To see the other types of publications on this topic, follow the link: Revista do Instituto do Ceará.

Journal articles on the topic 'Revista do Instituto do Ceará'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Revista do Instituto do Ceará.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Simões de Melo, Leda Agnes, and Camila De Sousa Freire. "Os indesejados da seca: a imagem do sertanejo desde as narrativas da Revista do Instituto do Ceará ao Campo de Concentração do Alagadiço (1887-1915)." Revista Maracanan, no. 26 (January 29, 2021): 259–80. http://dx.doi.org/10.12957/revmar.2021.54435.

Full text
Abstract:
O presente artigo trata das imagens construídas sobre o sertanejo, desde as narrativas do Instituto do Ceará até a criação do campo de concentração do Alagadiço, na seca de 1915. Para isso, analisaremos como o Instituto do Ceará, criado em 1887, através da sua Revista do Instituto do Ceará, vinculou o pioneirismo cearense em relação à abolição da escravatura também ao fato da província ser acometida pela seca. A ideia da natureza ser condicionante da vida da região e ser uma narrativa construída historicamente para retratar o Ceará, fez parte do pensamento da elite que estava à frente do Instituto, e é parte fundamental do que se vai narrar sobre os sertões, os sertanejos, seus costumes, seus modos de ser e agir nos anos posteriores. Nesse sentido, a seca ganha espaço como campo de lutas que também são simbólicas, e justificam medidas segregadoras e excludentes como o campo de concentração do Alagadiço. Por meio de ofícios e relatórios do governo e da Inspetoria de Obras Contra as Secas (IOCS), propomos uma reflexão acerca dos discursos que estavam na ordem do dia na seca de 1877 e que fizeram parte da narrativa da própria criação do campo do Alagadiço em 1915.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Quezada Meireles Leite, Sidnei, Carlos Roberto Pires Campos, and Antônio Donizetti Sgarbi. "EDITORIAL." Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 4, no. 02 (September 24, 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v4i02.73.

Full text
Abstract:
No ano de 2014, a Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática do Ifes alcançou o seu quarto ano, reunindo artigos elaborados com base em estudos realizados por professores das Redes Públicas de Educação Básica, alunos de mestrado e de doutorado, pesquisadores da área de Ensino/Educação e áreas afins, desenvolvidos tantos em instituições nacionais como também em instituições internacionais. Os trabalhos reúnem artigos científicos (empírico, experimental ou teórico) e ensaios, concentrados em cinco eixos da revista científica, a saber: (a) Ensino de Ciências e Matemática; (b) Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica; (c) Tecnologias Educacionais e Recursos Didáticos; (d) Educação Profissional; e (d) Diversidade e Inclusão Social. Entre as colaborações, citamos instituições de grande relevância, tais como Universidade do Porto – Portugal, Universidade Federal do Ceará, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Universidade Estadual do Norte Fluminense – RJ, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal do Ceará, entre outras. Agradecemos a colaboração, sobretudo o comitê científico e os consultores ad hoc que dedicaram um pouco de seu tempo na avaliação dos artigos. Esperamos que os leitores aproveitem este número da Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa, and José Ricardo E. Sousa Mafra. "Editorial." Revista Exitus 7, no. 2 (April 26, 2017): 8. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2id318.

Full text
Abstract:
A Revista Exitus chega ao seu 13º número dando continuidade à sua vocação de estabelecer o diálogo científico com o mundo acadêmico nacional e internacional. Oriunda do Programa de Pós-graduação do Instituto de Ciências da Educação/ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a revista segue cumprindo seu objetivo de disseminar os avanços no campo educacional. Neste volume 7, número 2, tivemos a contribuição em sua organização, do prof. Dr. José Ricardo e Souza Mafra docente do PPGE UFOPA. As contribuições nacionais são oriundas de pesquisas desenvolvidas nos Estados de Rondônia, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Tocantins, Pernambuco e Ceará. A experiência internacional está contemplada no artigo de pesquisadoras da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carreira, Isabel Maria Marques. "Editorial: Ciências Médicas e da Vida." Revista Internacional em Língua Portuguesa, no. 34 (April 19, 2021): 11–13. http://dx.doi.org/10.31492/2184-2043.rilp2018.34/pp.11-13.

Full text
Abstract:
Neste volume da Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP) dedicado às Ciências Médicas e da Vida foram reunidas contribuições de onze grupos académicos de diferentes proveniências geográficas: Brasil (Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Escola de Saúde Pública do Ceará, Fortaleza, Fundação Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro), Timor Leste (Universidade Nacional Timor Lorosa’e) e Portugal (Institutos e Clínicas Universitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Lima, Maria Valcilania Fontenele, and Francisca Francivânia Rodrigues Ribeiro Macedo. "Influência do ICMS ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará." Revista Controle - Doutrina e Artigos 17, no. 2 (November 26, 2019): 177–205. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v17i2.531.

Full text
Abstract:
Este estudo teve por objetivo verificar a influência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará. Para tal, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de uma análise documental e abordagem quantitativa dos dados. O período em análise correspondeu ao intervalo de 2012 a 2016, e a população referiu-se aos 184 municípios cearenses. Verificaram-se os indicadores IQM, ISA, arrecadação total de ICMS do estado do Ceará e o valor do repasse da cota parte aos seus municípios. Os dados utilizados foram extraídos dos sítios do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), respectivamente. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que houve uma influência positiva do ICMS ecológico na sustentabilidade ambiental do estado do Ceará. Pode-se evidenciar maior interesse dos municípios cearenses quanto à preservação ambiental, uma vez que ficou evidente o crescimento do IQM e o conseguinte aumento de repasse de recursos financeiros para os municípios cearenses envolvidos com o programa. Todavia, levantou-se a necessidade de revisar o Programa Selo Município Verde, que abrange o ICMS-E e o ISA, com o intuito de efetivar a participação da sociedade no programa, através da presença da população em estudos, pesquisas e debates sobre o ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

REC, Revista Expressão Católica. "FICHA TÉCNICA." Revista Expressão Católica 6, no. 1 (April 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.25190/rec.v6i1.2168.

Full text
Abstract:
<h5><b>Chanceler</b></h5> <h5>Dom Angelo Pignoli</h5><br> <h5><b>Reitor</b></h5> <h5>Manoel Messias de Sousa</h5><br> <h5><b>Vice-Reitor</b></h5> <h5>Renato Moreira de Abrantes</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Graduação e Extensão</b></h5> <h5>Marcos Augusto Ferreira Nobre</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa</b></h5> <h5>Marcos James Chaves Bessa</h5><br> <h5><b>Núcleo de Publicação</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Coordenação</h5><br> <h5>Manoel Miqueias Maia – Assistência de TI</h5> <h5>Wendel de Sousa Nogueira – Normalização </h5> <h5><b>Revisão Ortográfica e Gramatical da Língua Portuguesa</b></h5> <h5>Lívia Maria Pessoa Nobre</h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br> <h5><b>Tradução para Língua Inglesa</b></h5> <h5>Gisele Andrade Pereira</h5><br> <h5><b>Bibliotecário Responsável</b></h5> <h5>Vasco Robson Soares Correia (CRB 3/1313)</h5><br> <h5><b>Capa e diagramação</b></h5> <h5>Manoel Miqueias Maia</h5><br> <h5><b>Financiamento</b></h5> <h5>Centro Universitário Católica de Quixadá</h5><br><br> <hr style="border: 1px solid"> <h5><b>EDITORA CHEFE</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br><br> <h5><b>CONSELHO EDITORIAL</b></h5> <h5>Dr. Antônio Germano Magalhães Júnior</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Claudio Antonio Rama Vitale</h5> <h5><i><b>Universidade de la Empresa, Montevideo, Uruguai</b></i></h5> <h5>Dra. Edite Colares Oliveira Marques</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Bernardino Carvalho Morgado</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. Juan Manuel Brunetti</h5> <h5><i><b>Universidad San Carlos, Asunción, Paraguai</b></i></h5> <h5>Dra. Maria de Lourdes da Trindade Dionísio</h5> <h5><i><b>Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>LD. Manoel Messias de Sousa</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Católica de Quixadá, Quixadá, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Maria de Sampaio Vieira</h5> <h5><i><b>Faculdade Uninassau, Parnaíba, Piauí, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Maria Socorro Lucena Lima</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Profa. Marina Marques Porto Ribeiro</h5> <h5><i><b>Universidad Catolica del Uruguay, Montevideo, Uruguai</b></i></h5> <h5>Dr. Morais Quifica Samuel Matulo</h5> <h5><i><b>Instituto Supeior de Ciências Policiais e Criminais de Angola, Angola</b></i></h5> <h5>Dra. Rosana Aparecida Pimenta</h5> <h5><i><b>Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Samuel Façanha Câmara</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Sara Maria Alves Gouveia Bernardes</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação Superior Latino-americano; Escola Superior de Justiça, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Teresa Lenice Nogueira da Gama Mota</h5> <h5><i><b>Faculdade Luciano Feijão, Sobral, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Vicente Gregório de Sousa Filho</h5> <h5><i><b>Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Coelho Neto, Maranhão, Brasil</b></i></h5><br><br> <b>Dados internacionais de Catalogação na Publicação</b><br> Revista Expressão Católica / Centro Universitário Católica de Quixadá / v. 6, n. 1, jan./jul. 2017. Quixadá (CE): Unicatólica, 2018. Semestral ISSN: 2357-8483 (versão online) 1. Ciências Humanas - Periódico. 2. Ciências Sociais - Periódico. 3. Ciência e Tecnologia - Periódico. 4. Centro Universitário Católica de Quixadá. I. Título. <h5 style="text-align:right;">CDD. 020</h5>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leite, José Yvan Pereira, and André Luis Calado Araújo. "Editorial." HOLOS 3 (September 23, 2010): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2010.460.

Full text
Abstract:
Editorial No dia em que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) completa 101 anos, vem a público este terceiro volume da Revista Holos, periódico eletrônico que caminha para consolidar-se como uma grande janela de oportunidades aberta à produção científica. Nesse contexto de festividades, a Instituição lança ainda oito livros pela Editora do IFRN, apontando para um contínuo e crescente estímulo à publicação docente, nos últimos anos. Esta edição eletrônica reúne 16 artigos, provenientes das mais diversas instituições nacionais e internacionais, que trazem contribuições nas áreas de tecnologias e de humanidades, dentre os quais se verificam três em tecnologia mineral, quatro em energia, um em civil (plataformas), um em meio ambiente, um em alimentos, um em agronomia, três em educação científica e um na área de história dos Institutos Federais. A área de engenharia compreende 11 trabalhos desta edição, configurando-se em 73,3% dos artigos, sendo que os outros artigos trazem contribuições na área de educação e da nossa memória. Além do IFRN, as contribuições deste volume são oriundas das seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Ceará, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita, Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Universidad Complutense de Madrid (Espanha) e Universidad Politécnica de Madrid (Espanha). A diversidade de áreas e abordagens, bem como das instituições presentes neste volume, mostra que existe uma rede de capilaridade em torno do periódico, o que eleva sua qualidade e difusão. Assim, desvendando as trilhas do conhecimento com o espírito aberto aos saberes, convidamos à leitura e à difusão de mais uma edição da Holos! Os Editores, Prof. José Yvan Pereira Leite e Prof. André Luis Calado de Araújo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rocha Barreira, Cristina De Almeida. "Editorial." Arquivos de Ciências do Mar 50, no. 1 (December 14, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.32360/acmar.v50i1.18813.

Full text
Abstract:
Apresentamos à comunidade científica o volume 50, em seu primeiro número, dos Arquivos de Ciências do Mar. Uma série que inaugura uma nova fase desta revista, com um novo layout, mais moderno e voltado à faciliar a leitura digital, melhorando também a apresentação da versão impressa dos artigos. Alem disso, o processo de submissão e editoração passará agora a ser eletrônico, através do Portal de Periódicos da UFC. Com isso, esperamos maior agilidade nos trâmites editoriais, além de uma maior facilidade no acesso aos artigos publicados. Em março deste ano, perdemos um dos pesquisadores fundadores do Instituto de Ciências do Mar, responsável por iniciar os estudos carcinológicos no Ceará e que nos deixou como legado a Coleção Carcinológica do Labomar. Apesar de sua curta carreira acadêmica, uma vez que após a sua aposentadoria dedicou-se à pintura, seus estudos foram determinantes para promover o conhecimento da carcinofauna cearense e são referência até hoje. Neste volume, expressamos nossos agradecimentos ao prof. Fausto-Filho e apresentamos, em nossa capa, uma de suas telas na qual o Labomar, ainda em seus primeiros anos de existência, era apenas uma pequena casa à beiramar. O volume 50.1 apresenta 9 artigos cientificos, 2 revisões de literatura e 2 notas científicas de diversas áreas das ciências marinhas. Agradecemos a todos os autores que nos confiaram a missão de divulgar os resultados de suas pesquisas, assim, como aos anônimos revisores dos manuscritos pelas importantes correções e sugestões. Estas contribuições só engrandessem os Arquivos de Ciências do Mar.Boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Araújo, Ana Cláudia Uchôa, Erica De Lima Gallindo, Jarbiani Sucupira Alves De Castro, ANNA ERIKA FERREIRA LIMA, and Hobson Almeida Cruz. "CAMINHOS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA (IFCE)." Conexões - Ciência e Tecnologia 14, no. 5 (October 26, 2020): 6. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v14i5.2009.

Full text
Abstract:
Cara Leitora, Caro Leitor, Chega em suas mãos o exemplar da edição da Revista Conexões: Ciência e Tecnologia, voltado à Internacionalização da Educação Superior. No contexto atual em que nós nos encontramos, ocasionado pela Pandemia do Covid - 19, nunca o verbo internacionalizar se fez tão necessário porque, seja por redes sociais, seja por redes acadêmicas, nós procuramos saber do mundo e de casa, tudo pelas nossas telas, e quando procuramos olhar para além do nosso espaço, nós nos internacionalizamos. Pois bem... Esta edição se relaciona diretamente a uma parceria de internacionalização em pesquisa, ocorrida de 2018 a 2020, que envolve, no nível institucional, a participação da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI); da Pró-reitoria de Ensino (PROEN); e da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE). E à nível internacional, a participação da Universidade de Joinville, do Brasil; das Universidades de Pilar e Autônoma de Encarnación, do Paraguai; das Universidades de Villa Maria, Nacional del Nordeste e Nacional de La Rioja, da Argentina; da Universidade da República, do Uruguai; da Universidade de Valparaíso, do Chile; e da Universidade de Manizales, da Colômbia, e, somando-se a elas, a presença do IFCE. É este grupo de instituições, representadas por seus pesquisadores que, sob a Coordenação da Universidade de Villa Maria, integram o Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do Mercosul (NEIES), dedicado à pesquisa, cujo tema é “Tendencias en la matrícula de la Educación Superior en países del MERCOSUR. Análisis de variables específicas a partir de los primeros años del siglo XXI”, que trata do estudo da democratização e da expansão do ensino superior nos países do Mercosul, no período de 2000 a 2018. Como fruto deste estudo, há artigos e relatórios publicados, além de eventos organizados, dentre os quais, podemos citar o Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação Superior na América do Sul, realizado no campus de Fortaleza de nossa instituição, em março de 2019, que contou com a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais, divulgando os seus trabalhos no âmbito da pesquisa no ensino superior, dando origem também a esta edição. Nesta sintonia, compreendemos que entender como o ensino superior tem se comportado na América do Sul possibilita a adoção de um olhar mais alargado para o grande continente em que habitamos e, ao mesmo tempo, abre espaço para que nós nos aproximemos e conversemos mais entre si, enquanto países de uma só terra, diferente e igual, ao passo em que tendências de pesquisas na área serão suscitadas, com o foco nos anos iniciais do século XXI, período que vem sinalizando um aumento da demanda da população pela verticalização de sua formação. Assim, em torno desta temática, tomaremos contato com um estudo comparativo sobre fluxos migratórios de discentes oriundos de cinco países da América Latina. Compreenderemos a relação entre avaliação curricular e o campo da Educação Profissional, evidenciada numa ampla ação de pesquisa, envolvendo o IFCE e o Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará. Veremos uma pesquisa que aborda sobre o ensino superior no Brasil dos anos 1990/2000, mostrando a interferência de organismos internacionais nas políticas educacionais dirigidas às universidades. Leremos um artigo que examina as esferas do ensino superior, em que artes e cultura podem se tornar parte do processo de internacionalização. E, ainda, tomaremos contato com uma pesquisa que versa sobre as transformações econômicas e políticas ocorridas mundialmente a partir do capitalismo globalizado na década de 1990 e seus reflexos nos países da América Latina. Esperamos que os textos acadêmicos ora apresentados provoquem reflexões e deixem evidente, cada vez mais, a importância da educação, em todos os seus níveis, formas de oferta e modalidades, para forjar uma nação justa e que cuida do seu povo. Boa leitura! Ana Cláudia Uchôa Araújo Erica de Lima Gallindo Hobson Almeida Cruz Jarbiani Sucupira Alves de Castro Grupo de Pesquisadores - NEIES - Representação no IFCE Anna Erika Ferreira Lima Editora-Chefe da Revista Conexões – Ciência e Tecnologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

RECS, Revista Expressão Católica Saúde. "FICHA TÉCNICA." Revista Expressão Católica Saúde 2, no. 1 (April 30, 2018): 1. http://dx.doi.org/10.25191/recs.v2i1.2170.

Full text
Abstract:
<h5><b>Chanceler</b></h5> <h5>Dom Angelo Pignoli</h5><br> <h5><b>Reitor</b></h5> <h5>Manoel Messias de Sousa</h5><br> <h5><b>Vice-Reitor</b></h5> <h5>Renato Moreira de Abrantes</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Graduação e Extensão</b></h5> <h5>Marcos Augusto Ferreira Nobre</h5><br> <h5><b>Pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa</b></h5> <h5>Marcos James Chaves Bessa</h5><br> <h5><b>Núcleo de Publicação</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro – Coordenação</h5><br> <h5>Manoel Miqueias Maia – Assistência de TI</h5> <h5>Wendel de Sousa Nogueira – Normalização </h5> <h5><b>Revisão Ortográfica e Gramatical da Língua Portuguesa</b></h5> <h5>Lívia Maria Pessoa Nobre</h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br> <h5><b>Tradução para Língua Inglesa</b></h5> <h5>Gisele Andrade Pereira</h5><br> <h5><b>Bibliotecário Responsável</b></h5> <h5>Vasco Robson Soares Correia (CRB 3/1313)</h5><br> <h5><b>Capa e diagramação</b></h5> <h5>Manoel Miqueias Maia</h5><br> <h5><b>Financiamento</b></h5> <h5>Centro Universitário Católica de Quixadá</h5><br><br> <hr style="border: 1px solid"> <h5><b>EDITORA CHEFE</b></h5> <h5>Stânia Nágila Vasconcelos Carneiro</h5><br><br> <h5><b>EDITORA ASSOCIADA</b></h5> <h5>Huana Carolina Cândido Morais</h5><br><br> <h5><b>CONSELHO EDITORIAL</b></h5> <h5>Dr. Abrahão Cavalcante Gomez de Sousa Carvalho</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Christus, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Anamaria Cavante e Silva</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Christus, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Carlos Eduardo de Azevedo Souza</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Cristiana Brasil Rebouças</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dra. Daniele Mendes Guizoni</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Eduardo Rigoti</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Francisco José Félix Saavedra</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dra. Jamaira Aparecida Victorio</h5> <h5><i><b>Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. João Paulo Reis Gonçalves Moreira Brito</h5> <h5><i><b>Instituto Politécnico de Santarém, Rio Maior, Santarém, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Bernardino Carvalho Morgado</h5> <h5><i><b>Instituto de Educação e Psicologia, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. José Carlos Pettorossi Imparato</h5> <h5><i><b>Universidade de São Paulo, São Paulo; Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Leandro Pereira de Moura</h5> <h5><i><b>Universidade de Campinas, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Marcílio Sampaio dos Santos</h5> <h5><i><b>Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Mario A. Secchi</h5> <h5><i><b>Instituto Universitário Italiano, Rosário, Santa Fé, Argentina</b></i></h5> <h5>Dr. Nicolás Rodríguez León</h5> <h5><i><b>Instituto Universitário Italiano, Rosário, Santa Fé, Argentina</b></i></h5> <h5>Dr. Ricardo Freitas Dias</h5> <h5><i><b>Universidade de Pernambuco, Petrolina, Pernambuco, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Rodrigo Augusto Dalia</h5> <h5><i><b>Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras, Araras, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Romeu Duarte Mendes</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dr. Tanes Imamura de Lima</h5> <h5><i><b>Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil</b></i></h5> <h5>Dr. Victor Manuel Machado de Ribeiro dos Reis</h5> <h5><i><b>Universidade de Trás-os-Montes & Alto Douro, Vila Real, Portugal</b></i></h5> <h5>Dra. Zélia Ferreira Caçador Anastácio</h5> <h5><i><b>Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga, Portugal</b></i></h5> <b>Dados internacionais de Catalogação na Publicação</b><br> Revista Expressão Católica Saúde / Centro Universitário Católica de Quixadá / v. 2, n. 1, jan./jul. 2017. Quixadá (CE): Unicatólica, 2018. Semestral ISSN: 2526-964X (versão online) 1. Ciências da Saúde - Periódico. 2. Centro Universitário Católica de Quixadá. I. Título. <h5 style="text-align:right;">CDD - 610</h5>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Robertt, Pedro, Ana Paula Ferreira D'Avila, Camila Prates, Lucas Trindade Da Silva, Simone Da Silva Ribeiro Gomes, Marcia Rangel Candido, Talita São Thiago Tanscheit, et al. "Editorial." Novos Rumos Sociológicos 7, no. 11 (August 30, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.15210/norus.v7i11.17034.

Full text
Abstract:
É com satisfação que a Revista Novos Rumos Sociológicos (NORUS), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), publica em seu v. 7, nº 11 o Dossiê: “Feminismos na América Latina: Movimentos Sociais, Estado e Partidos Políticos". Este dossiê, organizado por Simone da Silva Ribeiro Gomes, Professora Adjunta da UFPel, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), Talita São Thiago Tanscheit e Marcia Rangel Candido, ambas doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), visa a divulgação de artigos que situam os estudos de gênero como assuntos incontornáveis nas pesquisas sobre os processos sociais e políticos em curso na região. É desse recorte geográfico, e da pluralidade de coletivos e organizações abarcadas na noção de feminismo. Essa edição conta ainda com cinco artigos submetidos ao fluxo contínuo, o que demonstra que a NORUS vem se consolidando como espaço de interesse de pesquisadores das ciências sociais para publicação de suas pesquisas. Estes artigos abordam questões ligadas a temáticas diversas, tais como: uma leitura da produção intelectual de Lourival Gomes Machado como uma alternativa à ciência política atualmente hegemônica; o empreendedorismo social no Brasil; a rede de relações socioeconômicas da Vale S.A.; uma análise de elementos centrais da crítica pós-fundacionalista e seus efeitos frutíferos nas ciências sociais; um estudo de caso que analisa o tema da desigualdade racial e a repercussão da disciplina de Sociologia em turmas de ensino médio, numa escola pública situada no interior do Ceará. Por fim, a edição conta com uma resenha, escrita por Carla Rech, da obra “Técnicos, intelectuais e políticos na nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma”, de Maria Celina D’Araújo.Agradecemos a todas(os) as(os) autoras(es) pelo compartilhamento de conhecimento e saberes no campo de produção teórica e empírica sobre a sociologia ambiental, bem como as organizadoras do dossiê por apresentarem uma importante proposta que merece a atenção e reflexão dos cientistas sociais. Estendemos nossos agradecimentos a todas (os) as (os) pareceristas e demais colaboradores que auxiliaram na composição desta edição da NORUS. Desejamos uma boa leitura!
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Holanda, Cristina Rodrigues, and Maria Conceição Soares Meneses Lage. "Os (des)caminhos da coleção arqueológica do Museu do Ceará e da gestão de acervos arqueológicos no Estado (1932-2012)." Revista Cadernos do Ceom 32, no. 51 (December 10, 2019): 110. http://dx.doi.org/10.22562/2019.51.08.

Full text
Abstract:
A pesquisa realizada teve por objetivo analisar os processos de formação e preservação da coleção arqueológica do Museu do Ceará, bem como os seus desmembramentos para a formação de outras coleções, como a do Museu do Instituto do Ceará e o Instituto de Antropologia do Ceará, buscando compreender como o tratamento dado para um acervo específico pode ajudar a pensar os próprios (des)caminhos da gestão cultural de coleções arqueológicas no território cearense, bem como pode contribuir, na atualidade, para o desenvolvimento dos trabalhos arqueológicos no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Menezes, Karinne Wendy Santos de, Marcos José Nogueira de Souza, and Claudia Maria Magalhães Grangeiro. "CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ESTUÁRIO DO RIO CEARÁ, REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA – CE." Geografia Ensino & Pesquisa 21, no. 3 (December 29, 2017): 25. http://dx.doi.org/10.5902/2236499425771.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem a finalidade de fazer uma contextualização socioeconômica da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Ceará, que está situada na Região Metropolitana de Fortaleza, estado do Ceará – Brasil. Foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da temática, e consultada informações e dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará. Deste modo, a pesquisa discute aspectos populacionais, e relacionados à infraestrutura, renda, educação e saúde em uma unidade de conservação de uso sustentável. As transformações ocorridas nas últimas décadas na APA são resultantes do processo contraditório de produção do espaço urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Editores, Os. "Revista do Instituto de Estudos Brasileiros: sumários." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 40 (January 31, 1996): 325. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i40p325-327.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Castello, José Aderaldo. "A Revista do Instituto de Estudos Brasileiros." Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, no. 41 (January 31, 1996): 9. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i41p9-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Tijerino, Jerson Cerda. "Presentación de la Revista CJP." Cuaderno Jurídico y Político 6, no. 16 (December 15, 2020): 4–5. http://dx.doi.org/10.5377/cuadernojurypol.v6i16.11104.

Full text
Abstract:
Desde el Instituto Centroamericano de Estudios Jurídicos y Políticos (ICEJP), como entidad editora de la revista, estamos muy felices de que el proyecto de la revista haya cumplido en octubre del 2020, cinco años. En un principio el Cuaderno Jurídico y Político inició como un espacio para que el personal académico del instituto publicara sus avances investigativos y artículos científicos, sin embargo, conforme al paso de los años, la revista se ha venido consolidando, abriendo sus puertas a autores y autoras internacionales y cumpliendo estándares internacionales de indexación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Melo, Álisson José Maia. "A Sistemática do Suprimento de Fundos no Âmbito do Estado do Ceará." Revista Controle - Doutrina e Artigos 13, no. 1 (June 30, 2015): 171–98. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v13i1.27.

Full text
Abstract:
A pesquisa estuda em detalhes o instituto do suprimento de fundos, com enfoque concentrado nas regras legais estabelecidas no âmbito do Estado do Ceará, assim como as orientações dos Tribunais de Contas da União e do Estado do Ceará. São analisados os aspectos relacionados ao conceito do instituto e às hipóteses de cabimento, às regras específicas para concessão, inclusive as vedações aos servidores e o respeito ao valor máximo, à forma de aplicação dos recursos e, por fim, o controle contábil e a prestação de contas dos recursos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Gonçalves, Rodrigo Jurucê Mattos. "A REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA COMO REVISTA TIPO." Revista Práxis e Hegemonia Popular 4, no. 5 (August 13, 2020): 160–74. http://dx.doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.10793.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisamos a Revista Brasileira de Filosofia, que era órgão oficial do Instituto Brasileiro de Filosofia, sediado na cidade de São Paulo e liderado pelo jurista paulista Miguel Reale. “Revista Tipo”, conceito desenvolvido por Antonio Gramsci nos Cadernos do Cárcere, é um importante instrumental teórico, com o qual problematizamos a dinâmica editorial deste que foi um significativo aparelho privado de hegemonia da intelectualidade autocrática de São Paulo, no período entre ditaduras (1945-1964). Analisamos ainda um aspecto fundamental deste aparelho conservador: o antimarxismo. Recebido em 17 de outubro de 2019Aprovado em 15 de novembro de 2019Editado em 15 de dezembro de 2019
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Gonçalves, Rodrigo Jurucê Mattos. "A REVISTA BRASILEIRA DE FILOSOFIA COMO REVISTA TIPO." Revista Práxis e Hegemonia Popular 4, no. 5 (August 13, 2020): 160–74. http://dx.doi.org/10.36311/2526-1843.2019.v4n5.p160-174.

Full text
Abstract:
Neste artigo analisamos a Revista Brasileira de Filosofia, que era órgão oficial do Instituto Brasileiro de Filosofia, sediado na cidade de São Paulo e liderado pelo jurista paulista Miguel Reale. “Revista Tipo”, conceito desenvolvido por Antonio Gramsci nos Cadernos do Cárcere, é um importante instrumental teórico, com o qual problematizamos a dinâmica editorial deste que foi um significativo aparelho privado de hegemonia da intelectualidade autocrática de São Paulo, no período entre ditaduras (1945-1964). Analisamos ainda um aspecto fundamental deste aparelho conservador: o antimarxismo. Recebido em 17 de outubro de 2019Aprovado em 15 de novembro de 2019Editado em 15 de dezembro de 2019
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

García Noce, José Emilio. "Publicaciones psicológicas en la Revista del Instituto Paraguayo." Universitas Psychologica 13, no. 5 (July 31, 2014): 1815. http://dx.doi.org/10.11144/javeriana.upsy13-5.ppri.

Full text
Abstract:
La Revista del Instituto Paraguayo, una iniciativa cultural que surgió en el ambiente intelectual nacional durante la última década del siglo XIX y la primera del siglo XX, fue publicada entre 1896 y 1909. En esta revista se difundieron algunos ensayos que constituyen las manifestaciones tempranas de un pensamiento psicológico en el Paraguay. Aunque de características teóricas, reflejaban la absorción de ideas que estaban siendo discutidas en ese momento en la psicología internacional. Este artículo explora el contenido de estos ensayos y los ubica en el contexto histórico que les corresponde. La metodología es el análisis documental de fuentes publicadas, de manera particular los artículos pertinentes para la psicología, contenidos en esta revista. En la conclusión se analizan las implicaciones de estos trabajos para el desarrollo de la psicología paraguaya en el período preuniversitario.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Tecnológicos, Alcances. "Revisores Técnicos." Alcances Tecnológicos 11, no. 1 (October 19, 2018): 87. http://dx.doi.org/10.35486/at.v11i1.32.

Full text
Abstract:
La revista Alcances Tecnológicos se publicó por primera vez en el año 2003 con el objetivo de transferir las opciones tecnológicas generadas y validadas por el Instituto Nacional de Innovación y Transferencia en Tecnología Agropecuaria, INTA, que es el instituto oficial de investigación en Costa Rica. Actualmente la revista somete a estudio artículos enviados por profesionales del sector agropecuario en general. La revista está dirigida a extensionistas del sector agropecuario, productores líderes, organizaciones de productores, empresas privadas y estudiantes entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Tecnológicos, Alcances. "Revisores Técnicos." Alcances Tecnológicos 12, no. 1 (October 22, 2018): 73. http://dx.doi.org/10.35486/at.v12i1.39.

Full text
Abstract:
La revista Alcances Tecnológicos se publicó por primera vez en el año 2003 con el objetivo de transferir las opciones tecnológicas generadas y validadas por el Instituto Nacional de Innovación y Transferencia en Tecnología Agropecuaria, que es el instituto oficial de investigación en Costa Rica. Actualmente la revista somete a estudio artículos enviados por profesionales del sector agropecuario en general. La revista está dirigida a extensionistas del sector agropecuario, productores líderes, organizaciones de productores, empresas privadas y estudiantes entre otros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Leite, José Yvan Pereira. "EDITORIAL." HOLOS 4 (September 22, 2013): 1. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2013.1670.

Full text
Abstract:
No Hemisfério Sul, por causa do Equinócio, que prenuncia a mudança de estação, o mês de setembro está associado à primavera. Para aqueles que estão próximo ao Equador, essa estação chega com a possibilidade de difundir ciência e tecnologia em plataformas abertas, como os jardins dos parques públicos, que, a passos lentos, vai possibilitando a todos o encontro consciente. Para o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), então, é um período mais do que propício para a realização de encontros dessa natureza em todos os campos, nos seus vários campi, porque esse fenômeno indica também que a Instituição está completando mais uma primavera, o que acontece a cada 23 de setembro, desde 1909, quando foi criada ainda como Escola de Aprendizes e Artífices. Nestes 104 anos, muitas flores e frutos puderam ser colhidos desta frondosa árvore chamada IFRN... Durante esta semana, uma vasta programação de atividades e eventos marcam a data, dentre os quais o I Seminário Luso-Brasileiro de Ciências da Educação, fruto das ações de cooperação científica entre o IFRN e a Universidade do Minho, bem como o lançamento de oito livros pela Editora do IFRN, flores de vivas cores que adornam os caminhos da ciência e difundem nos ambientes acadêmicos o conhecimento. É, pois, nesse contexto festivo, que apresentamos o novo número da HOLOS – Vol. 4/Ano 29, trazendo 16 artigos com contribuições de várias instituições brasileiras, de norte a sul. Os artigos perpassam as áreas de Educação e das diversas Engenharias: Civil, de Minas, Química, Ambiental e de Segurança. Nesta edição, você terá acesso a trabalhos produzidos em ambientes de parcerias entre os pesquisadores e a indústria, incluindo a preocupação com a guarda da memória e a criação de alternativas de ensino, entre outras. Como uma semente (para manter o mesmo contexto metafórico acima), que brotou em 1985, ainda como Revista da ETFRN, a HOLOS se multiplicou de tal forma que, no curto espaço de quatro meses do inverno, de maio para cá, recebeu 33.766 visitas oriundas de 68 países. Por ordem de acesso no exterior tem-se Portugal, Estados Unidos, Moçambique, Angola, Espanha, Índia, França, Peru, Colômbia, Inglaterra e Argentina. No território brasileiro, os acessos são liderados pelo Rio Grande do Norte, seguido por São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Brasília. Toda essa variedade resulta da disponibilidade do periódico em várias bases de dados, o que demonstra também onde é realizada mais intensivamente a pesquisa no país e no mundo. Esta Editoria disponibiliza recurso para acompanhamento destes indicadores, tendo em vista ações de política editorial, a qual vem sendo executada, graças à confiança dos autores e à colaboração dos avaliadores ad hoc. Àqueles e a estes agradecemos, mais uma vez, pela escolha deste periódico para publicar de seus resultados e pela avaliação dos artigos, respectivamente. Como um semeador da ciência que partilha a alegria do desabrochar dos frutos, este periódico trabalha para cumprir seu papel de difundir resultados do trabalho intelectual e, assim, reafirma o compromisso com uma educação de qualidade e comprometida com o desenvolvimento sustentável da nação brasileira. Esta é a sinergia plantada lá em 1909 e que nas primaveras aprendemos a comemorar! Convidamos, portanto, você à leitura! Prof. José Yvan Pereira Leite
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Vargas-Téllez, Geormar. "Presentación de la Revista CJP." Cuaderno Jurídico y Político 5, no. 14 (July 10, 2019): 5–6. http://dx.doi.org/10.5377/cuadernojurypol.v5i14.11150.

Full text
Abstract:
La dirección del Instituto Centroamericano de Estudios Jurídicos y Políticos adscrito a la Escuela de Ciencias Jurídicas y Políticas de la Universidad Politécnica de Nicaragua ha promovido reuniones constantes con equipo de la Revista Cuaderno Jurídico y Político de cara a fortalecer los procesos que en ella se desarrollan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Vieira, Sofia Lerche, and Eloisa Maia Vidal. "Liderança e gestão democrática na educação pública brasileira (Democratic leadership and management in Brazilian public education)." Revista Eletrônica de Educação 13, no. 1 (January 5, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.14244/198271993175.

Full text
Abstract:
This article seeks to deepen the debate on leadership, exploring specifcities of the Brazilian context on this topic, more specifically the principle of democratic management. The reflection focuses on both topics, explaining the path of the debate on democratic management since the mid-eighties of the twentieth century, passing through the Federal Constitution of 1988, the Law of Guidelines and Bases of National Education - Law number 9.394/96) and arriving on the most recent context, where the National Education Plan (PNE), of 2014, incorporates the subject to its goals. Considerations are presented on program contents of two national training programs: the Distance Training Program for School Managers (Progestão) and the National School Program for Managers of Basic Public Education (PNEGEB), also known as School of Managers. The main regulatory frameworks for democratic management are focused on relevant legislation. The study allows us to suggest the hypothesis that the principle of democratic management, associated with a political leadership, would have preponderated in the literature and initiatives of formation of school directors in the country, being the more technical dimension of the subject a little prioritized theme. In this sense, it can be said that the topic of leadership, as it is configured in other contexts, has become a repressed demand in Brazilian educational policy.ResumoEste artigo procura aprofundar o debate sobre liderança, explorando especificidades do contexto brasileiro em relação a esta temática, mais especificamente o princípio da gestão democrática. A reflexão detém-se sobre os dois temas, explicitando a trajetória do debate sobre gestão democrática desde meados dos anos oitenta do século XX, passando pela Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9.394/96) e chegando ao contexto mais recente, onde o Plano Nacional de Educação (PNE) de 2014 incorpora o assunto às suas metas. São apresentadas considerações sobre conteúdos programáticos de dois programas nacionais de formação: o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (Progestão) e o Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública (PNEGEB), também conhecido como Escola de Gestores. Os principais marcos regulatórios da gestão democrática são focalizados na legislação pertinente. O estudo permite sugerir a hipótese de que o princípio da gestão democrática, associado a uma liderança de natureza política, teria preponderado na literatura e iniciativas de formação de diretores escolares no país, sendo a dimensão mais técnica do assunto um tema pouco priorizado. Nesse sentido, pode-se dizer que o tema da liderança, tal como se configura em outros contextos, tem se constituído em demanda reprimida na política educacional brasileira.ResumenEste artículo busca profundizar el debate sobre liderazgo, explorando especificidades del contexto brasileño en relación a esta temática, más específicamente el principio de la gestión democrática. La reflexión se detiene sobre los dos temas, explicitando la trayectoria del debate sobre gestión democrática desde mediados de los años ochenta del siglo XX, pasando por la Constitución Federal de 1988, la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional - LDB (Ley nº 9.394/96) y llegando al contexto más reciente, donde el Plan Nacional de Educación (PNE), de 2014, incorpora el asunto a sus metas. Se presentan consideraciones sobre contenidos programáticos de dos programas nacionales de formación: el Programa de Capacitación a Distancia para Gestores Escolares (Progestão) y el Programa Nacional Escuela de Gestores de la Educación Básica Pública (PNEGEB), también conocido como Escuela de Gestores. Los principales marcos regulatorios de la gestión democrática se centran en la legislación pertinente. El estudio permite sugerir la hipótesis de que el principio de la gestión democrática, asociado a un liderazgo de naturaleza política, habría preponderado en la literatura e iniciativas de formación de directores escolares en el país, siendo la dimensión más técnica del tema un tema poco priorizado. En ese sentido, se puede decir que el tema del liderazgo, tal como se configura en otros contextos, se ha constituido en demanda reprimida en la política educativa brasileña.Keywords: Leadership and democratic management, Educational legislation, Public policies, Scholar managers training.Palavras-chave: Liderança e gestão democrática, Legislação educacional. Políticas públicas, Formação de gestores escolares.Palabras claves: Liderazgo y gestión democrática, Legislación educativa, Políticas públicas, Formación de gestores escolares.ReferencesALMEIDA, Bruno Luiz Teles de. Construindo uma gestão democrática no Estado da Bahia: contribuições do Curso de Especialização em Gestão Escolar promovido pelo Programa Escola de Gestores. Universidade Federal da Bahia. 2015. Dissertação de Mestrado, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17694. Acesso em: 27 out. 2018.BENTO, António; OLIVEIRA, Maria Isabel. A liderança escolar a três dimensões: diretores, professores e alunos. Bragança: Ideias em prática, 2013. Disponível em: https://bibliotecadigital. ipb.pt/handle/10198/9560. Acesso em: 18 ago. 2018.BIANCO, Mônica de Fátima; SOUZA, Eloísio Moulin de; SOUZA-REIS, Antônio Marcos. A nova gestão pública: um estudo do Pró-gestão focado em dois projetos prioritários no estado do Espírito Santo. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, v. 15, n. 1, p. 118-143, jan./abr. 2014.BOLIVAR, Antonio. El liderazgo pedagógico de la dirección escolar en España: limitaciones y acciones. In: LIMA, Licinio; SÁ, Virginio (orgs.). O Governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. Ribeirão: Edições Humus, 2017, p. 151-171. Acesso em: 18 ago. 2018.BOLIVAR, Antonio; YÁÑEZ, Julián López; MURILLO, F. Javier. Liderazgo en las instituciones educativas. Una revisión de líneas de investigación. School leadership. A review of current research perspectives. Red de Investigación sobre Liderazgo y Mejora Educativa (RILME). Revista Fuentes, 14, 2013, pp. 15-60. Disponível em: http://institucional.us.es/revistas/fuente/14/Firma%20invitada.pdf> Acesso em: 18 ago. 2018.BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil _03/constituicao/ConstituicaoCompilado.Htm. Acesso 6 dez. 2018.BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso 14 jun. 2018.BRASIL. MEC. INEP. Desempenho dos alunos na Prova Brasil: diversos caminhos para o sucesso escolar nas redes municipais de ensino. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2008.BRASIL. MEC. UNICEF. UNDIME. Aprova Brasil: o direito de aprender – boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil. 2. ed. Brasília: MEC.UNICEF, 2007. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/pt/aprova_final.pdf> Acesso em: 07 ago. 2018.BRASIL. MEC. UNICEF. UNDIME. Redes de aprendiizagem: boas práticas de municipios que garantem o direito de aprender.BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências.BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.BUENO, Edna Maria Gomes da Silva. A dimensão pedagógica do papel do diretor na gestão escolar: análise do Progestão - programa de capacitação a distância para gestores escolares da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação e Formação). Universidade Católica de Santos, Santos, 2007. Disponível em: http://biblioteca.unisantos.br:8181/handle/tede/112>. Acesso em: 27 out. 2018.EVANGELISTA, Karla Karine Nascimento Fahel. Formação de gestores escolares: um estudo em escolas públicas do Ceará. 2016. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, 2016.FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. Rio de Janeiro: Globo, 3ª ed, revista, 2001.FERNANDES, Cássia do Carmo Pires; TEIXEIRA, Beatriz de Basto. Avaliação do Programa Escola de Gestores: os desafios da pesquisa com egressos. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 24, n.1, p.78-90, jan-jun. 2015.FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. O programa escola de gestores da educação básica e seus efeitos para a formação de gestores escolares em Minas Gerais. 2014. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora. 2014. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/184> Acesso em: 27 out. 2018.FERREIRA, Maria Salonilde. A IV Conferência Brasileira de Educação: algumas considerações. Revista Educação em Questão. V. 1. N. 1. Jan./Jun. 1987. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12026> Acesso em: 26 out. 2018.HONORATO, Hercules Guimarães. O gestor escolar e suas competências: a liderança em discussão. Disponível em http://www.anpae.org.br/iberoamericano2012/Trabalhos/ HerculesGuimaraesHonorato_res_int_GT8.pdf. Acesso em: 26 out. 2018.INEP. Relatório do 2º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação. Brasília, 2018. Disponível em http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/1476034. Acesso em 31 out. 2018.LEITHWOOD, K.; DAY, C.; SAMMONS, P; HARRIS, Alma; HOPKINS, D. Successful school leardership. What it is and how it influences pupil learning. National College for School Leadership. Research Report n° 800. University of Nottingham. 2006. Disponível em http://www.nysed.gov/common/nysed/files/principal-project-file-55-successful-school-leadership-what-it-is-and-how-it-influences-pupil-learning.pdf. Acesso em 31 out. 2018.LIMA, Licinio; SÁ, Virginio (orgs.). O Governo das escolas: democracia, controlo e performatividade. Ribeirão: Edições Humus, 2017. LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.LÜCK, Heloísa. Liderança em gestão escolar. Petrópolis: Vozes, 2008.LÜCK, Heloísa. Mapeamento de práticas de seleção e capacitação de diretores escolares. Estudos e pesquisas. São Paulo: Fundação Victor Civita, 2011, p. 167-225. Disponível em: http://www.fvc.org.br/pdf/livro2-03-mapeamento.pdf. Acesso em: 25 set. 2016.MAGALDI, Ana Maria; GONDRA, José G. A reorganização do campo educacional no Brasil: manifestações, manifestos e manifestantes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.MELO, Marisete Fernandes de. Programa nacional escola de gestores para a educação básica: um olhar sobre a proposta e execução na Paraíba (2010 - 2012). 2017. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Paraíba. Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação, 2017. Disponível em https://repositorio.ufpb.br/ jspui/handle/tede/9320. Acesso em 31 out. 2018.NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona. Programa de Capacitação a Distância de Gestores Escolares – Progestão no Estado do Pará: um estudo sobre a implementação do curso de especialização, no período de 2001 a 2002. 2008. Dissertação(Mestrado em Educação). Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/1845. Acesso em: 27 out. 2018.OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de. Gestão, liderança e clima escolar. Curitiba: Appris, 2018.OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; CARVALHO, Cynthia Paes de. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Rev. Bras. Educ. 2018, vol.23, p. 1-18. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v23/1809-449X-rbedu-23-e230015.pdf. Acesso em: 19 ago. 2018.OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n93/1809-4465-ensaio-24-93-0824.pdf. Acesso em 12 jun. 2018. PENA, Anderson Córdova. Um conceito para liderança escolar: estudo realizado com diretores de escolas da rede pública estadual de Minas Gerais. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora. Tese de Doutorado. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/ handle/ufjf/2426. Acesso em 31 out. 2018.PINHEIRO, Camila Mendes; DAL RI, Neusa Maria. Democratização da educação na década de 1980: o Fórum da Educação na Constituinte e a IV Conferência Brasileira de Educação 1986. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/ jornada11/artigos/8/artigo_simposio_8_749_mila_pinheiro_@hotmail.com.pdf Acesso em: 26 out. 2018.PINHEIRO, Camila Mendes. O Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública e o princípio de gestão democrática na Constituição Federal de 1988. 2015. 234 f. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/ 124369. Acesso em: 26 out. 2018.POLON, Thelma Lucia P. Perfis de liderança e seus reflexos na gestão escolar. In: 34ª Reunião Anual da ANPED, 2011, Anais... Natal/RN: Centro de Convenções, 2011.ROMANO, Alessandro Segala; OLIVEIRA, Márcia Pacini de. A gestão participativa e o papel da liderança do diretor na educação profissional. Revista InSIET: Revista In Sustentabilidade, Inovação & Empreendedorismo Tecnológico, São Paulo, v. 2 n. 2, agosto/dezembro de 2015.RUA, Maria das Graças. Análise de políticas públicas: conceitos básicos. s. d.SCOTUZZI, Claudia Aparecida Sorgon. Gestão democrática nas escolas e progestão: que relação é esta?. 2008. Dissertação (mestrado). Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/90065> Acesso em: 27 out 2018.SILVA, Givanildo da; SILVA, Alex Vieira da; SANTOS, Inalda Maria dos Santos. Concepções de gestão escolar pós–LDB: o gerencialismo e a gestão democrática. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 19, p. 533-549, jul./dez. 2016.SILVA, Luís Gustavo Alexandre da; ALVES, Miriam Fábia. Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar. RBPAE - v. 28, n. 3, p. 665-681, set/dez. 2012. SOTTANI, Natália Bazoti Brito; MARIANO, Sandra Regina Holanda; MORAES, Joysi; DIAS, Bruno Francisco. Políticas públicas de formação de diretores de escolas públicas no Brasil: Uma análise do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEGEB). ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 26, p. 153, 2018.SOUZA, Celina. Introdução Políticas Públicas: uma revisão da literatura. Sociologias, Porto Alegre, ano 8, nº 16, jul/dez 2006, p. 20-45. TEODORO, António. Considerações breves sobre transdiciplinaridade de um campo de estudos. Revista de Humanidades e Tecnologias. s.d. p. 117-121. Disponível em: http://recil.ulusofona.pt/bitstream/handle/10437/2356/1019.pdf?sequence=1. Acesso em: 08 dez. 2018.UNESCO. El liderazgo escolar em América Latina y el Caribe: un estado del arte com base en ocho sistemas escolares de la región. Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe (OREALC/UNESCO Santiago). 2014. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002327/232799s.pdf. Acesso em 31 out. 2018.VAILLANT, Denise. Liderazgo escolar, evolución de políticas y prácticas y mejora de la calidad educativa. 2015. Disponivel em http://www.maestro100puntos.org.gt/ sites/default/files/liderazgo-escolar-evolucion-de-politicas-mejora-de-la-calidad-unesco.pdf. Acesso em 31 out. 2018.VIDAL, Eloisa Maia; VIEIRA, Sofia Lerche. Meta 19. In: INEP Plano Nacional de Educação PNE 2014 - 2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015. p. 313 – 334. Disponível em http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/ document/id/493812. Acesso em 31 out. 2018.VIEIRA, Sofia Lerche. Poder local e educação no Brasil: dimensões e tensões. RBPAE. v.27, n.1, p. 123-133, jan./abr. 2011. Disponível em file:///C:/Users/elois/Downloads/ 19972-72432-1-PB.pdf. Acesso em 31 out. 2018.WEINSTEIN, José. (org.). Liderazgo educativo en las escuelas: nueve miradas. Santiago de Chile, Salesianos Impresores, 2016.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Casalino Sen, Carlota. "ISHRA una nueva revista científica para nuestra Universidad." ISHRA, Revista del Instituto Seminario de Historia Rural Andina 1, no. 1 (July 21, 2017): 9. http://dx.doi.org/10.15381/ishra.v1i1.13041.

Full text
Abstract:
La Revista del Instituto Seminario de Historia Rural Andina que presentamos surge en un momento muy especial. El hasta entonces Seminario de Historia Rural Andina cuyos cincuenta años se cumplieron en el mes de marzo del presente año, ha pasado a denominarse Instituto Seminario de Historia Rural Andina, dejando de depender del Rectorado y pasando a conformar uno de los dos institutos de investigación de la Facultad de Ciencias Sociales. Este cambio es producto de la aplicación del Estatuto de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos vigente a partir del 7 de junio del año en curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Arbo, Antonio. "10th Anniversary of the Revista del Instituto de MedicinaTropical." Revista del Instituto de Medicina Tropical 12, no. 1 (July 30, 2017): 1–2. http://dx.doi.org/10.18004/imt/20171211-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Feitosa, Anny Kariny, and Leandro De Castro Lima. "Matriz de enfrentamento da COVID-19 pelo Instituto Federal do Ceará." Revista Tecnologia e Sociedade 16, no. 44 (September 25, 2020): 67. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n44.12288.

Full text
Abstract:
Considerando o estado de emergência em saúde pública, de importância internacional, e visando redução da transmissibilidade do Coronavírus (SARS-COV-2/COVID-19), o Instituto Federal do Ceará – IFCE, com a suspensão presencial de suas atividades acadêmicas e administrativas, têm adotado medidas no intuito de amenizar a propagação da doença. Nesse sentido, a presente nota técnica tem o objetivo de apresentar algumas das iniciativas que vem sendo realizadas pela referida instituição, neste período de distanciamento social. Os docentes e técnicos passaram a trabalhar na realização de atividades diversas, tais como: palestras e encontros virtuais; pesquisas para a produção e divulgação de dados, que visam manter a comunidade informada a respeito da situação pandêmica; campanhas para doação de alimentos a comunidades em situação de vulnerabilidade; além da produção de álcool em gel e máscaras de proteção facial, como forma de colaborar diretamente com os serviços de saúde, que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Assim, torna-se possível perceber que a instituição de ensino cumpre mais que o papel de disseminar conhecimentos teóricos e científicos, ela ultrapassa os muros institucionais e contribui para a melhoria da comunidade em seu entorno, especialmente em momentos de crise como o atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Editor, El. "El Instituto de Investigaciones Económicas y Sociales (IIES-UCA)." Realidad: Revista de Ciencias Sociales y Humanidades, no. 21 (June 28, 1991): 401–2. http://dx.doi.org/10.5377/realidad.v0i21.5416.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bauler, Almir, and Ernesto Jacob Keim. "O DISCURSO ETNOGRÁFICO NA REVISTA DO IHGB: 1840-1860." Espaço Ameríndio 5, no. 3 (December 28, 2011): 66. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.24319.

Full text
Abstract:
Tendo como objetivo a construção de uma história nacional que atribuísse ao então independente Estado brasileiro um caráter de nação, cabia ao recém-criado Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) a produção de uma memória/história marcada pela busca retroativa das raízes do império, cabendo à ciência histórica fornecer ares de cientificidade para o projeto proposto através de “verdades” históricas alicerçadas em ampla análise de documentação e no conceito “historicista” próprio do século XIX. Com ares de tribunal, aos intelectuais integrantes do instituto, cabia a função de visibilizar fatos e personagens do passado e sentenciar outros ao permanente esquecimento, tendo como objetivo primeiro, forjar um passado que nos identificasse, no presente, a uma grande “nação brasileira”, entendida, em tal projeto, enquanto herdeira da civilização europeia nos trópicos. Através de publicações realizadas pelos integrantes do Instituto em sua Revista trimestral, o presente artigo tem como finalidade realizar levantamento dos discursos etnográficos proferidos por estes, frente a uma sociedade que se pretendia homogênea, branca e europeia, mas que, em sua realidade, se constituía étnica e socialmente heterogênea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Ronaldo Corrêa Ferreira da. "Memória Iconográfica do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva." Revista Brasileira de Cancerologia 63, no. 3 (January 30, 2019): 203–18. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2017v63n3.143.

Full text
Abstract:
Ao celebrar 70 anos de existência, a Revista Brasileira de Cancerologia (RBC) oferece aos leitores uma amostra do acervo de fotografias do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) e da revista, recuperados e guardados ao longo de quase um século de existência. As fotografias selecionadas não esgotam a diversidade de temas e eventos relacionados ao controle do câncer nos quais tanto o INCA como a revista foram protagonistas, mas fornecem uma ideia da importância e relevância que ambas tiveram na segunda metade do século XX e na primeira década do século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Lemos, Antonio Agenor Briquet de. "Análise crítica de uma revista institucional: as Memórias do Instituto Oswaldo Cruz." Cadernos de Saúde Pública 9, no. 2 (June 1993): 161–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1993000200007.

Full text
Abstract:
Criadas e mantidas durante muitos anos para difundir exclusivamente os resultados de pesquisas de uma instituição, as Memórias do Instituto Oswaldo Cruz vêm passando, desde a década de 1980, por mudanças que as transformaram numa revista aberta. São analisadas as condições em que se deu seu surgimento e o excelente papel que desempenharam na difusão dos conhecimentos produzidos pelo Instituto Oswaldo Cruz. O fato de ter sido uma revista diferente das editadas por sociedades científicas não diminui sua importância. A opção atual, que procura dar à revista uma inclinação internacional, com possibilidades de competir no mercado estrangeiro, para o que contribuiria a preferência dada a artigos escritos em inglês, suscita questionamentos quanto ao papel dos periódicos especializados brasileiros no quadro de nosso desenvolvimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Tecnológicos, Alcances. "Revisores Técnicos." Alcances Tecnológicos 12, no. 2 (February 1, 2019): 79–82. http://dx.doi.org/10.35486/at.v12i2.94.

Full text
Abstract:
Dirección de la revista:Instituto Nacional de Innovación y Transferencia en Tecnología Agropecuaria, oficinas delMinisterio de Agricultura y Ganadería. Sabana Sur, San José, Costa Rica. Dirección electrónica: lramirez@inta.go.cr. Teléfono 22 31 39 91. Plataforma INTA: www.platicar.go.cr web INTA:www.inta.go.cr Perspectiva de la revistaLa revista Alcances Tecnológicos se publicó por primera vez en el año 2003 con el objetivo detransferir las opciones tecnológicas generadas y validadas por el Instituto Nacional de Innovacióny Transferencia en Tecnología Agropecuaria, que es el instituto oficial de investigación en CostaRica. Actualmente la revista somete a estudio artículos enviados por profesionales del sector agropecuario en general. La revista está dirigida a extensionistas del sector agropecuario, productoreslíderes, organizaciones de productores, empresas privadas y estudiantes entre otros. En líneaALCANCES TECNOLÓGICOS: revista.inta.go.cr | www.platicar.go.cr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Aquino, Arthur de, and Lidiane Maciel. "Apresentação." Idéias 1, no. 1 (November 3, 2010): 7. http://dx.doi.org/10.20396/ideias.v1i1.8649301.

Full text
Abstract:
Este número da Idéias tem amplo significado para o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp, e para a própria revista. É um número de retomada da revista, a qual volta com uma nova organização interna, uma reformulação de propósitos, propostas, e objetivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lavor, Anna Ariane Araújo de, and Luciana Turatti. "CONTRATAÇÕES PÚBLICAS DO IFCE — CAMPUS IGUATU: ANÁLISE SOB A ÓPTICA DA SUSTENTABILIDADE." Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online), no. 51 (July 17, 2019): 41–61. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820190386.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como escopo o estudo do processo de difusão das compras públicas sustentáveis no Brasil e, de forma mais específica, em uma instituiçãode caráter federal, tendo em vista que, na última década, a evolução normativa envolvendo tal tema tem considerado a possibilidade de estas nãoconsiderarem somente os aspectos econômicos quando da sua realização. A instituição escolhida foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Ceará — Campus Iguatu. Foram analisados todos os seus processos de aquisição no exercício de 2015. O intuito da pesquisa foi analisar se ainstituição adotou critérios de sustentabilidade, quando das compras públicas, quais critérios foram adotados e como ocorreu essa inserção. A pesquisateve caráter descritivo e exploratório, e a abordagem foi qualitativa. Ao final, ficou demonstrado que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiado Ceará — Campus Iguatu, no ano analisado, possuiu percentuais acima da média nacional, quanto à adoção de critérios de sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Molina, Monica Castagna, Clarice Aparecida dos Santos, and Márcia Mariana Bittencourt Brito. "O Pronera e a produção do conhecimento na formação de educadores e nas ciências agrárias: teoria e prática no enfrentamento ao bolsonarismo (Pronera and the production of knowledge in Educators and Agricultural Science trainning courses: theory and practice facing Bolsonarism)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 29, 2020): 4539138. http://dx.doi.org/10.14244/198271994539.

Full text
Abstract:
The rights of the peasantry are a target for the attack of Bolsonaro’s project. Part of these attacks attempt to destroy the National Education Program on Agrarian Reform - Pronera. It is assumed that this attempt is associated with the results achieved by this policy, which are going against the political-economic interests that sustain Bolsonaro’s government. This work aims at reflecting on possible differentials in the knowledge production processes generated in higher education courses, training of educators and agricultural sciences linked to Pronera, as well as the potential of this process to intervene in the transformation of social reality, contributing to the materialization of the peasant’s territorial project, centred on land decentralization, agroecology and food sovereignty. Reports from the II National Survey of Education in Agrarian Reform were analysed and bibliographic research was carried out in the Coordination of Improvement of Higher-Level Personnel (Capes) Thesis Catalogue, between 1998 to 2019. Out of the 48 researches on educator training and 24 on agricultural sciences linked to Pronera found, 12 studies on the performance of graduates in schools and 5 on their performance in organizing the production of settlements were selected for analysis with the intention of capturing the relationship between theory and practice. The researches found relevant insertion of the graduates in the schools of the settlements, with considerable changes in their school organization and pedagogical work, as well as changes in the productive processes towards an agroecological transition linked to the social struggles to transform the countryside.ResumoOs direitos do campesinato têm sido alvo constante de ataques do bolsonarismo. Parte desses ataques pretende destruir o Programa Nacional de Educação na Reforma Agraria (Pronera). Cogita-se que essa tentativa associa-se aos resultados produzidos pelo Pronera, que caminham em direção contrária aos interesses político-econômicos que sustentam o bolsonarismo. Este artigo objetiva refletir sobre possíveis diferenciais nos processos de produção do conhecimento gerados nos cursos superiores vinculados ao Pronera, na Formação de Educadores e nas Ciências Agrárias, e sobre as potencialidades desse processo para intervir na transformação da realidade social, contribuindo com a materialização do projeto territorial camponês, centrado na desconcentração fundiária, agroecologia e soberania alimentar. Foram analisados relatórios da II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária e realizada pesquisa bibliográfica no Catálogo de Teses da Capes, entre 1998 e 2019. Localizaram-se 48 pesquisas sobre formação de educadores e 24 sobre Ciências Agrárias, vinculadas ao Pronera. Após leitura dos resumos e conclusões, priorizou-se a análise de pesquisas sobre a atuação dos egressos nas escolas (12 trabalhos) e na organização da produção dos assentamentos (5 trabalhos), intencionando captar a relação entre a teoria e a prática promovida por tais processos formativos. As pesquisas encontraram relevante inserção dos egressos nas escolas dos assentamentos, com alterações em sua organização escolar e trabalho pedagógico, além de mudanças nos processos produtivos em direção à transição agroecológica em assentamentos onde atuam egressos das Ciências Agrárias, apontando a existência de um processo de produção do conhecimento diferenciado nos cursos vinculados às lutas sociais para transformação do campo.Palavras-chave: Pronera, Educação Superior, Produção do conhecimento, Práxis.Keywords: Pronera, Higher Education, Knowledge production, Praxis.ReferencesALMEIDA, Viviane Aparecida Ribeiro de. Inserção profissional dos egressos da primeira turma de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos/SP (2008-2011). 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos/SP, 2019.AMARAL, Débora Monteiro do. Mulheres da Reforma Agrária na educação: os significados em ser pedagoga da terra. Amaral. 2014. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos/SP, 2014.AMARAL, Nelson Cardoso. Financiamento da educação básica e o PNE 2011-2020. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 6, p. 123-141, jan./jun. 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/xmlui/bitstream/handle/ri/13066/Artigo%20-%20Nelson%20Cardoso%20Amaral%20-%20%20%20%202010.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 17 jun. 2020.BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 17 jun. 2020.CALDART, Roseli Salete. Pedagogia da Terra: formação de identidade e identidade de formação. Cadernos do ITERRA. Veranópolis/RS, ano II, n. 6, dez. 2002, p. 77-98.CARVALHO, A. M. P. de. A luta por direitos e a afirmação das políticas sociais no Brasil contemporâneo. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 39, n. 1, UFC, p. 16-26, 2008.CORRÊIA, Deyse Morgana das Neves. Educação do Campo no ensino superior: diálogo entre o popular e o científico na produção do conhecimento no curso de Licenciatura em Pedagogia do Pronera/UFPB. 2016. 284 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2016.COSTA, Francilene Corrêa Silva. O campo, entre arame e o arado: contribuições do Pronera-IFMA para o desenvolvimento socioespacial no município de Arame - MA. 2017. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional) – Universidade Estadual do Maranhão (UEM), São Luís, 2017.DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.DIAS SOBRINHO, José. Democratização, qualidade e crise da educação superior: faces da exclusão e limites da inclusão. Educ. Soc. [online]. Campinas/SP, v. 31, n. 113, p. 1223-1245, out./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/10.pdf. Acesso em: 20 maio. 2020.DIAS, Fabrício Souza. O Pronera em suas fases como política pública de Educação do Campo: uma visão a partir de seus atos normativos. In: RODRIGUES, Sônia da Silva (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020. p. 65-98.FERNANDES, Bernardo Mançano. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista Nera, Presidente Prudente/SP, ano 8, n. 6, jan./jun. 2005, p. 14-34.FERNANDES, Bernardo Mançano. Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. Tese de livre-docência. Volume 1 (Parte 1 e 2). Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente/SP, jun. 2013. Disponível em http://www2.fct.unesp.br/nera/ltd/textos-volume1-bmf2013.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.FERREIRA, Suellen Cristina Rodrigues. Educação do Campo na educação superior: as repercussões do Pronera na atuação social, profissional e política de egressos dos cursos ofertados na UFPB (Campus I). 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.FREITAS, Luís Carlos. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas/SP: Papirus, 1995.FREITAS, Luís Carlos. O bumerangue do populismo autoritário. Avaliação Educacional - Blog do Freitas. 13 jun. 2020. Disponível em: https://avaliacaoeducacional.com/2020/06/13/o-bumerangue-do-populismo-autoritario/. Acesso em: 14 jun. 2020.GHEDINI, Cecília Maria. A formação de educadores no espaço dos movimentos sociais: um estudo a partir da I Turma de Pedagogia da Terra da Via Campesina. 2007. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.GUEDES, Camila Guimarães. Contribuição do Residência Agrária para os cursos de pós-graduação lato sensu do Pronera. In: RODRIGUES, Sônia da Silva (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020. p. 221-243.HARVEY, David. O novo imperialismo. São Paulo: Edições Loylola, 2004.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II PNERA: Relatório da II Pesquisa Nacional sobre a Educação na Reforma Agrária. Brasília, 2015. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/150618_relatorio_ii_pesquisa%20nacional.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: repercussões no estado do Pará (regiões sul e sudeste). Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016a. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/relatorio_pnera_sul_sudeste_web.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: avaliação de ações no Maranhão. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016b. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/160902_relatorio_pnera_maranhao.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: uma análise sobre o estado da Paraíba (1998-2011). Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016c. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatoriopesquisa/160725_relatorio_pnera_paraiba.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária: repercussões no estado do Ceará. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016d. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/7463. Acesso em: 7 maio 2020IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária: estado de Minas Gerais. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016e. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=28543. Acesso em: Acesso em: 7 maio 2020.IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. II Pesquisa Nacional sobre Educação na Reforma Agrária: pesquisa qualitativa no estado do Paraná. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro, 2016f. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/7417/1/RP_II%20Pesquisa%20-%20Paran%C3%A1_2016.pdf. Acesso em: 7 maio 2020.KUHN, Ednizia Ribeiro Araújo. Análise da política de Educação do Campo no Brasil: meandros do Pronera e do Pronacampo. 2015. 287 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.LEHER, Roberto. Movimentos sociais, padrão de acumulação e crise da universidade. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. GT11 - Política da Educação Superior, 37., Florianópolis, 2015. Anais eletrônicos [...]. Florianópolis: ANPED, out. 2015. 16 p. Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-de-Roberto-Leher-para-o-GT11.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo; Expressão Popular, 2019. 232 p.LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.LIMA, Lucileide Paz Ferreira de. A 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia do Pronera da UFPB (2007-2011): contribuições para o desenvolvimento dos assentamentos. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade da Paraíba, João Pessoa, 2013.MANCEBO, Deise; SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SCHUGURENSKY, Daniel. A educação superior no Brasil diante da mundialização do capital. Educ. em Rev. [online]. Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 205-225, out.-dez. 2016. https://www.researchgate.net/publication/312149699_A_educacao_superior_no_Brasil_diante_da_mundializacao_do_capital. Acesso em: 5 maio 2020.MANCEBO, Deise. Políticas, gestão e direito à Educação Superior: novos modos de regulação e tendências em construção. In: MOLINA, Mônica Castagna; HAGE, Salomão Mufarrej (org.). Licenciaturas em Educação do Campo: resultados da pesquisa sobre os riscos e potencialidades de sua expansão. Florianópolis: LANTEC /CED/UFSC, 2019. p. 28-43.MARTINS, José de Souza. O poder invisível. Valor Econômico. Caderno Eu &. São Paulo, ano 21, n. 1018. p. 3, 12 jun. 2020.MOLINA, Mônica Castagna. A contribuição do PRONERA na Construção de Políticas Públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. 2003. 202 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável) Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2003.MOLINA, Mônica Castagna et al. Posfácio. In MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017, 476 p.MORAES, Valdirene Manduca de. A organização dos espaços e tempos educativos no trabalho dos egressos do curso de pedagogia para educadores do campo. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A mundialização da agricultura brasileira. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 12., Bogotá, 2012. Actas [...]. Barcelona: Geocrítica, 2012. v. 1, p. 1-15.OLIVEIRA, João Ferreira de: FERREIRA, Adriano de Melo; MORAES, Karine Nunes. A política e a cultura de inovação na educação superior no Brasil. In: CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de (org.).Educação superior e produção do conhecimento: utilitarismo, internacionalização e novo contrato social. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 127-164.REZENDE, Janaína Ribeiro de. Os sentidos da formação em Pedagogia da Terra: o caso das militantes do MST no estado de São Paulo. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Univ. Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2010.SÁ, Laís Mourão; MOLINA, Mônica Castagna. Políticas de Educação Superior no Campo. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do Campo e Pesquisa II: questões para reflexão. Organizadora. – Brasília: MDA/MEC, 2010.SADER, Emir. Prefácio. In: MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.SANTOS, Clarice Aparecida dos. Pronera, educação técnico-profissional e Reforma Agrária Popular: um estudo na perspectiva do projeto formativo vinculado aos processos produtivos dos camponeses. 2016. 202 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação. Humana) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2016.SANTOS, Clarice Aparecida dos. Residência Agrária e projeto educativo dos camponeses. In: MOLINA, Mônica Castagna et all (orgs.) Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017. 476 p.SANTOS, Franciele Soares dos. Formação de educadores militantes no MST: a experiência do curso Pedagogia da Terra na Unioeste/PR. 2009. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.SANTOS, Thatyanne Krause Lima de Brito. Educação do Campo e participação: análise da produção do conhecimento dos quilombolas egressos do primeiro curso de Pedagogia do Campo/UFPB. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoal, 2015.SCALABRIN, Rosemeri. Diálogos e aprendizagens na formação em agronomia para assentados: Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.SEMERARO, Giovanni. Filosofia da práxis e (neo)pragmatismo. Rev. Bras. Educ. [online]. Rio de Janeiro, n. 29, p. 28-39, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782005000200003&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 15 maio 2020.SILVA, Paula da. Pedagogia da Terra na UFSCar: uma análise acerca da proposta metodológica e das práticas educativas da turma Helenira Resende. 2013. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.SILVA JR., João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da Educação Superior no Brasil: reforma do Estado e mudanças na produção. 2. ed. São Paulo: Cortez; Bragança Paulista/SP: EDUSF, 2001.SIMPLÍCIO, Antonia Vanderlúcia de Oliveira. Egressos do curso Pedagogia da Terra e suas práticas educativas: um estudo de caso no Assentamento 25 de Maio, Madalena, Ceará. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2011.SOUZA, Dayana Viviany Silva de. Currículo e saberes culturais das comunidades dos discentes ribeirinhos do curso de Pedagogia das Águas de Abaetetuba-Pará. 2011. 243 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.SOUZA, Gisele da Rocha. Educação superior pelo Pronera: uma política pública de Estado. In: RODRIGUES, Sônia (org.). Pronera: gestão participativa e diversidade de sujeitos da Educação do Campo. Marília/SP: Lutas Anticapital, 2020.SOUZA, Maria Antônia de. Pesquisa educacional sobre MST e Educação do Campo no Brasil. Educ. em Rev. [online], Belo Horizonte, v. 36, mar. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982020000100205&tlng=pt. Acesso em: 10 maio 2020.TARDIN, José Maria; GUHUR, Dominique Michèle Perioto. Agroecologia: uma contribuição camponesa à emancipação humana e à restauração revolucionária da relação metabólica sociedade-natureza. In: MOLINA, Mônica Castagna et al. (org.). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre o Programa Residência Agrária. Volume II. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.476 p.TEIXEIRA, Rafael de Oliveira. O curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal de São Carlos: uma análise a partir do olhar de um grupo de graduados da primeira turma. 2015. 193 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto/SP, 2015.VASCONCELOS, Gilvânia de Oliveira Silva de. Desafios da educação crítica nas Ciências Agrárias: possibilidades e limites na versão Residência Agrária UFPB. 2015. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, 2015.VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Clacso; São Paulo: Expressão Popular, 2007.ZART, Laudemir Luiz. Produção social do conhecimento na experiência do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (Camosc): interação da Unemat e de Movimentos Sociais do Campo. 2012. 397 f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnologia) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas/SP, 2012.e4539138
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Araújo Madeira, Soraia, Ahmad Saeed Khan, Eliane Pinheiro de Sousa, and Fabiano Luiz Alves Barros. "Análise da modernização agrícola cearense no período de 1996 e 2006." Geosul 34, no. 72 (July 25, 2019): 307–34. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n72p307.

Full text
Abstract:
O objetivo geral desse trabalho é descrever o grau de modernização da agricultura entre os 184 municípios do estado do Ceará no período de 1996 e 2006. No que se refere à fonte dos dados sobre indicadores de modernização para os municípios cearenses, foram coletados a partir do Censo Agropecuário do estado do Ceará, nos anos 1996 e 2006, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, conclui-se que, no ano de 1996, o que predomina no estado do Ceará é uma agricultura rudimentar de baixo nível tecnológico para a maioria dos municípios em destaque. Conclui-se no ano de 2006 que a grande parte dos municípios estudados possui uma propensão à modernização muito aquém do desejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Rodrigues, Rômulo Eufrosino de Alencar, Erivelton de Souza Nunes, and Eliane Pinheiro de Sousa. "A PREVIDÊNCIA SOCIAL COMO DETERMINANTE DA DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO ESTADO DO CEARÁ." Revista de Políticas Públicas 20, no. 2 (February 15, 2017): 493. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v20n2p493-513.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma análise da funcionalidade previdenciária cearense quanto à distribuição de renda em nível municipal no ano de 2010. Utiliza estatística descritiva e a estimação de um modelo econométrico de regressão linear múltipla, em que a relação entre arrecadação e despesa previdenciária municipal foi considerada como variável dependente, enquanto as variáveis explicativas foram representadas pelo Produto Interno Bruto (PIB), PIB per capita, número e proporção de idosos na população. Emprega dados do Anuário Estatístico do Ceará, fornecidos pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Os resultados sinalizam que a previdência social cearense, ao possibilitar a transferência de renda dos municípios mais ricos para os mais pobres, constitui-se em importante mecanismo redistributivo em nível local.Palavras-chave: Previdência social, Ceará, regressão linear múltipla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pereira, Sebastião Félix, and Francisco Amaro Gomes de Alencar. "ASSENTAMENTOS RURAIS NO CEARÁ E OS DILEMAS DA EMANCIPAÇÃO." Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS) 20, no. 3 (December 1, 2018): 100–116. http://dx.doi.org/10.35701/rcgs.v20n3.372.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir sobre emancipação de assentamentos rurais no Ceará, considerando as resistências dos movimentos sindicais, sociais e pastoral. A justificativa para realização deste estudo refere-se à tentativa de ampliar esse debate para a sociedade civil alertando a necessidade de que todos participem das discussões acerca da emancipação dos assentamentos. A metodologia está amparada em pesquisa bibliográfica, informações colhidas no Incra, IBGE e entrevistas com MST, Fetraece e técnicos do Incra. Os dados apontam para o predomínio da minifundiarização e a permanência da concentração da terra no Ceará. Palavras-chave: Assentamentos. Resistência. Emancipação. ABSTRACTThis study aimed to promote discussion on settlements’ emancipation in Ceará state, Brazil, based on the resistance of trade union, social and pastoral movements. The main reason for the conduction of this study is related to broaden this debate to the entire civil society by letting people know about the necessity of them to take part in discussions regarding settlements’ emancipation. Data were collected based on the followings sources: a literature review; official records from the National Institute for Agrarian Reform (INCRA) and the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE); and an interview conducted with members of the Movement of Landless Workers-Ceará Section (MST) and the Federation of Agricultural Workers in the State of Ceará (FETRAECE) and technicians from INCRA. The results showed the predominance of mini agrarian structures and the permanence of land concentration in Ceará state. Keywords: Settlements. Resistance. Emancipation. RESUMENEl objetivo de este artículo es discutir sobre emancipación de asentamientos rurales en Ceará, considerando las resistencias de los movimientos sindicales, sociales y pastoral. La justificación para la realización de este estudio se refiere al intento de ampliar ese debate a la sociedad civil alertando la necesidad de que todos participen en las discusiones sobre la emancipación de los asentamientos. La metodología está amparada en investigación bibliográfica, informaciones recogidas en el Instituto Nacional de Reforma Agraria (INCRA), Instituto Brasileño de Geografía y Estadística (IBGE) y entrevistas con Movimiento de los Sin Tierras (MST), Federación de los Trabajadores Rurales Agricultores y Agricultoras Familiares del Estado del Ceará (FETRAECE) y técnicos del INCRA. Los datos apuntan al predominio de la minifundiarización y la permanencia de la concentración de la tierra en Ceará. Palabras clave: Asentamientos. Resistencia. Emancipación.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Leite, Isadora da Cunha, Andréa Silvia Walter de Aguiar, and Márcia Maria Pinheiro Dantas. "Pró-PET-Saúde/Rede Urgência e Emergência: um Relato de Experiência Prática de Ensino-Serviço-Aprendizagem." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 4 (December 2016): 739–42. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e01672015.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivo Este estudo objetiva relatar a experiência da acadêmica do curso de Fisioterapia e extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza. Metodologia Trata-se de um relato de experiência de abordagem qualitativa, com descrição de visitas supervisionadas, realizadas pela extensionista do Pró-PET-Saúde da Universidade Federal do Ceará no Instituto Dr. José Frota de Fortaleza durante 26 meses. Resultados Foi vivenciada a rotina hospitalar de diversos profissionais da saúde na unidade concedente. Os procedimentos realizados eram efetuados pelo preceptor/profissional, e o aluno o observava, correlacionando os conhecimentos teóricos adquiridos com a prática visualizada. Conclusões Nesse processo de vivência hospitalar, a visão inter- e multidisciplinar é abordada de maneira a beneficiar a formação acadêmica e de saudável convivência, expondo o aluno a inúmeras situações necessárias e benéficas. Observou-se a importância da inserção da fisioterapia na equipe profissional, auxiliando na reabilitação, bem-estar e melhora da qualidade de vida desses indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Biondi, Mario, and Mario Wainstein. "ORGANIZACIÓN DE UN INSTITUTO UNIVERSITARIO DE INVESTIGACIONES CONTABLES." Quipukamayoc 10, no. 19 (April 10, 2014): 80. http://dx.doi.org/10.15381/quipu.v10i19.5524.

Full text
Abstract:
Consideramos importante transcribir el presente artículo, publicado en la Revista Contabilidad y Auditoría -diciembre 2001- del Instituto de Investigaciones Contables •Prof. Juan Alberto Arévalo• de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad de Buenos Aires, Argentina, que nos permite conocer los alcances que tiene un Instituto de Investigaciones Contables, como un estímulo para seguir este ejemplo de desarrollo y satisfacer nuestra inquietante posición de docentes universitarios de la Universidad Nacional Mayor de San Marcos. Además, sus lineamientos y organización pueden aplicarse a las 20 facultades de la UNMSM; y lograr nuestra correcta ubicación en el esquema organizativo institucional vigente de cada Facultad y de la misma universidad. Y en un justo despegue en mayor producción de estudios de investigaciones, libros y publicaciones de artículos científicos para colocar a nuestra Universidad en el sitial que se merece. Agradecemos a los autores y dignos profesores, colegas nuestros, su posición benevolente, por la transcripción que hacemos en la Revista Quipukamayoc.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Panzu, Ângela Nascimento dos Santos. "A trajetória institucional do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, por meio das revistas Amazoniana e Acta Amazonica (1965-1975)." Cadernos de História da Ciência 11, no. 1 (June 30, 2015): 70–86. http://dx.doi.org/10.47692/cadhistcienc.2015.v11.33881.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a analisar a circulação do conhecimento científico praticado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no período de 1965 a 1975, por meio da análise desses resultados nos primeiros periódicos científicos lançados pelo INPA: a revista Amazoniana, editada com parceria alemã; e a revista Acta Amazonica, primeira revista do INPA editada no Brasil, com recursos nacionais, desde 1971. Proponho-me a entender os vários aspectos da produção e da disseminação do reduzido número de artigos publicados pelos pesquisadores brasileiros na revista Amazoniana em relação àqueles publicados pelos estrangeiros na revista Acta Amazonica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ayala-Peralta, Félix. "Revista de investigación rumbo a la modernización digital." Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal 8, no. 1 (July 15, 2019): 7–8. http://dx.doi.org/10.33421/inmp.2019146.

Full text
Abstract:
La Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal órgano oficial de difusión científica del Instituto Nacional Materno Perinatal (INMP) ha logrado ingresar a la modernización mediante el uso de la plataforma electrónica Open Journal System (OJS), la cual brindará una mayor visibilidad a la producción científica realizada en el INMP. Al estar en el sistema del Open Journal System (OJS) la revista cuenta con un código internacional seriado en línea ISSN-L 2663-113X, quiere decir que la revista en su versión electrónica está visible a toda la comunidad científica, tanto nacional como internacional, cumpliendo de este modo con las normas establecidas para publicaciones científicas. El INMP viene publicando desde hace 8 años la Revista Peruana de Investigación Materno Perinatal en versión impresa con ISSN 2305-3887, la cual hasta la fecha han producido en su totalidad 121 artículos que ya se encuentran en línea y cada uno cuenta con Digital Object Identifier (DOI) que es un identificador único y permanente para las publicaciones en la red la cual garantiza el crédito académico de los investigadores que publican en nuestra revista. En la actualidad, los artículos científicos producidos y publicados en vuestra revista del INMP tendrán mayor visibilidad porque cualquier investigador va a poder encontrarlos en la red, estos podrán citarlos como referencia en otros trabajos de investigación, dando inicio a la modernización en nuestras publicaciones como instituto de salud de nivel III-2 en el país. A partir deL 2019, la edición de producción científica de vuestra revista en el INMP será más exigente y se realizará de manera trimestral, los artículos científicos serán inicialmente evaluados por revisores pares externos para luego ser aprobados por el Comité Editorial de la Revista, asegurando de este modo que los artículos sean de calidad y cuenten con los parámetros que las normas internacionales exigen. Cabe mencionar que el INMP es el único instituto que ha logrado que una revista de investigación se encuentre indizada en LATINDEX y migrado al Open Journal System, el próximo paso es indizar la revista a plataformas como Scielo y otras. “Este es un proyecto sostenible, el camino está trazado para que la revista llegue a ser indizada a Scopus que es una base de datos bibliográficas del más alto nivel”. Vuestra revista está disponible en el link: http://investigacionmaternoperinatal.inmp.gob.pe/index.php/rpinmp
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Escribano Pizarro, Jaime, and Carme Melo Escrihuela. "Informe editorial, número 5 (2019)." TERRA: Revista de Desarrollo Local, no. 5 (July 24, 2019): 1. http://dx.doi.org/10.7203/terra.5.15642.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Toledo, Cézar de Alencar Arnaut de, and Marcos Ayres Barboza. "A atuação educativa, missionária e pastoral dos franciscanos no Brasil colonial nas páginas da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB)." Revista Brasileira de História da Educação 20, no. 1 (April 8, 2020): e111. http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v20.2020.e111.

Full text
Abstract:
Análise de textos que tratam da atuação dos franciscanos na América Portuguesa publicados na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Trata-se da mais antiga instituição brasileira dedicada à pesquisa e à conservação de documentos históricos e culturais do Brasil. Criado em 1839, com a finalidade de coletar e publicar documentos históricos relevantes para a história do Brasil e incentivar as instituições públicas a preservarem os documentos históricos como parte de um projeto de construção de uma ‘memória nacional’. A revista do Instituto foi criada no mesmo ano. Nela, foram investigados os textos que tratam sobre o tema, em especial no que tange ao trabalho catequético e missionário dos franciscanos no Brasil colonial. Na Revista do IHGB foram localizados diversos documentos históricos que destacam a importância do trabalho dos religiosos da Ordem de São Francisco na constituição da identidade nacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Leonardo, António José F., Décio R. Martins, and Carlos Fiolhais. "A telegrafia eléctrica nas páginas de "O Instituto", revista da Academia de Coimbra." Revista Brasileira de Ensino de Física 31, no. 2 (June 2009): 2601.1–2601.13. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-11172009000200014.

Full text
Abstract:
Analisamos os avanços da telegrafia eléctrica e da telegrafia sem fios no mundo e, em particular, em Portugal, com base em artigos da revista O Instituto, publicada pelo Instituto de Coimbra, uma sociedade científica, fundada em 1852, que reuniu um vasto leque de personalidades das ciências e artes nacionais. Passamos em revista os principais artigos sobre a telegrafia: o artigo de José Maria de Abreu de 1855, publicado menos de um mês depois da adjudicação das primeiras linhas telegráficas em Portugal; o parecer da Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra sobre as deliberações do Congresso e Conferências de Paris para determinação das unidades eléctricas, onde esteve Santos Viegas, Presidente do Instituto; e o artigo de Álvaro Silva Basto de 1903 sobre a telegrafia sem fios. Uma menção especial é feita ao artigo de Adriano Paiva Brandão de 1878 sobre telescopia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Botaro, Luís Gustavo Martins, and Eduardo Romero de Oliveira. "Revistas de Engenharia: a opinião “scientífica da Engenharia Brasileira sobre nossas vias de comunicação” (Brasil, 1867-194?)." Revista Territórios e Fronteiras 12, no. 1 (July 30, 2019): 314. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v12i1.882.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é dissertar a respeito das revistas de engenharia publicadas no Brasil, a fim de apresentar uma discussão relativa ao transporte no país. Tomamos como objeto de estudo revistas que foram produzidas na cidade do Rio de Janeiro, capital, principal centro com instituições para a formação de novos engenheiros e associações de classe dos mesmos. Serão consultadas a Revista de Engenharia (1879-1891), Revista do Instituto Politécnico Brasileiro (1867-1906), Revista do Clube de Engenharia (1887-1934), a Revista das Estradas de Ferro (1885-1889) e a Brazil Ferro-Carril (1911-194?).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Rosas Poblano, Sandra Guadalupe. "El Instituto de Química y su producción científica en el periodo 2000-2009." Biblioteca Universitaria 14, no. 2 (December 30, 2011): 156–67. http://dx.doi.org/10.22201/dgb.0187750xp.2011.2.70.

Full text
Abstract:
El artículo presenta brevemente los antecedentes del Instituto de Química (IQ) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), así como el resultado de un estudio bibliométrico de su producción científica tomando en cuenta los artículos publicados por el personal académico en revistas nacionales y extranjeras durante el periodo 2000-2009. Se analizó la distribución de las contribuciones por autor, año, revista, país de origen de la revista, editorial, idioma, especialidad y factor de impacto. En total se analizaron 1 349 artículos publicados en 247 revistas. Los resultados de este estudio bibliométrico pueden contribuir a la toma de decisiones en el marco de las políticas científicas del propio Instituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Abar, Celina A. A. Pereira. "Editorial." Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 10, no. 1 (June 5, 2021): 1–4. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p001-004.

Full text
Abstract:
A Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (IGISP), ISSN 2237-9657, de regularidade semestral, é uma publicação eletrônica do Instituto GeoGebra de São Paulo com sede na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil. De acesso livre, tem por objetivo oferecer um espaço para divulgação e circulação de pesquisas e trabalhos desenvolvidos com o uso do software GeoGebra, principalmente, na América Latina. Esse primeiro número do volume 10 da revista de 2021 apresenta nove artigos que procuram abarcar as diferentes possibilidades e caminhos com que o GeoGebra pode ser investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Global, Revista Derecho. "Dictaminadores Revista número 14." Derecho Global. Estudios sobre Derecho y Justicia 5, no. 14 (March 10, 2020): 237. http://dx.doi.org/10.32870/dgedj.v5i14.338.

Full text
Abstract:
Ezequiel Abasolo (Pontifica Universidad Católica Argentina, Argentina). María José Arancibia Obrador (Universidad Alberto Hurtado, Chile). Andy Delgado Blanco (Universidad Central de Venezuela, Venezuela). Sebastián Ignacio Fortuna (Universidad de Buenos Aires, Argentina). José Alpiniano García-Muñoz (Universidad de la Sabana, Colombia). Carlos Moisés Herrera Mejía (Universidad de Quintana Roo, México). José Manuel López Libreros (Universidad Autónoma de Aguascalientes, México). María Salomé Magaña Martínez (Universidad Autónoma de Baja California, México). Pablo Marshall Barberán (Universidad Austral de Chile, Chile). Germán Luis Ovalle Madrid (Universidad de Chile, Chile). Eduardo Pérez Alonso (Universidad de Guanajuato, México). Patricia Reyes Olmedo (Instituto Chileno de Derecho y Tecnologías, Chile). Jessica Cristina Romero Michel (Universidad de Colima, México). Antonio Silva Sánchez (Universidad de Extremadura, España). María Carmen Tirado Robles (Universidad de Zaragoza, España). Carlos Alberto Toselli (Universidad Católica de Córdoba, Argentina). Ludmila Andrea Viar (Pontifica Universidad Católica de Argentina, Argentina). Inmaculada Vivas-Tesón (Universidad de Sevilla, España). Miguel Zamora Acevedo (Universidad de Costa Rica, Costa Rica).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography