To see the other types of publications on this topic, follow the link: Resposta-reforço.

Journal articles on the topic 'Resposta-reforço'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Resposta-reforço.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Timenetsky, Jorge, Esther Luiza Bocato Chamelet, Nelson F. Mendes, and Octavio Augusto de Carvalho Pereira. "Resposta imune celular na vacinação anti-rábica canina." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 27, no. 1 (February 1985): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651985000100001.

Full text
Abstract:
Os Autores estudaram a resposta imune celular e os níveis de anticorpos na vacinação e re-vacinação canina. A vacina utilizada foi a Fuenzalida & Palacios, empregada rotineiramente na imunização humana e canina, no Brasil. A avaliação da resposta mediada por células foi feita por testes de inibição de migração de leucócitos periféricos. Os níveis de anticorpos foram determinados por provas de soro-neutralização e fixação do complemento. Os cinco cães envolvidos no experimento receberam um esquema inicial de 5 doses e uma dose de reforço 210 dias após. Todos os animais exibiram níveis moderados de anticorpos após o esquema inicial e uma nítida resposta secundária após o reforço. A resposta imune celular, contudo, ocorreu apenas após a imunização inicial, não sendo detectada em resposta à dose de reforço. Concluem os Autores que a resposta imune celular ocorre na primo-vacinação anti-rábica canina nas condições experimentais empregadas e que embora a resposta secundária não tenha sido obtida neste estudo sua existência não pode ser descartada e deve ser reestudada em outras condições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Marilene F., Elizabeth A. C. Aguiar, Luzia A. F. Martorelli, Douglas Presotto, Marcelo M. Brandão, and Octávio A. C. Pereira. "Resposta imune humoral de cães à vacina inativada, de cérebro de camundongos lactentes, utilizada nas campanhas anti-rábicas no Brasil." Revista de Saúde Pública 31, no. 5 (October 1997): 502–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101997000600009.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A campanha anti-rábica no Brasil é realizada anualmente utilizando a vacina de cérebro de camundongos lactentes Fuenzalida-Palacios. A resposta imune humoral de cães vacinados durante as campanhas foi analisada objetivando avaliar se os cães apresentavam título protetor (0,5 UI/ml), 12 meses após a vacinação, e quantos deles alcançam esse título 30 dias após o reforço vacinal. MATERIAL E MÉTODO: Foram analisadas 341 amostras de soro de cães domiciliados (259 do Município de São Paulo e 82 do Município de Paulínia), através da Técnica de Inibição de Focos de Fluorescência Rápida. A resposta imune foi avaliada considerando o estado nutricional do animal e o número de vacinações anteriores. RESULTADO: A maioria dos cães não tinha título de 0,5 UI/ml após 12 meses, independentemente do estado nutricional, e a resposta humoral ao reforço vacinal mostrou-se melhor em cães com duas ou mais vacinações prévias. DISCUSSÃO: São discutidos o referencial de 0,5 Ul/ml como título protetor para a espécie canina e a influência do estado nutricional e condição de saúde do animal como responsável pela resposta imune humoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Passos, Estevão De Camargo, Pedro Manuel Leal Germano, José Daniel Luzes Fedullo, Cleide Aschenbrenner Consales, Maria Luiza Carrieri, Ricardo Cardoso, and Margareth De Andrade Gonçalves. "Resposta imune humoral de macacos-pregos (Cebus apella) após vacinação com vacina anti-rábica inativada produzida em cérebros de camundongos lactentes: comparação de dois esquemas de imunização." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 42, no. 1 (February 1, 2005): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2005.26447.

Full text
Abstract:
Foram vacinados contra a raiva, dois grupos de macacos-pregos adultos, com a vacina inativada preparada em cérebros de camundongos lactentes, administrada pela via intramuscular, na Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os animais em momento algum haviam sido imunizados contra a raiva. O grupo I consistia de nove animais, que receberam três doses de 1,0 mL nos dias 0, 30 e uma dose de reforço aos 210 dias, e o grupo II continha 10 animais que receberam duas doses de 1,0 mL no dia 0 e uma dose de reforço aos 210 dias. As amostras de sangue foram colhidas aos 0, 30º, 60º, 90º, 150º, 210º, 240º, 300º e 365º dias, e os anticorpos neutralizantes titulados pela técnica simplificada da inibição de focos fluorescentes. A vacina induziu uma resposta imune de curta duração com títulos de anticorpos neutralizantes acima de 0.5 UI/mL em ambos os grupos; entretanto a resposta imune persistiu por apenas 54,9 + 57,0 e 36,1 + 60,2 dias nos Grupos I e II respectivamente após a primo vacinação, e, por apenas 62,6 + 74,0 e 86,4 + 61,5 dias nos Grupos I e II respectivamente após o reforço. Não houve diferença estatística significante entre os grupos estudados (p >; 0,05).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vieira, Eliara Pinto, and Marisa Frasson de Azevedo. "Audiometria de reforço visual com diferentes estímulos sonoros em crianças." Pró-Fono Revista de Atualização Científica 19, no. 2 (June 2007): 185–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-56872007000200007.

Full text
Abstract:
TEMA: avaliação auditiva infantil. OBJETIVO: verificar os Níveis Mínimos de Resposta (NMR) por meio de Audiometria de Reforço Visual (ARV) em campo livre, em 50 crianças ouvintes e 25 deficientes auditivas, considerando as variáveis: lado de apresentação sonora, sexo, idade e tipo de estímulo. MÉTODO: realizou-se ARV com tons puros modulados em freqüência (warble) e com estímulos do Sistema Sonar nas crianças selecionadas. Os tons modulados foram produzidos pelo Audiômetro Pediátrico, nas freqüências de 500, 1000, 2000 e 4000Hz e nas intensidades de 80, 60, 40 e 20dBNA. Sendo estes apresentados em ordem decrescente de intensidade e utilizando o condicionamento estímulo-resposta-reforço visual. Utilizando os estímulos Sistema Sonar, o procedimento de avaliação e a apreciação das respostas foram os mesmos, porém para a apresentação destes foi utilizada uma caixa de amplificação sonora. Cada alto-falante com o reforço visual foi posicionado a aproximadamente a 90 azimute à direita e à esquerda da criança, em uma distância de aproximadamente 50cm. O reforço visual usado foi um palhaço iluminado. RESULTADOS: não houve diferença estatisticamente significante entre MNR em relação ao lado de apresentação. Os NMRs em 500 e 2000Hz do Sistema Sonar, foram menores no sexo masculino nos ouvintes. Neste grupo houve diminuição dos NMR com aumento da idade, para ambos estímulos. Ao comparar NMRs com dois estímulos houve diferença estatisticamente significante a favor do Sistema Sonar apenas para ouvintes com menos de dois anos. CONCLUSÃO: em ouvintes os NMRs reduzem com avanço da idade independente do estímulo e são inferiores com o Sistema Sonar. Nas deficientes auditivas não houve diferença significativa em relação a nenhuma variável estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Soares, Paulo Guerra, Carlos Eduardo Costa, Raquel Moreira Aló, André Luiz, and Talita Regina de Lima Cunha. "Custo da resposta: Como tem sido definido e estudado?" Perspectivas em Análise do Comportamento 8, no. 2 (November 16, 2017): 258–68. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2017.020.

Full text
Abstract:
Na Análise Experimental do Comportamento três procedimentos são comumente descritos como “custo da resposta”. Eles envolvem (a) aumento do esforço físico necessário para emissão de uma resposta operante; (b) aumento no requerimento para o reforçamento (comumente o aumento no número de respostas exigidas em um programa de reforço de razão); e (c) a perda de reforçadores condicionais (como pontos ou fichas) contingente à resposta operante. O objetivo do artigo foi analisar algumas pesquisas experimentais que empregaram procedimentos que exemplificam estas três definições de custo de resposta, discutindo suas diferenças, semelhanças e implicações para a Análise do Comportamento. Apesar de algumas semelhanças em relação aos efeitos comportamentais destes três tipos de procedimentos, puderam ser observadas algumas características distintas, tanto no delineamento experimental quanto nos efeitos comportamentais observados. Assim, recomenda-se cautela em descrever como “custo da resposta” os efeitos obtidos, visto que não foram encontradas evidências empíricas suficientes que indiquem que estes procedimentos produzem efeitos comportamentais funcionalmente equivalentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pedroso, Gabriel Orquizas Mattielo, and Jefferson Lins da Silva. "Avaliação numérica da influência da geogrelha no desempenho de pavimentos flexíveis." TRANSPORTES 29, no. 1 (July 22, 2021): 264–79. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v29i1.2366.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é desenvolver uma metodologia de análise mecanicista em elementos finitos, no programa ABAQUS, para investigar a influência da geogrelha como elemento de reforço no desempenho de pavimentos flexíveis. Para isso, uma metodologia analítica foi adaptada para o cálculo do acréscimo de confinamento lateral proporcionado pelo reforço, também foi considerado o comportamento não linear dos materiais de base e subleito, por meio da introdução de uma sub-rotina escrita em linguagem Fortran, e adotou-se as devidas propriedades de interface entre geogrelha e material geotécnico. Os resultados de afundamento na trilha de roda modelados e experimentais foram comparados, mostrando que a metodologia adotada apresentou um ajuste satisfatório. Com isso, diferentes configurações de pavimento foram simuladas e avaliadas. Os resultados evidenciam que a inserção da geogrelha como elemento de reforço melhora a resposta do pavimento, principalmente por diminuir as tensões verticais na camada em que está inserida e consequentemente a deformação permanente, o que resulta no aumento da vida útil do pavimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Carlos Eduardo, Paulo Guerra Soares, Rodrigo Morande Becker, and Roberto Alves Banaco. "O EFEITO DA MAGNITUDE DO CUSTO DA RESPOSTA E DO EVENTO CONSEQUENTE EMPREGADO SOBRE O COMPORTAMENTO EM FI APÓS UMA HISTÓRIA DE FR." Revista Brasileira de Análise do Comportamento 5, no. 2 (August 29, 2012): 89. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v5i2.932.

Full text
Abstract:
O objetivo foi verificar o efeito da magnitude do custo da resposta e da consequência programada sobre o comportamento em FI, após uma história de FR. Participaram 10 universitários. A resposta foi pressionar o botão do mouse sobre um retângulo que aparecia em um monitor. Cumprida a contingência, um smile aparecia e uma única resposta em um segundo botão (resposta de consumação) produzia 100 pontos em um contador. Para os participantes do Grupo 1, as consequências programadas eram pontos trocados por dinheiro, e os do Grupo 2 recebiam uma quantia fixa de dinheiro, independentemente dos pontos ganhos. Todos foram expostos a 12 sessões de 15 minutos, na seguinte sequência: três sessões de FR 60, três de FI 15 s-custo 1 (perda de um ponto para cada resposta emitida durante o intervalo), três de FR 60 e três de FI 15 s-custo 10 (perda de 10 pontos para cada resposta emitida durante o intervalo). Quando expostos aos FIs, independente do custo, as taxas de resposta tenderam a diminuir em relação ao FR. Quando expostos ao FI-custo 10, a taxa de respostas diminuiu mais rapidamente em relação ao FI-custo 1. Essa relação (magnitude do custo e velocidade da mudança) foi mais clara no Grupo 1 do que no Grupo 2. Palavras-chave: esquemas de reforço, magnitude do custo da resposta, consequência programada, humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Vasconcellos, Vinicius Gomes de. "Editorial: As rodadas de correções e a carta-resposta do autor à aprovação condicionada – sobre o controle e o aprimoramento dos artigos no processo editorial científico." Revista Brasileira de Direito Processual Penal 3, no. 3 (October 14, 2017): 757. http://dx.doi.org/10.22197/rbdpp.v3i3.101.

Full text
Abstract:
Este editorial pretende examinar a sistemática da etapa de rodadas de correções nos casos de artigos que recebem a decisão de “aprovação condicionada a revisões”, a partir dos pareceres dos avaliadores e da equipe editorial da revista. Com fundamento no reforço da importância de tal etapa para a produção de conhecimento científico consistente, serão apresentadas premissas e orientações à atuação do autor para correção do artigo e redação da carta-resposta à equipe editorial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mateus, Paulo. "Encruzilhada 2017 – no arremate dos incêndios - dinâmicas e políticas." Territorium, no. 26(II) (November 14, 2018): 7–14. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_26-2_1.

Full text
Abstract:
A política de incêndios seguida em Portugal reflete a tendência da evolução da área ardida nos últimos 50 anos, com o crescente poder devastador dos incêndios, demasiadas vezes associados à perda de vidas humanas e a prejuízos socio-económico-ambientais incalculáveis.Na década de 80 do século XX foi iniciado o ciclo de reforço dos meios de extinção aos incêndios florestais em detrimento da sua prevenção. A Lei de Bases da Política Florestal publicada em 1996 veio dar um sinal de reorientação das políticas, porém o pendor de reforço do combate manteve-se.Na resposta de emergência aos grandes incêndios ocorridos em 2003, o período 2004 a 2008 constituiu uma “bolha” experimental da “economia da prevenção”, mas o peso do paradigma de reforço da proteção civil não contrariou o contexto de abandono agrário e ignorou a acumulação de elevadas cargas de combustível na paisagem.O ano fatídico de 2017 abre espaço para uma nova possibilidade de desenvolvimento harmonioso dos espaços rurais, com a integração inteligente das atividades e potencialidades existentes nos territórios. A administração do Estado deve evoluir contrariando a tendência da repetição de rotinas. A resistência à mudança é natural, mas é preciso encarar com seriedade a necessária transformação das entidades responsáveis pelo Sistema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Rezende, Juliana De Paula, Heraldo Nunes Pitanga, Taciano Oliveira Da Silva, Geraldo Luciano De Oliveira Marques, and Géssica Soares Pereira. "Structural analysis of reinforced asphalt pavement by impregnated surface geotextile." TRANSPORTES 28, no. 5 (December 15, 2020): 185–98. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v28i3.2203.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa contemplou a análise mecanístico-empírica de pavimentos asfálticos não reforçado e reforçado por geotêxtil superficialmente impregnado. As propriedades mecânicas determinadas em laboratório derivam dos ensaios de resistência à tração por compressão diametral (RT), módulo de resiliência (MR) e vida de fadiga (Nf). A inserção do reforço à mistura asfáltica conferiu incrementos de RT e MR, além de reduzir o risco de ruptura por fadiga. Nas análises estruturais, foram verificadas as tensões horizontais de tração e verticais de compressão no bordo inferior da camada de ligação. A análise baseada no parâmetro de resistência mecânica estaticamente determinada (RT) evidenciou uma superioridade estrutural do sistema não reforçado comparativamente ao reforçado por geotêxtil, contrariamente à análise baseada no parâmetro de resposta estrutural dinamicamente determinada (Nf). Supõe-se que, por não traduzir a resistência mobilizada pelo concreto asfáltico sob condição de carregamento dinâmico, a análise de segurança estrutural baseada em propriedades estáticas encobre as melhorias geradas pelo reforço geossintético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Seffner, Fernando, and Richard Parker. "Desperdício da experiência e precarização da vida: momento político contemporâneo da resposta brasileira à aids." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 20, no. 57 (February 16, 2016): 293–304. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0459.

Full text
Abstract:
Já reconhecido pela qualidade da resposta à aids, o Brasil experimenta hoje retrocessos, em especial na área da prevenção. Este texto analisa a situação, com o auxílio de duas categorias conceituais: o desperdício da experiência, analítica que construímos inspirados em Boaventura Santos, e a precarização da vida, noção que toma como base as ideias de Judith Butler. Em sintonia com essas categorias, retoma a proposta de solidariedade, importante organizador político do vigor inicial da resposta brasileira à aids. As políticas públicas brasileiras lidam com a epidemia de aids nos dias de hoje na permanente tensão entre o fazer viver(ampliação da oferta de exames para conhecimento da situação sorológica e oferta universal da medicação antirretroviral) e o deixar morrer(reforço das situações de estigma e discriminação às populações vulneráveis). Em torno deste quadro, o texto efetua análises e lança provocações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Capelari, Angélica, and Maria Helena Leite Hunziker. "Aprendizagem de fuga após estímulos apetitivos incontroláveis." Psicologia: Teoria e Pesquisa 21, no. 1 (April 2005): 099–107. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722005000100014.

Full text
Abstract:
O presente experimento teve por objetivo investigar se estímulos apetitivos não-contingentes (incontroláveis) produzem interferência na aprendizagem de fuga (desamparo aprendido). Ratos foram divididos em três grupos (n = 8), denominados contingente (C), não contingente (NC) e ingênuo (I). Na primeira fase (tratamento), os animais do grupo C receberam reforçamento positivo (água) sob contingência de CRF, FR5 e FR20. A cada reforço liberado a um sujeito do grupo C, era liberada uma gota de água (não-contingente) a um sujeito do grupo NC. Os animais do grupo ingênuo (I) permaneceram no biotério. Na fase seguinte (teste), os animais foram submetidos a choques que poderiam ser desligados em função da resposta de saltar na shuttlebox. Todos os sujeitos aprenderam igualmente a resposta de fuga, independentemente do tratamento prévio recebido. Esses resultados sugerem que estímulos apetitivos incontroláveis não produzem o desamparo aprendido. Discute-se a generalização do efeito entre contextos aversivo e apetitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Wanderley, Leonardo Victor Pereira, Alynne Lopes Salgueiro, Wandesson Marques Sousa Gomes, and Valdívio Rodrigues Cerqueira. "O USO DA FITA DE FIBRA DE CARBONO COMO REFORÇO ESTRUTURAL NA CONSTRUÇÃO CIVIL: conhecimento, uso e divulgação." Acta Tecnológica 12, no. 2 (June 3, 2018): 137. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v12i2.629.

Full text
Abstract:
<p class="04CorpodoTexto">demais elementos dependem de sua solidez para estabilidade da edificação, compreendendo assim a sustentação (vigas, colunas, lajes, paredes, dentre outros). A frequente necessidade de ampliar a capacidade de resistência das estruturas, responsáveis pela estabilidade e deste modo visar maior segurança na Construção Civil, levou pesquisadores ao desenvolvimento de novas tecnologias de reforço. Materiais desenvolvidos com a utilização de fibras de carbono tiveram ligados inicialmente na área da Aeronáutica e automobilística e posteriormente, de forma recente na Engenharia Civil. O presente estudo tem como objetivo demonstrar a eficiência na durabilidade, praticidade e segurança e conhecimento da Fita de Fibra de Carbono (FFC) como reforço estrutural na Construção Civil, caracterizada pelo sistema CFRP (Carbon Fiber Reiforced Polymers). Durante a realização dos estudos sobre o sistema, constatou-se a necessidade do reforço de pontes, viadutos e demais elementos estruturais, e a importância do conhecimento da tecnologia do CRFC. As fibras de carbono, as quais são constituídas por outros milhares de monofilamentos que no final de sua produção resulta em fibras de alta resistência, que ao formar a FFC, pelo entrelaçamento destas, oferece várias vantagens para a engenharia, principalmente no que tange as solicitações mecânicas nas estruturas (tração, compressão, entre outros). A FFC é resposta da demanda nas últimas décadas por materiais mais resistentes e duráveis, despertando o interesse, devido às diversas propriedades, como: tenacidade, resistência a ambientes agressivos, rigidez, entre outros.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Macário Lopes, Ana Cristina. "Contributos para o estudo do marcador discursivo ‘claro’ em Português europeu." Revista Galega de Filoloxía 14 (February 1, 2021): 71–83. http://dx.doi.org/10.17979/rgf.2013.14.0.3643.

Full text
Abstract:
Neste artigo, caracterizam-se os valores do marcador discursivo ‘claro’ no Português europeu contemporâneo, a partir de dados recolhidos no Corpus de Referência do Português Contemporâneo. Distinguem-se dois contextos de ocorrência do marcador: (i) em intervenções reativas, num contexto de diálogo, nas quais o marcador funciona quer como resposta enfática a perguntas ou pedidos, quer como expressão de acordo, quer ainda como mero sinal de retroalimentação conversacional e (ii) em intervenções de um só participante, em que o marcador funciona como modalizador de reforço epistémico. Na secção final do artigo, avança-se uma hipótese sobre o processo de gramaticalização que terá conduzido ao atual marcador.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Andrade, Márcia Cristina Ribeiro, Alexandre Nunes de Oliveira, Phyllis Catharina Romijn, and Leda Maria Silva Kimura. "Resposta imune produzida por vacinas anti-rábicas em sagüis (Callithrix sp)." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32, no. 5 (October 1999): 533–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821999000500011.

Full text
Abstract:
Visando avaliar a resposta imunológica produzida por vacinas anti-rábicas em primatas não humanos neotropicais, trinta sagüis (Callithrix sp) foram divididos em cinco grupos de seis indivíduos e submetidos a cinco diferentes esquemas de vacinação anti-rábica, utilizando-se duas vacinas animais distintas existentes no mercado. A primeira produzida em cérebro de camundongos lactentes (Fuenzalida e Palacios), e a segunda, em cultura de células NIL-2. Acompanhamento sorológico pós-vacinal foi realizado periodicamente. Os resultados mostraram que a vacina Fuenzalida e Palacios não foi eficaz para a proteção dos animais, utilizando-se uma única dose ou mesmo com o reforço. Porém, os sagüis apresentaram anticorpos detectáveis, ao adotar-se o esquema semelhante ao de pré-exposição indicado para os seres humanos, e apenas um animal contraiu raiva após o desafio viral. Por outro lado, a vacina produzida em cultura de células NIL-2 produziu elevados títulos de anticorpos em todos os animais imunizados e todos os animais resistiram ao desafio viral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Freitas Olim, Marta, Luis Carrasco, Joana Pimenta, Filipa Silva, Susana Torres, and Joana Dantas. "Treino e reforço de competências em doentes renais crónicos em hemodiálise – O Programa “Acredita+ e Segue”: Resultados preliminares." Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social 3, no. 2 (September 29, 2017): 21–31. http://dx.doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.2.56.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente estudo apresenta os resultados preliminares e descreve a estrutura de um programa de treino e reforço de competências assente numa metodologia de Serviço Social de grupo, realizado a partir das necessidades de doentes renais crónicos em tratamento de hemodiálise. O objetivo do programa é promover a integração da doença e do seu tratamento, de forma positiva, bem como a promoção de hábitos de vida saudáveis com impacte favorável no projeto de vida dos doentes, nomeadamente no estado atual da sua ocupação. Participantes: Trinta pessoas participaram voluntariamente no programa (16 homens e 14 mulheres), com idades compreendidas entre os 26 anos e os 77 anos (M = 49,6; DP ± 14,88), sem qualquer tipo de ocupação. Método: Foram realizadas quatro edições em diferentes zonas do país. Cada edição contemplou um grupo heterogéneo, de entre sete a nove doentes renais crónicos, a realizar tratamento de hemodiálise em clínicas em Portugal. Cada edição contemplou seis sessões bissemanais. Nestas foram avaliados o nível de participação, a permanência no programa, e a eficácia na alteração da situação ocupacional pós-programa, tendo-se monitorizado a adesão à resposta ocupacional durante um ano. Resultados: No final desta fase preliminar do programa, 50% dos participantes integraram resposta ocupacional. Constatou-se uma adesão total dos participantes às sessões de forma ativa e continuada, não se registando desistências. A formação é a resposta ocupacional com maior número de adesões, cerca de 27%, em detrimento das outras alternativas, como o emprego, voluntariado ou atividade física formalizada. Conclusão: Este programa enfatiza a ocupação como fator primordial na reabilitação clínica e inserção social desta população na sociedade, com benefícios psicossociais claros para os participantes. Pretendemos com este programa contribuir com uma metodologia de intervenção inovadora e com impacte a utilizar nesta população, introduzindo novos desafios à prática do Serviço Social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mancini, Dalva Assunção Portari, Rita Maria Zucatelli Mendonça, José Ricardo Pinto, and Sebastião Teixeira de Almeida. "Influenza eqüina: avaliação da resposta imune humoral, através das reações de inibição da hemaglutinação e de hemólise radial simples, em soro de animais vacinados com vacina comercial e experimental." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 33, no. 1 (March 1, 1996): 36. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v33i1p36-40.

Full text
Abstract:
Foram avaliadas, através de testes de inibição da hemaglutinação (Hl) e da hemólise radial simples (HRS),as respostas de anticorpos contra influenza em 4 lotes de eqüinos adultos. O grupo do lote 01 recebeu a imunizaçãocom 2 doses de vacina contra influenza, preparada experimentalmente no Instituto Butantan. Noslotes 02 e 03, regularmente imunizados contra a influenza, foram administradas doses de reforço anual coma vacina comercial e com a vacina experimental, respectivamente. O lote 04 foi o grupo controle da avaliação.Os resultados dos testes demonstraram que as médias de títulos de HRS e IH do lote 01 apresentaram diferenças ao nível de p < 0,001, com significante aumento das médias de títulos detectados nos soros após a 2- imunização. Não foram observadas diferenças significantes entre as médias de títulos de anticorpos em soros obtidos antes e após a dose de reforço anual dos eqüinos dos lotes 02 e 03, atribuindo-se a persistênciade nível de anticorpos protetores mantida após 1 ano da imunização regular com vacina comercial. A conversão sorológica dos eqüinos do lote 01, à persistência dos títulos de anticorpos nos eqüinos dos lotes 02 e 03 e, ainda, os baixos títulos de anticorpos verificados nos eqüinos não vacinados do lote 04 comprovam o resultado da resposta sorológica das duas vacinas, a experimental e a comercial, avaliadas neste trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gomes, José Henrique de Freitas, Sebastião Carlos da Costa, Anderson Paulo de Paiva, and Pedro Paulo Balestrassi. "Otimização de múltiplos objetivos na soldagem de revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 utilizando arame tubular inoxidável austenítico." Soldagem & Inspeção 16, no. 3 (September 2011): 232–342. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242011000300005.

Full text
Abstract:
A soldagem de revestimento de aços carbono com aços inoxidáveis tem obtido destaque no meio industrial por permitir que superfícies anti-corrosivas sejam obtidas a partir de materiais de baixo custo. No entanto, visando garantir a qualidade final dos revestimentos, é importante que o procedimento de soldagem seja bem ajustado, para que os cordões sejam depositados com a geometria desejada, com produtividade e sem defeitos. O objetivo deste trabalho é a otimização de múltiplas características do processo de revestimento de chapas de aço carbono ABNT 1020 utilizando arame tubular de aço inoxidável ABNT 316L. As características otimizadas incluem a largura, penetração, reforço e diluição, que representam a geometria do cordão. A produtividade foi maximizada através da taxa de deposição e do rendimento do processo. Como respostas de qualidade, considerou-se a formação de escória e o aspecto superficial. A estratégia de modelagem e otimização foi baseada em uma combinação da Metodologia de Superfície de Resposta, Método do Critério Global e Algoritmo Genético. Os resultados indicam que os modelos de superfície de resposta desenvolvidos para as características do processo apresentaram altos ajustes. O Método do Critério Global e o Algoritmo Genético foram aplicados com sucesso, o que permitiu a identificação do ponto de ótimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castro, Douglas Guedes de, Antônio Cássio Assis Pellizzon, Michael Jenwei Chen, Inês Nobuko Nishimoto, Maria Aparecida Conte Maia, Paulo Eduardo Ribeiro dos Santos Novaes, Ricardo César Fogaroli, Robson Ferrigno, and João Victor Salvajoli. "Avaliação da resposta bioquímica no câncer inicial de próstata: experiência uninstitucional comparando teleterapia exclusiva ou associada à braquiterapia de alta taxa de dose." Radiologia Brasileira 37, no. 4 (August 2004): 265–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000400009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Análise comparativa da resposta bioquímica em pacientes submetidos à teleterapia exclusiva ou associada à braquiterapia de alta taxa de dose para tumores localizados da próstata. MATERIAIS E MÉTODOS: De novembro de 1997 a janeiro de 2000, 74 pacientes foram submetidos à teleterapia com 45 Gy e reforço com braquiterapia de alta taxa de dose com irídio-192 e dose de 16 Gy em quatro inserções (BT). Estes foram comparados a 29 pacientes submetidos à teleterapia com 45 Gy e reforço com arcoterapia e dose mediana de 24 Gy (RT) entre outubro de 1996 e fevereiro de 2000. Nos dois grupos houve associação ocasional de hormonioterapia neoadjuvante. Sobrevida atuarial livre de doença em três anos (SB3) e fatores prognósticos pré-tratamento da resposta bioquímica, como o antígeno prostático-específico inicial (PSAi), escore de Gleason da biópsia de próstata (EG) e estádio clínico (EC), foram analisados. RESULTADOS: O seguimento mediano foi de 25 meses para o grupo RT e 37 meses para o BT. Na análise atuarial, a SB3 foi de 51% e 73% (p = 0,032) para RT e BT, respectivamente. Na análise estratificada pelo PSAi, a SB3 para RT e BT foi de 85,7% e 79,1% (p = 0,76) para PSAi < 10 ng/mL e de 38% e 68% (p = 0,023) para PSAi > 10 ng/mL, respectivamente. Quando estratificado pelo EG, a SB3 para RT e BT foi de 37% e 80% (p = 0,001) para EG < 6 e 78% e 55% para EG > 6 (p = 0,58); estratificando-se pelo EC, a SB3 para RT e BT foi de 36% e 74% (p = 0,018) para EC < T2a e 73% e 69% para EC > T2a (p = 0,692), respectivamente. O risco relativo bruto de recidiva bioquímica foi de 2,3 (95% IC: 1,0-5,1) para os pacientes tratados com RT, em relação à BT; quando ajustado pelo PSAi e EG, o risco relativo de recidiva bioquímica foi de 2,4 (95% IC: 1,0-5,7). CONCLUSÃO: A modalidade de tratamento foi fator prognóstico independente de recidiva bioquímica, com maior controle bioquímico associado à BT. Nossos resultados preliminares sugerem que o maior benefício com BT foi obtido nos pacientes com PSAi > 10 ng/mL, EC < T2a e EG < 6.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Spellmeier, Eduarda Krissye, and Eduardo Puhl. "hipercriminalização e o combate à criminalidade." Academia de Direito 3 (August 31, 2021): 789–805. http://dx.doi.org/10.24302/acaddir.v3.3263.

Full text
Abstract:
Considerando que a hipercriminalização reflete de maneira relevante na elaboração da política criminal, mister analisar como ela vem sendo utilizada no combate à criminalidade, vinculada ao direito penal máximo, endurecendo e elevando as penas em que a pena privativa de liberdade é apontada como solução. O aumento da criminalidade e da violência são assuntos que ganham destaque na mídia e o “clamor social” cobra o reforço na segurança pública. O sentimento de anomia e de injustiça parece encontrar no punitivismo uma forma de resposta à violência, sem levar em consideração a desigualdade social que assombra a sociedade brasileira desde sempre, sem refletir a respeito dos reais efeitos dessa hipercriminalização. Dessa froma, objetiva-se analisar como a hipercriminalização vem se tornando a base para a solução criminal, através do método dedutivo, por meio da utilização das técnicas de pesquisas bibliográfica e documental, além da análise da jurisprudência, doutrina e legislação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Arduino, Gabriela de Godoy Cravo, Raul José Silva Girio, Melissa Muniz Freire, and Moacir Marchiori Filho. "Anticorpos contra Leptospira spp em bovinos leiteiros vacinados com bacterina polivalente comercial: perfil sorológico frente a dois esquemas de vacinação." Ciência Rural 34, no. 3 (June 2004): 865–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000300032.

Full text
Abstract:
Mediante a utilização da prova de soroaglutinação microscópica (SAM), foi pesquisada a indução de anticorpos contra leptospira em bovinos vacinados com uma bacterina polivalente comercial. Procurou-se avaliar a resposta sorológica homóloga frente a dois esquemas de vacinação. Os animais utilizados foram fêmeas adultas em produção leiteira oriundas de seis propriedades da região noroeste do Estado de São Paulo. Vinte animais de cada propriedade foram escolhidos após três exames sorológicos com 24 sorovares de leptospiras com intervalo de 20 dias, através de triagem sorológica com 24 antígenos de leptospiras. Os grupos foram constituídos de animais não reagentes (I, II e III) e animais reagentes (IV, V e VI). Posteriormente os animais foram subdivididos em grupos controle (I e IV), os que receberam somente uma dose de vacina (II e V) e que receberam duas uma doses de vacina com e dose de reforço após 30 dias (III e VI). Os animais foram monitorados por meio da SAM nos dias 0, 15, 30, 45 e 60 após a primeira aplicação da vacina. Os resultados obtidos revelaram que não houve diferença significativa (p>0,05) entre os animais vacinados e não vacinados. Não houve diferença significativa (p>0,05) nas respostas de títulos vacinais com relação ao perfil sorológico apresentados pelos animais. A vacinação com reforço apresentou melhor desempenho e a indução produção de aglutininas somente ocorreu contra os sorovares hardjo, wolffi, icterohaemorrhagiae e pomona. Há a necessidade de maiores estudos sobre o poder imunogênico da vacina utilizada no experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Lemos, Isabel Cristina Cavalcanti, Tatiana Tomé, Jéssika Nunes Gomes da Silva, José Roberto Pereira Lauris, and Andréa Cintra Lopes. "Avaliação do nível mínimo de audição em lactentes de seis a 24 meses por meio do reforço visual." Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 12, no. 2 (June 2007): 86–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-80342007000200004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar, em campo livre, o comportamento auditivo de lactentes ouvintes de seis a 24 meses de idade cronológica, quanto aos aspectos de duração da avaliação, nível mínimo de resposta e análise crítica do método utilizado. MÉTODOS: Foram avaliados 30 lactentes, de ambos os gêneros, subdivididos em grupos etários: Grupo I - 6 meses a 11 meses 29 dias (n= 11); Grupo II - 12 meses a 17 meses 29 dias (n= 9); Grupo III - 18 meses a 24 meses (n= 10). Foram avaliadas as freqüências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz, bilateralmente, não seqüenciais, em campo livre. RESULTADOS: A mediana do nível mínimo de audição foi de 30 dB em todas as freqüências e todos os grupos. Observou-se que os Grupos I e III tiveram maior variabilidade dos níveis mínimos de audição enquanto o Grupo II mostrou-se mais homogêneo. O Grupo I necessitou de maior tempo de condicionamento, apresentando cansaço, agitação e tempo de atenção reduzido sendo necessário maior número de interrupções no exame. Já o Grupo III evidenciou menor motivação para responder ao teste, já que a técnica do reforço visual não é tão interessante nessa faixa etária, fazendo com que o desinteresse pelo reforço aconteça mais rapidamente. Estes aspectos não inviabilizam o procedimento, no entanto requerem maior experiência dos avaliadores. CONCLUSÕES: O método mostrou-se eficiente para a faixa etária pesquisada, não somente como um método de triagem, mas também para auxiliar a investigação do nível mínimo de audição, em campo livre, durante o processo diagnóstico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Almeida, Mario Sérgio de Souza, Dario Cardoso de Lima, Carlos Alexandre Braz de Carvalho, Carlos Cardoso Machado, Paulo Sérgio de Almeida Barbosa, and Claudio Henrique de Carvalho Silva. "Correção granulométrica de solos para aplicações em estradas florestais: estudo de caso com solos da CENIBRA." Revista Árvore 34, no. 6 (December 2010): 1085–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000600014.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um procedimento para estudo do comportamento mecânico de três solos oriundos da empresa CENIBRA S. A., localizada na cidade de Belo Oriente, Minas Gerais, Brasil, para fins de emprego em revestimento primário, reforço de subleito e sub-base de estradas florestais, classificados como argila amarela, argila vermelha e areia. Empregou-se, nesta investigação, a técnica de estabilização mecânica de solos com correção granulométrica. O programa de ensaios de laboratório englobou o uso de várias composições percentuais de solos, com base na mistura entre dois deles, de modo a obter um produto final eficiente para aplicações nas estradas florestais da CENIBRA S. A. Trabalhou-se com os percentuais de 60, 70 e 80% de areia e de 20, 30 e 40% das argilas nas composições das misturas, compactando estas na energia do ensaio Proctor Modificado. A melhor resposta mecânica foi obtida pela mistura de 80% de areia e 20% de argila amarela, com capacidade de carga representada pelo ISC de 63%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Zanetti, Carlos R., Alessandra Dellavance, João C. M. Cavallero, and Octavio A. C. Pereira. "Engano na administração de soro-vacinação para raiva. Emprego de esquema improvisado e sua avaliação: apresentação de um caso." Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo 35, no. 5 (October 1993): 465–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0036-46651993000500014.

Full text
Abstract:
Apresentamos registro de caso de paciente agredida por cão que morreu 4 dias depois, e que se apresentou para tratamento 11 dias após o acidente. Foi indicado esquema de soro-vacinação a ser iniciado imediatamente com administração de soro anti-rábico (9ml, correspondente a 40 UI/Kg de peso) e série de 10 doses de vacina aplicadas em dias consecutivos e 3 doses de reforço, com 10 dias de intervalo, conforme normas da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Por engano, entretanto, foram aplicadas inicialmente 9 doses de vacina em 3 locais anatômicos diferentes. Verificado o erro de imediato, optamos pela suspensão do tratamento por alguns dias e sua reimplantação completa, o que só foi feito após 8 dias. O seguimento sorológico (pelas provas de soro-neutralização em cultura celular) evidenciou resposta inteiramente satisfatória, superando largamente em níveis, precocidade e duração as recomendações da OMS. A paciente permanecia sadia até o 240º dia após o acidente, quando foi observada pela última vez antes desta publicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Alexandre Barbosa da, and Gabriel Schulman. "(Des)judicialização da saúde: mediação e diálogos interinstitucionais." Revista Bioética 25, no. 2 (August 2017): 290–300. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422017252189.

Full text
Abstract:
Resumo Partindo do exame da legislação, jurisprudência e doutrina, analisa-se o trajeto usual dos pedidos de medicamentos no Sistema Único de Saúde, enfatizando-se solicitações fora da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais. O roteiro usual pelo qual a única resposta às negativas é a propositura de ações judiciais onera o sistema, torna-o complexo e potencializa iniquidades. Nesse contexto, procura-se repensar essa sistemática partindo de mecanismos não judiciais de solução de conflitos. Com base na premissa de que judicialização não nasce no judiciário e nele não termina, consideram-se medidas para “desjudicializar” a saúde: adoção de câmaras de mediação além do protocolo do Sistema Único de Saúde e antes das demandas judiciais; reforço do diálogo interinstitucional entre entidades como Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Saúde e Núcleos de Apoio Técnico dos tribunais; ampliação das vias não judiciais, facilitando o acesso, reduzindo gastos não destinados ao tratamento e aprimorando a saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Barbosa, Cirênio de Almeida, Vânia da Fonseca Amaral, Alcino Lázaro da Silva, Gustavo Vieira Gualberto, and Marcelo Lima Porto. "Histopatologia do saco herniário das hérnias inguinais: a importância do conhecimento morfológico sacular." Acta Cirurgica Brasileira 17, suppl 1 (2002): 24–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502002000700007.

Full text
Abstract:
O conteúdo do saco herniário sempre foi motivo de preocupação por parte do cirurgião, embora a estrutura de sua parede seja ainda pouco estudada e conhecida. O objetivo do trabalho é avaliar a influência de sexo, cor, idade, região do saco herniário, lado da hérnia, largura, comprimento e espessura da amostra peritoneal na presença de fibras musculares lisas (FML) na parede do saco herniário inguinal. Pretende-se também descrever a histologia dos sacos herniários e apresentar algumas teorias sobre a origem das FML, além de destacar a importância do conhecimento da estrutura sacular na identificação de condições patológicas encobertas e certificar o uso do próprio saco como instrumento de reforço nas correções cirúrgicas. Amostras de 252 sacos herniários obtidos no tratamento operatório de hérnias inguinais indiretas, diretas, recidivadas e encarceradas foram encaminhadas para o estudo histopatológico, e foram coradas por Hematoxilina-Eosina (HE) e tricrômico de Gomori para a identificação de FML. Estas estiveram presentes em 67,9% das amostras, e ocorreram de modo significativo nas hérnias indiretas e recidivadas, quando comparadas com as diretas e encarceradas. Em relação às variáveis estudadas, os pacientes que apresentaram FML não diferiram significativamente daqueles em que as mesmas não foram observadas. Quando presentes, as FML muitas vezes estavam associadas com vasos sangüíneos espessos, sugerindo a origem à partir da camada média do vaso e podem representar um reforço tecidual em resposta ao trauma mecânico ou a outros fatores da patogênese da hérnia. Foi observado também que o saco herniário pode sediar vários processos patológicos que atingem o peritônio parietal, como a endometriose, inflamações específicas e processos hiperplásicos ou mesmo neoplásicos, inclusive podendo constituir, em alguns casos, a primeira evidência de neoplasias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Porto, Manuel Carlos Lopes. "Reinforcement of the subsidiarity principle and the growing need of tackling global and local challenges: the case of the EU transport policy." Boletim de Ciências Económicas 57, no. 3 (2014): 2697–732. http://dx.doi.org/10.14195/0870-4260_57-3_6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Marcos Mesquita da, Valmir Rodrigues Batista, Theophilo Moura Maciel, Marco Antonio dos Santos, and Taynara Lacerda Brasileiro. "Otimização de Parâmetros do Processo de Soldagem Arco Submerso para Revestimentos Anticorrosivos." Soldagem & Inspeção 21, no. 1 (March 2016): 115–24. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2101.11.

Full text
Abstract:
Resumo Neste trabalho foi avaliada a influência das variáveis de soldagem em cordões de solda, aplicados pelo processo Arco Submerso (SAW) com corrente convencional, visando futura aplicação em revestimentos metálicos contra corrosão. Segmentos de tubo de um aço API 5L Gr B foram utilizados como substrato, além da utilização de um metal de adição de liga de níquel, diâmetro de 1,13mm, classificação AWS ERNiCrMo-4 (Hastelloy C-276), e um fluxo do tipo neutro, básico e aglomerado (EN 760: SA AF 2 DC). Foram analisadas as variáveis tensão, velocidade de alimentação de arame e distância do bico de contato à peça (DBCP) – com o restante dos parâmetros constantes – através de um planejamento fatorial completo em dois níveis e pontos centrais. Os resultados mostraram modelos matemáticos estatisticamente significativos e preditivos para as respostas diluição e corrente média, IM. Porém, para a resposta Reforço/Largura (R/L), o modelo se caracterizou como estatisticamente significativo, não preditivo e contendo uma falta de ajuste. A DBCP, por sua vez, foi a variável que se constituiu como a de maior significância na redução da diluição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Almeida, Bruno José Machado de. "Auditoria e sociedade: o diálogo necessário." Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 34 (April 2004): 80–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000100006.

Full text
Abstract:
A sociedade, majoritariamente estruturada numa óptica de economia de mercado, exige que a função de auditoria seja cada vez mais interveniente no diagnosticar de determinadas situações, como é o caso da viabilidade da empresa, na denúncia de fraudes e de actos ilegais, na apreciação da economia, eficiência e eficácia das organizações. Assim, o produto auditoria, sua natureza e funções, tem urgentemente que ser clarificado, para que possa responder de forma adequada às expectativas do público. Com efeito, considera-se que o âmbito da auditoria deve ser ampliado para assim satisfazer às exigências da sociedade, pois espera-se que forneça um certo nível de segurança, bem como uma resposta aos seus problemas actuais. O conceito de auditoria permite confrontos entre os auditores e os utilizadores da informação financeira, tendo, como conseqüência, a freqüente acusação de que os primeiros não alertam para falhas na organização, apesar de validarem as demonstrações financeiras. O diálogo entre a sociedade e a auditoria carece de reforço, de forma a encontrar um ponto de equilíbrio entre ambas as partes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Villas-Bôas, Alessandra, Verônica Bender Haydu, and Gerson Yukio Tomanari. "Ressurgência comportamental:." Perspectivas em Análise do Comportamento 1, no. 1 (August 23, 2017): 5–14. http://dx.doi.org/10.18761/perspectivas.v1i1.13.

Full text
Abstract:
Em uma dada situação, quando um comportamento recentemente reforçado deixa de sê-lo, comportamentos que foram previamente reforçados sob circunstâncias similares tendem a recorrer. Comportamentos que voltam a ocorrer em tais condições são objeto de estudo da análise do comportamento sob a denominação de ressurgência comportamental. No presente texto, iremos inicialmente historiar os estudos sobre ressurgência. Na sequência, vamos analisar comportamentos ressurgentes a partir de uma série de fatores que os afetam, entre os quais estão a extinção prévia do comportamento ressurgente, o grau de fortalecimento a que o comportamento ressurgente fora submetido, o papel do reforçador para a ressurgência, os efeitos das taxas de respostas e taxas de reforço do comportamento ressurgente, a demonstração de classes de estímulos ressurgentes, etc. Por fim, vamos proceder com uma análise crítica do conceito de ressurgência frente a outros fenômenos comportamentais inter-relacionados, por exemplo, a variação comportamental que tipicamente acompanha um processo de extinção e a recuperação espontânea de uma resposta. Com isso, procuramos identificar as especificidades do conceito de ressurgência, avaliando-o quanto à sua possível relevância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Zapater, André Rocha, Duani Moraes Silveira, Alberto de Vitta, Carlos Roberto Padovani, and José Carlos Plácido da Silva. "Postura sentada: a eficácia de um programa de educação para escolares." Ciência & Saúde Coletiva 9, no. 1 (2004): 191–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232004000100019.

Full text
Abstract:
Avaliação da eficácia de um programa de educação sobre o conhecimento relacionado à postura sentada de estudantes da 1ª série do ensino fundamental, na esfera estadual, particular e municipal, em Bauru. Foram avaliados (pré-teste) 71 alunos e depois aplicado um programa de educação sobre o tema, composto de aulas expositivas, técnicas de demonstração e feedback, associado a um programa de reforço ministrado por professoras treinadas e, finalmente, a reavaliação (pós-teste) dos conhecimentos dos participantes. Foi observado que: 1) no pré-teste ocorreu diferença significativa entre as escolas, sendo que a municipal apresentou menor número de erros do que a particular e a estadual; 2) o pós-teste mostrou que houve diferença significativa sendo que as escolas municipal e particular tiveram um menor número de erros em relação a estadual; 3) em todas as escolas houve predominância da situação de erro pré-teste maior que pós-teste. A escola estadual tem resposta mais freqüente que a particular quando há aumento de erro. Conclui-se que o programa se mostrou eficaz para aumentar os conhecimentos dos escolares a respeito da postura sentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Baltazar, Isabel Cristina. "A Democracia na Europa." Revista Estudos do Século XX, no. 17 (December 27, 2018): 217–37. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8622_17_12.

Full text
Abstract:
Este estudo procura refletir sobre a Democracia na União Europeia e a sua real implicação na vida dos cidadãos europeus. Por um lado, a Democracia existe em instituições supranacionais e, muito particularmente, no Parlamento Europeu, instituição que representa, de facto, os cidadãos europeus. Por outro lado, esta democracia revela um défice porque a ligação dos cidadãos europeus à União Europeia é manifestamente insuficiente, logo pela baixa relevância social da participação nas Eleições Europeias, eleições de segunda ordem, porque os cidadãos descuram este ato eleitoral paradigmaticamente europeu, não o reconhecendo como um ato de verdadeira cidadania europeia ativa. A Democracia Europeia tem sido aprofundada no processo de construção europeia, nomeadamente através do reforço da legitimidade democrática e da atribuição de mais poderes de decisão normativa e de controlo ao Parlamento Europeu. A consolidação dos Direitos de Cidadania Europeia e de iniciativa popular dos cidadãos europeus é uma realidade expressa nos Tratados, mas não assumida e vivida pelos cidadãos europeus que sofrem de falta de participação e envolvimento no projeto europeu. É este o caminho a percorrer e a resposta para a encruzilhada europeia e futuro da Europa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Nunes, Alexandre Morais, and Andreia Afonso de Matos. "Experiências de gestão hospitalar realizadas em Portugal: uma perspectiva comparada." Revista Eletronica Gestão & Saúde 8, no. 2 (May 30, 2017): 284. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v8i2.24601.

Full text
Abstract:
Em Portugal na década de 90 foram encontrados problemas nos resultados da gestão hospitalar como a ineficiência, o aumento de custos, o desperdício e a baixa produção dos serviços de prestação de cuidados. Perante os factos, o Governo foi obrigado a proceder a uma profunda reforma. Seguindo o modelo europeu da New Public Management foram repensadas as práticas de administração reforçando o poder e a responsabilidade dos gestores e o formato jurídico. Todas essas questões tinham como objetivo o reforço da eficiência, da produtividade, o aumento dos ganhos em saúde e da satisfação dos pacientes. No entanto, para equacionar qual o modelo a aplicar em todo o país, foram desenvolvidas experiências piloto considerando a concessão a entidades privadas, o modelo de gestão integrado de cuidados hospitalares com atenção primária e ainda o modelo de gestão empresarial. Neste artigo, faz-se uma revisão da literatura sobre cada modelo testado, com o objetivo de os comparar, analisando qual a opção mais adequada à busca da eficiência. Em conclusão, se verificou que a opção pelo modelo de gestão empresarial foi a que oferecia a melhor resposta para a melhoria dos resultados, o que vai ao encontro da decisão política que optou por esse modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Catania, A. Charles, Deisy Das Graças de Souza, and Koichi Ono. "PREFERÊNCIA POR LIBERDADE DE ESCOLHA MESMO QUANDO UMA DAS ALTERNATIVAS NUNCA (OU RARAMENTE) É ESCOLHIDA." Revista Brasileira de Análise do Comportamento 1, no. 1 (March 15, 2012): 51. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v1i1.761.

Full text
Abstract:
Em uma situação de liberdade de escolha (escolha livre), duas ou mais respostas elegíveis para reforço estão concorrentemente disponíveis, como quando as bicadas de um pombo em qualquer um de dois discos pode produzir reforços em intervalo-fixo (FI). Em escolha forçada, uma única resposta é elegível para reforço, como quando as bicadas em um disco podem produzir reforços em FI, mas as bicadas em um segundo disco são colocadas em extinção (EXT).A liberdade de escolha tem sido tipicamente preferida à escolha forçada, quando ambas constituem os elos terminais de esquemas encadeados concorrentes ou de esquemas múltiplos encadeados concorrentes. Quando esquemas múltiplos encadeados concorrentes programam as condições A e B para os elos terminais à esquerda e à direita, respectivamente, na presença de um dos estímulos do elo inicial, mas programam as posições inversas para A e B nos elos terminais na presença do outro estímulo do elo inicial, as preferências podem ser determinadas, ao longo das sessões, como diferenças nas taxas relativas nos elos iniciais. A questão neste experimento era se a preferência por escolha livre é demonstrável mesmo quando uma das alternativas quase nunca é escolhida ou é escolhida raramente. Uma história experimental sob esquemas múltiplos cujos componentes eram cadeias concorrentes, nas quais os elos terminais eram um mesmo esquema de FI, foi seguida pelo treino, independente dos elos iniciais, de FI 20-s (disco verde), FI 40-s (disco amarelo), e EXT (disco vermelho) nos elos terminais. Então, os esquemas múltiplos de cadeias concorrentes programaram os elos terminais de escolha livre com dois discos, verde (FI 20-s) e amarelo (FI 40-s), concorrentemente com elos terminais de scolha forçada, também com dois discos, um verde (FI 20-s) e outro vermelho (EXT). Esses elos terminais mantiveram o responder quase que exclusivamente no disco verde, quer o outro fosse amarelo ou vermelho, e todos os reforços foram produzidos por respostas no disco verde. Embora os reforços fossem iguais e a alternativa com o disco amarelo nunca ou quase nunca tivesse sido escolhida, o elo terminal com os discos verde e amarelo (escolha livre) foi preferido ao elo terminal com os discos verde e vermelho (escolha forçada).Palavras-chave: escolha livre, escolha forçada, preferência, esquemas encadeados concorrentes, elos iniciais, elosterminais, operantes discriminados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vogel, Fernanda Silveira Flores, Eduardo Furtado Flores, Rudi Weiblen, Sandra Vanderli Mayer, Valter Leonardo de Quadros, and Ivomar Oldoni. "MAGNITUDE, DURAÇÃO E ESPECIFICIDADE DA RESPOSTA SOROLÓGICA EM BOVINOS VACINADOS CONTRA O VÍRUS DA DIARRÉIA VIRAL BOVINA (BVDV)." Ciência Rural 32, no. 1 (February 2002): 83–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782002000100015.

Full text
Abstract:
A resposta sorológica induzida por três vacinas comerciais inativadas contra o vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) foi avaliada em bovinos imunizados três vezes (dias 0, 30 e 180) e testados a diferentes intervalos após a vacinação. Trinta dias após a segunda vacinação, 74,5% (70/94) dos animais apresentavam anticorpos neutralizantes contra o BVDV-1 e 52,1% (49/94) contra o BVDV-2. Os títulos médios (GMT) e o número de animais reagentes contra o BVDV-1 eram de 109,3(32/36); 54,6(22/28) e 25,5(16/30) para as vacinas A, B e C, respectivamente; e de 19(27/36), 42,3(12/28) e 18,4(10/30) contra o BVDV-2. Os títulos reduziram-se aos 180 dias, sendo que 31,9%(30/94) dos animais já não apresentavam atividade neutralizante frente ao BVDV-1 e 63,8%(60/94) frente ao BVDV-2. Nesta data, os títulos médios e o número de animais positivos frente ao BVDV-1 eram de 28,3 (30/36), 28,3(20/28) e 16,1(14/30) e frente ao BVDV-2 de 16,8(18/36), 21,6(10/28) e 28,3(6/30) para as vacinas A, B e C, respectivamente. Após o reforço (dia 180), os títulos médios contra o BVDV-1 aumentaram significativamente nos três grupos vacinais e contra o BVDV-2 apenas no grupo A. Trinta dias após, os títulos médios e o número de reagentes contra o BVDV-1 eram de 104,8(23/24), 50,3(24/26) e 43,7(24/28) e contra o BVDV-2 de 33,4(23/24), 23,3(22/26) e 15,7(22/28) para as vacinas A, B e C. Os títulos contra o BVDV-1 no dia 210 foram estatisticamente superiores aos títulos contra o BVDV-2 nos três grupos vacinais. O soro de alguns animais positivos de cada grupo foi testado frente a quatro amostras brasileiras de BVDV-1 e duas de BVDV-2. Além dos títulos baixos a moderados, os testes de neutralização cruzada revelaram variações marcantes na atividade neutralizante frente a isolados de campo antigenicamente diferentes. Esses resultados demonstram que a vacinação não induziu uma resposta sorológica de magnitude e duração adequadas na maioria dos animais, principalmente frente à grande diversidade antigênica das amostras de BVDV.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Aguilar, Patrícia Michelini. "MÚSICA ANTES, PALAVRA DEPOIS." Revista Música 18, especial (October 21, 2018): 167–78. http://dx.doi.org/10.11606/rm.v18iespecial.151088.

Full text
Abstract:
O processo de catequização das crianças indígenas nas missões jesuítas brasileiras foi bastante peculiar, certamente diferenciado do que ocorria nos colégios europeus. Os padres inacianos precisaram aprender a língua local, adaptar os pro-cessos e materiais pedagógicos e proporcionar aos curumins uma vivência religiosa da qual eles nada conheciam. O uso da música foi essencial para estabelecer uma conexão mais próxima, atrativa aos índios, servindo ao mesmo tempo de isca para a catequese e de reforço ao aprendizado da doutrina. Embora essencialmente vocal, boa parte do repertório musical da catequese foi realizado em instrumentos, particularmente em flautas, amplamente empregadas pelos missionários, so-bretudo nas primeiras décadas de sua atuação (1550-1610). Nesta comunicação, pretendemos demonstrar que o ensino de instrumentos musicais às crianças indígenas, particular-mente de flautas, não visava apenas proporcionar uma varia-ção instrumental ao repertório, mas também estabelecer um elemento uniformizador de resposta à doutrina. A barreira da língua e a compreensão real do conteúdo cristão eram algu-mas das maiores dificuldades enfrentadas pelos padres, mas a realização da música pelas flautas de certa forma minimizava tais obstáculos e proporcionava a sensação de êxito na ativi-dade missionária. Se a palavra é necessária para concretizar e explicitar o pensamento, enquanto a música potencializa seu significado, nas missões jesuítas brasileiras os papéis parecem ter se invertido: a música serviu antes como recurso de assimi-lação, e a palavra, em língua desconhecida, constituidora de um texto complexo, foi por muitas vezes elemento acessório e não totalmente assimilado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Matos, Ana Caroline Gusmão de, Thiago Vaz de Andrade, Nathalia Costa Macedo Noronha, Thayná Bezerra Lima, Carmem Isaura Salles do Nascimento, Alícia Calinne Melo Santos, Valéria Soares de Jesus Santana, Luana Godinho Maynard, and Carla Viviane Freitas de Jesus. "Lesão renal aguda na COVID-19 e abordagem multiprofissional." Research, Society and Development 10, no. 3 (March 26, 2021): e53310313436. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13436.

Full text
Abstract:
Objetivo: Identificar a relação da COVID-19 com a lesão renal aguda, bem como o papel da abordagem multiprofissional nesse cenário. Metodologia: Trata-se de uma revisão narrativa realizada a partir das bases de dados PubMed, SciELO e LILACS, utilizando os descritores “COVID-19” e “Acute Kidney Injury”. Foram incluídos estudos originais publicados disponíveis na íntegra para leitura, publicados nos últimos 5 anos, nos idiomas português, inglês e/ou espanhol. Foram excluídos artigos veterinários, os que avaliaram pacientes com doenças renais crônicas prévias à infecção pela COVID-19 ou transplantados, além de resumos isolados e editoriais. Resultados: O SARS-CoV-2 invade células humanas a partir da enzima conversora de angiotensina 2 e serino-proteases transmembrana tipo 2, ocasionando resposta inflamatória sistêmica por tempestade de citocinas, efeito citotrópico direto induzido por vírus e necrose tubular aguda, devido a falha de múltiplos órgãos e choque. A rabdomiólise contribui para esse quadro. Clinicamente, os pacientes com lesão renal aguda e COVID-19 podem ser apresentar com sintomas geniturinários, diarreia, proteinúria, hematúria e alterações de ureia e creatinina. A abordagem ao paciente nefrológico no contexto pandêmico envolve reforço de medidas preventivas ao novo vírus, gestão de saúde eficaz e colaboração entre médicos e enfermeiros de diversas especialidades, em especial intensivistas e nefrologistas. Conclusão: A infecção pelo SARS-CoV-2 pode ocasionar lesão renal aguda por toxicidade viral direta ou desregulação de mecanismos imunológicos. O quadro clínico nesses casos é marcado por sintomas de falência renal e infecção. A atuação sinérgica de equipe de saúde multiprofissional e gestores de saúde é fundamental nesse cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Santiso, Carlos. "Promoção e proteção da democracia na política externa brasileira." Contexto Internacional 24, no. 2 (December 2002): 397–431. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292002000200002.

Full text
Abstract:
A partir da restauração da democracia em 1985, a política externa brasileira vem demonstrando tanto continuidade como mudança. Ao mesmo tempo que o Brasil tem reforçado significativamente seu compromisso normativo com a promoção da democracia, com base na defesa do interesse nacional fundada em princípios, seu engajamento na defesa da democracia fora de casa tem sido cerceado por sua dedicação tradicional ao princípio da soberania nacional. A política externa brasileira, contudo, evoluiu significativamente desde o retorno da regra civil. A diplomacia presidencial de Fernando Henrique Cardoso representou um reforço decisivo para o fortalecimento do compromisso normativo com a democracia, tanto através da introdução de cláusulas de democracia nas instituições regionais como em suas próprias relações bilaterais. No entanto, há uma tensão inerente à dualidade de objetivos da política externa brasileira que gera ambigüidade na sua condução. Existem barganhas multifacetadas entre os princípios de interferência democrática e soberania nacional, assim como entre as finalidades de estabilidade e democracia. Este estudo explora essa tensão através da avaliação dos esforços do Brasil no que se refere à promoção da democracia além de suas fronteiras, e sua resposta às ameaças à democracia e aos casos de eleições viciadas que aconteceram na última década. Examina dez ocorrências em que a democracia esteve sob risco. Alega que é improvável que a defesa do interesse nacional fundada em princípios, sobre os quais a promoção da democracia se apóia, sobreviva à presidência de Cardoso. O Brasil precisa resolver com sucesso a tensão entre o princípio da soberania nacional e seu compromisso com a promoção e proteção da democracia fora de casa, tanto para aclarar seus objetivos de política externa, como para fortalecer os mecanismos regionais de ação coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Suaid, Haylton Jorge, Antonio Carlos Pereira Martins, Silvio Tucci Jr, Jeova Nina Rocha, Antonio Antunes Rodrigues Júnior, Marco Antonio Gonçalves, and Adauto José Cologna. "Ação do soro de cabra anti-soro de coelho imunizado ou não com células linfóides do doador sobre o alotransplante cardíaco em ratos: immunosupression of goat antiserum against rabbit serum immunized or not with donor lymphoid cells." Acta Cirurgica Brasileira 17, suppl 3 (2002): 69–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-86502002000900015.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A rejeição imunológica é uma das principais causas da perda de órgãos transplantados. A tentativa do controle da reação imunológica é clinicamente feita através da imunossupressão inespecífica e experimentalmente também por bloqueio específico. O alotransplante cardíaco em ratos pela técnica de ONO,K é um bom método para avaliação clínica da rejeição e de estudos voltados para o controle da rejeição. Objetivo : estudar o efeito de um anti-antisoro linfocitário, anti-linfócitos do doador sobre a rejeição do alotransplante cardíaco de ratos Wistar para ratos Holtzman. MÉTODOS: o soro anti-linfocitário (SAL) foi obtido através da imunização de coelhos com linfócitos obtidos de gânglios linfáticos da cadeia mesentérica de ratos Wistar, em solução de Tyrode, contendo 3x10(9) células/ ml. A inoculação de 3 coelhos foi feita com 1 ml da suspensão celular e 1 ml de adjuvante completo de Freund. Duas semanas após a primeira inoculação fez-se 4 doses semanais de reforço. Os coelhos foram sangrados na 5ª semana, quando então foram separados os soros. A titulação dos soros foi realizada pelo teste de citotoxicidade, sendo verificado que ambos apresentaram título de 1:1024. A dosagem de proteínas mostrou albumina com 3,1 e 2,7 g% e globulinas com 3,5 e 2,9 g%, sendo o normal 3,7 e 2,2 g% respectivamente. Os dois SAL foram misturados. Duas cabras foram inoculados, com 3 ml da mistura desses SAL, associados a 2 ml de adjuvante de Freund. As doses de reforço com 5 ml do SAL foram iniciadas 2 semanas após. A cabra A recebeu 8 doses (1,4 g de globulinas). A cabra B recebeu 4 doses de reforço (0,7 g de globulinas). Uma semana após a última inoculação retirou-se 125 ml de sangue de cada cabra, fazendo a separação dos anti-soro anti-SAL (ASAL). Uma terceira cabra C foi imunizada com soro normal de coelho. A determinação de precipitinas foi feita pelo método de OUCHTERLONY. O ASAL A teve título de 1:64 e B e C título de 1:128. Os ASAL A e B foram capazes de bloquear "in vitro" a atividade citotóxica do SAL até a diluição de 1:2 do SAL. O soro de cabra anti-soro normal de coelho (SCANC) não foi capaz de bloquear a citotoxicidade do SAL. Os animais submetidos a transplante cardíaco foram divididos em 2 grupos controles um normal com 10 ratos (C1) e outro (C2) com 5 ratos que recebeu 1,0 ml endovenoso de SCANC. O grupo de ratos testes A foi composto por 19 ratos distribuídos em 3 subgrupos. Subgrupo A1 com 5 ratos recebeu 0,5 ml do ASAL A, via endovenosa, logo após a cirurgia,o subgrupo A2 com 7 ratos recebeu 1.0 ml do ASAL A nas mesmas condições e o subgrupo A3 também com 7 ratos recebeu 1,0 ml no dia da cirurgia e 1,0 ml nos outros 2 dias consecutivos. O grupo de ratos testes B que recebeu o ASAL B foi igual ao grupo A. A avaliação dos corações transplantados foi diária através da palpação abdominal. O tempo máximo de seguimento foi de 243 dias. Os corações considerados rejeitados foram retirados e feito estudos histológicos. RESULTADOS: o período de rejeição dos grupos foi : controles C1 e C2 foram 11,9 e 14,6 dias, respectivamente; no subgrupo A1 apenas um rato teve sobrevida cardíaca significante (153 dias), nos demais ela variou de 9 a 15 dias; no subgrupo A2 a sobrevida do coração foi significante e variou de 23 a 230 dias; no subgrupo A3 apenas 5 corações tiveram sobrevida significante que variou de 29 a 190 dias. A sobrevida dos corações transplantados do grupo B foi significante para um animal de cada subgrupo (120,132 e 129 dias). Os corações com sobrevida longa foram retirados batendo. Os demais corações foram rejeitados dentro do período de variação dos grupos controles. CONCLUSÕES: O soro de cabra anti-soro anti-linfócitos do doador, com maior período de imunização, foi capaz de bloquear a resposta imune de rejeição dos corações transplantados nas doses de 1,0 e 3,0 ml. Os ratos que não promoveram a rejeição aguda dos corações transplantados não apresentaram anticorpos citotóxicos circulantes. O fator causador do bloqueio parace não estar vinculado aos bloqueios de citotoxicidade "in vitro" e do teor de precepitinas do SAL.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lima, Raphael Jonathas da Costa, and Rafael Carvalho dos Santos. "FORJANDO A POLÍTICA AUTOMOTIVA BRASILEIRA: INCUMBENTES E DESAFIANTES NA CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA INOVAR-AUTOFORGING BRAZILIAN AUTOMOTIVE POLICY: INCUMBENTS AND CHALLENGERS IN THE CONSTRUCTION OF THE INOVAR-AUTO PROGRAM." Revista Pós Ciências Sociais 18, no. 2 (April 29, 2021): 355. http://dx.doi.org/10.18764/2236-9473.v18n2p355-380.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a construção do Programa Inovar-Auto, política industrial brasileira cunhada com o propósito de incrementar os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e engenharia na indústria automotiva. A discussão tem como finalidade contribuir para demarcar as estratégias corporativas dos grupos automobilísticos, indicando como as políticas industriais para o setor são moldadas sob medida, a fim de proteger os interesses das empresas há mais tempo em atuação no Brasil. O Inovar-Auto, por hipótese, resulta de processos sociais responsáveis por estruturar as relações entre organizações incumbentes e desafiantes em disputa no mercado automotivo. Em outros termos, o seu surgimento se deve à queda de preços decorrente da entrada de firmas desafiantes no mercado nacional, e da resposta dada pelas firmas incumbentes ao aumento da competição através do reforço de regras, leis de proteção e demais formas de poder capazes de impedir qualquer movimento de transformação dessa ordem econômica e social.AbstractThis paper analyses the construction of the Inovar-Auto programme, a Brazilian industrial policy devised with the goal of boosting investment in research, development and engineering in the automotive industry. The purpose of this discussion is that of contributing to define the corporate strategies of industrial groups in the automotive industry, showing how the industrial policies for the sector are carved out to measure, in order to protect the interests of those companies that have been in Brazil the longest. Inovar-Auto could possibly have resulted from social processes responsible for structuring the relationships between incumbent organisations and challengers within the automotive market. In other words, its appearance is due to the fall in prices resulting from the entry of new challengers onto the national market, and the response given by the incumbent companies to the increased competition, through reinforcement of rules, laws for protection, and other ways of being able to prevent any movement for the transformation of the economic and social order.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

CONTE, Vinício Paride. "Hepatite crônica por vírus C: Parte 1. Considerações gerais." Arquivos de Gastroenterologia 37, no. 3 (July 2000): 187–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-28032000000300010.

Full text
Abstract:
O vírus da hepatite C foi identificado em 1989 como sendo o principal agente causador das hepatites não-A não-B e o seu reconhecimento como agente de alta prevalência nas infecções pós-tranfusionais e/ou uso de derivados do sangue ou em associação com o abuso de drogas endovenosas. A descoberta e a maior disponibilidade de novas técnicas para a seleção adequada de doadores de sangue, reduziu sensivelmente a incidência das hepatites pós-transfusionais. Cerca de 95% dos indivíduos infectados pelo vírus da hepatite C podem ser identificados pelos testes anti-vírus da hepatite C de terceira geração. Os estudos retrospectivos de infecções pelo vírus da hepatite C iatrogênicas, são as principais fontes de reconhecimento da história natural da doença. A distribuição dos diferentes genótipos do vírus da hepatite C varia de acordo com as regiões geográficas. Na América do Sul, Europa, Estados Unidos e Japão 1, 2, e 3 representam a maioria das infecções, sendo o subtipo 1-b o mais prevalente. Os parâmetros epidemiológicos (idade, fatores de risco e duração da infecção) podem estar associados com os genótipos do vírus da hepatite C, sendo os tipos 1-a e 3-a mais freqüentes nos drogaditos endovenosos e o 1-b nas hepatites pós-transfusionais. O subtipo 1-b ocasiona lesões hepáticas mais graves e prolongadas, com alterações ultraestruturais mitocondriais freqüentes e grande comprometimento dos processos de fosforilização oxidativa. A produção aumentada de radicais livres pode influenciar negativamente a evolução da doença hepática pelo reforço da ação citopática do vírus da hepatite C que provoca. O significado clínico dos níveis de vírus C no interior do fígado, nesses pacientes, não é determinado pelos fatores hospedeiro (idade, tipo e duração da infecção) ou pelos fatores virais (genótipos) e os repetidamente vírus da hepatite C RNA RT-PCR negativos no soro, não indicam necessariamente ausência de vírus da hepatite C no fígado. A associação de autoimunidade à hepatite C é questionável. Os marcadores imunes são freqüentemente detectados em baixos níveis. A modulação da resposta imune ao envelope protéico E2, após injeção de plasmídios DNA, tem sido usada para induzir respostas imunes específicas ao vírus da hepatite C. O espectro de tais respostas poderia ser ampliada mediante combinação de plasmídios, vias de administração e outras formas de imunógenos codificados (vacinas a base de peptídios). Tais estratégias podem vir a ser importantes, em breve, no combate aos altamente mutantes vírus da hepatite C. O papel patogênico dos novos vírus G e TT das hepatites está em estudos, porém é de consenso que suas associações com doença hepática ativa é fortuita.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Moraes, Jefferson Gonçalves, and Washington Luiz De Oliveira Brandão. "Relacionamentos Virtuais: uma Análise Acerca dos Padrões Comportamentais dos “Catfish”." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 19, no. 3 (November 30, 2018): 300. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2018v19n3p300-308.

Full text
Abstract:
A internet exerce grande influência nas relações sociais, portanto, os relacionamentos afetivos também são modificados, logo, dentre esta categoria surge o relacionamento virtual, possibilitando variadas formas de interação, inclusive a criação de perfis falsos. Para descrever o indivíduo que forja sua identidade ao entrar em um relacionamento, por meio da internet, utiliza-se o termo “catfish”. Com base na Análise do Comportamento se objetivou apresentar uma análise funcional do comportamento do “catfish”, identificar suas características e detectar possíveis funções da classe de respostas, a partir de cinco episódios da série com o mesmo nome. A pesquisa é de caráter bibliográfico e documental, foram utilizados livros, artigos e episódios, disponibilizados pelo canal de televisão a cabo MTV e em sites especializados em séries, para a devida análise. Através da análise funcional foram obtidas informações de antecedentes – respostas – consequências (imediatas e atrasadas), possibilitando a identificação de funções para respostas apresentadas em cada episódio. O resultado da pesquisa aponta que a maioria dos “catfish” apresenta baixo contato com reforçadores sociais (antecedente), o que forneceu uma condição para a criação do perfil falso nas redes sociais (resposta) e obteve como consequência a atenção e suporte social (reforço) indicando, assim, que o comportamento do “catfish” é mantido por reforçamento positivo.Palavras-chaves: Relacionamento Virtual, Catfish, Análise Funcional, Análise do Comportamento.AbstractThe internet exerts a great influence on social relationships, therefore, affective relationships are also modified, thus, within this category emerges the virtual relationship, allowing various forms of interaction, including the creation of fake profiles. To describe the individual who forges their identity when entering into a relationship via the internet, the term “catfish” is used. Based on the Behavior Analysis, it was aimed to present a functional analysis of the “catfish”’s behavior, identify its characteristics and detect possible functions of the class of responses from six episodes of the series with the same name. The research is of bibliographical and documentary character, books, articles and episodes, made available by the cable television channel MTV were used and in sites specialized in series, for the due analysis. Through the functional analysis information about antecedent- responses – consequences were obtained (immediate and delayed), allowing the identification of functions for responses presented in each episode. The result of the research indicates that most catfish have low contact with social reinforcers (antecedent) which provided a condition for creating the false profile in social networks (response) and obtained as a consequence attention and social support (reinforcement), thus indicating that the catfish’s behavior is maintained by positive reinforcement.Keywords: Virtual relationship, Catfish, Functional analysis, Behavior Analysis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sieira, Ana Cristina Castro F., and Alberto S. F. J. Sayão. "Influência do dano na resposta de geogrelhas submetidas ao arrancamento." Rem: Revista Escola de Minas 61, no. 4 (December 2008): 513–21. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000400017.

Full text
Abstract:
Em projetos de maciços reforçados com geossintéticos, a resistência à tração de projeto é determinada a partir da aplicação de um fator de redução global sobre a resistência característica do reforço. O fator de redução global é, geralmente, desmembrado em fatores parciais de redução, que consideram a perda de resistência decorrente de danos mecânicos, degradação biológica e deformações por fluência. Em maciços reforçados, o fator de redução por danos mecânicos prepondera sobre os demais, podendo reduzir, significativamente, as propriedades mecânicas do geossintético. O presente trabalho apresenta resultados de ensaios de arrancamento executados com 2 tipos de geogrelhas, previamente danificadas, imersas em solo arenoso, sob diferentes condições de densidade relativa. O dano mecânico foi imposto artificialmente pela ruptura física de elementos da malha. O objetivo desses ensaios consistiu no estudo da influência do dano mecânico no comportamento de geogrelhas. Os resultados indicaram que a influência do dano aumenta com a densidade relativa do solo e sugerem que o dano deve ser investigado a partir de ensaios confinados, considerando-se a interação da geogrelha com o solo envolvente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cameschi, Carlos Eduardo, and João Claudio Todorov. "Análise custo-benefício do reforço negativo em contingências de esquiva sinalizada." Psicologia: Teoria e Pesquisa 19, no. 3 (December 2003): 279–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-37722003000300010.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa as funções dos sinais em contingências de esquiva e descreve a interação organismo-ambiente como exemplo de relação custo-benefício. Seis ratos foram expostos a um procedimento de esquiva sinalizada, onde um período seguro (PS) de 20 s era seguido pelo período de aviso (PA) de 10 s e, na ausência de respostas, um choque era liberado e reiniciava o processo. Em sucessivas condições experimentais, o número de respostas requerido durante o PA para cancelar o choque aumentou de (1) um para 10 (FR1, 3, 5, 7 e 10), mantendo-se FR1 durante o PS. Observou-se que a taxa de respostas no PA expressa uma função U invertido em relação aos esquemas FR programados, a taxa de respostas no PS e a taxa de choques liberados expressam uma função direta em relação ao tamanho da FR e a taxa de sinais (número de vezes que o sinal foi apresentado dividido pela duração do PS) expressa uma função inversa em relação à razão requerida durante o PA. Estes resultados são consistentes com uma análise custo-benefício do desempenho em esquiva sinalizada: sendo requeridas poucas respostas durante o sinal, os sujeitos tendiam a responder menos no PS, minimizando esforço; e devido ao aumento progressivo no custo da resposta durante o PA, tornou-se menor o esforço pelo mesmo benefício responder durante o PS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Urquijo, Laura Gómez. "O Investimento Social na União Europeia como Resposta aos Desafios Financeiros e Sociais da Crise." Contexto Internacional 37, no. 2 (August 2015): 509–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-85292015000200006.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo mostra como se aborda o investimento social por parte da União Europeia no peculiar e atual contexto de recortes de gastos sociais e reforço da governança econômica. Para isso, focaliza o estudo da atuação da UE, especialmente da Comissão, e as iniciativas implantadas desde o início da crise. Esta análise parte das propostas europeias para atingir os objetivos 2020, destacando a dupla intervenção da UE e dos Estados. Considerando tais iniciativas, vê-se o aporte do recentemente lançado Pacote de Investimento Social sobre a modernização das políticas sociais, respondendo aos desa fios demográficos e financeiros da UE. Por último, questiona-se em que medida se produz efetivamente o vínculo entre as recomendações da Comissão a favor do investimento social e as políticas dos Estados-membros dentro das particulares regras do jogo da nova governança econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. "XI Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia." Revista Brasileira de Cancerologia 56, no. 2 (June 30, 2010): 271–87. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2010v56n2.1509.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Estresse Oxidativo em Pacientes com Câncer de Pulmão Tratados Com Radioterapia; Protocolo de Radiodermite; Aplicação do Gel MAGIC-f na Verificação 3D de Dose em Radioterapia; Simulação Monte Carlo da Aplicação do Gel MAGIC-f na Dosimetria de Nanopartículas de Ouro; Aplicação do Código PENELOPE na Dosimetria de Nanoesferas de Ouro Incorporadas aos Tecidos Pulmonar, Ósseo e Epitelial; Resposta Dosimetrica do Gel MAGIC-f para Feixes de Elétrons; Radioterapia Adjuvante no Câncer de Endométrio IB: Comparação Histórica entre Regimes de Tratamento numa mesma Instituição; Dosimetria Tridimensional com Gel MAGIC Modificado: Verificação de um Planejamento de Tomoterapia; Avaliação da Capacidade Funcional e Função Respiratória como Possível Fator Preditivo de Pneumonite Actínica em Pacientes Submetidos à Radioterapia para Neoplasia de Mama; A Consulta de Enfermagem no Cuidado ao Cliente Oncológico em Tratamento Radioterápico; Alterações Orais Tardias após Radioterapia em Pacientes Portadores de Neoplasia Maligna de Cabeça e Pescoço; Braquiterapia Oftálmica: Resultados de uma Grande Série de Casos de Melanomas da Coroide Tratados com Placa de Rutênio-106; Utilização do Sistema BrainLAB ExacTrac X-RAY 6D para Avaliação do Posicionamento Convencional de Pacientes com Neoplasia de Próstata; Posicionamento 3D e 6D: Comparação entre dois métodos de Localização de Isocentros (Caixa Localizadora e Sistema ExacTrac) em Região Cerebral; Correlação entre Grupos de Risco Clínico e Patológico em Pacientes Com Câncer de Próstata Operados: Análise Preliminar; Avaliação das Complicações Gastrointestinais e Genitourinárias Agudas e Tardias em Pacientes Tratados com Radioterapia Pélvica; GBM - Experiência Uni-institucional com 48 pacientes submetidos à Cirurgia, Radioterapia e Quimioterapia; Estudo da Distribuição de Dose em Tomoterapia utilizando Simulação Monte Carlo com o Código PENELOPE; Tratamento Conservador do Câncer de Mama T2 (≥4cm) e T3 por Quimioterapia Neoadjunante, Quadrantectomia, Braquiterapia com Alta Taxa de Dose como Reforço de Dose, Teleterapia Complementar e Quimioterapia Adjuvante: Análise de Controle Local e Sobrevida Global; Resultados Cosméticos e Morbidade Aguda e Tardia do Tratamento Conservador do Câncer de Mama T2 (T≥4cm) e T3 por Quimioterapia Neoadjuvante, Quadrantectomia, Braquiterapia com Alta Taxa de Dose como Reforço de Dose, Teleterapia Complementar e Quimioterapia Adjuvante; Avaliação da Eficácia do Uso de Aloe Vera em Alta Concentração (Aloe 200) como Adjuvante no Tratamento da Radiodermite para Pacientes com Câncer de Mama em Radioterapia; Caracterização de Dosímetros Termolminescentes (TLD 100) para Utilização In Vivo; Avaliação do Controle Local e Sobrevida Livre de Doença de Pacientes Submetidos a Fracionamentos Alterados para Tratamento de Tumores Glóticos T1 E T2; Preservação dos Tecidos Sadios através do Posicionamento Anatômico em Radioterapia em Câncer de Próstata; Resultado Oncológico da Eletronterapia Intraoperatória Complementar no Carcinoma Infiltrativo Inicial de Mama: Estudo de 107 Casos em 5 Anos; Resultados de um Sistema de Planejamento de Radiocirurgias Estereotáxicas com Feixes Cônicos; Correção de Heterogeneidades com o Algoritmo Analítico Anisotrópico para Fótons de 6MV: Comparação com Medidas de TLDS; Avaliação Radiobiológica da Dose de Radiação Absorvida devido ao Sistema de Verificação de Posicionamento para o Tratamento Radioterápico; Análise do Perfil de Dose em Campos Adjacentes com o Uso das Técnicas de Compensação de Divergência do Feixe e de Gap Geométrico em uma Unidade de 60Co; Radioterapia Adjuvante em Queloides Secundários à Queimadura; Experiência Dosimétrica para Validação do Planejamento de Próstata em Radioterapia Externa com Modulação de Feixe; Radiossensibilidade Exacerbada do Tecido Normal para Tumores de Cabeça e Pescoço Submetidos à Radioterapia; Avaliação da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer de Próstata Submetidos à Radioterapia; Detecção da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer do Colo do Útero Submetidas à Radioterapia; Uso do Código MCNP para Análise da Curva de Atenuação em Feixes de Eletróns de 4 MeV; Detecção da Radiossensibilidade em Pacientes com Câncer de Mama Submetidas à Radioterapia; Carcinoma Epidermoide de Palato Mole; Mesenquimoma Maligno; Radioquimioterapia em Carcinoma do Colo Uterino em Pacientes Idosas; Modelo Radiobiológico Experimental em Ratos Wistar (Rattus Novergicus) Irradiados com 40 e 60 GY para Análise de Dermatites Radioinduzidas; Estudo da Apoptose em Células Mamárias Submetidas à Feixes de Raios X na Faixa de Energia da Mamografia; A Importância da Equipe de Enfermagem no Controle Pós-Radiocirurgia com Gamma Knife; Avaliação de Dose em Região Próxima à Heterogeneidade para Feixes de Ortovoltagem; Perfil de Indicações do PET-CT em Tumores Ginecológicos: Experiência do Hospital A.C. Camargo; Utilização do Código Monte Carlo N – Particle Extended (MCNPX) para Discriminar a Dose de Radiação Absorvida nas Diferentes Regiões e Restaurações Dentárias; Desenvolvimento de um Fantoma para Avaliação de Dose em Feixes de Radiocirurgia; Avaliação do Espectro de Nêutrons em Aceleradores Lineares Clínicos; Irradiação do Coração Associada a Mudanças no Nível de Caspase-3 Clivada, de Procolágeno Tipo I eTGF- β1; Padronização de Condutas em Radiocirurgia para Metástases Cerebrais: Experiência de um Ano; Tumor Fibroso Solitário da Órbita: Relato de Caso e Revisão de Literatura; Irradiação Incidental de Linfonodos em Câncer de Pulmão: Estudo Preliminar; Estudo Comparativo da Atenuação da Radiação de Aplicadores de Betaterapia: Efeito da Concavidade do Aplicador; Gliomatosis Cerebri: Relato de Caso Infantil; Sistema de Cálculo Computacional da Unidade Monitora para Feixes de Elétrons em Radioterapia; Determinação do Espectro de Energia de Campos de Radiação Utilizados em Radioterapia a Partir de Medidas de Atenuação e Simulação Monte Carlo; Phantom de Voxel para Tratamento de Doenças de Pele; Reconstrução do Espectro do Acelerador Linear Varian Clinac 2100c do Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo através do Software MCNP4C Baseado no Método de Monte Carlo; Radiocirurgia: Experiência do Instituto Nacional de Câncer; Avaliação de Equipamento de Raios X Convencional, Utilizado no Planejamento de Braquiterapia Ginecológica de Alta Taxa de Dose, para Melhoria da Qualidade da Imagem; Validação e Implementação do Filtro Dinâmico (EDW) Utilizando Sistema Planar de Dosimetria; Uso do Espéculo na Braquiterapia de Alta Taxa no Tratamento Complementar do Câncer do Colo Uterino; Redução da Dose Periférica com a Rotação do MLC Terciário: Incentivo ao Uso de Portais e IMRT Pediátrico?; Dosímetro Fricke Gel Modificado Utilizado em Medidas de Perfis de Campos Filtrados Irradiados com Feixes de Fótons.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva. "XII Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT); X Jornada de Física Médica; VIII Encontro de Enfermeiros Oncologistas em Radioterapia; VII Encontro de Técnicos em Radioterapia da SBRT." Revista Brasileira de Cancerologia 57, no. 1 (March 31, 2011): 87–120. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2011v57n1.1459.

Full text
Abstract:
Resumos escolhidos para publicação. Nessa edição, os títulos foram: Resposta das Células da Medula Óssea Submetidas ao Tratamento com a-tocoferol e Radiação, in vivo; Câncer de Mama Estadio Inicial e Radioterapia: Revisão de Literatura; Apoptose em Células da Medula Óssea Irradiada após Amifostina e Sinalização Vias casp3, p53/puma; Introdução de um Novo Imobilizador de Poliol na Rotina Clínica; Efeitos Agudos de um Esquema Hipofracionado de Radioterapia no Tratamento Curativo do Câncer de Mama; Avaliação dos Volumes Irradiados da Mama Esquerda com Técnica Convencional e Tridimensional; Benefícios de Nanopartículas em Radioterapia: Reforço de Dose Quantificado por Dosimetria Gel e Monte Carlo; Evolução da Mamoplastia com Prótese nas Pacientes com CA de Mama Submetidas ou Não à Radioterapia; Avaliação da Adequação da Técnica Convencional de Radioterapia em Mama com Uso do Planejamento 3D; Carcinomas Ductais Invasores Inciais da Mama D: a Radioterapia Bidimensional Versus Tridimensional é Inferior na Abrangência Mamária e Axilar Baixa; Elaboração de um Panfleto de Orientações para o Paciente que Inicia o Tratamento Radioterápico; Relação entre Distância da Residência da Paciente, Local de Terapêutica e Tempos de Tratamento: Experiência do INCA; Incidência e Prognóstico de Tumores de Mama Bilaterais e Sincrônicos; O Impacto da Seqüência do Tratamento Exclusivo no Câncer do Colo Uterino Localmente Avançado; Hipofracionamento em Câncer de Mama com Técnica “Field In Field” é Factível e Seguro; O Uso da Taxa de Interrupção de Tratamento como Indicador para a Gestão de um Serviço de Radioterapia; Carcinoma Ductal Infiltrante em Tecido Mamário Ectópico – Relato de Caso; Radioterapia e Cetuximab Concomitante – Relato de Caso no Hospital Alemão Oswaldo Cruz; Controle da Qualidade das Câmaras de Ionização Tipo Dedal NE Technology 2571 e Ptw Farmer Tn30001; Características de Pacientes Portadores de Neoplasia que mantém Atividades de Trabalho durante a Radioterapia; Os Custos do Tratamento Radioterápico Infantil considerado de Forma Equitativa, um Olhar do Enfermeiro Gestor; Avaliação de Parâmetros Radiométricos de Equipamentos de Raios X Instalados na Região de Araçatuba (SP); Sistema de Cálculo para Determinação do Tempo de Exposição em Radioterapia Veterinária; Análise do Desempenho de Centro de Radioterapia de Pouco Recurso - Importância da Continuidade e Qualidade do Atendimento; Criação de um Impresso de Notificação de Quase-Falha e Erros Relacionados a um Setor de Radioterapia; Avaliação da Influência de Dosímetros OSL na Dose em Profundidade através de Simulação Monte Carlo; Doses Pediátricas Periféricas em IMRT Step and Shoot e em Radioterapia Conformada; Evolução da Mamoplastia com Prótese nas Pacientes com CA de Mama Submetidas ou não à Radioterapia; Uso do Código MCNP-4C para Análise da Curva de PDP em Feixes de Fótons de Alta Energia; Evolução de Pacientes com de Câncer de Endométrio Tratados dom Radioterapia Externa e Braquiterapia Adjuvantes; Evolução e Resposta ao Tratamento de Pacientes com Neoplasia de Reto Submetidos à Radioquimioterapia Neoadjuvantes; Avaliação de Alterações Morfológicas da Pele após Lesão Radioinduzida em Ratos Wistar; Comparação Dosimétrica entre Planejamentos 3DCRT Field in Field e IMRT com Campos Tangenciais em Câncer de Mama; Avaliação dos Aspectos Proteção Radiológica em Instalação de Produção de Fontes de Iodo-125 usadas em Braquiterapia; Comparação entre Processos de Fixação do Iodo-125 em Substrato de Prata para Confecção de Fontes Utilizadas em Braquiterapia: Proposta de Metodologia; Importância do Desenvolvimento de um Protótipo Brasileiro de Sementes de Iodo-125; Análise Dose-Volumetrica de Pulmão Esquerdo e Coração em Tratamento Radioterápico de Mama Esquerda; Análise da Variação do Fator de Calibração de um Acelerador Linear para Feixes de Fótons e Elétrons; Epidermólise Bolhosa e Carcinoma Espinocelular: Relato de Caso Tratado com Radioterapia; Adenocarcinoma de Próstata e Lipossarcoma de Testículo Sincronicos: Relato de Caso; Calibração de TLD100 para Medidas de Dose Relativa em Campo de Tratamento Utilizado para Irradiação de Corpo Inteiro; Linfoma de Células NK/T Extranodal Tipo Nasal: Relato de Caso com Enfoque no Tratamento Radioterápico; Criobiologia: Congelamento de Óvulos, Embriões e Tecido Ovariano em Pacientes com Câncer; Congelamento de Óvulos em Paciente Jovem com Diagnóstico de Câncer de Mama: Preservação da Fertilidade; Análise das Taxas de Gravidez em Ciclos de Fertilizacao in Vitro comparando Embriões Transferidos à Fresco ou Congelados; HDR de Próstata em Tempo Real como Opção de Resgate após Radioterapia Externa; Verificação Dosimétrica de Tratamentos de IMRT com Filtros Compensadores - Função Gama e Critérios de Aceitação; Modelagem de Tumores de Pele no MCNP para Análise de Perfil de Distribuição de Dose em Profundidade; Validação das Restrições de Dose para Pulmões na Radioterapia do Câncer de Pulmão; Estudo Piloto de Viabilidade de Colimador Multifolhas em Serviço de Radioterapia Brasileiro com Grande Número de Pacientes; Radioterapia e Quimioterapia no Câncer de Esôfago Avançado: 6.120CGY com CDDP + 5FU. Uma Terapia Viável?; Radioterapia Estereotáxica Extracraneana Hipofracionada: uma Nova Opção Terapêutica na Doença Metastática; Estudo Retrospectivo de Sarcoma Uterino: Patologia Rara; Análise de TCP para Diferentes Tecidos e Modelos Radiobiológicos; Radioterapia Intraoperatória com Elétrons em Aceleradores Lineares: Desenvolvimento de Aplicadores; Radioquimioterapia Adjuvante em Câncer Gástrico: Experiência Uninstitucional; Calibração de TLD100 para Medidas de Dose Ação Concomitante de Docetaxel e Irradiação no Coração de Ratos Wistar; Utilização de Filme Radiocrômico em Dosimetria na Irradiação de Hemocomponentes; Avaliação Experimental dos Algoritmos de Cálculo de Dose do Sistema de Planejamento XIO/CMS; Cálculo de Não Uniformidade de Aplicador de Betaterapia de 90Sr+90Y por NCS Report14 e ICRU Report72; Estudo da Movimentação dos Órgãos em Risco Durante o Ciclo Respiratório nos Pacientes em Tratamento Radioterápico; Comparação de Distribuições de Dose em Tomoterapia para Geometrias Clínicas por Simulação Monte Carlo; Algoritmo de Transporte de Elétrons do GEANT4: Estudo e Teste para Aplicações em Radioterapia; Comparação das Distribuições de Dose em Tomoterapia Obtidas por Simulação Monte Carlo e pelo Eclipse®; Carcinoma Espinocelular da Mama: Relato de um Caso; Análise Preliminar de Radioterapia Estereotática Extracraniana em Tumores Torácicos; Radioterapia Estereotática de Pulmão (SBRT): Avaliação da Correção de Heterogeneidade por Parâmetros Dosimétricos e Função Gama; Aparecimento de Lesões Desmielinizantes Difusas após Radioterapia Estereotática para Adenoma Hipofisário; Incidência e Prognóstico de Tumores de Mama Bilaterais e Sincrônicos; Aplicabilidade do GEANT4 para Simulação de Elétrons em Radioterapia; Radioterapia de Resgate na Recidiva Bioquímica Pós-Prostatectomia: Resultados Terapêuticos; Análise da Neoadjuvância nos Tumores Retais realizada no Complexo Hospitalar Santa Casa de 2005 a 2008; Radioterapia Adjuvante para Ameloblastoma. Relato de Caso; Sarcoma Uterino - Análise de Resultados do Hospital do Câncer do Ceará no Período de 2000 e 2007; Avaliação das Características Clínicas e Anatomopatológicas em Adolescentes e Adultos Jovens Portadores de Adenocarcinoma Colorretal; Dependência de Sonda para Alimentação com IMRT em Tumores de Cabeça e Pescoço: o que Avaliar além dos Músculos Constritores Faríngeos?; Benefícios do Processo de Acreditação Hospitalar na assistência de Enfermagem em Radioterapia; Validação da Correção da Heterogeneidade para o XiO-CMS utilizando Objetos Simuladores Heterogêneos; Controle de Qualidade de IMRT utilizando Arquivos de Registro do Movimento Dinâmico de Colimador Multilâminas; Comparação de Doses em Órgãos de Risco para Diferentes Composições de Campos em Neoplasia de Esôfago; Análise do Beam Matching de Dois Aceleradores Lineares Similares; Influência da Correção de Heterogeneidade de Tecidos em Planejamentos de Neoplasia de Esôfago; Verificação dos Algoritmos de Cálculo do XiO-CMS utilizando Objetos Simuladores Heterogêneos; Validação do Sistema de Planejamento XiO-CMS em Arcoterapia para Feixes de Fótons de 15 MV; Radioterapia Hemostática em Neoplasia Gástrica Avançada; Braquiterapia de Alta Taxa de Dose no Tratamento do Carcinoma Esofágico: Experiência do Instituto Nacional de Câncer; Análise da Correção da Heterogeneidade em Próteses Metálicas; Análise de Diferentes Métodos para Definição do Volume Tumoral Grosseiro com Base no PET/CT em Pacientes com Câncer de Pulmão; Avaliação da Opção de Cálculo “Couch Structures” do Sistema de Planejamento Eclipse Varian; Radioterapia Guiada por Imagem no Tratamento dos Tumores de Cabeça e Pescoço: Análise dos Movimentos Interfração; Avaliação do Software ARGUS como Ferramenta do Controle de Qualidade em Tratamentos com IMRT; Avaliação Dosimétrica obtida pelo Código Mcnp versus Sistema de Planejamento Utilizado no Hospital das Clínicas; Carcinomas Ductais Invasores Inciais da Mama D: a Radioterapia Bidimensional versus Tridimensional é Inferior na Abrangência Mamária e Axilar Baixa; Análise do Arco Conformacional (Dynamic Arc) Aplicado ao Tratamento de Crânio e Neuroeixo; Modelo Experimental de Lesão Actínica Retal; Questionário Saint George’s Respiratory a Mulheres Submetidas à Radioterapia Adjuvante em Neoplasia de Mama; Toxicidade Aguda no Tratamento Neoadjuvante de Neoplasia de Reto utilizando Radioterapia e Capecitabina; Verificação da Correção Feita pelo Fator de Mayneord nas Medidas de PDPS para Diferentes SSDs e Tamanhos de Campo; Qualidade de Vida, Sintomas Climatéricos e Sexuais em Mulheres com Câncer Ginecológico: um Estudo de Coorte; Estudo da Resposta Geométrica de uma Câmara de Ionização Tipo Poço em Braquiterapia utilizando Simulação Monte Carlo; Avaliação da Sobrevida, Recidiva e Complicações em Pacientes com Câncer do Colo Uterino Submetidas à Radioterapia; Medida Dosimétrica dos Planejamentos Conformacionais do Xio - CMS em Acelerador Linear utilizando Fantoma de Água Sólida e Câmara de Ionização; Comparação de Técnicas de Tratamento de IMRT com e sem a utilização de “Split-Field”; Influência de Hidratantes na Dose da Pele durante Radioterapia de Mama e de Cabeça e Pescoço; Aplicação Prática da Radioterapia Estereotáxica de Intensidade Modulada (IMSRT): Planejamento e Dosimetria; Implementação do Sistema de Dosimetria In Vivo no Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini; Angioma Cavernoso de Tronco Encefálico: Relato de Caso e Revisão de Literatura; Correlação entre Grupos de Risco Clínico e Patológico em 229 Pacientes com Câncer de Próstata; Medidas In Vitro da Dose devido à Radiação Espalhada em Mama Contralateral e Tireoide para Duas Diferentes Técnicas: IMRT – Direct Aperture Optimization (DAO) E 3D Fild-In-Field; Implante de Sementes de Iodo 125 em Portadores de Câncer Inicial da Próstata: Avaliação do Controle Bioquímico em 5 Anos em uma Coorte de Base Hospitalar; Redução Volumétrica de Meningeoma após Radioterapia Estereotática; A Implantação do Processo de Enfermagem em um Serviço de Radioterapia; Radioterapia Intraoperatória em Tumores Retroperitoniais e Pélvicos: Estudo de Uma Coorte Histórica; Estudo do Uso de Diodos para a Dosimetria de Cones de IORT; Braquiterapia de Alta Taxa de Dose em Fração Única seguida de Radioterapia Externa Hipofracionada no Tratamento do Câncer de Próstata de Risco Intermediário; Radioterapia Estereotática Fracionada no Tratamento do Melanoma de Coroide Peripapilar; Radioterapia Hipofracionada sem Deprivação Androgênica no Tratamento do Câncer de Próstata de Risco Intermediário; A Atuação do Enfermeiro nas Radiodermatites; Avaliação do Portal Dosimetry no Controle de Qualidade de Radioterapia de Intensidade Modulada; Otimizando a Radioterapia Conformacional em Tumores Faciais Extensos; Hipofracionamento em Câncer de Mama: É Factível e Seguro; Rapidarc para Pulmão com Fracionamento Padrão: Seria Praticável?; Influência da Correção de Heterogeneidade pelo Sistema de Planejamento XIO-CMS em Arcoterapia; Desenvolvimento de uma Semente de Irídio-192 para utilização em Braquiterapia Oftálmica; Dosimetria Gel Volumétrica Aplicada à Radiocirurgia; Estudo Piloto de Braquiterapia Ginecológica Guiada por Imagem: Implementação da Técnica; O Comportamento do PSA em Portadores de Câncer de Próstata Submetidos à Radioterapia Conformada Tridimensional; Caracterização de Pacientes Submetidas à Braquiterapia Ginecológica de Janeiro a Dezembro de 2009; Consulta de Enfermagem: o Atendimento ao Paciente em Tratamento com Radioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

PINTO, S. B., V. T. SOCCOL, J. C. MINOZZO, M. V. VALENTIM-ZABOTT, E. C. VENDRUSCOLO, R. ROCHADELLI, A. FREITAG, and C. GÜETNER. "RESPOSTA IMUNE HUMORAL DE COELHOS FRENTE A EXTRATOS DE LARVAS DE Dermatobia hominis." Archives of Veterinary Science 8, no. 2 (December 31, 2003). http://dx.doi.org/10.5380/avs.v8i2.4029.

Full text
Abstract:
O presente experimento teve como objetivo avaliar a resposta imune humoral de coelhos frente a extrato de larvas (L2 e L3) de D. hominis. Vinte e quatro coelhos foram imunizados com três diferentes extratos de larvas de D. hominis. Foram estabelecidos três grupos imunizados da seguinte forma: grupo A, com extrato solúvel; grupo B, com extrato bruto; e grupo C, com extrato solúvel e extrato bruto. Uma dose de reforço foi aplicada no 135o dia após a primeira inoculação, nos animais dos grupos A, B e C. Amostras de soro foram coletadas quinzenalmente do dia 0 aos 150 dias após a primeira imunização (DPI) para verificar a cinética de produção de anticorpos por meio do ensaio de imunoadsorção enzimática (ELISA). Anticorpos circulantes foram encontrados em níveis máximos a partir de 45 DPI. A dose de reforço induziu o aparecimento imediato de uma resposta secundária. O extrato solúvel foi mais eficaz na estimulação da resposta imune humoral de machos e fêmeas. Constatou-se diferença significativa (P
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Fonseca, Cristina Moreira, and Gerson Yukio Tomanari. "Efeitos paramétricos do atraso do reforço sobre o responder de ratos submetidos a esquemas de razão e intervalos variáveis." Interação em Psicologia 13, no. 2 (December 31, 2009). http://dx.doi.org/10.5380/psi.v13i2.14646.

Full text
Abstract:
Foram investigados os efeitos produzidos pela introdução de diferentes valores de atraso do reforço sobre as respostas de pressão à barra emitidas por oito ratos expostos a esquemas de intervalo e razão variáveis (VI e VR, respectivamente). A partir de condições de linha de base sob reforçamento imediato, aplicou-se o atraso do reforço não sinalizado e não reiniciável pelo tempo máximo programado de 1 s, 5 s e 8 s a cada um dos esquemas, em diferentes condições, em ordens crescente e decrescente de atraso. Os resultados mostraram correlação negativa entre taxas de resposta e valores do atraso do reforço para praticamente todos os sujeitos experimentais, em todos os valores de atraso. Por meio da análise dos atrasos efetivamente obtidos na sessão, foi possível constatar que a distribuição de frequência dos atrasos, independentemente do esquema em vigor, VI ou VR, concentraram-se em 0,5 s, quando o atraso programado era de 2 s. Diferentemente, foram próximos de 5 s e 8 s quando os atrasos programados foram de 5 s e 8 s, respectivamente. Esses efeitos diferenciados do atraso sobre o responder podem ser compreendidos mediante uma análise das alterações produzidas pelo atraso nas contingências específicas de cada esquema. Palavra-chave: atraso do reforço; esquemas de reforço; razão variável; intervalo variável; ratos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cavalcante, Hebert dos Santos, Francisco Machado de Assis Bentes Neto, Carlos Alberto Mendes da Mota, and Douglas Neves Garcia. "Otimização de Parâmetros Operacionais do Processo de Soldagem FCAW para Aplicação em Revestimento Duro." Soldagem & Inspeção 25 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si25.22.

Full text
Abstract:
Resumo: Neste trabalho foi investigada a influência de variáveis de soldagem sobre a geometria dos cordões de solda, depositados pelo processo FCAW, visando a aplicação de revestimentos duros. Chapas de aço carbono SAE 1020 foram utilizadas como substrato, e como metal de adição uma liga FeCrC+Nb, diâmetro 1,6 mm. Como variáveis de entrada foram analisadas a tensão (U), velocidade de alimentação de arame (Va) e velocidade de soldagem (Vs), mantendo constante os demais parâmetros utilizou-se um planejamento composto central (PCC) em três níveis. A otimização do modelo estatístico ocorreu através da Metodologia de Superfície de Respostas (MSR) e do método de otimização de respostas múltiplas (desirability). Os resultados revelaram modelo matemático estatisticamente significativo e preditivo para a resposta Reforço/Largura (R/L). Para a resposta Área reforço/Área fundida (Ar/Af), o modelo se caracterizou como estatisticamente significativo, não preditivo, necessitando de um melhor ajuste. A velocidade de alimentação foi a variável com a maior significância para as respostas R/L e Ar/Af, enquanto a tensão foi a menos significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography