To see the other types of publications on this topic, follow the link: Risco de cheias.

Journal articles on the topic 'Risco de cheias'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Risco de cheias.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Velhas, Edite. "As cheias na área urbana do porto. Risco, percepção e ajustamentos." Territorium, no. 4 (September 20, 1997): 49–62. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_4_5.

Full text
Abstract:
A partir da análise das cheias ocorridas no período de Dezembro de 1995 a Janeiro de 1996 na área urbana do Porto, identificam-se as principais áreas de risco de inundação e os factores influentes. Faz-se uma breve análise dos traços mais marcantes da percepção das populações ribeirinhas relativamente ao risco de cheias e apresentam-se os principais ajustamentos no sentido de mitigar as consequências do risco
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Félix, Fernando, and Adélia Nunes. "XIV Encontro Nacional de Riscos. Risco de Cheias e Risco de Inundações Fluviais - Aprender com o Passado." Territorium, no. 29(I) (December 17, 2021): 177–80. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_29-1_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cunha, P. Proença. "Vulnerabilidade e risco resultante da ocupação de uma planície aluvial - o exemplo das cheias do rio Mondego (Portugal central), no inverno de 2000/2001." Territorium, no. 9 (September 15, 2002): 13–35. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_9_2.

Full text
Abstract:
Durante os anos setenta, desenvolveu-se um projecto de protecção maciça de cheias e de modificação dos canais; apesar desses esforços, o rio Mondego reclamou-se numa grande escala no Inverno de 2000/2001. No auge da inundação quase toda a planície aluvial ficou submersa. Apresentam-se estas importantes cheias do rio, constituindo um bom exemplo de risco associado a inundações em ambiente terrestre. Descrevem-se os controlas físicos das cheias, os processos e os efeitos das inundações na planície aluvial, a resposta humana, bem como se referem implicações no ordenamento do território e na vulne
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rebelo, Fernando. "Um novo olhar sobre os riscos? O exemplo das cheias rápidas (flash floods) em domínio mediterrâneo." Territorium, no. 15 (August 25, 2008): 7–14. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_15_1.

Full text
Abstract:
A análise de um risco clássico no domínio mediterrâneo, o risco de cheias rápidas, bem conhecido na região de Lisboa, conduz a uma reflexão sobre a importância das acções humanas como factor agravante dos processos potencialmente perigosos e ao mesmo tempo como responsáveis pelas vulnerabilidades. Um novo olhar sobre os riscos vai por isso no sentido do respeito pela legislação existente relacionada com ordenamento do território, bem como na preparação dos agentes de protecção civil para a percepção do perigo e para a gestão da crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chaora, José Luísa João, and Edson Fernandes Raso. "ANÁLISE DAS ÁREAS DE RISCO ÀS CHEIAS E INUNDAÇÕES NO POSTO ADMINISTRATIVO DE DOMBE, DISTRITO DE SUSSUNDENGA, REGIÃO CENTRO DE MOÇAMBIQUE." RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 4, no. 11 (2023): e4114222. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4222.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações constituem atualmente uns dos maiores desastres naturais muito preocupantes ao nível mundial. Neste estudo objetivou-se na análise das áreas de risco às cheias e inundações no posto administrativo de Dombe, distirto de Sussundenga, região centro de Moçambique. A observação direta, a pesquisa bibliográfica e a análise multicritério foram os principais metódos utilizados. Na análise multicritério foram utilizados como critérios de modelação: o relevo, a declividade, a distância em relação aos rios, os tipos de solos, a geologia e a pluviosidade. Do estudo realizado constat
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Coutinho, Eliane De Castro, Edson José Paulino da Rocha, Aline Maria Meiguins Lima, et al. "Riscos socioeconômicos e ambientais em municípios banhados pelos afluentes do Rio Amazonas." Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 12, no. 5 (2017): 814. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.2013.

Full text
Abstract:
Os municípios da Amazônia brasileira são constantemente influenciados por secas e cheias, onde riscos socioeconômicos e ambientais afetam principalmente a população ribeirinha. Esses extremos de precipitação causam mudanças severas na hidrologia dos rios tanto em escala temporal quanto espacial. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi determinar o índice do risco socioeconômico e ambiental dos municípios que recebem influência dos afluentes e da calha principal do Rio Amazonas, comparando com eventos extremos de precipitação. Utilizaram-se dados mensais e anuais de precipitação de 1982-2012 e
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Madeira, Cristina. "Cheias e inundações do rio Tejo em Abrantes." Territorium, no. 12 (September 9, 2005): 55–67. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_12_5.

Full text
Abstract:
As cheias e inundações do Rio Tejo, à semelhança de outros rios portugueses, constituem uma realidade incorporada na vivência e actividades das populações ribeirinhas. Em termos geográficos, o transbordo dos cursos de água revela-se de grande interesse, uma vez que colidindo com a ocupação humana e actividades localizadas em áreas de risco, implica medidas no (Re)Ordenamento do Território. Neste estudo, foram consideradas as condições geomorfológicas, climáticas e antrópicas que influenciam a ocorrência de cheias e inundações em Abrantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Hora, Silmara Borges da, and Ronaldo Lima Gomes. "Mapeamento e avaliação do risco a inundação do Rio Cachoeira em trecho da área urbana do Município de Itabuna/BA." Sociedade & Natureza 21, no. 2 (2009): 57–75. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132009000200005.

Full text
Abstract:
Os mapas de inundação se configuram em um instrumento importante na prevenção, controle e gestão das inundações, pois através deles é possível definir as áreas de risco. Itabuna município localizado ao sul da Bahia, com cerca de 97,20% (IBGE, 2000) de sua população vivendo na zona urbana , vem sofrendo com as constantes cheias do rio Cachoeira. Em geral, ocorrem cheias anuais que inundam, principalmente, trechos de ocupação subnormal ao longo do rio. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi reconhecer e mapear os aspectos físico-ambientais de trecho do rio Cachoeira que engloba os aglomerado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Viseu, Teresa, and António Betâmio de Almeida. "Gestão do risco nos vales a jusante de barragens." Territorium, no. 18 (July 29, 2011): 33–42. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_18_3.

Full text
Abstract:
Em Portugal existe um grande número de pessoas a residir em vales a jusante de barragens. Assim, o desenvolvimento de metodologias para apoio à gestão integrada do risco nestes vales é de grande interesse prático para a protecção da população. O presente artigo divide-se essencialmente em duas partes. A primeira parte é dedicada à avaliação do risco que surge na sequência das cheias induzidas por acidentes nas barragens. A segunda parte versa sobre a mitigação do risco, através de um planeamento de emergência: interno, a nível da barragem, e externo, a nível do vale a jusante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Eduarda Velasco Castro, Maria, Ana Mara de Oliveira Figueiredo, and Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento. "Protótipo de Aplicativo para Alerta de Cheias: Enchentes SOS." Anais do Computer on the Beach 16 (May 27, 2025): 644–49. https://doi.org/10.14210/cotb.v16.p644-649.

Full text
Abstract:
ResumoAs enchentes são desastres naturais recorrentes que causam danose colocam vidas em risco, especialmente em regiões vulneráveis.No entanto, muitas vezes faltam soluções tecnológicas acessíveispara fornecer informações em tempo real à população afetada. Esteestudo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de aplicativomóvel de alerta de enchentes como parte de um projeto educacionalmultidisciplinar em um curso técnico em informática. A metodologiaenvolveu a identificação do problema, o design do sistema e aimplementação utilizando tecnologias de desenvolvimento móvel.Os resultados inicia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Vargas, Marcelle Martins, Gustavo Willy Nagel, and Maíra Martim de Moura. "Riscos de inundação em bacias regularizadas: Estudo de caso da cheia do rio Mondego, Portugal." Ciência e Natura 44 (April 26, 2022): e11. http://dx.doi.org/10.5902/2179460x63586.

Full text
Abstract:
Estudos hidrológicos de cheias em bacias hidrográficas com históricos alarmantes de inundações são de valiosa importância para aplicar metodologias de prevenção e mitigação. Para a cheia de 2001 no rio Mondego, em Portugal, estimou-se 460,1 mm mensal próximo à cidade de Coimbra, gerando grandes prejuízos econômicos e sociais. Esse estudo propôs calcular o Tempo de Retorno (TR) da cheia ocorrida em 2001, utilizando uma metodologia desenvolvida para a análise de risco à inundação em bacias regularizadas. As informações utilizadas nessa análise foram dados de precipitação e nível médio dos reserv
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Lima, Ingrid Cassia Porto, Aline Maria Meiguins De Lima, and Gilberto de Miranda Rocha. "ANÁLISE FORENSE APLICADA AO CONTROLE DE CHEIAS EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS." Revista de Gestão Social e Ambiental 17, no. 2 (2023): e03176. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v17n2-029.

Full text
Abstract:
Objetivo: Apresentar uma análise com base na metodologia de caracterização de eventos forense, considerando os fatores associados as consequências dos efeitos das obras de controle de cheias na bacia hidrográfica do Tucunduba (Belém-PA).
 
 Métodos: A metodologia utilizou dados secundários estruturados em um sistema de informação geográfica (SIG) e observações em campo, que foram adaptados a interpretação das condições de: uso do espaço, produção de evidências, trocas de evidências, reconhecimento e de correspondência.
 
 Resultados e conclusões: Os resultados obtidos indic
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silva Costa, Francisco. "Risco de inundação na cidade de Amarante (norte de Portugal): contributo metodológico para o seu estudo." Territorium, no. 16 (August 12, 2009): 99–111. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_16_9.

Full text
Abstract:
A partir do estudo das principais cheias no rio Tâmega (bacia do Douro), pela sua passagem na cidade de Amarante, pretende dar-se um contributo sobre alguns aspectos metodológicos a considerar no cumprimento da Directiva 2007/60/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de Outubro de 2007, que tem, por objectivo, “reduzir o risco e as consequências negativas das inundações na União Europeia”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gouveia, Maria, and Luciano Lourenço. "Risco de inundações urbanas em Mirandela e o ordenamento do seu território como forma de prevenção." Territorium, no. 24 (March 30, 2017): 249–56. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_24_18.

Full text
Abstract:
A ocorrência de inundações na cidade de Mirandela é um fator condicionante da vida dos cidadãos que aí residem, trabalham ou lá se deslocam para a visitar. Para melhor conhecer este risco, decidiu-se estudar a influência do processo de urbanização na manifestação das cheias e consequentes inundações. Pretende-se, assim, contribuir para uma mais eficaz proteção de pessoas, animais e bens patrimoniais. https://doi.org/10.14195/1647-7723_24_18
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Franceschini, José Ronildo Reis, Vicente de Paula Silva Filho, and Vanessa de Almeida Dantas. "Sistema de Alerta Para Possíveis Cheias Utilizando Voip e Telefonia Convencional, Para Defesa Civil do Município de Caucaia-Ce, Brasil." Revista Brasileira de Meteorologia 35, no. 3 (2020): 425–33. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786353011.

Full text
Abstract:
Resumo O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de alerta de possíveis inundações, para a Defesa Civil do município de Caucaia-Ce, Brasil, na Região Metropolitana da cidade de Fortaleza - Ce (RMF). O sistema possibilita informar automaticamente, a estimativa da ocorrência de possíveis inundações em áreas de risco. Centros urbanos, como a região estudada, sofrem com o aumento do risco de acidentes por meio de ocupações em áreas ao longo das margens de rios, lagoas e encostas, proporcionando o registro de desastres ambientais envolvendo perdas humanas e materiais relacionado
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Silva, Arilson Galdino da, Adriana Rosa Garcez Castro, and Alen Costa Vieira. "Modelo de previsão hidrológica utilizando redes neurais artificiais: um estudo de caso na bacia do Rio Xingu – Altamira-PA." Revista Brasileira de Computação Aplicada 10, no. 3 (2018): 55–62. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8779.

Full text
Abstract:
O conhecimento acerca da amplitude do transbordamento dos leitos fluviais é extremamente necessário para determinação de áreas de risco. A cidade de Altamira-PA, localizada às margens do rio Xingu, vem sofrendo com casos extremos de cheias que tendem a provocar inundações, resultando em severos prejuízos para a sua população. Considerando o problema, este artigo apresenta a proposta de um sistema de previsão de nível mensal do Rio Xingu baseado em Redes Neurais Artificiais Perceptron de múltiplas camadas. Para o desenvolvimento do sistema foram utilizados dados de precipitação na bacia e sub-b
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brito dos Santos, J., M. J. Franca, and A. Betâmio de Almeida. "Risco Associado à ruptura por calgamento de barragens em aterro." Ingeniería del agua 14, no. 4 (2007): 269. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2007.2916.

Full text
Abstract:
O enorme potencial destrutivo que constitui o volumen de agua armazenado numa albufeira induz un factor risco no vale a jusante de uma barragem. O conceito de risco assenta na estimativa de probav¡bilidades de ocorrência e danos provocados pelo acidente, conduzindo à necessidade de modelação de fenómenos. O presente artigo aborda a modelação física e matemática e a análise de incertezas aos modelos de ruptura de barragens no ámbito da análise do risco. Ao tratar-se da condição de frontera a montante na análise de propagação de cheias, a modelação física e matemática da ruptura de barragens con
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Monteiro, Sílvia, Élsio Veiga, Éder Fernandes, Hermelindo Fernandes, Jair Rodrigues, and Lúcio Cunha. "Crescimento urbano espontâneo e riscos naturais na cidade da Praia (Cabo Verde)." Cadernos de Geografia, no. 30-31 (September 1, 2012): 117–30. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_31_12.

Full text
Abstract:
O arquipélago de Cabo Verde encontra-se sujeito a uma grande diversidade de riscos naturais, os quais se devem, fundamentalmente, à posição geográfica do país, que lhe confere condições de acentuada aridez climática com forte irregularidade nas precipitações. Não só os riscos de seca são intrínsecos a esta posição climática mas também outros, como a desertificação, a erosão acelerada dos solos, as cheias e inundações, os movimentos em massa nas vertentes e as tempestades, com um impacte muito nefasto nas vidas das populações. A par desta elevada perigosidade intrínseca, verifica-se um acréscim
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Mateus, Carla, and Lúcio Cunha. "A Oscilação do Atlântico Morte (NAO) e riscos climáticos em Coimbra durante o inverno entre 1950 e 2010." Territorium, no. 20 (July 28, 2013): 37–47. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_20_3.

Full text
Abstract:
Existe uma relação entre as fases da NAO e as manifestações de risco climático no Inverno em Coimbra entre 1950 e 2010. Verificaram-se períodos com maiores quantitativos pluviométricos, maiores caudais mensais e maior ocorrência de cheias, o que correspondeu a fases negativas da NAO. Em oposição, durante as fases positivas registou-se um abaixamento das temperaturas mínimas, maior número de dias com temperaturas negativas, em Coimbra, e maior ocorrência de ondas de frio, na Região Centro, entre 1983 e 2009.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Wiliamo Sambo, Ernesto, Gustavo Sobrinho Dgegde, and Mussá Abdul Remane. "Percepção do risco natural pelos munícipes da cidade de Maxixe, Moçambique." Boletim GeoÁfrica 2, no. 8 (2024): 14–34. http://dx.doi.org/10.59508/geoafrica.v2i8.63359.

Full text
Abstract:
Moçambique é um dos países mais vulneráveis aos riscos de desastres do mundo. Nas últimas duas décadas, a elevada frequência, alternância e intensidade dos eventos climáticos extremos (cheias, ciclones e secas) passou a constituir uma ameaça crescente ao desenvolvimento do país. A vulnerabilidade face aos desastres resulta principalmente da sua localização geográfica, características físicos-naturais e nível de pobreza do país. A presente pesquisa tem como objectivo analisar a perceção do risco natural pelos munícipes da Maxixe”. O estudo teve como base a pesquisa bibliográfica e trabalho do c
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Penteado, Adriana de Fátima, Sandro Henrique Petry, and Jurandyr Luciano Sanches Ross. "Riscos associados ao sistema de controle de enchentes no Vale do Rio dos Sinos (RS-Brasil)." Territorium, no. 19 (December 1, 2012): 161–68. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_19_18.

Full text
Abstract:
Parte da planície inferior do rio dos Sinos (RS-Brasil) apresenta grande adensamento urbano-industrial em áreas naturalmente atingidas por cheias. Para prevenir contra este fenômeno iniciou-se em 1970 a execução do Sistema de Controle de Enchentes no Vale do Rio dos Sinos – SCEVRS. O objetivo deste trabalho é analisar os fatores de risco associados ao estado da parte instalada. Contextualizou-se o problema das enchentes e buscou-se a compreensão do funcionamento do Sistema. Depois, mediante relatos técnicos e observações de campo, analisaram-se os problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

FADEL, Amanda Wajnberg, Guilherme Fernandes MARQUES, and Joel Ayruch GOLDENFUM. "MAPEAMENTO DO RISCO DE PREJUÍZO COMO MEDIDA DE GESTÃO E ADAPTAÇÃO ÀS INUNDAÇÕES." Geosciences = Geociências 37, no. 1 (2018): 121–36. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i1.11822.

Full text
Abstract:
No Brasil, é frequente a abordagem de “gestão de crise” ao lidar com eventos de cheias; enquanto que as medidas preventivas são mais raras. A avaliação do risco de prejuízo é um aspecto importante ainda não incorporado nas análises de investimentos desse controle, sem o qual torna-se difícil identificar medidas que sejam eficazes sem onerar excessivamente o município ou os usuários. O presente artigo incorpora o risco de prejuízo às metodologias já existentes de estimativas do dano por profundidade de submersão, agregando um ponderador de frequência de recorrência desse dano. Foram utilizados
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Simão, Helena Maria, Alfeu Sá Marques, Nuno Eduardo Simões, and José Paulo De Almeida. "Avaliação de reservas de água superficial e de risco de inundação na Guarda, Portugal." Territorium, no. 31(I) (February 23, 2024): 103–10. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_31-1_8.

Full text
Abstract:
A vida sem água é impossível. Assim, a necessidade de origens de água adequadas, sistemas de abastecimento de água, controlo de cheias e reservas de água sempre levou à necessidade de desenvolver o planeamento dos recursos hídricos. As alterações climáticas, hoje um facto cientificamente demonstrado, implicarão agravamento de situações extremas e de eventos de seca e precipitação intensa, evidenciam a urgência de fortalecer a relação entre o planeamento urbano e a gestão de recursos hídricos, apostando em cidades mais sustentáveis e mais resilientes com mudanças na política de ocupação do solo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Ferreira, Mauricio Tolstoi dos Santos, Paulo Sergio Lúcio, and Josemir de Araujo Neves. "Método avaliativo de risco a inundação em áreas urbanas do Rio Grande do Norte." Revista Brasileira de Climatologia 35 (December 22, 2024): 752–79. https://doi.org/10.55761/abclima.v35i20.18098.

Full text
Abstract:
A urbanização brasileira ocorreu de uma forma diferenciada, nessa perspectiva os locais mais atrativos foram sendo ocupados pelo mercado imobiliário, enquanto isso a população com menor poder aquisitivo era forçada a ocupar áreas marginais das cidades, por serem economicamente atrativas, mas bastante perigosas. No estado do Rio Grande do Norte, as inundações é o segundo maior tipo de desastre recorrente. Do ano de 2003 a 2023 esse tipo de ocorrência chegou a 8%, perdendo apenas para as estiagens que somavam 92%, diante disso, ficamos defronte a seguinte problemática: qual é o comportamento das
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Silva, Sílvia, and Maria Luísa Lima. "Factores cognitivos associados a comportamentos de prevenção face a cheias (provocadas pelo rebentamento de barragens)." PSICOLOGIA 12, no. 1 (2004): 29. http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v12i1.571.

Full text
Abstract:
Segundo a teoria da adaptação cognitiva (Taylor, 1983, 1989) face a uma situação de ameaça, as pessoas desenvolvem ilusões de modo a manterem-se mentalmente saudáveis. Por outro lado, o modelo desenvolvido por Bandura (1977,1989) sugere que a crença específica de que se pode realizar um comportamento aumenta a probabilidade de se efetivar o mesmo. O estudo apresentado neste artigo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a utilização destes mecanismos cognitivos na prevenção de cheias provocadas pelo rebentamento de barragens. Foram formuladas duas hipóteses principais: 1) os indivíduos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

De Lima, Ana Carolina Cavalcante, Gregorio Guirada Faccioli, and Fabiana Carnaúba Medeiros. "CRIAÇÃO DE MODELO DE RISCO A INUNDAÇÃO PARA A BACIA HIDROGRAFICA DO RIO JACUÍPE (AL/PE) A PARTIR DO MÉTODO DE PROCESSO ANALÍTICO HIERÁRQUICO – AHP." Revista de Gestão Social e Ambiental 18, no. 4 (2024): e04601. http://dx.doi.org/10.24857/rgsa.v18n4-054.

Full text
Abstract:
RESUMO
 Objetivo: Identificar e avaliar as áreas suscetíveis a ocorrências de inundação na bacia hidrográfica do Rio Jacuípe através do modelo de reclassificação de variáveis e o método AHP aliado ao ambiente SIG.
 Referencial teórico: Este estudo foi elaborado a partir da revisão teórica sobre temas de riscos ambientas, onde as principais causas apontadas para favorecer o fenômeno de inundação incluem características do solo, padrões de uso e ocupação do solo, e elementos geomorfológicos como a hipsometria e declividade.
 Método: Fundamenta-se no processo analítico hierárquico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Nunes, Michael Vinícius Pontes, Nuria Pérez Gallardo, and Tamira David de Souza. "Entre rios e riscos: diagnóstico territorial e social de áreas sujeitas a inundações em uma cidade da Amazônia Legal." REVISTA DELOS 18, no. 66 (2025): e4805. https://doi.org/10.55905/rdelosv18.n66-105.

Full text
Abstract:
O planejamento territorial e uma gestão urbana efetiva são fundamentais para lidar com a expansão de ocupações em áreas vulneráveis a desastres naturais. O Plano Diretor Participativo, sendo um instrumento essencial para o ordenamento do solo urbano, facilita ao município a identificação precisa dos usos apropriados para diferentes regiões. Este estudo teve como objetivo localizar, mapear e avaliar as áreas ocupadas abaixo da cota altimétrica mínima de 82,00 m em Marabá-PA, considerando a perspectiva social dos moradores dessas regiões, frequentemente impactadas pelas cheias dos rios Tocantins
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Macive, Hélder Feliciano, Luís Joaquim Maloa, Carlos Leal Gomes, and Orlando Albertino Couve. "Contributo para a dedução da capacidade de armazenamento de água no solo e subsolo em pico de cheia ao longo do rio Limpopo-Moçambique." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 8, no. 2 (2025): e80425. https://doi.org/10.34188/bjaerv8n2-071.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é contribuir para a avaliação da capacidade de armazenamento de água no solo e subsolo durante os picos de cheias do rio Limpopo em Moçambique num troço do seu percurso. Para tanto, foi utilizada a ferramenta computacional Qgis, versão 2.18.21, para a projeção dos dados topográficos e posterior simulação dos níveis de água ao longo do trecho selecionado como chave. As curvas de nível foram estabelecidas com equidistância de um metro, o que permitiu a extração dos atributos topográficos. O passo seguinte foi o uso do meio Windows, Geometric Data (coeficientes médios at
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Victor, Ringo Benjamim, José João Passe, Dizimalta Miquitaio, Evaristo Uaila, and Hélio Nganhane. "Mapeamento de suscetibilidade de risco de inundação na Bacia hidrográfica do Rio Zambeze 2 em Moçambique." Boletim GeoÁfrica 2, no. 7 (2023): 101–30. http://dx.doi.org/10.59508/geoafrica.v2i7.61556.

Full text
Abstract:
A inundação é um perigo natural devastador que pode causar danos à sistemas biofísicos e socioeconómicos. A falta de planeamento de uso de terras impele a ocupação desordenada acarretando diversos problemas, o que torna a sociedade mais exposta aos eventos climáticos extremos, como é o caso dos ciclones tropicais que tem ocasionado de forma recorrente e intensas inundações em Moçambique, impactando em avultados danos e perdas socioeconómicas e humanas. A susceptibilidade está diretamente relacionada à probabilidade de uma área ser atingida pelas inundações. A pesquisa objectivou analisar espac
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Silva, Christian Nunes da, Ricardo Ângelo Pereira de Lima, and Vicka Nazará Magalhães Marinho. "DESESTRUTURAÇÃO TERRITORIAL NA ATIVIDADE PESQUEIRA: A INSTALAÇÃO DE USINAS HIDROELÉTRICAS NA BACIA DO ARAGUARI (FERREIRA GOMES-AMAZÔNIA-BRASIL)/Territorial disruption in the fishery: the installation of hydroelectric power plants at Araguari river (Ferreira Gomes - Amazon - Brazil)." REVISTA NERA, no. 42 (March 29, 2018): 186–201. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i42.5692.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a desestruturação de territorialidades pesqueiras por grandes projetos hidrelétricos no Vale do Rio Araguari, no Estado do Amapá, particularmente, em comunidades ribeirinhas localizadas no muncípio de Porto Grande e Ferreira Gomes. Este processo acontece diante da apropriação do espaço de pequenos pescadores por Usinas Hidrelétricas (UHE), uma vez que o represamento do curso d’água altera a morfologia do rio, com a formação do lago a montante, provoca seca e cheias repentinas na jusante, o que põe em risco a sobrevivência destes pequenos pescadores. Também acontece a reorga
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Farias, Ariadne, and Francisco De Assis Mendonça. "Modelagem e mapeamento de áreas de perigo de inundação urbana na cidade de Francisco Beltrão (Brasil)." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 1, no. 1 (2019): 73–91. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.405.

Full text
Abstract:
A intensificação da urbanização-industrialização brasileira, após a década de 1970, gerou uma considerável degradação ambiental no país com expressivos impactos negativos aos ecossistemas e à população urbana. Diante desse cenário, o sistema hídrico é um dos primeiros a evidenciar os sinais da degradação ambiental nas cidades. Na Região Sul do país a ocorrência de eventos hidrometeorológicos extremos tem gerado preocupação nas instituições públicas e privadas, uma vez que as inundações vêm causando, a cada ano, elevados prejuízos à população, à infraestrutura e aos serviços localizados nas áre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Bonifacio, Higor Henrique Faria, and Christiano Ottoni de Carvalho. "Análise dos processos de cheias e inundações relacionados à hidrografia como premissas para o ordenamento territorial do município de Rio Acima." STUDIES IN ENGINEERING AND EXACT SCIENCES 6, no. 1 (2025): e15292. https://doi.org/10.54021/seesv6n1-034.

Full text
Abstract:
Localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Rio Acima insere-se em um contexto geográfico de significativa relevância ambiental, ocupa uma área de relevo montanhoso que se insere no contexto geográfico das serras e vales da região. O município encontra-se inserido na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, uma das principais sub-bacias do Rio São Francisco e de crucial importância para o abastecimento hídrico da capital mineira e de diversos municípios adjacentes. Nos últimos anos, a intensificação de eventos climáticos extremos, combinada com fatores como ocupação irregular de áreas d
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fernandez, Helena Maria, Fernando Miguel Granja-Martins, and Emmanuel Arsénio. "Aplicação das novas tecnologias para o mapeamento da suscetibilidade ao risco da ravina do "Caminho de Ferro" em Luena (Moxico, Angola)." Territorium, no. 27(I) (January 22, 2020): 67–82. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_27-1_6.

Full text
Abstract:
Atualmente, os locais escolhidos para as zonas residenciais obedecem a determinados pré-requisitos, nomeadamente, a proximidade aos locais de emprego, os bons acessos e ao aspeto paisagístico, desprezando muitas vezes a topografia do terreno, como a existência de ravinas ou linhas da água, que se traduzem em zonas de forte suscetibilidade à ocorrência de cheias, inundações e a deslizamentos de terra. Esta problemática é na sua grande maioria potenciada com a errónea intervenção humana, tornando-se urgente tomar medidas para minimizar os danos causados por estes fenómenos. Recorrendo aos Sistem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Dias Pinto, Carlos Alberto, João De Athaydes Silva Júnior, Alan Cavalcanti da Cunha, et al. "Índice de anomalia de chuva (IAC) e sua relação com os desastres naturais no leste da Amazônia." Revista Brasileira de Geografia Física 15, no. 5 (2022): 2544. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v15.5.p2544-2572.

Full text
Abstract:
O presente trabalho faz um estudo sobre os Índices de Anomalia de Chuva (IAC) e suas relações com os desastres naturais na cidade de Marabá no sudeste do Pará, Amazônia Oriental. Foram usados dados de precipitação pluviométrica média mensal dos anos de 1973 a 2017 da cidade de Marabá, oriundos do Instituto Brasileiro de Meteorologia (INMET), dados de informações básicas a respeito da Gestão de Riscos e Desastres Naturais da região de Marabá. Estes dados foram obtidos por meio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e dados simulados de precipitação do modelo climático Couple
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Varzim, Cintia da Silva, Jaqueline Dilly, Aline Otto Pfeifer, Luciana Dalla Rosa, Carlos Eugênio Silva, and Onilda Santos da Silva. "Um enorme risco de surtos de Dengue após as enchentes de outono de 2024 no sul do Brasil." Research, Society and Development 13, no. 10 (2024): e19131046880. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i10.46880.

Full text
Abstract:
A imprensa internacional noticiou recentemente inundações no sul do Brasil, especificamente no estado do Rio Grande do Sul (RS), durante o mês de maio de 2024. Essas inundações causaram perdas econômicas significativas, afetando os setores da agricultura, indústria e comércio, e deslocando milhares de pessoas que perderam suas casas. Um total de 540.188 famílias foram deslocadas, já que 471 das 497 cidades do estado foram afetadas pelas tempestades - o equivalente a 94,77% do total. Além disso, as inundações também proporcionam novos criadouros de mosquitos, o que aumenta, em consequência, os
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Araujo, Mélory Maria Fernandes de, Ana Luiza Bertani Dall'Agnol, Diuliana Leandro, Andréa Souza Castro, Maurizio Silveira Quadro, and Gustavo Farias Lima. "Caracterização hidrológica e suscetibilidade de risco à inundação nas bacias do município de Arroio do Padre/RS." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, no. 1 (2019): 283–96. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.001.0024.

Full text
Abstract:
A ocorrência de inúmeros eventos extremos relacionados ao clima no Brasil acarreta em perdas econômicas e socioambientais todos os anos, em especial os alagamentos e as inundações. A ocorrência e a magnitude desses danos dependem das vulnerabilidades associadas às condições sociais, econômicas, políticas, ambientais, climáticas, geográficas e sanitárias do território. Devido aos sucessivos episódios de enxurradas no município de Arroio do Padre/RS, o objetivo do presente estudo foi descrever as consequências desses eventos, caracterizar o sistema hidrológico local, bem como analisar a suscetib
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Macane, Agostinho, and Alba Paulo Mate. "Efeitos das mudanças climáticas na economia de Moçambique." Boletim GeoÁfrica 1, no. 1 (2022): 25–40. http://dx.doi.org/10.59508/geoafrica.v1i1.51601.

Full text
Abstract:
As mudanças climáticas preocupam os governos de todo mundo, pois são obrigados a encontrar soluções para mitigar seus efeitos, e Moçambique não foge à regra. O Índice de Vulnerabilidade às mudanças climáticas aponta Moçambique como o quinto país mais vulnerável do mundo. Concorrem para esta posição factores como exposição ao risco, por ser banhado pelo Oceano Índico (zona propensa a ciclones tropicais), e pelo facto de localizar-se junto às principais bacias hidrográficas da região. Como prova desta classificação, nos últimos anos, o país tem sido assolado ciclicamente, por desastres naturais,
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

João, Gabriel de Moraes Pinheiro. "Aplicação do modelo HAND para modelagem de suscetibilidade à inundação nos bairros de ilhéus, sul da Bahia (Brasil)." Revista Brasileira de Sensoriamento Remoto 5, no. 1 (2024): 02–12. https://doi.org/10.5281/zenodo.11330974.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa bem como a utilização de procedimentos teórico-metodológicos possui o objetivo principal de mapear, quantificar e mensurar as áreas suscetíveis a inundação distribuída nos bairros da sede municipal de Ilhéus, no sul da Bahia, por meio da utilização das tecnologias de geoprocessamento e dos SIG. Após o processamentos dos dados no Hand Model, foi gerado 3 classificações de inundação, a saber: i) muito alto, ii) médio e iii) baixo.  A classifica&cc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Layra De Oliveira, and Kargean Vianna Barbosa. "Análise espacial da suscetibilidade à inundação na Sub-Bacia Muriaé 2, Campos dos Goytacazes (RJ)." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, no. 8 (2019): 127–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0011.

Full text
Abstract:
A remoção da vegetação e a impermeabilização de grandes áreas, devido ao processo de urbanização, afeta diretamente o ciclo hidrológico natural, e pode contribuir para eventos como enchentes e inundações. Para tal, o Sistema de Informações Geográficas (SIGs) permite a determinação de áreas com risco de inundação. Com base nas questões abordadas, esse estudo teve como objetivos mapear as áreas mais suscetíveis à ocorrência de inundação na Sub-Bacia Muriaé 2, e propor medidas de intervenção. A metodologia empregada consistiu na determinação do coeficiente de compacidade, índice de circularidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Muraro, Luis Eduardo de Oliveira, Sueli Yoshinaga Pereira, and Paulo Ricardo Brum Pereira. "Características morfológicas da planície de inundação do Rio Atibaia, entre Campinas e Jaguariúna, SP, Brasil." Terrae Didatica 15 (September 10, 2019): e019029. http://dx.doi.org/10.20396/td.v15i0.8655083.

Full text
Abstract:
As planícies aluvionares são ecossistemas situados próximos ao nível de base de cursos de água, onde vários ambientes se inter-relacionam. Elas são consideradas áreas de descarga do escoamento básico de rios, e resultados de processos de assoreamento de sedimentos e erosão do rio ao longo do Quaternário, e compreendem um sistema complexo e dinâmico, seja em relação às suas características físicas como biológicas. A ocupação urbana e periurbana nestes locais, classificam-nas como áreas de risco hidrológico, uma vez que cheias sazonais ou chuvas extremas impactam a comunidade residente. A planíc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Fernandes, Ana Carolina Shinkawa, Ana Victoria Tanigaki de Andrade, Bárbara Oliveira Darsaut, et al. "Trauma mamilar na amamentação: conhecimento e papel dos profissionais de saúde na prevenção e suporte." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 7 (2024): e8888. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.7-422.

Full text
Abstract:
Introdução: A amamentação correta diminui a taxa de infecções nos primeiros seis meses de vida, o que resulta em proteção contra doenças. É importante ressaltar que a introdução de outros alimentos nesse período é contraindicada, uma vez que o aleitamento materno é a melhor forma de alimentar o bebê por sua eficácia na promoção da saúde, além de ser um método de baixo custo financeiro e eficiente para diminuir a mortalidade infantil. Objetivo: Descrever o conhecimento do médico e do enfermeiro relacionado aos fatores de risco para o trauma mamilar causado na amamentação. Metodologia: Trata-se
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Alves, Maria de Fátima Araújo, Sara Alves de Carvalho Araújo Guimarães, Raniele Adame Gomes, Zacarias Caetano Vieira, and Silvana Nóbrega De Andrade. "Parâmetros morfométricos da bacia hidrográfica do rio Piranhas na Paraíba, Brasil." Revista Tecnologia 44 (November 27, 2023): 12. http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2023.13084.

Full text
Abstract:
Os Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) auxiliam nas análises ambientais e nos estudos hidrológicos com precisão e rapidez. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivos o levantamento e a análise das características morfométricas da bacia hidrográfica do rio Piranhas, localizada no estado da Paraíba. Primeiramente, foram realizadas a delimitação e a extração dos dados da bacia e sua rede de drenagem, em seguida, os cálculos morfométricos. A bacia drena uma área de 24244,37 km2, perfazendo cerca de 1.070,0 km de perímetro e apresenta 8990 cursos de água, cujo comprimento tota
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Louro, Sílvia, and Luciano Lourenço. "O comportamento hidrológico do rio Mondego perante valores de precipitação intensa, em Coimbra." Territorium, no. 12 (September 9, 2005): 19–27. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_12_3.

Full text
Abstract:
A compreensão dos fenómenos naturais associados a riscos climático-meteorológicos e hidrológicos pretende ser um contributo para a sua prevenção. Neste âmbito, estabeleceram-se parâmetros de risco, quanto a cheia e inundação, para as estações de referência, em Coimbra e foram delimitados espaços que devem ser considerados de restrição e de precaução, quanto à sua ocupação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rodrigues, Rodrigo Silvano Silva, Lindemberg Lima Fernandes, Diêgo Lima Crispim, Artur Sales de Abreu Vieira, and Francisco Carlos Lira Pessoa. "Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do igarapé da Prata, Capitão Poço – Pará – Brasil." Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 11, no. 3 (2016): 143. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v11i3.4313.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do igarapé da Prata, localizado no município de Capitão Poço, Pará. Inicialmente gerou-se o Modelo Digital de Elevação a partir de SRTM com resolução espacial de 30 m, utilizando o sistema de informações geográficas, por meio do software ArcGis 10.1 e da extensão ArcHydro, foram calculados alguns parâmetros morfométricos para o estudo do comportamento hidrológico da bacia. A área de drenagem encontrada foi de 115,283 km² e o perímetro de 70,151 km. A bacia hidrográfica do igarapé da Prata tem
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Conti, José Bueno. "Riscos naturais na região tropical brasileira." Territorium, no. 9 (September 15, 2002): 117–22. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_9_7.

Full text
Abstract:
O artigo procura caracterizar o ambiente tropical e sua especificidade, apresentando, em seguida, exemplos corridos no território brasileiro relacionados com excesso ou escassez de chuvas. Mostra episódios catastróficos de cheias no Rio de Janeiro, em Salvador em áreas serranas intensamente desmatadas, além de apontar riscos de desertificação na região semi-árida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Jacob, Mateus, Hélio Geraldo Ubisse, and Célia Marília da Conceição. "RISCOS E VULNERABILIDADE A MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA VILA DE INHARRIME." Revista Científica FESA 1, no. 17 (2022): 25–43. http://dx.doi.org/10.56069/2676-0428.2022.175.

Full text
Abstract:
Os estudos de riscos e vulnerabilidade a mudanças climáticas desempenham um papel importante para o bem-estar das comunidades em geral, uma vez permitem com que as pessoas tomem medidas de mitigação em relação a eventos extremos, não só, como também a comunidade acaba ficando sempre em alerta e procurar estratégias com vista à sua superação. Portanto, urge a necessidade de realizar esta pesquisa, com objetivo de analisar os riscos e a vulnerabilidade a mudanças climáticas na Vila de Inharrime. A vila tem sido fustigada por diversos riscos, mas apenas nos centramos nos riscos em relação a destr
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Tavares, J. Pedro. "Riscos naturais na Alcobaça Cisterciense." Territorium, no. 10 (September 13, 2003): 9–44. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_10_2.

Full text
Abstract:
Alcobaça torna-se num exemplo interessante de constatação histórica de efeitos de Riscos Naturais. Trata-se não só de um dos mais importantes c bem conservados Conjuntos Monásticos Cistercienses, com a sua memória, mas também de um dos mais sensíveis aos efeitos das cheias seculares. O Conjunto Monumental edificado, nascido há 850 anos e sempre em mutação, encerra registos e marcas desses efeitos, por vezes assinalando catástrofes de monta. Os legados dos "Historiógrafos de Alcobaça", os escritos deixados por vultos notáveis da Alcobaça secular sucedânea dos Monges, bem como estudos da epopeia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Costa, Clara, Bruno Martins, and Luciano Sampaio. "Percepção do perigo de cheias rápidas da população de Mindelo, S. Vicente (Cabo Verde)." Territorium, no. 20 (July 28, 2013): 49–63. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_20_4.

Full text
Abstract:
Neste artigo, procurou-se averiguar especificamente alguns dos factores que influenciam o comportamento adoptado pelas populações quando confrontados com riscos naturais. Concretamente, pretendeu-se analisar as percepções, conhecimentos e comportamentos da população de S. Vicente (Cabo Verde) face ao perigo de cheias rápidas. Para efeito foram inquiridos cerca de 199 sujeitos, residentes em S. Vicente, com base no Questionário sobre Percepção de Perigo de Cheias Rápidas em S. Vicente (Cabo Verde).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Alcione Bastos, Myrian Biaso Bacha Magalhães, and Stella Mans Monteiro Sales. "A questão do vírus da imunodeficiência humana e a autoproteção no trabalho." Revista Brasileira de Enfermagem 48, no. 3 (1995): 272–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671995000300009.

Full text
Abstract:
O trabalho é um estudo descritivo exploratório com o objetivo de verificar a existência de normas e utilização de medidas de biossegurança pelo pessoal de enfermagem, na prevenção da transmissão do HIV durante a execução de procedimentos em unidades de internação de clínicas médico-cirúrgicas, em dois hospitais de Belo Horizonte. Através da observação destes procedimentos, detectou-se a existência de riscos decorrentes do manuseio inadequado de secreções, excreções, roupas e campos contaminados, bem como a manipulação do material pérfurocortante, lixo e dejetos resultantes da execução dos proc
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ferreira, Renata de Oliveira, and Fernando Augusto Macedo de Melo. "Due Diligence – Uma Abordagem Voltada para a Mitigação de Risco no Relacionamento com Terceiros." Revista FAPAD - Revista da Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito 2, no. 1 (2022): e068. http://dx.doi.org/10.37497/revistafapad.v2i1.68.

Full text
Abstract:
A adoção de diligências previamente ao relacionamento com terceiros é uma atividade inerente aos programas de integridade. No entanto, a popularização da prática traz o questionamento quanto à sua efetividade, especialmente no contexto de mitigação de risco no relacionamento com terceiros e o seu potencial de provocar danos financeiros e reputacionais para uma organização. Diante de tal dilema, este artigo tem como objetivo propor uma classificação do risco de integridade com terceiros de maneira a permitir que as empresas possam adotar ações de monitoramento adequadas àqueles mais expostos a
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!