Academic literature on the topic 'Rios Claro e dos Bois'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Rios Claro e dos Bois.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Rios Claro e dos Bois"

1

Barbalho, Maria Gonçalves da Silva, and Selma Simões de Castro. "Compartimentação Morfopedológica como Subsídio ao Planejamento do Uso da Terra das Bacias dos Rios Claro e dos Bois, Estado de Goiás." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 3, no. 2 (December 28, 2014): 111. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i2.p111-131.

Full text
Abstract:
conflitos de uso da terra das bacias dos rios Claro e dos Bois, integrantes da alta bacia do rio Araguaia, estado de Goiás, a partir da compartimentação morfopedológica, de modo a identificar os compartimentos mais suscetíveis à ocorrência dos processos erosivos lineares, interpretando as possíveis causas. Utilizou-se análise integrada das principais variáveis da paisagem, ponderando-se a incidência das erosões lineares (ravinas e voçorocas) em relação aos fatores geológicos, geomorfológicos e o padrão de drenagem, a partir de correlação espacial com base em sensoriamento remoto e geoprocessamento, em escala de detalhe. Foram delimitados 4 (quatro) compartimentos morfopedológicos e 395 focos erosivos hídricos lineares de médio e grande porte...Palavras-Chave: Erosão; Assoreamento; Análise Integrada da Paisagem; Alta Bacia do Rio Araguaia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Barbalho, Maria Gonçalves da Silva, and Selma Simões de Castro. "Aptidão Agrícola das Terras e Avaliação dos Conflitos de Uso das Bacias dos Rios Claro e dos Bois, Estado de Goiás." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 8, no. 2 (May 1, 2019): 284–306. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2019v8i2.p284-306.

Full text
Abstract:
A aptidão agrícola das terras das bacias dos rios Claro e dos Bois no Estado de Goiás, foi elaborada para subsidiar a análise do grau de conflito do uso do solo nessa área e avaliar sua relação com os impactos ambientais aí constatados, sobretudo erosivos. Os dados revelaram o predomínio da classe 2 (bc, (b) e (bc)), com 45,52% da área, com aptidão regular para as lavouras nos níveis de manejo B e C. Segue-se a classe 04 com 21,7% com aptidão boa, regular ou restrita para pastagem plantada, no nível de manejo B. A classe 01 apresenta 7,27% da área com aptidão boa para lavouras em pelo menos um dos níveis de manejo. Apenas 24,74% da área foram consideradas como terras sem aptidão agrícola e/ou de preservação. Conclui-se que a área, apresenta elevado potencial de uso agropecuário, logo os impactos existentes não derivariam do uso, mas do manejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Costa Galinha, Iolanda, Cícero Roberto Pereira, and Francisco Esteves. "Versão reduzida da escala portuguesa de afeto positivo e negativo - PANAS-VRP: Análise fatorial confirmatória e invariância temporal." PSICOLOGIA 28, no. 1 (July 2, 2014): 53. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v28i1.622.

Full text
Abstract:
Embora a Positive and Negative Affect Schedule (PANAS: Watson, Clark, & Tellegen, 1988) seja uma escala parcimoniosa, vários autores referem a necessidade de desenvolver versões reduzidas da escala. Este estudo desenvolveu uma versão portuguesa reduzida da PANAS portuguesa (adaptada por Galinha & Ribeiro, 2005), analisou a sua estrutura fatorial e testou a invariância temporal, num intervalo de dois meses. Uma amostra de 245 participantes adultos, no ensino superior e em formação profissional, foi recolhida e replicada com dois meses de intervalo. A nova versão reduzida da PANAS portuguesa (PANAS-VRP) foi posteriormente analisada numa segunda amostra de 535 estudantes universitários. Os resultados mostram que embora a estrutura da PANAS-VRP se tenha revelado variável entre as duas amostras do estudo (o que pode ser explicado pelos pressupostos teóricos da escala), apresentou boas características psicométricas em ambas as amostras. A PANAS-VRP revelou ainda invariância temporal num intervalo de dois meses e uma correlação elevada com a versão integral da escala, nas duas amostras, indicando que ambas as versões estão a medir os mesmos constructos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa de Jesus, Veruska, Helen Nébias Barreto, Amanda Ribeiro Bezerra, and Rafael Barra Amador. "Avaliação da qualidade da água superficial em bacias urbanas da Ilha do Maranhão." Revista de Geociências do Nordeste 5 (November 1, 2019): 54–72. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2019v5n0id18455.

Full text
Abstract:
O presente trabalho avalia a qualidade da água em duas microbacias urbanas (rios Urucutiua e Claro) situadas na Ilha do Maranhão, visando comparar os efeitos da urbanização e os impactos ambientais. Para isso, realizou-se análise laboratorial de parâmetros físico-químicos e microbiológicos de amostras de água superficial coletadas bimestralmente (2013-2014) em quatro pontos e; o mapeamento do uso e ocupação do solo das microbacias por meio do SIG ArcGIS, em recorte temporal (2007-2014) de imagens de satélite Quickbird. Os resultados indicaram, a contaminação em níveis elevados por microrganismos patogênicos em todas as amostras: Escherichia coli, na bacia do rio Urucutiua e; Escherichia coli, Proteus mirabilis, Proteus penneri, e Chromobacterium violaceum, na bacia do rio Claro. Os parâmetros físico-químicos mostraram acidez elevada em todas as amostras; Oxigênio Dissolvido abaixo do recomendado em 75% das amostras do rio Claro e 33% do rio Urucutiua; e Nitrogênio total acima do permitido em 91,7% das amostras. O uso do solo mostrou que a microbacia do rio Urucutiua sofreu as maiores alterações, com expressiva supressão da vegetação (71,6%, em 2007 e; 34,1% em 2014) e aumento das áreas de solo exposto, enquanto a bacia do rio Claro apresentou consolidação do processo de urbanização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

VIEIRA, Yury Souto Simen, Natasha Santos Gomes STANTON, Hélio Heringer VILLENA, and Renata Cardia REBOUÇAS. "IMPACTO ANTRÓPICO NO PROCESSO DE ASSOREAMENTO DA ENSEADA DA JAPUÍBA, ANGRA DOS REIS (RJ)." Geosciences = Geociências 39, no. 2 (July 17, 2020): 481–91. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i2.13463.

Full text
Abstract:
Foi realizado um estudo da Enseada da Japuíba, no município de Angra dos Reis, para investigar o processo de assoreamento que vem ocorrendo na região. Realizou-se levantamentos batimétricos, sedimentológicos e de acervos fotoaéreos para analisar a evolução temporal da batimetria, da textura sedimentar e de áreas de interesse nos arredores da enseada. Foram processados dados batimétricos de 1979 e de 2018, resultando em mapas comparativos de batimetria e de assoreamento/erosão. Com a análise dos sedimentos obteve-se a distribuição textural. Ocorre na enseada um processo de assoreamento, principalmente ao longo de uma zona leste – oeste em frente ao aeroporto da cidade de Angra dos Reis, próximo à linha de costa e no canal de navegação entre as ilhas Redonda e dos Bois. As principais fontes de sedimento são os rios Japuíba e Gamboa e pequenos ribeirões além do escoamento superficial devido a chuvas. O volume total de assoreamento e a taxa foram de 1.252.642,75 m³ e 0,97 cm/ano respectivamente. Propõe-se que significativos impactos antrópicos aumentaram o assoreamento da enseada, através de uma ocupação urbana desenfreada, do desmatamento das áreas de mangue, da retificação dos rios Gamboa e Japuíba e a remoção de suas matas ciliares e as dragagens ocorridas na enseada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Alberto Moby Ribeiro da. "CULTURA E RESISTÊNCIA POLÍTICA NA NOVA CANÇÓ." Pensar Acadêmico 4, no. 1 (April 16, 2019): 55–69. http://dx.doi.org/10.21576/rpa.2011v7i1.1059.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a cultura e a resistência política na Nova Cançó. Durante as décadas de 1960 e 1970, em vários países, em cada um dos cinco continentes, em quase todos os países, sob os mais variados sistemas políticos, o mundo conheceu uma espécie de sentimento comum de rebeldia entre os jovens. Ao lado das guerras, as manchetes dos jornais falavam da odisséia de 519 milhões de inconformados. Contestando e contestados, uma onda de contestação tomou uma parte significativa da juventude, que lutou com todas as armas para destruir o “velho” e impor o “novo”, mesmo que nem sempre estivesse muito claro o significado dessas duas palavras. Foram anos de luta e recusa, pacífica ou violenta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, Lecenilda Barbosa, and Joelson Rodrigues Miguel. "Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita / Pedagogical Practices to Encourage Reading and Writing." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 50 (May 30, 2020): 316–30. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2438.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou uma discussão sobre as Práticas Pedagógicas no Incentivo à Leitura e à Escrita. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Oliveira (2014), Mortatti (2016), Silva (2011), Frade (2014), orientam sobre aspectos históricos da leitura e escrita; Moreira, Vicente e Maraschin (2017), Soares (2018), Franco (2016), que discorrem sobre práticas pedagógicas de ensino da leitura e escrita; Beskow e Beskow (2015), Savage (2015), que refletem sobre os métodos de incentivo à leitura e escrita; além de autores como Fernandes (2016), Rios (2015), Nóvoa (1992). e Salomão (2014), que discutem sobre a importância da leitura e escrita para a formação do discente. Os resultados evidenciaram que cabe formalmente a escola e aos professores desenvolverem as relações entre a leitura e o indivíduo, em todas as suas interfaces. É importante ressaltar que a leitura é a base do processo de alfabetização e da formação da cidadania. Nesta perspectiva, cada professor deve ter claro que educa-se para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano, individual e social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Régis Pinto de, and José Zanon de Oliveira Passavante. "Avaliação da primeira década (1994-2004) das reintroduções de peixes-bois marinhos (Trichechus manatus) no nordeste do Brasil." Natural Resources 3, no. 1 (February 25, 2014): 26–41. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.001.0003.

Full text
Abstract:
Treze peixes-boi em cativeiro foram liberados com radiotransmissores em três diferentes áreas na costa do nordeste brasileiro como parte do programa de reintrodução do peixe-boi no Brasil, entre outubro de 1994 e dezembro de 2004. Todos os indivíduos foram monitorados localmente com transmissores VHF e quatro também monitorados via satélite por diferentes períodos. Os animais foram monitorados a partir de Praia do Forte, Bahia (12.538º S/38.474ºW) até Macau, Rio Grande do Norte (5.084ºS/36, 682ºW) em seis estados do litoral do Nordeste ao longo de 1200 km. Este trabalho objetivou avaliar os processos de readaptação dos peixes-bois, no intuito de pesquisadores na tomada de decisões futuras. Foram escolhidas duas áreas de soltura, praias com águas rasas, presença de algas marinhas, recifes e proximidade de pequenos rios, e outro localizado em um grande estuário, com menor presença de algas marinhas. O tempo de cativeiro não foi considerado nesta avaliação, mas pode ser um fator importante no sucesso do programa de reintrodução de peixes-bois. Cinco peixes-boi ocuparam áreas de vida com locais de alta fidelidade, onde passaram um tempo significativo. Dois peixes-boi foram recapturados logo após a soltura, os quais percorreram deslocamentos de longas distâncias, incluindo os movimentos marítimos em águas profundas. Seis peixes-boi foram rastreados durante um curto prazo. Embora os peixes-boi tivessem poucos anos, quando reintroduzidos eles encontraram condições naturais para a sobrevivência, incluindo o comportamento reprodutivo. Os sítios de fidelidade escolhidos pelos peixes-boi liberados em termos de características ambientais foram muito semelhantes. Área de ocorrência descontínua têm sido utilizada por alguns peixes-boi liberados, o primeiro peixe-boi fêmea reintroduzido teve um filhote durante o período de estudo. Recomendamos continuidade deste programa de reintrodução do peixe-boi, para proteger este três áreas liberadas, desenvolver estudos em sítios de fidelidade e uma nova área de liberação na costa do Ceará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Moraes, Renata Xavier Lona de, Lauren Nozomi Marques Yabuki, João Gabriel Thomaz Queluz, and Marcelo Loureiro Garcia. "Avaliação da qualidade das águas superficiais e do sistema de tratamento do esgoto sanitário do município de Rio Claro/SP." Holos Environment 21, no. 1 (November 14, 2020): 83–104. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v21i1.12421.

Full text
Abstract:
A manutenção da qualidade da água é fundamental, tendo em vista que somente uma parcela reduzida do seu volume total está disponível para utilização direta. O lançamento de efluentes fora dos padrões de qualidade pode agravar significativamente esse cenário. O gerenciamento correto de águas residuárias torna-se ainda mais importante em períodos de crise hídrica, para a qual uma solução é o reuso por meio de tratamento avançado. Assim, foi objetivo deste trabalho avaliar o padrão de qualidade de águas do município de Rio Claro (SP). Ao longo dos rios Corumbataí e Ribeirão Claro, cinco pontos foram analisados em relação a diversos parâmetros de qualidade de águas, em trechos que abrangiam tanto a montante de pontos de captação de água, quanto a jusante de lançamento de esgotos tratados.Os resultados obtidos foram comparados às legislações vigentes sobre os temas, para averiguar a conformidade com os padrões estabelecidos. O Índice de Qualidade das Águas foi apresentado com a classificação boa em praticamente todos os pontos, exceto o ponto mais a jusante do município que obteve a classificação regular. As concentrações de alumínio dissolvido e ferro dissolvido apresentaram-se acima dos limites estabelecidos pela legislação no ano de 2018 em todos os pontos, especialmente no período chuvoso. Nos períodos de 2010-2014 e 2013-2017: os valores de Escherichia coli ultrapassaram os limites legais também para todas as localizações, com os piores resultados para os dois pontos a jusante; os valores mais elevados para condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e fósforo total foram obtidos nos dois pontos a jusante, acima dos limites. Para os dados referentes ao sistema de tratamento de esgoto do município, foram demonstradas elevadas eficiências na remoção de matéria orgânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ferraz, Silvio Frosini de Barros, Felipe Rossetti de Paula, and Carlos Alberto Vettorazzi. "Incorporação de indicadores de sustentabilidade na priorização de áreas para restauração florestal na bacia do rio Corumbataí, SP." Revista Árvore 33, no. 5 (October 2009): 937–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622009000500016.

Full text
Abstract:
Na bacia do rio Corumbataí, a vegetação natural ocupa menos de 3% de sua área total, e a ausência dessa vegetação florestal tem levado ao aumento dos processos erosivos e ao desequilíbrio do regime hídrico de seus rios, causando diversos problemas no abastecimento de água de várias cidades, como Piracicaba e Rio Claro. Desse modo, existe a necessidade de um reflorestamento criterioso em áreas dessa bacia. No entanto, devido à limitação de recursos, é necessário que sejam realizados estudos de seleção de áreas prioritárias para que, com os recursos disponíveis, o ganho ambiental das áreas restauradas seja máximo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um método de priorização de áreas para restauração florestal baseado no uso de indicadores de sustentabilidade em microbacias. Cinco indicadores foram utilizados: porcentagem de mata nativa na APP; descontinuidade da vegetação nativa na bacia; diversidade da paisagem; variação média do uso da terra; e suscetibilidade à erosão. A seleção das microbacias para restauração das áreas de APP foi realizada por meio da ponderação linear dos indicadores e ordenamento das microbacias. Simulação inicial foi realizada para a seleção de 1.000 ha para restauração, e os resultados indicaram que os indicadores representam diferentes aspectos de sustentabilidade das microbacias. O método foi considerado útil na seleção de microbacias em condições extremas, diferenciando aquelas que necessitam de ações de conservação daquelas que necessitam de ações de restauração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Rios Claro e dos Bois"

1

BARBALHO, Maria Gonçalves da Silva. "Processos erosivos lineares nas bacias dos Rios Claro e dos Bois, afluentes do Rio Araguaia no Estado de Goiás: relações com a cobertura vegetal e uso da terra." Universidade Federal de Goiás, 2010. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/333.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T12:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Goncalves da Silva.pdf: 7545290 bytes, checksum: d2d0b32033e574f5829cacf879cb1d63 (MD5) Previous issue date: 2010-08-19
The pattern of land use and occupation of the Cerrado associated with the expansion of the agricultural frontier, in the last 40 years, has been interpreted as causing environmental impacts observed him during this period, especially those related to intensive deforestation and indiscriminate use of areas with soils with low or null agricultural capability, although capable of extensive pastures. The Erosion processes have been described as the most significant, positioned after the remarkable loss of biodiversity, the most important and extensive in area. The present thesis analyzes the relationship between the land use valued at historical series started in the decade of 1975, agricultural suitability of land use pattern and the erosion and silting sites of the two combined basins for purposes of this study, called basins of the rivers Claro and Bois, tributaries of the upper Araguaia river in the state of Goiás. This area was considered in previous studies as the most affected by deforestation among the five sub-basins that make up the upper Araguaia river basin. The research was based an integrated analysis of the physical environment and biota components of the focus area, with base on remote sensing and GIS and pedotransfer criteria. The results are presented as scientific papers and reveal that the most intensive phase of deforestation occurred in the 1980s, when the Forest Formations were most penalized originally, followed by the Savanna Formations, that the conversion occurred in favor of extensive pastures, for which the area has good suitability soil and relief associates; that the numerous of linear erosion impacts, 395 linear erosion features placed in degraded pastures are concentrated in these areas, which predominate low discrepancies between suitability and actual use. As evidenced in the spatial analysis, it is confirmed the presence of 395 linear erosion features associated with degraded pastures. It is concluded that the area supports the pattern of initial occupation of the Cerrado by its conversion to pasture and that environmental impacts arising from the management of them more than this type of use.
O padrão de uso e ocupação das terras do Cerrado associado à expansão de fronteira agrícola, nos últimos 40 anos, tem sido interpretado como o causador dos impactos ambientais nele constatados nesse período, sobretudo os relativos ao desmatamento intensivo e indiscriminado de áreas com solos com baixa ou nula aptidão agrícola, ainda que aptos a pastagem extensiva. Os processos erosivos têm sido apontados como os mais significativos, posicionados após a perda notável da biodiversidade, o mais importante e extenso em área. A presente tese analisa a relação entre o uso do solo avaliado em série histórica iniciada na década de 1975, a aptidão agrícola das terras e os focos erosivos e de assoreamento das duas bacias conjugadas para fins deste trabalho, denominadas bacias dos rios Claro e dos Bois, afluentes do alto rio Araguaia, no Estado de Goiás. Essa área foi considerada em trabalhos anteriores como a mais afetada pelos desmatamentos dentre as cinco principais sub-bacias que compõem a alta bacia do rio Araguaia. A pesquisa baseou-se na análise integrada dos componentes do meio físico e biótico da área focada, com base em sensoriamento remoto e geoprocessamento e em pedotransferência. Os resultados são apresentados na forma de artigos científicos e revelam que a fase mais intensiva do desmatamento deu-se na década de 1980, que as Formações Florestais foram inicialmente as mais penalizadas, seguindo-se as Formações Savânicas; que a conversão deu-se em favor das pastagens extensivas, para o que a área apresenta boa aptidão dos solos e relevo associados; que os numerosos impactos erosivos lineares concentram-se nessas áreas, ainda que seja onde predominam discrepâncias baixas entre aptidão e o uso atual. Como evidenciado na análise espacial, constatou-se a presença de 395 focos erosivos lineares associados às áreas de pastagens degradadas. Conclui-se que a área corrobora o padrão de ocupação inicial do Cerrado por sua conversão em pastagem e que os impactos ambientais derivam mais do manejo das mesmas do que desse tipo de uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Messias, Tâmara Guindo. "Influência da toxicidade da água e do sedimento dos rios São Joaquim e Ribeirão Claro na bacia do Corumbataí." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/64/64135/tde-22102009-115721/.

Full text
Abstract:
A bacia do rio Corumbataí localizada na região central do estado de São Paulo, abrange parte dos municípios de Analândia, Corumbataí, Santa Gertrudes, Rio Claro, Itirapina, Ipeúna, Charqueada e Piracicaba, durante seu percurso os rios: Passa Cinco, Ribeirão Cabeça e Ribeirão Claro, considerados seus principais afluentes, influenciam significativamente nas características de suas águas. Os testes de toxicidade vêm sendo utilizados e reconhecidos mundialmente como uma ferramenta eficaz no biomonitoramento e na avaliação da qualidade das águas e dos sedimentos. Visando avaliar e entender o decréscimo da qualidade da água e do sedimento do rio Corumbataí, após a afluência das águas do Ribeirão Claro foram analisadas amostras em cinco pontos de coleta: dois no Ribeirão Claro, dois no rio Corumbataí e um no rio São Joaquim. Foram realizados testes ecotoxicológicos com Hydra attenuata, Pseudokirchneriella subcapitata, Chironomus xanthus, Lactuca sativa e Dapnhia magna, determinações físicas, químicas e biológicas para avaliação do IQA e quantificação dos elementos químicos: Be, Al, Na, Mg, Ca, K, V, Mn, Fe, Cr, Co, Ni, Cu, Zn, As, Se, Ag, Cd, Sb, Ba, Hg, Pb, Th, Tl, U por Espectrofotometria de massas com fonte de plasma induzido (ICP-MS). As coletas ocorreram trimestralmente de Abril de 2006 a Maio de 2007. Os resultados das quantificações dos elementos químicos foram comparados aos limites determinados pela Resolução CONAMA 357/05, e observados valores de Al, Fe, Hg e Pb, acima do recomendado. As análises físicas, químicas e biológicas mostraram que o oxigênio dissolvido (OD), fósforo total, nitrogênio amoniacal, demanda bioquímica de oxigênio (DBO5dias) e os coliformes fecais estão fora dos padrões recomendados. A avaliação do IQA aponta Classificação Ruim para todas as amostras do rio São Joaquim, para o Ribeirão Claro três Ruins, uma Boa e uma Imprópria, mostrando a importância destes afluentes para a piora das águas do rio Corumbataí. Todas as amostras de água e sedimento apresentaram toxicidade para pelo menos um dos organismos utilizados, principalmente para H. attenuata, P. subcapitata e C. xanthus. A sensibilidade da H. attenuata esteve diretamente relacionada à presença dos coliformes fecais, Cu, Ag, Ni e Zn, enquanto que a da P. subcapitata esteve relacionada à presença de Zn, Na, DBO e diminuição do OD, segundo as análises estatísticas de redundância (RDA) rodadas pelo R estatístico. Os elementos químicos Al e Fe estiveram presentes nas amostras de água e sedimento, acima do recomendado pelo CONAMA para rios de Classe 2, assim como o Mn, o qual teve sua concentração elevada pelas chuvas, enquanto que os elementos Be, V, Cr, Co, Ni, As, Cu, Cd, Sb, Ba, Pb, Zn e U estiveram abaixo ou próximo aos limites. O sedimento apresentou os elementos biodisponível na seguinte ordem decrescente: Mn > Zn > Ba > Pb > Cu > V > Cr > Co > Ni > As > U > Be > Ag > Cd > Se > Hg > Sb, quando retirado o Al e o Fe. Os rios São Joaquim e Ribeirão Claro influenciaram negativamente a qualidade da água do rio Corumbataí
The Corumbataí river basin located on Central region in São Paulo State is composed by part of Anâlandia, Corumbataí, Rio Claro, Itirapina, Ipeúna, Charqueada and Piracicaba municipality. The principals affluents rivers are Passa Cinco, Ribeirão Cabeça and Ribeirão Claro that have influence on water characteristics of Corumbataí river. The toxicity test has been recommended as an efficient tool for biomonitoring and evaluation of water and sediment quality. With the aim of evaluate and understand the decrease of water and sediment qualities of Corumbataí river five sampling sites were selected: two on Ribeirão Claro river, two on Corumbataí river and one on São Joaquim river. Ecotoxicity tests were performed with Hydra attenuata, Pseudokirchneriella subcapitata, Chironomus xanthus, Lactuca sativa and Dapnhia magna. For evaluation o IQA, were carried out physical, chemical and biology determinations as well chemical elements quantification by ICP-MS, such as: Be, Al, Na, Mg, Ca, K, V, Mn, Fe, Cr, Co, Ni, Cu, Zn, As, Se, Ag, Cd, Sb, Ba, Hg, Pb, Th, Tl and U. The water samples were collected every three mouth from April 2006 to May 2007. The chemical elements quantification results were compared with values standardized by CONAMA 357/05 Resolution. The Al, Fe, Hg e Pb concentration were over the ones recommended. The physical, chemical and biology assays showed that the dissolved oxygen, total phosphorus, ammonia nitrogen, biochemical oxygen demand and fecal coliforms were out of the standard recommendation. The IQA evaluation classified all water samples from São Joaquim River as Bad, the Ribeirão Claro three water samples were Bad, one Good and another Improper. So it showed the importance of these affluents on the decrease of Corumbatai river water quality. All the water and sediment samples showed toxicity at least for one organism tested, mainly for H. attenuata, P. subcapitata e C. xanthus. The H. attenuata sensity were directly affected by fecal coliforms, Cu, Ag, Ni and Zn, meanwhile the P. subcapitata were affect by Zn, Na, DBO and lowest level of OD, as obtained by redundancy analysis (RDA) on R statistics program. The chemical elements Al and Fe were present on water and sediment sample, over the recommend concentration of CONAMA 357/05 Resolution for rivers of Class 2 as the same for the Mn, which had high concentration after rain. On the other hand the elements Be, V, Cr, Co, Ni, As, Cu, Cd, Sb, Ba, Pb, Zn and U were below or near the limits. The sediment showed the chemical elements in this order: Mn > Zn > Ba > Pb > Cu > V > Cr > Co > Ni > As > U > Be > Ag > Cd > Se > Hg > Sb, when the Al and Fe where not considered. The São Joaquim and Ribeirão Claro rivers had a negative influence on Corumbataí river water quality
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Rios Claro e dos Bois"

1

DE QUEIROZ RIBEIRO MOURA, LYA, ELLEN LARISSA MATOS COSTA, and ILEANE OLIVEIRA BARROS. "A TEMÁTICA ALGAS NOS LIVROS DIDÁTICOS ADOTADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE PARAIPABA E PARACURU." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.053.

Full text
Abstract:
O PRESENTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO ANALISAR COMO O TEMA ALGA ? ABORDADO NOS LIVROS DID?TICOS DE CI?NCIAS DO 7? ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ADOTADOS NAS ESCOLAS P?BLICAS DOS MUNIC?PIOS DE PARACURU E PARAIPABA. FORAM ANALISADOS OS SEGUINTES EIXOS PRIORIT?RIOS: CONTE?DO TE?RICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS E RECURSOS ADICIONAIS. OS DOIS LIVROS APRESENTARAM CONTE?DO TE?RICO CLARO E CONTEXTUALIZADO E RECURSOS VISUAIS DE QUALIDADE, ENTRETANTO, O LD1 TRAZ MENOS INFORMA??ES E IMAGENS, E APENAS UMA QUEST?O PROPOSTA SOBRE ALGAS. O LD2, AL?M DAS QUEST?ES, PROP?E UM EXERC?CIO-S?NTESE E UM DESAFIO. AMBOS CONT?M RECURSOS ADICIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA A REALIZA??O DE DEBATES SOBRE QUEST?ES AMBIENTAIS E DE SA?DE P?BLICA. CONCLUI-SE, ENTRETANTO, QUE OS LIVROS DID?TICOS DEVEM SER UTILIZADOS COMO SUPORTE DO ENSINO E N?O COMO FONTE EXCLUSIVA DE INFORMA??ES, DEVENDO SER COMPLEMENTADOS POR INFORMA??ES REGIONAIS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Rios Claro e dos Bois"

1

NUNES, Isis Terra Portella Conde C., Sara Duarte SACHO, Karla Emmanuela R. HORA, Nilson Clementino FERREIRA, and Maurício Martines SALES. "DESAFIOS PARA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRAFICA DOS RIOS TURVO E DOS BOIS NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA." In XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-eneeamb2016-rh-014-4898.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography