Academic literature on the topic 'Ribeirinhos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ribeirinhos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ribeirinhos"

1

Machado, Juliana Salles. "ILHA CAVIANA: SOBRE AS SUAS PAISAGENS, TEMPOS E TRANSFORMAÇÕES." Amazônica - Revista de Antropologia 6, no. 2 (October 15, 2014): 283. http://dx.doi.org/10.18542/amazonica.v6i2.1870.

Full text
Abstract:
A ilha Caviana está localizada na região do delta do rio Amazonas, entre a ilha de Marajó e a costa sul do estado do Amapá. Ela é habitadapor comunidades ribeirinhas e fazendeiros. A maior parte dos estudos acerca das populações ribeirinhas na Amazônia pauta-se na relação doshumanos com o meio que os circunda. Neste trabalho, retomo a mesma temática, enfatizando, porém, dois aspectos da relação entre os ribeirinhose a paisagem: seu caráter histórico e seu significado para as pessoas no presente. A literatura acadêmica sobre estas populações amazônicasrecentemente tem deixado de explorar a continuidade histórica entre os grupos indígenas e as comunidades ribeirinhas e passou a procurarcompreender os ribeirinhos no âmbito colonial e na sua atual inserção no mercado nacional. Neste estudo, proponho um outro olhar sobreo manejo ambiental praticado pelos ribeirinhos, buscando entender a história como um processo inerente ao presente, que é vivido e constantementereconstruído pelas pessoas em seu cotidiano.Palavra-Chave: Paisagem, Ilha Caviana, ribeirinhos, Amazônia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Santa Brigida, Alexsander Luiz Braga, and Evandro De Morais Ramos. "Banzeiros do rio Negro e a escola ribeirinha: as aulas de educação física no contexto da hinterlândia amazônica." Revista Teias 21, no. 61 (May 10, 2020): 201–17. http://dx.doi.org/10.12957/teias.2020.49645.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz os primeiros achados de uma pesquisa desenvolvida em nível de mestrado. Este estudo busca compreender como as práticas socioculturais das comunidades tradicionais ribeirinhas estão inseridas nos conteúdos programáticos do componente curricular educação física. O modelo que orientou o processo metodológico desta pesquisa baseou-se na pesquisa de campo a partir de um estudo de caso. A coleta e análise dos dados partiram da observação participante nas aulas de educação física e nas imagens coletadas no campo da pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma comunidade ribeirinha localizada as margens do igarapé Tarumã Mirim – Baixo Rio Negro, em Manaus/Amazonas. A partir dos primeiros achados da pesquisa de campo, podemos considerar que as práticas socioculturais ribeirinhas estão presentes nos conteúdos das aulas de educação física, seja direta ou indiretamente. No entanto, precisamos evidenciar mais essas práticas e esses saberes locais dos escolares ribeirinhos. E um meio de chegar a essa forma plena é através de formação continuada para os professores e a construção de um currículo que valorize o ser ribeirinho e suas práticas sociais e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cardoso, Maria Barbara Da Costa, and Salomão Mufarrej Hage. "NO REMANSO DO CONTEXTO RIBEIRINHO QUILOMBOLA DA AMAZÔNIA." Revista Margens Interdisciplinar 8, no. 10 (May 22, 2016): 109. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v8i10.2708.

Full text
Abstract:
O estudo focou a dimensão do contexto da comunidade de São João doMédio Itacuruçá, Abaetetuba/PA, na construção identitária dos sujeitos ribeirinhos quilombolas. A realidade se entrelaça entre rios, mata, estradas, memória e história de luta. Objetiva, portanto, provocar discussões pertinentes ao conceito ribeirinho quilombola. Os sujeitos vivem, moram, lutam pela sobrevivência à margem dos rios e igarapés, no entanto, trazem marcas identitárias quilombola. Como se identificam? Ribeirinhos ou quilombolas? Ou ribeirinhos quilombolas? O trabalho foi de cunho qualitativo, com trabalho de campo com aporte em fontes bibliográficas pertinentes à temática, tendo por base livros, dissertações, teses, artigos, sites. Os resultados pontuam a relevância da discussão do conceito ribeirinho quilombola vivenciado no cotidiano desses sujeitos.Palavras-chave: Identidade-Ribeirinhos Quilombolas. Saberes Sociais eculturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Albarado, Edilson da Costa, and Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos. "Navegando nas práticas organizativas, educacionais e socioambientais do povo ribeirinho Amazônida." Revista de Educação Popular 18, no. 2 (October 15, 2019): 59–80. http://dx.doi.org/10.14393/rep-v18n22019-46967.

Full text
Abstract:
O artigo trata das lutas dos povos ribeirinhos pela conservação e preservação da natureza nos seus territórios e objetiva analisar as práticas organizativas, educacionais e socioambientais do povo ribeirinho amazônida como estratégias de resistência e existência no território de origem. É um desdobramento da pesquisa de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas intitulada “O significado das práticas de sustentabilidade socioambiental do Grupo Ambiental Natureza Viva - GRANAV junto as Comunidades Ribeirinhas do Município de Parintins, Amazonas”. A pesquisa se orientou por uma abordagem qualitativa, com base na concepção dialética e sua intensa relação com as reflexões, análises e discussões acerca dos dados selecionados. Nos resultados obtidos é possível apontar que as práticas organizativas, educacionais e socioambientais contribuíram para o fortalecimento das políticas públicas em prol das condições ambientais, sociais, educacionais, culturais, territoriais e econômicas dos povos ribeirinhos da Amazônia. Importante ainda relatar o amplo processo de sensibilização por meio da educação popular que extrapolou os limites das comunidades envolvidas, fortalecendo as lutas socioambientais e a mobilização dos povos ribeirinhos em defesa da natureza viva, como estratégia de resistência e existência no seu território.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, José Bittencourt da, Cledinei Oliveira da Silva, Márcio Fernando Duarte Pinheiro, and Raimundo Nonato Leite de Oliveira. "PRODUÇÃO MATERIAL DE EXISTÊNCIA DE RIBEIRINHOS QUE VIVEM PRÓXIMO A ÁREAS URBANAS." Revista Margens Interdisciplinar 13, no. 20 (September 19, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v13i20.9336.

Full text
Abstract:
Objetiva-se no presente trabalho descrever de maneira analítica o modo como uma comunidade ribeirinha produz e, ao mesmo tempo, reproduz as condições de produção da sua vida material. O texto baseia-se em pesquisa de campo exploratória do tipo Survey, com observações “in loco”, entrevistas não diretivas e registros fotográficos. Conclui-se que a realidade das famílias ribeirinhas se caracteriza pela multiplicidade de atividades laborais e pela racionalidade característica dos processos de produção e reprodução de base familiar. Certamente essa dinâmica se reproduz em outros territórios ribeirinhos. O que se segue são discussões propostas a partir dos objetivos traçados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pires, Esmeraldo Tavares, and Carlos Aldemir Farias da Silva. "Saberes da tradição Amazônicos sobre plantas e ervas nas aulas de ciências nos anos iniciais." Educação, Ciência e Cultura 26, no. 1 (April 7, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7554.

Full text
Abstract:
A prática docente assume papel fundamental em qualquer nível e modalidade de ensino e deve espelhar o contexto sociocultural vivido pelos estudantes, sobretudo em escolas ribeirinhas, nas quais o universo é plural e as ações docentes devem funcionar como uma forma de mediação da cultura e, consequentemente, da identidade do povo campesino, pois não há como pensarmos em uma educação relevante sem considerarmos os elementos culturais nos quais estudantes e professores estão imersos (FARIAS; MENDES, 2014). Desse modo, objetivamos descrever, de maneira reflexiva, o desenvolvimento da prática docente plantas e ervas durante as aulas de Ciências de uma professora ribeirinha em Ponta de Pedras, Ilha de Marajó, Amazônia paraense. Os procedimentos metodológicos centraram-se na entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013), em observações em sala de aula durante nove meses (VIANNA, 2003), e na análise textual discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Concluímos que o trabalho docente direcionado às escolas ribeirinhas permite uma análise mais abrangente do contexto escolar, pois as práticas docentes transcendem o espaço físico ao acolher os saberes socioculturais ribeirinhos. Assim, a prática plantas e ervas permitiu compreender o significado que a professora atribui à sua cultura e como acolhe os saberes da tradição em suas aulas, de modo a fortalecer a identidade dos estudantes ribeirinhos, o que permite reafirmar os princípios éticos da educação em prol de uma sociedade múltipla e diversa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sampaio, Nádia, and Maria Augusta Mundim Vargas. "As paisagens do Rio Pardo desvendada pela comunidade Ribeirinha no Sudoeste da Bahia: Conversações entre o percebido e o vivido - DOI 10.5216/ag.v4i12.12789." Ateliê Geográfico 4, no. 4 (December 25, 2011): 147. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v4i12.12789.

Full text
Abstract:
A comunidade ribeirinha na região Sudoeste do Estado da Bahia em Itambé tem passado por transformações no seu modo de vida. Essas modificações na reorganização do espaço ribeirinho promovem o desmanche de suas práticas culturais, dos conhecimentos tradicionais, dos valores coletivos e cotidianamente construídos, interferindo na preservação da identidade e territorialidade ribeirinha. Ao ouvi-los, observou-se estarem presentes as características que os identificam como tais e ainda mantém viva na memória a história que os construíram como ribeirinhos. O rio Pardo é o elemento de maior simbologia na paisagem e a percepção dos mesmos é respaldada pela visão de mundo permeada por suas águas. No entanto, a realidade vivida os direcionam a negação da continuidade desse modo peculiar de viver e os conduzem à invisibilidade dos sujeitos e da comunidade. Destarte, acredita-se que medidas emergenciais devam ser tomadas a fim de evitar a invisibilidade ribeirinha. Nesse contexto urge uma ação mais efetiva do poder público voltado para alternativas de preservação da memória social bem como para a recuperação do ambiente ribeirinho, sejam suas águas e margem, sejam as condições de habitação dos atuais moradores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pantoja do Nascimento Brandão, Priscilla, and Ângela Do Céu Ubaiara Brito. "A cultura infantil ribeirinha: o brincar e os brinquedos no cotidiano da comunidade de Arraiol/ Bailique-AP." Fronteiras & Debates 5, no. 1 (December 13, 2018): 119. http://dx.doi.org/10.18468/fronteiras.2018v5n1.p119-136.

Full text
Abstract:
O trabalho discute o brincar ribeirinho por meio das práticas culturais das crianças que habitam na comunidade de Arraiol/Arquipélago do Bailique-AP, que contempla os elementos materiais e imateriais presentes no cotidiano deste grupo. Trata-se de investigar: como é constituída a cultura infantil que as crianças de Arraiol vivenciam e inventam? Objetiva-se compreender a contribuição do brincar como mediação da cultura infantil ribeirinha por meio da análise do seu cotidiano, identificando sentidos, significados, peculiaridades, que constituem parte do patrimônio cultural para a identidade da comunidade. A metodologia se fundamenta no paradigma qualitativo, no uso da técnica denominada História Oral, que analisa o contexto por intermédio das narrativas dos sujeitos, para compreender os fenômenos sociais em foco por meio das narrativas, mas não somente as vozes, também os gestos, risos, expressões faciais, entre outros, subsidiado nas vivências e registros orais e fotográficos. Utilizou-se no tratamento dos dados a Análise de Conteúdo que consiste em compreender o material que envolve o brincar e as culturas infantis ribeirinhas de Arraiol. Os dados parciais demonstram que o brincar da terra se faz presente no cotidiano da comunidade. Também apresentam índices de que os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais dos ribeirinhos sofrem modificações ao longo do tempo, mas ainda são formas de mediar o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança por meio das culturas infantis, as quais são características da comunidade ribeirinha que permeia ações através de artefatos sociais e culturais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Corrêa, Edilena Maria, and Maria Dos Remédios Brito. "Vida ribeirinha e currículo de Ciências: possibilidades em uma escola da Amazônia tocantina paraense." Revista Insignare Scientia - RIS 3, no. 4 (November 20, 2020): 252–71. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11816.

Full text
Abstract:
Este estudo resulta de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em uma escola ribeirinha do município de Cametá, Pará. O currículo de Ciências que se pontua na pesquisa vem pelas linhas menores, agenciado por potências vivas das vidas e de seus processos singulares que cruzam o ambiente escolar ribeirinho de uma comunidade da Amazônia tocantina paraense, argumentando que esse currículo é vida, embora esteja oficialmente nas malhas duras e sedentárias. A pesquisa buscou investigar sobre as potências de um currículo menor de Ciências para o alargamento das práticas educativas e as possibilidades dos modos de vida ribeirinhos em um currículo de Ciências. Objetivou-se compor, singularmente, esse currículo atravessado por saberes, fazeres e modos de vida dos estudantes ribeirinhos. Cruzada pelo pensamento teórico da Filosofia da Diferença deleuziana, por modos de variações e deslocamentos conceituais. A pesquisa entende que um currículo menor de Ciências atenta para as linhas da singularidade, como um programa de experimentação que atravessa a vitalidade de cada escola, professor e estudante, pois, um currículo é um modo de vida, de existência, um processo de produção e experimentação. Uma aposta nas aberturas das práticas curriculares de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Micheli Suellen Neves, Waldir Ferreira de Abreu, and Damião Bezerra de Oliveira. "CURRÍCULO, CULTURA E EDUCAÇÃO: A REALIDADE INSULAR DO CURRÍCULO EM BELÉM." Revista Margens Interdisciplinar 9, no. 12 (May 22, 2016): 85. http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v9i12.3023.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste em uma pesquisa bibliogrဠca, quebusca problematizar as in uências da cultura ribeirinha no currículodas escolas ribeirinhas de Belém, traçando como objetivo re etir sobreo currículo escolar nessas escolas. Qual identidade está expressa nessecurrículo? Quais as contribuições do currículo pra a formação culturale social dos sujeitos ribeirinhos de Belém? A pesquisa é de cunhoqualitativo e adota como percurso metodológico a pesquisa bibliogrဠca,utilizando como base autores como Moreira e Silva (1995), JosenildaSilva J. (1993), Freire J. (2002), Fraxe (2004), Hage (2005) e OliveiraI. (2007 e 2008). Como resultado identi€ camos que redimensionar ocurrículo para atender a realidade sociocultural das comunidadesribeirinhas é mais do que um desa€ o epistemológico, de dar validadecurricular a conhecimentos que são especí€ cos e necessários a talrealidade, mas um desa€ o político de fazer valer direitos do cidadãoa uma educação de qualidade e persuadir em prol da necessidade deum currículo que atenda efetivamente as singularidades da realidaderibeirinha.Palavras-chave: Cultura Ribeirinha. Currículo escolar. Epistemologiado currículo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ribeirinhos"

1

Pereira, Nuno Filipe Ferreira. "Percursos ribeirinhos." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2018. http://hdl.handle.net/10400.5/17960.

Full text
Abstract:
Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura, com a especialização em Urbanismo apresentada na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa para obtenção do grau de Mestre.
O presente projeto final de mestrado tem como tema central a relação entre a cidade e a sua frente de água, focando-se na problemática das barreiras criadas pela evolução das áreas portuárias e nos futuros impactos das alterações climáticas nestas áreas. Partiu-se de uma fundamentação teórica dividida em duas partes, sendo a primeira focada no tema das cidades portuárias desde o seu surgimento até à atualidade, de forma a compreender as suas transformações e causas dos problemas atuais, e na temática das alterações climáticas e como estas afetarão as cidades no futuro, estudando desde as suas causas até às formas de adaptação e mitigação. Na segunda parte é desenvolvida a análise desta temática sobre o objeto de estudo e espaço de intervenção: a frente ribeirinha de Belém-Alcântara, abordando a sua evolução urbana e características atuais. Tendo como base toda esta análise, desenvolve-se uma possível solução para o tema acima descrito num projeto urbano que pretende requalificar e adaptar parte da frente ribeirinha de Lisboa. Esta intervenção procura a criação de uma maior relação entre a frente de água de Belém-Alcântara através da proposta de novos e adaptados atravessamentos pedonais de acesso ao rio, bem como a intervenção no espaço público com princípios de adaptação desta área, de especial importância na cidade, aos efeitos das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível do mar. Este projeto pretende também a criação de novos edifícios habitacionais para incentivar à fixação de população residente e novas atividades na frente ribeirinha de forma a dinamizar esta área.
ABSTRACT: The final master project has as its central theme the relationship between the city and its waterfront, focusing on the problems created by the evolution of port areas and the future impacts of climate change in these areas. It’s based on a theoretical research divided into two parts, the first one focused on the theme of port cities from their inception to the present, in order to understand their transformations and causes of current problems, and on the theme of climate change and how these will affect cities in the future, from their causes to forms of adaptation and mitigation. In the second part, this theme is developed on the object of study and space of intervention: Belém-Alcântara riverfront, addressing its urban evolution and current characteristics. Based on all this analysis, a possible solution is developed for the theme described above in an urban project that intends to requalify and adapt part of Lisbon riverfront. This intervention seeks to create a greater relationship between the Belém-Alcântara water front through the proposal of new and adapted pedestrian crossings of access to the river, as well as the intervention in the public space with principles of adaptation, of special importance in the city, to the effects of the climatic changes, namely the sea level rise. This project also intends the creation of new housing buildings to encourage the establishment of resident population and new activities on the riverfront in order to energize this area.
N/A
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ramos, Rosa Ávila Godinho Grácio. "Evolução dos sistemas ribeirinhos: Ribeira de Bicesse." Master's thesis, ISA, 2013. http://hdl.handle.net/10400.5/6972.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pereira, Raimundo Emerson Dourado. "Pela margem: ribeirinhos e transformações sociais na Amazônia." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19304.

Full text
Abstract:
Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-11-09T10:50:05Z No. of bitstreams: 1 Raimundo Emerson Dourado Pereira.pdf: 3631753 bytes, checksum: 18a5c3f6966679fd761620e7483259f5 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-09T10:50:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Raimundo Emerson Dourado Pereira.pdf: 3631753 bytes, checksum: 18a5c3f6966679fd761620e7483259f5 (MD5) Previous issue date: 2016-09-16
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
This paper analyzes the representations of Amazonian riverine populations concern to the consequences of social changing promoted by the action of the state and private capital in the Middle Rio Solimões region, particularly its impact on the social reality in Coari / AM through twenty-five years (1986-2011). Twenty-six (26) people were interviewed between men and women, of different ages, who were chosen qualitatively among residents of rural communities Pera, Esperança I and São Pedro da Vila Lira, all of them are located on the right bank of the Solimões River. From the analysis of social representations of the informants, the research sought to give visibility to the political judgment of these social subjects, revealing the coastal views on the impacts of social changing and the dynamics of capitalist performance processes in the region. The analysis of this political judgment takes into account the changes in everyday life and living conditions of those populations who live in Coari / AM, produced from the activities related to Exploration Project of oil and natural gas in that region. These changes have as starting point the work of prospecting in 1986 and the effective economic exploitation of oil and natural gas by PETROBRAS company since 1988, in the Província Petrolífera do Urucu (Urucu Oil Province) - PPU, located 280 km from urban area in Coari. Thus, based on the understanding that the processes of colonization and exploitation historically delegated to the Amazonian people’s relative social invisibility and politics, it was found that the Exploration Project Oil and Natural Gas, as a regional economic development agent, reiterates this practice and deepens today. And the social changes resulting from it, promote the intensification of inequality and makes the precarious condition of citizenship. The research presents an attempted contribution to the process of (un) invisibility of coastal communities within the Amazon
Este trabalho analisa as representações das populações ribeirinhas amazônicas no que se refere às consequências das transformações sociais promovidas pela ação do capital estatal e privado na região do Médio Rio Solimões, particularmente sua incidência na realidade social do município de Coari/AM nos últimos vinte e cinco anos (1986-2011). Foram entrevistadas 26 pessoas, entre homens e mulheres, de idades diversas, escolhidos qualitativamente entre os moradores das comunidades rurais Pera, Esperança I e São Pedro da Vila Lira, localizadas na margem direita do Rio Solimões. Da análise das representações sociais dos informantes, a investigação buscou dar visibilidade ao juízo político destes sujeitos sociais, revelando o ponto de vista dos ribeirinhos sobre os impactos decorrentes das transformações sociais e da dinâmica dos processos de atuação capitalista na região. A análise deste juízo político leva em conta as mudanças no cotidiano e nas condições de vida das referidas populações residentes em Coari/AM, produzidas com as atividades ligadas ao Projeto de Exploração de Petróleo e Gás Natural na região. Estas alterações têm como marco inicial os trabalhos de prospecção em 1986 e a efetiva exploração econômica de hidrocarbonetos e gás natural pela empresa PETROBRAS a partir de 1988, na Província Petrolífera de Urucu - PPU, localizada a 280 km da sede municipal. Assim, partindo do entendimento de que os processos de colonização e exploração delegaram historicamente aos povos amazônicos uma relativa invisibilidade social e política, verificou-se que o Projeto de Exploração de Petróleo e Gás Natural, enquanto agente de desenvolvimento econômico regional, reitera essa prática e a aprofunda na atualidade. E que as transformações sociais dele decorrentes, promovem o recrudescimento da desigualdade e torna precária a condição de cidadania. A pesquisa apresenta uma tentativa de contribuição ao processo de (des)invisibilidade das populações ribeirinhas no interior da Amazônia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Franca, Soad Farias da. "Padrões ribeirinhos de ocupação : cidades amazônicas e Rio Branco." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14825.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2013.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2013-12-03T21:51:55Z No. of bitstreams: 1 2013_SoadFariasDaFranca.pdf: 34505452 bytes, checksum: eb1967eab80b1759cddd177e5ef24ca8 (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva(patricia@bce.unb.br) on 2013-12-10T18:40:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_SoadFariasDaFranca.pdf: 34505452 bytes, checksum: eb1967eab80b1759cddd177e5ef24ca8 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-12-10T18:40:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_SoadFariasDaFranca.pdf: 34505452 bytes, checksum: eb1967eab80b1759cddd177e5ef24ca8 (MD5)
Este trabalho objetiva caracterizar os Padrões de Ocupação em cidades ribeirinhas localizadas na Amazônia Legal sob os princípios do ecossistema da Floresta Tropical Úmida como condição necessária para o equilíbrio entre o crescimento urbano e o equilíbrio ambiental. Utiliza-se a metodologia transdisciplinar a partir de informações em disciplinas das ciências sociais aplicadas, biológicas, físicas e da ecologia da paisagem. Relatam-se os padrões na ocupação humana pré-colonização (1000 d.C.), analisa-se a gênese dos padrões de cidades pós-colonização (1541-2013) regionalmente representativas na bacia amazônica para, dessa forma, situar a análise dos padrões urbanos e ambientais de ocupação em cidades do Acre, enfatizando-se a região da capital, Rio Branco. Compreendem-se as morfologias de fragmentação nos tecidos urbanos em relação aos princípios do ecossistema florestal original para serem aplicados ao estudo de caso, na cidade de Rio Branco, Acre. Avalia-se que, de fato, cidades ribeirinhas reproduzem padrões conflitantes de crescimento urbano, promovem a desintegração do ecossistema ecológico, incluem determinados estágios de desordenamento com tendência à irregularidade e à precariedade, bem como representam custos onerosos ao erário. Mediante a análise da unidade urbano-ambiental que contempla o Índice de Fragmentação da Floresta tropical úmida (IFF) em morfologias ribeirinhas, e de acordo com uma avaliação integrada à realidade socioeconômica, conforme a pesquisa de campo nos bairros Seis de Agosto e Cidade Nova, conclui-se que os padrões de ocupação especificamente nas áreas ribeirinhas suscetíveis aos impactos ambientais e à vida humana devem, necessariamente, adotar um conceito de mudança na ocupação porque são comprovadamente inadequadas para a ocupação urbana. Desse modo, espera-se que essas áreas incorporem os princípios ecossistêmicos e fortaleçam a lógica intrínseca ao sistema e propulsionem o desenvolvimento urbano com mais equilíbrio urbano e ambiental. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The aim of this study is to describe the settlement patterns in riverside towns and cities located in the Amazon region within the principles of the tropical rainforest ecosystem as a necessary condition for the balance between urban growth and environmental balance. A cross-disciplinary methodology is employed, drawing on information from physical, biological, and applied social sciences, as well as from landscape ecology sciences. After describing the pre-colonial settlement patterns (AD 1000), the birth of the post-colonial settlement patterns (1541-2013) of regionally representative cities in the Amazon basin is analyzed in order to contextualize the analysis of the urban and environmental settlement patterns of cities in the state of Acre, focusing on the region of the state capital, Rio Branco. The fragmentation morphologies in the urban fabric are investigated with regard to the ecosystem principles of the original forest in order to be applied to the case study in Rio Branco. The study shows that riverside towns and cities reproduce conflicting urban growth patterns, promote the disintegration of the ecological ecosystem, include certain stages of disarray which are prone to be irregular and precarious, and represent a burden to public finances. Through an analysis of the urban-environmental unit that takes into account the Forest Fragmentation Index (FFI) in riparian morphologies, and according to an assessment of the socioeconomic reality based on field research of the neighborhoods of Seis de Agosto and Cidade Nova, the study found that the settlement patterns in riparian areas susceptible to impacts to the environment and to human life must be changed given that they have been proven to be unsuitable for urban occupation. Therefore, it is hoped that these areas incorporate ecosystem principles and strengthen the intrinsic logic in the system, promoting an urban development with greater urban and environmental balance. __________________________________________________________________________ RESUMEN
El objetivo del estudio consiste en analizar los Patrones de Ocupación en ciudades ribereñas ubicadas en la Amazonía Legal cuya condición necesaria para que se consiga el equilibrio entre el crecimiento urbano y el equilibro del medio ambiente es la utilización de los fundamentos ecológicos del Bosque Tropical Húmedo. Se emplea la metodología transdisciplinaria basada en la información de las materias contenidas en las ciencias sociales aplicadas, biológicas, físicas y de la ecología del paisaje. Los patrones de ocupación anteriores a la colonización (1000 d.C.) son relatados para luego examinarlos, en el establecimiento de ciudades regionales representativas de la cuenca amazónica en la extensión post colonial (1541-2013), al final se llega a los patrones urbanos y ambientales de ocupación en ciudades de Acre, profundándose en su capital, Rio Branco. Este estudio engloba las morfologías segmentadas en los tejidos urbanos llevando en cuenta los fundamentos del ecosistema de origen, aplicándolos al estudio de caso en la ciudad de Rio Branco, Acre. Se verifica que, de hecho, ciudades ribereñas multiplican patrones de conflicto en su crecimiento urbano, desagregan el ecosistema ecológico, contienen ciertas etapas de desorden que tienden a la irregularidad y a la precariedad, así como también representan costos altos para las finanzas estatales. Con el análisis de la unidad urbano-ambiental que incluye el Índice de Fragmentación del bosque húmedo tropical (IFF) en morfologías ribereñas, y de acuerdo a una apreciación integrada entre el aspecto social y económico expuestos en la investigación de campo, en los barrios Seis de Agosto y Cidade Nova, se llega a la conclusión de que los patrones de ocupación en las áreas ribereñas están predispuestos a impactos ambientales y a la vida humana. Por lo tanto, se debe adoptar un cambio en el concepto de ocupación, ya que ellas son abiertamente inadecuadas para la ocupación urbana. Del mismo modo, se espera que estas áreas incorporen los fundamentos del ecosistema, fortificando el aspecto intrínseco del sistema, además de propulsar el desarrollo urbano con más equilibrio urbano y ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Damázio, Itamara Silva. "Sertanejos e ribeirinhos quilombolas de vicentes: memória e identidades." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2016. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27502.

Full text
Abstract:
Submitted by itamara Damázio (itadamazio@gmail.com) on 2018-09-22T21:47:49Z No. of bitstreams: 1 dissertacaofinal.pdf: 6800432 bytes, checksum: ffacf630388af44a8ae0dd73f8cf72c3 (MD5)
Approved for entry into archive by Biblioteca Isaías Alves (reposiufbat@hotmail.com) on 2018-09-25T19:02:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertacaofinal.pdf: 6800432 bytes, checksum: ffacf630388af44a8ae0dd73f8cf72c3 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-09-25T19:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacaofinal.pdf: 6800432 bytes, checksum: ffacf630388af44a8ae0dd73f8cf72c3 (MD5)
Através desta pesquisa etnográfica na Comunidade rural e ribeirinha de Vicentes em Xique-Xique/Ba que se constituiu como quilombo da contemporaneidade brasileira desde dezembro de 2006, a partir do reconhecimento registrado em certidão pela Fundação Cultural Palmares, constatou-se que a narrativa de origem contada pelos seus moradores indica a chegada do negro e, possivelmente, escravizado que fugiu das terras de Pernambuco, Vicente Baldino e de sua esposa Joventina, ao Município de xique-Xique ainda no século XVIII e que, após sofrer discriminação racial no então Distrito de Marreca, resolve construir sua família numa área próxima que passou a ser denominada de Vicentes. Sendo que nessa área, a família cresceu, mas o trabalho intenso com a terra e a criação de pequenos animais não foi suficiente para proporcionar melhores condições sociais e econômicas de vida a estes sujeitos que buscam através da prática do catolicismo popular, da produção do samba de roda e roda de São Gonçalo, meios de continuarem nessa terra e de afirmarem seus valores, sua importância no meio social local. Ser quilombola para o grupo significa acessar constantemente esta memória de origem, pois isto representa sua valorização identitária, a possível assunção de garantias sociais e econômicas e o título de terra. Entretanto após quase dez anos de início do processo de “quilombolização” na Comunidade, o grupo conquistou pouquíssimos avanços e ainda acredita, mesmo com certo desânimo, em alcançar seus objetivos que nada mais são do que direitos básicos para que qualquer cidadão possa viver dignamente em sociedade.
Through this ethnographic research in the rural and riverine Community Vicentes in Xique-Xique-Ba wich constituted as quilombo Brazilian contemporary since december 2006, from recognition recorded in certificate through the Palmares Cultural Foundation, it was found that the orign of narrative told by its residentes indicates the arrival of the black and, possibly slave, Vicente Baldino and his wife Joventina ao municipality of Xique-Xique still in eighteenth century and after suffering racial discrimination, in the then district Marreca, decides to build his Family a nearby área that came called Vicentes. In this área the family grew, but the intense work with the Earth and the creation of smallanimals was not enough to provide better social and economic conditions of life these individuals who seek through the practice of popular catholicism, in this context the wheel samba production and Sao Gonçalo, even withwheel means to continue on this Earth and to assert its values, its importance in the local social environment. Be quilombo for the group means constantly access this source memory at this is, because this is their valuation identity reinforced by group, through this source memory is identity recovery, the possible assumption of social guarantees and economic, the title of land. However after tem years of the beginning of the process “quilombolização”, the group won saw very few advances and still believe with a certain despondency in reaching your goals which are nothing more than rigths to any citizen to live with dignity in a society.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Daniel Pereira. "Regeneraçao urbana de territórios ribeirinhos : o caso de Algés." Master's thesis, Universidade de Lisboa, Faculdade de Arquitetura, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15365.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Wanzeler, Felipe Saul da Costa. "Atividade física e fatores associados em adolescentes ribeirinhos da Amazônia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24652.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física, 2017.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2017-09-26T16:35:50Z No. of bitstreams: 1 2017_FelipeSauldaCostaWanzeler.pdf: 3279183 bytes, checksum: ecd693c541e900ad31174829cf7a1bd8 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-09-26T17:53:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_FelipeSauldaCostaWanzeler.pdf: 3279183 bytes, checksum: ecd693c541e900ad31174829cf7a1bd8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-26T17:53:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_FelipeSauldaCostaWanzeler.pdf: 3279183 bytes, checksum: ecd693c541e900ad31174829cf7a1bd8 (MD5) Previous issue date: 2017-09-26
A Atividade Física (AF) é um fenômeno que recebe destaque no âmbito acadêmico e em políticas públicas contemporâneas em função de seus benefícios diretos e indiretos relacionados à promoção da saúde e prevenção de doenças. No entanto, a prevalência de AF vem, consistentemente, diminuindo em diversas partes mundo, sendo essencial monitorar indicadores de AF e seus fatores associados em diferentes grupos populacionais. Pouco se sabe sobre a AF em populações tradicionais ou rurais, como as que habitam no interior da floresta Amazônica ou os ribeirinhos. Desvelar aspectos relacionados à esse comportamento em populações historicamente relegadas ao anonimato científico é fundamental para que ações e políticas públicas possam ser desenvolvidas de forma adequada às necessidades locais. Nesse sentido, a presente pesquisa estimou a AF e investigou suas potenciais associações com variáveis sociodemográficas e de saúde em uma população de adolescentes escolares ribeirinhos do Distrito do Bailique, Macapá, Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e de delineamento transversal, com uma amostra composta por 87 estudantes adolescentes entre 14 e 19 anos de idade. A AF habitual foi estimada por meio do Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), versão longa. Variáveis sociodemográficas, estado nutricional e percepção de saúde autorrelatadas foram sistematizadas e analisadas. A tabulação de dados e as análises estatísticas de qui-quadrado foram realizadas com o auxílio dos programas EpiInfo e SPSS, considerando o nível de significância em p<0,05. A frequência (70%) de adolescentes fisicamente ativos foi expressiva quando comparada à de outras populações rurais e urbanas. Com relação aos domínios de AF, observou-se diferenças estatisticamente significantes entre os sexos: houve maior frequência de rapazes fisicamente ativos no lazer, enquanto as moças o foram nas atividades domiciliares. Associações entre a AF e outras variáveis independentes foram semelhantes às evidenciadas em estudos sobre o tema, destacando-se a associação entre AF total e classe econômica. A presente pesquisa fornece informações relevantes para a compreensão de algumas variáveis associadas aos padrões de AF dos ribeirinhos adolescentes. Sugerimos a realização de mais estudos a partir da realidade dessas populações, com métodos e instrumentos que possibilitem a compreensão de outros determinantes sociais e também da subjetividade dos seus participantes, uma vez que o contexto em que vivem se difere dos contextos rurais e urbanos evidenciados na maioria dos estudos.
Physical Activity (PA) is a phenomenon that is highlighted in the academic field and in contemporary public policies due to its direct and indirect benefits related to health promotion and disease prevention. However, the prevalence of PA is consistently decreasing in several parts of the world, and it is essential to monitor PA indicators and their associated factors in different population groups. Little is known about PA in traditional or rural populations, such as those that inhabit the interior of the Amazon rainforest or the ribeirinho ones. Uncovering aspects related to this behavior in populations historically relegated to scientific anonymity is fundamental for the development of actions and public policies appropriate to local needs. In this sense, the present study estimated PA and investigated its potential associations with sociodemographic and health variables in a population of schoolchildren in the Bailique District, Macapa, Brazil. This is a quantitative, descriptive and cross-sectional study, with a sample composed of 87 teenage students between 14 and 19 years of age. The usual PA was estimated using the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ), long version. Socio-demographic variables, nutritional status, and self-reported health perception were systematized and analyzed. Data tabulation and chi-square statistical analyzes were performed using the EpiInfo and SPSS programs, considering the level of significance at p <0.05. The frequency (70%) of physically active adolescents was significant when compared to other rural and urban populations. Regarding the domains of PA, there were statistically significant differences between the sexes: there was a higher frequency of physically active boys in recreation time, while the girls were in the household activities. Associations between PA and other independent variables were similar to those evidenced in studies on the subject, highlighting the association between total PA and economy class. The present research provides relevant information for the understanding of some variables associated with the PA patterns of the ribeirinho adolescents. We suggest further studies based on the reality of these populations, with methods and instruments that allow the understanding of other social determinants and also the subjectivity of the participants, since the context in which they live is different from the rural and urban contexts evidenced in the Majority of studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rebelo, George Henrique. "Quelonios, jacares e ribeirinhos no Parque Nacional do Jau (AM)." [s.n.], 2002. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315796.

Full text
Abstract:
Orientador : Augusto Shinya Abe
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-08-01T00:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rebelo_GeorgeHenrique_D.pdf: 8132544 bytes, checksum: d32229a3db3389485d9135ef89140bc9 (MD5) Previous issue date: 2002
Resumo: Quelônios e jacarés são recursos historicamente utilizados pelos moradores das florestas das planícies inundáveis da Amazônia. Ribeirinhos, obtém a maior parte da proteína capturando vertebrados aquáticos, sobretudo peixes. Mas quelônios e jacarés são importantes fontes de carne renda. Os rios de água preta e as terras que drenam tem baixo potencial para a subsistência das populações humanas e são considerados "rios da fome". A pergunta central deste trabalho é: como pode o homem sobreviver usando de forma prudente e sustentável recursos aparentemente tão escassos? A resolução de problemas relacionados ao manejo do Parque Nacional do Jaú (pNJ) determinou uma abordagem da questão em quatro capítulos: (1) Percepções sobre o consumo de quelônios na Amazônia. (2) Pesca artesanal de quelônios: a sustentabilidade do manejo local e ecologia humana. (3) Distribuição e abundância dos vertebrados aquáticos potencialmente explorados pelas pescarias locais. (4) Ecologia dos jacarés do PNJ: padrões de abundância, relações ecológicas, e impactos humanos. Há um consumo regular de quelônios na Amazônia, mas não há consenso sobre quais as melhores alternativas ao manejo atual (clandestino e descontrolado). A pesca artesanal de quelônios parece sustentável e o uso limitado de jacarés não causa perturbações visíveis na lenta recuperação de suas populações, após décadas de caça comercial. Quelônios constituem uma parcela considerável da biomassa de vertebrados aquáticos e são indicadores biológicos que podem ser utilizados no monitoramento dos habitats aquáticos do PNJ. Admitindo que uma unidade de conservação seja destinada a manter os processos ecológicos, genéticos, evolutivos, fisicos e as populações compatíveis, o PNJ cumpre sua função nas planícies da Amazônia Central. A população de ribeirinhos faz parte dos processos ecológicos na área. Mas, mesmo que os processos sejam admitidos, resta ainda considerar a pobreza e a exclusão social, pois a comercialização de produtos como a pesca e caça de subsistência ainda não é admitida. Se eliminar a pobreza faz parte da sustentabilidade, na Amazônia o uso múltiplo dos recursos pode melhorar a renda das populações rurais, e não faz sentido eliminar produtos cuja produção pode ser sustentável, como a caça e o pescado Manejar os recursos do PNJ em conjunto com os moradores pode ser a oportunidade de desenvolver uma nova estratégia com base no uso tradicional. A Participação dos moradores do PNJ evoluiu. A questão de legitimidade é complementar aquela de saber se o co-manejo pode ter sucesso á longo prazo. Um planejamento participativo visando a manutenção dos processos e a produção monitorada poderia contribuir para reduzir a pobreza dos ribeirinhos. Bem como, justificar o reconhecimento dos seus direitos de populações tradicionais, em usar os recursos, mesmo em parques nacionais, protegendo sua base de recursos para manter seu modo de vida
Abstract: Turtles and caimans are resources historically used by the inhabitants of the jloodplain forests of Amazônia. The riverine peasants obtain most of the protein capturing aquatic vertebrates, mainly fish. But turtles and caimans are important sources of meat and income. Blackwater rivers and the lands they drain have low subsistence potential for human populations and they are notorious "starvation rivers". The central question of this work is: how can the man survive through the wise and sustainable use of so scarce resources? The solution of problems related to the management planning of the Jaú National Park (JNP) determined this approach infour chapters: (1) perceptions on turtle consumption in Amazônia. (2) Turtle fisheries: the sustainability of the local management and human ecology. (3) Distribution and abundance of the aquatic vertebrates potentially exploited by localfisheries. (4) Ecology ofthe JNP caimans: abundance patterns, ecological relationships, and human impacts. There is a regular consumption of turtles in Amazônia, but there is not a consensus on the best alternatives to the current management (illegal and uncontrolled). The turtle fisheries apparently are sustainable and the limited use of caimans doesn't cause visible disturbances in the slow recovery of its populations, after decades of commercial hunt. Turtles constitute a considerable portion of biomass of aquatic vertebrates and they are biological indicators that can be used in the monitoring of the aquatic habitats of JNP. Admitting that a reserve is designed to maintain the ecological, genetic, evolutionary processes, and their compatible populations, JNP executes its function in the jloodplains of Central Amazônia. The population of riverine peasants is part of the ecological processes in the area. But, even if the processes are allowed, it still remains to consider the poverty and the social exclusion, because the commercialization of products of fisheries and subsistence hunt is not still admitted Eliminate the poverty is part of the sustainability, in Amazônia the multiple use of the resources can improve the income of the rural populations, and does not make sense to eliminate products whose production can be sustainable, as game and fish. Managing the resources of JNP together with the inhabitants can be the opportunity to develop a new strategy based on traditional use. The participation of inhabitants' of JNP evolved. The legitimacy issue is complemental that of knowing if the co-management can have success in long termo A participative planning designed to the maintenance of the processes and the monitoring of production could contribute to reduce the poverty of the riverine peasants. As well as, to justify the recognition of its rights of traditional populations, in using the resources, even in national parks, protecting its base of resources to maintain its way of life Key words: applied ecology, community ecology, political ecology
Doutorado
Doutor em Ecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

RODRIGUES, Angélica Lúcia Figueiredo. "O boto na verbalização de estudantes ribeirinhos: uma visão etnobiológica." Universidade Federal do Pará, 2008. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5344.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-05-07T12:41:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_BotoVerbalizacaoEstudantes.pdf: 1593472 bytes, checksum: 3bd35559b2202dea70c85e092f11883d (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-07-23T13:33:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_BotoVerbalizacaoEstudantes.pdf: 1593472 bytes, checksum: 3bd35559b2202dea70c85e092f11883d (MD5)
Made available in DSpace on 2014-07-23T13:33:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_BotoVerbalizacaoEstudantes.pdf: 1593472 bytes, checksum: 3bd35559b2202dea70c85e092f11883d (MD5) Previous issue date: 2008
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
O presente estudo apresenta uma investigação sobre o conhecimento de estudantes ribeirinhos acerca dos botos, em duas instituições formais de ensino de duas diferentes regiões insulares do Estado do Pará. Uma dessas escolas se localiza no município de Soure, na Ilha do Marajó e a outra, no rio Sapucajuba em Abaetetuba. Fizeram parte da pesquisa 80 estudantes, todos, filhos de pescadores, com idades entre 11 e 14 anos. As escolas localizam-se em duas regiões do Estado do Pará, uma delas localizada no município de Soure, na Ilha de Marajó e a outra, no rio Sapucajuba em Abaetetuba. A pesquisa foi realizada em duas fases distintas e complementares: (1) utilização de estórias sobre o boto relatadas em formato de redações elaboradas por alunos da 53 e 63 séries e (2) aplicação de questionários. Sobre a importância dos animais do seu convívio, os peixes foram mais mencionados na opinião dos jovens de Soure (26%) e aves para os alunos de Sapucajuba (51%). O boto aparece logo atrás na escala de importância para a amostra de Soure (24%). Em se tratando de animais prejudiciais, as cobras lideram o ranking entre alunos do Sapucajuba (57%) e peixes com ferrões somam 52% segundo os jovens de Soure. Sobre os botos, meninos e meninas responderam que os vêem, geralmente, em localidades como praias, rios e igarapés. O sentimento "medo" em relação ao boto ocorreu 70% nas respostas dos alunos de Sapucajuba e 41 % entre alunos de Soure evidenciando o papel por ele exercido no imaginário dos ribeirinhos, em parte pela repercussão negativa da lenda entre os amazônidas. Quanto às etnoespécies, a citação do boto preto apareceu mais vezes entre alunos de Sapucajuba (32%), enquanto que, em Soure, os mais citados foram os botos malhado e rosa (37%). Mesmo com um percentual elevado de respostas que designam sentimentos negativos sobre o boto, 57% da amostra de Soure e 82% de Sapucajuba, acreditam na chance de conservá-los, usando como justificativa o fato desses animais fazerem parte da natureza. As análises das redações comprovaram que o conhecimento adquirido pelos alunos é conciso e coerente com a literatura científica quanto ao comportamento ecológico dos botos. Alusões a lendas foram freqüentes nas verbalizações da população pesquisada. Esses dados podem fornecer subsídios para pesquisas científicas objetivando o desenvolvimento da percepção ambiental das comunidades envolvidas, além de mitigarem possíveis ameaças à conservação dos cetáceos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira. "Identidade cultural de estudantes rurais/ribeirinhos a partir das práticas pedagógicas." Universidade Federal do Amazonas, 2010. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3207.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-22T21:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO MARIA ELIANE.pdf: 1511757 bytes, checksum: e21c2b3c61c2b0f60c101082ec489154 (MD5) Previous issue date: 2010-06-17
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas
A presente pesquisa intitulada Identidade Cultural de Estudantes Rurais/Ribeirinhos a partir das Práticas Pedagógicas , teve como objetivos: analisar como a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos; investigar características da prática pedagógica relacionadas à construção da identidade cultural dos estudantes; verificar de que forma a diversidade cultural é trabalhada pelo professor da escola ribeirinha; e identificar conteúdos da cultura da comunidade ribeirinha que influenciam a prática pedagógica docente e a construção da identidade cultural dos estudantes. As problemáticas sócio-culturais e ambientais enfrentadas pelas comunidades rurais/ribeirinhas da Amazônia, também, passam pela educação que é oferecida nas escolas dessas comunidades, principalmente quando ainda prevalecem práticas e conteúdos pautados em perspectivas que desconsideram a identidade e as peculiaridades da cultural local. Assim, questionamos: de que forma a prática pedagógica docente funciona como mediadora no processo de construção da identidade cultural de estudantes ribeirinhos, na perspectiva de romper com práticas pedagógicas e com conteúdos curriculares que privilegiam determinadas identidades no espaço escolar e que evitam a negação de valores culturais e sociais no ambiente escolar ribeirinho? Para discutir essa problemática desenvolvemos um estudo de caso na Escola Minervina Reis Ferreira que está situada na comunidade Bom Socorro, Região de Zé Açu, no Município de Parintins AM, com a realização de observação, aplicação de questionários abertos e entrevistas. Os sujeitos envolvidos foram 21 discentes e 4 professores de duas turmas de 8ª série dessa escola. Os resultados da pesquisa demonstraram o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuem com a construção da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos, com base em mediações formais e informais que se movimentam nas características da prática pedagógica, nos discursos e ações comprometidas com os conteúdos culturais da comunidade rural/ribeirinha. No campo da identidade cultural, esta pesquisa demonstrou de um lado características identitárias de pertencimento à valores locais relacionados ao modo de ser rural/ribeirinho e, de outro lado, demonstrou características de valorização de elementos externos à comunidade pesquisada, tornando-a identidade as vezes contraditória e oculta. No campo dos conteúdos culturais percebemos sua importância para a construção de referenciais de pertencimento necessários às práticas pedagógicas e curriculares no processo de valorização da identidade cultural dos estudantes rurais/ribeirinhos e da diversidade cultural presente no espaço escolar investigado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ribeirinhos"

1

Francisco Helder Ferreira de Sousa. O direito à cidade: Meio ambiente urbano e qualidade de vida para os povos ribeirinhos do baixo Amazonas no estado do Pará. Belém: Editora Paka-Tatu, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fraxe, Therezinha J. P., Antônio Carlos Witkoski, and Henrique S. Pereira. Comunidades ribeirinhas amazônicas. Manaus, AM: EDUA, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Maria das Graças S. N. Silva. O espaço ribeirinho. São Paulo, SP: Terceira Margem, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cadaxa, A. B. M. Auto da ribeirinha. [Lisbon, Portugal]: Impr. Nacional, Casa da Moeda, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Brandão, Pedro. Lisboa, do Tejo a Ribeirinha. Lisboa, Portugal: Argumentum, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Portos do sertão: Cidades ribeirinhas do Rio Tocantins. Goiânia, Goiás, Brasil: Gráfica e Editora América, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Amazonas, Brazil), ed. Barcelos: Indígena e ribeirinha : um perfil socioambiental. São Paulo: FOIRN, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Furtado, Lourdes Gonçalves. Iconografia da pesca ribeirinha e marítima na Amazônia. Belém, Pará: Museu Par[a]ense Emílio Goeldi, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Valente, Roberta de Melo. As palmeiras de Caxiuanã: Informações botânicas e utilização por comunidades ribeirinhas. Belém, Pará, Brasil: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Valente, Roberta de Melo. As palmeiras de Caxiuanã: Informações botânicas e utilização por comunidades ribeirinhas. Belém, Pará, Brasil: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ribeirinhos"

1

David, Margô de, Raiziana Mary de Oliveira Zurra, and Maria Corette Pasa. "CAMINHANDO COM OS RIBEIRINHOS PELA AMAZÔNIA. AM, BRASIL." In Múltiplos Olhares sobre a Biodiversidade - Vol. V, 537–48. Editora TantaTinta, 2017. http://dx.doi.org/10.29142/mosb5-30.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Favacho, Márcio Valério de Oliveira, and Vivian da Silva Lobato. "RESERVATÓRIO DE ÁGUA INTELIGENTE PARA DEFICIENTES AUDITIVOS RIBEIRINHOS." In Agenda da sustentabilidade no Brasil: Conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos, 162–72. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.25921230815.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

RABELO, Mauro Sérgio Soares, Katsumi Letra SANADA, Ana Rosa Carneiro SOUSA, and Andréia Barros De SÁ. "EAD na Amazônia: uma modalidade disponível aos alunos ribeirinhos." In EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: NOVAS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO, 104–13. Uniedusul Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/513497-12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

FONTANA, Cleder, Cristiano Quaresma De PAULA, and Dirce Maria Antunes SUERTEGARAY. "Ribeirinhos, organizações comunitárias e alimentação: Flona de Tefé/AM, Brasil." In Geografias e (in)visibilidades: paisagens, corpos, memórias, 187–216. Compasso Lugar-Cultura, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/518552.1-10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

CARMO, Nilce Pantoja do. "DA ILHA À CIDADE: A ESCOLARIZAÇÃO URBANA DE ALUNOS RIBEIRINHOS." In O GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, INFÂNCIA E FILOSOFIA COMO LOCUS DE HUMANIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE SUJEITOS. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558890966.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Castro, Fernanda Farias de, Cássia Rozária da Silva Souza, Cleisiane Xavier Diniz, Elen Petean Parmejiani, Fabíola Silva Santos, Josiani Nunes do Nascimento, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Pedro Augusto Paula do Carmo, Valéria Moreira da Silva, and Vanusa do Nascimento. "Idosos ribeirinhos da amazônia brasileira no enfrentamento da covid-19." In Enfermagem gerontologica no cuidado do idoso em tempos da COVID 19, 142–49. Editora ABEn, 2020. http://dx.doi.org/10.51234/aben.20.e02.c20.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Oliveira, Ana Luiza Gomes, Leticia Paulliny Araujo Do Nascimento, Luana Paula Da Silva E Silva, and Joelma Machado Nascimento. "O MEIO AMBIENTE NA COSMOVISÃO DOS INDÍGENAS E RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA." In Biodiversidade, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200100068.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Dantas, Francisca Moreira, Carlos Eduardo Bezerra Monteiro, Firmina Hermelinda Saldanha Albuquerque, Priscilla Mendes Cordeiro, Thiago Dos Santos Maciel, and Abel Santiago Muri Gama. "RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA: BENEFÍCIOS ATRAVÉS DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE." In A Produção do Conhecimento nas Ciências da Saúde 3, 308–12. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.00219030431.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Adriana Costa de. "As representações da Amazônia de estudantes ribeirinhos do Lago do Mipindiaú." In Educação e Diversidade Cultural: desafios amazônicos, 12–31. Editora Diálogos, 2021. http://dx.doi.org/10.52788/9786589932123.1-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Nascimento, Rodolfo Gomes do, and Bruna Danielle Campelo Corrêa. "PERFIL EPIDEMIOLÓGICO ASSOCIADO A MARCADORES DE FRAGILIDADE EM IDOSOS RIBEIRINHOS DA AMAZÔNIA." In Saúde Coletiva: Uma Abordagem Multidisciplinar, 169–78. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.93621220416.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ribeirinhos"

1

Silva, Wellington Pereira da. "Saúde da família fluvial: longitudinalidade na perspectiva de usuários ribeirinhos." In Congresso Científico da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, 2019. http://dx.doi.org/10.20396/ccfenf120181534.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Costa, Nataly Yuri, João Gabriel Oliveira Delgado, Armando Sequeira Penela, Gabriela Xavier Pantoja, George Pinheiro Carvalho, and Samantha Stephany Prado Brazão. "Educação em saúde multidisciplinar com ribeirinhos em Belém do Pará." In CONGRESSO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ENFERMAGEM. ENFservic - Científica, 2020. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2020.10.02a03.cipcen.74.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SÉRGIO SOARES RABELO, MAURO, KATSUMI LETRA SANADA, and MARIA ANALICE SILVA DOS SANTOS. "RELATO SOBRE A PRESENÇA DA EAD NA AMAZÔNIA: UMA MODALIDADE DISPONÍVEL AOS ALUNOS RIBEIRINHOS." In 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.31377.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Furtado, Julia Maria da Silva. "TERRITÓRIO, TRABALHO E NATUREZA – A GEOGRAFICIDADE DE CAMPONESES RIBEIRINHOS NA REGIÃO DO BAIXO TOCANTINS - PA." In VII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair Fabiano de Oliveira Bringel. Universidade do Estado do Pará, 2018. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viisic.2018.237-240.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DA SILVA RAMOS, ANTONELI, ELIAS CANUTO BRANDÃO, PAULO CESAR GOMES, ROSANA PIMENTEL DE CASTRO GRESPAN, and TIAGO PERES DA SILVA SUGUIURA. "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E METODOLOGIAS HÍBRIDAS: UM (RE)SIGNIFICAR NO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS RIBEIRINHOS NA REGIÃO AMAZÔNICA." In 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2019. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.32509.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Semblano, Ana Carolina Dias, Luis Henrique Valadares Vinente, Rayssa da Conceição Brito de Souza, Rômulo Teixeira dos Santos, and Zanete Almeida Gusmão. "EDUCAÇÃO DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE, CULTURA E LAZER PARA IDOSOS RIBEIRINHOS RESIDENTES NA ILHA DE COTIJUBA/PA." In VII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará. Universidade do Estado do Pará, 2018. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viisic.2018.311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

PEDRO CARDOSO DE MACEDO, JOÃO, DALET HELEN VASCONCELOS VERAS LIMA, WYADSON FRANCISCO DE SOUSA MACIEL, DINALVA CLARA MONTEIRO SANTOS SILVA, and FRANCISCA DE FÁTIMA DE LIMA SOUSA. "A PRESERVAÇÃO SILENCIOSA DO MEIO AMBIENTE EM INTERFACE COM OS VÍNCULOS REPRESENTACIONAIS HISTÓRICO-CULTURAIS E SOCIOAMBIENTAIS DE RIBEIRINHOS DO POTI VELHO." In VI CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.vicointerpdvl.2019.0063.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Ana Paula, and Alexandre Santos Fernandes. "A ACESSIBILIDADE NOS TRANSPORTES: A REALIDADE DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA PARAENSE." In Congresso Brasileiro de Educação Especial. Campinas - SP, Brazil: Galoa, 2014. http://dx.doi.org/10.17648/galoa-cbee-6-29429.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

"PREVENÇÃO CONTRA À COVID-19 EM CUMUNIDADES RIBEIRINHAS DA AMAZÔNIA: UMA REVISÃO LITERÁRIA." In CONGRESSO NORTE-NORDESTE DE SAÚDE PÚBLICA (ON LINE). Editora Omnis Scientia, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/iicnnesp.2021/128.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferreira, Victória Leal, and Victória Maria Barile Sobral. "ENTRAVES ENFRENTADOS POR RIBEIRINHAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER CÉRVICO UTERINO: O LAÇO VIROU NÓ." In VIII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair Iací Proença Palmeira. Universidade do Estado do Pará, 2019. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viiisic.2019.57-58.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography