade da matéria orgânica e estoques de carbono e nitrogênio em Latossolo tratado com biossólido e cultivado com eucalipto." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 5 (October 2005): 803–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000500016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi determinar o efeito da aplicação de doses de um biossólido alcalino nos estoques de C e N, bem como na qualidade da matéria orgânica (MO) de um Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico cultivado com eucalipto, após cinco anos da aplicação do resíduo. O trabalho foi desenvolvido em área pertencente à Estação Experimental da ESALQ/USP, no município de Itatinga, Estado de São Paulo. Em março de 1998, após corte de uma plantação de Eucalyptus grandis com sete anos de idade e novo plantio, com a mesma espécie, no sistema de cultivo mínimo, foi iniciado o experimento. Quatro meses depois, foi aplicado o biossólido digerido anaeróbio, com umidade original, sobre a superfície do solo, nas entrelinhas da cultura e sem posterior incorporação. Cinco tratamentos foram avaliados: (a) controle; (b) fertilização mineral com N, P, K, B e Zn (Fert. Mineral); (c) 10 t ha-1 de biossólido + K (10 t ha-1 + K); (d) 20 t ha-1 de biossólido + K (20 t ha-1 + K); e (e) 40 t ha-1 de biossólido + K (40 t ha-1 + K). Amostras de solo das camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-60 cm foram coletadas em setembro de 2003, cerca de cinco anos após a aplicação do resíduo. Para todas as profundidades foram determinados os teores totais de C e N e a densidade do solo. Nas amostras coletadas até 20 cm de profundidade, foram feitas também determinações de pH, frações de carbono orgânico (CO) por graus de oxidação, teores de açúcares solúveis, proteína bruta, lipídeos, hemicelulose, celulose e lignina, CTC potencial (a pH 7,0) e CTC efetiva (ao pH natural). Após cinco anos da aplicação do biossólido, não foram observadas diferenças entre os tratamentos, para os teores totais e estoques de C e N, densidade e frações do CO. Os estoques médios de C foram iguais a 26,52; 7,96; 10,31; 12,88; e 31,19 t ha-1; e de N iguais a 0,97; 0,39; 0,99; 0,63; e 0,34 t ha-1, respectivamente, para as camadas de 0-5, 5-10, 10-20, 20-30 e 30-60 cm. Cerca de 50 % do total de CO esteve presente no compartimento denominado lábil, comportamento típico de áreas com espécies e, ou, manejo que favorecem o retorno de resíduos vegetais ao solo. Dos compostos orgânicos determinados, somente a lignina mostrou alteração de acordo com os tratamentos. Os tratamentos 40 t ha-1 + K e Fert. Mineral apresentaram a MO do solo na camada de 0-5 cm mais enriquecida com lignina, em comparação aos demais, sendo esse efeito atribuído à maior deposição de folhas nesses dois tratamentos e à natureza recalcitrante da lignina. Os resultados de CTC não evidenciaram efeitos dos tratamentos na qualidade da MO, pelo menos no que se refere a esta propriedade. A CTC (pH natural) mostrou-se mais dependente dos valores de pH do solo do que dos teores de C.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography