Academic literature on the topic 'Revista do Instituto do Ceará'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Revista do Instituto do Ceará.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Revista do Instituto do Ceará"

1

Simões de Melo, Leda Agnes, and Camila De Sousa Freire. "Os indesejados da seca: a imagem do sertanejo desde as narrativas da Revista do Instituto do Ceará ao Campo de Concentração do Alagadiço (1887-1915)." Revista Maracanan, no. 26 (January 29, 2021): 259–80. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2021.54435.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das imagens construídas sobre o sertanejo, desde as narrativas do Instituto do Ceará até a criação do campo de concentração do Alagadiço, na seca de 1915. Para isso, analisaremos como o Instituto do Ceará, criado em 1887, através da sua Revista do Instituto do Ceará, vinculou o pioneirismo cearense em relação à abolição da escravatura também ao fato da província ser acometida pela seca. A ideia da natureza ser condicionante da vida da região e ser uma narrativa construída historicamente para retratar o Ceará, fez parte do pensamento da elite que estava à frente do Instituto, e é parte fundamental do que se vai narrar sobre os sertões, os sertanejos, seus costumes, seus modos de ser e agir nos anos posteriores. Nesse sentido, a seca ganha espaço como campo de lutas que também são simbólicas, e justificam medidas segregadoras e excludentes como o campo de concentração do Alagadiço. Por meio de ofícios e relatórios do governo e da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), propomos uma reflexão acerca dos discursos que estavam na ordem do dia na seca de 1877 e que fizeram parte da narrativa da própria criação do campo do Alagadiço em 1915.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Quezada Meireles Leite, Sidnei, Carlos Roberto Pires Campos, and Antônio Donizetti Sgarbi. "EDITORIAL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 4, no. 02 (September 24, 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v4i02.73.

Full text
Abstract:
No ano de 2014, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes alcançou o seu quarto ano, reunindo artigos elaborados com base em estudos realizados por professores das Redes Públicas de Educação Básica, alunos de mestrado e de doutorado, pesquisadores da área de Ensino/Educação e áreas afins, desenvolvidos tantos em instituições nacionais como também em instituições internacionais. Os trabalhos reúnem artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social. Entre as colaborações, citamos instituições de grande relevância, tais como Universidade do Porto – Portugal, Universidade Federal do Ceará, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal do Ceará, entre outras. Agradecemos a colaboração, sobretudo o comitê científico e os consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa, and José Ricardo E. Sousa Mafra. "Editorial." Revista Exitus 7, no. 2 (April 26, 2017): 8. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id318.

Full text
Abstract:
A Revista Exitus chega ao seu 13º número dando continuidade à sua vocação de estabelecer o diálogo científico com o mundo acadêmico nacional e internacional. Oriunda do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências da Educação/ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a revista segue cumprindo seu objetivo de disseminar os avanços no campo educacional. Neste volume 7, número 2, tivemos a contribuição em sua organização, do prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra docente do PPGE UFOPA. As contribuições nacionais são oriundas de pesquisas desenvolvidas nos Estados de Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco e Ceará. A experiência internacional está contemplada no artigo de pesquisadoras da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carreira, Isabel Maria Marques. "Editorial: Ciências Médicas e da Vida." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 34 (April 19, 2021): 11–13. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.34/pp.11-13.

Full text
Abstract:
Neste volume da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) dedicado às Ciências Médicas e da Vida foram reunidas contribuições de onze grupos académicos de diferentes proveniências geográficas: Brasil (Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro), Timor Leste (Universidade Nacional Timor Lorosa’e) e Portugal (Institutos e Clínicas Universitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Maria Valcilania Fontenele, and Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro Macedo. "Influência do ICMS ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará." Revista Controle - Doutrina e Artigos 17, no. 2 (November 26, 2019): 177–205. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v17i2.531.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo verificar a influência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de uma análise documental e abordagem quantitativa dos dados. O período em análise correspondeu ao intervalo de 2012 a 2016, e a população referiu-se aos 184 municípios cearenses. Verificaram-se os indicadores IQM, ISA, arrecadação total de ICMS do estado do Ceará e o valor do repasse da cota parte aos seus municípios. Os dados utilizados foram extraídos dos sítios do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), respectivamente. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que houve uma influência positiva do ICMS ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará. Pode-se evidenciar maior interesse dos municípios cearenses quanto à preservação ambiental, uma vez que ficou evidente o crescimento do IQM e o conseguinte aumento de repasse de recursos financeiros para os municípios cearenses envolvidos com o programa. Todavia, levantou-se a necessidade de revisar o Programa Selo Município Verde, que abrange o ICMS-E e o ISA, com o intuito de efetivar a participação da sociedade no programa, através da presença da população em estudos, pesquisas e debates sobre o ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

REC, Revista Expressão Católica. "FICHA TÉCNICA." Revista Expressão Católica 6, no. 1 (April 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i1.2168.

Full text
Abstract:
<h5><b>Chanceler</b></h5> <h5>Dom Angelo Pignoli</h5><br> <h5><b>Reitor</b></h5> <h5>Manoel Messias de Sousa</h5><br> <h5><b>Vice-Reitor</b></h5> <h5>Renato Moreira de Abrantes</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Graduação e Extensão</b></h5> <h5>Marcos Augusto Ferreira Nobre</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa</b></h5> <h5>Marcos James Chaves Bessa</h5><br> <h5><b>Núcleo de Publicação</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Coordenação</h5><br> <h5>Manoel Miqueias Maia – Assistência de TI</h5> <h5>Wendel de Sousa Nogueira – Normalização </h5> <h5><b>Revisão Ortográfica e Gramatical da Língua Portuguesa</b></h5> <h5>Lívia Maria Pessoa Nobre</h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br> <h5><b>Tradução para Língua Inglesa</b></h5> <h5>Gisele Andrade Pereira</h5><br> <h5><b>Bibliotecário Responsável</b></h5> <h5>Vasco Robson Soares Correia (CRB 3/1313)</h5><br> <h5><b>Capa e diagramação</b></h5> <h5>Manoel Miqueias Maia</h5><br> <h5><b>Financiamento</b></h5> <h5>Centro Universitário Católica de Quixadá</h5><br><br> <hr style="border: 1px solid"> <h5><b>EDITORA CHEFE</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br><br> <h5><b>CONSELHO EDITORIAL</b></h5> <h5>Dr. Antônio Germano Magalhães Júnior</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Claudio Antonio Rama Vitale</h5> <h5><i><b>Universidade de la Empresa, Montevideo, Uruguai</b></i></h5> <h5>Dra. Edite Colares Oliveira Marques</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Bernardino Carvalho Morgado</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. Juan Manuel Brunetti</h5> <h5><i><b>Universidad San Carlos, Asunción, Paraguai</b></i></h5> <h5>Dra. Maria de Lourdes da Trindade Dionísio</h5> <h5><i><b>Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>LD. Manoel Messias de Sousa</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Maria de Sampaio Vieira</h5> <h5><i><b>Faculdade Uninassau, Parnaíba, Piauí, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Maria Socorro Lucena Lima</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Profa. Marina Marques Porto Ribeiro</h5> <h5><i><b>Universidad Catolica del Uruguay, Montevideo, Uruguai</b></i></h5> <h5>Dr. Morais Quifica Samuel Matulo</h5> <h5><i><b>Instituto Supeior de Ciências Policiais e Criminais de Angola, Angola</b></i></h5> <h5>Dra. Rosana Aparecida Pimenta</h5> <h5><i><b>Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Samuel Façanha Câmara</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Sara Maria Alves Gouveia Bernardes</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação Superior Latino-americano; Escola Superior de Justiça, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota</h5> <h5><i><b>Faculdade Luciano Feijão, Sobral, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Vicente Gregório de Sousa Filho</h5> <h5><i><b>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Coelho Neto, Maranhão, Brasil</b></i></h5><br><br> <b>Dados internacionais de Catalogação na Publicação</b><br> Revista Expressão Católica / Centro Universitário Católica de Quixadá / v. 6, n. 1, jan./jul. 2017. Quixadá (CE): Unicatólica, 2018. Semestral ISSN: 2357-8483 (versão online) 1. Ciências Humanas - Periódico. 2. Ciências Sociais - Periódico. 3. Ciência e Tecnologia - Periódico. 4. Centro Universitário Católica de Quixadá. I. Título. <h5 style="text-align:right;">CDD. 020</h5>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, José Yvan Pereira, and André Luis Calado Araújo. "Editorial." HOLOS 3 (September 23, 2010): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.460.

Full text
Abstract:
Editorial No dia em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) completa 101 anos, vem a público este terceiro volume da Revista Holos, periódico eletrônico que caminha para consolidar-se como uma grande janela de oportunidades aberta à produção científica. Nesse contexto de festividades, a Instituição lança ainda oito livros pela Editora do IFRN, apontando para um contínuo e crescente estímulo à publicação docente, nos últimos anos. Esta edição eletrônica reúne 16 artigos, provenientes das mais diversas instituições nacionais e internacionais, que trazem contribuições nas áreas de tecnologias e de humanidades, dentre os quais se verificam três em tecnologia mineral, quatro em energia, um em civil (plataformas), um em meio ambiente, um em alimentos, um em agronomia, três em educação científica e um na área de história dos Institutos Federais. A área de engenharia compreende 11 trabalhos desta edição, configurando-se em 73,3% dos artigos, sendo que os outros artigos trazem contribuições na área de educação e da nossa memória. Além do IFRN, as contribuições deste volume são oriundas das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e Universidad Politécnica de Madrid (Espanha). A diversidade de áreas e abordagens, bem como das instituições presentes neste volume, mostra que existe uma rede de capilaridade em torno do periódico, o que eleva sua qualidade e difusão. Assim, desvendando as trilhas do conhecimento com o espírito aberto aos saberes, convidamos à leitura e à difusão de mais uma edição da Holos! Os Editores, Prof. José Yvan Pereira Leite e Prof. André Luis Calado de Araújo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha Barreira, Cristina De Almeida. "Editorial." Arquivos de Ciências do Mar 50, no. 1 (December 14, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18813.

Full text
Abstract:
Apresentamos à comunidade científica o volume 50, em seu primeiro número, dos Arquivos de Ciências do Mar. Uma série que inaugura uma nova fase desta revista, com um novo layout, mais moderno e voltado à faciliar a leitura digital, melhorando também a apresentação da versão impressa dos artigos. Alem disso, o processo de submissão e editoração passará agora a ser eletrônico, através do Portal de Periódicos da UFC. Com isso, esperamos maior agilidade nos trâmites editoriais, além de uma maior facilidade no acesso aos artigos publicados. Em março deste ano, perdemos um dos pesquisadores fundadores do Instituto de Ciências do Mar, responsável por iniciar os estudos carcinológicos no Ceará e que nos deixou como legado a Coleção Carcinológica do Labomar. Apesar de sua curta carreira acadêmica, uma vez que após a sua aposentadoria dedicou-se à pintura, seus estudos foram determinantes para promover o conhecimento da carcinofauna cearense e são referência até hoje. Neste volume, expressamos nossos agradecimentos ao prof. Fausto-Filho e apresentamos, em nossa capa, uma de suas telas na qual o Labomar, ainda em seus primeiros anos de existência, era apenas uma pequena casa à beiramar. O volume 50.1 apresenta 9 artigos cientificos, 2 revisões de literatura e 2 notas científicas de diversas áreas das ciências marinhas. Agradecemos a todos os autores que nos confiaram a missão de divulgar os resultados de suas pesquisas, assim, como aos anônimos revisores dos manuscritos pelas importantes correções e sugestões. Estas contribuições só engrandessem os Arquivos de Ciências do Mar.Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Ana Cláudia Uchôa, Erica De Lima Gallindo, Jarbiani Sucupira Alves De Castro, ANNA ERIKA FERREIRA LIMA, and Hobson Almeida Cruz. "CAMINHOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFCE)." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 5 (October 26, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.2009.

Full text
Abstract:
Cara Leitora, Caro Leitor, Chega em suas mãos o exemplar da edição da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia, voltado à Internacionalização da Educação Superior. No contexto atual em que nós nos encontramos, ocasionado pela Pandemia do Covid - 19, nunca o verbo internacionalizar se fez tão necessário porque, seja por redes sociais, seja por redes acadêmicas, nós procuramos saber do mundo e de casa, tudo pelas nossas telas, e quando procuramos olhar para além do nosso espaço, nós nos internacionalizamos. Pois bem... Esta edição se relaciona diretamente a uma parceria de internacionalização em pesquisa, ocorrida de 2018 a 2020, que envolve, no nível institucional, a participação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI); da Pró-reitoria de Ensino (PROEN); e da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). E à nível internacional, a participação da Universidade de Joinville, do Brasil; das Universidades de Pilar e Autônoma de Encarnación, do Paraguai; das Universidades de Villa Maria, Nacional del Nordeste e Nacional de La Rioja, da Argentina; da Universidade da República, do Uruguai; da Universidade de Valparaíso, do Chile; e da Universidade de Manizales, da Colômbia, e, somando-se a elas, a presença do IFCE. É este grupo de instituições, representadas por seus pesquisadores que, sob a Coordenação da Universidade de Villa Maria, integram o Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do Mercosul (NEIES), dedicado à pesquisa, cujo tema é “Tendencias en la matrícula de la Educación Superior en países del MERCOSUR. Análisis de variables específicas a partir de los primeros años del siglo XXI”, que trata do estudo da democratização e da expansão do ensino superior nos países do Mercosul, no período de 2000 a 2018. Como fruto deste estudo, há artigos e relatórios publicados, além de eventos organizados, dentre os quais, podemos citar o Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação Superior na América do Sul, realizado no campus de Fortaleza de nossa instituição, em março de 2019, que contou com a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais, divulgando os seus trabalhos no âmbito da pesquisa no ensino superior, dando origem também a esta edição. Nesta sintonia, compreendemos que entender como o ensino superior tem se comportado na América do Sul possibilita a adoção de um olhar mais alargado para o grande continente em que habitamos e, ao mesmo tempo, abre espaço para que nós nos aproximemos e conversemos mais entre si, enquanto países de uma só terra, diferente e igual, ao passo em que tendências de pesquisas na área serão suscitadas, com o foco nos anos iniciais do século XXI, período que vem sinalizando um aumento da demanda da população pela verticalização de sua formação. Assim, em torno desta temática, tomaremos contato com um estudo comparativo sobre fluxos migratórios de discentes oriundos de cinco países da América Latina. Compreenderemos a relação entre avaliação curricular e o campo da Educação Profissional, evidenciada numa ampla ação de pesquisa, envolvendo o IFCE e o Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Veremos uma pesquisa que aborda sobre o ensino superior no Brasil dos anos 1990/2000, mostrando a interferência de organismos internacionais nas políticas educacionais dirigidas às universidades. Leremos um artigo que examina as esferas do ensino superior, em que artes e cultura podem se tornar parte do processo de internacionalização. E, ainda, tomaremos contato com uma pesquisa que versa sobre as transformações econômicas e políticas ocorridas mundialmente a partir do capitalismo globalizado na década de 1990 e seus reflexos nos países da América Latina. Esperamos que os textos acadêmicos ora apresentados provoquem reflexões e deixem evidente, cada vez mais, a importância da educação, em todos os seus níveis, formas de oferta e modalidades, para forjar uma nação justa e que cuida do seu povo. Boa leitura! Ana Cláudia Uchôa Araújo Erica de Lima Gallindo Hobson Almeida Cruz Jarbiani Sucupira Alves de Castro Grupo de Pesquisadores - NEIES - Representação no IFCE Anna Erika Ferreira Lima Editora-Chefe da Revista Conexões – Ciência e Tecnologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

RECS, Revista Expressão Católica Saúde. "FICHA TÉCNICA." Revista Expressão Católica Saúde 2, no. 1 (April 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2170.

Full text
Abstract:
<h5><b>Chanceler</b></h5> <h5>Dom Angelo Pignoli</h5><br> <h5><b>Reitor</b></h5> <h5>Manoel Messias de Sousa</h5><br> <h5><b>Vice-Reitor</b></h5> <h5>Renato Moreira de Abrantes</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Graduação e Extensão</b></h5> <h5>Marcos Augusto Ferreira Nobre</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa</b></h5> <h5>Marcos James Chaves Bessa</h5><br> <h5><b>Núcleo de Publicação</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Coordenação</h5><br> <h5>Manoel Miqueias Maia – Assistência de TI</h5> <h5>Wendel de Sousa Nogueira – Normalização </h5> <h5><b>Revisão Ortográfica e Gramatical da Língua Portuguesa</b></h5> <h5>Lívia Maria Pessoa Nobre</h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br> <h5><b>Tradução para Língua Inglesa</b></h5> <h5>Gisele Andrade Pereira</h5><br> <h5><b>Bibliotecário Responsável</b></h5> <h5>Vasco Robson Soares Correia (CRB 3/1313)</h5><br> <h5><b>Capa e diagramação</b></h5> <h5>Manoel Miqueias Maia</h5><br> <h5><b>Financiamento</b></h5> <h5>Centro Universitário Católica de Quixadá</h5><br><br> <hr style="border: 1px solid"> <h5><b>EDITORA CHEFE</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br><br> <h5><b>EDITORA ASSOCIADA</b></h5> <h5>Huana Carolina Cândido Morais</h5><br><br> <h5><b>CONSELHO EDITORIAL</b></h5> <h5>Dr. Abrahão Cavalcante Gomez de Sousa Carvalho</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Christus, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Anamaria Cavante e Silva</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Christus, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Carlos Eduardo de Azevedo Souza</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Cristiana Brasil Rebouças</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Daniele Mendes Guizoni</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Eduardo Rigoti</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Francisco José Félix Saavedra</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dra. Jamaira Aparecida Victorio</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. João Paulo Reis Gonçalves Moreira Brito</h5> <h5><i><b>Instituto Politécnico de Santarém, Rio Maior, Santarém, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Bernardino Carvalho Morgado</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Pettorossi Imparato</h5> <h5><i><b>Universidade de São Paulo, São Paulo; Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Leandro Pereira de Moura</h5> <h5><i><b>Universidade de Campinas, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Marcílio Sampaio dos Santos</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Mario A. Secchi</h5> <h5><i><b>Instituto Universitário Italiano, Rosário, Santa Fé, Argentina</b></i></h5> <h5>Dr. Nicolás Rodríguez León</h5> <h5><i><b>Instituto Universitário Italiano, Rosário, Santa Fé, Argentina</b></i></h5> <h5>Dr. Ricardo Freitas Dias</h5> <h5><i><b>Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Rodrigo Augusto Dalia</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, Araras, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Romeu Duarte Mendes</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. Tanes Imamura de Lima</h5> <h5><i><b>Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Victor Manuel Machado de Ribeiro dos Reis</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dra. Zélia Ferreira Caçador Anastácio</h5> <h5><i><b>Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <b>Dados internacionais de Catalogação na Publicação</b><br> Revista Expressão Católica Saúde / Centro Universitário Católica de Quixadá / v. 2, n. 1, jan./jul. 2017. Quixadá (CE): Unicatólica, 2018. Semestral ISSN: 2526-964X (versão online) 1. Ciências da Saúde - Periódico. 2. Centro Universitário Católica de Quixadá. I. Título. <h5 style="text-align:right;">CDD - 610</h5>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Revista do Instituto do Ceará"

1

BINDÁ, Thirza Maria Bezerra. "Instituto de Humanidades: História de um Educandário Cearense na Belle Époque (1904-1914)." http://www.teses.ufc, 2008. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3310.

Full text
Abstract:
BINDÁ, Thirza Maria Bezerra. Instituto de Humanidades: história de um educandário cearense na belle époque (1904-1914). 2008. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2008.
Submitted by moises gomes (celtinha_malvado@hotmail.com) on 2012-07-18T12:04:49Z No. of bitstreams: 1 2008_dis_TMBBinda.pdf: 701681 bytes, checksum: c50aae82a1b184a5a5933e292689ec38 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Josineide Góis(josineide@ufc.br) on 2012-07-18T13:08:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_dis_TMBBinda.pdf: 701681 bytes, checksum: c50aae82a1b184a5a5933e292689ec38 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-18T13:08:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_dis_TMBBinda.pdf: 701681 bytes, checksum: c50aae82a1b184a5a5933e292689ec38 (MD5) Previous issue date: 2008
This dissertation presents the construction of the cronical history of the Instituto de Humanidades, private school, in Fortaleza – Ceará, during its functioning period: from 1904 to 1914, that is, in the context of the belle époque. Since the object of study of this dissertation is the Instituto de Humanidades, the primary source which made possible the analysis of the studied school’s work and also the analysis of the school culture that backboned its pedagogical practices, was the “Revista Escolar”, periodical that was part of the Insituto de Humanidades itself ant that was devised and edited by the Principal Joaquim da Costa Nogueira. The primary sources of this study were found in the “Instituto Histórico e Geográfico do Ceará”, in the rare book sector of the “Biblioteca Pública Governador Menexes Pimentel” and in the “Academia Cearense de Letras”. We must point that the iconographical material were traced in the “Museu da Imagem e do Som do Ceará”. Since the writing process of this work encompasses that of a cronical history, we have adopted Barbara Tuchman as reference, mainly from her work – “The historical practice”. Concerning the study of the history of the school institutions and those on School culture we have based our work in the texts of Justino Pereira de Magalhães, Rosa Fátima de Souza, Vera Teresa Valdemarin and Franco Cambi. In the lines of this dissertation we may realize that the “Instituto de Hmanidades”, being a private institution, educated students from the highest economical, political and intelectual class level, offering them an education based on the method of intuitive teaching and on patriotic values that were present in the republican imagination at that time.
Esta dissertação apresenta a construção da história crônica do Instituto de Humanidades, educandário particular, sediado em Fortaleza – Ceará, durante sua fase de funcionamento: de 1904 à 1914, ou seja, no contexto da belle époque. Sendo o Instituto de Humanidades objeto de estudo dessa dissertação, a fonte primária que possibilitou a visualização de seu funcionamento e cultura escolar que norteava suas práticas pedagógicas foi a Revista Escolar, órgão do educandário que foi idealizada e editada pelo professor Joaquim da Costa Nogueira. As fontes primárias para este estudo foram localizadas no Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará, setor de obras raras da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel e Academia Cearense de Letras. Frisamos ainda, que as iconografias que constam na dissertação foram rastreadas no Museu da Imagem e do Som no Ceará. Sendo a escrita dessa dissertação uma história crônica, tomamos por referência Bárbara Tuchman, com sua obra intitulada, A Prática da História. Nas leituras a respeito da História das Instituições Escolares e Cultura Escolar tomamos por base as considerações de Justino Pereira de Magalhães, Rosa Fátima de Souza, Vera Teresa Valdemarin e Franco Cambi. Nas linhas tecidas nesta dissertação percebemos que o Instituto de Humanidades, sendo um educandário particular atendia alunos oriundos da elite econômica, política e intelectual cearense, ofertando-lhes uma formação pautada pelo método de ensino intuitivo e valores cívicos-patriótico presentes no imaginário republicano vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Flávia Maurícia Pereira de Carvalho. "A multifuncionalidade do futuro do pretérito nos séculos XVIII, XIX e XX: uma análise (socio)funcionalista em revistas históricas do Instituto do Ceará." www.teses.ufc.br, 2012. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8250.

Full text
Abstract:
DIAS, Flávia Maurícia Pereira de Carvalho. A multifuncionalidade do futuro do pretérito nos séculos XVIII, XIX e XX: uma análise (socio)funcionalista em revistas históricas do Instituto do Ceará. 2012. 188f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2012.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-06-09T17:27:44Z No. of bitstreams: 1 2012_tese_fmpcdias.pdf: 1316180 bytes, checksum: 082d10d3b47daf658d282c48c7b6dcdc (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-06-09T17:28:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_tese_fmpcdias.pdf: 1316180 bytes, checksum: 082d10d3b47daf658d282c48c7b6dcdc (MD5)
Made available in DSpace on 2014-06-09T17:28:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_tese_fmpcdias.pdf: 1316180 bytes, checksum: 082d10d3b47daf658d282c48c7b6dcdc (MD5) Previous issue date: 2012
Esta Tese teve o intuito de averiguar, por meio de dados de documentos escritos nos séculos XVIII, XIX e XX, do acervo do Instituto do Ceará, o futuro do pretérito, no que concerne aos valores funcionais atribuídos a essa forma verbal, à sua utilização textual e às motivações linguísticas e extralinguísticas que condicionam o uso dessa forma verbal. A partir da ótica (socio)funcionalista, passando pelas teorias funcionais e estudos de gramaticalização, uma discussão dos fatos da língua em seus aspectos funcionais e sociais foi levantada para, assim, contribuirmos com pesquisas realizadas no âmbito da Descrição e Análise Linguística do Português Brasileiro. Analisamos, com base nas categorias Tempo, Aspecto e Modalidade (TAM), as funções que são atribuídas ao futuro do pretérito, generalização de uso, aumento ou diminuição de funções codificadas pela forma verbal em questão. No que diz respeito aos condicionamentos, além dos fatores de ordem linguística – tipo de verbo, modalidade e estrutura temporal – foram controlados, também, fatores extralinguísticos, como o tempo cronológico (século) e o gênero textual – discursos políticos, cartas e documentos oficiais, para que, assim, fosse apresentada uma visão histórica de gramática em uso. Constatamos que o futuro do pretérito codifica: posterioridade temporal cronológica; posterioridade temporal polifônica; posterioridade nocional de condição; posterioridade nocional de possibilidade; posterioridade nocional de polidez e posterioridade nocional de desejo. A função temporal cronológica é condicionada pelo irrealis 2, pela estrutura temporal de posterioridade, por verbos accomplishment, é predominante no século XVIII e no gênero carta; a função posteridade temporal polifônica é condicionada pelo irrealis 1, pela estrutura temporal de simultaneidade, pelo aspecto verbal caracterizado por verbos de estado, ocorre com mais frequência no século XIX e nos discursos políticos; a função nocional de condição é condicionada pelo irrealis 3, pela estrutura temporal de posterioridade, por verbos que indicam achievement, aparece, predominantemente, no século XIX em discursos políticos; a função nocional de possibilidade é condicionada pelo irrealis 4, pela estrutura temporal de anterioridade, caracteriza-se por verbos que indiquem estado, o século em que predomina é o XIX e o gênero é o discurso político; a função nocional de polidez é condicionada pelo irrealis 2, pela estrutura temporal de posterioridade, por verbos de estado, o século predominante é o XIX e o gênero é o discurso político; a função nocional de desejo é condicionada pelo irrealis 1, pela estrutura temporal de anterioridade, por verbos de estado, ocorre, predominantemente, no século XIX e no gênero discurso político.
Cette thèse a eu le but d’étudier, au moyen de données des documents écrits d’Instituto do Ceará, dans les 18ème, 19ème et 20ème, siècles, le conditionnel, en ce qui concerne les valeurs fonctionnelles assignées à cette forme verbale, leur utilisation et motivations linguistiques textuelles et extralinguistiques qui influent sur l’utilisation de cette forme verbale. Depuis l’óptique (socio)fonctionnaliste par le biais de théories fonctionnelles et des études de gramaticalization, une discussion des faits de langue dans les aspects fonctionnels et sociaux avait été soulevée pour contribuer avec les recherches menées dans le contexte de la description linguistique et analyse du portugais brésilien. Nous analysons, sur la base des catégories Temps, Aspect et Modalité (TAM), les fonctions qui sont attribuées au conditionnel, la généralisation de son utilisation, augmentation ou diminution des fonctions codées par la forme verbale en question. En ce qui concerne les conditionnements, en plus du type de verbe, d’ordre linguistique, la modalité et la structure temporelle – ont également contrôlé, des facteurs extralinguistiques, tels que le temps chronologique (siècle) et les genres textuelles : des discours politiques, des lettres et des documents officiels, afin qu’il a été présenté avec un aperçu historique d’utilisation de la grammaire en cours. Nous constatons que la forme conditionnelle codifie : la postérité temporelle chronologique ; la postérité temporelle polyphonique ; la postérité notionnelle de condition ; la postérité notionnelle de possibilité ; la postérité notionnelle de politesse et la postérité notionnelle du désir. La fonction temporelle chronologique est conditionnée par irrealis 2, la structure temporelle par la postérité ; l’aspect verbal est caractérisé par accomplishment, sur le temps chronologique, la dominante est au XVIIIème siècle, et le genre textuel, la lettre ; la fonction temporelle polyphonique est conditionnée par irrealis 1, la structure temporelle est de la simultanéité, l’aspect verbal est caractérisé par des verbes d’état, la période qui rend la forme verbale est le XIXème siècle, apparaissant dans les discours politiques ; la fonction notionnelle de condition est conditionnée par irrealis 3, la structure temporelle est de la postérité, la typologie verbale est caractérisée par des verbes qui indiquent achievement, au XIXe siècle, et que figurent dans le discours politiques ; la fonction notionnelle de possibilité est conditionnée par irrealis 4, la structure temporelle est d’antériorité, la typologie verbale se caractérise par des verbes d’état, le siècle dans lequel prédomine est le XIXème siècle, dans le discours politiques ; la fonction notionnelle de politesse est conditionnée par irrealis 2, la structure temporelle est de postérité, la typologie verbale est caractérisée par des verbes d’état, la prédominance est dans le XIXème siècle, dans les discours politiques ; la fonction notionnelle du désir est conditionnée par irrealis 1, la structure temporelle est d’antériorité, l’aspect verbal est d’’état, le siècle qui prédomine est le XIXème, dans le discours politique.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BindÃ, Thirza Maria Bezerra. "Instituto de Humanidades: HistÃria de um EducandÃrio Cearense na Belle Ãpoque (1904-1914)." Universidade Federal do CearÃ, 2008. http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=4297.

Full text
Abstract:
CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior
Esta dissertaÃÃo apresenta a construÃÃo da histÃria crÃnica do Instituto de Humanidades, educandÃrio particular, sediado em Fortaleza â CearÃ, durante sua fase de funcionamento: de 1904 Ã 1914, ou seja, no contexto da belle Ãpoque. Sendo o Instituto de Humanidades objeto de estudo dessa dissertaÃÃo, a fonte primÃria que possibilitou a visualizaÃÃo de seu funcionamento e cultura escolar que norteava suas prÃticas pedagÃgicas foi a Revista Escolar, ÃrgÃo do educandÃrio que foi idealizada e editada pelo professor Joaquim da Costa Nogueira. As fontes primÃrias para este estudo foram localizadas no Instituto HistÃrico, GeogrÃfico e AntropolÃgico do CearÃ, setor de obras raras da Biblioteca PÃblica Governador Menezes Pimentel e Academia Cearense de Letras. Frisamos ainda, que as iconografias que constam na dissertaÃÃo foram rastreadas no Museu da Imagem e do Som no CearÃ. Sendo a escrita dessa dissertaÃÃo uma histÃria crÃnica, tomamos por referÃncia BÃrbara Tuchman, com sua obra intitulada, A PrÃtica da HistÃria. Nas leituras a respeito da HistÃria das InstituiÃÃes Escolares e Cultura Escolar tomamos por base as consideraÃÃes de Justino Pereira de MagalhÃes, Rosa FÃtima de Souza, Vera Teresa Valdemarin e Franco Cambi. Nas linhas tecidas nesta dissertaÃÃo percebemos que o Instituto de Humanidades, sendo um educandÃrio particular atendia alunos oriundos da elite econÃmica, polÃtica e intelectual cearense, ofertando-lhes uma formaÃÃo pautada pelo mÃtodo de ensino intuitivo e valores cÃvicos-patriÃtico presentes no imaginÃrio republicano vigente.
This dissertation presents the construction of the cronical history of the Instituto de Humanidades, private school, in Fortaleza â CearÃ, during its functioning period: from 1904 to 1914, that is, in the context of the belle Ãpoque. Since the object of study of this dissertation is the Instituto de Humanidades, the primary source which made possible the analysis of the studied schoolâs work and also the analysis of the school culture that backboned its pedagogical practices, was the âRevista Escolarâ, periodical that was part of the Insituto de Humanidades itself ant that was devised and edited by the Principal Joaquim da Costa Nogueira. The primary sources of this study were found in the âInstituto HistÃrico e GeogrÃfico do CearÃâ, in the rare book sector of the âBiblioteca PÃblica Governador Menexes Pimentelâ and in the âAcademia Cearense de Letrasâ. We must point that the iconographical material were traced in the âMuseu da Imagem e do Som do CearÃâ. Since the writing process of this work encompasses that of a cronical history, we have adopted Barbara Tuchman as reference, mainly from her work â âThe historical practiceâ. Concerning the study of the history of the school institutions and those on School culture we have based our work in the texts of Justino Pereira de MagalhÃes, Rosa FÃtima de Souza, Vera Teresa Valdemarin and Franco Cambi. In the lines of this dissertation we may realize that the âInstituto de Hmanidadesâ, being a private institution, educated students from the highest economical, political and intelectual class level, offering them an education based on the method of intuitive teaching and on patriotic values that were present in the republican imagination at that time.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vasconcelos, Ana Lúcia da Silva. "Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2014. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22861.

Full text
Abstract:
VASCONCELOS, Ana Lúcia da Silva. Instituto Bom Pastor – Fortaleza/Ceará: heterotopia, educação corretiva, autobiografia e memória. 2014. 152f.– Tese (Doutorado) Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2014.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-05-25T14:15:57Z No. of bitstreams: 1 2014_tese_alsvasconcelos.pdf: 1931438 bytes, checksum: 1bd5454e17ef71d4f5d7c2944cc135b2 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-05-26T11:27:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2014_tese_alsvasconcelos.pdf: 1931438 bytes, checksum: 1bd5454e17ef71d4f5d7c2944cc135b2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-26T11:27:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014_tese_alsvasconcelos.pdf: 1931438 bytes, checksum: 1bd5454e17ef71d4f5d7c2944cc135b2 (MD5) Previous issue date: 2014
This thesis seeks to understand through the perspective of heterotopia and remedial education, as set educational practice, performed by correcting and moralizing seized by single women-mothers, in Fortaleza, collected when the institution created for this purpose called Good Institute pastor. This entity performed charity work and was directed by the religious of the Congregation of Our Lady of Charity of the Good Shepherd. Mission was to house single young people that bore the act of getting pregnant without marriage. By the lack of written sources, resort to narratives of Maria Francisca Santos (Dona Chiquinha) over the period out internal and cook in that institution. His life story is considered in this research the main source of research on the Good Shepherd Institute. The terms "correction and moralization" are understood as learned in this study that aims to be practiced, and that is instilled in people's behavior. The idea of power exercised over themselves from the inside is important for the understanding of educational practices, initiated in Fortaleza, from the second half of the nineteenth century and, in some ways, in many of these institutions would endure after World War II . That is why I consider the Good Shepherd Institute as a place where one develops a heterotopia (agglutination hetero = other + topia = space). Foucault uses the term heterotopia to describe spaces that have multiple layers of meaning or relationships to other places and whose complexity can not be seen immediately. In this case, I use the concept of heterotopia of deviance and purification, understood as a space that is isolated and impenetrable to the public without permission, used for purification, whether for religious, remedial or hygienic reasons.
Esta tese buscou compreender mediante a perspectiva da heterotopia e da educação corretiva, como foi configurada a prática educativa, realizada através de correção e moralização apreendidas pelas moças-mães solteiras, na cidade de Fortaleza, quando recolhidas à instituição criada para este fim denominada Instituto Bom Pastor. Essa entidade realizava trabalhos filantrópicos e era dirigida pelas religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor. Tinha como missão abrigar jovens solteiras que incorriam no ato de engravidar sem o casamento. Pela carência de fontes escritas, recorremos às narrativas de Francisca Maria dos Santos (Dona Chiquinha) sobre o período que fora interna e cozinheira na referida instituição. A sua história de vida é considerada nesta pesquisa a principal fonte de investigação sobre o Instituto Bom Pastor. Os termos “correção e moralização” são entendidos neste estudo como o aprendido que visa a ser praticado, e que é inculcado no comportamento das pessoas. A ideia do poder sobre si exercido a partir do interior é importante para a compreensão das práticas educativas, iniciadas em Fortaleza, a partir da segunda metade do século XIX e que, de certa forma, em muitas dessas instituições, perduraria após a II Guerra Mundial. É por isso que considero o Instituto Bom Pastor como lugar onde se desenvolve uma Heterotopia (aglutinação de hetero = outro + topia = espaço). Foucault usa o termo heterotopia para descrever espaços que têm múltiplas camadas de significação ou de relações a outros lugares e cuja complexidade não pode ser vista imediatamente. Neste caso, utilizo o conceito de heterotopia de desvio e de purificação, entendida como espaço que estão isolados e impenetráveis ao público sem permissão, usados para a purificação, seja por motivos religiosos, corretivos ou higiênicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SERPA, Paulo Ernesto Saraiva. "Há Dimensão pública no jornalismo de uma TV estatal? Análise do telejornal Revista, da TV Ceará, uma emissora mantida pelo Governo do Estado." www.teses.ufc.br, 2007. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5919.

Full text
Abstract:
SERPA, Paulo Ernesto Saraiva. Há Dimensão pública no jornalismo de uma TV estatal? Análise do telejornal Revista, da TV Ceará, uma emissora mantida pelo Governo do Estado. 2007. 183f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2007.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-09-26T17:06:31Z No. of bitstreams: 1 2007-DIS-PESSERPA.pdf: 1840838 bytes, checksum: b9fd16e1889636cce87b2204217f5cd2 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2013-09-26T17:07:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2007-DIS-PESSERPA.pdf: 1840838 bytes, checksum: b9fd16e1889636cce87b2204217f5cd2 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-09-26T17:07:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007-DIS-PESSERPA.pdf: 1840838 bytes, checksum: b9fd16e1889636cce87b2204217f5cd2 (MD5) Previous issue date: 2007
In this work I analyze the extent of public journalism in a state television based on case study of television news magazine TV Ceará a state broadcaster considered to be maintained and controlled by the State of Ceará To this end we held initially literature on the category of public sphere and private sphere from studies on the public sphere of Habermas with the support of Arendt Dagnino and Thompson which extend the considerations on the issue confronting with Habermas With that yet worked with the categories of public state television TV Educational TV and private TV and TV commercial based on studies Leal Filho Rincón Martín-Barbero and other authors who support the idea that public television is different from other TV by have control of the company on its programming and administration with no links to political and economic powers seek Niskier on the grounds of the significant presence of state television in Brazil because it is linked historically to the government policy of education with the creation of dozens of TV character And in educational studies Mattos arguments seek to establish a solid structure of commercial TV in Brazil for their close ties with the economic and political power responsible for the consolidation of its influence on society as a daily record of high ratings.
Com o presente trabalho, pretendo analisar a dimensão pública no jornalismo de uma TV estatal, com base no estudo de caso do telejornal Revista, da TV Ceará, uma emissora considerada estatal, por ser mantida e controlada pelo Governo do Estado do Ceará. Para isso, realizamos, inicialmente, pesquisa bibliográfica sobre a categoria de esfera pública e esfera privada, a partir de estudos sobre esfera pública de Habermas, com o apoio de Arendt, Dagnino e Thompson, que ampliam as considerações sobre essa temática confrontando-se com Habermas Com isso trabalhamos ainda com as categorias de TV pública TV estatal TV Educativa e TV privada ou TV comercial com base nos estudos de Leal Filho Rincón Martín-Barbero entre outros autores que reforçam a idéia de que a TV pública se diferencia das outras TVs por ter o controle da sociedade sobre a sua programação e administração sem ligações com os poderes políticos e econômicos Buscamos em Niskier os fundamentos da presença significativa da TV estatal no Brasil por estar ligada historicamente às políticas governamentais de educação com a criação de dezenas de TVs de caráter educativo E nos estudos de Mattos buscamos os argumentos para comprovar a estrutura sólida da TV comercial no Brasil por seus estreitos laços com o poder econômico e político responsáveis pela consolidação da sua influência sobre a sociedade conforme o registro diário dos elevados índices de audiência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SOBRINHO, José Ferreira de Oliveira. "Evasão na educação superior a distância: estudo de caso no Instituto UFC Virtual." www.teses.ufc.br, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/8041.

Full text
Abstract:
SOBRINHO, José Ferreira de Oliveira. Evasão na educação superior a distância: estudo de caso no Instituto UFC Virtual. 2013. 127f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2013.
Submitted by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-05-13T14:06:46Z No. of bitstreams: 1 2013_dis_jfosobrinho.pdf: 959472 bytes, checksum: 3027d2d09fabf480ab36d329d5612df8 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo(marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2014-05-13T14:51:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dis_jfosobrinho.pdf: 959472 bytes, checksum: 3027d2d09fabf480ab36d329d5612df8 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-05-13T14:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dis_jfosobrinho.pdf: 959472 bytes, checksum: 3027d2d09fabf480ab36d329d5612df8 (MD5) Previous issue date: 2013
Since the mid - 1990s, there is an expansion of the supply of Distance Education in Brazilian higher education. This expansion responds on the one hand, the demands of the world of work aimed at training professionals able to ensure the competitiveness of organizations in the economic globalization scenario and on the other, the educational policies to expand the supply of vacancies in teaching graduation. In speeches defending the EAD in higher education, the relationship has been highlighted this educational mode with the possibility of educational inclusion and teacher education. In Brazil, the gross enrollment ratio in higher education is still one of the lowest in Latin America, although since the 1960s the federal government policy for the sector has been to increase enrollment via privatization and more recently with the creation the Open University System of Brazil (UAB). The UAB had its inception in the year 2005 to provide access to part of the population working and has no way to attend classroom learning and has prioritized the training of educators, by encouraging the articulation and integration of a national system higher education, formed by public institutions of higher education, in partnership with states and municipalities, using distance education for the placement of the contents of the various courses. Analyzing the census conducted by the Brazilian Higher Education INEP, it was found that the rate of growth in enrollment in higher education distance was stronger than classroom courses. In 2012, enrollment in distance education courses increased by 12.2 %, while in attendance, 3.1%. However, 84.2 % of students enrolled in higher education continue in the face classrooms. Only 15.8% are enrolled in distance learning courses. Circumvention is one of the issues that concern managers of higher education institutions. Thus, this study sought to identify the determinants of evasion in undergraduate courses offered by the UFC - Virtual Institute (Virtual Institute of the University of Ceará). It is an exploratory and descriptive research and uses bibliographic, documentary and survey procedures in a qualitative and quantitative approach. To identify factors evasion, 91 questionnaires to 69 students and dropouts to - face support tutors were applied. In data analysis, the most recurrent factor in the students' opinion was related to teachers and tutors (75.82%) difficulty, and in the opinion of the tutors was poor virtual environment (89.85 %). Next are the personal problems which had an incidence of (62.62 %) and (85.51 %) of the tutors mentioned issues related to poor performance of the managers, teachers and tutors. Among the least recurring factors are: lack of base in high school, the difficulty to use the computer, the installation and maintenance of the poles. For the data analysis, it is noticed that the model adopted by EAD Brazilian public universities does not offer the student the flexibility he expected.
Desde meados da década de 1990, verifica-se uma expansão da oferta da Educação a Distância no ensino superior brasileiro. Esta expansão responde, de um lado, a demandas do mundo do trabalho dirigidas à formação de profissionais capazes de garantir a competitividade de organizações no cenário de globalização da economia e, de outro, a políticas educacionais que visam ampliar a oferta de vagas no ensino de graduação. Nos discursos que defendem a EAD no ensino superior, tem sido destacada a relação desta modalidade educativa com a possibilidade de inclusão educacional e formação de professores. No Brasil, a taxa de escolarização bruta na educação superior ainda é uma das mais baixas da América Latina, muito embora desde a década de 1960 a política do governo federal para o setor tem sido a ampliação de vagas via privatização e mais recentemente com a criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O UAB teve sua criação no ano de 2005, para dar acesso a parte da população que trabalha e que não tem como frequentar o ensino presencial e tem como prioridade a formação de educadores, por meio de estímulo à articulação e à integração de um sistema nacional de educação superior, formado por instituições públicas de ensino superior, em parceria com estados e municípios brasileiros, utilizando a Educação a Distância para a veiculação dos conteúdos dos diversos cursos. Analisando o censo da Educação Superior Brasileira realizado pelo INEP, constatouse que o ritmo de crescimento no número de matrículas de ensino superior a distância foi mais forte do que o de cursos presenciais. Em 2012, as matrículas em cursos a distância aumentaram 12,2%; enquanto nos presenciais, 3,1%. Contudo, 84,2% dos alunos matriculados no ensino superior continuam nas salas de aula presenciais. Apenas 15,8% estão matriculados em cursos a distância. A evasão é um dos problemas que preocupa os gestores das instituições de ensino superior. Assim, o presente trabalho buscou identificar os fatores determinantes da evasão nos cursos de graduação oferecidos pelo Instituto UFCVirtual. É uma pesquisa exploratória e descritiva e utiliza procedimentos bibliográficos, documental e de levantamento em uma abordagem qualiquantitativa. Para identificar os fatores da evasão, foram aplicados 91 questionários aos estudantes evadidos e 69 aos tutores de apoio presencial. Na análise dos dados, o fator mais recorrente na opinião dos estudantes foi a dificuldade relacionada aos professores e tutores (75,82), e na opinião dos tutores foi o ambiente virtual deficiente (89,85%). Em seguida estão os problemas pessoais, que tiveram uma incidência de (62,62%); e (85,51%) dos tutores mencionam as questões relacionadas à má atuação dos gestores, professores e tutores. Entre os fatores menos recorrentes estão: a falta de base no ensino médio, a dificuldade para utilizar o computador, as instalações e manutenção dos polos. Pela análise dos dados, percebe-se que o modelo de EAD adotado pelas universidades públicas brasileiras não oferece ao estudante a flexibilidade que ele esperava.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Viana, Márcia de Negreiros [UNESP]. "Repercussões do sinaes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/148845.

Full text
Abstract:
Submitted by MARCIA DE NEGREIROS VIANA null (marcianviana7@gmail.com) on 2017-02-16T14:54:41Z No. of bitstreams: 1 fevmarcia vianaTese posdefesa Com ficha.pdf: 4387473 bytes, checksum: b27f16cb0d6b04811971c14904cf72bd (MD5)
Approved for entry into archive by Juliano Benedito Ferreira (julianoferreira@reitoria.unesp.br) on 2017-02-22T18:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 viana_mn_dr_mar.pdf: 4387473 bytes, checksum: b27f16cb0d6b04811971c14904cf72bd (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-22T18:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 viana_mn_dr_mar.pdf: 4387473 bytes, checksum: b27f16cb0d6b04811971c14904cf72bd (MD5) Previous issue date: 2017-01-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Esta tese investiga a avaliação de larga escala do sistema educacional superior dos Institutos Federais por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861/2004. O objetivo geral, que é analisar se o Sinaes (ferramenta de avaliação de Educação Superior Nacional), é apropriado para traçar um perfil dos Institutos Federais, cujo foco principal é o Ensino Técnico. Como referencial teórico, foram consultados os seguintes autores: Barreyro e Rothen (2014); Cunha (2011); Cardoso (2015); Dias Sobrinho (2010); Frauches (2014); Lima (2007); valorizamos, nesta pesquisa, sobretudo o estudo da escola, em nosso caso, o Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Fortaleza. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou como procedimento metodológico o estudo bibliográfico e documental, nestes, incluindo o levantamento, sistematização e análise dos documentos internos do IFCE e do Sinaes, que foram selecionados por tratarem de avaliação em larga escala, nos Institutos Federais e Universidades. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com membros do IFCE, Setec e INEP. O IFCE - Campus Fortaleza foi escolhido como locus da pesquisa visto que é a unidade sede da Instituição junto ao Ministério da Educação, como também por realizar a avaliação institucional junto ao Sinaes, desde 2008. Dentre os resultados de pesquisa, destacamos que o Sinaes apresenta-se como um instrumento que não contribui a contento para avaliar tais instituições porque os Institutos Federais apresentam, historicamente, uma constituição complexa e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes níveis e modalidades de educação. Embora ofereçam Educação Superior, a vocação dessas escolas é majoritariamente voltada ao Ensino Técnico. Todavia, estas instituições estão sendo erroneamente avaliadas por um instrumento que considera apenas a Educação Superior, sem que sejam consideradas suas especificidades históricas e organizacionais.
This thesis investigates the large scale evaluation of federal institutes higher education system by Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), established by the Law n. 10.861/2004. The general objective of this research was to analyse if Sinaes (national higher education evaluation tool) it is appropriate to describe a profile of federal institutes whose main focus is middle school professional teaching. As theoretical reference we consulted the following authors: Barreyro e Rothen (2014); Cunha (2011); Cardoso (2015); Dias Sobrinho (2010); Frauches (2014); Lima (2007); We mainly emphasized in this study the school study – Federal Institute of Education of Ceará, Campus Fortaleza. This research is qualitative, descriptive and exploratory and for doing that we used bibliographical and documental analysis as methodological procedures in which it was included surveying, systemization and analysis of IFCE internal documents and Sinaes that were selected because they dealt with large scale evaluation in Universities and Federal Institutes. Semistructured interviews were also used to get information from members of IFCE, Setec and INEP. IFCE Campus Fortaleza was chosen as research locus because it is the headquarters of Federal Institutes for Education Ministry as well as because it has been applying Sinaes since 2008. Among the results, we highlighted that Sinaes does not contribute fully to evaluate such institutions because Federal Institutes are historically complex and they develop teaching, research and extension activities in different levels and education modality. Even though, they offer higher education, their primary vocation is middle school professional teaching. However, those institutions are being wrongly evaluated by an instrument that takes into consideration only higher education without considering their historical and organizational specificities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Viana, Márcia de Negreiros. "Repercussões do SINAES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará /." Marília, 2017. http://hdl.handle.net/11449/148845.

Full text
Abstract:
Orientador: Graziela Zambão Abdian
Banca: Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Banca: Luciana Aparecida de Araújo Penitente
Banca: Ivanete Bellucci
Banca: Patrícia Ribeiro Feitosa Lima
Resumo: Esta tese investiga a avaliação de larga escala do sistema educacional superior dos Institutos Federais por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861/2004. O objetivo geral, que é analisar se o Sinaes (ferramenta de avaliação de Educação Superior Nacional), é apropriado para traçar um perfil dos Institutos Federais, cujo foco principal é o Ensino Técnico. Como referencial teórico, foram consultados os seguintes autores: Barreyro e Rothen (2014); Cunha (2011); Cardoso (2015); Dias Sobrinho (2010); Frauches (2014); Lima (2007); valorizamos, nesta pesquisa, sobretudo o estudo da escola, em nosso caso, o Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Fortaleza. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou como procedimento metodológico o estudo bibliográfico e documental, nestes, incluindo o levantamento, sistematização e análise dos documentos internos do IFCE e do Sinaes, que foram selecionados por tratarem de avaliação em larga escala, nos Institutos Federais e Universidades. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com membros do IFCE, Setec e INEP. O IFCE - Campus Fortaleza foi escolhido como locus da pesquisa visto que é a unidade sede da Instituição junto ao Ministério da Educação, como também por realizar a avaliação institucional junto ao Sinaes, desde 2008. Dentre os resultados de pesquisa, destacamos que o Sinaes apresenta-se como um instrumento que não contribui a contento... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Esta tese investiga a avaliação de larga escala do sistema educacional superior dos Institutos Federais por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n. 10.861/2004. O objetivo geral, que é analisar se o Sinaes (ferramenta de avaliação de Educação Superior Nacional), é apropriado para traçar um perfil dos Institutos Federais, cujo foco principal é o Ensino Técnico. Como referencial teórico, foram consultados os seguintes autores: Barreyro e Rothen (2014); Cunha (2011); Cardoso (2015); Dias Sobrinho (2010); Frauches (2014); Lima (2007); valorizamos, nesta pesquisa, sobretudo o estudo da escola, em nosso caso, o Instituto Federal de Educação do Ceará, Campus Fortaleza. A pesquisa, de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Utilizou como procedimento metodológico o estudo bibliográfico e documental, nestes, incluindo o levantamento, sistematização e análise dos documentos internos do IFCE e do Sinaes, que foram selecionados por tratarem de avaliação em larga escala, nos Institutos Federais e Universidades. Foram realizadas também entrevistas semiestruturadas com membros do IFCE, Setec e INEP. O IFCE - Campus Fortaleza foi escolhido como locus da pesquisa visto que é a unidade sede da Instituição junto ao Ministério da Educação, como também por realizar a avaliação institucional junto ao Sinaes, desde 2008. Dentre os resultados de pesquisa, destacamos que o Sinaes apresenta-se como um instrumento que não contribui a contento para avaliar tais instituições porque os Institutos Federais apresentam, historicamente, uma constituição complexa e desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em diferentes níveis e modalidades de educação. Embora ofereçam Educação Superior, a vocação dessas escolas é ... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Doriguello, Júnior César Augusto. "Os indígenas nas páginas da revista do instituto histórico e geográfico brasileiro (1838-1873) /." Assis : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/11449/93454.

Full text
Abstract:
Orientador: Milton Carlos Costa
Banca: Francisco Assis de Queiroz
Banca: Jose Carlos Barreiro
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a visão a respeito do elemento indígena construída pelos letrados reunidos no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro entre os anos de1838 e 1873. Parto da hipótese de que o discurso historiográfico produzido naquele espaço do saber postulou uma distinção entre passado e presente no tocante aos indígenas, a partir da tese de que eles seriam resquícios de uma antiga civilização que se degenerou. Dessa forma, estudar presença indígena nas terras brasileiras significava investigar uma era recuada na qual se poderia encontrar um precedente civilizacional para o Brasil e, concomitantemente, refletir acerca dos modos de se incorporar os índios contemporâneos ao novo impulso de civilização iniciado pela consolidação do Brasil independente.
Abstract: The objective of this research presentation is to analyze the vision of the indigenous element constructed by scholastic gatherings at the Brazilian Historical and Geographical Institute between 1838 and 1873. Starting from the hypothesis that historiographic discourse was produced in the space of knowledge that postulated a distinction between past and present regarding the indigenous people, based on the thesis that they were remnants of an ancient civilization that degenerated. That way, studying the presence of indigenous people in the Brazilian lands meant investigating a recoiled era in which could be found a civilizational precedent and, concomitantly, reflecting about the ways of incorporating the contemporary Indians into the new impulse of civilization that started with the consolidation of an independent Brazil.
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Doriguello, Júnior César Augusto [UNESP]. "Os indígenas nas páginas da revista do instituto histórico e geográfico brasileiro (1838-1873)." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2008. http://hdl.handle.net/11449/93454.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:39Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2008-02-25Bitstream added on 2014-06-13T18:07:46Z : No. of bitstreams: 1 doriguellojr_ca_me_assis.pdf: 862376 bytes, checksum: 1502b0fb2f37913fced6b5d34542055f (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a visão a respeito do elemento indígena construída pelos letrados reunidos no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro entre os anos de1838 e 1873. Parto da hipótese de que o discurso historiográfico produzido naquele espaço do saber postulou uma distinção entre passado e presente no tocante aos indígenas, a partir da tese de que eles seriam resquícios de uma antiga civilização que se degenerou. Dessa forma, estudar presença indígena nas terras brasileiras significava investigar uma era recuada na qual se poderia encontrar um precedente civilizacional para o Brasil e, concomitantemente, refletir acerca dos modos de se incorporar os índios contemporâneos ao novo impulso de civilização iniciado pela consolidação do Brasil independente.
The objective of this research presentation is to analyze the vision of the indigenous element constructed by scholastic gatherings at the Brazilian Historical and Geographical Institute between 1838 and 1873. Starting from the hypothesis that historiographic discourse was produced in the space of knowledge that postulated a distinction between past and present regarding the indigenous people, based on the thesis that they were remnants of an ancient civilization that degenerated. That way, studying the presence of indigenous people in the Brazilian lands meant investigating a recoiled era in which could be found a civilizational precedent and, concomitantly, reflecting about the ways of incorporating the contemporary Indians into the new impulse of civilization that started with the consolidation of an independent Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Revista do Instituto do Ceará"

1

Rodrigues, José Honório. Indice anotado da Revista do Instituto do Ceará: Do tomo I ao LXVIII. Fortaleza, Ceará: Instituto do Ceará, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

João Alfredo de Sousa Montenegro. Historiografia do Instituto do Ceará. Fortaleza: Imprensa Universitária, UFC, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hemeroteca, Instituto do Ceará. Catálogo da Hemeroteca do Instituto do Ceará: (histórico, geográfico e antropológico). Fortaleza, Ceará: Instituto do Ceará, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Biblioteca Ruy Barbosa (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia). Indice, Revista do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Salvador, Bahia: Governo da Bahia, Secretaria da Cultura e Turismo, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Azevedo, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão: Primeiro centenário do Instituto do Ceará. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Assis, Edvaldo de. Indice analítico da Revista do Instituto Histórico de Mato Grosso. Cuiabá-MT: UFMT, Editora Universitária, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

A Estrella: Francisca Clotilde e literatura feminina em revista no Ceará (1906-1921). Fortaleza [Brazil]: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Almeida, Luciana Andrade de. A Estrella: Francisca Clotilde e literatura feminina em revista no Ceará (1906-1921). Fortaleza [Brazil]: Museu do Ceará, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ceará, Instituto do. Catálogo de fotografias do acervo do Instituto do Ceará: (histórico, geográfico e antropológico). Fortaleza, Ceará: Instituto do Ceará, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Rubens de. Os 40 da Casa do Barão: Primeiro centenário do Instituto do Ceará. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Revista do Instituto do Ceará"

1

Oso, Laura, and Pablo Dalle. "Migration and Social Mobility Between Argentina and Spain: Climbing the Social Hierarchy in the Transnational Space." In Towards a Comparative Analysis of Social Inequalities between Europe and Latin America, 235–64. Cham: Springer International Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-48442-2_8.

Full text
Abstract:
AbstractThis chapter analyses the relationship between migration and social mobility in Argentina and Spain from a transnational perspective focusing on two dimensions: the patterns of intergenerational social mobility of immigrants and natives in both countries; the social mobility strategies and trajectories of Galicians families in Buenos Aires and Argentinians, of Galician origin, who migrated to Galicia after the 2001 crisis. The chapter begins by contextualizing the migratory trends in Europe and Latin America. This is followed by a comparative study of how immigration impacts on the class structure and social mobility patterns in Argentina and Spain. Quantitative analysis techniques are used to study the intergenerational social mobility rates. The statistical analysis of stratification and social mobility surveys have been benchmarked against previous studies conducted in Argentina (Germani, G., Movilidad social en la sociedad industrial. EUDEBA, Buenos Aires, 1963; Dalle, P., Movilidad social desde las clases populares. Un estudio sociológico en el Área Metropolitana de Buenos Aires (1960–2013). CLACSO/Instituto de Investigaciones Gino Germani-UBA/CICCUS, Buenos Aires, 2016) and Spain (Fachelli, S., & López-Roldán, P., Revista Española de Sociología 26:1–20, 2017). Secondly, qualitative research methods are used to consider the social mobility strategies and class trajectories of migrant families. We analyse two fieldworks, developed in the framework of other research projects (based on 44 biographical and semi-structured interviews). These case studies were carried out with Galicians that migrated to Argentina between 1940 and 1960 and Argentinians, of Galician origin, who migrated to Galicia after the 2001 crisis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leal, Wagnólia de M. N. "INCLUSÃO ESCOLAR: UMA PERSPECTIVA NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ (IFCE) – CAMPUS JAGUARIBE." In Educação: Desafios, Perspectivas e Possibilidades, 309–18. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/201001930.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vargas Celemín, Libardo. "William Ospina Buitrago. La literatura como vocación, oficio y destino." In Tolimenses que dejan huella. Volumen 6, 183–225. Ediciones Unibagué, 2020. http://dx.doi.org/10.35707/tol/606.

Full text
Abstract:
Crónica periodística de William Ospina Buitrago, escritor y poeta colombiano que nació que el 2 de marzo de 1954 en Padua, un corregimiento del municipio de Herveo (Tolima). En 1992 obtiene el Premio Nacional del Instituto Colombiano de Cultura con el libro El país del viento. Gana el premio “Ezequiel Martínez Estrada” Casa de las Américas (2003), en la categoría de Ensayo, con el texto Los nuevos centros de la esfera. En el año 2006, la Revista Letras y Libros, por votación de sus lectores, declara a Ursúa como el mejor libro del año y en 2009 se le confiere el Premio Rómulo Gallegos por su novela El país de la canela. Varios son los artículos, capítulos de libros, columnas de opinión, en los que el poeta Ospina reflexiona sobre la situación social y política nacional, sin embargo, tal vez su libro más leído y discutido en la academia es: ¿Dónde está la franja amarilla? (1997).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lara, Luiz Fernando. "IGUALDADE E EQUIDADE NAS RELAÇÕES DE GÊNERO (ENTRE HOMENS E MULHERES) NAS “150 MELHORES EMPRESAS PARA VOCÊ TRABALHAR”." In Administração Contemporânea Vol 4, 87–111. 4th ed. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.20218-8-p87-111.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar a igualdade e a equidade nas relações de gênero, entre homens e mulheres, nas 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar, tomando como base a pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP) em convênio com a Revista Você S/A da Editora Abril. A metodologia utilizada foi quantitativa descritiva com base em dados secundários a partir da pesquisa da FIA. Como resultados mais significativos, nota-se que as mulheres ocupam poucos cargos de liderança em postos estratégicos e táticos das empresas pesquisadas e em sua maioria estão em cargos operacionais. Dessa forma é possível afirmar que existe, ainda, uma grande lacuna entre as propostas dos documentos Convenção CEDAW (1979) e a Resolução ONU 70/1 – Agenda 2030 (2015) em termos de igualdade nas relações de gênero nessas empresas, além do que sob a perspectiva da equidade, a distância é ainda maior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

RIBEIRO DO NASCIMENTO, EDILANE, JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, and FRANCISCO NUNES DE SOUSA MOURA. "DIVERSIFICAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS EM AÇÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.211.

Full text
Abstract:
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOCENTE É UMA DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS SIGNIFICATIVAS EM CURSOS DE LICENCIATURA, POIS POSSIBILITA IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DENTRO DO CAMPO DOCENTE, PROPICIANDO EXPERIÊNCIAS AOS ESTAGIÁRIOS, BEM COMO VIVÊNCIA COM O ENSINO DE CONTEÚDOS ALIADOS A DIFERENTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. NESTE ENSEJO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO É RELATAR A DIVERSIFICAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS DURANTE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. A PESQUISA TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ESTAGIÁRIA DAS VIVÊNCIAS EM UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS TURMAS DE UM CAMPI DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, NAS TURMAS DE TÉCNICO EM QUÍMICA NAS DISCIPLINAS DE BIOLOGIA III E IV. NAS AULAS FORAM UTILIZADOS JOGO DIDÁTICO, CRUZADINHA E CAÇA PALAVRA ABORDANDO OS TEMAS DE ECOLOGIA E HISTOLOGIA HUMANA. AS TURMAS PARTICIPARAM DE TODAS AS ATIVIDADES DE FORMA INTERATIVA E DINÂMICA. COM ISSO, OBSERVA-SE QUE AS ESTRATÉGIAS FORAM VIÁVEIS PARA O ESTÁGIO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cruz, Hobson Almeida, Ana Cláudia Uchôa Araújo, Armênia Chaves Fernandes Vieira, Erica de Lima Gallindo, and Jarbiani Sucupira Alves de Castro. "A FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EM SERVIÇO DE DOCENTES BACHARÉIS E TECNÓLOGOS NO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ: ENTRE O DITO E O VIVIDO." In Educação Profissional e Tecnológica: Empreendedorismo e Desenvolvimento Científico, 1–13. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9442027081.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Vargas, Juliane. "UM ESTUDO SOBRE A OFERTA DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE EM PESCA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS ACARAÚ." In As Ciências Sociais Aplicadas e a Interface com vários Saberes 2, 278–86. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.79020280121.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carneiro, José C. C. B., George É. P. Farias, Jéssica R. R. Pontes, Anderson da S. Barros, and Carlos A. M. de Sousa. "ANÁLISE DE DADOS SOBRE EVASÃO, RETENÇÃO E FORMAÇÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ." In Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210704430.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vargas, Juliane. "UM ESTUDO SOBRE A DEMANDA DO CURSO TÉCNICO EM PESCA DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ, CAMPUS ACARAÚ, NA VISÃO DOS PAIS DOS ALUNOS DA 3° ETAPA DO ENSINO MÉDIO." In Filosofia, política, educação, direito e sociedade 7, 164–76. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00819040217.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Revista do Instituto do Ceará"

1

Barcellos Andrade, Inez, Edson Carlos Nascimento, Clemax Couto Sant'Anna, Marcia Garcia Alves Galvão, and Leonardo Santos Martes. "Vértices: trajetória e desafios de uma revista científica do Instituto Federal Fluminense." In ABEC Meetinf 2019. Fortaleza: ABEC, 2019. http://dx.doi.org/10.21452/abecmeeting.2019.209.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

H. Filho, Fernando, Diogo Siqueira, and Bruno Leal. "Predição de Evasão Utilizando Técnicas de Classificação: Um Estudo de Caso do Instituto Federal do Ceará." In Escola Regional de Computação Ceará, Maranhão, Piauí. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ercemapi.2020.11478.

Full text
Abstract:
A evasão escolar tem se consolidado ao longo do tempo como uma das principais problemáticas presentes nas instituições de ensino nacionais e internacionais. A literatura elenca inúmeras causas e fatores que podem vir a justificar uma evasão discente e várias ações já foram e vêm sendo propostas no intuito de tentar minimizar os índices de evadidos. O presente artigo encara a evasão escolar como um problema de classificação e, baseado nesta premissa, tem como objetivo propor uma abordagem para predição de evasão de discentes, utilizando os principais classificadores de aprendizagem de máquina, a partir de dados previamente coletados, levando em consideração o estudo de caso do campus Paracuru do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

GUISARDI, Conceição Maria Alves de Araújo. "A REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO DIABÉTICO NAS CAPAS DA REVISTA DIABETES: UMA INVESTIGAÇÃO SOB O VIÉS DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA." In VII Colóquio e II Instituto da ALED-Brasil - Anais Eletrônicos. Recife, Brasil: Even3, 2018. http://dx.doi.org/10.29327/15620.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Matheus F. de, Renato A. C. Freitas, Silvio R. Evangelista, Henrique V. Oliveira, Cairamir Arruda, Francisco S. Júnior, and Antônio Mauro B. Oliveira. "Revive Negócio, uma plataforma para impulsionar ideias e startups no ecossistema de inovação do Ceará." In Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/washes.2021.15887.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o Revive Negócio, uma plataforma associada a uma metodologia para o cadastro e impulsionamento de ideias e de startups, com foco na retomada da economia. São descritas a implementação da plataforma e a especificação de uma metodologia de sete níveis. No Revive Negócio a ideia e a startup cadastradas são criteriosamente analisadas, recebem os devidos aconselhamentos técnicos e de gestão, apoio no modelo de negócio e participação no mercado, etc., para composição do ecossistema de inovação e melhoria socioeconômica do Estado. O Revive Negócio já se encontra operacional, resultado de uma parceria entre o Iracema Digital, o Instituto Federal do Ceará (IFCE), o Aracati Digital, a APSV Advogados e o Governo do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Noronha Rodrigues, BRUNO, and JORGE Vleberton Bessa de Andrade. "AS NOVAS DCNs E OS CURSOS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ." In Brasilian Congress of Engineering Education. Associação Brasileira de Educação em Engenharia, 2020. http://dx.doi.org/10.37702/cobenge.2020.2955.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Filho, Fernando Wagner Brito Hortêncio, Tiago Silva Vinuto, and Bruno Carvalho Leal. "Análise de Classificadores para Predição de Evasão dos Campi de uma Instituição de Ensino Federal." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.1132.

Full text
Abstract:
A evasão escolar é um grave problema em instituições educacionais de todo o mundo. Inúmeros fatores podem desencadear evasões discentes e várias ações vêm sendo tomadas para de mitigar as taxas de evasão. Porém, a maioria dessas ações são reativas. Este trabalho apresenta uma análise da problemática da evasão nos campi mais afetados do Instituto Federal do Ceará. Nesta análise, a evasão discente é definida como um problema de classificação, cujo objetivo é gerar modelos para predizer a evasão discente utilizando classificadores de aprendizagem de máquina. Essa abordagem possibilita que a equipe pedagógica, professores e demais setores da instituição possam tomar decisões preventivas contra a evasão estudantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa Lopes, Joázy, Francisco Adaias Gomes da Silva, and THAIS MARILANE CARNEIRO DE VASCONCELOS PEREIRA. "FERRAMENTAS GOOGLE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DOS CURSOS DE ENGENHARIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ." In IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.352514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Helen, Edgar Oliveira, Reinaldo Braga, Mauro Oliveira, and Carina Oliveira. "Um estudo do impacto de egressos no desenvolvimento regional como reflexo da interiorização do Ensino Superior." In Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15934.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute os impactos in loco da atuação de egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras localizadas fora de grandes centros urbanos, tendo como estudo de caso o curso de Ciência da Computação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) Campus Aracati. Nele é delineado o perfil dos egressos a partir do cruzamento de diversos indicadores: tipo e local de atuação profissional, faixa salarial, pós-graduação e formação extracurricular durante a graduação. É mostrado que, apesar da maioria dos egressos atuar na área de tecnologia com bons salários, houve um êxodo considerável dos egressos oriundos do município de formação e região para a capital Fortaleza-CE, o que coloca em questão a necessidade de novas e urgentes estratégias para desenvolvimento socioeconômico das regiões interioranas que abrigam IES.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Ana Lívia de Castro Severo de, Arthur José Cavalcante Gois, Alice Frota Feitosa, Ícaro Ben Hur Moreira Pinto Menezes, and Yuri Lima Campos. "ANÁLISE DO ENCALHES DE TARTARUGAS MARINHAS NO CEARÁ: INTERAÇÕES ANTROPOGÊNICAS E INGESTÃO DE PETRÓLEO." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1244.

Full text
Abstract:
Introdução. O Instituto Verdeluz, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), possui quatro projetos pautados na conservação ambiental. Um destes projetos, o GTAR-VERDELUZ, atua sobretudo em prol da conservação de tartarugas marinhas na orla de Fortaleza e na região metropolitana. Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe, estão o monitoramento de praias, necropsias e atuação em encalhes vivos e mortos. Objetivos. Desta forma, neste trabalho tivemos o propósito de analisar os dados obtidos a partir dos encalhes de tartarugas marinhas durante o período do vazamento de óleo no Nordeste do Brasil em 2019. Material e métodos. Durante o período de fevereiro de 2019 e agosto de 2020, as tartarugas marinhas que encalharam mortas no litoral do Ceará e apresentavam bom estado de conservação foram coletadas e transportadas para o laboratório, onde avaliamos as interações antropogênicas externas e internas, através de necropsia. Nestas necropsias coletamos dados morfométricos, como tamanhos do casco, peso, sexo, maturidade e outras informações pertinentes. Resultados. Entre os meses considerados, um total de 25 tartarugas marinhas encalharam no litoral do Ceará. Ao examinar estes indivíduos, averiguamos que cinco sofreram interação com pesca, tendo um deles morrido por consequência de um enroscamento em uma rede de pesca, e seis possuíam fibropapilomas. Os indivíduos pertencem a três espécies de tartarugas marinhas, sendo 20 indivíduos da espécie Chelonia mydas, três da espécie Eretmochelys imbricata e dois da espécie Lepidochelys olivacea. Além disso, identificamos que 17 indivíduos eram juvenis e oito eram adultos. Durante a necrópsia, encontramos lixo em 15 dos indivíduos, sintomas de inflamação em 17 e parasitas em outros seis. Também constatamos que parada cardiorrespiratória (10), edema pulmonar (2) e síndrome de caquexia (2) foram as principais causas de morte. Ademais, apenas oito tartarugas não apresentaram presença de petróleo ou óleo, internamente ou externamente. Conclusão. A presença de lixo no trato gastrointestinal das tartarugas é um fator alarmante, uma vez que é sabido das consequências danosas que esse material causa em seus organismos. As interações antrópicas variadas ainda nos alarmam, uma vez que são animais em extinção e sua proteção deveria estar sendo garantida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Braga, Stéphanie, Caio Barbosa, Priscylla Tavares, and Mikhail De Oliveira. "Oficina do Código: Um projeto para o ensino e integração de alunos do ensino fundamental e médio na área de tecnologia." In XXIV Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2016.9672.

Full text
Abstract:
O presente trabalho é um relato de experiência do projeto Oficina do Código: um projeto que tem como categoria de ação o Ensino, Integração e formação de Crianças do Ensino Fundamental e médio de baixa renda da cidade de Fortaleza-CE. A grande motivação do projeto foi a inclusão dessas crianças para que essas sejam capazes de contribuir para o crescimento da sociedade, estimular a criatividade, trabalho em grupo, pensamento lógico e crítico. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que custeou os kits de robótica utilizados nas aulas, bem como outros custos com os alunos beneficiados e o IFCE (Instituto Federal do Ceará), que cedeu os laboratórios para as aulas acontecerem. As atividades do Projeto foram feitas através de Aulas Teóricas e Práticas, visando a ambientação e despertar de interesse a projetos básicos de robótica desenvolvidos pelos próprios alunos. Para auxiliar no ensino de programação e prática de eletrônica e robótica foi utilizada a plataforma open source Arduíno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography