To see the other types of publications on this topic, follow the link: Restaurações estéticas.

Journal articles on the topic 'Restaurações estéticas'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Restaurações estéticas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Oliveira, Mario Cezar, Alex Correia Vieira, and Clístenes Bonfim. "Integração estética entre laminados cerâmicos e coroa total modificada na clínica restauradora." Revista da Faculdade de Odontologia de Lins 27, no. 1 (June 29, 2017): 53. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1236/fol.v27n1p53-61.

Full text
Abstract:
Restaurar dentes anteriores com estética e previsibilidade é um dos maiores desafios na odontologia contemporânea. Este relato de caso clínico descreve como alcançar resultados previsíveis com restaurações estéticas em dentes anteriores com laminados cerâmicos associados a uma coroa total modificada. Após realizado o enceramento diagnóstico e mock-up, foram confeccionadas facetas laminadas e uma coroa total modificada com cerâmica a base de dissilicato de lítio. Este material restaurador apresenta excelente reprodução das propriedades ópticas da estrutura dental além de alta resistência a fratura. Neste trabalho, todos os detalhes sobre o tratamento foram descritos. Um resultado estético muito agradável foi conseguido, confirmando que as restaurações adesivas indiretas minimamente invasivas associadas a uma coroa modificada foram uma excelente opção para o caso apresentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Junior, Wilson Da Silva, Priscilla Do Monte Ribeiro Busato, Márcio José Mendonça, Veridiana Camilotti, and Juliana Aparecida Delben. "Restaurações cerâmicas multicamadas e monolíticas: uma revisão de literatura." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 23, no. 3 (December 18, 2018): 353–60. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v23i3.8484.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura sobre os materiais, técnicas de confecção, vantagens, desvantagens e limitações das restaurações cerâmicas multicamadas e monolíticas. Revisão de literatura: embora as cerâmicas odontológicas sejam utilizadas para confecção de restaurações dentárias indiretas por possuem excelentes propriedades mecânicas e estéticas, é um material susceptível à fratura sob forças oclusais. Para compensar essa fragilidade, restaurações multicamadas são confeccionadas associando um material mais resistente para a infraestrutura e posterior aplicação de cerâmica para recobrimento estético. Porém, as restaurações multicamadas apresentam como desvantagem o possível lascamento da cerâmica de recobrimento. Essas falhas comprometem a restauração funcional e esteticamente, exigindo a substituição da peça protética em muitos casos. Sendo assim, devido a evolução dos sistemas cerâmicos e técnicas de processamento, surgiram as restaurações cerâmicas monolíticas fabricadas com um único material a fim de superar tal limitação. Nesse sentido, diferentes materiais e técnicas são apresentados na literatura para a confecção de restaurações cerâmicas monolíticas. Considerações finais: as restaurações multicamadas apresentam bom resultado estético, porém podem apresentar lascamento da cerâmica de recobrimento. Essa limitação é superada pelo uso de um único material para as restaurações monolíticas, mas o resultado estético pode apresentar limitações. De um modo geral, a literatura demonstra um bom comportamento clínico para as restaurações cerâmicas multicamadas e monolíticas quando a técnica de confecção e o sistema cerâmico são bem indicados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Venceslau, A., H. L. Corrêa, and M. A. Gioso. "Restaurações estéticas: nova alternativa em tratamentos odontológicos." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 40 (October 18, 2003): 206. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-3659.v40isupl.p206-206.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alves, Layla Narrely Santos, Brenno Anderson Santiago Dias, Francielly de Lemos Medeiros, Jefferson Lucas Mendes, Geovanna Caroline Brito da Silva, Marcelo Gadelha Vasconcelos, and Rodrigo Gadelha Vasconcelos. "Seleção de cor dentária: Uma análise clínica dos métodos, técnicas e desafios cromáticos na odontologia restauradora." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 22, 2021): e10010615685. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15685.

Full text
Abstract:
Introdução: Existe uma crescente demanda por restaurações estéticas que reproduzam com naturalidade as características da estrutura dentária. Para isso, é necessário que o cirurgião dentista compreenda o mimetismo dos dentes naturais, sobretudo sua cor, para obter restaurações estéticas satisfatórias. Objetivos: objetivou-se discutir acerca das etapas e do procedimento clínico para uma correta seleção de cor dentária, a fim de obter excelência nas restaurações e proporcionar à comunidade acadêmica conteúdo aprofundado sobre a temática. Materiais e Métodos: Foi realizada uma busca bibliográfica nas seguintes bases de pesquisa online: PUBMED/MEDLINE, LILACS, BBO, Scielo, Google Acadêmico, através do rastreio de artigos relevantes publicados entre o período de 2000 a 2020. Foram utilizados os seguintes descritores para a pesquisa: Compomers (Compômeros), Color Selection (Seleção de cor), Tooth (Dente). Foi utilizado também o sistema de formulário avançado “AND”. Resultados: Os estudos obtidos com a pesquisa demonstram que a seleção cromática do dente é complexa e deve ser feita com embasamento teórico e prático. Na área da dentística estética a cor é dividida em três dimensões: matiz, croma e valor. Propriedades que influenciam diretamente na observação e seleção da cor. Ademais, a restauração deve reproduzir as características translúcidas do esmalte e opalescentes da dentina. Conclusão: A seleção de cor é um dos mais importantes passos em restaurações de dentes anteriores. Logo, é fundamental a experiência clínica e o estudo sobre a escolha da cor dentes, como também uma constante atualização do assunto, para obter restaurações sutis e imperceptíveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Paolone, Gaetano, Monaldo Saracinelli, Walter Devoto, and Angelo Putignano. "Restaurações diretas estéticas em dentes anteriores tratados endodonticamente." INTERNATIONAL JOURNAL OF ESTHETIC DENTISTRY 02, no. 02 (April 10, 2017): 280. http://dx.doi.org/10.20432/ijed2017280.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos Gonçalves, Aline, Marta Jorge, José Pedro Carvalho, Paulo Rompante, Rui Pinto, and Teresa Vale. "#044. Restaurações estéticas com coroas de acetato em odontopediatria." Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial 57 (December 2016): 17–18. http://dx.doi.org/10.1016/j.rpemd.2016.10.043.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fernandes Oliveira, Bruno, Juliano Gonçalves Miguel, and Ana Paula Rodrigues Magalhães. "Restauração estética de dentes conóides associada a recontorno gengival em paciente jovem: relato de caso." Revista Odontológica do Brasil Central 30, no. 89 (February 6, 2021): 64–82. http://dx.doi.org/10.36065/robrac.v30i89.1477.

Full text
Abstract:
A busca por tratamentos dentários por razões estéticas tem aumentado muito devido ao grande impacto do sorriso na autoestima e bem-estar dos pacientes em seu convívio social. No planejamento estético reabilitador critérios dento-faciais, labiais, periodontais e pessoais devem ser levados em consideração na indicação de qualquer tratamento. O objetivo deste artigo é relatar um caso de sorriso gengival e dentes conóides em paciente jovem, tratada com uma abordagem minimamente invasiva. No exame físico foi possível observar o sorriso gengival causado pela erupção passiva alterada e microdontia isolada nos incisivos laterais superiores, o que prejudicava a harmonia do sorriso. Foram propostos alguns planos de tratamento e diante do custo-benefício foram realizados aumento de coroa clínica estético sem retalho (“flapless”) dos incisivos centrais e laterais, e pré molares do lado direito superior, associada a clareamento dental caseiro supervisionado e restaurações diretas em resina composta sem preparo prévio da estrutura dentária. As restaurações foram guiadas por uma matriz de silicone obtida imediatamente e desgastada no tamanho final planejado com broca, sem a necessidade de enceramento diagnóstico. O resultado obtido com o tratamento proposto melhorou as proporções dento-faciais e gengivais, solucionando a queixa principal da paciente com preservação de estrutura dental sadia, restabelecendo estética e mantendo a função de forma adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Isabela Coelho, Letícia Santos Alves de Melo, Hilcia Mezzalira Teixeira, Claúdio Heliomar Vicente da Silva, and Paulo Fonseca Menezes Filho. "Restaurações estéticas em substratos com alteração cromática – relato de caso." Full Dentistry in Science 10, no. 40 (2019): 95–104. http://dx.doi.org/10.24077/2019;1040-95104.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva, Lucas Hian, Erick De Lima, Ranulfo Benedito De Paula Miranda, Stéphanie Soares Favero, Ulrich Lohbauer, and Paulo Francisco Cesar. "Cerâmica dentária: uma revisão de novos materiais e métodos de processamento." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 2, no. 8 (July 24, 2020): 50–72. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2020v2n8p50-72.

Full text
Abstract:
A evolução dos sistemas informatizados para a produção de restaurações dentárias associadas ao desenvolvimento de novas microestruturas para materiais cerâmicos causou uma mudança importante no fluxo de trabalho clínico de dentistas e técnicos, bem como nas opções de tratamento oferecidas aos pacientes. Novas microestruturas também foram desenvolvidas pela indústria para oferecer materiais cerâmicos e compósitos com propriedades otimizadas, ou seja, boas propriedades mecânicas, comportamento adequado ao desgaste e características estéticas aceitáveis. O objetivo desta revisão de literatura é discutir as principais vantagens e desvantagens dos novos sistemas cerâmicos e métodos de processamento. O manuscrito está dividido em cinco partes: I) restaurações monolíticas de zircônia; II) próteses dentárias multicamadas; III) novas vitrocerâmicas; IV) cerâmica infiltrada por polímero; e V) novas tecnologias de processamento. As cerâmicas dentárias e as tecnologias de processamento evoluíram significativamente nos últimos dez anos, com a maior parte da evolução relacionada a novas microestruturas e métodos CAD-CAM. Além disso, uma tendência ao uso de restaurações monolíticas mudou a maneira como os médicos produzem próteses dentárias totalmente em cerâmica, uma vez que as restaurações mais estéticas em várias camadas, infelizmente, são mais propensas a lascar ou delaminar. Os materiais compósitos processados ​​via CAD-CAM tornaram-se uma opção interessante, pois possuem propriedades intermediárias entre cerâmica e polímeros e são mais facilmente fresados ​​e polidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bispo, Luciano Bonatelli. "Laminados cerâmicos na clínica integrada." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 30, no. 1 (October 2, 2018): 83. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicidv3012018p83-94.

Full text
Abstract:
Os avanços técnico-científicos da odontologia restauradora trouxeram mudanças nos paradigmas preexistentes. A conservação da estrutura dentária e a aplicabilidade clínica dos conceitos provenientes das disciplinas básicas tornaram o binômio estética e função plenamente exequíveis. A sucessão de enganos com as restaurações estéticas adesivas diretas promovida pela degradação da parte orgânica, percolação, infiltração e cáries secundárias pode ser corrigida pelas restaurações parciais indiretas. Vitrocerâmicas que incorporam cristais alongados de dissilicato de lítio, com aumento da resistência, possibilidade de condicionamento pelo ácido fluorídrico, maior tenacidade às fraturas catastróficas, bem como, translucidez adequada para serem empregadas na região anterior da arcada dentária, tornam a prática clínica menos dispendiosa, mais confortável, mais previsível e mais resolutiva. O objetivo deste trabalho é ilustrar um caso clínico de facetas anteriores, como alternativa à ansiedade da paciente e como correção das forças de segregação que estavam presentes, devido a resultados frustrantes de terapias odontológicas adesivas anteriores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Teixeira, João Pedro Silva, Samara Kelly da Silva Cavalcante, Álvaro Tavares Lins Roncolato, Talita Arrais Daniel Mendes, Ana Carolina Matias Dinelly Pinto, Raynara de Sousa Brito, Natasha Muniz Fontes, Raul Anderson Domingues Alves da Silva, Pedro Henrique Chaves Isaias, and Érika Matias Pinto Dinelly. "Uso de resina pré-aquecida como material cimentante em restauração indireta: Uma revisão de literatura." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 12, 2021): e2810716293. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16293.

Full text
Abstract:
Devido ao grande apelo estético com o decorrer dos anos associado há técnicas minimamente invasivas, a odontologia contemporânea aposta em materiais com ótimas características estéticas e mecânicas, dessa forma os cirurgiões dentistas buscam apostar no uso do pré-aquecimento das resinas compostas como material cimentante para restaurações indiretas, visto que suas propriedades ópticas e mecânicas propõem uma melhor estética e uma melhor adaptação marginal em comparação aos cimentos resinosos. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura a cerca das características ópticas e mecânicas dos diferentes materiais utilizados como agente cimentantes em restaurações indiretas, enfatizando a estabilidade de cor ao longo prazo, adaptação marginal, toxicidade, grau de conversão dos monômeros e praticidade clínica. Para tanto, foi realizada uma busca eletrônica na base de dados Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (PubMed), utilizando os seguintes descritores em inglês: thermoactivated resin, temperature e dental veneers, cadastrados no Mesh (Medical Subject Headings) combinado entre si pelo operador boleano “AND”. Após a delimitação de 10 anos para a busca, foram encontrados 50 artigos. Destes, foram selecionados 13 estudos, com base na leitura de títulos e resumos. Em suma, as resinas pré-aquecidas apresentam ótimas características mecânicas e ópticas, no entanto cabe ao cirurgião-dentista escolher qual técnica é mais viável em sua pratica clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Dias, Gisele Fernandes, Fernanda Roiek Bojarski, Pamela Thais Gomes do Valle, and Fabiana Bucholdz Teixeira Alves. "Cárie precoce da infância: a relevância da reabilitação na qualidade de vida infantil." Revista Brasileira de Odontologia 76 (December 25, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1435.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo deste trabalho é descrever um protocolo de acompanhamento clínico, direcionado às abordagens terapêuticas usuais com o objetivo de promover qualidade de vida infantil. Métodos: com a finalidade de restituir função e estética do paciente de 3 anos de idade acometido por CPI. Nas primeiras 4 consultas foram realizadas profilaxia e aplicação tópica de verniz fluoretado conscientização do núcleo familiar sobre hábitos de higiene bucal e dieta. Resultados: Foram realizadas restaurações em resina composta nos elementos anteriores (51, 52, 61, 62) com matriz de acetato e resina composta. Nos elementos posteriores (54, 55, 64, 74, 75, 84 e 85) optou-se por realizar as restaurações com coroas de aço, pelo fato desses elementos já estarem extremamente cavitados e comprometidos. Ao longo das consultas o paciente apresentou mudança de comportamento, sendo colaborativo. Conclusão: Pode-se concluir que com a reabilitação oral houve o restabelecimento das funções mastigatórias e estéticas, como modo de promover maior qualidade de vida ao paciente
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Amaral, Palmira Gomes. "INFLUÊNCIA DO POLIMENTO SUPERFICIAL NA RETENÇÃO DE PLACA BACTERIANA EM RESTAURAÇÕES ESTÉTICAS." Revista Brasileira de Ciências da Saúde 14, no. 2 (May 1, 2010): 63–68. http://dx.doi.org/10.4034/rbcs.2010.14.02.08.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

da Nóbrega Dias, Joselúcia, Iasmim Mainny Diógenes Veras, Boniek Castillo Dutra Borges, Lilian Karine Cardoso Guimarães de Carvalho, and Isauremi Vieira de Assunção. "ALTERAÇÃO DE FORMA DENTÁRIA COM RESINA DIRETA: RELATO DE CASO." Revista Ciência Plural 6, no. 3 (September 26, 2020): 230–38. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2020v6n3id21044.

Full text
Abstract:
Introdução: A melhoria da qualidade dos materiais restauradores odontológicos, sobretudo das resinas compostas permitiu a resolução de diversos problemas estéticos de forma conservadora, rápida e satisfatória. Objetivo: Este trabalho objetivou relatar um caso clínico de alteração de forma dos dentes anteriores, solucionado com resina composta pela técnica direta. Descrição do Caso: A paciente apresentava incisivos laterais ovalados e restauração classe IV insatisfatória no incisivo central superior direito. Foram realizadas reanatomizações estéticas com resina composta direta nos elementos 12, 11, 21 e 22, além da substituição da restauração classe IV. Conclusões: Uma boa seleção do material e aplicação correta da técnica, permitem restaurações imperceptíveis, com excelente nível de texturização, acabamento e polimento, devolvendo a harmonia do sorriso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Santos, Danielle Tiburcio, Katia Regina Hostilio Cervantes Dias, and Márcia P. Alves dos Santos. "Amálgama dental e seu papel na Odontologia atual." Revistas 73, no. 1 (April 28, 2016): 64. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v73n1.p.64.

Full text
Abstract:
O Amálgama de Prata (AP) é um material restaurador consagrado pelo uso na Odontologia. Embora nos últimos anos tenha havido uma procura maior pelas restaurações estéticas, ao se considerar aspectos inerentes à eficácia, eficiência, custo e efetividade, particularmente em Saúde Pública, o AP, quando indicado, permanece como material de eleição para restaurações posteriores intracoronárias. Há uma tendência mundial de banir o uso do AP devido à toxicidade do mercúrio para o ambiente e para a saúde humana, mas não existem evidências científicas sobre isto. De concreto, há necessidade de realizar o gerenciamento de resíduos químicos de AP. Sendo assim, o objetivo deste estudo é revisar na literatura sobre o gerenciamento de resíduos do AP e colaborar nesta orientação, propondo um guia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gomes, E. A., W. G. Assunção, E. P. Rocha, and P. H. Santos. "Cerâmicas odontológicas: o estado atual." Cerâmica 54, no. 331 (September 2008): 319–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132008000300008.

Full text
Abstract:
As cerâmicas dentais são conhecidas pela sua excelência em reproduzir artificialmente os dentes naturais. No século XVIII foi empregada pela primeira vez na Odontologia como dente artificial para próteses totais. A partir do século XX passou a ser utilizada para a confecção de restaurações metalocerâmicas e mais recentemente, com o aprimoramento da tecnologia cerâmica, surgiram as restaurações livres de metal. As cerâmicas têm apresentado rápida evolução em âmbito científico com o intuito de melhorar suas propriedades físicas e mecânicas para suprir as necessidades estéticas que são cada vez mais exigidas pela sociedade moderna. Nesse contexto, é preciso conhecer cada sistema cerâmico disponível atualmente no mercado, desde suas principais características até suas limitações, para saber indicá-lo de modo correto em cada situação clínica específica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Seixas, Mayra, and Carlos Alexandre Câmara. "Desgastes Incisais e Ortodontia." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 19, no. 6 (December 22, 2020): 24–40. http://dx.doi.org/10.14436/2675-486x.19.6.024-040.est.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O aumento do número de pacientes adultos trouxe para o ortodontista alguns desafios importantes: alterações periodontais e dentárias como unidades ausentes, perdas ósseas e de papilas, desarmonias no contorno gengival e desgastes incisais são muito frequentes. Esses últimos podem trazer significativas consequências estéticas e funcionais, requerendo um diagnóstico cuidadoso e, na imensa maioria dos casos, abordagens transdisciplinares. OBJETIVOS: Analisar os tipos e características dos desgastes incisais, suas implicações histológicas, estéticas e funcionais, assim como as más oclusões com as quais estão mais frequentemente associados; e conhecer como diagnosticar e utilizar ferramentas gráficas para o planejamento restaurador, além dos aspectos importantes relacionados com a estabilidade e longevidade das restaurações incisais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Finck, Nathalia Silveira, Mariana Itaborai Moreira Freitas, Maria Eduarda Pereira De Oliveira, Maria da Glória Bellotti, Victor Passamani Marques, and Caio Felipe de Almeida Nobre. "Propriedades e indicações clínicas das zircônias translúcidas: revisão narrativa." Revista Eletrônica Acervo Saúde 12, no. 11 (November 14, 2020): e4637. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e4637.2020.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar uma revisão narrativa atual sobre as principais propriedades e indicações do uso odontológico das zircônias translúcidas. Métodos: Foi realizada uma revisão de literatura com artigos disponíveis nas bases de dados PUBMED e MEDLINE, utilizando como termos de busca: cerâmicas odontológicas, zircônia, zircônia translúcida, zircônia estabilizada por ítrio. Resultados: Após a leitura dos artigos foi possível observar que a zircônia tetragonal estabilizada com ítria policristalina (Y-TZP) apresenta uma coloração branca opaca, trazendo deficiência em áreas estéticas, diante desta deficiência em mimetizar a estética do dente, diversas pesquisas aprimoraram as zircônias atualmente disponíveis na odontologia, a principal diferença encontrada foi no aumento da quantidade em mol de óxido de Ítrio, estabilizando essa zircônia na fase cubica (4Y-TZP e 5Y-TZP). Este aumento na adição do ítrio faz com que ocorra uma diminuição na tenacidade à fratura e resistência flexural, resultando em uma maior translucidez do material. Considerações Finais: As zircônias translúcidas são indicadas para procedimentos restauradores estéticos e contraindicadas para restaurações posteriores, devida a sua alta translucidez e baixa resistência mecânica. Contudo, mais estudos clínicos são necessários para determinar sua correta indicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gomes, Gabriela Luna Santana, Fábio Barbosa De Souza, and Cláudio Heliomar Vicente Da Silva. "Restaurações adesivas com resina composta: durabilidade da linha de união." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 22, no. 1 (December 8, 2017): 56. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v22i1.397.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva realizar uma revisão crítica que busque esclarecer os mecanismos responsáveis pela degradação da união, assim como analisar as informações da literatura e propor medidas para a realização de restaurações mais duradouras. Apesar do avanço tecnológico que proporcionou o surgimento de resinas compostas mais estéticas e resistentes ao desgaste, esses materiais ainda apresentam problemas em relação à obtenção e preservação do selamento proporcionado pelo sistema adesivo. Revisando a literatura acerca dessa problemática, o ataque enzimático às fibras colágenas expostas, assim como a dissolução dos componentes do adesivo parecem explicar o mecanismo de degradação da adesão a longo prazo. Dessa maneira, mudanças no protocolo clínico como a aplicação de clorexidina ou EDTA têm sido propostas visando aumentar a estabilidade de união dente-restauração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Drumond, Amauri Cruz, Iana De Oliveira Fernandes Drumond, Jackison Ferreira De Miranda, Sandrine Bittencourt Berger, Murilo Baena Lopes, Alcides Gonini-Júnior, and Ricardo Danil Guiraldo. "Facetas Cerâmicas Estéticas Associadas a Próteses Metalocerâmicas: Relato de Caso." Journal of Health Sciences 19, no. 4 (January 18, 2018): 232. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n4p232-235.

Full text
Abstract:
Facetas cerâmicas fornecem resultados estéticos satisfatórios, preservando a estrutura dentária. A cerâmica dental pode melhorar a aparência estética e restabelecer a resistência e a função dos dentes. Nos dentes anteriores restaurados, as superfícies funcionais, por exemplo, em orientação anterior e lateral podem ser restauradas efetivamente. As características da cerâmica dental, como a estabilidade da cor e as propriedades mecânicas e ópticas, tornam este material uma boa escolha para restaurações indiretas, especialmente, quando são necessárias funções ótimas e a estética. Além disso, o dissilicato de lítio é uma cerâmica dental, que imita a estética e a resistência da estrutura dentária natural e foi utilizado no presente relato de caso clínico.Palavras-chave: Prótese Dentária. Estética Dentária. Cerâmica.AbstractCeramic veneers provide satisfactory esthetic outcomes while preserving the dental structure. Dental ceramics can both improve the esthetic appearance and reestablish the teeth’s strength and function. In restored anterior teeth, functional surfaces, for example, anterior and lateral guidance, can be restored effectively. The characteristics of dental ceramics, such as color stability and mechanical and optical properties, make this material a good choice for indirect restorations, especially when optimum function and esthetics are required. Moreover, lithium disilicate is a dental ceramic that mimics the esthetics and strength of the natural tooth structure and it was used in the present clinical case report.Keywords: Dental Prosthesis. Esthetics, Dental. Ceramics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Peres, Vinícius Andrade Ribeiro, Ester Marieta Silva, Juliana Franco Monteiro, Lia Dietrich, Cláudia Maria de Oliveira Andrade, Murilo Guimarães Campolina, and Victor da Mota Martins. "Facetas diretas em dentes anteriores utilizando composite wetting resin." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 23, 2021): e349101220635. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20635.

Full text
Abstract:
Introdução: Diastemas estão entre as principais queixas estéticas dos pacientes e podem ser classificados como espaços extras, localizados entre dois dentes ou mais, causados por diferenças de tamanhos dentais, ausência dos mesmos, desproporção dos dentes no arco superior com inferior, hábitos deletérios e vários outros fatores. A busca por tratamentos conservadores possibilitou o desenvolvimento de resinas cada vez mais aprimoradas, que visam o estabelecimento de restaurações com estética satisfatória em um menor tempo de trabalho, sem necessidade de maiores desgastes, preservando a estrutura dental. Objetivos: Relatar um caso clínico onde foi restabelecida a estética em diastemas anteriores com o uso de resinas diretas e agentes umectantes, evitando maiores desgastes, devolvendo função e autoestima para o paciente. Descrição do caso: Foi realizado protocolo fotográfico, clareamento de consultório e caseiro, seguido de enceramento diagnóstico, com montagem em articulador, verificação de guias, confecção de matriz de silicone para obter a incisal, seguida do fechamento dos diastemas com resinas diretas e uma fina camada superficial com agente umectante. Considerações Finais: A resina composta se mostrou uma excelente alternativa quando utilizada de maneira correta por um profissional capacitado, que compreenda os princípios estéticos e psicológicos de seu paciente. A utilização de agente umectante associado a resina composta proporcionou o sucesso do tratamento restaurador facilitando manipulação da resina e consequentemente a anatomia, superando as expectativas do paciente, devolvendo ao mesmo a estética de seus dentes, elevando, assim, sua autoestima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cocchetto, Roberto, and Luigi Canullo. "O “pilar híbrido”: um novo formato para restaurações cimentadas sobre implantes nas zonas estéticas." INTERNATIONAL JOURNAL OF ESTHETIC DENTISTRY 02, no. 04 (October 16, 2017): 658. http://dx.doi.org/10.20432/ijed658.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Felizardo, Klissia Romero, Renan Hideki Kaneshima, Gabriela Andrati Soldati, Igor Abreu De Bem, Alcides Gonini Júnior, and Murilo Baena Lopes. "Prótese adesiva à base de compósito reforçado por fibra de vidro como opção estética para perda de elemento dental posterior – relato de caso." Journal of Health Sciences 18, no. 3 (October 6, 2016): 188. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2016v18n3p188-94.

Full text
Abstract:
Com advento das resinas compostas de segunda geração que apresentam características mecânicas e estéticas superiores às das resinas convencionais, principalmente com relação a resistência à abrasão, surge a possibilidade de utilizá-las associadas a fibras, como o sistema da Ivoclar Targis/Vectris. O objetivo deste trabalho foi apresentar a confecção de uma prótese adesiva livre de metal como resolução protética para a substituição do elemento dental 35, ausente. Paciente M.A.S., 38 anos, sexo feminino, buscou tratamento restaurador por motivo de estética e necessidade de substituição das restaurações antigas. Após anamnese, exame clínico, exame radiográfico e exame dos modelos de estudo foi proposto a reposição do elemento dental 35 através de prótese adesiva confeccionada em cerômero (Sistema Targis/Vectris. Foi realizado um repreparo do tipo onlay no elemento dental 34 e repreparo para coroa total do dente 36. Após o término dos preparos foi feita a moldagem utilizan­do-se a técnica da dupla moldagem e confecção da restauração provisória envolvendo os três elementos com resina acrílica. Na segunda sessão, a peça protética foi cimentada, a oclusão verificada e ajustada. Uma vez que os cerômeros têm resistência de união boa e semelhante à das cerâmicas, além de apresentarem caraterísticas mecânicas muito semelhantes à estrutura dental, conseguem atuar de forma satisfatória na distribuição das cargas oclusais em dentes posteriores. Assim, pode-se concluir que as restaurações livres de metal são ótimas alternativas para proporcionar a paciente uma melhora estética e funcional, além de integridade das margens e do periodonto, estabilidade estrutural, retenção e resistência da restauração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

França, T. V., E. C. Bianchi, P. R. de Aguiar, R. Y. Fusse, R. E. Catai, and C. A. de Freitas. "Avaliação do desgaste abrasivo causado pelas cerâmicas Duceram e Vita em resinas compostas pelo método do disco retificado." Cerâmica 50, no. 314 (June 2004): 166–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000200015.

Full text
Abstract:
O presente trabalho apresenta uma metodologia confiável e de execução rápida para a avaliação do desgaste abrasivo entre as cerâmicas Duceram e Vita nas resinas compostas Z-100 e Charisma. Estes materiais são amplamente utilizados nos consultórios e clínicas dentais para restaurações funcionais e estéticas dos dentes. Para avaliar o desgaste abrasivo entre os materiais, um disco dinâmico revestido com porcelana foi utilizado sobre um disco estático revestido com resina. Os resultados indicaram que a cerâmica Vita apresenta desgaste inferior a Duceram nas resinas analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

De Castro Pereira, Alana, Vitor Schweigert Bona, Juan Pablo Villabona Lopez, and Sylvio Monteiro Junior. "Estratificação incremental com resina composta: reprodução de efeitos ópticos incisais em restauração classe IV." UstaSalud 17 (August 14, 2019): 57–66. http://dx.doi.org/10.15332/us.v17i0.2188.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como objetivo abordar o protocolo clínico utilizado na realização de restaurações estéticas um relato de caso clínico demonstrando a técnica de estratificação incremental em resina composta para a construção dos efeitos ópticos em uma restauração do tipo Classe IV. Reproduzir as características dentais presentes no terço incisal de incisivos centrais superiores pode ser um desafio estético para o odontólogo. O profissional necessita ter o conhecimento das técnicas de inserção das diferentes camadas de resina visando garantir o mimetismo óptico dental. Além disso há uma vasta gama de compósitos que possuem diferentes graus de opacidade, croma, saturação e efeito opalescente, que aliados ao treinamento do operador, visam garantir o sucesso clínico na reprodução de tais características dentais. O resultado dependerá da criteriosa sequência de passos que envolve desde o diagnóstico até as etapas de acabamento e polimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Volz Felberg, Rodrigo, Rafaela Bassani, Gabriel Kalil Rocha Pereira, Ataís Bacchi, Yara Teresinha Corrêa Silva-Sousa, Erica Alves Gomes, Rafael Sarkis-Onofre, and Aloísio Oro Spazzin. "Possibilidades restaurativas usando cerâmica de zircônia para coroas unitárias." Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences 2, no. 11 (October 29, 2020): 45–58. http://dx.doi.org/10.36557/2674-8169.2020v2n11p45-58.

Full text
Abstract:
Dois casos clínicos são apresentados para explorar as diferenças técnicas e discutir as vantagens e desvantagens do uso de zircônia folheada ou monolítica para confeccionar coroas únicas posteriores. O primeiro caso descreve as etapas clínicas na fabricação de uma coroa monolítica em um segundo pré-molar inferior esquerdo usando zircônia de alta translucidez. Mostra a utilização de um preparo dentário conservador baseado nas propriedades mecânicas superiores que este material apresenta, bem como nas características ópticas finais alcançadas pelo sombreamento e coloração. No segundo caso, foi realizado um tratamento restaurador convencional em bicamada com estrutura de zircônia seguida de estratificação com cerâmica de feldspato no primeiro molar inferior esquerdo. A literatura recente indica que cada uma dessas alternativas restauradoras apresenta vantagens e desvantagens específicas. Fatores como desempenho mecânico, fratura, características estéticas, sucesso clínico, taxas de complicações, desempenho de adesão e desgaste do antagonista são discutidos comparando os dois conjuntos restauradores. Os dados destacam que as coroas monolíticas evitam um grande problema relatado nas restaurações de duas camadas: o lascamento da cerâmica de recobrimento. As coroas monolíticas também permitem preparações dentárias minimamente invasivas, aumentando assim a preservação do remanescente dentário. No entanto, faltam dados que sustentem a similaridade do desempenho estético entre as montagens monolítica e bicamada, sendo a previsibilidade de uso restrita para a região posterior, pois casos que demandam alto apelo estético continuam a utilizar fundamentalmente as restaurações bicamada. Não foram encontradas falhas, e a satisfação do paciente foi relatada em ambas as técnicas após o acompanhamento de 12 meses.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Dos Santos, Lairds Rodrigues, and Claudia Maria Coelho Alves. "Cerâmicas odontológicas na confecção de facetas laminadas: qual a melhor escolha?" VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 32, no. 3 (December 22, 2020): 257–65. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v32i3.12084.

Full text
Abstract:
A demanda por restaurações estéticas tem resultado em um aumento do uso das cerâmicas dentais, constituindo a principal alternativa de material restaurador. Além de proporcionarem um grande mimetismo das estruturas dentárias elas promovem a restauração da camada dentária perdida, devolvendo a resistência mecânica ao dente e garantindo a estabilidade de cor. O propósito desta revisão foi mostrar as possibilidades da reabilitação estética com cerâmicas odontológicas para tratamento restaurador com facetas laminadas. Artigos científicos, disponíveis nas bases de dados Pubmed, Google acadêmico, Scielo, portal Capes e em revistas relacionadas ao assunto foram consultados. Também foram pesquisados livros e websites. Verificou-se na literatura pesquisada que o principal material de escolha para a confecção de facetas laminadas é o dissilicato de lítio, pois quando comparada aos outros, eles apresentam uma melhor capacidade adesiva, aperfeiçoamento no processo de confecção laboratorial, resistência flexural triplicada, além de excelente estética, translucidez, opacidade e fluorescência semelhantes ao do dente. As porcelanas à base de dissilicato de lítio são as mais indicadas para a confecção de facetas laminadas por apresentarem maior resistência flexural, excelente estética e melhor capacidade adesiva em comparação a outras cerâmicas odontológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Radaelli, Manuel Tomás Borges, Christian Schuhb, Leonardo Federizzi, Ataís Bacchi, and Aloísio Oro Spazzinb. "Propriedades ópticas relacionadas à estética dental." Journal of Oral Investigations 1, no. 1 (December 4, 2013): 22. http://dx.doi.org/10.18256/2238-510x/j.oralinvestigations.v1n2p22-27.

Full text
Abstract:
A restauração de um dente mantendo sua naturalidade sob quaisquer circunstânciasé uma tarefa difícil, devido às complexas características ópticas que influenciamneste processo. Fenômenos ópticos como a cor do dente, sua translucidez,opacidade, opalescência, fluorescência, fonte luminosa ambiente e seus relativosefeitos de metamerismo, têm um papel importantíssimo na maneira como percebemosum dente e, consequentemente, o processo de mimetização realizado duranteo tratamento restaurador. O sucesso nos resultados estéticos depende da integraçãode alguns fatores que se tornam críticos para tal: conhecimento de princípiosbásicos sobre a percepção das cores, percepção inerente a cada indivíduo, fontede luz utilizada durante a avaliação da cor, características estruturais de superfíciedos dentes e dos materiais restauradores utilizados, registro destas informações ea comunicação com o laboratório quando forem realizadas restaurações indiretas.Neste contexto, tendo como objetivo final o desenvolvimento de uma percepçãomais apurada das características estéticas da dentição natural, este artigo buscourevisar a literatura com o intuito de auxiliar o clínico a adquirir o entendimento deprincípios relacionados à cor, luz e as propriedades ópticas que são inerentes aosdentes,cerâmicas e resinas compostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rocha, Aurélio de Oliveira, Lucas Menezes Dos Anjos, Maria de Nazaré Oliveira Rocha, Thaine Oliveira Lima, Priscilla Castro Moura Rodrigues, Lucas Ferreira de Sá Santos, Rafaela de Menezes dos Anjos Santos, Ingrid de Melo Silva, Denílson Oliveira Correia Da Silva, and William José e. Silva Filho. "Intervenção estética anterior por meio de facetas diretas em resina composta: relato de caso." Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, no. 3 (March 13, 2021): e6439. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6439.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Descrever um caso clínico de intervenção restauradora nas unidades dentais anteriores superiores com facetas em resina composta e discutir a cerca desse tratamento. Detalhamento do caso: Paciente procurou atendimento no consultório odontológico queixando-se da harmonia do seu sorriso, onde o mesmo não gostava dos dentes amarelados, pequenos, separados e levemente desalinhados. Ao exame clínico verificou-se a presença de diastemas interdentais, unidades 12 e 22 com anatomia conóide e unidades 13 e 23 levemente girovertidos para distal. Tendo em vista as limitações do paciente e análise clínica, foi proposto reabilitação estética e funcional das unidades por meio de clareamento dental imediato em consultório, seguido de facetas em resina composta das unidades relatadas. Previamente ao tratamento restaurador foi confeccionado enceramento diagnóstico para evidenciar um possível resultado, planejar com segurança e confeccionar a guia palatina. Considerações finais: Para realização de múltiplas restaurações estéticas é de suma importância conhecimento teórico e prático por parte do cirurgião-dentista, planejamento minucioso do caso por meio do enceramento diagnóstico e cuidados pós-operatórios por parte do paciente, garantido assim o sucesso desse tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Rios Tomaz de Almeida, Beatriz Amaral, Kamilly Fagundes De Oliveira, and Ricardo Armini Caldas. "Propriedades mecânicas e ópticas das cerâmicas feldspáticas e dissilicato de lítio: Revisão de literatura." Revista Brasileira de Odontologia 77 (February 11, 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18363/rbo.v76.2019.e1427.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo dessa revisão de literatura é apresentar os dados existentes sobre capacidade estética e resistência à fratura das cerâmicas feldspáticas e dissilicato de lítio confeccionadas para o uso em CAD/CAM. Material e Métodos: para realizar o estudo foram levantados artigos originais sobre as cerâmicas feldspáticas e dissilicato de lítio em periódicos na base de dados PubMed e ScienceDirect, desde 2015 até 2020 utilizando como termos de busca “lithium disilicate AND esthetic AND CAD/CAM”, “lithium disilicate AND fadigue AND CAD/CAM”, “lithium disilicate AND fracture AND CAD/CAM”, “feldspathic AND esthetic AND CAD/CAM”, “feldspathic AND fadigue AND CAD/CAM”, “feldspathic AND fracture AND CAD/CAM”. Ainda, foram selecionados artigos de relevância publicados em datas anteriores selecionados pelos autores. Constam trabalhos longitudinais, de revisão de literatura, casos clínicos e pesquisas in vitro. Resultados: no total, 209 artigos foram encontrados e somente 16 foram incluídos para comparação. Os dados apresentaram boa capacidade estética para ambos materiais, sendo o dissilicato com maior resistência à fratura. Conclusão: concluiu-se que cerâmicas feldspáticas e dissilicato de lítio para CAD/CAM apresentam capacidade ópticas satisfatórias para restaurações estéticas quando utilizado os blocos multicores, devendo-se optar pelo dissilicato de lítio em situações de maior esforço mastigatório ou menor espessura da peça protética
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ottoboni, Thiago Dias Oliveira, and Rui Isidro Falacho. "A importância do enceramento diagnóstico para realizar restaurações estéticas em resina composta em dentes anteriores com maior previsibilidade." Journal of Clinical Dentistry and Research 13, no. 3 (July 1, 2016): 54–60. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.13.3.054-060.oar.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Medeiros, Francielly de Lemos, Brenno Anderson Santiago Dias, Geovanna Caroline Brito da Silva, Jefferson Lemos Mendes, Layla Narrely Santos Alves, Marcelo Gadelha Vasconcelos, and Rodrigo Gadelha Vasconcelos. "O uso e a inter-relação da resina composta e do cimento ionômero de vidro (CIV) nas restaurações sanduíches." Research, Society and Development 10, no. 6 (May 22, 2021): e12310615617. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15617.

Full text
Abstract:
Introdução: A técnica sanduíche é um procedimento que combina o cimento de ionômero de vidro (CIV) com a resina composta (RC) com a finalidade de obter as melhores propriedades físico-mecânicas e estéticas de cada um. Objetivo: realizar uma revisão literária sobre a utilização desse método nas restaurações diretas e analisar como ocorre a interação entre os dois materiais. Metodologia: Foi realizada uma busca da literatura publicada entre 2010 a 2021 nas bases de dados PubMed/Medline, SciELO, Lilacs e Google Acadêmico, através da utilização de descritores pré-selecionados. Foram incluídos 40 estudos que respeitaram os critérios de inclusão e exclusão. Resultados: a associação do CIV a RC traz à restauração direta os benefícios de proteção pulpar, efeito anticariogênico, menor contração de polimerização, maior retenção e melhores propriedades estéticas. Esse método pode ser classificado em aberto, fechado, mediato e imediato, essas variações vão depender, respectivamente, da indicação e da forma de confecção do procedimento. Conclusão: ao realizar o condicionamento ácido da superfície do CIV convencional é preciso ser cauteloso, pois as diferenças nas reações de presa desse material e da RC pode interferir nas propriedades finais da restauração. Já o cimento de ionômero de vidro modificado por resina dispensa esse procedimento. Apesar de alguns estudiosos não sugerirem esse tipo de pré-tratamento, pela possibilidade de promover rachaduras e diminuição da sua força, pesquisas afirmam que a técnica mista pode ser realizada com eficácia ao utilizar tanto sistemas adesivos convencionais como autocondicionantes, pois não foram observadas diferenças significativas na resistência de união ao compará-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

De Jesus, Ana Paula Gambalonga, Felipe Cechinel Veronez, and Priscyla Waleska Simões. "Utilização de pilares cerâmicos em prótese sobre implante: revisão de literatura." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 28, no. 3 (November 14, 2017): 240. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v28i3.208.

Full text
Abstract:
A implantodontia sofreu muitos avanços na Odontologia moderna. As restaurações estéticas implanto-suportadas em dentes anteriores tornaram-se desafiadoras, pois os pilares protéticos utilizados para reter as próteses sobre implante são geralmente de titânio ou outros metais. Percebeu-se que esses implantes levam a uma coloração azul-acinzentada aos tecidos moles em pacientes com sorriso gengival ou biótipo fino. Para solucionar esse problema, pilares em cerâmica de zircônia ou alumina podem ser utilizados para permitir a eliminação de intercorrências quanto à cor e brilho metálico através do tecido peri-implantar. O resultado benéfico e a melhor adaptabilidade biológica e funcional estimulam o uso desses materiais. Esta revisão teve como finalidade descrever as principais características dos pilares cerâmicos, vantagens e desvantagens em relação aos metálicos, além das suas propriedades funcionais e biológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Botelho, D. L. L., G. M. Mendes, P. M. M. M. Moura, and F. J. A. Silva. "Longevidade dos Laminados Cerâmicos: Falhas X Durabilidade." Journal of Health Sciences 19, no. 5 (February 23, 2018): 61. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p61.

Full text
Abstract:
A técnica de laminados cerâmicos está ganhando popularidade entre cirugiões dentistas e pacientes para a restauração minimamente invasiva dos dentes com forma ou cor insatisfatórias. Como qualquer novo procedimento, são necessárias investigações in vitro e in vivo para alcançar sua eficácia clínica máxima. Visto isso, o presente estudo busca realizar uma revisão de literatura com o objetivo de investigar estudos clínicos que avaliaram a longevidade de tratamentos com laminados cerâmicos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura nos bancos de dados Bireme e PubMed. Foram selecionados 10 artigos nas línguas portuguesa e inglesa publicados nos últimos dez anos através dos descritores: Laminate veneers, follow up, evaluation, longevity, ceramic. Dentre os estudos pesquisados, vários parâmetros foram analisados para a determinação da longevidade dos laminados, como a escolha do tipo de sistema adesivo, a qualidade da adaptação marginal, a resistência contra microinfiltração, resposta periodontal e características estéticas das restaurações, fraturas, dentre outras. Os estudos pesquisados apontaram uma taxa de longevidade que vai de 61 à 100%. Então, é possível concluir que os laminados cerâmicos apresentam-se como um opção eficaz e duradoura de tratamento para reabilitação estética desde que as técnicas sejam bem empregadas, os profissionais sejam capacitados e as indicações para tais procedimentos sejam respeitadas.Palavras-chave: Laminate Veneers. Follow Up. Evaluation. Longevity. Ceramic.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lins de Lima, Aline. "Estudo in vitro da Ação da Água de Coco e Caldo de Cana Sobre a Superfície de Restaurações Estéticas." Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada 7, no. 1 (April 15, 2007): 43–50. http://dx.doi.org/10.4034/1519.0501.2007.0071.0007.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Bruna M. Bertol de, Marina França, Samuel Kaik Lima, Gabriela Zorzi, Nallu Gomes Lima Hironaka, Bruna Gonçalves, and Renata Corrêa Pascotto. "Influência da iluminação auxiliar, acoplada à turbina de alta rotação, nas dimensões cavitárias durante a substituição de restaurações estéticas." Journal of Clinical Dentistry and Research 14, no. 4 (2017): 86–91. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.14.4.086-091.oar.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Santi, Marina Rodrigues, Mayara dos Santos Noronha, Fernanda Rodrigues Borges Amaral Guarato, and Milena Maria Pierre dos Santos Caldeira. "Laminados cerâmicos e preparos minimamente invasivos associados ao clareamento dental." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, no. 5 (April 20, 2020): 429–32. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4771.

Full text
Abstract:
A indicação de laminados cerâmicos deve ser precedida de um diagnóstico criterioso, onde deve-se estar atento aos passos e aspectos clínicos envolvidos nesse tipo de reabilitação. Este relato de caso tem como objetivo descrever a sequência clínica de uma reabilitação estética dos dentes 11 e 21 empregando laminados cerâmicos de dissilicato de lítio com desgaste dental seletivo minimamente invasivo associado ao clareamento prévio, proporcionando a reprodução das características naturais dos dentes.Descritores: Clareamento Dental; Cerâmica; Estética Dentária.ReferênciasD'Arcangelo C, De Angelis F, Vadini M, D'Amario M. Clinical evaluation on porcelain laminate veneers bonded with light-cured composite: results up to 7 years. Clin Oral Investig. 2012;16(4):1071-79.Benetti AR, Miranda CB, Amore R, Pagani C. Facetas indiretas em porcelana-alternativa estética. J Bras Dent Estét. 2003;2(7):186-94.Teixeira HM, Nascimento ABL, Emerrenciano M. Reabilitação da Estética com Facetas Indiretas de Porcelana. J Bras Dent Estét. 2003;2(7):219-23.Jarad FD, Griffiths CE, Jaffri M, Adeyemi AA, Youngson CC. The effect of bleaching, varying the shade or thickness of composite veneers on final colour: an in vitro study. J Dent. 2008;36(7):554-59.Lowe E. Achieving total smile enhancement through tooth whitening and placement of a single anterior veneer restoration. Dent Today. 2001;20(12):44-8Fradeani M, Redemagni M, Corrado M. Porcelain laminate veneers: 6- to 12-year clinical evaluation-a retrospective study. Int J Periodontics Restorative Dent. 2005;25(1):9-17. Aquino APT, Cardoso PC, Rodrigues MB, Takano AE, Porfírio W. Facetas de porcelana: solução estética e funcional. Clin int j braz dent. 2009;5(2):142-52.Higashi C, Reggiani RD, Kina S, Scopin O, Hirata R. Cerâmicas em Dentes Anteriores Parte I. Indicações Clínicas dos sistemas cerâmicos. Clin int j braz dent. 2006;2(1):22-31.Kina S, Brugrera A. Inivisível: restaurações estéticas cerâmicas. Maringá: Dental Press; 2007.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Salgado, Vinícius Esteves, Rodrigo Costa Marques, Thais Rodrigues Campos Soares, Larissa Maria Cavalcante, and Luis Felipe Schneider. "Self-perception of dental surgeons on color selection." Journal of Clinical Dentistry and Research 16, no. 2 (May 16, 2019): 74–83. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.16.2.074-083.oar.

Full text
Abstract:
Objetivo: o objetivo do presente estudo foi determinar a autopercepção de cirurgiões-dentistas (CDs) sobre processos relacionados à seleção da cor em Odontologia (SCO). Métodos: esse estudo seguiu delineamento observacional transversal, utilizando-se de um questionário eletrônico de perguntas objetivas, para avaliar a influência de dados sociodemográficos — sexo, faixa etária, tempo de atuação profissional e tipo de especialidade odontológica — sobre a experiência dos CDs na SCO e segurança ao realizar restaurações estéticas diretas (RED) ou indiretas (REI). Os dados foram analisados descritivamente e pelo teste do qui-quadrado ( =0,05). Resultados: a amostra (n = 444) constituiu-se, em sua maioria, pelo sexo feminino (63,1%), entre 30 e 59 anos de idade (68,5%), com mais de 10 anos de formado (42,3%), especialistas em Dentística ou Prótese Dentária (28,8%). Todos os participantes consideraram a SCO como etapa importante para o sucesso estético do tratamento restaurador. A maioria relatou possuir experiência na SCO (65,8%) e ter segurança para realizar RED (74,7%) e REI (53,1%). O tempo de atuação profissional e o tipo de especialidade odontológica influenciaram significativamente a experiência na SCO e a segurança na realização de RED e REI. Conclusão: conclui-se que a autopercepção dos CDs foi influenciada pelo tempo de atuação profissional e pelo tipo de especialidade odontológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Noronha, Mayara dos Santos, Daylana Pacheco da Silva, Eduardo Fernandes de Castro, Carlos Alberto Carone, Vanessa Cavalli Gobbo, and Marcelo Giannini. "Substituição de laminados cerâmicos após falhas biológicas, adesivas e estéticas: relato de caso." Journal of Clinical Dentistry and Research 17, no. 2 (August 28, 2020): 32–46. http://dx.doi.org/10.14436/2447-911x.17.2.032-046.oar.

Full text
Abstract:
Os laminados cerâmicos são restaurações indiretas ultraconservadoras, que requerem mínimo ou nenhum preparo (espessuras entre 0,2 e 0,5mm). Eles são capazes de reproduzir os aspectos naturais dos dentes e a longevidade clínica é determinada pela força de adesão formada entre superfície dental, cimento resinoso fotoativado e material cerâmico. Assim, o presente caso clínico relata a substituição de laminados cerâmicos insatisfatórios após 7 anos de uso. Inicialmente, foi realizada documentação fotográfica, moldagem inicial, enceramento diagnóstico e mock-up, para um correto planejamento. Após o consentimento e aprovação do paciente sobre o tratamento proposto, os laminados cerâmicos antigos foram removidos e preparos dentais com técnicas minimamente invasivas foram realizados, seguidos de moldagem definitiva com silicone por adição. Laminados cerâmicos à base de dissilicato de lítio injetado foram confeccionados em laboratório dos dentes 13, 12, 11, 21, 22 e 23. Na sessão seguinte, as adaptações proximais e cervicais foram checadas previamente, bem como a relação com os tecidos periodontais, assimetrias e a cor do cimento resinoso fotoativado. As superfícies dos dentes e laminados cerâmicos foram tratadas, antes da cimentação, de acordo com as recomendações dos fabricantes dos materiais. O cimento foi inserido na face interna dos laminados cerâmicos que, em seguida, foram posicionados e os excessos de material, removidos com pincel e fio dental. Ao final, cada superfície foi fotoativada por 40 segundos, usando um fotoativador LED. Após a cimentação de todos os laminados cerâmicos, foram realizados os ajustes oclusais, acabamento e polimento necessários. Portanto, o conhecimento, observação e aplicação de critérios estéticos, funcionais e biológicos são essenciais para adquirir o sucesso e a longevidade de uma reabilitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Cruz, C. E. D., L. R. S. Santana, E. C. Bianchi, P. R. De Aguiar, C. E. Silva Junior, R. E. Catai, C. A. De Freitas, M. H. Salgado, M. F. A. Freitas, and M. P. M. Ulhoa. "Análise da influência dos diferentes tempos de polimerização por luz incandescente sobre a resistência ao desgaste abrasivo de resinas compostas." Matéria (Rio de Janeiro) 13, no. 1 (March 2008): 77–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000100009.

Full text
Abstract:
No mercado atual a qualidade é necessária na fabricação dos produtos. No mercado odontológico, as resinas compostas são cada vez mais utilizadas para substituir materiais tradicionais, como amalgama, nas restaurações estéticas e funcionais, apresentando boa estética e funcionalidade. A composição química destes materiais é variável e os resultados das reações químicas do processo de polimerização são bastante desconhecidos. O objetivo deste trabalho era medir a resistência do desgaste abrasivo de seis resinas compostas vendidas no mercado brasileiro polimerizadas com tempos de 10, 20 e 40 segundos. O método do disco retificado modificado para aplicações em odontologia foi usado para tornar esta proposta viável. Neste banco de ensaios um disco dinâmico, revestido por porcelana, desgasta um disco estático revestido do tipo de resina que se pretende avaliar, que foi polimerizada durante um tempo pré-estabelecido. Com a determinação do desgaste de material, num determinado tempo, determinava-se a agressividade (capacidade de um material para desgastar outro material) do disco dinâmico sobre o disco estático. Utilizando-se para isso um programa computacional (LabView). Posteriormente era feita a regressão linear dos valores obtidos e determinado o coeficiente angular, utilizado no cálculo de agressividade. Valores elevados de agressividade indicam uma maior agressão do disco dinâmico contra o disco estático. Os resultados mostraram um comportamento variável para cada material que foi polimerizado nos diferentes tempos de polimerização utilizado, mostrando que o método para fazer estudos de desgaste é prático e rápido para testar materiais novos antes da sua utilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Sousa, Cecília Alves, Keith Murieli Ferreira de Magalhães, Gustavo Antônio Correa Momesso, Lara Maria Bueno Esteves, Isis Almela Endo Hoshino, Leonardo Perez Faverani, Paulo Henrique Dos Santos, and Wirley Gonçalves Assunção. "Tratamento conservador em reabilitação oral através da interação entre Odontologia Restauradora e Prótese Dentária." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 5 (May 4, 2021): 709–12. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i5.4991.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo, apresentar por meio de um relato de caso a interação entre odontologia restauradora e prótese dentária, orientando ao clínico uma opção de conduta clínica minimamente invasiva no tratamento de reabilitação oral. Paciente do sexo masculino, 49 anos, com queixa principal de mobilidade nos dentes anteriores superiores que sustentavam uma prótese fixa e insatisfação estética do sorriso. O exame clínico foi realizado e constatou-se situação periodontal comprometida de todos os dentes superiores, periodontite com grau 2 de mobilidade e reabsorção óssea vertical severa nos dentes 31, 32, 37 e 42, ausência dos elementos 36 e 41 e mobilidade grau 2 nos demais dentes inferiores em função da má oclusão. Foi planejada extração dentária dos dentes superiores, seguida de levantamento de seio bilateral e instalação de seis implantes para prótese do tipo protocolo de Banemärk. No arco inferior, raspagem e alisamento radicular, extração dos dentes 31, 32, 37 42, instalação de implantes nas regiões dos dentes 32, 36 e 42 e instalação de prótese implantosuportada. Considerando a necessidade de reestabelecer a oclusão, a condição periodontal comprometida dos dentes inferiores posteriores e a necessidade de melhorias estéticas, foi optado pela realização de restaurações em resina composta do tipo BulkFill® através da técnica do carimbo modificado, reproduzindo a anatomia oclusal dos elementos. Dessa forma, podemos concluir que a interação da odontologia restauradora e a prótese dentária pode ser uma alternativa interessante para casos em que há necessidade de tratamento reabilitador conservador, visando obter resultado de excelência na reabilitação oral
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Fidalgo, Tatiana Kelly Silva, and Ivo Carlos Correa. "Efeito de dois selantes de superfície na alteração colorimétrica de uma resina composta." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 50, no. 1 (January 23, 2009): 38–41. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.11150.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar a variação de cor entre superfícies tratadas com agentes químicos de acabamento e polimento. Foram utilizadas resina Fill Magic (Vigodent®, Rio de Janeiro, Brasil), A2 (n=18) e A3,5 (n=18). As amostras foram fotopolimerizadas, registrado os valores de L*a*b* através da análise em um colorímetro, posteriormente, foi aplicado uma camada de selantes de superfície, BisCoverTM LV (Bisco Inc, Schaumburg, USA) e Fill Glaze (Vigodent®, Rio de Janeiro, Brasil) e novamente averiguado os valores de L*a*b*. Para o grupo controle não houve tratamento, sendo registrado os valores de L*a*b* em dois tempos distintos. Os valores referentes a varialção de cor foram submetidos à análise de variância (ANOVA) e posteriormente ao teste de Tukey. Não houve alteração colorimétrica utilizando o selante BisCoverTM LV sobre a resina A2 e A3,5 (p>0,05). Entretanto, houve alteração colorimétrica quando utilizado Fill Glaze sobre a resina A2 e A3,5 (P=0,0021 e p=0,0020, respectivamente). O selante de superfície BisCoverTM LV não apresentou alteração colorimétrica, sendo ideal para utilização em restaurações estéticas em que a cor da resina deve ser mantida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sousa, José Artur Miranda, Karla Beatriz de Freitas Lira, Daniel Felipe Fernandes Paiva, Pedro José Targino Ribeiro, Frank Gigianne Texeira e. Silva, Luan Éverton Galdino Barnabé, and Rodolfo de Abreu Carolino. "Retratamento em laminados cerâmicos minimamente invasivos: Uma revisão integrativa da literatura." Research, Society and Development 10, no. 4 (April 17, 2021): e44710414062. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.14062.

Full text
Abstract:
Os laminados cerâmicos minimamente invasivos popularmente conhecidos como “lentes de contato” são finas camadas de porcelana que recobrem a face vestibular dos dentes anteriores com a finalidade de modificar seu tamanho, forma e cor. Elas vêm se popularizando cada vez mais por sua enorme divulgação de resultados belos em diversos meios de comunicação, mas principalmente por ter um protocolo de execução mais conservador, com menos agressão aos tecidos dentários do que as facetas tradicionais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar as causas de falhas que culminam no retratamento de restaurações estéticas de laminados cerâmicos minimamente invasivos e como a literatura guia o manjo clínico diante desta situação. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura. Serão selecionados estudos que tenham relevância e sejam pertinentes com o título proposto: Retratamento em laminados cerâmicos minimamente invasivos. Selecionando estudos completos, nos idiomas português e inglês, a depender da plataforma de dados, que tratassem ou estudassem o tema em questão. Incluindo na pesquisa artigos que tratassem deste tema, entretanto não foram selecionados para esta revisão documentos acadêmicos que apresentassem no resumo distanciamento do tema pesquisado ou que apresentassem conflitos de interesse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Campagnolo, Valeria, Eliane Lucelha Antunes, Jheysiele Faller Cemin, Josiane Francio Pissaia, Janes Francio Pissaia, and Letícia Antonelo Campos. "CORREÇÃO DE DIASTEMAS POR MEIO DE RESTAURAÇÕES DIRETAS EM RESINA COMPOSTA: RELATO DE CASO CLÍNICO." Revista Expressão Católica Saúde 4, no. 2 (December 19, 2019): 52. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v4i2.3246.

Full text
Abstract:
A busca por um sorriso harmônico é o desejo da maior parte da população. A estética encontra-se atualmente frequente e comum na prática clínica diária. As principais alterações são forma dental, tamanho, cor e posição. Com o desenvolvimento da odontologia adesiva e dos materiais estéticos, a restauração direta com compósito, através da mínima invasão dos tecidos dentários hígidos vem sendo utilizada. O objetivo desse trabalho é apresentar um caso clínico em que se optou, como plano de tratamento, pelo clareamento dental de consultório, seguido da confecção de encerramento para planejamento do caso, com mock-up motivacional e fechamento de diastemas com restaurações em resina composta direta, seguindo a proporção áurea. A realização do clareamento dental possibilitou a homogeneização de cor do esmalte dental e das manchas de fluorose. O fechamento de diastemas utilizando o enceramento diagnóstico e a grade de Levin facilitou a reprodução do planejamento durante a execução das restaurações. As restaurações diretas são uma alternativa viável para reanatomização dental, pois torna o tratamento de resultados rápidos, de baixo custo e de estética satisfatória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

De Bitencourt, Patric Vinicius Machado, Simone Ayang De Morais Gandolfi, Simone Ayang De Morais Gandolfi, Helena Alvez Da Silva, Helena Alvez Da Silva, Dalila Meazza Damo, Dalila Meazza Damo, Guilherme Anziliero Arossi, and Guilherme Anziliero Arossi. "Coroa total em resina composta direta: relato de dois casos clínicos." Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo 28, no. 1 (January 1, 2016): 65. http://dx.doi.org/10.26843/ro_unicid.v28i1.234.

Full text
Abstract:
Dentes com grande destruição coronária submetidos a tratamento endodôntico devem ser reconstruídos por meio da inserção de um pino intrarradicular, com finalidade de se obter retenção para o material restaurador e melhor distribuição de forças sobre o remanescente dental. A reconstrução coronária desses elementos dentais pode ser realizada com técnicas restauradoras indiretas ou diretas. A evolução das técnicas operatórias e das propriedades físicas, mecânicas e estéticas das resinas compostas tem ampliado suas indicações clínicas, e, quando associadas a pinos intracanais cimentáveis, têm permitido avanços nas reconstruções dentárias. Muitas situações clínicas, que tradicionalmente apresentavam soluções protéticas, hoje podem ser resolvidas através de restaurações diretas com resina composta. Este trabalho apresenta dois casos clínicos onde se realizaram alternativas viáveis de reabilitação de dentes com grande destruição coronária utilizando reconstruções totais diretas com uma resina composta micro-híbrida como material de eleição, associada à utilização de um pino de fibra de vidro e um pino metálico pré-fabricado. Em ambos os casos, foram realizadas as cimentações dos pinos intracanais com cimento ionomérico modificado por resina, seguindo o protocolo tradicional para desobturação dos canais radiculares. Associada ao pino de fibra de vidro foi utilizada a técnica da matriz de silicona como meio para reconstruir a coroa dental, enquanto que junto ao pino metálico lançou-se mão da matriz de Ableh. Concluiu-se que as técnicas descritas constituem procedimentos alternativos, de baixo custo e rápida elaboração, conseguindo suprir as necessidades dos pacientes, demostrando ser uma boa opção para reabilitação de grandes destruições coronárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dos Santos Sousa, Raniere Luiz, Ertty Silva, Fernanda Meloti, and Mauricio De Almeida Cardoso. "Retratamento ortodôntico de paciente adulto com má oclusão de Classe II associado à ancoragem esquelética com miniplacas." Revista Clínica de Ortodontia Dental Press 18, no. 5 (December 11, 2019): 131–43. http://dx.doi.org/10.14436/1676-6849.18.5.131-143.art.

Full text
Abstract:
É consenso na literatura que a presença de pacientes adultos nos consultórios ortodônticos representa uma considerável demanda. Muitos desses já passaram pela experiência de um tratamento ortodôntico na adolescência ou juventude e necessitam de uma abordagem transdisciplinar devido às intercorrências nos dentes ou tecidos de suporte, muito comuns durante a vida, ou simplesmente porque o tratamento anterior não atingiu as metas terapêuticas desejadas. Nesse cenário, a Classe II também se apresenta como uma das más oclusões mais prevalentes e o seu tratamento já possui alguns protocolos validados na literatura. O objetivo desse artigo foi apresentar um caso clínico de retratamento ortodôntico em que o paciente apresentava uma relação canino e molar de Classe II no lado esquerdo, desvio de linha média superior e inferior para a esquerda, recessões gengivais generalizadas e lesões de abfração. O diagnóstico complementar foi realizado com o auxílio da tomografia computadorizada de feixe cônico e o tratamento ortodôntico, com ancoragem esquelética em quatro miniplacas. Foram realizadas restaurações estéticas logo após a remoção do aparelho e o paciente foi encaminhado para cirurgia periodontal de recobrimento radicular. Conclui-se, por meio desse artigo, que: a relação entre a Ortodontia e a Periodontia deve ir além do controle da placa bacteriana, correção de apinhamentos e movimentos dentários induzidos; que a tomografia computadorizada de feixe cônico é uma excelente ferramenta auxiliar no diagnóstico; e que as miniplacas permitem movimentações ortodônticas com maior intensidade e maior alcance de forças em quase toda a extensão da maxila e da mandíbula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Da Silva, Raquel Lira Braga, José Henrique de Araújo Cruz, Bruno Firmino De Oliveira, Sarah Cristina De Souza, Wellton Moreira Da Silva, Rachel de Queiroz Ferreira Rodrigues, Luanna Abílio Diniz Melquiades De Medeiros, and Gymenna Maria Tenório Guênes. "Integração perio-dentística para harmonização do sorriso em dentes anteriores: relato de caso." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10, no. 5 (May 17, 2021): 747–52. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i5.4980.

Full text
Abstract:
Introdução: Com o avanço das técnicas cirúrgicas periodontais e dos materiais dentários e suas técnicas aperfeiçoadas é possível tratar casos estéticos e obter resultados excelentes. Objetivo: Descrever um caso clínico de Cirurgia Periodontal para correção de sorriso gengival e ajuste cosmético por meio de clareamento dental em consultório e restaurações diretas em resina composta para aumento de bordas incisais. Relato do caso: Foi realizado a cirurgia de gengivectomia com osteotomia sem retalho (técnica Flaplees), proporcionando equilíbrio estético entre os zênites gengivais. Posteriormente a recuperação gengival foi realizado o clareamento dentário de consultório e após estabilização de cor foram realizadas as reanatomizações dentárias para aumento de bordas incisais pela técnica direta em resina composta, possibilitando uma melhor estética no comprimento vertical dos dentes. A resina composta foi escolhida por ser mais viável financeiramente em relação às cerâmicas, ter execução mais simples, necessitar de pouco ou nenhum desgaste e também ser reversível. Conclusão: Foi fundamental o trabalho interdisciplinar entre a Periodontia e Dentística que, por meio de um bom planejamento, execução adequada das técnicas, além do controle, manutenção periódica e colaboração do paciente o que proporcionou uma estética dentária dentro dos padrões tão valorizados atualmente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ribeiro, Ritchely Corrêa, Fábio Garcia Lima, and Tania Izabel Bighetti. "Estética dentária na Atenção Básica em Saúde." Revista da Faculdade de Odontologia - UPF 23, no. 3 (December 18, 2018): 333–38. http://dx.doi.org/10.5335/rfo.v23i3.8491.

Full text
Abstract:
No Brasil, a Atenção Básica em Saúde (ABS) é definida como um conjunto de ações, individuais e coletivas, que incluem promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e manutenção da saúde. Para seguir as diretrizes propostas pelo Ministério da Saúde (MS) à ABS, torna- se imprescindível, em cada território, aproximar-se das pessoas e tentar conhecê-las: suas condições de vida, as representações e as concepções que têm acerca de sua saúde. Dessa forma, em Odontologia, a estética do sorriso pode ser considerada como objeto da ABS. O sorriso é tido como ponto de grande importância para a estética e harmonia facial e justamente por isso ele acaba sendo um grande problema na vida de muitos indivíduos, influenciando sua autoestima e relações pessoais e profissionais. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como diretriz o cuidado voltado na pessoa e não em suas enfermidades. Assim, é necessário mostrar a viabilidade de se realizar procedimentos estéticos em usuários do SUS. Este trabalho apresenta o relato de um caso no qual se realizou uma restauração estética, com o uso de cimento de ionômero de vidro e resina composta, dentro de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade de Pelotas – RS. A paciente expressava demasiado descontentamento estético. Concluiu-se que restaurações de natureza estética, consideradas como procedimentos de maior complexidade, podem ser confeccionadas em UBS. Desde que a técnica adequada, durante o procedimento, seja realizada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cavalcanti de Paiva, Taynã, Maria Eduarda Lima do Nascimento Marinho, Débora Michelle Gonçalves Amorim, Diana Ferreira Gadelha de Araújo, Cícero Flávio Soares Aragão, Isana Álvares Ferreira, and Marília Regalado Galvão Rabelo Caldas. "INFLUÊNCIA DO USO DA PROANTOCIANIDINA EM UM ADESIVO AUTOCONDICIONANTE: AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA DE UNIÃO." Revista Ciência Plural 7, no. 2 (May 8, 2021): 61–73. http://dx.doi.org/10.21680/2446-7286.2021v7n2id22356.

Full text
Abstract:
Introdução: Os sistemas adesivos possibilitam a execução de restaurações estéticas e minimamente invasivas, sendo, portanto, objeto de pesquisas para contornar os problemas que se apresentam no procedimento restaurador. Objetivo: Avaliar in vitro a resistência de união de um sistema adesivo autocondicionante, e deste modificado com soluções extrativas de semente de uva. Metodologia: Duas soluções extrativas foram preparadas com extrato de semente de uva em pó dissolvido em acetona e etanol. A partir delas e de um adesivo, seis sistemas adesivos autocondicionantes experimentais foram preparados, diferindo quanto ao solvente utilizado e às proporções entre adesivo puro e solução extrativa, esta, variando em 7,5%, 15% e 30%. Setenta incisivos bovinos hígidos tiveram as raízes removidas com disco de carborundum e as faces vestibulares desgastadas com lixas d’água de granulação 120, 240, 600 e 1200 sob refrigeração até expor a dentina superficial. Os dentes foram distribuídos aleatoriamente em sete grupos distintos: Controle; A7,5; A15; A30; E7,5; E15; e E30, contendo 10 elementos cada. A aplicação dos adesivos foi executada de acordo com as recomendações do fabricante do adesivo controle. A restauração foi realizada com uma matriz de silicone com dimensões 2 mm de altura e 4 mm de diâmetro e inserido o material restaurador em incremento único e fotopolimerizado por 40s. Após três meses armazenados em água destilada, os espécimes foram submetidos ao teste de resistência de união. Foi empregado o método estatístico Teste Paramétrico Anova 1 Fator e pós- teste de Tamhane (p<0,05). Resultados: Os grupos A7,5, E7,5 e E30 não apresentaram diferença em relação ao grupo Controle; A15 e A30 mostraram desempenho estatisticamente semelhante entre si; e E15 não apresentou diferença estatística em relação aos outros adesivos. Conclusões: A adição de proantocianidina teve efeitos diferentes, dependendo dos solventes e das concentrações utilizadas, mas sem alterar significativamente o desempenho do adesivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Junqueira Júnior, Alvaro Augusto, Camila Imperador Rodrigues Alves, Marcelo Rodrigues Alves, Paulo André Yamin, Pablo Leal Teixeira Santos, and Aline Akemi Mori. "TRATAMENTO ESTÉTICO ANTERIOR: ASSOCIAÇÃO DE CLAREAMENTO DENTAL E SUBSTITUIÇÃO DE RESTAURAÇÕES INSATISFATÓRIAS." Revista UNINGÁ 57, no. 4 (December 23, 2020): 119–28. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.57.4.119-128.

Full text
Abstract:
Um dos maiores desafios da odontologia minimamente invasiva é o reestabelecimento restaurador de tecidos dentais perdidos ao mesmo tempo em que se preserva ao máximo os substratos sadios, sem realizar desgastes adicionais em esmalte e dentina hígidos. Dentre os procedimentos odontológicos estéticos, o clareamento dental é um dos mais requisitados pelos pacientes insatisfeitos com a aparência do seu sorriso. Isto ocorre devido a sua eficácia, baixa invasividade e simplicidade da técnica. Após a realização do procedimento, se faz necessário a substituição das restaurações pré-existentes em razão do aspecto não harmônico resultante. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de tratamento estético anterior em que os anseios estéticos da paciente foram resolvidos sob uma ótica conservadora, minimante invasiva com clareamento dental (técnica associada) e restaurações tipo Classe III e IV em resina composta. Para que o tratamento tenha sucesso, todas as etapas clínicas são de suma importância e, neste caso, as expectativas do paciente foram alcançadas por meio de uma abordagem conservadora e com alta previsibilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography